Estágio-Docência em Economia Internacional. Carlos Henrique Machado Simão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estágio-Docência em Economia Internacional. Carlos Henrique Machado Simão"

Transcrição

1 Estágio-Docência em Economia Internacional Carlos Henrique Machado Simão

2 Capítulo 6 Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional

3 Economias de Escala e Vantagem Comparativa Vamos imaginar uma economia mundial com 2 países, Local e Estrangeiro. Suponhamos que Local possua uma razão capitaltrabalho maior que Estrangeiro (capitalabundante). Existem dois setores, tecidos (capital-intensivos) e alimentos. Diferente do Capítulo 4, onde a concorrência era perfeita, agora partimos de um modelo de concorrência monopolística para o setor de tecidos.

4 Economias de Escala e Vantagem Comparativa

5 Economias de Escala e Vantagem Comparativa O setor de tecidos com concorrência monopolística tem diferenciação de produtos, cada empresa fábrica seu próprio bem, diferenciado das demais. Local continua exportando tecido, porém passa a importar tecido do Estrangeiro. Local passa a ser exportador líquido.

6 Economias de Escala e Vantagem Comparativa A partir desse modelo podemos definir como comércio intraindústria: a troca de tecidos por tecidos (setor manufatureiro). E como interindústria: o restante do comércio, no nosso exemplo tecidos por alimentos. Note 4 pontos sobre o padrão de comércio:

7 Economias de Escala e Vantagem Comparativa

8 Economias de Escala e Vantagem Comparativa 1. O comércio interindústria reflete a vantagem comparativa, Local país capital-abundante é um exportador líquido de tecidos (capitalintensivos) e importador líquido de alimentos (trabalho-intensivos). 2. O comércio intraindústria não reflete a vantagem comparativa. Mesmo se os países tivessem a mesma razão capital-trabalho total, suas empresas continuariam a produzir bens diferenciados e a demanda dos consumidores continuaria a gerar o comércio internacional.

9 Economias de Escala e Vantagem Comparativa 3. O padrão do comércio intraindústria em si é imprevisível. Porém a imprevisibilidade não é total, enquanto o comércio intraindústria é arbitrário, o comércio interindústria é determinado por diferenças entre os países. 4. A importância relativa do comércio intraindústria e interindústria depende da relação capital-trabalho. Se os países forem semelhantes haverá pouco comércio interindústria.

10 Significado do comércio intraindústria Atualmente cerca de ¼ do comércio mundial consiste no modelo intraindústria. O modelo desempenha papel importante no comércio de bens manufaturados de nações avançadas. Os países industrializados são semelhantes em tecnologias, qualificação de mão-de-obra e disponibilidade de capital, com isso as trocas se dão nos dois sentidos dentro do setor.

11 Significado do comércio intraindústria

12 Significado do comércio intraindústria I = 1 EXP IMP EXP + IMP Produtos de alta intensidade tecnológica tendem a se aproximar do valor 1 no índice, e produtos com baixa intensidade de 0 nos países desenvolvidos.

13 Por que o comércio intraindústria é importante O comércio intraindústria gera ganhos adicionais do comércio internacional, além dos ganhos da vantagem comparativa, pois permite ampliação de mercado. Ao se engajar no comércio intraindústria, o país está se especializando numa gama menor de produtos, aumentando produtividade e diminuindo custos (economia de escala). Em paralelo o consumidor tem uma gama maior de produtos para demandar, Local e Estrangeiro, com preços menores (economia de escala).

14 Por que o comércio intraindústria é importante O impacto do comércio internacional na distribuição de renda é maior, no modelo de vantagens comparativa. O comércio intraindústria gera ganhos adicionais significativos (variedade e menor custo) e também distribuição de renda, porém menor que no modelo anterior.

15 Discriminação internacional de preços (dumping) No modelo de concorrência monopolística vimos os ganhos no comércio internacional oriundos de uma economia de escala. Porém, o modelo não abordou todas as consequências que são geradas a partir desse modelo. Podemos citar como importante exemplo a diferença de preço que uma empresa pratica ao vender seu produto no mercado doméstico e ao exportá-lo.

16 A economia da discriminação internacional de preços As empresas em geral cobram diferentes preços quando exportam um bem ou vendem no mercado doméstico, essa prática é chamada discriminação de preços. A prática mais comum no comércio internacional é a discriminação internacional de preços (dumping), em linhas gerais as empresas frequentemente cobram preços menores quando exportam seus produtos. Esse tipo de comportamento empresarial é frequentemente questionado politicamente.

17 A economia da discriminação internacional de preços A discriminação internacional de preços pode ocorrer apenas se duas condições forem satisfeitas: 1. O setor deve estar em um contesto de concorrência monopolística, ou seja, a própria empresa determina seu preço. 2. Os mercados devem ser segmentados, de modo que os residentes domésticos não possam comprar produtos que se pretende exportar.

18 A economia da discriminação internacional de preços Exemplo: Para poder aumentar as vendas em uma unidade em qualquer mercado é necessário reduzir o preço em $ 0,01.

19 A economia da discriminação internacional de preços

20 A economia da discriminação internacional de preços

21 A economia da discriminação internacional de preços As empresas cobrarão mais baixos em mercados nos quais elas se defrontam com uma elasticidade de demanda maior. As empresas praticarão discriminação internacional de preços se notarem uma elasticidade maior nas vendas de exportação do que nas domésticas. A discriminação internacional de preços sugere que esse tipo de estratégia pode estimular o comércio internacional.

22 Discriminação internacional de preços recíproca (dumping recíproco) Exemplo: Suponhamos que existam dois mercados, Local e Estrangeiro Dois monopólios, produzindo o mesmo bem com o mesmo custo marginal. Também suponhamos que exista um custo de transporte entre os mercados.

23 Discriminação internacional de preços recíproca A primeira vista pode-se imaginar que não irá ocorrer comércio internacional e que cada empresa vai atuar apenas em seu próprio mercado. Porém se introduzirmos a discriminação internacional de preços o comércio poderá surgir. Como visto anteriormente uma possível estratégia para expansão de vendas e entrar no mercado internacional com preços menores do que os praticados no mercado doméstico.

24 Discriminação internacional de preços recíproca O preço tem que ser menor o suficiente para que o custo de transporte não deixe o preço final do bem maior que a concorrência. Se ambas as empresas adotarem essa estratégia teremos o que é chamado de discriminação internacional de preços recíproca (dumping recíproco), devido ao fluxo de comércio do mesmo produto ser nos dois sentidos.

25 Discriminação internacional de preços recíproca Permite-se assim mudanças no mercado: Antes o mercado era um monopólio incontestável, a partir da discriminação internacional de preços recíproca o mercado passar a ter concorrência. Esse modelo pode gerar criticas a respeito da ineficiência de se transportar mercadorias já existentes em cada país, mas por outro lado propicia aos consumidores melhor situação que o monopólio.

26 A teoria das economias externas Concentração produtiva reduz os custos setoriais, independentemente do tamanho das empresas. Quando as economias de escala se aplicam ao nível setorial são chamadas: economias externas. Segundo Marshall um conglomerado de empresas pode ser mais eficiente do que uma empresa isolada por três razões: 1. Fornecedores especializados; 2. Mercado comum de trabalho; 3. Trasbordamento de conhecimento;

27 A teoria das economias externas Fornecedores especializados Em alguns setores a produção requer o uso de equipamentos ou serviços de apoio especializado, mas uma empresa não demanda o suficiente para manter fornecedores no negócio. Quando existe um conglomerado (cluster) de empresas, uma rede de fornecedores especializados surge, e fornece insumos ao menor custo para as empresas.

28 A teoria das economias externas Mercado comum de trabalho Similar ao caso dos fornecedores, a criação de um mercado comum de trabalho cria benefícios tanto para as empresas como para os trabalhadores especializados. Tal mercado em comum é uma vantagem para ambos; afinal, com ele, é pouco provável que os produtores tenham dificuldade em encontrar recursos humanos e que os trabalhadores fiquem desempregados.

29 A teoria das economias externas Transbordamento de conhecimento Empresas podem adquirir tecnologias graças aos seus próprios esforços de pesquisa e desenvolvimento. Ou podem tentar aprender com as concorrentes. Uma fonte importante de conhecimento é a troca informal de informações e ideias que ocorre em nível pessoal.

30 Economias externas e retornos crescentes A teoria das economias externas indica que, quando essas economias são importantes, um país com um setor econômico forte será mais eficiente nesse setor do que outro no qual ele seja diminuto, permanecendo tudo o mais constante. Em outras palavras, as economias externas ocasionam retornos crescentes de escala no nível da indústria nacional. Retornos crescentes de escala gera curva de oferta negativamente inclinada.

31 Economias externas e comércio internacional Economias externas geram efeito no comércio internacional, elas podem tanto prender um país a certo padrão de especialização ou mesmo perda de comércio internacional.

32 Economias externas e comércio internacional

33 Economias externas e o padrão de comércio Como o exemplo mostra economias externas permitem que o acaso histórico acabe determinando quem produz o quê. E podem ir contra a vantagem comparativa, fazendo que os padrões de especialização não se alterem.

34 Economias externas e o padrão de comércio

35 Comércio e bem-estar com economias externas O comércio internacional baseado em economias externas possui efeitos mais ambíguos sobre o bem-estar nacional se comparado ao baseado na vantagem comparativa ou economia de escala. As economias externas podem deixar um país em pior situação do que estaria na ausência de comércio.

36 Retornos crescentes dinâmicos Algumas das economias externas mais importantes surgem da acumulação de conhecimento. A relação entre custo unitário e acumulação de produção é chamada de curva de aprendizagem, ela é normalmente negativamente inclinada. Quando os custos caem com a produção acumulada no tempo, em vez de com a taxa corrente de produção, isso é considerado um caso de retornos crescentes dinâmicos.

37 Retornos crescentes dinâmicos

38 Retornos crescentes dinâmicos As economias externas como as economias de escala dinâmicas em certos momentos, justificam potencialmente o protecionismo. Suponhamos que um país pudesse ter custos baixos bastante para produzir um bem caso tivesse mais experiência, mas que, dada sua falta de experiência, o bem não pode ser produzido de maneira competitiva. O país poderia optar pelo protecionismo temporário e aumentar no longo prazo o bem estar de sua população, argumento da indústria nascente.

39 Comércio inter-regional e geografia econômica O comércio inter-regional é realizado entre as regiões de uma determinada nação. As economias externas tem papel importante no comércio inter-regional gerando especialização, muito em virtude da alta mobilidade de capital e trabalho, esses assumindo papel secundário. Os conglomerados econômicos se beneficiam de economias externas que por sua vez são originados a partir da história de cada país. O estudo da interação econômica através do espaço é chamado de geografia econômica.

40 Obrigado!

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 O modelo de concorrência monopolista pode ser usado para mostrar como o comércio leva a: um preço médio menor devido a economias

Leia mais

Aula 5 Tópico 5 - Economias de Escala, Concorrência Imperfeita e Comércio Internacional (parte 2):

Aula 5 Tópico 5 - Economias de Escala, Concorrência Imperfeita e Comércio Internacional (parte 2): Economia Internacional Aula 5 Tópico 5 - Economias de Escala, Concorrência Imperfeita e Comércio Internacional (parte 2): - Concorrência Monopolista e comércio - Discriminação internacional de preços (dumping)

Leia mais

Economias de escala e concorrência imperfeita

Economias de escala e concorrência imperfeita v. 01 Economias de escala e concorrência imperfeita Reinaldo Gonçalves Professor titular UFRJ reinaldogoncalves1@gmail.com 1 Sumário 1. Economias de escala 2. Concorrência imperfeita 3. Diferenciação de

Leia mais

Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil

Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros

Leia mais

Capítulo Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc.

Capítulo Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc. Monopólio. Introdução à Economia Mankiw, N.G Capítulo 15 Copyright 2001 by Harcourt, Inc. All rights reserved. Requests for permission to make copies of any part of the work should be mailed to: Permissions

Leia mais

Concorrência Monopolística

Concorrência Monopolística C H A P T E R 16 Concorrência Monopolística Microeonomics P R I N C I P L E S O F N. Gregory Mankiw Premium PowerPoint Slides by Ron Cronovich 2009 South-Western, a part of Cengage Learning, all rights

Leia mais

Monopólio. 15. Monopólio. Porque Surgem os Monopólios. Porque Surgem os Monopólios. Economias de Escala. Monopólio Natural

Monopólio. 15. Monopólio. Porque Surgem os Monopólios. Porque Surgem os Monopólios. Economias de Escala. Monopólio Natural 15. Enquanto uma firma compettitiva é tomadora de preço, a firma monopolista é fazedora de preço Uma firma é considerada monopolista se: É a única vendedora de um produto O produto não tem um substituto

Leia mais

09/02/2014. Prévia. Vantagem comparativa e custo de oportunidade. Introdução

09/02/2014. Prévia. Vantagem comparativa e custo de oportunidade. Introdução Capítulo 3 Produtividade do trabalho e vantagem comparativa: o modelo ricardiano Prévia Custos de oportunidade e vantagem comparativa O modelo ricardiano de um só fator Possibilidades de produção Ganhos

Leia mais

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar?

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar? Tiago Terra Apex-Brasil Por que exportar? Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros no exterior e atrair

Leia mais

Comércio Internacional

Comércio Internacional Comércio Internacional Copyright (c) 1999 Harcourt Brace & Company, Canada, Ltd. All rights reserved. Comércio Internacional Como o comércio internacional afeta o bem-estar econômico? Quem ganha e quem

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Os países envolvem-se no comércio internacional por dois motivos básicos: Os países diferem quanto aos recursos ou à tecnologia.

Leia mais

REGIMES CAMBIAIS LEITURA OBRIGATÓRIA

REGIMES CAMBIAIS LEITURA OBRIGATÓRIA LEITURA OBRIGATÓRIA CAPÍTULO 23 ECONOMIA ABERTA: REGIMES CAMBIAIS, DETERMINAÇÃO DA RENDA E IMPACTOS DA POLÍTICA ECONÔMICA Pinho, Diva Benevides & Vasconcellos, Marco Antonio S.(Org.), Manual de Economia,

Leia mais

Comércio internacional: Determinantes. Reinaldo Gonçalves

Comércio internacional: Determinantes. Reinaldo Gonçalves Comércio internacional: Determinantes Reinaldo Gonçalves Sumário 1. Determinantes: tese geral 2. Vantagem comparativa 3. Enfoques 4. Novos modelos 1. Determinantes Volume Composição Preços Direção Tese

Leia mais

Sumário. Discriminação de Preços Tarifas Compartilhadas Concorrência Monopolística Modelo de diferenciação de produtos por localização

Sumário. Discriminação de Preços Tarifas Compartilhadas Concorrência Monopolística Modelo de diferenciação de produtos por localização Sumário Discriminação de Preços Tarifas Compartilhadas Concorrência Monopolística Modelo de diferenciação de produtos por localização Discriminação de preços Discriminação de preços Discriminação perfeita

Leia mais

VANTAGEM ABSOLUTA VANTAGEM COMPARATIVA HECKSCHER-OHLIM Smith, Ricardo e HO...

VANTAGEM ABSOLUTA VANTAGEM COMPARATIVA HECKSCHER-OHLIM Smith, Ricardo e HO... VANTAGEM ABSOLUTA VANTAGEM COMPARATIVA HECKSCHER-OHLIM Smith, Ricardo e HO... Prof. Reginaldo Brito Teorias clássicas do comércio (Parte I) Até metade do século XVIII estudiosos procuravam sistematizar

Leia mais

O padrão de bem estar e desenvolvimento de uma região está diretamente associado a produtividade da economia da região.

O padrão de bem estar e desenvolvimento de uma região está diretamente associado a produtividade da economia da região. O padrão de bem estar e desenvolvimento de uma região está diretamente associado a produtividade da economia da região. Contudo, a produtividade das empresas não depende apenas de fatores internos, ou

Leia mais

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes Economia PROFº Alex Mendes 1 Noções de Economia do Setor Público Objetivo Geral Apresentar os movimentos de mercado como resultado das forças de oferta e demanda, e o papel dos preços nesta dinâmica. Objetivos

Leia mais

preço das matérias primas e dos fatores de

preço das matérias primas e dos fatores de Oferta Individual versus Oferta de Mercado A oferta de determinado bem depende de vários fatores: preço do próprio bem preço das matérias primas e dos fatores de produção tecnologia utilizada Oferta Individual

Leia mais

Nova Geografia Econômica

Nova Geografia Econômica Nova Geografia Econômica Teoria e Implicações para Políticas Regionais ECONOMIA REGIONAL E URBANA Prof. Vladimir Maciel Nova Geografia Econômica Características gerais: Conjunto de teorias que privilegiam

Leia mais

Cap. 2 Empresa, Indústria e Mercados

Cap. 2 Empresa, Indústria e Mercados 1. Introdução Analisar os conceitos de empresa, indústria e mercado Cap. 2 Empresa, Indústria e Mercados Economia de Empresas Profa. Michele Polline Veríssimo Incapacidade da teoria neoclássica em tratar

Leia mais

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO Capítulo 3 (Mankiw) Interdependência e Comércio Economistas estudam como a sociedade produz e distribui os bens, numa tentativa de satisfazer as vontades e as necessidades

Leia mais

a) Qual padrão de especialização e comércio internacional você esperaria? O que determinaria quem vai produzir a mercadoria?

a) Qual padrão de especialização e comércio internacional você esperaria? O que determinaria quem vai produzir a mercadoria? 2ª. LISTA DE EXERCÍCIOS ECONOMIA INTERNACIONAL I BRI0023 Profa. Daniela Schettini Capítulo 7 1) Exercício 2, capítulo 7: Costuma-se argumentar que a existência de aumento dos retornos é uma fonte de conflito

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez Segunda Avaliação Entrega 09/08/17 Regras - Marque a alternativa correta que complementa ou responde as

Leia mais

Aplicação. ão: Internacional. Capítulo 9. Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc.

Aplicação. ão: Internacional. Capítulo 9. Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc. Aplicação ão: Comércio Internacional Introdução à Economia Mankiw, N.G. Capítulo 9 Copyright 2001 by Harcourt, Inc. All rights reserved. Requests for permission to make copies of any part of the work should

Leia mais

Ganhadores e perdedores no comércio mundial de biocombustíveis. veis: o que nos ensina a teoria econômica?

Ganhadores e perdedores no comércio mundial de biocombustíveis. veis: o que nos ensina a teoria econômica? Ganhadores e perdedores no comércio mundial de biocombustíveis veis: o que nos ensina a teoria econômica? Prof a. Virgínia Parente Instituto de Eletrotécnica e Energia Universidade de São Paulo Apresentação

Leia mais

Conceito de Comércio exterior

Conceito de Comércio exterior Conceito de Comércio exterior atividade de compra e venda internacional de produtos e serviços de um determinado país. Do comércio exterior participam empresas de pequeno, médio e grande porte, muitas

Leia mais

Última aula! Demanda após a tarifa. Demanda inicial. A produção do bem que antes era importado no país local; logo, M

Última aula! Demanda após a tarifa. Demanda inicial. A produção do bem que antes era importado no país local; logo, M Aula: 14/7/17 Última aula! Demanda após a tarifa Demanda inicial A produção do bem que antes era importado no país local; logo, M Taxa de proteção efetiva A taxa de proteção efetiva mede quanta proteção

Leia mais

Por que países comercializam?

Por que países comercializam? Fernando de Faria Siqueira Orientador: Maurício Barata Universidade de Brasília 20/05/2011 1 Introdução 2 3 4 5 Perguntas como qual o papel do comércio exterior na vida econômica nacional e o que determina

Leia mais

27.6. Um duopólio em que duas firmas idênticas estão em concorrência de Bertrand não irá distorcer preços a partir de seus níveis competitivos.

27.6. Um duopólio em que duas firmas idênticas estão em concorrência de Bertrand não irá distorcer preços a partir de seus níveis competitivos. Capítulo 27 Oligopólio Questões de verdadeiro ou falso 27.1. No equilíbrio de Cournot cada firma escolhe a quantidade que maximiza o seu próprio lucro assumindo que a firma rival vai continuar a vender

Leia mais

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO Capítulo 3 (Mankiw) Interdependência e Comércio Economistas estudam como a sociedade produz e distribui os bens, numa tentativa de satisfazer as vontades e as necessidades

Leia mais

Compreendendo as Estruturas de Mercado

Compreendendo as Estruturas de Mercado Compreendendo as Estruturas de Mercado Profa. Celina Martins Ramalho O Conceito de Estrutura de Mercado Objetivo Apresentar as estruturas de mercado sobre as quais se organizam os mercados de concorrência

Leia mais

GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA

GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA GEOGRAFIA DAS INDUSTRIAS PROFº CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão O QUE É UMA INDÚSTRIA? INDÚSTRIA É A ATIVIDADE POR MEIO DA QUAL OS SERES HUMANOS TRANSFORMAM

Leia mais

Oferta e Demanda. 4. Oferta e Demanda. Mercado. O Que São os Mercados? Preços. Mercado

Oferta e Demanda. 4. Oferta e Demanda. Mercado. O Que São os Mercados? Preços. Mercado Oferta e Demanda 4. Oferta e Demanda São as duas palavras mais usadas por economistas São as forças que fazem os mercados funcionarem A microeconomia moderna lida com a oferta, demanda e o equilíbrio do

Leia mais

Comércio internacional. Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ

Comércio internacional. Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ Comércio internacional Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ Sumário 1. Determinantes: tese geral 2. Vantagem comparativa 3. Enfoques 4. Novos modelos Determinantes Volume Composição Preços Direção

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Prof. Walfredo Ferreira

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Prof. Walfredo Ferreira GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Prof. Walfredo Ferreira Estrutura do estudo: (Onde estamos no programa?) Unidade 1: ESTRUTURA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teoria dos Negócios Internacionais. Contato inicial

Leia mais

Concorrência Perfeita

Concorrência Perfeita UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Disciplina: Teoria Microeconômica II Professor: Sabino da Silva Porto Junior Lista 1-2007/01 Concorrência Perfeita (ANPEC 97)

Leia mais

Notas de Aula 5: MONOPÓLIO (Varian cap.23) Uma firma em uma indústria Não há substitutos próximos para o bem que a firma produz Barreiras à entrada

Notas de Aula 5: MONOPÓLIO (Varian cap.23) Uma firma em uma indústria Não há substitutos próximos para o bem que a firma produz Barreiras à entrada TEORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA: TEORIA MICROECONÔMICA II Primeiro Semestre/2001 Professor: Sabino da Silva Porto

Leia mais

Scale Economies, Product Differentiation, and the Pattern of Tra

Scale Economies, Product Differentiation, and the Pattern of Tra Scale Economies, Product Differentiation, and the Pattern of Trade Apresentado por: Fernando Faria 10/05/2011 1 Introdução 2 A. Pressupostos do Modelo B. Equiĺıbrio em uma Economia Fechada C. Efeitos do

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2012

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2012 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2012 1 Krugman & Obtstfeld (2005) Cap. 10 2 1. Industrialização como Meio para Superação do Subdesenvolvimento 2. Política de Substituição

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO BRASIL: QUAL DEVE SER A ESTRATÉGIA DO GOVERNO PARA ?

PROJETO DE PESQUISA INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO BRASIL: QUAL DEVE SER A ESTRATÉGIA DO GOVERNO PARA ? PROJETO DE PESQUISA INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO BRASIL: QUAL DEVE SER A ESTRATÉGIA DO GOVERNO PARA 2015-18? Introdução A indústria é um setor vital para o desenvolvimento do Brasil. Mesmo

Leia mais

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico

Consultorias. Ensaios Laboratoriais. Cursos in Company. Apoio Tecnológico Consultorias Ensaios Laboratoriais Apoio Tecnológico Cursos in Company ÁREA DE GESTÃO E ALIMENTOS E BEBIDAS Consultoria em Planejamento e Controle dos Processos Produtivos; Consultoria para Atendimento

Leia mais

Relatório Aprendendo a Exportar

Relatório Aprendendo a Exportar Relatório Aprendendo a Exportar Encontro 1 O número de empresas exportadoras no Brasil é bastante reduzido, já que não há uma cultura de exportação em larga escala consolidada no país. Para as empresas,

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 1 Questionamentos ao modelo Hecksher- Ohlin Fatos não explicados: concentração comércios entre PDs; comércio intraindústria e intra-firma NOVO CONJUNTO

Leia mais

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Aula 01 - Fundamentos teóricos, parte I. Economia internacional Vs Comércio exterior. Teorias do Comércio Internacional (liberalismo vs protecionismo) COMÉRCIO INTERNACIONAL Onde

Leia mais

Módulo 8 Teoria da Produção

Módulo 8 Teoria da Produção Módulo 8 Teoria da Produção Numa economia de mercado, consumidores e empresas representam respectivamente as unidades do setor de consumo e de produção, que se interrelacionam através do sistema de preços

Leia mais

Salário Mínimo, Bolsa Família e desempenho. Desempenho relativo recente da economia do Nordeste

Salário Mínimo, Bolsa Família e desempenho. Desempenho relativo recente da economia do Nordeste Salário Mínimo, Bolsa Família e desempenho relativo recente da economia do Nordeste PET - Economia - UnB 15 de julho de 2013 Alexandre Rands Barros Autores Introdução Graduado em Ciências Econômicas pela

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Centro de ciências e Tecnologia Agroalimentar UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL (UACTA)

Universidade Federal de Campina Grande Centro de ciências e Tecnologia Agroalimentar UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL (UACTA) Disciplina: Economia Ambiental Créditos: 4 Carga Horária: 60 Professor: Dr. Walker Gomes de Albuquerque TEORIA DA PRODUÇÃO PARTE 2 Teoria da produção Uma das questões mais importantes da Economia diz respeito

Leia mais

Unidade Letiva 5 Preços e mercados Mercado é uma situação em que vendedores e compradores ajustam o preço e a quantidade do bem a transacionar.

Unidade Letiva 5 Preços e mercados Mercado é uma situação em que vendedores e compradores ajustam o preço e a quantidade do bem a transacionar. Mercado é uma situação em que vendedores e compradores ajustam o preço e a quantidade do bem a transacionar. O mercado não necessita da existência de um espaço físico nem da presença dos seus participantes;

Leia mais

Profa. Alicia Ruiz Olalde

Profa. Alicia Ruiz Olalde Profa. Alicia Ruiz Olalde Comércio Internacional O conjunto de relações comerciais estabelecidas pelos países entre si, por meio das quais buscam satisfazer suas necessidades. Por que os países comerciam

Leia mais

Finanças Públicas. Políticas de Tributação CAP. 17; 18; 19 STIGLITZ

Finanças Públicas. Políticas de Tributação CAP. 17; 18; 19 STIGLITZ Finanças Públicas Políticas de Tributação CAP. 17; 18; 19 STIGLITZ 1. TRIBUTAÇÃO GERAL Governo obtém recursos por meio de tributos Quão justo é o sistema tributário? Quanto governo arrecada? Quais impactos

Leia mais

AMBIENTE COMPETITIVO

AMBIENTE COMPETITIVO Objetivo AMBIENTE COMPETITIVO Entender como as forças ambientais influenciam a competitividade das empresas. Ser capaz de analisar o ambiente competitivo e formular estratégias empresariais Sumário Ambiente

Leia mais

Custos da Produção Parte 2

Custos da Produção Parte 2 Custos da Produção Parte 2 4. Curvas de custos Longo vs Curto Prazo. 5. Produção com Dois Produtos Economias de Escopo. 6. Mudanças Dinâmicas nos Custos A Curva de Aprendizagem. 7. Estimativa e Previsão

Leia mais

O Comércio Internacional e seus porquês

O Comércio Internacional e seus porquês O Comércio Internacional e seus porquês O porquê da especialização das nações Porque os países mantêm relações comerciais entre si? Porque o comércio internacional afeta a distribuição de renda e o nível

Leia mais

International Trade And Factor Mobility

International Trade And Factor Mobility PET Economia - UnB 11 de Outubro de 2014 Robert A. Mundell O pai do Euro Professor de Economia na Universidade de Columbia PhD pelo MIT em 1956 Post - Doctoral Fellow em Economia Poĺıtica na Universidade

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Comércio internacional, no mundo real, reflete: Diferenças de produtividade do trabalho Diferenças de dotação de recursos Modelo

Leia mais

EFEITOS DE TRANSBORDAMENTO DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS NA INDÚSTRIA DO MERCOSUL Mariano F. Laplane

EFEITOS DE TRANSBORDAMENTO DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS NA INDÚSTRIA DO MERCOSUL Mariano F. Laplane EFEITOS DE TRANSBORDAMENTO DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS NA INDÚSTRIA DO MERCOSUL Mariano F. Laplane Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia - NEIT Instituto de Economia UNICAMP Perfil das empresas estrangeiras

Leia mais

PROFESSOR: ADRIANO RAMALHO DISCIPLINA: GEOGRAFIA CONTEÚDO: FASES DO CAPITALISMO TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA

PROFESSOR: ADRIANO RAMALHO DISCIPLINA: GEOGRAFIA CONTEÚDO: FASES DO CAPITALISMO TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA PROFESSOR: ADRIANO RAMALHO DISCIPLINA: GEOGRAFIA CONTEÚDO: FASES DO CAPITALISMO TEMA GERADOR: ARTE NA ESCOLA CAPITALISMO Substituiu a propriedade feudal, Trabalho assalariado, que substituiu o trabalho

Leia mais

Microeconomia I. Bibliografia. Mercado. Arilton Teixeira Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4

Microeconomia I. Bibliografia. Mercado. Arilton Teixeira Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4 Microeconomia I Arilton Teixeira arilton@fucape.br 2012 1 Bibliografia Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4 2 Mercado Definição: É o conjunto de agentes, compradores e vendedores, que negociam

Leia mais

Brasil: Exportações em 2000

Brasil: Exportações em 2000 Brasil: Exportações em 2000 US$ FOB % Básicos 12.562 23,44% Minérios de ferro e seus concentrados 3.048 5,69% Soja, mesmo triturada 2.188 4,08% Farelo e resíduos da extração de óleo de soja 1.651 3,08%

Leia mais

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V)

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I. Nome: PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V) Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa ECONOMIA I Frequência, 1º Semestre 2003-2004 24 Janeiro, OGE e GEI Tempo de duração: 2h30m Nome: Nº Turma PARTE I: Teoria do Consumidor (5 V) 1.

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Método indireto de produção Queijo Vinho Local 1 h / kg 2 hs /l Resto do Mundo 6 hs / kg 3 hs / l Se P Q /P L = 1 Local => produz

Leia mais

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site ou através de nosso canal no Youtube:

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site   ou através de nosso canal no Youtube: Saiba mais sobre o curso acessando nosso site http://bit.ly/inter-trader ou através de nosso canal no Youtube: https://youtu.be/pjevpofie_8 Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia.

Leia mais

A empresa em ambiente concorrencial

A empresa em ambiente concorrencial A empresa em ambiente concorrencial IT, LEGI - Teoria Económica II Margarida Catalão Lopes 1 Objectivo habitual da empresa: maximizar o seu lucro. Lucro vai depender da estrutura do mercado em que actua.

Leia mais

MÓDULO 02 GEOGRAFIA II

MÓDULO 02 GEOGRAFIA II MÓDULO 02 GEOGRAFIA II CARVÃO MINERAL ENERGIA HIDRÁULICA PETRÓLEO MÁQUINA A VAPOR NAVIO LOCOMOTIVA E O AVIÃO DIMINUINDO AS DISTÂNCIAS TELÉGRAFO Os primeiros sistemas de comunicação foram desenvolvidos

Leia mais

Capítulo 8 Instrumentos de política comercial

Capítulo 8 Instrumentos de política comercial Capítulo 8 Instrumentos de política comercial Preparado por Iordanis Petsas Material de apoio para Economia internacional: teoria e política, 6ª edição de Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld Organização

Leia mais

MERCADO ÚNICO DE SERVIÇOS. Paulo Simões Diretor de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração Direção-Geral das Atividades Económicas

MERCADO ÚNICO DE SERVIÇOS. Paulo Simões Diretor de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração Direção-Geral das Atividades Económicas MERCADO ÚNICO DE SERVIÇOS Paulo Simões Diretor de Serviços do Comércio, Serviços e Restauração Direção-Geral das Atividades Económicas Benefícios do Mercado Único: Estimular o crescimento; Promover a competitividade

Leia mais

Unidade III SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade III SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade III SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Profa. Lérida Malagueta Pontos de vista da exportação Exportação: é o ato de vender os produtos e serviços de sua empresa em um mercado fora do território

Leia mais

Modelo de Factores Específicos

Modelo de Factores Específicos Modelo de Factores Específicos Introdução No modelo de Ricardo o comércio leva à especialização produtiva com cada país a deslocar os factores produtivos dos sectores em que são mais ineficientes para

Leia mais

Microeconomia Discriminação de Preços

Microeconomia Discriminação de Preços Microeconomia Discriminação de reços rof. Antonio Carlos Assumpção Discriminação de reços: Monopólio Discriminação de preço é a prática de cobrar, pelo mesmo produto, preços diferentes de consumidores

Leia mais

Comércio internacional. Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ

Comércio internacional. Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ Comércio internacional Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ 1 Sumário 1. Determinantes: tese geral 2. Vantagem comparativa 3. Enfoques 4. Novos modelos 5. Síntese 2 3 Bibliografia básica R. Baumann,

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Krugman & Obtstfeld (2005) Cap. 8 2 Formas de Imposto de Importação Alíquota ad valorem (% sobre valor aduaneiro) Alíquota específica

Leia mais

Tradução da 6a. edicão norte-americana

Tradução da 6a. edicão norte-americana N. Gregory Mankiw Economia Introdução à Tradução da 6a. edicão norte-americana 15 Monopólio 2013 Cengage Learning. All Rights Reserved. May not be copied, scanned, or duplicated, in whole or in part, except

Leia mais

Especialização em Logística Integrada de Produção

Especialização em Logística Integrada de Produção Especialização em Logística Integrada de Produção Avaliação Econômica de Projetos Renato Seixas Introdução Programação Aula Horário Conteúdo 23/02/2018 20:10-22:00 Introdução a microeconomia: demanda oferta

Leia mais

Negócios Internacionais-Lozano

Negócios Internacionais-Lozano 1 O Ambiente Globalizado da Competição 2 O Modelo antigo O Novo Modelo Mercado lento e físico Mercado rápido e virtual Mercados protegidos Globalização e competição Enfoque macroeconômico Enfoque microeconômico

Leia mais

Microeconomia 1º Sem/2011

Microeconomia 1º Sem/2011 Página 1 de 5 MICROECONOMIA RA Listas exercícios entregues 24/03/2011 lista 1 31/03/2011 lista 2 07/04/2011 lista 3 14/04/2011 lista 4 1 4226051 2 x x 0 0 2 4256033 4 x x x x 3 4421579 1 0 0 0 x 4 4431879

Leia mais

Comércio Mundial e Brasileiro

Comércio Mundial e Brasileiro EXTENSIVO 2016 Comércio Mundial e Brasileiro Camila Ferreira Década de 1990 Crise econômica mundial e brasileira Neoliberalismo Globalização Especulação Financeira Expansão do crédito fictício BOLHAS Banco

Leia mais

Interdependência e Ganhos de Troca

Interdependência e Ganhos de Troca 3 Interdependência e Ganhos de Troca Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido nos Estados Unidos e montado também na China.

Leia mais

Enaex Financiamento às exportações para a retomada do crescimento

Enaex Financiamento às exportações para a retomada do crescimento Enaex 2018 Financiamento às exportações para a retomada do crescimento A Indústria Brasileira de Máquinas e Equipamentos :: Missão Atuar de forma independente para promover o desenvolvimento sustentado

Leia mais

Economia Industrial. Prof. Marcelo Matos. Aula 2

Economia Industrial. Prof. Marcelo Matos. Aula 2 Economia Industrial Prof. Marcelo Matos Aula 2 Das críticas ao modelo tradicional ao desenvolvimento da Organização Industrial Azevedo, cap.8; Sraffa, 1926; Ferguson, cap.10; Sraffa (1926) Busca mostrar

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Economia REC110 MICROECONOMIA II EXERCÍCIOS SOBRE MONOPÓLIO, MONOPSÔNIO E DISCRIMINAÇÃO DE PREÇOS. ROBERTO GUENA DE OLIVEIRA 1. Uma empresa vende seu produto em dois mercados distintos. A demanda por esse produto

Leia mais

MERCADO: OFERTA X DEMANDA EXCEDENTE DO CONSUMIDOR E DO PRODUTOR

MERCADO: OFERTA X DEMANDA EXCEDENTE DO CONSUMIDOR E DO PRODUTOR MERCADO: OFERTA X DEMANDA EXCEDENTE DO CONSUMIDOR E DO PRODUTOR 2º SEMESTRE 2011 Excedente do Consumidor e Curva de Demanda Excedente do consumidor individual é o ganho líquido que o comprador individual

Leia mais

[Ano] Estruturas de Mercado e Decisão. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] Estruturas de Mercado e Decisão. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] Estruturas de Mercado e Decisão Estruturas de Mercado e Decisão MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Andressa Guimarães Rego Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra Fabiana Cavalcante

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA Economia Internacional (I) Gilberto Joaquim Fraga Departamento de Economia DCO/PCE/UEM gjfraga@uem.br www.gjfraga.weebly.com Abril, 2017 1 O

Leia mais

Classificação Histórica da Industrialização Mundial. Industrialização - Brasil e Mundo 13/04/2016. Evolução das técnicas produtivas.

Classificação Histórica da Industrialização Mundial. Industrialização - Brasil e Mundo 13/04/2016. Evolução das técnicas produtivas. Industrialização - Brasil e Mundo Evolução das técnicas produtivas Geografia Prof. Edmilson 1. Quanto ao histórico do nascimento: industrialização Clássica industrialização Planificada industrialização

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 1º SEMESTRE 2014

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 1º SEMESTRE 2014 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 1º SEMESTRE 2014 1 Comércio internacional, no mundo real, reflete: Diferenças de produtividade do trabalho Diferenças de dotação de recursos Modelo

Leia mais

Introdução à Macroeconomia. Danilo Igliori Desemprego

Introdução à Macroeconomia. Danilo Igliori Desemprego Introdução à Macroeconomia Danilo Igliori (digliori@usp.br) Desemprego 1 Taxa natural de desemprego É a taxa média de desemprego em torno da qual a economia flutua (equilíbrio). Em uma recessão, a taxa

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1ª PARTE: Concorrência Perfeita, Concorrência Monopolística, Monopólio e Oligopólio.

LISTA DE EXERCÍCIOS 1ª PARTE: Concorrência Perfeita, Concorrência Monopolística, Monopólio e Oligopólio. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA: TEORIA MICROECONÔMICA II ESTÁGIO DOCÊNCIA: VÍVIAN DOS SANTOS QUEIROZ PROFESSOR:

Leia mais

6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS

6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS 1 6 CUSTOS DE PRODUÇÃO QUESTÕES PROPOSTAS 1. Se conhecemos a função produção, o que mais precisamos saber a fim de conhecer a função custos: a) A relação entre a quantidade produzida e a quantidade de

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Comércio internacional com efeitos sobre distribuição de renda Recursos não podem se mover imediatamente ou sem custos de uma

Leia mais

GRUPO I (7 valores) 1. Identifique um dos principais fatores que determinam a produção de bens económicos?

GRUPO I (7 valores) 1. Identifique um dos principais fatores que determinam a produção de bens económicos? INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO Unidade Orgânica: Escola Superior de Ciências Empresariais Prova de de acesso ao Regime Especial Maiores de 23 anos para o ano letivo 2015/2016 Junho 2015 Leia

Leia mais

Curva de Oferta (Cap. 9) 1º SEMESTRE 2014

Curva de Oferta (Cap. 9) 1º SEMESTRE 2014 Curva de Oferta (Cap. 9) 1º SEMESTRE 2014 Marta Lemme - IE/UFRJ Concorrência Perfeita 1. Produtores e consumidores são tomadores de preço suas ações não podem influenciar os preços Goldman Sachs Group

Leia mais

DFB ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: A

DFB ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: A DFB2006 2 ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: A Nome: Número: Assinatura: I. Questões de múltipla escolha valor 5 Em cada questão assinale a única alternativa correta. 1. Pat e Kris são colegas

Leia mais

TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO

TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Dr. João Luiz de Souza Lima PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO Mudanças na era organizacional. Velhas organizações dão lugar a novas. Revolução

Leia mais

Capítulo. As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda

Capítulo. As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Capítulo 4 As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Mercados e Competição Mercado Um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço Podem ser altamente organizados Ex.: mercados

Leia mais

Economia Urbana. Aula 2: Porque as cidades existem? Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr.

Economia Urbana. Aula 2: Porque as cidades existem? Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr. Aula 2: Porque as cidades existem? Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr. Porque as pessoas preferem viver em cidades sujas, barulhentas e populosas? As pessoas não

Leia mais

PARTE I Questões discursivas

PARTE I Questões discursivas Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP Lista n o 4 EAE 110 - Fundamentos de Microeconomia 1º. Semestre de 2017 Professor: José Paulo Zeetano Chahad Auxiliar

Leia mais

ESTRUTURAS DE MERCADO

ESTRUTURAS DE MERCADO ESTRUTURAS DE MERCADO Vamos estudar a maneira como se determinam os preços dos produtos e as quantidades que serão produzidas nos diversos mercados de uma economia. Tais mercados, por sua vez, estão estruturados

Leia mais