1965 Volkswagen Kombi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1965 Volkswagen Kombi"

Transcrição

1 1965 Volkswagen Kombi Tutorial modelagem Rhinoceros 4.0 UFRGS Computação Grafica I /2 Professor Sérgio Leandro dos Santos Aluno Rafael Viegas Gomes

2 Tutorial Rhinoceros 4.0 Modelagem de Volkswagen Kombi 65 O tutorial a seguir será dividido em partes. Para o início deste, é necessário que você insira nas três viewport imagens das vistas do objeto a ser modelado. Para isso, você pode utilizar de ferramentas de pesquisa ou sites específicos. O site blueprints.com disponibiliza as vistas principais de diversos objetos, incluindo carros, aviões, mobiliário, entre outros. Após obter as imagens, Abra o Rhinoceros e insira as imagens, utilizando a ferramenta Background Bitmap. Esta ferramenta é encontrada clicando-se com o botão direito sob a nomenclatura da vista, no canto superior esquerdo de cada viewport. Assim, insira para casa uma das vistas, a imagem correspondente (Ex.: para a vista front, insira a imagem da frente do objeto).depois de colocar todas as imagens nas vistas correspondentes, ajuste-as para que fiquem com mesmo tamanho e escala. Para isso, pode se utilizar das ferramentas disponíveis no ícone Background bitmap, tais como Scale, move ou align. Iniciando a modelagem Com todas as imagens nas vistas correspondentes e com tamanhos proporcionais, você pode iniciar o trabalho de modelagem. Para isso, será necessário que você desenhe sobre as vistas e tire curvas a partir delas. Você pode encontrar todas as ferramentas apenas digitando seus nomes. Por isso, neste tutorial, você verá maior parte dos comandos escritos de tal forma. Inicie os desenhos utilizando a ferramenta curve, fazendo linhas sobre as vistas de forma simples e direta. Se necessário, ligue a ferramenta PLANAR para que a curva siga sempre a mesma direção. O ideal é que se faça o desenho para cada parte da Kombi, como por exemplo, frente, lateral, assim por diante. Se você desenhar a forma inteira da kombi, será muito mais difícil de trabalhar com a modelagem do todo. Com os desenhos da forma básica pronto, utilize a ferramenta curve from 2 views para

3 gerar uma curva a partir de duas vistas. Assim, pegue uma das linhas de perfil criada de cada vista e forme o desenho, separandoo por partes. Divida o desenho separando por meio de layers cada parte que será feita. Por exemplo: para a frente, é necessário que se crie um layer separado das laterais, para que as superfícies sejam melhor geradas. Partindo das curvas geradas para a frente, utilize o comando edgesrf e gere as superfícies (O ideal é que se comece pela frente, assim é possível gerar as superfícies laterais e superiores a partir delas com mais facilidade). LATERAL Com parte da parte da frente criada, separe as superfícies em diferentes layers. Não se preocupe com a quantidade de layers, você pode mudá-los se achar necessário na aba Object properties, na opção do layer que se encontra no momento, clicando no layer substituto e em seguida em match. A partir da superfície frontal, desenhe as linhas laterais partindo das viewports Top e front, como na imagem. Assim, você poderá gerar as superfícies laterais partindo da frente, fazendo a parte inferior da lateral. Inicie pela porta utilizando o comando edgesrf (lembrese que você não precisa seguir o tutorial a risca;você pode utilizar de outros comandos para gerar as superfícies, tais como, patch, sweep1, sweep2, curve network entre outros). Faça os ajustes com linhas caso falte e gere as superfícies para cada parte, tornando todas parte do mesmo layer (por exemplo, um layer de nome parte lateral ).Após feito isso, desenhe as linhas que irão servir como corte das superfícies laterais para as rodas. Na vista lateral, desenhe as linhas como indica a imagem sem se importar com seu comprimento. Utilize o comando trim para cortar as superfícies.

4 Duplique a borda da lateral com o comando DupBorder das superfícies frontais, e utilize a seguir o comando explode para quebrar a linha criada em vários pedaços. Após, utilize o comando join para juntar apenas a borda de cima, que servirá de base para a outra parte. Copie com o comando copy, na altura correspondente à imagem e crie uma linha que ligue as duas (É importante manter a ferramenta OSNAP ligada com todos os seus níveis, para garantir que a linha tocará as duas bordas). Adiante, Utilizando o comando Sweep2, você fará uma curva correr por dois caminhos. Selecione como rails as duas bordas (a da lateral e a copiada) e como cross section, a linha que liga as duas bordas. Partindo desse pedaço de superfície criada, faça o mesmo procedimento para as superfícies laterais, utilizando o sweep2; nesse caso, você usará como cross section a BORDA DA SUPERFICIE RECÉM CRIADA (surface edge). Caso você ache mais fácil, pode simplesmente criar outra linha, sem ser a mesma da borda ou extrudar a linha da borda, utilizando o comando Extrudecrv; porém, dependendo da escolha, você pode perder precisão na hora de fazer o vidro.

5 TETO Crie um novo layer para o teto. Partindo da vista Top e right, desilgue o OSNAP (disable) e desenhe as linhas laterais com o curve,sem se importar com seu comprimento; lembre-se que voce está desenhando apenas metade da Kombi. Para consertar o tamanho, DESENHE UMA LINHA partindo do 0,0 e utilize ela para cortar a parte extra, com o comando Trim (coloque yes para a preferência da ferramenta ApparentIntersections ). Assim, junte-as com o comando join, e mova as linhas para o seu lugar no desenho, partindo da viewport lateral. Após colocar-la no lugar, crie uma curva na viewport front que ligue lateralmente as duas partes; assim. Com o comando curve network, gere a superfície (Caso não funcione, tente explodir as duas curvas que foram juntadas).

6 TRASEIRA A traseira da Kombi será gerada com a linha da borda da lateral (que você duplicou com o DupBorder, lembra?) e mais duas minhas que voce criará a partir da vista Top. Essas linhas servirão como caminho para a a linha da borda. A superfície é criada com o comando sweep 2 rails (sweep2). Novamente, caso fique maior que metade do tamanho, utlize uma linha que parta de 0,0 para cortar a superfície com o comando Trim. Faça o mesmo procedimento realizado para gerar a superfície superior da lateral (dupborder>explode>join na parte superior>copy >move). Com todas as superfícies laterais criadas, duplique a borda do teto, exploda e dê join apenas na parte INFERIOR desta. Feito isso, crie uma linha ligando a borda da lateral e o teto, para fazer a parte que receberá os vidros. Separe esta parte em um novo layer e utilize o comando sweep2 para fazer essa linha correr pelas duas bordas. Com todas as superfícies prontas, você pode dar join em toda a borda superior da frente, lateral e traseira para criar os tubos. Com o comando Pipe, selecione a linha da borda e mande ele gerar o tubo, com raio= 0.1mm. Assim, siga dando pipes onde você achar necessário.

7 PÁRA-CHOQUE Crie um novo layer. Desenhe na vista lateral um perfil de pára-choque (este pode ter a forma que você quiser) com a ferramenta PLANAR ligada. Esta linha deve partir da parte inferior da superfície frontal. Na vista top crie uma linha para servir de caminho para a forma criada. Esta linha não necessita ser igual a das superfícies, mas deve seguir a forma da frente da Kombi. Utilize o comando Sweep 1 rail (Sweep1) para fazer a curva desenhada correr pelo cominho que você criou. Ainda na frente, desenhe um formato para a base do farol de neblina e da placa. Na vista front desenhe o perfil (ferramenta curve) e extrude ele, partindo da vista lateral, até QUASE TOCAR NA PARTE INFERIOR DO PÁRA-CHOQUE. Com o comando cap, feche essa haste criada, como na figura. Assim, desenhe uma linha qualquer próxima da parte inferior do pára-choque e projete-a neste, com o comando Project. Esta linha servirá como base para o tubo que será feito. Desenhe uma linha partindo dessa projeção que ATRAVESSE a haste criada e de Pipe nela, com raio de 0,04. Assim, utilize uma linha do meio da Kombi para cortar o pipe. Copie a linha de perfil da parte inferior do pára-choque com o copy para a parte traseira. Utilize a borda da traseira como caminho, fazendo os ajustes para a lateral, com o comando extrudecrv.

8 PNEU e RODA Crie um novo layer para as rodas. Inicie as rodas na vista lateral. Com o comando circle, desenhe uma circunferência com raio mais ou menos igual ao que indica alguma das rodas da imagem de referência. Com o comando Scale, diminua a escala da circunferência ( com a preferência Copy marcada como Yes ), gerando duas novas circunferências, uma média e outra menorzinha, todas concêntricas. Assim, você terá como circunferência maior a borda do pneu, a média a parte interna entre a roda e o pneu, e a menor servirá de base para a roda. Com o comando Extrudecrv, extrude as circunferências grande e média com base na vista frontal (será a largura do pneu). Feito isso, utilize o comando Sphere para gerar uma esfera de mesmo raio e centro da circunferência pequena. Isso pode ser feito facilmente na vista lateral. Desenhe uma linha com o OSNAP desligado, que servirá como CORTE dessa esfera. Essa linha deverá passar no meio da esfera, partindo-a em duas. Com o comando Trim, use essa linha para cortar a esfera; corte a parte que ficaria do lado de DENTRO da Kombi, deixando aparente apenas a metade dela. A partir disso, utilize o comando BlendSrf para gerar uma superfície que ligue a borda da roda com a borda de fora da circunferência média. Selecione as bordas de cada uma e ajuste na aba adjust surface blend para 0,25 e 0 a curvatura da superfície. Realize o mesmo procedimento para a circunferência grande e média. Gere dois novos layers: Um para a roda, outro para a superfície criada com blend. Mude o layer do pneu para um novo. Em seguida, AGRUPE tudo com comando Group, e COPIE o grupo para o outro eixo de roda. Assim, você não precisa repetir o

9 procedimento. Se necessário, com o comando move, mova os dois grupos um pouco para trás, para que não fique à frente das superfícies laterais. FUNDO Para o fundo da Kombi, crie uma linha que ligue os extremos desta, na vista Top. Selecione a ferramenta ExtrudeCrv (BothSides: No) para gerar uma extrusão da linha. Com a ferramenta trim, utilize as BORDAS DE BAIXO para cortar a superfície, fazendo uma separação entre o espaço das rodas e da base. Assim, para que as rodas não fiquem flutuando no ar, com o comando ExtrudeCrv puxe as linhas que separam a roda superfície para cima. Como isso ficará DENTRO do modelo, não será visto.

10 VIDROS Crie um novo layer para os vidros. Com as ferramentas line, curve e Rectangle, desenhe as linhas dos vidros com o OSNAP desligado. Utilize-os para cortar a superfície, ficando um espaço vazio, que será preenchido com o vidro. Você poderá gerar os vidros com o comando Patch, selecionando as bordas destes espaços vazios; isso pode ser feito na vista lateral. Gere um tubo com o comando pipe de raio 0.04mm para a borda de cada vidro. Os vidros da frente e de trás, pode-se criar uma linha e duplicar a borda da parte superior da qual foi tirado os vidros. Assim, você poderá dar join e gerar a superfície por patch. Caso não funcione, você poderá tentar os comandos EdgeSrf ou curve network. MAÇANETA Para a maçaneta, faça um corte com um retângulo (Rectangle) e com o comando Trim na parte onde irá o encaixe para a mão na porta. Dessa forma, utilize o extrudecrv para gera uma caixinha, e após utilize o Cap para fechá-la; Corte a parte da frente da caixinha com o retângulo, como na figura. Caso você não consiga, crie uma linha e extrude-a, usando a caixa como corte da superfície criada.

11 Na vista lateral, com o OSNAP desligado, desenhe o formato da maçaneta. Com o comando extrudecrv, extrude a curva lateralmente. Após feito isso, na vista superior, AINDA COM O OSNAP DESLIGADO, desenhe uma linha de corte passando sobre as LATERAIS DA CAIXA (não precisa ser exato), e mande essa linha cortar a maçaneta no formato correto. Repita o procedimento criando uma linha para a parte interna da maçaneta. Seguindo, crie uma extrusão para cada uma das linhas e utilize O FORMATO DA MAÇANETA para cortar essas extrusões do tamanho necessário. Assim, a maçaneta ficará fechada de forma correta. Caso fique um pedaço de maçaneta dentro da Kombi, utilize a superfície da porta para cortá-la.

12 FARÓIS Crie um novo layer para os faróis. Na vista front, crie as circunferências com a tool circle. Feito isso, utilize-as para cortar a superfície frontal (COM CUIDADO PARA NÃO CORTAR A PARTE DE TRÁS). No corte feito, utilize a ferramenta patch para fechar a circunferência. Utilizando o comando OffsetSrf, copie a superfície 0,07mm para fora (você pode direcionar as setas na preferência Flip:All). Utilize a ferramenta BlendSrf para criar a borda do farol. Com a borda criada, mude seu layer para o mesmo layer dos pipes. Para o farol traseiro, o procedimento é simples: Desenhe o perfil do farol na vista front > Mova-o para TRÁS da Kombi, pela vista lateral> com a ferramenta Projectcurves, projete a curva na traseira > extrude a curva projetada (extrudecrv) > feche-a com uma superfície nova criada a partir de uma linha. Para o farol de neblina: Realize o mesmo procedimento do farol traseiro, porém sem projetar a curva (desenhe a curva >extrude>cap) caso queira, você poderá fazer um offset da circunferência, dar patch nela e usar blend para ligar uma a outra, como mostra a figura.

13 FINALIZANDO A KOMBI Para finalizar a Kombi, basta que você faça todos ajustes que achar melhor, corrigindo linhas sobressalentes, tamanhos, formas e junções (Nada que necessite de algum comando que não foi visto neste tutorial). Assim, selecione toda a kombi e utilize a ferramenta miror, com ponto de partida em 0,0. O mirror espelhará a metade criada, formando a Kombi inteira. Você poderá fazer um espelho lateral, desenhando uma linha de perfil na viewport front, com o OSNAP desligado. Utilize os comandos pipe (r = 0,01mm) e extrudecrv para extrudar o perfil de circunferência do espelho,como mostra o desenho. Você pode ainda utilizar o comando blendsrf para fazer uma borda no espelho. SÍMBOLO O símbolo da Volkswagen pode ser criado por meio de linhas a partir de qualquer vista. Você pode se basear no tamanho da circunferência indicada pela imagem na vista front. A partir disso, desenhe e junte tudo com o join. Utilize o offsetcrv (distance = 0,8mm) para gerar uma curva igual a desenhada. Feito isso, utilize o comando Blendsrf para formar a largura. Mova o símbolo para próximo ao capô da Kombi, na vista lateral. Se você quiser, pode criar uma haste para fixar o símbolo no capô. Crie uma pequena linha, ligando o símbolo ao capô. Feito isso, dê um pipe na curva de raio= 0.01.

Tutorial Rhinoceros Bicicleta

Tutorial Rhinoceros Bicicleta UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DESIGN VISUAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I PROFESSOR EDUARDO CARDOSO 2014/1 Tutorial Rhinoceros Bicicleta ALANA

Leia mais

Tutorial Rhinoceros Machado. Esse tutorial auxilia na modelagem de um machado de guerra

Tutorial Rhinoceros Machado. Esse tutorial auxilia na modelagem de um machado de guerra Tutorial Rhinoceros Machado Esse tutorial auxilia na modelagem de um machado de guerra Cabeça do Machado: 1. Insira a imagem com o modelo como background na vista RIGHT. 2. Com a ferramenta POLYLINE e

Leia mais

Tutorial Capacete Alphonse Elric

Tutorial Capacete Alphonse Elric Tutorial Capacete Alphonse Elric - personagem de FullMetal Alchemist - 1. Abra um novo arquivo com o templatecentimeter.3dm; 2. Clique com o botão direito do mouse em cima da aba front e selecione Background

Leia mais

BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER. TUTORIAL RHINOCEROS Celular Nokia 2760

BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER. TUTORIAL RHINOCEROS Celular Nokia 2760 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN VISUAL ARQ 03071 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 Prof. Sérgio L. dos Santos - Prof. José Luis Aymone BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER TUTORIAL

Leia mais

Tutorial Ferro de passar roupas

Tutorial Ferro de passar roupas Computação Gráfica I - 2012/2 Tutorial Ferro de passar roupas Rayssa Felipe Neckel Tutorial Ferro de passar roupas Antes de começar a modelar, deve-se utilizar as fotos das vistas do ferro de passar como

Leia mais

Tutorial Relógio de Engrenagens

Tutorial Relógio de Engrenagens Tutorial Relógio de Engrenagens Tamires Daiane Souza Melo Computação Gráfica I Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instruções: Este tutorial apresenta um detalhamento dos passos realizados na modelagem

Leia mais

TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO

TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA CURSO DE DESIGN COMPUTAÇÃO GRÁFICA I ALUNA: SARA RÖPKE TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO 1) Abrir nas vistas Front e Right, como Background,

Leia mais

Formula 1 Race Car (2014)

Formula 1 Race Car (2014) Formula 1 Race Car (2014) TUTORIAL Ricardo Henrique Viana dos Santos Computação Gráfica I Design de Produto UFRGS - 11/12/14 INÍCIO A fim de se modelar o carro de formula 1, é preciso primeiro adquirir

Leia mais

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI TUTORIAL RHINOCEROS joystick Playstation 2 Semstre 1-2011 Desenhando

Leia mais

TUTORIAL KANEDA S BIKE Rhinoceros 3D Baseado no longa metragem de animação japonesa AKIRA (1988)

TUTORIAL KANEDA S BIKE Rhinoceros 3D Baseado no longa metragem de animação japonesa AKIRA (1988) TUTORIAL KANEDA S BIKE Rhinoceros 3D Baseado no longa metragem de animação japonesa AKIRA (1988) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DESIGN VISUAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I BRUNO INOKAWA INTRODUÇÃO Antes

Leia mais

Tutorial Secador de Cabelo

Tutorial Secador de Cabelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica Computação Gráfica I PLES Aluna Marianne Gaspary Tutorial Secador de Cabelo Este tutorial tem

Leia mais

ALUNO Natália Blauth Vasques. TUTORIAL RHINOCEROS Embalagem Hidratante Alfazol, Granado

ALUNO Natália Blauth Vasques. TUTORIAL RHINOCEROS Embalagem Hidratante Alfazol, Granado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 Prof. Sérgio L. dos Santos - Prof. José Luis Aymone ALUNO TUTORIAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ Computação Gráfica 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ Computação Gráfica 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ 03071 - Computação Gráfica 1 Aluna: Patrícia Ugalde Professor: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I 2014/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I 2014/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I 2014/1 GABRIELLE TOSI Instruções É recomendado ocultar os layer que não estão sendo trabalhados para melhorar a visualização do que está sendo

Leia mais

C O M P U T A Ç Ã O G R Á F I C A I 2016/1 L u í s a B a r t z s c h L u d w i g. TUTORIAL WIRT Over The Garden Wall

C O M P U T A Ç Ã O G R Á F I C A I 2016/1 L u í s a B a r t z s c h L u d w i g. TUTORIAL WIRT Over The Garden Wall C O M P U T A Ç Ã O G R Á F I C A I 2016/1 L u í s a B a r t z s c h L u d w i g TUTORIAL WIRT Over The Garden Wall PÉS E PERNAS Abrir o grupo de camadas PÉS, selecionar para camada atual PÉS, ligar a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer Aqui vamos ver, um dos, muitos métodos para se modelar um carro no Rhino

Leia mais

TUTORIAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA - LIXEIRA

TUTORIAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA - LIXEIRA TUTORIAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA - LIXEIRA 01 Selecione a curva A, na camada LINHAS CORPO. 02 Faça uma cópia da curva A 20cm a cima na viewport da direita. 03 Usando a curva A, use o comando Extrude Curve e

Leia mais

Trabalho Final Tutorial para modelagem Controle de Playstation 3 no Rhino

Trabalho Final Tutorial para modelagem Controle de Playstation 3 no Rhino Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica Curso de Design Visual Disciplina de Computação Gráfica I Aluno Leonel Zarpelon Trabalho Final Tutorial para modelagem

Leia mais

Tutorial Relógio Rhinoceros

Tutorial Relógio Rhinoceros Tutorial Relógio Rhinoceros Bruna Message Migliavacca 172777 CG I - PLES UFRGS FEV/2011 Abrir o programa Rhinoceros com a configuração Small Objects - Centimeters Começaremos o desenho pelo círculo central

Leia mais

TUTORIAL KYLE 3D! Abrir o arquivo personagem_kyle_linhas

TUTORIAL KYLE 3D! Abrir o arquivo personagem_kyle_linhas TUTORIAL KYLE 3D! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN 2014/1 PROFESSOR EDUARDO CARDOSO TRABALHO FINAL ALUNA MARTA ELISA ZIMMERMANN TUTORIAL

Leia mais

RHINOCEROS 4.0 RHINOCEROS 4.0

RHINOCEROS 4.0 RHINOCEROS 4.0 RHINOCEROS 4.0 RHINOCEROS 4.0 CURVAS Desenho de Curvas (Control Points e Interpolate Points) Ferramentas de Precisão Edição de Pontos e por Controle de Pontos Rebuild controle do nº de pontos da curva

Leia mais

Personagens no Maya. maya

Personagens no Maya. maya maya por Dean Yvatchkovitch Personagens no Maya Atendendo a muitos pedidos estou passando um tutorial de como criar um personagem no Maya. Este mês estamos começando um tutorial bem detalhado, composto

Leia mais

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Departamento de Design e Expressão Gráfica Curso de Design de Produto Computação Gráfica I Professor: Sérgio Santos Aluno: Yoshinori Cássio Ebina Um arquivo com curvas

Leia mais

Tutorial de desenvolvimento: Mario

Tutorial de desenvolvimento: Mario Tutorial de desenvolvimento: Mario Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica Cursos de Design Design Visual Computação Gráfica I Docente: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava TUTORIAL 15 SHEET METAL Modelando uma trava O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2

TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2 TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2 Você receberá um arquivo com as curvas necessárias para modelar o o trompete. Esse tutorial fornecerá os passos para que você construa as partes

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

Tutorial Parafusadeira Black & Decker

Tutorial Parafusadeira Black & Decker Tutorial Parafusadeira Black & Decker POR DIOGO MIRANDA Passo 1 Fotografias: Ajuste as duas fotografias nas vistas ortográficas como indicado nas fotos, a imagem lateral guiará todo o trabalho basicamente,

Leia mais

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 12 folhas de apresentação Bibliografia NBR 10068/87 FOLHAS DE DESENHO, LEIAUTE E DIMENSÕES NBR 10582 CONTEÚDO DA FOLHA PARA DESENHO TÉCNICO NBR 13142 DOBRAMENTO DE CÓPIA

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS

CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS Saiba como modelar a peça passo-a-passo (por Paulo Malheiros) 0 modelo escolhido para esta edição foi uma bancada de banheiro. O modelamento é bastante simples,

Leia mais

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão!

MINI ÁLBUM DE VERÃO. Passo 1. Passo 2. Erin Bassett. projetos. Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! projetos MINI ÁLBUM DE VERÃO Erin Bassett Crie um lindo álbum para guardar as boas lembranças do seu verão! MATERIAIS: Álbum de Chipboard Maya Road 15,24cm x 15,24cm (6" x 6"), papéis decorados (Crate

Leia mais

Como Fazer uma Capa de Sofá

Como Fazer uma Capa de Sofá Como Fazer uma Capa de Sofá Uma capa de sofá pode dar vida nova a uma mobília mais antiga, além de uma aparência atualizada a um cômodo. Embora seja possível comprá-la, fazer a sua é mais econômico e traz

Leia mais

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS Hoje vamos criar nosso primeiro jogo utilizando o Scratch, trabalharemos com Labirintos, você sabe o que é? Veja nosso Robô XM, ele precisa chegar ao quadradinho

Leia mais

utl - faculdade de arquitectura paula rita sassi luis mateus turma d

utl - faculdade de arquitectura paula rita sassi luis mateus turma d modelação geométrica 1/7 exercício 02: roma_capitel O segundo exercício do semestre é baseado em duas partes: a modelação de uma fonte e de um capitel. O capitel que era suposto desenharmos era um capitel

Leia mais

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela.

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. Desenhando um avião no Flash por Alex Falcão Introdução. 1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. 2. Depois defina as propriedades clicando em Stroke no painel

Leia mais

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II SolidWorks Tutorial 1 EIXO Disciplina: Desenho Técnico II Prof.: Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8 Para ser usado com SolidWorks Educacional Release 2008-2009. Eixo Este primeiro exercício

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

APOSTILA DE COMANDOS BÁSICOS

APOSTILA DE COMANDOS BÁSICOS 1. Desenhando com a Barra - DRAW 1.1. LINE - LINHAS - Indique um ponto para iniciar sua linha (clique). - Indique o ponto final - a tecla força a linhas ortogonais, neste momento podese colocar as

Leia mais

ARCOS CAD. bhttp://www.mat.uel.br/geometrica/cad/a8amat44.dwg

ARCOS CAD.  bhttp://www.mat.uel.br/geometrica/cad/a8amat44.dwg 1 1. INTRODUÇÃO. ARCOS CAD Nesta aula você aprenderá a construir arcos arquitetônicos compostos por arcos de circunferência utilizando os princípios da tangência e concordância. Nesta aula você aplicará

Leia mais

MP3 Player do tipo ipod em 3D

MP3 Player do tipo ipod em 3D Página 1 de 9 MP3 Player do tipo ipod em 3D Meu objetivo é mostrar o uso básico de algumas ferramentas do Fireworks e demonstrar que é possível criar um desenho no fireworks bem interessante de modo bem

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

AUTOCAD: COMANDOS 2D

AUTOCAD: COMANDOS 2D UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL FLORIANÓPOLIS AUTOCAD: COMANDOS 2D DISCIPLINA: CAD PARA ENG. SANITÁRIA AMBIENTAL PROFA. ARQ. PATRÍCIA BIASI CAVALCANTI

Leia mais

DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS

DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS Para criar linhas, polígonos, sólidos ou outros objetos, sempre teremos que informar o Rhino o ponto de partida e o ponto final. Tais pontos podem ser criados

Leia mais

Caça às bruxas. PASSO 1: Crie uma bruxa voadora. Nível 1

Caça às bruxas. PASSO 1: Crie uma bruxa voadora. Nível 1 Nível 1 Caça às bruxas Introdução: Este é um jogo de caça às bruxas. Você deve clicar nas bruxas que aparecem na tela, cada vez que acertar uma delas você ganha pontos. O objetivo é ganhar o máximo de

Leia mais

INTRODUÇÃO À TRIDIMENSIONALIDADE Step by step Maja`s House

INTRODUÇÃO À TRIDIMENSIONALIDADE Step by step Maja`s House INTRODUÇÃO À TRIDIMENSIONALIDADE Step by step Maja`s House 16 11 2015 PARTE I: Modelação casa, plataforma, escadas. Modos de visualização; estilos de visualização. Extrude e Presspul. Orbit. List. Primitivas

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D. Modelando uma residência

Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D. Modelando uma residência Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina d Informática Aplicada à where design connectsa Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D Modelando uma residência Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende

Leia mais

Fundamentos de AutoCAD

Fundamentos de AutoCAD Fundamentos de AutoCAD Conceito Lógico e Articulação Técnica Professor: João Humberto Camelini Email/MSN: camelini@gmail.com Interface Menu Superior Barras de Comandos Tela de Propriedades ÁREA DE DESENHO

Leia mais

Atividade com Origami. Objetivo Geral: Utilizar a arte do origami a fim de promover uma ação multidisciplinar.

Atividade com Origami. Objetivo Geral: Utilizar a arte do origami a fim de promover uma ação multidisciplinar. Atividade com Origami Público Alvo: Anos finais do ensino fundamental. Objetivo Geral: Utilizar a arte do origami a fim de promover uma ação multidisciplinar. Objetivos Específicos: Reconhecer alguns elementos

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Design e Expressão Gráfica. ARQ Computação Gráfica I PLES 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Design e Expressão Gráfica. ARQ Computação Gráfica I PLES 2011 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ 03071 - Computação Gráfica I PLES 2011 TUTORIAL RHINOCEROS 4.0 CADEIRA WASSILY de Marcel Breuer por Henrique Monteiro

Leia mais

Modelando um Rinoceronte no Max

Modelando um Rinoceronte no Max tutorial por Fabio S. D'A. Forti Modelando um Rinoceronte no Max F ora o bom conhecimento técnico do software utilizado, o mais importante quando vamos modelar, texturizar ou animar alguma coisa que existe

Leia mais

Criando um modelo base para um pé

Criando um modelo base para um pé Criando um modelo base para um pé Este tutorial visa lhe mostrar como criar um modelo base para um pé, que poderá ser adaptado de acordo com suas necessidades, tanto para figuras cartoons como para modelos

Leia mais

Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica

Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica Leandro Oliveira Para criar uma maquete eletrônica, é sempre bom atentar para uma coisa muito importante: organização. Para modelar a maquete

Leia mais

Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe

Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe Autores: Professor Jonathan Gazzola Professor Carlos Caetano de Almeida Professor Diego Andrade da Silva Apostila

Leia mais

Karen Jennings Wilson. Tecido branco com flocos de neve. Tecido de algodão na cor azul claro

Karen Jennings Wilson. Tecido branco com flocos de neve. Tecido de algodão na cor azul claro projetos Pássaro de Inverno Karen Jennings Wilson Esta bolsinha "Pássaro de Inverno" 13cm x 18cm (5" x 7") com zíper manterá você alegre e organizada durante o inverno! Tem espaço suficiente para celular

Leia mais

DESENHANDO COM PRECISÃO

DESENHANDO COM PRECISÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DESENHANDO COM PRECISÃO Professor: João Carmo INTRODUÇÃO Trabalhando-se com os comandos de precisão,

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 3 2. SELEÇÃO DE PONTOS PRECISOS EM OBJETOS

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 3 2. SELEÇÃO DE PONTOS PRECISOS EM OBJETOS TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 3 1. SISTEMA DE COORDENADAS 2. SELEÇÃO DE PONTOS PRECISOS EM OBJETOS 3. ALGUNS COMANDOS DE EDIÇÃO E CRIAÇÃO 1. SISTEMA DE COORDENADAS O universo de desenho do

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2 Autodesk Inventor 5 Parte 2 Pág. 1/24 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2 Cristiano Nogueira Silva* Dando continuidade ao curso de Autodesk Inventor, veremos nesta segunda parte, de um total de cinco,

Leia mais

DESENHO 2D NO INVENTOR. Prof. Márcio Catapan Disciplina: Desenho Mecânico 2

DESENHO 2D NO INVENTOR. Prof. Márcio Catapan Disciplina: Desenho Mecânico 2 DESENHO 2D NO INVENTOR Prof. Márcio Catapan Disciplina: Desenho Mecânico 2 INFORMAÇÕES DA AULA Cada peça/componentes deverá ter o seu desenho detalhado (desenho 2D). Não é recomendado que em uma folha

Leia mais

Máquina de Laços Pet Shop

Máquina de Laços Pet Shop Máquina de Laços Pet Shop IBRAMAC COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS PARA CONFECÇÕES LTDA. Rua São Caetano, 630 Luz São Paulo CEP 01104-000 Tel.: (11) 3228-8990 / (11) 3228-1394 Site: www.ibramacelastic.com.br E-mail:

Leia mais

Relatório de processo

Relatório de processo EXERCÍCIO 1 Roofing Modelação Geométrica Professor Luís Mateus Relatório de processo INTRODUÇÃO O trabalho, elaborado na disciplina de Modelação Geométrica, tem como principal objectivo simular a construção,

Leia mais

Manual da Nova Garra Mecânica

Manual da Nova Garra Mecânica Manual da Nova Garra Mecânica 1 Para começar o manual da Garra, vamos iniciar pela própria garra ou seja, a parte que agarra objetos. Parafuse a cantoneira de 12 furos em uma engrenagem de 36 dentes e

Leia mais

Exemplo 1 Introdução a esboços

Exemplo 1 Introdução a esboços Exemplo 1 Introdução a esboços Neste exemplo iremos desenhar e criar, da forma mais simples possível, uma peça sólida. Todo sólido sempre irá partir de um esboço, também conhecidos como croqui pelos desenhistas

Leia mais

Exemplo_1 Construir um acionamento onde a engrenagem 1 com 20 dentes aciona a engrenagem 2 com 40 dentes. Dados: m = 6 e φ = 20

Exemplo_1 Construir um acionamento onde a engrenagem 1 com 20 dentes aciona a engrenagem 2 com 40 dentes. Dados: m = 6 e φ = 20 ENGRENAGENS COM Pro/ENGINEER 1 1 - Engrenagem cilíndrica de dentes retos 1.1- Relações para engrenagens cilíndricas de dentes retos m = módulo Z = número de dentes dp = m. Z (diâmetro primitivo) p = m.

Leia mais

Minha Primeira Placa no KiCad.

Minha Primeira Placa no KiCad. Minha Primeira Placa no KiCad. Nesse tutorial iremos fazer o desenho da nossa primeira placa de um circuito, liga desliga led, utilizando o software KiCad. Caso não saiba o que é o KiCad ou ainda não o

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 6 AULA 6 APRENDENDO SOBRE APARENCIAS O QUE É A APARENCIA NO WORDPRESS? CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES Como o próprio nome já diz, aparência significa a cara do seu BLOG. Na aba aparência você terá inúmeras

Leia mais

Figura Uso de coordenadas polares

Figura Uso de coordenadas polares INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O CAD trabalha com dois sistemas de coordenadas. O sistema de coordenadas cartesianas (Figura) e o sistema de coordenadas polares (Figura). No sistema de coordenadas cartesianas,

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre SEGMENTOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.3d SEGMENTOS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre SEGMENTOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.3d SEGMENTOS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. SEGMENTOS CAD Nesta aula você aprenderá a dividir um segmento em partes iguais e também a inserir em cada divisão um desenho qualquer. Este exercício é muito útil em projetos de arquitetura,

Leia mais

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Introdução: Seguindo o crescimento do conteúdo em sites de Internet, a necessidade por uma fácil navegação nas páginas cresce igualmente. Um menu pop-up pode ser

Leia mais

1 pedaço de 18cm x 8cm (7" x 3") Superior Frontal 1 pedaço de 18cm x 18cm (7" x 7") Inferior Frontal 1 pedaço de 18cm x 23cm (7" x 9") Costas

1 pedaço de 18cm x 8cm (7 x 3) Superior Frontal 1 pedaço de 18cm x 18cm (7 x 7) Inferior Frontal 1 pedaço de 18cm x 23cm (7 x 9) Costas projetos Urso Love Karen Jennings Wilson Você vai amar esta bolsinha (13cm x 18cm) com zíper "Urso Love"! Muito fácil de fazer utilizando apenas um bastidor de sua máquina de bordar. O corte utilizado

Leia mais

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas.

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Para ilustrar melhor esse tutorial, iremos gerar um arquivo

Leia mais

5. Sistema de corte de contorno

5. Sistema de corte de contorno 5. Sistema de corte de contorno 5.1 Introdução A série Jaguar III tem como característica um sistema de corte de contorno para garantir um corte de contorno preciso por marcações de registro impressas

Leia mais

Ambiente de programação

Ambiente de programação EXPLORANDO O O que é o SCRATCH? O software Scratch é um ambiente para a criação de jogos, histórias e animações, usando raciocínio lógico. A partir desta ferramenta é possível exercitar conceitos de lógica

Leia mais

Maya. Personagens no Maya Parte III. por Dean Ivatchkovitch

Maya. Personagens no Maya Parte III. por Dean Ivatchkovitch Maya por Dean Ivatchkovitch Personagens no Maya Parte III Vamos dar continuidade à criação do nosso personagem. Nesta edição, vamos criar as mãos e pés do personagem, juntar as partes do corpo e prepará-lo

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PERSONALIZAÇÃO DE BONECOS COM A MÁQUINA 3D FACE DOLL

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PERSONALIZAÇÃO DE BONECOS COM A MÁQUINA 3D FACE DOLL MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PERSONALIZAÇÃO DE BONECOS COM A MÁQUINA 3D FACE DOLL Identificação dos elementos da Máquina 3D Face Doll: Antes de ligar a máquina 3D Face Doll e iniciar seu trabalho é indispensável

Leia mais

LAYOUTS PARA PLOTAGEM

LAYOUTS PARA PLOTAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LAYOUTS PARA PLOTAGEM Professor: João Carmo Introdução Como se sabe o AutoCAD possui dois modos de apresentação

Leia mais

Padronização de montagens

Padronização de montagens Padronização de montagens Número da Publicação spse01640 Padronização de montagens Número da Publicação spse01640 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e a documentação relacionada

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 5

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 5 Autodesk Inventor 5 Parte 5 Pág. 1/18 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 5 Cristiano Nogueira Silva* Dando continuidade ao curso de Autodesk Inventor 5, veremos nesta quinta e última edição, a parte

Leia mais

LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO

LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO LAÇOS E NÓS LAÇOS PARA PRESENTE PASSO A PASSO São várias ideias criativas e super fofinhas! Vamos aos passo a passos e escolha um lacinho bem legal para enfeitar teu presente. IDEIAS PARA FAZER LAÇOS PARA

Leia mais

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:..

Tutorial 2 Fireworks CS3. ..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. Tutorial 2 Fireworks CS3..: Técnicas básicas para a ferramenta Caneta (Pen-tool) - Parte 1:.. ::Objetivo:: Mostrar algumas técnicas básicas de uso da ferramenta Caneta (Pen-Tool). Nesta primeira parte

Leia mais

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info -- damasceno12@hotmail.com Google: Google: Blender Blender

Leia mais

ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO

ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO 1) Acessar a aba Vendas \ Rotas, no Gênesis. ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO 2) Surgirá a janela abaixo: 3) Clicar no botão 1 4) Definir um nome para a Rota: 5) Clicar em para iniciar a lista de clientes

Leia mais

Tutorial QGIS Aula 10

Tutorial QGIS Aula 10 Geração de Cartas e Impressão Engenharia de Agrimensura e Cartografia Caio Henrique de Souza Gregory Baldim Carvalho Diego Fernandes Disciplina: Sistemas de Informações Geográficas Professor: Angelo Marcos

Leia mais

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar.

1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando com o botão direito e em apagar. Nível 3 Ferramenta de desenho Introdução: Neste projeto, vamos criar uma ferramenta de pintura para criar desenhos. Esta ferramenta permitirá escolher a cor do lápis, limpar a tela, usar carimbos e muito

Leia mais

Projeto e Computação Gráfica. Pedro Mitsuo Shiroma

Projeto e Computação Gráfica. Pedro Mitsuo Shiroma Projeto e Computação Gráfica Pedro Mitsuo Shiroma Desenhando no papel Normas ABNT: NBR 10068: Dimensões da folha de papel; NBR 10582: Margens e disposição dos elementos; NBR 13142: Dobramento; NBR 8196:

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

Publicidade em CorelDraw X3

Publicidade em CorelDraw X3 Publicidade em CorelDraw X3 Vamos abrir essa imagem em CorelDraw. Para isso basta ir no menu arquivo, importar e abrir a imagem escolhida. Vamos deixar nossa folha num formato mais adequado para uma publicidade.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR EXTERIOR EMD 950

MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR EXTERIOR EMD 950 MANUAL DE INSTRUÇÕES MOTOR EXTERIOR EMD 950 2 AVISOS O ar aspirado não deve ser canalizado por uma conduta já utilizada para evacuar fumos produzidos por aparelhos alimentados por outras fontes de energia

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno Criando o piso: A construção do piso e do teto será demonstrada com a utilização do modificador Extrude para criar objetos 3D rapidamente utilizando umas formas 2D como base. 1. Continue a utilizar o modelo

Leia mais

Manual de Referência e Tutoriais. Cecília Santos Franco. Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I.

Manual de Referência e Tutoriais. Cecília Santos Franco. Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Manual de Referência e Tutoriais Autora: Cecília Santos Franco Setembro 2005 Apostila elaborada por: Profa. Cecília Amélia Santos Franco 1 Informática I Modelagem 3D no SketchUp Villa Savoye Le Corbusier

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D AULA 04 COMANDOS INICIAIS Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil CIRCLE Permite desenhar

Leia mais

2 ELEMENTOS DE FIXAÇÃO - PARAFUSOS

2 ELEMENTOS DE FIXAÇÃO - PARAFUSOS 2 ELEMENTOS DE FIXAÇÃO - PARAFUSOS Nesta aula trabalharemos com elementos de fixação do tipo parafuso no desenho técnico. Inicialmente, apresentaremos conceitos básicos referentes a este elemento de fixação.

Leia mais

CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS

CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS CRIAR ILUSTRAÇA O DE ESPAÇO COM PLANETAS Vamos criar uma ilustração com uma cena do espaço parecida com a dos desenhos animados usando formas vetoriais simplificadas e cores sólidas. Veja como ilustrações

Leia mais

Capítulo 4 Criando uma animação

Capítulo 4 Criando uma animação Capítulo 4 Criando uma animação Índice 1. Animação Quadro a Quadro (Frame by Frame)...3 1.1 A barra Onion Skin...5 1.1.1 Onion Skin Outlines...5 1.1.2 Edit Multiple Frames...5 2. Animações com Tweening...6

Leia mais

Calibração dos pilotos Ontrac 3/Steercommand

Calibração dos pilotos Ontrac 3/Steercommand Calibração dos pilotos Ontrac 3/Steercommand 1 Passo Criando veículo Na página inicial do display clique em configurações de GPS e direção. 1 Passo Criando veículo Depois que o display reconhecer o sistema

Leia mais