Tutorial de desenvolvimento: Mario

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tutorial de desenvolvimento: Mario"

Transcrição

1 Tutorial de desenvolvimento: Mario Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica Cursos de Design Design Visual Computação Gráfica I Docente: Sérgio Leandro dos Santos Discente: Diovanne Martins Ouriques Bigode 1- Faça as três curvas estruturais como mostra a imagem abaixo. Para obter um resultado mais uniforme faça a penas a metade das curvas (metade da direita ou esquerda) e use Mirror para fazer o outro lado, de join para unir o lado espelhado do lado original. Mantenha as opções do menu Osnap ligadas ao fazer a curva estrutural do volume do bigode (observe na vista Right) para garantir que ela encoste nas outras duas curvas. 2 Use o comando Surface > Sweep 2 Rails, selecione as curvas maiores para os rails, observe que na imagem obtemos o resultado apenas de um lado do bigode, faça do outro lado com o mesmo procedimento, selecionando os rails do lado que ainda não temos a superfície do bigode.

2 3- Logo após o procedimento 2 podemos observar que temos apenas uma superfície então use Mirror para dar volume, assim o bigode deixa de ter o aspecto de superfície, observe na imagem que a ponta das curvas usadas como rail agora são usadas para como mirror plane.

3 Corpo 1- Faça uma curva fechada como mostra a imagem abaixo, observe que aqui usamos apenas a vista direita para fazer esta curva fechada, mantenha o comando Planar ligado. Observe também que a parte inferior dessa curva fechada foi feita com um círculo, use o Trim para tirar os excessos e ajuste os pontos da curva com o control points até obter um resultado semelhante ao exibido na figura abaixo.

4 2- Na vista frontal faça um circulo cujo o ponto Quad (mantenha a função OSnap Quad ligada para exibi-lo) esteja localizado no mesmo ponto Quad da circunferência anterior. Use o comando Move para posicionar o círculo adequadamente, como mostra a figura. 3- Na vista frontal faça uma curva similar a exibida em amarelo na imagem abaixo, utilize o comando Mirror para duplicá-la. 4- Use o comando Trim para retirar a parte do circulo que está dentro da estrutura, após faça uma reta unindo os dois pontos de intersecção que temos na estrutura. Com essa reta use o comando Split para dividir a estrutura em quatro partes.

5 5- Com a estrutura pronta e dividida em quatro partes, use o comando Surface > Loft, lembrese de selecionar as curvas da estrutura em sentido horário ou anti-horário, mas sempre seguindo a ordem escolhida, uma a uma. Nas opções de Loft selecione Closed Loft, como mostra a figura.

6 Sapatos 1- Faça a estrutura abaixo iniciando pelas 3 retas, respeitando as proporções desejadas para o sapato (mantenha os comando planar e ortho ligados para facilitar o seu trabalho). Logo após com a opção Osnap Mid ligada faça um circulo cujo centro esta no ponto mid da reta mais acima e o diâmetro seja a própria reta. Faça uma curva que conecte os dois pontos End da reta mais abaixo (mantenha o comando Osnap End ligado para facilitar o seu trabalho), essa curva deve ter um aspecto ovalado, como exibido na figura. Use Mirror copiando a curva ovalada da base da estrutura para o outro lado, use como Mirror plane a reta maior da base. 2- Use o comando split para dividir o circulo em duas partes, use a reta do diâmetro do circulo como Cut object. Logo após use o comando Sweep 2 Rails e selecione as curvas em amarelo como rails.

7 3- Logo após selecione a curva e a reta como cross section curves, como exibido na imagem abaixo. 4- Aperte a tecla Enter e selecione Ok, o resultado será similar ao exibido na imagem abaixo.

8 5- Repita o procedimento sweep 2 rails para o outro lado do sapato. 6- Entre na função Surface > Loft e selecione as duas curvas ovaladas da base do sapato. Pressione Enter em Loft Options escolha o Style normal e clique em Ok. 7- Vá para a opção Surface > OffSet Surface, selecione a base que acabamos de fazer para o solado e na vista Rigth ou Front faça com que o resultado do off set não se distancie muito do sapato, para isso digite 0.5 na caixa de comandos e faça o off set para baixo.

9 8- Faça uma reta perpendicular ligando as duas novas superfícies pelas suas bordas. Use Sweep 2 Rails selecionando as bordas das superfícies e logo após a reta perpendicular que acabamos de fazer. 9- Na vista Right faça o desenho de duas retas em um ângulo agudo, logo após use o comando Trim e selecione (ainda na vista right) as retas em ângulo agudo como cut object e logo após selecione o solado para ser cortado. 10 Faça os ajustes necessários usando Sweep 2 Rais no buraco que ficou na sola do sapato. Selecione as retas em ângulo agudo como rails e uma das retas maiores (em amarelo na figura anterior) logo após. Como resultado temos:

10 Chapéu 1- Faça a estrutura abaixo iniciando pelo circulo e pela elipse. Observe que a elipse é inclinada, faça essa inclinação usando o comando rotate na vista right. Posicione o circulo e a elipse adequadamente (observe as vistas). 2- O próximo passo é fazer a curva indicada em amarelo. Mantenha os comandos Planar e Osnap ligados, observe os pontos por onde esta curva passa na elipse e na circunferência. Logo após faça split nessa mesma curva, o cutting object é a elipse.

11 3- Esta pequena curva foi feita com o comando planar ligado, selecione o ponto inicial dela na vista em perspectiva (é o local onde o circulo e a curva se encontram) e faça ela a curva na vista right. 4- Para fazer esta ultima curva da estrutura comece por um ponto do circulo ao final da curva una-a com o ponto final da ultima curva que foi deita, use mirror para fazer o outro lado.

12 5- Selecione a elipse e a curva indicadas em amarelo abaixo e use o comando Surface > Patch. 6- Selecione Surface > Sweep 2 Rails, a elipse e o circulo são os rails.

13 7- Faça Split no circulo, o cutting object é curva feita para a aba, como resultado teremos um segmento do circulo apenas para a parte da aba. Agora faça mais uma vez o Sweep on 2 Rails, como indicado na figura, um lado de cada vez.

14 Braços, Pernas, encaixes e cabeça. 1- Use uma imagem que obtenha a posição dos braços desejada e a faça como mostra na figura. Use o comando Control Points On nas vistas para regular a curva nas vistas caso necessário. 2- Use o comando solid > pipe para dau o volume e a forma do braço, seçecione ao longo da curva diferentes tamanhos de raio para obter o efeito desejado, observe que a porção dos cotovelo é menor que a do braço, o punho e o ante-braço e assim por diante.

15 3- Os braços que obtemos nesse manual foram estes: 4- Mova a estrutura feita com o pipe para o corpo.

16 5- Faça duas retas com indicado na figura abaixo para as pernas, faça as retas de um tamanho maior do que o necessário. 6- Use o comando pipe novamente para as duas retas, dessa vez faça o pipe uniforme do início ao fim, logo após use o comando Trim para retirar os excessos dos pipes que ficaram dentro do corpo, use a superfície do corpo (em amarelo) para cortar os pipes. Corte a parte dos braços e das pernas.

17 7- Use o comando surface > fillet surfaces para fazer as transições das pernas e dos braçois ao corpo. 8- Posicione os sapatos (use mirror para fazer o outro sapato) nas posições desejadas com o auxílio dos comandos move e rotate, observe nas vistas right e front que a base dos sapatos devem pertencer ao mesmo plano, para que o nosso Mário fique estável. Logo após faça um plano com o comando Surface > Plane > Corner to corner, este plano será usado para fazemos a barra da calça do nosso Mário, então posicione-o em local apropriado, como mostra a figura.

18 9- Com o comando trim corte os pipes com o plano que acabamos de posicionar. 10 Para fazer a cabeça basta fazer duas elipsóides em Solid > Ellipsoid e posiciona-las como mostra a figura.

19 11 Faça outro elipsóide menor para o nariz, posicione-o no local adequado, use trim duas vezes para retirar os excessos dos elipsóides que estão no interior da estrutura para a cabeça. Logo após faça o comando Solid > Union nas duas ex-elipsóides e use o comando surfaces > fillet surfaces. Posicione o bigode e teremos a estrutura da cabeça como mostra a figura.

20 Macacão 1- Com a opção planar ligada, desenhe a estrutura na vista frontal. As fivelas são arredondadas e foram usadas duas curvas para cada fivela (uma delas foi feita com o comando Off set), as fivelas são espelhadas e cada uma delas possui um circulo que simula os botões do macacão. As curvas em amarelo também possuem uma relação de offset entre si e serão cortadas usando o comando trim. 2- Como resultado temos esta imagem, agora faça as curvas indicadas em amarelo na altura da cintura. Ainda na vista frontal.

21 3- logo após use o comando Curve > Curve from objects > Project, selecione as curvas indicadas em amarelo e logo após selecione a estrutura do corpo, selecione os braços e as superfícies em fillet também para garantir (pode ser que a fivela passe por eles dependendo do posicionamento escolhido). 4- Como resultado teremos as curvas projetadas na superfície, tando na parte da frente, como atrás.

22 5- Delete os botões que ficaram nas costas do Mario, indicado em amarelo. 6- Vamos dar volume às fivelas. Faça as curvas indicadas em amarelo.

23 7- logo após faça sweep 2 rails para os dois lados. 8- Repita esse procedimento para o resto do macacão, ele ficara com essa aparência:

24 9- Para os botões faça uma curva estrutural para o volume e use o comando surface > Patch 10- A estrutura indicativa para os olhos foi feita com elipsóides. Ajuste os elementos nos locais apropriados com auxilio dos comandos move e scale 3D se necessário.

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Departamento de Design e Expressão Gráfica Curso de Design de Produto Computação Gráfica I Professor: Sérgio Santos Aluno: Yoshinori Cássio Ebina Um arquivo com curvas

Leia mais

TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2

TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2 TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2 Você receberá um arquivo com as curvas necessárias para modelar o o trompete. Esse tutorial fornecerá os passos para que você construa as partes

Leia mais

Tutorial Parafusadeira Black & Decker

Tutorial Parafusadeira Black & Decker Tutorial Parafusadeira Black & Decker POR DIOGO MIRANDA Passo 1 Fotografias: Ajuste as duas fotografias nas vistas ortográficas como indicado nas fotos, a imagem lateral guiará todo o trabalho basicamente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer Aqui vamos ver, um dos, muitos métodos para se modelar um carro no Rhino

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Tutorial - Cogsworth. Nicolle Mussói Perico UFRGS. Computação Gráfica I. Professor Sergio dos Santos

Tutorial - Cogsworth. Nicolle Mussói Perico UFRGS. Computação Gráfica I. Professor Sergio dos Santos Tutorial - Cogsworth Nicolle Mussói Perico UFRGS Computação Gráfica I Professor Sergio dos Santos Introdução: tutorial de elaboração do personagem Cogsworth, feito no software Rhinoceros 5. No Rhinoceros,

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

Comandos Complementares

Comandos Complementares Comandos Complementares Nesta parte do curso vou apresentar comandos que geralmente não são ensinados em cursos rápidos porém são fáceis de se aprender e vão facilitar bastante o uso do CAD. Dist Esse

Leia mais

Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso

Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso A b r a o a r q u i v o arquivoaberto.3dm, que contém todas as curvas inicias para começar a modelar. Desligue todas as layers, clicando na lâmpada, e deixe

Leia mais

Layer ASAS como corrente. Com o comando SWEEP 2 RAILS, selecione, na sequencia, as covas da base da assa, as duas curvas mais acima e a reta que as

Layer ASAS como corrente. Com o comando SWEEP 2 RAILS, selecione, na sequencia, as covas da base da assa, as duas curvas mais acima e a reta que as As imagens de base para a modelagem estarão disponíveis no final do tutorial. Elas devem ser alinhadas a origem para modelar o avião. Para começar vamos dividir o trabalho em layers para facilitar a modelagem.

Leia mais

TUTORIAL DALEK DOCTOR WHO

TUTORIAL DALEK DOCTOR WHO Nathália Cassola Pereira 00228428 Computação Gráfica I 2014/1 TUTORIAL DALEK DOCTOR WHO 1. Construa uma linha correspondente à altura desejada do modelo na vista front. 2. Na vista Front, utilize o comando

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

APOSTILA 3D (notas de aula)

APOSTILA 3D (notas de aula) PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 3D (notas de aula) Prof a. Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco Porto Abril 2010 1 Professores Prof a Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ Computação Gráfica 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ Computação Gráfica 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ 03071 - Computação Gráfica 1 Aluna: Patrícia Ugalde Professor: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD Alguns procedimentos no software ProgeCAD Os procedimentos ilustram diversas formas de criar alguns elementos de uma planta baixa. Lembre-se que este procedimento é simplificado. Não traz todas as minúcias

Leia mais

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Tutorial 6 Solid Works No SolidWorks peça para abrir uma nova montagem. Peça para cancelar o início da montagem. Clique na seta abaixo do ícone Inserir componentes

Leia mais

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Leitores pediram mais detalhes nas explicações e nos comandos e estão sendo atendidos 0 modelo escolhido para essa edição foi um sofá de três lugares. Atendendo a

Leia mais

Como fazer busca de imagem no Google?

Como fazer busca de imagem no Google? Como fazer busca de imagem no Google? Passo 1: Acesse o endereço do Google e depois clique na opção Imagens, que fica na barra superior da página Passo 2. Digite a palavra que procura. Observe que o Google

Leia mais

Tutorial para modelagem da Cafeteria Ratio Coffee a partir das curvas presente no arquivo CafRatio ;

Tutorial para modelagem da Cafeteria Ratio Coffee a partir das curvas presente no arquivo CafRatio ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DESIGN DE PRODUTO COMPUTAÇÃO GRÁFICA I Professor Sérgio Leandro dos Santos Aluna Aline Reis Kauffmann Instruções Tutorial para

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Tutorial Rhinoceros Bicicleta

Tutorial Rhinoceros Bicicleta UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DESIGN VISUAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I PROFESSOR EDUARDO CARDOSO 2014/1 Tutorial Rhinoceros Bicicleta ALANA

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 No início do nível intermediário, falamos brevemente sobre a perspectiva e a aplicação de alguns dos seus elementos, como o ponto de fuga, a linha de horizonte e a relação dos objetos com o olho do observador.

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas.

Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. Formatação de Células Como já foi dito anteriormente o Excel possui recursos que permitem alterar a aparência de nossas planilhas. O recurso de formatação de células é um recurso muito utilizado. Ele permite

Leia mais

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro.

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro. 3 Principais comandos para desenhar e modificar Os principais comandos para desenho e modificações estão nas barras: Draw (desenhar) figuras 13a e Modify (modificar) figura 13b, que podem estão disponíveis

Leia mais

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula AULAS 01 a 03 Apresentando o AutoCAD. O AutoCAD é um software da Autodesk muito utilizado para fazer desenhos de projetos de engenharia e arquitetura

Leia mais

Tutorial Joia Headband

Tutorial Joia Headband Tutorial Joia Headband Trabalho Final para a cadeira de Computação Gráfica I Curso Design de Produtos Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2014/01 Aluna Manoela Moog Sautchuck 1. Abra o arquivo Headband

Leia mais

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O WorkCAD é uma ferramenta para criação, edição e impressão de projetos assistidos por computador (CAD - Computer Aided Design) que inclui a criação e gerenciamento de projetos 3D, maquetes

Leia mais

ARMA. SWORDFISH II [cowboy bebop spaceship] CG1 Juliano Oliveira

ARMA. SWORDFISH II [cowboy bebop spaceship] CG1 Juliano Oliveira ARMA 1. Use revolve nas retas A e B em torno do eixo e (start angle revolution angle ) 2. Construa uma esfera (sphere) a partir da circunferência C 3. Use extrude curve na circunferência D para

Leia mais

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior

Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior Informática no Ensino de Matemática Prof. José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc jc Aula 05 - Desvendando o GeoGebra PARTE 04 - COMO APAGAR OBJETOS. Ao iniciar o GeoGebra,

Leia mais

TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO

TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA CURSO DE DESIGN COMPUTAÇÃO GRÁFICA I ALUNA: SARA RÖPKE TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO 1) Abrir nas vistas Front e Right, como Background,

Leia mais

As ferramentas Régua, Linhas de Grade e Guias devem ser utilizadas sempre que houver a necessidade de alinhamento

As ferramentas Régua, Linhas de Grade e Guias devem ser utilizadas sempre que houver a necessidade de alinhamento As ferramentas Régua, Linhas de Grade e Guias devem ser utilizadas sempre que houver a necessidade de alinhamento Clique na aba Exibição Logo abaixo, selecione os itens Régua, Linhas de Grade e Guias Note

Leia mais

Criação de Roscas. Este Tutorial é destinado à criação de roscas através dos comandos HELIX AND SPIRAL e CUT SWEEP.

Criação de Roscas. Este Tutorial é destinado à criação de roscas através dos comandos HELIX AND SPIRAL e CUT SWEEP. Criação de Roscas Este Tutorial é destinado à criação de roscas através dos comandos HELIX AND SPIRAL e CUT SWEEP. Como exemplo crie um cilindro de 120mm de diâmetro por 300mm de comprimento extrudado

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um pôster para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3D Pág. 1/24 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Cristiano Nogueira Silva* Começamos nesta edição da revista apresentando um curso de Autodesk Inventor

Leia mais

FOGÃO Letícia da Silva Carvalho

FOGÃO Letícia da Silva Carvalho Tutorial FOGÃO Letícia da Silva Carvalho Computação Gráfica I - 2016/1 Professor Gustavo Demarchi Abra o arquivo CURVAS INICIAIS Como trocar de LAYER? Clique com o botão esquerdo para abrir a aba EDIT

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 4.2.1 Criação de Splines (continuação) Circle Spline Create panel > Shapes > Splines > Object Type > Circle Create menu > Shapes > Circle Use Circle para criar splines circulares fechadas feitas de quatro

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Medida da velocidade de embarcações com o Google Earth

Medida da velocidade de embarcações com o Google Earth UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Medida da velocidade de embarcações com o Google Earth

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

APÊNDICES ATIVIDADES OBJETOS DE APRENDIZAGEM

APÊNDICES ATIVIDADES OBJETOS DE APRENDIZAGEM APÊNDICES ATIVIDADES OBJETOS DE APRENDIZAGEM APÊNDICE A - Análise dos softwares GeoGebra e Winplot I Objetivo: Identificar o software que será utilizado para desenvolver as atividades. II Metodologia:

Leia mais

TUTORIAL KYLE 3D! Abrir o arquivo personagem_kyle_linhas

TUTORIAL KYLE 3D! Abrir o arquivo personagem_kyle_linhas TUTORIAL KYLE 3D! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN 2014/1 PROFESSOR EDUARDO CARDOSO TRABALHO FINAL ALUNA MARTA ELISA ZIMMERMANN TUTORIAL

Leia mais

Desenho Técnico. Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica

Desenho Técnico. Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Desenho Técnico Assunto: Aula 3 - Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Professor: Emerson Gonçalves Coelho Aluno(A): Data: / / Turma: Desenho Projetivo e Perspectiva Isométrica Quando olhamos para

Leia mais

Entenda-se por unfold como o processo de transformar um objeto 3D numa figura 2D, que, quando propriamente dobrada, restitui o objeto 3D original.

Entenda-se por unfold como o processo de transformar um objeto 3D numa figura 2D, que, quando propriamente dobrada, restitui o objeto 3D original. Introdução O Pepakura Designer - http://www.tamasoft.co.jp/pepakura-en/ - é um programa para planificação (unfold) de objetos 3d. Entenda-se por unfold como o processo de transformar um objeto 3D numa

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER. TUTORIAL RHINOCEROS Celular Nokia 2760

BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER. TUTORIAL RHINOCEROS Celular Nokia 2760 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN VISUAL ARQ 03071 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 Prof. Sérgio L. dos Santos - Prof. José Luis Aymone BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER TUTORIAL

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3)

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em caso de dúvida ou dificuldade

Leia mais

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Este tutorial é para orienta-lo na criação do topo da sua loja virtual Brasmarket usando o programa Paintnet que é gratuito e simples de usar Primeiro faça

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução ao SolidWorks (VI): Elementos de Rotação e de Sweep João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Elemento de Revolução n n n Um elemento de revolução, é criado por rotação de um perfil

Leia mais

Tutorial. Fusca. UFRGS - CG1- Camila Civardi

Tutorial. Fusca. UFRGS - CG1- Camila Civardi Tutorial Fusca UFRGS - CG1- Camila Civardi Fusca Você receberá um arquivo com as linhas necessárias para começar seu Fusca. Este tutorial fornecerá os passos para que você construa a estrutura principal,

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Tutorial Capacete Alphonse Elric

Tutorial Capacete Alphonse Elric Tutorial Capacete Alphonse Elric - personagem de FullMetal Alchemist - 1. Abra um novo arquivo com o templatecentimeter.3dm; 2. Clique com o botão direito do mouse em cima da aba front e selecione Background

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Modificando seus Gráficos MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Quando você coloca seus dados num gráfico, nem sempre ele fica como você imaginou. Você pode mudar o estilo de seu gráfico a qualquer momento.

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Vetorizar imagens Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você irá vetorizar uma imagem de bitmap para convertê-la

Leia mais

GEOMAX SÉRIE ZOOM APLICATIVO LINHA DE REFERÊNCIA. 1- Exemplo de locação usando o aplicativo Linha de referência:

GEOMAX SÉRIE ZOOM APLICATIVO LINHA DE REFERÊNCIA. 1- Exemplo de locação usando o aplicativo Linha de referência: GEOMAX SÉRIE ZOOM APLICATIVO LINHA DE REFERÊNCIA Introdução. O Objetivo deste guia é ensinar como utilizar o programa Linha de refeência das estações Totais Geomax série ZOOM 20 e 30, sem qualquer menção

Leia mais

Você vai começar criando o fundo Após criar o fundo, você aplicará o resto dos gráficos e texto da publicidade.

Você vai começar criando o fundo Após criar o fundo, você aplicará o resto dos gráficos e texto da publicidade. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Este tutorial apresenta as ferramentas de layout e organização

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço:

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço: Tópicos 1. Efetuando login 2. Componentes da tela principal 2.1. Barra de ferramentas 2.2. Painel de atualizações 2.3. Rede de contatos do usuário 2.3.1. Controles de mouse e teclado 2.3.2. Entendendo

Leia mais

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação

CFAC: Introdução ao AutoCAD - IV. Capitulo IV: Comandos de modificação Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Métodos de seleção dos comandos de modificação; Criação de arrays retangulares - AR ; Criação de arrays polares - AR ; Entender

Leia mais

Selecione a curva e faça uma extrusão (bothsides = no) Corte a metade inferior da esfera com a nova superfície extrudada Delete a superfície usada

Selecione a curva e faça uma extrusão (bothsides = no) Corte a metade inferior da esfera com a nova superfície extrudada Delete a superfície usada 1.Corpo oapenas as layers corpo e eixos ligadas omantenha sempre a sublayer sólido da layer que estiver sendo usada oselecione a parte mostrada na figura e faça uma revolução usando o eixo azul central.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 computação gráfica I Prof. marianne siviero dillenburg tutorial rhinoceros porto alegre 2012/01

Leia mais

PdP. Autor: Luís Fernando Patsko e Tiago Lone Nível: Intermediário Criação: 26/12/2005 Última versão: 18/12/2006

PdP. Autor: Luís Fernando Patsko e Tiago Lone Nível: Intermediário Criação: 26/12/2005 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Servo-motor Autor: Luís Fernando Patsko e Tiago Lone Nível: Intermediário Criação: 26/12/2005 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

MANUAL ZEDIT 32 Índice:

MANUAL ZEDIT 32 Índice: MANUAL ZEDIT 32 Índice: Configuração Painel -------------------------------------------------------------------- 02 à 04 Criar Novo modelo Painel -------------------------------------------------------------

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos

Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos Introdução Algumas peças apresentam partes arredondadas, elementos arredondados ou furos, como mostram os exemplos abaixo: parte arredondada furo

Leia mais

www.educandusweb.com.br

www.educandusweb.com.br Sistema Terra-Lua-Sol Índice 1. Introdução... 3 2. Simulador... 3 2.1 Painel Principal... 3 O que ocorreu com dimensões e distâncias dos corpos estudados?... 5 2.2 Visualização - Wireframe/Texturizada...

Leia mais

Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação.

Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação. Incluir um Inventário Para iniciar um Inventário, clique no botão Inserir ( primeiramente os campos solicitados na aba Identificação. ) e preencha Clique na aba Itens e depois no botão Carregar Produtos

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

Conhecendo o Proteus

Conhecendo o Proteus Conhecendo o Proteus Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Em uma série de 3 artigos, veremos como usar o Proteus. Introdução Iremos neste momento iniciar nosso estudo no Proteus usando para isso as

Leia mais

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade. Por Heblon Motta Alves Barbosa

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade. Por Heblon Motta Alves Barbosa Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade Por Heblon Motta Alves Barbosa Ampliador de Tela O que é O ampliador de tela é um software que ao ser acionado, aumenta o tamanho da imagem que está sendo

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL LEVANTAMENTOS QUANTITATIVOS EM PLANTAS LIGANDO O EXCEL AO AUTOCAD Para que possamos estudar os custos em uma construção, além de estarmos municiados com um bom

Leia mais

Modelando uma escada em espiral no Maya

Modelando uma escada em espiral no Maya maya por Dean Ivatchkovitch Modelando uma escada em espiral no Maya Figura 01 V amos ver como criar uma escada em espiral, usando os recursos de Smart Transform e deformadores do Maya. Esse é um tutorial

Leia mais

Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR E SILHOUETTE STUDIO. File > Open > Escolher a pasta ou local onde se encontre o ficheiro

Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR E SILHOUETTE STUDIO. File > Open > Escolher a pasta ou local onde se encontre o ficheiro TUTORIAL CORTADORA DE VINIL Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR E SILHOUETTE STUDIO 1. Abrir o programa ADOBE ILLUSTRATOR localizado na barra de tarefas 2. Abrir o ficheiro a cortar no ADOBE

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

por Paola Löw Pagliarini Modelagem: Rhinoceros 4 Render: Keyshot 5

por Paola Löw Pagliarini Modelagem: Rhinoceros 4 Render: Keyshot 5 Tutorial Eclisse por Paola Löw Pagliarini Modelagem: Rhinoceros 4 Render: Keyshot 5 Computação Gráfica I Prof Sérgio Leandro dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2014/1 Para começar, abra

Leia mais

Importante!! A forma e o número de segmentos de cada seção influirá diretamente nesta função.

Importante!! A forma e o número de segmentos de cada seção influirá diretamente nesta função. Capítulo 4- Funções complementares de modelagem - I 1 Loft Este comando interpola seções. Como em todas as opções da modelagem, inicialmente desenhe os contornos. Acesse o loft e em seguida selecione as

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva

Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva 1 Power Point 2003 Autor: Cícero Carlos Barbosa Silva 2 3 SUMÁRIO O editor de apresentações Power Point... 41 Criando o primeiro slide... 41 Salvando a apresentação com senha de proteção... 42 Criando

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Treinamento IDCad 2015

Treinamento IDCad 2015 Treinamento IDCad 2015 Carregar IDCad Instalando e configurando o IDCad 2015 (Ver guia de Instalação). Abrindo o IDCad 2015. Criando parede inicial. Desenhar paredes comandos (PARE, PARD, PARC). Executar

Leia mais

MICROSOFT POWER POINT

MICROSOFT POWER POINT MICROSOFT POWER POINT Programa destinado a criação e exibição de apresentações em seu computador. Através de ferramentas poderosas, você poderá preparar apresentações profissionais de forma simples e rápida.

Leia mais

Tutorial - Vetorizando uma fotografia

Tutorial - Vetorizando uma fotografia Tutorial - Vetorizando uma fotografia Thiago Santos 02-2013 Vetorizando uma fotografia Meu nome é Thiago Santos e vou mostrar a vocês como vetorizar uma fotografia. O processo não é muito complicado, mas

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO KIT CONECTASUS

GUIA DE INSTALAÇÃO KIT CONECTASUS GUIA DE INSTALAÇÃO KIT CONECTASUS Leia atentamente as instruções antes de executá-las. 1. Coloque a TV com a tela virada para baixo, sobre uma superfície plana, forrada e livre de objetos. 2. Posicione

Leia mais

Juliana Dill Mello Martins Tutorial Rhinoceros - Portal Gun

Juliana Dill Mello Martins Tutorial Rhinoceros - Portal Gun Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Design de Produto - Computação Gráfica I 2012/2 Prof. Eduardo Cardoso Juliana Dill Mello Martins Tutorial Rhinoceros - Portal Gun É recomendado

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais