A minha pátria é a minha língua.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A minha pátria é a minha língua."

Transcrição

1 A minha pátria é a minha língua. 1ª Edição

2

3 Índice O MBA Atlântico 05 Rede Católica 07 Estrutura Curricular e Organização 13 A Plataforma para o mundo empresarial 15 Alunos 27 Parceiros 72 Com o alto patrocínio de sua excelência Em fase formal de aprovação

4 Álvaro Nascimento Diretor da Faculdade de Economia e Gestão Diretor da EGE Escola de Gestão Empresarial Universidade Católica Portuguesa, Porto A nossa ambição é criar um MBA de referência em língua portuguesa, ligando países que partilham um passado histórico comum, capaz de respeitar e promover a diversidade social e cultural de cada um. É um instrumento para uma rede de diplomacia económica que contribui para o desenvolvimento económico, o aprofundamento das relações entre os povos e o bem estar. O MBA Atlântico é um espaço de cooperação, entre estudantes, professores, universidades e empresas: marca indelével da matriz de identidade humanista e cristã dos parceiros que lideram a iniciativa. A rede de Universidades Católicas que o suporta representa um ativo de cultura, partilha de conhecimento e espírito de missão, sem par a nível mundial. A dimensão cultural nos negócios e nas organizações é a pedra angular do MBA Atlântico. A nossa missão é formar futuros gestores de topo, com uma visão económica alargada do mundo lusófono, induzida pela vivência plena da sua diversidade cultural e aproveitando o principal ativo que nos une a língua portuguesa, que é também a nossa cultura. Esta rede de diplomacia económica e o conhecimento adquirido sobre as dinâmicas locais dos negócios distinguem o MBA Atlântico, tornando-o incontornável para as empresas que escolhem como estratégia de competitividade e afirmação internacional, uma presença forte através do mundo da lusofonia. O primeiro grupo de alunos, que agora conclui os seus estudos, tem a honra e a responsabilidade de ser o fiel depositário de um projeto que começou com um sonho e a paixão para fazer mais e melhor. Hoje, adquirem o estatuto único de embaixadores do MBA Atlântico e constituem o embrião de uma rede multicultural de relações e contatos profissionais e empresariais sem precedentes!

5 3 Dirceu de Melo Reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo A integração, no campo do ensino superior, de Universidades situadas em continentes distintos mas marcadas pelo mesmo espírito cristão-católico, é acontecimento de particular importância e destaque. É a essa realidade que estão prestes a chegar a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Católica de Angola e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Justino de Pinto Andrade Diretor da Faculdade de Economia e Gestão Universidade Católica de Angola A formação de quadros altamente qualificados é fundamental para o desenvolvimento. Nós, Universidade Católica de Angola, apostamos firmemente nesse desígnio, em parceria com aqueles que connosco partilham a história, implementando o MBA Atlântico.

6

7 5 O MBA atlântico Rota da Lusofonia Uma única turma de 22 alunos, selecionados entre três países (Angola, Brasil e Portugal), proporcionando uma vivência plena de diversidade cultural no mundo lusófono, através da imersão, durante um ano, nos três continentes, expondo-os às realidades políticas, sociais e económicas locais. Missão A minha pátria é a minha língua A missão do MBA Atlântico é formar gestores de topo vocacionados para a internacionalização através do espaço da língua portuguesa. Visão Um MBA de referência ligando três continentes, ancorado nos países de expressão portuguesa com vista à construção de uma rede de líderes empresariais que escolhem o mundo da lusofonia como veículo de afirmação e concorrência à escala global.

8 3 0 Trimestre - Porto 1 0 Trimestre - Luanda 2 0 Trimestre - São Paulo

9 7 Rede Católica Universidade Católica Luanda A Universidade Católica de Angola (UCAN) é uma Universidade privada, com sede em Luanda, tendo iniciado a sua atividade letiva em Atualmente oferece 10 licenciaturas, repartidas pelas Faculdades de Ciência Humanas, Direito, Economia, Gestão e Engenharia. A Escola de Pós-Graduações da UCAN foi criada no ano de 2008 e tem como objetivo ministrar formação a nível académico de Doutoramentos; Mestrados e MBA s; com certificação académica; Cursos de especialização; Formação para Executivos de nível alto e intermédio; Formação intra-empresa. Foram já efetuadas ações de formação, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e a Faculdade de Economia e Gestão da UCAN, dirigidas a Executivos de nível superior.

10 8

11 9 Pontifícia Universidade Católica S. Paulo Fundada em 13 de agosto de 1946, a partir da junção da Faculdade de Filosofia e Letras de São Bento com a Faculdade Paulista de Direito, a PUC-SP foi reconhecida como Universidade no dia 22 de Agosto do mesmo ano. Além de possuir alguns dos melhores cursos de gradução e pós-graduação do Brasil, a PUC-SP vem contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino fundamental no país, através da formação de professores doutores e gestores, nas diversas áreas do conhecimento. Nos diversos ambientes académicos, pesquisas produzidas pela PUC-SP exercem influência e são tomadas como referência. Centro de estimulação inteletual, o rigor na produção do conhecimento, o compromisso com a sociedade e a qualidade de ensino são os pilares da proposta educacional da Universidade. A Universidade tem investido esforços na sua expansão para novas regiões, com os novos campus Santana e Barueri, além de ter projeto para ativar um campus no centro da Capital paulista. A PUC-SP tem-se projetado pela qualidade da formação oferecida aos seus 22 mil alunos, pela competência de seu corpo docente - composto por professores ativos, a maioria com título de doutor ou mestre e pela presença ativa no estudo e na discussão das grandes questões sociais.

12 10

13 11 Universidade Católica Portuguesa no Porto A Católica no Porto tem como missão produzir e partilhar conhecimento crítico e inovador seguindo uma matriz humanista em prol do bem comum. Pioneira, há 30 anos, na inovação do ensino em Portugal, com uma oferta transdisciplinar, possui um capital de conhecimento diversificado nas áreas das ciências sociais, engenharia e saúde. Fiel ao princípio da excelência no serviço para o desenvolvimento das pessoas e de uma comunidade coesa e sustentável, promove a transdisciplinaridade tendo em vista a inovação no ensino e na consultoria. A Escola de Gestão Empresarial é a escola de negócios da Universidade Católica no Porto, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal. É uma escola que conta com uma integração ibérica, através da parceria com a ESADE Business School de Barcelona. A Escola de Gestão Empresarial é herdeira da ampla experiência acumulada e reputação nacional e internacional dos seus parceiros, nas áreas académica e profissional.

14

15 13 Estrutura Curricular e Organização > Três trimestres, um em cada país. > Um total de 570 horas lecionadas pelos professores das três universidades e personalidades do mundo académico e empresarial. > Seminários com parceiros locais, visitas de estudo e projetos empresariais. > Realização de um projeto ao longo dos três trimestres, no qual os alunos terão a oportunidade de aplicar uma ou mais áreas estudadas ao caso concreto de uma empresa, organização, ou até mesmo situação ou problema mais genérico de gestão. Finanças Empresariais Marketing Estratégia Economia e geo-política Mercados e Concorrência Contabilidade Financeira Direito dos Negócios Análise e Planeamento Financeiro Gestão de Marcas Negociação Gestão de Operações e Qualidade Controlo de Gestão e Desempenho Empresarial Mercados Financeiros Internacionais Marketing Internacional Estratégias de Internacionalização Inovação e Tecnologia Reestruturação e Reorganização Empresarial Carreiras sem Fronteiras Liderança e Motivação

16

17 15 A Plataforma para o mundo empresarial O MBA Atlântico é um espaço de cooperação universidade-empresa, intensificando a transferência de conhecimento, promovendo a formação avançada de executivos e reforçando o enriquecimento profissional e networking. Neste programa, os alunos têm a oportunidade de viver de perto cada cidade, descobrindo mais sobre a dinâmica social, cultural e empresarial de cada uma. Esta é uma mais-valia no desenvolvimento da interação com as empresas locais que cooperam connosco, bem como para a optimização da formação de cada aluno. 9 parceiros empresariais dos mais variados setores de atividade em cada um dos três países, constituem um Conselho Consultivo que orienta a formação profissional e a inserção dos alunos do MBA Atlântico no mundo do trabalho.

18

19 Seminários > Deloitte > BFA > KPMG > Greenwich Consulting > Redonda > BCG > Brandia Central > EDP

20 Angola, Quedas de Kalandula

21 3 Países, 3 Continentes, 3 Realidades vividas de perto pelos alunos Visitas > Angola > Quedas de Kalandula > Pedras de Pungo Andongo > Chevron Cabinda > Banco Keve > Brasil > Bovespa > ESPM > Google > Mcdonalds > Natura > Visita à Pontifícia Universidade Católica do Chile > Associação Empresarial de Santo André > Portugal > BES > Fly London > Caves Ferreira > Inditex > PT Inovação > Sonae > Mota Engil

22 20 Angola, Pedras de Pungo Andongo Angola, Chevron Cabinda

23 21 Brasil, ESPM Visita à Pontifícia Universidade Católica do Chile

24 22 Brasil, Escola de Vila Néné Brasil, Bovespa

25 23 Brasil, Natura Brasil, Mcdonalds - Food Town

26 24 Portugal, Fly London Portugal, BES

27 25 Portugal, Caves Ferreira Espanha, Inditex Portugal, PT Inovação

28

29 MBA Atlântico Alunos 1ª Edição 2010/

30 28 Acredito na formação contínua e na importância da partilha de conhecimentos. Costumo dizer que o que não se sabe aprende-se. Considero-me uma pessoa verdadeira, dedicada e com uma dinâmica muito própria. Aceito desafios e o trabalho em equipa me atrai. Outras caraterísticas que me definem não menos importantes são o espírito de iniciativa, a capacidade de organização e o relacionamento interpessoal. Aprendi que a vida é uma sucessão de batalhas e é necessário estar disposta a enfrentar cada uma no seu tempo com a mente aberta para aceitar os resultados e colher as lições deles. Porém, nunca desisto de alcançar os objetivos a que me proponho. Abigail Rita Ataide Henriques A aluna Abigail Henriques teve um excelente desempenho no decorrer do curso que ministrei no programa MBA Atlântico em Luanda, Angola. A aluna participou ativamente em todas as aulas, dando relevantes contribuições e comentários sobre os assuntos tratados e tendo participado com alto envolvimento de todos os grupos de trabalho. Os seminários apresentados visaram avaliar o grau de inovação e criatividade dos alunos com o lançamento de novos produtos e de um plano de marketing completo sobre a inovação. O trabalho de grupo desta aluna e seus colegas comprovou a qualidade que possuem nestes requisitos de inovação e qualidade o que resultou num excelente seminário. Além disso foi possível perceber a capacidade de trabalhar rapidamente e com limitações de recursos o que foi propositadamente colocado como desafio no referido seminário em que todos os demais colegas também participaram. Importante notar que a aluna também demonstrou grande habilidade em trabalhar com grupos. Recomendo para atuar em organizações internacionais ou mesmo as nacionais que agregam diferentes culturas em seus quadros de colaboradores. Alexandre Las Casas Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

31 29 Nome Abigail Rita Ataide Henriques Idade 28 Nacionalidade Angolana Local de Residência Luanda, Angola Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Ago Atual Banco de Fomento de Angola Gerente Responsável de Centro de Investimento Fev.2005 Jun Ministério do Planeamento da República de Angola Técnica Supervisora do Instituto Nacional de Estatística FORMAÇÃO MBA Atlântico Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil, Universidade Católica Portuguesa - Fulltime 2005 Licenciatura em Economia Universidade Lusíada de Angola LÍNGUAS Nativo, Português Básico, Inglês

32 30 Atualmente, sou quadro da TAAG Angola Airlines. Preferencialmente, busco mais oportunidades de emprego na área financeira e de planeamento estratégico. Desde 2008 a trabalhar como consultor independente em estatística e análise económica e financeira de pequenas e médias empresas, entre os principais clientes, destaca-se a Fundação Open Society Angola cujo patrono é o Grupo Open Society Institute de George Soros. Faço parte de um grupo de estudos económicos criado em conjunto com colegas da Universidade Católica de Angola. Entre os trabalhos realizados até agora, destacam-se Pobreza e Desemprego em Angola e Petróleo: Fator de Desenvolvimento Económico ou de Retração da Economia Angolana. Para lazer, busco atividades como passeios a locais históricos e parques, teatro e cinema. Alexandre Ernesto da Costa António Conheço o Alexandre Ernesto da Costa António como aluno da Universidade Católica de Angola e durante os anos que foi meu aluno, obteve boas notas, tendo demonstrando uma capacidade de trabalho assinalável como estudante e excelente participação nas aulas. O Alexandre tem qualidades acima da média e um forte potencial que pode interessar a qualquer empregador. Para além de revelar interesse permanente em apoiar os outros, facilmente abraça desafios e tenta encontrar soluções para os problemas que se lhe colocam. Na cadeira de Mercados e Concorrência, o Alexandre elaborou de forma muito competente um trabalho prático sobre o mercado de TV por subscrição em Angola, o que lhe valeu uma das melhores notas da turma. Nesse trabalho revelou um grande esforço de investigação, recolha, organização e tratamento da informação. Pelo conhecimento que tenho do Alexandre da Costa António, posso confirmar tratar-se de uma pessoa séria, responsável e dedicada, gozando também de uma boa reputação junto da comunidade dos professores e estudantes da Universidade Católica de Angola. Em conclusão, recomendo o Alexandre da Costa António pelo reconhecimento das qualidades acima referidas. Vai com certeza acrescentar valor a qualquer organização que o empregue. Emílio Grion Docente da Universidade Católica de Angola

33 31 Nome Alexandre Ernesto da Costa António Idade 26 Nacionalidade Angolana Local de Residência Luanda, Angola Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Mar Jul Fundação Open Society Angola Consultor Estatístico Inserção de dados amostrais, interpretação e apresentação de relatórios finais de diversas pesquisas desenvolvidas na Fundação Jun Set J.A.G. Comércio Geral Consultor Financeiro Analista de viabilidade económica e financeira da empresa Abr Mai Universidade de Cambridge Técnico de pesquisa empresarial Recolha de dados amostrais de pequenas e médias empresas angolanas para um estudo sobre o Empreendedorismo em Angola FORMAÇÃO MBA Atlântico Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil, Universidade Católica Portuguesa - Fulltime 2009, Licenciatura em Economia Universidade Católica Angola LÍNGUAS Nativo, Português Básico, Inglês INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Curso médio de Contabilidade e Gestão, Instituto Médio de Economia de Luanda > Curso de Contabilidade Informatizada, Centro de Formação Profissional BBL Center > Utilizador assíduo do programa SPSS Statistics > Integrante de um grupo de pesquisa académica

34 32 Entre as minhas caraterísticas pessoais destacam-se: a adaptabilidade, o bom humor, o dinamismo, o bom relacionamento em geral e a facilidade em trabalhar em equipa. Procuro novos desafios profissionais na área de Gestão, nas suas diversas vertentes. O meu objetivo é colaborar, em um ambiente de trabalho, onde possa colocar em prática os meus conhecimentos, em favor da organização na qual irei integrar, objetivando sempre o benefício e o crescimento da mesma, assim como o meu crescimento profissional. Trabalhei como consultora júnior, na Vision Concept Lda, prestando aconselhamento na formação de novas estruturas empresariais em Angola. Participei também num projeto de pesquisa do Centre for Chinese Studies, da Universidade de Stellenbosch, África do Sul.. Vice- Presidente do Rotaract de Luanda. Interesses em Leitura, Música, Viagens, Atividades culturais, Cinema. Ana Cláudia Pinto de Andrade Em meus 26 anos de magistério passei por muitas experiencias marcantes, contudo, a convivência com o MBA Atlântico me surpreendeu ao extremo. Essa matiz multicultural entre o triângulo lusófono Angola Brasil Portugal demonstrou o quanto de criativo e de conhecimento pode ser produzido entre professores e alunos. Um exemplo dessa construção do saber foi conhecer Ana Cláudia Pinto de Andrade, discente de Luanda, formada em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Angola, que muito contribui, de forma extremamente profissional, em minhas aulas de Comunicação e Marketing oferecidas em São Paulo, no Campus de PUC-SP. São exemplos como o de Ana Cláudia que valorizam e somam cada vez mais no crescimento do MBA Atlântico, confirmando seu grande valor académico e profissional. José Palandi Júnior Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

35 33 Nome Ana Cláudia Pinto de Andrade Idade 28 Nacionalidade Angolana Local de Residência Luanda, Angola Telefone (PT) / (AO) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Vision Concept, Lda - Consultoria e Marketing Consultora Júnior Aconselhamento na formação de novas estruturas empresariais em Angola (empresas angolanas e estrangeiras); Elaboração de Estudos de Viabilidade Económica FORMAÇÃO MBA Atlântico Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil, Universidade Católica Portuguesa - Fulltime 2007 Licenciatura em Relações Internacionais Universidade Lusíada de Angola LÍNGUAS Nativo, Português Avançado, Inglês Intermédio, Francês INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Curso Certificado de Língua Francesa pela Alliance Française de Paris (2009) > Ex. Vice-Presidente do Rotaract de Luanda > Apoio à Lucy Corkin, Ex-Directora de Projectos do Centre for Chinese Studies, da Universidade de Stellenbosch (África do Sul), para o Working Paper, 2007: China s Engagement of África, Preliminary Scoping of African Case Studies. Patrocinado pela Fundação Rockfeller e pelo Centro de Estudos Chineses. > Participação no Fórum Mercado de Capitais, Luanda (2006). > Participação no Seminário sobre Planeamento Estratégico organizado pelo Centro de Apoio Empresarial Luanda (CAE). > Viagens culturais por 17 países, pelos 4 continentes. > Interesses em Leitura, Música, Viagens, Atividades culturais, Cinema.

36 34 No trabalho aprendi como fazer. Aqui, aprendi o porquê. Esta é uma frase que utilizo frequentemente para definir a experiência que tem sido fazer parte do MBA Atlântico. Depois de uma carreira de 10 anos na Rádio Nacional de Angola e 4 anos na banca em Angola, pretendo abraçar novos desafios, agora com uma visão aprofundada sobre o intraempreendedorismo e sobre a importância das ferramentas de gestão da performance das empresas e de profissionais. O trabalho na rádio e no Banco Africano de Investimentos e, atualmente, no Banco Espírito Santo Angola permiteme que continue a desenvolver uma forte capacidade de integração em equipa e de atuação em ambientes em constante mudança e forte pressão. Gosto de pensar na minha paixão pela literatura e pelo cinema, como duas artes que ajudam a apurar a nossa capacidade de observação. Nos tempos livres, dedico-me ao ténis e ao futebol. Foi muito gratificante a experiência de trabalhar com os alunos angolanos no MBA Atlântico. No contexto das sessões de Marketing Internacional, tive a oportunidade de lidar de perto com o António Coimbra da Costa. A capacidade de expressão oral é a principal característica do António. Tem uma excelente colocação de voz o que, aliado a sua amplitude de conhecimentos, fazem dele um orador excecional. Para além disso, o António é versátil em termos de raciocínio e manifesta conhecimentos sólidos em termos de gestão. Se a tudo isto somarmos a sua sensibilidade relacional apurada, temos um leque de aptidões de elevado valor acrescentado na organização onde levar à prática as suas competências. Susana Costa e Silva Docente da Universidade Católica Portuguesa António Coimbra da Costa

37 35 Nome António Coimbra da Costa Idade 31 Nacionalidade Angolana Local de Residência Luanda, Angola Telefone (PT) / (AO) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Ago Atual Banco Espírito Santo Angola Gestor de Comunicação Gestão da Relação com os Mídia e das Relações Institucionais ligadas à área de Responsabilidade Social. Jun Atual Rádio Nacional de Angola Editor/Analista de Processos Responsável pela edição de vários programas, com destaque para as áreas social e económica. Levantamento e Desenho de Processos Organizacionais Jan Abr Banco Africano de Investimentos Analista de Organização Análise e Desenho de Processos Organizacionais FORMAÇÃO MBA Atlântico Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil, Universidade Católica Portuguesa - Fulltime 2006 Licenciatura em Tradução e Administração Universidade Católica de Angola LÍNGUAS Nativo, Português Avançado, Inglês Básico, Francês

38 36 Considero-me empreendedor e com atitude positiva em tudo aquilo que faço. No último ano da Licenciatura em Gestão pela Universidade Católica de Angola fundei a minha própria empresa (indústria panificadora) e estive envolvido na gestão da mesma durante 2 anos. Foi o mesmo espírito de iniciativa que me levou a frequentar o MBA Atlântico. Durante 5 anos fui responsável pelo departamento de compras / importação de bens alimentares na empresa Entreposto Aduaneiro de Angola, E.P. Nos meus tempos livres pratico desporto - ginásio, ténis e natação, e tenho particular interesse pelo cinema e televisão, nomeadamente pelos documentários científicos. Castrício Dewer Ferreira de Castro Conheci o Castrício Castro no âmbito do módulo de Marketing Internacional da 1ª edição do MBA Atlântico. É um jovem muito promissor com quem tive oportunidade de trocar as mais variadas ideias, dado que partilhamos várias temáticas relacionadas com o marketing e o negócio internacional. A sua curiosidade natural aliada à experiência que detém na área das importações trouxe mais-valias muito importantes ao programa. O Castrício revelou-se um estudante muito empenhado, metódico e dedicado. Pôs em prática as suas competências orais e de liderança de equipa no âmbito das sessões de trabalho. Apresentou trabalhos de investigação aplicada muito meritórios, reveladores da sua elevada motivação, esmero, síntese e análise crítica. Não tenho dúvidas que a sua capacidade de trabalho é uma mais-valia de peso para qualquer organização. Susana Costa e Silva Docente da Universidade Católica Portuguesa

39 37 Nome Castricio Dewer Ferreira de Castro Idade 32 Nacionalidade Angolana Local de Residência Luanda, Angola Telefone (PT) / (AO) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 2005 Atual Entreposto Aduaneiro de Angola, E.P Chefe de Departamento de Compras Responsável pela Importação de bens alimentares Área de atuação da empresa: Soluções Logísticas MRCC, Lda Fundador e Sócio Gerente Área de ação da empresa: Indústria Panificadora FORMAÇÃO MBA Atlântico Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil, Universidade Católica Portuguesa - Fulltime 2004 Licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade Católica de Angola LÍNGUAS Nativo, Português Avançado, Inglês INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Curso de Inglês, Champion English School (Luanda, ); > Curso Como Estruturar um Departamento de Comercio Exterior (Cescomex 2007 São Paulo); > Feira de Comércio Internacional de Guangdzhou - China 2006; > Workshop Relações Comerciais Angola/EUA (Washington, D.C) 2007; > Feira de comércio Internacional SIAL (Paris 2008); > Atitude positiva na vida pessoal, familiar e profissional; > Tempos livres dedica-se à família, desporto (natação e ténis), cinema, leitura e televisão.

40 38 Nasci no Porto em 1979, mas por ter sido criada em Aveiro foi junto às suas salinas que criei as minhas raízes. Em 2004 licenciei-me em Engenharia Electrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro. Durante esse tempo, além da dedicação à minha formação na área, abracei um projecto próprio (Lan House) onde desenvolvi valências em gestão e relações interpessoais. Iniciei o meu percurso profissional em Lisboa, mas a minha paixão por conhecer novas pessoas e costumes levou-me até São Paulo, onde trabalhei um ano no âmbito do programa Inov Contacto. Já de volta a Portugal tenho tido a oportunidade de me envolver em diversos projetos na área das telecomunicações, mas sentia a necessidade de continuar a minha formação para dar melhor resposta aos desafios que surgiam. A aluna Cátia Felizardo, engenheira de formação, demonstrou uma especial apetência para as temáticas de Gestão e, em particular, da Gestão de Operações. Durante as análises de casos (em grupo) e discussões em aula, demonstrou capacidade analítica, competências de trabalho em equipa e capacidade de liderança. Em especial, demonstrou particular destreza na apreensão de novos conceitos e argúcia na sua aplicação a casos empresariais do mundo real. Em interações mais informais, ficou claro o seu à vontade e integração num ambiente internacional e multicultural. Em resumo, a aluna reúne excelentes condições para uma carreira nacional ou internacional de sucesso. Rui Soucasaux Sousa Docente da Universidade Católica Portuguesa Integrar o MBA Atlântico aliou a oportunidade de voltar a Angola e São Paulo com a excelência da formação, razões pelas quais recaiu sobre ele a minha escolha. A convivência com professores e empreendedores de reconhecido valor e a proximidade ao tecido empresarial de 3 países - Angola, Brasil e Portugal, permitem dizer que me tornei, pessoal e profissionalmente, melhor preparada para enfrentar a sociedade contemporânea e em permanente mudança. Cátia Susana Pinto Pêgo Felizardo

41 39 Nome Cátia Susana Pinto Pêgo Felizardo Idade 31 Nacionalidade Portuguesa/Angolana Local de Residência Aveiro, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Jan Atual PTInovação Eng. Telecomunicações Coordenação de projetos para a TMN: Anéis regionais e rede EoSDH Jan Dez InovContacto/PTInovação Brasil Estágio Logística, testes de aceitação de equipamentos e planeamento da rede de transmissão (VIVO) Ago.2005 Dez TecnoCBL Eng. Telecomunicações Gestão e operação da rede PLC (ONI) FORMAÇÃO MBA Atlântico Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil, Universidade Católica Portuguesa - Fulltime 2004 Licenciatura em Eng. Electrónica e Telecomunicações Universidade Aveiro LÍNGUAS Nativo, Português Avançado, Inglês Básico, Espanhol e Francês INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > ITIL V3 Essentials for IT Service Management V3; Rumos > Gestão de Projetos (São Paulo) > Curso de Logística e gestão industrial (Nível I);Univ. Aveiro > FCE First Certificate in English > Curso de mergulho Open Water; PADI

42 40 A experiência é uma coisa que você não consegue adquirir através do nada." (Oscar Wilde) O meu percurso académico e profissional foi essencialmente ligado à área financeira e económica, onde tive o prazer de trabalhar na banca de investimento em diversas áreas, tais como marketing e assessoria financeira. O MBA trouxe-me diversas experiências, tanto académicas como culturais e foi onde se reforçou a minha grande paixão por finanças. Estas experiências permitiram um desenvolvimento nas aptidões e competências organizacionais, as quais caraterizam-me como um profissional voltado para o trabalho em equipa, com facilidade de adaptação a diversos ambientes, capacidade de comunicação, integridade e liderança. Tive também a oportunidade de fazer alguns trabalhos de voluntariado, o que me proporcionou um grande desenvolvimento de reflexão interior. Estas experiências fulcrais para o meu desenvolvimento intelectual e como ser humano contribuíram para uma postura mais reflexiva diante do mundo e também das situações do dia-a-dia de uma empresa, além de ampliarem as habilidades de relacionamento e de se refletirem diretamente na atuação e no desempenho profissionais. O Daniel Alexandre Gomes Cardoso foi meu aluno na disciplina de Análise e Planeamento Financeiro, lecionada no âmbito do MBA Atlântico. Durante o período em que tive oportunidade de interagir com o Daniel Cardoso pude constatar o seu empenhamento e motivação no desenvolvimento e aprofundamento da sua carreira académica e profissional. O Daniel Cardoso enquanto aluno, mostrou dispor de apreciáveis capacidades analíticas, de expressão oral e escrita, para além de predisposição para refletir e conceptualizar os problemas com que era confrontado. Revelou ainda possuir elevado nível de maturidade, para além de exibir uma notável aptidão de relacionamento interpessoal e propensão para o trabalho em equipa. É minha firme convicção de que esta avaliação é partilhada por outros docentes com quem troquei impressões acerca do seu desempenho enquanto estudante. Tendo em atenção o exposto, considero o Daniel Cardoso como dispondo de elevado potencial para a realização de uma carreira profissional de sucesso na gestão de empresas, em particular na área financeira. Mário Coutinho dos Santos Docente da Universidade Católica Portuguesa Daniel Alexandre Gomes Cardoso

43 41 Nome Daniel Alexandre Gomes Cardoso Idade 27 Nacionalidade Portuguesa Local de Residência Porto, Portugal Telefone EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Out Atual Címbalo, S.A. / Montichiari, S.A Manager Projeções de vendas, cash-flow e resultados; Indicadores de rentabilidade; Pressupostos de análise; Estudo de viabilidade; Apresentação ao C.A. Apresentação aos acionistas. Jan Jan BPI Private Bank Financial Advisor Planeamento e aconselhamento financeiro. Gestão de investimentos. Análise técnica de ações em ambiente Bloomberg (Utilizador Certificado Bloomberg). Apresentação de propostas baseadas na situação pessoal e perfil de risco. Jan Jun Banco Comercial Português Trainee Contacto com clientes, desenvolvimento de ações de marketing, colocação de produtos com objetivos mensais. Análise de capacidade de crédito. FORMAÇÃO MBA Atlântico Universidade Católica de Angola, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil, Universidade Católica Portuguesa - Fulltime 2007 Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, Porto 2006 Economix Business Game Università Bocconi, Itália. LÍNGUAS Nativo, Português / Avançado, Inglês / Intermédio, Espanhol / Básico, Francês INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR > Programa de certificação bloomberg. > First Certificate in English, Univ. Cambridge > Seminários de competências comportamentais, Universidade Católica Portuguesa, Porto > Participação no fórum "Os Desafios das Empresas e da Economia Portuguesa no Contexto Competitivo Atual". > Ações de voluntariado no Banco Alimentar > Viagens culturais a diversos países em 4 continentes.

MGI Internacional. Presença em mais de 80 países

MGI Internacional. Presença em mais de 80 países MGI Internacional Presença em mais de 80 países Presente em mais de 80 países e com mais de 280 escritórios em todos os Continentes, a MGI é uma das maiores associações internacionais de empresas independentes

Leia mais

A Católica Porto Business School está focada no desenvolvimento do capital humano, preparando pessoas para funções de liderança nas empresas e

A Católica Porto Business School está focada no desenvolvimento do capital humano, preparando pessoas para funções de liderança nas empresas e A Católica Porto Business School está focada no desenvolvimento do capital humano, preparando pessoas para funções de liderança nas empresas e organizações. Act for your future www.catolicabs.porto.ucp.pt

Leia mais

Curso Geral de Gestão. Pós Graduação

Curso Geral de Gestão. Pós Graduação Curso Geral de Gestão Pós Graduação Curso Geral de Gestão Pós Graduação Participamos num processo acelerado de transformações sociais, políticas e tecnológicas que alteram radicalmente o contexto e as

Leia mais

Neves & Freitas Consultores, Lda.

Neves & Freitas Consultores, Lda. A gerência: Cristian Paiva Índice 1. Introdução... 3 2. Apresentação... 4 2.2 Missão:... 4 2.3 Segmento Alvo... 4 2.4 Objectivos... 5 2.5 Parceiros... 5 2.6 Organização... 5 3. Organigrama da empresa...

Leia mais

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004.

Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Norberto Emílio Sequeira da Rosa Currículo Data de Nascimento: 3 de Abril de 1955 Cargos que Exerce: Vogal do Conselho da Caixa Geral de Depósitos, S.A., desde 1 de Outubro de 2004. Membro não executivo

Leia mais

Plano Geral de Formação 2 0 1 3

Plano Geral de Formação 2 0 1 3 Plano Geral de Formação 2 0 1 3 A Católica Business Schools Alliance é constituída por: Plano Geral de Formação 2 0 1 3 A Católica Business Schools Alliance é constituída por: Índice Católica Business

Leia mais

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012

Programa. Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 Programa Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas 2012 3 Hemisfério esquerdo responsável pelo pensamento lógico e pela competência

Leia mais

Brochura GrowUpServices

Brochura GrowUpServices Brochura GrowUpServices 1. O QUE FAZEMOS 1. Quem Somos 03-12-2015 3 1. Quem Somos A GROWUPSERVICES é uma marca da GROWUPIDEAS e que actua na área da consultoria de negócios. Entre os seus sócios acumulam-se

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL. porto. aveiro. lisboa

CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL. porto. aveiro. lisboa CTSP e Pós-Graduações THE MARKETING SCHOOL porto. aveiro. lisboa LICENCIATURA & MESTRADO THE MARKETING SCHOOL Somos uma escola vocacionada essencialmente para as empresas e mercados. Queremos qualificar

Leia mais

Plano Geral de Formação

Plano Geral de Formação Plano Geral de Formação 2 0 1 6 A Católica Business Schools Alliance é constituída por: Índice Mensagem de boas vindas Católica Business Schools Alliance 10 razões para nos escolher MBA Atlântico Oficina

Leia mais

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO 2016-2019 INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

PLANO ESTRATÉGICO 2016-2019 INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA PLANO ESTRATÉGICO 2016-2019 INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA FICHA TÉCNICA Publicação editada ao abrigo do novo Acordo Ortográfico, exceto a transposição de conteúdos de documentos elaborados

Leia mais

Testemunho pessoal do coordenador científico. Testemunhos. Coordenador: Nuno Côrte-Real

Testemunho pessoal do coordenador científico. Testemunhos. Coordenador: Nuno Côrte-Real Testemunho pessoal do coordenador científico Coordenador: Nuno Côrte-Real Como o próprio nome indica, trata-se de um programa generalista que aborda de uma forma integrada e sistémica os mais relevantes

Leia mais

www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO

www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO www.ege.pt CURSO GERAL DE GESTÃO PORQUÊ FAZER UM CURSO GERAL DE GESTÃO? Porque, tendo uma formação de base noutra área do conhecimento (ex: Engenharia, Direito,...) desempenha ou pretende vir a desempenhar

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

Castro Ascenção, Cristina Maria

Castro Ascenção, Cristina Maria Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido (s) / Nome (s) próprio (s) Morada Rua Morais Soares, 52 1ºD 1900-348 Lisboa Portugal Telemóvel +351 962 025 642 Correio electrónico cascencao@netcabo.pt Nacionalidade

Leia mais

Você sabe onde quer chegar?

Você sabe onde quer chegar? Você sabe onde quer chegar? O Ibmec te ajuda a chegar lá. Gabriel Fraga, Aluno de Administração, 4º periodo, Presidente do Ibmex, Empresa Jr. Ibmec. Administração Ciências Contábeis Ciências Econômicas

Leia mais

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master

em - Corporate Reporting (1.ª Edição) Executive Master www. indeg. iscte-iul. pt EXPERIÊNCIA DE IMERSÃO AVANÇADA NO STATE OF THE ART E NAS ALTERAÇÕES MAIS RECENTES NAS TEMÁTICAS, NORMATIVAS E MÉTODOS DE REPORTE INTEGRADO DAS ORGANIZAÇÕES VISANDO UM DESEMPENHO

Leia mais

Formação em Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário 2009. 28 e 29 de Outubro Hotel Trópico, Luanda

Formação em Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário 2009. 28 e 29 de Outubro Hotel Trópico, Luanda Formação em Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário 2009 28 e 29 de Outubro Hotel Trópico, Luanda Formação em Gestão de Fundos Imobiliários A formação em Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário

Leia mais

IPAM reforça no Porto. Pdg. 76. Por M." João Vieira Pinto

IPAM reforça no Porto. Pdg. 76. Por M. João Vieira Pinto IPAM reforça no Porto Pdg. 76 Por M." João Vieira Pinto IPAM reforça no Porto Afirma-se como lhe Marketing School e ambiciona ser a referência do ensino nesta área. Por isso, ejá a partir do próximo ano,

Leia mais

CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações

CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL Gestão de Operações Member of www.catolicabs.porto.ucp.pt A Católica Porto Business School Fundada em 2002, a Católica Porto Business School é a escola de negócios da Universidade

Leia mais

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal MBA Recursos Humanos Inscrições Abertas Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal Carga horária: 600 Horas Duração: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

EFFECTIVE LEADERSHIP PROGRAM

EFFECTIVE LEADERSHIP PROGRAM executive education EFFECTIVE LEADERSHIP PROGRAM LIDERANÇA EFICAZ IMPLICA UM ENTENDIMENTO PROFUNDO DO SIGNIFICADO QUE A ORGANIZAÇÃO ATRIBUI À PALAVRA SUCESSO. O líder deve ir além da visão imediatista

Leia mais

Perspetivas de colaboração Portugal China, Apoios à internacionalização e o papel da AICEP

Perspetivas de colaboração Portugal China, Apoios à internacionalização e o papel da AICEP Perspetivas de colaboração Portugal China, Apoios à internacionalização e o papel da AICEP AIMINHO Braga, 24 de Outubro, 2014 1 P a g e Distintas Entidades aqui presentes, Senhores Empresários, Minhas

Leia mais

MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS SGS. Duração 112 Horas / 3 meses. Edição 1ª Edição. Calendário outubro dezembro 2015

MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS SGS. Duração 112 Horas / 3 meses. Edição 1ª Edição. Calendário outubro dezembro 2015 Edição 1ª Edição Calendário outubro dezembro 2015 Duração 112 Horas / 3 meses Regime Pós-laboral e ao sábado MASTER INNOVATION MANAGEMENT SYSTEMS Em parceria com: SGS ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS COORDENAÇÃO

Leia mais

Uma conversa entre empresas e professores - os desafios da empregabilidade

Uma conversa entre empresas e professores - os desafios da empregabilidade Uma conversa entre empresas e professores - os desafios da empregabilidade No passado dia 15 de Novembro, a Share Associação para a Partilha de Conhecimento e a Faculdade de Ciências da Universidade de

Leia mais

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016

MBA Gestão de Negócios FIA-ROTARY Turmas Março 2016 A Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul - ROTARY Colégio Eduardo Gomes objetivando o desenvolvimento profissional de seus associados e seus familiares estabeleceu parceria educacional com a Fundação

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

Paulo Ferreira Diretor Geral do ISE Business School EXECUTIVE MBA

Paulo Ferreira Diretor Geral do ISE Business School EXECUTIVE MBA Boas-vindas Vivemos em uma época única e extraordinária. É uma época que nos apresenta desafios importantes e precisamos de gestores capazes de assumir os novos desafios com profissionalismo, inspirando

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva

Leia mais

PGG PROGRAMA GERAL DE GESTÃO. Unleash your. full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS

PGG PROGRAMA GERAL DE GESTÃO. Unleash your. full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS PGG PROGRAMA GERAL Unleash your full potential WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS PGG PROGRAMA GERAL O PGG - Programa Geral de Gestão, proporciona uma formação geral em Gestão de Empresas. Destina-se a

Leia mais

Escritório Modelo da Faculdade de Diadema

Escritório Modelo da Faculdade de Diadema Escritório Modelo da Faculdade de Diadema Profª. Vânia Amaro Gomes Coordenação de Curso DIADEMA, 2015 Introdução Atualmente há uma grande dificuldade dos alunos egressos das Faculdades em obter emprego

Leia mais

ACEF/1112/03877 Relatório preliminar da CAE

ACEF/1112/03877 Relatório preliminar da CAE ACEF/1112/03877 Relatório preliminar da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Da Beira Interior A.1.a. Identificação

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Av. Princesa Diana, 760 34000-000 Nova Lima MG Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil Campus BH Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes)

Processo nº2-responsável de Projetos (2 vagas Empresas diferentes) Processo nº1-project Manager Construction Company Engenheiro Civil para ser Gerente de Projetos - Experiência de 5 anos em empresas relevantes (construção); Alto nível de habilidades organizacionais e

Leia mais

Procura de Excelência

Procura de Excelência www.mba.deg.uac.pt Procura de Excelência MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION Mestrado em Gestão (MBA) Secretariado Departamento de Economia e Gestão Rua da Mãe de Deus Apartado 1422 E-mail: mba@uac.pt Tel:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA Gestão Empresarial Internacional e Diplomacia Económica International Management and Economic Diplomacy 2 O aumento das exportações

Leia mais

OFERTA FORMATIVA BRAGA

OFERTA FORMATIVA BRAGA 20 OFERTA FORMATIVA BRAGA Rua Diogo Botelho, 127 416-005 Porto T. +51 226 196 260 F. +51 226 196 259 www.catolicabs.porto.ucp.pt Campus Camões 4710-62 Braga T. +51 25 206 100 F. +51 25 206 10 www.braga.ucp.pt

Leia mais

MBA Gestão de Negócios e Pessoas

MBA Gestão de Negócios e Pessoas PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nome do Curso MBA Gestão de Negócios e Pessoas Área de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas Nome do Coordenador do Curso e Breve Currículo: Prof.

Leia mais

1º Ciclo de Workshops em Empreendedorismo - 2013

1º Ciclo de Workshops em Empreendedorismo - 2013 1º CICLO DE WORKSHOPS EM Abril e Maio de 2013 EMPREENDEDORISMO AS PEQUENAS IDEIAS GERAM GRANDES NEGÓCIOS! Co-financiamento: APRESENTAÇÃO O Município de Penacova, através do Gabinete de Desenvolvimento

Leia mais

I S A L I N S T I T UTO SUPERIOR DE A DMINISTRAÇÃO E L Í N G UA S. C T e S P. Cursos Técnicos Superiores Profissionais

I S A L I N S T I T UTO SUPERIOR DE A DMINISTRAÇÃO E L Í N G UA S. C T e S P. Cursos Técnicos Superiores Profissionais I S A L I N S T I T UTO SUPERIOR DE A DMINISTRAÇÃO E L Í N G UA S C T e S P Cursos Técnicos Superiores Profissionais GESTÃO ADMINISTRATIVA DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO COMERCIAL E DE MARKETING ORGANIZAÇÃO

Leia mais

OFERTA FORMATIVA DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E BANCA - 2.º SEMESTRE

OFERTA FORMATIVA DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E BANCA - 2.º SEMESTRE BANCA Iniciação Bancária Para Assistente de Cliente - Edição 1 252 Módulo 1 - Noções de Matemática 36 21-30 1 Módulo 2 - Cálculo Financeiro Bancário 36 12-122 Módulo 3 - Linguística 40 01-23 Módulo 4 -

Leia mais

Finanças para Não Financeiros

Finanças para Não Financeiros www.pwc.pt/academy Finanças para Não Financeiros Academia da PwC Este curso permite-lhe compreender melhor as demonstrações financeiras, os termos utilizados e interpretar os principais indicadores sobre

Leia mais

Comprometidos com o Futuro da Educação

Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Comprometidos com o Futuro da Educação Educação Assim se Constroem as Grandes Nações A educação é vital para criar uma cultura baseada na excelência. A demanda por

Leia mais

MINI MBA EM GESTÃO. Luanda UMA OPORTUNIDADE QUE RESULTARÁ NUM NOVO IMPULSO PARA A SUA EMPRESA

MINI MBA EM GESTÃO. Luanda UMA OPORTUNIDADE QUE RESULTARÁ NUM NOVO IMPULSO PARA A SUA EMPRESA MINI Luanda 6ª Edição MBA EM UMA OPORTUNIDADE QUE RESULTARÁ NUM NOVO IMPULSO PARA A SUA EMPRESA GESTÃO MINI MBA EM GESTÃO Um programa conciso e único Na linha das anteriores edições, merecedoras de Novas

Leia mais

Curriculum Vitae. Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977. Assistente convidado na UTL Curso Pós-Laboral De Políticas Públicas

Curriculum Vitae. Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977. Assistente convidado na UTL Curso Pós-Laboral De Políticas Públicas Curriculum Vitae DADOS PESSOAIS Nome: Nacionalidade: Pedro Pires Portuguesa Data de Nascimento: 19 de Novembro de 1977 HABITAÇÕES LITERÁRIAS Data 16/02/2010 Universidade Universidade Técnica de Lisboa

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 522

www.highskills.pt geral@highskills.pt PT: 00351 217 931 365 AO: 00244 94 112 60 90 MZ: 00258 821 099 522 Apresentação... 3 Como Empresa... 3 A nossa Visão... 3 A nossa Missão - A SUA VALORIZAÇÃO, A NOSSA MISSÃO!... 3 Os nossos Valores... 3 Porquê fazer um Curso de Especialização?... 4 Formação Certificada...

Leia mais

CURRICULUM VITAE JOSÉ GABRIEL PAIXÃO CALIXTO

CURRICULUM VITAE JOSÉ GABRIEL PAIXÃO CALIXTO CURRICULUM VITAE JOSÉ GABRIEL PAIXÃO CALIXTO ECONOMISTA Janeiro, 2006 Rua Marquês de Pombal, Nº 17 7200-389 Reguengos de Monsaraz Telemóvel: +351 964 895 518 jose.calixto@netcabo.pt C URRICULUM VITAE JOSÉ

Leia mais

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS

VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO FISCALIDADE PROGRAMAS EXECUTIVOS VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMAS EXECUTIVOS UM COMPROMISSO DE DUAS INSTITUIÇÕES Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG e da IFACC. A união de sinergias

Leia mais

SERVIÇOS FINANCEIROS PROFISSIONAIS. www.svc.pt www.areaeconomica.net

SERVIÇOS FINANCEIROS PROFISSIONAIS. www.svc.pt www.areaeconomica.net SERVIÇOS FINANCEIROS PROFISSIONAIS www.svc.pt www.areaeconomica.net DEPARTAMENTOS E DIVISÕES Contabilidade e Fiscalidade [Accounting/Tax/Reporting] Oferecemos um serviço diferenciado no âmbito da execução

Leia mais

Diagnóstico de Competências para a Exportação

Diagnóstico de Competências para a Exportação Diagnóstico de Competências para a Exportação em Pequenas e Médias Empresas (PME) Guia de Utilização DIRECÇÃO DE ASSISTÊNCIA EMPRESARIAL Departamento de Promoção de Competências Empresariais Índice ENQUADRAMENTO...

Leia mais

PROJETO VITRINE. Raquel Carvalho Gravina Universidade Federal de Juiz de Fora - NIDEEM/UFJF raquelcgravina@hotmail.com

PROJETO VITRINE. Raquel Carvalho Gravina Universidade Federal de Juiz de Fora - NIDEEM/UFJF raquelcgravina@hotmail.com PROJETO VITRINE Raquel Carvalho Gravina Universidade Federal de Juiz de Fora - NIDEEM/UFJF raquelcgravina@hotmail.com Amarildo Melchiades da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF xamcoelho@terra.com.br

Leia mais

Pós-Graduação Leadership & Management. 3ª Edição

Pós-Graduação Leadership & Management. 3ª Edição Pós-Graduação Leadership & Management 3ª Edição 2010/2011 Leadership & Management Direcção Científica Prof. Doutor José Verissimo Doutora Teresa Passos A Direcção Executiva é partilhada entre o IDEFE e

Leia mais

T e S P. Cursos Técnicos Superiores Profissionais 2015 / 2016. Projeto candidato a co-financiamento pelo Fundo Social Europeu

T e S P. Cursos Técnicos Superiores Profissionais 2015 / 2016. Projeto candidato a co-financiamento pelo Fundo Social Europeu T e S P Cursos Técnicos Superiores Profissionais 2015 / 2016 Projeto candidato a co-financiamento pelo Fundo Social Europeu REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA REPÚBLICA PORTUGUESA UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL COORDENAÇÃO Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado Prof. Doutor Pedro Verga Matos APRESENTAÇÃO Este

Leia mais

O seu parceiro na Gestão de Projetos e Manutenção

O seu parceiro na Gestão de Projetos e Manutenção O seu parceiro na Gestão de Projetos e Manutenção Índice 1. Introdução. 3 2. PROM&E GROUP.... 4 3. Building Management Organograma. 6 3.1 Project Management 7 3.2 Gestão Manutenção.. 16 3.3 Otimização

Leia mais

Financiador. Parceiro. Governo da Região de Gabú

Financiador. Parceiro. Governo da Região de Gabú PROGRAMA de Cooperação da FEC na GUINÉ-BISSAU FUNÇÃO: Técnico(a) Administrativo(a) e Financeiro(a) LOCALIZAÇÃO: República da Guiné-Bissau (Gabú) DURAÇÃO: 12 meses (renovável): março 2015 - fevereiro 2016

Leia mais

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA

ce tec CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA ce tec CENTRO DE EMPREENDEDORISMO / ISMAI - TECMAIA CURSO DE EMPREENDEDORISMO 3ª Edição-Internacional O CEITEC (Centro de Empreendedorismo ISMAI-Tecmaia) apresenta a 3ª edição do Curso em Empreendedorismo,

Leia mais

Controlo de Gestão. 2ª Edição. Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013. www.pwc.pt/academia. Academia da PwC. 2ª edição

Controlo de Gestão. 2ª Edição. Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013. www.pwc.pt/academia. Academia da PwC. 2ª edição www.pwc.pt/academia Controlo de Gestão 2ª Edição Lisboa, 8 e 15 de Maio de 2013 Academia da PwC 2ª edição Este curso permite-lhe compreender melhor os princípios do controlo de gestão, com especial enfoque

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Graduação Tecnológica em Marketing PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Graduação Tecnológica em Marketing Porto alegre, 2011 1 1. Objetivos do Curso O projeto do curso, através de sua estrutura curricular, está organizado em módulos, com certificações

Leia mais

INTRA-EMPREENDEDORISMO PROGRAMA AVANÇADO. Think, Create and Share

INTRA-EMPREENDEDORISMO PROGRAMA AVANÇADO. Think, Create and Share PROGRAMA AVANÇADO DESTINATÁRIOS Quadros intermédios e superiores em organizações do setor privado; técnicos e outros profissionais com potencial para assumir posições de liderança, consultores, gestores,

Leia mais

gestão 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Natureza do curso e perfil da formação

gestão 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Natureza do curso e perfil da formação 6ª EDIÇão PÓS-GRADUAÇÃO gestão EMPRESARIAL 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado Prof. Doutor Pedro Verga Matos Natureza do curso e perfil

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO

MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO O programa irá desenvolver no aluno competências sobre planejamento e força de Vendas, bem como habilidades para liderar, trabalhar em equipe, negociar

Leia mais

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ECOTURISMO Objetivo: O Curso tem por objetivo capacitar profissionais, tendo em vista a carência de pessoas qualificadas na área do ecoturismo, para atender,

Leia mais

CGBA Certificate in Global Business Administration

CGBA Certificate in Global Business Administration CGBA Certificate in Global Business Administration Desafios Internacionais, Líderes Globais O CERTIFICATE IN GLOBAL BUSINESS ADMINISTRATION O Certificate in Global Business Administration (CGBA), criado

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO E LIDERANÇA PARA PME LÍDER

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO E LIDERANÇA PARA PME LÍDER PDGL PME LÍDER WWW.CLSBE.LISBOA.UCP.PT/EXECUTIVOS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EM GESTÃO E LIDERANÇA PARA PME LÍDER EM PARCERIA COM: Unleash your full potential PDGL PAGEF PME LÍDER PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance

HR Scorecard Linking Strategy, People and Performance www.pwc.pt/academy Linking Strategy, People and Performance Lisboa, 8 e 9 de abril de 2013 Academia da PwC Um curso onde irá conhecer as tendências e melhores práticas de alinhamento da estratégia com

Leia mais

Organização: Promoção: Apoio:

Organização: Promoção: Apoio: Viseu, 24 de Janeiro de 2013 15h00 às 18h00 Museu do Quartzo Monte de Santa Luzia - Abraveses 3515 Viseu PROGRAMA DA CONFERÊNCIA 14h30 Receção dos Convidados e Participantes 15h00 Sessão de Abertura presidida

Leia mais

1º FÓRUM UNIÃO DE EXPORTADORES CPLP 26 E 27 DE JUNHO DE 2015 CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA. JUNTOS IREMOS LONGE www.uecplp.org

1º FÓRUM UNIÃO DE EXPORTADORES CPLP 26 E 27 DE JUNHO DE 2015 CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA. JUNTOS IREMOS LONGE www.uecplp.org 1º FÓRUM UNIÃO DE EXPORTADORES CPLP 26 E 27 DE JUNHO DE 2015 CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA JUNTOS IREMOS LONGE www.uecplp.org CONCEITO Realização do 1º Fórum União de Exportadores CPLP (UE-CPLP) que integra:

Leia mais

Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às PME Exponor, 15 de Junho de 2012

Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às PME Exponor, 15 de Junho de 2012 Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às PME Exponor, 15 de Junho de 2012 Contexto: O Impulso Jovem, Plano Estratégico de Iniciativas de Promoção da Empregabilidade Jovem

Leia mais

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br Prezado(a) Sr.(a.) Agradecemos seu interesse em nossos programa de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de Pós-MBA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015-2016

PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015-2016 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO SALES MANAGEMENT COORDENAÇÃO Prof. Doutor José Manuel Veríssimo Prof. Dr. João Pargana APRESENTAÇÃO As universidades portuguesas oferecem um número

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO EMPRESARIAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO EMPRESARIAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 GESTÃO EMPRESARIAL 4ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado

Leia mais

Cooperação Universidade Empresa

Cooperação Universidade Empresa INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA AEP - ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PORTUGAL, JOSÉ ANTÓNIO BARROS, NA CERIMÓNIA DE ABERTURA DO ANO LECTIVO 2010/2011, DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO, SOB O TEMA «CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO. Calendário Geral de Cursos

PROGRAMA DE FORMAÇÃO. Calendário Geral de Cursos PROGRAMA DE FORMAÇÃO 2013 Calendário Geral de Cursos FORMAÇÕES REGULARES 12 Concurso Público da Função Pública 20 horas 18 22 11 15 14 19 9 14 13 Elaboração de Projectos 60 horas 15 3 12 30 14 Gestão de

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Concepção do Curso de Administração

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Concepção do Curso de Administração CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Concepção do Curso de Administração A organização curricular do curso oferece respostas às exigências impostas pela profissão do administrador, exigindo daqueles que integram a instituição

Leia mais

apresentação corporativa

apresentação corporativa apresentação corporativa 2 Índice 1. Apresentação da BBS a) A empresa b) Evolução c) Valores d) Missão e Visão 2. Áreas de Negócio a) Estrutura de Serviços b) Accounting/Tax/Reporting c) Management & Consulting

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E Nome: José Miguel Neves Vieira Morada: Rua do Sub Seixo, nº160 Agrela Santo Tirso 4825-051 Agrela STS Telefone: 229 682 687 Telemóvel: 910 600 104 Data de Nasc.: 11/10/75

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 LEADERSHIP & MANAGEMENT WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2012/2013 LEADERSHIP & MANAGEMENT WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO LEADERSHIP & MANAGEMENT 2012/2013 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 LEADERSHIP & MANAGEMENT 5ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E DIREÇÃO EXECUTIVA Prof. Doutor José Veríssimo Doutora

Leia mais

DIOGO SOUSA BATISTA. diogo@sousabatista.com. Sousa Batista & Associados Sociedade de Advogados, R.L.

DIOGO SOUSA BATISTA. diogo@sousabatista.com. Sousa Batista & Associados Sociedade de Advogados, R.L. DIOGO SOUSA BATISTA diogo@sousabatista.com - Societário e Negócios - Financeiro e bancário - Imobiliário e construção - Private equity - Reestruturação e insolvência - Espanhol Tânia Rocha tania@sousabatista.com

Leia mais

Formação de Executivos / Executive Business Education

Formação de Executivos / Executive Business Education Formação de Executivos / Executive Business Education 2 ÍNDICE 05 06 07 08 09 09 11 12 13 14 15 15 15 Mensagem de Boas Vindas Apresentação Advisory Board Porquê Formação executiva? 7 razões para escolher

Leia mais

Portugal Brasil Moçambique Polónia

Portugal Brasil Moçambique Polónia www.promover.pt www.greatteam.pt Portugal Brasil Moçambique Polónia QUEM SOMOS - Prestamos serviços técnicos de consultoria de gestão e formação nos diversos setores da economia. - Presentes em Lisboa,

Leia mais

A experiência global ao serviço de Angola

A experiência global ao serviço de Angola A experiência global ao serviço de Angola Somos reconhecidos pela busca permanente da excelência e pela focalização no serviço ao cliente. 2 Editorial Temos um compromisso A Deloitte assumiu um compromisso

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Liderança e Gestão de Pessoas DESCRITIVO DE CURSO MBA em Liderança e Gestão de Pessoas 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que

Leia mais

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA

MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA MASTER EXECUTIVO GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS: promover competências pessoais específicas; disponibilizar ferramentas práticas de gestão de competências pessoais e profissionais;

Leia mais

Orientação ao mercado de trabalho para Jovens. 1ª parte. Projeto Super Mercado de Trabalho 1ª parte Luiz Fernando Marca

Orientação ao mercado de trabalho para Jovens. 1ª parte. Projeto Super Mercado de Trabalho 1ª parte Luiz Fernando Marca Orientação ao mercado de trabalho para Jovens 1ª parte APRESENTAÇÃO Muitos dos jovens que estão perto de terminar o segundo grau estão lidando neste momento com duas questões muito importantes: a formação

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

GESTÃO DE FROTAS E LOGÍSTICA DA DISTRIBUIÇÃO

GESTÃO DE FROTAS E LOGÍSTICA DA DISTRIBUIÇÃO 3ª EDIÇÃO CURSO Desenvolver e implementar GESTÃO DE FROTAS E LOGÍSTICA DA DISTRIBUIÇÃO Optimize Custos e estabeleça Métricas de Performance LUANDA 9 e 10 de JULHO de 2014 Planifique de forma integral a

Leia mais

Os Desafios da Fileira da Construção. As Oportunidades nos Mercados Externos

Os Desafios da Fileira da Construção. As Oportunidades nos Mercados Externos Os Desafios da Fileira da Construção As Oportunidades nos Mercados Externos Agradeço o convite que me foi dirigido para participar neste Seminário e felicito a AIP pela iniciativa e pelo tema escolhido.

Leia mais

ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES

ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES 2015 2 Formar gestores e quadros técnicos superiores, preparados científica e tecnicamente para o exercício de funções na empresa

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS WWW.IDEFE.PT

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS WWW.IDEFE.PT PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT 1 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS 10 ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof.

Leia mais