Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez"

Transcrição

1 Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez Segunda Avaliação Entrega 09/08/17 Regras - Marque a alternativa correta que complementa ou responde as questões abaixo. - As alternativas devem ser escritas na grade de respostas. - A atividade deve ser realizada individualmente ou em um grupo com até cinco componentes. 1. Quando um imposto é cobrado sobre um bem, os compradores e os vendedores do bem compartilham peso: a. Desde que o imposto seja cobrado sobre os vendedores. b. Desde que o imposto seja cobrado sobre os compradores. c. Desde que uma parte do imposto seja cobrada sobre os compradores, e a parcela restante sobre os vendedores. d. Independentemente de como o imposto é cobrado. 2. Um imposto sobre um bem: a. Aumenta o preço que os compradores efetivamente pagam e aumenta o preço que os b. Aumenta o preço que os compradores efetivamente pagam e reduz o preço que os c. Reduz o preço que os compradores efetivamente pagam e aumenta o preço que os d. Reduz o preço que os compradores efetivamente pagam e reduz o preço que os 3. Quando um imposto é cobrado sobre um produto: a. A curva de oferta para o bem sempre muda. b. A curva de demanda para o bem sempre muda. c. A quantidade de bens que os compradores estão dispostos a comprar a cada preço permanece inalterada. d. A quantidade de equilíbrio do bem sempre diminui. 4. O benefício que o governo recebe de um imposto é medido por: a.peso morto b.o excedente do consumidor c.incidência tributária d.receita fiscal 5. Os impostos causam peso morto por: a. Reduzirem a soma dos excedentes do produtor e do consumidor em mais do que o valor da receita tributária. b. Impedir que compradores e vendedores realizem alguns ganhos oriundos do comércio. c. Fazer com que os compradores marginais e os vendedores marginais deixem o mercado, fazendo com que a quantidade vendida caia. d. Todos as alternativas acima estão corretas. 6. Qual é a base fundamental para o comércio entre as nações? a. Escassez ou excedentes em nações que não negociam. b. Políticas econômicas equivocadas. c. Vantagem absoluta. d. Vantagem comparativa. 7. Um país tem uma vantagem comparativa em um produto se o preço mundial for: a. Menor que o preço interno desse país sem comércio. b. Maior do que o preço interno desse país sem comércio. c. Igual ao preço doméstico desse país sem comércio. d. Não sujeito a manipulação por organizações que governam o comércio internacional. 8. Quando um país permite o comércio e se torna um exportador de um bem: a. Os produtores domésticos ganham e os consumidores domésticos perdem. b. Os produtores nacionais perdem e os consumidores domésticos ganham. c. Produtores domésticos e consumidores domésticos ganham ambos. d. Os produtores nacionais e os consumidores domésticos perdem.

2 9. Quando um país permite o comércio e se torna um exportador de um bem, qual das seguintes alternativas não é uma conseqüência desse fato? a. O preço pago pelos consumidores domésticos dos bens aumenta. b. O preço recebido pelos produtores domésticos dos bens aumenta. c. As perdas de consumidores domésticos do bem excedem os ganhos dos produtores domésticos dos bens. d. Os ganhos dos produtores domésticos do bem excedem as perdas de consumidores domésticos dos bens. 10. Quando um país permite o comércio e se torna um importador de um bem: a. O excedente do consumidor e o excedente do produtor aumentam. b. O excedente do consumidor e o excedente do produtor diminuem. c. O excedente do consumidor aumenta e o excedente do produtor diminui. d. O excedente do consumidor diminui e o excedente do produtor aumenta. 11. O termo falha de mercado refere-se a: a. Um mercado que não aloca recursos de forma eficiente. b. Uma campanha de publicidade mal sucedida que reduz a demanda. c. A concorrência implacável entre as empresas. d. Uma empresa que é forçada a sair do mercado devido a perdas. 12. Uma falha de mercado pode ser causada por: a. Muita concorrência. b. Externalidades. c. Baixa demanda do consumidor. d. Escassez. 13. Se uma externalidade estiver presente em um mercado, a eficiência econômica pode ser reforçada por: a. Aumento da concorrência. b. Enfraquecendo os direitos de propriedade. c.participantes do mercado mais bem informados. d. Intervenção governamental. 14. A curva de oferta para um produto reflete a: a. A disposição a pagar do comprador marginal. b. A quantidade que os consumidores comprarão do produto. c. O custo de produção para os vendedores. d. Lucro do vendedor. 15. Se a educação produz externalidades positivas, esperamos: a. Que o governo tribute a educação. b. Que o governo subsidie a educação. c. Que os indivíduos recebessem benefícios, o que aumentaria a demanda por educação. d. Que as faculdades flexibilizassem os requisitos de admissão. 16. O fornecimento de um bem público gera uma: a. Externalidade positiva, assim como o uso de um recurso comum. b. A externalidade positiva e o uso de um recurso comum gera uma externalidade negativa. c. Externalidade negativa, assim como o uso de um recurso comum. d.a externalidade negativa e o uso de um recurso comum gera uma externalidade positiva. 17. Quando um bem é excludente: a. O uso de uma pessoa pelo bem diminui a capacidade de outra pessoa de usá-lo. b. As pessoas podem ser impedidas de usar o bem. c. Não mais do que uma pessoa pode usar o bem ao mesmo tempo. d. Todos serão excluídos de usar o bem. 18. Os bens que não possuem a propriedade de exclusão são: a. Bens privados e bens públicos. b. Monopólios naturais e recursos comuns. c. Recursos comuns e bens públicos. d. Bens privados e monopólios naturais. 19. Se o uso de um bem de uma pessoa diminui o uso de outra pessoa, o bem é: a.rival no consumo. b.excluível. c. Normal. d.esgotável.

3 20. Um free rider (caroneiro) é uma pessoa que: a. Só compra um produto à venda. b. Recebe o benefício de um bem, mas evita pagar por isso. c. Pode produzir um bem sem nenhum custo. d. Viaja regularmente no trânsito público. 21. Os impostos sobre produtos específicos, como a gasolina e as bebidas alcoólicas, são chamados: a. Impostos especiais de consumo. b. Impostos sobre os salários. c. Impostos sobre vendas. d. Impostos de seguro social. 22. A maior fonte de renda para o governo federal é: a. Impostos sobre renda individual. b. Impostos corporativos. c. Tarifas. d. Impostos sobre álcool e cigarros. 23. Um déficit orçamentário: a. Ocorre quando as receitas do governo são menores do que as despesas. b. Ocorre quando as despesas do governo são menores do que as receitas. c. Ocorre quando o recebimento do governo é igual aos gastos. d. É a acumulação de anos de gastos excessivos do governo. 24. Um sistema de impostos é menos eficiente do que outro se: a. Coloca uma carga tributária mais baixa nas famílias de baixa renda do que nas famílias de renda mais alta. b. Coloca uma carga tributária mais elevada nas famílias de baixa renda do que nas famílias de renda mais alta. c. Aumenta a mesma receita a um custo maior para os contribuintes. d. Aumenta a receita a um custo menor para os contribuintes. 25. Suponha que o governo imponha um imposto de 10% sobre os primeiros $ 40,000 de renda e 20% em todos os rendimentos acima de $ 40,000. Qual é a taxa de imposto média quando a renda é de US $ ? a.20% b.15% c.12% d.10% 26. Uma característica-chave de um mercado competitivo é que: a. As leis governamentais antritruste regulam a concorrência. b. Os produtores vendem produtos quase idênticos. c. As empresas minimizam os custos totais. d. As empresas têm poder de determinação de preços. 27. Em um mercado perfeitamente competitivo: a. Nenhum vendedor pode influenciar o preço do produto. b. O preço excede a receita marginal de cada unidade vendida. c. A receita média excede a receita marginal de cada unidade vendida. d. As barreiras administrativas podem tornar difícil para as empresas entrarem em uma indústria. 28. Os mercados competitivos são caracterizados por: a. Um pequeno número de compradores e vendedores. b. Produtos exclusivos. c. A interdependência das empresas. d. Livre entrada e saída pelas empresas. 29. O termo Livre Entrada significa que: a. O governo paga todos os custos de entrada para empresas individuais. b. Nenhuma barreira legal impede que uma empresa entre em uma indústria. c. O custo marginal da empresa é zero. d. Uma empresa não tem custos fixos no curto prazo.

4 30. Para uma empresa em um mercado perfeitamente competitivo, o preço do bem é sempre: a. Igual à receita marginal. b. Igual à receita total. c. Maior do que a receita média. d. Igual à escala de produção eficiente da empresa. 31. Uma diferença entre uma empresa perfeitamente competitiva e um monopólio é que uma empresa perfeitamente competitiva produz onde: a. O custo marginal é igual ao preço, enquanto um monopolista produz em que o preço excede o custo marginal. b. O custo marginal é igual ao preço, enquanto um monopolista produz onde o custo marginal excede o preço. c. O preço excede o custo marginal, enquanto um monopolista produz onde o custo marginal é igual ao preço. d. O custo marginal excede o preço, enquanto um monopolista produz onde o custo marginal é igual ao preço. 32. Um monopólio: a. Pode definir o preço que cobra pela produção e ganhar lucros ilimitados. b. Toma o preço de mercado como dado e ganha lucros pequenos mas positivos. c. Pode definir o preço que cobra pela produção, mas enfrenta uma curva de demanda inclinada para baixo, de modo que não pode gerar lucros ilimitados. d.pode definir o preço que cobra pela produção, mas enfrenta uma curva de demanda horizontal o que permite ganhar lucros ilimitados. 33. A maneira mais simples para um monopólio surgir é quando uma única empresa: a. Diminui o preço abaixo dos preços dos concorrentes. b. Diminui a produção para aumentar a demanda por seu produto. c. Toma decisões de formação de preços em conjunto com outras empresas. d. Possui um recurso-chave. 34. As leis que regem as patentes e os direitos autorais: a. Promovem monopólios. b. Destinam-se a servir interesses privados, não o interesse do público. c. Tem custos, mas não benefícios. d. Eliminam a necessidade de as empresas se envolverem em pesquisa e desenvolvimento. 35. O custo marginal de um monopólio: a. É inferior ao custo fixo médio. b. É inferior ao preço por unidade de seu produto. c. Excede a receita marginal. d. É igual seu custo total médio. 36. Uma estrutura de mercado com apenas alguns vendedores, cada um oferecendo produtos similares ou idênticos, é conhecida como: a. Oligopólio b. Monopólio c. Competição monopolística d. Competição perfeita 37. Uma indústria de concorrência monopolistica é caracterizada por: a. Muitas empresas, produtos diferenciados e barreiras à entrada. b. Muitas empresas, produtos diferenciados e livre entrada. c. Algumas empresas, produtos idênticos e entrada gratuita. d. Algumas empresas, produtos diferenciados e barreiras à entrada. 38. Tanto na competição perfeita quanto na concorrência monopolística, cada empresa: a. Tem algum poder de monopólio. b. Vende um produto que é pelo menos um pouco diferente dos de outras empresas. c. Enfrenta uma curva de demanda negativamente inclinada. d. Tem muitos concorrentes. 39. Para uma empresa monopolisticamente competitiva: a. A receita marginal e o preço são os mesmos. b. A receita média e o preço são os mesmos. c. Na quantidade de produção que maximiza o lucro, o preço é igual ao custo marginal. d. Na quantidade de produção que maximiza o lucro, o preço é igual custo total médio mínimo.

5 40. Em uma indústria de concorrência monopolística, as empresas estabelecem o preço: a. Igual ao custo marginal, uma vez que cada empresa é um tomadora de preços. b. Abaixo do custo marginal, uma vez que cada empresa é um tomadora de preços. c. Acima do custo marginal, uma vez que cada empresa é um formadora de preços. d. Sempre uma fração do custo marginal, uma vez que cada empresa é um setter de preços. 41. Em geral, a teoria dos jogos é o estudo de: a. Como as pessoas se comportam em situações estratégicas. b. Como as pessoas se comportam quando as ações possíveis de outras pessoas são irrelevantes. c. Mercados oligopolísticos. d.todos os tipos de mercados, incluindo mercados competitivos, mercados monopolistas e mercados oligopolísticos. 42. Em um jogo, uma estratégia dominante é: a. A melhor estratégia para um jogador seguir somente se outros jogadores forem cooperativos. b. A melhor estratégia para um jogador a seguir, independentemente das estratégias seguidas por outros jogadores. c. Uma estratégia que deve aparecer em todos os jogos. d. Uma estratégia que leva a interesses de um jogador dominando os interesses dos outros jogadores. 43. O dilema dos prisioneiros é um jogo importante para estudarmos por que: a. A maioria dos jogos apresenta alternativas de soma zero. b. Identifica a dificuldade fundamental na manutenção de acordos de cooperação. c. As decisões estratégicas enfrentadas pelos prisioneiros são idênticas às que enfrentam as empresas envolvidas em acordos competitivos. d. Todas as interações entre as empresas são representadas por este jogo. 44. Por que a falta de cooperação entre suspeitos criminais seria desejável para a sociedade como um todo? b. O dilema dos prisioneiros protege os direitos constitucionais dos delinquentes. c. Mais criminosos serão condenados. d. Nenhuma das opções acima está correta. 45. Ocorre um equilíbrio em um jogo quando: a. O preço é igual ao custo marginal. b. A quantidade fornecida é igual à quantidade demandada. c.todas as estratégias independentes contrabalançam todas as estratégias dominantes. d. Todos os jogadores seguem uma estratégia que eles não têm nenhum incentivo para mudar. 46. Os economistas assumem que indivíduo típico que inicia seu próprio negócio faz isso com a intenção de: a. Doar seus lucros para a caridade b. Capturar o maior número de vendas em seu setor c. Maximizar os lucros d. Maximizar os custos 47. Os economistas normalmente assumem que o objetivo de uma empresa é: (i) vender a maior parte do produto possível. (ii) definir o preço do produto o mais alto possível. (iii) maximizar o lucro. a. (i) e (ii) são verdadeiras. b. (ii) e (iii) são verdadeiras c. (iii) é verdade. d. (i) e (iii) são verdadeiras. 48. O lucro é definido como: a. Receita líquida menos depreciação. b. Receita total menos o custo total. c. Receita média menos o custo total médio. d. Receita marginal menos custo marginal. 49. Uma função de produção descreve: a. Como uma empresa maximiza os lucros. b. Como uma empresa transforma insumos em produtos c. O custo mínimo de produzir um determinado nível de produção. d. A relação entre custo e produção. a. Os suspeitos são capazes de escolher os melhores resultados para si próprios, atuando em seu próprio interesse.

6 50. O custo total pode ser dividido em dois tipos de custos: a. Custos fixos e custos variáveis. b. Custos fixos e custos marginais c. Custos variáveis e custos marginais. d. Custos médios e custos marginais.

7 Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez Segunda Avaliação Entrega 09/08/17 Grade de respostas: Questão Resposta Nome(s):

MERCADO: OFERTA X DEMANDA EXCEDENTE DO CONSUMIDOR E DO PRODUTOR

MERCADO: OFERTA X DEMANDA EXCEDENTE DO CONSUMIDOR E DO PRODUTOR MERCADO: OFERTA X DEMANDA EXCEDENTE DO CONSUMIDOR E DO PRODUTOR 2º SEMESTRE 2011 Excedente do Consumidor e Curva de Demanda Excedente do consumidor individual é o ganho líquido que o comprador individual

Leia mais

Capítulo Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc.

Capítulo Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc. Monopólio. Introdução à Economia Mankiw, N.G Capítulo 15 Copyright 2001 by Harcourt, Inc. All rights reserved. Requests for permission to make copies of any part of the work should be mailed to: Permissions

Leia mais

Microeconomia I. Bibliografia. Mercado. Arilton Teixeira Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4

Microeconomia I. Bibliografia. Mercado. Arilton Teixeira Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4 Microeconomia I Arilton Teixeira arilton@fucape.br 2012 1 Bibliografia Mankiw, cap 4. Pindyck and Rubenfeld, caps. 2 e 4 2 Mercado Definição: É o conjunto de agentes, compradores e vendedores, que negociam

Leia mais

Unidade II ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin

Unidade II ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin Unidade II ECONOMIA E MERCADO Prof. Rodrigo Marchesin Introdução Microeconomia: teoria dos preços formação dos preços oferta x demanda Hipótese coeteris paribus Expressão latina, tudo o mais permanece

Leia mais

2 OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM

2 OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM 2 OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM As Forças de 4 Mercado: Oferta e Demanda Oferta e Demanda Oferta e demanda são os dois termos mais usados por economistas. Oferta e demanda são as forças

Leia mais

PARTE I Questões discursivas

PARTE I Questões discursivas Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP Lista n o 4 EAE 110 - Fundamentos de Microeconomia 1º. Semestre de 2017 Professor: José Paulo Zeetano Chahad Auxiliar

Leia mais

Monopólio. 15. Monopólio. Porque Surgem os Monopólios. Porque Surgem os Monopólios. Economias de Escala. Monopólio Natural

Monopólio. 15. Monopólio. Porque Surgem os Monopólios. Porque Surgem os Monopólios. Economias de Escala. Monopólio Natural 15. Enquanto uma firma compettitiva é tomadora de preço, a firma monopolista é fazedora de preço Uma firma é considerada monopolista se: É a única vendedora de um produto O produto não tem um substituto

Leia mais

Compreendendo as Estruturas de Mercado

Compreendendo as Estruturas de Mercado Compreendendo as Estruturas de Mercado Profa. Celina Martins Ramalho O Conceito de Estrutura de Mercado Objetivo Apresentar as estruturas de mercado sobre as quais se organizam os mercados de concorrência

Leia mais

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes

ECONOMIA - PROFº. ALEX MENDES. Economia. PROFº Alex Mendes Economia PROFº Alex Mendes 1 Noções de Economia do Setor Público Objetivo Geral Apresentar os movimentos de mercado como resultado das forças de oferta e demanda, e o papel dos preços nesta dinâmica. Objetivos

Leia mais

Prova de Microeconomia

Prova de Microeconomia Prova de Microeconomia 1) Acerca do comportamento do consumidor pode-se afirmar que: I. O formato das curvas de indiferença pode significar diferentes graus de desejo de substituir uma mercadoria por outra.

Leia mais

TP043 Microeconomia 11/11/2009 AULA 19 Bibliografia: PINDYCK capítulo 10

TP043 Microeconomia 11/11/2009 AULA 19 Bibliografia: PINDYCK capítulo 10 TP043 Microeconomia 11/11/2009 AULA 19 Bibliografia: PINDYCK capítulo 10 DESLOCAMENTOS DA DEMANDA: No mercado monopolista não existe uma curva de oferta. A cada movimentação da demanda a oferta se modifica,

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Os países envolvem-se no comércio internacional por dois motivos básicos: Os países diferem quanto aos recursos ou à tecnologia.

Leia mais

PRO Introdução à Economia

PRO Introdução à Economia Introdução à Economia Aula 10 Competição Monopolística ou Concorrência Imperfeita Entre o Mercado Competitivo e o Monopólio Competição Monopolística ou Imperfeita Estruturas de mercado que se situam entre

Leia mais

27.6. Um duopólio em que duas firmas idênticas estão em concorrência de Bertrand não irá distorcer preços a partir de seus níveis competitivos.

27.6. Um duopólio em que duas firmas idênticas estão em concorrência de Bertrand não irá distorcer preços a partir de seus níveis competitivos. Capítulo 27 Oligopólio Questões de verdadeiro ou falso 27.1. No equilíbrio de Cournot cada firma escolhe a quantidade que maximiza o seu próprio lucro assumindo que a firma rival vai continuar a vender

Leia mais

Sistema de preços. Prof. Regis Augusto Ely. Agosto de Revisão Novembro de Oferta e demanda. 1.1 Curva de demanda

Sistema de preços. Prof. Regis Augusto Ely. Agosto de Revisão Novembro de Oferta e demanda. 1.1 Curva de demanda Sistema de preços Prof. Regis Augusto Ely Agosto de 2011 - Revisão Novembro de 2012 1 Oferta e demanda 1.1 Curva de demanda A curva de demanda descreve a relação entre preço e quantidade demandada. Aumentando

Leia mais

Monopólio. Copyright 2004 South-Western

Monopólio. Copyright 2004 South-Western Monopólio 15 Copyright 2004 South-Western Definição Enquanto a firma competitive é tomadora de preço (price taker), o monopólio é um fazedor de preço (má tradução para price maker). A firma é um monopólio

Leia mais

Microeconomia II. Estratégias de Preço. Varian Cap: 25 Carlton Cap: 9 & 10

Microeconomia II. Estratégias de Preço. Varian Cap: 25 Carlton Cap: 9 & 10 Microeconomia II Estratégias de Preço Varian Cap: 25 Carlton Cap: 9 & 10 1. Discriminação de Preços Firmas em mercados competitivos são tomadoras de preço Firmas em mercados não competitivos podem discriminar

Leia mais

Parte III Mercados. Concorrência Perfeita. Roberto Guena de Oliveira 28 de abril de 2017 USP

Parte III Mercados. Concorrência Perfeita. Roberto Guena de Oliveira 28 de abril de 2017 USP Parte III Mercados Concorrência Perfeita Roberto Guena de Oliveira 28 de abril de 2017 USP Sumário 1 Hipóteses 2 A demanda de mercado 3 Equilíbrio de curto prazo Oferta de curto prazo 4 Oferta da indústria

Leia mais

Introdução a Economia Cap 4

Introdução a Economia Cap 4 Introdução a Economia Cap 4 Feliciano Azuaga Departamento de Economia Unemat Sinop Mercado odução a Economia Aula 1 Oferta e demanda são duas palavras que os economistas usam muito Oferta e demanda são

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1ª PARTE: Concorrência Perfeita, Concorrência Monopolística, Monopólio e Oligopólio.

LISTA DE EXERCÍCIOS 1ª PARTE: Concorrência Perfeita, Concorrência Monopolística, Monopólio e Oligopólio. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DISCIPLINA: TEORIA MICROECONÔMICA II ESTÁGIO DOCÊNCIA: VÍVIAN DOS SANTOS QUEIROZ PROFESSOR:

Leia mais

Lista de Exercícios - Introdução à Economia 1 - FCE/UERJ Primeira parte da matéria

Lista de Exercícios - Introdução à Economia 1 - FCE/UERJ Primeira parte da matéria Lista de Exercícios - Introdução à Economia 1 - FCE/UERJ - 2017.2 rimeira parte da matéria 1) Dena Ciência Econômica, tradeo e custo de oportunidade. Dê exemplos de escolhas que precisam ser feitas sob

Leia mais

Concorrência Monopolística

Concorrência Monopolística C H A P T E R 16 Concorrência Monopolística Microeonomics P R I N C I P L E S O F N. Gregory Mankiw Premium PowerPoint Slides by Ron Cronovich 2009 South-Western, a part of Cengage Learning, all rights

Leia mais

Economia- prof. Rodrigo Janiques. 1. Com relação à demanda do consumidor, julgue os itens subsequentes.

Economia- prof. Rodrigo Janiques. 1. Com relação à demanda do consumidor, julgue os itens subsequentes. Economia- prof. Rodrigo Janiques 1. Com relação à demanda do consumidor, julgue os itens subsequentes. A demanda por um bem é influenciada por uma série de variáveis, como renda e preferências, por exemplo,

Leia mais

Aula 12 cap 12 Concorrência Monopolística e Oligopólio

Aula 12 cap 12 Concorrência Monopolística e Oligopólio Aula 12 cap 12 Concorrência Monopolística e Oligopólio Concorrência Monopolística n Características 1) Muitas empresas 2) Livre entrada e saída 3) Produtos diferenciados, mas altamente substitutos Capítulo

Leia mais

AULA 10 MERCADOS PERFEITAMENTE COMPETITIVOS

AULA 10 MERCADOS PERFEITAMENTE COMPETITIVOS PRO 3206 - Introdução a Economia AULA 10 MERCADOS PERFEITAMENTE COMPETITIVOS Prof. Regina Meyer Branski Estruturas de Mercado Preço e Quantidade de equilíbrio Oferta e Demanda Resultados diferentes em

Leia mais

preço das matérias primas e dos fatores de

preço das matérias primas e dos fatores de Oferta Individual versus Oferta de Mercado A oferta de determinado bem depende de vários fatores: preço do próprio bem preço das matérias primas e dos fatores de produção tecnologia utilizada Oferta Individual

Leia mais

PRO INTRODUÇÃO A ECONOMIA. Aula 12 Mercados Perfeitamente Competitivos

PRO INTRODUÇÃO A ECONOMIA. Aula 12 Mercados Perfeitamente Competitivos PRO2208 - INTRODUÇÃO A ECONOMIA Aula 12 Mercados Perfeitamente Competitivos Estruturas de Mercado Preço e Quantidade de equilíbrio Oferta e Demanda Resultados diferentes em diferentes mercados Estruturas

Leia mais

3 Mercados e Bem-Estar Econômico

3 Mercados e Bem-Estar Econômico 3 Mercados e Bem-Estar Econômico Eficiência e 7 Bem-Estar Revendo o Equilíbrio de Mercado O equilíbrio de mercado maximiza o bem-estar total de compradores e vendedores? O equilíbrio reflete a alocação

Leia mais

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita

2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2 Funcionamento de Mercados em concorrência perfeita 2.1 Oferta e Demanda o funcionamento dos mercados concorrenciais Roberto Guena USP 9 de abril de 2013 Roberto Guena (USP) Funcionamento de mercado 9

Leia mais

Oferta e Demanda. 4. Oferta e Demanda. Mercado. O Que São os Mercados? Preços. Mercado

Oferta e Demanda. 4. Oferta e Demanda. Mercado. O Que São os Mercados? Preços. Mercado Oferta e Demanda 4. Oferta e Demanda São as duas palavras mais usadas por economistas São as forças que fazem os mercados funcionarem A microeconomia moderna lida com a oferta, demanda e o equilíbrio do

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez. Regras

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez. Regras Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez Regras - A avaliação deverá ser preenchida com caneta esferográfica preta ou azul. - Os grupos devem conter

Leia mais

Consumidores, produtores e eficiência dos mercados

Consumidores, produtores e eficiência dos mercados N. Gregory Mankiw Introdução à Economia Tradução da 6a. edição norte-americana 7 Consumidores, produtores e eficiência dos mercados 0 Depois de ler este capítulo, responda às seguintes questões: O que

Leia mais

3 Mercados e Bem-Estar Econômico

3 Mercados e Bem-Estar Econômico 3 Mercados e Bem-Estar Econômico Eficiência e Bem-Estar 7 Revendo o Equilíbrio de Mercado O equilíbrio de mercado maximiza o bem-estar total de compradores e vendedores? O equilíbrio reflete a alocação

Leia mais

Oligopólio. Capítulo 17. Copyright 2001 by Harcourt, Inc.

Oligopólio. Capítulo 17. Copyright 2001 by Harcourt, Inc. Oligopólio Capítulo 17 All rights reserved. Copyright 2001 by Harcourt, Inc. Requests for permission to make copies of any part of the work should be mailed to: Permissions Department, Harcourt College

Leia mais

Introdução à Microeconomia. As forças de mercado: oferta e demanda. Danilo Igliori

Introdução à Microeconomia. As forças de mercado: oferta e demanda. Danilo Igliori Introdução à Microeconomia As forças de mercado: oferta e demanda Danilo Igliori (digliori@usp.br) As Forças de Mercado de Oferta e Demanda Oferta e demanda estão entre as palavras que os economistas utilizam

Leia mais

ESTRUTURAS DE MERCADO

ESTRUTURAS DE MERCADO ESTRUTURAS DE MERCADO Vamos estudar a maneira como se determinam os preços dos produtos e as quantidades que serão produzidas nos diversos mercados de uma economia. Tais mercados, por sua vez, estão estruturados

Leia mais

Competição Imperfeita

Competição Imperfeita Oligopólio Competição Imperfeita Refere-se a estrutura de mercado que não pode ser considerada como sendo perfeitamente competitiva ou monopólios Inclui indústrias que possuem competidores mas que a competição

Leia mais

Competição Imperfeita. 16. Oligopólio. Estruturas de Mercado. Competição Imperfeita. Mercado com Apenas Alguns Vendedores

Competição Imperfeita. 16. Oligopólio. Estruturas de Mercado. Competição Imperfeita. Mercado com Apenas Alguns Vendedores Competição Imperfeita 16. Oligopólio Refere-se a estrutura de mercado que não pode ser considerada como sendo perfeitamente competitiva ou monopólios Inclui indústrias que possuem competidores mas que

Leia mais

Concorrência Perfeita

Concorrência Perfeita UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Disciplina: Teoria Microeconômica II Professor: Sabino da Silva Porto Junior Lista 1-2007/01 Concorrência Perfeita (ANPEC 97)

Leia mais

Disciplina de Fundamentos de Economia Curso de Relações Internacionais Docente Responsável Marislei Nishijima

Disciplina de Fundamentos de Economia Curso de Relações Internacionais Docente Responsável Marislei Nishijima Disciplina de Fundamentos de Economia Curso de Relações Internacionais Docente Responsável Marislei Nishijima Gabarito da Lista 7b de microeconomia capítulos 10 e 12 1. Expressamos o markup percentual

Leia mais

Qte depois da entrada

Qte depois da entrada CAPÍTULO 3 OFERTA E DEMANDA 1 MERCADO COMPETITIVO muitos compradores e vendedores, ações de qualquer indivíduo não tem efeito perceptível sobre o preço. Ex. de merc não competitivo coca-cola. O merc competitivo

Leia mais

Lista de exercícios 5 Microeconomia 1

Lista de exercícios 5 Microeconomia 1 Lista de exercícios 5 Microeconomia 1 Graduação em economia Exercícios para entrega 08 de junho de 2016 Exercício 1. Uma empresa produz bolas de gude e possui a seguinte função de produção: Q = 2(KL) 0.5,

Leia mais

[Ano] Estruturas de Mercado e Decisão. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] Estruturas de Mercado e Decisão. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] Estruturas de Mercado e Decisão Estruturas de Mercado e Decisão MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Andressa Guimarães Rego Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra Fabiana Cavalcante

Leia mais

TP043 Microeconomia 23/11/2009 AULA 21 Bibliografia: PINDYCK capítulo 12 Competição monopolística e oligopólio.

TP043 Microeconomia 23/11/2009 AULA 21 Bibliografia: PINDYCK capítulo 12 Competição monopolística e oligopólio. TP043 Microeconomia 3//009 AULA Bibliografia: PINDYCK capítulo Competição monopolística e oligopólio. Características da competição monopolística:. Muitas empresas. Livre entrada e saída 3. Produtos diferenciados

Leia mais

Unidades II ECONOMIA E MERCADO. Profa. Lérida Malagueta

Unidades II ECONOMIA E MERCADO. Profa. Lérida Malagueta Unidades II ECONOMIA E MERCADO Profa. Lérida Malagueta Microeconomia A microeconomia ou teoria dos preços analisa como consumidores e empresas interagem no mercado, e como essa interação determina o preço

Leia mais

MICROECONOMIA

MICROECONOMIA MICROECONOMIA 01. (Fiscal ISS-SP/98) Se a quantidade demandada de um bem permanece inalterada quando o seu preço aumenta, pode-se concluir que a elasticidade preço deste bem é: a) Menor do que a unidade.

Leia mais

Tradução da 6a. edição norte-americana

Tradução da 6a. edição norte-americana N. Gregory Mankiw Introdução à Economia Tradução da 6a. edição norte-americana 16 Competição Monopolística 2013 Cengage Learning. All Rights Reserved. May not be copied, scanned, or duplicated, in whole

Leia mais

Aplicação. ão: Internacional. Capítulo 9. Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc.

Aplicação. ão: Internacional. Capítulo 9. Introdução à Economia Mankiw, N.G. Copyright 2001 by Harcourt, Inc. Aplicação ão: Comércio Internacional Introdução à Economia Mankiw, N.G. Capítulo 9 Copyright 2001 by Harcourt, Inc. All rights reserved. Requests for permission to make copies of any part of the work should

Leia mais

ECONOMIA. Microeconomia. Tributos e Regulação Econômica Parte 1. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Microeconomia. Tributos e Regulação Econômica Parte 1. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Microeconomia Parte 1 Prof. Alex Mendes Introdução Quando falamos de impostos surgem duas questões: (i) quem vai arcar com a carga tributária ou seja, como ela será distribuída entre os agentes

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL (EAE 508)

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL (EAE 508) ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL (EAE 508) Prof. Dr. Eduardo Luzio eluzio@usp.br Blog: h>p:/eduardoluzio.wordpress.com 2S2015 Cap. 2 CABRAL DEMANDA X OFERTA: EXCEDENTE DO CONSUMIDOR, DO PRODUTOR E EFICIÊNCIA 1 Quanto

Leia mais

PARTE IV Análise Mercado Competitivo. Marta Lemme - IE/UFRJ

PARTE IV Análise Mercado Competitivo. Marta Lemme - IE/UFRJ PARTE IV Análise Mercado Competitivo Marta Lemme - IE/UFRJ EQUILÍBRIO DE MERCADO E EFICIÊNCIA DE PARETO Se pudermos encontrar uma forma de melhorar a situação de uma pessoa sem piorar a de nenhuma outra,

Leia mais

Capítulo 8 Instrumentos de política comercial

Capítulo 8 Instrumentos de política comercial Capítulo 8 Instrumentos de política comercial Preparado por Iordanis Petsas Material de apoio para Economia internacional: teoria e política, 6ª edição de Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld Organização

Leia mais

DFB ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: A

DFB ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: A DFB2006 2 ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: A Nome: Número: Assinatura: I. Questões de múltipla escolha valor 5 Em cada questão assinale a única alternativa correta. 1. Pat e Kris são colegas

Leia mais

Mercados Competitivos. Copyright 2004 South-Western

Mercados Competitivos. Copyright 2004 South-Western Mercados Competitivos 14 Copyright 2004 South-Western Mercado Competitivo Um mercado perfeitamente competitivo tem as seguintes características: Grande número de compradores e vendedores. Os produtos oferecidos

Leia mais

P, pode-se verificar que a elasticidade será igual a ε. b. Escreva uma equação para a função de demanda

P, pode-se verificar que a elasticidade será igual a ε. b. Escreva uma equação para a função de demanda Exercícios Numéricos 1. A elasticidade-preço da demanda por aveia é constante e igual a -1. Quando o preço da aveia é de US $ 10 por unidade, o montante total exigido é de 6.000 unidades. a. Verifique

Leia mais

PRO Introdução à Economia

PRO Introdução à Economia Introdução à Economia Aula 11 Oligopólio Quatro Tipos de Mercado Número de Empresas Muitas Empresas Tipos de Produtos Uma Empresa Poucas Empresas Produtos diferenciados Produtos Idênticos Monopólio Oligopólio

Leia mais

Capítulo 8. Maximização de lucros e oferta competitiva 25/09/2015. Mercados perfeitamente competitivos. Mercados perfeitamente competitivos

Capítulo 8. Maximização de lucros e oferta competitiva 25/09/2015. Mercados perfeitamente competitivos. Mercados perfeitamente competitivos Mercados perfeitamente competitivos Capítulo 8 Maximização de lucros e oferta competitiva O modelo de competição perfeita baseia-se em três pressupostos básicos: 1. as empresas são tomadoras de preços

Leia mais

A empresa, a organização do mercado e o desempenho

A empresa, a organização do mercado e o desempenho Les 590 Organização Industrial A empresa, a organização do mercado e o desempenho Aulas 1 e 2 Márcia A.F. Dias de Moraes 16 e 17/02/2016 Preocupação central: Organização Industrial - Ação das firmas -

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO DE MICROECONOMIA

FICHA DE AVALIAÇÃO DE MICROECONOMIA FICHA DE AVALIAÇÃO DE MICROECONOMIA DATA DE ENTREGA: 14 de Dezembro. Exercício I Comente, de forma justificada, a veracidade das seguintes afirmações. Nas suas respostas, recorra à análise gráfica e seja

Leia mais

Sumário. Discriminação de Preços Tarifas Compartilhadas Concorrência Monopolística Modelo de diferenciação de produtos por localização

Sumário. Discriminação de Preços Tarifas Compartilhadas Concorrência Monopolística Modelo de diferenciação de produtos por localização Sumário Discriminação de Preços Tarifas Compartilhadas Concorrência Monopolística Modelo de diferenciação de produtos por localização Discriminação de preços Discriminação de preços Discriminação perfeita

Leia mais

MICROECONOMIA II. Monopólio CAP. 24 Varian CAP. 10 Nicholson CAP. 10 Pindyck

MICROECONOMIA II. Monopólio CAP. 24 Varian CAP. 10 Nicholson CAP. 10 Pindyck MICROECONOMIA II Monopólio CAP. 24 Varian CAP. 10 Nicholson CAP. 10 Pindyck 1. Introdução Um monopólio ocorre quando há uma única firma no mercado A firma monopolista pode escolher produzir em qualquer

Leia mais

DFB ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: D

DFB ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: D DFB2006 2 ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: D Nome: Número: Assinatura: I. Questões de múltipla escolha valor 5 Em cada questão assinale a única alternativa correta. 1. Suponha que a mineração

Leia mais

DFB ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: C

DFB ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: C DFB2006 2 ECONOMIA PARA ADVOGADOS Segunda Prova, modelo: C Nome: Número: Assinatura: I. Questões de múltipla escolha valor 5 Em cada questão assinale a única alternativa correta. 1. Com respeito a uma

Leia mais

Gabarito - Lista de Exercícios - Introdução à Economia 1 - FCE/UERJ Primeira parte da matéria

Gabarito - Lista de Exercícios - Introdução à Economia 1 - FCE/UERJ Primeira parte da matéria Gabarito - Lista de Exercícios - Introdução à Economia - FCE/UERJ - 207.2 rimeira parte da matéria ) Dena Ciência Econômica, tradeo e custo de oportunidade. Dê exemplos de escolhas que precisam ser feitas

Leia mais

Prova de Microeconomia

Prova de Microeconomia Prova de Microeconomia 1) Acerca do comportamento do consumidor pode-se afirmar que: I. A relação de preferência é dita racional se ela é completa e transitiva; II. Somente a relação de preferência racional

Leia mais

Finanças Públicas: Incidência Tributária Notas de Aula Prof. Giácomo Balbinotto

Finanças Públicas: Incidência Tributária Notas de Aula Prof. Giácomo Balbinotto Finanças Públicas: Incidência Tributária Notas de Aula Prof. Giácomo Balbinotto Alguns fatos estilizados Carga Tributária Nacional (em R$ bilhões) 2001 2002 PIB corrente 1.200 1.321 Tributos federais 278

Leia mais

Aplicacação: os custos da tributação

Aplicacação: os custos da tributação N. Gregory Mankiw Introdução à Economia Tradução da 6a. edição norte-americana 8 Aplicacação: os custos da tributação 0 epois de ler este capítulo, responda às seguintes questões: Como é que um imposto

Leia mais

Especialização em Logística Integrada de Produção

Especialização em Logística Integrada de Produção Especialização em Logística Integrada de Produção Avaliação Econômica de Projetos Renato Seixas Introdução Programação Aula Horário Conteúdo 23/02/2018 20:10-22:00 Introdução a microeconomia: demanda oferta

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Krugman & Obtstfeld (2005) Cap. 8 2 Formas de Imposto de Importação Alíquota ad valorem (% sobre valor aduaneiro) Alíquota específica

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez. Lista de Exercícios 1 - Gabarito

Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez. Lista de Exercícios 1 - Gabarito Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Direito e Economia Professor Rodrigo Nobre Fernandez Lista de Exercícios 1 - Gabarito 1. Você ganhou R$ 100 em um bolão e pode escolher entre gastar o dinheiro

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MICROECONOMIA: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

FUNDAMENTOS DE MICROECONOMIA: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO FUNDAMENTOS DE MICROECONOMIA: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO MICROECONOMIA É a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam.

Leia mais

Economia para Concursos

Economia para Concursos Parte 1 Macroeconomia 1 1 As funções econômicas do Estado 3 1.1 Função alocativa 3 1.2 Função distributiva 3 1.3 Função estabilizadora 4 2 Falhas de mercado 4 2.1 Bens públicos 4 2.2 Monopólios naturais

Leia mais

Estágio-Docência em Economia Internacional. Carlos Henrique Machado Simão

Estágio-Docência em Economia Internacional. Carlos Henrique Machado Simão Estágio-Docência em Economia Internacional Carlos Henrique Machado Simão carloshmsimao@gmail.com Capítulo 6 Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional Economias de Escala e Vantagem

Leia mais

FORMAS DE CONCORRÊNCIA E ESTRATÉGIAS

FORMAS DE CONCORRÊNCIA E ESTRATÉGIAS ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL (EAE 508) Prof. Dr. Eduardo Luzio eluzio@usp.br Blog: h:p:/eduardoluzio.wordpress.com 2015 FORMAS DE CONCORRÊNCIA E ESTRATÉGIAS C&P Capítulos 4 e 5. Cabral 5 & 6. 1 Estruturas Básicas

Leia mais

Microeconomia II Lista de Exercícios 3

Microeconomia II Lista de Exercícios 3 Microeconomia II Lista de Exercícios 3 09 de Setembro de 2011 Questão 1: Nicholson - 14.5. Questão 2: Nicholson - 14.8. Questão 3 - Provinha 3 (2010). Um monopolista depara-se com uma curva de demanda

Leia mais

Microeconomics I. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia

Microeconomics I. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia Microeconomics I Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia 006-007 Fernando Branco (fbranco@ucppt) º Semestre Carolina Reis (careis@fceeucppt) º Teste João Coelho (jocoel@fceeucppt)

Leia mais

UC: Economia da Empresa

UC: Economia da Empresa UC: Economia da Empresa 11ª Sessão Curso: Licenciatura em Gestão de Marketing Docente: Nuno J. Farinha 1 Estruturas de Mercado: Extremos Mercados imperfeitamente competitivos Mercados Perfeitamente Competitivos

Leia mais

Capítulo. As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda

Capítulo. As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Capítulo 4 As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Mercados e Competição Mercado Um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço Podem ser altamente organizados Ex.: mercados

Leia mais

TEORIA MICROECONÔMICA I N

TEORIA MICROECONÔMICA I N CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA ECO 1113 TEORIA MICROECONÔMICA I N PROFESSOR: JULIANO ASSUNÇÃO TURMA: 2JA Monopólio 1. Indique se as afirmações a seguir são verdadeiras ou falsas e

Leia mais

a) Qual padrão de especialização e comércio internacional você esperaria? O que determinaria quem vai produzir a mercadoria?

a) Qual padrão de especialização e comércio internacional você esperaria? O que determinaria quem vai produzir a mercadoria? 2ª. LISTA DE EXERCÍCIOS ECONOMIA INTERNACIONAL I BRI0023 Profa. Daniela Schettini Capítulo 7 1) Exercício 2, capítulo 7: Costuma-se argumentar que a existência de aumento dos retornos é uma fonte de conflito

Leia mais

ão: Custos da Tributação

ão: Custos da Tributação Aplicação ão: Custos da Tributação Introdução à Economia Mankiw, N.G. Capítulo 8 Copyright 2001 by Harcourt, Inc. All rights reserved. Requests for permission to make copies of any part of the work should

Leia mais

Estrutura de mercado. Capítulo VII CONCORRÊNCIA PERFEITA CONCORRÊNCIA PERFEITA CONCORRÊNCIA PERFEITA. Características da concorrência perfeita

Estrutura de mercado. Capítulo VII CONCORRÊNCIA PERFEITA CONCORRÊNCIA PERFEITA CONCORRÊNCIA PERFEITA. Características da concorrência perfeita CONCORRÊNCIA PERFEITA Estrutura de mercado Características da concorrência perfeita 1. Aceitadores de preços 2. Homogeneidade de produtos 3. Livre entrada e saída Capítulo VII CONCORRÊNCIA PERFEITA Aceitadores

Leia mais

Monopólio. Varian cap. 24

Monopólio. Varian cap. 24 Monopólio Varian cap. 24 Introdução Definição: Uma empresa produz uma mercadoria sem substitutos próximos. Monopolista pode obter lucro econômico puro, mesmo no longo prazo. Mas, e novas empresas não são

Leia mais

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO OBJETIVO Fornecer ao estudante os conhecimentos básicos de teoria econômica aplicada aos problemas relacionados pela agricultura e agroindústria.

Leia mais

Especialização em Logística Integrada de Produção

Especialização em Logística Integrada de Produção Especialização em Logística Integrada de Produção Avaliação Econômica de Projetos Renato Seixas Introdução Avaliação Econômica de Projetos Professor: Renato Seixas renato.seixas@ufes.br Horário: Sexta-Feira:

Leia mais

Gabarito - Lista de Exercícios - Introdução à Economia 1 - FCE/UERJ Primeira parte da matéria

Gabarito - Lista de Exercícios - Introdução à Economia 1 - FCE/UERJ Primeira parte da matéria Gabarito - Lista de Exercícios - Introdução à Economia 1 - FCE/UERJ - 2017.1 rimeira parte da matéria 1) Dena Ciência Econômica, tradeo e custo de oportunidade. Dê exemplos de escolhas que precisam ser

Leia mais

Microeconomia Discriminação de Preços

Microeconomia Discriminação de Preços Microeconomia Discriminação de reços rof. Antonio Carlos Assumpção Discriminação de reços: Monopólio Discriminação de preço é a prática de cobrar, pelo mesmo produto, preços diferentes de consumidores

Leia mais

ECONOMIA. Microeconomia. Estruturas de Mercado Parte 2. Prof.Alex Mendes

ECONOMIA. Microeconomia. Estruturas de Mercado Parte 2. Prof.Alex Mendes ECONOMIA Microeconomia Parte 2 Prof.Alex Mendes Monopólio Caracterização do mercado monopolista Um mercado monopolista seria caracterizado por: Muitos ou milhares de compradores; Um único vendedor; Os

Leia mais

Economia I; 2006/2007 Prova da Época Especial 06 de Setembro de Resolução Prova de 6 Setembro de 2007

Economia I; 2006/2007 Prova da Época Especial 06 de Setembro de Resolução Prova de 6 Setembro de 2007 Resolução Prova de 6 Setembro de 2007 1 Resolução 1.a) FPP 25 20 15 y (x,y)=(1,12) 10 (x,y)=(3,8) 5 (x,y)=(6,2) 0 0 1 2 3 4 5 6 x A FPP representa as combinações dos bens x e y que a economia consegue

Leia mais

Microeconomia II. Prof. Elaine Toldo Pazello. Capítulo 25

Microeconomia II. Prof. Elaine Toldo Pazello. Capítulo 25 Microeconomia II Resolução 4 a Lista de Exercícios Prof. Elaine Toldo Pazello Capítulo 25 1. Exercício 2 do Capítulo 25 do Varian. no final do livro. 2. Um monopolista vende em dois mercados. A curva de

Leia mais

Aula 8 de microeconomia Cap 10

Aula 8 de microeconomia Cap 10 Aula 8 de microeconomia Cap 10 Compe1ção Perfeita Revisão da Compe1ção Perfeita P LP CMeLP Lucros normais ou lucro econômico zero no longo prazo Grande número de compradores e vendedores Produto homogêneo

Leia mais

RACIONALIDADE ECONÔMICA DO GOVERNO Questão 37: Acerca da intervenção do Estado na economia, assinale a opção correta. a) A existência de bens

RACIONALIDADE ECONÔMICA DO GOVERNO Questão 37: Acerca da intervenção do Estado na economia, assinale a opção correta. a) A existência de bens RACIONALIDADE ECONÔMICA DO GOVERNO Questão 37: Acerca da intervenção do Estado na economia, assinale a opção correta. a) A existência de bens públicos, tais como as escolas públicas e privadas, justifica

Leia mais

Capítulo 10 Externalidades

Capítulo 10 Externalidades Capítulo 10 Externalidades Lista de Exercícios: 1. A diferença entre o custo social e o custo privado é uma medida do(a): a. perda de lucro pelo vendedor como resultado de uma externalidade negativa. b.

Leia mais

Módulo 11 Estruturas de Mercado

Módulo 11 Estruturas de Mercado Módulo 11 Estruturas de Mercado Nos módulos anteriores pudemos analisar os fatores que determinam a oferta e a demanda de bens e ser de bens e serviços. Na análise da determinação dos preços no mercado,

Leia mais

Decisões da empresa com poder de mercado

Decisões da empresa com poder de mercado ecisões da empresa com poder de mercado IST, LEGI - Teoria Económica II Margarida Catalão Lopes 1 Normalmente as empresas têm alguma capacidade para influenciar o preço (poder de mercado), isto é, enfrentam

Leia mais

Estruturas de Mercado e Maximização de lucro. Mercado em Concorrência Perfeita Monopólio Concorrência Monopolística Oligopólio

Estruturas de Mercado e Maximização de lucro. Mercado em Concorrência Perfeita Monopólio Concorrência Monopolística Oligopólio Estruturas de Mercado e Maximização de lucro Mercado em Concorrência Perfeita Monopólio Concorrência Monopolística Oligopólio 1 Introdução As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente

Leia mais