Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec"

Transcrição

1

2 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Componente Curricular: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE II Módulo: III C. H. Semanal: 5,00 Professor: WESLEY PINHO E SILVA CARÇADO I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: - Executar análise de problemas, elaborando modelos de soluções em etapas. - Instalar, codificar, compilar e documentar programas e sistemas de informação para desktop prestando suporte e apoio aos usuários. Atividades: - Desenvolver interface gráfica. - Codificar, compilar e testar programas estruturados e orientados a objetos.

3 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento de Software II Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1. Desenvolver softwares comerciais, Metodologia de Desenvolvimento de aplicando as técnicas de orientação a Softwares Comerciais. objetos com acesso a banco de dados Aplicar os conceitos de orientação a objetos para desenvolver softwares. Utilizar as técnicas de conexão a banco de dados no desenvolvimento de sistemas. Fazer uma aplicação que atenda às características necessárias ao funcionamento adequado de um software comercial Revisão e acesso a banco de dados utilizando classes e drivers específicos. Acessando a IDE do banco de dados Criando o banco de dados. Criando tabelas. Criando uma aplicação com acesso a banco de dados. Alterando / inserindo dados na tabela através da aplicação. Classes de conexões: Acessando o banco de dados. Classes específicas de comandos SQL.

4 Relacionando as tabelas: Visualizando o relacionamento. Uso e customização de classes para representação de dados ou objetos no formato grid: Obtendo valores; Consulta, atualização e inclusão de dados; Validando os campos. Método listar. Fonte de dados para a máquina local: Consulta; Obtendo dados de 2 ou mais tabelas; Ordenando os resultados; Utilizando caixas combo; Atualizando dados. Controle de usuário para alteração do leiaute do programa: Adicionando uma aplicação ou formulário. Visualização de documentos: Impressão de texto a partir do banco;

5 Exportação para PDF, Excel e Imagens.

6 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Metodologia de Desenvolvimento de Softwares Comerciais. Criando uma aplicação com acesso a banco de dados. Aplicar conceitos orientação objetos desenvolver softwares. os de a para Alterando / inserindo dados na tabela através da aplicação. Classes de conexões: Acessando o banco de dados. Classes específicas de comandos SQL. Aulas práticas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática; desenvolvimento de atividades para fixação, de forma individual ou em grupo, atividades extraclasse. 22/07 a 31/08 Uso e customização de classes para representação de dados ou objetos no formato grid: Obtendo valores; Consulta, atualização e inclusão de dados; Validando os campos.

7 Revisão e acesso a banco de dados utilizando classes e drivers específicos. Acessando a IDE do banco de dados. Utilizar as técnicas de conexão a banco de dados no desenvolvimento de sistemas. Criando o banco de dados. Criando tabelas. Relacionando as tabelas: Visualizando o relacionamento. Método listar. Aulas práticas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática; desenvolvimento de atividades para fixação, de forma individual ou em grupo, atividades extraclasse. 01/09 a 31/10 Fazer uma aplicação que atenda às características necessárias ao funcionamento adequado de um software comercial. Fonte de dados para a máquina local: Consulta; Obtendo dados de 2 ou mais tabelas; Ordenando os resultados; Utilizando caixas combo; Atualizando dados. Controle de usuário para alteração do leiaute do programa: Adicionando uma aplicação ou formulário. Visualização de documentos: Impressão de texto a partir do banco; Exportação para PDF, Excel e Imagens. Aulas práticas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática; desenvolvimento de atividades para fixação, de forma individual ou em grupo, atividades extraclasse. 01/11 a 11/12

8 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Desenvolver softwares comerciais, aplicando as técnicas de orientação a objetos com acesso a banco de dados. soluções Indicadores de Domínio Utilizar corretamente as técnicas de orientação a objetos e conexão a banco de dados, para propor computacionais para os problemas do mundo real. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relatos e avaliações (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. Gincana de Software. Critérios de Desempenho - Compreensão - Atividades individuais - Participação - Exercícios - Atividades - Interesse - Criatividade Evidências de Desempenho As atividades e exercícios práticos, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos, utilizando técnicas de orientações à objetos e conexão a banco de dados.

9 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores. Apostila fornecida pelo professor. Bibliografia de apoio: - LEÃO, Marcelo. Borland Delphi7 Curso Completo. VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela deverá ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Identificação: Nome do professor: Wesley Pinho e Silva Carçado Assinatura: Data: 18/08/2015 VIII Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso nº 160 para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 20/08/2015

10 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã-SP Eixo Tecnológico: TECNOLOGIA E informação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática Qualificação: Técnico em Informática Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Módulo: III C. H. Semanal: 2,5 Professor: JAQUELINE DELGADO MARTINS I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. - Agir em conformidade com as leis e a ética pessoal e profissional. - Manter-se atualizado tecnicamente, buscando inovações. - Valorizar o trabalho em equipe, objetivando a cooperação. - Reunir-se com equipe de trabalho ou cliente.

11 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Módulo: I Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Analisar o Código de Defesa do Consumidor, a legislação trabalhista, do trabalho voluntário, regras e regulamentos organizacionais. (ética na utilização dos códigos de defesa, 1.2 direitos, legislação e voluntariado). 1.3 Aplicar a legislação trabalhista e o Código de Defesa do Consumidor nas relações empregador/ empregado e consumidor/ fornecedor. Atuar respeitando os limites estabelecidos pelas leis e códigos de ética profissional. Aplicar legislação, incentivar e participar de programas de trabalho voluntário. Conceito do código de Defesa do Consumidor. 2 Avaliar procedimentos adequados a fim de promover a imagem organizacional. (ética das relações institucionais, compreender a instituição, estar de acordo com a imagem institucional, vestir a camisa ) Promover a imagem da organização. Executar criticamente os procedimentos organizacionais. Propagar a imagem da instituição, percebendo ameaças e oportunidades que possam afetá-la e os procedimentos de controle adequados a cada situação. 2 Fundamentos de legislação trabalhista e Legislação para o Autônomo. 3 Pesquisar as técnicas e métodos de trabalho em equipe, valorizando a cooperação, a iniciativa, ética e autonomia no desempenho pessoal e organizacional.(ética das relações do trabalho em equipe, relacionamento e comunicação) Utilizar técnicas de relações profissionais no atendimento ao cliente, fornecedor, parceiro, empregador e concorrente. Conduzir e/ ou coordenar equipes de trabalho. Valorizar e encorajar as manifestações de 3 Normas e comportamentos referentes aos regulamentos organizacionais.

12 3.4 diversidades cultural e social. Respeitar as diferenças locais, culturais e sociais. 4 Analisar a importância da responsabilidade social e sustentabilidade na formação profissional e ética do cidadão. (ética no desenvolvimento da responsabilidade social, sustentabilidade e cidadania na área de atuação) Identificar e respeitar os direitos humanos. Desenvolver projetos (de responsabilidade social e/ ou sustentabilidade na área). Aplicar procedimentos (de responsabilidade social e/ ou sustentabilidade na área) corretos para descartes de resíduos. Utilizar metodologia (de responsabilidade social e/ ou sustentabilidade na área) Imagem pessoal e institucional. Definições de trabalhos voluntários: Lei Federal 9.608/98 e /10; Lei Estadual nº /99; Deliberação Ceeteps nº 01/2004. Definições e técnicas de trabalho em equipe, chefia e autonomia, atribuições e responsabilidades. 7 Código de ética nas empresas da área de Informática. 8 Cidadania na área de Informática: relações pessoais e do trabalho. 9 Fundamentos da ética profissional aplicados ao curso de Técnico em Informática: princípio na construção de organizações sociais na área de Informática 10 Declaração Universal dos Direitos Humanos, Convenções e Direitos Humanos no Brasil.

13 11 Diversidade cultural: cultura; grupo étnico; religião; vestimenta; alimentação Diversidade social: homofobia; bulling; drogas licitas; drogas ilícitas; inclusão social Procedimentos ecologicamente corretos para a área de Informática.

14 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1.1. Aplicar a legislação trabalhista e o Código de Defesa do Consumidor nas relações empregador/ empregado e consumidor/ fornecedor Atuar respeitando os limites estabelecidos pelas leis e códigos de ética profissional Aplicar legislação, incentivar e participar de programas de trabalho voluntário. 1. Conceito do código de Defesa do Consumidor. 2. Fundamentos de legislação trabalhista e Legislação para o Autônomo. 5. Definições de trabalhos voluntários: Lei Federal 9.608/98 e /10; Lei Estadual nº /99; Deliberação Ceeteps nº 01/ Aulas expositivas com a apresentação do Código de Defesa do Consumidor; Consolidação das Leis do Trabalho CLT e Constituição Federal artigos 6º. E 7º - debates em classe; pesquisa; Apostilas; Publicações Revistas, Jornais; Exercícios individuais e em equipe; dinâmicas; Avaliação individual. - Pesquisa em equipe, em sites especializados - Seminário. - elaboração do código de ética dos alunos, e exposição em outras salas do curso, salientando a importância interdisciplinaridade. 27/07 a 23/09

15 2.1. Promover a imagem da organização Executar criticamente os procedimentos organizacionais Propagar a imagem da instituição, percebendo ameaças e oportunidades que possam afetá-la e os procedimentos de controle adequados a cada situação Utilizar técnicas de relações profissionais no atendimento ao cliente, fornecedor, parceiro, empregador e concorrente Conduzir e/ ou coordenar equipes de trabalho Valorizar e encorajar as manifestações de diversidades cultural e social Respeitar as diferenças locais, culturais e sociais. 4. Imagem pessoal e institucional. 3. Normas e comportamentos referentes aos regulamentos organizacionais. 7. Código de ética nas empresas da área de Informática. 8. Cidadania na área de Informática: relações pessoais e do trabalho. 6. Definições e técnicas de trabalho em equipe, chefia e autonomia, atribuições e responsabilidades. 9. Fundamentos da ética profissional aplicados ao curso de Técnico em Informática: princípio na construção de organizações sociais na área de Informática. - Aula expositiva, estudo de caso e solução de problemas; textos e vídeos alusivos aos temas; filmes relacionados aos temas; apostilas; seminários. - Pesquisa em sites especializados em Gestão de Pessoas e conceitos de Gestão de Pessoas Aulas expositivas, avaliação individual escrita; pesquisa; - Atividade em equipe. - Dinâmicas; exposição; seminário; textos alusivos ao tema; apostilas. 24/09 a 15/10 16/10 a 12/11

16 4.1. Identificar e respeitar os direitos humanos Desenvolver projetos (de responsabilidade social e/ ou sustentabilidade na área) Aplicar procedimentos (de responsabilidade social e/ ou sustentabilidade na área) corretos para descartes de resíduos Utilizar metodologia (de responsabilidade social e/ ou sustentabilidade na área). 10. Declaração Universal dos Direitos Humanos, Convenções e Direitos Humanos no Brasil. 11. Diversidade cultural: cultura; grupo étnico; religião; vestimenta; alimentação. 12. Diversidade social: homofobia; bulling; drogas licitas; drogas ilícitas; inclusão social 13. Procedimentos ecologicamente corretos para a área de Informática. - Aula expositiva com a utilização de slides e vídeos; - Filmes e vídeos alusivos aos temas; - Seminário; - Pesquisa em sites especializados; - Debates com os alunos sobre os temas; - Análise e estudo de casos reais; - Apostila e Bibliografia. - Palestra. 13/11 a 11/12

17 IV - Plano de Avaliação de Competências Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Instrumento(s) e Competência Indicadores de Domínio Procedimentos de Avaliação 1 - Aplicar a legislação -Pesquisa e apresentação. trabalhista e o Código de -Avaliação escrita e Defesa do Consumidor nas individual. relações empregador/ -Seminários. empregado e consumidor/ -Apresentação dos trabalhos fornecedor. em grupos. 1. Analisar o Código de Defesa do Consumidor, a legislação trabalhista, do trabalho voluntário, regras e regulamentos organizacionais. - Ética na utilização dos códigos de defesa, direitos, legislação e voluntariado. -Avaliar procedimentos adequados a fim de promover a imagem organizacional; ética das relações institucionais, compreender a instituição, estar de acordo com a imagem institucional; ( vestir a camisa ). - Pesquisar as técnicas e métodos de trabalho em equipe, valorizando a - Cumprir criticamente as regras, regulamentos e procedimentos organizacionais. - Promover a imagem da organização. -Utilizar técnicas de relações profissionais. -Avaliação dos Trabalhos. - Avaliação individual e escrita. - Relatórios. -Dinâmica de Grupo; - Estudos de Casos; - Trabalhos para Módulo: III Critérios de Desempenho - Aceitação. - Cooperação. - Compreensão. - Responsabilidade. - Respeito. - Interesse/ Respeito. - Liderança. - Motivação. - Participação. - Controle. - Interação. Clareza, objetividade, coerên cia, organização, observação direta, participação, Evidências de Desempenho - Demonstração clara, objetiva e segura que evidencie a aplicação da legislação do código de Consumidor e trabalhista. -Desempenho prático que evidencie um trabalho em equipe. -Evidenciar conhecimentos sobre controle de informações da instituição. - Posicionamento crítico e ético mediante as situações problemas. -Empatia. -Demonstração e desempenho prático de trabalho em equipe.

18 cooperação, a iniciativa, ética e autonomia no desempenho pessoal e organizacional; ética das relações do trabalho em equipe, relacionamento e comunicação. - Analisar a importância da responsabilidade social e sustentabilidade na formação profissional e ética do cidadão; ética no desenvolvimento da responsabilidade social, sustentabilidade e cidadania na área de atuação. -Coordenar equipes de trabalho. -organizar informações e aprender conceitos - Classificar as informações selecionadas, organizar informações, aprender e aprender conceitos. apresentação; - Avaliação Individual e escrita. -Exercícios. - Avaliação individual e escrita. -Pesquisa e apresentação. -Relatórios. interesse, frequência e pontualidade. - Domínio de conceitos. - Clareza. - Criticidade. -Respeito. - Responsabilidade -Apreensão e vivência de postura ética. - Apreensão da aprendizagem sobre dados singulares e específicos do conteúdo. -Consegue defender uma opinião fundamentada em argumentos convincentes.

19 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) - CARRION, Valentin Comentários à CLT Ed. Saraiva, 39ª. Ed, Ed. Saraiva, 2014; - Código de Defesa do Consumidor Lei /09/1990; - Constituição Federal do Brasil artigos 6º e 7º; - CHIAVENATO, Idalberto - Recursos Humanos, Ed. Atlas; - ALONSO, Félix Ruiz Curso de Ética em Administração, Ed. Atlas; - GRAMIGNA, Maria Rita - Jogos de empresa e Técnicas Vivenciais Ed. Pearson Education do Brasil Ltda; - SERETTE, Caio Flávio Noções de Direito Ed. Texto Novo; - Sites especializados pesquisa Laboratório de Informática da Unidade Escolar; - Tablet, Notebooks, celulares dos alunos, para atividades em equipe e individual, sobre os temas desenvolvidos na disciplina; - Biblioteca da Unidade Escolar; Revistas especializadas Você S/A ; jornais; filmes relacionados aos temas trabalhados em sala de aula; - Utilização de pesquisa sobre informações da atualidade, em empresas e ou meios de comunicação, que reflitam sobre os temas a serem desenvolvidos no componente curricular; - Utilização em sala de aula, de reportagens, vídeos, slides, telejornais, relacionados aos temas desenvolvidos na disciplina. - Data-show; sala de vídeo; VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Avaliação Contínua (ou de acompanhamento) e Recuperação Contínua. O Aluno que tiver dificuldade de aprendizado será monitorado continuamente e será proposta a recuperação do mesmo; porém, sem prejudicar os demais. Neste sentido serão pedidas atividades em classe. O método consiste em revisão do conteúdo através de bibliografia apropriada, resolução de exercícios e apresentação de relatórios, e reforço com aulas aos sábados letivos. VII Identificação: Nome do professor: Jaqueline Delgado Martins Assinatura: Data: 09/08/2015. VIII Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso nº 160 para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 18/08/2015

20 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso em Informática Módulo: III C. H. Semanal: 2,5 Professor: Adauto Luis Michelotti Júnior I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: Executar análise de problemas, elaborando modelos de soluções em etapas. Instalar, codificar, compilar e documentar programas e sistemas de informação para desktop, web e dispositivos móveis, prestando suporte e apoio aos usuários. Abstrair do mundo real os dados e estabelecer relação com o virtual, armazenando e projetando estruturas de informação de forma organizada.

21 Selecionar componentes de hardware e ferramentas de software adequadas às necessidades apresentadas. Estabelecer conexões entre os equipamentos de forma a garantir a segurança, confiabilidade e disponibilidade. Operar os serviços e funções dos sistemas operacionais. Utilizar aplicativos na elaboração de documentos, planilhas, apresentações, através de acesso local e remoto. Agir em conformidade com as leis e a ética pessoal e profissional. Atividades: Pesquisar demanda de mercado. Compor equipe técnica. Especificar recursos e estratégias de comunicação e comercialização. Definir cronograma de trabalho. Reunir-se com equipe de trabalho ou cliente. Definir padronizações de sistemas, aplicações e segurança. Especificar atividades e tarefas. Distribuir tarefas.

22 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1. Planejar as fases de execução de projetos Referencial teórico: com base na natureza e na complexidade das atividades Avaliar as fontes de recursos necessários para o desenvolvimento de projetos Consultar catálogos e manuais de fabricantes e de fornecedores de serviços técnicos. Comunicar ideias de forma clara e objetiva por meio de textos e explanações orais. Correlacionar recursos necessários e plano de produção. Classificar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. Utilizar de modo racional os recursos destinados ao projeto Construção de conceitos relativos ao tema do trabalho: Definição dos procedimentos metodológicos: 3. Avaliar a execução e os resultados obtidos de forma quantitativa e qualitativa Verificar e acompanhar o desenvolvimento do cronograma físico-financeiro. Redigir relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. Construir gráficos, planilhas, cronogramas e fluxogramas. Organizar as informações, os textos e os dados, conforme formatação definida Dimensionamento dos recursos necessários Identificação das fontes de recursos Elaboração dos dados de pesquisa: 7. Análise dos dados:

23 Técnicas para elaboração de relatórios, gráficos, histogramas Sistemas de gerenciamento de projeto Formatação de trabalhos acadêmicos

24 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1.1. Consultar catálogos e manuais de fabricantes e de fornecedores de serviços técnicos Comunicar ideias de forma clara e objetiva por meio de textos e explanações orais. 1. Referencial teórico: dados; icas etc 2.Construção de conceitos relativos ao tema do trabalho: Aulas práticas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, desenvolvimento de atividades para execução e complementação do conteúdo para realização do projeto, de forma individual ou em grupo, em classe. 28/07 a 04/ Correlacionar recursos necessários e plano de produção Classificar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto Utilizar de modo racional os recursos destinados ao projeto. 4. Dimensionamento dos recursos necessários 5. Identificação das fontes de recursos 6. Elaboração dos dados de pesquisa: 7. Análise dos dados: Aulas práticas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, desenvolvimento de atividades para execução e complementação do conteúdo para realização do projeto, de forma individual ou em grupo, em classe. 11/08 a 27/10

25 3.1. Verificar e acompanhar o desenvolvimento do cronograma físico-financeiro Redigir relatórios sobre o desenvolvimento do projeto Construir gráficos, planilhas, cronogramas e fluxogramas Organizar as informações, os textos e os dados, conforme formatação definida. 3. Definição dos procedimentos metodológicos: 8.Técnicas para elaboração de relatórios, gráficos, histogramas 9. Sistemas de gerenciamento de projeto 10. Formatação de trabalhos acadêmicos Aulas práticas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, desenvolvimento de atividades para execução e complementação do conteúdo para realização do projeto, de forma individual ou em grupo, em classe. 03/06 a 11/12

26 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência 1. Planejar as fases de execução de projetos com base na natureza e na complexidade das atividades. 2. Avaliar as fontes de recursos necessários para o desenvolvimento de projetos. 3. Avaliar a execução e os resultados obtidos de forma quantitativa e qualitativa. Indicadores de Domínio 1.1 Seguir o cronograma de prazos para elaboração e execução dos projetos. 2.1 Utilizar de modo racional os recursos destinados ao projeto. 3.1 Acompanhar o desenvolvimento do cronograma das fases de execução do projeto. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Através do Cronograma de execução do projeto, a participação, frequência, comprometimento e resultados apresentados em cada etapa da realização do projeto seja individual ou em grupo em sala de aula será avaliativa. Através do Cronograma de execução do projeto, a participação, frequência, comprometimento e resultados apresentados em cada etapa da realização do projeto seja individual ou em grupo em sala de aula será avaliativa. Através do Cronograma de execução do projeto, a participação, frequência, comprometimento e resultados apresentados em cada etapa da realização do projeto seja individual ou em grupo em sala de aula será avaliativa Critérios de Desempenho Uso adequado dos softwares nas atividades, resolução de problemas, criatividade, frequência, participação. Uso adequado dos softwares nas atividades, resolução de problemas, criatividade, frequência, participação. Uso adequado dos softwares nas atividades, resolução de problemas, criatividade, frequência, participação. Evidências de Desempenho Utilizar os programas de forma adequada nas atividades propostas. Utilizar os programas de forma adequada nas atividades propostas. Utilizar os programas de forma adequada nas atividades propostas. Execução e finalização do projeto.

27 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores. Quadro; Internet; Partes/Peças de computadores em geral; CHAVES, Eduardo Oscar de Campos; ARROYO, Gisele Magalhães; CARNEVALLI, Adriana Aparecida Informática XP, Editora Komedi, CHAVES, Eduardo Oscar de Campos; ARROYO, Gisele Magalhães; CARNEVALLI, Adriana Aparecida. Informática XP, Editora Komedi, ARROYO, Gisele Magalhães; CARNEVALLI, Adriana Aparecida. Word 2003 Editora Komedi ARROYO, Gisele Magalhães; CARNEVALLI, Adriana Aparecida. Excel 2003 Editor Komedi VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação será contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação deverá ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Identificação: Nome do professor: Adauto Luis Michelotti Júnior Assinatura: Data: 07/08/2015 VIII Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso nº 160 para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 07/08/2015

28 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA Componente Curricular: REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS Módulo: III C. H. Semanal: 2,5 Professor: Ewerton José da Silva I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. - Abstrair do mundo real os dados e estabelecer relação com o virtual, armazenando e projetando estruturas de informação de forma organizada. - Selecionar componentes de hardware e ferramentas de software adequadas às necessidades apresentadas. - Estabelecer conexões entre os equipamentos de forma a garantir a segurança, confiabilidade e disponibilidade. Atividades

29 - Definir padronizações de sistemas, aplicações e segurança. - Instalar e configurar programas. - Manter-se atualizado tecnicamente, buscando inovações. - Expressar-se oralmente e por escrito. - Valorizar o trabalho em equipe, objetivando a cooperação.

30 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Identificar as características dos meios 1.1 Utilizar ferramentas de confecção de cabos físicos disponíveis e as técnicas de de redes. transmissão de dados. 2 3 Analisar arquiteturas de redes, meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede. Utilizar os principais serviços e funções de servidores de rede Fazer conexão de cabos a computadores e a equipamentos de rede segundo as diversas categorias de certificação. Executar as configurações de equipamentos de comunicação, seguindo orientações dos manuais. Instalar softwares de rede. Configurar os recursos oferecidos pela rede atendendo especificações e necessidades do cliente Tipos de redes Topologias de redes Tipos de meios físicos Sistemas de comunicação e meios de transmissão Normas convenções instrumentos de aferição e certificação de cabos de rede Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/ IP Cabeamento estruturado Componentes de redes: equipamentos de transmissão e controle de dados Padrões de redes: ETHERNET, FASTETHERNET, ATM, FDDI Protocolos de comunicação: IPv4 e IPv6 Interconexão, endereçamento de redes e máscaras de sub-redes Roteamento Especificações e configurações de servidores de redes e seus serviços: HTTP, DHCP e DNS Configuração de aplicações de redes

31 15 16 Segurança de redes: ACL Redes sem fio

32 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 2. Executar as configurações de equipamentos de comunicação, seguindo orientações dos manuais Utilizar ferramentas de confecção de cabos de redes Fazer conexão de cabos a computadores e a equipamentos de rede segundo as diversas categorias de certificação. 1. Tipos de redes 2. Topologias de redes 3. Tipos de meios físicos 4. Sistemas de comunicação e meios de transmissão 5. Normas convenções instrumentos de aferição e certificação de cabos de rede Aulas expositivas, dialogadas e participativas no laboratório de informática com recursos multimídia. Avaliações escritas/oral. Aulas expositivas, dialogadas, participativas e práticas no laboratório de informática com recursos multimídia e componentes para confecção de cabos de rede. Avaliações escritas/prática. 22 / 07 a 24 / / 08 a 14 / 09

33 2. Executar as configurações de equipamentos de comunicação, seguindo orientações dos manuais Instalar softwares de rede Configurar os recursos oferecidos pela rede atendendo especificações e necessidades do cliente. 2. Executar as configurações de equipamentos de comunicação, seguindo orientações dos manuais. 6. Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/ IP 7. Cabeamento estruturado 8. Componentes de redes: equipamentos de transmissão e controle de dados 9. Padrões de redes: ETHERNET, FASTETHERNET, ATM, FDDI 10. Protocolos de comunicação: IPv4 e IPv6 11. Interconexão, endereçamento de redes e máscaras de sub-redes 12. Roteamento 13. Especificações e configurações de servidores de redes e seus serviços: HTTP, DHCP e DNS 14. Configuração de aplicações de redes 15. Segurança de redes: ACL 16. Redes sem fio Aulas expositivas, dialogadas e participativas no laboratório de informática com recursos multimídia. Avaliações escritas/oral. Aulas expositivas, dialogadas, participativas e práticas no laboratório de informática com recursos multimídia. Avaliações escritas/oral/prática. Aulas expositivas, dialogadas e participativas no laboratório de informática com recursos multimídia. Avaliações escritas/oral. 15 / 09 a 19 / / 10 a 23 / / 11 a 11 / 12

34 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência (por extenso) 1. Identificar as características dos meios físicos disponíveis e as técnicas de transmissão de dados. 2. Analisar arquiteturas de redes, meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede. 3. Utilizar os principais serviços e funções de servidores de rede. Indicadores de Domínio Instrumentos de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1.1. Utilizar ferramentas de confecção de cabos de redes Fazer conexão de cabos a computadores e a equipamentos de rede segundo as diversas categorias de certificação. 2. Executar as configurações de equipamentos de comunicação, seguindo orientações dos manuais Instalar softwares de rede Configurar os recursos oferecidos pela rede atendendo especificações e necessidades do cliente. Relatórios de práticas / ensaios / experimentos Avaliação escrita individual Estudo de caso Pesquisa e apresentação escrita / oral Avaliação escrita individual Estudo de caso Seminários Exposição oral Pesquisa e apresentação escrita / oral Relatórios de práticas / ensaios / experimentos Avaliação escrita individual Estudo de caso Seminários Exposição oral Clareza e relacionamento de ideias, oral e escrita. Participação, interesse. Iniciativa. Interpretação e execução dos exercícios propostos pelo professor. Clareza e relacionamento de ideias, oral e escrita. Participação, interesse. Iniciativa. Interpretação e execução dos exercícios propostos pelo professor. Clareza e relacionamento de ideias, oral e escrita. Participação, interesse. Iniciativa. Interpretação e execução Manuseio das ferramentas de confecção de cabos de redes. Uso do conhecimento teórico no desenvolvimento das atividades práticas. Identificar diferentes arquiteturas de redes. Diferenciar características das arquiteturas. Instalar e configurar softwares para manutenção de redes. Distinguir os diferentes recursos oferecidos e saber onde aplica-los.

35 dos exercícios propostos pelo professor.

36 Etec Prof. Massuyuki kawano (136) V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Tanenbaum, Andrew S. Redes de Computadores Editora Pearson Site: - TUTORIAL: MONTE UM SERVIDOR INTERNET NO SEU MICRO DE CASA - Antonio Vilhena Visualizado em 29/07/2013 Laboratório de Informática com microcomputadores. Quadro, Internet, Slides. Pesquisas na Internet. Apostila de exercícios elaborada pelo professor. VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação será contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação deverá ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Identificação: Nome do professor: Ewerton José da Silva Assinatura: Data: 01/08/2015 VIII Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso nº 160 para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 06/08/2015

37 Etec Prof. Massuyuki kawano (136) Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Componente Curricular: PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II Módulo: III C. H. Semanal: 5,00 Professor: GUILHERME HENRIQUE DOS SANTOS I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: 1. Instalar, codificar, compilar e documentar programas e sistemas de informação para desktop, web e dispositivos móveis, prestando suporte e apoio aos usuários. 2. Abstrair do mundo real os dados e estabelecer relação com o virtual, armazenando e projetando estruturas de informação de forma organizada. Atividades:

38 Etec Prof. Massuyuki kawano (136) 1. Desenvolver interface gráfica. 2. Aplicar critérios de navegação em sistemas e aplicações. 3. Codificar, compilar e testar programas estruturados e orientados a objetos. 4. Documentar aplicações e sistemas estruturados e orientados a objetos. 5. Instalar e configurar programas. 6. Implementar rotinas de segurança. 7. Homologar sistemas e aplicações junto a clientes. 8. Avaliar objetivos e metas de projetos de sistemas e aplicações. 9. Converter sistemas e aplicações para outras linguagens ou plataformas. 10. Atualizar documentações de sistemas e aplicações.

39 Etec Prof. Massuyuki kawano (136) II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Competências Habilidades Bases Tecnológicas 1. Elaborar programas de computador, propondo soluções para resolução de problemas computacionais, aplicando técnicas de orientações a objetos com conexão a banco de dados Utilizar técnicas de orientação a objetos para programação de código fonte Conectar a aplicação ao Sistema Gerenciador de Banco de Dados Compilar código fonte para depurar erros, gerar programas e realizar testes, conforme as especificações solicitadas. 1. Revisão de conceitos: classes, objetos, instância, métodos sem retorno e com retorno: com e sem parâmetros, passagem parâmetros por valores e por referências Arrays, ArrayList; herança e polimorfismo; classes abstratas. 2. Interface: Generics (polimorfismo paramétrico). 3. Serialização. 4. Conexão com o banco de dados utilizando o MySQL/ SQL Server: ORM Modelagem Objeto- Relacional; Persistência dos Dados; Data Access Object DAO; Projeto de aplicação com conexão ao Banco de Dados; Manipulação de Banco de Dados; Aplicação CRUD; JTable: o uso e customização. 5. Criação de relatório. Ireport. 6. Conceito de MVC. 7. Applets 8.Servlets 9. Conceitos de Threads Ferramenta de Apoio: Netbeans

40 Etec Prof. Massuyuki kawano (136) III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Utilizar técnicas de orientação a objetos para programação de código fonte. Conectar a aplicação ao Sistema Gerenciador de Banco de Dados. 1. Revisão de conceitos: classes, objetos, instância, métodos sem retorno e com retorno, passagem parâmetros por valores e por referências Arrays, ArrayList; herança e polimorfismo; classes abstratas. 2. Interface: Generics (polimorfismo paramétrico). 3. Serialização. 4. Conexão com o banco de dados utilizando o MySQL/ SQL Server: ORM Modelagem Objeto- Relacional; Persistência dos Dados; Data Access Object DAO; Projeto de aplicação com conexão ao Banco de Dados; Manipulação de Banco de Dados; Aplicação CRUD; JTable: o uso e customização. Aulas práticas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática; desenvolvimento de atividades para fixação, de forma individual ou em grupo, atividades extraclasse. Aulas práticas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática; desenvolvimento de atividades para fixação, de forma individual ou em grupo, atividades extraclasse. 22/07 a 26/08 02/09 a 28/10 5. Criação de relatório: ireport. Compilar código fonte para depurar erros, gerar programas e realizar testes, conforme as especificações solicitadas. 6. MVC. 7. Applets. 8. Servlets. 9. Conceitos de Threads Aulas práticas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática; desenvolvimento de atividades para fixação, de forma individual ou em grupo, atividades extraclasse. 04/11 a 11/12

41 IV - Plano de Avaliação de Competências Etec Prof. Massuyuki kawano (136) Competência Elaborar programas de computador, propondo soluções para resolução de problemas computacionais, aplicando técnicas de orientações a objetos com conexão a banco de dados. Indicadores de Domínio Utilizar corretamente as técnicas de orientação a objetos e conexão a banco de dados, para propor soluções computacionais para os problemas do mundo real. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relatos e avaliações (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. Critérios de Desempenho - Compreensão - Atividades individuais - Participação - Exercícios - Atividades - Interesse - Criatividade Evidências de Desempenho As atividades e exercícios práticos, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos, utilizando técnicas de orientações a objetos com conexão a banco de dados. Execução de exercício prático proposto com CRUD.

42 Administração Central V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores. Bibliografia utilizada pelo professor e indicada para o aluno: - Informática, programação de computadores / Ralfe Della Croce Filho, Carlos Eduardo Ribeiro ; revisor Sérgio Furgeri. -- São Paulo : Fundação Padre Anchieta, Java e Orientação à Objetos FJ11, Caelum, Acesso em Fev/2015. Bibliografia de apoio: - Tutorial Java Swing disponibilizado pela Oracle. - Utilização de modelo de aplicação multicamada. - VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação deverá ser contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VI Identificação: Nome do professor: GUILHERME HENRIQUE DOS SANTOS Assinatura: Data: 16/08/2015 VII Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso nº 160 para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 16/08/2015

43 Administração Central Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA Componente Curricular: SEGURANÇA DIGITAL Módulo: 3º - Q214 C. H. Semanal: 2,5 Professor: ANDERSON TUKIYAMA BERENGUE I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: Agir de forma a minimizar os riscos inerentes à segurança de informações, relacionando e aplicando soluções adequadas; Estabelecer conexões entre os equipamentos de forma a garantir a segurança, confiabilidade e disponibilidade Atividades Implementar rotinas de segurança. Definir padronizações de sistemas, aplicações e segurança.

44 Administração Central II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: SEGURANÇA DIGITAL Módulo: 3º Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Propor e aplicar soluções visando à proteção das informações de determinadas empresas ou pessoas, garantindo confidencialidade, integridade e disponibilidade. 1 Identificar as principais vulnerabilidades, falhas de segurança e portas de entrada para códigos maliciosos e/ ou pessoas mal intencionadas, protegendo as informações de sistemas computacionais. 1 2 Conceitos de Segurança Digital Características de informação segura: confidencialidade, integridade e disponibilidade (CIA Confidentiality, Integrity and Availability) 3 Certificações de segurança: órgãos reguladores nacionais e internacionais: o CERT Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil; o CSIRT Computer Security Incident Response Team (Equipe de Resposta a Tratamento de Incidentes de

45 Administração Central Segurança) certificado digital; assinatura digital Cartilha de Segurança para Internet Mecanismos de Segurança: controles físicos e controles lógicos Níveis de Segurança: física e lógica Políticas de Segurança Técnicas para identificar vulnerabilidades: footprint: o descoberta de informações varredura/ análise; enumeração: o testes de penetração e testes de vulnerabilidades engenharia social; negação de serviço (DoS e DDoS); injections SQL Criptografia

46 Administração Central Firewall Segurança de Redes Segurança em Dispositivos Móveis Aplicar conceitos de segurança no componente Ética e Cidadania Organizacional

47 Administração Central III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: SEGURANÇA DIGITAL Módulo: 3º Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Conceitos de Segurança Digital Identificar as principais vulnerabilidades, falhas de segurança e portas de entrada para códigos maliciosos e/ ou pessoas mal intencionadas, protegendo as informações de sistemas computacionais. Características de informação segura: confidencialidade, integridade e disponibilidade (CIA Confidentiality, Integrity and Availability) Certificações de segurança: órgãos reguladores nacionais e internacionais: o CERT Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil; o CSIRT Computer Aulas expositivas, dialogadas, teórica e práticas em laboratórios de informática, utilizando vídeos de apoio, livros sobre segurança e atividades para fixação de conteúdo. 22/07 a 11/12

48 Administração Central Security Incident Response Team (Equipe de Resposta a Tratamento de Incidentes de Segurança) certificado digital; assinatura digital Cartilha de Segurança para Internet Mecanismos de Segurança: controles físicos e controles lógicos Níveis de Segurança: física e lógica Políticas de Segurança Técnicas para identificar vulnerabilidades: footprint: o descoberta de informações varredura/ análise; enumeração: o testes de penetração e

49 Administração Central testes de vulnerabilidades engenharia social; negação de serviço (DoS e DDoS); injections SQL Criptografia Firewall Segurança de Redes Segurança em Dispositivos Móveis Aplicar conceitos de segurança no componente Ética e Cidadania Organizacional

50 Administração Central IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Indicadores de Domínio Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Propor e aplicar soluções visando à proteção das informações de determinadas empresas ou pessoas, garantindo confidencialidade, integridade e disponibilidade. Verificar as empresas com parâmetros na área de segurança digital, certificações, assinaturas digitais, controles de segurança física e lógica. Realizar teste de varreduras de sistemas de redes de computadores. Verificar a importância do Firewall Verificar a segurança em redes de computadores e dispositivos moveis. Avaliação escrita ou oral para verificar compreensão do aluno com relação a matéria. Estudo dirigido na utilização sobre segurança digital. Interesse e participação no desenvolvimento das aulas atividades prática em sala. Pontualidade e assiduidade em todas as aulas. - Compreensão - Relacionamento de ideias - Construção de Conceitos - Coerência - Organização - Manuseio de equipamento - Interesse Distinguir os vários tipos de empresas que presta serviços na área de segurança digital. Demonstrar conhecimento no desenvolvimento de teste de varredura de redes, firewall e segurança de dados. Distinguir quais as melhores forma de segurança para redes de computadores e dispositivos moveis.

51 Administração Central V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Bibliografia de apoio: - TANEMBAUM, Andrew S. Redes de Computadores, Editora Campus. - MORIMOTO, Carlos E. Redes, Guia Prática, GDH Press e Sul Editores - THOMAS, Tom Segurança de Redes Primeiros Passos, Editora Ciência Moderna Quadro Branco Internet. Site Vídeos aulas do site Filme: Duro de matar 4.0 e Blackhat Ameaça na Rede. VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação deverá ser contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VI Identificação: Nome do professor: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 22/07/2015 VII Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso nº 160 para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 22/07/2015 Centro Paula Souza CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

52 Administração Central Ensino Técnico FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA Componente Curricular: Técnicas de Linguagens para Banco de Dados III Módulo: 3º - Q214 C. H. Semanal: 2,5 Professor: Adauto Luis Michelotti Júnior I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Interpretar e desenvolver algoritmos, fluxogramas e outras especificações para codificar programas; Distinguir e avaliar linguagens de programação, aplicando-as no desenvolvimento de softwares; Executar análise e codificar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário, propondo soluções; Centro Paula Souza CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

53 Administração Central Construir modelos, utilizando técnicas e linguagens para banco de dados; Verificar o funcionamento dos equipamentos, softwares e sistemas operacionais, estabelecendo padrões de comunicação; Agir de forma a minimizar os riscos inerentes à segurança de informações, relacionando e aplicando soluções adequadas; Identificar oportunidades e tendências no mundo digital, desenvolvendo modelos para novos negócios de forma empreendedora; Contextualizar e elaborar textos técnicos aplicados à área de Informática de acordo com normas e convenções específicas; Utilizar termos técnicos de informática na língua portuguesa e na inglesa. Centro Paula Souza CETEC - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

54 Administração Central II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Técnicas de Linguagens para Banco de Dados III Módulo: 3º Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1. Propor agilidade na busca de informações no banco de dados, elaborando soluções e utilizando métodos adequados de acordo com as solicitações do cliente Detectar as melhores formas de coletar dados Fazer estruturas de blocos armazenados de instruções para obter o melhor desempenho na busca por resultados Apresentar os dados coletados em forma de informações relevantes para o apoio à tomada de decisão do cliente. 1. Revisão de SQL vantagens e desvantagens DML e DDL: DQL Linguagem de Consulta de Dados: * where, have, between, order by, in, métodos específicos (getdate, entre outros), operadores lógicos, relacionais e aritméticos tipos de dados; funções: * convert(), str(float, lenght, decimal), ascii(string), char(integer), len(string), lower(string), upper(string), replicate(string, integer), space (nº_espaço_em_branco), right(string, nº de caracteres à esquerda), left (string, nº de caracteres à direita), ltrim(string), rtrim (string), substring(string texto, posicao_inicial, Centro Paula Souza Cetec - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

55 Administração Central tamanho), reverse(string), dateadd (parte, numero, data), round(número, precisão, arredondar ou truncar), isnull(valor1, valor a ser retornado), isnumeric(expressao), case, count, avg( [distinct all] n), max( [distinct all] n), min( [distinct all] n), sum( [distinct all] n) junções: * associações internas inner join (junções idênticas e não-idênticas); * associações externas left outer join ou right outer join, full outer join; * associações cruzadas cross join; * auto-junção 2. Subconsultas 3. Comentários de uma linha e de várias linhas 4. Estruturas básicas dos blocos SQL: apresentação dos blocos: * blocos anônimos, procedures, functions e triggers instruções SQL dentro do bloco: * select, insert, update, delete estruturas de decisão: * apresentação das estruturas de Centro Paula Souza Cetec - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

56 Administração Central decisão if-then-else e case estruturas de repetição: * apresentação das estruturas de repetição loop, while e for exceções (tratamentos de erros): * apresentação das exceções prédefinidas e exceções definidas pelo usuário. 5. Procedures: apresentação da sintaxe para criação de procedures e exemplos 6. Functions: apresentação da sintaxe para criação de funções (functions) e exemplos 7. Triggers: apresentação da sintaxe para criação de gatilhos (triggers) e exemplos 8. Views: apresentação da sintaxe para criação de gatilhos (triggers) e exemplos Centro Paula Souza Cetec - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

57 Administração Central 9. Índices: apresentação da sintaxe para criação índices; índices clusterizados; índices não clusterizados; índice cluster misturado com índice não cluster 10. Merge Introdução: mesma base e base diferentes 11. Logins, usuários, roles e grupos 12. Proprietários e permissões Centro Paula Souza Cetec - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

58 Administração Central III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Técnicas de Linguagens para Banco de Dados III Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma (Dia e Mês) Centro Paula Souza Cetec - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

59 1.1. Detectar as melhores formas de coletar dados. Administração Central SQL vantagens e desvantagens DML e DDL: DQL Linguagem de Consulta de Dados: * where, have, between, order by, in, métodos específicos (getdate, entre outros), operadores lógicos, relacionais e aritméticos tipos de dados; funções: convert(), str(float, lenght, decimal), ascii(string), char(integer), len(string), lower(string), upper(string), replicate(string, integer), space (nº_espaço_em_branco), right(string, nº de caracteres à esquerda), left (string, nº de caracteres à direita), ltrim(string), rtrim (string), substring(string texto, posicao_inicial, tamanho), reverse(string), dateadd (parte, numero, data), round(número, precisão, arredondar ou truncar), isnull(valor1, valor a ser retornado), isnumeric(expressao), case, count, avg( [distinct all] n), max( [distinct all] n), min( [distinct all] n), sum( [distinct all] n) Atividades práticas em laboratório de informática Apresentação de softwares básicos e simulações desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo em grupo Exibição de filmes seguida ou precedida de debates. 22/07 a 24/09 Centro Paula Souza Cetec - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

60 1.2. Fazer estruturas de blocos armazenados de instruções para obter o melhor desempenho na busca por resultados. Administração Central junções: * associações internas inner join (junções idênticas e não-idênticas); * associações externas left outer join ou right outer join, full outer join; * associações cruzadas cross join; * auto-junção 2. Subconsultas 3. Comentários de uma linha e de várias linhas 4. Estruturas básicas dos blocos SQL: apresentação dos blocos: * blocos anônimos, procedures, functions e triggers instruções SQL dentro do bloco: * select, insert, update, delete estruturas de decisão: * apresentação das estruturas de decisão if-then-else e case estruturas de repetição: * apresentação das estruturas de repetição loop, while e for exceções (tratamentos de erros): * apresentação das exceções prédefinidas e exceções definidas pelo usuário Atividades práticas em laboratório de informática Apresentação de softwares básicos e simulações desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo em grupo Exibição de filmes seguida ou precedida de debates. 24/09 a 12/11 Centro Paula Souza Cetec - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

61 Administração Central 5. Procedures: apresentação da sintaxe para criação de procedures e exemplos 6. Functions: apresentação da sintaxe para criação de funções (functions) e exemplos 1.3. Apresentar os dados coletados em forma de informações relevantes para o apoio à tomada de decisão do cliente, garantindo assim a segurança e a integridade da informação. 7. Triggers: apresentação da sintaxe para criação de gatilhos (triggers) e exemplos 8. Views: apresentação da sintaxe para criação de gatilhos (triggers) e exemplos 9. Índices: apresentação da sintaxe para criação índices; índices clusterizados; índices não clusterizados; índice cluster misturado com índice não cluster 10. Merge Introdução: mesma base e base diferentes 11. Logins, usuários, roles e grupos 12. Proprietários e permissões Atividades práticas em laboratório de informática Apresentação de softwares básicos e simulações desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo em grupo Exibição de filmes seguida ou precedida de debates. 12/11 a 11/12 Centro Paula Souza Cetec - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

62 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Competência (por extenso) Propor agilidade na busca de informações no banco de dados, elaborando soluções e utilizando métodos adequados de acordo com as solicitações do cliente. Administração Central Série: Indicadores de Domínio Instrumentos de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Detectar as melhores formas de coletar dados. Fazer estruturas de blocos armazenados de instruções para obter o melhor desempenho na busca por resultados. Apresentar os dados coletados em forma de informações relevantes para o apoio à tomada de decisão do cliente. Trabalhos em equipe; Observação e análise contínua do desempenho do aluno; Relatórios individuais; Desenvolvimento de projetos; Pesquisa e apresentação oral / escrita; Estudo de caso; Seminários; Autoavaliação; Avaliação teórica; Avaliação prática; Relacionamento interpessoal, participação, cooperação e organização. Destreza. Interesse, disciplina e postura profissional. Compreensão, Relacionamento de ideias e Construção de Conceitos. Qualidade na Elaboração de Pesquisas, Relatórios e Avaliações. Comunicação verbal e não verbal. Assiduidade e Pontualidade. O banco de dados foi desenvolvido seguindo as especificações do Modelo Entidade Relacionamento e de acordo com a utilização correta dos comandos da linguagem SQL. Centro Paula Souza Cetec - Grupo de Supervisão Educacional / Gestão Pedagógica

63 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática. Vídeo: Análise e Gerenciamento de Dados. Coleção técnica interativa. Centro Paula Souza: Banco de dados (8 10 ) Livros: Livro 3 Análise e Gerenciamento de Dados. Coleção Técnica Interativa. Fundação Padre Anchieta. Revistas: Guia de Internet Centro Paula Souza. Revistas INFO. Editora: Abril Revistas DICAS INFO. Editora: Abril VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) Ao aluno que apresentar dificuldade de aprendizagem, será oferecida a possibilidade de estudo de recuperação contínua, que se constituíra de atividades, recursos e metodologias diferenciadas e reorientação de aprendizagem individualizada. Recuperação contínua: atendimento individualizado em sala de aula e exercícios extraclasse. VII Identificação: Nome do professor: Adauto Luis Michelotti Júnior Assinatura: Data: 20/07/2015 VIII Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso nº 160 para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 20/07/2015

64 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Componente Curricular: TÉCNOLOGIAS PARA MOBILIDADE Módulo: III C. H. Semanal: 2,50 Professor: WESLEY PINHO E SILVA CARÇADO I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições: - Instalar, codificar, compilar e documentar programas e sistemas de informação para desktop, web, e dispositivos móveis, prestando suporte e apoio aos usuários. - Abstrair do mundo real os dados e estabelecer relação com o virtual, armazenando e projetando estruturas de informação de forma organizada. Atividades: - DESENVOLVER SISTEMAS E APLICAÇÕES - Desenvolver interface gráfica. - Aplicar critérios de navegação em sistemas e aplicações. - Codificar, compilar e testar programas estruturados e orientados a objetos. - Documentar aplicações e sistemas estruturados e orientados a objetos.

65 - REALIZAR MANUTENÇÃO DE SISTEMAS E APLICAÇÕES - Converter sistemas e aplicações para outras linguagens ou plataformas. - Atualizar documentações de sistemas e aplicações. - Monitorar desempenho de sistemas e aplicações. - DEMONSTRAR COMPETENCIAS PESSOAS - Manter-se atualizado tecnicamente, buscando inovações. - Agir de acordo com a ética profissional. - Expressar-se oralmente e por escrito. - Valorizar o trabalho em equipe, objetivando a cooperação.

66 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Tecnologias para Mobilidade Módulo: III Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1. Desenvolver aplicativos para 1.1 Utilizar linguagem de programação orientada 1. Dispositivos móveis e o mercado: dispositivos móveis. a objeto no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. 1.2 Selecionar ambientes, emuladores e bibliotecas para diferentes modelos de dispositivos móveis. 2. Arquitetura de sistemas operacionais para dispositivos móveis. Configurando o ambiente de desenvolvimento Programando aplicações para dispositivos móveis: Componentes de aplicações; Permissões de acesso; Invocação e aplicação de leiaute; Retorno de informações e passagem de parâmetros; Resources em arquivos XML; Autenticação. Introdução à criação de interfaces gráficas: Tratamento de eventos; Views e leiautes nativos. Threads

67 Modelo de execução do aplicativo; Handlers; Tarefas assíncronas Trabalhando com eventos e broadcast. Configuração estática e dinâmica: Envio de mensagens com e sem ordenamento; Ciclo de vida e recomendações de uso. Serviço de notificação, toasts e alarmes: Criação, configuração e cancelamento de notificações; Exibição de toasts; Configuração e agendamento de alarmes. Processamento em segundo plano com services: Criação e execução de services; Conexão a services existentes. Localização com GPS e mapas: Providers e localização atual do dispositivo; Alerta de proximidade; Geocoding e reverse geocoding; Utilização e configuração de

68 mapas em aplicações; Overlays em mapas Armazenamento de dados: Armazenamento de preferências do usuário e framework de preferências; Arquivos na memória interna e externa; Manipulação de dados. Disponibilizando informações com contente providers: Uso de URLs para acesso a um contente provider; Criação de contente providers e manipulação de dados. Tópicos avançados de interfaces gráficas: Adapters nativos e customizados; Views baseadas em adapters; Dialogs. Rede (sockets, Internet e web services): Sockets TCP/IP e UDP/IP; Requisições HTTP; Invocação de web services; Formatos XML e JSON. Publicando aplicações:

69 Assinatura digital da sua aplicação; Como preparar sua aplicação para publicação.

70 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Selecionar ambientes, emuladores e bibliotecas para diferentes modelos de dispositivos móveis. Dispositivos móveis e o mercado: Arquitetura de sistemas operacionais para dispositivos móvies. Configurando o ambiente de desenvolvimento. Aulas práticas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática; desenvolvimento de atividades para fixação, de forma individual ou em grupo, atividades extraclasse. 24/07 a 15/08

71 Programando aplicações para dispositivos móveis: Componentes de aplicações; Permissões de acesso; Invocação e aplicação de leiaute; Retorno de informações e passagem de parâmetros; Autenticação. Utilizar linguagem de programação orientada a objeto no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Introdução à criação de interfaces gráficas: Tratamento de eventos; Views e leiautes nativos. Threads Modelo de execução do aplicativo; Handlers; Tarefas assíncronas. Aulas práticas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática; desenvolvimento de atividades para fixação, de forma individual ou em grupo, atividades extraclasse. 16/08 a 30/09 Trabalhando com eventos e broadcast. Configuração estática e dinâmica: Envio de mensagens com e sem ordenamento; Ciclo de vida e recomendações de uso.

72 Serviço de notificação, toasts e alarmes: Criação, configuração e cancelamento de notificações; Exibição de toasts; Configuração e agendamento de alarmes. Utilizar linguagem de programação orientada a objeto no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Processamento em segundo plano com services: Criação e execução de services; Conexão a services existentes. Localização com GPS e mapas: Providers e localização atual do dispositivo; Alerta de proximidade; Geocoding e reverse geocoding; Utilização e configuração de mapas em aplicações; Overlays em mapas. Aulas práticas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática; desenvolvimento de atividades para fixação, de forma individual ou em grupo, atividades extraclasse. 01/10 a 15/11 Armazenamento de dados: Armazenamento de preferências do usuário e framework de preferências; Arquivos na memória interna e externa; Manipulação de dados.

73 Disponibilizando informações com contente providers: Uso de URLs para acesso a um contente provider; Criação de contente providers e manipulação de dados. Utilizar linguagem de programação orientada a objeto no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Tópicos avançados de interfaces gráficas: Adapters nativos e customizados; Views baseadas em adapters; Dialogs. Rede (sockets, Internet e web services): Sockets TCP/IP e UDP/IP; Requisições HTTP; Invocação de web services; Formatos XML e JSON. Aulas práticas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e do software Lan School. Atividades práticas em laboratório de informática; desenvolvimento de atividades para fixação, de forma individual ou em grupo, atividades extraclasse. 16/11 a 11/12 Publicando aplicações: Assinatura digital da sua aplicação; Como preparar sua aplicação para publicação.

74 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Desenvolver aplicativos para dispositivos móveis. Indicadores de Domínio Utilizar corretamente as técnicas de orientação a objetos e desenvolvimento móvel, para propor soluções para os problemas do mundo real. Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação 1 Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relatos e avaliações (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. Critérios de Desempenho - Compreensão - Atividades individuais - Participação - Exercícios - Atividades - Interesse - Criatividade Evidências de Desempenho Instalar, codificar, compilar e documentar programas para dispositivos móveis.

75 Administração Central V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores. Apostila fornecida pelo professor. Aplicativos e códigos de exemplo. VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação deverá ser contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela deverá ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Identificação: Nome do professor: Wesley Pinho e Silva Carçado Assinatura: Data: 06/08/2015 VIII Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso nº 160 para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências. Nome do coordenador: Anderson Tukiyama Berengue Assinatura: Data: 06/08/2015

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 04 Etec Prefessor Massuyuki Kawano Código: 36 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 / 10 /2012 Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: Santana de Parnaíba

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2014. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2014. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2014 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

EnsinoTécnicoIntegrado

EnsinoTécnicoIntegrado EnsinoTécnicoIntegrado PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Série: 1 ANO Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: BAURU/SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec: ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã EE: Professor Massuyki Kawano Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: ETEC Paulino Botelho Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 /10 /2012 Etec ERMELINDA GIANNINI TEIXEIRA Código: 0187 Município: SANTANA DE PARNAÍBA Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 0 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 233 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Indústria

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente - 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 267 aprovado pela portaria Cetec nº 182 de 26/09/2013 Etec Prof a. Maria Cristina Medeiros Código:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Unida Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano Trabalho Docente 2014 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: MAIRIPORÃ Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de / / Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eio Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional: Técnico em Farmácia Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 263 aprovado pela Portaria Cetec - 739 de, 10/09/2015,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC: PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Profº Marcos Uchôas dos Santos Penchel Classe Descentralizada: Silveiras - EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Código: 044 Município: Silveiras Eixo

Leia mais

Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês

Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1 Docente: JOEL COUTINHO DE SOUZA Componente Curricular: Sistemas Operacionais para Redes I Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Identificar diferentes sistemas

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Tecnologia da Informação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec: ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de programador de computadores. Professor(es): Adauto Luis Michelotti Júnior

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar de programador de computadores. Professor(es): Adauto Luis Michelotti Júnior Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Técnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática - Tarde Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Comunicação e Informação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC DE SANTA ISABEL Código: 219 Município: Santa Isabel Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Sem

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETE PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Especialização:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Professor: Alessandra Scalise Lopes

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Professor: Alessandra Scalise Lopes Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional: Técnico em Desenho de Construção Civil

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Gestão Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales Código: 073 Município:JALES Eixo Tecnológico: Saúde, Segurança e Trabalho Habilitação Profissional: TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Qualificação: Técnico de informática. Professor(es):Adauto Luis Michelotti Júnior

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Qualificação: Técnico de informática. Professor(es):Adauto Luis Michelotti Júnior Plano de Trabalho Docente 010 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã Eixo Tecnológico: Informática e comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Ensino Técnico 3 Semestre

Ensino Técnico 3 Semestre Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico 3 Semestre Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel Código: 044.1 Município: Cachoeira Paulista Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro - Sala Descentralizada Ass. Santa Rosa Código: 156 Município: Euclides da Cunha Paulista Eixo Tecnológico: Recursos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Indústria Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico em Mecânica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki kawano (136) Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Silveiras - EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Código: 044 Município: Cachoeira Paulista Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 184; aprovado pela portaria Cetec nº 738 de 10/09/2015. Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: GESTÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de Etec Paulino Botelho E.E. ARLINDO BITTENCOURT Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar em Programação de Computadores

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar em Programação de Computadores Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC em Mecatrônica Módulo: IV Nº

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC em Mecatrônica Módulo: IV Nº Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM LOGÍSTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM LOGÍSTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ETEC TAKASHI MORITA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM LOGÍSTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2017 SUMÁRIO 1ª SÉRIE APLICATIVOS INFORMATIZADOS ÉTICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo II (Noite) Semestre/00 MÓDULO II Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR EM PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Carga Horária Horas/ Aula Temas Teórica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano. Código: 088 Município: Garça. Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais. Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091.6 Município: São Carlos EE: Prof. Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação. Qualificação: Auxiliar de programador de computadores

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação. Qualificação: Auxiliar de programador de computadores Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática - Noite Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 210 aprovado pela portaria Cetec 738, de 11/09/2015 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (DTCC) em

Leia mais