Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes)"

Transcrição

1 Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes)

2 1. Sobre o Microsoft Dynamics CRM - O Microsoft Dynamics CRM permite criar e manter facilmente uma visão clara dos clientes, do primeiro contato até o pós-venda. Oferecendo ferramentas para melhorar os processos de vendas, marketing, serviço de atendimento ao cliente e processos internos da organização, juntamente com a integração nativa com a Microsoft Office Outlook. - Abaixo veremos cada um destes tópicos: 2. Acessando o Microsoft Dynamics CRM; 3. Conhecendo o Microsoft Dynamics CRM; 4. Local de Trabalho; 4.1. Painéis; 4.2. Atividades; Tarefas; ; Telefonema; Carta; Fax; Compromisso; Compromisso Recorrente; 4.3. Calendário; 4.4. Importações; Informações sobre a Importação; 4.5. Detecção de Duplicidades; Informações sobre Detecção de Duplicidades; 4.6. Filas; Adicionando um Item para uma Fila; 4.7. Artigos; 4.8. Relatórios; 4.9. Comunicados; 5. Contas; 5.1. Adicionando um Contato; 5.2. Adicionando Atividades e Arquivos; 6. Contatos; 7. Ocorrências; 7.1 Adicionando Atividades e Arquivos; 8. Procurar e Filtrar Registros; 8.1 Procurar Registros; 8.2 Filtrar Registros; 9. Localização Avançada; 10. Integração com Outlook.

3 2. Acessando o Microsoft Dynamics CRM (voltar ao início) - O acesso ao CRM dever ser feito pelo Internet Explorer, que por padrão já vem instalado no Windows, ou através do Outlook, como veremos no tópico Acesse o seguinte endereço: Nome de usuário e Senha: - Ao solicitar Nome Usuário e Senha informe o mesmo Nome de usuário e Senha utilizados para efetuar login em seu computador. Nota: caso não tenha permissões para acessar o CRM, contate o administrador do sistema. - Pronto! Seja Bem vindo ao Microsoft Dynamics CRM.

4 3. Conhecendo o Microsoft Dynamics CRM (voltar ao início) - Ao acessar o Microsoft Dynamics CRM, a Página Inicial exibida por padrão é a de Painéis. - Na parte superior de muitas páginas no CRM você verá um Painel de Instrução com informações para ajudá-lo a começar a usar rapidamente o CRM. - O painel Local de Trabalho é um dos principais recursos do CRM. No Local de Trabalho encontram-se os atalhos dos recursos mais utilizados como: Painéis, Atividades, Calendário, Importações, Detecções de Duplicidades, Filas, Artigos, Relatórios, Comunicados e Clientes (Contas e Contatos). - Para mudarmos a Página Inicial, remover o Painel de Instrução e adicionar atalhos no painel Local de Trabalho, basta acessar o menu Arquivo e clicar em Opções. Lembrando que estas alterações não são obrigatórias. Nota: no menu Arquivo, podemos criar Atividades (Tarefas, Telefonemas, s, etc.) e Registros (Contas, Contatos, Ocorrências, etc.). Como veremos nos próximos tópicos.

5 (voltar ao início) - Na guia Geral desmarque a opção Mostrar painéis Introdução em todas as listas, para que o Painel de Instrução não apareça em nenhuma página (Contas, Contatos, Ocorrências, etc.). - No campo Painel Padrão selecione o painel o qual deseja tornar padrão, como Local de Trabalho, Vendas, Marketing, Serviço, Configurações ou Central de Recursos. - No campo Guia Padrão selecione a Página Inicial de acordo com o Painel Padrão selecionado.

6 (voltar ao início) - Na guia Local de Trabalho selecione as áreas a qual deseja criar atalhos no painel Local de Trabalho. - Na guia Atividades, selecione no campo Calendário Padrão como o calendário será exibido: Dia, Semana ou Mês. Veremos o Calendário do CRM no tópico 4.3 (Calendário). - Nos campos Hora de Início e Hora de Término defina as horas de trabalho padrão.

7 (voltar ao início) - Na guia Formatos selecione como o CRM exibirá formatos de número, moeda, data e hora. Selecione um formato ou clique em Personalizar para ajustar manualmente estas configurações. Lembrando que essas configurações já estão predefinidas no CRM. - Na guia Modelos de crie e modifique modelos de pessoais. Clique no botão Novo. Selecione o Tipo de Modelo como Global (aplica-se a todas as entidades), Conta (apenas nesta entidade), Ocorrência (apenas nesta entidade), etc.. Clique em Ok. - Informe o Título, Assunto e o texto do . Clique no botão Salvar. Obs: Campos com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório.

8 (voltar ao início) - Para anexar arquivos clique no botão Novo Anexo de . Clique em Procurar e selecione o arquivo. Clique em Anexar e Fechar. Para remover o anexo selecione o anexo e clique no botão Excluir. Clique em Salvar e Fechar. - As guias , Privacidade e Idiomas devem seguir o padrão já configurado no CRM. - Para que as alterações sejam salvas, clique no botão Ok. Para cancelar as alterações clique no botão Cancelar.

9 4. Local de Trabalho (voltar ao início) - Como vimos anteriormente o painel Local de Trabalho é um dos principais recursos do CRM. No Local de Trabalho encontram-se os atalhos dos recursos mais utilizados como: Painéis, Atividades, Calendário, Importações, Detecções de Duplicidades, Filas, Artigos, Relatórios, Comunicados e Clientes (Contas e Contatos). 4.1 Painéis - Os Painéis permitem colocar dados importantes de áreas diferentes da empresa em uma única tela. Os Painéis são utilizados para ter uma percepção rápida dos aspectos importantes da empresa, como lista de Atividades e Gráficos. - Para acessar os Painéis clique em Painéis no lado esquerdo da tela. - Os Painéis são listados através de Vistas (modos de exibição). Para alterar o Painel, basta ir em Painel: Painel Padrão e selecionar a vista desejada, como por exemplo, Painel de Serviço de Atendimento ao Consumidor. 4.2 Atividades - Uma Atividade é algo que precisa ser realizado, como uma Tarefa, um Telefonema ou uma mensagem de . Ao relacionar uma Atividade a um registro específico, como o registro de um para um contato, você cria um histórico das comunicações com esse cliente. - O Microsoft Dynamics CRM disponibiliza as seguintes Atividades: Tarefas, Fax, Telefonema, , Carta, Compromisso, Atividade de Serviço, Resposta de Campanha. Nota: é recomendado ter instalado o CRM para Outlook para que as atividades sejam monitoradas pelo Outlook. Para ativar este recurso verifique o tópico 10 (Integração com Outlook) ou contate o Administrador do sistema.

10 (voltar ao início) - Para adicionar uma atividade selecione o menu Atividades no Local de Trabalho que se localiza na esquerda da tela. - As Atividades são listadas através de Vistas (modos de exibição). A vista padrão para cada usuário é Minhas Atividades, nesta vista são listadas todas as Atividades em que cada usuário é proprietário. - Para visualizar uma Atividade já existente clique sobre o Assunto da Atividade. - As Vistas são divididas conforme o tipo de Atividade. Para alterar a vista basta ir em Atividades: Minhas Atividades e selecionar a vista desejada. - As Atividades podem ser listadas pela conclusão, basta selecionar as opções no campo Conclusão.

11 Tarefas (voltar ao início) - As Tarefas são utilizadas para criar uma lista de tarefas virtual. Insira Tarefas como "retorno para cliente" ou "atualizar cadastro do cliente" para ajudar a acompanhar as Tarefas que precisam ser realizadas. - Para criar uma nova Tarefa, clique em Tarefas na barra de ferramentas, parte superior da tela. - Informe o Assunto e Descrição para a Tarefa. - Campos com são campos de pesquisa (buscam informações). Exemplo: - O campo Referente a é um campo de pesquisa, usado para vincular a Tarefa a outro registro, para que seja exibido no histórico deste registro. - No campo Localizar selecione o recurso (entidade) que deseja vincular a Tarefa.

12 (voltar ao início) - Utilize o campo Pesquisa para localizar o registro, clique no botão. Selecione o registro desejado e clique em OK. Clique em Cancelar para cancelar a busca. - Proprietário: responsável pela tarefa, por padrão é o criador da tarefa. - Duração: tempo de duração da tarefa. - Conclusão: data e hora da conclusão da tarefa. - Categoria: categoria da tarefa. - Prioridade: nível de prioridade da tarefa. - Subcategoria: subcategoria da tarefa. Obs: Campos com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório. - Após preencher as informações da Tarefa clique em Salvar, para salvar e continuar editando ou, em Salvar e Fechar, para salvar e fechar o formulário da Tarefa.

13 Anexar Arquivo e Adicionar Anotação (voltar ao início) - Para anexar arquivos em uma Atividade, clique em Anexar arquivo. - Clique em Procurar, selecione o arquivo e clique em Anexar. - Clique em Remover para remover o anexo. - Clique em Fechar. - Para adicionar uma anotação clique no botão Adicionar Anotação. Informe o Título e a Descrição para a anotação. Ao criar uma anotação é possível anexar um arquivo, basta realizar os passos demonstrados anteriormente. - Clique em Salvar e Fechar.

14 (voltar ao início) - Para visualizar arquivos anexados e anotações, clique no separador Anotações. - Para Abrir, Excluir, Imprimir clique com o botão direito do mouse sobre a anotação. Converter Atividade - Uma Atividade pode ser convertida em Oportunidade (tópico?) ou em Ocorrência (tópico 7), basta clicar no botão Em Oportunidade ou Em Ocorrência.

15 Atribuindo e Compartilhando uma Atividade (voltar ao início) - Um usuário pode criar uma Atividade e Atribuí-la a outro usuário ou equipe. O criador deixa de ser proprietário da Atividade. - Uma Atividade pode ser Compartilhada com outro usuário ou equipe sem deixar de ser o proprietário da Atividade. - Para Atribuir uma Atividade, clique no botão Atribuir. Selecione o registro o qual deseja Atribuir à Atividade e clique em Ok. - Para Compartilhar uma Atividade, selecione o menu Compartilhando e clique no botão Compartilhar. Clique em Adicionar Usuário/Equipe e selecione o registro o qual deseja Compartilhar a Atividade.

16 Concluindo uma Atividade (voltar ao início) - Na data e hora da Conclusão da Tarefa o Outlook exibirá um aviso. - A Atividade pode ser concluída pelo Outlook. Lembrando que para que o Outlook esteja sincronizado com CRM é necessário ter instalado o CRM para Outlook, verifique o tópico 10 ou contate o Administrador do Sistema. - Ao exibir o aviso clique em Abrir Item. Clique no botão Marcar como Concluída. A Tarefa será marcada como Atividade Fechada no CRM. Nota: para adiar uma tarefa selecione o período e clique em Adiar. - A Atividade pode ser concluída pelo CRM Cliente Web (acesso via browser). - Selecione a Tarefa e clique no botão Marcar como Concluído. A Tarefa será marcada como Atividade Fechada. - Se preferir clique sobre o Assunto da Tarefa para visualizá-la. Clique no botão Marcar como Concluída.

17 (voltar ao início) - Envie s a seus Contatos e Contas diretamente do Microsoft Dynamics CRM ou simplesmente anote os s enviados através de outros sistemas. Nota: para que os s sejam enviados é necessário ter instalado o CRM para Outlook, verifique o tópico 10 ou contate o Administrador do sistema. - Para criar um novo , clique em na barra de ferramentas, parte superior da tela. - Campos com são campos de pesquisa (buscam informações). Exemplo: - O campo Referente a é um campo de pesquisa, usado para vincular a atividade a outro registro, para que seja exibido no histórico deste registro. - No campo Localizar selecione o recurso (entidade) que deseja vincular ao . - Utilize o campo Pesquisa para localizar o registro, clique no botão. Selecione o registro desejado e clique em OK. Clique em Cancelar para cancelar a busca.

18 - De: remetente do , por padrão quem cria a atividade. - Para: destinatário do . - Cc e Cco: cópia do . - Assunto: informe o assunto do . - Corpo do texto do . (voltar ao início) - Proprietário: responsável pela tarefa, por padrão é o criador da tarefa. - Duração: tempo de duração da tarefa. - Conclusão: data e hora da conclusão da tarefa. Informe a Conclusão caso queira programar a data e hora do envio do . - Categoria: categoria da tarefa. - Prioridade: nível de prioridade da tarefa. - Subcategoria: subcategoria da tarefa.

19 (voltar ao início) - Se preferir insira um Modelo de , basta clicar em Inserir Modelo. Selecione o modelo e clique em Ok para adicionar ao . Clique em Cancelar para cancelar a operação. O campo Assunto e o Corpo do serão preenchidos automaticamente, caso necessário edite os campos. - Para Inserir um Artigo clique no botão Inserir Artigo. Pesquise pelo Artigo desejado e clique em Ok, para adicionar ao corpo do . Clique em Cancelar para cancelar a operação. - Após preencher as informações do clique em Salvar, para salvar e continuar editando ou, em Salvar e Fechar, para salvar e fechar o formulário da Atividade. - Para Anexar Arquivos, Converter, Atribuir e Compartilhar uma Atividade siga os passos do tópico 4.2.1(Tarefas).

20 (voltar ao início) - Clique no botão Enviar para enviar a mensagem, caso não tenha definido uma data para a Conclusão da Atividade Telefonema - Crie Atividades de Telefonema para acompanhar com quem você falou e sobre o que conversou. Você pode até acompanhar se fez ou recebeu a chamada. Nota: é recomendado ter instalado o CRM para Outlook, para ativar este recurso verifique o tópico 10 ou contate o Administrador do sistema. - Para criar um novo Telefonema, clique em Telefonema na barra de ferramentas, parte superior da tela.

21 (voltar ao início) - No campo Direção selecione Entrada, quando uma chamada telefônica foi recebida, e Saída quando uma chamada telefônica foi feita. - De acordo com a opção selecionada no campo Direção, informe o Destinatário ou Remetente. - Campos com são campos de pesquisa (buscam informações). Exemplo: - O campo Destinatário é um campo de pesquisa, usado para vincular o telefonema a um registro, para que seja exibido no histórico deste registro. - No campo Localizar selecione o recurso (entidade) que deseja vincular ao . - Utilize o campo Pesquisa para localizar o registro, clique no botão. Selecione o registro desejado e clique em OK. Clique em Cancelar para cancelar a busca. - Informe o Assunto, a descrição do telefonema e o número do Telefone, caso seja diferente do cadastrado no Destinatário ou Remetente. - Referente a: usado para vincular a atividade a outro registro, para que seja exibido no histórico deste registro. - Proprietário: responsável pela tarefa, por padrão é o criador da tarefa. - Duração: tempo de duração da tarefa. - Conclusão: data e hora da conclusão da tarefa. - Categoria: categoria da tarefa. - Prioridade: nível de prioridade da tarefa. - Subcategoria: subcategoria da tarefa. - Após preencher as informações do Telefonema clique em Salvar, para salvar e continuar editando ou, em Salvar e Fechar, para salvar e fechar o formulário da Atividade. Concluindo uma Atividade - Na data e hora da Conclusão da tarefa o Outlook exibirá um aviso sobre a tarefa. - A Atividade pode ser concluída pelo Outlook. Lembrando que para que o Outlook esteja sincronizado com CRM é necessário ter instalado o CRM para Outlook, verifique o tópico 10 (integração com Outlook) ou contate o Administrador do Sistema.

22 (voltar ao início) - Ao exibir o aviso clique em Abrir Item. Clique no botão Marcar como Concluída. A Atividade será marcada como atividade Fechada no CRM. Nota: para adiar uma tarefa selecione o período e clique em Adiar. - A tarefa pode ser concluída pelo CRM Cliente Web (acesso via browser). - Selecione a tarefa e clique no botão Marcar como Concluído. A tarefa será marcada como atividade Fechada. - Se preferir clique sobre o Assunto da tarefa para visualizá-la. Clique no botão Marcar como Concluída. - Para Anexar Arquivos, Converter, Atribuir e Compartilhar uma Atividade siga os passos do tópico 4.2.1(Tarefas).

23 Carta (voltar ao início) - Crie Atividades de Carta para registrar as cartas enviadas e recebidas. Nota: é recomendado ter instalado o CRM para Outlook, para ativar este recurso verifique o tópico 10 ou contate o Administrador do sistema. - Para criar uma nova Carta, clique em Carta na barra de ferramentas, parte superior da tela. - No campo Direção selecione Entrada, quando uma carta for recebida, e Saída quando uma carta for enviada. - De acordo com a opção selecionada no campo Direção, informe o Destinatário ou Remetente. - Campos com são campos de pesquisa (buscam informações). Exemplo: - O campo Destinatário é um campo de pesquisa, usado para vincular o telefonema a um registro, para que seja exibido no histórico deste registro. - No campo Localizar selecione o recurso (entidade) que deseja vincular ao . - Utilize o campo Pesquisa para localizar o registro, clique no botão. Selecione o registro desejado e clique em OK. Clique em Cancelar para cancelar a busca. - Informe o Assunto, a descrição da carta e o Endereço, caso seja diferente do cadastrado no Destinatário ou Remetente. - Referente a: usado para vincular a atividade a outro registro, para que seja exibido no histórico deste registro. - Proprietário: responsável pela tarefa, por padrão é o criador da tarefa. - Duração: tempo de duração da tarefa. - Conclusão: data e hora da conclusão da tarefa. - Categoria: categoria da tarefa. - Prioridade: nível de prioridade da tarefa. - Subcategoria: subcategoria da tarefa.

24 (voltar ao início) - Após preencher as informações da Carta clique em Salvar, para salvar e continuar editando ou, em Salvar e Fechar, para salvar e fechar o formulário da atividade. Concluindo uma Atividade - Na data e hora da Conclusão da tarefa o Outlook exibirá um aviso sobre a tarefa. - A tarefa pode como concluída pelo Outlook. Lembrando que para que o Outlook esteja sincronizado com CRM é necessário ter instalado o CRM para Outlook, verifique o tópico 10 ou contate o administrador do sistema. - Ao exibir o aviso clique em Abrir Item. Clique no botão Marcar como Concluída. A tarefa será marcada como atividade Fechada no CRM. Nota: para adiar uma tarefa selecione o período e clique em Adiar.

25 (voltar ao início) - A Tarefa pode ser concluída pelo CRM Cliente Web (acesso via browser). - Selecione a tarefa e clique no botão Marcar como Concluído. A tarefa será marcada como atividade Fechada. - Se preferir clique sobre o Assunto da tarefa para visualizá-la. Clique no botão Marcar como Concluída. - Para Anexar Arquivos, Converter, Atribuir e Compartilhar uma Atividade siga os passos do tópico 4.2.1(Tarefas) Fax - Anote os detalhes dos fax enviados e recebidos. Nota: é recomendado ter instalado o CRM para Outlook, para ativar este recurso verifique o tópico 10 ou contate o Administrador do sistema. - Para criar um novo fax, clique em Fax na barra de ferramentas na parte superior da tela.

26 (voltar ao início) - No campo Direção selecione Entrada, quando um fax foi recebido, e Saída quando um fax foi enviado. - De acordo com a opção selecionada no campo Direção, informe o Destinatário ou Remetente. - Campos com são campos de pesquisa (buscam informações). Exemplo: - O campo Destinatário é um campo de pesquisa, usado para vincular o telefonema a um registro, para que seja exibido no histórico deste registro. - No campo Localizar selecione o recurso (entidade) que deseja vincular ao . - Utilize o campo Pesquisa para localizar o registro, clique no botão. Selecione o registro desejado e clique em OK. Clique em Cancelar para cancelar a busca. - Informe o Assunto, a descrição do telefonema e o número do Fax, caso seja diferente do cadastrado no Destinatário ou Remetente. - Referente a: usado para vincular a atividade a outro registro, para que seja exibido no histórico deste registro. - Proprietário: responsável pela tarefa, por padrão é o criador da tarefa. - Duração: tempo de duração da tarefa. - Conclusão: data e hora da conclusão da tarefa. - Categoria: categoria da tarefa. - Prioridade: nível de prioridade da tarefa. - Subcategoria: subcategoria da tarefa. - Após preencher as informações do Fax clique em Salvar, para salvar e continuar editando ou, em Salvar e Fechar, para salvar e fechar o formulário da atividade. Concluindo uma Tarefa - Na data e hora da Conclusão da tarefa o Outlook exibirá um aviso sobre a tarefa. - A tarefa pode como concluída pelo Outlook. Lembrando que para que o Outlook esteja sincronizado com CRM é necessário ter instalado o CRM para Outlook, verifique o tópico 10 ou contate o administrador do sistema.

27 (voltar ao início) - Ao exibir o aviso clique em Abrir Item. Clique no botão Marcar como Concluída. A tarefa será marcada como atividade Fechada no CRM. Nota: para adiar uma tarefa selecione o período e clique em Adiar. - A tarefa pode ser concluída pelo CRM Cliente Web (acesso via browser). - Selecione a tarefa e clique no botão Marcar como Concluído. A tarefa será marcada como atividade Fechada. - Se preferir clique sobre o Assunto da tarefa para visualizá-la. Clique no botão Marcar como Concluída. - Para Anexar Arquivos, Converter, Atribuir e Compartilhar uma Atividade siga os passos do tópico 4.2.1(Tarefas).

28 Compromisso (voltar ao início) - Crie compromissos para acompanhar atividades como reuniões, treinamentos, visitas em clientes, etc.. Os compromissos aparecem na seção de Calendário. - Para criar um novo compromisso, acesse o menu Compromisso na barra de ferramentas na parte superior da tela e clique Compromisso. - Informe o Assunto e o Local do compromisso. - Campos com são campos de pesquisa (buscam informações). Exemplo: - O campo Referente a é um campo de pesquisa, usado para vincular o compromisso a um registro, para que seja exibido no histórico deste registro. - No campo Localizar selecione o recurso (entidade) que deseja vincular ao . - Utilize o campo Pesquisa para localizar o registro, clique no botão. Selecione o registro desejado e clique em OK. Clique em Cancelar para cancelar a busca.

29 - Obrigatório: informe caso seja obrigatório algum registro. - Opcional: informe caso seja obrigatório algum registro. - Hora de Início: informe a data e hora do início do compromisso. - Hora Término: informe a date e hora do término do compromisso. - Mostrar Período como: estado do usuário durante o compromisso. - Duração: duração do compromisso. - O Dia Inteiro: marque esta opção para duração de um dia inteiro. - Prioridade: prioridade do compromisso. (voltar ao início) - Proprietário: responsável pela tarefa, por padrão é o criador da tarefa. - Organizador: - Categoria: categoria da tarefa. - Subcategoria: subcategoria da tarefa. - É possível transformar um compromisso em um Compromisso Recorrente, clique no botão Recorrência. - Informe o Início e o Término no Horário do Compromisso. - Selecione no campo Padrão de Recorrência a opção desejada e preencha os demais campos conforme o padrão de recorrência. - Em Intervalo de Recorrência informe os campos Iniciar Intervalo e Encerrar Intervalo. Clique em Ok para armazenar as informações e em Cancelar para cancelar a operação.

30 (voltar ao início) - Após preencher as informações do Compromisso clique em Salvar, para salvar e continuar editando ou, em Salvar e Fechar, para salvar e fechar o formulário da atividade. Concluindo uma Tarefa - Na data e hora da Conclusão da tarefa o Outlook exibirá um aviso sobre a tarefa. - A tarefa pode como concluída pelo Outlook. Lembrando que para que o Outlook esteja sincronizado com CRM é necessário ter instalado o CRM para Outlook, verifique o tópico 10 ou contate o administrador do sistema. - Ao exibir o aviso clique em Abrir Item. Clique no botão Marcar como Concluída. A tarefa será marcada como atividade Fechada no CRM. Nota: para adiar uma tarefa selecione o período e clique em Adiar.

31 (voltar ao início) - A tarefa pode ser concluída pelo CRM Cliente Web (acesso via browser). - Selecione a tarefa e clique no botão Marcar como Concluído. A tarefa será marcada como atividade Fechada. - Se preferir clique sobre o Assunto da tarefa para visualizá-la. Clique no botão Marcar como Concluída. - Para Anexar Arquivos, Converter, Atribuir e Compartilhar uma Atividade siga os passos do tópico 4.2.1(Tarefas) Compromisso Recorrente - Crie compromissos recorrentes para agendar compromissos periódicos. - Para criar um novo compromisso recorrente, acesse o menu Compromisso na barra de ferramentas na parte superior da tela e clique Compromisso Recorrente. - Siga os mesmo passos do tópico 4.2.6(Compromissos).

32 4.3 Calendário (voltar ao início) - Utilize o Calendário do Local de Trabalho para exibir os compromissos e atividade de serviço dos quais você é um dos participantes. - Para visualizar o calendário clique em Calendário do lado esquerdo da tela. - O calendário pode ser exibido em Dia, Semana e Mês. Em Exibições de Calendário altere a exibição do calendário selecionado uma das opções: Dia: - Para exibir uma lista de horas de um único dia.

33 Semana: (voltar ao início) - Para exibir uma semana de sete dias. Mês: - Para exibir um calendário mensal. - Para ver o resumo de um compromisso, coloque o cursor do mouse sobre o compromisso.

34 (voltar ao início) - Em Criar um Novo em Compromisso ou Atividade de Serviço para adicionar um novo registro (tópico Compromisso) - Para abrir um compromisso clique sobre o mesmo. O formulário do compromisso será aberto. - Clique no botão para atualizar os compromissos do calendário Importações - Utilize a Importação de Dados para trazer dados de outros bancos de dados e sistemas herdados para o Microsoft Dynamics CRM. É possível usar o Assistente para Importação de Dados para importar vários tipos de registros, como Contas, Contatos e Atividade, para o CRM. - Clique em Importações no lado esquerdo da tela. - As Importações são listadas através de Vistas (modos de exibição). A vista padrão para cada usuário é a Minhas Importações, nesta vista são listadas todas as importações em que o usuário é proprietário. Para alterar as Vistas basta ir em Importações: Minhas Importações e selecionar a vista desejada, como por exemplo, Todas as Importações, que lista todas as importações realizadas no Microsoft Dynamics CRM. - Para visualizar uma importação clique sobre o Nome da Importação.

35 (voltar ao início) - Para realizar uma importação clique em Importar Dados para abrir o Assistente de para Importação de Dados. Poderão ser importados arquivos com as seguintes extensões: *.xml, *.csv, *.txt e *.zip. - Clique em Procurar e selecione o arquivo que deseja importar, com as extensões citadas a cima. Clique em Avançar para concluir a importação, ou em Cancelar para cancelar a importação. - Clique em Configurações dos Delimitadores e selecione as opções conforme o modelo do arquivo importado. Clique em Avançar.

36 (voltar ao início) - Em Selecionar Mapa de Dados selecione um das opções, como Padrão (Mapeamento Automático) para que os dados do arquivo importado sejam mapeados automaticamente nos campos do CRM, ou como Mapas de Dados Personalizados para que os arquivos sejam mapeados em outros arquivos já importados. - Ao selecionar a opção Padrão (Mapeamento Automático) é recomendado que as colunas do arquivo importado tenham o mesmo no nome dos campos da entidade a qual deseja importar o arquivo. - Caso o CRM não consiga mapear o arquivo selecione o tipo de registro que deseja mapear. Clique em Avançar.

37 (voltar ao início) - Após selecionar o tipo de registro que deseja mapear, mapeie cada campo de origem para um campo de destino, campos da entidade selecionada. É obrigatório mapear todos os campos obrigatórios, campos opcionais no CRM podem ser selecionados como Ignorar. Clique em Avançar. - Clique em Avançar.

38 (voltar ao início) - Em Permitir Duplicidade marque um das opções. Selecione Não para não permitir importações duplicadas. Selecione Sim para permitir que haja importações duplicadas. - Em Selecionar Proprietário para Registros Importados. - Em Nome do Mapa de Dados (Opcional) informe o nome do mapa de dados, para que possa ser utilizado em futuras importações. - Clique em Enviar e Concluir Informações sobre a Importação - Ao concluir uma importação de dados devemos verificar se a importação foi concluída com Êxito, Falhas, Falhas Parciais ou Erros. - Para verificar detalhadamente a conclusão de uma importação, clique sobre o Nome da Importação.

39 - Em Resultados verifique os totais de Erros, Falhas e Falhas Parciais. - No separador Comum verifique a descrição dos Totalmente Importados, Parcialmente Importados e Falhas. (voltar ao início) 4.5. Detecção de Duplicidades - As regras de Detecção de Duplicidades definem os critérios que o Microsoft Dynamics CRM utiliza para identificar registros idênticos ou semelhantes. Por Exemplo, Contas com o mesmo endereço de . - Clique em Detecção de Duplicidades no lado esquerdo da tela. - Os trabalhos de Detecção de Duplicidades são listados através de Vistas (modos de exibição). A vista padrão para cada usuário é o Meus Trabalhos de Detecção de Duplicidades, nesta vista são listados todos os trabalhos de detecção de duplicidades em que o usuário é proprietário. Para alterar as Vistas basta ir em Exibição: Meus Trabalhos de Detecção de Duplicidades e selecionar a vista desejada, como por exemplo, Todos os Trabalhos de Detecção de Duplicidades, que lista todos os trabalhos de detecção realizados no Microsoft Dynamics CRM. - Para visualizar importação clique sobre o Nome do Trabalho do Sistema.

40 (voltar ao início) - Para criar um novo Trabalho de Detecção de Duplicidades clique no botão Novo. - Em nosso exemplo criaremos um Trabalho de Detecção de Duplicidades na entidade Conta, para verificar clientes com o mesmo endereço de . - No Assistente para Detecção de Duplicidades clique em Avançar ou em Cancelar. - No campo Localizar selecione a entidade a ser verificada, em nosso caso a entidade Contas. - No campo Usar Exibição Salva selecione a vista que você deseja e adicione os critérios (filtros) para a detecção, selecione o campo, o operador e o valor do campo. - Clique em Visualizar Registros para visualizar o resultado dos critérios (filtros) criados.

41 (voltar ao início) - O campo Nome, por padrão já está preenchido. - No campo Hora de Início selecione a data e hora em que deseja iniciar a detecção. - É possível executar uma tarefa periodicamente, marque a opção Executar este trabalho a cada e selecione o período desejado. - Em Opções de , a opção Enviar um quando o trabalho for concluído estará selecionada, quando a detecção for finalizada será enviado para o do criador do trabalho de detecção. Caso queria adicionar outros usuários para receber a notificação, clique no botão de pesquisa e selecione os registros. - Clique em Avançar e em Enviar Informações sobre Detecção de Duplicidades - Para verificar um trabalho de detecção de duplicidades clique sobre o Nome do Trabalho do Sistema.

42 (voltar ao início) - No separador Comum clique em Exibir Duplicidades para visualizar se alguma duplicidade foi encontrada Filas - As Filas são utilizadas para gerenciar trabalhos, como Atividades, Ocorrências e outros tipos de registros. As filas contêm Atividades que precisam ser concluídas e ajudam a organizar solicitações de atendimento ao cliente. - Para gerenciar as filas, clique em Filas no lado esquerdo da tela. - As Filas são listadas através de Vistas (modos de exibição). A vista padrão para cada usuário é a Itens Disponíveis para trabalho, este modo de exibição contém os registros ativos que foram atribuídos ao usuário ou sua equipe, mas que ainda não foram aceitos, como mensagens de recebidas por você. Para alterar as Vistas basta ir em Itens da Fila: Itens Disponíveis para trabalho e selecionar a vista desejada, como por exemplo, Itens em que estou trabalhando, este modo de exibição contém os registros que você aceitou e nos quais está trabalhando Adicionando um Item para uma Fila - A maioria dos recursos do CRM podem ser adicionadas a uma fila. Vamos utilizar como exemplo as Atividades (tópico 4.2 Atividades).

43 (voltar ao início) - Para mover registros para uma fila selecione o registro e clique em Adicionar à Fila. - Selecione a fila a qual deseja adicionar a Atividade clique em Ok. - Clique em Ok para confirmar a fila selecionada.

44 (voltar ao início) - A Atividade será adicionada para a vista Itens disponíveis para trabalho. Para trabalhar em um item da fila, selecione o registro e clique em Trabalhar em. - Para atribuir o item a si mesmo selecione a primeira opção Atribuir-me para trabalhar nos itens. Para atribuir a outro usuário ou equipe selecione a opção Atribuir outro usuário ou equipe para trabalho e selecione o registro desejado. Clique em Ok. - O registro será movido para a vista Itens em que estou trabalhando. - Para compartilhar (encaminhar) um item clique no botão Circulando. Selecione a fila a qual deseja adicionar o item selecionado e a equipe ou usuário que o registro será atribuído. Caso queira manter os usuários atuais ao item, marque a opção Manter usuários atuais atribuídos à seguinte fila. Clique em Ok.

45 (voltar ao início) - Para verificar os detalhes de um item, selecione o registro e clique em Detalhes de Item de Fila. - Quando terminar de trabalhar em um registro de uma fila, clique em Liberar. Para remover o item da fila clique em Remover Artigos - Os Artigos proporcionam um método de armazenamento de informações importantes que você pode compartilhar com outros usuários e clientes. Por exemplo, use artigos para manter resoluções passo a passo para problemas comuns de clientes ou para diretivas e procedimentos que a sua organização usa internamente. - Para criar um novo artigo clique em Artigos do lado esquerdo da tela. - Os Artigos são listados através de Vistas (modos de exibição). A vista padrão para cada usuário é Artigos Publicados, nesta vista são listados todos os artigos publicados. Para alterar as Vistas basta ir em Artigos: Artigos Publicados e selecionar a vista desejada, como por exemplo, Todos os Artigos, que lista todos os artigos criados no Microsoft Dynamics CRM. - Para abrir um artigo já existente clique sobre o Título. - Para criar um novo Artigo clique no botão Nova na parte superior da tela.

46 (voltar ao início) - Selecione o modelo do artigo e clique em Ok. Nota: para criar novos modelos verifique o Manual de Administrador de Sistema ou contate o Administrador de Sistema. - Informe o Título e o Assunto para o artigo. Em Palavras-chaves, digite as palavras-chave que são relevantes para este artigo e separe cada palavra-chave (Uma palavra associada a um artigo para identificar o artigo em uma pesquisa.) por uma vírgula. Para aumentar a probabilidade de que os artigos corretos sejam encontrados quando os usuários pesquisarem palavras-chave. - Para escrever o conteúdo do artigo, clique em uma seção do formulário e comece a digitar.

47 (voltar ao início) - Após preencher as informações do Artigo clique em Salvar, para salvar e continuar editando ou, em Salvar e Fechar, para salvar e fechar o formulário do artigo. - Quando criamos um artigo ele é apenas um rascunho, após criarmos um artigo devemos publicá-lo. Clique no botão Enviar. - Após enviarmos o artigo, clique em Aprovar para aprovar a publicação do artigo. Clique em Rejeitar para rejeitar a publicação do arquivo. Ao rejeitar uma publicação informe um comentário e clique em Ok. - Para cancelar a publicação clique no botão Cancelar Publicação.

48 (voltar ao início) - É possível adicionar comentários sobre artigo. Clique no botão Adicionar Comentário sobre o Artigo. - Informe o Título do Comentário e uma descrição para o comentário. Clique em Ok. - O comentário será exibido no separado Comentário. - Para excluir um comentário, selecione o registro e clique em Excluir Comentário sobre o Artigo. - Para anexar arquivos e adicionar anotações selecione a guia Adicionar. Os registros serão adicionados no separador Anotações.

49 (voltar ao início) - É possível imprimir e enviar por um artigo, basta selecionar o registro e clicar no botão Exibir em HTML Relatórios - No Microsoft Dynamics CRM é possível gerar relatórios personalizados de diversos recursos, como Clientes, Vendas, Marketing e Serviços. - Para acessar os Relatórios clique em Relatórios no lado esquerdo da tela. - Os Relatórios são listados através de Vistas (modos de exibição). A vista padrão para cada usuário é Relatórios Disponíveis, nesta vista são listados todos os relatórios disponíveis. Para alterar as Vistas basta ir em Relatórios: Relatórios Disponíveis e selecionar a vista desejada, como por exemplo, Relatórios de Serviços, que lista todos os relatórios relacionados a serviços no Microsoft Dynamics CRM.

50 (voltar ao início) - Para executar um relatório selecione o registro e clique em Executar Relatório. - Para exportar o relatório clique em salvar e selecione o formato em que deseja exportar o arquivo. Para imprimir clique em imprimir. - Para criar um novo Relatório clique em Nova. - Selecione o campo Tipo de Relatório, utilize Relatório do Assistente de Relatório para criar novo Relatório. - Clique em Assistente de Relatório. - Para utilizar um Relatório existente marque a opção Iniciar com um relatório existente e selecione o Relatório desejado. - Para criar um novo Relatório marque a opção Iniciar novo relatório.

51 - Clique em Avançar. (voltar ao início) - Informe o Nome do Relatório a Descrição. - Selecione o Tipo de Registro e se necessário o Tipo de registro relacionado. - Clique em Avançar.

52 (voltar ao início) - Em Critérios de Filtro de Relatório selecione a Vista (modo de exibição) desejada e adiciona os critérios do Relatório. Clique em Avançar. - Em Layout dos Campos adicione agrupamentos e colunas para serem exibidos no Relatório. - Para adicionar colunas clique em Clique aqui para adicionar uma coluna. - Selecione o Tipo de Registro (entidade), a Coluna (campo da entidade) e a Largura da Coluna.

53 - Clique em Ok. (voltar ao início) - Após montar o Layout dos Campos clique em Avançar.

54 (voltar ao início) - Em Formar Relatório selecione o formato do Relatório. Clique em Avançar. - Clique em Avançar e Concluir nas próximas telas. - Em Categorizar selecione as Categorias a qual pertence o Relatório.

55 (voltar ao início) - Na guia Administração no campo Visível por, selecione a opção Organização para que todos os usuários possam visualizar o Relatório, ou Individual, para que somente o proprietário possa visualizar. - Clique em Executar Relatório para visualizar o Relatório.

56 4.9. Comunicados (voltar ao início) - O mural de Comunicados é um recurso do CRM onde os usuários podem visualizar ou postar Comunicados ou Recados para outros usuários da organização. - Para acessar o mural de Comunicados, clique em Comunicados no lado esquerdo da tela. - Para postar Comunicados consulte o Guia de Administrador do Sistema ou contate o Administrador do Sistema.

57 5. Contas (voltar ao início) - Uma conta é uma empresa (cliente) que utilizada às soluções e produtos da Organização. - Para adicionar uma conta selecione o menu Conta no Local de Trabalho que se localiza na esquerda da tela. - As Contas são listados através de Vistas (modos de exibição). A vista padrão para cada usuário é As Minhas Contas Ativas, nesta vista são listadas todas as contas em que o usuário é proprietário. Para alterar as Vistas basta ir em Contas: As Minhas Contas Ativas e selecionar a vista desejada, como por exemplo, Todas as Contas, que lista todas as contas cadastradas no Microsoft Dynamics CRM. - Para abrir uma conta já existente clique sobre o Nome da Conta. - Para adicionar uma nova conta basta clicar no botão Nova, na parte superior da tela. - No separador Geral preencha todas as informações conforme a obrigatoriedade dos campos: Campos com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório Campos com + são de preenchimento recomendado (voltar ao início)

58 - Campos com são campos de pesquisa (buscam informações). Exemplo: - O campo Contato Primário (Interlocutor da Empresa) é um campo de pesquisa, basta clicar no botão e selecionar em uma lista de Contatos o contato desejado. - Utilize o campo Pesquisa para localizar o contato, informe o Nome ou CPF, ou pelo menos parte do Nome o CPF colocando * (asterisco) antes da informação, clique no botão. Selecione o contato e clique em OK. - Se o contato não estiver cadastrado, basta clicar em Novo e adicionar um novo contato (veremos no tópico 6 - Contatos). - Após preencher os dados da conta, clique em Salvar para salvar a conta. (voltar ao início)

59 - Próximo passo é adicionar os Produtos. - Selecione o separador Produtos, no lado esquerdo da tela, e selecione a Grid dos Produtos. - Clique no botão Adicionar Produto Existente. Utilize o campo Pesquisa para localizar o produto, informe o Nome do Produto ou ID, ou pelo menos parte do Nome do Produto ou ID colocando * (asterisco) antes da informação, clique no botão contato desejado e clique em OK.. Selecione o (voltar ao início)

60 - Após preencher todas as informações da conta, selecione o separador Geral e clique em Salvar e Fechar, para salvar e fechar o formulário da conta Adicionando um Contato - Para adicionar um contato a conta, basta clicar no separador Contatos e selecionar a Grid dos Contatos. (voltar ao início)

61 - Clique no botão Adicionar Contato Existente. Utilize o campo Pesquisa para localizar o contato, informe o Nome ou CPF, ou pelo menos parte do Nome o CPF colocando * (asterisco) antes da informação, clique no botão. Selecione o contato desejado e clique em OK. - Para criar um novo contato clique no botão Adicionar Novo Contato (veremos no tópico 6 - Contatos). - Para visualizar o contato clique no separador Contatos.

62 5.2. Adicionando Atividades e Arquivos (voltar ao início) - Para adicionar atividades e arquivos à conta (Tarefas, Compromissos, arquivos anexo, etc.) clique na guia Adicionar na parte superior da tela. Anexar Arquivo: - Para anexar um arquivo clique no botão Anexar Arquivo. Clique em Procurar. - Selecione o arquivo e clique em abrir. Clique no botão Anexar para anexar o arquivo a conta.

63 - Clique em Remover para remover o anexo. (voltar ao início) - O arquivo será anexado em Anotações no separador Anotações e Atividades. - Para remover o arquivo anexado, clique com o botão direito do mouse sobre a anotação e selecione a opção Excluir.

64 Anotações: (voltar ao início) - Para criar uma anotação clique no botão Adicionar Anotação. - Informe o Título da anotação e sua descrição. Caso queira adicionar um anexo, repita os mesmos passos mostrados anteriormente ( Anexar Arquivo ). (voltar ao início)

65 (voltar ao início) - Para visualizar a anotação selecione o separador Anotações e Atividades. Tarefas: - Para criar uma tarefa relacionada à conta clique no botão Tarefa. Nota: é recomendado ter instalado o CRM para Outlook (contate o administrador do sistema).

66 - Informe o Assunto e a descrição da tarefa. (voltar ao início) - Referente a: mostra qual a referência da tarefa. - Proprietário: responsável pela tarefa, por padrão é o criador da tarefa. - Duração: tempo de duração da tarefa. - Conclusão: data e hora da conclusão da tarefa. - Prioridade: nível de prioridade da tarefa. - Após preencher as informações necessárias da tarefa, clique em Salvar e Fechar. - Para visualizar todas as tarefas da conta selecione o separador Anotações e Atividades. Clique sobre o assunto da tarefa para visualizá-la. Nota: na data e hora da Conclusão da tarefa o Outlook exibirá um aviso sobre a tarefa.

67 (voltar ao início) - Depois de concluída, marque a tarefa como concluída no Outlook, ou acesse a tarefa na conta relacionada e clique no botão Marcar como Concluída. - A tarefa será movida para uma vista Atividades Fechadas (separador Anotações e Atividades ).

68 6. Contatos (voltar ao início) - Os Contatos (Pessoa Física) geralmente estão relacionados a uma Conta (Contato Pessoa Jurídica). - Para adicionar um contato selecione o menu Contatos no Local de Trabalho que se localiza na esquerda da tela. - Os Contatos são listados através de Vistas. A vista padrão para cada usuário é o Meus Contatos Ativos, nesta vista são listados todos os contatos que o usuário é proprietário. Para alterar as Vistas basta ir em Contatos: Meus Contatos Ativos e selecionar a vista desejada, como por exemplo, Todos os Contatos, que lista todos os contatos cadastrados no Microsoft Dynamics CRM. - Para abrir um Contato já existente clique sobre o Nome da Conta. - Para adicionar uma nova conta basta clicar no botão Novo, na parte superior da tela. - No separador Geral preencha todas as informações conforme a obrigatoriedade dos campos: Campos com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório Campos com + são de preenchimento recomendado

69 (voltar ao início) - Campos com são campos de pesquisa (buscam informações). Exemplo: - O campo Cliente Principal (Conta a qual o contato será relacionado) é um campo de pesquisa, basta clicar no botão e selecionar em uma lista de Contatos o contato desejado. - Utilize o campo Pesquisa para localizar o contato, informe o Nome da Conta ou Número da Conta (CNPJ), ou pelo menos parte do Nome da Conta ou Número da Conta colocando * (asterisco) antes da informação. Clique no botão e selecione o contato, clique em OK. - Se a conta não estiver cadastrada, basta clicar em Novo e adicionar uma nova conta (verificar o tópico 5 - Contas). - Após preencher os dados do contato, clique em Salvar para salvar o contato. - Para adicionar Atividades e Arquivos ao Contato, siga os passos do tópico Contas. - Após preencher todas as informações do contato, selecione o separador Geral e clique em Salvar e Fechar, para salvar e fechar o formulário do contato.

70 7. Registrando Ocorrências (voltar ao início) - Uma Ocorrência é um serviço de pós-venda ao cliente, pode ser uma Dúvida, Informação, Problema, Reclamação ou Sugestão. Através do Registro de Ocorrências é possível manter um histórico de atendimento aos Clientes. - Para adicionar uma ocorrência selecione o menu Ocorrências no Local de Trabalho que se localiza na esquerda da tela. - As Ocorrências são listadas através de Vistas. A vista padrão para cada usuário é o Minhas Ocorrências Ativas, nesta vista são listadas todas as ocorrências Pendentes de uma solução em que o usuário é proprietário. Para alterar as Vistas basta ir em Ocorrências: Minhas Ocorrências Ativas e selecionar a vista desejada, como por exemplo, Todas as Ocorrências, que lista todas as ocorrências registradas no Microsoft Dynamics CRM. -Para abrir uma Ocorrência já existente clique sobre o Número da Ocorrência. - Para adicionar uma nova conta basta clicar no botão Novo, na parte superior da tela. - No separador Geral preencha todas as informações conforme a obrigatoriedade dos campos: Campos com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório Campos com + são de preenchimento recomendado

71 - Campos com são campos de pesquisa (buscam informações). Exemplo: (voltar ao início) - O campo Assunto (assunto da Ocorrência) é um campo de pesquisa, basta clicar no botão e selecionar o Assunto desejado e clicar em OK. - Após preencher todas as informações da ocorrência, clique no botão Salvar para que o registro seja salvo. Clique em Salvar e Fechar para salvar o registro e fechar o formulário da ocorrência.

72 (voltar ao início) - Para finalizar uma ocorrência, após a resolução, clique no botão Resolver Ocorrência. Informe qual foi à resolução da ocorrência no campo Resolução e uma descrição, clique em OK. - Clique em Cancelar Ocorrência para cancelar a ocorrência. - As ocorrências resolvidas serão movidas para as vistas de ocorrências resolvidas como: Minhas Ocorrências Resolvidas e Ocorrências Resolvidas. - As ocorrências canceladas serão movidas para vista de Ocorrências Canceladas. - Para reativar uma ocorrência resolvida, clique no botão Reativar Ocorrência

73 (voltar ao início) 7.1. Adicionando Atividades e Arquivos - Para adicionar atividades (Tarefas, Compromissos, etc.) e arquivos a uma ocorrência, clique na guia Adicionar na parte superior da tela. Anexar Arquivo: - Para anexar um arquivo clique no botão Anexar Arquivo. Clique em Procurar. - Selecione o arquivo e clique em abrir. Clique no botão Anexar para anexar o arquivo a conta. - Clique em Remover para remover o anexo.

74 - O arquivo será anexado em Notas no separador Notas e Artigos. Tarefas: - Para criar uma tarefa relacionada a ocorrência, clique no botão Tarefa Nota: é recomendado ter instalado o CRM para Outlook (contate o administrador do sistema).

75 - Informe o Assunto e a descrição da tarefa. - Referente a: mostra qual a referência da tarefa (Ocorrência). - Proprietário: responsável pela tarefa, por padrão é o criador da tarefa. - Duração: tempo de duração da tarefa. - Conclusão: data e hora da conclusão da tarefa. - Prioridade: nível de prioridade da tarefa. - Após preencher as informações necessárias da tarefa, clique em Salvar e Fechar. - Para visualizar todas as tarefas da ocorrência selecione o menu Atividades. Clique sobre o assunto da tarefa para visualizá-la. Nota: na data e hora da Conclusão da tarefa o Outlook exibirá um aviso sobre a tarefa.

76 - Depois de concluída, marque a tarefa como concluída no Outlook, ou acesse a tarefa na Conta relacionada e clique no botão Marcar como Concluída. - A tarefa será movida para a vista Atividades Fechadas (menu Atividades ). - A tarefa concluída também pode ser visualizada no menu Atividades Fechadas.

77 8. Procurar e Filtrar Registros - O CRM permite a procurar por registros (Contas, Contatos, Incidentes, etc.) de forma rápida, através de pesquisas simples e filtros que pode ser criados de acordo com o tipo de pesquisa Procurar Registros - A pesquisa simples pode ser realiza em qualquer entidade (Contas, Contatos e Ocorrências) do CRM, basta selecionar a entidade desejada no Local de Trabalho. - Vamos utilizar como exemplo a entidade Ocorrências. Selecione o menu Ocorrências no Local de Trabalho que se localiza na esquerda da tela. - Observe o campo Procurar Registros, através deste campo serão realizadas as pesquisas. - A pesquisa pode ser realizada por qualquer campo mostrado na vista selecionada. Nas ocorrências estamos utilizando a vista Minhas Ocorrências Ativas que contém os seguintes campos: Número da Ocorrência, Cliente, Nome, Assunto, Razão do Status, Tipo de Ocorrência, Status, Proprietário, Data Criação. - Os campos Assunto, Razão do Status, Tipo de Ocorrência são campo pré-definidos pelo CRM, nestes campos é recomendado realizar um filtro de pesquisa (veremos no item 8.2).

78 - No campo Procurar Registros digite o que deseja pesquisar. Por exemplo, o campo Cliente (Nome da Conta ou Contato). - Digite o nome completo do cliente ou parte dele no campo Procurar Registros clique no botão : Pesquisa: Safeweb Segurança da Informação ou Safeweb (retorna todos os clientes com Safeweb Segurança da Informação ou Safeweb ). - O resultado da busca será exibido na vista Resultados da Pesquisa, clique no botão, para sair da vista Resultados da Pesquisa e voltar para vista padrão. - Você pode procurar por parte do nome do cliente, inserindo * (asterisco) antes da informação: Pesquisa: *safe (retorno todas as ocorrências em que o nome do cliente contém safe ).

79 8.2. Filtrar Registros - O filtro pode ser realizado em qualquer entidade (Contas, Contatos e Ocorrências) do CRM, basta selecionar a entidade desejada no Local de Trabalho. - Vamos utilizar como exemplo a entidade Ocorrências. Selecione o menu Ocorrências no Local de Trabalho que se localiza na esquerda da tela. - Selecione a guia Vista na parte superior da tela. Clique no botão Filtro. - O filtro pode ser realizado em qualquer campo mostrado na vista selecionada. Nas ocorrências estamos utilizando a vista Minhas Ocorrências Ativas que contém os seguintes campos: Número da Ocorrência, Cliente, Nome, Assunto, Razão do Status, Tipo de Ocorrência, Status, Proprietário, Data Criação.

80 - Selecione o campo que deseja realizar o filtro, por exemplo, o campo Tipo de Ocorrência (Dúvida, Informação, Problema, Reclamação ou Sugestão). - Marque as opções que deseja filtrar neste campo e clique em OK. Filtro Personalizado: Reclamação. - Todas as ocorrências agora registradas com Reclamação serão exibidas. - Para remover o filtro, basta clicar no botão Filtro.

81 9. Localização Avançada - A Localização Avançada é uma ferramenta usada para procurar registros e atividades específicos, também é possível salvar a pesquisa como uma Vista (modos de exibição). - Na barra ferramentas padrão clique em Localização Avançada. Nota: a Localização Avançada começa com critérios baseados no ponto em que você se encontra no Microsoft Dynamics CRM. Se você clicar em Localização Avançada em uma exibição, o Microsoft Dynamics CRM carregará previamente os critérios dessa exibição. - Para criar uma nova Localização Avançada clique no botão Nova. Selecione os critérios da busca.

82 - Para visualizar o resultado da busca, clique no botão Resultados. - Selecione os registros e execute diversas funções com os resultados da busca.

83 - Para salvar a busca como uma Vista (modos de exibição) clique em Salvar. - Informe o Nome e a Descrição para a Vista. Clique em Ok. - Para visualizar Vistas salvas, clique em Exibições Salvas.

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Usando o Outlook MP Geral

Usando o Outlook MP Geral Usando o Outlook MP Geral Este guia descreve o uso do Outlook MP. Este guia é baseado no uso do Outlook MP em um PC executando o Windows 7. O Outlook MP pode ser usado em qualquer tipo de computador e

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

Diveo Exchange OWA 2007

Diveo Exchange OWA 2007 Diveo Exchange OWA 2007 Manual do Usuário v.1.0 Autor: Cícero Renato G. Souza Revisão: Antonio Carlos de Jesus Sistemas & IT Introdução... 4 Introdução ao Outlook Web Access 2007... 4 Quais são as funcionalidades

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro

COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro COMO SOLICITAR O CADASTRO DE UM ITEM SSA Central de Cadastro Índice 1. Fluxo de Solicitação 2. Acesso ao Aplicativo 3. Alteração de Senha 4. Opções do Menu 5. Pesquisar um item já existente 6. Como criar

Leia mais

Manual Carteiro Virtual

Manual Carteiro Virtual Manual Carteiro Virtual CONFIGURAÇÕES INICIAIS Introdução...3 Como acessar o Carteiro Virtual...4 Personalizando seus dados de acesso...6 LISTAS DE CONTATOS Criando Lista de Contatos...8 Inserindo contatos

Leia mais

APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000

APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000 APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INICIANDO O OUTLOOK 2000 III. OUTLOOK HOJE IV. ATALHOS DO OUTLOOK V. CONFIGURAR CONTA DE CORREIO ELETRÔNICO VI. RECEBER E-MAIL VII. FILTRAR MENSAGENS

Leia mais

Expresso Livre Correio Eletrônico

Expresso Livre Correio Eletrônico Expresso Livre Correio Eletrônico 1. EXPRESSO LIVRE Para fazer uso desta ferramenta de correio eletrônico acesse seu Navegador de Internet e digite o endereço eletrônico expresso.am.gov.br. Figura 1 A

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

INFOGAB 3.0. Sistema de Automação de Gabinetes. Manual do Usuário V 2.1

INFOGAB 3.0. Sistema de Automação de Gabinetes. Manual do Usuário V 2.1 INFOGAB 3.0 Sistema de Automação de Gabinetes Manual do Usuário V 2.1 1. Descrição do Sistema O Sistema de Automação de Gabinetes da Câmara dos Deputados (Infogab) tem por finalidade apoiar as atividades

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

Tracan. Projeto Office 365. Cartilha de Usuário. Desenvolvido por: Tarcísio Presoto LCS Consulting Revisado por: Anderson Rocha Gerente TI - TRACAN

Tracan. Projeto Office 365. Cartilha de Usuário. Desenvolvido por: Tarcísio Presoto LCS Consulting Revisado por: Anderson Rocha Gerente TI - TRACAN Tracan Projeto Office 365 Cartilha de Usuário Desenvolvido por: Tarcísio Presoto LCS Consulting Revisado por: Anderson Rocha Gerente TI - TRACAN Índice Primeiro acesso do usuário... 3 Acessar o OWA do

Leia mais

1. Iniciando... 5. 1.1. Conhecendo sua caixa de email... 5. 1.2. Entrando e saindo do sistema... 5. 1.2.1. Entrando no sistema...

1. Iniciando... 5. 1.1. Conhecendo sua caixa de email... 5. 1.2. Entrando e saindo do sistema... 5. 1.2.1. Entrando no sistema... Manual de Operações Básicas do Zimbra SUMÁRIO 1. Iniciando... 5 1.1. Conhecendo sua caixa de email... 5 1.2. Entrando e saindo do sistema... 5 1.2.1. Entrando no sistema... 5 1.2.2. Saindo do sistema...

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Senha: Dígitos do CPF (sem pontos ou traço)

Senha: Dígitos do CPF (sem pontos ou traço) 1. Login Para realizar o acesso à ferramenta de suporte FAPAM, basta acessar o endereço: http://www.fapam.edu.br/helpdesk/ Usuário: Número da Chapa - FAPAM Senha: Dígitos do CPF (sem pontos ou traço) 2.

Leia mais

FORMAÇÃO OUTLOOK Fernando Andrade

FORMAÇÃO OUTLOOK Fernando Andrade Fernando Andrade fernando@pessoasetecnologia.com.br www.pessoasetecnologia.com.br Índice Calendário... 4 Os três tipos de entrada do calendário... 4 Iniciando um compromisso... 4 Evento de dia inteiro...

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC Treinamento Básico do Correio Eletrônico Brasília Março de 2012 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1 Como acessar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet.

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. CORREIO inotes Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. Na sua Área de Trabalho execute dois cliques rápidos no ícone do Internet Explorer. Ao ser exibida a primeira tela do Internet

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

CA SERVICE DESK MANAGER

CA SERVICE DESK MANAGER CA SERVICE DESK MANAGER GUIA RÁPIDO: Abertura de Chamado pelo Portal Web (Ferramenta Service Desk ) 1. CA SERVICE DESK MANAGER... 3 2. CONHECENDO AS TELAS INICIAIS... 4 2.1. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO...

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br PESQUISAS NA WEB 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br No Laboratório do Paraná Digital o Google está configurado no sistema como buscador padrão. Para acessá-lo,

Leia mais

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO Envio de Remessas Online BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO webshipping.dhl.com ACESSE O DHL WEB SHIPPING DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Ideal para qualquer empresa com acesso à internet, o DHL Web

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES 1.3

Leia mais

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit

Presskit Guia Rápido. Release 2.0. Presskit Presskit Guia Rápido Release 2.0 Presskit 06/07/2009 Sumário 1 Login 2 Login e Senha...................................... 2 Esqueci minha senha.................................. 2 Fale Com o Suporte...................................

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.1 ExpressoMG 14/10/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

Request Tracker. Manual de Usuário Versão 1.0

Request Tracker. Manual de Usuário Versão 1.0 Request Tracker Manual de Usuário Versão 1.0 ÍNDICE 1. REQUEST TRACKER...3 2. CONCEITOS NO RT...4 2.1. TÍQUETE E FILA...4 2.2. ESTADOS DO TÍQUETE...5 2.3. PRIORIDADE DO TÍQUETE...5 2.4. PESSOAS...6 2.5.

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

Funcionalidades de Cadastro Navegação de Telas. Siga Vendas / Relacionamento

Funcionalidades de Cadastro Navegação de Telas. Siga Vendas / Relacionamento Funcionalidades de Cadastro Navegação de Telas Siga Vendas / Relacionamento Conteúdo Introdução... 3 Conceitos Gerais e Procedimentos Básicos... 4 Funções Básicas de Fundação:... 8 Gestão de Contas;...

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

Introdução ao X3. Exercício 1: Criando um registro de Contato

Introdução ao X3. Exercício 1: Criando um registro de Contato Introdução ao X3 Exercício 1: Criando um registro de Contato Inicie por adicionar um novo registro de Contato. Navegue para a tabela de Contato clicando na aba de Contato no alto da página. Existem duas

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO BEM-VINDO AO dhl PROVIEW GUIA RÁPIDO DE USO O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite a visibilidade dos envios e

Leia mais

Manual de Operações Básicas do Zimbra

Manual de Operações Básicas do Zimbra Gerência de Capacitação Tecnológica - GCT MACEIÓ, 25 DE AGOSTO DE 2010 SUMÁRIO 1. Iniciando... 4 1.1. Conhecendo sua caixa de emails... 4 1.2. Entrando e saindo do sistema... 4 1.2.1. Entrando no sistema...

Leia mais

Manual de utilização do site de contatos

Manual de utilização do site de contatos Manual de utilização do site de contatos O site de contatos da Cestalto é uma área exclusiva para representantes de vendas, que serve para registrar os contatos que você realizar com seus clientes. Assim,

Leia mais

TUTORIAL. 2. A página inicial do e-mail é a seguinte. Nela, são observadas várias barras contendo abas, e alguns espaços específicos:

TUTORIAL. 2. A página inicial do e-mail é a seguinte. Nela, são observadas várias barras contendo abas, e alguns espaços específicos: TUTORIAL Este tutorial visa explicar, aos colaboradores da REDESAT, como funciona o servidor de e-mail da Fundação, o Zimbra, para melhor entendimento das suas respectivas funcionalidades. 1. Para abrir

Leia mais

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Guia Rápido de Uso Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Acesso ao sistema...3 2 Entenda o Menu...4 3 Como enviar torpedos...6 3.1 Envio

Leia mais

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI AUTOR: MÁRIO SÉRGIO CINTRA CAMARGO ÍNDICE ACESSANDO O WEBMAIL... 04 TRABALHANDO COM O CORREIO ELETRÔNICO... 09 CONCEITOS BÁSICOS... 09 O VISUAL DO CORREIO ELETRÔNICO... 10 CONHECENDO A JANELA INICIAL DO

Leia mais

GUIA DE AUXÍLIO PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS METODOLOGIA IFES

GUIA DE AUXÍLIO PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS METODOLOGIA IFES GUIA DE AUXÍLIO PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS METODOLOGIA IFES SUMÁRIO 1. PREENCHIMENTO DA PLANILHA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS...3 1.1 Menu...3 1.2 Termo de Abertura...4 1.3 Plano do Projeto...5 1.4

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gerenciador de NFe Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário da Apostila Informações Básicas Primeira Utilização: Os Módulos do Gerenciador de NFe: Como funciona o Sistema? Diagrama

Leia mais

Manual de usuário do Ocomon. Sistemas de Gerenciamento De Chamados

Manual de usuário do Ocomon. Sistemas de Gerenciamento De Chamados Manual de usuário do Ocomon Sistemas de Gerenciamento De Chamados Podemos acessar o sistema por meio do portal do e-doc no menu Chamados onde o endereço é o http://www.edocsergipe.se.gov.br Home Início

Leia mais

Manual de Treinamento. Site de Sistema de Gestão de Crédito Pessoal

Manual de Treinamento. Site de Sistema de Gestão de Crédito Pessoal Manual de Treinamento Site de Sistema de Gestão de Crédito Pessoal Sumário Introdução...3 Nova Proposta...9 Propostas Existentes...40 Configurações do Usuário...43 Histórico Consolidado do Cliente...47

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Manual do Instar Mail Sumário

Manual do Instar Mail Sumário Manual do Instar Mail Sumário 1 - Apresentação do sistema... 2 2 - Menu cliente... 2 3 - Menu Importação... 5 4 - Menu Campanhas... 9 5 - Menu banco de arquivos... 16 6 - Menu agendamento... 16 7 - Menu

Leia mais

Guia Prático do Usuário

Guia Prático do Usuário Guia Prático do Usuário 3. O que esse Manual aborda Esse manual é um guia prático de utilização do sistema, ele aborda noções gerais sobre gerenciamento de sua empresa além de ter informações detalhando

Leia mais

Copyright 2010, MundoClick Produtora de Internet. Todos os Direitos Reservados

Copyright 2010, MundoClick Produtora de Internet. Todos os Direitos Reservados 1 Apresentação Este manual tem o intuito de orientar a utilização da ferramenta Loja Virtual. Através de descrições, passo a passo e imagens o objetivo é facilitar o uso, oferecer dicas e mostrar os pontos

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas Funções Básicas Fevereiro 2015 - 1) Selecionar o menu Portfólio > Projetos, clique para janela projetos abrir. 2) Selecione botão incluir para abrir um projeto. Preencha os campos obrigatórios nos Dados

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

Plano de Aula - Outlook 2010 - cód. 4309 16 Horas/Aula

Plano de Aula - Outlook 2010 - cód. 4309 16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Outlook 2010 Aula 2 Capítulo 2 - Emails Aula 3 Continuação do Capítulo 2 - Emails Plano de Aula - Outlook 2010 - cód. 4309 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do Outlook 2010...21

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 MANUAL DO USUÁRIO Documento Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 Equipe Técnica José Carlos Torres Adriana dos Santos Alessandro Melo Páginas 71 Páginas 2 Índice Introdução...

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

* MANUAL CLIENTE PARA UTILIZAÇÃO E ACESSO À PLATAFORMA TORPEDO CERTO

* MANUAL CLIENTE PARA UTILIZAÇÃO E ACESSO À PLATAFORMA TORPEDO CERTO * MANUAL CLIENTE PARA UTILIZAÇÃO E ACESSO À PLATAFORMA TORPEDO CERTO Este Manual visa orientar o operador da plataforma TORPEDO CERTO a conhecer e utilizar as funcionalidades do sistema conforme o índice

Leia mais

HP Capture and Route (HP CR) Guia do Usuário

HP Capture and Route (HP CR) Guia do Usuário HP Capture and Route (HP CR) Guia do Usuário HP Capture and Route (HP CR) Guia do Usuário Número de referência: 20120101 Edição: janeiro de 2012 2 Avisos legais Copyright 2012 Hewlett-Packard Development

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

1) Existem diferenças entre os painéis da loja virtual? 2) Quais são os tipos de Produtos da loja? 3) Como cadastrar um Produto Simples?

1) Existem diferenças entre os painéis da loja virtual? 2) Quais são os tipos de Produtos da loja? 3) Como cadastrar um Produto Simples? FAQ Loja Virtual 1) Existem diferenças entre os painéis da loja virtual? Sim, há diferenças entre os painéis da loja virtual. Abaixo segue uma imagem exemplificando as diferenças entre os painéis. 2) Quais

Leia mais

Outlook Web Application

Outlook Web Application Guia Prático para trabalhar com o Outlook na Web Outlook Web Application Microsoft Office 365 para usuários Carlos Eduardo Martinez Taka Sumário 1 Introdução ao aplicativo Outlook da Web... 1 1.1 Navegadores

Leia mais

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação

CARTILHA OFFICE 365. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação CARTILHA OFFICE 365 Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia da Informação Superintendência de Tecnologia da Informação 1 ÍNDICE Índice... 2 Introdução

Leia mais

APOSTILA OUTLOOK 2003

APOSTILA OUTLOOK 2003 APOSTILA OUTLOOK 2003 Página: 1 / 48 ÍNDICE O que é correio eletrônico... 3 Conhecer o outlook... 3 Caixa de entrada... 4 Criar e enviar mensagens... 4 Formatar o texto das mensagens... 5 Endereçar uma

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários. Manual do Usuário Zimbra webmail 7.2.2

Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários. Manual do Usuário Zimbra webmail 7.2.2 Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários Manual do Usuário Zimbra webmail 7.2.2 Março de 2013 SUMÁRIO INICIANDO... 6 CONHECENDO SUA CAIXA DE E-MAILS... 6 ENTRANDO

Leia mais

Suporte aos clientes. Guia do usuário, Winter 16. @salesforcedocs

Suporte aos clientes. Guia do usuário, Winter 16. @salesforcedocs Guia do usuário, Winter 16 @salesforcedocs A versão em Inglês deste documento tem precedência sobre a versão traduzida. Copyright 2000 2015 salesforce.com, inc. Todos os direitos reservados. Salesforce

Leia mais

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão NOVOSIS 3ª Versão Conteúdo Introdução... 3 Principais recursos:... 4 Para o cidadão:... 4 Para os órgãos públicos:... 4 Como Utilizar o SIC...

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S

MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S MANUAL DE REFERÊNCIA DO CLIENTE S SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 CADASTRANDO-SE NO SISTEMA... 4 CADASTRANDO UM FAMILIAR... 7 ACESSANDO O SISTEMA já sou cadastrado... 8 COMO AGENDAR UMA CONSULTA pesquisar horários...

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO A marca do melhor atendimento. Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3.

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA AGENDA

Leia mais

Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa

Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa Passo-a-passo Oi Torpedo Empresa Índice Logando no Oi Torpedo Empresa...2 Termo de Adesão ao Serviço...5 Página de Entrada no Oi Torpedo Empresa...6 Cadastramento de Usuário (Funcionalidade Somente Disponível

Leia mais

Capítulo 8. Recursos

Capítulo 8. Recursos Capítulo 8 Recursos 138 TRABALHANDO COM RECURSOS CRIANDO A LISTA DE RECURSOS DO PROJETO Para completarmos o planejamento precisamos listar os recursos que serão utilizados no projeto. Esse processo é feito

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais