Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya roberto.ct@outlook.com"

Transcrição

1 Questões MS-Windows Prof. Roberto Takiya 01) Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configuração padrão, que mostra vários ícones de programas que estão sendo executados ou passíveis de serem executados pelo usuário. Assinale a alternativa que identifica corretamente o programa (A) Internet Explorer. (B) Windows Explorer. (C) Microsoft Word. (D) Microsoft Excel. (E) Botão Iniciar. 02) Analise a janela do Windows Explorer do MS-Windows 7, em sua configuração original, apresentada parcialmente na figura a seguir. Com relação à janela, assinale a alternativa correta. (A) Existem três discos rígidos no computador. (B) FESC é um arquivo. (C) Município é uma pasta que não possui subpastas. (D) O Disco removível está contido na Unidade de CD (E:) U3 System. (E) Polícia Civil é uma pasta contida no disco rígido do computador.

2 Considere a janela do gerenciador de tarefas do MS-Windows 7 apresentada a seguir, em sua versão original, em que é possível observar alguns programas sendo executados, para responder às questões 03 e 04: 03) O Paint, programa de edição de imagens, é identificado na janela pelo ícone 04) Para alternar os programas em uso, é necessário pressionar a seguinte combinação de teclas: (A) Alt + Shift + P (B) Alt + Tab (C) Shift + Enter (D) Ctrl + Tab (E) Ctrl + Alt + Del

3 05) Observe as imagens a seguir, retiradas do MS-Windows 7, em sua configuração padrão. Assinale a alternativa que contém o número associado ao ícone relacionado à mensagem exibida na imagem. (A) 1 (B) 4 (C) 2 (D) 5 (E) 3 06) Dentre os vários aplicativos acessórios do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, alguns estão em pastas específicas. Assinale a alternativa que contém um software aplicativo da pasta Acessibilidade. (A) Notas Autoadesivas. (B) Teclado Virtual. (C) Paint. (D) Prompt de Comando. (E) Bloco de Notas. 07) Observe a imagem a seguir, retirada do MS-Windows 7, em sua configuração padrão. Assinale a alternativa correta, em relação à imagem exibida. (A) A ativação do antivírus do Windows precisa ser atualizada. (B) É preciso inserir uma chave de registro do Windows. (C) Um usuário administrador precisa ativar o Firewall do Windows. (D) Nenhuma conta de usuário foi criada. (E) É preciso ativar o Painel de Controle.

4 08) A imagem a seguir, retirada do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, exibe uma mensagem indicando a opção de envio de arquivos para a Lixeira, após um usuário selecionar alguns arquivos para exclusão e apertar a tecla DEL (DELETE). O atalho que poderia ser utilizado pelo usuário, caso ele quisesse excluir os arquivos diretamente, sem a opção de envio para Lixeira, é: (A) SHIFT + DEL (B) ALT + DEL (C) CTRL + DEL (D) DEL + DEL (E) INS + DEL 09) Observe a imagem a seguir, obtida por meio de um clique com o botão direito do mouse (configurado para destros) na área de trabalho do MS-Windows 7, em sua configuração padrão. Assinale a alternativa que contém o item correto no menu de contexto exibido na imagem, que permite configurar o MS-Windows 7 para uso de dois monitores simultaneamente. (A) Gadgets. (B) Exibir. (C) Resolução da tela. (D) Atualizar. (E) Novo.

5 10) Observe as imagens a seguir, contendo ícones de atalhos do MS-Windows 7, em sua configuração padrão. Assinale a alternativa que identifica corretamente apenas os aplicativos acessórios exibidos nas imagens. (A) Windows Media Center e Paint. (B) Windows Media Player e Windows Media Center. (C) Bloco de Notas e Windows Media Player. (D) Bloco de Notas e Notas Autoadesivas. (E) Notas Autoadesivas e Wordpad. 11) O MS-Windows 7, em sua configuração original, exclui permanentemente um arquivo, ou seja, sem armazená-lo na Lixeira, se o arquivo estiver (A) na biblioteca Imagens. (B) na barra de tarefas. (C) em uma pasta da rede. (D) na área de trabalho. (E) na biblioteca Documentos. 12) A opção Alterar os teclados ou outros métodos de entrada é encontrada na seguinte categoria do painel de controle do MS-Windows 7, na sua configuração padrão: (A) Aparência e Personalização. (B) Hardware e Sons. (C) Sistema e Segurança. (D) Relógio, Idioma e Região. (E) Facilidade de Acesso. 13) Considerando o MS-Windows 7 Enterprise, na sua configuração padrão, assinale a alternativa que contém o recurso que permite organizar e redimensionar janelas, alinhando-as em cada lado da área de trabalho de forma a auxiliar, por exemplo, na comparação de documentos ou na cópia e movimentação de arquivos entre duas janelas. (A) Peek. (B) Start. (C) Gadget. (D) Shake. (E) Snap.

6 14) Observe o menu Iniciar do MS-Windows 7 (qualquer versão), em sua configuração original, apresentado na figura a seguir. Sabendo-se que menu de contexto é o menu aberto ao se clicar com o botão direito do mouse (configurado para destros) sobre o arquivo, com relação à lista de arquivos visíveis no painel à direita separado em dois grupos: Fixo e Recentes, assinale a alternativa correta. (A) Clicando sobre o Documento4, ele será aberto pelo MS-Word (B) Não é possível imprimir o Documento5 simplesmente clicando na respectiva opção do menu de contexto. (C) Ao ser excluído da lista, o Documento3 também será apagado do seu local de origem. (D) Ao ser excluído da lista, o Documento8 também será apagado do seu local de origem. (E) Ao se clicar na opção Incluir nesta lista do menu de contexto, o Documento2 é transferido do grupo Recentes para o Fixo. 15) Servidores comerciais, estações de trabalho e outros computadores de alto desempenho podem ter mais de um processador físico, e isso deve ser levado em consideração quando da instalação e configuração do sistema operacional. Assim sendo, assinale a alternativa em que todas as versões do MS-Windows 7 reconhecem dois processadores físicos. (A) Enterprise, Home Premium e Ultimate. (B) Ultimate, Enterprise e Starter. (C) Home Basic, Home Premium e Professional. (D) Professional, Enterprise e Ultimate. (E) Starter, Home Basic e Home Premium.

7 16) Na figura a seguir, é exibida a janela do Windows Explorer do MS-Windows 7 (qualquer versão), na sua configuração original: Com base nos objetos exibidos na janela, assinale a alternativa correta. (A) O arquivo Civil é uma apresentação do MS-PowerPoint. (B) IML é uma subpasta de Policia Civil e possui arquivos. (C) Prefeitura é uma subpasta de Policia Civil. (D) Município é uma pasta que possui subpastas. (E) Existem dois arquivos com o nome Agente: um documento do MS-Word e uma planilha do MS-Excel.

8 17) No MS-Windows 7, na sua configuração padrão, para se criar um atalho da pasta Testando na área de trabalho, de acordo com a disposição da figura a seguir, bastou arrastar a pasta com o mouse e manter pressionada(s) a(s) tecla(s) (A) Shift. (B) Ctrl. (C) Ctrl + Esc. (D) Alt + Tab. (E) Alt. 18) Para alterar a forma como arquivos e pastas funcionam e como itens são exibidos no computador, o MS- Windows 7, na sua configuração padrão, disponibiliza esse recurso por meio do seguinte caminho: (A) Iniciar; Todos os Programas; e Opções de Pasta. (B) Iniciar; Computador; Aparência e Personalização; e Opções de Pasta. (C) Todos os Programas; Painel de Controle; e Opções de Pasta. (D) Computador; Painel de Controle; e Opções de Pasta. (E) Iniciar; Painel de Controle; Aparência e Personalização; e Opções de Pasta.

9 19) Considerando o MS-Windows 7, na sua configuração padrão, assinale a alternativa que contém a sequência correta a partir do botão Iniciar da área de trabalho, que permite acessar a janela de diálogo com as opções de ativar ou desativar o Firewall do Windows, conforme mostra a figura. (A) Painel de Controle, Segurança do Windows, Configuração do Firewall do Windows e usar a opção Ativar ou Desativar o Firewall do Windows. (B) Painel de Controle, Sistema e Segurança, Configuração do Firewall e usar a opção Ativar ou Desativar o Firewall do Windows. (C) Painel de Controle, Sistema e Segurança, Firewall do Windows e usar a opção Ativar ou Desativar o Firewall do Windows. (D) Computador, Segurança do Windows, Firewall do Windows e usar a opção Ativar ou Desativar o Firewall do Windows. (E) Computador, Sistema e Segurança, Firewall do Windows e usar a opção Ativar ou Desativar o Firewall do Windows.

10 20) Observe a figura a seguir. Ela apresenta parte do Windows Explorer do MS-Windows 7, em modo de exibição de ícones médios. Considere que os ícones dos arquivos exibidos na área de trabalho não foram modificados e que a associação entre ícones, extensões e programas do MS-Office 2010 está na configuração padrão. Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, o nome do programa do MS-Office 2010 associado ao arquivo Processos e qual o tipo do arquivo. (A) MS-Excel; Planilha eletrônica. (B) MS-Excel; Apresentação de slides. (C) MS-PowerPoint; Documento de texto. (D) MS-Word; Planilha eletrônica. (E) MS-Word; Documento de texto. 21) Para um arquivo no ambiente do Windows Explorer do Windows 7, em sua configuração padrão, o usuário pode utilizar o atalho de teclado. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado. (A) copiar... Ctrl+V (B) colar... Ctrl+C (C) copiar... Ctrl+P (D) colar... Ctrl+V (E) imprimir... Ctrl+I 22) No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a partir de um único local. O recurso que pode ser utilizado para essa finalidade é a(o) (A) Organizador de Arquivos. (B) Barra de Tarefas. (C) Biblioteca. (D) Barra de Arquivos. (E) Barra de Ferramentas.

11 23) No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, existe um recurso para ajudar a assegurar a preservação dos arquivos, por meio da realização de cópias de backup. Sobre esse recurso, é correto afirmar que (A) arquivos de tamanho superior a 1 GBytes não podem ser salvos no backup. (B) por questões de segurança, os backups deverão ser sempre realizados de forma manual. (C) os backups são armazenados sempre na nuvem, por segurança. (D) ele pode ser acessado selecionando-se, na sequência, o botão Iniciar, o Painel de Controle, o Sistema e Segurança e o Backup e a Restauração. (E) a restauração de backups é realizada sempre no Modo de Segurança do Windows 7. 24) O Windows Explorer do sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, possui o recurso Pesquisar Documentos, representado a seguir. Caso o mouse seja colocado na caixa de pesquisa, e se dê um clique com o seu botão esquerdo, será (A) aberta uma janela para programar o horário no qual se pretende realizar a pesquisa. (B) exibida na tela a relação dos arquivos encontrados na pesquisa até esse instante. (C) gerado um arquivo com o resultado da pesquisa. (D) iniciada a pesquisa por um documento especificado. (E) aberta uma janela que possibilita adicionar um filtro de pesquisa. 25) Observe a barra de tarefas do MS-Windows 7, na sua configuração padrão. Assinale a alternativa que contém somente aqueles aplicativos fixados na barra de tarefa e que não estão em uso no momento. (A) Internet Explorer e Google Chrome. (B) Windows Explorer e Windows Media Player. (C) Windows Explorer e MS-Word. (D) MS-Word e Google Chrome. (E) MS-Outlook e MS-Word.

12 26) Considere a janela do Windows Explorer do MS-Windows 7, em sua configuração original, apresentada na figura a seguir Assinale a alternativa correta. (A) As subpastas Apresentações, Aulas, Doctos e Planilhas encontram-se no disco rígido. (B) As subpastas Aulas e Planilhas não possuem arquivos. (C) É possível observar que existem vários atalhos na pasta Concursos. (D) Os arquivos Matéria e Notas são documentos do MS-Word. (E) Concursos é uma subpasta que também possui subpastas. 27) O MS-Windows 7, em sua versão original, possui vários programas úteis para o usuário, dentre eles as Notas Autoadesivas. Esse recurso é encontrado na seguinte opção a partir do botão Iniciar: (A) Windows Explorer. (B) Painel de Controle. (C) Acessórios. (D) Computador. (E) Documentos. 28) Na instalação do Windows 7, versão Professional, a partir da sua configuração padrão, em um computador são criadas, inicialmente, 4 Bibliotecas padrão, que são: (A) Documentos, Imagens, Favoritos e Músicas. (B) Documentos, Vídeos, Imagens e Planilhas. (C) Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos. (D) Imagens, Músicas, Upload e Digitalização. (E) Imagens, Arquivos, Músicas e Upload.

13 29) No Windows 7, versão Professional, na sua configuração padrão, a partir do botão Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, existe uma pasta chamada que contém várias opções como Desfragmentador de disco e. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas. (A) Ferramentas do Sistema... Agendador de Tarefas (B) Painel de controle... Controle de Acesso (C) Painel de controle... Backup do Sistema (D) Ferramentas do Sistema... Paint (E) Computador... Backup do Sistema 30) No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, selecionou-se um arquivo e pressionou-se as teclas Shift + Delete. Sobre esse arquivo, é correto afirmar que (A) será ocultado na visualização da pasta, mas continuará presente nela. (B) será compactado para ocupar menos espaço. (C) apenas as informações associadas a ele, como a data de sua criação, serão apagadas. (D) será excluído da pasta na qual se encontra e transferido para a Lixeira. (E) será excluído permanentemente do computador, sem ser colocado na Lixeira. 31) A área de transferência do MS-Windows 7, na sua configuração padrão, (A) consegue armazenar arquivos inteiros, mas não pastas. (B) trabalha com um bloco de informações por vez, ou seja, o conteúdo anterior será sempre substituído pelo novo conteúdo. (C) é visualizada após a execução do comando clipbrd.exe. (D) consegue armazenar apenas pastas que não contêm subpastas. (E) armazena qualquer tipo de informação, exceto som; exemplos: arquivos com extensão MP3.

14 32) Considere a figura que mostra parcialmente a janela propriedades do disco rígido de um computador com MS-Windows 7, em sua configuração original. Assinale a alternativa que contém um dos aplicativos disponíveis na guia Ferramentas, visível na janela citada. (A) Backup. (B) Windows Explorer. (C) Painel de Controle. (D) Windows Defender. (E) Paint.

15 33) Observe a lista de utilitários do MS-Windows 7, na sua configuração padrão, apresentados na figura: Assinale a alternativa que contém o local onde os utilitários são encontrados. (A) Ferramentas Administrativas. (B) Ferramentas do Sistema. (C) Painel de Controle. (D) Acessórios. (E) Meu Computador. 34) 0. No MS-Windows 7, quando se pressiona a tecla PrtScr ou similar, exemplos: PrtScrn, PrtSc, PrtScn, PrintScreen, Prt/Sysreq, entre outros, uma imagem da tela é copiada para a. Isso se chama captura de tela. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto. (A) Área de trabalho (B) Biblioteca Imagens (C) Área de transferência (D) Biblioteca Downloads (E) Biblioteca Documentos

16 35) Considere a área de trabalho do MS-Windows 7 em sua configuração padrão, e que o botão primário do mouse está configurado para as funções básicas, tais como selecionar e arrastar. Assinale a alternativa que descreve o que acontece quando o usuário arrasta o ícone de um documento MS-Word 2010 que está na área de trabalho, pressionando o botão primário, e o solta sobre o ícone de uma pasta local, vazia, que também está localizada na área de trabalho, e não é um atalho nem a Lixeira. (A) O documento é apagado definitivamente do computador. (B) Um atalho para o documento é criado na área de trabalho. (C) Uma cópia do documento é enviada para a pasta. (D) Uma cópia do documento é criada na área de trabalho. (E) O documento é movido para a pasta. 36) Assinale a alternativa correta em relação aos sistemas operacionais. (A) Sistemas operacionais de código aberto não possuem suporte técnico. (B) Windows é um sistema operacional de código aberto e por isso é o mais usado. (C) Windows é um sistema operacional mais seguro porque tem o código aberto. (D) Linux é um sistema operacional de código fechado e por isso ainda é pouco usado. (E) Um sistema operacional de código aberto pode ter seu código alterado por qualquer usuário. GABARITO 01-B 02-C 03-D 04-B 05-E 06-B 07-B 08-A 09-C 10-E 11-C 12-D 13-E 14-E 15-D 16-B 17-E 18-E 19-C 20-A 21-D 22-C 23-D 24-E 25-A 26-E 27-C 28-C 29-A 30-E 31-B 32-A 33-D 34-C 35-E 36-E

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2

Oficial Escrevente 2013. Informática Questões Aula 2 Oficial Escrevente 2013 Informática Questões Aula 2 17) MP-RS 2013 A figura abaixo mostra uma janela do Windows 7 resultante da abertura de uma pasta. Na figura, foram adicionadas indicações numéricas

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339

SAMUEL SEAP 01-04-2015 INFORMÁTICA. Rua Lúcio José Filho, 27 Parque Anchieta Tel: 3012-8339 SEAP 01-04-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional que trás uma melhor performance não apenas em recursos sistêmicos como também nos atrai pelo seu belo visual

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Informática. Rodrigo Schaeffer

Informática. Rodrigo Schaeffer Informática Rodrigo Schaeffer PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- INFORMÁTICA Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar, configurar página e abrir arquivos; copiar,

Leia mais

www.profpimentel.com.br

www.profpimentel.com.br CENTRAL DE CURSOS PROF. PIMENTEL 12/03/2016 SIMULADO - INFORMÁTICA TURMA - INSS - TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 30 questões objetivas. Leia cuidadosamente

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO

Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Simulado Informática Concurso Correios - IDEAL INFO Esta prova de informática é composta por 20 (vinte) questões de múltipla escolha seguindo o molde adotado pela UnB/CESPE. O tempo para a realização deste

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 Aula 2 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão...21 1.2. Tela de Bloqueio...21 1.2.1. Personalizar

Leia mais

Mini-curso Informática Básica

Mini-curso Informática Básica Mini-curso Informática Básica Módulo II Sistema Operacional (Windows) Grupo PET-Computação (pet@dsc.ufcg.edu.br) DSC/CCT/UFCG Sumário 1. Introdução 2. Inicializando e Fechando o Windows 3. Usando o Mouse

Leia mais

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS

UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS UNIDADE III Sistemas Operacionais WINDOWS Objetivo da unidade Objetivo Geral Apontar as noções básicas do Windows Praticar o aprendizado sobre o Sistema Operacional Objetivos Específicos Entender como

Leia mais

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original,

01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, WINDOWS - FCC 01. (FCC MPE/PGJ-PE ANALISTA MINISTERIAL - 2006) No Windows XP Home Edition, em sua configuração padrão e original, A) a ativação do firewall do Windows é feita por intermédio do menu Arquivo

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte I

SIMULADO Windows 7 Parte I SIMULADO Windows 7 Parte I 1) Qual das seguintes definições melhor qualifica o Windows? (a) Um software para criação de planilhas eletrônicas (b) Um sistema operacional que faz a interface entre o usuário

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW

,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática,QWURGXomRDR(GLWRUGH $SUHVHQWDo}HV3RZHU3RLQW Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice

Apostilas OBJETIVA Atendente Comercial / Carteiro / Op. Triagem e Transbordo CORREIOS - Concurso Público 2015 2º CADERNO. Índice 2º CADERNO Índice Pg. Microsoft Office: Excel 2010... Exercícios pertinentes... 02 63 Microsoft Office: Power Point 2010... Exercícios pertinentes... 104 146 Internet e Intranet. Conceitos básicos, navegadores

Leia mais

Sumário. 1 Explorando o Windows 7... 53. 2 Gerenciando contas de usuário... 91. Parte 1 Conhecendo o Windows 7

Sumário. 1 Explorando o Windows 7... 53. 2 Gerenciando contas de usuário... 91. Parte 1 Conhecendo o Windows 7 Sumário Parte 1 Conhecendo o Windows 7 1 Explorando o Windows 7...................... 53 Fazendo logon no Windows 7.............................. 54 Explorando a área de trabalho..............................

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE MS-WINDOWS Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA SISTEMA OPERACIONAL DA EMPRESA MICROSOFT Interface gráfica WIMP GUI Windows, Icons, Menus, Pointer, Graphical User

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet

Aula Au 3 la 3 Windows-Internet Aula 33 Aula O QUE É INFORMÁTICA? O meio mais comum da utilização da informática são os computadores que tratam informações de maneira automática. Informática Informação Automática TIPOS DE SOFTWARES Parte

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TJ-SP INFORMÁTICA CARLOS VIANA 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. ( VUNESP - 2011 - TJM-SP - Windows XP; ) Analise as afirmativas referentes ao MS-Windows

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades.

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Windows Explorer Windows Explorer Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Unidades, Pastas e Arquivos CESPE - 2008 - MC Acerca de conceitos do sistema operacional Windows XP/Vista, julgue os itens

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA GRUPO DE PESQUISA LEITURA NA TELA Núcleo de Educação a Distância UniEvangélica 2 ÍNDICE 1 Introdução à Informática... 3 1. O Computador... 3 Teclado... 3 Mouse... 5 Monitor...

Leia mais

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok

Para criar uma nova apresentação: 1.Escolha a opção Apresentação em Branco Clique no botão Ok Microsoft P ow erp oint Apresentação Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um data

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.

WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA. E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias. WINDOWS-XP PROF. FELIPE DENIS M. DE OLIVEIRA E-mail: felipe@fcamaracascudo.com.br MSN: fdenis_natal@hotmail.com Página: www.novastecnologias.net 1 MS-Windows XP Sistema Operacional da Microsoft Com Interface

Leia mais

Professor. Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net. Email: mirandathiago@gmail.com

Professor. Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net. Email: mirandathiago@gmail.com Microsoft Windows 1 Professor Thiago Miranda Material: www.thiagomiranda.net Email: mirandathiago@gmail.com Conceitos básicos de SO O que é um sistema operacional? É um programa ou conjunto de programas

Leia mais

1. Passo Iniciar Todos os Programas Acessórios WordPad.

1. Passo Iniciar Todos os Programas Acessórios WordPad. Todos os exercícios abaixo são práticos. Eles visam treinar as ferramentas aprendidas no curso. Leia com atenção as questões para fazê-las. O texto em vermelho, é uma passo a passo para fazer as questões.

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União

Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÕES COMENTADAS Prof.: Erion Monteiro Questões de Informática Prova Comentada Ministério Público da União Nível Superior Cargo 1 Analista Administrativo 11/9/2010 Sequencial 015

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista

10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista 5.0 10.3.1.5Lab - Backup e Restauração de Dados no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº. 003-2010 CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE NÍVEL MÉDIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº. 003-2010 CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE NÍVEL MÉDIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Edital nº. 003-2010 CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE NÍVEL MÉDIO Nome: RG: CPF: Nº. de inscrição: Função: Este caderno contém a prova de Informática

Leia mais

Guia de Início Rápido SystemTweaker

Guia de Início Rápido SystemTweaker Guia de Início Rápido SystemTweaker O SystemTweaker é uma ferramenta segura e fácil de usar para personalizar o Windows de acordo com as suas preferências. Este guia de início rápido irá ajudar você a

Leia mais

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012

MANUAL DIPAM A Versão de 10/05/2012 MANUAL DA DIPAM A Versão de 10/05/2012 1 Índice Geral... 3 Configuração Mínima... 3 Instalação... 4 Procedimento pós-instalação para sistemas com Vista ou Windows 7... 8 Uso do Programa DIPAM-A... 10 DIPAM

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico

Curso: Operador de Computador - PRONATEC. Prof.: Roberto Franciscatto. S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Sistemas Operacionais Curso: Operador de Computador - PRONATEC Prof.: Roberto Franciscatto S.O. Windows Seven Gerenciamento Básico Introdução Quem é este que vos fala? O por que desta disciplina no curso?

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

Sumário. Sobre este livro 1. Direto ao assunto 7

Sumário. Sobre este livro 1. Direto ao assunto 7 Sumário 1 2 Sobre este livro 1 Sem informatiquês!........................................................... 1 Uma breve visão geral.......................................................... 2 O que há

Leia mais

Descomplicando_Informatica_cad_00.indd 14 07/08/2015 14:34:44

Descomplicando_Informatica_cad_00.indd 14 07/08/2015 14:34:44 Descomplicando_Informatica_cad_00.indd 14 07/08/2015 14:34:44 Sumário Capítulo 1 Como usar este Livro?... 1 O que este livro não é?...1 O que este livro é?...1 Como estudar os assuntos...2 Acredite, você

Leia mais

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas

6.5. Renomeando Arquivos ou Pastas 50 II. Para mover um arquivo, pasta, objeto dentro do Windows: 1) Clique com o mouse sobre a pasta, arquivo a serem movidos; 2) Mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado; 3) Arraste o objeto para

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL.

O Sistema foi inteiramente desenvolvido em PHP+Javascript com banco de dados em MySQL. Nome do Software: Gerenciador de Projetos Versão do Software: Gerenciador de Projetos 1.0.0 1. Visão Geral Este Manual de Utilização do Programa Gerenciador de Projetos via Web, tem por finalidade facilitar

Leia mais

INFORMÁTICA Questões - Windows. FUNDATEC Parte 1

INFORMÁTICA Questões - Windows. FUNDATEC Parte 1 INFORMÁTICA Questões - Windows FUNDATEC Parte 1 DETRAN 2009 - FUNDATEC A questão 21 baseia-se nas Figuras 1(a) e 1(b), do Windows XP. A Figura 1(a) mostra a janela principal do Windows Explorer. A Figura

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 2

Sistemas Operacionais Aula 2 Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sistemas Operacionais Aula 2 Igor Augusto de Carvalho Alves Igor.alves@ifrn.edu.br Apodi, Maio de 2012 Sistemas Operacionais Memória virtual O S.O. Aloca

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas.

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas. LINUX EDUCACIONAL -Assinale a alternativa correta. 1. Para criar uma pasta devemos: Clicar no menu Exibir-Modo de Exibição Clicar com o botão direito onde gostaríamos de criá-la e em seguida Criar Novo

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Capítulo 13 Pastas e Arquivos

Capítulo 13 Pastas e Arquivos Capítulo 13 Pastas e Arquivos À medida que a tecnologia avança, os dispositivos móveis vão ganhando cada vez mais funções e características que antes só pertenciam aos computadores pessoais. Com a expansão

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte IV

SIMULADO Windows 7 Parte IV SIMULADO Windows 7 Parte IV 1. Para acessar mais rapidamente arquivos ou pastas pode-se utilizar, no desktop do Windows, ícones de atalho identificados: a) Com o formato de uma pasta aberta b) Com o desenho

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

www.questoesdeinformatica.blogspot.com Henrique Sodré Pág 1

www.questoesdeinformatica.blogspot.com Henrique Sodré Pág 1 Questão 1 (DPF AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL) Questão 3 (FUB TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO) Julgue os itens a seguir, considerando a figura acima, que mostra uma planilha em edição no Excel 2002, com uma

Leia mais

Avaya Softconsole Versão 1.5 Referência Rápida

Avaya Softconsole Versão 1.5 Referência Rápida Avaya Softconsole Versão 1.5 Referência Rápida 555-233-773PTB 1ª edição Fevereiro de 2003 Copyright 2003, Avaya Inc. Todos os direitos reservados Impresso nos EUA Aviso. Considerando-se que foram empregados

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

Manual / Apostila Sistemas Prosol. Pro Guias / Arquivo e Pro Gerenciador

Manual / Apostila Sistemas Prosol. Pro Guias / Arquivo e Pro Gerenciador Manual / Apostila Sistemas Prosol Pro Guias / Arquivo e Pro Gerenciador 20/11/2008 Palestrante/Facilitador: Paulo Sérgio de Almeida Gonçalves Currículo resumido: Contador, Consultor, Administrador formado

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

SAD Gestor ERP. Manual SAD Gestor Gerenciador de Backup Instalação e Configuração. treinamento@worksoft.inf.br

SAD Gestor ERP. Manual SAD Gestor Gerenciador de Backup Instalação e Configuração. treinamento@worksoft.inf.br Instalação e Configuração treinamento@worksoft.inf.br SAD Gestor Gerenciador de Backup: Esse aplicativo permite fazer cópias de segurança dos bancos de dados e armazena-las na rede interna ou até mesmo

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

OFICINA DE POWER POINT

OFICINA DE POWER POINT OFICINA DE POWER POINT Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Menus Modos de Visualização Painéis de Tarefas Barra de Ferramentas Desenho Profª. Maria Adelina Raupp Sganzerla

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Movie Maker. Fazer download de vídeos no You Tube. Para publicar no You Tube. O Windows Movie Maker 2 torna fácil para qualquer pessoa

Movie Maker. Fazer download de vídeos no You Tube. Para publicar no You Tube. O Windows Movie Maker 2 torna fácil para qualquer pessoa Colégio Imperatriz Leopoldina Formação de Professores 2010 Movie Maker Fazer download de vídeos no You Tube O Movie Maker permite a edição de vídeos que estejam publicados no You Tube. É preciso fazer

Leia mais

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

Informática Básica. Sistema Operacional Windows

Informática Básica. Sistema Operacional Windows Informática Básica Sistema Operacional Windows Ligando o computador Uso de rede estabilizada Função do Nobreak O aterramento Ligando o computador Monitor CRT, LCD, Projetores Gabinete Fontes AT e ATX Utilizando

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Papel de Parede Secreto

Papel de Parede Secreto USO DO WINDOWS o Windows XP finalmente está perdendo forças no mercado de sistemas operacionais. Na pesquisa mais recente feita pelo StatsCounter, com dados de novembro de 2014, a versão foi ultrapassada

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013

CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013 CADERNO DE QUESTÕES MAKIYAMA- PROVAS: 2010 A 2013 1. Com relação ao uso de programas de planilhas eletrônicas Microsoft Excel 2007, é INCORRETO afirmar que: A) Um arquivo do Microsoft Excel pode conter

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

MANUAL MOODLE - PROFESSORES

MANUAL MOODLE - PROFESSORES MANUAL MOODLE - PROFESSORES VERSÃO 2.5 Faculdades Projeção FACULDADE PROJEÇÃO Prof. Oswaldo Luiz Saenger Presidente Prof.ª Catarina Fontoura Costa Diretora Geral das Unidades Educacionais Prof. José Sérgio

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais