FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gelistrol 50 microgramas/g gel vaginal Estriol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler - Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico - Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas - Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico Neste folheto: 1. O que é Gelistrol e para que é utilizado 2. Antes de utilizar Gelistrol 3. Como utilizar Gelistrol 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Gelistrol 6. Outras informações 1. O QUE É GELISTROL E PARA QUE É UTILIZADO Gelistrol contém estriol, uma hormona feminina idêntica à produzida naturalmente pelo nosso organismo chamada estrogénio. O estriol ajuda a manter as células do revestimento (mucosa) da vagina elásticas e mais resistentes à influência mecânica e faz com que tenha menos propensão para desenvolver uma infecção. Gelistrol é usado para o tratamento da secura vaginal, devida à falta de estrogénio após a menopausa. 2. ANTES DE UTILIZAR GELISTROL Não utilize Gelistrol - se sofre, sofreu ou suspeita que sofre de cancro da mama ou cancro do útero - se está grávida ou pensa em engravidar - se tem uma hemorragia vaginal inesperada - se tem crescimento anormal do revestimento do seu útero (hiperplasia do endométrio) - se tem ou tem antecedentes de coágulos sanguíneos nas veias das pernas (trombose venosa profunda) ou nos pulmões (embolismo pulmonar) - se tem ou tem antecedentes de problemas cardíacos como angina ou enfarte - se sofre de doença aguda do fígado ou se já sofreu de doença do fígado ou se as suas funções hepáticas não retomarem os valores normais. - se tem alergia (hipersensibilidade) ao estriol ou a qualquer outro componente de Gelistrol

2 - se sofre de profiria (uma doença metabólica rara). Se apresenta algumas destas situações não utilize este medicamento. Tome especial cuidado com Gelistrol Este medicamento é administrado através da introdução de um aplicador na vagina. Pode causar desconforto ou dor em mulheres com atrofia vaginal grave (desgaste ou inflamação das paredes da vagina). Exames médicos completos Antes do tratamento com Gelistrol, o seu médico irá perguntar-lhe sobre a sua história clínica e a história clínica da sua família. O seu médico pode decidir examinar a sua mama e/ ou o seu abdómen, e pode realizar também um exame interno mas apenas se estes exames forem necessários para o seu caso, ou se tem alguma preocupação especial. Após iniciar o tratamento com Gelistrol, deve consultar o seu médico para exames regulares (pelo menos uma vez por ano). Nestes exames, o seu médico pode discutir consigo a necessidade de continuar a utilizar Gelistrol. Informe o seu médico, se tem ou teve alguma das seguintes perturbações/ situações, que em raros casos podem recidir ou agravar com o tratamento com Gelistrol: Qualquer perturbação do coração ou circulação Demasiado colesterol ou outras substâncias gordas no sangue Alterações nas mamas Endometriose (crescimento anormal do revestimento interno do útero para fora do útero) Tumor benigno no útero (mioma) Tensão arterial alta Diabetes Pedras nos rins Enxaqueca ou dor de cabeça intensa Uma doença rara do sistema imunitário chamado Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) Epilepsia (ataques) Asma Otosclerose (surdez devido a tecido do ouvido mais espesso) Doença do rim Razões para contactar imediatamente o seu médico se apresentar icterícia (os seus olhos e pele tornam-se amarelos) ou problemas com a função hepática. Aumento repentino da tensão arterial Se desenvolver cefaleia ou dor de cabeça intensa, pela primeira vez Se engravidar Se desenvolver alguma situação apresentada na secção Não utilize Gelistrol Se apresentar alguma destas situações, o médico pode necessitar interromper o tratamento e dar-lhe outro alternativo.

3 O tratamento com preparações com doses superiores de estrogénios (como os comprimidos ou em emplastros), que pode elevar os seus níveis de estrogénio no sangue, aumenta o risco de crescimento anormal do revestimento do útero (hiperplasia do endométrio), alguns tipos de cancro como o da mama e o cancro do endométrio e coágulos sanguíneos nas veias. Gelistrol é um gel vaginal para tratamento local e contém uma dose muito baixa de estriol, assim o risco de desenvolver estas situações é muito baixo. No entanto, se estiver preocupado com estes riscos, contacte o seu médico. Ao utilizar Gelistrol com outros medicamentos Gelistrol contém uma dose baixa de estriol e está indicado para tratamento local, assim não se espera que afecte ou que seja afectado pela toma de outros medicamentos. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Gravidez e aleitamento Não utilize Gelistrol se estiver grávida. Se engravidar durante o tratamento, contacte imediatamente o seu médico e não utilize Gelistrol. Não deve utilizar Gelistrol se estiver a amamentar. Contacte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Condução de veículos e utilização de máquinas Gelistrol não afecta a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. Informações importantes sobre alguns componentes de Gelistrol Gelistrol 50 microgramas/g gel vaginal contém para-hidroxibenzoato de metilo sódico (E 219) e para-hidroxibenzoato de propilo sódico (E 217). Podem causar reacções alérgicas (possivelmente retardadas). Não utilize este medicamento se for alérgico a algum dos componentes. 3. COMO UTILIZAR GELISTROL Utilizar Gelistrol sempre de acordo com as indicações do médico. A dose habitual nas primeiras 3 semanas de tratamento é de um aplicador-dose por dia, de preferência antes de se deitar. Após 3 semanas, o seu desconforto deve diminuir e a dose deve ser reduzida. Pode necessitar apenas de uma dose duas vezes por semana. Como aplicar o gel No interior da cartonagem, encontra um tubo com 30g de Gelistrol, um adaptador para aplicação vaginal e dois blisters cada um com 15 tubos descartáveis (cânulas) com uma marca de enchimento e um êmbolo reutilizável. Utilize o aplicador para inserir o gel na vagina (preferencialmente antes de se deitar).

4 As seguintes indicações explicam como o gel deve ser utilizado. Na figura seguinte pode ver os diferentes elementos do tubo e do aplicador. Tubo Tampa Êmbolo Adaptad or Cânula Marca de enchimento 1. Remova a tampa do tubo, vire-o para baixo e use a ponta bicuda para furar a capa no pescoço do tubo 2. Enrosque o adaptador no tubo e remova a tampa 3. Retire a cânula e o êmbolo. Insira o êmbolo branco todo dentro da cânula. Adapte a cânula ao adaptador 4. Aperte o tubo para encher o aplicador com o gel até o êmbolo parar (na marca de enchimento)

5 5. Remova a cânula do adaptador e coloque a tampa. 6. Para aplicar o gel, deite-se, insira a extremidade do aplicador na vagina e lentamente empurre o êmbolo até ao fim. 7. Após a utilização, retire o êmbolo da cânula, deite fora a cânula e lave bem o êmbolo com água limpa para ser reutilizado na próxima aplicação.

6 Se utilizar mais Gelistrol do que deveria Se aplicar demasiado gel em determinada altura ou se alguém engolir acidentalmente alguma quantidade de gel, não se preocupe. No entanto, deve consultar o seu médico. Pode sentir-se enjoado e algumas mulheres podem apresentar hemorragia vaginal após alguns dias. Caso se tenha esquecido de utilizar Gelistrol Aplique a dose esquecida assim que se lembrar, a menos que tenham passado mais de 12 horas. Se passaram mais de 12 horas, não administre a dose esquecida. Não aplique uma dose a dobrar para compensar a dose esquecida Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS Como todos os medicamentos, Gelistrol pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Contacte imediatamente o seu médico, se ocorrer alguma das situações apresentadas na secção Antes de utilizar Gelistrol, como a hemorragia vaginal. O seu médico pode necessitar de interromper o tratamento e dar-lhe outro alternativo. No início do tratamento pode ocorrer irritação e comichão local. Na maioria das doentes, estes efeitos secundários desaparecem com a continuação da utilização. Contacte o seu médico se ocorrer hemorragia vaginal ou algum dos seguintes efeitos se agravar ou persistir: Efeitos secundários frequentes (ocorrem em menos de 1 em 10 doentes) Comichão e irritação local na vagina ou em redor da vagina Efeitos secundários pouco frequentes (ocorrem em menos de 1 em 100 doentes) Dor abdominal baixa, irritação cutânea, erupção genital, dor de cabeça, Candidíase ( sapinhos vaginal). Podem ocorrer outros efeitos secundários muito raros quando preparações (comprimidos ou emplastros) com doses superiores de estrogénios, que podem aumentar os níveis de estrogénio no sangue, são administrada por um período de tempo longo: - Alguns tipos de cancro como o cancro do endométrio e o cancro da mama - Coágulos sanguíneos nas veias - Ataque cardíaco e AVC - Perturbação da vesícula - Problemas de pele tais como erupções e placas vermelhas na pele - Demência (perturbação do cérebro)

7 Como o Gelistrol é um gel vaginal para tratamento local e contém uma dose muito baixa de estriol, o risco de desenvolver estes efeitos secundários é muito baixo. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR GELISTROL Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não utilize Gelistrol após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e no rótulo, após Val: Não conservar acima de 25ºC. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente. 6. OUTRAS INFORMAÇÕES Qual a composição de Gelistrol A substância activa é estriol. Um aplicador cheio até à marca dispensa uma dose de 1 g de gel vaginal que contém 50 microgramas de estriol. Os outros componentes são: glicerol (E 422), para-hidroxibenzoato de metilo sódico (E 219), para-hidroxibenzoato de propilo sódico (E 217), policarbófilo, carbómero, hidróxido de sódio, ácido clorídrico, água purificada. Qual o aspecto de Gelistrol e conteúdo da embalagem O medicamento é apresentado como um gel vaginal sem cor, transparente ou ligeiramente translúcido numa embalagem de 1 tubo de alumínio de 30 g, um adaptador para aplicador vaginal e dois blisters cada um com 15 cânulas descartávéis com uma marca de enchimento e um êmbolo reutilizável. Titular da Autorização de Introdução no mercado Italfarmaco, S.A. San Rafael, Alcobendas (Madrid) Espanha

8 Responsável pela libertação do lote Italfarmaco, S.A. San Rafael, Alcobendas (Madrid) Espanha Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados Membros do Espaço Económico Europeu sob as seguintes designações: Suécia Espanha França Itália Grécia Gelistrol 50 mikrogram/g vaginalgel Gelistrol 50 microgramos/g gel vaginal Gelistrol 50 microgrammes/g gel vaginal Gelistrol 50 microgrammi/g gel vaginale Gelistrol 50 µικρογραµµάρια/g κολπική γέλη Este folheto foi aprovado pela última vez em

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Zindaclin em gel a 1% Fosfato de clindamicina Leia atentamente este folheto informativo antes de começar a utilizar este medicamento. Guarde este folheto.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Bescil 10 mg/g Creme vaginal Nitrato de Isoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao ácido azelaico ou a qualquer outro componente de Finacea. Ver, por favor, a secção 6. Outras informações.

- se tem alergia (hipersensibilidade) ao ácido azelaico ou a qualquer outro componente de Finacea. Ver, por favor, a secção 6. Outras informações. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finacea, 150 mg/g, gel Ácido azelaico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico.

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZYVIR 250mg comprimidos revestidos ZYVIR 500 mg comprimidos revestidos famciclovir Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Ogemanel 1000mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Maltofer, 100 mg/ 5ml, solução oral Dose unitária Ferro (III) na forma de Complexo de hidróxido férrico-polimaltose Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Transpulmina (Infantil) 25 mg/g mg/g Pomada. Cânfora Eucaliptol Folheto informativo: Informação para o utilizador Transpulmina (Infantil) 25 mg/g + 100 mg/g Pomada Cânfora Eucaliptol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

O Libradin é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea elevada.

O Libradin é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea elevada. FOLHETO INFORMATIVO Libradin 10, cápsulas de libertação prolongada de 10 mg Libradin 20, cápsulas de libertação prolongada de 20 mg Cloridrato de barnidipina Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolban 0,75 mg/g creme. Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina)

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolban 0,75 mg/g creme. Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina) Folheto informativo: Informação para o utilizador Dolban 0,75 mg/g creme Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pandermil 10 mg/g Creme. Hidrocortisona

FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pandermil 10 mg/g Creme. Hidrocortisona FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pandermil 10 mg/g Creme Hidrocortisona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncoterol 0,001 mg/ml Xarope Cloridrato de Clenbuterol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ácido Fólico Actavis 5 mg comprimidos. ácido fólico anidro Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Pharmanel 1000mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3

Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Pharmanel 1000mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Folheto informativo: Informação para o utilizador Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Pharmanel 1000mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes

Leia mais

1. O QUE É GINO-CANESTEN CREME VAGINAL E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É GINO-CANESTEN CREME VAGINAL E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gino-Canesten 10 mg/g Creme Vaginal Clotimazol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM OPTONE 0,13 ml/ml Solução para lavagem oftálmica Água de Hamamélis Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Gelistrol 50 microgramas/g gel vaginal 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 g de gel vaginal contém 50 microgramas de estriol. Excipientes:

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Tetrafarma 5 mg comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Tetrafarma 5 mg comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Tetrafarma 5 mg comprimidos revestidos por película APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

1. O que é Flogoraft, solução para pulverização bucal e para que é utilizado

1. O que é Flogoraft, solução para pulverização bucal e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Flogoraft 1,5 mg/ml Solução para pulverização bucal Cloridrato de benzidamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lisinopril + Hidroclorotiazida Bluepharma 20 mg + 12,5 mg Comprimidos Lisinopril, di-hidratado + Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

Tantum Verde 1,5 mg/ml Solução para pulverização bucal

Tantum Verde 1,5 mg/ml Solução para pulverização bucal Folheto informativo: Informação para o utilizador Tantum Verde 1,5 mg/ml Solução para pulverização bucal Cloridrato de benzidamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Tedol é um medicamento utilizado na prevenção e tratamento de infeções da pele, causadas por fungos e leveduras.

Tedol é um medicamento utilizado na prevenção e tratamento de infeções da pele, causadas por fungos e leveduras. FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Tedol 20 mg/g creme Tedol 20 mg/ml líquido cutâneo Cetoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este

Leia mais

Destina-se somente para uso vaginal e órgãos genitais externos. GYNO-DAKTARIN creme destina-se ao tratamento das infeções fúngicas.

Destina-se somente para uso vaginal e órgãos genitais externos. GYNO-DAKTARIN creme destina-se ao tratamento das infeções fúngicas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Gyno-Daktarin 20 mg/g creme vaginal Nitrato de miconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Ginkgo Biloba Vetog, 40 mg, cápsula Extracto (seco, refinado e quantificado) de Ginkgo biloba L., folium (folha de Ginkgo biloba) Leia atentamente

Leia mais

Aproximadamente 60% dos doentes começou o tratamento numa fase inicial (prodroma ou eritema) e 40% numa fase tardia (pápula ou vesícula).

Aproximadamente 60% dos doentes começou o tratamento numa fase inicial (prodroma ou eritema) e 40% numa fase tardia (pápula ou vesícula). Folheto informativo: Informação para o utilizador Aciclosina 50 mg/g Creme Aciclovir Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Paracetamol Generis pertence a um grupo de medicamentos chamados analgésicos e antipiréticos que ajudam no combate à dor e febre.

Paracetamol Generis pertence a um grupo de medicamentos chamados analgésicos e antipiréticos que ajudam no combate à dor e febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Generis 40 mg/ml Xarope Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cloreto de Potássio Basi 74,5 mg/ml concentrado para solução para perfusão Cloreto de Potássio APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine.

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Fusextrine. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fusextrine 20 mg/g creme Ácido fusídico Fusextrine 20 mg/g pomada Sal sódico do ácido fusídico (Fusidato de sódio). Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Casodex 150 mg Comprimidos revestidos por película bicalutamida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis.

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis. Folheto informativo: informação para o doente Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA UTILIZADOR Kestine 20 mg liofilizado oral Ebastina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar Kestine liofilizado oral Conserve este folheto. Pode ter

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Pharmakern 1 mg comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Pharmakern 1 mg comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Pharmakern 1 mg comprimidos revestidos por película Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Linha da Frente 100 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

O que é Betaserc Betaserc contém beta-histina. Betaserc é um tipo de medicamento chamado de "análogo da histamina".

O que é Betaserc Betaserc contém beta-histina. Betaserc é um tipo de medicamento chamado de análogo da histamina. Folheto informativo: Informação para o utilizador Betaserc 16 mg comprimidos Beta-histina, dicloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Relestat, 0,5 mg/ml, colírio, solução Cloridrato de epinastina

Relestat, 0,5 mg/ml, colírio, solução Cloridrato de epinastina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Relestat, 0,5 mg/ml, colírio, solução Cloridrato de epinastina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida Folheto informativo: Informação para o doente Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral Cobamamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lactulose Pharmakern 666,7 mg/ml Xarope Lactulose, líquida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Cêtussin, 600 mg, Granulado efervescente Acetilcisteína APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE RELMUS 4 mg cápsulas RELMUS 8 mg cápsulas Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

Para tratar qualquer um dos seguintes problemas de pele, pois pode agravá-los:

Para tratar qualquer um dos seguintes problemas de pele, pois pode agravá-los: Folheto informativo: Informação para o utilizador Tarmed 40 mg/g Champô Solução de coaltar Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade.

FOLHETO INFORMATIVO. Floxedol destina-se a ser utilizado em adultos e crianças com idade igual ou superior a um ano de idade. FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador Floxedol, 1,5 mg/0,5 ml Colírio, solução em recipiente unidose Ofloxacina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Danatrol 200 mg cápsulas Danazol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

Exxelir é utilizado como adjuvante do tratamento antibacteriano de infeções respiratórias quando existe secreção brônquica excessiva.

Exxelir é utilizado como adjuvante do tratamento antibacteriano de infeções respiratórias quando existe secreção brônquica excessiva. Folheto informativo: Informação para o utilizador Exxelir 600 mg Comprimidos efervescentes Acetilcisteína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

1. Ocicol pertence ao grupo dos medicamentos para uso em dermatologia.

1. Ocicol pertence ao grupo dos medicamentos para uso em dermatologia. Folheto informativo: Informação para o utilizador Ocicol 50 mg/ml Solução cutânea Minoxidil Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nalbix 100 mg, comprimidos vaginais Clotrimazol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Carplexil 10 mg/g Creme Hidrocortisona

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Carplexil 10 mg/g Creme Hidrocortisona Folheto informativo: Informação para o utilizador Carplexil 10 mg/g Creme Hidrocortisona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tamoxifeno Generis 10 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 20 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 30 mg Comprimidos Tamoxifeno Generis 40 mg Comprimidos APROVADO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Deca-Durabolin 100, 100 mg/1 ml solução injectável Decanoato de nandrolona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

Finasterida Lareq é um medicamento inibidor da 5-alfa-redutase, utilizado para reduzir o volume da próstata aumentada.

Finasterida Lareq é um medicamento inibidor da 5-alfa-redutase, utilizado para reduzir o volume da próstata aumentada. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Lareq 5 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 40 mg/ml Xarope Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

Gino-Canesten comprimidos vaginais contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

Gino-Canesten comprimidos vaginais contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como antifúngicos. Folheto Informativo: Informação para o doente Gino-Canesten 100 mg comprimidos Vaginais Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Clotrimazol Basi 10 mg/g Creme Clotrimazol Basi 10 mg/g Solução cutânea Clotrimazol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Vibrocil Actilong, 0,5 mg/ml, gotas nasais, solução Vibrocil Actilong, 1 mg/ml, gotas nasais, solução Vibrocil Actilong, 1 mg/ml, solução para inalação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É A TIBOLONA TEVA E PARA QUE É UTILIZADA

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É A TIBOLONA TEVA E PARA QUE É UTILIZADA FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tibolona Teva 2,5 mg Comprimidos {tibolona} Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

minox 2 20 mg/ml Solução cutânea

minox 2 20 mg/ml Solução cutânea FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR minox 2 20 mg/ml Solução cutânea Minoxidil Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase.

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina ToLife 1,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 3 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 4,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 6 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Folheto informativo: Informação para o utilizador Metroderme 7,5 mg/g Creme, gel ou emulsão Metronidazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fucidine 20 mg/g pomada Fusidato de sódio

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fucidine 20 mg/g pomada Fusidato de sódio Folheto informativo: Informação para o utilizador Fucidine 20 mg/g pomada Fusidato de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Aurorix 150 mg comprimidos revestidos por película Moclobemida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

O Polytar champô também pode ser utilizado para remover pomadas e pastas utilizadas no tratamento da psoríase.

O Polytar champô também pode ser utilizado para remover pomadas e pastas utilizadas no tratamento da psoríase. Folheto informativo: Informação para o utilizador Polytar 10 mg/g Champô Alcatrão Mineral Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina Xarmix 1,5 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 3 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 4,5 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 6 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É BRICLOFAR CREME E PARA QUE É UTILIZADO

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É BRICLOFAR CREME E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Briclofar 50 mg/g Creme Aciclovir Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem receita

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Clopidogrel Merck 75 mg comprimidos Clopidogrel besilato Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Diastabol 100 mg Comprimidos miglitol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Vastarel 20 mg Comprimidos revestidos Vastarel 20 mg/ml Solução oral Dicloridrato de trimetazidina Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Benzac 5, 50 mg/g, gel Peróxido de benzoílo APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Irbesartan Irpremisal 300 mg comprimidos revestidos por película. Irbesartan

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Irbesartan Irpremisal 300 mg comprimidos revestidos por película. Irbesartan FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Irbesartan Irpremisal 75 mg comprimidos revestidos por película Irbesartan Irpremisal 150 mg comprimidos revestidos por película Irbesartan Irpremisal

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tavégyl 1 mg comprimidos Clemastina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Diadrop 5 mg + 5 mg pastilha. Cloro-hexidina + Benzocaína

Folheto Informativo: Informação para o Utilizador. Diadrop 5 mg + 5 mg pastilha. Cloro-hexidina + Benzocaína Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Diadrop 5 mg + 5 mg pastilha Cloro-hexidina + Benzocaína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Generis 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 6 mg Cápsulas Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio.

Excipientes: Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg, 12,5mg, 25mg Comprimidos: Celulose microcristalina, Silica coloidal anidra e Estearato de Magnésio. FOLHETO INFORMATIVO Carvedilol Ranbaxy 6,25 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 12,5 mg Comprimidos Carvedilol Ranbaxy 25 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR VASILIUM, 10 mg, Comprimidos Flunarizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Metibasol 5 mg Comprimidos Tiamazol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Débrumyl é utilizado para tratar episódios transitórios de fadiga. Este medicamento é indicado apenas em adultos e adolescentes com mais de 15 anos.

Débrumyl é utilizado para tratar episódios transitórios de fadiga. Este medicamento é indicado apenas em adultos e adolescentes com mais de 15 anos. Folheto Informativo: Informação para o doente DÉBRUMYL 250 mg + 180 mg Solução oral Deanol + Heptaminol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento ou da sua criança tomar este medicamento.

Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento ou da sua criança tomar este medicamento. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR MONTELUCASTE AZEVEDOS 5 mg comprimidos para mastigar montelucaste Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento ou da sua criança tomar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM SUPRADYN cápsulas moles (Associação) Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Tilavist 20 mg/ml colírio, solução Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lovastatina Jaba 20 mg comprimidos APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Isotrex gel é utilizado por adultos e adolescentes com acne. Não deve ser utilizado por crianças.

Isotrex gel é utilizado por adultos e adolescentes com acne. Não deve ser utilizado por crianças. Folheto informativo: Informação para o utilizador Isotrex 0,5 mg/g gel Isotretinoína Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

Clitax pertence ao grupo dos medicamentos denominados de Terapêutica Hormonal de Substituição (THS).

Clitax pertence ao grupo dos medicamentos denominados de Terapêutica Hormonal de Substituição (THS). Folheto informativo: Informação para o utilizador Clitax 2,5 mg comprimidos Tibolona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. Finasterida Mylan 5 mg Comprimidos revestidos por película Finasterida

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente. Finasterida Mylan 5 mg Comprimidos revestidos por película Finasterida Folheto informativo: Informação para o doente Finasterida Mylan 5 mg Comprimidos revestidos por película Finasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Latanoprost Oftalder 0,05 mg/ml colírio, solução Latanoprost

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Latanoprost Oftalder 0,05 mg/ml colírio, solução Latanoprost Folheto informativo: Informação para o utilizador Latanoprost Oftalder 0,05 mg/ml colírio, solução Latanoprost Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina ToLife 1500 mg Pó para solução oral Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

A terbinafina é um fármaco com atividade antifúngica que pertence ao grupo das alaminas e que atua impedindo o crescimento dos fungos.

A terbinafina é um fármaco com atividade antifúngica que pertence ao grupo das alaminas e que atua impedindo o crescimento dos fungos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Terbinafina SSL 10 mg/g Creme Cloridrato de Terbinafina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Messalazina, a substância ativa de Salofalk enemas, é uma substância antiinflamatória utilizada no tratamento de doenças inflamatórias do intestino.

Messalazina, a substância ativa de Salofalk enemas, é uma substância antiinflamatória utilizada no tratamento de doenças inflamatórias do intestino. Folheto informativo: Informação para o utilizador Salofalk enemas 4 g/60 ml Suspensão retal Messalazina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEPCIDINA COMPRIMIDOS A 20 mg E 40 mg famotidina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

O ácido fólico pertence a um grupo de medicamentos chamados de Vitamina B.

O ácido fólico pertence a um grupo de medicamentos chamados de Vitamina B. Folheto informativo: Informação para o doente Enser 5 mg comprimidos Ácido fólico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Erazaban 100 mg/g creme Docosanol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xifaxan 200 mg comprimidos revestidos por película Rifaximina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

1. O que é Lamisil 1 e para que é utilizado

1. O que é Lamisil 1 e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Lamisil 1 10 mg/g solução cutânea Cloridrato de terbinafina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

1. O que é Paracetamol Bluepharma e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Bluepharma

1. O que é Paracetamol Bluepharma e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Bluepharma Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Bluepharma 1000 mg comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

1. O QUE É O BEN-U-RON E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É O BEN-U-RON E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ben-u-ron 75 mg supositórios paracetamol Para lactentes com peso igual ou superior a 3 Kg Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Metformina Actavis 850 mg Comprimidos Revestidos Metformina, cloridrato Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este folheto.

Leia mais

Anastrozol Azevedos 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol

Anastrozol Azevedos 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol Folheto informativo: Informação para o utilizador Anastrozol Azevedos 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Wynn e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Wynn e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Wynn 1,5 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 3 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 4,5 mg Comprimidos orodispersíveis Rivastigmina Wynn 6 mg Comprimidos

Leia mais