EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia"

Transcrição

1 EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 12 folhas de apresentação Bibliografia NBR 10068/87 FOLHAS DE DESENHO, LEIAUTE E DIMENSÕES NBR CONTEÚDO DA FOLHA PARA DESENHO TÉCNICO NBR DOBRAMENTO DE CÓPIA Dados Folha A0: - largura 841mm e altura 1189mm; - margem esquerda de 25mm, outras margens de 10mm; Obs.: A margem esquerda sempre é maior que as demais pois é nesta margem que as folhas são furadas para fixação nas pastas ou arquivos.

2 Iremos criar uma família de folhas e um carimbo para a apresentação do projeto. Criaremos uma folha, tamanho A0, cujas dimensões são 841mm de largura e 1189 mm de altura. O padrão das margens é definido pela NBR 10068/87, no qual as margens são definidas como: 25 mm para a margem esquerda e 10 mm para as demais margens.

3 Na tela inicial do programa, selecione create, new family.

4 Em metric templates, clique em title blocks.clique em A0 metric e posteriormente em Open.

5 Visualize a folha A0 na interface do software.

6 Iremos desenhar as bordas com as ferramentas de desenho disponíveis no editor de famílias. Para isso, clique em line.

7 Com a ferramenta rectangle desenhe um retângulo qualquer na folha.

8 Selecione as arestas conforme mostrado abaixo e acerte a medida das margens. 25 mm a esquerda.

9 10 mm, acima, abaixo e à direita.

10 Visualize o resultado.

11 Para o carimbo, desenhe duas linhas arbitrarias no canto inferior direito da folha.

12 Clique na linha vertical e altere a distancia em relação à margem direita para 175mm.

13 Clique na linha horizontal para referenciar o tamanho da linha vertical, como sendo de 110mm.

14 Acerte as margens do carimbo.

15 Para criar as linhas de texto, clique em line. Desenhe 6 linhas dentro do interior do carimbo, em posições quaisquer

16 Clique na primeira linha, de cima para baixo, dentro dos limites da legenda e mova-a para baixo, até uma distância de 20mm da borda superior do retângulo.

17 Mantenha os demais espaçamentos como 15mm.

18 Crie o espaço destinado ao número da folha. Desenhe um linha vertical da margem inferior até a linha indicada abaixo.

19 Selecione a linha vertical criada e altere sua distância da margem direita para 70mm.

20 Selecione a linha indicada e mova-a para a esquerda.

21 Em home, na aba superior, selecione a ferramenta Text.

22 Crie uma caixa de texto e preencha com UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

23 Selecione o texto e clique em edit type, na barra lateral properties. Altere o tamanho do texto para 5mm. Confirme.

24 Copie o elemento para uma posição logo abaixo.

25 Selecione o novo texto e edite seu tipo, alterando o tamanho da fonte para 4 mm. Com um duplo clique, edite o texto, preenchendo o campo com FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO.

26 Selecione as duas linhas que conformam o carimbo e as margens da folha e em subcategory, clique em wide lines, para alterar a espessura dessas linhas e diferenciá-las das demais.

27 Verifique se o parâmetro thin lines está desligado.

28 Crie uma nova caixa de diálogo e digite DISCIPLINA.Duplique a caixa de texto, denominando-a texto, 3mm.Altere o campo text size para 3mm. Clique em OK.

29 Arraste o texto para uma posição aproximada, conforme a imagem.

30 Copie este texto para os demais campos, conforme abaixo.

31 Altere os campos segundo a figura, preenchendo-os com: disciplina, aluno, trabalho, título, data, escala e folha.

32 Crie uma nova caixa com o titulo 4mm e digite o nome da disciplina. Os campos que são fixos, como o nome da disciplina, o nome do aluno, e o trabalho serão criados com esta ferramenta. Preencha os campos conforme abaixo.

33 Para criar os textos referentes a data, título, escala e a folha de projeto iremos usar a ferramenta Label, para que estes campos possam ser alterados nas folhas, dentro do projeto. Selecione a ferramenta label. Clique logo abaixo do campo Título.

34 Selecione o parâmetro Project Name. Clique em Add parameter to the label. Clique em Ok. Duplique a etiqueta, denominando-a conforme abaixo. Altere o campo Text Height para 4mm.

35 Para a data, novamente com a ferramenta label, escolha o parâmetro Date/Time Stamp. Clique em Ok.

36

37 Para a escala, escolha o parâmetro Scale. Clique em ok.

38 Para o número da folha, escolha Sheet Number.

39 Posicione as etiquetas em seus locais aproximados.

40 Clique sobre a etiqueta do número da folha e duplique-a.

41 Altere o valor de text height para 8mm. Cheque o resultado.

42 Para a marcação das dobras das folhas, utilize a ferramenta line. Desenhe uma linha alinhada ao carimbo, na margem inferior da folha.

43 Desenhe outra linha na margem superior da folha.

44 Faça mais 5 linhas arbitrárias sobre as margens superiores e inferiores.

45 Altere a espessura dessas linhas para thin lines. Corte o excesso das linhas com a ferramenta trim.

46 Altere a distância do primeiro trecho para 185mm.

47 Faça mesmo com o segundo e terceiro trecho.

48 Para o próximo, digite a distância de 119.5mm.

49 A medida do último trecho deve ser 210mm.

50 Mova os trechos de baixo, com base nesses alinhamentos da margem superior. Verifique a folha.

51 Divida agora as laterais em três partes, com as distâncias das margens de 297mm, desenhando duas linhas de cada lado, não excedendo as margens.

52

53 Desenhe uma linha até a segunda marcação da margem esquerda, na parte mais externa, conforme indicado.

54 Recorte a linha, conforme mostrado abaixo, através da ferramenta trim.

55 Salve a família como Prancha Casinha A0. No projeto da casinha, na barra lateral esquerda, vá até a aba sheets. Clique com o botão direito, new sheet.

56 Clique em load, na parte superior para carregar a família criada. Selecione a Prancha Casinha A0.rfa e clique em Open. Confirme a importação e clique em Ok. Clique com o botão direito sobre o nome da folha e nomeie como 001. As próximas folhas acrescentada seguirão este padrão.

57 Vá para o carimbo. Em título, insira Plantas, Cortes e Vistas. A escala será preenchida automaticamente.

58 Para inserir as imagens do projeto na prancha, basta selecionar as imagens e arrastá-las até a prancha. Selecione o nível piso acabado e arraste-o até a folha.

59 Solte a imagem no local desejado. Perceba que a vista apresenta o mesmo nome que atribuímos a ela nos tutoriais passados e a escala que estava definida nesta vista. As alterações futuras podem ser modificadas na prancha. Perceba que ao inserir a planta, clicando-se sobre as vistas indicadas no desenho, a vista correspondente será aberta.

60 No corte transversal, por exemplo, escolha os elementos que deseja esconder na prancha, como a indicação dos níveis e digite HH. Clique sobre a parede, e na aba superior view, selecione visibility/graphics.

61 Selecione o elemento wall, projection/ surface, patterns. Des-selecione a opção visible. Clique em OK. O padrão do tijolo foi escondido.

62 Repita o procedimento, inserindo os cortes transversais e o corte longitudinal, a tabela, a vista oeste, uma imagem renderizada, a tabela de áreas e o esquema de áreas.

63 Para plotar a prancha vá em Revit, print. Escolha a impressora ou um gerador de arquivos pdf.

64 Clique em setup e ajuste em size o tamanho para ISO A0.

65 Em zoom, ajuste o valor para 100%, para garantir que o projeto será impresso na escala predefinida. Confirme em Ok. Confirme novamente e salve seu projeto.

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres 13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO 13.1 Criação de folhas mestres Para a apresentação do projeto, serão criadas folhas mestres, estas ficarão salvas no arquivo deste projeto e poderão ser usadas posteriormente

Leia mais

CAP 13 SHEETS / Pranchas de Impressão

CAP 13 SHEETS / Pranchas de Impressão CAP 13 SHEETS / Pranchas de Impressão As pranchas de impressão são elementos de extração de dados do projeto que podem ser desenvolvidas no próprio Revit utilizando modelos (famílias) ou importando de

Leia mais

EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas

EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 05 inserção de portas e janelas 5.1portas Antes de inserirmos a porta criada no projeto, podemos realizar um estudo de vãos, sendo este facilmente modificável. O grupo

Leia mais

Drawing Formato_PTC Creo ) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format

Drawing Formato_PTC Creo ) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format Drawing Formato_PTC Creo 3.0 1) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format Digite o nome do formato (exemplo): Formato_A Clique

Leia mais

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas.

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Para ilustrar melhor esse tutorial, iremos gerar um arquivo

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

Tutorial STAAD.Pro. 2. No menu seguinte, escolha a opção Add Beam para começar desenhando vigas e pilares e pressione Finish.

Tutorial STAAD.Pro. 2. No menu seguinte, escolha a opção Add Beam para começar desenhando vigas e pilares e pressione Finish. Tutorial STAAD.Pro 1. Abra o programa e selecione New Project. Em seguida, marque a opção Space para que o programa entenda que o usuário deseja criar uma estrutura tridimensional e prepare a área de trabalho

Leia mais

Como Efetuar o Corte de Contorno - Sistema AAS II Corte de Contorno de Imagens vetorizadas

Como Efetuar o Corte de Contorno - Sistema AAS II Corte de Contorno de Imagens vetorizadas Como Efetuar o Corte de Contorno - Sistema AAS II Corte de Contorno de Imagens vetorizadas Importe as imagens vetorizadas com a extensão.cmx ou EPS, organize as imagens no layout conforme o melhor aproveitamento

Leia mais

Escala do desenho na plotagem:

Escala do desenho na plotagem: Escala do desenho na plotagem: Dica: Verifique se a área que você deseja imprimir cabe no formato da folha. Trabalhe com tamanho de folha e desenho no mesmo sistema métrico, ou seja: se a folha está em

Leia mais

Gerenciando o projeto multidisciplinar no Revit MEP

Gerenciando o projeto multidisciplinar no Revit MEP Marcos Luiz Del Carlo MHA Engenharia Guilherme Brito Neves MHA Engenharia Orientar os profissionais a trabalhar com um template multidisciplinar controlando visibilidades especificas de cada disciplina.em

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2 Autodesk Inventor 5 Parte 2 Pág. 1/24 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 2 Cristiano Nogueira Silva* Dando continuidade ao curso de Autodesk Inventor, veremos nesta segunda parte, de um total de cinco,

Leia mais

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO. Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando

SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO. Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO 4 CAPÍTULO I Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando 14 20 21 23 Exercício 23 DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO SUPERIOR

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento bloco Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1 Detalhamento bloco... 4 1.2. Estudo de caso 2 Detalhamento do suporte... 19 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar técnicas do ambiente

Leia mais

WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de competência em informação.

WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de competência em informação. WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS 07 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de competência em informação. APRESENTAÇÃO Este material foi elaborado para auxiliar a formatação

Leia mais

DISCIPLINA GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS OFICINA: APRESENTAÇÃO FINAL DE MAPAS

DISCIPLINA GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS OFICINA: APRESENTAÇÃO FINAL DE MAPAS DISCIPLINA GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS OFICINA: APRESENTAÇÃO FINAL DE MAPAS Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: KATIA CRISTINA BORTOLETTO BRUNO ZUCHERATO Para a finalização do

Leia mais

Tutorial 04 Cabeça da Biela

Tutorial 04 Cabeça da Biela DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Tutorial 04 Cabeça da Biela Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de Universidade de

Leia mais

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava TUTORIAL 15 SHEET METAL Modelando uma trava O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

TUTORIAL DO SAP 2000 Versão: (Vigas com Aberturas)

TUTORIAL DO SAP 2000 Versão: (Vigas com Aberturas) UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA MECÂNICA COMPUTACIONAL TUTORIAL DO SAP 2000 Versão: 10.0.1 (Vigas com Aberturas) alopes@uea.edu.br Manaus-AM: 03 de agosto de 2006.

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Fazendo este tutorial

Leia mais

TCP TUNNEL CAD 2.0 MANUAL DO USUÁRIO

TCP TUNNEL CAD 2.0 MANUAL DO USUÁRIO TCP TUNNEL CAD 2.0 MANUAL DO USUÁRIO 2 Índice Criando um projeto...3 Plotando as informações do Projeto...3 Seção-Tipo...4 Atribuindo as Seções-Tipo...5 Cálculo das Seções Transversais...6 Operações com

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Nos tutoriais

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

Projeto e Computação Gráfica. Pedro Mitsuo Shiroma

Projeto e Computação Gráfica. Pedro Mitsuo Shiroma Projeto e Computação Gráfica Pedro Mitsuo Shiroma Desenhando no papel Normas ABNT: NBR 10068: Dimensões da folha de papel; NBR 10582: Margens e disposição dos elementos; NBR 13142: Dobramento; NBR 8196:

Leia mais

Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor

Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Gustavo de José Godoy 2005 Departamento de Engenharia

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Detalhamento de peça Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Detalhamento de peça... 4 2. Estudo de caso 2 Detalhamento Morsa... 17 2 1. Objetivos Nesta lição iremos abordar o processo de elaboração de um

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

1 INTRODUÇÃO AO WRITER

1 INTRODUÇÃO AO WRITER 1 INTRODUÇÃO AO WRITER O LibreOffice Writer é um editor de texto, de código aberto, utilizado para a criação de trabalhos científicos, acadêmicos, de conclusão de curso, relatórios, entre outros. Esta

Leia mais

HRM Software v Como adicionar/atualizar um arquivo de calibração

HRM Software v Como adicionar/atualizar um arquivo de calibração Tutorial para Análise de Ensaios de 1. Como adicionar/atualizar um arquivo de calibração Na primeira vez que for analisar um experimento no Software HRM, você terá que adicionar o arquivo de calibração

Leia mais

Roteiro - Exercício UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Roteiro - Exercício UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Roteiro - Exercício DISCIPLINA: DESENHO II PROF.: LUIZ ALESSANDRO PERÍODO: 2006.2 Trabalho elaborado por:

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental PHA Hidrologia Aplicada

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental PHA Hidrologia Aplicada Exercício Características Físicas de uma Bacia Hidrográfica A) Determine os parâmetros de forma da bacia, a ordem do rio principal e a densidade de drenagem da bacia. B) Desenhe o perfil longitudinal do

Leia mais

Código da Disciplina CCE0047 AULA 2.

Código da Disciplina CCE0047 AULA 2. Código da Disciplina CCE0047 AULA 2 http://cleliamonasterio.blogspot.com/ CURIOSIDADES DA GEOMETRIA: Subdivisão do retângulo ÁUREO em quadrados e em outros retângulos áureos: Subdivisão do retângulo HARMÔNICO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Website do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle GEPOC

Website do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle GEPOC Website do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle GEPOC Manual para Atualização das Informações Pessoais 1 A seguir é apresentado um tutorial sobre o procedimento para atualizar o perfil pessoal na

Leia mais

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK.

Prof. Paulo Borges. ao lado do campo Proprietário, clique no botão Novo e preencha os dados, conforme tela abaixo, em seguida clique em Salvar e OK. Aula 01 Criando Novo Projeto, Introdução Manual de Dados na Caderneta de Campo, Importação de Arquivos Textos e Arquivos Brutos de Estações Totais, Cálculo de Poligonal Fechada. 1º Passo: Após abrir o

Leia mais

Bem vindo a PHOENIX CONTACT

Bem vindo a PHOENIX CONTACT Bem vindo a PHOENIX CONTACT CLIP PROJECT advanced Identificacao Mini-Treinamento Caracteristicas Basicas Novo programa de Identificações Clique 2 vezes no ícone CLIP PROJECT advanced no seu desktop Selecione

Leia mais

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro Novo projeto Dê um nome ao projeto (Cada projeto deverá ter um nome diferente), certifique-se onde será salvo e dê OK.

Leia mais

11. COTAGEM Cotas em Planta

11. COTAGEM Cotas em Planta 11. COTAGEM 11.1 Cotas em Planta As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superiores a 1 m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1 m, e os milímetros (mm) devem

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTOS INICIAIS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO 01 de 12 1. Abra o software CellSens Dimension. O ícone do software está localizado na área de trabalho. OBSERVAÇÃO: Caso seja necessário trabalhar

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (IV): Fundamentos para Desenhos (Vistas)

Introdução ao SolidWorks (IV): Fundamentos para Desenhos (Vistas) Introdução ao SolidWorks (IV): Fundamentos para Desenhos (Vistas) João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Desenhos de Engenharia n Basicamente os desenhos transmitem três tipos de informação

Leia mais

APP INVENTOR. APP INVENTOR Exercício 1 Cálculo do IMC

APP INVENTOR. APP INVENTOR Exercício 1 Cálculo do IMC APP INVENTOR APP INVENTOR Exercício 1 Cálculo do IMC APP INVENTOR Página 1 01-) Abra sua seção do APP INVENTOR. Clique aqui para usar sua conta. Digite o e-mail que você criou para sua seção. Clique em

Leia mais

Tutorial Autodesk Inventor 2014

Tutorial Autodesk Inventor 2014 Tutorial Autodesk Inventor 2014 Geração automática do código dimensional de uma chapa para montagem da lista de peças 1. Abra qualquer desenho de chapa que tenha sido criado usando a Template Sheet Metal.ipt

Leia mais

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos

Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Noções de Word versão 2010 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Apresentar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na

Leia mais

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma Módulo de Topografia Avançada Formatos. Esta ferramenta auxilia na criação de formatos para impressão, tais como: A0; A1; A2; A3 e A4. O acesso a este recurso está no menu suspenso Posição, Formatos: delas.

Leia mais

Instalação Silhouette Studio

Instalação Silhouette Studio Manual Silhouette Cameo - Instalação - Corte Simples - Corte com registro 31 3279 1050 - www.tmt.net.br Instalação Silhouette Studio Crie sua arte no CorelDraw ou Illustrator, utilizando contorno preto,

Leia mais

3. ESTRUTURAS E VEDOS. 3.1 Paredes

3. ESTRUTURAS E VEDOS. 3.1 Paredes 3. ESTRUTURAS E VEDOS 3.1 Paredes Iniciaremos a construção com paredes genéricas que serão configuradas posteriormente. Em Mapa de Projetos, selecione Piso acabado como piso corrente. Na Caixa de Ferramentas

Leia mais

Guia Rápido Impressão de Etiqueta First

Guia Rápido Impressão de Etiqueta First Sumário Sumário... 02 Guia Rápido Impressão de Etiqueta... 03 1.1 Impressão de Etiqueta... 03 Impressão de Etiqueta em Argox... 03 Impressão de Etiqueta via Master Print... 11 Instalação do Master Print...

Leia mais

O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source.

O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source. Introdução ao JasperReports O JasperReports Studio é uma ferramenta de software que oferece um ambiente visual para criar relatórios para a plataforma Java. É open source. Para efetuar o seu download acesse

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI MR Simulação de Processos em Eng. de Materiais. Aula 7. Simulink

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI MR Simulação de Processos em Eng. de Materiais. Aula 7. Simulink EE CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI MR070 - Simulação de Processos em Eng. de Materiais Aula 7 Simulink 1 I. Introdução Simulink Básico O SIMULINK é uma extensão gráfica do MATLAB para a simulação dinâmica

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo REVIT Gráfica_Digital REVIT_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de DIG de 2015-2

Leia mais

Oficina: Processador de Texto

Oficina: Processador de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 computação gráfica I Prof. marianne siviero dillenburg tutorial rhinoceros porto alegre 2012/01

Leia mais

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA

Sumário. Sumário Objetivos Estudo de caso Cursos à distância SKA Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos continuar explorando as ferramentas de montagem do SolidWorks. Conheceremos novos posicionamentos avançados

Leia mais

Layer ASAS como corrente. Com o comando SWEEP 2 RAILS, selecione, na sequencia, as covas da base da assa, as duas curvas mais acima e a reta que as

Layer ASAS como corrente. Com o comando SWEEP 2 RAILS, selecione, na sequencia, as covas da base da assa, as duas curvas mais acima e a reta que as As imagens de base para a modelagem estarão disponíveis no final do tutorial. Elas devem ser alinhadas a origem para modelar o avião. Para começar vamos dividir o trabalho em layers para facilitar a modelagem.

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

Requisitos do sistema... 3 Produzindo Imagens de Código de Barras... 4 Gerando imagem de código de barras de forma manual... 4 Gerando imagens de

Requisitos do sistema... 3 Produzindo Imagens de Código de Barras... 4 Gerando imagem de código de barras de forma manual... 4 Gerando imagens de Manual do Usuário Requisitos do sistema... 3 Produzindo Imagens de Código de Barras... 4 Gerando imagem de código de barras de forma manual... 4 Gerando imagens de código de barras sequenciais... 7 A Gerando

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes

Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Cap. 2: Executando o Cálculo de Volumes Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do Bentley topograph. Existem duas formas de calcular volumes no Bentley topograph: por seções transversais e por

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice Solid Edge ST6 Tutorial 13 Modelando uma Hélice Neste tutorial serão introduzidos os conceitos de modelação, onde você verá a aplicação prática de features 3D através do comando Lofted Protrusion e a divisão

Leia mais

6. ESQUADRIAS. 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente.

6. ESQUADRIAS. 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente. 6. ESQUADRIAS 6.1 Portas Inicie com instalação de portas genéricas que serão configuradas posteriormente. Selecione Porta na Caixa de Ferramentas e método de construção pelo canto (Método de Geometria:

Leia mais

Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos. Elaborado pela Biblioteca Universitária

Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos. Elaborado pela Biblioteca Universitária Noções de Word versão 2007 para Trabalhos Acadêmicos Elaborado pela Biblioteca Universitária Objetivo Dar noções do uso do word de acordo com as orientações do documento Trabalhos acadêmicos na UNISUL

Leia mais

MICROSOFT PUBLISHER. Sumário

MICROSOFT PUBLISHER. Sumário MICROSOFT PUBLISHER Sumário Introdução ao Microsoft Publisher... 2 Publicações para impressão... 3 Criando uma publicação usando uma das publicações predefinidas... 4 Alterando o título do boletim informativo....

Leia mais

Cap. 3: Iniciando um projeto

Cap. 3: Iniciando um projeto Cap. 3: Iniciando um projeto Bem-vindo ao Bentley topograph V8i! Seja você um usuário experiente no uso do sistema ou um iniciante, o Bentley topograph V8i lhe proporcionará maior produtividade em trabalhos

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza Layers Usado para melhor gestão e disposição dos elementos do desenho; Para inserir um Layer iremos clicar em Layer Properties.

Leia mais

Oficina de Publicações

Oficina de Publicações q Ministério da Educação Colégio Pedro II Campus Realengo II Oficina de Publicações Centro de Inclusão Digital Prof. Wilson Choeri Setembro/2015 1 Apresentação Seja bem-vindo (a) ao Centro de Inclusão

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 5

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 5 Autodesk Inventor 5 Parte 5 Pág. 1/18 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 5 Cristiano Nogueira Silva* Dando continuidade ao curso de Autodesk Inventor 5, veremos nesta quinta e última edição, a parte

Leia mais

Aula 09 - Tutorial 07 Montagem do Motor

Aula 09 - Tutorial 07 Montagem do Motor DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2014 Aula 09 - Tutorial 07 Montagem do Motor Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia de São

Leia mais

Criação de um Template Personalizado

Criação de um Template Personalizado Manual de engenharia No. 40 Atualização: 01/2019 Criação de um Template Personalizado Programa: Estratigrafia Relatórios Arquivo: Demo_manual_40.gsg O objetivo deste manual é mostra como criar templates

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Oficina: Editor de Texto

Oficina: Editor de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

TUTORIAL EXTRATOR DE DADOS CHEGADAS DE TURISTAS NÃO RESIDENTES AO BRASIL

TUTORIAL EXTRATOR DE DADOS CHEGADAS DE TURISTAS NÃO RESIDENTES AO BRASIL Ministério do Turismo Secretaria Executiva Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas TUTORIAL EXTRATOR DE DADOS CHEGADAS DE TURISTAS NÃO RESIDENTES AO BRASIL SUMÁRIO 1- ACESSO AO EXTRATOR 2- ABERTURA

Leia mais

Sumário Objetivos da lição Estudo de caso Exercício

Sumário Objetivos da lição Estudo de caso Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da lição... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.2. Exercício 1... 16 2 1. Objetivos da lição Nesta lição, iremos utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo das lições para

Leia mais

CATIA V5 TREINAMENTO - SHEET METAL TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5-R16. SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA Tel. 0(XX)

CATIA V5 TREINAMENTO - SHEET METAL TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5-R16. SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA Tel. 0(XX) CATIA V5 TREINAMENTO - SHEET METAL TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5-R16 INTRODUÇÃO A SM-COMPUTAÇÃO GRÁFICA ELABOROU ESTE TUTORIAL PASSO A PASSO SEGUINDO EXATAMENTE O MESMO CRITÉRIO ADOTADO EM NOSSO

Leia mais

Requisitos do sistema... 3 Criando imagens de código de barras... 4 Criando imagens de código de barras ISSN de forma manual... 4 Criando imagens de

Requisitos do sistema... 3 Criando imagens de código de barras... 4 Criando imagens de código de barras ISSN de forma manual... 4 Criando imagens de Manual do Usuário Requisitos do sistema... 3 Criando imagens de código de barras... 4 Criando imagens de código de barras ISSN de forma manual... 4 Criando imagens de código de barras ISSN de sequencial...

Leia mais

Desenho assistido por computador II CAD II

Desenho assistido por computador II CAD II Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 9 Detalhamento O detalhamento

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem

Material do Professor. Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem 1 Material do Professor Tema: Roteiro de construção para a atividade Porcentagem Objetivo: Dar suporte ao professor para fazer as construções necessárias à atividade Porcentagem ATIVIDADE 1: Construção

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

Minha Primeira Placa no KiCad.

Minha Primeira Placa no KiCad. Minha Primeira Placa no KiCad. Nesse tutorial iremos fazer o desenho da nossa primeira placa de um circuito, liga desliga led, utilizando o software KiCad. Caso não saiba o que é o KiCad ou ainda não o

Leia mais

Escrito por: Ramon Andrade. Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus

Escrito por: Ramon Andrade. Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus Escrito por: Ramon Andrade Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus Configurando impressora de etiquetas Zebra GC420t Antes de começar a configuração certifique se que a impressora esteja devidamente

Leia mais

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Exercício 43 Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Siga os seguintes passos: 1. Crie um novo livro de nome Formulário 2. Altere o nome da 1ª. folha para Formulário 3. Altere o

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Tutorial TecnoMETAL. Lição 1. Modelo 3D com TecnoMETAL

Tutorial TecnoMETAL. Lição 1. Modelo 3D com TecnoMETAL Tutorial TecnoMETAL Lição 1 Modelo 3D com TecnoMETAL Steel&Graphics Brasil Rua Irineu Ferlin 926. Centro. Marau-RS Tel. 55 (54) 3342-4850 Email: brasil@steelgraphics.com.br Primeiro passo para criar um

Leia mais

Introdução ao SolidWorks. Desenhos (Vistas)

Introdução ao SolidWorks. Desenhos (Vistas) Introdução ao SolidWorks (IV): Fundamentos para Desenhos (Vistas) João Manuel R. S. Tavares / JOF Desenhos de Engenharia Basicamente os desenhos transmitem três tipos de informação sobre os objectos representados:

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

PORTAL INSTITUCIONAL

PORTAL INSTITUCIONAL MANUAL DE CRIAÇÃO DE FORMULÁRIO AVANÇADO NO PORTAL INSTITUCIONAL Elaborado por: Dalila G. P. Laperuta Divisão de Manutenção e Suporte ao Usuário UTFPR Campus Pato Branco PATO BRANCO NOVEMBRO DE 2013 1.

Leia mais