Calibração dos pilotos Ontrac 3/Steercommand

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Calibração dos pilotos Ontrac 3/Steercommand"

Transcrição

1 Calibração dos pilotos Ontrac 3/Steercommand

2 1 Passo Criando veículo Na página inicial do display clique em configurações de GPS e direção.

3 1 Passo Criando veículo Depois que o display reconhecer o sistema de direção clique em configurações do sistema de direção.

4 1 Passo Criando veículo Já dentro da aba de configuração do sistema de direção clique em Setup Wizard ou Assistente de configuração.

5 1 Passo Criando veículo Selecione o tipo de veículo adequado.

6 1 Passo Criando veículo Veículo Articulated Combine Floater MFWD Sprayer Swather Track Significado Articulado Colheitadeira Tratores em geral Pulverizador

7 1 Passo Criando veículo Para este caso foi escolhido um Pulverizador.

8 1 Passo Criando veículo Escolha a marca do pulverizador, se não tiver a marca do pulverizador que está sendo instalado escolha Genérico.

9 1 Passo Criando veículo Escolha o modelo da máquina de acordo com a marca escolhida. Lembre que aqui também temos a opção Genérico.

10 1 Passo Criando veículo Finalmente escolha o controlador usado. Neste caso escolhemos o controlador do Ontrac 3.

11 1 Passo Criando veículo E insira o nome desejado para o veículo.

12 2 Passo Inserindo medições de compensação Para uma boa performance do produto é muito importante que as medidas inseridas a seguir estejam CORRETAS.

13 2 Passo Inserindo medições de compensação Distância entre eixos. Inserir a distância do centro da roda frontal até o centro da roda traseira da máquina

14 2 Passo Inserindo medições de compensação Distância da antena ao eixo traseiro. Inserir a distância HORIZONTAL do centro da antena ao centro da roda traseira da máquina.

15 2 Passo Inserindo medições de compensação Distância da antena ao eixo traseiro. Observar que deve ser informada a posição da antena. Para frente (Fore) ou para trás (Aft) do eixo traseiro da máquina.

16 2 Passo Inserindo medições de compensação Distância da antena ao centro da máquina. Aqui é importante tentar centralizar a antena visualmente da melhor maneira possível na montagem e inserir 0 m. Voltaremos para este passo no fim da calibração.

17 2 Passo Inserindo medições de compensação Altura da antena. Inserir altura da antena com relação ao solo, como mostra a figura.

18 2 Passo Inserindo medições de compensação Posição da ECU. Inserir a distância da ECU em relação ao eixo traseiro da máquina.

19 2 Passo Inserindo medições de compensação Posição da ECU. Novamente observar que deve ser selecionado se a ECU está para frente (Fore) ou atrás (Aft.) do eixo traseiro da máquina.

20 2 Passo Inserindo medições de compensação Posição da ECU. Inserir a distância da ECU em relação ao centro da máquina.

21 2 Passo Inserindo medições de compensação Posição da ECU. Selecionar se a ECU está deslococada para a esquerda (left) ou direita (right) do centro da máquina.

22 2 Passo Inserindo medições de compensação Posição da ECU. Inserir a altura da ECU em relação ao solo.

23 3 Passo Orientação da ECU Posição da ECU. Montar ECU preferencialmente paralela ao trator. Ou seja, no chão da cabine com os cabos apontados para frente para trás ou para um dos lados da máquina.

24 3 Passo Orientação da ECU Posição da ECU. Se a ECU estiver montada em uma das posições citadas clique em Get orientations ou obter orientações.

25 3 Passo Orientação da ECU Posição da ECU. Observar a figura da ECU em relação ao trator e girar a ECU pelo botão de girar (que aparecerá a direta do desenho do trator) até que ela fique na posição correta. Em seguida confirme.

26 3 Passo Orientação da ECU Se desejar montar a ECU em uma posição diferente das descritas por favor entrar em contato com o Suporte técnico da Ag Leader no Brasil

27 4 Passo Calibração O primeiro passa para a calibração é a força de desengate do piloto. Clique em Start e o volante da máquina irá girar. Segure o volante até desengatar o piloto.

28 4 Passo Calibração Força de desengate do piloto. Você pode aumentar ou diminuir a força necessária para desengatar o piloto nos símbolos: +/- na imagem e clicar em Start para testar esta força novamente. Diminuir Iniciar teste Aumentar

29 4 Passo Calibração Força de desengate do piloto. Lembre-se sempre de clicar em Save limit antes de passar para o próximo passo. Salvar limite Próximo passo

30 4 Passo Calibração Passos da calibração. Em seguida será mostrado no display todos os passos necessários para se completar a calibração. Siga para o próximo passo para iniciar a calibração. Próximo passo

31 4 Passo Calibração Passo 1. Este passo exige que você dirija a máquina entre 1.6 a 3.2 km/h. Enquanto a máquina não estiver a essa velocidade o botão para iniciar o teste não será habilitado.

32 4 Passo Calibração Passo 1. Este teste pede que você dirija em um círculo de raio constante.

33 4 Passo Calibração Passo 1. Vire o volante da máquina para qualquer um dos lados e segure o volante fixo nessa posição e clique em Start. Aguarde até que o passo seja concluído e NÃO MOVA O VOLANTE!

34 4 Passo Calibração Passo 2. Com o término do passo 1 você irá direto ao passo 2. Este passo exige que você dirija entre 3.2 e 6.4 km/h.

35 4 Passo Calibração Passo 2. Deixe o volante reto e acelere a máquina até atingir a velocidade pedida.

36 4 Passo Calibração Passo 2. Aguarde até que apareça Ready no meio da bússola e então clique em Next.

37 4 Passo Calibração Passo 3. Em seguida dirija até um local plano deixe as rodas do trator retas e clique em resume. Aguarde a contagem regressiva até o fim SEM MOVER A MÁQUINA.

38 4 Passo Calibração Passo 4. Ao fim da contagem faça a volta com o trator e pare exatamente no mesmo lugar onde estava porém agora com a frente do trator apontando para o outro lado.

39 4 Passo Calibração Passo 4. Use pedras, bandeiras, qualquer coisa para ajudar na marcação para parar a máquina no mesmo lugar.

40 4 Passo Calibração Passo 4. Com o trator parado clique em Resume e aguarde a contagem regressiva.

41 4 Passo Calibração Passo 4. Aguarde a contagem.

42 4 Passo Calibração Passo 5. Para o passo 5 dirija entre 3.2 e 8 km/h.

43 4 Passo Calibração Passo 5. Este passo exige bastante espaço. Vá para uma área aberta e confirme que não há ninguém e nem nada próximo a máquina. Em seguida dirija entre 3.2 e 8 km/h.

44 4 Passo Calibração Passo 5. Ao atingir a velocidade necessária clique em Resume.

45 4 Passo Calibração Passo 5. O Ontrac 3 começará a virar o volante da máquina encontrando as taxas de curva da máquina. Continue dirigindo e mantenha a velocidade.

46 4 Passo Calibração Passo 5. Se por algum motivo ou emergência você precisar parar a máquina pode clicar em Pause a qualquer momento, desviar o obstáculo e depois continuar o teste de onde parou.

47 4 Passo Calibração Passo 6. Sua calibração estará encerrada depois disso. Agora vamos para a centralização da antena

48 5 Passo Centralizando a antena Após finalizar a calibração crie um novo evento.

49 5 Passo Centralizando a antena Na tela de trabalho crie uma reta A-B

50 5 Passo Centralizando a antena Na tela de trabalho crie uma reta A-B

51 5 Passo Centralizando a antena Vá com a máquina para uma OUTRA reta paralela a esta criada, engate o piloto e ande com a máquina por esta reta por cerca de 200 m.

52 5 Passo Centralizando a antena Ao final, faça a volta, acelere o trator e engate novamente o piloto NA MESMA PASSADA, porém agora no sentido contrário.

53 5 Passo Centralizando a antena Observe as marcas da roda da máquina no chão na passada anterior e veja para qual lado, visto da posição do operador, a máquina está deslocada.

54 5 Passo Centralizando a antena Se sua máquina estiver deslocada para a esquerda da linha volte nas configurações da máquina e insira um pequeno deslocamento da antena para o lado direito da máquina. NÃO ALTERE AS DEMAIS CONFIGURAÇÕES JÁ FEITAS.

55 5 Passo Centralizando a antena Na tela de configuração do sistema de direção clique em Manage vehicle ou Gerenciar veículo

56 5 Passo Centralizando a antena Avance até o deslocamento lateral da antena e insira o deslocamento. Comece com valores pequenos como 2 ou 4 cm. 2 ou 4 cm

57 5 Passo Centralizando a antena Se sua máquina estiver deslocada para a direita da linha faça o mesmo procedimento e insira um pequeno deslocamento da antena para o lado esquerdo da máquina.

58 6 Passo FIM Sua calibração está completa

Treinamento. Guidance Ag Leader Brasil

Treinamento. Guidance Ag Leader Brasil Treinamento Guidance 2017 Ag Leader Brasil 2017 Treinamento Guidance OnTrac 3, SteerCommand & Geosteer Treinamento Guidance Introdução Treinamento Guidance 2017 1 ECU S1 SteerCommand ECU S1 + MDU OnTrac

Leia mais

Manual Agroflow - Controlador de Fluxo

Manual Agroflow - Controlador de Fluxo Manual Agroflow - Controlador de Fluxo anotações sumário COMPONENTES INDICAÇÃO DE CONECTORES PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO 04 05 07 CONFIGURAÇÕES 08 APLICAÇÃO 18 ELETRÔNICOS Componentes 4 1 2 3 5 9 7 8 6

Leia mais

Escrito por: Ramon Andrade. Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus

Escrito por: Ramon Andrade. Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus Escrito por: Ramon Andrade Criando Etiquetas Personalizadas no Icarus Configurando impressora de etiquetas Zebra GC420t Antes de começar a configuração certifique se que a impressora esteja devidamente

Leia mais

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro Novo projeto Dê um nome ao projeto (Cada projeto deverá ter um nome diferente), certifique-se onde será salvo e dê OK.

Leia mais

5. Sistema de corte de contorno

5. Sistema de corte de contorno 5. Sistema de corte de contorno 5.1 Introdução A série Jaguar III tem como característica um sistema de corte de contorno para garantir um corte de contorno preciso por marcações de registro impressas

Leia mais

A precisão que você precisa.

A precisão que você precisa. -30 Agronave 30 O Agronave 30 é um moderno sistema de navegação agrícola para auxiliar o produtor rural nos diversos processos de aplicação, plantio e colheita. Leia com cuidado este guia rápido de utilização

Leia mais

Manual do Almoxarifado (Requisitante) SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado (Requisitante) SIGA-ADM Manual do Almoxarifado (Requisitante) SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração.

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela.

1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. Desenhando um avião no Flash por Alex Falcão Introdução. 1. Primeiramente selecione a ferramenta Line, ou linha, dando um clique sobre ela. 2. Depois defina as propriedades clicando em Stroke no painel

Leia mais

ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO

ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO 1) Acessar a aba Vendas \ Rotas, no Gênesis. ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO 2) Surgirá a janela abaixo: 3) Clicar no botão 1 4) Definir um nome para a Rota: 5) Clicar em para iniciar a lista de clientes

Leia mais

Treinamento GPS Ag Leader Brasil

Treinamento GPS Ag Leader Brasil Treinamento GPS 2017 Ag Leader Brasil 2017 Treinamento GPS O que é GPS? GPS Sistema de satélites operados pela força aérea americana. É necessário no mínimo 24 satélites para cobertura global. 32 satélites

Leia mais

Guia de Referência Rápida do Ag250 CONECTANDO O SISTEMA. Barra de Luzes Ag250 LIGANDO E DESLIGANDO A BARRA DE LUZES

Guia de Referência Rápida do Ag250 CONECTANDO O SISTEMA. Barra de Luzes Ag250 LIGANDO E DESLIGANDO A BARRA DE LUZES Guia de Referência Rápida do g250 Para a alimentação CONECTNDO O SISTEM arra de Luzes g250 ntena Patch (N/P 56237-91) Cabo de alimentação (P/N 65168) LIGNDO E DESLIGNDO RR DE LUZES Para ligar a barra de

Leia mais

MANUAL DE TREINAMENTO

MANUAL DE TREINAMENTO MANUAL DE TREINAMENTO 1- Diagrama de cabos AUX GPS LIGTHBAR POWER CABO Swath Advance CABO POWER 10 1 30 volts DC CABO GPS Recaptor- Antena CABO Sprey on/off Chave CABO BARRA DE LUZES 2- Precauções e cuidados

Leia mais

Manual de Instruções: Plantadora Articulada JM8080/90PD Lote Piloto

Manual de Instruções: Plantadora Articulada JM8080/90PD Lote Piloto PASSO A PASSO MONITOR ARVUS TITANIUM CONEXÃO DOS CABOS NO MONITOR: 1- Efetue a conexão do cabo da bateria (12 volts) Figura 01. 2- Conecte o cabo da rede CAN Figura 02; 3- Conecte o cabo da antena Figura

Leia mais

Evolução Constante GUIA RÁPIDO ELETRODRIVE

Evolução Constante GUIA RÁPIDO ELETRODRIVE Evolução Constante GUIA RÁPIDO ELETRODRIVE STARA S.A. - INDÚSTRIA DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS AV. STARA, 519 CEP 99470-000 - Não-Me-Toque/RS - Brasil Telefone/Fax: (54) 3332-2800 e-mail: stara@stara.com.br

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos de uma ferramenta para Apresentações Multimídia. TEXTO: A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas,

Leia mais

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 05 Prof. André Moraes

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 05 Prof. André Moraes Introdução a Informática - 1º semestre AULA 05 Prof. André Moraes Continuação de assunto sobre - Recursos do BrOffice Impress. 8.3 TRANSIÇÃO DE SLIDES A transição de slide é um recurso bastante utilizado

Leia mais

Sumário. Tutorial: Webquest

Sumário. Tutorial: Webquest 1 Sumário Acessando a Ferramenta... 2 Página Inicial do ambiente de Ferramentas... 3 Acessar o ambiente da Webquest... 4 Criando uma Webquest... 5 Etapas para Criação da Webquest... 6 Gerenciador de imagem...

Leia mais

Tutorial para Ativação e Atualização de GPS Importante: Para GPS com versão 8,24 não há a necessidade de atualização. Para ver que versão o cliente

Tutorial para Ativação e Atualização de GPS Importante: Para GPS com versão 8,24 não há a necessidade de atualização. Para ver que versão o cliente Tutorial para Ativação e Atualização de GPS Importante: Para GPS com versão 8,24 não há a necessidade de atualização. Para ver que versão o cliente tem no GPS basta clicar em navegação, clicar em aceito

Leia mais

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS

HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS HANDS-ON PROGRAMAÇÃO DE JOGOS PARA CRIANÇAS Hoje vamos criar nosso primeiro jogo utilizando o Scratch, trabalharemos com Labirintos, você sabe o que é? Veja nosso Robô XM, ele precisa chegar ao quadradinho

Leia mais

CVRPS14WI. Sistema de Sensor com Sobreposição Gráfica. Manual de Instalação e Operação

CVRPS14WI. Sistema de Sensor com Sobreposição Gráfica. Manual de Instalação e Operação CVRPS14WI Sistema de Sensor com Sobreposição Gráfica Manual de Instalação e Operação Índice: Manual de Instalação...Página x até x Manual de Operação...Página x até x Lista de Hardware: Módulo PDC Módulo

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 05... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.2. Exercício 1... 15 1.3. Exercício 2... 16 2 1. Objetivos da Lição 05 Nesta lição serão utilizadas as ferramentas de modelagem

Leia mais

Encapsulamento ser dentre outras coisas para criar trechos de códigos que possam ser usados em outros programas agrupando outros blocos,

Encapsulamento ser dentre outras coisas para criar trechos de códigos que possam ser usados em outros programas agrupando outros blocos, Encapsulamento ser dentre outras coisas para criar trechos de códigos que possam ser usados em outros programas agrupando outros blocos, facilitando assim a programação. Essa técnica nos permite criar

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Minha Primeira Placa no KiCad.

Minha Primeira Placa no KiCad. Minha Primeira Placa no KiCad. Nesse tutorial iremos fazer o desenho da nossa primeira placa de um circuito, liga desliga led, utilizando o software KiCad. Caso não saiba o que é o KiCad ou ainda não o

Leia mais

Como exibir vídeos do Youtube sem sugestões inadequadas

Como exibir vídeos do Youtube sem sugestões inadequadas Como exibir vídeos do Youtube sem sugestões inadequadas Objetivo deste tutorial Orientar o professor nas etapas da publicação de vídeos do youtube em um blog. Com isso é possível criar uma página de apresentação

Leia mais

1. Introdução 2. Configuração Bluetooth da Controladora 2.1 MIO P Magellan explorist pro 10 3.Introdução Coleta Fácil 3.

1. Introdução 2. Configuração Bluetooth da Controladora 2.1 MIO P Magellan explorist pro 10 3.Introdução Coleta Fácil 3. 1. Introdução 2. Configuração Bluetooth da Controladora 2.1 MIO P550 2.2 Magellan explorist pro 10 3.Introdução Coleta Fácil 3.1 Informações importantes 3.2 Configurações Gerais 3.3 Configuração Bluetooth

Leia mais

Assistência sem fronteiras

Assistência sem fronteiras Assistência sem fronteiras A AGRAL possui tecnologias e ferramentas para garantir a melhor assistência técnica ao seu equipamento, com atendimento personalizado e especializado, em qualquer lugar do país.

Leia mais

Saída de Estoque. estoque?

Saída de Estoque. estoque? Saída de Estoque Como registrar estoque? saída de Para adicionar saída de estoque, clique em (1) Estoque (2) Entrada / Saída (3) Saída Estoque. Abrirá uma janela apresentando todas as saídas de estoque

Leia mais

APOSTILA SCRATCH CONCEITOS BÁSICOS

APOSTILA SCRATCH CONCEITOS BÁSICOS APOSTILA SCRATCH CONCEITOS BÁSICOS PROFESSORA: VANESSA CONCEIÇÃO TUTORA: JULIANE BORGES TUTORA: MURIELL CRUZ Santo Amaro BA 2015.2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO AO SCRATCH... 3 2 UTILIZANDO DOS COMANDOS DO SCRATCH...

Leia mais

Figura Uso de coordenadas polares

Figura Uso de coordenadas polares INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O CAD trabalha com dois sistemas de coordenadas. O sistema de coordenadas cartesianas (Figura) e o sistema de coordenadas polares (Figura). No sistema de coordenadas cartesianas,

Leia mais

Treinamento Displays Ag Leader Brasil

Treinamento Displays Ag Leader Brasil Treinamento Displays 2017 Ag Leader Brasil 2017 Linha do tempo Displays Yield monitor 2000 1992 Linha do tempo PF 1998 2003 Linha do tempo Insight 2004 Linha do tempo Edge 2008 Linha do tempo Integra 2009

Leia mais

Pró-reitoria de Graduação Serviço de Assistência aos Sistemas NOVA TELA DE MATRÍCULA

Pró-reitoria de Graduação Serviço de Assistência aos Sistemas NOVA TELA DE MATRÍCULA NOVA TELA DE MATRÍCULA 1 1. Para iniciar sua matrícula, entre no menu: Matrícula > Fazer matrícula: 2. Selecione seu programa e clique em Iniciar matrícula : 2 3. Nessa primeira tela você montará a grade

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther.

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther. Requisitos básicos do sistema - Windows 98, Millenium, XP ou 2000. - Pentium III 500 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600

Leia mais

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas.

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Para ilustrar melhor esse tutorial, iremos gerar um arquivo

Leia mais

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 12 folhas de apresentação Bibliografia NBR 10068/87 FOLHAS DE DESENHO, LEIAUTE E DIMENSÕES NBR 10582 CONTEÚDO DA FOLHA PARA DESENHO TÉCNICO NBR 13142 DOBRAMENTO DE CÓPIA

Leia mais

Máquina de Bordar Suplemento ao Manual de Operações

Máquina de Bordar Suplemento ao Manual de Operações Máquina de Bordar Suplemento ao Manual de Operações Código do Produto: 884-T07 Recursos adicionais da PR650e Os recursos a seguir foram adicionados às versões 2 e. Antes de usar a máquina, leia cuidadosamente

Leia mais

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2

Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Como utilizar o Prezi Criar uma conta... 2 Conhecendo o Prezi Tutorial sobre a ferramenta que está inovando a forma de criar apresentações. Conteúdo Como utilizar o Prezi... 2 1. Criar uma conta... 2 2. Criando um Prezi... 2 3. Escolhendo template...

Leia mais

Solicitação de Reserva

Solicitação de Reserva Conecte-se ao ebusiness através dos sites: URLs: CMA-CGM https://www.cma-cgm.com/ ANL https://www.anl.com.au/ CNC http://www.cnc-ebusiness.com/ USLines http://www.uslines.com/ Ir a ebusiness => Request

Leia mais

01- Instalação do driver da Sony UP-DR200

01- Instalação do driver da Sony UP-DR200 01- Instalação do driver da Sony UP-DR200 1.1- Insira o CD de instalação de sua impressora Sony UP-DR200 no leitor de seu micro. Conecte o cabo USB em seu micro, conecte o cabo de força e cabo USB à sua

Leia mais

Manual do Sistema PUSH

Manual do Sistema PUSH Manual do Usuário Manual do Sistema PUSH PUSH Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Criação de Conta... 4 3. Incluindo Processos... 6 4. Consultar/Excluir Processo... 7 Consulta... 7 Exclusão...

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

Formatos de arquivos Ag Leader AGSETUP & AGDATA V3.0 +

Formatos de arquivos Ag Leader AGSETUP & AGDATA V3.0 + Formatos de arquivos Ag Leader AGSETUP & AGDATA V3.0 + Uma nova base Formato Individual.ILF.MSF.IBY.PAT.IRX.REF Novos Formatos.AGSETUP.AGDATA .AGSETUP Permite sincronia total entre os seguintes itens:

Leia mais

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS Manual de Utilização do Convert Video Passo Fundo, abril de 2015 ÍNDICE 1) Acesso... 3 2) Permissões do Flash... 4 3) Configurações de Som... 5 4) Tela inicial do programa... 6 5) Funcionalidades da barra

Leia mais

Manual de Armazenamento de dados - Windows 7

Manual de Armazenamento de dados - Windows 7 Manual de Armazenamento de dados - Windows 7 Índice 1 - Equipamento 3. 2 - Instalação 3. 3 - Utilização 9. Atenção Leia as instruções contidas neste manual antes de operar o equipamento. 2 1 Equipamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA INSTITUTO CIBERESPACIAL ICIBE

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA INSTITUTO CIBERESPACIAL ICIBE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA INSTITUTO CIBERESPACIAL ICIBE ELABORADOR: STEPHAN DE ALMEIDA JESUINO ENGENHEIRO FLORESTAL UFRA / 2007 GUIA DE INSTRUMENTOS DO GPS Passos a serem realizados no GPS

Leia mais

MP3 Player do tipo ipod em 3D

MP3 Player do tipo ipod em 3D Página 1 de 9 MP3 Player do tipo ipod em 3D Meu objetivo é mostrar o uso básico de algumas ferramentas do Fireworks e demonstrar que é possível criar um desenho no fireworks bem interessante de modo bem

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA MONTAR UM TESTE DE MÚLTIPLA ESCOLHA

INSTRUÇÕES PARA MONTAR UM TESTE DE MÚLTIPLA ESCOLHA INSTRUÇÕES PARA MONTAR UM TESTE DE MÚLTIPLA ESCOLHA Iniciando o programa Quando você baixa o arquivo do programa, aparece uma pasta dentro da qual existem alguns arquivos. Eles estão representados na figura

Leia mais

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar.

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar. GUIA PRÁTICO 1 Colocar ou retirar a tampa traseira. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. 5.0 Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga SIM2 Voltar Início Visão geral 3 Inserir ou retirar o SIM.

Leia mais

PowerPod - Calibração para Melhor precisão Ida & Volta Fevereiro 2017

PowerPod - Calibração para Melhor precisão Ida & Volta Fevereiro 2017 PowerPod - Calibração para Melhor precisão Ida & Volta Fevereiro 2017 Este suplemento se aplica SOMENTE ao Medidor de Potência PowerPod com firmware 6.21 ou superior 1. O PowerPod (PP) Firmware versão

Leia mais

Manual Cópias digitais

Manual Cópias digitais 1 / 13 Manual Cópias digitais O presente projeto tem como objetivo desenvolver junto com os advogados emergenciais à uniformização do envio das cópias da seguinte forma: O correspondente encaminhará todas

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Como Configurar Unifi-AcessPoint Unifi é um adaptador / Acess Point (AP)de rede sem fio ideal para redes WiFi de alto desempenho. Por meio desse dispositivo é possível estender sua rede WiFi em mais 180

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Sumário 1 Primeiros Passos Acessando o Sistema Conhecendo a tela Inicial... 4

Sumário 1 Primeiros Passos Acessando o Sistema Conhecendo a tela Inicial... 4 Este manual tem como objetivo auxiliar os correspondentes na digitação e acompanhamento de propostas do produto Consignado, digitadas junto ao Banco Daycoval. A seguir, veremos o passo a passo para a digitação

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários Versão 1.0 Manual Como adicionar conteúdo web simples 1. ACESSANDO A ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDOS 1.1 Com o usuário autenticado,

Leia mais

Dicas e resolução de problemas PowerPod Novembro de 2015

Dicas e resolução de problemas PowerPod Novembro de 2015 Dicas e resolução de problemas PowerPod Novembro de 2015 1) A luz de estado do meu PowerPod não acende quando primo o botão. a. A bateria do seu PowerPod necessita de ser carregada. Ligue o PowerPod a

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tela de acesso ao ambiente Blackboard O acesso ao ambiente ocorre pela página inicial da PUCPR (www.pucpr.br), na área Aluno/Professor, opção Blackboard. Lembre-se de utilizar

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

Entrega Delivery Através de Entregador. Entrega Delivery Através de Entregador

Entrega Delivery Através de Entregador. Entrega Delivery Através de Entregador Entrega Delivery Através de Entregador Entrega Delivery Através de Entregador Clique em Delivery para abrir o controle das entregas. No Controle de Entregas (1) clique no pedido que deseja entregar. Clique

Leia mais

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Exercício 43 Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Siga os seguintes passos: 1. Crie um novo livro de nome Formulário 2. Altere o nome da 1ª. folha para Formulário 3. Altere o

Leia mais

Monitor GreenStar Documentação PFP13071

Monitor GreenStar Documentação PFP13071 Monitor GreenStar 3 2630 - Documentação PFP13071 Sobre Este Documento Este Guia do Usuário ajudará você a aprender como configurar e solucionar problemas de documentação no monitor 2630. Ele é um suplemento

Leia mais

Cidades Sustentáveis Como Jogar. Informações Gerais

Cidades Sustentáveis Como Jogar. Informações Gerais Cidades Sustentáveis Como Jogar Informações Gerais Se a sua equipe atingiu 10.600 pontos ou mais na 1ª etapa, ela está apta a participar desta 2ª etapa. Agora você vai usar tudo o que aprendeu na 1ª etapa

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Manual de Treinamento Módulo: Solicitação

Manual de Treinamento Módulo: Solicitação Manual de Treinamento Módulo: Solicitação Treinamentos Lemontech Sumário Acessando o Self Booking 3 Criando uma solicitação de viagem 4 Produtos 6 Produto aéreo online 7 Produto aéreo off-line 11 Produto

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Edição no Android / Viva Video

Edição no Android / Viva Video Edição no Android / Viva Video Abra Editar no Viva Video Selecione a Câmera Selecione os clipes de vídeo que você quer editar CONCLUÍDO Cortar Vídeo Use os marcadores nos lados esquerdo e direito do clipe

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012

Sumário. Educação Matemática: Oficinas Didáticas com GeoGebra 2012 Sumário A Interface do GeoGebra...2 O menu do GeoGebra...3 Ferramentas de construção...4 LIÇÃO 1: Polígonos e ângulos...7 LIÇÃO 2: Retas perpendiculares e paralelas...11 LIÇÃO 3: Construindo gráficos...18

Leia mais

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL Volume 3 SET/2012 2 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL l Volume 3 Í Índice Capítulo 1 Dicas de Trânsito...3 Capítulo 2 Dicas de Alongamento...5 Capítulo 3 Saúde e Bem-estar...7 Capítulo 4

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 3

LibreOffice Calc: aula 3 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos LibreOffice Calc: aula 3 Apresentar a criação de um gráfico no LibreOffice

Leia mais

Manual para uso do PRAAT. 1. Baixar o PRAAT na página (há versões para Mac, Windows e LINUX)

Manual para uso do PRAAT. 1. Baixar o PRAAT na página  (há versões para Mac, Windows e LINUX) Manual para uso do PRAAT 1. Baixar o PRAAT na página http://www.praat.org (há versões para Mac, Windows e LINUX) 2. Baixe a versão para Windows (praat5328_win32.exe) 3. Depois de salvar o PRAAT em um diretório

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

INTEGRAÇÃO BLING DIRETRIZES E CONFIGURAÇÃO DE INTEGRAÇÃO

INTEGRAÇÃO BLING DIRETRIZES E CONFIGURAÇÃO DE INTEGRAÇÃO INTEGRAÇÃO BLING DIRETRIZES E CONFIGURAÇÃO DE INTEGRAÇÃO Sumário 1. Iniciando a Integração ANYMARKET > ERP Bling... 2 2. Taxa de Atualização... 4 3. Equivalência de Pedidos ANYMARKET > ERP Bling > ANYMARKET...

Leia mais

Cursos Online Microsoft

Cursos Online Microsoft Manual de Orientação Cursos Online Microsoft Orientações Gerais Parabéns, você está prestes a acessar uma plataforma da Microsoft com diversos cursos online para o seu aprimoramento na utilização de ferramentas

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TU3-S

Guia de Instalação Rápida TU3-S Guia de Instalação Rápida TU3-S35 1.01 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Instalação de Hardware 2 3. Acessando Dispositivos de Armazenamento no TU3-S35 5 Troubleshooting 6 Version 04.28.2010

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

PDV - Controle de Mesas

PDV - Controle de Mesas PDV - Controle de Mesas Objetivo: Cadastrar no Sistema as mesas que serão utilizadas posteriormente no PDV para o controle de mesas. Realizar a abertura, Reserva; Fechamento; Troca de mesas; Mapa de mesas.

Leia mais

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR Versão 1.1 Histórico de Versão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

Terminal Server Ilimitado Windows 2008

Terminal Server Ilimitado Windows 2008 1 de 5 09/01/2017 09:59 Terminal Server Ilimitado Windows 2008 Ola pessoal, este é mais um post para os administradores que desejam quebrar o limite de terminal server em seu Windows Server 2008 *, lembro

Leia mais

SUBIR LISTAS DE S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTA DE S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL

SUBIR LISTAS DE  S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTA DE  S SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL SUBIR LISTAS DE E-MAILS SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL INTRODUÇÃO Para cada envio que realizado pela ferramenta da All In Mail, é necessário que exista uma lista de e-mails armazenada. Sem a lista

Leia mais

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 DESCRIÇÃO Este documento explica todos os passos necessários para criar uma mala direta através do BrOffice Writer, e como resolver os principais

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TE. Projeto Instalação INT OP08 PBSL_105

Centro de Serviços Compartilhados TE. Projeto Instalação INT OP08 PBSL_105 Projeto Instalação INT OP08 PBSL_05 / 30 Manual de Instalação Lousa Interativa INT OP08 PBSL_05 Suporte Superior v..0 Pearson Sistemas Brasil Pearson, Centro de Serviços Compartilhados - Avenida Presidente

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

TUTORIAL. Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting

TUTORIAL. Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting TUTORIAL Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting Introdução O Dialux é uma poderosa ferramenta para simulação de projetos luminotécnicos e, para que o usuário possa explorar as inúmeras funções

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Manual de Operação CNC AD 90

Manual de Operação CNC AD 90 Manual de Operação CNC AD 90 Série: E CNC AD 90 1.0 Ligando a Máquina 1.1 Ligar a chave geral (esta chave encontra-se na parte frontal ou lateral do armário elétrico da máquina); 1.2 Acionar o botão VERDE

Leia mais

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma Módulo de Topografia Avançada Formatos. Esta ferramenta auxilia na criação de formatos para impressão, tais como: A0; A1; A2; A3 e A4. O acesso a este recurso está no menu suspenso Posição, Formatos: delas.

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais