Simulado Questões

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Simulado Questões"

Transcrição

1 Simulado Questões 1) Das alternativas apresentadas abaixo, qual não é considerada uma das ferramentas do processo Realizar o Controle da Qualidade? a) Auditoria da Qualidade. b) Diagrama de Pareto. c) Histograma. d) Gráfico de Controle. 2) Qual das alternativas abaixo deve estar presente no Project Charter? a) Identificação dos riscos. b) Estimativas das tarefas. c) Estimativas detalhadas dos recursos. d) Business Case do projeto. 3) Um problema comum no encerramento dos projetos é: a) Completar o Plano de Garantia da Qualidade. b) Retenção de cursos para conclusão do projeto. c) Realizar a verificação do escopo. d) Realizar a distribuição correta dos recursos disponíveis. 4) Em um projeto com 5 equipes em diferentes países, qual tipo de comunicação deve ser utilizada pelo Gerente de Projetos? a) Verbal formal. b) Verbal direta. c) Escrita formal. d) Escrita informal. 5) Documento que formaliza quem os responsáveis e suas responsabilidades no projeto. a) Matriz GUT. b) Matriz RACI. c) Matriz de Posicionamento. d) Matriz de Prioridades. 6) Todas as opções apresentadas abaixo são consideradas fatores durante o processo de avaliação dos riscos, exceto? a) Evento de Risco. b) Probabilidade de Risco. c) Prêmios de seguros. d) Valor em jogo. 7) A contratação de um seguro pode ser considerado como a melhor opção de: a) Mitigação. b) Aceitação. c) Transferência. d) Eliminação. 8) Ao fechar um contrato do tipo Preço Fixo, a

2 remuneração será: a) Parte da negociação envolvida ao pagar cada fatura. b) Aplicada como um item individual em cada fatura. c) Determinada com a outra parte ao fim do projeto. d) Um valor determinado e aceito por ambas as partes. 9) Processo da Área de Conhecimento de Recursos Humanos: a) Gerenciar a Equipe do Projeto. b) Realizar o Controle de Qualidade. c) Planejar respostas aos riscos. d) Realizar análise qualitativa. 10) Trabalho efetivamente realizado no projeto: a) VP Valor Planejado. b) CR Custos Reais. c) VR Valor Realizado. d) VA Valor Agregado. 11) Composição da Linha Base de Escopo: a) Termo de Abertura e Declaração de Escopo. b) Termo de Abertura e Matriz de Rastreabilidade. c) Declaração de escopo, EAP e Dicionário da EAP. d) EAP e Plano de Gerenciamento de Escopo. 12) Dos tipos de contrato existentes, qual tem maior preocupação com o Escopo do Projeto? a) Preço Fixo. b) Custo mais remuneração fixa. c) Tempo e material. d) Pedido de Compra. 13) O processo de Verificar o Escopo possui quais ferramentas? a) Análise de variação. b) Inspeção. c) Auditoria da qualidade. d) Diagrama de causa e efeito. 14) Se o projeto possui um VA de 250, um CR de 320 e ONT de 400, qual é o IDP? a) 7,8. b) 1,1. c) 0,78. d) 0,62. 15) Um projeto com 20 partes interessadas possui quantos canais de comunicação? a) 220. b) 20. c) 190. d) ) Quem é responsável por gerenciar a qualidade do projeto? a) O engenheiro do projeto. b) O gerente do projeto. c) O gerente da qualidade. d) A equipe do projeto. 17) Em qual das técnicas abaixo modelos estatísticos são utilizados? a) Estimativa de custo não paramétrica. b) Estimativa de custo paramétrica. c) Estimativa de custo de ciclo de vida. d) Estimativa de custo bottom-up.

3 18) Quem assume todos os riscos em um contrato de preço fixo? a) A equipe do projeto. b) O comprador. c) O fornecedor. d) O patrocinador. 19) Em um projeto acabam-se de serem especificadas as estimativas de alto nível. Em que fase o projeto se encontra? a) Iniciação. b) Planejamento. c) Execução. d) Monitoramento e Controle. 20) Qual das características abaixo não pode ser associada a um projeto? a) Elaborado progressivamente. b) Produto ou resultado único. c) Ações contínuas e repetitivas. d) Temporário. 21) Qual nome é utilizado para definir a divisão do projeto em fases? a) Estágios de vida do projeto. b) Círculo de qualidade de vida do projeto. c) Ciclo de vida do projeto. d) Fases de vida do projeto. 22) Em qual processo da Gestão de Riscos ocorre a decisão de transferir um risco? a) Identificar os riscos. b) Realizar análise qualitativa. c) Realizar análise quantitativa. d) Planejar resposta aos riscos. 23) O objetivo das negociações contratuais é: a) Obter o máximo da outra parte. b) Proteger o relacionamento. c) Obter o maior retorno monetário. d) Definir objetivos e se limitar a eles. 24) Em que momento do projeto as Partes Interessadas possuem mais influência sobre o projeto? a) No início do projeto. b) No meio do projeto. c) No fim do projeto. d) Durante todo o projeto. 25) Previsões orçamentárias são criadas em que fase do projeto? a) Monitoramento e Controle. b) Planejamento. c) Iniciação. d) Execução. 26) As comunicações referentes a um contrato devem ser do tipo? a) Escrita formal. b) Verbal formal. c) Escrita informal. d) Verbal informal.

4 27) Equipes virtuais é uma ferramenta de qual processo? a) Desenvolver o Plano de Recursos Humanos. b) Mobilizar a equipe do projeto. c) Desenvolver a equipe do projeto. d) Gerenciar a equipe do projeto. 28) Causas mais comuns de conflitos em projetos são cronogramas, prioridades e? a) Personalidade. b) Recursos. c) Custo. d) Gerenciamento. 29) Treinamento da equipe é um custo do tipo? a) Direto. b) VPL. c) Indireto. d) Fixo. 30) Um projeto com medição IDP = 1,3 e IDC = 0,8 possui problemas no? a) Cronograma. b) Recursos. c) Custo. d) Escopo. 31) Durante o gerenciamento de um projeto, qual a melhor opção para lidar com problemas que surgirão? a) Recorrer à equipe, gerência, gerentes de recursos. b) Recorrer aos gerentes de recursos, gerência, cliente. c) Lidar com isso você mesmo, recorrer ao cliente, gerência. d) Resolver os problemas com os recursos que você controla. 32) Em uma organização por projeto, a equipe do projeto: a) Está subordinada a muitos chefes. b) Não é fiel ao projeto. c) Está subordinada ao gerente funcional. d) Nem sempre terá um lar. 33) Quem tem MAIS poder em uma organização por projeto? a) O gerente do projeto. b) O gerente funcional. c) A equipe. d) Todos compartilham o poder. 34) Todas as opções a seguir são características de um projeto, EXCETO: a) É temporário. b) Tem um início e um término definidos. c) Tem atividades inter-relacionadas. d) Repete-se todos os meses. 35) O ciclo de vida do projeto difere do ciclo de vida do produto porque o ciclo de vida do projeto: a) Não incorpora uma metodologia. b) Diferente para cada indústria. c) Pode abranger muitos projetos. d) Descreve as atividades de gerenciamento de projetos. 36) A administração por objetivos funciona somente se: a) For apoiada pela administração.

5 b) As regras existirem por escrito. c) O projeto não tiver impacto nos objetivos. d) O projeto incluir os objetivos no termo de abertura do projeto. 37) O trabalho operacional é diferente do trabalho no projeto porque é: a) Exclusivo. b) Temporário. c) Contínuo e repetitivo. d) Parte de todas as atividades do projeto. 38) As lições aprendidas são devem ser concluídas pelo(a): a) Gerente do projeto. b) Equipe. c) Patrocinador. d) Partes interessadas. 39) O que é um programa? a) Uma iniciativa definida pela administração. b) Um meio de obter benefícios e controle de projetos relacionados. c) Um grupo de projetos não relacionados, gerenciados de maneira coordenada. d) Uma regulamentação governamental. 40) Fase em que o orçamento detalhado é criado? a) Iniciação. b) Antes do processo de gerenciamento de projetos. c) Planejamento. d) Execução. 41) O cronograma detalhado será elaborado após ter sido criado o? a) Orçamento do projeto. b) Estrutura analítica do projeto. c) Plano de gerenciamento do projeto. d) Avaliação detalhada dos riscos. 42) O Gerente de Projetos terminou de levantar as restrições de alto nível. Em qual grupo de processos ele se encontra? a) Iniciação. b) Planejamento. c) Execução. d) Monitoramento e controle. 43) O momento correto para se designar um Gerente de Projetos para um projeto é? a) Execução. b) Encerramento. c) Iniciação. d) Planejamento. 44) Das opções abaixo qual é uma característica de processos de gerenciamento de projetos? a) Iterativo. b) Entradas. c) Desnecessário. d) Padronizado. 45) Em qual Grupo de Processos se analisa e mede o trabalho que está sendo realizado? a) Iniciação.

6 b) Execução. c) Monitoramento e controle. d) Encerramento. 46) Das opções abaixo qual não se realiza durante o Planejamento? a) Desenvolver o termo de abertura do projeto. b) Criar a EAP. c) Estimar os custos. d) Sequenciar as atividades 47) Das opções abaixo qual não é correto para o Gerenciamento de Mudanças? a) Procedimentos. b) Padrões para relatórios. c) Reuniões. d) Lições aprendidas. 48) O processo de Integração deve ser realizado pelo? a) Gerente do projeto. b) Equipe. c) Patrocinador. d) Partes interessadas. 49) Todas as opções a seguir devem ser incluídas no orçamento do projeto, exceto? a) Custos fixos. b) Custos afundados. c) Custos diretos. d) Custos variáveis. 50. Qual das opções a seguir explica por que a qualidade é planejada e não inspecionada? a) Reduz a qualidade e é menos caro. b) Melhora a qualidade e é mais caro. c) Reduz a qualidade e é mais caro. d) Melhora a qualidade e é menos caro. 51) Das opções abaixo qual encontra-se no Termo de Abertura? a) Uma estratégia de gerenciamento dos riscos. b) Estimativas de pacotes de trabalho. c) Estimativas detalhadas de recursos. d) O business case do projeto. 52) A EAP do projeto é utilizada eficazmente para? a) Equipe. b) Gerente do projeto. c) Cliente. d) Partes interessadas. 53) Durante qual parte do processo de gerenciamento de projetos é criada a declaração do escopo do projeto? a) Iniciação. b) Planejamento. c) Execução. d) Monitoramento e controle. 54) Quando ó processo Verificar o escopo deve ser realizado? a) No fim do projeto. b) No início do projeto. c) No fim de cada fase do projeto. d) Durante os processos de planejamento.

7 55) O desenvolvimento da linha de base do escopo pode ser MELHOR descrita como envolvendo: a) Os gerentes funcionais. b) A equipe do projeto. c) Todas as partes interessadas. d) O expedidor de projetos. 56) Qual das opções a seguir é uma saída do processo Coletar os requisitos? a) Matriz de Rastreabilidade dos requisitos. b) Declaração do escopo do projeto. c) Estrutura analítica do projeto. d) Solicitações de mudança. 57) O processo Verificar o escopo está muito relacionado ao processo: a) Realizar o controle da qualidade. b) Sequenciar as atividades. c) Realizar a garantia da qualidade. d) Gerenciamento do tempo. 58) Uma dependência que exige que o design seja terminado antes do começo da fabricação é um exemplo de: a) Dependência arbitrária. b) Dependência externa. c) Dependência obrigatória. d) Dependência de escopo. 59) Qual dos itens a seguir ilustra MELHOR um gráficos de barras do que por diagramas de rede? a) Relacionamentos lógicos. b) Caminhos críticos. c) Compensações de recursos. d) Progresso ou situação. 60) Se a estimativa otimista de uma atividade for 12 dias e a pessimista 18 dias, qual é o desvio padrão dessa atividade? a) 1 b) 1,3 c) 6 d) 3 61) Uma heurística é MELHOR descrita como: a) Ferramenta de controle. b) Método de cronograma. c) Ferramenta de planejamento. d) Regra geral. 62) Espera significa: a) Quanto tempo uma atividade pode ser atrasada sem atrasar a data de término do projeto. b) Quanto tempo uma atividade pode ser atrasada sem atrasar a data de início mais cedo de sua sucessora. c) Tempo de espera. d) O produto de um caminho de ida e volta. 63) Qual das seguintes é a MELHOR ferramenta de gerenciamento de projetos para determinar o tempo mais longo que o projeto levará? a) Estrutura analítica do projeto. b) Diagrama de rede. c) Gráfico de barras. d) Termo de abertura do projeto.

8 64) Qual das opções a seguir está CORRETA? a) O caminho crítico ajuda a comprovar quanto tempo o projeto demorará. b) Pode haver apenas um caminho crítico. c) O diagrama de rede muda sempre que a data de término muda. d) Um projeto nunca pode ter folga negativa. 65) Qual é a duração de um marco? a) T inferior à duração da atividade mais longa. b) T inferior à atividade que representa. c) Não tem duração. d) Tem a mesma duração da atividade que representa. 66) Qual das opções a seguir MELHOR descreve o relacionamento entre desvio padrão e risco? a) Não há relacionamento. b) O desvio padrão informa se a estimativa é exata. c) O desvio padrão informa o quanto a estimativa é incerta. d) O desvio padrão informa se a estimativa inclui um aumento arbitrário. 67) A folga de uma atividade é determinada: a) Realizando uma análise de Monte Carlo. b) Determinando o tempo de espera entre as atividades. c) Determinando a espera. d) Determinando por quanto tempo a atividade pode ser atrasada sem atrasar o caminho crítico. 68) Um projeto tem três caminhos críticos. Qual das opções a seguir MELHOR descreve como isso afeta o projeto? a) Fica mais fácil de gerenciar. b) Aumenta o risco do projeto. c) Requer mais pessoas. d) Torna-o mais caro. 69) Se o cronograma e o custo do projeto não forem tão importantes quanto o número de recursos usados a cada mês, qual das atitudes a seguir é a MELHOR? a) Realizar uma análise de Monte Carlo. b) Fazer um paralelismo no projeto. c) Realizar um nivelamento de recursos. d) Analisar os custos do ciclo de vida. 70) Em que circunstâncias você usaria um gráfico de marcos em vez de um gráfico de barras? a) Planejamento do projeto. b) Relatórios para os membros da equipe. c) Relatórios para a gerência. d) Análise de riscos. 71) Seu plano de gerenciamento do projeto resulta em um cronograma longo demais. Se o diagrama de rede do projeto não puder mudar, mas você tiver recursos de pessoal adicionais, qual é a MELHOR coisa a fazer? a) Fazer um paralelismo no projeto. b) Nivelar os recursos. c) Comprimir o projeto. d) Realizar a análise de Monte Carlo. 72) A reorganização dos recursos, de modo que um número constante de recursos seja usado a cada mês, é chamada

9 de: a) Compressão. b) Folga. c) Nivelamento. d) Paralelismo. 73) Uma forma comum de calcular a estimativa no término (ENT) é pegar o orçamento no término (ONT) e: a) Dividir pelo IDP. b) Multiplicar pelo IDP. c) Multiplicar pelo IDP. d) Dividir pelo IDP. 74) A estimativa no término (ENT) é uma avaliação periódica do: a) Custo do trabalho terminado. b) Valor do trabalho realizado. c) Custo total previsto no término do projeto. d) Custo para concluir o projeto. 75) Se valor agregado (VA) = 350, custo real (CR) = 400, valor planejado (VP) = 325, qual é a variação de custo (VC)? a) 350 b) -75 c) 400 d) ) A estimativa análoga: a) Usa técnicas de estimativa bottom-up. b) É usada mais frequentemente durante a execução do projeto. c) Usa técnicas de estimativa top-down: d) Calcula estimativas usando custos históricos detalhados reais. 77) Um índice de desempenho de prazos (IDP) de 0,76 significa: a) Você está acima do orçamento. b) Você está adiantado em relação ao cronograma. c) Você está progredindo a 76% da taxa planejada originalmente. d) Você está progredindo a 24% da taxa planejada originalmente. 78) Qual dos itens a seguir NÃO é necessário para calcular uma estimativa de projeto? a) Uma EAP. b) Um diagrama de rede. c) Riscos. d) Um sistema de controle de mudanças. 79) Qual das opções a seguir é um exemplo de estimativa paramétrica? a) Dólares por módulo. b) Curva de aprendizado. c) Bottom-up. d) MCC. 80) Uma estimativa de ordem de magnitude é realizada durante qual grupo de processos de gerenciamento de projetos? a) Planejamento. b) Encerramento. c) Execução. d) Iniciação.

10 81) Uma linha de base de custos é uma saída de qual processo de gerenciamento dos custos? a) Estimar os recursos das atividades b) Estimar os custos c) Determinar o orçamento d) Controlar os custos 82) Durante qual grupo de processos de gerenciamento de projetos as previsões orçamentárias são criadas? a) Monitoramento e controle b) Planejamento c) Iniciação d) Execução 83) O treinamento da equipe é um custo de qual tipo? a) Direto. b) VPL. c) Indireto. d) Fixo. 84) Os custos de preparação do projeto são um exemplo de: a) Custos variáveis. b) Custos fixos. c) Despesas administrativas. d) Custos de oportunidade. 85) A análise do valor é realizada para obter: a) Mais valor da análise de custos. b) Apoio da administração ao projeto. c) Apoio da equipe ao projeto. d) Uma forma mais econômica de fazer o mesmo trabalho. 86) Qual método de estimativa tende a ser MAIS caro para a criação de uma estimativa de custos do projeto? a) Bottom-up. b) Análoga. c) Paramétrica. d) 50/50 87) Qual dos itens a seguir representa o valor estimado do trabalho efetivamente realizado? a) Valor agregado (VA). b) Valor planejado (VP). c) Custo real (CR). d) Variação de custo (VC). 88) Medição do valor agregado é um exemplo de: a) Relatórios de desempenho. b) Controle do planejamento. c) Diagrama de Ishikawa. d) Integração dos componentes do projeto em uma unidade coesa. 89) Riscos identificados são: a) Uma entrada para o processo Estimar os Custos. b) Uma saída do processo Estimar os Custos. c) Não estão relacionados ao processo Estimar os Custos. d) Uma entrada e uma saída do processo Estimar os Custos. 90) Quando um produto ou serviço cumpre completamente os requisitos do cliente:

11 a) A qualidade é alcançada. b) O custo da qualidade é alto. c) O custo da qualidade é baixo. d) O cliente paga o preço mínimo. 91) Quem é o responsável final pelo gerenciamento da qualidade no projeto? a) O engenheiro de projetos. b) O gerente do projeto. c) O gerente de qualidade. d) O membro da equipe. 92) Qualidade é: a) Satisfazer e superar as expectativas do cliente. b) Entregar adicionais para satisfazer o cliente. c) O grau em que o projeto cumpre os requisitos. d) Conformidade com os objetivos da administração. 93) Todas as opções a seguir são ferramentas do processo Realizar o controle da qualidade, EXCETO: a) Inspeção. b) Custo da qualidade. c) Diagrama de Pareto. d) Diagrama de espinha de peixe. 94) Diagramas de Pareto ajudam o gerente do projeto a: a) Concentrar-se nas questões mais críticas para melhorar a qualidade. b) Estimular o raciocínio. c) Explorar um resultado futuro desejado. d) Determinar se um processo está fora de controle. 95) Um gráfico de controle ajuda o gerente do projeto a: a) Concentrar-se nas questões mais críticas para melhorar a qualidade. b) Estimular o raciocínio. c) Explorar um resultado futuro desejado. d) Determinar se um processo está funcionando dentro dos limites definidos. 96) Testar a população inteira: a) Levaria muito tempo. b) Forneceria mais informações do que o desejado. c) Seria mutuamente exclusivo. d) Mostraria muitos defeitos. 97) Todas as opções a seguir são exemplos do custo da não conformidade, EXCETO: a) Retrabalho. b) Treinamento sobre qualidade. c) Sucata. d) Custos de garantia. 98) Desvio padrão é uma medida: a) Da distância entre a estimativa e a estimativa mais alta. b) Da distância entre a medição e a média. c) Da conformidade da amostra. d) De quanto tempo resta no projeto. 99) Qual porcentagem da distribuição total é igual a 3 Sigma da média? a) 68,27 % b) 99, % c) 95,45 %

12 d) 99,73 % 100) Projetos que utilizam ambientes Just in Time requerem maior atenção pois o estoque normalmente é de? a) 45% b) 10% c) 12% d) 0% Gabarito do Simulado

SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP

SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP SIMULADO 3 CERTIFICAÇÃO PMP Nível Básico Página 0 de 5 51) Das opções abaixo qual encontra-se no Termo de Abertura? a) Uma estratégia de gerenciamento dos riscos. b) Estimativas de pacotes de trabalho.

Leia mais

SIMULADO 4 CERTIFICAÇÃO PMP

SIMULADO 4 CERTIFICAÇÃO PMP SIMULADO 4 CERTIFICAÇÃO PMP Nível Básico Página 0 de 5 76) A estimativa análoga: a) Usa técnicas de estimativa bottom-up. b) É usada mais frequentemente durante a execução do projeto. c) Usa técnicas de

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI).

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). Com o acompanhamento pós-curso você terá uma aplicação mais eficiente

Leia mais

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto 1 Introdução Vamos pensar um pouco? 2 Introdução Porquê gerenciar o tempo? Como saber se chegaremos nos objetivos no prazo estimado? Planejar e Controlar 3

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto. Luiz Leão Unidade 9 Gerenciando de Custos no Projeto Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Planejamento de Custos Estimativas de Custo Elaboração do Orçamento Controle dos Custos

Leia mais

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de

Leia mais

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP Neste curso você aprimora suas técnicas de gestão de projetos ao mesmo tempo em que forma a base de

Leia mais

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI

FINANÇAS EM PROJETOS DE TI FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Material 6.1 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1 Work Breakdown Structure (WBS) ou Estrutura Analítica do Projeto (EAP) Gerenciamento do Escopo do Projeto Criar a EAP é o

Leia mais

SIMULADO 1 CERTIFICAÇÃO PMP

SIMULADO 1 CERTIFICAÇÃO PMP SIMULADO 1 CERTIFICAÇÃO PMP Nível Básico Página 0 de 5 1) Das alterativas apresentadas abaixo, qual não é considerada uma das ferramentas do processo Realizar o Controle da Qualidade? a) Auditoria da Qualidade.

Leia mais

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP.

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! A Clarify é um provedor de serviços educacionais homologado pelo PMI Carga-horária: 40h Curso preparatório Adequado às novas regras da prova Orientações

Leia mais

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos Gerência do Escopo Gestão de Projetos Estrutura da Gerência de Projetos PMBOK Estrutura Básica Estrutura da Gerência Integração (Coordenação) Custo (Orçamento) Comunicação (Informações) Escopo (Requisitos)

Leia mais

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott

7. Gerenciamento dos Custos do Projeto. Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Bruno Hott 7. Gerenciamento dos Custos do Projeto Introdução O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos,

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento dos custos Prof. Robson Almeida Gerenciamento dos Custos Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos e controle de custos, de modo que

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos,

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do tempo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Tempo Envolve os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no tempo previsto. Processos Iniciação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS LISTA DE EXERCÍCIOS ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS 1. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A aplicação de conhecimentos, processos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento dos Custos do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Esta etapa inclui processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto,

Leia mais

Agenda Encontro II. Escopo Dúvidas do Fórum Escopo Outras Dúvidas Escopo Seleção de alguns slides Escopo Outras questões simulado

Agenda Encontro II. Escopo Dúvidas do Fórum Escopo Outras Dúvidas Escopo Seleção de alguns slides Escopo Outras questões simulado Blended PMP Encontro Presencial II Instrutor: Andriele Ribeiro Agenda Encontro II Escopo Dúvidas do Fórum Escopo Outras Dúvidas Escopo Seleção de alguns slides Escopo Outras questões simulado Tempo Dúvidas

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Vamos aprender um pouco mais sobre os grupos de processos dentro do Gerenciamento de Projetos. Basicamente são 5 grupos de processos, que são os estados

Leia mais

Gerenciamento do Escopo

Gerenciamento do Escopo Gerenciamento do Escopo Projeto - Ciclo de Vida Fases 3 EXECUÇÃO / CONTROLE 4 FECHAMENTO NÍVEL DE ATIVIDADE 1 CONCEPÇÃO / INICIAÇÃO 2 PLANEJAMENTO TEMPO Objetivos Apresentar os processos, ferramentas e

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

GERÊNCIA DE PROJETOS VIÁRIOS (GPV)

GERÊNCIA DE PROJETOS VIÁRIOS (GPV) VIÁRIOS (GPV) Pavimentação e Movimento de Terra 1 Semestre/2015 Prof. Rinaldo PLANO DE AULA: GERENCIAMENTO DOS CUSTOS NO PLANEJAMENTO DO PROJETO: Generalidades; Custos em projeto; Visão geral do processo;

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gestão de Projetos Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gerenciamento da Integração 1. Gerenciamento da Integração e seus objetivos. 2. Desenvolver o termo de abertura. 3. Desenvolver o

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Disciplina do curso de Especialização em Gestão Pública (48horas) Período: Quintas feiras 05/02 a 23/04/201 12/03 ok - hoje! Aulas previstas: Fevereiro: 12, 19, 26-05 não houve aula Março: 05, 12, 26 19

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 31/03/2015 GESTÃO DO TEMPO CRONOGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. : Heloisa Campos GESTÃO DO TEMPO GESTÃO DO ESCOPO DEFINIDA Definir as atividade; Sequenciar

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão Guia do Conhecimento em de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão OBSERVAÇÃO: Esta errata pertence apenas às primeira e segunda impressões do Guia PMBOK - Sexta edição. Para confirmar

Leia mais

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Tempo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. O modelo do cronograma é uma representação

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DO TEMPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessário para gerenciar o término pontual do projeto.

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO Introdução Inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo. O seqüenciamento de atividades, a estimativa de recursos da atividade, a estimativa

Leia mais

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento do Tempo de Projetos. Parte 05. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento do Tempo de Projetos Parte 05 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Custos de Projetos. Parte 06. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento de Custos de Projetos. Parte 06. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento de Custos de Projetos Parte 06 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

PMBOK Processo Planejamento

PMBOK Processo Planejamento PMBOK Processo Planejamento Profª Andrea Padovan Jubileu PMBOK Iniciação Planeja mento Controle Execução Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do

Leia mais

Planejamento dos Custos

Planejamento dos Custos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Custos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do 1

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento do escopo Prof. Robson Almeida Gerenciamento do Escopo Sendo o primeiro passo do Planejamento do Projeto, esta fase identifica e documenta o trabalho que produzirá

Leia mais

QUESTIONÁRIO 1. 4) Em qual grupo de processos de gerenciamento de projetos o orçamento detalhado do projeto é criado?

QUESTIONÁRIO 1. 4) Em qual grupo de processos de gerenciamento de projetos o orçamento detalhado do projeto é criado? Universidade Estadual da Paraíba Curso de Licenciatura em Computação Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Projetos Professor: Rodrigo Alves Costa Aluno: QUESTIONÁRIO 1 1) Um grupo de gerentes de

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Processos de Gerenciamento de Projetos Parte 02 CSE-301 / 2009 / Parte 02 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração:

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 4 Gerenciamento de Tempo. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 4 Gerenciamento de Tempo. Luiz Leão Unidade 4 Gerenciamento de Tempo Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Identificação das atividades Sequenciamento de atividades Estimativa de Recursos Estimativas

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 03 Tema: Gerenciamento

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu VISÃO GERAL DO PMBOK Profª Andrea Padovan Jubileu Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos (PMBOK Guide) Gestão de Projetos Ger. de Integração do Projeto Ger. do Escopo do Projeto Ger. de Tempo do Projeto

Leia mais

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2014 Sumário 1 A PlanoPro2... 3 2 Objetivo do Pré-

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento dos Custos

Gestão de Projetos. Gerenciamento dos Custos Gestão de Projetos Gerenciamento dos Custos Gerenciamento dos Custos 1. Planejar o gerenciamento dos custos. 2. Estimar os custos. 3. Determinar o orçamento. 4. Controlar os custos. Relação entre os processos

Leia mais

Ementa 03/09/2009. Gerencia de projetos

Ementa 03/09/2009. Gerencia de projetos Gerência de Projetos II Custos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com http://www.bolinhabolinha.com Gerencia de projetos Histórico e fundamentos Metodologias Gerenciamento da Integração de um

Leia mais

SIMULADO 2 CERTIFICAÇÃO PMP

SIMULADO 2 CERTIFICAÇÃO PMP SIMULADO 2 CERTIFICAÇÃO PMP Nível Básico Página 0 de 5 26) As comunicações referentes a um contrato devem ser do tipo? a) Escrita formal. b) Verbal formal. c) Escrita informal. d) Verbal informal. 27)

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE)

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) Concurso Público - NÍVEL SUPERIOR CARGO: Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico Classe: Tecnologista Pleno 1 Padrão I CADERNO DE PROVAS

Leia mais

Gerenciamento do Escopo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Escopo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Escopo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário,

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 12 Tema: Estudo de viabilidade

Leia mais

AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO PROJETO

AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO PROJETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DEECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DEEMPRESAS AULA 4: GERENCIAMENTO DO TEMPO E DOS CUSTOS CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA E DO ORÇAMENTO DO

Leia mais

Controle - 3. Realizar o Controle da Qualidade Relatório de Desempenho. Mauricio Lyra, PMP

Controle - 3. Realizar o Controle da Qualidade Relatório de Desempenho. Mauricio Lyra, PMP Controle - 3 Realizar o Controle da Qualidade Relatório de Desempenho 1 Realizar o Controle da Qualidade Preocupa-se com o monitoramento dos resultados do trabalho, a fim de verificar se estão sendo cumpridos

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 6 Gerenciamento de Qualidade. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 6 Gerenciamento de Qualidade. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Conceitos de qualidade Planejamento da qualidade em projetos Stakeholders Revisões / Auditorias Controle de Qualidade Garantia

Leia mais

Gerenciamento de integração de projeto

Gerenciamento de integração de projeto Gerenciamento de integração de Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Interação dos processos de gerenciamento de s Interação dos processos de gerenciamento de s Mapeamento grupos de

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

CCPM e PMBOK, uma visão integrada

CCPM e PMBOK, uma visão integrada 11 th International Conference of the TOC Practitioners Alliance - TOCPA www.tocpractice.com March 14-15, 2014 Sao Paulo, Brazil CCPM e PMBOK, uma visão integrada Paulo Roberto Chakour, Goldratt Associados

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F. Perondi 11.07.2011 PMBOK 1. Grupo de processos de inicialização 2. Grupo de processos de planejamento 3. Grupo

Leia mais

Áreas de Conhecimento: Integração. Prof. Gilberto Porto

Áreas de Conhecimento: Integração. Prof. Gilberto Porto Áreas de Conhecimento: Integração Prof. Gilberto Porto Áreas de Conhecimento - Gerenciamento de integração Processos e atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que são

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

16h. Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Gerenciamento de Projetos - Fundamentos

16h. Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Gerenciamento de Projetos - Fundamentos Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Aqui você aprende de forma totalmente prática como planejar, executar e controlar projetos de acordo com as

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 07 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial 03.08.2009 SUMÁRIO 1. Processos de Gerenciamento de Projetos. 2. Inicialização

Leia mais

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação.

No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. Aula 06 1 2 No dicionário: Local bem determinado a que se aposta atingir; Objetivo; Limite ou abrangência de uma operação. No contexto projeto, escopo pode se referir a: Escopo do produto: as características

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 02 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Gestão de Projetos 26/05/2013

Gestão de Projetos 26/05/2013 Grupo de Processos de Planejamento Unidade 06 www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 2 Grupos de Processos de Planejamento A equipe de gerenciamento utiliza o Grupo de Processos de

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Tema Gestão da Integração de Projetos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Gestão da Integração de Projetos

Leia mais

Planejamento e Desempenho de Custos. Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida

Planejamento e Desempenho de Custos. Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida Planejamento e Desempenho de Custos Disciplina: Gerenciamento de Projetos Docente: Cristina Almeida O que é um orçamento? É o planejamento financeiro para um determinado projeto. Objetivo da aula: apresentar

Leia mais

Simulado "ESCOPO PMP"

Simulado ESCOPO PMP Pá gina 1 de 11 Simulado "ESCOPO PMP" Simulado do PMI por Jackson Leonardo das Neves Albino 26 de January de 2012 Pá gina 2 de 11 Disciplinas e temas deste simulado Gerenciamento do Escopo do Projeto (13

Leia mais

Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software edição 12.

Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software edição 12. 1 de 22 03/04/2012 21:52 www.devmedia.com.br [versão para impressão] Artigo Engenharia de Software 12 - Introdução ao Project Management Body of Knowledge (PMBoK) Artigo da Revista Engenharia de Software

Leia mais

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento

Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Fundação João Pinheiro Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho Gerência de Capacitação e Treinamento Curso: Elaboração de Projetos 12 de novembro de 2015 Prof: Marcos Assis Mauro Silveira O

Leia mais

Professor Gilberto Porto. Áreas de Conhecimento: Integração

Professor Gilberto Porto. Áreas de Conhecimento: Integração Professor Gilberto Porto Áreas de Conhecimento: Integração Áreas de Conhecimento - Gerenciamento de integração Processos e atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Criação do Termo de Abertura Ciclo padrão de planejamento e Integração do Plano de Projeto. Controle e Monitoramento do Projeto

Leia mais

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Singularidade, Temporariedade, Incerteza, Elaboração Progressiva, Recursos limitados, Interdisciplinaridade,

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Gestão de Projetos 1. (CESPE/TELEBRAS/Especialista em Gestão de Telecomunicações Administração/2013) A organização que adota o modelo

Leia mais

Introdução à Gerência de Projetos

Introdução à Gerência de Projetos Gerência de Projetos Introdução à Gerência de Projetos Última atualização em abril de 2008 O que é um projeto? Organizações executam trabalho O trabalho envolve operações (programas) e/ou projetos Características

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Objetivos da Aula Compreender a importância do tempo nos projetos. Revisar conceitos. Compreender o que deve ser considerado na elaboração de um

Leia mais

Disciplina de Engenharia de Software

Disciplina de Engenharia de Software Disciplina de Engenharia de Software Windson Viana de Carvalho Rute Nogueira Pinto [windson,rute]@lia.ufc.br Mestrado em Ciência da Computação UFC Produzido em 19/07/2004 Alterado em 23/10/2006 por Rossana

Leia mais

Processos de Gerenciamento da Qualidade

Processos de Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Processos de Gerenciamento da Qualidade Processos de Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Processos que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Parte II. Prof. Rodolfo Miranda de Barros

Gerenciamento de Projetos Parte II. Prof. Rodolfo Miranda de Barros Gerenciamento de Projetos Parte II Prof. Rodolfo Miranda de Barros rodolfo@uel.br Gerenciamento de Tempo O principal objetivo dessa área é garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo determinado;

Leia mais

09/05 Execução, controle e encerramento

09/05 Execução, controle e encerramento 09/05 Execução, controle e encerramento 5 Gestão de Projetos Execução, controle e encerramento 6 Gestão de Projetos Como o gerente do projeto irá executar o projeto? Execução e controle Execução Realizar

Leia mais

Programação de Projeto ou gerenciamento do tempo

Programação de Projeto ou gerenciamento do tempo Programação de Projeto ou gerenciamento do tempo Profa. Carolina Andion, Dra Referência: PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI) Um Guia do Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos L.F. Perondi 22.08.2011 Gerenciamento de Custos I Introdução II Estimativas

Leia mais

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório Projeto - Feedback Plano de Gerenciamento do Projeto ÍNDICE 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 Introdução 1.2Objetivo do Projeto 1.3 Justificativa do Projeto 2 ESCOPO 2.1 Plano de Gerenciamento do Escopo 2.2 Escopo

Leia mais