UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer

2 Aqui vamos ver, um dos, muitos métodos para se modelar um carro no Rhino (4.0 / 5.0). Primeiramente, precisará de 3 vistas(front, right, top) de um carro, aconselho a procurar pelo desenho técnico para poder visualizar as linhas omitidas facilitando, assim, a modelagem do pneu e diversas outras partes do carro. - Principais Comandos: 1. Curve from two views = Curve network 2. Sweep2rails 3. Loft 4. Sweep1rail 5. Extrude = Solid / Surface 6. Edição de Curvas = Split / Unite / Explode / Edit Points / Mirror 7. Corte = Trim / Boolean Difference 8. Outros = Edge Curves / Planar Curves / Cap / Analyse (Boolean Difference) /... - Sumário: 1. Layers 2. As Três Dimensões ( X, Y, Z ) 3. Parte Superior a. Curve from two views b. Curve network 4. Lateral 5. Parachoque a. Fechar b. Sweep2rails 6. Pneu a. Revolve 7. Lateral Superior / Espelho a. Loft 8. Parte Inferior / Espelhinho / Detalhes Finais

3 As Camadas são partes essenciais do trabalho, eu separei cada peça por camada, com diferente tipo de cor, para poder me achar melhor devido a enorme quantidade de linhas e superfícies. Desde o início do trabalho comece separando com camadas com nomes e cores. Ao total, durante o meu trabalho finalizei com 28 camadas e mais 6 subcamadas. Para Criar Subcamadas basta arrastar as camadas em cima do nome da qual deseja colocar como camada principal.

4 Esse é o primeiro passo, e o mais importante, a construção dos três eixos: Com a Line tool faça perpendiculares usando (0,0) como o centro das linhas. Chegando a esse resultado, deixe ligado o End, Near, Perp. e Ortho (se quiser, ao segurar shift você criará linhas retas). O tamanho das linhas você poderá estipular entrando no site icarros.com.br para buscar referências de tamanhos x larguras x comprimento. Esse será o seu guia, vou criar a lado direito todo do carro e espelhar ele com o comando mirror, no final do tutorial. O segundo passo é clicar com o botão esquerdo em Top> Background Bitmap > Place e selecione a vista Top do seu arquivo. Segurando o Shit clique nas laterais de sua linha horizontal. Seguindo, repita, na vista Right e Front. Sempre alinhando as vistas, principalmente a Right com a Top. A Front eu utilizei apenas como referência para o parachoque e a traseira.

5 Vou mostrar como construí o capo do carro e a parte superior traseira. Toda a parte superior eu construí com o mesmo pensamento e lógica no processo, utilizando Curve From to Views e para criar as curvas em 3 dimensões e a superfície com Curve Network. Com a ferramenta Curve Interpolate Points você fará a silhueta na vista Right, do capo, e depois fará o mesmo na vista top só que só o básico. A forma do capo em si em forma retangular. A curva da parte de cima, na imagem, você utilizará para cortar a superfície posteriormente, porque você irá usar curve network e esse comando, com muitas curvas e ondulações poderá resultar na geração de superfícies embolotadas. Selecione as duas curvas como na imagem a cima e vá Curve>Curve from two views.

6 Essa superfície se formará e então você ira pegar a silhueta da vista Right e arraste com a move tool, por uma extremida e a posicione no centro das curvas geradas. Você irá dar Split, selecione a curva gerada e como Cutting Object selecione a Silhueta. Agora você tem 2 lados para utilizar o comando Curve Network Logo após use a ferramenta curve interpolate points e faça as linhas que o Curve Network irá seguir. Coloque mais nas partes que dobram e são curvas para guiar o comando de maneira correta. Agora vá em Surface>Curve Network Selecione o lado A e o lado B e depois escolhas as ondas que você criou.

7 Essa superfície irá ser criada e com agora é hora de cortar para arrumar-lá. Com essas duas curvas você irá utilizar a Top para cortar com a parte superior e a Front para cortar o bico frontal. Utilizando apenas o TRIM, *caso não funcione dê extrude surface nas curvas até se cruzarem com o capo e depois de TRIM novamente. Faça o mesmo para criar a outra parte do capo, curve from two views com vistas quadradas e depois corte com as curvas que vê na imagem. Os detalhes retangulares utilize a ferramente Retangle: Corner to Corner e a ferramenta Copy depois dê extrusion e

8 escreva boolean difference para cortar e criar os furos. A seguir nas imagens, também, o detalhe da seta no capo vá na vista Top desenhe com Curvas dê Unite para unir todas as curvas e dê Split> Selecione o capo e como Cutting Object as curvas da seta. Isso fará com que o capo se separe, agora selecione a parte separada da seta e escreva OffsetSrf utilizei um valor como 0,1 e marquei como offset solid. offsetsrf extrude solid* nos retângulos

9 Boolean Difference, agora para dar acabamento, selecione o 3D nos retângulos e escreva Explode, você poderá seleciona-las e deletalas, deixando apenas os furos. Utilizei o mesmo princípio em toda a parte superior do carro, Curve from two views ( com uma silhueta da vista Right e com a forma da vista Top) e Curve Network. Sempre utilizando mais curvas, em dobras, para o Curve net work seguir sem embolar e sempre arrumando a superfície com TRIM após cria-la. Parte Superior

10 Linhas, as que estão no plano(laranja,branca,rosa) são as curvas da TOP A Linha selecionada é a Curva da vista Right. Curve from two views gerou todas essas superfícies! Basta utilizar a lógica do TRIM e arrumar os detalhes por ela. O Vidro da parte traseira criei como fiz a seta no capo, só que ao invés utilizei OffsetSrf com o Solid desligado e para dentro. Isso irá deixar uma abertura entre o vidro e a superfície de trás então você irá usar BlendSrf para fecha-la, durante o tutorial explicarei esse comando mais detalhadamente com os vidros laterais. O pensamento é o mesmo, porém eu utilizo a vista Right e Front e, mais uma vez, curve from to views + curve network.

11 a silhueta da front + top, o corte na superfície é por causa do próximo passo. O corte foi necessário para liga ambas as superfícies criadas. Elevei a curva que criei na top e coloquei no midpoint das curvas criadas pela curve from 2 views, então dei Split para dividir e poder aplicar curve network. Utilizando sempre o mesmo principio de mais curvas nas dobras.

12 As curvas nas dobras, na seleção e a vista Right para cortar os resíduos do curve network. Superfécie = Sazul.

13 E, então, a partir da Sazul, eu criei a Srosa. Com a mesma curva da Top, usada na Sazul. Porém você irá criar, na vista Right, ao invés da Front, a segunda curva para o Curve from two views. Faça, a curva, seguindo a parte de baixo do carro e a reta de cima, seguindo o limite da Sazul para que as curvas criadas se encaixem perfeitamente. O corte, visto na Sazul, foi para arrumar o encaixe de ambas as Ss.

14 Aproveitei e desenhei na Right o corte para a entrada do Pneu, faça as linhas ultrapassarem a superfície para que o TRIM possa funcionar perfeitamente. Lembrando que no final, apenas um mirror (espelhendo essas superfície para o outro lado) e seu carro estará quase pronto. Esse é o momento mais complexo do trabalho, porque o parachoque precisivava ser feito a partir das 3 vistas, e não só de duas como as outras superfícies até agora. Já que vamos precisar das três vistas, faça as curvas da Top(silhueta), Front(em volta do parachoque), Rihgt(A grossura do parachoque. Nessa parte usaremos o Sweep 2 Rails.

15 Curvas da Top e a silhueta da Top, com essas duas você irá fazer o Curve from two views.

16 Essa imagem mostra, em seleção, a curva gerada pelo Curve from 2 views, as linhas em azul são utilizadas para cortar e deixar ela aberta para utilizar o comando Sweep2Rails. Você precisa de dois trilhos uma linha para correr por eles. Na Vista Right, faça a terceira vista que irá correr por eles, usando assim as três vistas para formar o parachoque.

17 sweep2 Cap para fechar a superfície.

18 Resultado, agora vamos colocala no seu lugar correto e dar rotate para encaixa-la, no seu lugar, na vista right. Já que um carro possuí muitas partes, eu fazia as peças em algum outro canto do arquivo para poder me concentrar apenas nele. Apliquei ROTATE na vista Right.

19 Detalhes: Feitos com a ferramente Retangle e o farol feito com Linetool. Fiz em de um lado e apenas apliquei mirror. Extrude

20 Para fazer o detalhe do centro, Escreva: BooleanDifference Selecione o que você quer que fique ( parachoque ) > Enter > Selecione o que você quer que saia ( retângulo ). O furo irá ser criado e deixando, ao mesmo tempo, as paredes internas do corte, se fosse trim o comando apenas cortaria e deixaria aberto por dentro. No farol a mesma aplicação. E para tapar a parte de trás, utilizei a ferramenta Surface from 3 or 4 corners, selecionando os 4 pontos da parte de trás, com o end ligado.

21 Utilizei o mesmo principio e metodologia com o resto do parachoque e com a traseira também. posicionei a vista Back para criar o pneu e a parte traseira.

22 Com a curve tool faça um pedaço da silhueta do pneu, na vista Back. Ficará como a Curva selecionada na imagem a cima. Logo após isso, escreva Revolve e dê full Circle. Pronto, o pneu está pronto, agora é hora de cortar e dar Split. Cortar para fazer os detalhes e Split para que posteriormente você possa separar a calota do pneu em camadas diferentes, para que no Keyshot você renderiza em dois materiais diferentes.

23 Ctrl+c Ctrl+v + rotate no centro.

24 Corte, Corte e Split. Após ter feito a lateral e o topo, você irá pegar a curva to topo(cinza) copie e cole ao lado, dê rotate 3D para posiciona-la aonde a curva roxa está e move para baixa-la.

25 Faça as curvas paralelas(ondas) selecione todas e dê Split nas ondas e como cutting object a curva do topo, irá sobrar esses pedaços que você cortará. Tudo isso para aplicar o Comando LOFT.

26 Selecione dê três em três ondas e escreva LOFT. 3 em 3 para não acontecer isso na imagem a cima.

27

28 Após terminar essa curvatura do topo para a lateral superior, você simplesmente utilizará o Surface> Edge Curves Ligando a linha dessa curvatura do topo para a lateral, com a curvatura da Sazul. Criando essa superfície amarela e rosa opaca. Para Criar os vidros basta apenas desenha-los na vista Right e dar Split na superfíe e como cutting object os vidros desenhados, logo após isso, selecione a divisão e dê OffsetSrf sem o solid.

29

30 Desenho na vista RIGHT.

31 BlendSrf, que falei anteriormente. Selecione parte por parte, lado por lado para fazer um blend homogêneo e limpo. Parte Inferior: Use a vista Right e utilize as linhas já feitas para criar as superfícies laterais, edite as curvas com Split, unite, trim, explode e edit points. Dê Surface>Extrude, e para fechar o lado, a sequencia de fotos mostra.

32 Extudre Surface

33 Espelhinho: Desenhei livremente, utilizando 2 vistas. A Front para extrudar o circulo e o cabo você irá intersecionar com a curva da vista top dar extrude solid. Split na superfície para detalhes e BlendSrf para o acabamento.

34 A Intersecção que falei, agora só dê trim deixando apenas o cabo final. Detalhes Finais: Para tapar superfícies que nao se encaixaram muito bem e detalhes minuciosos.

35

36 Farol

37 Revolve+Sphere

38 Coloque atrás do parachoque e com a ferramenta Surface from 3 or 4 Corners fará o espelho a frente do farol.

39 Tenha em mente que a modelagem não precisa ser exata, se obter o desenho técnico facilitará sua vida. A dificuldade é a mesma que modelar um sapato, só que com uma gama um pouco maior de comandos, a paciência que é o difícil. Entendendo os eixos X, Y, Z você vai conseguir visualizar melhor o carro antes mesmo de começar. O comando mais importante foi o Curve Network, entende bem sobre ele, principalmente a parte dos cortes dos Resíduos que comento ao decorrer do tutorial, esses cortes que resultaram no seu carro. No keyshot divida as camas em materiais, como na imagem a seguir.

Tutorial Parafusadeira Black & Decker

Tutorial Parafusadeira Black & Decker Tutorial Parafusadeira Black & Decker POR DIOGO MIRANDA Passo 1 Fotografias: Ajuste as duas fotografias nas vistas ortográficas como indicado nas fotos, a imagem lateral guiará todo o trabalho basicamente,

Leia mais

Tutorial de desenvolvimento: Mario

Tutorial de desenvolvimento: Mario Tutorial de desenvolvimento: Mario Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica Cursos de Design Design Visual Computação Gráfica I Docente: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2

TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2 TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2 Você receberá um arquivo com as curvas necessárias para modelar o o trompete. Esse tutorial fornecerá os passos para que você construa as partes

Leia mais

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Departamento de Design e Expressão Gráfica Curso de Design de Produto Computação Gráfica I Professor: Sérgio Santos Aluno: Yoshinori Cássio Ebina Um arquivo com curvas

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER 1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO Vá até a pasta MEUS VÍDEOS; Clique com o botão direito e escolha a opção NOVO / PASTA; Escreva como nome da pasta o nome do seu Projeto; Abra

Leia mais

NÃO ESQUEÇA! Antes de colar as peças, sempre dê a forma que elas necessitam!! Lateral. Destaque as peças B8 e B9,

NÃO ESQUEÇA! Antes de colar as peças, sempre dê a forma que elas necessitam!! Lateral. Destaque as peças B8 e B9, Instruções para montagem Peugeot 307 Sedan - Stock Car V8 IMPORTANTE: Para montar seu modelo, o principal é ter paciência. Se você não tem prática ou nunca montou algo parecido, seja paciente. Comece destacando

Leia mais

Tutorial. Fusca. UFRGS - CG1- Camila Civardi

Tutorial. Fusca. UFRGS - CG1- Camila Civardi Tutorial Fusca UFRGS - CG1- Camila Civardi Fusca Você receberá um arquivo com as linhas necessárias para começar seu Fusca. Este tutorial fornecerá os passos para que você construa a estrutura principal,

Leia mais

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH

MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DO SCRATCH 1 Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos

Leia mais

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels.

Desenhando no Flash. Comece um novo arquivo novo, de tamanho 500 X 300 pixels. Desenhando no Flash Os arquivos criados no Flash guardam e apresentam as informações gráficas vetorialmente. Isto significa que as imagens são entendidas como formas e preenchimentos e o que é armazenado

Leia mais

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco

Alguns truques do Excel. 1- Títulos com inclinação. 2- Preencha automaticamente células em branco Alguns truques do Excel 1- Títulos com inclinação No Excel é possível colocar o conteúdo das células na vertical. Para além disto, pode-se escolher o grau de inclinação. Para isto, seleccione as células

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

CRIANDO GRUPO DE CANAIS

CRIANDO GRUPO DE CANAIS TUTORIAL Nº 004 CRIANDO GRUPO DE CANAIS (TRANSPARÊNCIAS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 09 de Abril de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como fazer a criação dos GCs, ou seja, Grupo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos!

Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos! Transcrição do vídeo Caixa de edição e texto Duração: 10 minutos e 26 segundos Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos! Hoje vamos conversar sobre um

Leia mais

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção...

ÍNDICE. Tela de Configuração...03. Dados de Etiqueta...04. Configuração da Impressora...05. Configuração do Papel...06. Itens para Inserção... Layout de Etiquetas ÍNDICE Tela de Configuração...03 Dados de Etiqueta...04 Configuração da Impressora...05 Configuração do Papel...06 Itens para Inserção...07 Recursos...08 Configurações dos Itens Selecionados...09

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

FACULDADE DE ARQUITECTURA - UTL Modelação geométrica Relatório 2º Exercício

FACULDADE DE ARQUITECTURA - UTL Modelação geométrica Relatório 2º Exercício Introdução O exercício proposto pretendia a modelação de um Capitel em Roma. Este capitel podia ser modelado de forma livre mas respeitando as suas proporções reais. Para este exercício o enunciado foi

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO. Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1

TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO. Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1 TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1 1. Inicie com uma linha traçada horizontalmente na vista superior. Essa linha servirá

Leia mais

Como Fazer um Template Profissional

Como Fazer um Template Profissional InfoprodutoBrasil INFOPRODUTOBRASIL Como Fazer um Template Profissional passo a passo Adriene Miranda Vol.1 W W W. I N F O P R O D U T O B R A S I L. C O M. BR Olá, meu nome Adriene Miranda. Não sou expert

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a FontForge M a

Leia mais

Abra o arquivo MaquinaCostura.3dm como base para o tutorial. 1. Com o layer Base - linhas ligado, selecione o retângulo e aplique _ExtrudeCrv (-0.73).

Abra o arquivo MaquinaCostura.3dm como base para o tutorial. 1. Com o layer Base - linhas ligado, selecione o retângulo e aplique _ExtrudeCrv (-0.73). Abra o arquivo MaquinaCostura.3dm como base para o tutorial. 1. Com o layer Base - linhas ligado, selecione o retângulo e aplique _ExtrudeCrv (-0.73). 2. Aplique _FilletEdge (1.8) nas arestas laterais.

Leia mais

Tutorial Rhinoceros Bicicleta

Tutorial Rhinoceros Bicicleta UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DESIGN VISUAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I PROFESSOR EDUARDO CARDOSO 2014/1 Tutorial Rhinoceros Bicicleta ALANA

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

APOSTILA 3D (notas de aula)

APOSTILA 3D (notas de aula) PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 3D (notas de aula) Prof a. Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco Porto Abril 2010 1 Professores Prof a Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana Área de Trabalho Juntamente com a área de trabalho, poderão estar abertas algumas barras de ferramentas nas laterais da tela, que servem de suporte ai desenho. Janelas de Comandos Figura 1 Área de trabalho

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Layer ASAS como corrente. Com o comando SWEEP 2 RAILS, selecione, na sequencia, as covas da base da assa, as duas curvas mais acima e a reta que as

Layer ASAS como corrente. Com o comando SWEEP 2 RAILS, selecione, na sequencia, as covas da base da assa, as duas curvas mais acima e a reta que as As imagens de base para a modelagem estarão disponíveis no final do tutorial. Elas devem ser alinhadas a origem para modelar o avião. Para começar vamos dividir o trabalho em layers para facilitar a modelagem.

Leia mais

EXERCÍCIO - ROMA : Modelar Capitel de uma Coluna Clássica

EXERCÍCIO - ROMA : Modelar Capitel de uma Coluna Clássica FACULDADE DE ARQUITECTURA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA SEMESTRE VIII ANO LECTIVO 2012/2013 MODELAÇÃO GEOMÉTRICA PROFESSOR LUÍS MATEUS RAFAELA MEZEIRO 20091261 MIARQ 4ºE EXERCÍCIO - ROMA : Modelar Capitel

Leia mais

Sistema de. alternância de Menus.

Sistema de. alternância de Menus. TUTORIAL MAYA 2013 Disciplina: Modelagem Digital 3D Professor: Adolfo Shedler Bittencourt Tutorial elaborado por Míria Santanna dos Santos Versão recomendada MAYA 2013. Sistema de Alternância de Menus

Leia mais

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL

COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL COMO FAZER CAMISETAS USANDO STÊNCIL por: Danelectro Olá, amigos! Como vocês já devem ter percebido, o mundo moderno está repleto de coisas iguais. Carros, computadores, móveis, comida: tudo é fabricado

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Novo projeto com NetBeans A partir de hoje, vamos trabalhar com projetos no NetBeans

Leia mais

Modificação do LED POWER Logic@sat L4000

Modificação do LED POWER Logic@sat L4000 Modificação do LED POWER Logic@sat L4000 Caro amigo, proprietário de um receptor Logic@sat L4000, alguma vez você já se questionou sobre o funcionamento do LED POWER do receptor? Além de ser vermelho,

Leia mais

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes)

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) Observação: Os passos 1 a 5 podem ser iguais aos abordados na AULA_03 Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões

Leia mais

Portal dos Fóruns de EJA Brasil

Portal dos Fóruns de EJA Brasil Manual Portal dos Fóruns de EJA Brasil.::2007::. SUMÁRIO COMO PÚBLICAR CONTEÚDO DIRETO NO PORTAL... 02 COMO ANEXAR UM ARQUIVO... 04 COMO CRIAR UM HIPERLINK... 06 COMO CRIAR UM MENU... 08 COMO ADICIONAR

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

Apostila de Autocad Modelando uma casa em 3d

Apostila de Autocad Modelando uma casa em 3d O objetivo deste tutorial, será a construção da residência abaixo, com todas as medidas exatas, e que no fim, possa ser exportado para um programa de acabamento (render). Perspectivas isométricas da residência:

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile?

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile? Seja bem-vindo(a) ao Manual Fácil Jimbo. O jeito mais simples de você aprender a usar o nosso software gratuito. Com esse passo a passo você fica sabendo como acrescentar despesas, alterar lançamentos,

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 3

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 2 AULA 3 ADICIONANDO UM PRODUTO CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES Para que sua loja funcione você tem de ter algum produto para vender, ou algum serviço para prestar. Como sua loja está na Internet as pessoas não

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

Tutorial: Quenn Anne Game Table Passo-a-Passo elaborado por Marco Pepe (HobbyFun)

Tutorial: Quenn Anne Game Table Passo-a-Passo elaborado por Marco Pepe (HobbyFun) A mesa que vamos construir! Tutorial: Quenn Anne Game Table Projeto: Queen Anne Game Table Lista de Materiais Madeira de 1, 2 e 3 mm de espessura. Pode ser mogno, cedro, balsa, etc. No nosso modelo eu

Leia mais

Tutorial Gerenciador de Conteúdo Site FCASA

Tutorial Gerenciador de Conteúdo Site FCASA Tutorial Gerenciador de Conteúdo Site FCASA Versão 1.0* Bolt Brasil Comunicação Digital Tel: 31 3335 7100 www.bolt.com.br Rua Santa Catarina, 1627 15 andar Lourdes Belo Horizonte / MG CEP: 30170-081 *

Leia mais

Projetos. Guia de início rápido

Projetos. Guia de início rápido Projetos Guia de início rápido Controlar suas tarefas A lista de tarefas do SharePoint é útil para manter o controle de tudo o que precisa ser feito em um projeto. É possível adicionar as datas de início

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria de Planejamento Orçamento e Tecnologia Subsecretaria de Tecnologia da Informação

Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria de Planejamento Orçamento e Tecnologia Subsecretaria de Tecnologia da Informação Tutorial para abertura de chamado Este sistema foi personalizado, instalado e configurado pela equipe da. O objetivo desta implantação é informatizar os registros de atendimento de suporte técnico para

Leia mais

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal.

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Introdução Esse tutorial mostrará as funções básicas da ferramenta de Blog do Portal Educacional Clickideia. Ele foi elaborado pensando em diferentes níveis de usuários

Leia mais

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08

Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 Manual de Atualização dos Móveis Make-up - Nova Iluminação Fev/08 bandeja de metal que fica na 1ª prateleira. Os Móveis Make-up estão passando por uma atualização. Ganharam um novo display e uma nova iluminação.

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP

Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP Oficina de Manipulação e Edição de Fotografia e Imagem Digital GIMP O que é o GIMP É um programa de criação e edição de imagens. Foi criado como uma alternativa livre ao Photoshop, ou seja, é um software

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes

Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes Esse guia de prático de acompanhamento e consulta visa balizar as aulas apresentadas através das vídeo aulas. É fundamental que você assista em

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Tutorial - Vetorizando uma fotografia

Tutorial - Vetorizando uma fotografia Tutorial - Vetorizando uma fotografia Thiago Santos 02-2013 Vetorizando uma fotografia Meu nome é Thiago Santos e vou mostrar a vocês como vetorizar uma fotografia. O processo não é muito complicado, mas

Leia mais

Tutorial Capacete Alphonse Elric

Tutorial Capacete Alphonse Elric Tutorial Capacete Alphonse Elric - personagem de FullMetal Alchemist - 1. Abra um novo arquivo com o templatecentimeter.3dm; 2. Clique com o botão direito do mouse em cima da aba front e selecione Background

Leia mais

OFICINA DE POWER POINT

OFICINA DE POWER POINT OFICINA DE POWER POINT Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Menus Modos de Visualização Painéis de Tarefas Barra de Ferramentas Desenho Profª. Maria Adelina Raupp Sganzerla

Leia mais

Galeria de Fotos MorfeoShow

Galeria de Fotos MorfeoShow Galeria de Fotos MorfeoShow Criar uma galeria nova Vamos a Componetes - MorfeoShow Gerenciar Galerias, aqui vamos começar a criar nossas galerias. Para criar nossa primeira galeria, vamos clicar em NOVO.

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U)

Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Animação Crie um novo documento de mais ou menos 300x300Selecione a ferramenta Elipse tool (elipse U) Crie uma bola segurando a tecla SHIFT com uma cor qualquer Duplique essa bola através do menu Editar

Leia mais

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por:

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por: Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I Tutorial de Modelando uma mesa e cadeiras Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende Julho / 2005 2 Índice: Primeira etapa:

Leia mais

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Curso Integrado em Agropecuária Professora: Jamille Silva Madureira Disciplina: Informática Como fazer um jogo usando o editor

Leia mais

Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso

Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso A b r a o a r q u i v o arquivoaberto.3dm, que contém todas as curvas inicias para começar a modelar. Desligue todas as layers, clicando na lâmpada, e deixe

Leia mais

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask.

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask. Prática 5 Efeitos 1. Objetivos Desenvolver animações usando máscaras Fazer metamorfose pelo uso do Break apart 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br

TUTORIAL PMS CARD. Acesse o site: www.pmscard.com.br TUTORIAL PMS CARD Acesse o site: www.pmscard.com.br FAÇA O LOGIN Para fazer o login digite o seu e-mail e senha e clique em entrar. SELECIONE A EMPRESA Selecione a empresa na qual deseja utilizar clicando

Leia mais

Manual da Administração do site Abrasel 2.0

Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Manual da Administração do site Abrasel 2.0 Caro usuário, Você está recebendo o manual que lhe dará acesso ao administrador do site 2.0 onde será possível fazer as seguintes alterações: Inserir notícias

Leia mais

Prof Rafael Guem Murakami

Prof Rafael Guem Murakami Prof Rafael Guem Murakami São Paulo 2006 Sumário: Definição:... 4 Barra de Formatação:... 4 Configuração de página:... 5 Bordas e Sombreamento:... 6 Índices:... 8 Inserindo Figuras:... 12 Word-Art:...

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Equipe OC- Olimpíadas Científicas

Equipe OC- Olimpíadas Científicas Equipe OC- Olimpíadas Científicas Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho 1 de outubro de 2012 Resumo Bem vindo a equipe do OC! Aqui está o resumo de todas as regras que temos no site até o presente momento.

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias

Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Edição de um filme a partir de fotografias PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO RELATÓRIO DE ATIVIDADE Anelise de Brito Turela Ferrão Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Edição de um filme a partir de fotografias ANIVERSÁRIO GEMEOS / 7

Leia mais

FOGÃO Letícia da Silva Carvalho

FOGÃO Letícia da Silva Carvalho Tutorial FOGÃO Letícia da Silva Carvalho Computação Gráfica I - 2016/1 Professor Gustavo Demarchi Abra o arquivo CURVAS INICIAIS Como trocar de LAYER? Clique com o botão esquerdo para abrir a aba EDIT

Leia mais

A história de uma cadeira de leitura

A história de uma cadeira de leitura A história de uma cadeira de leitura Michal Polák Sobre o autor Michal Polák mora na República Tcheca, na cidade de Újezd u Brna, Moravia do Sul. Ele se formou em 2001 no programa de publicidade e artes

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens

Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Topo para a loja virtual Brasmarket com imagens Este tutorial é para orienta-lo na criação do topo da sua loja virtual Brasmarket usando o programa Paintnet que é gratuito e simples de usar Primeiro faça

Leia mais

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário.

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotina para quando clicar no ícone do Winsati e ele não inicializar Podem acontecer dois casos: 1. Caso 1: No caso de clicar

Leia mais

Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga.

Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga. Tratamento de ferros inteligente Vigas Neste texto, faremos o lançamento de armadura de flexão positiva inclinada, armadura de costela e estribo variável, em uma viga. Para qualquer detalhamento, a edição

Leia mais

Tutorial Rápido para Quizlet - em português!

Tutorial Rápido para Quizlet - em português! Tutorial Rápido para Quizlet - em português! Site: Quizlet.com 1. Fazendo login Há duas formas de se fazer login no Quizlet: Login pelo facebook - Se você já tem uma conta no Facebook, não precisa criar

Leia mais

IMPRESSÃO DE DADOS VARIÁVEIS usando Adobe InDesign e OpenOffice.org

IMPRESSÃO DE DADOS VARIÁVEIS usando Adobe InDesign e OpenOffice.org IMPRESSÃO DE DADOS VARIÁVEIS usando Adobe InDesign e OpenOffice.org Neste documento, será mostrado como usar o Adobe InDesign para imprimir dados variáveis gerados/modificados numa planilha da suíte de

Leia mais

Importante!! A forma e o número de segmentos de cada seção influirá diretamente nesta função.

Importante!! A forma e o número de segmentos de cada seção influirá diretamente nesta função. Capítulo 4- Funções complementares de modelagem - I 1 Loft Este comando interpola seções. Como em todas as opções da modelagem, inicialmente desenhe os contornos. Acesse o loft e em seguida selecione as

Leia mais

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT

O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O EDITOR DE APRESENTAÇÕES POWER POINT O Power Point é um poderoso editor de apresentações muito utilizado quando for preciso fazer a exibição de trabalhos, projetos, aulas e afins em slides coloridos e

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS

COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS 0 COMO CRIAR UM SITE DE NEGÓCIOS Em 5 Passos Simples Aprenda aqui a criar um site de negócios de maneira simples, com algumas dicas fundamentais para o começo do seu projeto no Mercado Digital COMO CRIAR

Leia mais

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto;

Criar um formulário do tipo Diálogo modal ; Alterar a cor de fundo de um formulário; Inserir botões de comando e caixas de texto; FICHA OBJECTIVO Construir Construir formulários na base de dados Diplomas em Diário da República Um formulário é utilizado, em primeiro lugar, para introduzir, eliminar ou apresentar dados numa base de

Leia mais

Mídia com RSS próprio é aconselhável fazer testes com o feed Feeds com texto de descrição grandes podem gerar um texto com fonte pequena na mídia.

Mídia com RSS próprio é aconselhável fazer testes com o feed Feeds com texto de descrição grandes podem gerar um texto com fonte pequena na mídia. Mídia com RSS próprio A solução ElementarDS oferece mídias jornalísticas prontas, como o ig ou o Terra. Mas pode ser que você queira dar outras notícias. Talvez as manchetes do jornal de sua cidade, ou

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com

Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Desenvolvido por: Rafael Botelho botelhotech@gmail.com http://rafaelbotelho.com Guia de Instalação do BRlix Como tenho visto no fórum do BRlix que muitas pessoas estão encontrando dificuldades na instalação

Leia mais

TUTORIAL DALEK DOCTOR WHO

TUTORIAL DALEK DOCTOR WHO Nathália Cassola Pereira 00228428 Computação Gráfica I 2014/1 TUTORIAL DALEK DOCTOR WHO 1. Construa uma linha correspondente à altura desejada do modelo na vista front. 2. Na vista Front, utilize o comando

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

..:Sgi-Plus:.. Manual completo do sistema de vendas Sgi-plus. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br

..:Sgi-Plus:.. Manual completo do sistema de vendas Sgi-plus. Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br ..:Sgi-Plus:.. Manual completo do sistema de vendas Sgi-plus Site..: http:// www.giovaneinformatica.com.br E-mail..: suporte@giovaneinformatica.com.br 1-) CADASTRANDO DE PRODUTOS -Detalhes da tela -Salvando

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

O processo termina com o surgimento da última flecha quando aparece uma bolinha azul. Outras bolinhas aparecem aleatoriamente POWER POINT NEW WAY

O processo termina com o surgimento da última flecha quando aparece uma bolinha azul. Outras bolinhas aparecem aleatoriamente POWER POINT NEW WAY 01 Digamos que se queira mostrar as flechas amarelas com movimento, isto é, fazerem elas irem surgindo uma depois da outra e a que a surge fica visível, parada, enquanto que sempre tem uma na frente se

Leia mais

Como colocar uma notícia no site internet da UMMSP?

Como colocar uma notícia no site internet da UMMSP? Como colocar uma notícia no site internet da UMMSP? 1) Acessar ao frontend www.sp.unmp.org.br/administrator Colocar o nome de utilizador e a senha para entrar Depois clicar no autenticar e você vai acessar

Leia mais

Definindo um Layout de Website sem Tabelas Vou apresentar nesse post como fazer o código do layout de um website sem utilizar

Definindo um Layout de Website sem Tabelas Vou apresentar nesse post como fazer o código do layout de um website sem utilizar Definindo um Layout de Website sem Tabelas Vou apresentar nesse post como fazer o código do layout de um website sem utilizar tabelas (tableless), e utilizando muito . Para continuar lendo esse post,

Leia mais

Explodindo montagens

Explodindo montagens Explodindo montagens Número da Publicação spse01691 Explodindo montagens Número da Publicação spse01691 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e a documentação relacionada são

Leia mais

Scientific Electronic Library Online

Scientific Electronic Library Online FAPESP - CNPq BIREME - FapUNIFESP Scientific Electronic Library Online Manual de Codificação de Tabelas para xhtml Projeto PMC São Paulo Novembro 2013 INTRODUÇÃO Este manual tem o objetivo de mostrar passo

Leia mais