INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO"

Transcrição

1 INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO Capítulo 3 (Mankiw)

2 Interdependência e Comércio Economistas estudam como a sociedade produz e distribui os bens, numa tentativa de satisfazer as vontades e as necessidades dos seus membros.

3 Como satisfazemos nossas vontades e necessidades? Podemos ser auto-suficientes economicamente. Podemos nos especializar e comercializar com os outros, levando à interdependência econômica.

4 Interdependência e Comércio Uma observação geral... Indivíduos e nações dependem da especialização na produção e troca como forma de enfrentar problemas causados pela escassez.

5 Interdependência e Comércio Este fato levanta duas questões... Por que interdependência é a norma? O que determina produção e comércio?

6 Por que interdependência é a regra? Interdependência ocorre porque as pessoas estão em melhor situação quando se especializam e comercializam com os outros.

7 Por que interdependência é a regra? É muito comum vermos em revistas, na televisão e nos jornais reportagens sobre balança comercial, cotação do dólar, estoque de divisas, importações e exportações, FMI, OMC e tantos outros termos e siglas que nem sempre são bem compreendidos ou explicados.

8

9 O que determina o padrão de produção e de comércio? Padrões de produção e de comércio são baseados em diferenças nos custos de oportunidade. você conhece algum país do mundo que possa atender TODAS as necessidades de sua população sem fazer comércio com outros países? Ex: Coréia do Norte??

10 Coreia do Norte e Coreia do Sul: Qual é quem? 10

11 Qual é quem? 238 km 11

12 Uma Parábola da Economia Moderna Imagine somente dois bens (batatas e carne)... somente duas pessoas (um agricultor de batata e um pecuarista) O que cada um deve produzir? Por que eles devem comercializar?

13 Auto-Suficiência Ignorando um ao outro: Cada um consome o que produz. Vamos mostrar que sem comércio, os ganhos econômicos são reduzidos. Começamos pela sua capacidade de produção máxima

14 Auto-Suficiência (8 horas/dia) Carne (quilos) (a) A Fronteira de Possibilidades de Produção do Agricultor O que ele faz de melhor se deixar de produzir um produto??? A Sem comércio escolhe A Nesse ponto, se dedica todo seu tempo com batatas (Maximo) Batatas (quilos)

15 Auto-Suficiência (8 horas) Carne (quilos) 24 (b) A Fronteira de Possibilidades de Produção do Pecuarista O que ele faz de melhor se deixar de produzir um produto??? 12 B Sem comércio escolhe B 0 24 Aqui se dedicar todo seu tempo 48 Batatas (quilos)

16 O Agricultor e o Pecuarista se Especializam e Comercializam A fronteira de possibilidade de produção representa as diversas combinações (possíveis) de produto que uma economia pode produzir. As escolhas dependem o que de fato eles querem produzir e consumir O agricultor estará enfrentando um trade-off

17 O Agricultor e o Pecuarista se Especializam e Comercializam Imagine que: Agricultor leva 60 min para produzir 1 kg de Carne Agricultor leva 15 min para produzir 1 kg de Batata. Onde ele é mais eficiente?

18 O Agricultor e o Pecuarista se Especializam e Comercializam Imagine que: Pecuarista leva 20 min para produzir 1 kg de Carne Pecuarista leva 10 min para produzir 1 kg de Batata. Onde ele é mais eficiente?

19 O Agricultor e o Pecuarista se Especializam e Comercializam No entanto, cada um poderia estar melhor especializando-se na produção do produto que está mais apto a produzir, e depois comercializando entre si.

20 O Agricultor e o Pecuarista se Especializam e Comercializam Pecuarista: Agricultor, se você parar criar gado e ficar só produzindo batatas, 32kg, você me dá 15kg (das 32) e eu te dou em troca 5kg de carne. Você terá no final 17kg de batatas e 5kg de carnes em vez dos 16kg e 4kg de carne que você tem hoje.

21 Auto-Suficiência (8 horas/dia) Carne (quilos) Agricultor A = Produção e consumo sem comércio A A* A* = Consumo (não produção) com comércio Produção com comércio Batatas (quilos) 15 vai para o pecuarista

22 O Agricultor e o Pecuarista se Especializam e Comercializam Agricultor: Eu não entendi o que você está propondo. Se o negócio é tão bom para mim, como pode ser bom pra você também?

23 O Agricultor e o Pecuarista se Especializam e Comercializam Pecuarista: Vamos imaginar que eu passe 6 horas cuidando do gado (produzindo 18kg de carne) e 2 horas com batata (12kg). Começo a produzir mais carne e menos batata, mas ainda produzo um pouco

24 Auto-Suficiência Carne (quilos) 24 (b) A Fronteira de Possibilidades de Produção do Pecuarista O que ele faz de melhor se deixar de produzir um produto??? B Sem comércio escolhe B Aqui se dedicar todo seu tempo Batatas (quilos)

25 O Agricultor e o Pecuarista se Especializam e Comercializam Pecuarista: Depois de lhe dar 5kg da minha carne em troca de 15kg de suas batatas, ficarei no final com 13kg de carne e 27 kg de batatas.

26 Auto-Suficiência Carne (quilos) Produção com comércio B* B Consumo com comércio Produção sem comércio = Batatas (quilos)

27 O Agricultor e o Pecuarista se Especializam e Comercializam Mesmo desconfiado o agricultor, o pecuarista tenta convence-lo que ao se especializarmos naquilo que fazemos de melhor, você passará menos tempo com gado e mais com batata, e eu viceversa. Todos nós ganharemos com isso.

28 O Princípio das Vantagens Comparativas Diferenças nos custos de produção determinam o seguinte: Quem deve produzir o que? Quanto deve ser comercializado de cada produto?

29 Diferenças nos Custos de Produção Existem duas forma de mensurar diferenças nos custos de produção: O número de horas necessárias para a produção de uma unidade do produto. (por exemplo, um quilo de batatas) Os custos de oportunidade de sacrificar um bem pelo outro.

30 Vantagem Absoluta Comparar a produtividade de uma pessoa, firma ou nação em relação a outra. O produtor que necessita uma quantidade menor de insumos para produzir um bem possui uma vantagem absoluta na produção desse bem.

31 Vantagem Absoluta Vimos que o pecuarista tem vantagem absoluta na produção de qualquer alimento (menos minutos para produzir 1 kg de cada) Podemos concluir que o pecuarista tem o menor custo de produção se medirmos em termos de quantidade de insumos (Ex: horas trabalhadas)

32 Vantagem Comparativa Comparar os produtores de um bem de acordo com os seus custos de oportunidade. O produtor que possui o menor custo de oportunidade para produzir um bem possui uma vantagem comparativa na produção desse bem.

33 Vantagem Comparativa O custo de oportunidade mede o tradeoff entre os dois bens produzidos Pecuarista: 1 Kg de batatas leva 10 min Se ele gasta 10 min com 1 kg batatas, tem 10 min a menos com carne (produção). Como precisa de 20 min para 1 kg de carne, com 10 min a mais produz é ½ kg Logo, o custo de oportunidade de 1 kg de batata = ½ kg de carne.

34 Vantagem Comparativa O custo de oportunidade mede o trade-off entre os dois bens produzidos Agricultor: 1 kg de batatas toma 15 min. Se ele gasta 15 min com 1 kg de batatas, tem 15 min a menos com carne Como para produzir 1 kg de carne precisa de 60 min, para cada 15 min renderia 1/4kg de carne Logo, o custo de oportunidade dele é para 1 Harcourt kg de Brace batata & Company= ¼ kg de carne.

35 Especialização e Comércio Custo de Oportunidade 1 kg de carne 1 kg de batatas Agricultor 4 kg de batata 1/4 kg de carne Pecuarista 2 kg de batatas 1/2 kg de carne O produtor que abre mão de menor quantidade de outros bens para produzir o bem X tem o menor custo de oportunidade. Para o agricultor, produzir 1 kg de batata custa apenas ¼ kg de carne, enquanto para o pecuarista é 1/2kg. Ou seja para o pecuarista é mas vantajoso produzir carne já que para batata o custo para ele é mais alto.

36 Especialização e Comércio Custo de Oportunidade 1 kg de carne 1 kg de batatas Agricultor 4 kg de batata 1/4 kg de carne Pecuarista 2 kg de batatas 1/2 kg de carne Para o pecuarista produzir 1 kg de carne custa bem menos 2 kg de batatas ao passo que 1 kg de carne custa ao agricultura 4kg de batatas. Portanto, o agricultor tem vantagem comparativa na produção de batatas e o pecuarista na produção de carne.

37 Produtos Economia Internacional como Teoria Econômica Número de trabalhadores necessários para produzir quantidades iguais de produtos: Considere 2 produtos (Vinhos e Tecidos) Assuma que X trabalhadores trabalhem exatamente 8horas por dia nos dois países e eles podem tanto produzir 1 garrafa de vinho como 1 peça de tecidos. Diferenças de eficiência estão baseadas nas tecnologias e dos diferentes graus de especialização da indústria e dos trabalhadores Portugal Países Inglaterra Vinho Tecidos

38 Produtos Economia Internacional como Teoria Econômica Países Portugal Inglaterra Vinho Tecidos Portugal teria vantagens absolutas na produção de ambos os produtos, não restando benefícios à Inglaterra no comércio exterior. Pelo conceito de vantagem absoluta não é suficiente para determinar a especialização. 38

39 Economia Internacional como Teoria Econômica O conceito de vantagem comparativa permite determinar padrões de especialização e troca. Vamos calcular os custos de oportunidades. Portugal Inglaterra 39

40 Produtos Economia Internacional como Teoria Econômica Países Portugal Inglaterra Vinho Tecidos Os produtos são trocados na proporção direta dos seus custos de produção dentro de cada país: Portugal Inglaterra Vinho 80 Tecido 90 1V = 0,889T Vinho 120 Tecido 100 1V = 1,200T Tecido 90 Vinho 80 1T = 1,125V Tecido 100 Vinho 120 1T = 0,834V 40

41 Economia Internacional como Teoria Econômica Portugal Inglaterra Vinho 80 Tecido 90 1V = 0,889T* Vinho 120 Tecido 100 1V = 1,200T Tecido 90 Vinho 80 1T = 1,125V Tecido 100 Vinho 120 1T = 0,834V * O custo do vinho em relação ao tecido em Portugal. *Para produzir 1 garrafa vinho, o custo é menor para Portugal do que produzir 1 peça de tecido em termo de vinho. 41

42 Economia Internacional como Teoria Econômica Portugal Inglaterra Vinho 80 Tecido 90 1V = 0,889T Vinho 120 Tecido 100 1V = 1,200T Tecido 90 Vinho 80 1T = 1,125V Tecido 100 Vinho 120 1T = 0,834V Os portugueses conseguem, comparativamente, produzir o vinho usando menos recursos que na produção de tecidos. Portugal tem vantagem comparativa neste produto. 42

43 Economia Internacional como Teoria Econômica Portugal Inglaterra Vinho 80 Tecido 90 1V = 0,889T Vinho 120 Tecido 100 1V = 1,200T Tecido 90 Vinho 80 1T = 1,125V Tecido 100 Vinho 120 1T = 0,834V Ocorre exatamente o contrário com as condições de produção dentro da Inglaterra que, embora não tenha qualquer vantagem absoluta, é mais eficiente na produção de tecidos, comparativamente. 43

44 Economia Internacional como Teoria Econômica Portugal Inglaterra Vinho 80 Tecido 90 1V = 0,889T Vinho 120 Tecido 100 1V = 1,200T Tecido 90 Vinho 80 1T = 1,125V Tecido 100 Vinho 120 1T = 0,834V Os dois países devem usar todos os seus recursos produtivos para obter a quantidade máxima de mercadorias nas quais cada um tem vantagens comparativas para, em seguida, trocá-los por outro produto no comércio internacional, usando uma relação de troca que seja favorável a ambos os lados. 44

45 Economia Internacional como Teoria Econômica Portugal Inglaterra Vinho 80 Tecido 90 1V = 0,889T Vinho 120 Tecido 100 1V = 1,200T Tecido 90 Vinho 80 1T = 1,125V Tecido 100 Vinho 120 1T = 0,834V Cada um dos países terá condições de acesso a mais litros de vinho e mais metros quadrados de tecido através da especialização seguida do comércio internacional que na situação de autarquia, produzindo os dois bens. 45

46 Economia Internacional como Teoria Econômica Recapitulando: (1) observa-se quais são as vantagens comparativas do país; (2) especializa-se nesta produção (diminuindo a produção de outros itens ou mesmo deixando de produzir todo o restante); e, (3) troca-se parte da produção nacional junto a outros países para obter o que se necessita internamente, com ganhos quantitativos resultantes da troca para ambos os lados. Moral da história: ainda que menos competitivo em termos absolutos, todo país terá alguma vantagem 46 comparativa.

47 Economia Internacional como Teoria Econômica Críticas a esta postura teórica, alegam que o desenvolvimento nacional não poderia acontecer em face da concorrência livre de uma nação mais desenvolvida, sendo necessárias medidas de proteção às atividades nacionais que sofrem concorrência da potência estrangeira, sob pena de não desenvolvê-las jamais. Medidas de Proteção de Defesa Comercial, barreiras tarifárias, não tarifárias, embargos etc. 47

48 Conclusão Interdependência e comércio permitem as pessoas desfrutarem de uma maior quantidade e variedade de bens e serviços.

49 Conclusão A pessoa que pode produzir um bem com uma quantidade menor de insumos possui uma vantagem absoluta. A pessoa com o menor custo de oportunidade possui uma vantagem comparativa. Os ganhos do comércio são baseados em vantagem comparativa, não em vantagem absoluta.

50 Conclusão Vantagem Comparativa se aplica tanto a nações como a indivíduos como acabamos de mostrar.

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO Capítulo 3 (Mankiw) Interdependência e Comércio Economistas estudam como a sociedade produz e distribui os bens, numa tentativa de satisfazer as vontades e as necessidades

Leia mais

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO

INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO INTERDEPENDÊNCIA E GANHOS DE COMÉRCIO à Economia Mankiw, N.G. Capítulo 3 Um dia comum... Pense em um dia comum da sua vida. Qual a origem dos bens que você consome? Interdependência e Comércio Economistas

Leia mais

Introdução à Economia. - Modelos Econômicos - Ganhos de Comércio

Introdução à Economia. - Modelos Econômicos - Ganhos de Comércio Introdução à Economia - Modelos Econômicos - Ganhos de Comércio O que é Economia? Definição: Economia é uma ciência social que estuda como a sociedade administra seus recursos escassos. Por que é uma ciência

Leia mais

Interdependência e Ganhos de Troca

Interdependência e Ganhos de Troca 3 Interdependência e Ganhos de Troca Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido nos Estados Unidos e montado também na China.

Leia mais

3. Interdependências e Ganhos de Comércio. Interdependência e Comércio. Como Satisfazemos Nossas Necessidade e Desejos? Interdependência e Comércio

3. Interdependências e Ganhos de Comércio. Interdependência e Comércio. Como Satisfazemos Nossas Necessidade e Desejos? Interdependência e Comércio 3. Interdependências e Ganhos de Comércio Considere o seu dia típico: Você foi acordado por um despertador feito na Coréia do Sul Tomou suco de laranja de Santo Antonio de Jesus Sua roupa foi feita na

Leia mais

Interdependencia e Ganhos do Comércio. Copyright 2004 South-Western/Thomson Learning

Interdependencia e Ganhos do Comércio. Copyright 2004 South-Western/Thomson Learning Interdependencia e Ganhos do Comércio 3 /Thomson Learning Considere seu dia tipico: Você acorda com um celular feito na China. Você usa roupas fabricadas na china e se perfumam com produtos fabricados

Leia mais

Economia. Interdependência e ganhos comerciais. Introdução à. N. Gregory Mankiw. Tradução da 6a. edição norte-americana

Economia. Interdependência e ganhos comerciais. Introdução à. N. Gregory Mankiw. Tradução da 6a. edição norte-americana N. Gregory Mankiw Economia Introdução à Tradução da 6a. edição norte-americana 3 Interdependência e ganhos comerciais 2013 Cengage Learning. All Rights Reserved. May not be copied, scanned, or duplicated,

Leia mais

09/02/2014. Prévia. Vantagem comparativa e custo de oportunidade. Introdução

09/02/2014. Prévia. Vantagem comparativa e custo de oportunidade. Introdução Capítulo 3 Produtividade do trabalho e vantagem comparativa: o modelo ricardiano Prévia Custos de oportunidade e vantagem comparativa O modelo ricardiano de um só fator Possibilidades de produção Ganhos

Leia mais

VANTAGEM ABSOLUTA VANTAGEM COMPARATIVA HECKSCHER-OHLIM Smith, Ricardo e HO...

VANTAGEM ABSOLUTA VANTAGEM COMPARATIVA HECKSCHER-OHLIM Smith, Ricardo e HO... VANTAGEM ABSOLUTA VANTAGEM COMPARATIVA HECKSCHER-OHLIM Smith, Ricardo e HO... Prof. Reginaldo Brito Teorias clássicas do comércio (Parte I) Até metade do século XVIII estudiosos procuravam sistematizar

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Em função das diferenças existentes entre eles COMÉRCIO INTER INDÚSTRIA Exploração de economias de escala COMÉRCIO INTRA INDÚSTRIA

Leia mais

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS TROCAS INTERNACIONAIS

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS TROCAS INTERNACIONAIS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS TROCAS INTERNACIONAIS -AUTARCIA -COMÉRCIO (LIVRE) VANTAGENS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL -MERCANTILISMO: SÉC. XVI XVIII; Bulionismo; Colbertismo; -Mercantilismo comercial e marítimo.

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Economia Internacional Parte 02. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Economia Internacional Parte 02. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Parte 02 Prof. Alex Mendes Teoria das Vantagens Absolutas Adam Smith (1723-1790) em Riqueza das Nações (1776) estabeleceu as bases do moderno pensamento econômico a respeito das

Leia mais

Vantagens comparativas

Vantagens comparativas Vantagens comparativas 9 de abril de 2013 Vantagens comparativas 9 de abril de 2013 1 / 30 Condições iniciais Cada grupo é um náufrago perdido em uma ilha. Ele pode produzir dois bens: coco e peixe. O

Leia mais

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO OBJETIVO Fornecer ao estudante os conhecimentos básicos de teoria econômica aplicada aos problemas relacionados pela agricultura e agroindústria.

Leia mais

Microeconomia 1º Sem/2011

Microeconomia 1º Sem/2011 Página 1 de 5 MICROECONOMIA RA Listas exercícios entregues 24/03/2011 lista 1 31/03/2011 lista 2 07/04/2011 lista 3 14/04/2011 lista 4 1 4226051 2 x x 0 0 2 4256033 4 x x x x 3 4421579 1 0 0 0 x 4 4431879

Leia mais

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia Fundamentos 1. O Mercado e o Estado Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2013/2014 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Plano As sociedades d e a actividade id d económica: produzir

Leia mais

Estágio-Docência em Economia Internacional. Carlos Henrique Machado Simão

Estágio-Docência em Economia Internacional. Carlos Henrique Machado Simão Estágio-Docência em Economia Internacional Carlos Henrique Machado Simão carloshmsimao@gmail.com Capítulo 6 Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional Economias de Escala e Vantagem

Leia mais

3-O conceito associado à especialização de cada país na produção de alguns produtos e aquisição dos restantes ao Resto do Mundo intitula-se...

3-O conceito associado à especialização de cada país na produção de alguns produtos e aquisição dos restantes ao Resto do Mundo intitula-se... Para cada uma das questões, selecione a alternativa correta: 1-Um país detém uma vantagem absoluta na produção de um bem... (A) quando produz esse bem com um custo relativo inferior a outro país. (B) quando

Leia mais

Comércio internacional: Determinantes. Reinaldo Gonçalves

Comércio internacional: Determinantes. Reinaldo Gonçalves Comércio internacional: Determinantes Reinaldo Gonçalves Sumário 1. Determinantes: tese geral 2. Vantagem comparativa 3. Enfoques 4. Novos modelos 1. Determinantes Volume Composição Preços Direção Tese

Leia mais

Comércio em Smith e Ricardo

Comércio em Smith e Ricardo Comércio em Smith e Ricardo Comércio e Riqueza Era evidente a correlação entre comércio e riqueza do país. Mas a correlação é inversa: é porque o país é rico que há comércio e não o inverso. Tese que a

Leia mais

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Macroeconomia. Fundamentos 1. O Mercado e o Estado. Francisco Lima. 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Macroeconomia Fundamentos 1. O Mercado e o Estado Francisco Lima 2º ano 1º semestre 2012/2013 Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Plano As sociedades d e a actividade id d económica: produzir

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 1 Fonte: Elaboração Própria, com base em dados de WTO (2014) International Trade Statistics, disponível em www.wto.org 2 Fonte: Elaboração Própria,

Leia mais

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO OBJETIVO Fornecer ao estudante os conhecimentos básicos de teoria econômica aplicada aos problemas relacionados pela agricultura e agroindústria.

Leia mais

O Comércio Internacional e seus porquês

O Comércio Internacional e seus porquês O Comércio Internacional e seus porquês O porquê da especialização das nações Porque os países mantêm relações comerciais entre si? Porque o comércio internacional afeta a distribuição de renda e o nível

Leia mais

ECONOMIA ECONOMIA. Como as pessoas tomam decisões. ago-18. Como as pessoas tomam decisões

ECONOMIA ECONOMIA. Como as pessoas tomam decisões. ago-18. Como as pessoas tomam decisões ECONOMIA ECONOMIA 09:34 09:34 1. As pessoas enfrentam tradeoffs 1. As pessoas enfrentam tradeoffs. 2. O custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste para obtê-la. CUSTO DE OPORTUNIDADE 3. As pessoas

Leia mais

Objeto da ciência econômica: é a questão da escassez, ou seja, economizar recursos.

Objeto da ciência econômica: é a questão da escassez, ou seja, economizar recursos. Escassez e Curvas de Produção Como visto anteriormente, a economia é uma ciência social uma vez que objetiva atender às necessidade humanas: como o indivíduo e a sociedade utilizam os recursos, na produção

Leia mais

PRO 2208 Introdução à Economia

PRO 2208 Introdução à Economia PRO 2208 Introdução à Economia Introdução Prof. Regina Meyer Branski Slides cedidos pelo Professor David Nakano 2015 Objetivos Apresentar Princípios básicos de Economia Alguns Modelos Econômicos Princípios

Leia mais

FUNDAMENTOS DE TEORIA ECONÔMICA

FUNDAMENTOS DE TEORIA ECONÔMICA FUNDAMENTOS DE TEORIA ECONÔMICA Victor Prochnik E-mail: vpk001@gmail.com INTRODUÇÃO 1 Questões da economia: 1 como funciona/ não funciona sistema econômico, i. e., como consegue fornecer/ não fornecer

Leia mais

Economia. O Fluxo Real e o Fluxo Monetário, PNB, PIB e Produto Líquido

Economia. O Fluxo Real e o Fluxo Monetário, PNB, PIB e Produto Líquido Economia O Fluxo Real e o Fluxo Monetário, PNB, PIB e Produto Líquido O conhecimento da macroeconomia possibilitará a você uma avaliação dos benefícios e os custos de abordagens diferentes da política

Leia mais

O Comércio Internacional e seus porquês

O Comércio Internacional e seus porquês O Comércio Internacional e seus porquês O porquê da especialização das nações Porque os países mantêm relações comerciais entre si? Porque o comércio internacional afeta a distribuição de renda e o nível

Leia mais

Responda as questões que se seguem. Cada uma vale 2,5 pontos.

Responda as questões que se seguem. Cada uma vale 2,5 pontos. UNIVERSIDADE de SÃO PAULO FACULDADE de ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e CONTABILIDADE EAE 0110 Fundamentos de Microeconomia Atuaria GABARITO PROVA 1 Professor: José Paulo Zeetano Chahad Auxiliar Voluntário: Tiago

Leia mais

ECONOMIA Como as pessoas tomam decisões

ECONOMIA Como as pessoas tomam decisões INICIANDO A CONVERSA SOBRE ECONOMIA 1. As pessoas enfrentam tradeoffs. 2. O custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste para obtê-la. CUSTO DE OPORTUNIDADE 3. As pessoas racionais pensam na margem.

Leia mais

NA ERA DA MUDANÇA ESTAMOS VIVENDO UMA RADICAL. O Importante não é o fato de estarem ocorrendo Mudanças

NA ERA DA MUDANÇA ESTAMOS VIVENDO UMA RADICAL. O Importante não é o fato de estarem ocorrendo Mudanças NA ERA DA MUDANÇA MAS, AFINAL, O QUE ESTÁ MUDANDO? O Importante não é o fato de estarem ocorrendo Mudanças as, pois, elas sempre existiram. A Questão Central está na Velocidade com que ocorrem,e na Capacidade

Leia mais

Negócios Internacionais-Lozano

Negócios Internacionais-Lozano 1 O Ambiente Globalizado da Competição 2 O Modelo antigo O Novo Modelo Mercado lento e físico Mercado rápido e virtual Mercados protegidos Globalização e competição Enfoque macroeconômico Enfoque microeconômico

Leia mais

Administração das Operações Produtivas

Administração das Operações Produtivas Administração das Operações Produtivas MÓDULO 14: A VISÃO DA QUALIDADE, DOS SISTEMAS E DOS MELHORAMENTOS Mesmo tendo sido acabado todo o projeto do produto e do processo, resta a atividade contínua do

Leia mais

Profa. Alicia Ruiz Olalde

Profa. Alicia Ruiz Olalde Profa. Alicia Ruiz Olalde Comércio Internacional O conjunto de relações comerciais estabelecidas pelos países entre si, por meio das quais buscam satisfazer suas necessidades. Por que os países comerciam

Leia mais

Introdução a Economia

Introdução a Economia Introdução a Economia FACULDADE VALÉ DO CRICARÉ 2015/1 Parte 01 1.0 CONCEITOS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS A disciplina Economia, que estamos estudando, se interessa por coisas ditas comuns. No Século XIX,

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE GESTÃO E ECONOMIA MACROECONOMIA I Licenciaturas: Economia, Gestão 1º A/1º S CADERNO 1 * Princípios de Economia: a

Leia mais

A MOEDA. O Luís produz: vinho trigo leite. Cada um dos membros produz todos os bens de que tem necessidade não há Divisão Social do Trabalho

A MOEDA. O Luís produz: vinho trigo leite. Cada um dos membros produz todos os bens de que tem necessidade não há Divisão Social do Trabalho DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO Suponhamos uma sociedade constituida por três membros, onde são produzidos apenas três bens. Nesta sociedade, são possíveis as duas situações seguintes: Situação 1 O Pedro produz:

Leia mais

OBJECTIVOS + MEIOS RESULTADOS (intenções) (recursos) Uma decisão / comportamento diz-se EFICIENTE quando:

OBJECTIVOS + MEIOS RESULTADOS (intenções) (recursos) Uma decisão / comportamento diz-se EFICIENTE quando: M3-1 PROCESSO ECONÓMICO: Resposta organizada e institucionalizada à escassez OBJECTIVOS + MEIOS RESULTADOS (intenções) (recursos) escassez = problema fundamental Uma decisão / comportamento diz-se EFICIENTE

Leia mais

Crescimento no longo prazo

Crescimento no longo prazo Crescimento no longo prazo Roberto Guena de Oliveira 16 de agosto de 2016 USP Sumário 1 Introdução Produtividade e seus determinantes 2 Crescimento econômico e políticas públicas 3 Exercícios 2 Introdução

Leia mais

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Aula 01 - Fundamentos teóricos, parte I. Economia internacional Vs Comércio exterior. Teorias do Comércio Internacional (liberalismo vs protecionismo) COMÉRCIO INTERNACIONAL Onde

Leia mais

Teoria do Comércio em Ricardo. Capítulo VII dos Princípios

Teoria do Comércio em Ricardo. Capítulo VII dos Princípios Teoria do Comércio em Ricardo Capítulo VII dos Princípios Debate com A. Smith Comércio não aumenta diretamente o valor do produto e portanto não aumenta diretamente a acumulação. Aumenta o lucro se diminuir

Leia mais

Referencial para Análise do Produto

Referencial para Análise do Produto Parte II: Determinantes do Produto Capítulo 11: Referencial para Análise do Produto Parte II Capítulo 11 Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr. 2 OBJETIVOS avaliar o impacto das políticas econômicas usando

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 O modelo de concorrência monopolista pode ser usado para mostrar como o comércio leva a: um preço médio menor devido a economias

Leia mais

Por que países comercializam?

Por que países comercializam? Fernando de Faria Siqueira Orientador: Maurício Barata Universidade de Brasília 20/05/2011 1 Introdução 2 3 4 5 Perguntas como qual o papel do comércio exterior na vida econômica nacional e o que determina

Leia mais

Comércio internacional. Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ

Comércio internacional. Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ Comércio internacional Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ 1 Sumário 1. Determinantes: tese geral 2. Vantagem comparativa 3. Enfoques 4. Novos modelos 5. Síntese 2 3 Bibliografia básica R. Baumann,

Leia mais

UNIDADE 5 NOÇÕES DE COMÉRCIO INTERNACIONAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM

UNIDADE 5 NOÇÕES DE COMÉRCIO INTERNACIONAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM Unidade 4 Introdução à Teoria Apresentação Monetária UNIDADE 5 NOÇÕES DE COMÉRCIO INTERNACIONAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar esta Unidade você deverá ser capaz de: Descrever os determinantes

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Prof. Walfredo Ferreira

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Prof. Walfredo Ferreira GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Prof. Walfredo Ferreira Estrutura do estudo: (Onde estamos no programa?) Unidade 1: ESTRUTURA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teoria dos Negócios Internacionais. Contato inicial

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cascais

Agrupamento de Escolas de Cascais 1º PERÍODO -74 TEMPOS LETIVOS ENSINO SECUNDÁRIO Disciplina: Economia A 11.º Ano Planificação Apresentação mútua e da disciplina Estabelecimento de regras e de métodos de trabalho Apresentação/negociação

Leia mais

Economia Urbana. Aula 2: Porque as cidades existem? Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr.

Economia Urbana. Aula 2: Porque as cidades existem? Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr. Aula 2: Porque as cidades existem? Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr. Porque as pessoas preferem viver em cidades sujas, barulhentas e populosas? As pessoas não

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 15 de fevereiro de 2018.

Clipping de notícias. Recife, 15 de fevereiro de 2018. Clipping de notícias Recife, 15 de fevereiro de 2018. O agronegócio carrega o Brasil nas costas Publicado por: lebnalandgraf em 14/02/2018 às 14:17 120 2 3 Share1 Amélio Dall Agnol, pesquisador Embrapa

Leia mais

Comércio internacional. Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ

Comércio internacional. Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ Comércio internacional Reinaldo Gonçalves Prof. Titular IE-UFRJ Sumário 1. Determinantes: tese geral 2. Vantagem comparativa 3. Enfoques 4. Novos modelos Determinantes Volume Composição Preços Direção

Leia mais

AULA 2 TEORIA CLÁSSICA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL. Mercantilismo, Teoria das Vantagens Absolutas Sílvia Helena G. de Miranda. LES 596 Agosto/2015

AULA 2 TEORIA CLÁSSICA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL. Mercantilismo, Teoria das Vantagens Absolutas Sílvia Helena G. de Miranda. LES 596 Agosto/2015 AULA 2 TEORIA CLÁSSICA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL Mercantilismo, Teoria das Vantagens Absolutas Sílvia Helena G. de Miranda LES 596 Agosto/2015 1 BIBLIOGRAFIA: Cap. 1: CARVALHO, M.A. de & SILVA, C.R.L.

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2012

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2012 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2012 1 Krugman & Obtstfeld (2005) Cap. 10 2 1. Industrialização como Meio para Superação do Subdesenvolvimento 2. Política de Substituição

Leia mais

Introdução à Microeconomia

Introdução à Microeconomia Introdução à Microeconomia Marcelo Pessoa de Matos Aula 2 Ementa do Curso Introdução (4 aulas) O que é Economia?; O Sistema Econômico (Representação Simplificada Fluxo Circular); A Evolução do Pensamento

Leia mais

INTRODUÇÃO A ECONOMIA AULA 1

INTRODUÇÃO A ECONOMIA AULA 1 INTRODUÇÃO A ECONOMIA espartanos.economia@gmail.com AULA 1 Apresentação elaborada por: Roberto Name Ribeiro/ Francisco Carlos B. dos Santos Adaptado por: Andréa de Souza, MS.c 1 A concepção A economia

Leia mais

Produção e Crescimento. 24. Produção e Crescimento. Crescimento Econômico no Mundo. Crescimento no Mundo. A Regra dos 70: Exemplo.

Produção e Crescimento. 24. Produção e Crescimento. Crescimento Econômico no Mundo. Crescimento no Mundo. A Regra dos 70: Exemplo. 24. Produção e Crescimento Produção e Crescimento O padrão de vida dos indivíduos de um país depende da habilidade desse país em produzir bens e serviços Em todos os países há muita variação no padrão

Leia mais

2.1 - SISTEMA ECONÔMICO

2.1 - SISTEMA ECONÔMICO Sistemas Econômicos 2.1 - SISTEMA ECONÔMICO Um sistema econômico pode ser definido como a forma na qual uma sociedade está organizada em termos políticos, econômicos e sociais para desenvolver as atividades

Leia mais

REGIMES CAMBIAIS LEITURA OBRIGATÓRIA

REGIMES CAMBIAIS LEITURA OBRIGATÓRIA LEITURA OBRIGATÓRIA CAPÍTULO 23 ECONOMIA ABERTA: REGIMES CAMBIAIS, DETERMINAÇÃO DA RENDA E IMPACTOS DA POLÍTICA ECONÔMICA Pinho, Diva Benevides & Vasconcellos, Marco Antonio S.(Org.), Manual de Economia,

Leia mais

Introdução à. Macroeconomia

Introdução à. Macroeconomia Introdução à Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez IBMEC-RJ / UCP O que é? É o estudo da economia como um todo, pois analisa a economia através de suas variáveis fortemente agregadas. Abrange o comportamento

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO BRASIL: QUAL DEVE SER A ESTRATÉGIA DO GOVERNO PARA ?

PROJETO DE PESQUISA INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO BRASIL: QUAL DEVE SER A ESTRATÉGIA DO GOVERNO PARA ? PROJETO DE PESQUISA INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO BRASIL: QUAL DEVE SER A ESTRATÉGIA DO GOVERNO PARA 2015-18? Introdução A indústria é um setor vital para o desenvolvimento do Brasil. Mesmo

Leia mais

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE CAA NÚCLEO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL AULA 01 INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES Prof. Leonardo Herszon Meira, DSc DEFINIÇÕES

Leia mais

Comunicado133 Técnico

Comunicado133 Técnico Comunicado133 Técnico ISSN 1808-6802 Março, 2013 Bento Gonçalves, RS Foto: João C. Fioravanço. Produção e mercado da pera de 2001 a 2010: panorama nacional e mundial Loiva Maria Ribeiro de Mello 1 Introdução

Leia mais

Aplicação. ão: Internacional. Capítulo 9. Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc.

Aplicação. ão: Internacional. Capítulo 9. Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc. Aplicação ão: Comércio Internacional Introdução à Economia Mankiw, N.G. Capítulo 9 Copyright 2001 by Harcourt, Inc. All rights reserved. Requests for permission to make copies of any part of the work should

Leia mais

TEORIA DA FIRMA PRODUÇÃO E CUSTOS

TEORIA DA FIRMA PRODUÇÃO E CUSTOS TEORIA DA FIRMA PRODUÇÃO E CUSTOS INTRODUÇÃO CONSUMIDORES: atendimento de necessidades teoria do consumidor FIRMAS: desenvolvimentos de atividades produtivas teoria da firma TEORIA DA PRODUÇÃO: CONCEITOS

Leia mais

Faculdade de Direito de Lisboa 6 de Janeiro de 2017 Economia Internacional 3.º Ano/Turma A EXAME

Faculdade de Direito de Lisboa 6 de Janeiro de 2017 Economia Internacional 3.º Ano/Turma A EXAME Faculdade de Direito de Lisboa 6 de Janeiro de 2017 Economia Internacional 3.º Ano/Turma A EXAME 1) Defina, no máximo de 15 linhas: a) Comércio intra-ramo. b) Cláusula da nação mais favorecida. c) Zona

Leia mais

Economia? Conceito. Objeto QUESTÃO CENTRAL. Análise Microeconômica I Assuntos Preliminares RACIONALIDADE ECONÔMICA. Econ.

Economia? Conceito. Objeto QUESTÃO CENTRAL. Análise Microeconômica I Assuntos Preliminares RACIONALIDADE ECONÔMICA. Econ. Economia? Análise Microeconômica I Econ. Edilson Aguiais Material Disponível em: www.puc.aguiais.com.br microeconomia ou teoria de formação de preços: exame da formação de preços em mercados específicos.

Leia mais

AULA NUMERO 25 INTERNACIONAL COMERCIO INTERNACIONAL (C.I.)

AULA NUMERO 25 INTERNACIONAL COMERCIO INTERNACIONAL (C.I.) AULA NUMERO 25 INTERNACIONAL COMERCIO INTERNACIONAL (C.I.) O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. (C.I. é uma disciplina

Leia mais

EMPRESAS EM MERCADOS COMPETITIVOS

EMPRESAS EM MERCADOS COMPETITIVOS EMPRESAS EM MERCADOS COMPETITIVOS Do que se trata? Trata-se do tema 4: Exemplifique e mostre o funcionamento de um mercado próximo da concorrência perfeita. O que vamos fazer? Aplicar conceitos do tema

Leia mais

Especialização. Sumário, aula 5. Especialização. Especialização. Especialização. Especialização. 1) Especialização

Especialização. Sumário, aula 5. Especialização. Especialização. Especialização. Especialização. 1) Especialização 1) Especialização Sumário, aula 5 Vantagem Absoluta Vantagem Relativa Exercícios 2) Curva das possibilidades de produção Especialização Um indivíduo não é capaz de produzir todos os bens que consome (?)

Leia mais

BOLETIM: Outubro/2016. Como a produtividade tem afetado a competitividade internacional PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

BOLETIM: Outubro/2016. Como a produtividade tem afetado a competitividade internacional PESQUISA DE PRODUTIVIDADE BOLETIM: Outubro/2016 Como a produtividade tem afetado a competitividade internacional PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE PRODUTIVIDADE:

Leia mais

Produção Parte Produção com Dois Insumos Variáveis 4. Rendimentos de Escala

Produção Parte Produção com Dois Insumos Variáveis 4. Rendimentos de Escala Produção Parte 2 3. Produção com Dois Insumos Variáveis 4. Rendimentos de Escala 3. Produção com dois Insumos Variáveis Existe uma relação entre produção e produtividade. No longo prazo, capital e trabalho

Leia mais

Índices ponderados: Laspeyres. ! Para um índice de preços, é: Σ Pn Qo Σ Po Qo. Ln, 0 = A ponderação é feita pela época inicial 0

Índices ponderados: Laspeyres. ! Para um índice de preços, é: Σ Pn Qo Σ Po Qo. Ln, 0 = A ponderação é feita pela época inicial 0 Aula de hoje! Revisão: Índices Laspeyres e Paasche! Números-índices de valor! Relações entre Números-Índices! O índice Gini! Conceito de Taxa de Câmbio Nominal! Variações Cambiais! Lei do Preço Único!

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Disciplina: Economia e Administração Rural / Economia e Administração na Industria

Leia mais

Economia dos Recursos Naturais. Agentes e Circuito Económico

Economia dos Recursos Naturais. Agentes e Circuito Económico Economia dos Recursos Naturais Agentes e Circuito Económico Agentes Económicos numa economia simplificada Famílias Empresas Engloba as famílias enquanto unidades de consumo e de fornecimento de trabalho

Leia mais

PRODUÇÃO. Graduação Curso de Microeconomia I Profa. Valéria Pero. Varian, H. Microeconomia. Princípios Básicos. Editora Campus (7ª edição), 2003.

PRODUÇÃO. Graduação Curso de Microeconomia I Profa. Valéria Pero. Varian, H. Microeconomia. Princípios Básicos. Editora Campus (7ª edição), 2003. PRODUÇÃO Graduação Curso de Microeconomia I Profa. Valéria Pero Varian, H. Microeconomia. Princípios Básicos. Editora Campus (7ª edição), 2003. Introdução Trocas: modelo de equilíbrio geral de uma economia

Leia mais

Definições: Material 1. Problema Econômico Fundamental

Definições: Material 1. Problema Econômico Fundamental Material 1 Microeconomia Gilmar Ferreira Abril 2010 Escassez Eficiência produtiva e alocativa Curva de possibilidades de produção Eficiência (ótimo) de Pareto Custo de oportunidade Racionalidade econômica

Leia mais

MICROECONOMIA MICRO PARA ADM*

MICROECONOMIA MICRO PARA ADM* MICROECONOMIA MICRO PARA ADM* PROF A. MARIA ISABEL BUSATO *Adaptação Pindyck e Slides J.Paranhos AULA 13 6. Tecnologia, Função de produção de curto e longo prazo Tecnologia Função de produção de curto

Leia mais

Boletim Maio Tabela 1 - Custo da Cesta Básica (em R$) nas cidades de Ilhéus e Itabuna, 2015 Mês Ilhéus Itabuna Gasto Mensal R$

Boletim Maio Tabela 1 - Custo da Cesta Básica (em R$) nas cidades de Ilhéus e Itabuna, 2015 Mês Ilhéus Itabuna Gasto Mensal R$ Boletim Maio - 2015 O custo da cesta básica na cidade de Ilhéus aumentou 1,27%, passando de R$255,49 em abril para R$258,74 em maio (Tabela 1). O aumento de 25,07% no preço médio do quilo do café e 12,25%

Leia mais

Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância.

Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância. CUSTOS DE PRODUÇÃO OBJETIVO GERAL Definir e explicar as variáveis utilizadas para medir custos em economia e a relação presente entre elas, bem como seus usos e importância. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Caracterizar

Leia mais

NOME: NÚMERO: GRUPO I (8 valores)

NOME: NÚMERO: GRUPO I (8 valores) Universidade do Minho Curso de Comunicação Social Disciplina de Economia 29 de Junho de 2004 PROVA DE AVALIAÇÃO NOME: NÚMERO: Observações obrigatórias - antes de começar a responder, siga as seguintes

Leia mais

Relações Governo Empresa Multinacional

Relações Governo Empresa Multinacional Relações Governo Empresa Multinacional As Companhias Multinacionais (CMNs) e os Estados Estados e CMNs São ameaças: ao bem estar social e econômico do trabalhador às pequenas empresas às comunidades locais

Leia mais

ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS

ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS CONTATO PROF. SERGIO A CENTA. DISCIPLINA; ECONOMIA. MICROECONOMIA. MACRO ECONOMIA. Endereço email prof.centa@gmail.com ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS O primeiro deles é o conceito de economia; segundo Tebechirani,

Leia mais

Economia Internacional e Comércio Exterior I. Prof. Ary Jr.

Economia Internacional e Comércio Exterior I. Prof. Ary Jr. Economia Internacional e Comércio Exterior I Prof. Ary Jr. 1 Bloco I : Introdução e Teorias do Comércio Internacional Bibliografia: KRUGMAN, P. R. e OBSTTFELD, M. Economia internacional: teoria e política.

Leia mais

P x ( $ )

P x ( $ ) 1 DEMANDA 1) Explique de onde surge a expressão Qd x = f ( P x ), ceteris paribus? 2) Qual é a relação entre a expressão Qd x = f ( P x ), ceteris paribus, e a expressão Qd x = 8 P x, ceteris paribus?

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIAL

CONTABILIDADE SOCIAL CONTABILIDADE SOCIAL Reflexão: "A riqueza é um meio; os seres humanos são o objetivo." -- John F. Kennedy Contabilidade Social Prof. Volney Gouveia Contabilidade Social Visão Sistêmica das Estruturas de

Leia mais

Economias de escala e concorrência imperfeita

Economias de escala e concorrência imperfeita v. 01 Economias de escala e concorrência imperfeita Reinaldo Gonçalves Professor titular UFRJ reinaldogoncalves1@gmail.com 1 Sumário 1. Economias de escala 2. Concorrência imperfeita 3. Diferenciação de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA Economia Internacional (I) Gilberto Joaquim Fraga Departamento de Economia DCO/PCE/UEM gjfraga@uem.br www.gjfraga.weebly.com Abril, 2017 1 O

Leia mais

PRODUÇÃO. Graduação Curso de Microeconomia I Profa. Valéria Pero. Varian, H. Microeconomia. Princípios Básicos. Editora Campus (7ª edição), 2003.

PRODUÇÃO. Graduação Curso de Microeconomia I Profa. Valéria Pero. Varian, H. Microeconomia. Princípios Básicos. Editora Campus (7ª edição), 2003. PRODUÇÃO Graduação Curso de Microeconomia I Profa. Valéria Pero Varian, H. Microeconomia. Princípios Básicos. Editora Campus (7ª edição), 2003. Introdução Trocas: modelo de equilíbrio geral de uma economia

Leia mais

Cesta Básica. Boletim Fevereiro 2010

Cesta Básica. Boletim Fevereiro 2010 Cesta Básica Boletim Fevereiro 2010 O custo da cesta básica na cidade de Ilhéus aumentou 5,45%, R$158,44 em janeiro passou para R$167,07 em fevereiro (Tabela 1). O que mais influenciou nesse aumento foi

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Método indireto de produção Queijo Vinho Local 1 h / kg 2 hs /l Resto do Mundo 6 hs / kg 3 hs / l Se P Q /P L = 1 Local => produz

Leia mais

POLÍTICAS COMERCIAIS. Nesta aula, o professor analisa as questões e o conteúdo da prova aplicada no concurso da Receita Federal do Brasil.

POLÍTICAS COMERCIAIS. Nesta aula, o professor analisa as questões e o conteúdo da prova aplicada no concurso da Receita Federal do Brasil. POLÍTICAS COMERCIAIS Nesta aula, o professor analisa as questões e o conteúdo da prova aplicada no concurso da Receita Federal do Brasil. AFRFB 2012: total de 360 pontos. Comércio Internacional representou

Leia mais

Crescimento. Econômico. Copyright 2004 South-Western

Crescimento. Econômico. Copyright 2004 South-Western Crescimento 17 Econômico Crescimento Econômico O padrão de vida de um país depende da sua capacidade de produzir bens e serviços. A renda per capita do Brasil cresceu 1.7% ao ano desde 1976. No século

Leia mais

preço das matérias primas e dos fatores de

preço das matérias primas e dos fatores de Oferta Individual versus Oferta de Mercado A oferta de determinado bem depende de vários fatores: preço do próprio bem preço das matérias primas e dos fatores de produção tecnologia utilizada Oferta Individual

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA

PRINCÍPIOS DE ECONOMIA PRINCÍPIOS DE ECONOMIA OBJETIVO GERAL Apresentar de forma geral os fundamentos e objetivos do estudo de sistemas econômicos, bem como os tópicos a serem abordados durante os cursos de economia do IFMG

Leia mais

Globalization, structural change and productivity growth

Globalization, structural change and productivity growth Globalization, structural change and productivity growth Margaret McMillan e Dani Rodrik Apresentador: PET-Economia: Periódico 28 de Janeiro de 2013 Margaret McMillan Formada em matemática e economia pela

Leia mais