Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica"

Transcrição

1 Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

2 I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução 4 1 Venda - Gerenciamento... de Venda, Estoque, Clientes e Finanças 4 Part II Configuração 5 1 Registro do Sistema Definição de... Usuários 5 3 Configuração... de Conta de 8 4 Execução Automática Part III Vendas 1 Pedido Rapido Pedidos Produtos Serviços Clientes Vendedores Grupos Part IV Compras 1 Pedidos Fornecedores Produtos Relatorios Part V Gerencial 65 1 Relatorios de... Vendas 65 2 Relatorios de... Produtos 66 3 Relatorios de... Vendedores 67 4 Grafíco de Venda Part VI Financeiro 1 Contas Lançamentos Consultando... / Alterando 84 4 Pagamento Pagamento... Multiplo 87

3 Conteudo II 6 Conciliação Orçamento... Previsto 94 8 Busca de Lançamentos Outras Funções Gráficos Relatórios Funções de... Impressão / Exportação Transferência... entre Contas Calculo de... Juros Ajuste de Saldo Part VII Tabelas Tipos de Lançamento Centros de... Custo Tipos de Características Características... de produtos Formas de... Pagamento Formas de... Entrega Unidades Personaliza... Formularios Formularios... do Sistema Configuração... de Nota Fiscal Bancos Part VIII Agenda Agenda de... Compromissos Cadastro de... Clientes / Contatos Grupo de Contatos Relatórios... de Compromissos Relatório de... Clientes / Contatos Campanha... (Mala Direta/Mailmarketing) 155 Part IX Loja Virtual (Opcional) Configuração Instalação Integração... com o Venda 163 Part X Ferramentas Backup Restore

4 III Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Part XI Suporte 166 Part XII Novidades Versão 2.9 (Vendas) 167 Part XIII Novidades Versão 2.9 (Contas) 172 Part XIV Novidades Versão 3.0 (Venda) 177 Part XV Novidades Versão 3.0 (Contas) 178 Part XVI Novidades Versão 3.1 (Venda) 184 Part XVII Novidades Versão 3.1 (Contas) 191

5 Introdução 1 Introdução 1.1 Venda - Gerenciamento de Venda, Estoque, Clientes e Finanças 4 Venda é um sistema para controle de Vendas (Produtos e Serviços), Estoque, Clientes e financeiro. Com ele você controla produtos, com ou sem estoque, produtos de representação, ou serviços. Gera cotações e pedidos, gerencia comissão de vendedores e integra tudo isso com o controle financeiro, suas contas correntes, cartões de crédito, dívidas. Com uma interface inovadora, o Venda permite fácil visualização de todas as informações e telas simplificadas. Você vai conseguir analisar vendas por produtos, vendedores, grupos, etc, atravez de gráficos e relatorios. O Venda conta também com uma agenda de contatos e compromissos. Principais Funções: Pedidos digitação rapida; Pedidos convencional; Controle de produtos (Estoque e comissonamento); Controle de vendedores (Comissionamento); Agrupamento de produtos; Ferramenta para edição de formularios do sistema (Pedido, Cotação, Recibo, Cartas para Clientes); Envio de formularios por ou para Impressão; Controle de Contas a Pagar e Receber; Controle de Contas Bancárias; Controle de Cartões de Crédito; Controle de Caixa; Relatórios e Gráficos Gerenciais; Controle de Acesso por Usuários via senha (Podendo controlar contas separadas por usuário); Conciliação bancária; Controle de Centros de Custo; Agenda de Compromissos; Agenda de Contatos; Emissão de Recibos; Emissão de Cheques; Emissão de Boletos; Emissão de Nota Fiscal; Mala direta via ou Cartas; Pode-se trabalhar em Rede, sem limite de estações, e muito mais... Venda - Loja Virtual (Modulo Opcional). Integração com os produtos, formas de pagamento, formas de entrega. Integração do Venda com os pedidos confirmados na Web. Configuração do site da loja virtual no próprio Venda. Veja mais detalhes no manual Capitulo "Loja Virtual". Este modulo é vendido separadamente do "Venda", ele foi criado para provedores com plataforma Windows habilitado para paginas ASP. O Modulo é de fácil instalação e manutenção, as atualizações de dados são On-Line. O Custo para o Modulo é de R$30,00 (é necessário já possuir o sistema Venda, ou adquirir os dois juntos). Faça um teste e veja as funcionalidades do modulo.

6 5 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro 2 Configuração 2.1 Registro do Sistema Para informar o número de registro do sistema após a compra. Para acessar essa função, use a opção do nome chamada "Configuração". Para utilizar o sistema, deve-se informar o nome completo e o número do registro. Estes são enviados no de confirmação da compra. (Para avaliar, basta informar o nome). O número da instalação deve ser enviado após o pagamento de licença do sistema. Este número é registrado no micro em sua base de dados, ele fica associado ao nome informado, sendo que o nome informado deve ser exatamente igual ao nome enviado no de confirmação. Em casos de formatação ou troca de equipamento, você pode utilizar o mesmo número de registro.o número de registro muda apenas nas atualizações do sistema, para todas as atualizações do sistema que você receber será enviado um novo numero de registro. Você poderá também definir as cores de fundo e fonte a serem empregadas nas telas do sistema. Preenchendo o item "Inicia sistema sempre que micro for inicializado", faz com que o sistema seja ativado sempre que ligar o micro, e gerar gerado um icone na barra de tarefas do windows. Preenchendo o item "Permite Editar Lançamentos Pagos" o sistema permite a edição de lançamentos que estiverem na situação pago. Para adquirir o sistema, clique no botão "Como Comprar" e siga as instruções. Após informar o número de registro, clique em "Iniciar Sistema". 2.2 Definição de Usuários Usado para definir os usuários que terão acesso ao sistema, módulos e contas que estes terão acesso. Para acessar essa função, use a opção do nome chamada "Configuração". Além de exibir os dados do registro do sistema (Nome, Registro e Número de instalação), nessa opção você fará o cadastramento dos usuários do sistema. Por default, o sistema não mostra nenhum usuário cadastrado. Isso faz com que o sistema não solicite senha de entrada. Clique no Botão:

7 Configuração 6 Tela Inicial: Para incluir um usuário, acione o botão "Incluir". O sistema solicitará que você infome o nome do usuário, e já vai mostrar as opções de acesso que o sistema tem como default. Todas as opções de acesso estarão liberadas. Informe o nome completo do usuário, login e senha para acesso, depois defina quais os módulos e contas que este usuário não terá acesso. É só acionar um duplo clique sobre o item ( ), mas lembre-se: Um usuário deve ser o administrador. Para este usuário é recomendado deixar acesso a todos os módulos e contas.

8 7 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro No caso de módulos, você terá quatro opções: Liberado ( ) - Permite que o usuário acesse o modulo ou não. Inclui ( ) - Permite que o usuário faça inclusões de registros no módulo. Para isso, a opção liberada deve ser escolhida também. Altera ( ) - Permite que o usuário faça alterações de registros no módulo. Para isso, a opção liberada deve ser escolhida também. Exclui ( ) - Permite que o usuário faça exclusoes de registros no modulo. Para isso, a opção liberada deve ser escolhida também. Para o controle de acesso às contas do financeiro, só tem a opção de Liberado, que permite ao usuário acesso àquela conta, mas esta funciona em conjunto com o módulo "FINANCEIRO", que definirá as demais opções de acesso que o usuário terá: Após incluir os usuários e configurar seus acessos, basta acionar o Botão Iniciar Sistema. O sistema passará a solicitar na entrada o login e senha do usuário.

9 Configuração Configuração de Conta de Usado para definir a forma de envio de s pelo sistema. Para acessar essa função, use a opção "Configuração". Clique no Botão: Escolha a opção "Configuração de s". Para definir a forma de envio de e-mais, o usuário pode utilizar o seu próprio programa de (Como o Outlook ou outros). Dessa forma, sempre que um for enviado pelo sistema, ele automaticamente abrirá o programa de , para que a mensagem seja enviada. Para formulários do sistema (Recibo, Listagens etc), o usuário poderá definir como será o formato do arquivo anexo à mensagem. Pode ser uma imagem, um PDF ou vir como HTM. O formato HTM não vai gerar um anexo, pois o mesmo será formatado no corpo do . Pode-se também utilizar o próprio sistema para enviar os s, escolhendo a opção "Enviar direto, utilizando uma Conta SMTP". Neste caso, você vai configurar os dados da sua conta de s (SMTP) para que o sistema consiga enviar seus s diretamente. Os dados da conta de e- são os mesmo que você utiliza em seu programa de s padrão (Outlook por exemplo).

10 9 2.4 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Execução Automática Usado para definir a execução automática do sistema quando iniciar o Windows. Para acessar essa função, use a opção "Configuração". Selecione o item, "Inicia sistema sempre...". Assim sempre que se ligar o micro, o sistema será carregado O sistema ficará Minimizado na barra de tarefas do Windows. Para acessá-lo, clique no ícone (Use um duplo clique): Para voltar para a barra de tarefas, minimize o sistema. 3 Vendas 3.1 Pedido Rapido Utilizada para incluir pedidos de vendas de forma rápida e prática para o operador. Para acessar este função, use a opção do menu "Vendas","Pedido Rápido" O sistema vai mostrar os dados da Empresa e um botão para acesso ao Pedido Rápido, clique no botão para acessar.

11 Vendas 10 Os dados da empresa e a logomarca você pode configurar no menu "Tabelas" / "Personaliza Form." A inclusão de um pedido é simples: Incluindo Novo Pedido: Clique no botão "Incluir Novo Pedido". Escolha dos Produtos: Você pode escolher os produtos utilizando a lista de grupos e sub-grupos ou informando o código do produto e acinando o Enter. Também é possível pesquisar o produto por outras opções de filtragem clicando em "Pesquisa Produtos". Após definido qual o produto, informe a quantidade e clique em "Comprar". Na parte Inferior da tela, o sistema mostra os produtos já escolhidos: Produtos Escolhidos: Mostra a descrição do produto, preço unitário, quantidade e o preço total de cada item. Nesta lista de produtos escolhidos você pode modificar os dados dos itens, basta clicar no Preço, Qtd e altera-los. Para excluir o item da lista basta zerar a quantidade. Total Pedido: Mostra a soma de todos os itens do pedido. Abre a tela de confirmação do pedido, onde serão solicitados os dados do cliente, forma de

12 11 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro pagamento, forma de entrega etc. Cancela o pedido, voltando os itens para o estoque (se for o caso). A tela de confirmação solicita os dados finais do pedido, como cliente, forma de pagamento, vendedor etc: Pedido: é um número sequencial gerado pelo sistema, mas se necessario pode ser alterado. Nome do Cliente: Escolha um cliente cadastrado digitando as iniciais do nome dele. Pode-se também incluir ou alterar o cliente clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Data Entrega: Define a data para entrega do pedido. Endereço Entrega: Define o endereço para entrega do pedido. Após informar o nome do cliente, estes campos são preenchidos automaticamente com o endereço de correspondência do respectivo cliente, mas pode ser modificado. Observações do Pedido: Texto livre que pode ser utilizado para informações ou instruções que serão impressas no pedido. Total Pedido (Bruto): Custo total do pedido sem descontos, juros e despesas. Total de Itens: Total de itens do pedido. Valor Seguro: Informar aqui o custo de seguro, caso haja algum. Valor IPI: O sistema vai calcular neste campo o valor do IPI dos produtos, caso estes tenham uma alíquota de IPI cadastrada. Forma de Pagamento: Define a forma de pagamento do pedido (veja Tabelas/Forma de

13 Vendas 12 Pagamento). Pode-se também incluir ou alterar o cliente clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Desconto (%) : Define o percentual de desconto concedido para o pedido (Aplicado sobre o Total Bruto). Juros (%): Este campo é preenchido com o percentual de juros cobrado pela forma de pagamento escolhida. Este percentual pode ser modificado. Despesas Cobrança: Este campo é preenchido com o valor de despesa da forma de pagamento escolhida. Este valor pode ou não ser cobrado do cliente respondendo a pergunta ao lado do campo "Cobra despesas?". Forma de Entrega: Define a forma de entrega do pedido (veja Tabelas/Forma de Entrega). Pode-se também incluir ou alterar a forma de entrega clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Região de Entrega: Define a região de entrega. Esta região pode definir um custo (frete) diferenciado (veja Tabelas/Forma de Entrega). Volume Total: Indica a soma do volume de todos os item na unidade da forma de entrega. Nos produtos são definidos o quantidade representativa por item, por exemplo, quanto pesa cada produto), e esta quantidade é somada e multiplicada pelo custo para a entrega gerando o valor da "Despesas Para Entrega" (Frete). Despesas Para Entrega: Custo para a entrega dos produtos que é calculado a partir do custo sob a forma de entrega e do volume total do pedido. Este custo pode ou não ser cobrado do cliente, respondendo-se a pergunta "Cobra despesas de entrega?". Vendedor: Define o vendedor que efetuou a venda, este podendo ou não ser comissionado (veja Venda/Vendedores). Pode-se também incluir ou alterar o vendedor clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Total Pedido: Mostra o valor total final do pedido. Funções: Voltar para a tela anterior permitindo incluir novos produtos, isso se ainda não foi acionado o botão "Confirma Pedido". Cancela o pedido e volta os produtos para o estoque (se for o caso) voltando para a tela anterior permitindo a inclusão de novos pedidos. Esta opção passa o pedido da situação de cotação para a de um pedido efetivado. Isso faz mudar as opções do botão "Imprime" e "Envia " permitindo a impressão dos formulários de pedidos e Recibos, também faz a geração de lançamentos das parcelas no sistema financeiro (o sistema abre a tela de lançamentos. Veja menu Financeiro), cujas definições de conta, tipo de lançamento e centros de custo podem ser definidas no cadastro das formas de pagamento (Veja tabelas/ formas de pagamento). Após a confirmação, se a forma de pagamento estiver configurada como o campo "Forma Cobrança" preenchido com "Dinheiro", o sistema vai mostrar a tela de "Troco", onde você digita o valor recebido e o sistema calcula o Troco.

14 13 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Esta opção gera os formulários do pedido permitindo a impressão do mesmo. Se o pedido não estiver confirmado, ele gera o formulário de cotação. Se for confirmado gera o formulário de Pedido de compra ou o Recibo. O lay-out dos formulários podem ser modificados. Veja no menu "Tabelas/ Gerador de Relatórios". Esta opção gera os formulários do pedido enviando-os por (conforme configuração de conta de , veja em Configuração). Se o pedido não estiver confirmado, ele gera o formulário de cotação. Se for confirmado, gera o formulário de Pedido de Compra ou o Recibo. O lay-out dos formulários podem ser modificados. Veja no menu "Tabelas/ Gerador de Relatórios". Formulários: Exemplo de formulário de Cotação de Venda:

15 Vendas Exemplo de formulário de Pedido de Venda: 14

16 15 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Quando o formulario for de Recibo, o sistema vai solicitar as seguintes informações: Pode-se modificar os dados e confirmar. Em seguida, dá-se a visualização do formulário:

17 Vendas 16 Para imprimir qualquer formulário, basta clicar no botão com o desenho de uma impressora. Opção para impressão da nota fiscal: Nas opções de impressão existe agora a opção para imprimir um modelo de nota fiscal, logicamente este modelo não vai funcionar com o seu formulario, mas você pode ajusta-lo no menu "Tabelas"/"Formularios do Sistema". Caso tenha dificuldade na configuração, acione o suporte do sistema. A impressão é mais ou menos assim:

18 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Pedidos Utilizada para incluir pedidos de vendas, em formato de cadastro, com opção de pesquisa, e opções de alteração e manipulações de situações. Para acessar este função, use a opção do menu "Vendas", "Pedidos" Controle de Pedidos de Venda:

19 Vendas Funções Iniciais: Você pode definir quais as situações serão listadas. Faz a busca de pedidos, com varias opções de filtragem. Inclui um novo pedido. Exclui o pedido que está posicionado. 18

20 19 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no pedido que está posicionado. Clicando-se no cabeçalho da lista você coloca a lista na ordem do campo escolhido. Em algumas situações não é permitido alterar ou excluir o pedido, neste caso o sistema mostra a mensagem: Capa do Pedido: informações gerais do cliente, endereço de entrega, vendedor, e datas. Número Pedido: Gerado automaticamente pelo sistema, sequencialmente, se necessario pode ser modificado. Nome do Cliente: Escolha um cliente cadastrado digitando as iniciais do nome dele. Pode-se também incluir ou alterar o cliente clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Data Pedido: Define a data da inclusão do pedido, o sistema já traz a data do dia, mas pode ser modificado. Nome do Vendedor: Define o vendedor que efetuou a venda, este podendo ou não ser comissionado (veja Venda/Vendedores). Pode-se também incluir ou alterar o vendedor clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Comissão (%) : Define o percentual de comissão do vendedor sobre o valor total do pedido, se for informado a comissão por produto, este percentual não será considerado. Data Entrega: Define a data para entrega do pedido. Endereço Entrega: Define o endereço para entrega do pedido. Após informar o nome do cliente, estes campos são preenchidos automaticamente com o endereço de correspondência do respectivo cliente, mas pode ser modificado. Mostra os utimos pedidos do cliente informado no campo "Nome do Cliente", assim e possivel ver dados das ultimas compras do cliente. Itens(Produtos): produtos/serviços escolhidos para o pedido, com informações de preço,

21 Vendas 20 quantidade, desconto, e comissão. Funções: Inclui um novo item no pedido. Exclui o item que está posicionado. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no item que está posicionado. Pesquisa por um produto dentro dos itens do pedido. Mostrar os detalhes das ultimas comprar do criente, referente ao produto informado no campo "Produto". Clicando-se no cabeçalho da lista você coloca a lista na ordem do campo escolhido. Campos: Escolha do Tipo: Inicialmente deve-se escolher entre Produtos ou Serviços Escolhendo Produtos: Código do Produto : Opção para buscar o produto pelo codigo, é opcional, você pode informa o produto direto no campo "Produto" também. Produto : Define o produto (veja Vendas/Produtos). Pode-se também incluir ou alterar o produto clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Escolhendo Serviços: O sistema muda os campos para: Código do Serviço : Opção para buscar o tipo de serviço pelo codigo, é opcional, você pode informa o serviço direto no campo "Serviço" também. Serviço : Define o tipo de serviço (veja Vendas/Serviços). Pode-se também incluir ou alterar o serviço clicando nos botões "Inclui" ou "Altera".

22 21 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Preço de Venda: O sistema traz neste campo o preço de venda do produto, este pode ser modificado se for necessario. Quantidade: Define a quantidade, o sistema traz sempre 1, mas pode ser modificado se for necessario. Desconto (%) : Define o percentual de desconto concedido no preço de Venda do produto. Preço Total: Neste campo o sistema calcula o valor total do Item, sendo o preço de venda aplicado o desconto e multiplicado pela quantidade. Comissao (%) : Define o percentual de comissão do vendedor para o produto em questão, se não for informado será considerado o percentual de comissão informado na capa do pedido. Escolhendo Produtos: Caracteristicas do Produto: Estes são campos personalizados, onde você pode criar as caracteristicas mais apropriadas para o seu tipo de negocio. (Veja Tabela/Caracteristicas Produto). Escolhendo Serviços: O sistema muda os campos para: Detalhes do serviço: Texto livre para descrever o detalhes sobre o serviço. Observações : Texto livre que pode ser utilizado para informações ou instruções que serão impressas no pedido. Forma Pagamento / Entrega e Totais: define as formas de pagamento, juros, despesas de cobrança, forma de entrega, custos com entrega, e total final do pedido.

23 Vendas 22 Total Pedido (Bruto): Custo total do pedido sem descontos, juros e despesas. Forma de Pagamento: Define a forma de pagamento do pedido (veja Tabelas/Forma de Pagamento). Pode-se também incluir ou alterar a forma de pagamento clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Data Base Venc. Parcelas: Define a data base de vencimento das parcelas, o sistema utilizara esta data para calcular os vencimentos das parcelas. Desconto (%) : Define o percentual de desconto concedido para o pedido (Aplicado sobre o Total Bruto). Juros (%): Este campo é preenchido com o percentual de juros cobrado pela forma de pagamento escolhida. Este percentual pode ser modificado. Despesas Cobrança: Este campo é preenchido com o valor de despesa da forma de pagamento escolhida. Este valor pode ou não ser cobrado do cliente respondendo a pergunta ao lado do campo "Cobra despesas?". Valor Seguro: Informar aqui o custo de seguro, caso haja algum. Valor IPI: O sistema vai calcular neste campo o valor do IPI dos produtos, caso estes tenham uma alíquota de IPI cadastrada. Forma de Entrega: Define a forma de entrega do pedido (veja Tabelas/Forma de Entrega). Pode-se também incluir ou alterar a forma de entrega clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Região de Entrega: Define a região de entrega. Esta região pode definir um custo (frete) diferenciado (veja Tabelas/Forma de Entrega). Volume Total: Indica a soma do volume de todos os item na unidade da forma de entrega. Nos produtos são definidos o quantidade representativa por item, por exemplo, quanto pesa cada produto), e esta quantidade é somada e multiplicada pelo custo para a entrega gerando o valor da "Despesas Para Entrega" (Frete). Despesas Para Entrega: Custo para a entrega dos produtos que é calculado a partir do custo sob a forma de entrega e do volume total do pedido. Este custo pode ou não ser cobrado do cliente, respondendo-se a pergunta "Cobra despesas de entrega?". Quantidade Total: Total de itens do pedido. Total Final Pedido: Mostra o valor total final do pedido. Parcelas / Confirmações: define o parcelamento do pedido conforme forma de pagamento escolhida, e permite confirmação ou cancelanto do pedido.

24 23 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Funções dos principais: Gera novamente as parcelas, isso quando for alterado algum valor que afete o custo total do pedido. Muda a situação do pedido de cotação para pedido pendente. (se o pedido estiver pendente, a opção faz o contrario, muda de pendente para cotação. Esta opção passa o pedido da situação de cotação para a de um pedido efetivado. Isso faz mudar as opções do botão "Imprime" e "Envia " permitindo a impressão dos formulários de pedidos e Recibos, também faz a geração de lançamentos das parcelas no sistema financeiro (o sistema abre a tela de lançamentos. Veja menu Financeiro), cujas definições de conta, tipo de lançamento e centros de custo podem ser definidas no cadastro das formas de pagamento (Veja tabelas/ formas de pagamento). Cancela o pedido e volta os produtos para o estoque (se for o caso) voltando para a tela anterior permitindo a inclusão de novos pedidos. Esta opção gera os formulários do pedido permitindo a impressão do mesmo. Se o pedido não estiver confirmado, ele gera o formulário de cotação. Se for confirmado gera o formulário de Pedido de compra ou o Recibo. O lay-out dos formulários podem ser modificados. Veja no menu "Tabelas/ Gerador de Relatórios".

25 Vendas 24 Esta opção gera os formulários do pedido enviando-os por (conforme configuração de conta de , veja em Configuração). Se o pedido não estiver confirmado, ele gera o formulário de cotação. Se for confirmado, gera o formulário de Pedido de Compra ou o Recibo. O lay-out dos formulários podem ser modificados. Veja no menu "Tabelas/ Gerador de Relatórios". Volta a situação de um pedido cancelado para a situacao de Cotação. Formulários: Exemplo de formulário de Cotação de Venda:

26 25 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Exemplo de formulário de Pedido de Venda:

27 Vendas Quando o formulario for de Recibo, o sistema vai solicitar as seguintes informações: Pode-se modificar os dados e confirmar. Em seguida, dá-se a visualização do formulário: 26

28 27 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Para imprimir qualquer formulário, basta clicar no botão com o desenho de uma impressora. Opção para impressão da nota fiscal: Nas opções de impressão existe agora a opção para imprimir um modelo de nota fiscal, logicamente este modelo não vai funcionar com o seu formulario, mas você pode ajusta-lo no menu "Tabelas"/"Formularios do Sistema". Caso tenha dificuldade na configuração, acione o suporte do sistema. A impressão é mais ou menos assim:

29 Vendas Pesquisa : Na opção de pesquisa você tem estas opções: 28

30 29 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Lembrando sempre as informação que não forem utilizadas como filtro não serão consideradas. 3.3 Produtos Utilizada para incluir produtos, consultar, gerenciar vendas e estoque. Para acessar este função, use a opção do menu "Vendas", "Produtos" Dados do Produto: Informações basicas sobre o produto, Nome, Codigo, Tipo, preço, etc.

31 Vendas 30 Funções: Faz a busca de produtos, com varias opções de filtragem. Indice alfabetico, lista os produtos cujo nome inicia com a letra escolhida, ou todo quando escolhido a opção "...". Lista produtos que estão com estoque baixo, basendo no campo "Estoque Minimo". Inclui um novo produto.

32 31 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Exclui o produto que está posicionado. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no produto que está posicionado. Campos: Nome do Produto: Define o nome do produto, use uma descrição que possa identificar o produto. Código do Produto: Define um codigo para o produto, codigo este que pode facilitar no momento de escolher o produto na tela de pedidos. Tipo de Produto: Define o tipo de comercialização do produto, são estas opções: Proprio (Obtido ou Criado com Recursos Proprios) Representação (Produto de Terçeiros Comissonado) Consiginação (Produto de Terçeiros em Consiginação) Preço de Custo: Informar o preço de custo, quando existir, se for uma representação comissionada, não informe nada neste campo. Margem %: Informar a margem de lucro desejada para o produto, isso apenas para produtos que tenha o campo "Preço de Custo" preenchido, pode-se deixar este campo em branco, neste caso ele é calcula-do automaticamente apos informar o "Preço de Venda". Preço de Venda: Informar o preço final de venda do produto, se a "Margem %" for informada, o sistema calcula automaticamente o "Preço de Venda" ou vice versa. Comissão: Informar a comissão, apenas nos casos de representação comissionada, ou consiginação, ou seja onde não existe um preço de custo, e sim uma margem de comissão sobre o preço de venda. Comissão vendedor: Informar a comissão que é paga ao vendedor, sobre o preço de venda do produto. Caso não informar a comissão por produto, pode-se informa este percentual no cadastro de vendedores (Veja Venda/Vendedores). Estoque: Mostra a quantidade de itens do produto no estoque, isso dependendo do "Tipo de Controle de Estoque" Ultima Compra: Informar a data da ultima compra (entrada) do produto. Estoque Minimo: Define o estoque minimo para o produto, isso dependendo do "Tipo de Controle de Estoque" Volume: Define o volume do produto por unidade, se a unidade utilizada for Kg, informar o peso de cada produto. Esta informação será utilizada para calculo das despesas de entrega ou sejá frete. (veja Tabelas/Formas de Entrega) Unidade: Define a unidade do produto (kg, Caixa, Peça, etc.) Situação: Defina a situação atual do produto para venda, pode ser: Ok Para Venda Venda Suspensa Aguardando Estoque Tipo de Controle de Estoque: Define o tipo de controle de estoque para o produto, pode ser: Não Permite Vendas sem Estoque Permite vendas sem Estoque Permite Vendas até o estoque minino Baixa do Estoque Venda quando?: Nesta opção você define em que momento do pedido de venda você quer que o sistema de baixa no estoque, pode ser: Inclui da Cotação : Vai baixar do estoque no momento que for incluido o produto na cotação de venda. Confirmar Pedido : Vai baixar do estoque somente quando o pedido for confirmado. Baixa do Estoque Compra quando?: Nesta opção você define em que momento do pedido de compra você quer que o sistema de some os itens no estoque, pode ser: Inclui da Cotação : Vai somar no estoque no momento que for incluido o produto na cotação de compra. Confirmar Pedido : Vai somar no estoque somente quando o pedido de compra for confirmado. Grupo: Define a que grupo pertence o produto, utilizado para controle gerencial.

33 Vendas 32 Sub-Grupo: Define a que sub-grupo o pertence o produto, utilizado para controle gerencial. Detalhes: Imagem e texto livre para descrição do produto. Características: Caracteristicas personalizaveis para o produto. Os campos que aparecem nesta tela, você pode definir no menu "Tabelas" opção "Caract. Produtos". Venda: Controle de vendas do produto, grafico estatistico e números para analise.

34 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Serviços Utilizada para incluir tipos de serviços. Para acessar este função, use a opção do menu "Vendas", "Serviços" Dados do Serviço: Informações basicas sobre o tipo de serviço, Nome, Codigo, Tipo, preço, etc.

35 Vendas 34 Funções: Faz a busca de serviços, com varias opções de filtragem. Indice alfabetico, lista os serviços cujo nome inicia com a letra escolhida, ou todo quando escolhido a opção "...". Inclui um novo serviços. Exclui o serviços que está posicionado. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no serviço que está posicionado.

36 35 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Campos: Nome do Serviço: Define o nome do tipo de serviço, use uma descrição que possa identifica-lo. Código do Serviço: Define um codigo para o tipo de serviço, codigo este que pode facilitar no momento de escolher o serviço na tela de pedidos. Preço de Custo: Informar o preço de custo, quando existir. Margem %: Informar a margem de lucro desejada para o serviço, isso apenas para serviços que tenha o campo "Preço de Custo" preenchido, pode-se deixar este campo em branco, neste caso ele é calcula-do automaticamente apos informar o "Custo Final do Serviço". Custo Final do Serviço: Informar o preço final para o serviço, se a "Margem %" for informada, o sistema calcula automaticamente o "Custo Final do Serviço" ou vice versa. Comissão: Não utilizado. Comissão vendedor: Informar a comissão que é paga ao vendedor, sobre o preço de venda do serviço. Caso não informar a comissão por serviço, pode-se informa este percentual no cadastro de vendedores (Veja Venda/Vendedores). Unidade: Define a unidade do serviço é cobrado, exemplo: Horas. Situação: Defina a situação atual do serviço, pode ser: Ok Suspenso Grupo: Define a que grupo pertence o serviço, utilizado para controle gerencial. Sub-Grupo: Define a que sub-grupo o pertence o serviço, utilizado para controle gerencial. Detalhes: Imagem e texto livre para descrição do serviço. Venda: Controle de vendas do serviço, grafico estatistico e números para analise.

37 Vendas Clientes Cadastramento de Clientes/ Contatos e Fornecedores Opção do Menu: No cadastro de Clientes você pode cadastrar todos os seus clientes, contatos e fornecedores. Nesta opção você conta com um cadastro completo com telefone, e endereço. Pode também informar características do contato, as quais você pode configurar e associar o contato a grupos que você pode definir. Na parte superior você conta com duas formas de busca, pela opção de pesquisa ou pelas iniciais do nome, clicando-se na letra o sistema mostra na lista lateral os clientes com as iniciais da letra escolhida, ou clicando-se em "..." lista-se todos os clientes. A opção de "Pesquisa" conta com os seguintes filtros:

38 37 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Aqui você informa as opções de filtro desejadas e clica em "Executa Pesquisa". O sistema mostrará na lista lateral todos os clientes que se encaixam no filtro escolhido: Cadastramento: Inclusão, Alteração e Exclusão de Clientes: Para ver os dados completos do Cliente, basta clicar sobre o nome do mesmo, na lista à esquerda. Ao lado você vê todas as informações do contato. Estas estão divididas em sete pastas: Na pasta "Dados" você tem as informações básicas do contato, como nome telefone, , endereço. Para alterar estas informações, basta digitar sobre as mesmas., Opcionalmente você pode informar o

39 Vendas 38 Nome do Vendedor Responsavel, assim quando incluir um pedido para o cliente, o vendedor sera preenchido automaticamente. Além de você contar com a opção "imprimie" e "envia ", estas opções permitem que seja gerado formularios para impressão (Cartas, Etiquetas) e possibilitando o envio dos mesmos por para o cliente. Na Pasta "Comencial", você pode ver todos os produtos que o cliente já comprou, e para cada produto você consegue ver o "Estoque do Cliente", a "Data da Primeira Compra" e "data da Ultima Compra", a "quantidade na ultima compra" e o "valor Ultima Compra", com isso se você informar na lista o campo "Periodo Consumo" e "Consumo no Periodo", o sistema vai mostra os campos "Sugestão proxima Compra" e "Sugestão de Quantidade para Proxima compra", ou seja o sistema calcula, de acordo com o consumo que você informou, quando aproximadamente o estoque do cliente vai acabar e qual a quantidade que você deve sugerir para que ele compre:

40 39 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Nesta tela você tem também a posição financeira do clientes, Mostrando se ele esta em Dia, Atrasado ou Inadiplente, (Quando o atraso ultrapassar 30 dias). Você pode atribuir um Limite de Compra para o cliente e o Bloqueio de pedido para valores maior que o limite. Pode ver também todas as parcelas das compras do cliente e sua situação. Na pasta "Outros Contatos", você pode incluir outros nomes, telefones e s referentes a este mesmo cliente:

41 Vendas 40 Na pasta "Características", o sistema vem configurado com as características abaixo, mas você pode definir as características que desejar, as quais poderá utilizar para filtrar e tirar relatórios do Clientes. Na pasta "Grupos" você define a quais grupos o cliente pertence. Ele pode fazer parte de mais de um grupo. Os Grupos você pode definir quantos quiser, e o mesmo poderá ser utilizado para filtrar os clientes e gerar relatórios.

42 41 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Na pasta "Mais Detalhes" você tem um campo para digitar um texto livre, onde você pode informar mais detalhes sobre o Cliente Na Pasta "Vendas", você tem a posição estatistica e grafica das vendas do cliente.

43 Vendas Vendedores Utilizada para incluir vendedores, gerenciar comissões e vendas por vendedor. Para acessar este função, use a opção do menu "Vendas", "Vendedores" No Cadastro de vendedores / Representantes, você inclui todos seu vendedores, supervisores e representantes. Dados do Vendedor: Define o nome do vendedor, comissão e supervisor (se existir), define também

44 43 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro as informações para gerar os lançamentos no financeiro, referente a comissões a serem pagas ao vendedor. Funções: Faz a busca de vendedores, com varias opções de filtragem. Indice alfabetico, lista os vendedores cujo nome inicia com a letra escolhida, ou todo quando escolhido a opção "...". Inclui um novo vendedor. Exclui o vendedor que está posicionado.

45 Vendas 44 Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no vendedor que está posicionado. Campos: Nome Vendedor: Nome Completo do vendedor. Tipo de Calculo da Comissão: Você pode informar um dos seguintes tipos: % Sobre Valor bruto dos itens (Pago por Parcelas) : Calcula o Percentual de comissão sobre o valor dos itens do pedido, antes do desconto, e gera o valor da comissão a ser pago parcelado da mesma forma que o pedido. % Sobre Valor liquido dos itens (Pago por Parcelas) : Calcula o Percentual de comissão sobre o valor dos itens do pedido, depois do desconto, e gera o valor da comissão a ser pago parcelado da mesma forma que o pedido. % Sobre Valor liquido do pedido (Pago por Parcelas) : Calcula o Percentual de comissão sobre o valor total do pedido, depois do desconto e acrecimos, e gera o valor da comissão a ser pago parcelado da mesma forma que o pedido. % Sobre Valor bruto do pedido (Pago por Pedido) : Calcula o Percentual de comissão sobre o valor total do pedido, antes do desconto e acrecimos, e gera o valor da comissão a ser pago em uma unica parcela. % Sobre Valor Liquido do pedido (Pago por Pedido) :Calcula o Percentual de comissão sobre o valor total do pedido, depois do desconto e acrecimos, e gera o valor da comissão a ser pago em uma unica parcela. Valor pela quantidade de itens (Pago por Parcela) : Gera o valor da comissão, multiplicando a quantidade de itens do pedido, pelo valor de comissão, (Informando no campo "R$ Valor Comissão), a ser pago parcelado da mesma forma que o pedido. Valor por pedido (Pago por Parcela) : Gera o valor da comissão de acordo com o valor de comissão, (Informando no campo "R$ Valor Comissão), a ser pago parcelado da mesma forma que o pedido. Valor pela quantidade de itens (Pago por Pedido) : Gera o valor da comissão, multiplicando a quantidade de itens do pedido, pelo valor de comissão, (Informando no campo "R$ Valor Comissão), a ser pago em uma unica parcela. Valor por pedido (Pago por Pedido) :Gera o valor da comissão de acordo com o valor de comissão, (Informando no campo "R$ Valor Comissão), a ser pago em uma unica parcela. Percentual Comissão/ R$ Valor Comissão: Percentual de comissão padrão para o vendedor. Supervisor: Nome do supervidor do vendedor, Este também é um vendedor, mas um vendedor que não tem um supervisor associado. Este é o vendedor mais utilizado: Se escolhida esta opção faz com que o sistema sempre utilize este vendedor na inclusão do pedido. (Mas permite a troca por outro). Informações para integração com o financeiro: Estas informações são utilizadas para lançamento das comissões a serem pagas ao vendedor direto no controle financeiro (Veja financeiro/contas). Conta: Escolha uma conta para a inclusão do lançamento de valores de comissão do vendedor. Tipo de lançamento: Escolha o tipo de lançamento para a conta. Centro de Custo: Escolha o centro de custos para controle do lançamento no financeiro. Sub-Centro de Custo: Escolha o Sub-Centro de custo para controle do lançamento no financeiro. Comissões por Produto: Define comissões diferenciadas por produtos para o vendedor.

46 45 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Funções: Inclui uma nova comissão por produto. Exclui a comissão por produto que está posicionada. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada na comissão por produto que está posicionada. Campos: Produto: Escolha um produto. Percentual Comissão/ R$ Valor Comissào: Informe o percentual de comissão do vendedor para este produto. Baixa de Comissões: Mostra as comissões por situação e periodo para o vendedor, e permite a confirmação, e pagamento das mesmas.

47 Vendas 46 Funções: Situação: Permite que a escolha das situações de comissão do vendedor que serão listadas, para efetuar o pagamento de comissão escolha as comissões pendentes ou confirmadas. Período: Define o período para gerar a lista de comissões na situação escolhida, este periodo considera a data de vencimento das parcelas de pedidos confirmados. Esta função muda a situação das comissões listadas como Pendentes para a situação de Confirmada. Só utilizar esta opção quando estiver listando comissões Pendentes, Você pode também alterar a situação das comissões individualmente, basta-se alterar a coluna situação da listagem. Gerar o pagamento efetivo de todas as comissões que estiverem na situação de confirmadas, no período definido. Esta função já faz o lançamento no financeiro com o valor total das comissões confirmadas. Vendas: Controle de vendas do vendedor, grafico estatistico e números para analise.

48 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Grupos Utilizada para definir grupos e sub-grupos de produtos, a definição de grupo pode ser utilizada para "Representada", "Marca" ou "Fabricante". Para acessar este função, use a opção do menu "Vendas", "Grupos" Dados do Grupo: Define o nome do grupo de produtos, a imagem e texto livre para detalhes.

49 Vendas 48 Funções: Inclui um novo grupo de produtos. Exclui o grupo que está posicionado. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no grupo que está posicionado. Campos: Nome do Grupo: Define o nome do grupo, esta definição vai depender do tipo de negocio, você pode utiliza-lo como sendo uma Categoria, Marca, Tipo, etc. Detalhes do Grupo: Texto livre para descrever detalhes sobre o grupo Este Grupo é o mais utilizado: Se escolhida esta opção faz com que o sistema sempre utilize este

50 49 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro grupo na inclusão do produto. (Mas permite a troca por outro). Sub-Grupo: Define os nomes de sub-grupos, images e texto livre para detalhes. Funções: Inclui um novo Sub-grupo para o grupo. Exclui a sub-grupo que está posicionada. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no sub-grupo que está posicionada. Campos: Nome do Sub-Grupo: Define o nome do sub-grupo, esta definição vai depender do tipo de negocio, você pode utiliza-lo como sendo uma Categoria, Marca, Tipo, etc. Lembrando que para cada Grupo pode-se ter varios Sub-Grupos. Detalhes do Sub-Grupo: Texto livre para descrever detalhes sobre o sub-grupo Este é o Sub-Grupo mais utilizado? : Se escolhida esta opção faz com que o sistema sempre utilize este sub-grupo na inclusão do produto. (Mas permite a troca por outro).

51 Vendas 50 Vendas: Controle de vendas do grupo, grafico estatistico e números para analise. 4 Compras 4.1 Pedidos Utilizada para incluir pedidos de compra, em formato de cadastro, com opção de pesquisa, e opções de alteração e manipulações de situações. Para acessar este função, use a opção do menu "Compras", "Pedidos de Compra" Controle de Pedidos de Compra:

52 51 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Funções Iniciais: Você pode definir quais as situações serão listadas. Faz a busca de pedidos, com varias opções de filtragem. Inclui um novo pedido. Exclui o pedido que está posicionado.

53 Compras 52 Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no pedido que está posicionado. Em algumas situações não é permitido alterar ou excluir o pedido, neste caso o sistema mostra a mensagem: Capa do Pedido: informações gerais do fornecedor, endereço de retirada, vendedor, e datas. Número Pedido: Gerado automaticamente pelo sistema, sequencialmente, se necessario pode ser modificado. Nome do Fornecedor: Escolha um fornecedor cadastrado digitando as iniciais do nome dele. Podese também incluir ou alterar o fornecedor clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Data Pedido: Define a data da inclusão do pedido, o sistema já traz a data do dia, mas pode ser modificado. Nome do Vendedor: Define o vendedor que efetuou a venda. Pode-se também incluir ou alterar o vendedor clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Data Entrega: Define a data para entrega do pedido. Endereço Entrega: Define o endereço para retirar do produtos do pedido. Após informar o nome do fornecedor, estes campos são preenchidos automaticamente com o endereço do fornecedor, mas pode ser modificado. Itens(Produtos): produtos escolhidos para o pedido, com informações de preço, quantidade, desconto, e comissão por produto.

54 53 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Funções: Inclui um novo item no pedido. Exclui o item que está posicionado. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no item que está posicionado. Campos: Produto : Define o produto (veja Vendas/Produtos). Pode-se também incluir ou alterar o produto clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Preço de Custo: O sistema traz neste campo o preço de custo do produto, este pode ser modificado se for necessario. Quantidade: Define a quantidade, o sistema traz sempre 1, mas pode ser modificado se for necessario. Desconto (%) : Define o percentual de desconto concedido no preço de Custo do produto. Preço Total: Neste campo o sistema calcula o valor total do Item, sendo o preço de venda aplicado o desconto e multiplicado pela quantidade. Caracteristicas do Produto: Estes são campos personalizados, onde você pode criar as caracteristicas mais apropriadas para o seu tipo de negocio. (Veja Tabela/Caracteristicas Produto). Observações : Texto livre que pode ser utilizado para informações ou instruções que serão impressas no pedido.

55 Compras 54 Forma Pagamento / Entrega e Totais: define as formas de pagamento, juros, despesas de cobrança, forma de entrega, custos com entrega, e total final do pedido. Total Pedido (Bruto): Custo total do pedido sem descontos, juros e despesas. Forma de Pagamento: Define a forma de pagamento do pedido (veja Tabelas/Forma de Pagamento). Pode-se também incluir ou alterar a forma de pagamento clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Desconto (%) : Define o percentual de desconto concedido para o pedido (Aplicado sobre o Total Bruto). Juros (%): Este campo é preenchido com o percentual de juros cobrado pela forma de pagamento escolhida. Este percentual pode ser modificado. Despesas Cobrança: Este campo é preenchido com o valor de despesa da forma de pagamento escolhida. Este valor pode ou não ser adicionado ao total do pedido, respondendo a pergunta ao lado do campo "Cobra despesas?". Forma de Entrega: Define a forma de entrega do pedido (veja Tabelas/Forma de Entrega). Pode-se também incluir ou alterar a forma de entrega clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Região de Entrega: Define a região de entrega. Esta região pode definir um custo (frete) diferenciado (veja Tabelas/Forma de Entrega). Volume Total: Indica a soma do volume de todos os item na unidade da forma de entrega. Nos produtos são definidos o quantidade representativa por item, por exemplo, quanto pesa cada produto), e esta quantidade é somada e multiplicada pelo custo para a entrega gerando o valor da "Despesas Para Entrega" (Frete). Despesas Para Entrega: Custo para a entrega dos produtos que é calculado a partir do custo sob a forma de entrega e do volume total do pedido. Este custo pode ou não ser adicionado ao total do pedido, respondendo-se a pergunta "Cobra despesas de entrega?". Quantidade Total: Total de itens do pedido. Total Final Pedido: Mostra o valor total final do pedido.

56 55 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Parcelas / Confirmações: define o parcelamento do pedido conforme forma de pagamento escolhida, e permite confirmação ou cancelanto do pedido. Funções dos principais: Gera novamente as parcelas, isso quando for alterado algum valor que afete o custo total do pedido. Muda a situação do pedido de cotação para pedido pendente. (se o pedido estiver pendente, a opção faz o contrario, muda de pendente para cotação. Esta opção passa o pedido da situação de cotação para a de um pedido efetivado. Isso faz mudar as opções do botão "Imprime" e "Envia " permitindo a impressão dos formulários de pedidos e Recibos, também faz a geração de lançamentos das parcelas no sistema financeiro (o sistema abre a tela de lançamentos. Veja menu Financeiro), cujas definições de conta, tipo de lançamento e centros de custo podem ser definidas no cadastro das formas de pagamento (Veja tabelas/ formas de pagamento). Caso o sistema estiver configurado para gerar nota fiscal, apos clicar neste botão o sistema mostra a tela para confirmar os dados da nota fiscal:

57 Compras 56 Na tela da nota fiscal, você pode modificar as informações quando necessario, e informar os dados da transportadora. Cancela o pedido e volta os produtos para o estoque (se for o caso) voltando para a tela anterior permitindo a inclusão de novos pedidos. Esta opção gera os formulários do pedido permitindo a impressão do mesmo. Se o pedido não estiver confirmado, ele gera o formulário de cotação. Se for confirmado gera o formulário de Pedido de compra ou o Recibo. O lay-out dos formulários podem ser modificados. Veja no menu "Tabelas/ Gerador de Relatórios". Esta opção gera os formulários do pedido enviando-os por (conforme configuração de conta de , veja em Configuração). Se o pedido não estiver confirmado, ele gera o formulário de cotação. Se for confirmado, gera o formulário de Pedido de Compra ou o Recibo. O lay-out dos formulários podem ser modificados. Veja no menu "Tabelas/ Gerador de Relatórios".

58 57 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Volta a situação de um pedido cancelado para a situacao de Cotação. Formulários: Exemplo de formulário de Cotação de Venda: Exemplo de formulário de Pedido de Venda:

59 Compras Quando o formulario for de Recibo, o sistema vai solicitar as seguintes informações: 58

60 59 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Pode-se modificar os dados e confirmar. Em seguida, dá-se a visualização do formulário: Para imprimir qualquer formulário, basta clicar no botão com o desenho de uma impressora.

61 Compras 60 Pesquisa : Na opção de pesquisa você tem estas opções: Lembrando sempre as informação que não forem utilizadas como filtro não serão consideradas. 4.2 Fornecedores Cadastramento de Clientes/ Contatos e Fornecedores Opção do Menu: Este opção é identica a opçao "Venda" / "Clientes". O que diferencia é o campo "Tipo de Cadastro", onde você pode informar "Forcencedor", "Fabricante/Representada" ou "Transportadora". Mais detalhes veja capitulo "Vendas"/"Clientes".

62 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Produtos Utilizada para incluir produtos, consultar, gerenciar vendas e estoque. Para acessar este função, use a opção do menu "Compras", "Produtos" Dados do Produto: Informações basicas sobre o produto, Nome, Codigo, Tipo, preço, etc. Funções: Faz a busca de produtos, com varias opções de filtragem. Indice alfabetico, lista os produtos cujo nome inicia com a letra escolhida, ou todo quando escolhido a

63 Compras 62 opção "...". Lista produtos que estão com estoque baixo, basendo no campo "Estoque Minimo". Inclui um novo produto. Exclui o produto que está posicionado. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no produto que está posicionado. Campos: Nome do Produto: Define o nome do produto, use uma descrição que possa identificar o produto. Código do Produto: Define um codigo para o produto, codigo este que pode facilitar no momento de escolher o produto na tela de pedidos. Tipo de Produto: Define o tipo de comercialização do produto, são estas opções: Proprio (Obtido ou Criado com Recursos Proprios) Representação (Produto de Terçeiros Comissonado) Consiginação (Produto de Terçeiros em Consiginação) Preço de Custo: Informar o preço de custo, quando existir, se for uma representação comissionada, não informe nada neste campo. Margem %: Informar a margem de lucro desejada para o produto, isso apenas para produtos que tenha o campo "Preço de Custo" preenchido, pode-se deixar este campo em branco, neste caso ele é calcula-do automaticamente apos informar o "Preço de Venda". Preço de Venda: Informar o preço final de venda do produto, se a "Margem %" for informada, o sistema calcula automaticamente o "Preço de Venda" ou vice versa. Comissão: Informar a comissão, apenas nos casos de representação comissionada, ou consiginação, ou seja onde não existe um preço de custo, e sim uma margem de comissão sobre o preço de venda. Comissão vendedor: Informar a comissão que é paga ao vendedor, sobre o preço de venda do produto. Caso não informar a comissão por produto, pode-se informa este percentual no cadastro de vendedores (Veja Venda/Vendedores). Estoque: Mostra a quantidade de itens do produto no estoque, isso dependendo do "Tipo de Controle de Estoque" Ultima Compra: Informar a data da ultima compra (entrada) do produto. Estoque Minimo: Define o estoque minimo para o produto, isso dependendo do "Tipo de Controle de Estoque" Volume: Define o volume do produto por unidade, se a unidade utilizada for Kg, informar o peso de cada produto. Esta informação será utilizada para calculo das despesas de entrega ou sejá frete. (veja Tabelas/Formas de Entrega) Unidade: Define a unidade do produto (kg, Caixa, Peça, etc.) Situação: Defina a situação atual do produto para venda, pode ser: Ok Para Venda Venda Suspensa Aguardando Estoque Tipo de Controle de Estoque: Define o tipo de controle de estoque para o produto, pode ser: Não Permite Vendas sem Estoque Permite vendas sem Estoque Permite Vendas até o estoque minino Baixa do Estoque Venda quando?: Nesta opção você define em que momento do pedido de venda você quer que o sistema de baixa no estoque, pode ser:

64 63 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Inclui da Cotação : Vai baixar do estoque no momento que for incluido o produto na cotação de venda. Confirmar Pedido : Vai baixar do estoque somente quando o pedido for confirmado. Baixa do Estoque Compra quando?: Nesta opção você define em que momento do pedido de compra você quer que o sistema de some os itens no estoque, pode ser: Inclui da Cotação : Vai somar no estoque no momento que for incluido o produto na cotação de compra. Confirmar Pedido : Vai somar no estoque somente quando o pedido de compra for confirmado. Grupo: Define a que grupo pertence o produto, utilizado para controle gerencial. Sub-Grupo: Define a que sub-grupo o pertence o produto, utilizado para controle gerencial. Detalhes: Imagem e texto livre para descrição do produto. Características: Caracteristicas personalizaveis para o produto. Os campos que aparecem nesta tela, você pode definir no menu "Tabelas" opção "Caract. Produtos". Venda: Controle de vendas do produto, grafico estatistico e números para analise.

65 Compras 4.4 Relatorios Utilizada para listar as compras com varias opções de filtro. Para acessar este função, use a opção do menu "Compras", "Relatorios" Para este relatorio você terá esta opções: 64

66 65 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro 5 Gerencial 5.1 Relatorios de Vendas Utilizada para listar as vendas com varias opções de filtro. Para acessar este função, use a opção do menu "Vendas", "Relatorios Vendas" Para este relatorio você terá esta opções:

67 Gerencial 5.2 Relatorios de Produtos Utilizada para listar a relação de produtos com varias opções de filtro. Para acessar este função, use a opção do menu "Vendas", "Relatorios Produtos" Para este relatorio você tem estas opções: 66

68 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Relatorios de Vendedores Utilizada para listar a comissões por vendedor, com varias opções de filtro. Para acessar este função, use a opção do menu "Vendas", "Relat. Vendedores" Para este relatorio você tem estas opções:

69 Gerencial 5.4 Grafíco de Venda Para a opção de graficos você pode escolher todas estas formas de Filtro: 68

70 69 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Apos escolher os parametros de filtro, clique em "gera Grafico":

71 Gerencial 70 Funções da Tela do gerador de grafico: 1- , monta a imagem do gráfico e anexa ao a ser enviado. 2- Imprime, gera a impressão do gráfico. 3- Select, Utilizado para desmarcar as demais opções. 4- Gira, permite que você gire o gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e girando até a posição desejada para o gráfico. 5- Move, permite movimentar o gráfico na horizontal e na vertical, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar a posição desejada. 6 - Zoom, permite aumentar ou diminuir o tamanho do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 7- Prof., permite aumentar ou diminuir a profundidade do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 8-3D, define se o gráfico será visualizado em 3D ou em 2D. 9- Edita, permite a edição de todos os parâmetros de geração do gráfico. 10- Copia, permite a copia do gráfico para colar em qualquer outro tipo de programa (Word, Excel, Outlook, etc...). 11- Salva, permite a gravação do gráfico em vários tipos de formatos. 1- Adiciona Anotações, permite incluir anotações dentro do grafíco. 2- Aplica zoom por area, permite aplicar um zoom em uma area selecionada no grafíco, para selecionar clique na posição inicial com o mouse e solte o botão do mouse na posição final. 3- Movimenta o grafico, permite a movimentação horizontal e vertical do grafico. 4- Desenhas Linhas, permite desenhar linhas dentro do grafíco. 5- Mostra Detalhes, mostra janela com detalhes quando o cursor do mouse estiver parado na barra do grafico.

72 71 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro 1-Cores, define se o grafico tera cores ou não. 2-Legenda, define se vai mostrar as legendas ou não. 3-Legenda Interna, define se vai mostrar a legenda interna no grafíco ou não. 4-Temas, permite a escolha de outros padrões de graficos. 1-Permite selecionar os gráficos, quando comparativos, você pode mudar as propriedades de cada um deles. 1-Permite a escolha de varios formatos de graficos. (barras, Pizza, linhas, etc..). 1- A pasta dados mostra planilhado os valores das barras dos graficos. 6 Financeiro 6.1 Contas Incluindo novas contas para controle e alterando contas existentes. Para incluir uma nova conta, acione o Botão "Incluir Conta". Para alterar um conta existente, acione um duplo clique sobre o nome da conta que aparece na lista.

73 Financeiro 72 O sistema abrirá a janela com o cadastro da conta: Detalhamento dos campos: Nome: Informe o nome da conta para facilitar identificação. Limite: Limite da conta. Em caso de conta bancária, informe o limite do cheque especial. Em caso de cartão de crédito, informe o limite (apenas utilizado para contas do tipo "Cartão de Crédito" ou "Bancárias") Taxa Juros: Informe o percentual de juros do cheque especial ou o juros cobrado pelo cartão de credito.(só utilizado para contas do tipo "Cartão de credito" ou "Bancarias") Dia Vencimento: Indique o dia de vencimento da fatura do cartão de crédito ou o dia em que são debitados os juros do cheque especial. (Apenas utilizado para contas do tipo "Cartão de Crédito" ou "Bancárias") Dia Fechamento: Indique o dia do fechamento da fatura do cartão de crédito (apenas utilizado para contas do tipo "Cartão de crédito") Preencha as informações conforme indicado. Tipo de Conta: Indica o tipo da conta. Pode ser "Contas a Pagar" (Utilizada também para contas a receber), "Bancária", "Cartão de Crédito", "Caixa/Espécie" e "Investimento". Mais abaixo, neste capítulo, será exibido um detalhamento de como funciona cada tipo de conta. Saldo Inicial da Conta: Aqui se deve informar o saldo inicial da conta. Apenas informar este valor quando iniciar a utilização do sistema. Este valor não é valido para contas do tipo "Contas a Pagar". Número Conta (Para Importação de Extrato) : Informar o número da conta bancaria, este número é consistido no momento da importação, isso para que não sejá importado um arquivo de uma conta diferente. Para que o sistema habilite a importação de extrato este campo deve estar preenchido. Diretorio Para Importar Extrato : Informe um diretorio para que você copie os arquivos de extrado. Assim sempre que você for fazer a importação o sistema já vai buscar o arquivo neste diretorio. Considera Limite no Saldo? (Para importação de Extrato) : Alguns bancos soma o Limite do cheque especial ao saldo, neste caso deve-se escolher este opção.

74 73 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Soma lançamentos desta conta no Saldo Total (Todas as Contas)? : Esta opção faz com que o saldo da conta não seja considarado na soma de todas as contas.pode ser utilizado para controlar contas do tipo "Investimento". Detalhamento das Funções: Inclui uma nova conta. Exclui a conta que está posicionada, excluindo também todos os lançamentos feitos para esta conta. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada na conta que está posicionada. Cancela a Inclusão ou alteração efetuada na conta que está posicionada. Abre a calculadora do sistema e retorna o valor calculado para o campo próximo a essa função. Como controlar contas a pagar Contas a pagar são utilizadas para lançamentos de contas a pagar e contas a receber, como por exemplo: conta de Luz, água, telefone, prestações, aluguel, condomínio, empregada, etc... Este tipo de conta não é acumulativa, ou seja, ela não tem saldo real, só saldo previsto, que se refere apenas às pendências. Após pagas, elas não mais aparecerão no saldo previsto. Por exemplo: você está vendo na tela um saldo previsto para contas pessoais de reais, e você tem dois lançamentos pendentes, uma conta de aluguel de 800 e uma de condomínio de 200. Se você efetuar o pagamento da conta de aluguel, vai ver que o saldo vai ser de -800, que corresponde a sua dívida atual. Para pagamento, devem sempre ser utilizados recursos de outra conta, ou seja, deve-se indicar em qual conta será debitado o valor pago). Como controlar contas bancárias O campo limite para uma conta bancária corresponde ao valor limite do cheque especial. Na taxa de juros devem ser informados os juros mensais que o banco cobra sobre o uso do cheque especial. No dia do vencimento deve ser informado o dia em que o banco cobra os juros sobre o cheque especial. O tipo de conta deve ser informado "Conta Bancária". O Saldo iniciar só deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver um saldo na conta bancária que você quer controlar. Neste tipo de conta você sempre vai ter os dois saldos: "Saldo Real", que considera a soma de todos os lançamentos conciliados, e "Saldo Previsto", que é a soma do saldo real mais os lançamentos pendentes até a data escolhida. Como controlar contas de Cartão de Crédito O campo limite para uma conta cartão de crédito corresponde ao valor limite do cartão. Na taxa de juros devem ser informados os juros mensais que a instituição cobra sobre o saldo remanescente. No dia do vencimento deve ser informado o dia em que vence a fatura mensal. Esta informação é importante, pois o sistema vai gerar um registro todo mês no dia informado com o saldo de todos os lançamentos feitos durante o mês. Este saldo deve bater com a fatura que você vai receber. Informe o dia de fechamento da fatura. O sistema vai considerar todos os lançamentos com data menor que o dia de fechamento, como lançamentos para a fatura atual, e os lançamentos com vencimento posterior para a próxima fatura. O tipo de conta deve ser informado "Cartão de Crédito". O saldo iniciar só deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver um saldo pendente (Dívida) no cartão que você quer controlar. Neste tipo de conta você sempre terá os dois

75 Financeiro 74 saldos: "Saldo Real", que considera a soma de todos os lançamentos conciliados, e "Saldo Previsto", que é a soma do saldo real mais os lançamentos pendentes até a data escolhida. Siga as seguintes regras: 1- Configurar a conta do cartão, informando o dia de fechamento e de vencimento. 2- A cada compra que você fizer, faça um lançamento com compra para o cartão informando na data de lançamento o dia da compra. A data de vencimento será preenchida pelo sistema automaticamente de acordo com a data de fechamento da fatura. Com isso, você terá um saldo previsto na conta do cartão com todas as compras que você vem fazendo, podendo assim determinar seu limite. Para isso, basta posicionar o calendário no dia de vencimento do cartão. 3- Assim que chegar a fatura do cartão, você deve fazer a conciliação (Opção Conciliação), onde você dá baixa de pagamento em todas as compras pendentes. Com isso, o sistema fará um lançamento com a soma das compras. Nesse momento você deve também incluir lançamento como juros e outros lançamentos que você pode ter esquecido. (Nestes casos você já pode lançá-los como pagos). Se você não quiser usar a opção de conciliação, basta lançar as compras já com situação de pagas. 4- Após feito isso, você terá o lançamento da fatura, que estará pendente de pagamento. Pode-se pagar este usando recursos de outras contas, por exemplo, usar uma conta bancária para pagamento. Pode-se também pagar um valor diferente (mínimo). É só informar o valor a ser pago. Sempre lembrar da data de fechamento do cartão. Esta define em qual fatura entrará o lançamento. (Pela data de lançamento). Se o pagamento for menor, a diferença será lançada para a fatura do mês seguinte. (O sistema cria um lançamento com a diferença). Como controlar contas de dinheiro em mãos (Caixa Espécie) O tipo de conta deve ser informado "Caixa (espécie)". O saldo inicial apenas deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver dinheiro em mãos para controlar. Neste tipo de conta você sempre terá os dois saldos: "Saldo Real", que considera a soma de todos os lançamentos conciliados, e "Saldo Previsto", que é a soma do saldo real mais os lançamentos pendentes até a data escolhida. Como controlar contas de Investimento (Investimentos) O tipo de conta deve ser informado "Investimentos". O saldo inicial apenas deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver um valor investivo, você pode fazer aplicações e resgates, para isso pode também utilizar a função de "Transferencia" para movimentar os valores de contas bancarias para contas de investimento. Você deve também lançar nestas contas os rendimentos e taxas (como IOF,CPMF, etc). 6.2 Lançamentos Incluindo Lançamentos : Mostra como incluir lancamentos em contas pre-cadastradas no sistema. Após abrir o sistema, este inicia automaticamente no menu de contas e posiciona a ultima opção utilizada, que pode ser:

76 75 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Lançamentos Pendentes. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes até a data informada no calendário e a quantidade de dias informada no campo "Dias" na parte superior. O sistema mostra em até que data ele está se baseando para listar os lançamentos pendentes. Pode-se mudar a quantidade de dias para análise ou escolher o dia no calendário para base de pesquisa. Posição do dia. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes até a data informada no calendário, idem a Lançamentos pendentes. A diferença é que nesta opção se tem a visão dos pagamentos efetuados no dia escolhido no calendário e das pendências até o dia escolhido no calendário. Posição da Semana. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes na semana a partir da data informada no calendário. As funções são as mesmas de Lançamentos Pendentes. A diferença é que nesta opção se tem a visão das pagamentos efetuados na semana escolhida no calendário e das pendências da semana escolhida no calendário. Posição do Mês. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes no mês a partir da data informada no calendário. As funções são as mesmas de Lançamentos Pendentes. A diferença é que nesta opção se tem a visão das pagamentos efetuados no mês escolhido no calendário e das pendências do mês escolhido no calendário. Conciliação. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes até a data informada no calendário. As funções são as mesmas de Lançamentos Pendentes. A diferença é que esta opção só deve ser utilizada para contas bancárias e contas de cartão de crédito. Conciliação, na verdade, é a confirmação de pagamento de um lançamento na mesma conta. Por exemplo, quando se emite um cheque pré-datado, este fica pendente até se fazer o pagamento. Enquanto pendente, ele será somado como saldo previsto. Quando se faz a conciliação (Pagamento) deste cheque, este passa a ser somado como saldo real. O mesmo conceito deve ser usado para lançamentos em cartão de crédito. Por exemplo, ao se fazer uma compra, deve-se registrar um lançamento e deixá-lo pendente. É no recebimento da fatura do cartão que se faz a conciliação de todos os lançamentos da fatura. Com isso, o sistema cria um lançamento novo na conta de cartão chamado "Fatura Mensal", e este deve bater com o valor da fatura recebida. Sempre que se fechar o sistema, este grava a ultima opção utilizada. Incluindo lançamentos: Para incluir um novo lançamento, basta acionar o botão incluir lançamentos, ( ). Em seguida, será exibida janela Lançamentos:

77 Financeiro 76 Detalhamento dos campos: Lançamento: Indica o número do lançamento, que é gerado pelo sistema. Este número pode ser utilizado para localizar o lançamento na função "Busca Lançamentos". Conta: Indica a conta onde deve ser efetuado o lançamento. O sistema sempre mostra o saldo ao lado das contas. Tipo de Lançamento: Indica o tipo de lançamento, que varia de acordo com o tipo de conta. O sistema já vem com alguns tipos de lançamentos pré-cadastrados, mas pode-se informar outros ou deletar os existentes. (Veja em Tabelas/ Tipos de Lançamento) Obs.: Pode-se criar novos tipos de lançamentos. Para isso, basta clicar no botão "Inclui" ( ). O sistema abrirá a tela de inclusão de novos tipos de lançamento:

78 77 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Ou se pode incluir, alterar e excluir pela opção de "Tabelas/Tipos de Lançamento" no Menu Principal. Centro de Custo : Indica o centro de custo para o lançamento. Assim é possível separar os diversos tipos de despesas e receitas para identificar através dos relatórios onde há maior ou menor gasto. Exemplos de centros de custo: habitação, alimentação, locomoção, impostos etc. Com isso, é possível saber o quanto se está gastando em cada grupo deste (Veja em Tabelas/ Centros de Custo). Pode-se incluir novos centros de custo clicando no botão "Inclui" ( ). O sistema abre a tela "Inclui novo Centro de Custo". Nela, além do centro de custo, pode-se incluir também todos os SubCentros de Custo. Sub-Centro de Custos: Indica o Sub-Centro de Custos (Opcional), podendo assim separar os centros de custo em mais categorias, as quais poderão ser separadas e analisadas nos relatórios do sistema.(veja em Tabelas/ Centros de Custo).

79 Financeiro Pode-se incluir novos sub-centro de custos clicando no botão "Inclui" ( "Inclui novo Sub-Centro de Custo". 78 ). O sistema abre a tela Descrição do Lançamento: Indica uma descrição para o lançamento para mais tarde se conseguir identificar o mesmo. Este campo é de livre digitação, mas se pode escolher uma descrição da lista, que é criada automaticamente com todas as descrições já informadas ao sistema. Data Lançamento: Indica quando foi efetuado o lançamento. Deve ser utilizado para indicar a data da compra ou data de venda. Em casos de contas do tipo "Cartão de Credito", é utilizado para calcular em que vencimento a compra será faturada. O sistema já traz como default a data que está selecionada no calendário da tela principal. Vencimento: Indica o vencimento do lançamento. O sistema já traz como default a data que está selecionada no calendário da tela principal. Em caso de contas do tipo "Cartão de Credito", o sistema informa a data de vencimento baseada na data de compra e dia de fechamento/ dia de vencimento indicado na conta. Valor: Indica o valor do lançamento. Tipo: Indica se o lançamento é um débito ou crédito. Quando se escolhe o tipo do lançamento, este campo é preenchido automaticamente. Por exemplo, se o tipo de lançamento for "Cheque", ele é preenchido com "Débito". Parcela de: Indica se o lançamento é parcelado (carnê, cheque pré, financiamentos etc.). Deve-se informar qual parcela você está lançando e a quantidade total de parcelas do carnê, por exemplo, se o carnê tem 12 parcelas, apenas se lança a primeira informando parcela 1 de 12. As demais, o sistema lança automaticamente. Situação: Indica a situação do lançamento, se já está pago ou não. O sistema traz como default NÃO, mas se pode mudar no caso de estar lançando algo que já foi pago. Data Pagamento: Indica a data efetiva do pagamento, que só deve ser informada quando a conta estiver paga. Valor Pago: Indica o valor efetivamente pago, que só é informado quando a conta estiver paga, lembrando que tanto a data quanto o valor pago podem ser diferentes do vencimento e valor do lançamento. Número Documento: Indica o número do documento, ex.: número do cheque. Se for um lançamento parcelado, o sistema vai enumerar os demais lançamentos sequencialmente a partir do primeiro (Opcional). Detalhes: Inica detalhes sobre o lançamento (Opcional). É um texto livre.

80 79 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Informações Complementares: ( )Permite se seja informado para o lançamento, quem é o cliente ou fornecedor, qual o banco/agencia/conta/numero do cheque ou numero do boleto que se refere o lançamento. o sistema abre a seguinte janela: O lançamento acima se refere a um: Indica se o lançamento está associado a um cliente ou fornecedor (opcional), Informa o tipo de associação do lançamento: Cliente ou Fornecedor. Este: Indica a associação em si, ou seja, o nome do formecedor ou cliente, que deve estar previamente cadastrado no menu "Agenda:Clientes/Contatos". Caso não estejá castrado, pode-se incluir clicando em Sendo um cheque: Espaço para informar o banco/agencia/conta e número do cheque. Sendo um Boleto: Espaço para informar o banco e número do boleto. Detalhamento das Funções: Inclui um novo lançamento. Exclui o lançamento que está posicionado. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no lançamento que está posicionado. Cancela a Inclusão ou alteração efetuada no lançamento que está posicionado. Abre a calculadora do sistema e retorna o valor calculado para o campo próximo a esta função. Abre as demais funções possíveis para o lançamento. São elas: Esta função abre uma tela para cadastramento de itens para este lançamento, onde por exemplo pode-se lançar todos os itens referentes ao lançamento separando por centro de custo e sub-centro

81 Financeiro 80 de custo. Pode ser utilizando também para cadastramento de listas de compra. Esta é a tela da lista: A lista permite incluir e excluir itens e mostra o total previsto. Gera na agenda de compromissos um lembrete para o pagamento do lançamento. Esta função abre a janela:

82 81 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Nesta tela pode-se definir o horário em que o sistema fará o lembrete e descrever alguns detalhes. Mostra demais parcelas para o lançamento. Abre a seguinte janela:

83 Financeiro 82 Nela pode -se ver todas as parcelas geradas pelo lançamento, podendo atualizar o valor e o vencimento, baseados no valor e vencimento do lançamento atual. Esta função duplica o lançamento que está posicionado, criando um novo. Isso para facilitar o cadastramento quando houver lançamentos muito parecidos. Após duplicado, ele mostra a mensagem acima e posiciona no novo lançamento. Imprime formulários como Emite Cheque, Lista de compra, Recibo e Boleto. Estes formulários podem ser criados e alterados na opção "Tabelas/ gerador de relatório". O formulário de recibo e Cheque, antes de imprimir vai abrir a seguinte janela:

84 83 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Pode-se modificar os dados e confirmar. Em seguida, dá-se a visualização do formulário: (Recibo) Cheque:

85 Financeiro 84 Em seguida, basta clicar no botão com o desenho de uma impressora. Para a impressão do cheque, destaque a folha do talão e regule a impressora para encaixa-la, coloque a folha de cabeça para baixo. Antes de imprimir na folha de cheque faça testes em papel branco para regular a posição, se necessario ajuste as margens na opção do menu "Tabelas/ gerador de relatório". Para Impresão de boleto, veja o captulo "Tabelas/Gerador de relatório" para saber como configuras o boleto bancario. Esta função é idêntica a "Imprime". Só que ela envia o formulário por . Ela utiliza o que está cadastrado no Cliente. Caso não tenha o cadastro, pode-se informar o e- antes de enviá-lo. (Veja Configuração/ Configuração de Conta de ). 6.3 Consultando / Alterando Alterando Lançamentos. : Mostra como alterar lançamentos em contas pré-cadastradas no sistema. Para alterar o lançamento, basta na tela principal acionar um duplo clique do mouse sobre o

86 85 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro lançamento escolhido. Para localizar um lançamento, pode-se utilizar a opção de pesquisa (Veja Busta de Lançamentos). Em seguida, o sistema abre a tela de lançamentos, permitindo que sejam feitas as mudanças necessárias. Depois acione a função desejada. (Veja em Lançamentos). 6.4 Pagamento Pagamento de Lançamentos Para efetuar o pagamento de um lançamento, escolha primeiro aquele a ser pago. clique no campo "Clique Para:", ( ). O sistema abrirá a tela de pagamentos:

87 Financeiro 86 Informe a conta utilizada para pagamento. Esta opção apenas deve ser usada ao se utilizar recursos de uma conta para pagar lançamentos de uma outra conta. No exemplo, estou pagando uma conta pessoal "Condomínio" e vou usar uma das contas bancárias para efetuar o pagamento. Se, por exemplo, a conta fosse um cheque pré-datado, não se deve informar a conta. Deve-se deixá-la em branco para que o sistema dê baixa na própria conta. É o que chamamos de conciliação. Se você informar uma conta para utilizar seu recursos, informe também o tipo de lançamento. Informe a data de pagamento. O sistema trará a data do dia para facilitar, mas você pode alterar. Informe o valor pago. O sistema traz o valor do lançamento, mas pode ser alterado nos casos em que você não irá pagar o total da conta, por exemplo, quando você decide pagar apenas o mínimo da fatura de cartão de crédito. Informe o número do documento. Caso você esteja utilizando recursos de outra conta para pagamento, por exemplo o número do cheque. Se o pagamento for utilizar recursos de outra conta, o sistema pode fazer o lançamento já conciliado. Basta deixar selecionada a opção "Lançamento já conciliado". Por exemplo, ao se pagar um lançamento usando uma conta bancária, o lançamento desta conta já entrará como pago. Opção para incluir um novo lançamento, quando o valor do pagamento estiver diferente do valor previsto. No momento da baixa do pagamento, caso o sistema encontre uma diferença entre o valor pago e o valor previsto, mostra a mensagem:

88 87 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Confirmando Sim, o sistema cria um novo lançamento com a diferença. este lançamento pode ser associado a um outro centro de custo. Por exemplo se você esta efetuando o pagamento atrasado, o valor pago pode ser maior pois você não contava com o Juros, informando o valor pago maior, a diferença você pode lançar no centro de custo correspondente ao juros. Funções: Efetiva o pagamento, mudando a situação do lançamento para "Pago". Cancela um pagamento, caso você desista de pagar o lançamento, ou se você entrar um lançamento já pago pelo link "Pago". Você pode usar esta função para cancelar o pagamento. Volta para a lista sem efeturar o pagamento. 6.5 Pagamento Multiplo Pagamento Multiplos de Lançamentos

89 Financeiro 88 Para efetuar o pagamento multiplo de lançamentos, selecione a opção "Pagamento Multiplo", como isso fica ativo a forma de pagamento unico, após isso o sistema vai mostra o botão "Pagar Itens". Depois escolha os lançamentos a serem pagos clicando na coluna "Pagar" do lançamento correspondente, você pode escolher quantos lançamentos for necessario. Estes ficaram marcados: Se desistir de algum lançamento basta clicar novamente em "Pagar", para que o sistema desmarque o lançamento. Apos escolher os lançamentos, clique em "Pagar Itens".

90 89 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro O sistema vai abrir a tela de pagamento, somando todos os lançamentos. Em seguida escolha a conta que sera utilizada para pagamento, o tipo de lançamento, a data e o numero de documento (opcional). e confirme o pagamento. No exemplo foi pago 3 contas com o mesmo cheque. 6.6 Conciliação Conciliação. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes até a data informada no calendário + 10 dias. As funções são as mesmas de Lançamentos Pendentes. A diferença é que esta opção só deve ser utilizada para contas bancárias e contas de cartão de crédito. Conciliação, na verdade, é a confirmação de pagamento de um lançamento na mesma conta. Por exemplo, quando se emite um cheque pré-datado, este fica pendente até se fazer o pagamento. Enquanto pendente, ele será somado como saldo previsto. Quando se faz a conciliação (Pagamento) deste cheque, este passa a ser somado como saldo real. O mesmo conceito deve ser usado para lançamentos em cartão de crédito. Por exemplo, ao se fazer uma compra, deve-se registrar um lançamento e deixá-lo pendente. É no recebimento da fatura do cartão que se faz a conciliação de todos os lançamentos da fatura. Com isso, o sistema cria um lançamento novo na conta de cartão chamado "Fatura Mensal", e este deve bater com o valor da fatura recebida. O primeiro passo é escolher a conta a ser conciliada, após informar a conta o sistema já lista abaixo todos os lançamentos pendentes, e o saldo desta conta:

91 Financeiro 90 Há duas formas de ser fazer a conciliação: Conciliação manual 1-clique no campo "Clique Para:", ( ). 2-na tela de pagamento apenas clicar em "Confirma Pagamento" Para se efetuar a conciliação, não deve ser informado nada no campo "Conta utilizada para pagamento", pois a conciliação é a confirmação que eu o lançamento na propria conta. Conciliação automatica (Importação de arquivos gerados pelos bancos, formato.ofx e.ofc) Em caso de contas bancarias, deve-se configurar na tela de conta os campos:

92 91 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Número Conta (Para Importação de Extrato) : Informar o número da conta bancaria, este número é consistido no momento da importação, isso para que não sejá importado um arquivo de uma conta diferente. Para que o sistema habilite a importação de extrato este campo deve estar preenchido. Diretorio Para Importar Extrato : Informe um diretorio para que você copie os arquivos de extrado. Assim sempre que você for fazer a importação o sistema já vai buscar o arquivo neste diretorio. Considera Limite no Saldo? (Para importação de Extrato) : Alguns bancos soma o Limite do cheque especial ao saldo, neste caso deve-se escolher este opção. Configurado estes campos no cadastro da conta, sempre que escolher a conta para conciliação, o sistema habilita o botão "Importa Extrato". Clicando nele o sistema abre a tela de importação:

93 Financeiro 92 O primeiro passo é clicar no botão "Abrir Arquivo com Extrato": Depois escolha o arquivo de extrato a ser importado: Após a escolha do arquivo, o sistema já faz uma conciliação, mostrando uma lista com todos os item do extrado, e já faz uma associação com os lançamentos feitos no sistema. Os items do extrato que não são encontrados serão incluidos após a confirmação. Neste processo o sistema também vai confirir o saldo da conta, se existir alguma divergencia, vai aparecer a mensagem: Abaixo veja a tela para conciliar os itens do extrato com os lançamentos do sistema:

94 93 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Na coluna "Lançamento Conciliado" o sistema procura os lançamentos e associa aos itens do extrato, caso não sejam encontrados pode-se informa-lo manualmente: Caso o lançamento realmente não estiver lançado no sistema, pode informa "Não encontrado", desta forma esta opção vai incluir o lançamento. Pode-se também não considerar um item, isso quando o mesmo já foi conciliado manualmente, para isso informa "Não Considerar". Após definir o lançamento, pode-se também alterar a "Descrição do Lançamento": Deve-se também confirmar o "Tipo de Lançamento":

95 Financeiro 94 As informarções "Centro de Custo" e "Sub-Centro de Custo" também podem ser informadas neste momento. Após confirmar todos os items, se tudo estiver OK, deve-se clicar em "Confirma Conciliação" Esta opção vai efetivar todos os items e ajustar o saldo da conta, se necessario. 6.7 Orçamento Previsto Orçamento Previsto. Esta opção permite que você informe uma previsão de gastos por centro de custos (Receitas e Despesas). Após informar as previsões o sistema mostra as diferenças entre previsto e realizado (Realizado é a soma dos lançamentos feitos por centro de custo). Também permite geração de gráficos e relatórios. Opção do Menu: Orçamento Previsto Padrão:

96 95 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro A primeira etapa "Orçamento Previsto Padrão" você pode informar os valores previstos por centros de custo e Sub-Centro de custo. Nesta tela basta preencher as colunas "Valor Despesa" e "Valor Receita". (Usar o Valor Receita apenas quando o centro de custo for de "Créditos"). Informando o valor no Sub-Centro de Custo o sistema ja acumula o valor no Centro de Custo. Todos os valores informando são somados nas linhas de "Total Despesas/Receitas" e serão calculados no "Saldo Final". Todos os valores informados em "Orçamento Previsto Padrão" serão utilizados em todos os meses como sendo um valor default. Mas é possível definir um orçamento diferente para cada mês, veja a seguir em "Orçamento Por Mês". Nesta tela ainda você pode definir no campo "Avisar na inclusão de lançamentos quando o orçamento atingir x %" onde fará com que o sistema avise quando a soma dos lançamentos para o centros de custo ou sub-centros de custo estiver atingindo o percentual informado. Orçamento por Mês

97 Financeiro 96 Nesta etapa "Orçamento Previsto do Mês" você pode informar os valores previstos por centros de custo e Sub-Centro de custo para o mês definido no campo "Mês/Ano". Nesta tela também é possível visualizar as colunas "à confirmar" e "Realizado", sendo "à confirmar" a soma de todos os pagamentos pendentes para o centros de custo ou sub-centro de custo, no período do mês informado, e "Realizado" a soma dos lançamentos pagos. Entrando nesta tela o sistema informa a coluna "Previsto" com os valores informados no tela de "Orçamentos Previsto Padrão", sendo que você pode alterar esta coluna informado os valores previstos para o mês em específico. Todos os valores informando são somados nas linhas de "Total Previsto/A Confirmar/Realizado" e serão calculados na "Diferença entre Previsto e À Confirmar/Realizado". O sistema define core para as situações: Você pode Listar "Receitas" ou "Despesas" clicando em: Você pode listar apenas as centros de custos/sub-centros de custo que tenha valores, clicando em:

98 97 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Para encolher outro mês para analise basta informar no campo : O sistema conta ainda com as funções: Gera previsão baseado na no Orçamento Previsto Padrão: Esta opção altera os valores previstos conforme os valores do orçamento previsto padrão. Gera previsão baseado na previsão do mês anterior: Esta opção copia os valores previstos do mês anterior, desde que tenha-se informados os valores previstos no mês anterior. Gera previsão baseado nos lançamentos do mês anterior : Esta opção gera a previsão para todos os centros de custos/sub-centros de custos, baseando nos lançamentos pagos no mês anterior, utilizando esta opção, os valores previstos informados vão ser substituídos. Gráficos: Na tela de gráficos é possível visualizar informando o mês/ano, gráficos como "Despesas Previstas x Realizadas", "Receitas Previstas x Realizadas" e "Receitas x Despesas". Também é possível informar um Centro de Custo especifica para analise ou Todos. Para imprimir o gráfico gerado basta clicar no botão "Imprime". Exemplo do Gráfico de Despesas Previstas x Realizadas. Exemplo do Gráfico "Despesas x Receitas"

99 Financeiro 98 Relatórios: Nas opções de relatorios você pode informar o mês/ano para analise, um centro de custo ou Todos, Despesa ou Receitas e tem opção para listas apenas o centros de custos/sub-centros de custo que tenham valor. Opções de relatórios: "Previsto x Realizado Mês Informado + 5 Meses Anteriores". Mostra o valor previsto e realizado do mês informado, por centro de custo e detalhando os sub-centros de custo, mostrando o percentual entre previsto e realizado, e indicando com imagens quando existiu aumento ou queda. Mostra também os 5 meses anteriores ao mês informado.

100 99 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro "Previsto x Realizado Mês Informado + 5 Próximos Meses". Mostra o valor previsto e realizado do mês informado, por centro de custo e detalhando os sub-centros de custo, mostrando o percentual entre previsto e realizado, e indicando com imagens quando existiu aumento ou queda. Mostra também os 5 próximos meses ao mês informado. "Estatística de Realizado Mês Informado + 11 meses Anteriores". O sistema gera o relatório totalizando por centro de custo e detalhando por sub-centros de custo, mostrando o percentual correspondente de cada centro de custo/sub-centro de custo em relação ao total. Mostrando também os 11 meses anteriores ao mês informado. "Estatística de Realizado Mês Informado + 11 Próximos meses ". O sistema gera o relatório totalizando por centro de custo e detalhando por sub-centros de custo, mostrando o percentual correspondente de cada centro de custo/sub-centro de custo em relação ao total. Mostrando também os 11 próximos meses ao mês informado. "Orçamento Previsto do Mês x Realizado no Mês ". O sistema gera o relatório mostrando os valores previstos do Mês, a confirmar e realizado por centro de custo e detalhando por sub-centro de custo, mostrando os percentuais entre Previsto x realizado e Previsto x À confirmar + Realizado.

101 Financeiro 100 "Orçamento Previsto Padrão x Realizado no Mês ".O sistema gera o relatório mostrando os valores previstos Padrão, a confirmar e realizado por centro de custo e detalhando por sub-centro de custo, mostrando os percentuais entre Previsto x realizado e Previsto x À confirmar + Realizado. 6.8 Busca de Lançamentos Faz uma perquisa nos lançamentos, utilizando-se de várias opções de filtro. Para fazer uma pesquisa, crique no botão "Pesquisa" Janela de pesquisa:

102 101 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Você pode escolher uma ou mais formas de busca, lembrando-se que aquelas em que você não informar nada, não serão consideradas. Por exemplo, você pode informar uma descricao tipo "Escola" e informar um período "01/01/2005" até "01/02/2005". Após acionar o botão "Executa pesquisa", o sistema trará todos os lançamentos com a descrição informada dentro do período escolhido. 6.9 Outras Funções Outras funções da tela principal do sistema. Calendário.

103 Financeiro 102 O calendário sempre posiciona a lista de lançamentos na data informada, sempre respeitando as opções escolhidas no menu. (Lançamentos Pendentes, Posição do Dias, Posição da semana, etc...). Quando modificado, a lista mudará de acordo com a data escolhida, e na parte superior você poderá ver a descrição da data escolhida: ou (para posição da semana) ou para posição do mês) Mostra lançamentos do Mês. Esta opção filtra apenas os lançamentos do mês informado no calendário. Esta opção não soma os saldos de meses anteriores, sendo assim os saldos das conta somente visualizam a soma dos lançamentos do mês. Situação e Tipo Estas opções fazem com que o sistema mostre na lista os lançamentos "Não Pagos" e "Pagos" se escolhida. e os lançamentos de "Crédito" e Debito" se escolhida. Mostra só Conta Esta opção faz com que o sistema somente mostre os lançamentos e saldos da conta informada. Ordem das Contas/ Filtro de Contas Nesta opção, você pode escolher a ordem para visualizar as contas por nome ou tipo, e também pode filtar as contas por tipo, pode por exemplo listar apenas as contas bancarias. Saldos das Contas

104 103 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Nesta lista, você visualiza o saldo real das consta, o saldo previsto (Real + todas as pendências até a data selecionada), limite (Limite do especial ou limite do cartão) e limite disponível (saldo previsto Limite). No caso de cartões de crédito, o valor disponível considera as compras parceladas. Calculadora Exibe a calculadora do sistema. Ajuste da lista de lançamentos: É possivel ajustar o tamanho dos campos da listagem de lançamento, Para ajustar o tamanho, clique entre os titulos dos campos, mantendo o botão do mouse clicado, arraste atá o ajuste necessario. Para mudar a posição Clique sobre o titulo do campo, mantendo o botão do mouse clicado, arraste até a posição desejada: Você pode também excluir e incluir campos na lista, para isso clique no botão que fica no inicio do cabeçalho da lista ( ) Ele abre a seguinte janela:

105 Financeiro 104 A lista "Campos Disponiveis", mostra os campos que não estão sendo listados, e a lista "Campos escolhidos para Listar" mostra os campo que estão configurados para aparecer na listagem. Basta clicar sobre a descrição do campo para passar de uma lista para a outra. Depois clicar em "Fechar" para que o sistema assuma a nova configuração. Quando fechar o sistema, toda a configuração é gravada, assim quando entrar novamente os campos já estaram formatados. Visualizar todos os campos do lançamento na lista de lançamentos. Ha um novo campo na lista de lançamentos, que mostra outros campos do lançamento que não estão na lista horizontal, ou seja os campos que não aparcem na lista serão mostrados quando clicar em no sinal "+" do campo Outros: " Desta Forma: "

106 105 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Opção na lista de lançamentos para mostrar as demais parcelas do lançamento. No novo campo da lista, "Demais", você pode ver as demais parcelas do lançamentos, basta clicar no sinal "+". Na lista das parcelas você pode entrar em cada parcela para editar (Duplo Clique sobre a parcela) ou até mesmo efetuar o pagamento ou cancelar o pagamento (clicando em ) Se o lançamento for por periodo (Mensal,Semestral, anual, etc), você verá os proximos lançamentos. Analise de contas Esta função faz uma analise mostrando detalhes de valores previstos para a contas. Para aciona-la, escolha a conta (ou todas na linha "total") e clique o link "Analise".

107 Financeiro 106 O sistema vai mostrar a seguinte tela: Mostrando os saldos detalhados (Debitos e Creditos), os dois graficos mostrando os valores previstos por dia e o Saldo previsto por dia. Impressão da Tela de Saldos

108 107 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Esta função monta um formulario para impressão, com a possição da tela principal, listando todos os lançamentos e as contas que estão sendo visualizadas. Para aciona-la, Clique no botão: Fica ao lado do botão "Pesquisa". O sistema gera um relatorio neste formato: 6.10 Gráficos Para se visualizar um gráfico, você conta com algumas opções como a conta para análise. Para a opção de graficos você pode escolher todas estas formas de Filtro:

109 Financeiro Apos escolher os parametros de filtro, clique em "gera Grafico": 108

110 109 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Funções da Tela do gerador de grafico: 1- , monta a imagem do gráfico e anexa ao a ser enviado. 2- Imprime, gera a impressão do gráfico. 3- Select, Utilizado para desmarcar as demais opções. 4- Gira, permite que você gire o gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e girando até a posição desejada para o gráfico. 5- Move, permite movimentar o gráfico na horizontal e na vertical, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar a posição desejada. 6 - Zoom, permite aumentar ou diminuir o tamanho do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 7- Prof., permite aumentar ou diminuir a profundidade do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 8-3D, define se o gráfico será visualizado em 3D ou em 2D. 9- Edita, permite a edição de todos os parâmetros de geração do gráfico. 10- Copia, permite a copia do gráfico para colar em qualquer outro tipo de programa (Word, Excel, Outlook, etc...). 11- Salva, permite a gravação do gráfico em vários tipos de formatos. 1- Adiciona Anotações, permite incluir anotações dentro do grafíco. 2- Aplica zoom por area, permite aplicar um zoom em uma area selecionada no grafíco, para selecionar clique na posição inicial com o mouse e solte o botão do mouse na posição final. 3- Movimenta o grafico, permite a movimentação horizontal e vertical do grafico. 4- Desenhas Linhas, permite desenhar linhas dentro do grafíco. 5- Mostra Detalhes, mostra janela com detalhes quando o cursor do mouse estiver parado na barra do grafico.

111 Financeiro Cores, define se o grafico tera cores ou não. 2-Legenda, define se vai mostrar as legendas ou não. 3-Legenda Interna, define se vai mostrar a legenda interna no grafíco ou não. 4-Temas, permite a escolha de outros padrões de graficos. 1-Permite selecionar os gráficos, quando comparativos, você pode mudar as propriedades de cada um deles. 1-Permite a escolha de varios formatos de graficos. (barras, Pizza, linhas, etc..). 1- A pasta dados mostra planilhado os valores das barras dos graficos.

112 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Relatórios Para impressão de relatórios você conta com estas opções: Opções de Filtro: Escolha de conta (Se não for informada, o sistema entende todas). Escolha do centro de custo (Se não for informado, o sistema entende todos). Escolha do período (Se não informar, o sistema traz tudo). Escolha o tipo de período (Por vencimento ou data de pagamento). Escolha das situações dos lançamentos (não pago/pago ou crédito/débito). Escolha o formato do relatório (Vertical/Normal ou Horizontal/Paisagem). (Só utilizado nos tipos de relatório "Relação...") Você pode opcionalmente escolher uma associação (Cliente ou Fornecedor) e escolher o Cliente/Fornecedor associado. Assim, o relatório será gerado apenas" com os lançamentos desta associação. A opção "Mostra Detalhes" faz com que sejam listados no relatório os textos de detalhes informados nos lançamentos. (Só utilizado nos tipos de relatorio "Relação...")

113 Financeiro 112 A opção "Mostra Complementos" faz com que sejam listados no relatório os dados complementares do pagamento ou recebimento, ou seja no Banco/Agencia/Conta/Numero do Cheque/Numero do Boleto. Tipo de relatórios: "Relação de lançamentos por Conta". O sistema gera o relatório totalizando por contas, sem considerar saldo anterior, conforme abaixo: "Relação de lançamentos por Conta Considerando Saldo Anterior", o sistema gera o relatório totalizando por contas, mostrando o saldo anterior, e acumulando o mesmo no total, conforme abaixo:

114 113 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro "Relação de lançamentos por Centro de Custo", o sistema gera o relatório totalizando por centro de custo, conforme abaixo: "Relação de lançamentos por Cliente/Fornecedor" Relatorios que separa e totaliza os lançamentos feito associados a clientes ou fornecedores:

115 Financeiro 114 "Fluxo de Caixa (Dia a Dia)". O sistema gera o relatório com os valores de débito e crédito dia a dia, conforme abaixo:

116 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Funções de Impressão / Exportação Detalhes sobre as funções existentes na tela de visualização de Relatórios: Quando você utilizar a opção para visualizar os relatórios, estará disponível uma barra superior com as opções: Existem três opções para visualizar o relatório (Mini, Zoom e Tamanho Tela): Você pode navegar nas páginas pelos seguintes botões: Você pode escolher uma impressora e configurá-la através desta opção: Clicando-se sobre a impressora, o sistema efetua a impressão do relatório: Clicando-se sobre o disquete, o sistema salva o relatório, podendo-se escolher vários formatos: Informe o nome do arquivo: Escolha o tipo de arquivo: Você pode utilizar esta opção para exportar os dados para outros sistemas, como o Excel, Word, Adobe etc Transferência entre Contas Utilizado para transferir valores de uma conta para outra. Clique no botão "Transfere" Esta opção deve ser utilizada para transferir valores de uma conta para outra.

117 Financeiro 116 Você define a conta Origem e a conta Destino. Informa também o tipo de lançamento que será informado na conta Origem e o tipo que será informado na conta Destino. Informará a Data de Operação, o Valor da Transferencia e o Número do Documento (Opcional). Se você quiser que os lançamentos já sejam incluídos na situação Paga, informe "Lançamento já conciliado". Após acionar o botão "Confirma Transferência", o sistema vai gerar dois lançamentos, conforme abaixo: Um dos lançamentos é de débito, outro de crédito Calculo de Juros Utilizado para calcular o valor de juros previsto para as contas bancarias que estão utilizando o limite de especial, também mostra o juros a ser pago em faturas de cartão de credito. Clique no botão "Juros" Apos isso o sistema abre uma janela com os juros previstos:

118 117 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro O sistema gera automaticamente os lançamentos para estes valores, no mes subsequente e no dia informado no cadastro da conta, (dia de vencimento). O sistema calcula o juros do mes que esta posicionado no calendario, e gera os lançamentos para o mes seguinte Ajuste de Saldo Utilizado para alterar o saldo real de uma conta. Clique no botão "Ajusta Saldo" Esta opção corrige o saldo real de uma conta. Para isso, basta escolher a conta, informar um tipo de lançamento para a diferença e informar o novo saldo real da conta. Após acionar o botão "Confirma Ajuste de Saldo", o sistema incluirá um lançamento na conta com a diferença, conforme abaixo: Com isso, a conta ficará com o saldo real conforme informado. 7 Tabelas 7.1 Tipos de Lançamento Definição dos tipos de lançamentos para todos os tipos de conta. Opção do Menu: Nesta tela de cadastro, você tem uma busca por iniciais: Onde selecionanda a letra, ele mostra os tipos de lançamento com as mesmas iniciais, ou clicando em "..." é listado todos os tipos de lançamentos na lista da esquerda:

119 Tabelas 118 Clicando nos itens da lista você pode editá-lo nos campos à direita: Defina a descrição do tipo de lançamento: Defina se o tipo de lançamento será de crédito, débito ou livre escolha (Você define no momento do lançamento). Defina também a periodicidade, ou seja, se o tipo de lançamento for periódico, o sistema acatará ao período informado e criará os próximos lançamentos conforme definido. Por exemplo, se o tipo for bimestral, quando você fizer um lançamento, o sistema já pode gerar o próximo com um vencimento para dois meses.

120 119 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Para confirmar, deletar ou incluir um novo tipo de lançamento, use os botões: Na parte superior da definição dos campos, estão os tipos de contas, nas quais os tipos de lançamento serão associados: Basta clicar sobre um deles para listar e alterar os tipos de lançamentos para o tipo de conta informado. Você conta também com uma estatística que analisa o tipo de lançamento posicionado, num período escolhido, mostrando quantos lançamentos existem para este tipo de lançamento, qual o valor pendente e qual o valor já quitado. Mostra também um grafico com os últimos 12 meses de valores quitados para este tipo de lançamento. 7.2 Centros de Custo Definição para os Centros de Custo e Sub-Centros de Custo. Opção do Menu: Nesta tela de cadastro você tem uma busca por iniciais: Onde selecionando a letra ele mostra os centros de custo com as mesmas iniciais, ou clicando em "..." é listado todos os centros de custo na lista à esquerda:

121 Tabelas 120 Clicando nos itens da lista você pode editá-lo nos campos à direita: Define-se uma descrição para identificar o Centro de Custo: Define-se também todos o sub-centros de custos para o mesmo. Para isso conta-se com as opções "Incluir Item", "Excluir Item" e "Gravar Item".

122 121 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro O Sub-Centro de custo é definido pela descrição informada. Também pode-se definir se o sub-centro de custo é o mais utilizado. Isso para facilitar no momento do lançamentos onde o sistema já vai trazer este sub-centro de custo mais utilizado, como default no lançamento. Para confirmar, deletar ou incluir um novo tipo de lançamento, use os botões: Você pode também definir um orçamento por centro de custo / sub-centro de custo, clicando no botão: Você conta também com uma estatística que analisa o centro de custo posicionado, num período escolhido, mostrando quantos lançamentos existem para este centro de custo, qual o valor pendente e qual o valor já quitado. Mostra também um gráfico com os últimos 12 meses de valores quitados para este centro de custo.

123 Tabelas Tipos de Características Define tipo de características para o cadastro de Clientes/Contatos. Opção do Menu: Nesta tela você cadastrará as características que deseja informar para os contatos. Esta é uma tela de configuração onde você informa a descrição da pergunta e o tipo de resposta.

124 123 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Você define a descrição da pergunta,... e o tipo de resposta, que pode ser: Se o tipo de resposta for "Campo de Escolha", você deve informar quais as opções de escolha.

125 Tabelas Características de produtos Define tipo de caracteristicas para o cadastro de produtos. Opção do Menu: Nesta tela você vai cadastrar as características que você que informar para os produtos. Esta é uma tela de configuração onde você informa a descrição da pergunta e o tipo de resposta. Cadastrando uma caracteristica, esta será solicitada no momento da inclusão de produtos nos pedidos. Você define a descrição da pergunta. e o tipo de resposta, que pode ser: Se o tipo de resposta for "Campo de Escolha", você deve informar quais as opção de escolha.

126 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Formas de Pagamento Utilizada para definir as formas de pagamento Para acessar este função, use a opção do menu "Tabelas", "Formas de Pagto" Dados da Forma de Pagamento: Define o nome, número de parcelas, juros e informações para integração com o sistema financeiro.

127 Tabelas 126 Vendas: Controle de vendas da forma de pagamento, grafico estatistico e números para analise.

128 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Formas de Entrega Utilizada para definir as formas de entrega Para acessar este função, use a opção do menu "Tabelas", "Formas de Entrega" Dados da forma de entrega: Define o nome, custo por unidade, imagem e detalhes da forma de entrega, qual a unidade de calculo, e o tipo de entrega.

129 Tabelas 128 A forma de calculo do custo por ser, valor por unidade, (exemplo R$10,00 por Kg) ou Percentual sobre o valor bruto do pedido, (exemplo 10% sobre o pedido). Custos por região: Define o custo de entrega por região, podendo criar um custo por faixa de unidades, por exemplo até 1 Kg o custo é 12,00, até 2 Kg o custo é 15,00.

130 129 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Vendas: Controle de vendas da forma de pagamento, grafico estatistico e números para analise.

131 Tabelas 7.7 Unidades Utilizada para definir as Unidades utilizadas nos produtos e serviços Para acessar este função, use a opção do menu "Tabelas", "Unidades" Unidade: Define o nome das unidades utilizadas nos produtos e serviços. 130

132 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Personaliza Formularios Utilizada para definir as Personalizações para os formularios do sistema Para acessar este função, use a opção do menu "Tabelas", "Personaliza Formu.." Personalização de Formularios: Nesta tela você define os dados da empresa que serão impressos no cabeçalho dos formularios, define também como você que chamar os formularios de cotação e pedido, e também como será a assinatura dos formularios.

133 Tabelas 132 Você pode por exemplo mudar o nome de "Cotação de Venda" para 'Orçamento de Venda". Pode incluir uma imagem "Logomarca" para que o sistema imprima esta nos formularios. (deve-se responder a pergunta "Imprime Logomarca nos formularios?") Nesta tela você vai encontrar também as opções de permissão para acesso a campos do pedido, por exemplo se você não quer permitir a alteração do preço do produto no momento do pedido (Pedido ou Pedido Rápido), basta informar "Não". E assim para os demais itens, com isso você pode personalizar a entrada de dados no sistema.

134 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Formularios do Sistema Permite a criação e alteração de formulários e relatórios gerados pelo sistema. Opção do Menu: O sistema já vem com alguns formularios pre-cadastrados. Os formularios utiliza-se da base de dados para extrair informação, isso é feito atravez de comandos SQL.

135 Tabelas Pode criar até 10 comando SQL, em até 3 niveis. 134

136 135 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Boleto: Esta tela aparece quando o campo "Tipo de Origem de dados" for igual a "Boleto". Nesta tela você pode informar os dados bancarios para geração de boletos. Os boletos são gerados na tela de pedidos(vendas) ou lançamentos (CONTAS), referente as parcelas ou lançamentos.

137 Tabelas Funções: Edita o formulario, pemitindo mudanças de lay-out. Mostra como vai ficar a visualização do Formulario. Tela de Edição de formularios 136

138 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Configuração de Nota Fiscal Permite a configuração dos dados para geração de notas fiscais. Opção do Menu: Na primeira parte "Padrão de Impostos" você define:

139 Tabelas 138 Gera Nota Fiscal para Pedidos Confirmados: Esta opção indica se o sistema vai ou não gerar notas fiscais, caso informado no momento da confirmação do pedido será solicitado as informações para emissão da Nota Fiscal. Alíquota Base para ICMS: Informe o percentual de alíquota mais comum nos produtos que são comercializados. Alíquota Base para IPI: Informe o percentual de alíquota mais comum nos produtos que são comercializados. Incide ICMS sobre o IPI? informe se for comum em seus produtos a incidencia de ICMS sobre o valor do IPI. Classe Fiscal da Operação (Default): Informe a Classe Fiscal da Operação mais comum. Classificação Fiscal dos Produtos (Default): Informe a Classificação Fiscal mais comum de seus produtos. Situação Tributaria dos produtos (Default): Informe a Situação Tributaria mais comum de seus produtos. Alíquota Base para ISS: Informe a alíquota base de calculo de ISS, para notas fiscais de serviços. Quantidade de Produtos por Nota Fiscal: Importante, informe quantos produtos serão impressos em cada nota fiscal, esta informação é utilizada para configuração do lay-out de impressão da nota. Apos modificar os dados é so clicar em Gravar: Na segunda parte "Class.Fiscais Oper." você define:

140 139 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Inclui, Exclui e Grava as Classes Fiscais da Operação, onde é informado uma descrição, a qual será impressa na Nota Fiscal, e também se define qual a Classe mais utilizado, para que o sistema já traga como default na geração da nota fiscal. Na Terceira parte "Class.Fiscais Produtos" você define: Inclui, Exclui e Grava as Classificações Fiscais de seus prosutos, onde é informado uma descrição, a qual será impressa na Nota Fiscal, e também se define qual a Classificação mais utilizado, para que o sistema já traga como default na geração da nota fiscal. Na Quarta parte "Naturezas de Operação." você define:

141 Tabelas 140 Inclui, Exclui e Grava as Naturezas de Operações do seu ramo de negocio, onde é informado uma descrição, a qual será impressa na Nota Fiscal, e também se define qual a Natureza mais utilizado, para que o sistema já traga como default na geração da nota fiscal. Na Quinta parte "Tipo de Nota" você define: Inclui, Exclui e Grava os Tipos de Notas Fiscais que podes sem gerados pelo sistema, onde é informado uma descrição, a qual será impressa na Nota Fiscal, e também se define qual o Tipo mais utilizado, para que o sistema já traga como default na geração da nota fiscal. Na Quinta parte "Situação Tributaria" você define:

142 141 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Inclui, Exclui e Grava as Situações Triburarias possivel nos produtos comercializados, onde é informado uma descrição, a qual será impressa na Nota Fiscal, e também se define qual a Situação mais utilizada, para que o sistema já traga como default na geração da nota fiscal Bancos Utilizada para definir as os Bancos utilizadas pelo sistema Para acessar este função, use a opção do menu "Tabelas", "bancos" Unidade: Define o Codigo e nome dos Bancos.

143 Tabelas 8 Agenda 8.1 Agenda de Compromissos 142 Você tem três formas de visualizar a sua agenda de compromissos: Dia a Dia, Semana ou Mês. Dia a Dia: Nesta opção você pode visualizar seus compromissos do dia, na hora em que ocorrerão. Para incluir um compromisso, basta acionar um duplo clique na linha correspondente à hora em que você deseja lançar o compromisso. Para ver os detalhes do compromisso, basta acionar um duplo clique sobre o mesmo. Ao lado da lista de compromissos você conta com um calendário para navegação.

144 143 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Semana: Nesta opção você pode visualizar seus compromissos durante a semana, no dia em que eles vão ocorrer. O processo de incluir e visualizar detalhes do compromisso é o mesmo da opção Dia a Dia

145 Agenda 144 Mês: Nesta opção você pode visualizar seus compromissos durante o mês todo, no dia em que eles ocorrerão. O processo de incluir e visualizar detalhes do compromisso é o mesmo da opção Dia a Dia.

146 145 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Quando você inclui um compromisso você tem as seguintes informações que podem ser preenchidas: Se você utilizar a opção "Avisar em", o sistema vai abrir a janela abaixo como aviso para o compromisso, além de acionar um aviso sonoro.

147 Agenda 146

148 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Cadastro de Clientes / Contatos Cadastramento de Clientes/ Contatos e Fornecedores Opção do Menu: Na agenda de contato você pode cadastrar todos os seus clientes, contatos e fornecedores. Nesta opção você conta com um cadastro completo com telefone, e endereço. Pode também informar características do contato, as quais você pode configurar e associar o contato a grupos que você pode definir. Na parte superior você conta com duas formas de busca, pela opção de pesquisa ou pelas iniciais do nome, clicando-se na letra o sistema mostra na lista lateral os clientes com as iniciais da letra escolhida, ou clicando-se em "..." lista-se todos os clientes. A opção de "Pesquisa" conta com os seguintes filtros:

149 Agenda 148 Aqui você informa as opções de filtro desejadas e clica em "Executa Pesquisa". O sistema mostrará na lista lateral todos os clientes que se encaixam no filtro escolhido: Cadastramento: Inclusão, Alteração e Exclusão de Clientes: Para ver os dados completos do Cliente, basta clicar sobre o nome do mesmo, na lista à esquerda. Ao lado você vê todas as informações do contato. Estas estão divididas em cinco pastas: Na pasta "Dados" você tem as informações básicas do contato, como nome telefone, , endereço. Para alterar estas informações, basta digitar sobre as mesmas.

150 149 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Além de você contar com a opção "imprimie" e "envia ", estas opções permitem que seja gerado formularios para impressão (Cartas, Etiquetas) e possibilitando o envio dos mesmos por para o cliente. Na pasta "Outros Contatos", você pode incluir outros nomes, telefones e s referentes a este mesmo cliente:

151 Agenda 150 Na pasta "Características", o sistema vem configurado com as características abaixo, mas você pode definir as características que desejar, as quais poderá utilizar para filtrar e tirar relatórios do Clientes. Na pasta "Grupos" você define a quais grupos o cliente pertence. Ele pode fazer parte de mais de um grupo. Os Grupos você pode definir quantos quiser, e o mesmo poderá ser utilizado para filtrar os clientes e gerar relatórios. Na pasta "Mais Detalhes" você tem um campo para digitar um texto livre, onde você pode informar mais detalhes sobre o Cliente

152 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Grupo de Contatos Nesta tela você cria os grupos em que deseja separar seus contatos. Opção Menu: Utilize a lista à esquerda para posicionar o grupo, e o campo à direita para editá-lo. Você pode inclui ou excluir um grupo clicando nos botões.

153 Agenda 152 Nela também é possível enviar s para todos os contatos pertencentes ao grupo. Para mandar um para todos os contatos do grupo é só clicar no botão :" Manda Para Membros do Grupo ". 8.4 Relatórios de Compromissos Esta opção permite imprimir um relatório com os compromissos agendados no período informado. Opção do Menu: Para imprimir o relatório de compromissos, pode-se informar:

154 153 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Você pode escolher um período e opcionalmento um Cliente/Contato, e gerar o relatório: 8.5 Relatório de Clientes / Contatos Esta opção permite imprimir um relatório de clientes/contatos. Opção do Menu: Para imprimir o relatório ou Etiquetas de clientes/contatos pode-se informar:

155 Agenda Lembrando-se de que os filtros não informados não serão considerados na listagem. Este é o relatório gerado: 154

156 155 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Etiquetas: 8.6 Campanha (Mala Direta/Mailmarketing) Esta opção permite gerar cartas/etiquetas e enviar com formularios para uma lista de clientes. Opção do Menu: O primeir passo é incluir a campanha, definindo os campo:

157 Agenda Funções: Indice alfabetico, lista as campanhas cujo nome inicia com a letra escolhida, ou todo quando escolhido a opção "...". Inclui uma nova campanha. Exclui a campanha que está posicionada. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada na campanha que está posicionada. Campos: 156

158 157 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Nome da Campanha: Informar um nome para a Campanha. Formulario (Carta/Etiqueta/ ): Definir o formuario, o qual será gerado para cada cliente da campanha, este formulario pode ser definido na tela de "Gerador de Relatorios" (Veja Menu Tabelas). Assunto (Quando Campanha via ): Informa a descrição do Assunto que se refere a campanha, este assunto será utilizado quando a campanha for enviada por . Forma de Seleção: Define a forma de selecionar o clientes para a campanha, podendo ser "Clientes/Contatos Cadastrados" ou "Clientes por Pedido" (Apenas clientes que já efetuaram uma compra). Texto Padrão: Texto padrao que pode fazer parte do formulario. Seleção de Clientes: Clique em "Seleciona Clientes" e informe os filtros que lhe forem convenientes:

159 Agenda 158 Apos executar a pesquisa, a lista de clientes será carregada com todos os clientes selecionados. Pode-se fazer esta seleção quantas vezes for necessario. Nos clientes selecionados, pode também definir clientes que não serão utilizados, basta-se mudar a situação para "Cancelado": Pode-se também exlcuir todos os clientes selecionados que ainda não foram enviados, basta-se clicar no botão "Excluir Não Enviados":

160 159 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Gerar Campanha Nesta opção você pode gerar a impressão do formulario para todos os clientes da campanha, ou informar uma quantidade de itens (Campo "Itens à Imprimir"). Idem para enviar o formulario por . 9 Loja Virtual (Opcional) 9.1 Configuração Permite a criação e configuração da uma loja vitual na web, loja esta que se integra totalmente com o sistema. Opção do Menu: Na configuração da loja é possivel definir e personalisar como vai ficar o site da loja virtual. Tela de configuração:

161 Loja Virtual (Opcional) 160 Campos: Nome do Site: Define o nome da sua loja virtual, este nome vai aparecer nos cabeçalhos dos pedidos e s enviados pela loja. Endereço do Site(URL): Define o endereço http (URL) da loja, para teste local informe apos instalar em seu site informe o endereço do site + o diretório que você criou para a loja, exemplo : Senha Administração: Antes de copiar os arquivo em seu site, digite uma senha para só o seu sistema tenha acesso para atualização no site. Endereço da Empresa: Campo opcional, para informações do endereço da empresa. Bairro: Campo opcional para informar o bairro da empresa. Cidade: Campo opcional para informar a cidade da empresa. Estado: Campo opcional para informar o estado (UF) da empresa. CEP: Campo opcional para informar o CEP da empresa Telefone: Campo opcional para informar o DDD e Telefone da empresa. de Contato do Site: Define para qual será enviado as copias de pedido, e este será o remetente para envio do pedido para o cliente. Servidor de Define o nome do servidor de utilizado, isso depende o tipo de componente utilizado para envio de , caso utilizar o CDONTS, informe apenas um traço neste campo "-", caso contrario é necessário informar o nome do servidor de s. Tipo Componente: Define o Tipo de Componente de envio de utilizado pelo seu provedor, Como CDONTS (Mais utilizado), ASPmail, ASP ou ASPqmail.Em testes locais possivelmente o envio de não pode ser simulado, pois seu micro pode não ter instalado um destes componentes. Configurações de Formas de Cobrança (Boleto): Define os dados para geração de boleto de cobrança no site, o sistema permite a cobrança via boleto para um destes bancos: Unibanco, Itau, Caixa Econômica e Bradesco String de Configuração com banco de dados no site: Defina a forma de conexão com a base da dados do sistema, no diretório LojaWeb\DataBase existe o arquivo com a base de dados do sistema, em seu site este arquivo pode ficar neste mesmo diretório, desde que este diretório tenha direitos de leitura e gravação.

162 161 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro se o arquivo for mantido neste diretório (Default) a string deve ser esta: "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" & Server.MapPath("database/vendaweb.mdb") Caso você tenha que colocar o arquivo em um diretorio diferente, a string deve ficar desta forma: "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=s:\nome do diretorio\dados\vendaweb.mdb". Cores e Fontes para o site: Você pode definir as cores de vários pontos do site e também o tipo de fonte utilizado. Funções: Esta função gera na pasta LojaWeb os arquivo a serem implantados no site, estes arquivos são as imagens dos produtos e os arquivo.asp de configuração, Apos acionado todos os produtos que estiverem liberados para a venda no site, terão suas imagens gravadas na pasta LojaWeb\produtos Arquivos modificados através desta função: Config.asp, todos os arquivos da pasta Produtos e arquivo logo.gif da pasta imagens. Esta função atualiza a base de dados do sistema com todos os produtos definidos para venda na loja virtual, antes de acionar esta função o site ja deve estar funcionando no endereço informado no campo "Endereço do Site(URL)", pois esta função se conecta com o site e atualiza a base de dados. Clique na opção "Base Nova", quando estiver atualizando pela primeira vez o site. 9.2 Instalação Como instalar as paginas ASP em seu micro para teste ou em seu provedor. Instalando no Micro para teste: Para testar a loja virtual em seu micro é muito simples, é necessário que seu Windows tenha instalado o IIS, (internet Information Services). Se não tiver instado você pode instala-lo no "painel de controle" do Windows, opção "Adicionar ou Remover Programas", ja nesta tela escolha a opção "Adicionar/Remover Componente do Windows", vai abrir a tela abaixo:

163 Loja Virtual (Opcional) 162 Escolha o "Internet Information Services (IIS)" e clique em avançar. Possivelmente será solicitado o CD de instalação do Windows. Apos instalar o ISS (Se ele já não estiver instalado), basta criar um diretório virtual para habilitar a loja virtual. Para isso: 1. Abra o Windows Explorer. 2 Vá para a pasta c:\edvenda\lojaweb 3 Clique com o botão direito do mouse na pasta e clique em Compartilhamento e Segurança. 4 Clique na guia Compartilhamento na Web. 5 Clique em Compartilhar esta pasta. 6 Na caixa Alias, digite o nome para o diretório virtual, digite : Loja 7 Clique duas vezes em OK. Pronto, agora você pode testar a loja, entre no browser e digite: Agora você pode entrar na opção "Configuração" da loja virtual (dentro do venda) e informar o endereço do site no campo "Endereço do Site (URL)" o conteúdo "http://localhost/loja". depois clique em "Gera Arquivos Para o Site" e "Atualiza Base de Dados do Site". Como isso todos os produtos liberados para venda na loja serão atualizados no site, juntamente com as formas de pagamento, formas de entrega e grupos de produtos. Depois disso entre novamente no browser e digite: e veja como ficou sua loja.

164 163 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Instalando no Seu Provedor: Antes de instalar no Provedor, entre em configuração e clique em "Gera Arquivos Para o Site". Para instalar em seu provedor, basta criar um diretório em seu site e copiar nele todo o conteúdo no diretório "c:\edvenda\lojaweb". Depois é só informar na configuração da loja virtual (no venda) o endereço de seu site, juntamente com o diretório que você criou, mais ou menos assim: Depois é só atualizar a loja clicando em "Atualiza Base de Dados do Site". Sempre que incluir novos produtos é necessário atualizar os arquivos no provedor, para isso clique em "Gera Arquivos Para o Site", e copie os arquivos do diretório "c:\edvenda\lojaweb" para o diretório criado no provedor. 9.3 Integração com o Venda Recebe os pedidos feitos na loja virtual e possibilita a criação de pedidos no Venda. Opção do Menu: Nesta opção você pode baixar para o Venda todos os pedidos confirmados na loja virtual, e nesta tela você confirma se estes pedidos podem ser incluidos no Venda. Funções: Esta função faz a conexão do sistema com o site da Loja Vistual e baixa para o Venda todos os pedidos confirmados na Loja, mostrando os dados do pedido, cliente, produtos, formas de pagamento e forma de entrega.

165 Loja Virtual (Opcional) 164 Esta função mostra a quantidade de acessos que o a loja virtual por Dia. Esta função cancela o pedido da loja virtual. podendo definir o motivo do cancelamento: Esta função confirma o pedido e inclui o pedido no sistema venda, (Idem tela de Pedidos), ela abre a tela de pedidos, permitindo incluive fazer alguma modificação necessaria. 10 Ferramentas 10.1 Backup Gera cópia de segurança dos dados cadastrados no sistema. Opção do Menu: Deve ser usado para gerar uma cópia de segurança de todos os dados que você incluiu no sistema. Este arquivo deve ser gravado em disquete ou CD, devendo ser guardado em lugar seguro, pois são suas informações pessoais. É recomendável gravar uma cópia de segurança pelo menos uma vez por semana. Clique na opção do menu e escolha o local onde você vai gravar o arquivo:

166 165 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Depois clique em "Save". Em seguida o sistema iniciará a criação do arquivo de backup. Não mude o nome do arquivo Restore Restaura a cópia de segurança gerada pela opção de Backup. Opção do Menu: Deve ser usado para restaurar uma cópia de segurança gerada pela opção de backup do sistema. Clique na opção do menu e escolha o local onde está gravado o arquivo.

167 Ferramentas Escolha o arquivo e clique em "OPEN": 11 Suporte Nesta Opção você pode solicitar suporte para dividas sobre o sistema, via internet. Opção do Menu: Tela de suporte: 166

168 167 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Para utilizar o suporte é necessario que seu micro esteja conectado a internet. As respostas não são on-line, suas duvidas serão respondidas em até 24hora, pois isso descreva na pergunta o maximo de detalhes possiveis. 12 Novidades Versão 2.9 (Vendas) 1- Adequação do sistema para funcionar no ambiente WINDOWS VISTA Agora o sistema esta compativel com o Windows Vista. 2- Novo gerador de graficos de vendas

169 Novidades Versão 2.9 (Vendas) Para a opção de graficos você pode escolher todas estas formas de Filtro: 168

170 169 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Apos escolher os parametros de filtro, clique em "gera Grafico":

171 Novidades Versão 2.9 (Vendas) 170 Funções da Tela do gerador de grafico: 1- , monta a imagem do gráfico e anexa ao a ser enviado. 2- Imprime, gera a impressão do gráfico. 3- Select, Utilizado para desmarcar as demais opções. 4- Gira, permite que você gire o gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e girando até a posição desejada para o gráfico. 5- Move, permite movimentar o gráfico na horizontal e na vertical, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar a posição desejada. 6 - Zoom, permite aumentar ou diminuir o tamanho do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 7- Prof., permite aumentar ou diminuir a profundidade do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 8-3D, define se o gráfico será visualizado em 3D ou em 2D. 9- Edita, permite a edição de todos os parâmetros de geração do gráfico. 10- Copia, permite a copia do gráfico para colar em qualquer outro tipo de programa (Word, Excel, Outlook, etc...). 11- Salva, permite a gravação do gráfico em vários tipos de formatos. 1- Adiciona Anotações, permite incluir anotações dentro do grafíco. 2- Aplica zoom por area, permite aplicar um zoom em uma area selecionada no grafíco, para selecionar clique na posição inicial com o mouse e solte o botão do mouse na posição final. 3- Movimenta o grafico, permite a movimentação horizontal e vertical do grafico. 4- Desenhas Linhas, permite desenhar linhas dentro do grafíco. 5- Mostra Detalhes, mostra janela com detalhes quando o cursor do mouse estiver parado na barra do grafico.

172 171 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro 1-Cores, define se o grafico tera cores ou não. 2-Legenda, define se vai mostrar as legendas ou não. 3-Legenda Interna, define se vai mostrar a legenda interna no grafíco ou não. 4-Temas, permite a escolha de outros padrões de graficos. 1-Permite selecionar os gráficos, quando comparativos, você pode mudar as propriedades de cada um deles. 1-Permite a escolha de varios formatos de graficos. (barras, Pizza, linhas, etc..). 1- A pasta dados mostra planilhado os valores das barras dos graficos. 3- Novos parametros para impressão de relatorios de produtos. Agora é possivel escolher a ordem de impressão do relatorio (por nome ou codigo do produto), e também imprimir apenas os produtos que tem estoque ou apenas os que não tem estoque (Só Produtos?).

173 Novidades Versão 2.9 (Vendas) Novos parametros para impressão de relatorios de vendas. Agora quando alterar a data do lançamento de uma compra do cartão de credito, os saldos das faturas afetadas serão ajustados corretamente. 13 Novidades Versão 2.9 (Contas) 1- Adequação do sistema para funcionar no ambiente WINDOWS VISTA Agora quando alterar a data do lançamento de uma compra do cartão de credito, os saldos das faturas afetadas serão ajustados corretamente. 2- Novo gerador de graficos financeiros

174 173 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Para a opção de graficos você pode escolher todas estas formas de Filtro:

175 Novidades Versão 2.9 (Contas) Apos escolher os parametros de filtro, clique em "gera Grafico": 174

176 175 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Funções da Tela do gerador de grafico: 1- , monta a imagem do gráfico e anexa ao a ser enviado. 2- Imprime, gera a impressão do gráfico. 3- Select, Utilizado para desmarcar as demais opções. 4- Gira, permite que você gire o gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e girando até a posição desejada para o gráfico. 5- Move, permite movimentar o gráfico na horizontal e na vertical, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar a posição desejada. 6 - Zoom, permite aumentar ou diminuir o tamanho do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 7- Prof., permite aumentar ou diminuir a profundidade do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 8-3D, define se o gráfico será visualizado em 3D ou em 2D. 9- Edita, permite a edição de todos os parâmetros de geração do gráfico. 10- Copia, permite a copia do gráfico para colar em qualquer outro tipo de programa (Word, Excel, Outlook, etc...). 11- Salva, permite a gravação do gráfico em vários tipos de formatos. 1- Adiciona Anotações, permite incluir anotações dentro do grafíco. 2- Aplica zoom por area, permite aplicar um zoom em uma area selecionada no grafíco, para selecionar clique na posição inicial com o mouse e solte o botão do mouse na posição final. 3- Movimenta o grafico, permite a movimentação horizontal e vertical do grafico. 4- Desenhas Linhas, permite desenhar linhas dentro do grafíco. 5- Mostra Detalhes, mostra janela com detalhes quando o cursor do mouse estiver parado na barra do grafico.

177 Novidades Versão 2.9 (Contas) Cores, define se o grafico tera cores ou não. 2-Legenda, define se vai mostrar as legendas ou não. 3-Legenda Interna, define se vai mostrar a legenda interna no grafíco ou não. 4-Temas, permite a escolha de outros padrões de graficos. 1-Permite selecionar os gráficos, quando comparativos, você pode mudar as propriedades de cada um deles. 1-Permite a escolha de varios formatos de graficos. (barras, Pizza, linhas, etc..). 1- A pasta dados mostra planilhado os valores das barras dos graficos. 3- Inclusão de campos "Parcelas e De Parcelas" no relatorio de lançantos. Agora no relatorio de "Lançamentos" o sistema vai mostrar a parcela e a quantidade de parcelas. 4- Bloqueio da alteração de lançamentos pagos, obrigando o cancelamento do pagamento para possibilitar a alteração. Agora não será permitido alterar um lançamento Pago, será necessario antes cancelas o pagamento para depois altera-lo, isso para preservar a integridade do sistema. 5- Na inclusão de lançamentos já vai trazer preenchido a conta, utilizando a conta selecionada na tela principal.

178 177 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Agora quando incluir um lançamento o sistema já traz preenchido a conta, de acondo com a conta posicionada na tela principal. 6- Correção dos relatorios para impressão de contas do tipo "Investimento". Agora as contas de Investimento também serão impressas nos relatorios de lançamentos. 14 Novidades Versão 3.0 (Venda) 1- Novo modulo opcional do sistema que permite a criação de uma Loja virtual na Web. Venda on-line. Integração com os produtos, formas de pagamento, formas de entrega. Integração do Venda com os pedidos confirmados na Web. Configuração do site da loja virtual no próprio Venda. Veja mais detalhes no manual Capitulo "Loja Virtual". Este modulo é vendido separadamente do "Venda", ele foi criado para provedores com plataforma Windows habilitado para paginas ASP. O Modulo é de fácil instalação e manutenção, as atualizações de dados são On-Line. O Custo para o Modulo é de R$30,00 (é necessário já possuir o sistema Venda, ou adquirir os dois juntos). Faça um teste e veja as funcionalidades do modulo. 2- Numeração automática para códigos de produtos Agora o sistema vai numerar os códigos produtos, e consistir se existir um produto com o mesmo código, mas se necessário é possível informar o código de produto manualmente. 3- Novo campo no produto para definir o fabricante ou representada. Agora é possível definir por produto, quem é o fabricante ou representada, possibilitando gerar relatórios por fabricante/representada. 4- Cadastro de fabricantes ou representadas. Idem ao cadastro de fornecedores, foi definido mais um tipo de cadastro, o fabricante/representada. 5- Opções para incluir Unidades/grupos/Sub-grupos e fabricantes/representadas. No cadastro de produto é possível incluir um destes itens sem sair da tela, clicando nos botões "Incluir" ou "Alterar" sobre o campo desejado. 6- Relatório de Compras por Produto. No tipo de relatório de compras, por produto. 7- Correção da impressão de boleto, permitindo valores maiores que 1000, Correção da impressão de boleto, permitindo valores maiores que 1000, Correção no campo de grupo e sub-grupo do produto, os quais não estavam mostrando o valores gravados. 10- Correção na Impressão de Recibo.

179 Novidades Versão 3.0 (Venda) Opção na confirmação de pedido, nos dados da nota fiscal, onde é possível definir se o valor do ISS é descontado ou não do valor da nota. 12- Incluído nas impressões de lista de preço, o cabeçalho da empresa. 13- Baixa de estoque mesmo que o produto "Permite vendas sem estoque". 14- Correção das mensagens de suporte que apareciam subitamente. 15- Nova opção na tabela de formas de entrega, que define se é entrega ou retirada, se for retirada não serão impressos no pedido os dados da entrega. 16- Nova opção na tabela de formas de pagamento que defina a forma de cobrança (Boleto, Cheque, Deposito, etc...). 15 Novidades Versão 3.0 (Contas) 1- Nova opção que permite definir se o sistema vai permitir ou não a alteração de lançamentos pagos. Preenchendo o item "Permite Editar Lançamentos Pagos" o sistema permite a edição de lançamentos que estiverem na situação pago. 3- Cadastro de Bancos. 4- Incluido mais opções de campos para a incluir na lista inicia. 5- Acerto no relatorio de lançamentos por cliente/fornecedor. 7- Novo Modulo de Orçamento Previsto. Orçamento Previsto. Esta opção permite que você informe uma previsão de gastos por centro de custos (Receitas e Despesas). Após informar as previsões o sistema mostra as diferenças entre previsto e realizado (Realizado é a soma dos lançamentos feitos por centro de custo). Também permite geração de gráficos e relatórios. Opção do Menu: Orçamento Previsto Padrão:

180 179 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro A primeira etapa "Orçamento Previsto Padrão" você pode informar os valores previstos por centros de custo e Sub-Centro de custo. Nesta tela basta preencher as colunas "Valor Despesa" e "Valor Receita". (Usar o Valor Receita apenas quando o centro de custo for de "Créditos"). Informando o valor no Sub-Centro de Custo o sistema ja acumula o valor no Centro de Custo. Todos os valores informando são somados nas linhas de "Total Despesas/Receitas" e serão calculados no "Saldo Final". Todos os valores informados em "Orçamento Previsto Padrão" serão utilizados em todos os meses como sendo um valor default. Mas é possível definir um orçamento diferente para cada mês, veja a seguir em "Orçamento Por Mês". Nesta tela ainda você pode definir no campo "Avisar na inclusão de lançamentos quando o orçamento atingir x %" onde fará com que o sistema avise quando a soma dos lançamentos para o centros de custo ou sub-centros de custo estiver atingindo o percentual informado. Orçamento por Mês

181 Novidades Versão 3.0 (Contas) 180 Nesta etapa "Orçamento Previsto do Mês" você pode informar os valores previstos por centros de custo e Sub-Centro de custo para o mês definido no campo "Mês/Ano". Nesta tela também é possível visualizar as colunas "à confirmar" e "Realizado", sendo "à confirmar" a soma de todos os pagamentos pendentes para o centros de custo ou sub-centro de custo, no período do mês informado, e "Realizado" a soma dos lançamentos pagos. Entrando nesta tela o sistema informa a coluna "Previsto" com os valores informados no tela de "Orçamentos Previsto Padrão", sendo que você pode alterar esta coluna informado os valores previstos para o mês em específico. Todos os valores informando são somados nas linhas de "Total Previsto/A Confirmar/Realizado" e serão calculados na "Diferença entre Previsto e À Confirmar/Realizado". O sistema define core para as situações: Você pode Listar "Receitas" ou "Despesas" clicando em: Você pode listar apenas as centros de custos/sub-centros de custo que tenha valores, clicando em:

182 181 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Para encolher outro mês para analise basta informar no campo : O sistema conta ainda com as funções: Gera previsão baseado na no Orçamento Previsto Padrão: Esta opção altera os valores previstos conforme os valores do orçamento previsto padrão. Gera previsão baseado na previsão do mês anterior: Esta opção copia os valores previstos do mês anterior, desde que tenha-se informados os valores previstos no mês anterior. Gera previsão baseado nos lançamentos do mês anterior : Esta opção gera a previsão para todos os centros de custos/sub-centros de custos, baseando nos lançamentos pagos no mês anterior, utilizando esta opção, os valores previstos informados vão ser substituídos. Gráficos: Na tela de gráficos é possível visualizar informando o mês/ano, gráficos como "Despesas Previstas x Realizadas", "Receitas Previstas x Realizadas" e "Receitas x Despesas". Também é possível informar um Centro de Custo especifica para analise ou Todos. Para imprimir o gráfico gerado basta clicar no botão "Imprime". Exemplo do Gráfico de Despesas Previstas x Realizadas. Exemplo do Gráfico "Despesas x Receitas"

183 Novidades Versão 3.0 (Contas) 182 Relatórios: Nas opções de relatorios você pode informar o mês/ano para analise, um centro de custo ou Todos, Despesa ou Receitas e tem opção para listas apenas o centros de custos/sub-centros de custo que tenham valor. Opções de relatórios: "Previsto x Realizado Mês Informado + 5 Meses Anteriores". Mostra o valor previsto e realizado do mês informado, por centro de custo e detalhando os sub-centros de custo, mostrando o percentual entre previsto e realizado, e indicando com imagens quando existiu aumento ou queda. Mostra também os 5 meses anteriores ao mês informado.

184 183 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro "Previsto x Realizado Mês Informado + 5 Próximos Meses". Mostra o valor previsto e realizado do mês informado, por centro de custo e detalhando os sub-centros de custo, mostrando o percentual entre previsto e realizado, e indicando com imagens quando existiu aumento ou queda. Mostra também os 5 próximos meses ao mês informado. "Estatística de Realizado Mês Informado + 11 meses Anteriores". O sistema gera o relatório totalizando por centro de custo e detalhando por sub-centros de custo, mostrando o percentual correspondente de cada centro de custo/sub-centro de custo em relação ao total. Mostrando também os 11 meses anteriores ao mês informado. "Estatística de Realizado Mês Informado + 11 Próximos meses ". O sistema gera o relatório totalizando por centro de custo e detalhando por sub-centros de custo, mostrando o percentual correspondente de cada centro de custo/sub-centro de custo em relação ao total. Mostrando também os 11 próximos meses ao mês informado. "Orçamento Previsto do Mês x Realizado no Mês ". O sistema gera o relatório mostrando os valores previstos do Mês, a confirmar e realizado por centro de custo e detalhando por sub-centro de custo, mostrando os percentuais entre Previsto x realizado e Previsto x À confirmar + Realizado.

185 Novidades Versão 3.0 (Contas) 184 "Orçamento Previsto Padrão x Realizado no Mês ".O sistema gera o relatório mostrando os valores previstos Padrão, a confirmar e realizado por centro de custo e detalhando por sub-centro de custo, mostrando os percentuais entre Previsto x realizado e Previsto x À confirmar + Realizado. 16 Novidades Versão 3.1 (Venda) 1- Mudanças e correções na tela de Pedidos Rapido. O sistema vai mostrar os dados da Empresa e um botão para acesso ao Pedido Rápido, clique no botão para acessar. Os dados da empresa e a logomarca você pode configurar no menu "Tabelas" / "Personaliza Form."

186 185 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Produtos Escolhidos: Agora é possivel, Nesta lista de produtos escolhidos você pode modificar os dados dos itens, basta clicar no Preço, Qtd. e altera-los. Para excluir o item da lista basta zerar a quantidade. Após a confirmação, se a forma de pagamento estiver configurada como o campo "Forma Cobrança" preenchido com "Dinheiro", o sistema vai mostrar a tela de "Troco", onde você digita o valor recebido e o sistema calcula o Troco. O formato da tela mudou, para que ficasse mais preciso o controle de estoque, com isso foram colocadas algumas consistencias, que não permitem por exemplo que feche a tela com um pedido em aberto. 1- Mudanças na tela de "Personalização de Formularioa" (menu "Tabelas"/"Personaliza Form.").

187 Novidades Versão 3.1 (Venda) 186 Nesta tela você vai encontrar também as opções de permissão para acesso a campos do pedido, por exemplo se você não quer permitir a alteração do preço do produto no momento do pedido (Pedido ou Pedido Rápido), basta informar "Não". E assim para os demais itens, com isso você pode personalizar a entrada de dados no sistema. 3- Criação do Modulo "Gerencial". Esta sendo criado uma nova opção do menu, onde foram transferidas para ela os Relatorios e Graficos que ficavam na opção do menu "Vendas", com isso agora é possivel criar permissào especifica para este modulo no cadastro de usuarios do sistema. Também foi criado no cadastro de usuarios o modulo chamado "Manipulação"

188 187 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Onde você pode definir para o usuario se ele tera permissão para manipular os dados do pedido, esta função so fara sentido se as permissões que fica na tela de "Personaliza Form." estiverem preenchida com "Não". 4- Associação de Clientes com Vendedor. Agora, no cadastro de clintes, Opcionalmente você pode informar o Nome do Vendedor Responsavel, assim quando incluir um pedido para o cliente, o vendedor sera preenchido automaticamente. 5- Informações Comerciais do Cliente. Foi criado uma nova etapa no cadastro de clintes, na Pasta "Comencial", você pode ver todos os produtos que o cliente já comprou, e para cada produto você consegue ver o "Estoque do Cliente", a "Data da Primeira Compra" e "data da Ultima Compra", a "quantidade na ultima compra" e o "valor Ultima Compra", com isso se você informar na lista o campo "Periodo Consumo" e "Consumo no Periodo", o sistema vai mostra os campos "Sugestão proxima Compra" e "Sugestão de Quantidade para Proxima compra", ou seja o sistema calcula, de acordo com o consumo que você informou, quando aproximadamente o estoque do cliente vai acabar e qual a quantidade que você deve sugerir para que ele compre:

189 Novidades Versão 3.1 (Venda) 188 Nesta tela você tem também a posição financeira do clientes, Mostrando se ele esta em Dia, Atrasado ou Inadiplente, (Quando o atraso ultrapassar 30 dias). Você pode atribuir um Limite de Compra para o cliente e o Bloqueio de pedido para valores maior que o limite. Pode ver também todas as parcelas das compras do cliente e sua situação. 6- Novas forma de pagamento de comissão para vendedores. Agora no cadastro de vendedores você pode escolhe o campo "Tipo de Calculo de Comissão" que pode ser:

190 189 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Tipo de Calculo da Comissão: Você pode informar um dos seguintes tipos: % Sobre Valor bruto dos itens (Pago por Parcelas) : Calcula o Percentual de comissão sobre o valor dos itens do pedido, antes do desconto, e gera o valor da comissão a ser pago parcelado da mesma forma que o pedido. % Sobre Valor liquido dos itens (Pago por Parcelas) : Calcula o Percentual de comissão sobre o valor dos itens do pedido, depois do desconto, e gera o valor da comissão a ser pago parcelado da mesma forma que o pedido. % Sobre Valor liquido do pedido (Pago por Parcelas) : Calcula o Percentual de comissão sobre o valor total do pedido, depois do desconto e acrecimos, e gera o valor da comissão a ser pago parcelado da mesma forma que o pedido. % Sobre Valor bruto do pedido (Pago por Pedido) : Calcula o Percentual de comissão sobre o valor total do pedido, antes do desconto e acrecimos, e gera o valor da comissão a ser pago em uma unica parcela. % Sobre Valor Liquido do pedido (Pago por Pedido) :Calcula o Percentual de comissão sobre o valor total do pedido, depois do desconto e acrecimos, e gera o valor da comissão a ser pago em uma unica parcela. Valor pela quantidade de itens (Pago por Parcela) : Gera o valor da comissão, multiplicando a quantidade de itens do pedido, pelo valor de comissão, (Informando no campo "R$ Valor Comissão), a ser pago parcelado da mesma forma que o pedido. Valor por pedido (Pago por Parcela) : Gera o valor da comissão de acordo com o valor de comissão, (Informando no campo "R$ Valor Comissão), a ser pago parcelado da mesma forma que o pedido.

191 Novidades Versão 3.1 (Venda) 190 Valor pela quantidade de itens (Pago por Pedido) : Gera o valor da comissão, multiplicando a quantidade de itens do pedido, pelo valor de comissão, (Informando no campo "R$ Valor Comissão), a ser pago em uma unica parcela. Valor por pedido (Pago por Pedido) :Gera o valor da comissão de acordo com o valor de comissão, (Informando no campo "R$ Valor Comissão), a ser pago em uma unica parcela. 7- Nova forma de calculo na tela de "Formas de Entrega". Dados da forma de entrega: Agora é possivel definir a forma de calculo do custo por ser, valor por unidade, (exemplo R$10,00 por Kg) ou Percentual sobre o valor bruto do pedido, (exemplo 10% sobre o pedido). Custos por região: Define o custo de entrega por região, podendo criar um custo por faixa de unidades, por exemplo até 1 Kg o custo é 12,00, até 2 Kg o custo é 15,00.

192 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Novidades Versão 3.1 (Contas) 1- Opção para pagamento de varias contas. Pagamento Multiplos de Lançamentos Para efetuar o pagamento multiplo de lançamentos, selecione a opção "Pagamento Multiplo", como isso fica ativo a forma de pagamento unico, após isso o sistema vai mostra o botão "Pagar Itens".

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

Conteudo. Conteúdo. Part I Novidades Versão 2.7 2. 3 Novidades Versão... 2.7 (Contas) 2006... Editorial Brazil

Conteudo. Conteúdo. Part I Novidades Versão 2.7 2. 3 Novidades Versão... 2.7 (Contas) 2006... Editorial Brazil Conteudo I Conteúdo Part I Novidades Versão 2.7 2 1 Suporte... 3 2 Novidades Versão... 2.7 (Vendas) 3 3 Novidades Versão... 2.7 (Contas) 12 2 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Pessoal Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Pessoal Conteúdo Part I Introdução 3 1 Vida Controle... Financeiro 3 Part II Configuração

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... Financeiro 2 Part II Novidades Versão 2.9 (Contas)

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

NeXT ERP Manual do usuário. Resumo das principais funcionalidades. Dezembro/2009. NeXT Software

NeXT ERP Manual do usuário. Resumo das principais funcionalidades. Dezembro/2009. NeXT Software NeXT ERP Manual do usuário Resumo das principais funcionalidades Dezembro/2009 NeXT Software Página 1 de 33 Índice Iniciando NeXT ERP...3 Tela inicial...3 Interface padrão do NeXT ERP...3 Interface - Cadastro

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO GONDOLA

MANUAL DO USUÁRIO GONDOLA NOÇÕES GERAIS MANUAL DO USUÁRIO GONDOLA Para melhor compreender o ambiente de trabalho do sistema GONDOLA, é necessário que sejam apresentadas algumas noções gerais, antes de se aprofundar em cada módulo

Leia mais

Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica I Vida em Mãos - Controle Financeiro para PALM Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

Apostila nº 32 Contas a Pagar e a Receber; Como localizar, Incluir, Alterar, Eliminar, Baixar, reabrir e imprimir

Apostila nº 32 Contas a Pagar e a Receber; Como localizar, Incluir, Alterar, Eliminar, Baixar, reabrir e imprimir Apostila nº 32 Contas a Pagar e a Receber; Como localizar, Incluir, Alterar, Eliminar, Baixar, reabrir e imprimir Sumário Contas á Receber...3 Como atualizar a pesquisa no contas á receber?...3 Como efetuar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS 1. CONCEITO Master Vendas não é somente um sistema, e sim, um novo conceito de gestão para sua empresa. Foi desenvolvido por profissionais de informática juntamente com

Leia mais

Ello Master & Ello Gerencial PRINCIPAIS RECURSOS

Ello Master & Ello Gerencial PRINCIPAIS RECURSOS Recursos Ello & Ello PRINCIPAIS RECURSOS SPED Compra Legal Sintegra Consulta preço Consignação Controle de entregas Pedido a fornecedor Ordem de produção (produtos produzidos/indústria) Entradas simplificada

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Pessoal Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Pessoal Conteúdo Part I Novidades Versão 2.6 2 Part II Novidades Versão 2.7 5 1 Campanha...

Leia mais

Guia Prático do Usuário

Guia Prático do Usuário Guia Prático do Usuário 3. O que esse Manual aborda Esse manual é um guia prático de utilização do sistema, ele aborda noções gerais sobre gerenciamento de sua empresa além de ter informações detalhando

Leia mais

PEDIDO Manual OPERACIONAL

PEDIDO Manual OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO HDIAS HAMILTON DIAS (31) 8829.9195 8540.8872 www.hdias.com.br hamilton-dias@ig.com.br PEDIDO Manual OPERACIONAL Pagina 2 de 34 ÍNDICE Pedido... 4 Como Acessar... 4 Como Localizar Pedido...

Leia mais

Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA...

Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... Portal de Vendas Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 1.1. Guia Portal de Vendas... 7 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 8 5.

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. - INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Manual Do Usuário ClinicaBR

Manual Do Usuário ClinicaBR Manual Do Usuário ClinicaBR SUMÁRIO 1 Introdução... 01 2 ClinicaBR... 01 3 Como se cadastrar... 01 4 Versão experimental... 02 5 Requisitos mínimos p/ utilização... 03 6 Perfis de acesso... 03 6.1 Usuário

Leia mais

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial

Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Tela de Cadastro de Usuários Automação Comercial Senha para Cancelamento de Itens no Check-Out: É a senha obrigatória quando o Check-Out comandar um cancelamento de item (Botão F9). Pedido Automático Balcão

Leia mais

Manual do Módulo. MerchNotas

Manual do Módulo. MerchNotas Manual do Módulo MerchNotas Bento Gonçalves (RS), Agosto de 2010 Índice 1. Introdução... 4 2. Menu Entrada de Notas... 5 2.1. Entrada de Notas (F11)... 5 2.2. Entrada de Notas NFe (F12)... 8 2.3. Apuração

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário Guia Rápido do Usuário 1 Apresentação Auxiliar o cliente Mesa01 de forma rápida e eficaz é o objetivo deste Manual Através dele, você conseguirá esclarecer dúvidas do dia-a-dia na utilização do sistema

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO. ASP Consultoria e Desenvolvimento de Softwares Ltda. SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL. Manual de Operação do SIMPLES 1

MANUAL DE OPERAÇÃO. ASP Consultoria e Desenvolvimento de Softwares Ltda. SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL. Manual de Operação do SIMPLES 1 Manual de Operação do SIMPLES 1 MANUAL DE OPERAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL ASP Consultoria e Desenvolvimento de Softwares Ltda. Manual de Operação do SIMPLES 2 A Empresa A ASP Desenvolvimento de Softwares

Leia mais

ÍNDICE GERAL ÍCONES COMUNS A VÁRIAS TELAS. 03 ATALHO ORDEM DE SERVIÇO 16 GARANTIA 16 PESQUISA PRODUTO. 05 NOVO CLIENTE 05 ESTOQUE 17

ÍNDICE GERAL ÍCONES COMUNS A VÁRIAS TELAS. 03 ATALHO ORDEM DE SERVIÇO 16 GARANTIA 16 PESQUISA PRODUTO. 05 NOVO CLIENTE 05 ESTOQUE 17 1 ÍNDICE GERAL ÍCONES COMUNS A VÁRIAS TELAS. 03 ATALHO PESQUISA PRODUTO. 05 NOVO CLIENTE 05 NOVO PRODUTO 07 NOVA VENDA VENDA IDENTIFICADA 07 NOVA ORDEM DE SERVIÇO 08 NOVO ORÇAMENTO 09 BALANÇO DIÁRIO DE

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA MEUSOFT MEI

MANUAL DO SISTEMA MEUSOFT MEI MANUAL DO SISTEMA MEUSOFT MEI www.meusoft.com.br Indice Item Descrição Pg 1. Objetivo e Principais Funcionalidades 3 2. Para acessar e instalar a aplicação 4 3. Conhecendo o MeuSoft MEI 6 3.0 Tela inicial

Leia mais

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA Manual do Usuário SisCommercePDV NFC-e Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA MANUAL DO USUÁRIO SisCommercePDV Emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) *Manual em desenvolvimento

Leia mais

Manual Girassol Food Cadastro

Manual Girassol Food Cadastro Cadastro INTRODUÇÃO Seja bem vindo ao Guia de Utilização do Sistema Girassol Food. Este guia trará todos os módulos detalhadamente, permitindo o esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento e os recursos

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3 O QUE É CNAB?... 3 QUAL O OBJETIVO DO CNAB?... 3 QUAIS BANCOS E CARTEIRAS O EMPRESÁRIO ERP NOS FORNECE?...

Sumário INTRODUÇÃO... 3 O QUE É CNAB?... 3 QUAL O OBJETIVO DO CNAB?... 3 QUAIS BANCOS E CARTEIRAS O EMPRESÁRIO ERP NOS FORNECE?... Sumário INTRODUÇÃO... 3 O QUE É CNAB?... 3 QUAL O OBJETIVO DO CNAB?... 3 QUAIS BANCOS E CARTEIRAS O EMPRESÁRIO ERP NOS FORNECE?... 4 COMO CONFIGURAR O CNAB... 5 CADASTRO DE BANCOS... 5 PARAMETROS DO CNAB...

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico O GCO é um sistema de controle de clínicas odontológicas, onde dentistas terão acesso a agendas, fichas de pacientes, controle de estoque,

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Manual Controle de Estoque

Manual Controle de Estoque 2014 Manual Controle de Estoque ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 Sumário Manual de Utilização... 3 1 - Cadastro... 3 1.1 Cadastro de Fornecedores... 4 1.2 Grupo de Materiais... 6 1.3 Unidades

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 LANÇAMENTO DE CONTAS

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Acesso do sistema. Para acessar o sistema, basta dar dois cliques neste ícone ou ir pelo menu Iniciar, como mostra na figura abaixo.

Acesso do sistema. Para acessar o sistema, basta dar dois cliques neste ícone ou ir pelo menu Iniciar, como mostra na figura abaixo. Manual do usuário Acesso do sistema Página 1 Veja que em sua área de trabalho irá aparecer o ícone do Sistema. Para acessar o sistema, basta dar dois cliques neste ícone ou ir pelo menu Iniciar, como mostra

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Movimentações... 4 Movimentações de Caixa... 4 Entradas... 6 Recebimento em Dinheiro... 8 Recebimento em Cheque... 8 Troco... 15 Saídas... 17 Movimentações de Banco... 22

Leia mais

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ACESSO ÀS FERRAMENTAS 9 FUNÇÕES 12 MENSAGENS 14 CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Leia mais

Mobility Gestão Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009

Mobility Gestão Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009 Mobility Gestão Guia de Vendas 07/01/2009 O Mobility Gestão é um software de retaguarda para o segmento de Varejo, visando o controle total do estoque e movimentações de venda. Desenvolvido para trabalhar

Leia mais

Beauty 9.4 Salão de Beleza

Beauty 9.4 Salão de Beleza Polyvan Informática e computação Gráfica Ltda. Email: polyvan@polyvanet.com.br Beauty 9.4 Salão de Beleza Objetivo: Controla serviços, comissões dos funcionários, débitos dos clientes, contas apagar controle

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

Menu Notas Fiscais Entradas. Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros:

Menu Notas Fiscais Entradas. Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros: Menu Notas Fiscais Entradas (não é um manual) Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros: Loja desejada. Fornecedor desejado (com marcas homologadas). Filtro para ignorar

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Manual do Usuário. Vixen PDV

Manual do Usuário. Vixen PDV 1 Manual do Usuário Vixen PDV 2 Índice 1. INTRODUÇÃO 3 2. ENTRANDO NO SISTEMA 4 2.1 TELA LOGIN 4 2.2 CARGA DE TABELAS LOCAIS 4 3. MENU INICIAL 5 4. BARRA DE STATUS 6 5. ABRINDO O CAIXA 6 6. VENDA 7 6.1

Leia mais

Manual. Sistema Venus. (Introdução)

Manual. Sistema Venus. (Introdução) Manual Do Sistema Venus (Introdução) 1 Este Manual tem com o objetivo demonstrar os padrões utilizados no sistema, e o início para usar o Vênus com sucesso. Ícone para acesso ao Vênus, para entrar, basta

Leia mais

BVP WEB. Manual de Operações. Novembro / 2012. São Paulo - SP

BVP WEB. Manual de Operações. Novembro / 2012. São Paulo - SP BVP WEB Manual de Operações Novembro / 2012 São Paulo - SP Índice Geral 1. Introdução... 2 2. Visão Geral... 3 2.1. Funcionalidades... 3 2.1.1. Autenticação e Autorização de Acesso... 3 2.1.2. Operações...

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo II

Treinamento Sistema Condominium Módulo II CONDOMINIUM - Módulo II GERAÇÃO DE EMISSÕES RATEIO Neste módulo o aprendizado será a emissão dos boletos bancários. O sistema disponibiliza algumas maneiras para facilitar o seu dia-a-dia: Sequencia para

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA MANUAL DO USUÁRIO MÓDULOS DE LOJAS (RETAGUARDA) + CAIXA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

Copyright Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução

Copyright Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução Manual do Usuário Copyright Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução 2 ÍNDICE 1.COMENTÁRIOS... 1.1. Apresentação do Sistema (uso, benefícios, características)...7 1.2. Requisitos para implantação

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

Síntese de fluxo de máquinas e implementos

Síntese de fluxo de máquinas e implementos Síntese de fluxo de máquinas e implementos Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Objetivo... 3 Parâmetros para utilização do processo... 3 Cadastro

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.2.1 Parcelado... 6 3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo...

Leia mais

1. Passos iniciais. Tutoriais para aprendizado e familiarização com o software Clique no item desejado para ser direcionado para a seção.

1. Passos iniciais. Tutoriais para aprendizado e familiarização com o software Clique no item desejado para ser direcionado para a seção. Tutoriais para aprendizado e familiarização com o software Clique no item desejado para ser direcionado para a seção. Índice 1. Passos iniciais... 2. Gerenciando tarefas... 3. Cadastro de pessoas... 4.

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio.

Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio. Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio. 1) Logar no Kit Médias Empresas Clicar no ícone Tókio Marine Empresarial, que abrirá a tela de login, veja abaixo. Caso seja o primeiro acesso

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

CPS FINANÇAS PESSOAIS MANUAL DO USUÁRIO

CPS FINANÇAS PESSOAIS MANUAL DO USUÁRIO APRESENTAÇÃO O CPS FINANÇAS PESSOAIS é um software desenvolvido para gerenciar a movimentação financeira de forma pessoal, rápida e simplificada fornecendo relatórios e demonstrativos. Este manual é parte

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA. O programa Frente De Loja tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos seguintes serviços:

MANUAL DO PROGRAMA. O programa Frente De Loja tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos seguintes serviços: MANUAL DO PROGRAMA O programa Frente De Loja tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos seguintes serviços: Controle de estoques Contas a receber Contas a pagar Emissão de códigos de barra Fechamento

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Já Pensou em um Sistema de Gestão? Então Pense no GESTOR!

Já Pensou em um Sistema de Gestão? Então Pense no GESTOR! Já Pensou em um Sistema de Gestão? Então Pense no GESTOR! Conheça as vantagens de ter o sistema Gestor, como sua melhor ferramenta de trabalho! Clique sobre a imagem para mais detalhes Para mais detalhes

Leia mais

MÓDULO DE CONTROLE DE CONSÓRCIO.

MÓDULO DE CONTROLE DE CONSÓRCIO. MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Parametrizando o sistema... 3 Administradoras... 3 Aba Configurações Gerais... 5 Aba Licenciamento/Valor Produto... 9 Aba Configurações Comissões... 10 Copiar Configurações...

Leia mais

Menu Acesso - Lista de Operações Acessíveis Trade Solution - Versão 2.23g

Menu Acesso - Lista de Operações Acessíveis Trade Solution - Versão 2.23g Menu Acesso - Lista de Operações Acessíveis Trade Solution - Versão 2.23g Esta listagem apresenta as operações de acesso de acordo com o módulo do Trade Solution onde elas causam impacto. Se a operação

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACERTO DE ESTOQUE...

Leia mais

Modulo 05 ESTOQUE CGAINFOMÁTICA. Retwin

Modulo 05 ESTOQUE CGAINFOMÁTICA. Retwin Modulo 05 0 CGAINFOMÁTICA Retwin ESTOQUE 2 Estoque Sumário 5.1 Configuração Geral... 3 5.2 Entradas... 4 5.2.1 Manutenção... 4 5.2.2 Consulta... 6 5.2.3 Produção... 6 5.2.4 Relatórios... 8 5.3 Saídas...

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO. Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br

SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO. Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br Esta é a primeira tela, aonde o usuário irá colocar o código de acesso para utilizar o software. Se for a primeira vez

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

www.multi-informatica.com.br

www.multi-informatica.com.br www.multi-informatica.com.br Desenvolvendo sua Empresa Obrigado por adquirir nosso Software! Manual de instruções Índice Objetivo do Sistema Configuração Mínima para uso mono-usuário (recomendada) Disposição

Leia mais

Guia de Primeiros Passos - CADASTROS

Guia de Primeiros Passos - CADASTROS Guia de Primeiros Passos - CADASTROS Este documento tem o objetivo principal de iniciar você de forma rápida e simples no sistema.aprog., configurando as funcionalidades a sua realidade. A série Primeiros

Leia mais

Manual do Módulo de PC Online

Manual do Módulo de PC Online do Módulo de PC Online Agilis Conteúdo Introdução... 4 Acesso à Funcionalidade... 5 1. Internet Explorer 6.x... 7 2. Internet Explorer 7.x... 9 3. Netscape Navigator 7.x... 10 4. Netscape Navigator 7.2x...

Leia mais

Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco.

Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco. Sistema integrado para emissão de nota fiscal eletronica NF-e Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco. OmegaBYTE Informática Fones (51) 37375070 (51)

Leia mais

Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco.

Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco. Sistema integrado para emissão de nota fiscal eletronica NF-e Personalize o sistema de acordo com as necessidades de sua empresa entre em contato conosco. OmegaBYTE Informática Fones (11) 4458-0022 (11)

Leia mais

Apostila nº 18 Pedido de venda e Exportar para P. serviços Como criar um novo, incluir, excluir, em aberto, deleta, fecha e emite nota para os

Apostila nº 18 Pedido de venda e Exportar para P. serviços Como criar um novo, incluir, excluir, em aberto, deleta, fecha e emite nota para os Apostila nº 18 Pedido de venda e Exportar para P. serviços Como criar um novo, incluir, excluir, em aberto, deleta, fecha e emite nota para os pedidos e como exportar para P. Serviços Sumário Pedido...

Leia mais

Manual do Usuário. Controle Financeiro. Copyright 2014 - ControleNaNet

Manual do Usuário. Controle Financeiro. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Controle Financeiro Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo Menu Principal...3 Clientes... 4 Consulta... 5 Inclusão...6 Alteração... 8 Exclusão...8 Fornecedores...9 Consulta... 10 Inclusão...

Leia mais

inux Sistemas Ltda. MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br

inux Sistemas Ltda. MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br 2013 inux Sistemas Ltda. s MANUAL DO USUÁRIO www.inux.com.br Sumário 1 Introdução... 2 2 Visão Geral do Sistema... 2 3 Tela de Configuração... 3 4 Tela de Mensagens... 5 5 Tela de Importação... 8 6 Tela

Leia mais

Manual Contas a Pagar

Manual Contas a Pagar Manual Contas a Pagar Prezado Cliente, Este é o material de apoio aos usuários e implantadores do SOFTLAND COMERCIAL, o seu sistema integrado de gestão empresarial. O bom uso deste manual o habilitará

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

Emissão: 16/09/2010 Revisão: 23/04/2015 Revisado por: Juliana PEDIDO DE VENDAS SHP. PPV0102 v. 3.2.7.39 Help Desk

Emissão: 16/09/2010 Revisão: 23/04/2015 Revisado por: Juliana PEDIDO DE VENDAS SHP. PPV0102 v. 3.2.7.39 Help Desk Emissão: 16/09/2010 Revisão: 23/04/2015 Revisado por: Juliana PEDIDO DE VENDAS SHP PPV0102 v. 3.2.7.39 Help Desk 1 Conteúdo Introdução:... 3 CAMINHO:... 4 Inclusão e inicio do PEDIDO DE VENDAS... 5 DETALHES

Leia mais

1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA. Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO 1223o TUTORIAL PEDIDO DE VENDA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL PEDIDO DE VENDA Casa Magalhães Comércio e Representações Ltda O objetivo deste tutorial é apresentar

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

epontual Passo a passo

epontual Passo a passo epontual Passo a passo Sumário epontual... 3 Instalação... 5 Registro do aplicativo...13 Novo pedido...15 Pedido não transmitido...19 Pedido transmitido......20 Financeiro...21 NFe Nota fiscal eletrônica...22

Leia mais

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Página1 e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Leia mais

Processos de Compras. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar

Processos de Compras. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Processos de Compras Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar 1 Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Controle de Compras... 4 Parametrização... 4 Funcionamento... 4 Processo de Controle...

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

www.gerenciadoreficaz.com.br

www.gerenciadoreficaz.com.br Fone: (62) 4141-8464 E-mail: regraconsultoria@hotmail.com www.gerenciadoreficaz.com.br Guia Prático do Usuário Manual de Instalação Gerenciador Eficaz 7 2 Manual do Usuário Gerenciador Eficaz 7 Instalando

Leia mais

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo Versão 3.0 CARBON SYSTEM Manual do Software Controla Tudo Manual do Controla Tudo SOFTWARE PARA CONTROLE DE PONTO VIA IMPRESSÃO DIGITAL OU DÍGITOS Manual do Controla Tudo Versão 3.0 Carbon System Rua Coronel

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

SOFTWARE PARA ADMINISTRAÇÃO DE SALÕES DE BELEZA. O seu salão já está utilizando os recursos que o sistema TEODORA oferece?

SOFTWARE PARA ADMINISTRAÇÃO DE SALÕES DE BELEZA. O seu salão já está utilizando os recursos que o sistema TEODORA oferece? SOFTWARE PARA ADMINISTRAÇÃO DE SALÕES DE BELEZA O seu salão já está utilizando os recursos que o sistema TEODORA oferece? Não? Então conheça o sistema que é a maior inovação tecnológica voltada para o

Leia mais