Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana"

Transcrição

1 Área de Trabalho Juntamente com a área de trabalho, poderão estar abertas algumas barras de ferramentas nas laterais da tela, que servem de suporte ai desenho. Janelas de Comandos Figura 1 Área de trabalho do AutoCad A janela de comandos é muito importante para o trabalho com AutoCad. Ela é a porta de comunicação do programa com o usuário. Sempre que for acionado determinado comando, o usuário deverá olhar para a janela de comandos para verificar qual a ação que o Autocad está solicitando ao usuário. Sistemas de Coordenadas Existem dois tipos de sistemas de coordenadas no autocad : retangular e polar (figura 2). Em ambos os sistemas, as coordenadas podem ser absolutas (sempre com relação à origem do sistema retangular ou polar) ou relativas (a origem do sistema é transferida momentaneamente para o último ponto desenhado). Se houver necessidade durante o desenho de um determinado objeto, podemos trabalhar com todos os sistemas, como aqueles apresentados nos exemplos da figura 2.

2 Coordenadas Absolutas A origem do sistema (0,0,0) está posicionada no canto inferior esquerdo da tela. As coordenadas absolutas são introduzidas via teclado em pares ordenados X,Y,Z, separados por vírgula. Exemplo: Comando: LINE Primeiro ponto: 10,10 ENTER Para o ponto: 50,50 ENTER Para o ponto: 50,10 ENTER Para o ponto: ENTER Coordenadas Relativas e Polares Na maioria dos trabalhos, o uso de coordenadas absolutas será extremamente exaustivo ao usuário. Para facilitar o trabalho existem as coordenadas relativas. Este tipo de coordenada simula o deslocamento da origem absoluta para o último ponto conhecido. As coordenadas relativas especificam uma distância em relação ao último ponto, podendo ser cartesianas ou polares. O formato Onde o é utilizado para diferenciar as coordenadas relativas das absolutas A coordenada relativa pode também ser representada no modo polar. O distância < ângulo. Obs.: Os ângulos são medidos no sentido anti-horário. Trabalhando com Drafting Setting O SNAP serve para informarmos ao AutoCad que desejamos que o cursor percorra a área de trabalho em intervalos definidos. O GRID serve para tomarmos visível um conjunto de pontos na área de trabalho, definidos em intervalos x e y. Para configurarmos o SNAP e o GRID, temos que seguir o seguinte caminho: BARRA DE MENUS SUSPENSOS: TOOLS: DRAFING SETTINGS...

3 Comando LINE Função: Desenhar linhas Digitando LINE ou na barra de menus 1. Para exemplificar, digite 50,50. Isto significa que você está definindo X=50 e Y= Após digitar o primeiro ponto pressione a tecla ENTER. 3. Forneça um segundo ponto, seguindo as diretrizes do passo 1, mas escolha o ponto 200,200, digitando na janela de comandos 200, Após digitar o primeiro ponto pressione a tecla ENTER. 5. Para finalizar o comando LINE podemos pressionar a tecla ENTER ou ESC. Comando ERASE Função: Apagar objetos desenhados na área de trabalho. Acesso: Digitando erase em seguida pressionar ENTER. Comando UNDO Função: Desfazer a última operação realizada na área de trabalho. Acesso: Digitando undo em seguida pressionar a tecla ENTER duas vezes seguidas. Comando RECTANGLE Função: Desenhar um retângulo na área de trabalho. Acesso: Digitando rectangle na área de trabalho e em seguida ENTER. Comando CIRCLE Função: Desenhar um círculo na área de trabalho. Acesso: Digitando Circle na área de trabalho e em seguida ENTER. Formato da folha A4 A folha A4 tem 210 x 297 mm. A margem do lado direito, superior e inferior tem 5 mm. No lado esquerdo tem 25 mm. Exercício: Faça as margens de uma folha A4. Exercício passo a passo 1. Comando Rectangle 2. ENTRE COM AS COORDENADAS DO PRIMEIRO CANTO DO RETÂNGULO, DIGITANDO 500,200 E PRESSIONE ENTER.

4 3. ENTRE COM AS COORDENADAS DO CANTO OPOSTO E PRESSIONE ENTER. 4. Comando Rectangle novamente ( margem interna da folha) 5. ENTRE COM AS COORDENADAS DO PRIMEIRO CANTO DO RETÂNGULO, DIGITANDO 525,205 E PRESSIONE ENTER. (VOCÊ DEVE SOMAR ( ) DA MARGEM DO LADO ESQUERDO E SOMAR ( ) PARA A MARGEM INFERIOR) 6. ENTRE COM AS COORDENADAS DO CANTO OPOSTO E PRESSIONE ENTER.(VOCÊ DEVE SUBTRAIR (210 30) E SUBTRAIR (297-10). 7. Para diferenciar as duas margens vamos estipular uma dimensão para a largura das linhas. As linhas da margem externa vamos deixar com 0,5 mm e a margem interna com 1 mm. Para isso selecione com o mouse a margem externa. Depois clique na barra de ferramentas superior ByLayer. Escolha o valor 0,5 e pressione Enter.Faça o mesmo para a margem externa selecionando o valor 1. IMPRESSÃO DE UM DESENHO Comando PLOT Este comando pode ser acessado digitando PLOT ou pelo Menu de Barras FILE, através da opção PLOT.... Vai abrir uma tela PLOT MODEL Devemos selecionar o tipo de impressora padrão que estamos usando e a na janela Plot Área devemos selecionar Windows e clicar no canto inferior esquerdo da margem externa e no canto superior direito da mesma margem. Depois selecionamos Center the plot e logo em seguida OK.

5 Exercício passo a passo Desenhe de acordo com o passo estabelecido, a peça abaixo. 1. COMANDO LINE. 2. ENTRE COM O PRIMEIRO PONTO DA LINHA, DIGITANDO 400,400 E PRESSIONE ENTER. 3. ENTRE COM O SEGUNDO PONTO DA LINHA, E PRESSIONE ENTER. 4. DÊ UM ZOOM. 5. ENTRE COM O PRÓXIMO PONTO DO PRÓXIMO SEGMENTO, E PRESSIONE ENTER. 6. ENTRE COM O PRÓXIMO PONTO DO SEGMENTO, E PRESSIONE ENTER. 7. ENTRE COM O PRÓXIMO PONTO DO SEGMENTO, 0,-4 E PRESSIONE ENTER. 8. ENTRE COM O PRÓXIMO PONTO DO SEGMENTO, E PRESSIONE ENTER. 9. ENTRE COM O PRÓXIMO PONTO DO SEGMENTO, E PRESSIONE ENTER. 10. PRESSIONE ENTER E SAIA DO COMANDO LINE. 11. ENTRE NO COMANDO RECTANGLE. 12. ENTRE COM AS COORDENADAS DO PRIMEIRO CANTO DO RETÂNGULO, DIGITANDO 401,401 E PRESSIONE ENTER. 13. ENTRE COM AS COORDENADAS DO CANTO OPOSTO E PRESSIONE ENTER. 14. ENTRE NO COMANDO CIRCLE. 15. ENTRE COM AS COORDENADAS DO CENTRO DO CÍRCULO, DIGITANDO 408, 408 E PRESSIONE ENTER. 16. ENTRE COM O RAIO DO CÍRCULO DIGITANDO 2 E PRESSIONE ENTER. 17. USE O COMANDO ERASE PARA APAGAR O SEGMENTO DA LINHA QUE DIVIDE O CÍRCULO EM DOIS. 18. ENTRE NO COMANDO CIRCLE.

6 19. ENTRE COM AS COORDENADAS DO CENTRO DO CÍRCULO, DIGITANDO 408, 408 E PRESSIONE ENTER. 20. ENTRE COM O RAIO DO CÍRCULO, DIGITANDO 1 E PRESSIONE ENTER. Exercício passo a passo Desenhe de acordo com o passo estabelecido, a peça abaixo.

7 Comando COPY Função: Copiar elementos do desenho de uma posição para outra. Comando OFFSET Função: Fazer uma cópia de uma entidade selecionada, paralelamente á mesma, a uma determinada distância ou a partir de um ponto estipulado pelo usuário. Comando TRIM Função: Cortar parte dos objetos ou entidades selecionadas por meio de fronteiras determinadas que são os cortadores, sendo que estes devem ter, pelo menos, um ponto em comum ( interseção) com os primeiros. Exercício passo a passo Comando LINE. 1. Clique com o lado esquerdo do mouse em qualquer ponto na área de trabalho. 2.

8 Digite ESC. 11. Comando CIRCLE 12. Passe o mouse sobre o seguimento e encontre o midpoint e clique com o lado esquerdo mouse sobre ele. Posicione o mouse no vértice e clique com lado esquerdo do mouse. 13. Repita o passo 13 no outro segmento. 14. Comando Circle novamente. 15. Passe o mouse sobre o seguimento e encontre o midpoint e clique com o lado esquerdo mouse sobre ele. Digite o valor de 1.5 (raio). 16. Comando Circle novamente. 17. Passe o mouse sobre o outro seguimento e encontre o midpoint e clique com o lado esquerdo mouse sobre ele. Digite o valor de 1.58 (raio). 18. Comando COPY. 19. Selecione o objeto a ser copiado, no caso a primeira circunferência de raio 1.5, depois pressione o lado direito do mouse e passe o mouse sobre a linha onde está o centro da circunferência, encontrando o midpoint clique com o lado esquerdo do mouse sobre ele.agora transporte a circunferência com o mouse até o midpoint do outro segmento e clique com o lado esquerdo do mouse e pressione ESC. 20. Comando OFFSET. 21. Determine a distância, no caso 0.5 e a reta com o lado esquerdo do mouse. Clique com o lado esquerdo do mouse na área onde se quer colocar a nova reta. Pressione ESC. 22. Selecione OFFSET novamente. 23. Determine a nova distância, no caso 4.5 e repita o passo Repita os passos 22 para a outra distância de 0.5.

9 25. Dê um ZOOM. 26. COMANDO TRIM. 27. Selecione as linhas do retângulo com o lado esquerdo do mouse. Agora clique em qualquer parte da área de trabalho com o lado direito do mouse. Clique com o mouse onde se quer apagar a linha com o lado esquerdo do mouse. Digite ESC. 28. Repita o passo anterior para a circunferência. 29. Comando ERASE. 30. Apague as linhas que dividem as circunferências. Comando MIRROR Função: Gerar uma cópia simétrica de objeto(s). Inicialmente o programa solicita ao usuário que faça seleção dos objetos a serem espelhados. Finalizamos a seleção de objetos pressionando a tecla ENTER. Neste momento o programa pergunta por um ponto de base e, em seguida por um segundo ponto. Os dois pontos informados definirão uma reta a partir da qual será feito o espelhamento dos elementos selecionados. Podemos optar por manter os elementos inicialmente selecionados ou apagá-los, mantendo somente a cópia espelhada ( para isso, escolhemos na janela de comandos, a opção desejada que se encontra dentro dos colchetes). Comando ROTATE Função: Alterar a posição de um desenho, rotacionando-o. Ao ser acionado o comando, o programa solicita ao usuário que faça a seleção dos elementos a serem rotacionados. Finalizamos a seleção pressionando a tecla ENTER. Neste momento, o programa pede por um ponto de base e, em seguida, pelo ângulo de rotação. Os elementos selecionados serão movidos no sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio. Comando EXTEND Função: Estender uma linha ou arco até um elemento limite. A entidade que será o limite deve ser previamente selecionada e depois a entidade que será estendida. Comando CHAMFER Função: Criar um chanfrado entre duas linhas ou cantos de uma polyline. Se a polyline for fechada, todos os cantos serão chanfrados, se for aberta o encontro da última com a primeira não será chanfrado.

10 Comando FILLET Função: Criar uma concordância (arredondamento) entre duas linhas que se interceptam, ou entre cantos de uma polyline, com o raio determinado pelo usuário. Comando EXPLODE Função: Dividir um elemento, um bloco ou qualquer figura composta, fragmentando-a em seus elementos e componentes. LAYERS No desenvolvimento de projetos de peças de engenharia com o auxilio do AutoCad, um dos passos essenciais para aumentar a eficiência no desenho é o trabalho com layers. Um layer pode ser interpretado como uma camada de desenho que deve agrupar objetos com funções e/ou propriedades semelhantes. Assim, antes de se começar o desenho propriamente dito, é preciso que sejam criados layers específicos para o desenvolvimento das atividades de desenho. Dessa forma, podemos, por exemplo, criar um layer denominado contorno, outro layer denominado cotas ou ainda linha de centro. Função: Organizar a maneira pela qual os objetos são desenhados, agrupando-os de acordo com propriedades e/ou funções comuns. Comando DDLMODES Para facilitar a interação e visualização durante a geração e manipulação dos níveis de trabalho, pode ser usado o comando DDLMODES que é um bloco de diálogo dinâmico ativado através do menu de tela Layer. Ao entrar neste comando, surge a janela de diálogo como ilustra a figura abaixo.

11 1º Passo Pressione New 2º Passo Digite um nome para a nova entidade.

12 3º Passo Clique em apply 4º Passo Clique em White Escolha uma cor e pressione OK

13 5º Passo Clique em tracejada para escolher o tipo de linha. 6º Passo Clique em Load e escolha a linha.

14 7º Passo Clique em OK e depois em default para escolher a largura da linha ou entidade. 8º Passo Clique em OK e apply

15 4.1 EXERCÍCIO Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana

16 Limpeza da Tela Toda vez que for gerada ou selecionada alguma entidade na tela, poderá ou não ficar uma pequena marca sobre esta. Essa marca é denominada de BLIP. A eliminação é feita pelo comando REDRAW. Escala dos Tipos das Linhas LTSCALE Um desenho no AutoCad pode ser feito em várias unidades, tais como milímetros, metros, polegadas etc.. Para ajustar a distância e o tamanho dos pontos e traços, que compõem uma linha diferente da linha continua, existe o comando LTSCALE. A resposta ao comando deve ser um número maior que zero. Comando TEXT Permite a colocação de textos num desenho. Nesta página você pode escolher o tamanho da fonte, o tipo e etc.. Caracteres especiais: Através do comando Text, podemos introduzir caracteres especiais ao texto. Para isso, basta preceder o código de controle com dois sinais de porcentagem (%%). Os caracteres especiais são: %%0 força um traço sobre o texto %%u força um traço sob o texto %%d desenha o símbolo de graus %%p desenha o símbolo de tolerância %%c desenha o símbolo de diâmetro %%% - desenha o símbolo de porcentagem

17 Comando DDEDIT Permite a edição de um texto desenhado. DIMENSIONAMENTO O AutoCad possui quatro tipos básicos de dimensionamento. Linear, angular, Radial (Raio e Diâmetro) e Ordenado. Comando DIM Possibilita o dimensionamento de entidades, possuindo uma série de variáveis que podem ser alteradas a qualquer instante, garantindo assim, grande mobilidade ao usuário quando da adaptação das características de dimensionamento em uma aplicação já existente. Exemplo: Comando: DIM DIM: horizontal Specify first extension line origin or <select object>: Specify second extension line origin: Comando DIMASZ Controla o tamanho da seta. Geralmente usamos tamanho 2,5. Comando DIMSCALE Determina um fator de escala aplicado a todas as variáveis de dimensionamento que especificam tamanhos, distâncias etc. O valor padrão do AutoCad para esta variável é igual a 1. Opção Format Dimension Style É necessário que os parâmetros de cotagem sejam definidos previamente. Função: Configurar parâmetros Clicar em Dimension na barra de superior e Dimension Style

18 Comando HATCH Comando para desenhar hachuras nos cortes. Clicar em swatch para escolher o tipo de hachura Clicar em ANSI e escolha o tipo de hachura

19 Clicar em add: Pick points e escolha o local do desenho para hachurar e depois em OK

20 Referência Bibliográfica Notas de Aula de AutoCad na Universidade Nove de Julho. Apostila de AutoCad 2006 Universidade Federal do Rio Grande do Sul. AutoCAD Utilizando Totalmente - Roquemar Baldam e Lourenço Costa Editora Érica.

LICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

LICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CAMPUS V - DIVINÓPOLIS DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR (CAD) Divínopolis 2013 Sumário APRESENTAÇÃO...

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O AUTOCAD é um software que se desenvolveu ao longo dos últimos 30 anos. No início o programa rodava no sistema D.O.S., o que dificultava um pouco seu uso. Com o surgimento do sistema

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo)

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) Profs. Paula Viero e Beatriz Lima TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 1. O AUTOCAD 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) 4. ALGUNS COMANDOS

Leia mais

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula AULAS 01 a 03 Apresentando o AutoCAD. O AutoCAD é um software da Autodesk muito utilizado para fazer desenhos de projetos de engenharia e arquitetura

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

DESENHANDO COM PRECISÃO: OSNAP...

DESENHANDO COM PRECISÃO: OSNAP... R72,5 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 4 2 ABRINDO O AUTOCAD... 5 2.1 ÁREA DE TRABALHO... 5 2.2 JANELA DE COMANDOS... 6 2.3 SISTEMA DE COORDENADAS... 6 2.4 DICAS SOBRE OS BOTÕES DIREITO, CENTRAL E ESQUERDO DO

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ITABUNA - BA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D AUTOCAD ATIVIDADE DE DESENHO DA UNIDADE

Leia mais

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD Alguns procedimentos no software ProgeCAD Os procedimentos ilustram diversas formas de criar alguns elementos de uma planta baixa. Lembre-se que este procedimento é simplificado. Não traz todas as minúcias

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 6

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 6 TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 6 1. USO DE DIMENSÕES (COTAS) 2. INCLUSÃO DE TEXTOS NO DESENHO 3. OBTENÇÃO DE ÁREAS EM UM DESENHO 1. USO DE DIMENSÕES (COTAS) Com o AutoCAD pode-se facilmente

Leia mais

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O WorkCAD é uma ferramenta para criação, edição e impressão de projetos assistidos por computador (CAD - Computer Aided Design) que inclui a criação e gerenciamento de projetos 3D, maquetes

Leia mais

APOSTILA II DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR

APOSTILA II DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR APOSTILA II DAC INTRODUÇÃO O WorkCAD é uma ferramenta para criação, edição e impressão de projetos assistidos por computador (CAD - Computer Aided Design) que inclui a criação e gerenciamento de projetos

Leia mais

Apostila de AutoCAD Módulo Básico

Apostila de AutoCAD Módulo Básico UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA Apostila de AutoCAD Módulo Básico Nicholas Appes Mota Raphael Martins do Valle Bolsistas do Grupo PET Civil da UFJF Juiz de Fora 2011 Introdução

Leia mais

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Leitores pediram mais detalhes nas explicações e nos comandos e estão sendo atendidos 0 modelo escolhido para essa edição foi um sofá de três lugares. Atendendo a

Leia mais

Gabarito. Desenho Arquitetônico

Gabarito. Desenho Arquitetônico Aula Questão Resposta - Quando queremos iniciar um documento do zero, devemos clicar em qual opção? Start Drawing. - Quando queremos iniciar um documento do zero, devemos clicar em qual opção? Start. -

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

Comandos vistos nas aulas F2 List (Time + enter) CIRCLE CONSTRUCTION LINE EXPLODE FILLET OFFSET OPTIONS POLYLINE RECTANGLE

Comandos vistos nas aulas F2 List (Time + enter) CIRCLE CONSTRUCTION LINE EXPLODE FILLET OFFSET OPTIONS POLYLINE RECTANGLE Comandos vistos nas aulas F2 List (Time + enter) ARC CAL CHAMFER CIRCLE COPY CONSTRUCTION LINE EDIT EXPLODE EXTEND FILLET JOIN LAYER LENGTHEN MIRROR MOVE OFFSET OPTIONS PEDIT POLYLINE RECTANGLE REGEN TRIM

Leia mais

DESENHO DE PLANTA BAIXA EM SOFTWARE AUTOCAD 2000

DESENHO DE PLANTA BAIXA EM SOFTWARE AUTOCAD 2000 Glaucius Décio Duarte APOSTILA DESENHO DE PLANTA BAIXA EM SOFTWARE AUTOCAD 2000 CEFET/RS CEFET/RS - Curso de Edificações - Apostila de Informática Aplicada - Modulo 1 - S2 - Prof. Msc. Glaucius Décio Duarte

Leia mais

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por:

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por: Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I Tutorial de Modelando uma mesa e cadeiras Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende Julho / 2005 2 Índice: Primeira etapa:

Leia mais

CAPITULO II COMANDOS BÁSICOS. Menu Draw > Line Teclado: L (atalho) LINE

CAPITULO II COMANDOS BÁSICOS. Menu Draw > Line Teclado: L <ENTER> (atalho) LINE COMANDOS BÁSICOS LINE CAPITULO II Menu Draw > Line Teclado: L (atalho) Modelo: Command: LINE LINE Specify first point: P1 (Clique com botão esquerdo um ponto na tela) Specify next point

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1.1- INTRODUÇÃO Este capítulo tem como objetivo principal familiarizar o usuário com a interface do AutoCAD 2011, isto é, a forma com a qual o usuário se comunica com o software

Leia mais

Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007

Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007 Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007 1 - Inicialmente, na Barra de Camadas clique no ícone (Gerenciador de Propriedades da Camada), para configurar o estilo de camada: 2 - Na caixa de

Leia mais

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010

Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 Tutorial 3: Desenhar objetos no AutoCAD 2010 1 Audiência: Novos usuários do AutoCAD Pré-requisitos: Nenhum Tempo para ser completado: 15 minutos Neste tutorial Complete as lições deste tutorial na ordem.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 2D. (notas de aula)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 2D. (notas de aula) PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 2D (notas de aula) Prof a. Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco Porto Agosto 2010 Projeto e Computação Gráfica Módulo 2D - 1 Professores Prof a Renata

Leia mais

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro.

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro. 3 Principais comandos para desenhar e modificar Os principais comandos para desenho e modificações estão nas barras: Draw (desenhar) figuras 13a e Modify (modificar) figura 13b, que podem estão disponíveis

Leia mais

Principais comandos do AutoCad

Principais comandos do AutoCad Principais comandos do AutoCad A, ARC -> Desenha arcos. Deve-se sempre considerar o sentido anti-horário para o desenho dos arcos. ADC, ADCENTER -> O AutoCAD DesignCenter (ADC), semelhante ao Explorador

Leia mais

Aprendendo AutoCAD 2011

Aprendendo AutoCAD 2011 Samuel João da Silveira Aprendendo AutoCAD 2011 Simples e Rápido Visual Books Sumário Prefácio...15 Introdução...17 Capítulo 1 - Inicializando o AutoCAD...19 1.1 Criar um Novo Desenho... 22 1.2 Definindo

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Fundiário Preparando o desenho para o Módulo Fundiário _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar

Leia mais

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Comandos Draw As primitivas geométricas são os elementos geométricos que compõem um desenho. Entre elas, podemos citar linhas, arcos, textos, círculos, etc. Esses comandos estão no menu Draw e alguns deles

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Aula 03 Comandos de desenho. 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado)

Aula 03 Comandos de desenho. 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado) Aula 03 Comandos de desenho 1 Rectangle - Modo Simplificado: rec (via Teclado) Define um retângulo. É definido por dois cantos, formado pela sua diagonal. Acionando o Comando RECTANGLE: 1 Inicialmente

Leia mais

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007 4 Desenhando com precisão 4.1 Barra de Status e Teclas de Funções A barra de Status está localizada abaixo da linha de comando (figura 2), onde visualizamos as coordenadas do cursor e várias opções de

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza Comando Move A principal maneira de deslocar objetos no AutoCad é através do comando Move. Para acessar o comando Move

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Arquitectura e Artes Licenciatura Arquitectura Unidade Curricular INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS Semestre: 2 Nº ECTS: 4,0 Regente Sandra de Magalhães Campos,

Leia mais

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para

Leia mais

Coleção UAB UFSCar. Introdução ao CAD. Desenho Auxiliado por Computador. Engenharia Ambiental

Coleção UAB UFSCar. Introdução ao CAD. Desenho Auxiliado por Computador. Engenharia Ambiental Coleção UAB UFSCar Engenharia Ambiental Desenho auxiliado por computador Guilherme Aris Parsekian Cali Laguna Achon Edgar Peixoto de Oliveira Nathália de Paula Introdução ao CAD Desenho Auxiliado por Computador

Leia mais

COMANDOS BÁSICOS DE AUTOCAD

COMANDOS BÁSICOS DE AUTOCAD Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Ilha Solteira MINI-CURSO COMANDOS BÁSICOS DE AUTOCAD Apostila gentilmente fornecida pelo PET - Elétrica. Marcelo Augusto Assunção Sanches

Leia mais

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO Página 1/20 1. Visão Geral do Módulo CAR O módulo CAR foi desenvolvido para auxiliar o usuário na criação das geometrias (áreas, linhas e pontos) que serão utilizadas

Leia mais

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Métodos de seleção dos comandos de modificação; Criação de arrays retangulares - AR ; Criação de arrays polares - AR ; Entender

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA CALC para Windows OpenOffice.org 3.0: Manual do usuário A sua Planilha de Cálculos SUMÁRIO Introdução...3 Apresentando o OpenOffice.org Calc 3.0...4 Iniciando o Calc 3.0...4 Componentes Básicos da janela

Leia mais

José A. Cancela. Pág. 1

José A. Cancela. Pág. 1 José A. Cancela. Pág. 1 Índice 1. Configurações das barras de ferramentas 4 2. Configuração do fundo da tela 4 3. Configuração do cursor 5 4. Criar Arquivo 5 4.1. Tipo de arquivo 6 5. Salvar arquivo 6

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

MML-Projetos de Arquitetura - CAD 2D - DraftSight - Comandos de desenho e modificação

MML-Projetos de Arquitetura - CAD 2D - DraftSight - Comandos de desenho e modificação ÍNDICE MML-Projetos de Arquitetura - CAD 2D - DraftSight - Comandos de desenho e modificação 3 - INTERFACE - A interface do usuário 6 - INTERFACE - Mais informações 9 - Configurações de Esboço 9 - Configurações

Leia mais

2014.1 APOSTILA AUTOCAD

2014.1 APOSTILA AUTOCAD 2014.1 APOSTILA AUTOCAD Fábio Pinheiro da Silva Haddan Willian Guimarães Leonardo Bolivar Pedroso Marcos Vinícius Schwanz Rodrigo José Paiva Cruz Taciane Roberta Francescatto 2 ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES Figura

Leia mais

Tutorial. Planta baixa no AutoCAD com AditivoCAD 1LT

Tutorial. Planta baixa no AutoCAD com AditivoCAD 1LT Tutorial Planta baixa no AutoCAD com AditivoCAD 1LT Observações gerais: O tutorial para desenhar uma planta baixa está dividido em quatro partes, sendo que para cada um há um vídeo legendado demonstrando

Leia mais

ÍNDICE Parte I Instalação do Software Tela Laje IBTS v. 5.0 Parte II Registro para Utilização do Software Tela Laje IBTS v 5.0

ÍNDICE Parte I Instalação do Software Tela Laje IBTS v. 5.0 Parte II Registro para Utilização do Software Tela Laje IBTS v 5.0 ÍNDICE Parte I Instalação do Software Tela Laje IBTS v. 5.0... 4 1 Configurações mínimas para o funcionamento do software... 4 2 Instalar o software... 5 3 Desinstalar o software... 5 Parte II Registro

Leia mais

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007 Esta é a nossa 7ª Aula. Nesta aula vamos aprender a usar o comando Hachura e criar um estilo de contagem adequado ao desenho arquitetônico. Ao completar então a nossa planta baixa conforme recomendações

Leia mais

Tutorial Google SkecthUp

Tutorial Google SkecthUp Tutorial Google SkecthUp Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Computacional Cursos de Mídias Digitais 6 de junho, 2012 GET da Engenharia Computacional Tutorial Google SketchUp 1/32 Resumo do tutorial

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Notas Técnicas DataCAD

Notas Técnicas DataCAD MULTI-LAYOUT (DC Pleno V.11) PLOTAGEM EM MÚLTIPLAS ESCALAS, NA MESMA PRANCHA (Válido para as Versões Plenas do DataCAD a partir da V. 11) Atualizado em: 04/12/2004 Com a habilidade Multi-Layout, situada

Leia mais

Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Curso Técnico em Edificações.

Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Curso Técnico em Edificações. Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP Curso Técnico em Edificações AutoCAD Governador Cid Ferreira Gomes Vice Governador Francisco José Pinheiro Secretária da Educação Maria Izolda Cela de Arruda

Leia mais

Composição de Layout no MapInfo

Composição de Layout no MapInfo UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Composição de Layout no MapInfo Grazielle Anjos Carvalho Belo Horizonte, 2007 COMPOSIÇÃO

Leia mais

Conhecendo o AutoCAD Exercí cio

Conhecendo o AutoCAD Exercí cio Conhecendo o AutoCAD Exercí cio FEVEREIRO/2012 ÍNDICE Sobre este documento... 2 CAPÍTULO 1 Interface do usuário e configurações de desenho... 3 Interface gráfica do usuário... 3 Configurações do desenho...

Leia mais

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos 2. Módulo de Desenho 2.1 Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica

Leia mais

AutoCAD INTRODUÇÃO. Menu Superior Barra de Ferramenta Cursor. Área de Trabalho. Linha de Comando. Status Bar CONCEITOS A TELA GRÁFICA

AutoCAD INTRODUÇÃO. Menu Superior Barra de Ferramenta Cursor. Área de Trabalho. Linha de Comando. Status Bar CONCEITOS A TELA GRÁFICA INTRODUÇÃO O objetivo desta apostila é ensinar de forma simples, objetiva e didática, os recursos do AUTOCAD para projetar em duas dimensões. Os ensinamentos incluídos abrangem a maioria das necessidades

Leia mais

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes)

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) Observação: Os passos 1 a 5 podem ser iguais aos abordados na AULA_03 Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões

Leia mais

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIE ZOOM

TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIE ZOOM TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIE ZOOM Introdução. Este guia ensina de forma prática como transferir dados das estações Totais Geomax Zoom 20/30 para o software Topograph e vice versa. Configurando o Equipamento

Leia mais

Módulo de Topografia Avançada. Curvas de nível.

Módulo de Topografia Avançada. Curvas de nível. Módulo de Topografia Avançada Curvas de nível. Esta ferramenta gera a triangulação e o cálculo das curvas de nível para a representação do relevo em estudo. O acesso a este recurso está no menu suspenso

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Autorizado plea Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU de 30/08/10 PLANO DE CURSO

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Autorizado plea Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU de 30/08/10 PLANO DE CURSO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Autorizado plea Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU de 30/08/10 Faculdade Independente do Nordeste Componente Curricular: COMPUTAÇÃO GRÁF. APLICADA À ARQUITETURA I Código:

Leia mais

Pontos. Snap no Ponto:

Pontos. Snap no Ponto: Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica de cada ponto.

Leia mais

fx-82ms fx-83ms fx-85ms fx-270ms fx-300ms fx-350ms

fx-82ms fx-83ms fx-85ms fx-270ms fx-300ms fx-350ms O uso da Calculadora Científica (Casio fx) fx-82ms fx-83ms fx-85ms fx-270ms fx-300ms fx-350ms Prof. Ms. Renato Francisco Merli 2013 1 Sumário 1. Antes de Começar... 2 2. Cálculos Básicos... 8 3. Cálculos

Leia mais

Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas

Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas Perguntas mais Frequentes sobre Escalas no AutoCAD e suas Respostas Cleber Reis Professor de AutoCAD 2D e 3D AC5904-V Compreender as escalas no AutoCAD pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Qual

Leia mais

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br TUTORIAL PMS CARD Acesse o site: www.pmscard.com.br FAÇA O LOGIN Para fazer o login digite o seu e-mail e senha e clique em entrar. SELECIONE A EMPRESA Selecione a empresa na qual deseja utilizar clicando

Leia mais

Construindo recursos procedimentais

Construindo recursos procedimentais Construindo recursos procedimentais Número da Publicação spse01535 Construindo recursos procedimentais Número da Publicação spse01535 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução 1

SUMÁRIO. Introdução 1 SUMÁRIO Introdução 1 Tela de Apresentação 1 Criando Figuras Simples 2 Linhas Curvas 3 Figuras Geométricas 4 Ferramenta Seleção 4 Desfazer e Repetir 4 Colorindo os Objetos 5 Ferramenta Zoom 5 Gravando,

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

AutoCAD2009- Básico 2D

AutoCAD2009- Básico 2D AutoCAD2009- Básico 2D Fast Graphics CAD Center www.autocadcurso.com.br Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 1730 Curitiba - Paraná 80320-300 1 Introdução O objetivo desta apostila é ensinar de forma

Leia mais

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 http://www.openoffice.org.br/ 1- INTRODUÇÃO O OpenOffice.org Calc 2.0 para Windows/Linux e outras plataformas é uma poderosa planilha eletrônica, muito parecida com

Leia mais

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop.

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Inicialize o 3D Studio VIZ. Faça duplo clique no ícone de 3D Studio VIZ Abre-se a janela da figura seguinte. Esta

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a FreeCAD M a n

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática Caderno 2 CONTEÚDO MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções

Leia mais

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ 1 1. Introdução Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ O ImageJ é um software livre (freeware) que pode ser obtido gratuitamente no site http://rsb.info.nih.gov/ij/. Esse software é

Leia mais

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem.

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem. ÍNDICE 1 - INTERFACE/TECLAS... 3 2 - LIGANDO O EQUIPAMENTO... 4 3 - CRIANDO UM WAYPOINT... 4 4 - CRIANDO UMA TRILHA... 7 4.1 Apagando traçados... 7 4.2 Criando Trilhas... 8 - Posicione-se no ponto de partida

Leia mais

DESENHO TÉCNICO AutoCAD

DESENHO TÉCNICO AutoCAD DESENHO TÉCNICO AutoCAD AULA 1 - INTRODUÇÃO Este capítulo tem como objetivo principal familiarizar o usuário com a interface do Auto-CAD, isto é, a forma como o usuário se comunica com o software e vice

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Célio Página 1 28/2/2008. Autocad. Autor: Célio da Cunha Faria

Célio Página 1 28/2/2008. Autocad. Autor: Célio da Cunha Faria Célio Página 1 28/2/2008 Autocad Autor: Célio da Cunha Faria Célio Página 2 28/2/2008 SoftCAD Seja bem-vindo. Esta é uma Home Page feita para aqueles que conhecem ou tem interesse em aprender o programa

Leia mais

Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo

Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo Introdução à Folha de Cálculo O Excel é uma folha de cálculo capaz de guardar dados, executar cálculos e gerar gráficos. Introdução à Folha de Cálculo Uma folha de cálculo, por exemplo o Excel, permite

Leia mais

6 - MICROSOFT EXCEL 2010

6 - MICROSOFT EXCEL 2010 6 - MICROSOFT EXCEL 2010 Figura 45: tela principal do Microsoft Excel 2010 O aplicativo Excel trata-se de uma planilha eletrônica onde se efetua cálculos, análise, orçamentos e gerencia listas em planilhas

Leia mais

Editor de texto Writer

Editor de texto Writer Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Projeto de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda - VRlivre Editor de texto Writer

Leia mais

1 Fluxo de trabalho de desenho de quadros estruturais

1 Fluxo de trabalho de desenho de quadros estruturais Lição 1 Fluxo de trabalho de desenho de quadros estruturais Visão geral do fluxo de trabalho de desenho de quadro estrutural Você pode criar segmentos de caminho e quadros estruturais usando o aplicativo

Leia mais

GEOMAX SÉRIE ZOOM APLICATIVO LINHA DE REFERÊNCIA. 1- Exemplo de locação usando o aplicativo Linha de referência:

GEOMAX SÉRIE ZOOM APLICATIVO LINHA DE REFERÊNCIA. 1- Exemplo de locação usando o aplicativo Linha de referência: GEOMAX SÉRIE ZOOM APLICATIVO LINHA DE REFERÊNCIA Introdução. O Objetivo deste guia é ensinar como utilizar o programa Linha de refeência das estações Totais Geomax série ZOOM 20 e 30, sem qualquer menção

Leia mais

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes

APOSTILA V DAC. Ferramentas Importantes APOSTILA V DAC Ferramentas Importantes FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA A EXECUÇÃO DE UM DESENHO A importância do ZOOM A sintaxe do comando ZOOM permite selecionar um dos diferentes tipos de zoom, conforme

Leia mais

Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga.

Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga. Tratamento de ferros inteligente Vigas Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga. Para qualquer detalhamento, a edição

Leia mais

Como produzir um texto no computador.

Como produzir um texto no computador. Como produzir um texto no computador. Antes de aprender como produzir um texto no computador e algumas das funcionalidades básicas que o processador de texto oferece, deve ler os seguintes tutoriais: Conhecer

Leia mais

TEKLYNX LABEL MATRIX

TEKLYNX LABEL MATRIX TEKLYNX LABELMATRIX Tutorial LABEL MATRIX LM2015_tutorial_pt_220415 As informações nesse manual não são obrigatórias e podem ser modificadas sem autorização prévia. O fornecimento do software descrito

Leia mais

Tutorial Parafusadeira Black & Decker

Tutorial Parafusadeira Black & Decker Tutorial Parafusadeira Black & Decker POR DIOGO MIRANDA Passo 1 Fotografias: Ajuste as duas fotografias nas vistas ortográficas como indicado nas fotos, a imagem lateral guiará todo o trabalho basicamente,

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Microsoft Excel. Formulários PARTE 8 SUMÁRIO

Microsoft Excel. Formulários PARTE 8 SUMÁRIO Microsoft Excel Formulários PARTE 8 SUMÁRIO 1-) Formulários Personalizados no Excel... 2 1.1-) Botão Caixa de combinação.... 4 1.2-) Botão Caixa de opção.... 8 1.3-) Caixa de Grupo.... 11 1-) Formulários

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo I: Iniciação ao AutoCAD. João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca

Introdução ao AutoCAD Capitulo I: Iniciação ao AutoCAD. João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Bibliografia AutoCAD 2013 & AutoCAD LT 2013 - Curso Comp. José Manuel Garcia FCA AutoCAD 2012 & 2011 - Guia de Consulta Rápida João Santos

Leia mais

ETEPA Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana AutoCad R.14 Básico 1. INTRODUÇÃO:

ETEPA Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana AutoCad R.14 Básico 1. INTRODUÇÃO: 1. INTRODUÇÃO: A informatização e a globalização que nos cercam e mudam o contexto industrial, tecnológico e profissional, fazem com que o uso crescente e contínuo de uma ferramenta aplicada à computação

Leia mais

Microsoft Excel XP. Módulo I I

Microsoft Excel XP. Módulo I I FUNCICI MG ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO GERENCIAL DE CONTAGEM CURSO TÉCNICO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA APOSTILA: Microsoft Excel XP Módulo I I Elaborada por: Walter Santos 2006 1 S U M Á R I O 1. Introdução:...

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0. Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br

Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0. Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0 Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br 6 de dezembro de 2006 Sumário 1 Visão Geral do OpenOffice.org 4 2 Openoffice.org Calc 2.0 6 2.1 Primeiros passos.....................................

Leia mais