UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI"

Transcrição

1 UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI TUTORIAL RHINOCEROS joystick Playstation 2 Semstre

2 Desenhando em Rhinoceros um controle PlayStation em Superfícies Design de Charlie Tang Análise do desenho O controle tem o corpo básico simétrico. Podemos modelar metade do corpo, espelhar e concluir desenhando os botões diferentes(direcionais e botões de ação).

3 Inicie em Top Plane. Desenhe, centrada na origen, uma circunferência. Circle(Curve/Circle/Curve, Radius) - Centrado na origem, com30mm. - Digite 0,0, Enter; - Digite D, Enter; - Digite 30, Enter. Usando Linhas como Guia. Line Segments(Cuver/Line/Line Segments) - Clique no Centro (ou digite 0,0 Enter); - Digite 22, Enter, puxe para a esquerda, Clique; - Digite 22, Enter, puxe para cima Clique;, Enter; No ponto superior da linha desenhe uma circunferência de 47mm Extrude(Surface/Extrude Planar Curve/strenght) - Selecione as circunferências, pressione Enter; - Digite 30, Enter. A partir da última linha guia, desenhe outra 45mm para a direita. CPlane Na Viewport Perspective, clique com o botão direito sobre o nome da Viewport( Perspective), corra até Set CPlane/Perpendicular to Curve e clique. Selecione a linha guia de 45 mm e clique na extremidade da direita, para criar um plano neste ponto. Neste novo plano desenhe o perfil que une os dois lados do controle. A parte menor mede 17,5 e o total e 44. A parte inferior do controle e mais bicuda.l

4 Trim(Edit/ Trim) - Selecione as duas a circunferência maior, Enter; - Clique na regiões a remover (no interior do círculo maior). - Repita a operação para cortar dentro da circunferência menor e na parte inferior dos círculos. Crie um plano paralelo ao Top Plane, 24 mm acima.

5 Centrado na mesma origem do círculo maior desenhe um arco, com 32 mm de raio. Como linhas guias, use uma de 27 mm como corda do círculo, na parte superior, e uma de 22 acima, com centro verticalmente alinhado com o centro do círculo (como na imagem). Arc(Curve/Arc/Center, Start, Angle) - Clique no centro do círculo maior; - Clique no inicio do arco; - Clique no fim do arco. A partir do arco desenhe, em Top Plane, uma linha com280 mm para baixo, e outra para a direita, de qualquer tamanho. Revolve( Surface/revolve) - Selecione o arco, Enter; - Clique no ponto da direita, clique no ponto da esquerda, para definir o eixo, - Clique no centro do arco e digite 8 (8 graus de revolução).

6 Desenhe duas linhas saindo das extremidades da linha guia (corda) de 27 mm e atravesse as pontas da superfície criada por revolução. Estrude, puxe com o mouse até a extremidade inferior da superfície revolvida. No Right Plane ViewPort você vê a superfície as últimas 3 superfícies criadas à direita. Saindo do topo a esquerda deste conjunto desenhe uma linha de comprimento 25 e com ângulo de -5 graus no sentido trigonométrico. Coordenadas Polares - Clique na origem indicada; - Digite 25, Enter; - Digite <5, e clique quando a posição de 5º trigonométrico, Enter. Extrude para atravessar as superfícies.

7 Mude a posição do plano frontal como Elevation, para o centro do círculo maior. Centrado no centro vertical da casca de cilindro desenho um arco que corte a parte inferior das superfícies desenhadas. Extrude passando pelas superfícies.

8 Na vista lateral desenhe uma curva que corte todas as superfícies na parte inferior, para fazer a curva onde inicia a empunhadura do controle. Use Curve/Interpolate Points. Clique em pontos que pertençam a curva que você deseja. Selecione a ferramenta Trim e corte todas as abas da superfície que sobram. Cuide para desenhar todas as superfícies se cruzando, sempre desenhe com abas sobrando, se estas faltarem, use a ferramenta Extend Surface. Dica: Você pode separar linhas e superfícies em Layers diferentes, isso facilita a manipulação de curvas e superfícies separadamente.

9 Coordenadas relativas: de coordenadas relativas), e as coordenadas. Com o CPlane elevado a 29 mm do CPlane padrão TOP, use Polyline, ou Segment Line e desenhe uma lin,ha que inicie no centro do círculo maior. Enter. Ao longo da linha desenhada defina o pano perpendicular. faça, mudando o plano ao longo da linha desenhe algumas elipses, para formar o perfil do cabo. No desenho foram usadas linhas guia da vista superior do controle, com ela controla-se o tamanho das elipses.

10 Linha que controla o ângulo do corpo Coincidência das elipses

11 Loft(Surface/Loft) - Clique em um ponto da elipse superior, -Clique em um ponto análogo nas próximas elipses, (em ordem) - Selecione Do Not Simplify. OBS: O software entende a sequência de cliques como caminho para a construção da superfície, desta forma deve-se clicar formando uma linha reta, sem torção para formar nosso perfil. Vamos fechar a ponta da empunhadura. Defina o plano de forma que corte o corpo ao meio, desenhe curvas (Interpolate Points)que façam o fechamento do corpo com tangentes. Use Loft e ligue as quatro linhas (cuidado a ordem e posição do clique). Selecione Closed Loft e Rebiuld with 10 control points, pressione Enter.

12 Para fechar a área inferior do controle (a parte onde vão os analógicos) vamos definir o CPlane paralelo ao plano TOP, 8 mm para cima. Desenharemos uma circunferência do igual ao tubo desenhado. Superfície por curva plana (Surface/Planar curve) - Selecione a curva, - Pressione Enter.

13 Corte o que sobrou do tubo. Defina o CPlane de forma que passe pelo centro do tubo maior. Utilize o recurso de corte (Trim) e corte todas as sobras de superfícies, para fazer um único corpo de tudo. Repita o processo de fechamento por curvas planares para a parte superior. Se for necessário desenhe o fechamento.

14 Se você tiver problema com o fechamento da ponta por loft, pode utilizar Surface / Rail Revolve. - Selecione uma das 4 curvas desenhadas, - selecione a elipse da borda anterior, - defina um eixo ortogonal ao plano da elipse.

15 Com todas as superfícies devidamente aparadas e fechadas vamos definir um sólido. Solid/Create Solid, selecione todas as superfícies e pressione Enter. FIllet(Solid/Fillet Edge/Fillet Edge) - Digite o valor do raio 1 mm, Enter - Selecione as arestas que receberão o raio, Enter.Em TOP, desenhe um sinal de + com os cantos arredondados. Com 31 de ponta a ponta e 13 de largura. Fillet (Curve/Fillet Curves) - digite o raio (No nosso caso 1mm), Enter, - Clique nas duas arestas próximo ao vértice que receberá o arredondamento. Extrude com uns 3 ou 4 mm. Feche a parte inferior e arredonde as arestas internas. No centro do corpo de cilindro maior vamos criar uma linha para alinhar o sinal +. No centro, vertical para cima do plano desenhe uma.inha de 29,5mm. E oculte o Layer das superfícies. Move(Transform/Move) - Selecione a superfície +,Enter, - selecione o centro da superfície, - Clique na ponta da linha desenhada.

16 Copy(Transform/Copy) - Selecione o corpo, Enter, - Selecione um ponto de referência (o centro), - Clique no ponto de destino, no nosso caso copie no mesmo local de origem. Difference(Solid/Difference) - Selecione o corpo de +. - selecione o corpo em que se quer a cavidade, Enter. Na origem do plano TOP desenhe uma linha de referencia para o corpo dos operadores analógicos. A linha deve ter 42. Desenhe a partir da ponta superior do desenho abaixo e aplique Revolve com 360 graus de revolução.

17 ,5 Na mesma linha de referência, abaixo 10 mm da forma de revolução crie uma esfera. Sphere(Solid/Sphere/Cente, Radius) - clique no centro, - digite o raio, Enter. Dica(use linhas guia para encontrar o cento da esfera, use linhas guia sempre que necessário usar referências para desenho). Union (Solid/Union) - selecione os corpos a unir(a revolução e a esfera), Enter. Repita o procedimento para abrir uma cavidade no corpo (como para o + )

18 Com as técnicas aprendidas você pode desenhar os outros botões. Vamos copiar o corpo para fecharmos o controle. Desenho dos botões, aplicou-se o diference. Mirror (Transform/Mirror) - Selecione todos os corpos, Enter, - Desenhe o eixo que cruze a lateral direita de nosso desenho. Aplique Union nos dois corpos, para formar um único. Botões direcionais foram construídos com Polar Arrei, no menu Transform. Desenhando um controle PlayStation em Superfícies Com todos os comandos aprendidos você já pode melhorar o desenho construído até agora. Estude e repita a modelagem para diferentes corpos e preste atenção nas diferentes estratégia de desenho, pois isto o ajudará a melhorar os desenhos com o tempo e diminuirá o tempo de modelagem. Bom estudo.

19

TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO

TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA CURSO DE DESIGN COMPUTAÇÃO GRÁFICA I ALUNA: SARA RÖPKE TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO 1) Abrir nas vistas Front e Right, como Background,

Leia mais

Trabalho Final Tutorial para modelagem Controle de Playstation 3 no Rhino

Trabalho Final Tutorial para modelagem Controle de Playstation 3 no Rhino Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica Curso de Design Visual Disciplina de Computação Gráfica I Aluno Leonel Zarpelon Trabalho Final Tutorial para modelagem

Leia mais

Tutorial Secador de Cabelo

Tutorial Secador de Cabelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica Computação Gráfica I PLES Aluna Marianne Gaspary Tutorial Secador de Cabelo Este tutorial tem

Leia mais

Tutorial Relógio de Engrenagens

Tutorial Relógio de Engrenagens Tutorial Relógio de Engrenagens Tamires Daiane Souza Melo Computação Gráfica I Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instruções: Este tutorial apresenta um detalhamento dos passos realizados na modelagem

Leia mais

Formula 1 Race Car (2014)

Formula 1 Race Car (2014) Formula 1 Race Car (2014) TUTORIAL Ricardo Henrique Viana dos Santos Computação Gráfica I Design de Produto UFRGS - 11/12/14 INÍCIO A fim de se modelar o carro de formula 1, é preciso primeiro adquirir

Leia mais

Tutorial Relógio Rhinoceros

Tutorial Relógio Rhinoceros Tutorial Relógio Rhinoceros Bruna Message Migliavacca 172777 CG I - PLES UFRGS FEV/2011 Abrir o programa Rhinoceros com a configuração Small Objects - Centimeters Começaremos o desenho pelo círculo central

Leia mais

TUTORIAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA - LIXEIRA

TUTORIAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA - LIXEIRA TUTORIAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA - LIXEIRA 01 Selecione a curva A, na camada LINHAS CORPO. 02 Faça uma cópia da curva A 20cm a cima na viewport da direita. 03 Usando a curva A, use o comando Extrude Curve e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ Computação Gráfica 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ Computação Gráfica 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ 03071 - Computação Gráfica 1 Aluna: Patrícia Ugalde Professor: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

ARCOS CAD. bhttp://www.mat.uel.br/geometrica/cad/a8amat44.dwg

ARCOS CAD.  bhttp://www.mat.uel.br/geometrica/cad/a8amat44.dwg 1 1. INTRODUÇÃO. ARCOS CAD Nesta aula você aprenderá a construir arcos arquitetônicos compostos por arcos de circunferência utilizando os princípios da tangência e concordância. Nesta aula você aplicará

Leia mais

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava TUTORIAL 15 SHEET METAL Modelando uma trava O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

Figura Uso de coordenadas polares

Figura Uso de coordenadas polares INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O CAD trabalha com dois sistemas de coordenadas. O sistema de coordenadas cartesianas (Figura) e o sistema de coordenadas polares (Figura). No sistema de coordenadas cartesianas,

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

APOSTILA 3D (notas de aula)

APOSTILA 3D (notas de aula) PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 3D (notas de aula) Prof a. Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco Porto Abril 2010 1 Professores Prof a Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco

Leia mais

Tutorial de desenvolvimento: Mario

Tutorial de desenvolvimento: Mario Tutorial de desenvolvimento: Mario Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica Cursos de Design Design Visual Computação Gráfica I Docente: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Tutorial Parafusadeira Black & Decker

Tutorial Parafusadeira Black & Decker Tutorial Parafusadeira Black & Decker POR DIOGO MIRANDA Passo 1 Fotografias: Ajuste as duas fotografias nas vistas ortográficas como indicado nas fotos, a imagem lateral guiará todo o trabalho basicamente,

Leia mais

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28

Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Tutorial de modelagem da Lixeira Z28 Departamento de Design e Expressão Gráfica Curso de Design de Produto Computação Gráfica I Professor: Sérgio Santos Aluno: Yoshinori Cássio Ebina Um arquivo com curvas

Leia mais

Ferramentas para edição

Ferramentas para edição Ferramentas para edição Edge Fillet (Arredondamento) 1. Selecione o ícone Edge fillet 2. Defina o raio no campo Radius e selecione as bordas do sólido que será aplicado o arredondamento. Para aplicar em

Leia mais

C O M P U T A Ç Ã O G R Á F I C A I 2016/1 L u í s a B a r t z s c h L u d w i g. TUTORIAL WIRT Over The Garden Wall

C O M P U T A Ç Ã O G R Á F I C A I 2016/1 L u í s a B a r t z s c h L u d w i g. TUTORIAL WIRT Over The Garden Wall C O M P U T A Ç Ã O G R Á F I C A I 2016/1 L u í s a B a r t z s c h L u d w i g TUTORIAL WIRT Over The Garden Wall PÉS E PERNAS Abrir o grupo de camadas PÉS, selecionar para camada atual PÉS, ligar a

Leia mais

Desenho auxiliado por computador

Desenho auxiliado por computador Desenho auxiliado por computador Erase Finalidade O comando Erase apaga um objeto. Também corresponde à tecla Delete quando selecionado um objeto. Comandos de Construção Line (L) Finalidade O comando Line

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Autocad 2006 Outras ferramentas 3D

Autocad 2006 Outras ferramentas 3D Autocad 2006 Outras ferramentas 3D 1 Múltiplas janelas Ou digite vports. Ou, vá à opção View viewports... Polilinhas em 3D Digite 3dpoly. Ou vá à Draw 3D polyline. Para desenhá-la no espaço, eixo Z, digite

Leia mais

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática

Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA III Semana Acadêmica de Matemática Algumas Possibilidades do Uso do GeoGebra nas Aulas de Matemática Profª Lahis Braga Souza Profª Thais Sena de Lanna Profª Cristiane Neves

Leia mais

DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS

DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS Para criar linhas, polígonos, sólidos ou outros objetos, sempre teremos que informar o Rhino o ponto de partida e o ponto final. Tais pontos podem ser criados

Leia mais

Aula 4 Leitura e Interpretação de Desenhos Pearson Education do Brasil. Todos os direitos reservados.

Aula 4 Leitura e Interpretação de Desenhos Pearson Education do Brasil. Todos os direitos reservados. Aula 4 Leitura e Interpretação de Desenhos slide 1 reservados. Definição e Pré- Requisitos Ler um desenho significa entender a forma espacial do objeto representado O principal pré-requisito para fazer

Leia mais

Esta opção é utilizada para desenhar círculos, arcos, elipses, e outros grupos curvilíneos.

Esta opção é utilizada para desenhar círculos, arcos, elipses, e outros grupos curvilíneos. Curvas Esta opção é utilizada para desenhar círculos, arcos, elipses, e outros grupos curvilíneos. Curvas são desenhados normalmente no sentido contra-o-relógio, a menos que o interruptor [Horário] esteja

Leia mais

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 4. Edição de objetos http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno Damasceno www.damasceno.info -- damasceno12@hotmail.com Google: Google: Blender Blender

Leia mais

PROJETO TRANSFORMAÇÕES PONTUAIS

PROJETO TRANSFORMAÇÕES PONTUAIS Colégio Pedro II Campus Realengo II Informática Educativa 2015 9º ano Professores: Sônia Sá Vianna (Desenho Geométrico), Simone da Costa Lima, Érika Santana e Alexandra Alves (informática Educativa) PROJETO

Leia mais

Obrigado por utilizar o Sistema GeoOffice! Com certeza seus trabalhos ganharão maior agilidade e eficiência.

Obrigado por utilizar o Sistema GeoOffice! Com certeza seus trabalhos ganharão maior agilidade e eficiência. Obrigado por utilizar o Sistema GeoOffice! Com certeza seus trabalhos ganharão maior agilidade e eficiência. 1 Como cadastrar um equipamento Na barra de menus clicar em Arquivo,Opções,Equipamentos,Novo.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Computação Gráfica I 2012/2 Professor: Sérgio Leandro dos Santos Aluno: Paul Richard Mayer Aqui vamos ver, um dos, muitos métodos para se modelar um carro no Rhino

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Autodesk 3ds Max - Primitivas

Autodesk 3ds Max - Primitivas Autodesk 3ds Max - Primitivas Primitivas O que são? Primitivas são geometrias (ou figuras geométricas) parametrizadas que o 3ds Max possui para que seu usuário possa criar modelos usando essas geometrias

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO

CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO CURSO DE CAPACITAÇÃO O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA REDE MUNICIPAL DE GURUPI TO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 3 2. SELEÇÃO DE PONTOS PRECISOS EM OBJETOS

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 3 2. SELEÇÃO DE PONTOS PRECISOS EM OBJETOS TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 3 1. SISTEMA DE COORDENADAS 2. SELEÇÃO DE PONTOS PRECISOS EM OBJETOS 3. ALGUNS COMANDOS DE EDIÇÃO E CRIAÇÃO 1. SISTEMA DE COORDENADAS O universo de desenho do

Leia mais

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Definição e Pré-Requisitos Ler um desenho significa entender a forma espacial do objeto representado no desenho bidimensional resultante das projeções ortogonais.

Leia mais

Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D. Modelando uma residência

Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D. Modelando uma residência Curso de Arquitetura e Urbanismo - Disciplina d Informática Aplicada à where design connectsa Tutorial de AutoCAD 2000 para Windows módulo 3D Modelando uma residência Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre SEGMENTOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.3d SEGMENTOS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre SEGMENTOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.3d SEGMENTOS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. SEGMENTOS CAD Nesta aula você aprenderá a dividir um segmento em partes iguais e também a inserir em cada divisão um desenho qualquer. Este exercício é muito útil em projetos de arquitetura,

Leia mais

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto.

No desenvolvimento deste guião, procure sempre colocar as denominações referidas em cada ponto. 1 Este 3º guião contém atividades elementares com a finalidade de favorecer o reconhecimento e a consolidação das funções de algumas ferramentas do programa de geometria dinâmica Geogebra. Neste guião,

Leia mais

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Comandos Draw As primitivas geométricas são os elementos geométricos que compõem um desenho. Entre elas, podemos citar linhas, arcos, textos, círculos, etc. Esses comandos estão no menu Draw e alguns deles

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA COMEÇANDO A DESENHAR. Professor: João Carmo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA COMEÇANDO A DESENHAR. Professor: João Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA COMEÇANDO A DESENHAR Professor: João Carmo Ao trabalhar com o AutoCAD, começaremos com o comando Line.

Leia mais

TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2

TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2 TROMPETE ARQ03071 BRUNA TOGNI TUTORIAL DE RHINOCEROS 2014/2 Você receberá um arquivo com as curvas necessárias para modelar o o trompete. Esse tutorial fornecerá os passos para que você construa as partes

Leia mais

1. Encontre a equação das circunferências abaixo:

1. Encontre a equação das circunferências abaixo: Nome: nº Professor(a): Série: 2ª EM. Turma: Data: / /2013 Nota: Sem limite para crescer Exercícios de Matemática II 2º Ano 2º Trimestre 1. Encontre a equação das circunferências abaixo: 2. Determine o

Leia mais

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS. Tutorial de Teste

INSTRUMENTOS PARA TESTES ELÉTRICOS. Tutorial de Teste Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Disjuntor Marca: xxx Modelo: xxx Ferramenta Utilizada: CE-6006 ou CE-6003 Objetivo: Teste do tempo da abertura/fechamento desde o comando da ação até a abertura/fechamento

Leia mais

ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D

ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D ESTUDANDO MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA UTILIZANDO AS JANELAS CAS E 3D Ministrantes: Bruno Santos Pereira, Ellen Cristina Barbosa dos Santos, Marrythiely Rodrigues Oliveira, Lucas Diêgo de Lima,

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 4.2.1 Criação de Splines (continuação) Circle Spline Create panel > Shapes > Splines > Object Type > Circle Create menu > Shapes > Circle Use Circle para criar splines circulares fechadas feitas de quatro

Leia mais

SolidWork - 2006 SOLIWORKS 2006

SolidWork - 2006 SOLIWORKS 2006 SOLIWORKS 2006 Capitulo I INTRODUÇÃO SolidWork - 2006 ÍNDICE 1 Conceitos básicos 03 2 Abrindo o ambiente de trabalho 04 Capitulo II TRABALHANDO EM PART 1 Conhecendo o ambiente 05 2 Extruded Boss/Base e

Leia mais

PROJETISTA DE ARQUITETURA

PROJETISTA DE ARQUITETURA PROJETISTA DE ARQUITETURA Autocad 2D e 3D: Descrição: AutoCAD é um software do tipo CAD - computer aided design (projeto com ajuda de computador) - criado e comercializado pela Autodesk. É utilizado principalmente

Leia mais

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas

Introdução ao SolidWorks (I): Funcionalidades Básicas Introdução ao SolidWorks (I): João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Bibliografia n SolidWorks 2014 Teacher Guide SolidWorks n SolidWorks 2014 Student Workbook SolidWorks n Help da aplicação

Leia mais

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana

Notas de Aula AutoCad Prof. Sérgio Viana Área de Trabalho Juntamente com a área de trabalho, poderão estar abertas algumas barras de ferramentas nas laterais da tela, que servem de suporte ai desenho. Janelas de Comandos Figura 1 Área de trabalho

Leia mais

Dimensão do desenho Escala Dimensão da peça 1: : :1 24 1:2

Dimensão do desenho Escala Dimensão da peça 1: : :1 24 1:2 Questão 01 A NBR 8403/84 padroniza a aplicação de linhas em desenho técnico. Segundo essa norma, se ocorrer coincidência de duas ou mais linhas de diferentes tipos, devem ser observados os seguintes aspectos,

Leia mais

Este trabalho foi licenciado com a Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada

Este trabalho foi licenciado com a Licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada 1. Introdução Definição: Parábola é o lugar geométrico dos pontos do plano cujas distâncias entre uma reta fixa, chamada de reta diretriz, e a um ponto fixo situado fora desta reta, chamado de foco da

Leia mais

Profª.. Deli Garcia Ollé Barreto

Profª.. Deli Garcia Ollé Barreto CURVAS CÔNICAS Curvas cônicas são curvas resultantes de secções no cone reto circular. Cone reto circular é aquele cuja base é uma circunferência e a projeção do vértice sobre o plano da base é o centro

Leia mais

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula AULAS 01 a 03 Apresentando o AutoCAD. O AutoCAD é um software da Autodesk muito utilizado para fazer desenhos de projetos de engenharia e arquitetura

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes)

AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) AULA_04 - Modelagem features básicas sólidos de revolução (protusões e cortes) Observação: Os passos 1 a 5 podem ser iguais aos abordados na AULA_03 Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões

Leia mais

RETAS E ARCOS Prof. Robson Naoto Shimizu

RETAS E ARCOS Prof. Robson Naoto Shimizu CONCORDÂNCIA ENTRE RETAS E ARCOS Prof. Robson Naoto Shimizu O QUE É? Concordar duas linhas, de mesma ou diferente espécie, é reuni-las de forma que nos pontos de contato se possa passar de uma para

Leia mais

Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal

Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal Tutorial Autodesk Inventor Sheet Metal Flange transitada Esboço A operação Flange transitada proporciona uma forma de criar seções de transição no modelo. Elas podem ser a única operação (ou a operação

Leia mais

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO 52 O GeoGebra oferece em sua instalação padrão um conjunto de ferramentas acessíveis por meio da Barra de Ferramentas e um conjunto com comandos que permitem construir objetos, realizar transformações,

Leia mais

Modelando um Rinoceronte no Max

Modelando um Rinoceronte no Max tutorial por Fabio S. D'A. Forti Modelando um Rinoceronte no Max F ora o bom conhecimento técnico do software utilizado, o mais importante quando vamos modelar, texturizar ou animar alguma coisa que existe

Leia mais

Construindo recursos procedimentais

Construindo recursos procedimentais Construindo recursos procedimentais Número da Publicação spse01535 Construindo recursos procedimentais Número da Publicação spse01535 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e

Leia mais

MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS

MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS MINI-CURSO Geometria Espacial com o GeoGebra Profa. Maria Alice Gravina gravina@mat.ufrgs.br Instituto de Matemática da UFRGS Neste minicurso vamos trabalhar com os recursos do GeoGebra 3D e discutir possibilidades

Leia mais

Curso de Treinamento no Solid Edge

Curso de Treinamento no Solid Edge Curso de Treinamento no Solid Edge Versão 17.0 Módulo 5 - Construindo Features Especiais - I Editores: Prof. Dr.-Ing. Klaus Schützer Marcelo Soares da Silva Laboratório de Sistemas Computacionais Faculdade

Leia mais

REVOLVE / MASSPROP EXEMPLO DIDÁTICO 17.1

REVOLVE / MASSPROP EXEMPLO DIDÁTICO 17.1 UNVERSDADE PRESBTERANA MACKENZE ESCOLA DE ENGENHARA REVOLVE / MASSPROP O processo de revolução consiste na criação de sólidos 3-D a partir da revolução de um objeto 2-D em torno de um eixo. Pode-se revolver

Leia mais

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa 0. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup? Nome de usuário: coloque nome da escola e número da turma. Exemplo: Weingartner64 Senha: nome

Leia mais

Mosaicos com o Superlogo

Mosaicos com o Superlogo Mosaicos com o Superlogo Mauri Cunha do Nascimento Depto de Matemática, FC, UNESP 17033-360, Bauru, SP E-mail: mauri@fc.unesp.br Gabriela Baptistella Peres Aluna do Curso de Licenciatura em Matemática,

Leia mais

Capítulo. Primeiros passos. Pingente Geométrico. Passo-a-passo

Capítulo. Primeiros passos. Pingente Geométrico. Passo-a-passo S I T Á R G d a o l Down 3. p a C do Capítulo 3 Primeiros passos Neste capítulo você aprenderá os primeiros passos da modelagem no Rhino. Através de três modelos simples explicaremos os comandos básicos

Leia mais

Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões e cortes) _WF_3

Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões e cortes) _WF_3 AULA_03 Modelagem features básicas sólidos extrudados (protusões e cortes) _WF_3 1 Iniciar o ProE e selecionar o diretório de trabalho com (Set Working Directory). Neste exemplo o diretório selecionado

Leia mais

Desenho Técnico. Cortes, seções, encurtamento e omissão de corte. Caderno de Exercícios Desenho Técnico 1

Desenho Técnico. Cortes, seções, encurtamento e omissão de corte. Caderno de Exercícios Desenho Técnico 1 Desenho Técnico 2 Cortes, seções, encurtamento e omissão de corte CORTES Em desenho técnico, o corte de uma peça é sempre imaginário. Ele permite ver as partes internas da peça. Na projeção em corte, a

Leia mais

UARCA-E.U.A.C. Escola Universitária de Artes de Coimbra

UARCA-E.U.A.C. Escola Universitária de Artes de Coimbra GDI - Geometria Descritiva I Exercícios práticos para preparação da frequência de semestre. Objectivos: Estes exercício-tipo, pretendem por um lado apresentar uma minuta, uma definição de exercício-tipo

Leia mais

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD

arquitetura Alguns procedimentos no software ProgeCAD Alguns procedimentos no software ProgeCAD Os procedimentos ilustram diversas formas de criar alguns elementos de uma planta baixa. Lembre-se que este procedimento é simplificado. Não traz todas as minúcias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID Atividade nº 2 Oficina de Geometria Analítica com uso

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Computação Gráfica - OpenGl 02

Computação Gráfica - OpenGl 02 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - OpenGl 02 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Importante!! A forma e o número de segmentos de cada seção influirá diretamente nesta função.

Importante!! A forma e o número de segmentos de cada seção influirá diretamente nesta função. Capítulo 4- Funções complementares de modelagem - I 1 Loft Este comando interpola seções. Como em todas as opções da modelagem, inicialmente desenhe os contornos. Acesse o loft e em seguida selecione as

Leia mais

Cilindro. MA13 - Unidade 23. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT

Cilindro. MA13 - Unidade 23. Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT Cilindro MA13 - Unidade 23 Resumo elaborado por Eduardo Wagner baseado no texto: A. Caminha M. Neto. Geometria. Coleção PROFMAT Cilindro Em um plano H considere uma curva simples fechada C e seja r uma

Leia mais

Construindo recursos de tratamento

Construindo recursos de tratamento Construindo recursos de tratamento Número da Publicação spse01530 Construindo recursos de tratamento Número da Publicação spse01530 Notificação de Direitos Limitados e de Propriedade Este software e a

Leia mais

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas:

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas: GeoGebra: Guia Rápido GEOGEBRA GUIA RÁPIDO O GeoGebra é um programa educativo de Geometria Dinâmica que permite construir, de modo simples e rápido, pontos, segmentos de reta, retas, polígonos, circunferências,

Leia mais

3º ANO DO ENSINO MÉDIO. 1.- Quais são os coeficientes angulares das retas r e s? 60º 105º. 0 x x. a) Escreva uma equação geral da reta r.

3º ANO DO ENSINO MÉDIO. 1.- Quais são os coeficientes angulares das retas r e s? 60º 105º. 0 x x. a) Escreva uma equação geral da reta r. EXERCÍCIOS DE REVISÃO 3º BIMESTRE GEOMETRIA ANALÍTICA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 1.- Quais são os coeficientes angulares das retas r e s? s 60º 105º r 2.- Considere a figura a seguir: 0 x r 2 A C -2 0 2 5

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Ficha 2 Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Operações Básicas o Introdução e edição de dados; o Inserir uma folha de cálculo; Conteúdos o Inserir colunas e linhas; o Efetuar cálculos simples, utilizando

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais

Criação de Roscas. Este Tutorial é destinado à criação de roscas através dos comandos HELIX AND SPIRAL e CUT SWEEP.

Criação de Roscas. Este Tutorial é destinado à criação de roscas através dos comandos HELIX AND SPIRAL e CUT SWEEP. Criação de Roscas Este Tutorial é destinado à criação de roscas através dos comandos HELIX AND SPIRAL e CUT SWEEP. Como exemplo crie um cilindro de 120mm de diâmetro por 300mm de comprimento extrudado

Leia mais

Exercícios Resolvidos Esboço e Análise de Conjuntos

Exercícios Resolvidos Esboço e Análise de Conjuntos Instituto uperior Técnico Departamento de Matemática ecção de Álgebra e Análise Eercícios Resolvidos Esboço e Análise de Conjuntos Eercício Esboce detalhadamente o conjunto descrito por = {(,, ) R 3 :,,

Leia mais

APOSTILA DE COMANDOS BÁSICOS

APOSTILA DE COMANDOS BÁSICOS 1. Desenhando com a Barra - DRAW 1.1. LINE - LINHAS - Indique um ponto para iniciar sua linha (clique). - Indique o ponto final - a tecla força a linhas ortogonais, neste momento podese colocar as

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

Geometria Analítica II - Aula

Geometria Analítica II - Aula Geometria Analítica II - Aula 0 94 Aula Coordenadas Cilíndricas e Esféricas Para descrever de modo mais simples algumas curvas e regiões no plano introduzimos anteriormente as coordenadas polares. No espaço

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

PLANO DE AULA Autora: Descritor: Série: Número de aulas previstas: Conteúdos: Objetivos:

PLANO DE AULA Autora: Descritor: Série: Número de aulas previstas: Conteúdos: Objetivos: PLANO DE AULA Autora: Professora Rosa Descritor: Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos Série: 8º ano Número de aulas previstas: 15 aulas Conteúdos: Elementos

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ITABUNA - BA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: EXPRESSÕES GRÁFICAS Professor: Valdir R. Santos Eng. Civil - Crea: BA67342/D AUTOCAD ATIVIDADE DE DESENHO DA UNIDADE

Leia mais

Instalação Silhouette Studio

Instalação Silhouette Studio Manual Silhouette Cameo - Instalação - Corte Simples - Corte com registro 31 3279 1050 - www.tmt.net.br Instalação Silhouette Studio Crie sua arte no CorelDraw ou Illustrator, utilizando contorno preto,

Leia mais

Introdução pg. 3. Interface do MAYA pg. 4. Criando um PS3 pg. 9. Melhorando o formato pg. 11. Modelando a Base pg. 17

Introdução pg. 3. Interface do MAYA pg. 4. Criando um PS3 pg. 9. Melhorando o formato pg. 11. Modelando a Base pg. 17 Sumário Introdução pg. 3 Interface do MAYA pg. 4 Criando um PS3 pg. 9 Melhorando o formato pg. 11 Modelando a Base pg. 17 Modelando a parte de cima pg. 21 Escrevendo no MAYA pg. 24 Posicionando os Logos

Leia mais

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA:

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA: PERSPECTIVA ISOMÉTRICA: Trata-se de uma projeção cilíndrica (paralela), em que o observador supostamente se encontra no infinito. Esta característica particular não permite que perspectiva apresente os

Leia mais

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Tutorial 6 Solid Works No SolidWorks peça para abrir uma nova montagem. Peça para cancelar o início da montagem. Clique na seta abaixo do ícone Inserir componentes

Leia mais

CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1. CAPÍTULO 2 Sistemas de Coordenadas Retangulares 9. CAPÍTULO 3 Retas 18

CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1. CAPÍTULO 2 Sistemas de Coordenadas Retangulares 9. CAPÍTULO 3 Retas 18 Sumário CAPÍTULO 1 Sistemas de Coordenadas Lineares. Valor Absoluto. Desigualdades 1 Sistema de Coordenadas Lineares 1 Intervalos Finitos 3 Intervalos Infinitos 3 Desigualdades 3 CAPÍTULO 2 Sistemas de

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

VISUALIZAÇÃO. Representação (bidimensional) de Objetos (tridimensionais)

VISUALIZAÇÃO. Representação (bidimensional) de Objetos (tridimensionais) 1 VISUALIZAÇÃO Como habitantes de um mundo tridimensional, temos grande facilidade para lidar com o mundo bidimensional da Geometria Plana. Modelos concretos para os objetos com que lidamos na Geometria

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula; Segunda

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais