Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por:"

Transcrição

1 Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I Tutorial de Modelando uma mesa e cadeiras Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende Julho / 2005

2 2 Índice: Primeira etapa: Configurações iniciais...3 Segunda etapa: Modelando uma cadeira...5 Terceira Etapa: Modelando a mesa...10 Quarta Etapa: Duplicando as cadeiras...13 Quinta Etapa: Transformando os objetos em COMPONENTES:...17 Bibliografia:...17

3 Tutorial de SketchUp 5.0 Modelando uma mesa e cadeiras 3 Para a utilização deste tutorial, você deverá ter o SketchUp 5.0 ou posterior instalado em seu computador. O Objetivo deste tutorial é apresentar algumas técnicas que permitirá construir uma mesa retangular com quatro cadeiras. Primeira etapa: Configurações iniciais 1. Inicie o SketchUp: Quando o SketchUp é iniciado, uma tela semelhante a da gravura abaixo será mostrada.

4 4 2. Vá ao menu WINDOW System Preference e abrirá o quadro abaixo. Escolha o template Centimeters. Obs: Escolhendo o template Centimeter, cada novo modelo iniciado, será com as unidades em centímetros. Você também pode modificar as unidades no menu WINDOW Model Info e na aba UNITS. Ajuste os valores encontrado em Length Units para a seguinte configuração: Format: DECIMAL e CENTIMETERS Precision: 0.0 Enable Snap Length: 5cm 3. Com a ferramenta ZOOM WINDOW aproxime de uma área um pouco menor para iniciar o nosso trabalho. Note que se o seu desenho ficar muito pequeno ou muito grande na tela, isto é apenas uma questão de ajuste do comando ZOOM. Faça um comando ZOOM EXTENTS para o seu desenho ocupar totalmente a tela.

5 5 4. Vá ao menu WINDOW Layers e abra a janela de Layers. Com o comando de LAYERS, você poderá organizar o seu trabalho, facilitando a edição posterior. É sempre preferível você criar uma camada para cada tipo de objeto que o trabalho possuir. Em nosso caso, crie as seguintes camadas (layers): Cadeiras e Mesa. Obs: Na versão do SketchUp NÃO tem a toolbar de Layers, mas existe uma janela chamada Entity Info que apresenta as mesmas funções. Para abri-la, vá ao menu WINDOW Entity Info. Segunda etapa: Modelando uma cadeira 1. Inicialmente coloque a camada Cadeiras ativa, já que iremos começar o nosso modelo pelas cadeiras. 2. Utilizando o comando RECTANGE, desenhe um retângulo a partir da origem (a origem é o local da interseção dos eixo vermelho, verde e azul - red-green-blue - representando os eixo X, Y e Z respectivamente) com as dimensões de 45x45cm. Sempre observe os valores apresentados na caixa de controle de valores (Value Control Box). a. Você também pode entrar com os valores na caixa de controle de valores (Value Control Box), apenas digitando: 45;45 sem as aspas. b. Observe que o SketchUP cria uma superfície que foi definida pelas arestas do retângulo criado.

6 6 3. Clique em ZOOM EXTENTS e depois clique em ISO VIEW para visualizar em perspectiva. 4. Com o comando PUSH/PULL, faça uma extrusão de 5cm a partir do plano criado. 5. Observe que existem dois modos diferentes de utilizar o mouse neste comando, sendo: a. Na primeira opção, você clica no ícone do comando PUSH/PULL e depois clica na face do retângulo, segurando o botão esquerdo do mouse e arrastando-o. Perceba que você já está entrando com os valores quando arrasta o mouse. Veja na Value Control Box se o valor correto já foi entrado, e então, solte o botão esquerdo do mouse para fixar este valor. É importante configurar os valores de SNAP para um número redondo, como 5cm, pois isto trará maior facilidade para entrada de valores com o arrastar do mouse. b. Na segunda opção, você apenas clica na superfície do retângulo e solta o botão esquerdo do mouse imediatamente. Ainda tem mais duas opções de entrar com o valor corretamente:

7 7 é desejável. i. Arrasta o mouse e verifica na Value Control Box se o valor correto já foi entrado, e então, clica novamente o botão esquerdo do mouse para fixar este valor. ii. Arrasta o mouse para o lado desejado da extrusão, e digita o valor 5cm e termina com um ENTER no teclado. Este modo será o melhor para situações onde a precisão numérica 6. Preste atenção na utilização do mouse para mover toda a caixa que representa o assento da cadeira para uma nova coordenada. Iremos mover no sentido do eixo Z (eixo azul) um total de 40cm, ficando portando, o topo do assento da cadeira, com uma altura de 45cm. 7. Para isto, siga os seguintes passos: Inicialmente, selecione todo o volume com a ferramenta de seleção (SELECT ) ou vá ao menu EDIT Select All. Observe que todo o volume, incluindo arestas e faces, está selecionado. A cor amarela representa isto. Clique no comando MOVE para iniciar a utilização do comando. Agora em qualquer lugar da tela, dê um clique e solte imediatamente o botão do mouse. E ainda dentro do comando arraste o mouse no sentido do eixo Z (eixo azul).

8 8 Observe que aparece uma linha pontilhada também azul. Isto indica que você está movendo o objeto exatamente no mesmo sentido do eixo Z. Se por acaso aparecer uma linha tracejada preta, não execute o comando ainda, pois você ainda não conseguiu indicar para o programa que o movimento deve ser feito no eixo Z. Mova o mouse até a linha ficar tracejada azul. Verifique que aparece também a dica ON BLUE AXIS, indicando que o movimento está sendo feito corretamente no eixo Z. (dica: você pode utilizar a tecla SHIFT, segurando-a enquanto arrasta o mouse, para poder travar o movimento em cada um dos eixos X, Y ou Z). Mova todos os objetos no eixo Z em um valor de 40cm, ficando portanto, o assento da cadeira com uma altura total de 45cm. Lembre-se que o procedimento de uso do mouse é semelhante ao explicado no item anterior de extrusão (Segunda Etapa - Item 5). 8. Construiremos agora os pés da cadeira. Para isto, afaste o seu objeto um pouco na tela, utilizando o comando ZOOM. Utilize o comando ORBIT para visualizar a parte inferior do assento da cadeira (dica: para os mouses que têm o botão RODA, basta clicar na tela, segurar o botão roda e arrastar). Com o comando RECTANGLE, desenhe quatro retângulos que serão os pés da cadeira.

9 9 9. Com o comando PUSH/PULL, faça a extrusão de cada pé da cadeira com exatos 40cm, naturalmente no sentido negativo do eixo Z. 10. Construiremos agora o encosto da cadeira. Para isto, com o comando ORBIT, volte a visualizar o modelo por cima. 11. Com o comando LINE, leve o mouse até o ponto nº 1 da figura ao lado e sem dar nenhum clique, espere um pouco. Irá aparecer o SNAP Endpoint. Ainda sem dar nenhum clique, leve o mouse para o ponto nº 2. Irá aparecer a opção de Snap On Edge. Perceba que apareceu uma linha de auxilio saindo do ponto nº 1 até o ponto nº 2. Agora clique no ponto nº 2 para começar a desenhar a linha e finalmente termine a linha no ponto nº 3 quando aparecer novamente o Snap On Edge. 12. Com o comando PUSH/PULL, faça extrusão do polígono do encosto da cadeira em exatos 35cm. O seu trabalho deverá estar parecido com a figura ao lado. 13. Para finalizar esta etapa, com a ferramenta SELECT selecione toda a cadeira, e clique com o botão direito do mouse sobre os objetos. Aparecerá o menu de contexto com a opção MAKE GROUP. 14. Depois do agrupamento de todos objetos, ficará mais fácil de manipulá-los e copiá-los. Note que após o comando MAKE GROUP, aparecerá uma caixa amarela quando o grupo for selecionado.

10 10 Se você der dois cliques no objeto agrupado, aparecerá uma caixa pontilhada em volta de seu objeto e o restante do desenho ficará todo mais claro. Isto indica que você esta trabalhando dentro do grupo (veja figura ao lado). Note que mesmo estando dentro do grupo você poderá modificar qualquer propriedade do objeto. Poderá mudar suas dimensões, acrescentar novos objetos, ou mesmo modificar a suas cores, sem ter de desgrupá-los Terceira Etapa: Modelando a mesa 1. Para iniciamos a modelagem da mesa, mude a camada ativa para Mesa e desligue a camada Cadeiras. 2. Seguindo um processo semelhante ao utilizado para modelar as cadeiras, construa um retângulo de 140cm x 90cm. 3. Faça uma extrusão de 5cm, transformando a superfície em um sólido. 4. Com o comando SELECT, selecione todo o tampo da mesa e com o comando

11 11 MOVE, mova os objetos no eixo Z em um valor de 75cm, ficando portanto, a mesa com uma altura total de 80cm. 5. Afaste o seu objeto um pouco na tela. Utilize o comando ZOOM para isto. 6. Utilize o comando ORBIT para visualizar a parte inferior do tampo da mesa (dica: para os mouses que têm o botão RODA, basta clicar na tela, segurar o botão roda e arrastar). 7. Seguindo o mesmo raciocínio que foi empregado na construção da cadeira, e utilizando o comando RECTANGLE, desenhe os quatro retângulos que serão os pés da mesa. 8. Como o tampo da mesa é muito grande em relação às dimensões dos pés da mesa, é desejável a utilização do comando ZOOM WINDOWS em cada extremidade da mesa para facilitar a execução do modelo. 9. Basta agora fazer a extrusão de cada pé da mesa em exatos 75cm: 10. O seu modelo deverá estar parecido com a gravura ao lado. 11. Para criar um tampo de vidro para a mesa, basta fazer um buraco em seu centro. Com a ferramenta SELECT,

12 12 selecione apenas a face superior do tampo. Quando selecionada, esta face ficará toda destacada em amarelo. 12. Selecione a ferramenta OFFSET e dê um clique e solte o mouse na aresta do polígono selecionado. Arraste o mouse para o centro da mesa e digite o valor 10 no Value Control Box para fazer uma cópia das arestas com a distância de 10cm. 13. Com o comando PUSH/PULL, faça a extrusão do tampo da mesa para que este toque o outro lado do sólido. Aparecerá a informação do SNAP On Face, indicando que uma face está realmente tocando a outra face do outro lado do sólido. 14. Basta agora clicar novamente para finalizar o comando. Assim acabamos de criar um vazado no tampo da mesa para poder colocar um vidro. 15. O seu modelo deverá estar parecido com a gravura ao lado. 16. Para finalizar esta etapa, com a ferramenta SELECT selecione toda a mesa, e clique com o botão direito do mouse sobre os objetos. Aparecerá o menu de contexto com a opção MAKE GROUP. 17. Selecione a opção GROUP para fazer um grupo destes objetos. 18. Com o comando RECTANGLE, desenhe um retângulo exatamente sobre o vazado. Este retângulo será o vidro.

13 Vá ao menu WINDOW Material Browser, ou clique no ícone PAINT BUCKET, aparecerá o quadro de materiais (Materials). 20. Dentro da aba Library - biblioteca), escolha os materiais transparentes (Glass+Transparent). Escolha uma transparência desejada, e aplique na face que representa o vidro. 21. Finalmente, com a ferramenta SELECT selecione toda a mesa e o tampo de vidro, e clique com o botão direito do mouse sobre os objetos, faça novamente o comando MAKE GROUP. Note que este grupo é composto de grupos aninhados, isto é, dentro deste último grupo, tem o tampo de vidro e o grupo da mesa. Quarta Etapa: Duplicando as cadeiras Iremos agora copiar a primeira cadeira para criar as outras restantes. 1. Ative novamente a camada (Layers) da Cadeira e coloque-a corrente. Posicione a cadeira exatamente no centro da mesa. Para isto, inicialmente selecione a cadeira com o comando SELECT e depois utilize o comando MOVE. Lembrese que estamos trabalhando com um SNAP configurado para o valor de 5cm. Isto tornará mais fácil mover e posicionar os objetos com maior precisão. 2. Se for necessário criar uma referência para posicionar a cadeira, inicialmente mova um ponto no pé da cadeira para um ponto do pé da mesa. Veja a gravura acima. 3. Depois mova exatos 22,5cm entrando com o valor 22,5 no Value Control Box. 4. Mova novamente mais um pouco para trás. O valor de 30cm é satisfatório.

14 14 5. O seu modelo deverá estar parecido com a gravura ao lado. 6. Veja o seu modelo de topo com o comando TOP VIEW. 7. Com o comando MOVE/COPY, faça a cópia da cadeira para a outra extremidade, bastando para isto, pressionar primeiro a tecla CONTROL (Ctrl). Depois é só clicar na tela que junto ao ícone de MOVE, aparecerá um sinal de mais (+), indicando que a ferramenta está na opção de cópia e não mais de mover. 8. Semelhante aos comandos anteriores, entre com o valor de 155 (sem aspas) no Value Control Box. 9. Selecione a nova cadeira, e com o botão direito do mouse sobre a mesma, acione o menu de contexto. Neste menu selecione FLIP ALONG GROUP S RED para fazer o espelhamento da cadeira para a posição correta.

15 Para a construção das outras cadeiras, copie uma destas cadeiras existente para a parte superior da tela e a selecione com o comando SELECT. 11. Teremos agora que girar a cadeira para um ângulo de 90º. Com o comando ROTATE, dê um clique no pé da cadeira, marcando o primeiro ponto de referência do comando ROTATE (ponto nº 1 na figura abaixo). E dê um outro clique exatamente alinhado à direita da cadeira (ponto nº 2 na figura abaixo). 12. Finalmente dê um clique na parte superior da tela (ponto nº 3 na próxima figura), fazendo um giro de exatos 90º. Durante o processo, sempre verifique no Value Control Box se os valores entrados estão corretos. Para o nosso caso, o valor da rotação deverá ser de 90º. 13. Depois de rotacionar a cadeira, basta colocá-la em seu local correto. 14. Para isto, siga os mesmos passos para o posicionamento da primeira cadeira (Quarta Etapa - Item 1). 15. Abaixo segue o procedimento:

16 16 Mova as cadeiras para um ponto específico, como por exemplo, faça coincidir o pé da cadeira com o pé da mesa. Mova as cadeiras 15cm para cada lado, afastando-as do pé da mesa. Também afaste as cadeiras 30cm da mesa. 16. Para o espelhamento das cadeiras para o outro lado da mesa, pode-se utilizar o mesmo comando ROTATE, utilizando-o com a tecla CONTROL (Ctrl) pressionada. 17. Inicialmente, iremos criar duas linhas de construção (Construction Geometry) para podermos localizar o centro da mesa. Selecione a ferramenta MEASURE, e leve-a sobre a aresta do tampo da mesa (ponto nº 1 na figura ao lado), quando aparecer o SNAP Midpoint in Group, dê um clique. Note que uma linha preta e tracejada irá aparecer. Leve o cursor até o ponto nº 2 e quando aparecer SNAP Midpoint in Group, de outro clique. Foi criada uma linha de construção. 18. Repita a operação para criar a segunda linha de construção (Note que no nosso estudo foram utilizados os pontos nº 3 e nº 4. O ponto nº 3 é uma aresta qualquer do polígono, já o ponto nº 4 tem que ser o ponto médio midpoint - do polígono). 19. Note também que todo este trabalho foi para achar o ponto nº 5.

17 Com as linhas de construções colocadas em seus lugares corretos, com o comando SELECT, selecione as duas cadeiras laterais. 21. Clique no comando ROTATE, e antes dar o clique no ponto nº 6, pressione a tecla CONTROL (Ctrl) para passar o comando ROTATE para ROTATE com cópia. Observe que irá aparecer o sinal de mais (+) junto ao ícone do comando, indicando que é uma rotação com cópia. Clique no ponto nº 7 para marcar a referência da rotação. 22. Finalmente clique no ponto nº 8 para finalizar a rotação com cópia. Você também poderia entrar com o valor numericamente no Value Control Box, bastando digitar o valor de 180º (sem aspas). 23. Para finalizar, vá ao menu EDIT Erase Construction Geometry para poder apagar todas as linhas de construção. Quinta Etapa: Transformando os objetos em COMPONENTES: 1. Com a ferramenta SELECT, selecione tudo novamente (todas as cadeiras e a mesa) e vá ao menu EDIT Make Component. Abrirá o quadro Create Component. Dê um nome ao seu componente e clique em OK. 2. Está pronto o seu modelo. Como ele já é um componente, você poderá utilizá-lo em outros trabalhos. Bibliografia: SketchUp 4.0 for Windows - User Guide - (SU40-User-Guide-EN-WIN.pdf) - 394p. FRANCO, Cecília Amélia Santos - SketchUp Manual de referência e tutoriais (2005) - Unicentro Izabela Hendrix da Igreja Metodista - Apostila ROSKES, P.E. BONNIE, The SketchUp Version 4 Workbook - Conceptual Product Development, Inc. --- FIM --- emr

18 18 Revisão: Cecília Franco

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando três sofás. Elaborado por:

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando três sofás. Elaborado por: Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I Tutorial de Modelando três sofás Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende Julho / 2005 2 Índice: Primeira etapa: Configurações

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ITABUNA - BA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D AUTOCAD ATIVIDADE DE DESENHO DA UNIDADE

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Fundiário Preparando o desenho para o Módulo Fundiário _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar

Leia mais

OFICINA DE POWER POINT

OFICINA DE POWER POINT OFICINA DE POWER POINT Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Menus Modos de Visualização Painéis de Tarefas Barra de Ferramentas Desenho Profª. Maria Adelina Raupp Sganzerla

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro

Leia mais

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana Área de Trabalho Juntamente com a área de trabalho, poderão estar abertas algumas barras de ferramentas nas laterais da tela, que servem de suporte ai desenho. Janelas de Comandos Figura 1 Área de trabalho

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

OpenOffice Calc Aula 4

OpenOffice Calc Aula 4 OpenOffice Calc Aula 4 Objetivos: Apresentar a criação de um gráfico no CALC, a partir dos dados em uma planilha Apresentar os diversos tipos de gráficos e suas aplicações (gráfico de coluna, de linha,

Leia mais

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco Alguns truques do Excel 1- Títulos com inclinação No Excel é possível colocar o conteúdo das células na vertical. Para além disto, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isto, seleccione as células

Leia mais

Compositor de Impressão do QGIS

Compositor de Impressão do QGIS Compositor de Impressão do QGIS 1. Introdução O Compositor de Impressão é uma ferramenta oferecida pelo QGIS para elaborar a versão final dos mapas que serão impressos. Permite a definição de escala e

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1 Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico 05/2012 Versão 2.2.14.1 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 2) Ferramenta Snap...

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

Guia do usuário. Versão 1.0. 2011. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados.

Guia do usuário. Versão 1.0. 2011. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Guia do usuário Versão.0 0. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Índice Introdução... 4 Instalação do ofcdesk crayon... 5 Ativação do ofcdesk crayon... 7 Instalação do ofcdesk

Leia mais

1. Abra o ambiente Solid Edge Assembly.

1. Abra o ambiente Solid Edge Assembly. SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Assembly e introduzir conceitos básicos de montagem. É importante que

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. TUTORIAL Muan - Pixilation

Oficina de produção de tutoriais. TUTORIAL Muan - Pixilation Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais TUTORIAL Muan - Pixilation Oficina de produção de tutoriais

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok Microsoft P ow erp oint Apresentação Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um data

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga.

Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga. Tratamento de ferros inteligente Vigas Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga. Para qualquer detalhamento, a edição

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA 16 - SCARTA Módulo do SPRING que permite editar uma carta e gerar arquivo para impressão, permitindo a apresentação na forma de um documento cartográfico. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra

Leia mais

Prof Rafael Guem Murakami

Prof Rafael Guem Murakami Prof Rafael Guem Murakami São Paulo 2006 Sumário: Definição:... 4 Barra de Formatação:... 4 Configuração de página:... 5 Bordas e Sombreamento:... 6 Índices:... 8 Inserindo Figuras:... 12 Word-Art:...

Leia mais

Apostila de Autocad Modelando uma casa em 3d

Apostila de Autocad Modelando uma casa em 3d O objetivo deste tutorial, será a construção da residência abaixo, com todas as medidas exatas, e que no fim, possa ser exportado para um programa de acabamento (render). Perspectivas isométricas da residência:

Leia mais

Implantação do sistema Condominium

Implantação do sistema Condominium Implantação do sistema Condominium Nesse manual iremos acompanhar o passo a passo para a implantação do sistema, portanto iremos pular algumas telas do cadastro, que deverão ser preenchidas após a implantação

Leia mais

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos

Leia mais

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Execute o ícone na área de trabalho: TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Aguarde um instante, irá aparecer à seguinte tela: Clique no botão EXECUTAR e aguarde um momento. Após ter clicado em EXECUTAR

Leia mais

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop.

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Inicialize o 3D Studio VIZ. Faça duplo clique no ícone de 3D Studio VIZ Abre-se a janela da figura seguinte. Esta

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

Sistema de. alternância de Menus.

Sistema de. alternância de Menus. TUTORIAL MAYA 2013 Disciplina: Modelagem Digital 3D Professor: Adolfo Shedler Bittencourt Tutorial elaborado por Míria Santanna dos Santos Versão recomendada MAYA 2013. Sistema de Alternância de Menus

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Manual de utilização do módulo NSE METH 3E4RL

Manual de utilização do módulo NSE METH 3E4RL INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro.

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro. 3 Principais comandos para desenhar e modificar Os principais comandos para desenho e modificações estão nas barras: Draw (desenhar) figuras 13a e Modify (modificar) figura 13b, que podem estão disponíveis

Leia mais

Você vai começar criando o fundo Após criar o fundo, você aplicará o resto dos gráficos e texto da publicidade.

Você vai começar criando o fundo Após criar o fundo, você aplicará o resto dos gráficos e texto da publicidade. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Este tutorial apresenta as ferramentas de layout e organização

Leia mais

Introdução ao Epi Info - Versão Windows

Introdução ao Epi Info - Versão Windows Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 - Informática Introdução ao Epi Info - Versão Windows Apresentação do Software Criar Ficha (Make View) Cria

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

APOSTILA II DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR

APOSTILA II DAC CRIADO POR DÉBORA M. BUENO FRANCO PROFESSORA DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR FACULDADE EDUCACIONAL DE ARAUCÁRIA - FACEAR APOSTILA II DAC INTRODUÇÃO O WorkCAD é uma ferramenta para criação, edição e impressão de projetos assistidos por computador (CAD - Computer Aided Design) que inclui a criação e gerenciamento de projetos

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

Criação da etiqueta para os cartões

Criação da etiqueta para os cartões Criação da etiqueta para os cartões O sistema Fidelizar! oferece um recurso para criação de etiquetas que poderão ser impressas e coladas nos cartões a serem entregues aos clientes. Assim, os cartões poderão

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

WINDOWS EXPLORER. O organizador

WINDOWS EXPLORER. O organizador O organizador No Windows XP, tudo o que há dentro do computador como programas, documentos, arquivos de dados e unidades de disco, torna-se acessível em: Windows Explorer (Iniciar / Todos os Programas

Leia mais

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 2 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,

Leia mais

Manual do Software Pctel Supervisor Desktop

Manual do Software Pctel Supervisor Desktop Manual do Software Pctel Supervisor Desktop Conteúdo O que é o Pctel Supervisor Desktop?...03 O que é usuário do canal (PA)?...03 Como cadastrar usuário do canal (PA)?...04 Como remover um usuário do canal?...05

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário.

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotina para quando clicar no ícone do Winsati e ele não inicializar Podem acontecer dois casos: 1. Caso 1: No caso de clicar

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Tutorial. Exportando mapas para KML. Versão 1.0 16/01/2009. Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Exportando mapas para KML. Versão 1.0 16/01/2009. Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Exportando mapas para KML Versão 1.0 16/01/2009 Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para exportar os mapas gerados

Leia mais

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels.

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels. Desenhando no Flash Os arquivos criados no Flash guardam e apresentam as informações gráficas vetorialmente. Isto significa que as imagens são entendidas como formas e preenchimentos e o que é armazenado

Leia mais

Índice. 1.1. Static Text (texto estático)...1 1.2. Dynamic Text (Texto Dinâmico)...3 1.3. Input Text...7 1.4. Exercício...8

Índice. 1.1. Static Text (texto estático)...1 1.2. Dynamic Text (Texto Dinâmico)...3 1.3. Input Text...7 1.4. Exercício...8 Textos no Flash Índice 1. Texto no Flash...1 1.1. Static Text (texto estático)...1 1.2. Dynamic Text (Texto Dinâmico)...3 1.3. Input Text...7 1.4. Exercício...8 1. Texto no Flash Há três maneiras de se

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais

Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes

Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes Esse guia de prático de acompanhamento e consulta visa balizar as aulas apresentadas através das vídeo aulas. É fundamental que você assista em

Leia mais

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem.

Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem. ÍNDICE 1 - INTERFACE/TECLAS... 3 2 - LIGANDO O EQUIPAMENTO... 4 3 - CRIANDO UM WAYPOINT... 4 4 - CRIANDO UMA TRILHA... 7 4.1 Apagando traçados... 7 4.2 Criando Trilhas... 8 - Posicione-se no ponto de partida

Leia mais

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER 1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO Vá até a pasta MEUS VÍDEOS; Clique com o botão direito e escolha a opção NOVO / PASTA; Escreva como nome da pasta o nome do seu Projeto; Abra

Leia mais

Ajustes para o sistema de web conferências Adobe Connect

Ajustes para o sistema de web conferências Adobe Connect SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEaD Ajustes para o sistema de web conferências Adobe Connect Principais ajustes que melhoram

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS Introdução Os vírus de computador que infectam os pendrives sempre se infiltram pela raiz do mesmo, que é a primeira área onde o pendrive começa a ser utilizado,

Leia mais

Tutorial Agenda. Conteúdo. Tutorial Agenda

Tutorial Agenda. Conteúdo. Tutorial Agenda Tutorial Agenda Conteúdo 1 Criar Grupos de Agenda... 1 2 Como Visualizar Eventos Cadastrados... 3 3 Incluir Tarefas... 6 4 Incluir Funcionário Novo em uma Agenda Existente... 8 A agenda do sistema funcionará

Leia mais

O processo termina com o surgimento da última flecha quando aparece uma bolinha azul. Outras bolinhas aparecem aleatoriamente POWER POINT NEW WAY

O processo termina com o surgimento da última flecha quando aparece uma bolinha azul. Outras bolinhas aparecem aleatoriamente POWER POINT NEW WAY 01 Digamos que se queira mostrar as flechas amarelas com movimento, isto é, fazerem elas irem surgindo uma depois da outra e a que a surge fica visível, parada, enquanto que sempre tem uma na frente se

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

Desenhar. Desenhar: Retângulo. Seleção alternada. Objeto. Clique na ferramenta retângulo. Crie mais 4 retângulos em posições aleatórias

Desenhar. Desenhar: Retângulo. Seleção alternada. Objeto. Clique na ferramenta retângulo. Crie mais 4 retângulos em posições aleatórias Utilização básica PowerPoint 2003 Barra de Ferramentas de Desenho Everson Santos Araújo everson@por.com.br Todas as ferramentas seguem uma mesma forma de uso: Selecionar a ferramenta desejada com um único

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros Exercício Objetivo Aplicativo Exercício para ambientação com Sistemas de Informação e Bancos de Dados. O usuário criará modelará um banco de dados aplicado ao contexto de desastres; realizará cadastros

Leia mais

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA)

SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) 1 / 16 SISTEMA MEDLINK E-TISS PASSO-A-PASSO (USE JUNTO COM A VÍDEO AULA) Este guia passo-a-passo tem o objetivo de facilitar o entendimento: - da ordem de execução dos processos. - dos conceitos do sistema.

Leia mais

AULA 2 Planos, Vistas e Temas

AULA 2 Planos, Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos, Vistas e Temas Essa aula apresenta os conceitos de Plano de Informação, Vista e Tema e suas manipulações no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1. Abra o

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

Prática 3 Microsoft Word

Prática 3 Microsoft Word Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 3 Microsoft Word Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Construindo recursos procedimentais

Construindo recursos procedimentais Construindo recursos procedimentais Número da Publicação spse01535 Construindo recursos procedimentais Número da Publicação spse01535 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Definição de Planilha Eletrônica

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Definição de Planilha Eletrônica PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 07 1. OBJETIVO Apresentar a planilha eletrônica MS-Excel e algumas de suas operações básicas, incluindo inserção de fórmulas, utilização de funções da planilha e a criação

Leia mais

Como produzir um texto no computador.

Como produzir um texto no computador. Como produzir um texto no computador. Antes de aprender como produzir um texto no computador e algumas das funcionalidades básicas que o processador de texto oferece, deve ler os seguintes tutoriais: Conhecer

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Passo- a- passo SKILLSPECTOR Software gratuito para análise cinemática Procedimentos para configuração, digitalização e calibragem

Passo- a- passo SKILLSPECTOR Software gratuito para análise cinemática Procedimentos para configuração, digitalização e calibragem Passo- a- passo SKILLSPECTOR Software gratuito para análise cinemática Procedimentos para configuração, digitalização e calibragem Prof. Dr. Ricardo Martins de Souza O passo- a- passo a seguir tem como

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br

R O B Ó T I C A. Sensor Smart. Ultrassom. Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13. www.robouno.com.br R O B Ó T I C A Sensor Smart Ultrassom Versão Hardware: 1.0 Versão Firmware: 1.0 REVISÃO 1211.13 Sensor Smart Ultrassom 1. Introdução Os sensores de ultrassom ou ultrassônicos são sensores que detectam

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

App - Paint Pot (Lata de tinta)

App - Paint Pot (Lata de tinta) App - Paint Pot (Lata de tinta) Vamos construir um aplicativo de pintura. Se você ainda não tem uma Screen (Tela) para o PaintPot, vá em frente e adicione uma. (Caso preferir, para este exemplo, você pode

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD

INTRODUÇÃO AO AUTOCAD INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O AUTOCAD é um software que se desenvolveu ao longo dos últimos 30 anos. No início o programa rodava no sistema D.O.S., o que dificultava um pouco seu uso. Com o surgimento do sistema

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO GOOGLE MAP MAKER

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO GOOGLE MAP MAKER TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO GOOGLE MAP MAKER 2 Sumário 1. INÍCIO... 3 2. ADICIONAR VIAS... 4 3. EDITAR NOME DA VIA... 8 4. EDITAR NUMERAÇÃO DA VIA...12 5. EDITAR SENTIDO DA VIA...16 6. BOAS PRÁTICAS DE MAPEAMENTO...

Leia mais

WEBGIS Sistema Informativo Territorial

WEBGIS Sistema Informativo Territorial PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA WEBGIS Sistema Informativo Territorial MANUAL DE UTILIZAÇÃO Autor: Rony Camargo de Brito Primeira edição: 20-06-2008 Atualizado: 08-10-2008 Todos os Direitos Reservados

Leia mais

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Leitores pediram mais detalhes nas explicações e nos comandos e estão sendo atendidos 0 modelo escolhido para essa edição foi um sofá de três lugares. Atendendo a

Leia mais