COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS"

Transcrição

1 CADERNO DE ENCARGOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO, SUPORTE E HOSPEDAGEM DO PORTAL, INTRANET E CORREIO ELETRÔNICO DA CODEBA. COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS NOVEMBRO DE 2009

2 APRESENTAÇÃO O presente documento é um instrumento que reúne informações necessárias, para o desenvolvimento, implantação, manutenção e suporte do Portal e Intranet, bem como a hospedagem do Portal, Intranet e do Serviço de Correio Eletrônico da CODEBA. Este instrumento contempla uma visão integrada das iniciativas da CODEBA voltadas para o público interno e externo, bem como fornece subsídios para o dimensionamento dos investimentos em novos recursos conceituais, tecnológicos e organizacionais. Esta proposta trata de uma evolução do site atual, contemplando o conteúdo que está publicado, acrescentando novas informações e serviços propostos para o Projeto do Novo Portal e Intranet da CODEBA. 2. JUSTIFICATIVA A implementação do projeto Porto Sem Papel pela SEP segue convenções internacionais. Em 1965, a então Organização Marítima Consultiva, hoje Organização Marítima Internacional (IMO), estabeleceu a Convenção para Facilitação do Tráfego Marítimo Internacional (FAL). O acordo, que foi adequado às atuais condições portuárias, tem como objetivo central a simplificação e redução dos procedimentos, formalidades e documentos exigidos para a chegada, permanência e saída das embarcações. Diante disso, o tratado recomenda a adoção de um único ponto de entrada dessas informações, tendo como meta a integração de todos os agentes do governo que possuam atuação na área portuária.

3 A SEP está na fase de elaboração do projeto básico para implantação do Porto Sem Papel no Brasil. Neste contexto a CODEBA busca aumentar a eficiência organizacional associada à redução de circulação de papéis que se desdobra essencialmente em duas vertentes: A automatização da relação da CODEBA com as entidades com as quais esta se relaciona; A automatização do fluxo interno de informações e a adoção de sistemas de informações colaborativos. Neste sentido o projeto do Novo Portal da CODEBA, reverte-se de importância estratégica para obtenção de vantagens competitivas entre os Portos e dá um passo importante para se adequar a um novo modelo de mercado. 3. OBJETIVO O objetivo deste documento é estabelecer as condições para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de desenvolvimento, implantação, manutenção, suporte e hospedagem do Portal, Intranet e Correio Eletrônico da CODEBA, conforme as especificações a seguir. 4. ESTRUTURA DO DOCUMENTO Este documento está estruturado de forma a nortear processo licitatório de contratação de tecnologias, serviços e produtos a serem oferecidos pela Internet. Antes da apresentação dos requisitos técnicos, algumas observações e premissas são necessárias, tendo em vista as características próprias dos portos administrados pela CODEBA e o objetivo principal do projeto, que é a melhoria da interação da autoridade portuária, com as entidades mais relevantes para o exercício das suas atividades, dadas à intensidade e freqüência da interação: Operadores, Despachantes, Receita Federal, Capitania dos Portos, ANVISA, VIGIAGRO, Autoridades de Imigração e outras Autoridades Portuárias.

4 5. REQUISITOS TECNOLÓGICOS Registramos aqui que a importância de assegurar investimentos para elevar a qualidade dos serviços prestados pela CODEBA, para fazer face às demandas do comércio exterior, agravadas pela recente crise econômica mundial, deixa claro que a CODEBA, enfrentará grandes desafios nessa área, posto que o desempenho dos nossos negócios está diretamente ligado à eficiência dos nossos portos. Assim a intensificação do uso de tecnologias é um dos fatores que aumentam a competitividade entre os portos e colocam em destaque os elementos que caracterizem obstáculos, entre eles a informação. A definição da estrutura do sistema de informação aqui proposto, estabelece o modelo sobre o qual todo o conjunto de aplicações de informação, comunicação e serviços deverão ser instalados. Ela contempla as necessidades apontadas pelos gestores das diversas áreas da CODEBA, além de consolidar, articular e integrar todos os requerimentos identificados sejam eles estratégicos ou funcionais, buscando consolidar a estrutura informacional com a nova dinâmica da área de informação, desejada e proposta. Nesse sentido, a autoridade portuária deve ser vista como uma instituição integrada a um fluxo de processos de importância ímpar para a economia do estado, como o transportes de cargas, a importação e a exportação de produtos. Os componentes desta solução orientam a construção do Portal CODEBA na medida em que organizam os itens básicos em torno dos quais vão se articular suas funcionalidades. Assim, elas foram pensadas de maneira estratégica, inspirada numa demanda fundamental, aquela de difundir a missão da CODEBA e ampliar a oferta de informações e serviços, facilitando a realização de negócios através da Web.

5 A partir da consolidação dos papéis fundamentais da CODEBA, os temas centrais em torno dos quais devam ser priorizados os componentes de produtos e serviços são os seguintes: informações gerenciais voltadas ao apoio à decisão devem ser privilegiadas, para facilitar o processo decisório do corpo gerencial; integração dos fluxos de informação da Companhia que compõem sua base de dados; gerenciamento de dados através da troca eletrônica de documentos entre os usuários do Porto e a autoridade portuária; divulgação da programação de atracação de navios; A partir desses elementos é necessário que a solução seja planejada de forma a utilizar ferramentas de integração de base de dados, buscando a implantação de: Sistema integrado de controle das operações portuárias, assegurando a integração a uma plataforma Web; Suporte das atividades de desenvolvimento de negócios: utilização de ferramentas de Data Mining, envolvendo a exploração da base de dados da CODEBA e construção de um modelo para aplicação nos negócios na Web. Em segundo plano, não menos importante estão os serviços característicos de Intranet, cujo objetivo é a implantação de ferramentas de colaboração e comunicação. É desejável a implantação de ambientes de gerenciamento de conteúdo que transferem para o usuário a possibilidade e a responsabilidade pela atualização e readequação dos mesmos, garantindo flexibilidade e autonomia.

6 Diante das necessidades mais prementes de compartilhamento de informação na Companhia, sugere-se a ampliação de escopo do uso da Intranet para compartilhamento das seguintes informações: Estrutura Organizacional (incluindo nomes, projetos, responsabilidades, ramais, e- mails, etc.). Descrição de práticas e procedimentos de trabalho Divulgação de indicadores gerais e por área Estruturação de uma biblioteca eletrônica, compartilhando documentos, apresentações, textos e artigos para acesso geral e/ou restrito. Divulgação de notícias, eventos e informações de interesse dos empregados. 6. ESCOPO DOS SERVIÇOS O escopo principal do projeto engloba quatro serviços correlacionados: 6.1. Geração de Conteúdo A geração de conteúdo engloba desde análise publicitária do panorama sociopolítico, objetivos da empresa, estatísticas, arquitetura de informações e design da interface gráfica com tomadas fotográficas e tradução de textos. Para tal será necessária entrevistas com os diretores e coordenadores da CODEBA para levantamento de informações que iram compor o novo portal. Toda a geração de conteúdo do portal será feita pela Contratada, com a seguinte equipe ( redator, publicitário, tradutor ) em parceria com a Contratante. Todos os coordenadores deverão ser entrevistados a fim de identificar os pontos críticos de cada serviço e avaliar a importância para inclusão de informações no portal. Deverão ser realizadas também cinco tomadas fotográficas objetivando registrar os principais serviços da CODEBA, seus portos e tipo de cargas transportadas Grãos, Sólidos, Líquidos, Gasoso, turístico, incluindo os Portos de Salvador, Ilhéus e Aratu.

7 Deverá ser criado um mapa virtual utilizando recurso de multimídia com as instalações da CODEBA apresentando fotos especificações dos terminais, características, etc. Toda a parte de tradução será também feita pela equipe de editoração da Contratada, não só no conteúdo inicial, como também nos novos conteúdos que forem incluídos ou modificados durante a vigência do contrato. Sendo que, os novos conteúdos deverão ser traduzidos em um período máximo de 24 horas após a publicação do conteúdo em português. Todo design gráfico e arquitetura das informações no portal será criada e avaliada em conjunto por uma equipe composta de analista, redator e designer. Animações e recursos multimídia com tecnologia R.I.A.( Rich Internet Application ) serão utilizadas quando for adequado, bem como técnicas de redação e diagramação de HTML baseadas em SEO(Search Engine Optimization) e SEM (Search engine marketing), aumentando a localização de informações do portal em buscadores como Google, Yahoo, etc Infra-estrutura de Tecnologia, Informação e Comunicação TIC Na Contratada Compreende toda infra-estrutura de Tecnologia de informação e comunicação necessária para dar suporte aos sistemas, que no caso especifico são: servidor de aplicação web e servidor de s com seus aplicativos, banco de dados, rotinas de segurança, backup e link com banda suficiente para disponibilizar os serviços hospedados na empresa contratada. A seguinte infra-estrutura de TIC será disponibilizada pela Contratada e configurada para o funcionamento dos sistemas: a) Servidor Web / Banco de Aplicações do Portal deverá ser disponibilizado pela contratada os equipamentos para armazenar as aplicações da codeba com recursos necessários para dar suporte as essas aplicações assegurando qualidade e performance dos serviços.

8 b) Backup Deverão ser implementadas rotinas de segurança e prevenção a desastre de forma a oferecer o máximo de segurança, com backup diário local e externo. c) Suporte Técnico O suporte técnico será 24hs por dia, por telefone e Help Desk, com visita à contratante quando houver necessidade. d) Link de Acesso deverá ser disponibilizada uma banda mínima de 4 Mbit reservados para a aplicação Web da Contratante. e) Correio Eletrônico - deverá ser disponibilizar a criação de até 800 contas de e- mail com capacidade de armazenamento total de até 200 GB, permitindo utilização de acesso através de protocolos POP, POP3, SMTP ou através de webmail que será disponibilizado como subdomínio do site da codeba, podendo ser acessado rapidamente através do portal Desenvolvimento de Sistemas Aplicativos WEB Os serviços de informação utilizados no portal fazem parte de um sistema integrado de gerenciamento de portal web, que será dividido em três grupos de acesso para facilitar a navegação e compreensão: Portal Restrito (intranet / extranet, com proteção de login e senha onde somente funcionários e entidades cadastradas poderão ter acesso) - disponibilizará informações e serviços relevantes aos funcionários e entidades parceiras que poderão acessá-lo tanto na rede interna (sem necessidade de efetuar login) como na rede externa (internet efetuando login). Dentre os serviços estão: Espelho de ponto, impressão de contra-cheque, autorização para acesso, ECM (Enterprise Content Management), chat interno, notícias internas e demais serviços que serão especificados mais adiante. Portal Público (disponível para todos) - disponibilizará informações relevantes ao público em geral, investidores, usuários do porto etc. Dentre os serviços: Notícias, destaques, fale conosco protocolado, galeria de fotos,

9 conteúdo informativo institucional, cadastro para recebimento de informativo, status e previsões de atracação em tempo real, dentre outros serviços. Portal Administrativo - Interface web acessível da rede interna ou externa com proteção por login que através da qual os administradores tanto do Portal Restrito como do Portal Público poderão gerenciar todas as funções e sub sistemas disponíveis. O gerenciador de conteúdo integrado permitirá a realização de todas as modificações, inclusões, exclusões de todos os outros subsistemas através de um painel de controle com interface web, de fácil navegação e com controle de nível de acesso aos administradores do portal. A seguir estão especificadas todas a funcionalidades que deverão ser disponibilizadas : Gerenciador de Páginas Permitir a inclusão, exclusão e edição de novas páginas para o portal com opção de especificação de páginas pai e páginas filha bem como associação com tipos de banner para serem exibidos no topo da página e a criação de subdomínios que podem ser associados a páginas específicas. - Pesquisa por palavra chave / período - Mapa do site - Barra de navegação completa -Subdomínios associados, impressão, indicação, inclusão em favoritos(automatizada) - Transferência automática para outra língua desejada Gerenciador de Notícias Permitir a inclusão, exclusão e edição de notícias no portal podendo determinar tipo de notícia (exemplo: notícia para intranet, para portal, parceiros, funcionários, etc).

10 - Pesquisa por palavra chave / período - Barra de navegação completa - Navegação tipo paginada para procurar noticias - RSS(Really Simple Syndication) - Impressão, indicação e transferência automática para outra língua desejada Gerenciador de Destaque Permitir a inclusão, exclusão e edição de destaques na Home Page do Portal Web ou da Intranet/ Extranet, em formatos de arquivos com recursos multimídia em Flash ou arquivos de imagens que serão exibidos em formato rotativo. - Pesquisa por período - navegação tipo paginada para procurar destaques antigos- Upload de imagens e arquivos de animação Gerenciador de Galeria de Fotos Permitir a inclusão, exclusão e edição de galerias de fotos no portal podendo determinar tipo de galeria (exemplo: galeria para intranet, para portal, parceiros, funcionários, etc). Permitir a associação da galeria a uma página ou a uma notícia criando automaticamente um link para a galeria nas páginas associadas. - Pesquisa por palavra chave / período - Barra de navegação completa- navegação tipo paginada para procurar galeriasindicação - Transferência automática para outra língua desejada Sistema de Comunicação Protocolada (Ouvidoria/Fale Conosco) Permitir a comunicação entre usuários da internet com setores pré-estabelecidos da CODEBA; entre os próprios funcionários, setores ou parceiros através de mensagens protocoladas e armazenadas em base de dados e enviadas para respectivos s gerando uma numeração de protocolo de atendimento para posterior consulta a solicitação e posterior supervisão dos responsáveis.

11 - Níveis de acesso a diversos setores - Transferência automática para outra língua desejada - Envio de notificação via Sistema de Comunicação On-line via Chat Permitir a comunicação em tempo real entre usuários da internet com setores préestabelecidos da CODEBA; entre os próprios funcionários, setores ou parceiros através de conversa em tempo real utilizando recurso de Chat com armazenamento de da conversa em base de dados para posterior consulta e supervisão dos responsáveis. - Níveis de acesso a diversos setores - Transferência automática para outra língua desejada - Monitoramento de chamadas através do portal ou através de programa desktop - Retorno e transferência de atendimentos - Consulta e pesquisa a atendimentos Gerenciamento de Menu Permitir um rápido e fácil gerenciamento de menus e sub-menus dinâmicos possibilitando modificar agrupamentos, ordens para exibição, etc Gerenciamento de Usuários Administrativos Permitir inclusão, exclusão, alteração e bloqueio dos administradores do portal. Bem como lembrar senha, ativar senha e modificar permissões de acesso. - Pesquisa por palavra chave - Navegação tipo paginada para procurar usuários Gerenciamento de Usuários Restritos Permitir inclusão, exclusão, alteração e bloqueio dos Funcionários e Entidades. Bem como lembrar senha, ativar senha e modificar permissões de acesso.

12 - Pesquisa por palavra chave - Navegação tipo paginada para procurar usuários Gerenciamento de Usuários Públicos Permitir inclusão, exclusão, alteração e bloqueio de internautas que venham a se cadastrar no portal. Bem como lembrar senha, ativar senha e modificar permissões de acesso, assim como editar opções de mailing e notificações de atracação de navios. - Pesquisa por palavra chave - Navegação tipo paginada para procurar usuários Sistema de Mailing Possibilitar o envio em massa de s para todo tipo de usuário cadastrado no portal com opção de geração automática de informativo periódico em massa, bem como envio de mensagem personalizada individual ou segmentada. - Opção de bloqueio de envio automatizado por parte do usuário - Saudação personalizada utilizando os campos Nome, , Empresa - Filtro de envio por tipo de usuário, cidade, pais, língua, interesse - Opção de envio de teste - Registro de histórico das mensagens enviadas por usuário - Registros do conteúdo das mensagens - Opção para anexar arquivos - Opção para de aviso e visualização das mensagens diretamente nos portais Gerenciamento de Conteúdo Multilíngue ( Portal Público ) O sistema de gerenciamento de conteúdo multilíngüe deverá proporcionar um fácil gerenciamento das traduções, permitindo a mudança da língua desejada com apenas um clique em qualquer parte do portal público.

13 - Mudança de opção de língua automatizada através de um botão na interface de navegação. - Notificação de solicitação de tradução enviada via para os tradutores oficiais do portal toda vez que uma informação nova for incluída ou alterada Estatísticas de Acessos O sistema de estatístico de acessos deverá permitir identificar informações relativas a rotinas de acessos aos serviços e conteúdos disponibilizados. Como páginas mais acessadas, perfil dos usuários (navegador, país de origem, sistema operacional, IP), horários, dias, etc. De fundamental importância para melhorias na arquitetura da informação e usabilidade dos sistemas. - Pesquisa por palavra chave - Navegação tipo paginada para procurar usuários - Geração de relatório automatizados Gerenciamento de Publicações Financeiras Sistema pelo qual serão publicados os informativos financeiros e demonstrações de contas de forma automatizada de fácil gerenciamento pesquisa e publicação. - Pesquisa por palavra chave - Navegação tipo paginada para procurar usuários - Download dos arquivos ou visualização no navegador Sistema de Gerenciamento do CAP (Conselho de Autoridade Portuária) Este sistema permitirá a inclusão, edição e exclusão de publicação de informações relativas à autoridade portuária, agendamento de reuniões, registro de atas, e deliberações de forma automatizada com registro feito em base de dados. - Inclusão, edição e exclusão de pauta de reuniões e agenda - Inclusão, edição e exclusão de atas

14 - Consulta em forma de pesquisa feita nas atas de reuniões, normas e pautas - Navegação tipo paginada no resultado das pesquisas - Inclusão, edição e exclusão deliberações - Informativo via da agenda, deliberações e atas Sistema de Gerenciamento da Comunidade Portuária Este sistema permitirá a criação de grupos ( exemplos: Rebocadores, Armadores, Despachantes, etc ) e cadastro de todas as entidades que prestam serviços sob Fiscalização da CODEBA nas respectivas áreas de atuação, serviços prestados, contatos, etc. - Pesquisa por palavra chave / porto / localização - Navegação tipo paginada no resultado das pesquisas - Lista geral de serviços - Sistema de envio de mensagens para as entidades através do portal Sistema de Gerenciamento de Estatística Portuária O sistema de gerenciamento de estatística portuária permitirá o arquivamento das estatísticas e consultas on-line ao histórico estatístico de movimentação de cargas e outras informações dos portos da CODEBA. - Pesquisa por palavra chave / porto / localização - Navegação tipo paginada no resultado das pesquisas - Lista geral de estéticas Sistema de Gerenciamento de Publicações de Licitações Este sistema permitirá a publicação e consulta de forma automatizada e organizada com opções de inclusão, edição e exclusão de licitações com registro na base de dados. - Pesquisa por palavra chave - Navegação tipo paginada no resultado das pesquisas

15 - download de editais e outros tipos de documentos Help Desk Protocolado O sistema de Help Desk deverá permitir que Administradores do portal possam incluir e acompanhar demandas referentes ao Portal da CODEBA, para que a Contratada possa dar o suporte devido. - Upoad de arquivos - Acompanhamento da demanda em tempo real - Relatório estatístico - Pesquisa por palavra chave - Navegação tipo paginada no resultado das pesquisas - Validação e reabertura de demandas Interface de Edição de Conteúdos com FCK Editor O FCK editor estará disponível na maioria dos campos presentes no portal de forma a tornar fácil a editoração do código HTML, inclusão de imagens, links etc ECM Integrado com o Sistema de Normas Sistema para cadastro de normas e rotinas dos processos internos da CODEBA para ser utilizado como referência a todos os níveis da empresa. Cada setor poderá documentar seu o padrão de processos críticos, ficando disponível no portal privado ou no portal público se for necessário. - Pesquisa por palavra chave / setores - Barra de navegação completa - Navegação tipo paginada para facilitar pesquisa - Impressão Requisitos: - CODEBA deverá fornecer informações sobre o sistema atual, bem como consultas ao banco de dados.

16 Sistema de Controle de Acesso as Instalações da CODEBA (TPA e Clientes da CODEBA) Criação de interface web para o controle de solicitação de acesso, com objetivo de otimizar a interação entre as entidades e a autoridade portuária. O sistema permitirá a inclusão de lista de funcionários em lote ou de forma unitária, permitirá ainda a consulta de histórico de autorizações. O acesso será feito através da área da entidade protegida por login e senha presente no portal público. - Consulta no histórico - Edição on-line de autorizações - Barra de navegação completa- Navegação tipo paginada para facilitar as consultas- Upload de arquivos com lista de funcionários Requisitos: A CODEBA deverá fornecer informações sobre o sistema atual de acesso, bem como consultas ao banco de dados Gerenciamento da Programação e Atracação de Navios Os internautas poderão facilmente consultar a previsão de atracação e status dos navios em tempo real, permitindo até que seja enviada uma notificação automática via site quando existir mudança de status de atracação do navios. - Pesquisa por palavra chave / data - Barra de navegação completa - Navegação tipo paginada para facilitar navegação - Transferência automática para outra língua desejada Requisitos: A CODEBA deverá fornecer as informações sobre o sistema atual, bem como disponibilizar as consultas ao banco de dados da aplicação Balcão de Negócios O balcão de negócios é um sistema que permitirá a inclusão, edição e exclusão de serviços prestados pela CODEBA com especificações, instruções de ajuda e a

17 solicitação do serviço on-line quando necessário, e ainda emissão de boleto para pagamento dos serviços. - Pesquisa por palavra chave / categoria - Barra de navegação completa - Navegação tipo paginada para procurar serviços - Indicação - Impressão - Transferência automática para outra língua desejada - Geração de Boleto bancário para o serviço solicitado - Controle de acesso protegido por login e senha Requisitos: A CODEBA Fornecerá as informações sobre os serviços prestados, bem como a disponibilização de consultas ao banco de cada sistema que necessite ter solicitação on-line do serviço Sistema de Notificações de Atualizações do Portal Toda modificação feita no portal da CODEBA será registrado e exibido na seção de novidades podendo ainda ser enviado por para usuários cadastrados no mailing portal. - Pesquisa por palavra chave / categoria - Barra de navegação completa - Navegação tipo paginada para procurar serviços - Indicação - Impressão - Transferência automática para outra língua desejada Sistema de Recursos Humanos(On-line) Possibilitar a visualização de informações relativas ao RH da CODEBA através login e senha do funcionário.

18 - Visualização de espelho de ponto - Aniversariantes do mês - Visualização e impressão de contracheques Requisitos: A CODEBA deverá fornecer as informações sobre o sistema RH e disponibilizar as consultas ao banco de dados da aplicação Tecnologias O site deve utilizar tecnologias da WEB que atendam os padrões definidos pela W3C, permeando preocupações como acessibilidade, internacionalização, independência de equipamentos e garantia de qualidade Desenvolvimento WEB Poderão ser utilizadas as seguintes linguagens: ASP.NET C# FLASH PHP Gerenciador de banco de dados Poderão ser utilizados os seguintes Bancos de Dados: MS SQLServer MySQL Postgree Plataforma Windows Navegadores Internet Explorer, Netscape, Firefox e similares, nas duas últimas versões disponibilizadas.

19 6.5. Critérios de Qualidade Características de qualidade que deverão ser consideradas no desenvolvimento do Portal. conceito originalidade legibilidade, hierarquia de informação uso das cores tipografia harmonia e equilíbrio arquitetura de informação usabilidade e navegação interatividade objetivos e estratégias retorno 7. Responsabilidades da Contratada a) prover os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto; b) alocar um Gerente de Projetos c) cumprir o cronograma estabelecido e aprovado; d) utilizar os procedimentos de segurança no desenvolvimento de software; e) utilizar somente cópias legais de softwares, sistemas operacionais e outros; f) manter o sigilo absoluto sobre informações, dados e documentos integrantes dos serviços a serem prestados; g) atender às solicitações de serviços de acordo com as especificações técnicas, h) cronogramas e condições especificadas e acordadas;

20 8. Responsabilidades da Contratante a) alocar responsável técnico que a representará em todos os aspectos relativos ao contrato; b) autoridade para aprovar ou reprovar os produtos desta proposta gerados durante o projeto; c) prover os recursos de Hardware e Software necessários em suas instalações para o projeto; e) conceder todos os documentos existentes que sejam necessários ao projeto; f) homologar os produtos nas fases previstas após avaliação dos produtos e serviços gerados e entregues, retornando parecer de aprovado ou reprovado informando a não conformidade dentro do acordado entre as partes quando do início do projeto. 9. Local de Execução dos Serviços Os serviços serão prestados nas instalações da CONTRATADA e na CONTRATANTE quando necessário. A CONTRATADA deverá possuir representação técnica na Cidade de Salvador. 10. Da Propriedade dos Produtos Desenvolvidos Todos os produtos gerados para atendimento dos serviços contratados serão de propriedade da Contratada, porém a Contratada deverá garantir todo o suporte e fornecimento dos serviços e disponibilizar à Contratante quando solicitada cópia de base de dados.

21 Em situação de impossibilidade da Contratada em fornecer os serviços contratados a mesma deverá fornecer o código fonte de toda a aplicação à Contratante. 11. Documentação Serão entregues à CODEBA os seguintes documentos: cronograma estabelecido com pontos de controle definidos; documentos de requisitos; modelo de dados; modelo estrutural de aplicação; relatórios de testes; manual de usuário/técnico; 12. Prazo de Execução Os serviços serão executados no período de 12 meses, conforme cronograma abaixo, podendo o serviço de manutenção, suporte e hospedagem ser renovado por igual período. FASE PRAZO DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS 1ª. 60 dias Desenvolvimento e Implantação do Portal Principal e Serviço de Correio Eletrônico. 2ª. 90 dias Desenvolvimento e implantação da Intranet/Extranet 3ª. 120 dias Desenvolvimento e implantação da 4ª. A partir da implantação de cada fase até o vencimento do contrato integração com os sistemas corporativos Serão prestados os serviços de hospedagem, manutenção e suporte de todos os serviços de todos os serviços envolvidos em cada fase. 13. Da Equipe Técnica

22 A licitante deverá apresentar declaração informando que possui profissionais para compor uma equipe técnica mínima necessária para a realização dos serviços, esta deverá ser formada pelos seguintes profissionais: Coordenador de Projeto, Analista de Sistemas Web, Web designer, Publicitário, Analista de Suporte e Tradutor Do Coordenador do Projeto O Coordenador do Projeto deverá possuir graduação de nível superior em: Administração com ênfase em Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou outro curso na área de Tecnologia da Informação e deverá apresentar currículo e atestados técnicos que comprovem uma experiência mínima de 2 anos na coordenação de projetos de implantação de portais. 14. Critérios de Julgamento das Propostas O julgamento das propostas será realizado pela Comissão de Licitação, conjuntamente com a área técnica, sem desvio aos elementos técnicos e das condições estabelecidas no Edital e tem o objetivo de pontuar as mesmas para fins de compor a nota final dos licitantes. a. Será desclassificada a proposta que contiver qualquer referência à proposta de preço; b. os itens de avaliação para a nota técnica são 1) fator de suporte aos serviços e desempenho 2) qualificação do coordenador do projeto; c. fica automaticamente desclassificada a empresa licitante que obter nota 0 (zero) em qualquer um dos subitens 14.1, 14.2; d. a nota técnica (NT) é o somatório das notas do subitem 14.1 multiplicado por 40 e o somatório das notas do subitem 14.2 multiplicado por 60; O resultado deverá ser dividido por cem; e. a nota técnica (NT) corresponde a 70% (setenta por cento) da composição da Pontuação Final; f. a nota de preços (NP) corresponde a 30% (trinta por cento) da composição da Pontuação Final; g. após determinação da nota técnica, a Comissão de Licitação elaborará relatório com as notas em ordem decrescente de valores para divulgação, conforme disposto na Lei nº 8.666/93.

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover SATIS 2011 Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5

Leia mais

ELABORADO PELA COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS SALVADOR BA

ELABORADO PELA COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS SALVADOR BA 1 CADERNO DE ENGARGOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA ELABORAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS REFERENTES AOS PCA PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA E PPR PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA,

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

Codificar Sistemas Tecnológicos

Codificar Sistemas Tecnológicos Codificar Sistemas Tecnológicos Especificação dos Requisitos do Software Sistema de gestão para a Empresa Cliente SlimSys Autor: Equipe Codificar Belo Horizonte MG Especificação dos Requisitos do Software

Leia mais

Projeto Pé na Dança. www.penadanca.com. Bruno Barros Comunicador Visual. bruno@brunobarros.com www.brunobarros.com 21 2704 3991 / 9605 0589

Projeto Pé na Dança. www.penadanca.com. Bruno Barros Comunicador Visual. bruno@brunobarros.com www.brunobarros.com 21 2704 3991 / 9605 0589 Projeto Pé na Dança www.penadanca.com 1 Sumário I. Esta proposta... 3 II. Metodologia de trabalho... 5 III. Investimento... 6 IV. Cronograma... 6 V. Termos e Condições... 7 VI. Manutenção do site... 7

Leia mais

Proposta. Soluções Comunicação Digital

Proposta. Soluções Comunicação Digital Proposta Soluções Comunicação Digital Fevereiro 2013 Proposta Proposta para fornecimento de soluções digitais para comunicação, gestão do conhecimento e aprendizagem para o CBVE. Portal Institucional Plataforma

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos sistemas e demais aplicações informatizadas do TJAC. Código: MAP-DITEC-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Sistemas Aprovado por: Diretoria de Tecnologia da Informação 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED

POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED POLÍTICA DE PRIVACIDADE SEGUROS UNIMED Este documento, denominado Política de Privacidade, tem por finalidade estabelecer as regras sobre a obtenção, uso e armazenamento dos dados e informações coletados

Leia mais

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos.

Proposta Comercial. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. Proposta Comercial de prestação de serviços de Desenvolvimento de web site para o Vereador Marcelo Ramos. 1 1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Brasília, 14 de maio de 2010. A LTDA. vem, por meio deste documento,

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14 portal@up.com.br Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os

Leia mais

Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável

Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável PROPOSTA DE PROJETO Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável Etapas / Atividades Desenvolvimento de Site (CMS) Hospedagem de Sistema e Suporte Técnico Gerenciamento do Sistema (opcional)

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) SITE - DRS

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) SITE - DRS INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) SITE - DRS 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria em serviços na área de tecnologia da informação, para o desenvolvimento

Leia mais

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC.

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC. Conheça melhor os sistemas Masterix: O que é SMGC? O Sistema Masterix de Gestão de Conteúdo é um conjunto de ferramentas de atualização dinâmica que permitem aos nossos clientes o abastecimento e atualização

Leia mais

O que é a BuenitStore

O que é a BuenitStore O que é a A é a plataforma desenvolvida pela Buenit para projetos de comércio eletrônico, baseada no modelo SaaS, onde é possível criar lojas virtuais de forma rápida, prática e funcional, com foco total

Leia mais

PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE

PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE PROPOSTA DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE WEBSITE Através do presente documento, a agência ACNBRASIL tem como objetivo apresentar uma proposta de criação e desenvolvimento de Website para COOPERATIVA DE

Leia mais

1. Objetivo do Projeto

1. Objetivo do Projeto PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VISNET - INTERNET E COMUNICAÇÃO Desenvolvimento de Site para CDL 1. Objetivo do Projeto O CDL Online é o mais novo sistema interativo especialmente projetado para criar

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Prezado Senhor, Em prosseguimento aos nossos entendimentos, estamos formalizando a nossa proposta para desenvolvimento do site da Digivox.

Prezado Senhor, Em prosseguimento aos nossos entendimentos, estamos formalizando a nossa proposta para desenvolvimento do site da Digivox. João Pessoa, 18 de Agosto de 2015. Prezado Senhor, Em prosseguimento aos nossos entendimentos, estamos formalizando a nossa proposta para desenvolvimento do site da Digivox. 1. Projeto Desenvolvimento

Leia mais

apresentação iagente shop

apresentação iagente shop apresentação iagente shop Rua Sport Clube São José, 54 506. Porto Alegre Rio Grande do Sul CEP: 91030-510 Fone: (51) 3398.7638 e-mail: www.iagenteshop.com.br www.iagente.com.br Data: 01 de Abril de 2009

Leia mais

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte BCON Sistema de Controle de Vendas e Estoque Declaração de escopo Versão 1.0 Histórico de Revisão Elaborado por: Filipe de Almeida do Amaral Versão 1.0 Aprovado por: Marcelo Persegona 22/03/2011 Time da

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

PAG CONTAS CARNÊ Agora ficou mais fácil pagar suas contas. PAG CONTAS CARNÊ. Geração de Boletos MANUAL DO USUÁRIO

PAG CONTAS CARNÊ Agora ficou mais fácil pagar suas contas. PAG CONTAS CARNÊ. Geração de Boletos MANUAL DO USUÁRIO PAG CONTAS CARNÊ Geração de Boletos MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DE GERAÇÃO DE BOLETOS EMPRESAS CONVENIADAS 1) REQUISITOS DO SISTEMA: Primeiramente devemos possuir seguintes itens abaixo: - Microcomputador

Leia mais

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes.

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Manual do MySuite O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Esta ferramenta visa agilizar e priorizar o suporte técnico, criando um canal de interatividade no

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Proposta 063.10. Desenvolvimento Website

Proposta 063.10. Desenvolvimento Website Proposta Desenvolvimento Website 063.10 www.iwcomunicacao.com.br 1 ÍNDICE 1 Apresentação 03 2 Projeto 04 3 Etapas de Desenvolvimento 07 4 Cronograma 07 5 Investimento 08 6 Âmbito de intervenção do cliente

Leia mais

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo

Serviço Público Federal Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado de São Paulo 1. OBJETO ANEXO VII PREGÃO PRESENCIAL Nº. 047/2013 TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de empresa para a prestação de serviço de gerenciamento de campanhas de comunicação e marketing via correio eletrônico,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR.

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DO PORTAL E AQUISIÇÃO DE SOFTWARE DE GESTÃO DE

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9 Channel Visão Geral e Navegação Tutorial Atualizado com a versão 3.9 Copyright 2009 por JExperts Tecnologia Ltda. todos direitos reservados. É proibida a reprodução deste manual sem autorização prévia

Leia mais

Desenvolvimento de Sistema WEB de Gerenciamento de Conteúdo para o Colégio Menino Jesus

Desenvolvimento de Sistema WEB de Gerenciamento de Conteúdo para o Colégio Menino Jesus PROJETO Desenvolvimento de Sistema WEB de Gerenciamento de Conteúdo para o Colégio Menino Jesus Etapas / Atividades Registro de Domínio Hospedagem de Sistema Desenvolvimento de Site (CMS) Gerenciamento

Leia mais

Anexo V - Planilha de Apuração Aquisição de Solução de Redes Sociais

Anexo V - Planilha de Apuração Aquisição de Solução de Redes Sociais Anexo V - Planilha de Apuração Aquisição de Solução de Redes Sociais Será utilizado o seguinte critério: Atende / Não atende (Atende em parte será considerado Não atende) Item Itens a serem avaliados conforme

Leia mais

PORTAL DO ALUNO MANUAL PARA ESCOLAS CNA

PORTAL DO ALUNO MANUAL PARA ESCOLAS CNA SUMÁRIO 1. Sobre o Portal do Aluno... 3 2. Acessar o Portal do Aluno... 3 2.1. Acessar o Portal... 3 2.2. Esqueceu a senha... 5 3. Módulo do Coordenador/Professor... 5 3.1. Acessar o Módulo do Coordenador/Professor...

Leia mais

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015

Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 Política de Gerenciamento do Risco Operacional Banco Opportunity e Opportunity DTVM Março/2015 1. OBJETIVO Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes necessárias para o adequado gerenciamento

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos.

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos. VERSÃO 5 Outubro/2012 Release Notes Não deixe de atualizar o seu sistema Planejamos a entrega ao longo do exercício de 2012 com mais de 140 melhorias. Mais segurança, agilidade e facilidade de uso, atendendo

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente

SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente SIMARPE Sistema de Arquivo Permanente Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma organização seja ela privada ou pública, esses documentos em sua maioria são parte do seu patrimônio. A Gestão

Leia mais

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 02 Áreas e Profissionais de TI. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 02 Áreas e Profissionais de TI Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

gestão eletrônica do sistema da qualidade: uma ferramenta para o Coordenador da Qualidade A gestão eletrônica QUALIDADE QUALIDADE PROJETOS SAC

gestão eletrônica do sistema da qualidade: uma ferramenta para o Coordenador da Qualidade A gestão eletrônica QUALIDADE QUALIDADE PROJETOS SAC TECNOLOGIA WEB QUALIDADE SAC 1 QUALIDADE A gestão eletrônica gestão eletrônica do sistema da qualidade: uma ferramenta para o Coordenador da 2 1 Apresentação do Sistema O AUTODOC é um software para Web

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX

SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX SERVIDOR VIRTUAL BÁSICO - LINUX Estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente, Eunice Dorino Consultora de Vendas eunice@task.com.br Tel.: 31 3123-1000 Rua Domingos Vieira, 348

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação Aula 03 Profissões de TI Prof. MSc. Edilberto Silva edilms@yahoo.com http:// Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos

Leia mais

Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização do Help Desk da Coco do Vale.

Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização do Help Desk da Coco do Vale. Objetivo Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização do Help Desk da Coco do Vale. Responsabilidades As informações neste tópico são as responsabilidades, descritas de

Leia mais

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR 1 of 23 *HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR O manual do usuário tem como objetivo, detalhar o funcionamento do Sistema de Gerenciamento e Monitoramento On-Line de Obras, de forma clara para seus usuários. Clique

Leia mais

Manual Básico do Usuário. Monitoramento de Iniciativas Estratégicas. Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020

Manual Básico do Usuário. Monitoramento de Iniciativas Estratégicas. Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020 Manual Básico do Usuário Monitoramento de Iniciativas Estratégicas Planejamento Estratégico - ANVISA 2010-2020 Brasília DF, Maio de 2015 1 Sumário Planejamento Estratégico Anvisa 2010 a 2020:... 4 Supervisão

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS Conectt i3 Portais Corporativos Há cinco anos, as empresas vêm apostando em Intranet. Hoje estão na terceira geração, a mais interativa de todas. Souvenir Zalla Revista

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS 1ª PERGUNTA: Pelo que entendemos no edital o sistema será implantado em cada unidade do DNIT, com banco de dados descentralizados

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

Software Web para: Empresas, Governo, Organizações, Entidades de Classe, Sindicatos, ONG's e Profissionais Liberais

Software Web para: Empresas, Governo, Organizações, Entidades de Classe, Sindicatos, ONG's e Profissionais Liberais MANUAL DO USUÁRIO BITÁVEL GERENCIADOR ONLINE DE NEWSLETTERS (GOLNEWS) Software Web para: Empresas, Governo, Organizações, Entidades de Classe, Sindicatos, ONG's e Profissionais Liberais Versão 1.0 1 Índice

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS A POP3 reuniu aqui as principais orientações para registro, renovação e transferência de domínios, entre outras questões que possam ajudar você a entender como funcionam

Leia mais

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME.

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. Brasília, 10 de fevereiro de 2010. Pregão n 062/2009 Lote 1: Lote 2: Operação, Gerenciamento de Redes, Servidores, Storage & Archive,

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CRIAÇÃO DE WEBSITE

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CRIAÇÃO DE WEBSITE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CRIAÇÃO DE WEBSITE 1. DOS SERVIÇOS: 1.1 O presente contrato tem como objeto a formulação do conjunto de páginas eletrônicas e gráficas, aqui denominado simplesmente

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Link para acesso ao Painel Administrativo.

Link para acesso ao Painel Administrativo. Iniciando O Painel Administrativo é protegido por senha para que seus dados não sejam violados. Para acessar o painel administrativo clique no rodapé de sua loja virtual no link (figura 1) (figura 1 -

Leia mais

Manual de Utilização do GLPI

Manual de Utilização do GLPI Manual de Utilização do GLPI Perfil Usuário Versão 1.0 NTI Campus Muzambinho 1 Introdução Prezado servidor, o GLPI é um sistema de Service Desk composto por um conjunto de serviços para a administração

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de:

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: Soluções Completas Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: - Conexões compartilhada (.IP) e dedicada (.LINK); - Data Center com servidores virtuais

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais Intranets, Extranets e a Internet Uma intranet Sites é uma na rede Internet interna a uma organização que utiliza tecnologias da Internet para fornecer um ambiente do

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA Mailing de imprensa e ferramenta de distribuição de e-mails (e-mail marketing) 1. Da justificativa A Assessoria de

Leia mais

Agenda. A Empresa História Visão Conceito dos produtos

Agenda. A Empresa História Visão Conceito dos produtos Agenda A Empresa História Visão Conceito dos produtos Produto Conceito Benefícios Vantagens: Criação Utilização Gestão Segurança Integração Mobilidade Clientes A empresa WF História Em 1998, uma ideia

Leia mais

Manual do Usuário. Manual do Usuário - Versão 1.0. 1

Manual do Usuário. Manual do Usuário - Versão 1.0. 1 Manual do Usuário Manual do Usuário - Versão 1.0. 1 Índice 1. Visão Geral... 3 2. Acessar o sistema... 3 3. Módulo Inicial... 6 3.1. Cabeçalho do sistema... 6 3.2. Fale Conosco... 6 3.3. Meu Cadastro...

Leia mais

PROJETO NOVAS FRONTEIRAS. Descrição dos processos de gerenciamento da qualidade

PROJETO NOVAS FRONTEIRAS. Descrição dos processos de gerenciamento da qualidade PROJETO NOVAS FRONTEIRAS PLANO DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE QUALITY MANAGEMENT PLAN Preparado por Mara Lúcia Menezes Membro do Time Versão 3 Aprovado por Rodrigo Mendes Lemos Gerente do Projeto 15/11/2010

Leia mais

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0

CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0 CATÁLOGO DE SERVIÇOS DIRETORIA DE SUPORTE COMPUTACIONAL VERSÃO 1.0 2011 1 1. APRESENTAÇÃO No momento de sua concepção não haviam informações detalhadas e organizadas sobre os serviços de Tecnologia da

Leia mais

MODALIDADE Business Process Outsourcing - BPO

MODALIDADE Business Process Outsourcing - BPO MODALIDADE Business Process Outsourcing - BPO Na solução BPO a ABGT SISTEMAS assume operação e execução da folha de pagamento, e rotinas da administração de pessoal, além de fazer a hospedagem e o gerenciamento

Leia mais

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores.

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores. Curitiba, 03 de Dezembro de 2014. CLIENTE: Vidri FONE: 3272-9598 RESPONSÁVEL: Luciano Plataforma e-commerce Ideal Loja Apresentação: A Plataforma e-commerce Ideal Loja, é uma plataforma própria em uso

Leia mais

Manual do Usuário Central de Agendamento. Versão 1.1

Manual do Usuário Central de Agendamento. Versão 1.1 Manual do Usuário Central de Agendamento Versão 1.1 Maio, 2014 Central de Agendamento Manual de utilização Tribunal de Justiça do Estado da Bahia Setor: Coordenação de Sistemas - COSIS Histórico de Revisões

Leia mais

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ A solução ABS TEM+ desenvolvida pela Vergence é baseada no conceito de TEM (Telecom Expenses Management), o qual visa a aplicação de melhoras em relação à tecnologia,

Leia mais

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial...

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial... 1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3 1.1. Conhecendo a Plataforma... 4 1.2. Seleção da Empresa de Trabalho... 4 1.3. Sair do Sistema... 5 1.4. Retornar a tela principal... 5 3. Configurações...

Leia mais

Mostrar área de trabalho.scf. Manual do Produto EDI.

Mostrar área de trabalho.scf. Manual do Produto EDI. Mostrar área de trabalho.scf Manual do Produto EDI. ÍNDICE MANUAL DO PRODUTO EDI....3 1. O QUE É O EDI?...3 1.1. VANTAGENS... 3 1.2. FUNCIONAMENTO... 3 1.3. CONFIGURAÇÃO NECESSÁRIA... 3 2. UTILIZANDO O

Leia mais

FLEXCRM SISTEMA DE GESTÃO DE CLIENTES [MÓDULO ATENDIMENTO] SUMÁRIO

FLEXCRM SISTEMA DE GESTÃO DE CLIENTES [MÓDULO ATENDIMENTO] SUMÁRIO FLEXCRM SISTEMA DE GESTÃO DE CLIENTES [MÓDULO ATENDIMENTO] SUMÁRIO 1. PORQUE A SW1... 2 2. 10 MOTIVOS PARA CONTRATAR... 2 3. ESTUDO DE CASO... 3 4. SOLUÇÃO PROPOSTA... 3 5. CONDIÇÕES COMERCIAIS... 9 6.

Leia mais

GERENCIAL SEPLAG CARTILHA AGENDA. Sumário

GERENCIAL SEPLAG CARTILHA AGENDA. Sumário CARTILHA AGENDA GERENCIAL SEPLAG 2012 Sumário 1. A Agenda Gerencial 2. Como Utilizar 3. Criação de Usuário 4. Criando um Projeto 5. Criando uma meta: 6. Criando uma Tarefa 7. Calendário 8. Mensagens ou

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras

Software de gerenciamento de impressoras Software de gerenciamento de impressoras Este tópico inclui: "Usando o software CentreWare" na página 3-10 "Usando os recursos de gerenciamento da impressora" na página 3-12 Usando o software CentreWare

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar Dell Premier Guia de Compras e Pedidos A Dell Premier é o seu próprio site de suporte e compras seguro e personalizado, que permite um processo de compra fácil, eficiente e econômico. Examine este Guia

Leia mais

Portal Anexo II B - Especificação Funcional

Portal Anexo II B - Especificação Funcional Portal Anexo II B - Especificação Funcional Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 1.1. Visão geral do documento... 2 2. DESCRIÇÃO GERAL DO SISTEMA... 3 3. ESPECIFICAÇÃO DOS COMPONENTES... 4 4. ESPECIFICAÇÃO DAS PÁGINAS...

Leia mais

INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER O acesso ao Portal deve ser feito através do site da Mueller sendo www.mueller.ind.br. Logo abaixo, o posto deverá clicar no rodapé da página em Intranet/Extranet.

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Version Notes (Notas da versão) Versão 4.11.1.7-26-02-2013

Version Notes (Notas da versão) Versão 4.11.1.7-26-02-2013 Florianópolis, 26 de fevereiro de 2013. Abaixo você confere as características e funcionalidades da nova versão 4.11.1.7 do Channel. Para quaisquer dúvidas ou na necessidade de maiores esclarecimentos,

Leia mais