Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM"

Transcrição

1 Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica

2 Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM

3 Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus planos em planilhas Planejar e organizar-se são ações essenciais. Uma das formas de organizar nossas informações e dados relevantes é criar planilhas. Com o advento das planilhas eletrônicas, realizar essas tarefas aumentaram vertiginosamente e o cálculo de valores, somas, totais, ou quaisquer outras fórmulas, assim como a confecção de um cronograma ou gráfico pode ser feito de forma automática e muito mais eficiente.

4 Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Abrindo o Aplicativo Calc Para abrir o Calc, vá em Aplicativos > Escritório > Planilha Eletrônica Calc ou procure por uma talho na Área de Trabalho ou em outro local que ele possa ter sido criado.

5 Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus planos em planilhas Barras de Ferramentas As letras indicam colunas Os números indicam linhas Área de trabalho Pode-se dizer que uma célula é o cruzamento de uma linha com uma coluna, exemplo: L29 Planilhas ou pastas de trabalho

6 Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Células = Linhas + Colunas Cada linha recebe um número e cada coluna recebe uma letra. Isso serve para localizar o que chamamos de células. Assim, a célula K26 localiza-se na coluna K e na linha 26 ; Todas as células são nomeadas com essa mesma lógica.

7 Como inserir valores nas células Selecionamos a célula desejada e digitamos normalmente os dados na planilha, veja que enquanto você está digitando, os dados vão aparecendo na Barra de Fórmulas. Assim que terminar de digitar é só apertar a tecla Enter ou Tab. Barra de Fórmulas Na Barra de fórmulas, vemos:» o endereço da célula que está sendo digitada D8 no exemplo;» o botão Assistente de fórmulas;» o botão Cancelar (que pode ser substituído pela tecla Esc);» o botão Confirmar (que pode ser substituído pela tecla Enter;» e a Caixa de Conteúdo (onde também podem ser lançado os dados).

8 Como selecionar valores A seleção dos valores a serem totalizados pode ser feita de várias formas, entre elas: 1 - Clicando sobre o primeiro valor a ser totalizado, arrastando o mouse sobre a planilha até o último valor; 2 - Clicando sobre o primeiro valor e, mantendo a tecla Shift pressionada, clicando sobre o último valor; 3 - Clicando sobre o primeiro valor e mantendo a tecla Shift pressionada, usando as setas para selecionar a faixa da planilha.

9 Formatando largura das células Leve o mouse até a linha que divide as colunas, no exemplo abaixo entre E e F. Espere um momento que o mouse vai se transformar em uma setinha dupla. Agora aperte e segure o botão esquerdo do mouse, arraste até a coluna ficar no tamanho que deseja e solte o botão do mouse.

10 Podemos executar a mesma tarefa, levando o mouse em cima da letra da coluna que queremos modificar > dar um clique com o botão direito do mouse > escolher a opção Largura da coluna... > digitar o valor desejado, na caxinha que vai a parecer e apertar o botão OK.

11 Formatando altura das células Leve o mouse até a linha que divide as linhas, no exemplo abaixo entre 9 e 10. Espere um momento que o mouse vai se transformar em uma setinha dupla. Agora aperte e segure o botão esquerdo do mouse, arraste até a linha ficar no tamanho que deseja e solte o botão do mouse.

12 Podemos executar a mesma tarefa, levando o mouse em cima do número da linha que queremos modificar > dar um clique com o botão direito do mouse > escolher a opção Altura da linha... > digitar o valor desejado, na caxinha que vai a parecer e apertar o botão OK.

13 Mesclado ou juntando células Dentro de uma planilha, podemos juntar 2 ou mais células para atender as nossas necessidades de formatação ou ajustes. Para executar essa tarefa, selecione as células que deseja juntar, em nosso exemplo (B7 até F7), repare que as letras das colunas e e o número da linha também foram selecionados. Leve o mouse até o item Combinar e centralizar células, destaque em vermelho e dê um clique com o botão esquerdo.

14 Mesclado ou juntando células Pronto agora acabamos de juntar ou mesclar 5 células, repare que as linhas transparentes que dividiam as células desapareceram e nosso texto foi automaticamente centralizando dentro da célula que acabamos de criar. Basta repetir este procedimento quantas vezes quiser. Para desfazer a junção das células, basta selecionar as células mescladas e dar um clique no mesmo botão que usou para juntar.

15 Colocando bordas nas células Para colocar bordas nas células é bem simples, selecione a célula ou as células que deseja colocar as bordas e clique na ferramenta bordas, veja no destaque em vermelho. Na caixa de opções que se abriu, escolha a borda que estiver de acordo com a sua necessidade. Se não gostar do resultado pode repetir o procedimento quantas vezes for necessário, inclusive poderá até remover a borda.

16 Construindo minha 1ª tabela

17 1 - selecione toda a planilha usando "CTRL+A" ou editar > selecionar tudo (repare que toda a planilha mudará de cor). 2 - formatar > página - marque a opção "Paisagem" > em margens coloque "1,00" para todas > alinhamento da tabela marque "Horizontal e Vertical" > clique na aba cabeçalho > desmarque a opção "ativar cabeçalho" > clique na aba rodapé e desmarque a opção "ativar rodapé" > agora clique em "OK". 3 - ainda com a planilha selecionada, vamos colocar uma fonte padrão para o nosso trabalho > selecione a fonte "Verdana" > escolha o tamanho "14" > clique em "Negrito" > clique em "Centralizar" > para finalizar a configuração, agora já podemos dar um clique em qualquer lugar da planilha para desfazer a seleção (a planilha voltará a ficar branca).

18 Vamos salvar nosso arquivo antes de continuar com o trabalho é importante criar este hábito, pois ele vai nos favorecer em casos de acidentes, tais como queda de energia ou travamento do computador, já que neste caso, uma vez que o documento esteja salvo não perderemos todo o trabalho. Para salvar vá em Arquivo > como... ou CTRL + SHIFT + S. Salvar

19 Na tela que abrir, em: se Nome, que será como sua planilha vai ser chamada digite orcamento_do mestico_semest ral_seunome_ Para terminar aperte Salvar. Escolha um local, para salvar seu arquivo, nosso exemplo, deixei o arquivo ser salvo na pasta /home/micro01 que corresponde a Área de Trabalho ou Desktop. Você deve escolher o local para salvar de acordo com a sua necessidade, até para que possa manter seus arquivos organizados.

20 4 - usaremos somente as colunas "A" até "H" > selecione, com o mouse, as células "A1" até "H1" > vá em "formatar" > "mesclar células" > "mesclar células" ou use o botão atalho que você já conhece - repare que as células (A1, B1, C1, D1, E1, F1, G1 e H1) foram unidas ou seja se tornaram uma só > vamos digitar o título de nossa planilha nesta célula, digite "Simulação de Controle de Gastos Semestral".

21 5 - selecione, com o mouse, as células "A2" até "H2" > vá em "formatar" > "mesclar células" > "mesclar células" ou use o botão atalho que você já conhece - repare que as células (A2, B2, C2, D2, E2, F2, G2 e H2) foram unidas ou seja se tornaram uma só > vamos digitar nesta célula, "Receitas = Entradas".

22 6 selecione, com o mouse, as células A3 e A4 > vá em "formatar" > "mesclar células" > "mesclar células" ou use o botão atalho que você já conhece, for feita alguma pergunta, responda Sim ou OK para todas elas - repare que as células (A3 e A4) foram unidas, digite na célula "A3" digite "Salário(s) Mensais".

23 7 - na célula "B3" digite "Janeiro" > na célula "C3" digite "Fevereiro" > na célula "D3" digite "Março" > na célula "E3" digite "Abril" > na célula "F3" digite "Maio" > na célula "G3" digite "Junho"> na célula "H3" digite "SubTotal" > na célula "A5" digite "Extras"> na célula "A6" digite "Renda Bruta Mensal".

24 8 - como vamos tratar de valores em dinheiro em nossa planilha de controle, vamos informar ao calc, para formatar determinadas células para receberem estes valores > vamos selecionar a sequência de células de "B4" até H6 > vá em "formatar" > "células" > selecione a categoria "moeda" > clique em "OK" ou use o atalho de formatação monetária, no destaque em vermelho.

25 9 - digite o valor do seu salário, nas célula "B4" até G4, ou seja um valor em cada mês (pode inventar um valor), o que corresponde aos valores de salários dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

26 10 - digite o valor dos seus ganhos extras, nas célula "B5" até G5, ou seja um valor em cada mês (pode inventar um valor), o que corresponde aos valores de ganhos extras dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

27 11 - na célula "B6" vamos adicionar uma fórmula para que o próprio calc possa executar o cálculo do meu "Salário Mensal" + "Extras" (neste exemplo do mês de Janeiro) > clique na célula "B6" > digite a fórmula "=soma(b4+b5)" e aperte enter > repare que o programa pegou os valores das células "B4" e "B5" e mostrou o resultado pra você, como se fosse uma calculadora > você agora pode ir nas células "B4" e "B5" e mudar os valores a vontade, pois o programa automaticamente vai atualizar a célula "B6". Agora, para os outros meses é simples, basta ir em cada uma das células correspondentes a Renda Bruta Mensal e digitar a fórmula correspondente, que em nosso exemplo, seriam as células C6, D6, E6, F6 e G6.

28 12 - na célula "H4" vamos adicionar uma fórmula para que o próprio calc possa executar o cálculo do "Subtotal" dos salários recebidos em todos os meses > clique na célula "H4" > digite a fórmula "=soma(b4:g4)" e aperte enter > repare que o programa pegou os valores da sequência de células "B4" até "G4" e mostrou o resultado pra você.

29 13 - na célula "H5" vamos adicionar uma fórmula para que o próprio calc possa executar o cálculo do "Subtotal" dos extras recebidos em todos os meses > clique na célula "H4" > digite a fórmula "=soma(b5:g5)" e aperte enter > repare que o programa pegou os valores da sequência de células "B5" até "G5" e mostrou o resultado pra você.

30 14 selecione, com o mouse, as células "A7" até "H7" > vá em "formatar" > "mesclar células" > "mesclar células" ou use o botão atalho que você já conhece repare que as células (A7, B7, C7, D7, E7, F7, G7 e H7) foram unidas ou seja se tornaram uma só > vamos digitar nesta célula, "Despesas = Saídas".

31 15 - na célula "A8" digite "Tipo" > na célula "B8" digite "Janeiro" > na célula "C8" digite "Fevereiro" > na célula "D8" digite "Março" > na célula "E8" digite "Abril" > na célula "F8" digite "Maio" > na célula "G8" digite "Junho"> na célula "H8" digite "SubTotal Mensal" > na célula "A9" digite "Sáude"> na célula "A10" digite "Laser" > na célula "A11" digite "Alimentação"> na célula "A12" digite "Vestuário" > na célula "A13" digite "Aluguel"> na célula "A14" digite "Transporte" > na célula "A15" digite "Estudos"> na célula "A16" digite "Farmácia" > na célula "A17" digite "Água"> na célula "A18" digite "Luz" > na célula "A19" digite "Telefone"> na célula "A20" digite "Internet" > na célula "A21" digite "Brinquedos"> na célula "A22" digite "Despesas Mensais" > na célula "A23" digite "Salário Líquido Mensal".

32 16 - digite os valores dos gastos que você tem, mensalmente, com cada item específico da lista de despesas, estes valores devem ser digitados nas células de "B9" até G21, ou seja um valor em cada mês e para cada item (pode inventar um valor).

33 17 - na célula "H9" vamos adicionar uma fórmula para que o próprio calc possa executar o cálculo do "SubTotal Mensal" dos 6 meses de gastos, neste exemplo, seria o gasto com Saúde > clique na célula "H9" > digite a fórmula "=soma(a9:g9)" e aperte enter > repare que o programa pegou os valores da sequência de células "A9" até "G9" e mostrou o resultado pra você.

34 Agora, para as outras despesas é simples, basta ir em cada uma das células correspondentes a "SubTotal Mensal" e digitar a fórmula correspondente, que em nosso exemplo, seriam as células H10, H11, H12, H13, H14, H15, H16, H17, H18, H19 e H20. Veja o resultado na tela ao fundo.

35 18 - na célula "B22" vamos adicionar uma fórmula para que o próprio calc possa executar o cálculo das "Despesas Mensais" com todos os itens, neste exemplo, seria os gastos no mês de Janeiro > clique na célula "B22" > digite a fórmula "=soma(b9:b21)" e aperte enter > repare que o programa pegou os valores da sequência de células "B9" até "B21", ou seja, todas as despesas referentes a Janeiro e mostrou o resultado pra você.

36 Agora, para os outros meses é simples, basta ir em cada uma das células correspondentes a "Despesas Mensais" e digitar a fórmula correspondente, que em nosso exemplo, seriam as células C22, D22, E22, F22 e G22. Veja o resultado na tela ao fundo.

37 19 - na célula "B23" vamos adicionar uma fórmula para que o próprio calc possa executar o cálculo do nosso "Salário Líquido Mensal", neste exemplo para o mês de Janeiro > clique na célula "B23" > digite a fórmula "=soma(b6-b22)" e aperte enter > repare que o programa pegou os valores da sequência de células "B9" até "B22", ou seja, todas as despesas referentes a Janeiro e mostrou o resultado pra você.

38 Agora, para os outros meses é simples, basta ir em cada uma das células correspondentes a "Salário Líquido Mensal" e digitar a fórmula correspondente, que em nosso exemplo, seriam as células C23, D23, E23, F23 e G23. Veja o resultado na tela ao fundo e repare que a pessoa do meu exemplo, gasta mais dinheiro do recebe e o Calc automaticamente já colocou os valores em vermelho, informando que são valores negativos.

39 20 selecione, com o mouse, a sequência de células de A24 até H24 > vá em "formatar" > "mesclar células" > "mesclar células" ou use o botão atalho que você já conhece, for feita alguma pergunta, responda Sim ou OK para todas elas - repare que as células (A24 até H24) foram unidas.

40 21 selecione, com o mouse, as células A25 e B25 > vá em "formatar" > "mesclar células" > "mesclar células" ou use o botão atalho que você já conhece, for feita alguma pergunta, responda Sim ou OK para todas elas - repare que as células (A25 e B25) foram unidas. Clique na célula A25 e digite Total de Ganho Bruto no Semestre.

41 22 selecione, com o mouse, as células A26 e B26 > vá em "formatar" > "mesclar células" > "mesclar células" ou use o botão atalho que você já conhece, for feita alguma pergunta, responda Sim ou OK para todas elas - repare que as células (A26 e B26) foram unidas. Clique na célula A26 e digite Total de Despesas no Semestre.

42 23 selecione, com o mouse, as células A27 e B27 > vá em "formatar" > "mesclar células" > "mesclar células" ou use o botão atalho que você já conhece, for feita alguma pergunta, responda Sim ou OK para todas elas - repare que as células (A27 e B27) foram unidas. Clique na célula A27 e digite Saldo para o Semestre.

43 24 selecione, com o mouse, as células C25 e D25 > vá em "formatar" > "mesclar células" > "mesclar células" ou use o botão atalho que você já conhece, for feita alguma pergunta, responda Sim ou OK para todas elas - repare que as células (C25 e D25) foram unidas. Clique na célula C25 e digite a fórmula "=soma(h4+h5)" e aperte enter > repare que na célula C25 será mostrado os valores referentes a soma dos seus ganhos com Salários e extras, durante o semestre.

44 25 selecione, com o mouse, as células C26 e D26 > vá em "formatar" > "mesclar células" > "mesclar células" ou use o botão atalho que você já conhece, for feita alguma pergunta, responda Sim ou OK para todas elas - repare que as células (C26 e D26) foram unidas. Clique na célula C26 e digite a fórmula "=soma(b22:g22)" e aperte enter > repare que na célula C26 será mostrado os valores referentes a soma dos seus gastos durante o semestre.

45 26 selecione, com o mouse, as células C27 e D27 > vá em "formatar" > "mesclar células" > "mesclar células" ou use o botão atalho que você já conhece, for feita alguma pergunta, responda Sim ou OK para todas elas - repare que as células (C27 e D27) foram unidas. Clique na célula C27 e digite a fórmula "=soma(c25-c26)" e aperte enter > repare que na célula C26 será mostrado o valor referentes a subtração do seu Total de Ganhos Brutos no Semestre Total de despesas no Semestre, que correspondem aos valores das células C25 - C26.

46 27 Observe que é importante lembrar se o valor de seu saldo for negativo, o programa automaticamente vai colocar o resultado em vermelho e acrescentar o sinal de "-" (menos), antes do valor, isso quer dizer o valor do Saldo para o Semestre é Negativo, ou seja, isso quer dizer que você gastou mais do que ganhou neste Semestre. Veja abaixo a indicação da seta vermelha.

47 Se você apertar o botão Margens aparecerão linhas pontilhadas em volta do documento, indicando os limites das margens que você definiu ao formatar a página. Para voltar ao modo de edição, basta apertar o botão Fechar visualização. 28 Vamos visualizar nosso trabalho para saber como ficaria após a impressão. Para isso, vá em Arquivo > Visualizar página, lembrando que você pode usar esse recurso a qualquer momento que for necessário, até par ir acompanhando como vai ficar sua planilha na hora de imprimir e fazer os ajustes necessários, de acordo com a sua necessidade.

48 29 para que as linhas e colunas de nossa planilha apareçam na impressão, será necessário colocarmos bordas em todas as células. Selecione, com o mouse, a sequência de células A1 até H24 > vá na ferramenta "Bordas" > selecione a última borda que é a que coloca bordas em todos os lados da célula.

49 30 Selecione, com o mouse, a sequência de células A25 até D27 > vá na ferramenta "Bordas" > selecione a última borda que é a que coloca bordas em todos os lados da célula.

50 Repare que agora todas as células tem contorno diferentemente da outra vez que visualizamos a impressão. ou bordas,

51 Este será o resultado final de nosso trabalho, vale lembrar que construímos uma planilha dinâmica, isso quer dizer que ao mudar os valores digitados Salários Mensais, Extras e Gastos diversos os cálculos serão feitos automaticamente pela planilha. Com isso todos os valores finais também serão atualizados com está mudança.

52 Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Giany Abreu Sergio Graças Suellem Gomes Theodoro Almeida Portal dos Implementadores Tel.: (24)

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Editor de texto Writer

Editor de texto Writer Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Projeto de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda - VRlivre Editor de texto Writer

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL

TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Execute o ícone na área de trabalho: TRABALHANDO COM O ORÇAMENTO NO GERENCIAL Aguarde um instante, irá aparecer à seguinte tela: Clique no botão EXECUTAR e aguarde um momento. Após ter clicado em EXECUTAR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade *Área de Trabalho* *CTRL+A* - Selecionar tudo *CTRL+ESC* - Exibir o menu Iniciar *CTRL ao arrastar um item* - Copiar um item selecionado *CTRL+SHIFT ao arrastar um item* - Criar um atalho para um item

Leia mais

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco Alguns truques do Excel 1- Títulos com inclinação No Excel é possível colocar o conteúdo das células na vertical. Para além disto, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isto, seleccione as células

Leia mais

Prof Rafael Guem Murakami

Prof Rafael Guem Murakami Prof Rafael Guem Murakami São Paulo 2006 Sumário: Definição:... 4 Barra de Formatação:... 4 Configuração de página:... 5 Bordas e Sombreamento:... 6 Índices:... 8 Inserindo Figuras:... 12 Word-Art:...

Leia mais

A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97

A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97 A p o s t i l a M i c r o s o f t A c c e s s 97 Índice a) Access 97 b) Iniciando o Access c) Passo- a- passo d) Tabelas e) Exercício f) Consultas g) Passo- a- passo h) Formulários i) Passo- a- passo j)

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA 16 - SCARTA Módulo do SPRING que permite editar uma carta e gerar arquivo para impressão, permitindo a apresentação na forma de um documento cartográfico. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA CALC para Windows OpenOffice.org 3.0: Manual do usuário A sua Planilha de Cálculos SUMÁRIO Introdução...3 Apresentando o OpenOffice.org Calc 3.0...4 Iniciando o Calc 3.0...4 Componentes Básicos da janela

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER 1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO Vá até a pasta MEUS VÍDEOS; Clique com o botão direito e escolha a opção NOVO / PASTA; Escreva como nome da pasta o nome do seu Projeto; Abra

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática Caderno 2 CONTEÚDO MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0. Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br

Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0. Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0 Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br 6 de dezembro de 2006 Sumário 1 Visão Geral do OpenOffice.org 4 2 Openoffice.org Calc 2.0 6 2.1 Primeiros passos.....................................

Leia mais

Sistema de Ponto Eletrônico. Ponto Secullum 4

Sistema de Ponto Eletrônico. Ponto Secullum 4 Sistema de Ponto Eletrônico Ponto Secullum 4 Clique no icone Ponto Secullum 4 para abrir o Programa Digite seu usuário e senha Obs: A senha deverá ser alterada no 1º acesso Clique no botão Fechar Para

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 Introduzindo Dados Com o Microsoft Excel é fácil introduzir informações numa planilha e mudar, excluir ou acrescentar dados. Você vai aprender a: - Abrir e salvar um arquivo

Leia mais

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas.

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas. LINUX EDUCACIONAL -Assinale a alternativa correta. 1. Para criar uma pasta devemos: Clicar no menu Exibir-Modo de Exibição Clicar com o botão direito onde gostaríamos de criá-la e em seguida Criar Novo

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Excel Básico e Avançado. Aula 1

Excel Básico e Avançado. Aula 1 Excel Básico e Avançado Aula 1 Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano Mudanças Abruptas www.mudancasabruptas.com.br PARTE 1 OPERAÇÕES BÁSICAS COM CÉLULAS Movendo-se em uma pasta de trabalho Barra de tarefas

Leia mais

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO Atualização 01/10/2001 2 Objetivo Este treinamento é dirigido a pessoas que desejam aprender como aplicar e criar estilos; criar e formatar tabelas; adicionar formatações

Leia mais

Roteiro para atualização da planilha de múltiplos usando o Excel 2007.

Roteiro para atualização da planilha de múltiplos usando o Excel 2007. Roteiro para atualização da planilha de múltiplos usando o Excel 2007. 1) Na parte inferior da planilha clique na aba ao lado direito de PAINEL para inserir uma nova planilha, ou clique em Shift+F11. 2)

Leia mais

Capacitação 2010. Aula4: Utilizando o Imagination e o Avidemux (GTK+)

Capacitação 2010. Aula4: Utilizando o Imagination e o Avidemux (GTK+) Capacitação realizada através de parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual - NTE de Volta Redonda Capacitação 2010 Aula4: Utilizando o

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL AULA 1. INTRODUÇÃO E FORMATAÇÃO PEDIDOS DO EXERCÍCIO 1

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL AULA 1. INTRODUÇÃO E FORMATAÇÃO PEDIDOS DO EXERCÍCIO 1 PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 AULA 1. INTRODUÇÃO E FORMATAÇÃO PEDIDOS DO EXERCÍCIO 1 1) Clique no link do arquivo EXCEL_EXERCÍCIO_1.XLS Escolha a opção Salvar e coloque no nome do arquivo a sua MATRÍCULA.XLS

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

.Sumário. Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc

.Sumário. Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc .Sumário Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc 1 Iniciando o OpenOffice Calc 2 A tela do OpenOffice Calc 3 As Barras que aparecem na tela do OpenOffice Calc A Barra de Hiperlinks A Barra de Objetos

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Projetos. Guia de início rápido

Projetos. Guia de início rápido Projetos Guia de início rápido Controlar suas tarefas A lista de tarefas do SharePoint é útil para manter o controle de tudo o que precisa ser feito em um projeto. É possível adicionar as datas de início

Leia mais

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário.

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotina para quando clicar no ícone do Winsati e ele não inicializar Podem acontecer dois casos: 1. Caso 1: No caso de clicar

Leia mais

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto 1. Existe uma operação específica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de a) "Cor da borda".

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1 Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico 05/2012 Versão 2.2.14.1 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 2) Ferramenta Snap...

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Scientific Electronic Library Online

Scientific Electronic Library Online FAPESP - CNPq BIREME - FapUNIFESP Scientific Electronic Library Online Manual de Codificação de Tabelas para xhtml Projeto PMC São Paulo Novembro 2013 INTRODUÇÃO Este manual tem o objetivo de mostrar passo

Leia mais

ESTUDANDO ESTATÍSTICA DESCRITIVA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE CALC

ESTUDANDO ESTATÍSTICA DESCRITIVA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE CALC DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO/GERÊNCIA DE PESQUISA PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ESTUDANDO ESTATÍSTICA DESCRITIVA COM AUXÍLIO

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0)

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0) Parte:Manual Atualização: OriginalPágina 1 Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária () Instalação Se houver alguma versão do FireBird Instalada na máquina desinstale antes de

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

16. O PRIMEIRO CARRO. O custo real de um carro financiado. Guia do Professor

16. O PRIMEIRO CARRO. O custo real de um carro financiado. Guia do Professor ENSINO MÉDIO 16. O PRIMEIRO CARRO O custo real de um carro financiado SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT EXCEL 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER Guia do Professor RESUMO Esta atividade vai ensinar

Leia mais

Compartilhando Arquivos com o Grupo Doméstico

Compartilhando Arquivos com o Grupo Doméstico com o Grupo Doméstico Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia contém

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0

Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 Introdução ao OpenOffice.org Calc 2.0 http://www.openoffice.org.br/ 1- INTRODUÇÃO O OpenOffice.org Calc 2.0 para Windows/Linux e outras plataformas é uma poderosa planilha eletrônica, muito parecida com

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA PONTO SECULLUM 4 SISTEMA DE CONTROLE DE PONTO MANUAL PARA A GERÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA PONTO SECULLUM 4 SISTEMA DE CONTROLE DE PONTO MANUAL PARA A GERÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA PONTO SECULLUM 4 SISTEMA DE CONTROLE DE PONTO MANUAL PARA A GERÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS SUMÁRIO 1 ABRINDO O SISTEMA... 3 1.1 ÍCONE DO PROGRAMA NA VERSÃO

Leia mais

Editor de textos ou processador de textos?

Editor de textos ou processador de textos? ENCONTRO 5/6 PROF PAULO MAXIMO, MSc pmaximo@gmail.com Suítes Editor de textos ou processador de textos? 1 Para mover Um caractere à direita Um caractere à esquerda Uma linha acima Uma linha abaixo Palavra

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Núcleo de Tecnologia da Informação Gerenciamento do Conteúdo de Sítios Institucionais Versão 1.4 Atualizado em: 8/10/2015 Sumário Sumário................................................

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Aula Número 01. Sumário

Aula Número 01. Sumário Aula Número 01 Sumário Conceitos Básicos:... 3 Movendo-se numa Planilha... 4 Selecionando Múltiplas Células... 4 Abrindo e Salvando um Arquivo... 6 Salvando um arquivo... 8 Introduzindo e Editando Dados...

Leia mais

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Aluno: Turma Aula 1: Objetivos Aprender quais são as partes principais do computador, e quais suas funcoes. Aprender a ligar e desligar o computador

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

Treinamento Excel 2010 Thalles Cezar Montenegro

Treinamento Excel 2010 Thalles Cezar Montenegro + Treinamento Excel 2010 Thalles Cezar Montenegro + Agenda Histórico Interface Principais Menus Salvando arquivos Abrindo arquivos Formatação + Histórico Surgiu em 1985 para Mac Fazer tudo o que o 1-2-3

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA FINANX

MANUAL DO SISTEMA FINANX MANUAL DO SISTEMA FINANX www.meusoft.com.br Indice Item Descrição Pg 1. Objetivo e Principais Funcionalidades 3 2. Para acessar e instalar a aplicação 4 3. Conhecendo o FinanX 6 3.0 Tela inicial de LOGIN

Leia mais

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1

Freedom Software. Sistema de Representação. Freedom Software Sistema de Representação Página 1 Freedom Software Sistema de Representação Freedom Software Sistema de Representação Página 1 FREEVENDMOBILE (Sistema de Vendas Mó vel) Sumário INSTALAÇÃO:... 3 O SISTEMA... 7 MENU E BARRAS DO SISTEMA...

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Página 1 de 5 Word > Criando documentos específicos > Formas Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Usando um modelo, você pode adicionar controles de conteúdo e texto com instrução no Microsoft

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Tutorial WEB Soluço es Click.

Tutorial WEB Soluço es Click. Tutorial WEB Soluço es Click. Sumário Sumário... 1 1. Acesso ao site:... 2 2. Login:... 3 3. Página Principal:... 4 4. Navegando sobre o menu:... 4 5. Opção Chamado:... 5 5.1 Tela de Chamados:... 6 5.1.1

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros

Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros Página 1 de 19 Word > Mala direta Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros documentos Ocultar tudo É possível usar a mala direta quando deseja criar um conjunto de documentos, como uma carta

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Portal do Fornecedor ANGELONI. Manual do usuário. (versão 1.1)

Portal do Fornecedor ANGELONI. Manual do usuário. (versão 1.1) Portal do Fornecedor ANGELONI Manual do usuário (versão 1.1) 1. Objetivo Este manual explica como funciona o Portal do Fornecedor ANGELONI. Todos os procedimentos para visualizar pedidos, gerar e enviar

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS Nelson Luiz Cesário FCAV/UNESP Câmpus de Jaboticabal O que é o Impress? O Impress é o aplicativo de criação e edição de apresentações da família LibreOffice. Você pode

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I FUNCICI MG ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO GERENCIAL DE CONTAGEM CURSO TÉCNICO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA APOSTILA BÁSICA: Microsoft PowerPoint XP Módulo I I Elaborada por: Walter Santos 2007 2 S U M Á R I O

Leia mais

Produção de tutoriais. Patrícia Osório Pereira

Produção de tutoriais. Patrícia Osório Pereira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Patrícia Osório Pereira Audacity Criando áudio para Rádio Oficina de

Leia mais

Fazendo uma tabela no Excel

Fazendo uma tabela no Excel Fazendo uma tabela no Excel A grosso modo, o Excel é uma matriz (67 mil linhas por 256 colunas na versão 2003 e de 1 milhão de linhas por 16 mil colunas na versão 2007) e mais um monte de ferramentas para

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação.

Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação. Incluir um Inventário Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação. ) e preencha Clique na aba Itens e depois no botão Carregar Produtos

Leia mais