Gestão de Projetos. Gerenciamento dos Custos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Projetos. Gerenciamento dos Custos"

Transcrição

1 Gestão de Projetos Gerenciamento dos Custos

2 Gerenciamento dos Custos 1. Planejar o gerenciamento dos custos. 2. Estimar os custos. 3. Determinar o orçamento. 4. Controlar os custos.

3 Relação entre os processos e as áreas de GP

4 1. Planejar o gerenciamento dos custos Visa estabelecer as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto. Portanto o gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

5 1. Planejar o gerenciamento dos custos O gerenciamento dos custos do projeto preocupa-se, principalmente, com o custo dos recursos necessários para completar as atividades do projeto. Efeito das decisões de projeto nos custos do mesmo, como por exemplo, limitar o número de revisões do projeto, pode reduzir o custo do projeto, mas aumentar os custos operacionais do cliente.

6 1.1 Plano de gerenciamento dos custos - Saída Define o formato e estabelece as atividades e os critérios de planejamento, estruturação e controle dos custos do projeto. Ele faz parte ou é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto.

7 1.1 Plano de gerenciamento dos custos - Saída O plano de gerenciamento de custos pode estabelecer: Nível de exatidão, baseado no escopo e magnitude do projeto (R$100 ou R$1.000); Unidades de medida definidas para cada um dos recursos (horas ou dias de pessoal, semanas ou preço global); Associações com procedimentos organizacionais; Limites de controle para monitoramento do desempenho (% de desvio da linha de base); Regras para medição do desempenho (GVA - Gestão de valor agregado ou EVM - Expected Monetary Value); Formatos de relatórios e descrições dos processos.

8 2. Estimar os custos Estimar os custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos, em unidades monetárias, necessários para executar as atividades do projeto. Custo é a remuneração dos fatores de produção (mão-de-obra, capital, máquinas, instalações, materiais e serviços) utilizados na preparação e execução de um processo produtivo. Portanto o custo é o valor expresso em moeda corrente correspondente à realização de atividades, serviços ou mercadorias consumidas.

9 2. Estimar os custos As estimativas de custo são um prognóstico baseado na informação conhecida num determinado momento. As estimativas de custos devem ser refinadas durante o curso do projeto para refletir detalhes adicionais que se tornaram disponíveis. Os custos são estimados para todos os recursos que serão cobrados do projeto.

10 2.1. Entradas, Ferramentas e Saídas relacionadas as Estimativas dos Custos

11 2.2. Plano de gerenciamento dos recursos humanos - Entrada O plano de recursos humanos é também um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto. Ele fornece orientação sobre como os recursos humanos do projeto devem ser definidos, mobilizados, gerenciados, controlados e, por fim, liberados. Através deste documento o Gerente de projetos é capaz de saber exatamente quanto custa cada funcionário e em que momento ele deve estar disponível para aquela atividade.

12 2.3. Análise de proposta de fornecedor - Ferramenta A análise de propostas de fornecedores qualificados é muito importante para validar os custos estimados. Quando orçamos inicialmente o projeto, muitas vezes, não temos o detalhamento e o domínio necessário sobre o que está sendo adquirido. As propostas ajudam a esclarecer questões relacionadas aos custos. Quando o valor das propostas diferem de forma significativa, pode significar que a declaração de trabalho não está bem especificada e deve ser revisada.

13 2.4. Custo da qualidade - Ferramenta Trata-se do custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos. Custos de conformidade são os custos usados para prevenir a não conformidade, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto para evitar falhas. Entre eles: 1. Prevenção de custos (Fabricar um produto de qualidade). 2. Custos de avaliação (Avaliar a qualidade).

14 2.4. Custo da qualidade - Ferramenta Prevenção de custos: Treinamento; Documentar processos; Equipamento; Tempo para executar do modo correto. Custos de avaliação: Testes; Perda de teste destrutivo; Inspeções.

15 2.4. Custo da qualidade - Ferramenta Custos de não conformidade são considerados custos de baixa qualidade gerados por retrabalhos, ações corretivas, serviços adicionais, tratamento de reclamações, desgaste político, entre outros. Portanto, são os custos gerados devido a falta de conformidade, ou seja, dinheiro gasto durante e após o projeto devido a falhas. Podem ser divididos em: 1. Custos de falhas internas (Falhas encontradas pelo projeto) 2. Custos de falhas externas (Falhas encontradas pelo cliente)

16 2.4. Custo da qualidade - Ferramenta Custos de falhas internas: Retrabalho; Descarte. Custos de falhas externas: Responsabilidades; Trabalho de garantia; Perda de negócios.

17 2.5. Estimativas de custos das atividades - Saída Estimativa de custo da atividade = aproximação dos custos dos recursos necessários para terminar a atividade, que inclui os custos de: Mão de obra, Materiais e Equipamentos; Serviços e instalações; Gerenciamento do projeto; Categorias especiais; Provisão para inflação; Custo de contingência.

18 2.5. Estimativas de custos das atividades - Saída A precisão da estimativa de um projeto aumentará conforme o mesmo progride no seu ciclo de vida: Por exemplo, um projeto na fase inicial poderia ter uma ordem de grandeza (ROM - Rough Order of Magnitude) estimada na faixa de -25% a +75%. Mais tarde, conforme mais informações são conhecidas, as estimativas podem estreitar para uma faixa de precisão de -5% para +10%. Na verdade, a primeira estimativa é apenas uma estimativa grosseira (aproximada, rough) feita na fase inicial de planejamento do projeto. Por isso, aceita-se um erro na faixa de - 25% a +75%.

19 2.5. Estimativas de custos das atividades - Saída As estimativas serão limitada ou incluirão os dois tipos de custos? Custo direto: diretamente relacionado ao projeto em questão. Custo indireto: não podem ser diretamente rastreados até um projeto específico e portanto serão acumulados e igualmente distribuídos entre múltiplos projetos. Ex.: Custos Indiretos Aluguel da sala Salários da Administração Provedor de internet Linhas telefônicas Contabilidade Critério de rateio Número de horas no escritório Número de consultores Tempo de utilização Número de chamadas Receita

20 2.6. Bases das estimativas - Saída As bases das estimativas devem conter: Como a estimativa foi desenvolvida; Premissas assumidas; Restrições; Intervalo de variação das estimativas; Nível de confiabilidade da estimativa.

21 3. Determinar o orçamento Processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada. Os orçamentos do projeto compõem os recursos financeiros autorizados para executar o projeto. O desempenho dos custos do projeto será medido em relação ao orçamento autorizado.

22 3. Determinar o orçamento A ser estudado no gerenciamento das aquisições

23 3.1. Agregação de custos A agregação de custos é usada para totalizar os custos por pacote de trabalho conforme a EAP. Os softwares de gerenciamento de projetos, em sua maioria, fazem a agregação dos custos de forma automática para o Gerente de Projetos, totalizando no maior nível que é o do projeto.

24 3.2. Relações históricas As relações históricas são usadas pelas técnicas de Estimativa análoga e Estimativa paramétrica para estimar os custos e os prazos do projeto. São analisadas as bases históricas de projetos similares anteriores de modo a identificar relações entre variáveis do projeto relacionadas aos custos de produção. Essas técnicas aumentam a precisão das estimativas e podem ser aperfeiçoadas ao longo do projeto.

25 3.3. Reconciliação dos limites de recursos financeiros Os projetos tem recursos financeiros limitados e precisam ser gastos de forma efetiva. A reconciliação é usada para identificar se os gastos foram feitos conforme planejado e para evitar grandes variações no fluxo financeiro.

26 3.4. A linha de base dos custos A linha de base dos custos é o orçamento do projeto aprovado pelo seu patrocinador no término do planejamento. Tem como objetivo: Medir, monitorar e controlar o desempenho de custos; Acumular dos orçamentos aprovados por período de tempo; Mostrado em Curva S; Curva EVA (Earned Value Analysis, ou Análise do Valor Agregado).

27 3.4. A linha de base dos custos E quando a linha de base é superada pelo recursos financeiros existentes?

28 3.5. Requisitos de recursos financeiros do projeto Os requisitos de recursos financeiros do projeto são gerados a partir da linha de base do desempenho de custos. Considera-se o fluxo de caixa previsto e as necessidades de financiamentos, o que pode implicar em reservas de gerenciamento.

29 3.5. Requisitos de recursos financeiros do projeto Caso em que há necessidade de financiamento:

30 3.5. Requisitos de recursos financeiros do projeto Uma parte da reserva para contingências de gerenciamento pode ser incluída gradualmente em cada etapa de financiamento ou financiada quando necessário, dependendo das políticas organizacionais. A linha de base dos custos e as linhas de fluxo de caixa aumentam quando uma parte da reserva para gerenciamento é autorizada e quando é gasta. Uma defasagem no final de um projeto entre os recursos financeiros alocados e a linha de base dos custos e os valores de fluxo de caixa indica a quantidade de reserva para gerenciamento que não foi utilizada.

31 4. Controlar os custos Tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos. A atualização do orçamento envolve o registro de custos reais gastos até a data.

32 4. Controlar os custos O controle de custos inclui: 1. Influenciar os fatores que criam mudanças na linha de base de custos autorizada; 2. Assegurar que todas as solicitações de mudanças sejam feitas de maneira oportuna; 3. Gerenciar as mudanças reais conforme elas surgem; 4. Assegurar que os gastos de custos não excedam os recursos financeiros autorizados, por período e total do projeto; 5. Monitorar o desempenho de custos para isolar e entender as variações a partir da linha de base de custos;

33 4. Controlar os custos O controle de custos inclui: 6. Monitorar o desempenho do trabalho em relação aos recursos financeiros gastos; 7. Prevenir que mudanças não aprovadas sejam incluídas no relato do custo ou do uso de recursos; 8. Informar as partes interessadas apropriadas a respeito de mudanças aprovadas e custos associados e 9. Agir para manter os excessos de custos não previstos dentro de limites aceitáveis.

34 4. Controlar os custos

35 4.1. Gerenciamento do Valor Agregado - GVA O GVA é a ferramenta mais usada para analisar o desempenho do projeto comparando o planejado (linha de base) com o realizado. Os principais valores são: Valor Planejado (VP): Valor que deveria ser gasto, considerando o custo de linha da base [Inglês: Planned Value (PV)]; Valor Agregado (VA): Valor que deveria ser gasto, considerando o trabalho já realizado [Inglês: Earned Value (EV)]; Custo Real (CR): Custos reais para o trabalho já realizado por um recurso ou atividade até a data atual [Inglês: Actual Cost (AC)].

36 4.1. Gerenciamento do Valor Agregado - GVA Onde ONT é o orçamento no término.

37 4.1. Gerenciamento do Valor Agregado - Exemplo 1: GVA Tem-se um planejamento para construção de 6 peças de aço em 6 meses, onde cada peça irá custar R$100,00. Ao Final do Período apenas 3 peças haviam sido produzidas com um gasto de R$400,00. Orçamento previsto: VP = R$600,00. Gasto real: CR = R$400,00 Orçamento realizado: VA = 300,00.

38 4.1. Gerenciamento do Valor Agregado - GVA As variações principais são: VC (Variação de Custo): medida do desempenho dos custos. VC = VA - CR Pelo exemplo 1: VC = = VPr (Variação de Prazo): medida do desempenho do cronograma que mostra se o projeto está atrasado em relação à sua linha de base. VPr = VA VP Pelo exemplo 1: VPr = =

39 4.1. Gerenciamento do Valor Agregado - GVA Os principais índices de desempenho são: IDP (Índice de Desempenho de Prazo): medida do progresso alcançado (comparado ao progresso planejado). IDP = VA/ VP Pelo Exemplo 1: IDP = 300/600 = 0.5. Ou seja, 50% do planejado foi concluído. IDC (Índice de Desempenho de Custo): medida do valor do trabalho executado (comparado ao custo real) ou progresso feito no projeto. Mede a eficiência de custos no trabalho executado. IDC = VA / CR Pelo Exemplo 1: IDC = 300/400 = Ou seja, para cada R$1,00 planejado, foi gasto R$1,25.

40 4.1. Gerenciamento do Valor Agregado - Análise dos indicadores: GVA > 0 & > 1.0 = 0 & = 1 < 0 & < 1 VPr & IDP Adiantado No cronograma Atrasado VC & IDC Abaixo do orçamento No orçamento Acima do orçamento Questões respondidas pelos indicadores: Indicadores IDP IDC Questões Qual é a eficiência do uso do tempo pela equipe do projeto? Qual é a eficiência do uso do custos? Quantos centavos são "agregados" para cada real investido?

41 4.2. Previsão Com base nas curvas, e nos índices de desempenho, pode-se calcular estimativas de custo e de prazo para término do projeto. Estimativa No Término (ENT) ou Estimate On Complete (EOC): Custo final estimado do projeto. 3 tipos. Estimativa para Término (EPT) ou Estimate To Complete (ETC): Valor restante a ser gasto pra terminar o projeto. EPT = ENT CR

42 4.2. Previsão Existem, basicamente, três tipos de previsão quando é percebido que o projeto vai ter desvios em relação ao planejado (ENT - Estimativa no Término): 1. Aceitar o desempenho atual do projeto como representado pelos custos reais e prever que todo o trabalho futuro será executado no ritmo orçado. ENT = CR (Custo Real) + ONT (Orçamento no Término) VA (Valor Agregado)

43 4.2. Previsão 2. O que tem acontecido até agora no projeto tende a continuar no futuro. O trabalho EPT (Estimativa para terminar o trabalho restante) a ser executado terá o mesmo Índice de Custo Cumulativo (IDC) incorrido no projeto até agora. ENT = ONT / IDC cumulativo 3. O trabalho será executado numa taxa de eficiência que considera os índices de custo e prazo (IDC e IDP). ENT = CR + [ (ONT - VA) / (IDC cumulativo * IDP cumulativo)]

44 4.2. Previsão Ainda sobre o exemplo 1: Cálculo do ENT : 1. ENT = = ENT = 600/0.75 = ENT = [( ) / 0.75*0.5] = Cálculo do EPT: 1. EPT = = EPT = = EPT = = 800. E o tempo total de finalização do projeto? Previsão do tempo = Tempo programado/idp = 6/0.5 = 12 meses Ou seja, 6 meses de atraso.

45 4.3. Índice de desempenho para término (IDPT) O IDPT é o índice de desempenho a ser atingido para que o projeto possa terminar com o orçamento estimado: IDPT = (ONT - VA) / (ONT - CR) Fórmula: trabalho restante (ONT - VA) dividido pelos recursos financeiros restantes (ONT - CR). Se o orçamento no término for corrigido pelo cálculo da estimativa no término (lembrando que o novo valor precisa ser aprovado), a fórmula passa a ser: IDPT = (ENT - VA) / (ENT - CR)

46 4.3. Índice de desempenho para término (IDPT) Se IDPT < 0, o projeto gastou mais do que o orçado, e é necessário entender as causas, e corrigir para não estourar o prazo Se IDPT = 0, então o escopo foi atingido dentro do orçamento Se IDPT > 0, o projeto gastou menos do que o orçado, e se continuar desta forma, o projeto será finalizado com saldo positivo.

47 Variação no Término (VTC) O VNT ou Variance At Completion indica a diferença entre o orçamento a estimativa no término do projeto, ou seja, o quanto faltará ou sobrará de verba no projeto. A fórmula é: VNT = ONT ENT Se VNT > 0, então o projeto será finalizado com saldo positivo. Se VNT = 0, então o orçamento será suficiente para o término do projeto, mas não haverá margem para erros. Se VNT < 0, então o orçamento é insuficiente para o término do projeto.

48 Resultado dos indicadores Outras questões respondidas pelos indicadores: Indicadores IDPT Índice de desempenho para término Questões Com qual eficiência devemos usar os recursos restantes? Eficiência que deve ser alcançada para que o projeto termine no orçamento previsto. ONT/IDC Quanto o projeto provavelmente custará? ONT-(ONT/IDC) Estamos acima ou abaixo do orçamento? (ONT-VA)/ IDC Quanto custará o trabalho restante? Outros Materiais\Material da internet\previsoes+do+orcamento.xlsx

49 4.4. Quadro Resumo

50 Exercício 1 Um projeto de construção de casas populares padronizadas previa ao final de 10 meses entregar 35 casas à população a um custo de R$70.000,00. Hoje encerrou-se o 7º mês juntamente com a conclusão da 26 casa e um custo de R$50.000, Quais são os índices de desempenho de custos (IDC) e a agenda (IDP), e suas respectivas variações (VC e VPr)? 2. Qual é a situação atual do projeto? 3. Se o ritmo de execução e gastos se mantiverem, quais as previsões (estimativas) de prazos e custo de encerramento?

51 Exercício 2 Espera-se que em um determinado projeto para construção de 600 metros de muro, os custos sejam de R$800 a cada mês, durante 6 meses, que é o prazo estimado para sua conclusão e que 100 metros de muro deveriam ser construídos a cada mês. Assim, cada 100 metros de muro deveriam custar R$800. Ao final do primeiro mês, gastou-se R$500. A impressão que temos é que economizamos R$300. Contudo, observou-se que, neste primeiro mês, só se construiu 50 metros. Houve mesmo economia? Há uma forma de se quantificar a performance financeira considerando-se a performance de execução do trabalho?

52 Referências principais MULCAHY, R.. Preparatório para o Exame de PMP. 6 ed Slides de aulas sobre Gestão de Projetos da prof. Isabela Carvalho de Morais, do DEENP UFOP (2015/1). Slides de aulas sobre Gestão de Projetos da prof. Rafael Lucas Machado Pinto, do DEENP UFOP (2013/1). PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) - Fifth Edition. Pennsylvania: PMI,

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Planejamento de Custos Estimativas de Custo Elaboração do Orçamento Controle dos Custos

Leia mais

Gerenciamento de Custos de Projetos. Parte 06. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento de Custos de Projetos. Parte 06. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento de Custos de Projetos Parte 06 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta etapa inclui processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto,

Leia mais

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Introdução O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos,

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento dos custos Prof. Robson Almeida Gerenciamento dos Custos Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos e controle de custos, de modo que

Leia mais

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Material 6.1 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1 Work Breakdown Structure (WBS) ou Estrutura Analítica do Projeto (EAP) Gerenciamento do Escopo do Projeto Criar a EAP é o

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos,

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de

Leia mais

GERÊNCIA DE PROJETOS VIÁRIOS (GPV)

GERÊNCIA DE PROJETOS VIÁRIOS (GPV) VIÁRIOS (GPV) Pavimentação e Movimento de Terra 1 Semestre/2015 Prof. Rinaldo PLANO DE AULA: GERENCIAMENTO DOS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO: Generalidades; Custos em projeto; Visão geral do processo;

Leia mais

Gerenciamento do Valor Agregado

Gerenciamento do Valor Agregado Gerenciamento do Valor Agregado Questões a serem respondidas: PASSADO PRESENTE FUTURO Estamos no cronograma? Estamos no custo? Quais são os desvios significantes? Por que temos desvios? Quem é o responsável?

Leia mais

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório Projeto - Feedback Plano de Gerenciamento do Projeto ÍNDICE 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 Introdução 1.2Objetivo do Projeto 1.3 Justificativa do Projeto 2 ESCOPO 2.1 Plano de Gerenciamento do Escopo 2.2 Escopo

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Planejamento e Gestão de Projetos Prof. Msc Maria C. Lage Prof. Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Custos 1 Introdução O Gerenciamento

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao

Leia mais

GERENCIAMENTO DE CUSTOS DO PROJETO (PARTE I - Teoria)

GERENCIAMENTO DE CUSTOS DO PROJETO (PARTE I - Teoria) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DE CUSTOS DO PROJETO (PARTE I - Teoria) EQUIPE: TC_045 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROFESSORA: ELAINE SOUZA MARINHO DEFINIÇÃO

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gestão de Projetos Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gerenciamento da Integração 1. Gerenciamento da Integração e seus objetivos. 2. Desenvolver o termo de abertura. 3. Desenvolver o

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO O gerenciamento dos custos inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que

Leia mais

Planejamento e Desempenho de Custos. Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida

Planejamento e Desempenho de Custos. Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida Planejamento e Desempenho de Custos Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida O que é um orçamento? É o planejamento financeiro para um determinado projeto. Objetivo da aula: apresentar

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Planejamento dos Custos

Planejamento dos Custos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Custos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do 1

Leia mais

Ementa 03/09/2009. Gerencia de projetos

Ementa 03/09/2009. Gerencia de projetos Gerência de Projetos II Custos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com http://www.bolinhabolinha.com Gerencia de projetos Histórico e fundamentos Metodologias Gerenciamento da Integração de um

Leia mais

Earned Value Management. Gerenciamento do Valor Agregado

Earned Value Management. Gerenciamento do Valor Agregado Earned Value Management Gerenciamento do Valor Agregado hermano@cin.ufpe.br EVM Earned Value Management Análise de Valor Agregado Método para relato do status do projeto em termos de custo e tempo Permite

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos L.F. Perondi 22.08.2011 Gerenciamento de Custos I Introdução II Estimativas

Leia mais

A gestão do custo do projeto inclui os processos de planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gestão e controle de custo;

A gestão do custo do projeto inclui os processos de planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gestão e controle de custo; Aula 13 1 2 A gestão do custo do projeto inclui os processos de planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gestão e controle de custo; O objetivo principal é a conclusão do projeto dentro do

Leia mais

Agenda Encontro II. Escopo Dúvidas do Fórum Escopo Outras Dúvidas Escopo Seleção de alguns slides Escopo Outras questões simulado

Agenda Encontro II. Escopo Dúvidas do Fórum Escopo Outras Dúvidas Escopo Seleção de alguns slides Escopo Outras questões simulado Blended PMP Encontro Presencial II Instrutor: Andriele Ribeiro Agenda Encontro II Escopo Dúvidas do Fórum Escopo Outras Dúvidas Escopo Seleção de alguns slides Escopo Outras questões simulado Tempo Dúvidas

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS

DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE CUSTOS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2018 2 Custo Valor dos bens e serviços consumidos na produção de

Leia mais

Exemplo Simples de Utilização de Gerenciamento de Valor Agregado como Ferramenta para Tomada de Decisão. Autor: Prof. Marcel Fleming Santos, PMP

Exemplo Simples de Utilização de Gerenciamento de Valor Agregado como Ferramenta para Tomada de Decisão. Autor: Prof. Marcel Fleming Santos, PMP Exemplo Simples de Utilização de Gerenciamento de Valor Agregado como Ferramenta para Tomada de Decisão Autor: Prof. Marcel Fleming Santos, PMP Técnica para permitir o acompanhamento da performance de

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 11/04/2016. PROFA. MSc. HELOISA F. CAMPOS 1

DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 11/04/2016. PROFA. MSc. HELOISA F. CAMPOS 1 SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DE CUSTOS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 DEFINIÇÕES Custo: Valor dos bens e serviços consumidos na produção de outros bens e serviços.

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos 22.08.2011 Gerenciamento de Custos I Introdução II Estimativas de Custos

Leia mais

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI).

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). Com o acompanhamento pós-curso você terá uma aplicação mais eficiente

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto 1 Introdução Vamos pensar um pouco? 2 Introdução Porquê gerenciar o tempo? Como saber se chegaremos nos objetivos no prazo estimado? Planejar e Controlar 3

Leia mais

Mestre em ciência e tecnologia nuclear pelo CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), Certificada PMP (Project Management Professional)

Mestre em ciência e tecnologia nuclear pelo CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), Certificada PMP (Project Management Professional) Mestre em ciência e tecnologia nuclear pelo CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), Certificada PMP (Project Management Professional) pelo PMI desde 2005, membro do PMI (Project Management

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 04

Evandro Deliberal     Aula 04 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 04 Agenda PMBOK PMI Iniciação Planejamento Ênfase em Escopo e Prazo Execução

Leia mais

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Tempo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. O modelo do cronograma é uma representação

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 12 Tema: Estudo de viabilidade

Leia mais

Título da apresentação Curso Gestão de Projetos I (Verdana, cor branca) Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS

Título da apresentação Curso Gestão de Projetos I (Verdana, cor branca) Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS Título da apresentação Curso Gestão de Projetos I (Verdana, cor branca) Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS Prof. Instrutor Elton Siqueira (a) (Arial Moura preto) CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS I

Leia mais

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 9 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 9 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 9 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.01 Agenda Monitoramento e Controle Métodos ágeis Gráfico de burndown Métodos

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto

Gerenciamento do Escopo do Projeto Gerenciamento do Escopo do Projeto Ricardo Yugue Farmacêutico, MSc, MBA e PMP 2009-2018 Yugue Assessores Todos os direitos reservados Problemas que ocorrem com mais frequência nos projetos da organização

Leia mais

Gerenciamento de custos. Marcelo Sakamori

Gerenciamento de custos. Marcelo Sakamori Gerenciamento de custos Marcelo Sakamori Quais são as maiores falhas que ocorrem em um projeto? Gerenciamento de custos Gerenciamento de custos Porque o gerenciamento de custos é importante? Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMP-Prep Master Class. Direitos autorais OBJETIVO DO MÓDULO

Gerenciamento de Projetos PMP-Prep Master Class. Direitos autorais OBJETIVO DO MÓDULO Gerenciamento de Projetos PMP-Prep Master Class Modulo 05 Custo Gerhard Tekes, PMP, OPM3-CC 2009 3PTA Tekes e Associados Serv. Gerenciais Ltda., cursos@3pta.com.br, (71) 3012.6611 Slide 1 Direitos autorais

Leia mais

Simulado Questões

Simulado Questões Simulado 1 100 Questões 1) Das alternativas apresentadas abaixo, qual não é considerada uma das ferramentas do processo Realizar o Controle da Qualidade? a) Auditoria da Qualidade. b) Diagrama de Pareto.

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Gerenciamento de integração de Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Interação dos processos de gerenciamento de s Interação dos processos de gerenciamento de s Mapeamento grupos de

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 02 Tema: Gerenciamento

Leia mais

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP.

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! A Clarify é um provedor de serviços educacionais homologado pelo PMI Carga-horária: 40h Curso preparatório Adequado às novas regras da prova Orientações

Leia mais

Este artigo apresenta uma variante sobre

Este artigo apresenta uma variante sobre Biblioteca Virtual PMI 2010 Remi St-Martin e David Fannon Gerenciamento do Valor Agregado do Trabalho em Progresso ( Trabalhando para um GVA em Forma?) Por Remi St-Martin, PMP e David Fannon, PMP Este

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

EAD 0615 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Professor: Antonio Cesar Amaru Maximiano Monitor: Sérgio Zacarias

EAD 0615 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Professor: Antonio Cesar Amaru Maximiano Monitor: Sérgio Zacarias EAD 0615 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Professor: Antonio Cesar Amaru Maximiano Monitor: Sérgio Zacarias 2017 1 AULA 6: EARNED VALUE MANAGEMENT (EVM) Sérgio Zacarias Mestrando em Administração de Empresas

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS. Acompanhamento e Controlo do Projeto: - Técnica dos Custos - Técnica do Valor Ganho

ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS. Acompanhamento e Controlo do Projeto: - Técnica dos Custos - Técnica do Valor Ganho ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS Acompanhamento e Controlo do Projeto: - Técnica dos Custos - Técnica do Valor Ganho Técnica dos custos No acompanhamento tradicional dos projetos há apenas duas fontes

Leia mais

SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP

SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP Nível Básico Página 0 de 5 51) Das opções abaixo qual encontra-se no Termo de Abertura? a) Uma estratégia de gerenciamento dos riscos. b) Estimativas de pacotes de trabalho.

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 07 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto

Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Aula 6 28 de novembro de 2013 1 Gestão dos Prazos e Custos do Projeto - Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Conteúdo Programático

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 05 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos 30.08.2010 Gerenciamento de Custos I Introdução II Estimativas de Custos

Leia mais

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão Guia do Conhecimento em de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão OBSERVAÇÃO: Esta errata pertence apenas às primeira e segunda impressões do Guia PMBOK - Sexta edição. Para confirmar

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Iniciação: elaborando um TAP Prof. Robson Almeida UNIP. Administração de projetos. Aula 3 Fase de Iniciação de projetos [notas de aula]. Faculdade Online UVB, 2012. Acesso em:

Leia mais

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 8 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno

Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 8 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno Gerência de Projetos e Manutenção de Software Aula 8 Monitoramento e Controle Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2017.01 Agenda Monitoramento e Controle Métodos ágeis Gráfico de burndown Métodos

Leia mais

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento do Tempo de Projetos Parte 05 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu VISÃO GERAL DO PMBOK Profª Andrea Padovan Jubileu Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos (PMBOK Guide) Gestão de Projetos Ger. de Integração do Projeto Ger. do Escopo do Projeto Ger. de Tempo do Projeto

Leia mais

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Vamos aprender um pouco mais sobre os grupos de processos dentro do Gerenciamento de Projetos. Basicamente são 5 grupos de processos, que são os estados

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Prof. Marcelo Musci AULA 2 Mar/2017 Faculdade Machado de Assis Fracasso e Sucesso em Projetos Fracasso e Sucesso em Projetos Causas de Fracasso Metas e objetivos mal estabelecidos

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO DO PROJETO Gestão de Projetos de Infraestrutura Luciano Rodrigues de Souza GESTÃO DO TEMPO Começar um trabalho sem planejá-lo primeiro, ou seja, partir para o AGIR antes do PENSAR em como agir. Fazer atividades

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. : Heloisa Campos GESTÃO DO TEMPO GESTÃO DO ESCOPO DEFINIDA Definir as atividade; Sequenciar

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

Informações adicionais: Prazo restante para a conclusão do empreendimento 6 meses

Informações adicionais: Prazo restante para a conclusão do empreendimento 6 meses CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO DE EMPREENDIENTOS Prof. Dr. José Francisco Pontes Assumpção jfassumpcao@uol.com.br ESTUDO DE CASO 01 ANÁLISE DE EVA EM PROJETOS Considere para o estudo

Leia mais

CAPÍTULO 5. Gerenciamento do escopo do projeto

CAPÍTULO 5. Gerenciamento do escopo do projeto CAPÍTULO 5 Gerenciamento do escopo do projeto 5 O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar

Leia mais

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS 1

PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS 1 SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DA INTEGRAÇÃO DE PROJETOS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 Integração: Processos necessários para assegurar que

Leia mais

Capítulo 4 Gerenciamento da integração do projeto

Capítulo 4 Gerenciamento da integração do projeto Capítulo 4 Gerenciamento da integração do projeto O Gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Disciplina de Engenharia de Software

Disciplina de Engenharia de Software Disciplina de Engenharia de Software Windson Viana de Carvalho Rute Nogueira Pinto [windson,rute]@lia.ufc.br Mestrado em Ciência da Computação UFC Produzido em 19/07/2004 Alterado em 23/10/2006 por Rossana

Leia mais

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2014 Sumário 1 A PlanoPro2... 3 2 Objetivo do Pré-

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do tempo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Tempo Envolve os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no tempo previsto. Processos Iniciação

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento dos Recursos Humanos

Gestão de Projetos. Gerenciamento dos Recursos Humanos Gestão de Projetos Gerenciamento dos Recursos Humanos Gerenciamento dos Recursos Humanos 1. Planejar o gerenciamento dos Recursos Humanos. 2. Mobilizar a equipe do projeto. 3. Desenvolver a equipe do projeto.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h

Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Domine os conhecimentos em gerenciamento de projetos e esteja um passo a frente no mercado. Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância de profissionais

Leia mais

Workshop: Gerenciamento de Portfólio Instrutor: Luis Augusto dos Santos, MSc,PMP

Workshop: Gerenciamento de Portfólio Instrutor: Luis Augusto dos Santos, MSc,PMP Workshop: Gerenciamento de Instrutor: Luis Augusto dos Santos, MSc,PMP Agenda Introdução ao Gerenciamento de Identificar e Categorizar Lista de programas e projetos Os programas, projetos e operações alinhados

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO Introdução Inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo. O seqüenciamento de atividades, a estimativa de recursos da atividade, a estimativa

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Custos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Custos Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Custos Metodologia Aula Teórica Exemplos e Exercícios práticos Questões de concursos anteriores Metodologia e Bibliografia Bibliografia PMBOK, 2004. Project Management

Leia mais

Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software edição 12.

Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software edição 12. 1 de 22 03/04/2012 21:52 www.devmedia.com.br [versão para impressão] Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI Gerenciamento de Projetos PMBOK Fernando Pires Barbosa Analista de TI fernando.pires.barbosa@ufsm.br PDI e Plano de Gestão UFSM 189 AÇÕES estratégicas divididas em 6 LINHAS estratégicas K Projetos e o

Leia mais

MBA / Mestrado em Logística 2005/2006 GESTÃO DE PROJECTOS. Notas pedagógicas. José Cruz Filipe 1 / 1

MBA / Mestrado em Logística 2005/2006 GESTÃO DE PROJECTOS. Notas pedagógicas. José Cruz Filipe 1 / 1 MESTRADO EM LOGÍSTICA MBA / Mestrado em Logística 2005/2006 GESTÃO DE PROJECTOS Notas pedagógicas 1 / 1 ELABORAÇÃO DE UM CRONOGRAMA Metodologia: 1. Construir a lista de actividades 2. Estabelecer as precedências

Leia mais

09/05 Execução, controle e encerramento

09/05 Execução, controle e encerramento 09/05 Execução, controle e encerramento 5 Gestão de Projetos Execução, controle e encerramento 6 Gestão de Projetos Como o gerente do projeto irá executar o projeto? Execução e controle Execução Realizar

Leia mais