Tutorial Parafusadeira Black & Decker

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tutorial Parafusadeira Black & Decker"

Transcrição

1 Tutorial Parafusadeira Black & Decker POR DIOGO MIRANDA Passo 1 Fotografias: Ajuste as duas fotografias nas vistas ortográficas como indicado nas fotos, a imagem lateral guiará todo o trabalho basicamente, e a frontal servirá de parâmetro para referências e ajustes. *Vista frontal e lateral

2 Posicionando as imagens: Com o botão direito em FRONT,em cima do nome de cada vista, abra a caixa e siga até background bitmap. Selecione PLACE, selecione a primeira imagem, a da vista frontal. Posicione a base no meio do eixo Z, e a vista lateral também com a base na altura zero do eixo Z. Linhas Bases Comece pelo eixo central do corpo, ele orientará todo o desenho. Depois passe para o contorno do corpo, como há um eixo de simetria é suficiente fazer somente um dos lados do eixo de simetria. Observe na próxima foto em linhas amarelas o eixo de simetria e os contornos. 2º parte 1º parte Parte da Rotação 3º parte Eixo central A cabeça da furadeira, parte que gira junto com a broca pode ser feita em POLYLINE, não se esqueça de seleciona PERP e NEAR na barra inferior como na imagem a seguir.

3 Obs. Arredonde as arestas com o FILLET CURVES, com o tamanho de raio da sua preferência. Seguindo para o corpo, o dividiremos e três linhas, a primeira parte escura use POLYLINE, depois CURVE: INTERPOLATE POINTS, novamente arredonde ambas com FILLET CURVE. A segunda parte é feita em CURVE: INTERPOLATE POINTS e use Match nas extremidades entre ambas para dar concordância para ambas, assim não haverá problemas no render. Siga para terceira parte, do final da segunda até o fim do eixo central. Como na figura anterior. Use novamente FILLET CURVE. Detalhe importante, você acabou de fazer a traseira do objeto. Para não ficar pontudo nem bolhado, selecione a última curva desenhada e escreva MIRROR, espelhar, e use o eixo central como plano de reflexão. Novamente, use MATCH entre ambas para concordá-las, após isso pode deletar a última curva feita e retomar para a base anterior. Figuras de Rotação Nesta segunda parte, construiremos círculos e um quadrado para usar RAILS e dar volume as curvas. Observe a próxima imagem. Você observará que são três circunferências e um quadrado no qual usaremos FILLET CURVE nas artestas. Cada circunferência tem um ponto específico, assim como o quadrado. A primeira circunferência é no final da peça que rotaciona junto com a broca; a segunda, no inínio do corpo; a terceira no inínio da segunda curva do corpo da furadeira, e o quadrado esta situado no inínico da terceira curva.

4 Obs: observe com atenção que estas peças são perpendiculares ao eixo de rotação desenhado na primeira vez. Para desenhá-las use retas auxiliares e rotacione as peças usando ROTATE3D, como figura vai indicar. Para desenhar as circunferências você pode usar POLYLINE para desenhar os raios, assinale a opção PERP na barra inferior, e então desenhar CIRCLE na vista lateral. Pronto para rotacionar os três círculos. Para o quadrado utilize CENTER OF CIRCUNSCRIBED POLYGON, segue imagem para ajuda. Agora aplique novamente ROTATE3D. Para o quadrado novamente usaremos FILLET CURVE, detalhe importante, use um raio maior agora para manter a consistência de formas orgânicas da peça. Obs: O ROTATE3D pede dois pontos de eixo de rotação, use a as linhas guias que você construiu para abrir as circunferências e o quadrado.

5 Obs 2: no final você tem algo como isso. Ainda não desenharemos as superfícies, não antes das linhas bases estiverem todas montadas. O Corpo foi montado sem maiores problemas, passaremos agora para o cabo, Para o cabo usaremos a mesma idéia aplicada no corpo. Comece pelo contorno do cabo, como na figura seguinte, observe que ele começa na curva da bateria e se estende ate dentro do corpo, isto é proposital e ajudará a fechar as superfícies corretamente.

6 Com a mesma ferramenta CURVE: INTERPOLATE POINTS vamos começar pelo fim do caboo e dar o contorno da bateria, observe a próxima foto, o contorno de cada lado separadamente Como feito antes, use MATCH e selecione junto a extremidade do contorno elaborado e a do contorno do cabo que se encontram, como indica a próxima figura. Faça a mesma operação com MATCH em ambos os lados. Como no corpo, nós construiremos três retângulos, o primeiro determinará a largura da pega, o segundo e feito na altura de onde a bateria muda de cor, o terceiro ajudará a diminuir a largura da base e basta estar próximo da base. Novamente usaremos uma linha base para saber a inclinação do eixo bem com para determinar o tamanho da aresta. FILLET CURVE para concordar as arestas dos retângulos e ROTATE3D para posicionar o elemento na imagem. Para cada retângulo utilize uma linha base, como mostra a figura a seguir. Não esqueça de fazer o FILLET CURVE nos retângulos.

7 A construção da linhas bases esta quase completa, agora daremos volumetria as peças para depois começar a detalhar a peça. Passo 2 Volumetria das peças Começando pela parte da broca, digite SWEEP1, de sweep 1 rail. O primeiro objeto selecionado será o trilho, o rail, que aqui usaremos a circunferência, depois selecionamos a curva de contorno que construímos com POLYLINE e concordamos as retas com FILLET CURVE.

8 Configure a caixa como exemplificada e você obterá o volume da figura seguinte. Obs: Agora seria interessante você abrir um layer só para as superfícies, isso o ajudará a se organizar no trabalho. Passemos para a segunda peça do corpo, Nela, também aplicaremos SWEEP 1 RAIL, selecione ao circunferência e depois o rail, como mostra a figura seguinte e a casa se formará como na imagem posterior. Voua la

9 De novo, mova a peça para um layer secundário. E continuaremos trabalhando só com as curvas básicas A próxima peça nós utilizaremos o SWEEP 2 RAILS, ela usará dois RAILS, uma circunferência e o quadrado de cantos arredondados. Segue imagem explicativa. Digite SWEEP2, selecione a circunferência e o quadrado e aí então selecione a curva, é importante seguir esta ordem para estabelecer corretamente os RAILS. E então estará produzida a superfície. Não esqueça de marcar a opção closed sweep, como mostra a próxima figura.

10 Bem agora vamos finalizar a última parte e será usando a ferramenta RAIL REVOLVE, selecione primeiro a curva depois o RAIL e por fim utilize o eixo de rotação para marcar dois ponto sob o qual haverá a rotação. Observe as imagens a seguir. E então, Do corpo da máquina seguiremos para o cabo. Nele utilizaremos SWEEP 2 RAILS, usando as curvas de contorno como RAIL 1 e 2 e o retângulo como curve como mostra a figura a seguir.

11 E pronto, vôu a lá. Novamente mande a superfície para um layer auxiliar. Nós seguiremos utilizando SWEEP 2 RAILS, mas agora usaremos 2 curvas para projetar a volumetria, observe na imagem, selecione os dois RAILS, da vista lateral como antes e agora selecione os dois retângulos, ENTER. E pronto. Observe a imagem seguinte para se localizar. A idéia de SWEEP 2 RAILS proseguirá na próxima superfície, RAILS e curvas, como na imagem a seguir.

12 E por fim a última peça, SWEEP 2 RAILS no último retângulo e estará pronto. Observe. E então E por fim o gatilho.que basta fazer o contorno em POLYLINE e pedir EXTRUDE CURVE como nas imagens, lembre se de selecionar cap YES e both sides YES, isso para as duas peças. Nos cantos basta aplicar FILLET CURVE.

13 Finalizado. Para completar a carcaça vamor furar o bico da furadeira e emandar o bico com o corpo. Em ambos usaremos PIPE. Selecione POLYLINE, faça um uma reta em cima do eixo ligando os dois centros, para ajudar, marque CEN, de centro, e NEAR na barra inferior. Em sequida digite PIPE. Escolha um raio de sua preferência e de ENTER. Pronto, o mesmo para fazer o furo no bico, faça um POLYLINE de dentro da peça ultrapassando o bico e se projetando para fora, peça PIPE e depois corte com TRIM.

14 E para arrematar, utilize FILLET SURFACE na borda para dar acabamento. Como mostra a imagem a seguir. Temos uma peça única agora. Você também pode desmembrar as superfícies de cores diferentes em LAYERS diferentes. Neste pontos você chegará numa imagem geral assim. Detalher do punho, no punho há uma pequena vala, na foto é preciso observar com atenção mas basicamente o faremos com CURVE INTERPOLATE POINTS. Como mostra a imagem a seguir, em azul.

15 Aqui projetaremos estas linhas sob o cabo, afinal elas estão em um plano, para isso, usaremos PROJECT. Selecione as linhas ENTER e selecione a superfície do cabo. Como mostram a imagens. O resultado será estas linhas tridimensionais a seguir. Com as novas linhas utilize PIPE ROUND CAPS, em cada uma com um raio pequeno como mostra a imagem. Deixe só as superfícies visíveis e utilize BOOLEAN UNION para fazer as canaletas no cabo, selecione o o tubo e depois o punho da parafusadeira. Em todas os tubos o mesmo procedimento.

16 Os furos dos parafiso seguirão o mesmo procedimento, Faça uma circunferência e também os retângulos que tem na carenagem bem como o porta bicos, use EXTRUDE CURVE, edite o extrude para cap e one side. Ajuste a profundidade das peças e pronto. Observe as imagens a seguir. E comece com TRIM. Selecione o corpo e depois corte fora os excessos. E peça TRIM agora selecionando a os furos depois o buraco que sair da peça, observe. Deste modo você pode também adicionar muitos orutros detalhes. Como o espaço da chave Philips e Fenda como o Render demonstra. Vamos fazer o relevo da marca. Use POLYLINE para desenhar o paralelogramo e depois aplique FILLET CURVE nas aresta como nas imagens a seguir.

17 Agora aplique OFFSET no retângulo para dentro, nada muito exagerado, observa as imagens. Agora com SPLIT selecione a superfície ENTER e depois as duas curvas ENTER novamente. Delete a superfície do meio e projete pela vista frontal a superfície central para fora. Agora peça BLEND SURFACE e selecione a borda das duas superfíceis como mostra a próxima imagem. Não recomendo alterar as configurações por que já são suficientes. Para detalhar a ponta da parafusadeira, será nescessário fazer toda a peça rotacionar paradeixar o eixo de rotação acumulado, observe, após isso, a parafusadeira estará pronta. Deixe tudo visível e digite ROTATE. Aperte Shift e ponha na horizontal.

18 Agora desenhe na Borta do bico a com POLYLINE, faça o PIPE e depois digite ARRAY POLAR. E depois utilize BOLEAN UNION. Para fazer ambos lados iguais, trace uma reta na vista frontal e corte a peça e dois usando TRIM, depois use selecione tudo e use MIRROR no eixo Z da vista FRONTAL. Pronto, agora é só renderizar.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer Aqui vamos ver, um dos, muitos métodos para se modelar um carro no Rhino

Leia mais

Tutorial de desenvolvimento: Mario

Tutorial de desenvolvimento: Mario Tutorial de desenvolvimento: Mario Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica Cursos de Design Design Visual Computação Gráfica I Docente: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2

TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2 TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2 Você receberá um arquivo com as curvas necessárias para modelar o o trompete. Esse tutorial fornecerá os passos para que você construa as partes

Leia mais

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Departamento de Design e Expressão Gráfica Curso de Design de Produto Computação Gráfica I Professor: Sérgio Santos Aluno: Yoshinori Cássio Ebina Um arquivo com curvas

Leia mais

APOSTILA 3D (notas de aula)

APOSTILA 3D (notas de aula) PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 3D (notas de aula) Prof a. Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco Porto Abril 2010 1 Professores Prof a Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco

Leia mais

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Leitores pediram mais detalhes nas explicações e nos comandos e estão sendo atendidos 0 modelo escolhido para essa edição foi um sofá de três lugares. Atendendo a

Leia mais

TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO. Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1

TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO. Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1 TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1 1. Inicie com uma linha traçada horizontalmente na vista superior. Essa linha servirá

Leia mais

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana Área de Trabalho Juntamente com a área de trabalho, poderão estar abertas algumas barras de ferramentas nas laterais da tela, que servem de suporte ai desenho. Janelas de Comandos Figura 1 Área de trabalho

Leia mais

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula AULAS 01 a 03 Apresentando o AutoCAD. O AutoCAD é um software da Autodesk muito utilizado para fazer desenhos de projetos de engenharia e arquitetura

Leia mais

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD Alguns procedimentos no software ProgeCAD Os procedimentos ilustram diversas formas de criar alguns elementos de uma planta baixa. Lembre-se que este procedimento é simplificado. Não traz todas as minúcias

Leia mais

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Tutorial 6 Solid Works No SolidWorks peça para abrir uma nova montagem. Peça para cancelar o início da montagem. Clique na seta abaixo do ícone Inserir componentes

Leia mais

Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos

Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos Introdução Algumas peças apresentam partes arredondadas, elementos arredondados ou furos, como mostram os exemplos abaixo: parte arredondada furo

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

Formula 1 Race Car (2014)

Formula 1 Race Car (2014) Formula 1 Race Car (2014) TUTORIAL Ricardo Henrique Viana dos Santos Computação Gráfica I Design de Produto UFRGS - 11/12/14 INÍCIO A fim de se modelar o carro de formula 1, é preciso primeiro adquirir

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3D Pág. 1/24 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Cristiano Nogueira Silva* Começamos nesta edição da revista apresentando um curso de Autodesk Inventor

Leia mais

Desenho Técnico. Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica

Desenho Técnico. Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Desenho Técnico Assunto: Aula 3 - Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Professor: Emerson Gonçalves Coelho Aluno(A): Data: / / Turma: Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Quando olhamos para

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O AUTOCAD é um software que se desenvolveu ao longo dos últimos 30 anos. No início o programa rodava no sistema D.O.S., o que dificultava um pouco seu uso. Com o surgimento do sistema

Leia mais

Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda.

Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda. Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda. Tipos de Conexões Veremos nestes exemplos os Tipos de Conexões entre obejtos existentes no Active3D, o objetivo é mostrar de uma forma bem prática a aplicação

Leia mais

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER 1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO Vá até a pasta MEUS VÍDEOS; Clique com o botão direito e escolha a opção NOVO / PASTA; Escreva como nome da pasta o nome do seu Projeto; Abra

Leia mais

TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO

TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA CURSO DE DESIGN COMPUTAÇÃO GRÁFICA I ALUNA: SARA RÖPKE TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO 1) Abrir nas vistas Front e Right, como Background,

Leia mais

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes)

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) Observação: Os passos 1 a 5 podem ser iguais aos abordados na AULA_03 Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões

Leia mais

Tutorial Rhinoceros Bicicleta

Tutorial Rhinoceros Bicicleta UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DESIGN VISUAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I PROFESSOR EDUARDO CARDOSO 2014/1 Tutorial Rhinoceros Bicicleta ALANA

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 4.2.1 Criação de Splines (continuação) Circle Spline Create panel > Shapes > Splines > Object Type > Circle Create menu > Shapes > Circle Use Circle para criar splines circulares fechadas feitas de quatro

Leia mais

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Métodos de seleção dos comandos de modificação; Criação de arrays retangulares - AR ; Criação de arrays polares - AR ; Entender

Leia mais

Tutorial Capacete Alphonse Elric

Tutorial Capacete Alphonse Elric Tutorial Capacete Alphonse Elric - personagem de FullMetal Alchemist - 1. Abra um novo arquivo com o templatecentimeter.3dm; 2. Clique com o botão direito do mouse em cima da aba front e selecione Background

Leia mais

MODELANDO COM SPLINES E PATCHES, E NÃO POLÍGONOS

MODELANDO COM SPLINES E PATCHES, E NÃO POLÍGONOS T utorial por David Oilveira Figuras 1A e 1B Animation Master Parte 2 Modelando Personagens Orgânicos no AM Figura 2 MODELANDO COM SPLINES E PATCHES, E NÃO POLÍGONOS Um dos pontos diferenciais do Animation

Leia mais

O objetivo deste capítulo será construir o modelo tridimensional da biela superior, utilizando as ferramentas do CATIA V5 Part Design..

O objetivo deste capítulo será construir o modelo tridimensional da biela superior, utilizando as ferramentas do CATIA V5 Part Design.. DAC 6 DESENHO E MANUFATURA AUXILIADO POR COMPUTADOR EXERCÍCIO PROF. DANIEL CAMUSSO 2007 VERSÃO 02 1 Modelamento sólido O objetivo deste capítulo será construir o modelo tridimensional da biela superior,

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

Introdução pg. 3. Interface do MAYA pg. 4. Criando um PS3 pg. 9. Melhorando o formato pg. 11. Modelando a Base pg. 17

Introdução pg. 3. Interface do MAYA pg. 4. Criando um PS3 pg. 9. Melhorando o formato pg. 11. Modelando a Base pg. 17 Sumário Introdução pg. 3 Interface do MAYA pg. 4 Criando um PS3 pg. 9 Melhorando o formato pg. 11 Modelando a Base pg. 17 Modelando a parte de cima pg. 21 Escrevendo no MAYA pg. 24 Posicionando os Logos

Leia mais

Sistema de. alternância de Menus.

Sistema de. alternância de Menus. TUTORIAL MAYA 2013 Disciplina: Modelagem Digital 3D Professor: Adolfo Shedler Bittencourt Tutorial elaborado por Míria Santanna dos Santos Versão recomendada MAYA 2013. Sistema de Alternância de Menus

Leia mais

SolidWork - 2006 SOLIWORKS 2006

SolidWork - 2006 SOLIWORKS 2006 SOLIWORKS 2006 Capitulo I INTRODUÇÃO SolidWork - 2006 ÍNDICE 1 Conceitos básicos 03 2 Abrindo o ambiente de trabalho 04 Capitulo II TRABALHANDO EM PART 1 Conhecendo o ambiente 05 2 Extruded Boss/Base e

Leia mais

Treinamento IDCad 2015

Treinamento IDCad 2015 Treinamento IDCad 2015 Carregar IDCad Instalando e configurando o IDCad 2015 (Ver guia de Instalação). Abrindo o IDCad 2015. Criando parede inicial. Desenhar paredes comandos (PARE, PARD, PARC). Executar

Leia mais

Aplicação de REVOLVED, ARRAY, HOLE, DATUM PLANE, SHELL, MIRROR, RULED, THROUGH CURVE, SWEPT, SWEEP. Estas ações estão sempre relacionadas com Sketch

Aplicação de REVOLVED, ARRAY, HOLE, DATUM PLANE, SHELL, MIRROR, RULED, THROUGH CURVE, SWEPT, SWEEP. Estas ações estão sempre relacionadas com Sketch Programa CAD Unigraphics-2 12 JOF-2 2-1 Application MODELING Aplicação de REVOLVED, ARRAY, HOLE, DATUM PLANE, SHELL, MIRROR, RULED, THROUGH CURVE, SWEPT, SWEEP. Estas ações estão sempre relacionadas com

Leia mais

Modelando um Rinoceronte no Max

Modelando um Rinoceronte no Max tutorial por Fabio S. D'A. Forti Modelando um Rinoceronte no Max F ora o bom conhecimento técnico do software utilizado, o mais importante quando vamos modelar, texturizar ou animar alguma coisa que existe

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I 2014/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I 2014/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I 2014/1 GABRIELLE TOSI Instruções É recomendado ocultar os layer que não estão sendo trabalhados para melhorar a visualização do que está sendo

Leia mais

Como Fazer um Template Profissional

Como Fazer um Template Profissional InfoprodutoBrasil INFOPRODUTOBRASIL Como Fazer um Template Profissional passo a passo Adriene Miranda Vol.1 W W W. I N F O P R O D U T O B R A S I L. C O M. BR Olá, meu nome Adriene Miranda. Não sou expert

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso

Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso A b r a o a r q u i v o arquivoaberto.3dm, que contém todas as curvas inicias para começar a modelar. Desligue todas as layers, clicando na lâmpada, e deixe

Leia mais

Caderno de Respostas

Caderno de Respostas Caderno de Respostas DESENHO TÉCNICO BÁSICO Prof. Dr.Roberto Alcarria do Nascimento Ms. Luís Renato do Nascimento CAPÍTULO 1: ELEMENTOS BÁSICOS DO DESENHO TÉCNICO 1. A figura ilustra um cubo ao lado de

Leia mais

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos

Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos A U L A Projeção ortográfica de modelos com elementos paralelos e oblíquos Introdução Você já sabe que peças da área da Mecânica têm formas e elementos variados. Algumas apresentam rebaixos, outras rasgos,

Leia mais

3D STUDIO MAX. Modelação 3D (NURBS) Trabalho prático

3D STUDIO MAX. Modelação 3D (NURBS) Trabalho prático 3D STUDIO MAX Modelação 3D (NURBS) Trabalho prático Modelação da cabeça de um boneco Colocar a imagem boneco.jpg como fundo na vista da direita. 1. Na vista da frente criar um círculo (NGON 6 pontos) com

Leia mais

Autodesk Civil 3D. Adaptado para o Brasil

Autodesk Civil 3D. Adaptado para o Brasil Autodesk Civil 3D Adaptado para o Brasil Abordamos a parte de labels do Civil3D onde criei uma sequência de comandos que no final resultaram na formatação típica brasileira para identificar estes componentes

Leia mais

Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim

Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim Expedição ao mundo animal. Casa para pássaros Pequenos e grandes zoólogos podem em breve observar e descobrir o mundo a partir da própria porta da varanda.

Leia mais

Tutorial Blender. por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br

Tutorial Blender. por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br Tutorial Blender por Luis Carlos Retondaro (yudeen) yudeen@gmail.com http://www.retondaro.pro.br Modelagem de cabeça estilo cartoon para animação (box modelling) Este tutorial foi adaptado de um vídeo

Leia mais

Manual de utilização da Ferramenta para disparo de E-mkt

Manual de utilização da Ferramenta para disparo de E-mkt Manual de utilização da Ferramenta para disparo de E-mkt 1 Índice Menu e-mail marketing...03 Conteúdo da mensagem...04 Listas de contatos...15 Ações de e-mail marketing...19 Perguntas frequentes...26 2

Leia mais

Chapas Metálicas. Capítulo. Objetivos

Chapas Metálicas. Capítulo. Objetivos Capítulo 1 Chapas Metálicas Este capítulo descreve as ferramentas e processos que foram adicionados ou aprimorados. Os novos processos ampliam a criação de chapas metálicas 3D e desenvolvimento de chapas

Leia mais

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações Tamanho da arte O site disponibiliza para download os Arquivos padrão, que são arquivos modelo para auxiliar a confecção do seu material. Eles possuem margens predefinidas e tamanho adequado ao tipo de

Leia mais

O processo termina com o surgimento da última flecha quando aparece uma bolinha azul. Outras bolinhas aparecem aleatoriamente POWER POINT NEW WAY

O processo termina com o surgimento da última flecha quando aparece uma bolinha azul. Outras bolinhas aparecem aleatoriamente POWER POINT NEW WAY 01 Digamos que se queira mostrar as flechas amarelas com movimento, isto é, fazerem elas irem surgindo uma depois da outra e a que a surge fica visível, parada, enquanto que sempre tem uma na frente se

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL LEVANTAMENTOS QUANTITATIVOS EM PLANTAS LIGANDO O EXCEL AO AUTOCAD Para que possamos estudar os custos em uma construção, além de estarmos municiados com um bom

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Acadmix. Executivo. Top

Acadmix. Executivo. Top Acadmix Executivo Top Índice Apresentação Descrição de peças e componentes Montagem Guia de exercícios Dicas de segurança Garantia Tabela de medidas de parafusos 2 3 4, 5 e 6 7 e 8 9 9 Contra capa 1 Apresentação

Leia mais

Reflexão da luz. Espelhos planos

Reflexão da luz. Espelhos planos PARTE II Unidade E 11 capítulo Reflexão da luz Espelhos planos seções: 111 Reflexão da luz Leis da reflexão 112 Imagens em um espelho plano 113 Deslocamento de um espelho plano 114 Imagens de um objeto

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Elemento de Revolução n n n Um elemento de revolução, é criado por rotação de um perfil

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Tutorial microsoft Excel

Tutorial microsoft Excel Tutorial microsoft Excel GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais mai 17, 2011 Vamos construir a seguinte tabela Salte uma linha e uma coluna logo apos na coluna B insira os dados da figura

Leia mais

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Aluno: Turma Aula 1: Objetivos Aprender quais são as partes principais do computador, e quais suas funcoes. Aprender a ligar e desligar o computador

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

COREL DRAW Material exclusivo do Apostilando.com

COREL DRAW Material exclusivo do Apostilando.com COREL DRAW Material exclusivo do Apostilando.com ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 - REFLEXOS... 4 02 DISCO VOADOR... 10 03 - LUPA... 13 04 RELÓGIO... 18 05 PIÃO... 22 06 BOTÃO MACINTOSH...

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Comprovação dos índices de refração

Comprovação dos índices de refração Comprovação dos índices de refração 1 recipiente de vidro; 1 bastão de vidro, e Glicerina. 1. Encha até a metade o recipiente com glicerina, depois basta afundar o bastão de vidro na glicerina e pronto!

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de um Mancal. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de um Mancal. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de um Mancal Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Projetos Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Projetos Como abrir um projeto existente _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar o programa.

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ Computação Gráfica 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ Computação Gráfica 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ 03071 - Computação Gráfica 1 Aluna: Patrícia Ugalde Professor: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

Vinte dicas para o Word 2007

Vinte dicas para o Word 2007 Vinte dicas para o Word 2007 Introdução O Microsoft Word é um dos editores de textos mais utilizados do mundo. Trata-se de uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração

Leia mais

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR 1- Acesse o site: http://www.fotor.com/pt/ 2- Na primeira página você já escolhe se deseja fazer uma colagem de imagem ou editar uma imagem apenas. Vamos começar por editar

Leia mais

CT 3.1. PRODIM STAIRS Prodim Escadas / Manual versão 1.0

CT 3.1. PRODIM STAIRS Prodim Escadas / Manual versão 1.0 CT 3.1 PRODIM STAIRS Prodim Escadas / Manual versão 1.0 Informações Gerais Index 1 Prodim Escadas 1.1 A solução para escadas 3 3 2 Protocolo de medição de escadas 2.1 Começando 2.2 Configurando 2.3 Começando

Leia mais

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask.

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask. Prática 5 Efeitos 1. Objetivos Desenvolver animações usando máscaras Fazer metamorfose pelo uso do Break apart 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER. TUTORIAL RHINOCEROS Celular Nokia 2760

BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER. TUTORIAL RHINOCEROS Celular Nokia 2760 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN VISUAL ARQ 03071 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 Prof. Sérgio L. dos Santos - Prof. José Luis Aymone BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER TUTORIAL

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Modificando seus Gráficos MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Quando você coloca seus dados num gráfico, nem sempre ele fica como você imaginou. Você pode mudar o estilo de seu gráfico a qualquer momento.

Leia mais

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 3/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 3/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD Parte 3/5: 8. Projeções ortogonais 9. Terceira Vista 10. Tipos

Leia mais

Passo a Passo para inserir uma imagem no AutoCAD Escalando e Georreferenciando

Passo a Passo para inserir uma imagem no AutoCAD Escalando e Georreferenciando Passo a Passo para inserir uma imagem no AutoCAD Escalando e Georreferenciando Ir primeiramente ao menu Insert - Raster Image Pode-se também utilizar a barra de ferramentas Reference Selecione a imagem

Leia mais

Sobre a Segunda Parte: Sobre a Primeira Parte:

Sobre a Segunda Parte: Sobre a Primeira Parte: Tutorial Sobre Como Criar Sprites 3D Utilizando o Editor Gráfico do Word e Sobre Como Manipular Sprites Criados no Word Utilizando o Programa de Criação de Jogos Game Maker Sobre a Primeira Parte: Esta

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Corte total. Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- A U L A

Corte total. Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- A U L A Corte total Introdução Qualquer pessoa que já tenha visto um regis- tro de gaveta, como o que é mostrado a seguir, sabe que se trata de uma peça complexa, com muitos elementos internos. Se fôssemos representar

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais

Tutorial Paint Brush

Tutorial Paint Brush Tutorial Paint Brush GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais Jan 17, 2011 GET da Engenharia Computacional Tutorial Paint Brush 1/27 O Paint é um programa utilizado para a criação de desenhos

Leia mais

Modelando uma escada em espiral no Maya

Modelando uma escada em espiral no Maya maya por Dean Ivatchkovitch Modelando uma escada em espiral no Maya Figura 01 V amos ver como criar uma escada em espiral, usando os recursos de Smart Transform e deformadores do Maya. Esse é um tutorial

Leia mais

Cotagem de elementos

Cotagem de elementos Cotagem de elementos Introdução Na aula anterior você estudou algumas regras para cotagem e aprendeu como indicar as cotas básicas da peça. Mas, só com essas cotas, não é possível produzir peças que tenham

Leia mais

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto.

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto. UMC - Tecnologia de Automação Industrial Desenho 3 Prof.: Jorge Luis Bazan. Modulo 2 Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples a) Defina um novo projeto para conter

Leia mais

Projeção ortográfica

Projeção ortográfica Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia IFCE Sobral Eixo de Controle e Processos Industriais Curso: Tecnologia em Mecatrônica Industrial Disciplina: Desenho Técnico e Mecânico Projeção ortográfica

Leia mais

Downloads no EU VOU PASSAR 2.0

Downloads no EU VOU PASSAR 2.0 Downloads no EU VOU PASSAR 2.0 Conteúdo Instalando o Orbit Downloader... 1 Configurando o Orbit Downloader para o EU VOU PASAR 2.0... 8 Realizando os Downloads no Eu Vou Passar 2.0... 12 Fazendo o Download

Leia mais

Aprendendo AutoCAD 2011

Aprendendo AutoCAD 2011 Samuel João da Silveira Aprendendo AutoCAD 2011 Simples e Rápido Visual Books Sumário Prefácio...15 Introdução...17 Capítulo 1 - Inicializando o AutoCAD...19 1.1 Criar um Novo Desenho... 22 1.2 Definindo

Leia mais

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI TUTORIAL RHINOCEROS joystick Playstation 2 Semstre 1-2011 Desenhando

Leia mais

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels.

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels. Desenhando no Flash Os arquivos criados no Flash guardam e apresentam as informações gráficas vetorialmente. Isto significa que as imagens são entendidas como formas e preenchimentos e o que é armazenado

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br R O B Ó T I C A Sensor Smart Ultrassom Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13 Sensor Smart Ultrassom 1. Introdução Os sensores de ultrassom ou ultrassônicos são sensores que detectam

Leia mais

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para

Leia mais

Use a ferramenta Project Geometry geometria dos rasgos interiores. O sketch criado deve conter todos os contornos do modelo 3D.

Use a ferramenta Project Geometry geometria dos rasgos interiores. O sketch criado deve conter todos os contornos do modelo 3D. Pretende-se aqui exempl ificar a maquinagem de contornos 2D em PowerMILL A modelação 3D do componente é executada em Autodesk Inventor e depois exportada em formato DXF para o PowerMILL Vamos usar esta

Leia mais

Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe

Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe Tutorial de Blender, Animação básica do tipo keyframe Enfim, o momento por muitos esperado! ;-) Agora que você já está mais familiarizado com o blender, com o básico sobre edição mesh e sobre renderização,

Leia mais

Manual de Instruções. Touchlight Smart

Manual de Instruções. Touchlight Smart Manual de Instruções Touchlight Smart Touchlight Smart é uma central de automação sem fio para controlar a casa pelo celular. Compatível com uma grande variedade de equipamentos, você pode controlar áudio,

Leia mais

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape Pra quem não sabe, o Inkscape é um programa de desenho vetorial, assim como o Illustrator da Adobe, porém é software livre. Atualmente encontra-se na versão

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS CRÉDITOS: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro 1 REDIMENSIONANDO IMAGENS / FOTOS Para uma melhor formatação dos POSTS é necessário padronizar as imagens

Leia mais

Manual Descritivo para Construção do ASBC

Manual Descritivo para Construção do ASBC Manual descritivo para construção do ASBC 1 Felipe Marques Santos Manual Descritivo para Construção do ASBC (Aquecedor Solar de Baixo Custo) Coordenador: Prof. Dr. Rogério Gomes de Oliveira 2 Manual descritivo

Leia mais