MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR"

Transcrição

1 MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DO PROFESSOR ACESSANDO O PORTAL DO PROFESSOR Para acessar o portal do professor, acesse o endereço que você recebeu através da instituição de ensino ou acesse diretamente o endereço: Ao acessar a tela de acesso do portal do professor, informe o usuário e senha que você recebeu da instituição de ensino, caso não lembre da senha ou usuário, entre em contato com a instituição responsável. Após informar os dados, basta clicar no botão ENTRAR. O sistema irá validar os dados informados e caso os mesmos estejam corretos o usuário será redirecionado para o tela inicial do Portal do Professor. Caso seja o PRIMEIRO ACESSO do usuário, o sistema exigirá que seja informada uma nova senha, a qual deverá ser informada e repetida para realização da substituição. TELA INICIAL Após realizar a troca de senha, o usuário irá se deparar com a tela principal do portal, conforme abaixo:

2 Logo ao acessar a tela inicial, na parte superior direita o usuário poderá realizar a alteração de sua senha. Para sair do portal com segurança, sempre clique no botão SAIR (localizado na parte superior direita ao lado do link Alterar Senha), assim sua sessão será fechada com segurança. O usuário poderá acessar as funcionalidades através dos menus localizados dentro dos box ou ainda através do menu superior: MENU NOTAS E FALTAS REGISTRO DE NOTAS A primeira opção de menu apresentada é REGISTRO DE NOTAS, ao clicar na referida opção o usuário irá se deparar com a seguinte tela:

3 O usuário deverá escolher a unidade desejada, o curso, turma, disciplina e o período (semestre, bimestre, módulo, etc.) que deseja realizar o lançamento de notas e informar o total de faltas do período selecionado. IMPORTANTE: o professor só irá visualizar e ter acesso à turma e disciplina as quais ele está vinculado, ou seja, um professor não poderá informar notas e faltas a outra turma que não está vinculado. Após selecionar os filtros necessários, o professor deverá informar as notas dos alunos de acordo com o critério de avaliação cadastrado no módulo administrativo pela instituição de ensino. Em nosso exemplo o professor poderá informar as notas de 2 provas e 2 trabalhos, e ainda informar o total de aulas dadas e as faltas do período do aluno. Ao informar as notas, e o sistema utilizar o critério de avaliação para cálculo automático de notas, ao informar os valores das provas e trabalhos o sistema irá calcular a média automaticamente e informar no campo Média Final. Veja imagem abaixo: Como podemos perceber, há uma caixa de checagem ao lado de cada campo de NOTA, ao marcar o sistema irá entender que a nota não consta (N/C), ou seja, caso o aluno não tenha realizado alguma das atividades e professor não lance o valor 0, basta marcar essa opção para informar que o tal nota não consta.

4 No final da tela haverá uma lista com os pesos de cada avaliação (pré-definido no módulo administrativo pela instituição), após lançar as notas e faltas desejadas, basta ir ao final da tela e clicar no botão SALVAR para que os dados sejam salvos. Caso o professor queira imprimir as notas lançadas, basta clicar no botão VERSÃO PARA IMPRESSÃO, localizada no final da tela. MENU NOTAS E FALTAS REGISTRO LIVRE DE ATIVIDADES Essa funcionalidade permite aos professores cadastrar atividades que não estão incluídas no critério de avaliação e não são utilizadas para o cálculo automático das médias, ou seja, são atividades livres. Ao acessar o menu, a primeira tela será de PESQUISA: O usuário poderá realizar a pesquisa mediante os filtros escolhidos na tela, caso encontre atividades cadastradas, o sistema irá realizar a listagem dos mesmo, caso contrário será apresentada uma mensagem de NENHUM REGISTRO ENCONTRADO. Assim como no lançamento de NOTAS, o professor só poderá lançar atividades para os cursos/turmas que ele está vinculado. Para inserir uma nova atividade, basta clicar no botão CADASTRAR NOVA ATIVIDADE, logo em seguida o usuário será redirecionado para o formulário de cadastro, conforma abaixo:

5 O professor deverá selecionar a unidade, curso, turma, disciplina e período (semestre, bimestre, etc.), após basta informar o nome da atividade e a data da atividade. Logo em seguida o professore poderá escolher se a será lançado NOTA ou CONCEITO, e informar nos campos dos respectivos alunos o valor desejado. Após informar os valores das NOTAS/CONCEITOS dos alunos, basta clicar no botão SALVAR localizado no final da tela. MENU NOTAS E FALTAS REGISTRO DE FALTAS O professor ainda conta com uma funcionalidade específica para registrar as faltas dos alunos, semelhante a tela de lançamento de notas descrita anteriormente, veja imagem:

6 Assim como ocorrem nas demais telas, o professor deverá selecionar a unidade, curso, turma e disciplina, logo em seguida serão listados os alunos da respectiva turma para que o professor realize o lançamento de faltas. Basta o professor informar o total de faltas (quando o registro de faltas é GLOBAL) por período, após informar as faltas dos alunos desejados e logo em seguida clicar no botão SALVAR, localizado no fim da tela. Quando o registro de faltas é por mediação diária, o professor deverá marcar o dia em que o aluno faltou, veja imagem abaixo: Após marcar as faltas desejadas, basta clicar no botão SALVAR localizado no fim da tela. MENU NOTAS E FALTAS DIÁRIO DO PROFESSOR O professor poderá registrar todo o conteúdo trabalhado em sala de aula através de seu portal no menu DIÁRIO DO PROFESSOR. Ao acessar a tela, o professor será redirecionado para a tela de listagem, onde os registros poderão ser editados e excluídos pelo professor responsável. Para adicionar um novo conteúdo trabalhado no diário do professor, basta clicar no botão CADASTRAR NOVO CONTEÚDO, logo o usuário será redirecionado para o formulário de cadastro conforme abaixo:

7 O professor deverá selecionar a unidade, curso, turma, disciplina, informar a data (a qual já virá preenchida com a data atual), poderá ser informado a competência, os campos título e descrição são de preenchimento obrigatório. Após preencher os campos, basta clicar no botão SALVAR. MENU NOTAS E FALTAS EXAME E AVALIAÇÃO ESPECIAL Essa tela consiste no lançamento de notas de avaliações especiais e exames caso o aluno não tenha atingido a média definida para aprovação no critério de avaliação dos períodos. Portanto, para que sejam lançadas notas nessa tela, o aluno precisará estar com todas notas lançadas (todos os períodos) e não tenha atingido a média mínima para aprovação, assim, serão exibidos os campos para informar as notas de exame e avaliação especial.

8 O procedimento para salvar as notas de exame e avaliação especial seguem a mesma regra das demais telas de lançamentos, basta informar as respectivas notas dos alunos desejados, e logo em seguida clicar no botão SALVAR localizado no final da tela. MENU MENSAGENS CAIXA DE ENTRADA Os professores contam com uma área para receber e ler mensagens/avisos enviados pelos alunos. Ao acessar o menu o usuário poderá consultar todas as mensagens recebidas dos professores, conforme imagem abaixo: O professor poderá visualiza, excluir e responder a mensagem recebida através do portal, para responder/visualizar a mensagem basta clicar no ícone representada pela lupa, ou no assunto da mensagem. Ao clicar será exibida a tela com os detalhes da mensagem recebida, para responder, basta clicar no botão responder, conforme imagem abaixo:

9 Ao clicar no botão RESPONDER, o sistema irá exibir um novo campo para redigir a resposta ao aluno, conforme imagem abaixo:

10 Basta o professor redigir a mensagem de resposta, e ao terminar clicar no botão ENVIAR RESPOSTA localizado no final a tela. MENU MENSAGENS MENSAGENS QUE ENVIE Os professores poderão consultar todas as mensagens que foram enviadas a partir de sua conta no portal. Ao acessar o respectivo menu, será exibida a seguinte tela: O professor poderá consultar a mensagem enviada clicando no ícone representado pela lupa, ou ainda no assunto da mensagem enviada. Em seguida será apresentada os detalhes da mensagem:

11 MENU MENSAGENS ESCREVER MENSAGEM Assim como os alunos, os professores poderão enviar mensagens para alunos de uma turma, pais e responsáveis, para outro professor, e até mesmo para secretária e diretoria da escola. Fica a critério do professor selecionar para que será enviado a mensagem, conforme imagem abaixo: Um exemplo que será caso o professor escolha a opção ENVIO PARA ALUNOS, logo em seguida serão apresentadas as listas de unidades, curso e turma, após selecionar a turma, os alunos serão apresentados, basta o professor marcar um ou mais alunos (os quais irão receber a mensagem) e logo em seguida informar o assunto e a mensagem em si. Após todos os campos obrigatórios estarem devidamente preenchidos, basta clicar no botão ENVIAR, localizado no final da tela. Assim, os alunos selecionados irão receber a mensagem do professor em seu portal (portal do aluno). MENU MATERIAL ARQUIVOS RECEBIDOS O professor poderá receber através de seu portal arquivos enviados pelos alunos de sua turma, ou seja, caso o professor solicite aos alunos para realizar um trabalho e enviar o arquivo para correção, será através desse menu que o professor terá acesso aos arquivos enviados a ele.

12 O professor poderá visualizar e excluir o arquivo recebido, caso queira realizar a exclusão (ícone ) basta clicar sobre o ícone e confirmar a exclusão na próxima tela. Agora, caso o professor queira visualizar o arquivo e realizar download do mesmo, basta clicar no ícone de visualizar ( ), ou ainda no assunto do arquivo recebido. O professor irá visualizar os dados do remetente, data de envio, qual disciplina se refere o arquivo recebido, assunto, e uma breve mensagem que o aluno digitou, no final há o link do arquivo para que o professor possa realizar o download.

13 MENU MATERIAL ARQUIVOS ENVIADOS O professor poderá consultar através de seu portal todos os arquivos enviados para os alunos, ou seja, todos os materiais enviados poderão ser consultados e verificado o status do envio e a quantidade de alunos/usuários que receberam o arquivo. O usuário pode realizar a exclusão do arquivo enviado (caso tenha sido enviado errado), ou ainda visualizar os detalhes do arquivo, conforme imagem abaixo: Ou seja, no detalhe do envio do arquivo, o professor poderá consultar qual o assunto, disciplina que corresponde o arquivo, mensagem, data e hora de envio, o arquivo enviado, e ainda a lista de destinatário, o qual pode ser para turmas ou alunos.

14 MENU MATERIAL ENVIAR NOVO ARQUIVO Assim como o aluno, o professor poderá enviar arquivos para os alunos de uma turma, ou seja, caso queira disponibilizar para uma determinada turma algum material de apoio ou aula (apostila, artigo, etc.), basta utilizar tal funcionalidade. Ao clicar no menu, o usuário irá ser redirecionado para a tela de envio de arquivos, conforme abaixo: Após selecionar os campos necessários (unidade, curso, turma e disciplina), o professor deverá selecionar o arquivo que deseja enviar (com limite máximo de 10 MB caso um arquivo maior tente ser enviado, o mesmo não será realizado com sucesso), logo em seguida deverá ser informado o assunto e uma breve mensagem sobre o arquivo enviado. Assim que todos os campos estiverem preenchido, basta o usuário clicar no botão ENVIAR localizado no final da tela. Assim, os alunos da respectiva turma selecionada irão receber o arquivo, e o professor poderá consultar se os envios foram realizado com sucesso na listagem de arquivos enviados. MENU BIBLIOTECA CONSULTA AO ACERVO O professor poderá consultar o acervo da biblioteca através do portal do professor, para isso é importante que a instituição tenha realizado os cadastros de títulos e exemplares para que a consulta possa ser realizada. É importante lembrar que o professor poderá somente consultar o acervo disponível, e realizar a reserva dos títulos que estiverem EMPRESTADOS. Para consultar o acervo o usuário deverá informar os campos para realizar a pesquisa, conforme a imagem abaixo:

15 Ao encontrar o título desejado, e queira visualizar maiores informações sobre o título ou até mesmo realizar a reserva (caso esteja EMPRESTADO), clique no botão VISUALIZAR. Para reservar o título, basta clicar no botão RESERVAR, o sistema irá confirmar sua ação e caso confirme, o sistema irá realizar a reserva do título para o professor. MENU BIBLIOTECA MATERIAL DIGITAL O professor poderá consultar o acervo digital da biblioteca (arquivos digitais com acesso a todos os usuários) através do portal do professor, para isso é importante que a instituição tenha realizado os cadastros de títulos e exemplares (digital) para que a consulta possa ser realizada.

16 MENU RELATÓRIOS ATA DE RESULTADOS O professor poderá emitir através do respectivo menu uma ata de resultados das turmas e disciplinas a qual ele está vinculado (exibição dos alunos, médias e faltas). Ao acessar a tela basta escolher os campos unidade, curso, turma e disciplina e o período (apenas serão exibidos os período que já estão finalizados), conforme imagem abaixo, temos somente a opção 1º SEMESTRE, pois o mesmo já se encontra finalizado, o 2º SEMESTRE ainda está em andamento. Após escolher todos os campos necessários para a geração da ata, basta o professor clicar no botão VERSÃO PARA IMPRESSÃO, assim será emitido um PDF com a lista de alunos, notas e faltas do respectivo período e disciplina. MENU RELATÓRIOS HORÁRIO DE AULA O professor poderá emitir e consultar os horários de aula referente às disciplinas que ele estiver vinculado. Basta selecionar a unidade e o respectivo ano e logo em seguida clicar no botão PROCURAR HORÁRIO para que seja exibida a lista com os dias da semana, disciplina e horário das aulas, conforme imagem abaixo:

17 O professor ainda poderá emitir o respectivo resultado em versão para impressão, para isso basta clicar no botão VERSÃO PARA IMPRESSÃO para que seja emitido um arquivo PDF com as mesmas informações da consulta. MENU FÓRUM ACESSAR O FÓRUM / CRIAR TÓPICO O menu FÓRUM (Fórum ou Novo Tópico) é um ambiente que reproduz as ações básicas de um fórum de discussões, ou seja, o professor ou o aluno levantam um tópico e o mesmo poderá ser respondido e debatido pelos envolvidos. É importante que para utilizar essa funcionalidade, o administrador do sistema cadastre as categorias que estarão disponível no fórum, pois sem elas não será possível criar tópicos pelos alunos e professores. MENU PROVAS CALENDÁRIO DE PROVAS O professor poderá cadastrar em seu portal uma agenda de provas para comunicar os alunos sobre as respectivas datas e disciplina. Assim que o usuário acessar o menu, ele será redirecionado para a listagem de provas agendadas, conforme imagem:

18 O professor poderá consultar todas as provas agendadas, editar e ainda realizar a exclusão quando necessário. Para adicionar uma nova prova, basta o professor clicar no botão NOVO.

19 Para agendar uma nova prova, o professor deverá seleciona a unidade, curso, turma e a disciplina (vale lembrar que serão listadas somente cursos/turmas/disciplinas que o professor está vinculado). Após selecionar os campos, o professor deverá informar a data da prova/avaliação e realizar uma breve observação, com todos os campos preenchidos basta clicar no botão SALVAR localizado no fim da tela. Assim que uma prova/avaliação é salva, os alunos da respectiva turma selecionada serão notificados em seu portal sobre o agendamento de uma nova prova/avaliação. MENU CADASTROS DISPONIBILIDADE DE HORÁRIOS PARA AULA Os professores ainda contam com uma funcionalidade bem útil para auxiliar a secretaria da instituição de ensino, o cadastro de disponibilidade de aula. Ou seja, é nessa funcionalidade que os professores poderão informar para a instituição de ensino os dias da semana e horários que estão disponíveis para assumir alguma aula. O professor deverá informar a unidade, o dia da semana e os horários de início e fim, logo em seguida deverá marcar se o horário é CERTO ou INCERTO e clicar no botão ADICIONAR (esse procedimento poderá ser realizado até o professor finalizar as inserções dos dias e horários disponíveis), caso cometa algum erro ao inserir, basta clicar no botão REMOVER e realizar novamente a inserção. Após informar todos os dias e horários disponíveis, basta o professor clicar no botão SALVAR. MENU CADASTROS SOLICITAÇÃO O professor ainda poderá realizar solicitações para a instituição de ensino, essa funcionalidade depende exclusivamente que os tipos de solicitações estejam devidamente cadastrados e

20 liberados no módulo administra (o qual a instituição é responsável), para que sejam realizadas solicitações. Por exemplo, a instituição poderá liberar que os professores solicitem através de seu portal a emissão de um documento (Comprovante de Trabalho), o professor deverá selecionar esse item, logo em seguida a unidade e descrever a solicitação detalhadamente. Assim a instituição irá receber essa solicitação no módulo administrativo e poderá emitir ao professor determinado documento.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

MIT072 Manual de Operação do Portal - Professores

MIT072 Manual de Operação do Portal - Professores ACESSO AO PORTAL Para acessar o Portal, o professor deve entrar no site Https://meu.ifmg.edu.br/Corpore.Net/Logon.aspx. Na página apresentada será necessário fazer o login preenchendo os campos Usuário

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

- Nota Fiscal Eletrônica -

- Nota Fiscal Eletrônica - Manual Portal de Clientes e Transportadores - Nota Fiscal Eletrônica - ÍNDICE. INTRODUÇÃO 3. OBJETIVO 3.2 ABRANGÊNCIA 3 2. FUNCIONALIDADES 3 2. CADASTRO DE CLIENTES NO PORTAL 3 2.2 CONSULTA NOTAS FISCAIS

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR

ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR ACESSANDO COM USUÁRIO DE PROFESSOR 1º passo: Acesse a página através do link existente no site de Newton laboratório e audiovisual: 2º passo: Na tela inicial do sistema digite seu usuário e sua senha nos

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO... 2

DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO... 2 DIÁRIO DE CLASSE ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO... 2 PLANO DE CURSO Como cadastrar um plano de curso?... 3 Como importar um plano de curso?... 4 Como cadastrar o conteúdo programático?... 7 Como cadastrar atividades

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Geral. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Geral Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema de Almoxarifado

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal Manual de uso do RM Portal Acessando o portal 1º) Deve-se abrir um browser de internet (Utilizar o Internet Explorer para uma melhor visualização do portal). Após o browser aberto, deve-se digitar o endereço

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1

Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente. Versão 1.1 Ajuda On-line - Sistema de Relacionamento com o Cliente Versão 1.1 Sumário Sistema de Relacionamento com Cliente 3 1 Introdução... ao Ambiente do Sistema 4 Acessando... o Sistema 4 Sobre a Tela... do Sistema

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

FS133.1. Sistema: Futura Server. Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Baixa. Referência: FS133.1. Versão: 2016.07.04

FS133.1. Sistema: Futura Server. Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Baixa. Referência: FS133.1. Versão: 2016.07.04 Como Baixar FS133.1 Boletos? Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Baixa Referência: FS133.1 Versão: 2016.07.04 Como Funciona: Esta tela é utilizada para gerar arquivos que informarão

Leia mais

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I.

Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. Manual do Usuário ipedidos MILI S.A. - D.T.I. MILI S.A. - D.T.I. Índice 1 ACESSANDO O PORTAL IPEDIDOS... 3 1.1 Login...5 1.2 Tela Principal, Mensagens e Atendimento On-line...6 2 CADASTRAR... 10 2.1 Pedido...10

Leia mais

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos

Núcleo de Relacionamento com o Cliente. de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO. Produtos GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente de Relacionamento com o Cliente Núcleo Seja bem vindo ao nosso novo canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona

Leia mais

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0

Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 Manual do usuário Sistema de Ordem de Serviço HMV/OS 5.0 DESENVOLVEDOR JORGE ALDRUEI FUNARI ALVES 1 Sistema de ordem de serviço HMV Apresentação HMV/OS 4.0 O sistema HMV/OS foi desenvolvido por Comtrate

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Tutorial do Sistema de Requerimentos On-line

Tutorial do Sistema de Requerimentos On-line Tutorial do Sistema de Requerimentos On-line Atenção: Os requerimentos de segunda oportunidade, matrícula em disciplina, rematrícula, matrícula em dependência e trabalhos orientados só poderão ser abertos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Primeiramente deve-se digitar o login e senha de acesso para acessar o Jurídico 2000.

MANUAL DO USUÁRIO. Primeiramente deve-se digitar o login e senha de acesso para acessar o Jurídico 2000. MANUAL DO USUÁRIO Primeiramente deve-se digitar o login e senha de acesso para acessar o Jurídico 2000. O Jurídico 2000 exibe o cadastro de Processos assim que é inicializado. A partir dessa tela você

Leia mais

Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas

Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas 2013 Cadastro de Usuários e Agendamento de Consultas Cris Podologia 1 Conteúdo 1) Cadastro... 3 2) Agendamento... 8 3) Atualização e Complemento do Cadastro... 13 a) Perfil... 15 b) Endereço... 15 4) Recuperação

Leia mais

Manual de uso do Borderô Credix

Manual de uso do Borderô Credix Manual de uso do Borderô Credix Após efetuar o download do aplicativo siga os passos para a instalação do sistema, ao final será criado um atalho na área de trabalho, como ilustra a figura 1. Figura 1

Leia mais

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015

Monitor de Comercialização Ofertante. Última Atualização 12/11/2015 Monitor de Comercialização Ofertante MT 43-1-00015-0 Última Atualização 12/11/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Como inserir subitens V Emissão de Relatórios VI

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização 1 Índice Calendário... 3 Usuários... 4 Contato... 5 Alterar... 5 Excluir... 5 Incluir... 5 Feriados... 9 Nacionais... 9 Regionais... 9 Manutenção... 9 Obrigações... 9 Obrigações Legais...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

FALE CONOSCO TUTORIAL

FALE CONOSCO TUTORIAL FLE CONOSCO TUTORIL Índice 1. Como acessar a ferramenta... 2 Figura 1 Link de acesso para a ferramenta Fale Conosco... 2 Figura 2 cesso ao Fale Conosco... 3 Figura 4 Esqueci minha senha... 4 Figura 5 Tela

Leia mais

Manual. Cadastro de Usuários. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008.

Manual. Cadastro de Usuários. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 27 de fevereiro de 2008. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Manual Cadastro de Usuários Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília, 27

Leia mais

Manual do Usuário - Cliente Externo

Manual do Usuário - Cliente Externo Versão 3.0 SGCL - Sistema de Gestão de Conteúdo Local SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1. Referências... 4 2. COMO ESTÁ ORGANIZADO O MANUAL... 4 3. FUNCIONALIDADES GERAIS DO SISTEMA... 5 3.1. Acessar a Central

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

Índice. 1. Registro de Usuários. 2. Acesso ao Sistema. 3. Logar no Sistema. 4. Esquecimento de Senha. 5. Alteração de Senha

Índice. 1. Registro de Usuários. 2. Acesso ao Sistema. 3. Logar no Sistema. 4. Esquecimento de Senha. 5. Alteração de Senha Índice 1. Registro de Usuários 2. Acesso ao Sistema 3. Logar no Sistema 4. Esquecimento de Senha 5. Alteração de Senha 6. Sistema SISAUTO - Sistema de Automonitoramento de Efluentes Líquidos Industriais

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL PROFESSOR. Diário Eletrônico do Sistema Nambei

MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL PROFESSOR. Diário Eletrônico do Sistema Nambei MANUAL DO SISTEMA WEBDIÁRIO PERFIL PROFESSOR Diário Eletrônico do Sistema Nambei ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 Tela de Acesso... 3 Figura 2 - Alteração de Senha... 3 Figura 3 - Página inicial - Perfil

Leia mais

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário

Guia Rápido. Sistema de Cobrança - Beneficiário GuiaRápido SistemadeCobrança-Beneficiário GR SistemadeCobrança Beneficiário Índice 1 Introdução... 4 2 Público Alvo... 4 3 Pré-Requisitos... 4 4 Acessando o Sistema de Cobrança... 5 5 Cadastro... 6 5.1

Leia mais

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site.

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Atenção: Os dados que aparecem nas imagens abaixo, são meramente ilustrativos, naturalmente os dados que devem ser visualizados,

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Tutorial Sistema Professor Online. 1) Menu Cadernetas

Tutorial Sistema Professor Online. 1) Menu Cadernetas 1) Menu Cadernetas Ao selecionar a opção de Cadernetas o usuário deverá selecionar o calendário de referência. Ao selecionar o calendário irá aparecer uma tabela com as turmas criadas no calendário selecionado,

Leia mais

Atualizado em 15/02/2013. Material para uso exclusivo dos clientes TECNISA. 2013 Copyright - Todos os direitos reservados.

Atualizado em 15/02/2013. Material para uso exclusivo dos clientes TECNISA. 2013 Copyright - Todos os direitos reservados. Atualizado em 15/02/2013 1 SUMÁRIO LINK DE ACESSO AO PORTAL DO CLIENTE... 3 PREMISSA PARA ACESSAR O PORTAL DO CLIENTE... 3 LOGIN... 3 RECUPERAR SENHA... 5 PRIMEIRO ACESSO... 8 DÚVIDAS FREQUENTES (FAQ)...

Leia mais

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo :

Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : MANUAL DA SUA CX DE EMAIL ( ROUNDCUBE ) Aoentrar na sua cx de email vc terá uma tela como a abaixo : 1. No centro da tela temos a lista de mensagens. Nesta lista serão exibidas as mensagens das pastas

Leia mais

Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal.

Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal. Manual do Comprador 1 Comprar Anúncios Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal. 1.1 CRIAR CONTA TURISMO AGORA Para comprar produtos

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2

Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Monitor de Comercialização - Proponente MT-212-00056-2 Última Atualização: 08/01/2015 Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Painel de Lances V Envio de Lances VI Prorrogação

Leia mais

Roteiro para preenchimento online do Diário de Classe

Roteiro para preenchimento online do Diário de Classe Roteiro para preenchimento online do Diário de Classe Este roteiro contém as instruções para o registro dos dados acadêmicos referentes ao plano de curso, aulas ministradas, frequência e notas de alunos

Leia mais

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno

Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Portal de Aprendizado Tutorial do Aluno Índice 1 Acessando o Portal... 2 1.1 Verificação do Browser... 2 1.2 Entre em contato... 3 1.3 Portal Autenticado... 5 2 Meus Cursos... 6 2.1 Matriculando-se em

Leia mais

Manual Portal da Empresa

Manual Portal da Empresa Manual Portal da Empresa 1. INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR O PORTAL DA EMPRESA... 4 3. COMO OBTER UM LOGIN DE ACESSO... 4 4. COMO RESGATAR SENHA... 5 5. COMO INFORMAR UMA ADMISSÃO... 5 6. COMO VISUALIZAR

Leia mais

MANUAL SISTEMA NFS-e

MANUAL SISTEMA NFS-e MANUAL SISTEMA NFS-e SUMARIO Tela Inicial NFe 03 Efetuar Login 1º Acesso Caso não possua Usuário e/ou Senha 03 Efetuar Login 1º Acesso Possuindo o Usuário e Senha 04 Primeira Tela 05 Menu de Opções 05

Leia mais

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site.

Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Orientações para os procedimentos de cadastro e inscrição em nosso site. Atenção: Os dados que aparecem nas imagens abaixo, são meramente ilustrativos, naturalmente os dados que devem ser visualizados,

Leia mais

Manual Carteiro Virtual

Manual Carteiro Virtual Manual Carteiro Virtual CONFIGURAÇÕES INICIAIS Introdução...3 Como acessar o Carteiro Virtual...4 Personalizando seus dados de acesso...6 LISTAS DE CONTATOS Criando Lista de Contatos...8 Inserindo contatos

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2015/2016

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2015/2016 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2015/2016 1. Acessar o sistema por meio do link, preferencialmente pelo navegador Internet Explorer ou Google Chrome: https://www.sibolweb.unb.br/sibolweb/fronteira/formlogin.aspx.

Leia mais

Acesso Escola. Primeiro Acesso

Acesso Escola. Primeiro Acesso Acesso Escola Primeiro Acesso Após receber o e-mail da AESA, a escola deve seguir as orientações abaixo. Ao clicar no link, você será direcionado a tela do portal CADES. Utilize usuário e senha temporária

Leia mais

SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço. Passo a Passo Gestor de Compras

SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço. Passo a Passo Gestor de Compras SRP Sistema de Controle de Ata de Registro de Preço Passo a Passo Gestor de Compras Como acessar Como Acessar O acesso ao Sistema se faz através da página da SEPLAG Clicando no Link destacado Como Acessar

Leia mais

Gerenciamento de Tarefas

Gerenciamento de Tarefas Gerenciamento de Tarefas O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar de forma mais simples e eficiente todas as tarefas da empresa, relacionadas a contatos, projetos, propostas, contratos etc... Configuração

Leia mais

Prestação de Contas Eletrônica

Prestação de Contas Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MANUAL DO USUÁRIO Prestação de Contas Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2/17 Sumário 1- ACESSO... 3 2- TELA DE INÍCIO... 4 3- CADASTRAMENTO...

Leia mais

1. Informações iniciais

1. Informações iniciais 1. Informações iniciais O novo Sistema de Emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) é de propriedade exclusiva do CFC e o acesso ao sistema será por meio de um link disponibilizado

Leia mais

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11

ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 MANUAL DE USO DO SISTEMA GOVERNO DIGITAL ÍNDICE ANALÍTICO: 1.0. CADASTRO DE CONTABILISTAS... 4 1.1. Primeiro Acesso... 4 1.2. Visão Geral... 11 2.0. SOLICITAÇÕES DE AIDF E AUTORIZAÇÃO DE EMISSÃO DE NOTA

Leia mais

Inserção de Peças Digitais em Processos/Documentos

Inserção de Peças Digitais em Processos/Documentos SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Inserção de Peças Digitais em Processos/Documentos SUMÁRIO 1. Trabalhando com a Multifuncional/Scanner 2. Inserindo

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Como cadastrar talões cheques? FS146

Como cadastrar talões cheques? FS146 Como cadastrar talões cheques? FS146 de Sistema: Futura Server Caminho: Conta Corrente>Talão de Cheque Referência: FS146 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para cadastrar talões de

Leia mais

Vigilantos. Manual do Usuário Laboratório

Vigilantos. Manual do Usuário Laboratório Vigilantos. Manual do Usuário Laboratório Copyright 2006 http://vigilantos.dive.sc.gov.br Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida, distribuída ou utilizada sem

Leia mais

Guia de Procedimentos

Guia de Procedimentos Guia de Procedimentos Documento Guia de Procedimentos Arquivo BOP15_GuiadeProcedimentos_GestãodaColaboração_NetTeacher_FASIPE.docx Projeto Semear Cliente Faculdade FASIPE Data 27/1/2012 Autoria Luciano

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

Juiz de Fora, Maio de 2015

Juiz de Fora, Maio de 2015 GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, Maio de 2015 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier

Manual do Portal do Fornecedor. isupplier isupplier Revisão 01 Setembro 2011 Sumário 1 Acesso ao portal isupplier... 03 2 Home Funções da Tela Inicial... 05 3 Ordens de Compra Consultar Ordens de Compra... 07 4 Entregas Consultar Entregas... 13

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line

Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso Supervisão de Informática Departamento de Desenvolvimento Sistema Declaração On Line. Declaração On Line Declaração On Line Manual de Apoio à Utilização do Sistema Manual do Usuário Versão 1.0 INTRODUÇÃO... 4 AUTENTICANDO-SE NO SISTEMA... 4 EM CASO DE ESQUECIMENTO DA SENHA... 5 ALTERANDO A SENHA DE ACESSO

Leia mais

Manual Operacional do Assessor Jurídico

Manual Operacional do Assessor Jurídico Manual Operacional do Assessor Jurídico SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS - MÓDULO COMPRAS - EMISSÃO DE PARECER JURÍDICO PARA PROCESSOS DE COMPRA COM EDITAL OU DE DISPENSA DE LICITAÇÃO

Leia mais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Plano de Cargos

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Plano de Cargos C A R T I L H A - Recursos Humanos Plano de Cargos Elaborada por: DIRPD Diretoria de Processamento de Dados Universidade Federal de Uberlândia Maio/2009 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para auxiliar

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor

Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor Universidade Federal do Espírito Santo Perguntas Frequentes (FAQ) Portal do Professor Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) Novembro/2014 Sumário 1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 1.1 O que é o menu

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

TUTORIAL DO SISTEMA DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO INTERNO TURMA PDE/ 2015

TUTORIAL DO SISTEMA DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO INTERNO TURMA PDE/ 2015 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS TUTORIAL DO SISTEMA DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO INTERNO TURMA PDE/ 2015 1. Acesso ao Sistema

Leia mais

Nova Central de Atendimento Logicorp

Nova Central de Atendimento Logicorp 1. INICIAR O NAVEGADOR DE INTERNET Acessar a página da Logicorp no link: http://www.logicorp.net.br/index.html 2. ACESSANDO A ÁREA DE ATENDIMENTO DO NOSSO SITE Na parte superior clique em Atendimento.

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Protocolo Versão 1.17.0 Última revisão: 26/11/2015 2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos

Leia mais

Plataforma SMS Manual do Usuário

Plataforma SMS Manual do Usuário 1 - Logando no Sistema Plataforma SMS Manual do Usuário Acesse o site: www.softvix.com.br/sms Ou pelo aplicativo de retaguarda: http://smsonline.softvix.com.br Conforme tela abaixo Informe em usuário o

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24

CALEDÁRIO ESCOLAR. Página 1 de 24 Página 1 de 24 SISTEMA DE CALENDÁRIO ESCOLAR O Sistema de Calendário Escolar é a primeira etapa de uma grande evolução que ocorrerá nos sistemas de informatização da Secretaria de Estado da Educação. As

Leia mais

Passo a Passo na Ferramenta Inventários no SIGLA Digital

Passo a Passo na Ferramenta Inventários no SIGLA Digital Passo a Passo na Ferramenta Inventários no SIGLA Digital Inventários Página 1 de 6 Utilizado para fazer o inventário de todos os produtos cadastrados no sistema SIGLA Digital 1 Começando o Cadastro 11

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

CONVÊNIO TJ-SC 10/2014

CONVÊNIO TJ-SC 10/2014 1 CONVÊNIO TJ-SC 10/2014 Sumário Acesso à aplicação... 3 Termo de Uso do Sistema... 3 Alteração de Senha... 3 Consultas Cadastrais e de crédito... 4 Histórico de Alterações Cadastrais... 4 Declarações/Jurídico...

Leia mais

Manual do Aluno Moodle

Manual do Aluno Moodle Manual do Aluno Moodle Site: Moodle PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Curso: Moodle PUCRS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Livro: Manual do Aluno Moodle Impresso

Leia mais

Escritório Virtual - Apresentação. Acesso ao Portal do Escritório Virtual

Escritório Virtual - Apresentação. Acesso ao Portal do Escritório Virtual Página2 Escritório Virtual - Apresentação O escritório Virtual visa uma aproximação entre o escritório e seus clientes, possibilitando encurtar caminhos para envio e recebimento de arquivos e informações

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço: http://facgtounafisco.facilinformatica.com.br 1.2 - Será exibida a página abaixo, selecionar o Tipo de acesso (Clínica (CNPJ) e/ou

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA Seleção de projetos culturais Orientações gerais para uso do sistema online MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP O SESI-SP na área

Leia mais

Prestador de Serviços

Prestador de Serviços Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Serviços...3 Os Recibos... 5 Como imprimir?... 6 As Listagens...7 Clientes... 9 Consulta...9 Inclusão... 11 Alteração... 12 Exclusão... 13 Serviços...

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Modulonet Web. 7.1 - Menu Despesas... 8. 7.2 - Menu Usuário... 9. 7.3 - Atalhos... 10. 7.4 - Informações pessoais... 11

Modulonet Web. 7.1 - Menu Despesas... 8. 7.2 - Menu Usuário... 9. 7.3 - Atalhos... 10. 7.4 - Informações pessoais... 11 Modulonet Web 1 - Modulonet, o que é?... 1 2 - Cadastro... 2 3 - Mensagens e emails... 3 4 - Recuperação da senha... 4 5 - Idiomas... 5 6 - Acesso... 6 7 - Painel... 7 7.1 - Menu Despesas... 8 7.2 - Menu

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL SIGAM

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL SIGAM SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL SIGAM MANUAL REQUERIMENTO ON LINE 2009 Fundação Instituto de Administração FIA Página Inicial Ao acessar a tela inicial, clique sobre a frase: Inicie o Requerimento

Leia mais

Nota Fiscal Cidadã Manual do Registro de Reclamações

Nota Fiscal Cidadã Manual do Registro de Reclamações Nota Fiscal Cidadã Manual do Registro de Reclamações Versão 6 Objetivo do Manual Orientar sobre os procedimentos necessários para comunicação à SEFA da ocorrência de infrações à legislação do Programa

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 3 TERMO DE COMPROMISSO... 4 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 4

Leia mais

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Para começar, tenha em mãos o seguinte: A mensagem eletrônica ou ofício que você recebeu do FNDE contendo Usuário

Leia mais

Acesse pela Internet usando o endereço eletrônico: www.dspconvenio.com.br

Acesse pela Internet usando o endereço eletrônico: www.dspconvenio.com.br Manual do Site 1 Acesse pela Internet usando o endereço eletrônico: www.dspconvenio.com.br 2 Tela Inicial do Front End 3 Marque o campo Pessoa Jurídica 4 Digite o CNPJ de sua Empresa (corrido,sem traço,

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-13 Última Atualização 04/03/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Cadastro de Corretores Manual do Usuário

Cadastro de Corretores Manual do Usuário susep 2012 Cadastro de Corretores SUSEP - CGETI - COSIM Fevereiro/2012 Conteúdo Apresentação...3 Mapa do Sistema de Cadastro de Corretores...4 Padrões...5 Acesso ao Sistema...6 Menu Principal...6 Informações

Leia mais

Realizar Matrícula. A cada período de matrícula o sistema solicita que o discente atualize seus dados, conforme ilustrado na tela a seguir:

Realizar Matrícula. A cada período de matrícula o sistema solicita que o discente atualize seus dados, conforme ilustrado na tela a seguir: Realizar Matrícula Sistema SIGAA Módulo Portal do Discente Usuários Discentes Esta funcionalidade permite ao usuário realizar sua matrícula on-line em turmas. Vale ressaltar que o ato de realizar a matrícula

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO ALUNO

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO ALUNO MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO ALUNO Passo a passo do Portal Acadêmico Centro Universitário Autônomo do Brasil UniBrasil www.unibrasil.com.br 1 Sumário 1. Objetivo - Manual do Portal do Aluno... 4 2. Navegadores...

Leia mais

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema:

Manual MQS. Logo após colocar essas informações abrirá a página inicial do sistema: Manual MQS Para acessar o sistema MQS na versão em PHP, basta clicar no link: www.mqs.net.br/plus. Colocar login e senha que foram fornecidos por email. Logo após colocar essas informações abrirá a página

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO DO PEDIDO ELETRÔNICO

MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO DO PEDIDO ELETRÔNICO MANUAL DE INSTALAÇÃO/UTILIZAÇÃO DO PEDIDO ELETRÔNICO 1. INSTALAÇÃO: Antes de iniciar a instalação do pedido eletrônico, entre em contato com o suporte da distribuidora e solicite a criação do código de

Leia mais

Índice. Índice... 1. Apresentando o Nextsite... 3. Recursos... 4. Recursos Opcionais... 6. Componentes externos... 7. Gerenciando sua conta...

Índice. Índice... 1. Apresentando o Nextsite... 3. Recursos... 4. Recursos Opcionais... 6. Componentes externos... 7. Gerenciando sua conta... Índice Índice... 1 Apresentando o Nextsite... 3 Recursos... 4 Recursos Opcionais... 6 Componentes externos... 7 Gerenciando sua conta... 8 Visualização Geral... 9 Central de mensagens... 12 Minha conta...

Leia mais

PORTAL ACADÊMICO ALUNO

PORTAL ACADÊMICO ALUNO PORTAL ACADÊMICO ALUNO Sumário 1. LOGIN... 3 2. DADOS PESSOAIS... 6 3. OCORRÊNCIAS... 6 4. ACESSO AOS BOLETINS... 7 5. DESBLOQUEIO DE POP UP... 7 6. DOWNLOAD DE MATERIAIS DAS DISCIPLINAS... 9 7. CADASTROS

Leia mais

Sistema de Processo Seletivo Simplificado

Sistema de Processo Seletivo Simplificado TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO SELETIVO Sistema de Processo Seletivo Simplificado VILA VELHA 2015 SUMÁRIO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1 SISTEMA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO... 3 2 COMO ACESSAR O SISTEMA

Leia mais

Índice. Pregão Eletrônico perfil de fornecedor - 1 / 37

Índice. Pregão Eletrônico perfil de fornecedor - 1 / 37 Pregão Eletrônico perfil de fornecedor - 1 / 37 Índice 1 -. Apresentação...3 2 -. Ambiente Operacional & Requisitos...4 3 -. Normas do Pregão Eletrônico...5 4 -. Procedimentos do Pregão Eletrônico...6

Leia mais