6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas"

Transcrição

1 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para uma outra posição da Área de Trabalho; 4) Solte o botão esquerdo do mouse. Desta forma o objeto será movido para uma outra posição Renomeando Arquivos ou Pastas Um arquivo é nomeado durante sua primeira gravação, podendo esse nome ser alterado posteriormente. Para alterar o nome de um arquivo ou pasta: 2. Localize a pasta, arquivo, objeto a ser renomeado; 3. Clique com o botão direito do mouse sobre o objeto, arquivo ou pasta; 4. Um submenu será exibido; 5. Clique na opção Renomear. 6. Digite o nome que deseja exibir no campo localizado abaixo ou ao lado do ícone; 7. Após digitar o novo nome, clique em algum lugar vazio da Área de Trabalho ou pressione Enter no tecla. Observações: 1) O Windows XP permite usar letras, números, espaços e alguns sinais de pontuação nos nomes dos ícones da Área de Trabalho ) Exibir Contudo, o conteúdo não permitede usar uma os seguintes pasta caracteres nos nomes dos ícones: \ : / *? " > < 3) Também é possível renomear um ícone clicando lentamente em seu nome duas vezes e digitando o novo nome. Para você ter uma idéia prática de como exibir o conteúdo de uma pasta (estas são utilizadas para organizar o disco rígido, como se fossem gavetas de um armário), vamos, por exemplo, visualizar o conteúdo de pasta Windows. Siga os seguintes passos: 6.6. Excluindo Arquivos ou Pastas I. Removendo um objeto para a Lixeira: 1. Clique sobre o ícone do arquivo, pasta ou objeto que deseja apagar para selecioná-lo; 2. Pressione no teclado a tecla Delete; 3. O Windows exibirá uma caixa de diálogo (figura ao lado) pedindo a sua confirmação; clique em Sim. II. Removendo um objeto do computador definitivamente: 2. Clique no objeto que deseja apagar para selecioná-lo; 3. Pressione no teclado as teclas Shift + Delete; 4. O Windows exibirá uma caixa de diálogo (figura ao lado) pedindo a sua confirmação; clique em Sim. Há outras formas de se excluir objeto, pasta ou arquivo no Windows XP:

2 51 1. Clique sobre um objeto com o botão direito do mouse; 2. Um submenu será exibido (figura ao lado); clique em excluir. Atenção: Não apague arquivos ou pastas do computador, porque são eles que permitem que o computador não dê problemas. Apague somente os arquivos desnecessários da sua pasta (Meus documentos). No Microsoft Windows XP, tudo que for apagado (excluído), seja um arquivo, pasta, atalho ou outro objeto qualquer, é colocado em um diretório especial, diferente dos demais da árvore de diretórios do disco rígido. Esse diretório é chamado Lixeira. A Lixeira é um dos recursos mais úteis para os usuários do Microsoft Windows XP. Sua finalidade é armazenar os arquivos apagados por um determinado tempo de forma a permitir uma recuperação segura desses arquivos em caso de arrependimento. I. Verificando o conteúdo da Lixeira: Para verificar o conteúdo da Lixeira, dê um clique duplo sobre o seu ícone localizado no Windows Explorer ou na Barra de Tarefas. Observação: Caso você acesse a Lixeira vazia, a janela da Lixeira não exibirá nenhum arquivo para ser recuperado. II. Recuperando um arquivo excluído Para recuperar um ou mais arquivos, pastas ou objetos contidos na Lixeira, basta seleciona-los e, através do menu Arquivo, escolher o comando Restaurar. Para recuperar todos os itens enviados para a Lixeira, clique com o mouse sobre a opção Restaurar todos os itens, localizada na Tela de Tarefas da Lixeira conforme ilustração abaixo.

3 52 III. Esvaziar Lixeira Você terá ainda a opção de eliminar, permanentemente, todos os arquivos da Lixeira, se julgar que eles não são mais necessários. Para isso, clique sobre o seu ícone representativo, localizado na Área de Trabalho, com o botão direito do mouse e no menu seguinte, clique na opção Esvaziar Lixeira. Outra opção para se esvaziar a Lixeira é abrindo a janela da Lixeira e depois clicando sobre a opção Esvaziar Lixeira do menu Arquivo. Para localizar arquivos e pastas, clique na ferramenta Pesquisar na barra de ferramentas da janela do Windows Explorer (ilustração ao lado). Você pode pesquisar documentos, imagens, músicas ou vídeos digitando o nome ou parte do nome do arquivo a ser pesquisado. Por exemplo, de um documento Digitando o Código, de uma imagem Digitando o nome, de uma música Digitando o nome da música ou artista ou de um vídeo Digitando o nome do vídeo ou artista. Para fazer isso, clique no tipo de arquivo que você quer pesquisar, por exemplo, Imagens, músicas ou vídeos conforme ilustração ao lado. Escolha o tipo de arquivo que você deseja pesquisar, por exemplo, Música. Digite o nome da música ou artista e clique em Pesquisar (ilustração ao lado). Você pode continuar a pesquisar com mais detalhes ou finalizar a pesquisa clicando em Sim, concluir a pesquisa.

4 53 É fácil personalizar as configurações do computador com o Painel de controle do Windows XP (ilustração abaixo). Nele você pode: 9.1. Aparência Alterar a aparência e o funcionamento do Windows XP; Adicionar e remover programas ou dispositivos de hardware; Configurar as conexões de rede e as contas de usuário; Configurar vídeo, teclado, mouse, data e hora e muito mais. I. Para abrir o Painel de Controle a) Abra o menu Iniciar; b) Clique em Painel de Controle. Lista os estilos visuais disponíveis para o tema atualmente selecionado na guia Temas. I. Para alterar a aparência do vídeo a) Clique na opção Vídeo no Painel de Controle; b) Ou, clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho; c) Clique sobre Propriedades (ilustração ao lado); d) Clique sobre Aparência. e) Clique no estilo visual que deseja usar; f) Clique no botão OK.

5 Vídeo I. Para alterar as configurações do vídeo a) Clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho; b) Clique sobre Propriedades; c) E por fim, clique sobre a opção Configurações. d) Ou, no Painel de Controle, clique sobre a opção Vídeo e depois em Configurações; e) Por fim, clique no botão Ok. Resolução da tela Exibe as configurações atuais da resolução de tela do monitor cujo adaptador de vídeo aparece em Exibir. Arraste o controle deslizante para especificar a resolução de tela desejada. À medida que você aumenta o número de pixels, exibirá mais informações na tela, mas o tamanho dessas informações diminuirá. Qualidade da cor Exibe as configurações atuais de cor para o monitor conectado ao adaptador de vídeo que aparece em Exibir. Para usar uma configuração de cor diferente, clique na seta e, em seguida, clique em uma configuração. Observações: Se você precisar definir a qualidade de cor como 256 cores para executar um jogo ou um outro programa de software que requeira essa qualidade, clique no ícone ou no nome do programa na área de trabalho ou no menu Iniciar e, em seguida, clique em Propriedades. Clique na guia Compatibilidade e marque a caixa de seleção Executar em 256 cores. O monitor retornará à configuração padrão de cor quando você fechar o programa Temas Um tema da Área de Trabalho determina a aparência geral dessa área ao fornecer um conjunto predefinido de ícones, fontes, cores, ponteiros de mouse, sons, imagens de plano de fundo, proteções de tela e outros elementos da janela. Se você modificar um tema predefinido ao alterar qualquer um dos seus recursos individuais, ele se tornará automaticamente um tema personalizado. I. Para alterar o tema do vídeo a) Clique com o botão direito do mouse sobre a Área de Trabalho; b) Clique sobre Propriedades; c) Clique sobre a opção Temas; d) Selecione um tema na lista de temas; e) Clique no botão OK.

6 Área de Trabalho Lista os desenhos de plano de fundo disponíveis que você pode usar para decorar a área de trabalho. Quando você clicar em um nome de plano de fundo, uma visualização da sua seleção será exibida no elemento gráfico de monitor acima. I. Para alterar o plano de fundo do vídeo (ilustração ao lado). a) Clique com o botão direito do mouse sobre a Área de Trabalho; b) Clique sobre Propriedades; c) Clique sobre a opção Área de trabalho; d) Selecione um plano de fundo disponível, ou, clique em Procurar, para escolher uma imagem em seus arquivos, tipo foto; e) Clique no botão OK. Observações: Outro caminho para escolher um plano de fundo é acionando o Painel de Controle, clicando em Vídeo e depois em Área de Trabalho na caixa de diálogo Propriedades de Vídeo Proteção de Tela Uma proteção de tela exibe imagens em movimento que impedem danos à tela. A proteção de tela se inicia automaticamente caso o computador não seja usado por um determinado período de tempo. I. Para alterar a proteção de tela do vídeo a) Clique com o botão direito do mouse sobre a Área de Trabalho; b) Clique sobre Propriedades; c) Clique sobre Proteção de tela; d) Selecione uma proteção de tela disponível (ilustração ao lado); e) Clique no botão OK. Obs.: Dentre as opções de tela está a opção Letreiro digital que permite digitar um texto e na caixa de diálogo Configurar Letreiro digital (ilustração ao lado) é possível formatar o texto, escolher a cor do fundo e a velocidade.

7 Data / Hora I. Para alterar a Data e a Hora no computador a) No menu Iniciar clique em Painel de Controle; b) Clique sobre a opção Data e hora; c) Ou, clique duas vezes sobre o relógio do computador localizado na Barra de Tarefas da Área de Trabalho (ilustração abaixo). A função do programa Data/Hora é alterar a data e a hora do sistema. Ao acessá-lo, é exibida uma caixa de diálogo com duas páginas (ilustração ao lado). Na primeira, pode-se alterar a data dando um clique sobre uma data da página do calendário ou rolando os meses e os anos através das caixas de listagem. Para alterar a hora, será necessário acessar a caixa de digitação que contém a hora. Isso deve ser feito selecionando o valor a ser alterado e digitando o novo valor ou utilizando as setas de incremento ou decremento localizadas à direita da caixa de valores. Clique sobre o botão Aplicar e depois clique em Ok para manter as novas alterações. II. Para atualizar a hora na Internet Na janela de Propriedades de Data e hora, clique sobre a guia Horário na Internet (ilustração ao lado). Servidor: Permite selecionar o servidor de horário na Internet com o qual você deseja sincronizar o relógio do computador. Clique em uma das opções ou digite um endereço. š š œž Ÿh ŸT š šœsÿ ` s q žª(«h š G š ± ² ³šµ œs šÿ š h ³ ¹ œžºš Ÿh šÿh» ¼Ÿ ` ž š Gªš s ½ ¾m D À±¼²q³ µ œá Ÿ š žÿ µ Ÿ šÿh à ÄÅŠÄGÆ Ä Clique em Atualizar agora e depois em Ok. A sincronização só pode ocorrer quando o computador estiver conectado à Internet.

8 57 O Paint (Pronuncia-se Peinte) é uma ferramenta de desenho que pode ser usada para criar desenhos simples ou elaborados. Esses desenhos podem ser em preto-ebranco ou colorido e podem ser salvos como arquivos de bitmap. Você pode imprimir o desenho, usá-lo como plano de fundo da Área de Trabalho ou colá-lo em outro documento. O Paint também pode ser usado para exibir e editar fotos digitalizadas. I. Para executar o Paint c) Clique com o mouse sobre o menu Iniciar: d) Clique em Todos os programas; e) Clique em Acessórios e, f) Por último clique em Paint. Observe abaixo a ilustração da janela do aplicativo Paint e os elementos que a compõem: Barra de Menus Botões: Barra de Título Minimizar/Restaurar/Fechar Barra de Ferramentas Área de Trabalho Caixa de Cores Barras de Rolagem

9 58 I. Caixa de ferramenta Nesta Caixa, selecionamos as ferramentas que iremos utilizar para criar nossas imagens. Podemos optar por: Lápis, Pincel, Spray, Linhas, Curvas, Quadrados, Elipses e etc. II. Caixa de cores Nesta caixa, selecionamos a cor que iremos utilizar, bem como a cor do fundo em nossos desenhos. Vejamos algumas ferramentas e suas funções: A) Linha Para desenhar uma linha reta e) Na caixa de ferramentas, clique em Linha; f) Abaixo da caixa de ferramentas, clique em uma largura de linha; g) Arraste o ponteiro do mouse para desenhar a linha. Observações: Você pode desenhar com perfeição uma linha horizontal, vertical ou diagonal de 45 graus mantendo a tecla SHIFT pressionada enquanto arrasta. Quando você arrastar o ponteiro, a cor do primeiro plano será utilizada. Para usar a cor do plano de fundo, mantenha o botão direito do mouse pressionado e arraste o ponteiro. B) Curva Para desenhar uma linha curva a) Na caixa de ferramentas, clique em Curva; b) Abaixo da caixa de ferramentas, clique em uma largura de linha. c) Desenhe uma linha reta arrastando o ponteiro do mouse. d) Clique no local em que deseja posicionar um arco da curva e arraste o ponteiro para ajustar a curva. Repita essa etapa para desenhar um segundo arco. Você só poderá criar duas curvas para cada linha. Observação: Quando você arrastar o ponteiro, a cor do primeiro plano será utilizada. Para usar a cor do plano de fundo, mantenha o botão direito do mouse pressionado e arraste o ponteiro. C) Círculo Para desenhar uma elipse ou um círculo a) Na caixa de ferramentas, clique em Elipse; b) Abaixo da caixa de ferramentas, clique em um estilo de preenchimento; c) Arraste o ponteiro do mouse para desenhar a elipse ou o círculo. Observações: Quando você arrasta o ponteiro, a cor do primeiro plano é usada para desenhar a linha ao redor da forma e a cor do plano de fundo é usada para preenchê-la. Para usar a cor do plano de fundo para desenhar a linha ao redor da forma e a cor do primeiro plano para preenchê-la, mantenha o botão direito do mouse pressionado e arraste o ponteiro. Você pode desenhar um círculo mantendo a tecla SHIFT pressionada enquanto arrasta o ponteiro. A largura da borda do círculo ou da elipse é da mesma espessura selecionada para as ferramentas de linha. Para alterá-la, clique na ferramenta de linha ou de curva na caixa de ferramentas e, em seguida, clique na espessura que desejar na caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas.

10 59 D) Retângulo Para desenhar um retângulo ou quadrado a) Na caixa de ferramentas, clique em Retângulo para criar uma forma com cantos quadrados ou clique em Retângulo arredondado para criar uma forma com cantos arredondados; b) Abaixo da caixa de ferramentas, clique em um estilo de preenchimento. Para desenhar um retângulo, arraste o ponteiro diagonalmente na direção desejada. Para desenhar um quadrado, mantenha a tecla Shift pressionada enquanto arrasta o ponteiro. Observações: Quando você arrasta o ponteiro, a cor do primeiro plano é usada para desenhar a linha ao redor da forma e a cor do plano de fundo é usada para preenchê-la. Para usar a cor do plano de fundo para desenhar a linha ao redor da forma e a cor do primeiro plano para preenchê-la, mantenha o botão direito do mouse pressionado e arraste o ponteiro. A largura da borda da caixa é da mesma espessura selecionada para as ferramentas de linha. Para alterá-la, clique na ferramenta de linha ou de curva na caixa de ferramentas e, em seguida, clique na espessura que desejar na caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Para criar um preenchimento colorido, clique em um estilo de preenchimento abaixo da caixa de ferramentas. E) Polígono Para desenhar um polígono a) Na caixa de ferramentas, clique em Polígono; b) Abaixo da caixa de ferramentas, clique em um estilo de preenchimento; c) Arraste o ponteiro do mouse para desenhar uma linha reta; d) Clique em cada posição onde deseja que um novo segmento de linha apareça; e) Clique duas vezes quando terminar. Observações: Para utilizar somente ângulos de 45 e 90 graus, mantenha a tecla SHIFT pressionada enquanto arrasta o ponteiro. Quando você arrastar o ponteiro, a cor do primeiro plano será utilizada. Para usar a cor do plano de fundo, mantenha o botão direito do mouse pressionado e arraste o ponteiro. A largura da borda do polígono é da mesma espessura selecionada para as ferramentas de linha. Para alterá-la, clique na ferramenta de linha ou de curva na caixa de ferramentas e, em seguida, clique na espessura que desejar na caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. F) Texto Para digitar e formatar textos Você só pode inserir texto em uma imagem no modo de exibição normal. I. Para ativar o modo exibição normal a) Clique no menu Exibir; b) Aponte para Zoom; c) Clique em Tamanho normal; d) Na caixa de ferramentas, clique em Texto.

11 60 II. Para criar uma moldura de texto a) Arraste o ponteiro diagonalmente até o tamanho desejado; b) Na barra de ferramentas de texto, clique na fonte; no tamanho e estilo que deseja utilizar no texto; c) Se a Barra de Ferramentas de texto não estiver sendo exibida, no menu Exibir, clique em Barra de Ferramentas de texto; d) Você pode arrastar a barra de ferramentas para qualquer local na janela; e) Digite o texto. Você também pode colar texto em uma caixa de texto, mas não pode colar elementos gráficos. A cor do texto é definida pela cor do primeiro plano. Para tornar o plano de fundo do texto transparente, clique em Transparente. Para torná-lo opaco e definido pela cor do plano de fundo, clique em Opaco. Observações: Você só pode digitar texto em uma caixa de texto uma única vez. Depois de clicar fora da caixa, o texto é convertido em uma imagem gráfica e você não poderá ativá-la novamente. Para alterar a cor do texto, clique em uma cor na caixa de cores. Para desfazer até três alterações, no menu Editar, clique em Desfazer para cada alteração. G) Borracha Para apagar uma área pequena a) Na caixa de ferramentas, clique em Borracha; b) Abaixo da caixa de ferramentas, clique em um tamanho de borracha; c) Clique com o botão direito do mouse em uma cor da caixa de cores se a cor com a qual você deseja apagar for diferente da cor do plano de fundo atual; d) Arraste o ponteiro sobre a área que deseja apagar. Observação: A cor do plano de fundo atual é a cor da borracha. Você pode alterar a cor do plano de fundo clicando com o botão direito do mouse em outra cor na caixa de cores. H) Limpar seleção Para apagar uma área grande a) Na caixa de ferramentas, clique em Selecionar para selecionar uma área retangular ou clique em Selecionar forma livre para selecionar uma área de forma livre; c) Selecione a área que deseja apagar; d) A cor da borracha é a mesma da cor do plano de fundo mostrada na caixa de cores na parte inferior da barra de ferramentas. Clique com o botão direito do mouse em uma cor da caixa de cores para alterar a cor do plano de fundo; e) No menu Editar, clique em Limpar seleção. I) Limpar Imagem Para apagar uma área inteira a) Se alguma parte da imagem estiver selecionada, clique fora da área selecionada; b) No menu Imagem; c) Clique em Limpar imagem.

12 61 Observações: A cor do plano de fundo atual será utilizada para preencher a área que foi apagada. Escolha uma outra cor de plano de fundo clicando com o botão direito do mouse em uma cor da caixa de cores. A cor do plano de fundo será utilizada para preencher o interior de formas fechadas e o plano de fundo de molduras de texto. Ela também será exibida quando você usar a borracha. J) Para alongar ou inclinar um item a) Na caixa de ferramentas, clique em Selecionar para selecionar uma área retangular; b) Ou, clique em Selecionar forma livre para selecionar uma área de forma livre; c) Arraste uma caixa ao redor do item que deseja alterar; d) Abaixo da caixa de ferramentas, selecione um destes procedimentos; e) Clique em Opaco para aplicar um plano de fundo opaco; f) Clique em Transparente para aplicar um plano de fundo transparente; g) No menu Imagem, clique em Alongar/inclinar; h) Em Alongar, digite a porcentagem para alongar a imagem horizontal ou verticalmente; i) Em Inclinar, digite o número de graus para inclinar a imagem horizontal ou verticalmente. K) Para alterar o tamanho da imagem a) No menu Imagem; b) Clique em Atributos (ilustração abaixo); d) Em Unidades, clique na unidade de medida que deseja utilizar para altura e largura; e) Digite as medidas em Largura e Altura. Observações: Você também pode redimensionar a imagem arrastando as alças de redimensionamento da imagem, localizadas no canto inferior direito e ao longo da parte inferior e lateral direita da imagem. (Talvez seja necessário ampliar a janela para ver as alças de redimensionamento.) Se a imagem atual for maior do que o novo tamanho, a parte inferior e o lado direito serão cortados para que a imagem se ajuste à área menor. E se a imagem atual for menor do que o novo tamanho, a área extra será preenchida com a cor do plano de fundo selecionada.

13 62 L) Salvar um desenho do Paint Você pode ainda salvar o seu desenho, para que possa abrir mais tarde ou mesmo imprimir. Para tanto, clique em Arquivo / Salvar. Basta inserir um nome para o desenho, e clicar no botão Salvar. Após salvar seu desenho, você pode ainda colocá lo como plano de fundo (papel de parede). Clique em Arquivo / Definir como plano de fundo. Você pode utilizar a Calculadora para fazer qualquer operação padrão na qual usaria uma calculadora de mão. A Calculadora serve para aritmética básica, como adição e subtração, e para funções encontradas em uma calculadora científica, como logaritmos e fatoriais. Para executar a Calculadora: a) Clique no botão Iniciar; b) Clique em Todos os programas; c) Clique em Acessórios; d) E por último, clique em Calculadora. Para fazer um cálculo simples: a) Digite o primeiro número do cálculo; b) Clique em + para adicionar; c) Clique em - para subtrair; d) Clique em * para multiplicar e; e) Clique em / para dividir. f) Digite o próximo número do cálculo; g) Digite os números e operadores restantes. h) Clique em =. Observação: É possível utilizar o teclado numérico para digitar números e operadores pressionando a tecla NUM LOCK. Com o Bloco de Notas é possível criar e editar arquivos de textos usando formatação básica (ilustração ao lado).

14 63 Ilustração da janela do Aplicativo do WorPad: Barra de Título Barra de Ferramentas Padrão Barra de Menus Barra de Formatação Régua Botões Minimizar Maximizar / Fechar Área de Trabalho Com o WordPad, você pode criar e editar documentos de texto simples ou documentos com formatação e elementos gráficos complexos. É possível vincular ou incorporar informações de outros documentos a um documento do WordPad. I. Para executar o WordPad a) Clique em Iniciar; b) Clique em Todos os programas; c) Clique em Acessórios e, d) Por ultimo, clique em WordPad. II. Para criar, abrir e/ou salvar um documento do Word Pad a) Com a janela do WorPad em execução clique sobre o menu Arquivo (Barra de Menus); b) Clique em Novo; Abrir ou Salvar. III. Para criar um novo documento a) No menu Arquivo; b) Clique em Novo; c) Clique no tipo de documento que deseja criar; d) Clique em OK para abrir a janela do aplicativo; e) Comece a digitar, por exemplo, a frase: EBI Escola Batista de Informática. IV. Inserindo data e/ou hora no documento Também é possível inserir a data e a hora atuais no seu documento. a) Clique no local (Área de Trabalho do WordPad) onde deseja exibir a data e/ou a hora; b) Clique sobre o menu Inserir;

15 64 c) Clique em Data e hora; d) Na caixa de diálogo Data e hora escolha uma das opções disponíveis, conforme mostra ilustração ao lado; e) Clique a seguir em OK. V. Salvar alterações em um documento a) No menu Arquivo; b) Clique em Salvar. c) Para salvar o arquivo com um novo nome, no menu Arquivo; d) Clique em Salvar como; e) Digite um nome diferente em Nome do arquivo e f) Clique em Salvar. Você pode salvar seus arquivos do WordPad como um arquivo de texto, arquivo Rich Text, arquivo de texto para MS-DOS ou Unicode. Esses formatos proporcionam maior flexibilidade para trabalhar com outros programas. Os documentos que usam vários idiomas devem ser salvos como arquivos Rich Text. O WordPad salva automaticamente os documentos como arquivos Rich Text, mas você pode alterar o tipo de arquivo padrão quando quiser. I. Para alterar o tipo de arquivo padrão a) No menu Arquivo; b) Clique em Salvar como; c) Em Salvar como tipo, selecione o formato de documento que deseja definir como padrão. II. Para salvar os documentos sempre como arquivos de texto a) Clique em Documento de texto (ilustração abaixo); b) Marque a caixa de seleção Salvar neste formato por padrão; c) Clique em Salvar. (Isso salva o documento atual no formato de arquivo selecionado e também define o formato de arquivo padrão para futuros documentos até que você torne a alterar a configuração).

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Sumário - Power Point

Sumário - Power Point Power Point Sumário - Power Point 1. INICIANDO O POWERPOINT... 116 2. APRESENTAÇÃO DA JANELA DO POWERPOINT... 117 3. CONCEITOS BÁSICOS DO POWERPOINT... 118 4. INICIANDO UMA APRESENTAÇÃO... 118 4.1 Autolayouts

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

1. Passo Iniciar Todos os Programas Acessórios WordPad.

1. Passo Iniciar Todos os Programas Acessórios WordPad. Todos os exercícios abaixo são práticos. Eles visam treinar as ferramentas aprendidas no curso. Leia com atenção as questões para fazê-las. O texto em vermelho, é uma passo a passo para fazer as questões.

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I FUNCICI MG ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO GERENCIAL DE CONTAGEM CURSO TÉCNICO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA APOSTILA BÁSICA: Microsoft PowerPoint XP Módulo I I Elaborada por: Walter Santos 2007 2 S U M Á R I O

Leia mais

.Sumário. Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc

.Sumário. Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc .Sumário Capítulo I Visão geral do OpenOffice Calc 1 Iniciando o OpenOffice Calc 2 A tela do OpenOffice Calc 3 As Barras que aparecem na tela do OpenOffice Calc A Barra de Hiperlinks A Barra de Objetos

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Aula 8 POWER POINT. Patrícia Soares de Lima. META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química.

Aula 8 POWER POINT. Patrícia Soares de Lima. META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química. Aula 8 POWER POINT META Aprender a utilizar o Power Point como ferramenta pedagógica nas aulas de Química. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Discutir, de forma breve, a utilização deste software

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

WINDOWS EXPLORER. O organizador

WINDOWS EXPLORER. O organizador O organizador No Windows XP, tudo o que há dentro do computador como programas, documentos, arquivos de dados e unidades de disco, torna-se acessível em: Windows Explorer (Iniciar / Todos os Programas

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Excel

1. Introdução a Microsoft Excel Introdução a Microsoft Excel 1. Introdução a Microsoft Excel 1.1. O que é Microsoft Excel Microsoft Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA CALC para Windows OpenOffice.org 3.0: Manual do usuário A sua Planilha de Cálculos SUMÁRIO Introdução...3 Apresentando o OpenOffice.org Calc 3.0...4 Iniciando o Calc 3.0...4 Componentes Básicos da janela

Leia mais

Apostila de Windows XP

Apostila de Windows XP Table of Contents Introdução...1 Area de trabalho...5 Ícones...7 Barra de tarefas...8 O Botão Iniciar...10 Todos os programas...14 Logon e Logoff...16 Desligando o Windows XP...18 Acessórios do Windows...20

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01

Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 Gabarito - Windows 7-12/12/2014 AULA 01 1 1- O Windows Explorer é o navegador de arquivos do Windows. (Verdadeiro)2- O Windows é o navegador de arquivos do Windows Explorer. (Falso)3- O Windows Explorer

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Não é exagero afirmar que é o sistema operacional o programa mais importante do computador, sem ele seu equipamento não funciona.

INTRODUÇÃO. Não é exagero afirmar que é o sistema operacional o programa mais importante do computador, sem ele seu equipamento não funciona. INTRODUÇÃO O Microsoft Windows XP é um sistema operacional de interface gráfica multifunções, isso significa que podemos trabalhar com vários programas de forma simultânea. Por ex: poderíamos escutar um

Leia mais

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO Atualização 01/10/2001 2 Objetivo Este treinamento é dirigido a pessoas que desejam aprender como aplicar e criar estilos; criar e formatar tabelas; adicionar formatações

Leia mais

Compositor de Impressão do QGIS

Compositor de Impressão do QGIS Compositor de Impressão do QGIS 1. Introdução O Compositor de Impressão é uma ferramenta oferecida pelo QGIS para elaborar a versão final dos mapas que serão impressos. Permite a definição de escala e

Leia mais

Apostila retirada do site Apostilando.com

Apostila retirada do site Apostilando.com Introdução... 2 Area de trabalho... 3 Ícones... 3 Barra de tarefas... 3 O Botão Iniciar... 4 Todos os programas... 5 Logon e Logoff... 6 Desligando o Windows XP... 6 Acessórios do Windows... 7 Janelas...

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0. Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br

Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0. Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br Apostila de Uso do OpenOffice.org Calc 2.0 Projeto Libertas-BR http://www.libertasbr.org.br 6 de dezembro de 2006 Sumário 1 Visão Geral do OpenOffice.org 4 2 Openoffice.org Calc 2.0 6 2.1 Primeiros passos.....................................

Leia mais

Papel de Parede Secreto

Papel de Parede Secreto USO DO WINDOWS o Windows XP finalmente está perdendo forças no mercado de sistemas operacionais. Na pesquisa mais recente feita pelo StatsCounter, com dados de novembro de 2014, a versão foi ultrapassada

Leia mais

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word

Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Página 1 de 5 Word > Criando documentos específicos > Formas Criar formulários preenchidos pelos usuários no Word Usando um modelo, você pode adicionar controles de conteúdo e texto com instrução no Microsoft

Leia mais

Treinamento Outlook Express

Treinamento Outlook Express Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS Treinamento Outlook Express Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília DF 2003 1 2003. Ministério da Saúde. É permitida a reprodução

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução 1

SUMÁRIO. Introdução 1 SUMÁRIO Introdução 1 Tela de Apresentação 1 Criando Figuras Simples 2 Linhas Curvas 3 Figuras Geométricas 4 Ferramenta Seleção 4 Desfazer e Repetir 4 Colorindo os Objetos 5 Ferramenta Zoom 5 Gravando,

Leia mais

1. Introdução... 27. 2. Iniciando o Windows XP... 27 2.1. Tela de Logon... 28 2.2. Fazer Logoff... 29 2.3. Desligar o computador...

1. Introdução... 27. 2. Iniciando o Windows XP... 27 2.1. Tela de Logon... 28 2.2. Fazer Logoff... 29 2.3. Desligar o computador... 25 Página 1. Introdução... 27 2. Iniciando o Windows XP... 27 2.1. Tela de Logon... 28 2.2. Fazer Logoff... 29 2.3. Desligar o computador... 29 3. Conhecendo a Área de Trabalho... 30 3.1. Ícones... 31

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

8/9/2010 WINDOWS. Breve Histórico. Profa. Leda G. F. Bueno. Seu desenvolvimento iniciou-se em 1981

8/9/2010 WINDOWS. Breve Histórico. Profa. Leda G. F. Bueno. Seu desenvolvimento iniciou-se em 1981 Conceitos Básicos e Gerenciamento de Arquivos WINDOWS EXPLORER Profa. Leda G. F. Bueno WINDOWS Sistema operacional criado pela Microsoft Corporation Característica Principal características o uso de janelas

Leia mais

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica

Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Projeto solidário para o ensino de Informática Básica Parte 2 Sistema Operacional MS-Windows XP Créditos de desenvolvimento deste material: Revisão: Prof. MSc. Wagner Siqueira Cavalcante Um Sistema Operacional

Leia mais

Professor. Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net. Email: mirandathiago@gmail.com

Professor. Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net. Email: mirandathiago@gmail.com Microsoft Windows 1 Professor Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net Email: mirandathiago@gmail.com Conceitos básicos de SO O que é um sistema operacional? É um programa ou conjunto de programas

Leia mais

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA

16 - SCARTA. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra na área de trabalho (Fig.1). Fig.1- Ícone do SCARTA 16 - SCARTA Módulo do SPRING que permite editar uma carta e gerar arquivo para impressão, permitindo a apresentação na forma de um documento cartográfico. 1. Abrir o SCARTA clicando no ícone que se encontra

Leia mais

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas.

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas. LINUX EDUCACIONAL -Assinale a alternativa correta. 1. Para criar uma pasta devemos: Clicar no menu Exibir-Modo de Exibição Clicar com o botão direito onde gostaríamos de criá-la e em seguida Criar Novo

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática Caderno 2 CONTEÚDO MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções

Leia mais

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade *Área de Trabalho* *CTRL+A* - Selecionar tudo *CTRL+ESC* - Exibir o menu Iniciar *CTRL ao arrastar um item* - Copiar um item selecionado *CTRL+SHIFT ao arrastar um item* - Criar um atalho para um item

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com

Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com 01) Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configuração padrão, que mostra vários ícones de programas que estão sendo executados

Leia mais

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia

9 (build 9.6) Guia do Usuário. Nota importante sobre o conteúdo deste guia 9 (build 9.6) Guia do Usuário Nota importante sobre o conteúdo deste guia O guia do usuário completo do IRISPowerscan está disponível em inglês, francês e alemão. As versões deste guia do usuário em outros

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007

Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007 Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007 1 - Inicialmente, na Barra de Camadas clique no ícone (Gerenciador de Propriedades da Camada), para configurar o estilo de camada: 2 - Na caixa de

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Pastas São indicadas pelo ícone correspondente a uma pasta suspensa.

Pastas São indicadas pelo ícone correspondente a uma pasta suspensa. Janela do Windows Explorer Logo abaixo dos componentes que já conhecemos (barra de título, barra de menus e barra de ferramentas), existe uma divisão vertical, é a exibição de todas as pastas. Modos de

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2 Paint Brush 1- Conhecendo o Paint Brush...2 2- Tamanho do desenho...2 3- Barra de Ferramentas...3 a) Recortar...3 b) Borracha...4 c) Balde...4 d) Conta-gotas...4 e) Lupa...4 f) Lápis...5 g) Pincel...5

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

29 de abril de 2014. Fiery Driver para Mac OS

29 de abril de 2014. Fiery Driver para Mac OS 29 de abril de 2014 Fiery Driver para Mac OS 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5

Leia mais

Operador de Computador (Código 49)

Operador de Computador (Código 49) Objetivo: Operador de Computador (Código 49) Capacitar ao participante conhecimento de ambiente operacional do computador, editoração de textos, navegação na internet e e-mails. Materia1 Windows Objetivo:

Leia mais

Microsoft Excel. Índice

Microsoft Excel. Índice Microsoft Excel Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 O que é Microsoft Excel... 3 2 INICIALIZAÇÃO DO EXCEL XP... 3 3 AMBIENTE DE TRABALHO... 4 3.1 Elementos da Tela de Abertura... 4 3.2 Linha, Coluna e Célula...

Leia mais

MANUAL DE POWERPOINT 2007

MANUAL DE POWERPOINT 2007 MANUAL DE POWERPOINT 2007 ICSF INFORMÁTICA, CONTABILIDADE, SERVIÇOS E FORMAÇÃO, LDA CALDAS DA RAINHA ANO 2010 Sumário Introdução... 4 Tela do PowerPoint... 4 Elementos da Tela do PowerPoint... 4 Criar

Leia mais

Guia de Início Rápido SystemTweaker

Guia de Início Rápido SystemTweaker Guia de Início Rápido SystemTweaker O SystemTweaker é uma ferramenta segura e fácil de usar para personalizar o Windows de acordo com as suas preferências. Este guia de início rápido irá ajudar você a

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional Windows XP O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software.

Leia mais

OpenOffice.org Impress

OpenOffice.org Impress OpenOffice.org Impress OpenOffice.org Impress - Jusiana do Prado 1 SUMÁRIO CONHEÇA A JANELA PRINCIPAL... 3 EXIBA AS BARRAS DE FERRAMENTAS E OS PAINÉIS QUE SERÃO UTILIZADOS... 3 CONHEÇA OS MODOS DE EXIBIÇÃO

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO

Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

Tutorial do programa

Tutorial do programa 1 Tutorial do programa I. Guia Rápido 1. Clique no produto. 2. Clique na pasta de imagens. 3. Clique em preenchimento auto. 4. Verificar pedido. 5. Finalizar pedido. 6. Fazer pagamento / Entrega. 7. Fazer

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

Lição 2: aperfeiçoando e publicando um site...4 Aprendendo mais sobre o FrontPage...5. Abrindo o FrontPage...7 Visão geral da área de trabalho...

Lição 2: aperfeiçoando e publicando um site...4 Aprendendo mais sobre o FrontPage...5. Abrindo o FrontPage...7 Visão geral da área de trabalho... Tutorial do Microsoft FrontPage 2002 Conteúdo Introdução...3 Antes de começar...3 Visão geral...3 Se houver um software de servidor Web instalado...4 FrontPage e Microsoft Internet Explorer...4 Se você

Leia mais

LICENCIAMENTO DE USO. Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos:

LICENCIAMENTO DE USO. Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos: LICENCIAMENTO DE USO Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos: 1. As apostilas publicadas pelo Centro de Computação da Unicamp

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto

Questões de Informática 2011 - Editores de Texto 1. Existe uma operação específica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de a) "Cor da borda".

Leia mais

UC-RAFE. Unidade de Coordenação da Reforma Administrativa e Financeira do Estado MANUAL DE FORMAÇÃO

UC-RAFE. Unidade de Coordenação da Reforma Administrativa e Financeira do Estado MANUAL DE FORMAÇÃO UC-RAFE Unidade de Coordenação da Reforma Administrativa e Financeira do Estado MANUAL DE FORMAÇÃO Praia, Junho 2000 Índice CAPÍTULO 1 - GERENCIANDO FICHEIROS E PASTAS DE TRABALHO 6 CRIANDO OU ABRINDO

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 Introduzindo Dados Com o Microsoft Excel é fácil introduzir informações numa planilha e mudar, excluir ou acrescentar dados. Você vai aprender a: - Abrir e salvar um arquivo

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows - Aula 02

Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows - Aula 02 Professor: Macêdo Firmino Introdução ao Windows - Aula 02 Na aula passada conhecemos dois hardwares que fazem parte dos sitema computacional. Foram eles: mouse e o teclado. Conhecemos ainda um exemplo

Leia mais