Av. Paulo VI, Sumaré São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) Fax: (11)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Av. Paulo VI, 1952- Sumaré. 01262-010 São Paulo S.P.- Brasil Fone: (11) 3868-0822 Fax: (11)3673-0702 http://www.hezolinem."

Transcrição

1

2 ÍNDICE 1 - INTERFACE/TECLAS LIGANDO O EQUIPAMENTO CRIANDO UM WAYPOINT CRIANDO UMA TRILHA Apagando traçados Criando Trilhas Posicione-se no ponto de partida da trilha DESCARREGANDO DADOS PARA O COMPUTADOR EXPORTANDO DADOS NO FORMATO DO DATAGEOSIS ABRINDO DADOS NO DATAGEOSIS OFFICE MAGGELAN Criar Projeto Importando Dados Gerando Caderneta Gerando Desenho Ligando os pontos do desenho Criando Memorial Descritivo Criando Memorial... 28

3 1 - INTERFACE/TECLAS abaixo. No decorrer deste guia prático, as teclas do TRITON serão tratadas como na Figura Interface do TRITON 500. A Luz de fundo: Pressione para acender a luz de fundo. B Botão liga/desliga C Entrada do cartão SD (apenas Magellan Triton 400, 500 e 2000) D Botão MENOS ZOOM (Reduzir tela) E Botão MAIS ZOOM (Ampliar tela) F Botão Enter e direcional de opções G PAGE/GO TO. Pressione para percorrer as telas de navegação. H Botão ESC para cancelar I Botão MENU. Na tela Mapa, aparece o menu Principal. Em outras telas, apresenta um menu de contexto, quando disponível.

4 2 - LIGANDO O EQUIPAMENTO ligar. - Manter pressionado o botão B(Liga/Desliga) a direita do aparelho, até o visor - A seguinte tela aparecerá: Obs.: Verifique se a barra de sinal (no canto superior direito) está verde, se sim: - O aparelho está pronto para uso - Caso contrário, espere algum tempo até que o mesmo fique verde. 3 - CRIANDO UM WAYPOINT - Pressionar o botão Menu. A seguinte tela será exibida:

5 - Através do cursor, vá até a opção CRIAR, e aperte o botão do aparelho (F). A seguinte tela será mostrada: - Selecione WAYPOINT e clique com o botão central do cursor (F): - Selecione Localização atual, clique com o botão central do cursor (F): descrição. Nesta tela, o usuário poderá entrar com o nome do WAYPOINT bem como sua

6 - Para inserir um nome, aperte o cursor para baixo e no campo de digitação de NOME, clique com o botão central do cursor (F): Descrições dos botões abaixo: - PARA GRAVAR WAYPOINT: Mova o cursor até o botão e pressione ENTER (F).

7 - Ao finalizar a gravação, a seguinte tela retornará: - Para gravar outros WAYPOINTS, siga a mesma operação. 4 - CRIANDO UMA TRILHA A trilha é formada a partir de todo deslocamento efetuado com o equipamento ligado. Logo todo deslocamento efetuado ficará armazenado para visualização. Caso esses traçados não sejam de interesse para formar a trilha desejada, será necessário apagá-los. 4.1 Apagando traçados - Para apagar os traçados da tela faça: - Pressione Menu, e em seguida selecione Ver: - Selecione traçados. - Clique com o botão central (F) em apagar traçados. - Confirme pressionando o botão.

8 4.2 Criando Trilhas - Posicione-se no ponto de partida da trilha. - Inicie o trajeto. - Finalizado o trajeto, pressione o botão Menu. A seguinte tela será exibida: - Através do cursor, vá até a opção CRIAR, e aperte o botão do aparelho (F). A seguinte tela será mostrada: - Com o cursor, selecionar Trilho e apertar ENTER (F): - Na próxima tela clique com o botão ENTER (F) opção Traçado atual. - Aparecerá a tela para digitação do Nome do trilho para sua devida identificação.

9 Digite o Nome selecionando as letras pelo teclado mostrado, confirme através do botão e aperte ENTER (F). Observações: 1 - após dar o nome ao traçado, grave-o da seguinte forma: - Pressione Menu. - Clique em Ver. - Selecione Traçados. - Clique em Gravar traçados. 2 Ao iniciar um novo traçado, caso não deseje armazenar o percurso intermediário até o próximo traçado desejado, repita a operação DESCARREGANDO DADOS PARA O COMPUTADOR (F). - Primeiramente certifique-se que o aparelho esteja ligado. - Atrás do TRITON, encaixe o cabo conversor e conecte-o ao PC pela entrada USB. - Será apresentada uma tela. Nesta selecione a opção LIGADO AO PC e aperte ENTER - Abra o aplicativo VANTAGE POINT. Será apresentada a seguinte tela:

10 - Neste aplicativo selecione a aba O MEU GPS. exibida: - Clicar no botão para descarregar os dados do TRITON. A seguinte tela será

11 - Deixe habilitados os pontos e trilhas desejadas. Pressione OK. - Clique no ícone salvar, localizado no canto superior esquerdo do aplicativo, para salvar os dados descarregados para o computador. Ao clicar em Salvar, a seguinte tela será exibida: - Selecione os pontos e trilhas que deseja salvar no computador e pressione OK. A seguinte tela será exibida: Note que os dados são salvos, por padrão, na pasta My GPS.

12 6 - EXPORTANDO DADOS NO FORMATO DO DATAGEOSIS Para se exportar os dados em um formato compatível com o software DataGeosis Office, podemos utilizar-se de dois métodos: Como primeira opção, pode-se exportar todos os dados (waypoints e trilhas) de maneira simultânea, a partir do formato (*.gpx). O arquivo será salvo na pasta padrão MY GPS. No aplicativo Vantage Point, após ter descarregado e salvo os dados, clicar na aba Biblioteca e em seguida no ícone ( Exportar ): Em seguida será apresentada a seguinte tela de exportação:

13 Selecione os elementos a serem exportados (waypoints, traçados e rotas) e clique em. Será apresentada a seguinte tela: Selecione a primeira opção e clique em. Será solicitado um nome para o arquivo:

14 Insira o nome desejado e clique em. Será apresentada a seguinte tela: Para finalizar clique em.

15 Como segunda opção clique ícone ( Exportar ). A seguinte tela será exibida: Habilite primeiramente apenas os Waypoints como mostrado na figura acima. Em seguida clicar em. Será exibida a seguinte tela:

16 Selecione a opção Ficheiro Magellan explorist(*.upt), formato para que se possa realizar a abertura utilizando-se o DataGeosis Office. Em seguida clique em. Salve os dados no diretório desejado. Em seguida clique novamente em Exportar e habilite os traçados.

17 Clicar em e selecione a opção Ficheiro Magellan explorist(*.log), formato para que se possa realizar a abertura utilizando-se o DataGeosis Office. Em seguida clique em. IMPORTANTE: SEMPRE EXPORTAR OS TRAÇADOS INDIVIDUALMENTE (UM A UM). Para finalizar salve os dados no diretório desejado. IMPORTANTE: NOTE QUE OS DADOS SÃO SALVOS, POR PADRÃO, NA PASTA MY GPS.

18 7 ABRINDO DADOS NO DATAGEOSIS OFFICE MAGGELAN 7.1 Criar Projeto Abra o DataGeosis e em seguida clique no Menu Arquivo Novo Projeto Digite o nome do projeto:

19 Clique em avançar, editando os campos seguintes se desejar. Por fim, clique em concluir. Para que seja possível criar novos arquivos para o projeto (planilhas, desenhos, etc.), clique com o botão direito do mouse na barra Projetos, 7.2 Importando Dados Caso tenha exportado os dados no formato.gpx, basta entrar em Arquivo Importar. Será aberta uma caixa para seleção do arquivo. Selecione-o em Arquivos do Tipo o formato GPS Exchange Format (*.gpx) e em seguida peça para ABRIR. A planilha já é criada automaticamente.

20 Caso contrário (formato upt e log) primeiramente deve-se primeiramente cadastrar o equipamento, da seguinte forma: Clique em Arquivo Configurações Gerais. Selecione a guia Equipamentos e em seguida clique no botão Novo. Digite o nome do equipamento e selecione Magellan USB em Comunicação. Confirme clicando em OK.

21 - Para importar os dados clique em Arquivo Comunicação Receber dados. em avançar. Clique em avançar, na próxima janela digite o nome da caderneta e clique novamente A próxima tela exibira as opções de importar os Waypoints, Trilhas e Rotas.

22 Caso tenha exportado separadamente waypoints e trilhas para o Datageosis, dentro do programa deve-se importar os waypoints de maneira individual (um a um), chamando o arquivo de extensão.upt. Trilhas e rotas seguem o mesmo conceito. Feito isso, uma caderneta geodésica será criada.

23 7.3 Configurando o Sistema de Coordenadas do Desenho Clique em Configuração Coordenadas de Destino. Escolha o sistema que deseja. Normalmente utiliza-se a opção UTM. Caso escolha Topográfica, entre com os valores de latitude, longitude e altitude do ponto origem. Clique em OK para confirmar. 7.4 Gerando Caderneta Clique em Ferramentas Gerar Caderneta. Nomeie sua caderneta e clique em OK. Aparecerá a tela abaixo.

24 7.5 Gerando Desenho Criar desenho. Clique com o botão direito do mouse na barra de projetos (à esquerda), e clique em

25 Nomeie seu desenho e clique em OK. Aparecerá a tela abaixo. Clique em Avançar. Na próxima janela (Georeferenciamento) Clique em avançar.

26 Na próxima janela (GeoField), se inserido alguma descrição na planilha geodésica, serão exibidos nessa tela. Caso não tenha descrito nenhum ponto, pode-se também confirmar a operação clicando em Concluir. - O desenho contendo os pontos levantados será exibido. 7.5 Ligando os pontos do desenho Clique com o botão direito do mouse clique em engate. Na janela que abrirá, selecione as opções Engate em Objetos Ligados Extremo e Ponto. Clique em OK.

27 Habilitando essas opções, para fazer a ligação dos pontos, deve-se utilizar a ferramenta Poli-Linha ligando-os a partir do ponto inicial. Outra opção para ligar os pontos é através do comando *(Ponto inicio)-(ponto final). Por exemplo, se o desenho é composto por 12 pontos, sendo o primeiro chamado de P1, e o último de P12, o comando para ligar esses pontos será *P1-P12.

28 Como observado na figura acima, tal procedimento não fecha o polígono. Para isso deve-se pressionar a tecla F e depois ENTER. 7.6 Criando Memorial Descritivo Clicar em Ferramentas Criar Tabela/Memorial Descritivo Clicar na linha do polígono (cursor vira um quadrado) Clicar com o botão direito do mouse dentro do polígono (cursor mudara para uma cruz) Clicar com o botão esquerdo do mouse dentro do polígono 7.7 Criando Memorial Ao criar o memorial, abrirá uma janela contendo uma planilha e algumas abas de opções. Clique na aba Configurar Memorial. Na janela que aparecerá, o usuário terá algumas opções de modelos de memoriais pré-estabelecidos. Como mostrado na figura abaixo.

29 Caso o usuário necessite elaborar seu próprio modelo de memorial, habilite a opção para Nenhum em Modelo de Memorial. Logo o usuário poderá entrar com o cabeçalho, texto inicial e corpo. Para salvar o memorial, clique na opção Criar Memorial Descritivo, configure-o com suas confrontações e por fim nomeie-o. O memorial será salvo na pasta do projeto. Como padrão o DataGeosis Office salva seus projetos na pasta C:\Projetos.

30 Para maiores detalhes sobre o DataGeosis Office, consultar o manual disponível em

TUTORIAL: DESCARREGAR DADOS GPS DE NAVEGAÇÃO

TUTORIAL: DESCARREGAR DADOS GPS DE NAVEGAÇÃO TUTORIAL: DESCARREGAR DADOS GPS DE NAVEGAÇÃO Desenvolvido por: Eng a Giana Grupioni Rezende Av. Paulo VI, n 184 / Bairro Sumaré / CEP 01262-010 / São Paulo SP / Fone: (11) 3868-0822 / Fax: (11) 3673-0702

Leia mais

GUIA PRÁTICO GEORREFERENCIAMENTO

GUIA PRÁTICO GEORREFERENCIAMENTO GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 GEORREFERENCIAMENTO Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. Introdução Neste guia apresentam-se os passos necessários para

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1 Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico 05/2012 Versão 2.2.14.1 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 2) Ferramenta Snap...

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIE ZOOM

TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIE ZOOM TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIE ZOOM Introdução. Este guia ensina de forma prática como transferir dados das estações Totais Geomax Zoom 20/30 para o software Topograph e vice versa. Configurando o Equipamento

Leia mais

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA 16 - SCARTA Módulo do SPRING que permite editar uma carta e gerar arquivo para impressão, permitindo a apresentação na forma de um documento cartográfico. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra

Leia mais

1.Roteador Re054 e RE108

1.Roteador Re054 e RE108 Guia rápido - Roteador 1.Roteador Re054 e RE108 1. Instalação e Conexão de cabos. Instalação 2. Não consigo acessar a http (não conseguiu começar a configurar), o que deve ser ou o que devo fazer? Instalação

Leia mais

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário

Sistema topograph 98. Tutorial Módulo Fundiário Sistema topograph 98 Tutorial Módulo Fundiário Preparando o desenho para o Módulo Fundiário _ 1. Na área de trabalho do Windows, procure o ícone do topograph e dê um duplo clique sobre ele para carregar

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIES ZT20 E ZIPP10. Para isto pressione o botão vermelho menu durante 3s.

TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIES ZT20 E ZIPP10. Para isto pressione o botão vermelho menu durante 3s. TRANSFERÊNCIA DE DADOS SÉRIES ZT20 E ZIPP10. Introdução. Este guia ensina de forma prática como transferir dados das estações Totais Geomax ZT20 e ZIPP10 para o software Topograph e vice versa. Ligue a

Leia mais

Módulo de Georreferenciamento. Sistema. Página 1/75

Módulo de Georreferenciamento. Sistema. Página 1/75 Módulo de Georreferenciamento Sistema Página 1/75 Para iniciar o Módulo de Georreferenciamento acesse, no AutoCAD a partir do Menu flutuante >Posição >Georreferenciamento >Módulo de Georreferenciamento.

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS INSTALAÇÃO DO SISTEMA E CONFIGURAÇÃO PARA USO EM REDE Versão 1.1 Instalação Programa Cartosoft 1 INICIANDO 1.1 Instalando o Programa Clique no programa InstaladorCartosoft.exe.

Leia mais

Gerando enquêtes para uso em Pocket PCs V 5.1.0.8

Gerando enquêtes para uso em Pocket PCs V 5.1.0.8 Gerando enquêtes para uso em Pocket PCs V 5.1.0.8 Pré-requisitos: Lista das questões Formulário multimídia Recomendações Pocket PC: Sistema Operacional Windows Mobile (não funciona com nenhum outro sistema

Leia mais

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Execute o ícone na área de trabalho: TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Aguarde um instante, irá aparecer à seguinte tela: Clique no botão EXECUTAR e aguarde um momento. Após ter clicado em EXECUTAR

Leia mais

AULA 14 Plugin TerraEdit

AULA 14 Plugin TerraEdit 14.1 AULA 14 Plugin TerraEdit Nessa aula são apresentadas as funcionalidades do plugin de edição de dados vetoriais denominado TerraEdit. Juntamente com a edição vetorial, ele permite a edição dos atributos

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO Página 1/20 1. Visão Geral do Módulo CAR O módulo CAR foi desenvolvido para auxiliar o usuário na criação das geometrias (áreas, linhas e pontos) que serão utilizadas

Leia mais

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro

Leia mais

TUTORIAL CANON IMAGE GATEWAY

TUTORIAL CANON IMAGE GATEWAY TUTORIAL CANON IMAGE GATEWAY Registrar Adicionar uma câmera comum Config. Serviços Web em Câmeras PowerShot Config. Serviços Web em Câmeras PowerShot Configurar Serviços Web em Câmeras EOS Configurar Serviços

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

DatacardGroup IMPORTANDO DADOS (ACCESS - *.MDB) desde 1988 (11) 3829-7700. Este procedimento não poderá ser efetuado com a versão ID WORKS INTRO

DatacardGroup IMPORTANDO DADOS (ACCESS - *.MDB) desde 1988 (11) 3829-7700. Este procedimento não poderá ser efetuado com a versão ID WORKS INTRO Este procedimento não poderá ser efetuado com a versão ID WORKS INTRO Abra ID Works Basic Designer Clique em Arquivo > Propriedades do projeto Ao abrir a janela Editar Propriedades do Projeto Clique em

Leia mais

Sistema de Ponto Eletrônico. Ponto Secullum 4

Sistema de Ponto Eletrônico. Ponto Secullum 4 Sistema de Ponto Eletrônico Ponto Secullum 4 Clique no icone Ponto Secullum 4 para abrir o Programa Digite seu usuário e senha Obs: A senha deverá ser alterada no 1º acesso Clique no botão Fechar Para

Leia mais

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AUXILIARES NO SEGURO RURAL

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AUXILIARES NO SEGURO RURAL CURSO DE COMPROVAÇÃO DE PERDAS AGRÍCOLAS PARA O SEGURO RURAL, PROAGRO E PROAGROMAIS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AUXILIARES NO SEGURO RURAL Prof. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho TERESINA, NOVEMBRO DE 2012

Leia mais

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional O Sistema GeoOfficeGPS é uma ferramenta de automação desenvolvida pela Solution Softwares LTDA-ME para auxiliar no armazenamento e manipulação de dados

Leia mais

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 2 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,

Leia mais

ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE

ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE ASASYS INFORMÁTICA GUIA DE CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE A. CONFIGURAÇÃO E INSTALAÇÃO ASASYS NFE Antes de começar todo processo de instalação e configuração do ASAsys NFe é necessário que o cliente

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SUMARIO 1. Introdução... 3 2. Opções de acesso ao Spark... 3 2.1. Acesso via Comunicador - Spark... 3 2.2. Acesso via SparkWeb... 4 3. Inserindo frase

Leia mais

GUIA DE CONFIGURAÇÃO BALANÇA TOPMAX S & URANO INTEGRA

GUIA DE CONFIGURAÇÃO BALANÇA TOPMAX S & URANO INTEGRA GUIA DE CONFIGURAÇÃO BALANÇA TOPMAX S & URANO INTEGRA Abaixo seguem os passos necessários para que você possa cadastrar um Equipamento do tipo Balança Topmax S no Software Urano Integra. Passo 1: Acessar

Leia mais

TRBOnet Standard. Manual de Operação

TRBOnet Standard. Manual de Operação TRBOnet Standard Manual de Operação Versão 1.8 NEOCOM Ltd ÍNDICE 1. TELA DE RÁDIO 3 1.1 COMANDOS AVANÇADOS 4 1.2 BARRA DE FERRAMENTAS 5 2. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS 6 2.1 MAPLIB 6 2.2 GOOGLE EARTH 7 2.3

Leia mais

Projeto Agenda Cidadã Exercício Prático - Criação e Consulta de Registros Vicon SAGA

Projeto Agenda Cidadã Exercício Prático - Criação e Consulta de Registros Vicon SAGA Exercício Objetivo Aplicativo Criação e consulta de registros - Vicon SAGA Exercício para ambientação com Sistemas de Informação e Bancos de Dados. O usuário criará formulários, realizará cadastros de

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DO ESPORTE E DO TURISMO JOGOS OFICIAIS DO PARANÁ / 2015.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DO ESPORTE E DO TURISMO JOGOS OFICIAIS DO PARANÁ / 2015. JOGOS OFICIAIS DO PARANÁ / 2015. MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES

Leia mais

Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos:

Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos: 2.5 Memorial Esta ferramenta permite gerar automaticamente um memorial descritivo de uma determinada área. Para isso, siga os seguintes passos: Definição de divisas confrontantes Permite identificar os

Leia mais

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material

COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML. Após abrir o sistema, localize o menu no canto superior esquerdo e clique em Movimentação > Entrada Material COMO FAZER ENTRADA DE MATERIAL POR XML Observação: O arquivo XML da nota fiscal deve estar salvo em seu computador. Se o seu fornecedor não enviou o arquivo por e-mail, você pode obter o arquivo pela internet,

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO)

TRANSFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO) GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 TRANSFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO) Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO Transformação entre

Leia mais

Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição. 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra

Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição. 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra Importante: Buscar sempre as últimas atualizações do sistema posição no site: www.posicao.com.br Em

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Tutorial do Sistema GeoOffice. Todos os direitos reservados (1999-2002)

Tutorial do Sistema GeoOffice. Todos os direitos reservados (1999-2002) Tutorial do Sistema GeoOffice Todos os direitos reservados (1999-2002) Sistema GeoOffice Sistema Topográfico Solution Softwares Tutorial Passo a Passo Conteúdo I Tabela de Conteúdos Foreword 0 Parte I

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora?

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? O que será abordado neste SKT: STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? Verificando o papel. Verificando se o ECF está inicializado, caso não esteja como proceder.

Leia mais

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1 Freedom Software Sistema de Representação Freedom Software Sistema de Representação Página 1 FREEVENDMOBILE (Sistema de Vendas Mó vel) Sumário INSTALAÇÃO:... 3 O SISTEMA... 7 MENU E BARRAS DO SISTEMA...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO STN100

MANUAL DO USUÁRIO STN100 MANUAL DO USUÁRIO STN100 OBJETIVO Este manual tem por objetivo dar as instruções necessárias sobre como instalar, configurar e operar o Terminal de Dados STN100. SUMÁRIO OBJETIVO ÍNDICE CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

QGIS 2.2 Modo de Edição: Edição de Feições de Polígono

QGIS 2.2 Modo de Edição: Edição de Feições de Polígono QGIS 2.2 Modo de Edição: Edição de Feições de Polígono Jorge Santos 2014 Conteúdo Sumário Capítulo 1... 3 Material de Apoio... 3 1.1 Cartografia de Referência... 3 1.2 Base Cartográfica Vetorial de Referência...

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

Manual do usuário. SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português

Manual do usuário. SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português Manual do usuário SIM 5 Lite Versão 1.0 - Português Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e operação

Leia mais

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br TUTORIAL PMS CARD Acesse o site: www.pmscard.com.br FAÇA O LOGIN Para fazer o login digite o seu e-mail e senha e clique em entrar. SELECIONE A EMPRESA Selecione a empresa na qual deseja utilizar clicando

Leia mais

GPS TrackMaker. Principais Funções e aplicações. Departamento de Engenharia Florestal Universidade Estadual Centro-Oeste UNICENTRO - Campus de Irati

GPS TrackMaker. Principais Funções e aplicações. Departamento de Engenharia Florestal Universidade Estadual Centro-Oeste UNICENTRO - Campus de Irati GPS TrackMaker o Principais Funções e aplicações Departamento de Engenharia Florestal Universidade Estadual Centro-Oeste UNICENTRO - Campus de Irati GPS TrackMaker Software desenvolvido por Odilon Ferreira

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO. Instalação do Rasther PC. Habilitação das Montadoras

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO. Instalação do Rasther PC. Habilitação das Montadoras PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS ANTES DE UTILIZAR O EQUIPAMENTO Antes de iniciar o uso do Rasther, será necessário instalar o programa Rasther PC, habilitar as montadoras adquiridas juntamente com o equipamento

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA SAMSUMG ML2851 NO LINUX EDUCACIONAL 3.0

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA SAMSUMG ML2851 NO LINUX EDUCACIONAL 3.0 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA SAMSUMG ML2851 NO LINUX EDUCACIONAL 3.0 Configurando a impressora Ligue o cabo de força da impressora no autotrafo. Ligue em seguida o autotrafo no respectivo ponto

Leia mais

DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO

DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO MONITOR LCD DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO para Mac Versão 1.0 Modelos aplicáveis PN-L802B/PN-L702B/PN-L602B Conteúdo Introdução...3 Requisitos do sistema...3 Configuração do computador...4

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário.

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotina para quando clicar no ícone do Winsati e ele não inicializar Podem acontecer dois casos: 1. Caso 1: No caso de clicar

Leia mais

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS Você deve estar com logon de administrador para realizar essas etapas. Você pode importar um certificado para usá-lo no seu computador, ou pode exportá-lo

Leia mais

MANUAL BÁSICO PARA O USO DO TRACKMAKER. I Organizar os arquivos para uso, baixar e instalar o programa.

MANUAL BÁSICO PARA O USO DO TRACKMAKER. I Organizar os arquivos para uso, baixar e instalar o programa. MANUAL BÁSICO PARA O USO DO TRACKMAKER I Organizar os arquivos para uso, baixar e instalar o programa. 1. Entrar na site www.gpstm.com/downloads.php?lang=port, clique no Download da versão GPS TrackMaker

Leia mais

REGISTRO DE PROJETOS

REGISTRO DE PROJETOS REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Esta aplicação tem o objetivo de realizar o Registro de Projetos da Instituição. É possível, incluir, alterar ou excluir essas informações. 1.1. Acessando a

Leia mais

EXPORTANDO COORDENADAS PARA ESTAÇÕES TOTAIS GEOMAX ZOOM.

EXPORTANDO COORDENADAS PARA ESTAÇÕES TOTAIS GEOMAX ZOOM. EXPORTANDO COORDENADAS PARA ESTAÇÕES TOTAIS GEOMAX ZOOM. 1 Introdução: Este guia ensina como exportar um arquivo de ASCII de coordenadas para as estações totais GeoMax séries Zoom. Arquivo ASCII é um arquivo

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração Medical Office 2015 Instruções de Instalação e Configuração 1) Faça o download do Medica Office através do nosso site www.medicaloffice.com.br opção do Download; 2) Após realizado o download do arquivo

Leia mais

Manual do Usuário Acesso ao Sistema

Manual do Usuário Acesso ao Sistema Dispositivo de Monitoramento, Rastreamento e Bloqueio por Satélite Manual do Usuário Acesso ao Sistema www.kgk-global.com Conteúdo Conteúdo... 2 Entrar no sistema... 3 Interface... 4 Monitoramento on-line...

Leia mais

Instruções para Transferência de Dados OPL9728

Instruções para Transferência de Dados OPL9728 Instruções para Transferência de Dados OPL9728 1.0 Preparação para Configuração do PC Para carregar o aplicativo nos coletores da linha OPL972X, baixe e instale o aplicativo APPLOAD e siga as instruções

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação do Min200E Conexão USB

STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação do Min200E Conexão USB STK (Start Kit DARUMA) Procedimento de Instalação do Min200E Conexão USB Esse STK ensinará como você deve instalar o driver conversor do Modem MIN200E USB em ambiente que utiliza o sistema operacional

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SAJ DIGITAL

MATERIAL DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SAJ DIGITAL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO NÚCLEO PERMANENTE DE MÉTODOS CONSENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS MATERIAL DE APOIO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SAJ DIGITAL 1 Versão agosto/2012 Sumário 1. Introdução...

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo :

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : MANUAL DA SUA CX DE EMAIL ( ROUNDCUBE ) Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : 1. No centro da tela temos a lista de mensagens. Nesta lista serão exibidas as mensagens das pastas

Leia mais

COMO GERAR UM CUPOM FISCAL

COMO GERAR UM CUPOM FISCAL COMO GERAR UM CUPOM FISCAL O Orion permite fazer a impressão de Cupom Fiscal, e este documento permite o entendimento do manuseio do Cupom Fiscal, tais como esclarecimento de algumas dúvidas, desde a configuração

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Rotina para utilização do PALM (coletor de dados) no inventário. Biblioteca... Registros:... Estante:...1... + 1 + 10. Prateleira:...1...

Rotina para utilização do PALM (coletor de dados) no inventário. Biblioteca... Registros:... Estante:...1... + 1 + 10. Prateleira:...1... Rotina para utilização do PALM (coletor de dados) no inventário Leitura de Registros utilizando o Palm Ligue o Palm e aparecerá o Menu Principal. 1. Clique no ícone do SiCol para abrir o programa onde

Leia mais

Pontos. Snap no Ponto:

Pontos. Snap no Ponto: Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica de cada ponto.

Leia mais

O Windows irá detectar o dispositivo Composite USB e irá iniciar o processo de instalação. Clique em AVANÇAR conforme a figura ao lado.

O Windows irá detectar o dispositivo Composite USB e irá iniciar o processo de instalação. Clique em AVANÇAR conforme a figura ao lado. Instalação de Drivers USB Motorola P2k (Vxxx, Cxxx, T7xx) ATENÇÃO! Para continuar é necessário que você tenha Noções Avançadas em informática! (Manipulação de arquivos e instalação de drivers Windows)

Leia mais

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA

AR PDV SOLUÇÕES AR CONSULTORIA EM INFORMÁTICA 1 Sumário: 1. AR PDV...02 2. Registro / Login...03 3. Configuração...03 4. Abertura de Caixa...03 5. Registro de Vendas...04 a. Passos para Emissão do Cupom Fiscal...05 b. Inserindo Produtos...06 c. Formas

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Software Planejamento Tributário

Software Planejamento Tributário Software Planejamento Tributário Bem vindo ao segundo manual de instalação do software de Planejamento Tributário, este irá lhe mostrar os passos para o término da instalação e configuração do software

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Geração de mapas temáticos utilizando os programas GPS TrackMaker, Google Earth e Surfer

Geração de mapas temáticos utilizando os programas GPS TrackMaker, Google Earth e Surfer Geração de mapas temáticos utilizando os programas GPS TrackMaker, Google Earth e Surfer Para produzir os mapas de campo, que são baseados em pontos instantâneos de atributos específicos, como a produtividade,

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

Guia para a digitalização no software TerraSync.

Guia para a digitalização no software TerraSync. Guia para a digitalização no software TerraSync. 1) Para iniciar um processo de digitalização de feições no software TerraSync deve-se criar um arquivo de dados primeiramente: 2) Digitar um nome para o

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes

FAQ. Erros, e dúvidas frequentes FAQ Erros, e dúvidas frequentes Sumário ERROS CONHECIDOS... 2 1. Botões da tela principal desabilitados... 2 2. Erro de cadastro... 3 3. Região Nordeste não encontrada no cadastro de obras;... 3 4. Célula

Leia mais

Notas de Aplicação. Utilização do ScpDDEServer com Microsoft Excel. HI Tecnologia. Documento de acesso público

Notas de Aplicação. Utilização do ScpDDEServer com Microsoft Excel. HI Tecnologia. Documento de acesso público Notas de Aplicação Utilização do ScpDDEServer com Microsoft Excel HI Tecnologia Documento de acesso público ENA.00020 Versão 1.02 outubro-2004 HI Tecnologia Utilização do ScpDDEServer com Microsoft Excel

Leia mais

Brasil. 5. Aspecto da câmera de vídeo. A. Modo de pré-visualização. B. Foto instantânea. C. Modo de videoclipe

Brasil. 5. Aspecto da câmera de vídeo. A. Modo de pré-visualização. B. Foto instantânea. C. Modo de videoclipe Aviso importante: Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM Messenger à porta USB Leia este importante aviso antes da instalação 1. Instalação do software VideoCAM Messenger 1. Insira

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO KIT CONECTASUS

GUIA DE INSTALAÇÃO KIT CONECTASUS GUIA DE INSTALAÇÃO KIT CONECTASUS Leia atentamente as instruções antes de executá-las. 1. Coloque a TV com a tela virada para baixo, sobre uma superfície plana, forrada e livre de objetos. 2. Posicione

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0)

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0) Parte:Manual Atualização: OriginalPágina 1 Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária () Instalação Se houver alguma versão do FireBird Instalada na máquina desinstale antes de

Leia mais

Simples, rápido e eficaz. A partir de agora, você conta com duas opções para realizar a entrega do seu Portfólio: Google Docs e o upload de arquivos.

Simples, rápido e eficaz. A partir de agora, você conta com duas opções para realizar a entrega do seu Portfólio: Google Docs e o upload de arquivos. Simples, rápido e eficaz A partir de agora, você conta com duas opções para realizar a entrega do seu Portfólio: Google Docs e o upload de arquivos. Conheça as vantagens de utilizar o Google Docs para

Leia mais

Manual Sistema AtecSoftware

Manual Sistema AtecSoftware Manual Sistema AtecSoftware ÍNDICE Sistema Janela principal... 3, 4 Cadastros Cadastro de Horários... 5, 6, 7, 8, 9, 10 Cadastro de Funcionários... 11 Feriados... 12,13 Movimentações Movimentações... 14,

Leia mais

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos

2. Módulo de Desenho. 2.1 Pontos 2. Módulo de Desenho 2.1 Pontos Pontos Posição são pontos que possuem, além das coordenadas norte, este e cota, um nome e uma descrição associada a cada ponto. É essa descrição e identidade que dão a característica

Leia mais

GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA

GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA GUIA DE CONFIGURAÇÃO RÁPIDA PJ-6/PJ-63/ PJ-66/PJ-663 Impressora portátil Para obter mais informações sobre como usar esta impressora, certifique-se de ler o Manual do Usuário da Pocket Jet, fornecido no

Leia mais

PASSOS PARA GERAR, REUNIR, DIVIDIR E PROTEGER ARQUIVOS PDF DAS TESES PARA A PUBLICAÇÃO NO TEDE (Set./2006)

PASSOS PARA GERAR, REUNIR, DIVIDIR E PROTEGER ARQUIVOS PDF DAS TESES PARA A PUBLICAÇÃO NO TEDE (Set./2006) PASSOS PARA GERAR, REUNIR, DIVIDIR E PROTEGER ARQUIVOS PDF DAS TESES PARA A PUBLICAÇÃO NO TEDE (Set./2006) Crie uma pasta no seu computador (ex: TESES) para receber os arquivos PDF e uma sub-pasta (teses

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline):

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): Sumário 1 - EDOutletOffline (sem internet):... 1 2 EDOutlet (com internet)... 7 2.1 DIGITANDO AS REFERÊNCIAS:... 9 2.2 IMPORTAÇÃO DE PEDIDOS:... 11 3 ENVIANDO

Leia mais

Guia Rápido do Usuário. 1. Instalação do Readiris TM. 2. Como iniciar o Readiris TM

Guia Rápido do Usuário. 1. Instalação do Readiris TM. 2. Como iniciar o Readiris TM Guia Rápido do Usuário Este Guia Rápido do Usuário foi elaborado para ajudar você a instalar e começar a usar o Readiris TM 15. Para obter informações detalhadas sobre todos os recursos do Readiris TM,

Leia mais

ENGENHARIA DE SERVIÇOS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA USO DO SOFTWARE

ENGENHARIA DE SERVIÇOS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA USO DO SOFTWARE IT Nº: 04.0 DATA: 22/05/2014 - SWD REQUISITANTE AUTOR Canrobert Rodrigo Krueger crkrueger@positivo.com.br Gerente de Serviços Engenharia de Serviços (41)3316-7774 Rodrigo de Pauli rdpauli@positivo.com.br

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes

Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes Guia do Wattbike Expert Software para Iniciantes 1 Índice Introdução............................................... 3 Conexão do software ao Computador de Desempenho Wattbike tela padrão Polar e edição

Leia mais