Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica"

Transcrição

1 Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica

2 I Vida - Controle Financeiro Pessoal Conteúdo Part I Introdução 3 1 Vida Controle... Financeiro 3 Part II Configuração 3 1 Configuração... de Contas Iniciais 3 2 Registro do Sistema Definição de... Usuários 6 4 Configuração... de Conta de 9 5 Configuração... para PALM 10 6 Execução Automática Part III Financeiro 1 Contas Lançamentos Consultando... / Alterando 24 4 Pagamento Pagamento... Multiplo 27 6 Conciliação Orçamento... Previsto 34 8 Busca de Lançamentos Outras Funções Gráficos Relatórios Funções de... Impressão / Exportação Transferência... entre Contas Calculo de Juros Ajuste de Saldo Part IV Tabelas 57 1 Tipos de Lançamento Centros de... Custo 59 3 Tipos de Características Características... de produtos 64 5 Formularios... do Sistema 65 6 Bancos... 70

3 Conteudo II 71 Part V Agenda 1 Agenda de Compromissos Cadastro de... Clientes / Contatos 76 3 Grupo de Contatos Relatórios de... Compromissos 81 5 Relatório de... Clientes / Contatos 82 6 Campanha (Mala... Direta/Mailmarketing) 84 Part VI Ferramentas 88 1 Backup Restore Part VII Suporte 90 Part VIII Novidades Versão Part IX Novidades Versão Campanha (Mala... Direta/Mailmarketing) 95 2 Suporte Novidades... Versão 2.7 (Vendas) Novidades... Versão 2.7 (Contas) 109 Part X Novidades Versão 2.8 (Contas) 113 Part XI Novidades Versão 2.9 (Contas) 116 Part XII Novidades Versão 3.0 (Contas) 121 Part XIII Novidades Versão 3.1 (Contas) 127

4 3 Vida - Controle Financeiro Pessoal 1 Introdução 1.1 Vida Controle Financeiro "Vida" é um sistema para controle financeiro. Com ele você controla todas as suas contas correntes, cartões de crédito, dívidas, conseguindo manter afinada a sua vida financeira. Com uma interface inovadora, o "Vida" permite fácil visualização de todas as contas numa única tela. Você poderá analisar orçamentos através de relatórios, podendo identificar onde está sendo gasto o seu dinheiro (Separações por Centros de Custo) ou através de gráficos apresentando uma rápida visão do seu fluxo financeiro. Principais funções: Controle de contas a pagar e receber; Controle de contas bancárias; Controle de cartões de crédito; Controle de caixa; Relatórios e gráficos gerenciais; Controle de acesso por usuários via senha (podendo-se controlar contas separadas por usuário); Conciliação bancária; Importação de Arquivo de Bancos (Ofc e Ofx); Controle de centros de custo; Agenda de compromissos; Agenda de contatos; Emissão de Recibos; Emissão de Cheques; Emissão de Boletos; Mala direta via ou Cartas; Pode-se trabalhar em rede sem limite de estações, e muito mais... 2 Configuração 2.1 Configuração de Contas Iniciais Configuração inicial do sistema. Essas telas só aparecem na primeira vez em que você entra no sistema. Para utilizar o sistema, deve-se informar o nome completo e o número do registro. Estes são enviados no de confirmação da compra. (Para avaliar, basta informar o nome). O número da instalação deve ser enviado após o pagamento de licença do sistema. Este número é

5 Configuração 4 registrado no micro em sua base de dados, ele fica associado ao nome informado, sendo que o nome informado deve ser exatamente igual ao nome enviado no de confirmação. Em casos de formatação ou troca de equipamento, você pode utilizar o mesmo número de registro.o número de registro muda apenas nas atualizações do sistema, para todas as atualizações do sistema que você receber será enviado um novo numero de registro. Você poderá também definir as cores de fundo e fonte a serem empregadas nas telas do sistema. Preenchendo o item "Inicia sistema sempre que micro for inicializado", faz com que o sistema seja ativado sempre que ligar o micro, e gerar gerado um icone na barra de tarefas do windows. Preenchendo o item "Permite Editar Lançamentos Pagos" o sistema permite a edição de lançamentos que estiverem na situação pago. Para adquirir o sistema, clique no botão "Como Comprar" e siga as instruções. Para facilitar a utilização, informe os nomes das contas a serem controladas. Primeiro passo: Informe uma conta pessoal em que serão lançados seus compromissos, carnês etc... Essa conta apenas será utilizada para controle de pendências. Por isso, ela não acumula o saldo real. (Lembrando-se que a cor pode ser alterada para cada conta, facilitando assim a visualização dos lançamentos). Segundo passo: Iinforme suas contas bancárias. Terceiro passo: Informe o nome da conta para controlar o seu dinheiro em mão. Essa conta é opcional. Quarto lugar: Informe o nome de seus cartões de crédito.

6 5 Vida - Controle Financeiro Pessoal Acionar o Botão Iniciar Sistema. Após iniciar o sistema, as contas acima serão criadas automaticamente. Vale lembrar que se deve entrar em cada conta criada e definir dados como valor de limite, data de vencimento, data de fechamento etc. São dados não obrigatórios, mas uma vez preenchidos seus campos, melhora-se o controle financeiro. Inicialmente, sua tela principal ficará mais ou menos assim: 2.2 Registro do Sistema Para informar o número de registro do sistema após a compra. Para acessar essa função, use a opção do nome chamada "Configuração". Para utilizar o sistema, deve-se informar o nome completo e o número do registro. Estes são enviados no de confirmação da compra. (Para avaliar, basta informar o nome).

7 Configuração 6 O número da instalação deve ser enviado após o pagamento de licença do sistema. Este número é registrado no micro em sua base de dados, ele fica associado ao nome informado, sendo que o nome informado deve ser exatamente igual ao nome enviado no de confirmação. Em casos de formatação ou troca de equipamento, você pode utilizar o mesmo número de registro.o número de registro muda apenas nas atualizações do sistema, para todas as atualizações do sistema que você receber será enviado um novo numero de registro. Você poderá também definir as cores de fundo e fonte a serem empregadas nas telas do sistema. Preenchendo o item "Inicia sistema sempre que micro for inicializado", faz com que o sistema seja ativado sempre que ligar o micro, e gerar gerado um icone na barra de tarefas do windows. Preenchendo o item "Permite Editar Lançamentos Pagos" o sistema permite a edição de lançamentos que estiverem na situação pago. Para adquirir o sistema, clique no botão "Como Comprar" e siga as instruções. Após informar o número de registro, clique em "Iniciar Sistema". 2.3 Definição de Usuários Usado para definir os usuários que terão acesso ao sistema, módulos e contas que estes terão acesso. Para acessar essa função, use a opção do nome chamada "Configuração". Além de exibir os dados do registro do sistema (Nome, Registro e Número de instalação), nessa opção você fará o cadastramento dos usuários do sistema. Por default, o sistema não mostra nenhum usuário cadastrado. Isso faz com que o sistema não solicite senha de entrada. Clique no Botão: Tela Inicial:

8 7 Vida - Controle Financeiro Pessoal Para incluir um usuário, acione o botão "Incluir". O sistema solicitará que você infome o nome do usuário, e já vai mostrar as opções de acesso que o sistema tem como default. Todas as opções de acesso estarão liberadas. Informe o nome completo do usuário, login e senha para acesso, depois defina quais os módulos e contas que este usuário não terá acesso. É só acionar um duplo clique sobre o item ( ), mas lembre-se: Um usuário deve ser o administrador. Para este usuário é recomendado deixar acesso a todos os módulos e contas.

9 Configuração 8 No caso de módulos, você terá quatro opções: Liberado ( ) - Permite que o usuário acesse o modulo ou não. Inclui ( ) - Permite que o usuário faça inclusões de registros no módulo. Para isso, a opção liberada deve ser escolhida também. Altera ( ) - Permite que o usuário faça alterações de registros no módulo. Para isso, a opção liberada deve ser escolhida também. Exclui ( ) - Permite que o usuário faça exclusoes de registros no modulo. Para isso, a opção liberada deve ser escolhida também. Para o controle de acesso às contas do financeiro, só tem a opção de Liberado, que permite ao usuário acesso àquela conta, mas esta funciona em conjunto com o módulo "FINANCEIRO", que definirá as demais opções de acesso que o usuário terá: Após incluir os usuários e configurar seus acessos, basta acionar o Botão Iniciar Sistema. O sistema passará a solicitar na entrada o login e senha do usuário.

10 9 2.4 Vida - Controle Financeiro Pessoal Configuração de Conta de Usado para definir a forma de envio de s pelo sistema. Para acessar essa função, use a opção "Configuração". Clique no Botão: Escolha a opção "Configuração de s". Para definir a forma de envio de e-mais, o usuário pode utilizar o seu próprio programa de (Como o Outlook ou outros). Dessa forma, sempre que um for enviado pelo sistema, ele automaticamente abrirá o programa de , para que a mensagem seja enviada. Para formulários do sistema (Recibo, Listagens etc), o usuário poderá definir como será o formato do arquivo anexo à mensagem. Pode ser uma imagem, um PDF ou vir como HTM. O formato HTM não vai gerar um anexo, pois o mesmo será formatado no corpo do . Pode-se também utilizar o próprio sistema para enviar os s, escolhendo a opção "Enviar direto, utilizando uma Conta SMTP". Neste caso, você vai configurar os dados da sua conta de s (SMTP) para que o sistema consiga enviar seus s diretamente. Os dados da conta de e- são os mesmo que você utiliza em seu programa de s padrão (Outlook por exemplo).

11 Configuração Configuração para PALM Usado para definir a forma de sincronismo com o sistema "VIDA em mãos " no PALM. Para acessar essa função, use a opção "Configuração". Clique no Botão: Escolha a opção "Configuração de PALM". Definir se o PALM será apenas utilizado para consulta, ou se receberá entrada de lançamentos. Com essa segunda opção, quando o usuário fizer um sincronismo no PALM, serão atualizados todos os lançamentos feitos no PALM para o micro (Inclusões, Alterações e Exclusões). Deve-se tomar cuidado para não alterar o mesmo registro no PALM e no Micro, pois o sistema vai considerar a ultima alteração. Definir também a quantidade de dias para Histórico, que será carregado no PALM, ou seja, se informado 30 dias. O PALM receberá todos os lançamentos pagos com até trinta dias antes da data atual, isso para não sobrecarregar a base de dados do PALM. 2.6 Execução Automática Usado para definir a execução automática do sistema quando iniciar o Windows. Para acessar essa função, use a opção "Configuração". Selecione o item, "Inicia sistema sempre...". Assim sempre que se ligar o micro, o sistema será

12 11 Vida - Controle Financeiro Pessoal carregado O sistema ficará Minimizado na barra de tarefas do Windows. Para acessá-lo, clique no ícone (Use um duplo clique): Para voltar para a barra de tarefas, minimize o sistema. 3 Financeiro 3.1 Contas Incluindo novas contas para controle e alterando contas existentes. Para incluir uma nova conta, acione o Botão "Incluir Conta". Para alterar um conta existente, acione um duplo clique sobre o nome da conta que aparece na lista. O sistema abrirá a janela com o cadastro da conta:

13 Financeiro 12 Detalhamento dos campos: Nome: Informe o nome da conta para facilitar identificação. Limite: Limite da conta. Em caso de conta bancária, informe o limite do cheque especial. Em caso de cartão de crédito, informe o limite (apenas utilizado para contas do tipo "Cartão de Crédito" ou "Bancárias") Taxa Juros: Informe o percentual de juros do cheque especial ou o juros cobrado pelo cartão de credito.(só utilizado para contas do tipo "Cartão de credito" ou "Bancarias") Dia Vencimento: Indique o dia de vencimento da fatura do cartão de crédito ou o dia em que são debitados os juros do cheque especial. (Apenas utilizado para contas do tipo "Cartão de Crédito" ou "Bancárias") Dia Fechamento: Indique o dia do fechamento da fatura do cartão de crédito (apenas utilizado para contas do tipo "Cartão de crédito") Preencha as informações conforme indicado. Tipo de Conta: Indica o tipo da conta. Pode ser "Contas a Pagar" (Utilizada também para contas a receber), "Bancária", "Cartão de Crédito", "Caixa/Espécie" e "Investimento". Mais abaixo, neste capítulo, será exibido um detalhamento de como funciona cada tipo de conta. Saldo Inicial da Conta: Aqui se deve informar o saldo inicial da conta. Apenas informar este valor quando iniciar a utilização do sistema. Este valor não é valido para contas do tipo "Contas a Pagar". Número Conta (Para Importação de Extrato) : Informar o número da conta bancaria, este número é consistido no momento da importação, isso para que não sejá importado um arquivo de uma conta diferente. Para que o sistema habilite a importação de extrato este campo deve estar preenchido. Diretorio Para Importar Extrato : Informe um diretorio para que você copie os arquivos de extrado. Assim sempre que você for fazer a importação o sistema já vai buscar o arquivo neste diretorio. Considera Limite no Saldo? (Para importação de Extrato) : Alguns bancos soma o Limite do cheque especial ao saldo, neste caso deve-se escolher este opção. Soma lançamentos desta conta no Saldo Total (Todas as Contas)? : Esta opção faz com que o saldo da conta não seja considarado na soma de todas as contas.pode ser utilizado para controlar contas do tipo "Investimento". Detalhamento das Funções:

14 13 Vida - Controle Financeiro Pessoal Inclui uma nova conta. Exclui a conta que está posicionada, excluindo também todos os lançamentos feitos para esta conta. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada na conta que está posicionada. Cancela a Inclusão ou alteração efetuada na conta que está posicionada. Abre a calculadora do sistema e retorna o valor calculado para o campo próximo a essa função. Como controlar contas a pagar Contas a pagar são utilizadas para lançamentos de contas a pagar e contas a receber, como por exemplo: conta de Luz, água, telefone, prestações, aluguel, condomínio, empregada, etc... Este tipo de conta não é acumulativa, ou seja, ela não tem saldo real, só saldo previsto, que se refere apenas às pendências. Após pagas, elas não mais aparecerão no saldo previsto. Por exemplo: você está vendo na tela um saldo previsto para contas pessoais de reais, e você tem dois lançamentos pendentes, uma conta de aluguel de 800 e uma de condomínio de 200. Se você efetuar o pagamento da conta de aluguel, vai ver que o saldo vai ser de -800, que corresponde a sua dívida atual. Para pagamento, devem sempre ser utilizados recursos de outra conta, ou seja, deve-se indicar em qual conta será debitado o valor pago). Como controlar contas bancárias O campo limite para uma conta bancária corresponde ao valor limite do cheque especial. Na taxa de juros devem ser informados os juros mensais que o banco cobra sobre o uso do cheque especial. No dia do vencimento deve ser informado o dia em que o banco cobra os juros sobre o cheque especial. O tipo de conta deve ser informado "Conta Bancária". O Saldo iniciar só deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver um saldo na conta bancária que você quer controlar. Neste tipo de conta você sempre vai ter os dois saldos: "Saldo Real", que considera a soma de todos os lançamentos conciliados, e "Saldo Previsto", que é a soma do saldo real mais os lançamentos pendentes até a data escolhida. Como controlar contas de Cartão de Crédito O campo limite para uma conta cartão de crédito corresponde ao valor limite do cartão. Na taxa de juros devem ser informados os juros mensais que a instituição cobra sobre o saldo remanescente. No dia do vencimento deve ser informado o dia em que vence a fatura mensal. Esta informação é importante, pois o sistema vai gerar um registro todo mês no dia informado com o saldo de todos os lançamentos feitos durante o mês. Este saldo deve bater com a fatura que você vai receber. Informe o dia de fechamento da fatura. O sistema vai considerar todos os lançamentos com data menor que o dia de fechamento, como lançamentos para a fatura atual, e os lançamentos com vencimento posterior para a próxima fatura. O tipo de conta deve ser informado "Cartão de Crédito". O saldo iniciar só deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver um saldo pendente (Dívida) no cartão que você quer controlar. Neste tipo de conta você sempre terá os dois saldos: "Saldo Real", que considera a soma de todos os lançamentos conciliados, e "Saldo Previsto", que é a soma do saldo real mais os lançamentos pendentes até a data escolhida. Siga as seguintes regras: 1- Configurar a conta do cartão, informando o dia de fechamento e de vencimento. 2- A cada compra que você fizer, faça um lançamento com compra para o cartão informando na data de lançamento o dia da compra. A data de vencimento será preenchida pelo sistema automaticamente de acordo com a data de fechamento da fatura. Com isso, você terá um saldo

15 Financeiro 14 previsto na conta do cartão com todas as compras que você vem fazendo, podendo assim determinar seu limite. Para isso, basta posicionar o calendário no dia de vencimento do cartão. 3- Assim que chegar a fatura do cartão, você deve fazer a conciliação (Opção Conciliação), onde você dá baixa de pagamento em todas as compras pendentes. Com isso, o sistema fará um lançamento com a soma das compras. Nesse momento você deve também incluir lançamento como juros e outros lançamentos que você pode ter esquecido. (Nestes casos você já pode lançá-los como pagos). Se você não quiser usar a opção de conciliação, basta lançar as compras já com situação de pagas. 4- Após feito isso, você terá o lançamento da fatura, que estará pendente de pagamento. Pode-se pagar este usando recursos de outras contas, por exemplo, usar uma conta bancária para pagamento. Pode-se também pagar um valor diferente (mínimo). É só informar o valor a ser pago. Sempre lembrar da data de fechamento do cartão. Esta define em qual fatura entrará o lançamento. (Pela data de lançamento). Se o pagamento for menor, a diferença será lançada para a fatura do mês seguinte. (O sistema cria um lançamento com a diferença). Como controlar contas de dinheiro em mãos (Caixa Espécie) O tipo de conta deve ser informado "Caixa (espécie)". O saldo inicial apenas deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver dinheiro em mãos para controlar. Neste tipo de conta você sempre terá os dois saldos: "Saldo Real", que considera a soma de todos os lançamentos conciliados, e "Saldo Previsto", que é a soma do saldo real mais os lançamentos pendentes até a data escolhida. Como controlar contas de Investimento (Investimentos) O tipo de conta deve ser informado "Investimentos". O saldo inicial apenas deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver um valor investivo, você pode fazer aplicações e resgates, para isso pode também utilizar a função de "Transferencia" para movimentar os valores de contas bancarias para contas de investimento. Você deve também lançar nestas contas os rendimentos e taxas (como IOF,CPMF, etc). 3.2 Lançamentos Incluindo Lançamentos : Mostra como incluir lancamentos em contas pre-cadastradas no sistema. Após abrir o sistema, este inicia automaticamente no menu de contas e posiciona a ultima opção utilizada, que pode ser: Lançamentos Pendentes. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes até a data informada no calendário e a quantidade de dias informada no campo "Dias" na parte superior. O sistema mostra em até que data ele está se baseando para listar os lançamentos pendentes. Pode-se mudar a quantidade de dias para análise ou escolher o dia no calendário para base de pesquisa.

16 15 Vida - Controle Financeiro Pessoal Posição do dia. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes até a data informada no calendário, idem a Lançamentos pendentes. A diferença é que nesta opção se tem a visão dos pagamentos efetuados no dia escolhido no calendário e das pendências até o dia escolhido no calendário. Posição da Semana. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes na semana a partir da data informada no calendário. As funções são as mesmas de Lançamentos Pendentes. A diferença é que nesta opção se tem a visão das pagamentos efetuados na semana escolhida no calendário e das pendências da semana escolhida no calendário. Posição do Mês. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes no mês a partir da data informada no calendário. As funções são as mesmas de Lançamentos Pendentes. A diferença é que nesta opção se tem a visão das pagamentos efetuados no mês escolhido no calendário e das pendências do mês escolhido no calendário. Conciliação. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes até a data informada no calendário. As funções são as mesmas de Lançamentos Pendentes. A diferença é que esta opção só deve ser utilizada para contas bancárias e contas de cartão de crédito. Conciliação, na verdade, é a confirmação de pagamento de um lançamento na mesma conta. Por exemplo, quando se emite um cheque pré-datado, este fica pendente até se fazer o pagamento. Enquanto pendente, ele será somado como saldo previsto. Quando se faz a conciliação (Pagamento) deste cheque, este passa a ser somado como saldo real. O mesmo conceito deve ser usado para lançamentos em cartão de crédito. Por exemplo, ao se fazer uma compra, deve-se registrar um lançamento e deixá-lo pendente. É no recebimento da fatura do cartão que se faz a conciliação de todos os lançamentos da fatura. Com isso, o sistema cria um lançamento novo na conta de cartão chamado "Fatura Mensal", e este deve bater com o valor da fatura recebida. Sempre que se fechar o sistema, este grava a ultima opção utilizada. Incluindo lançamentos: Para incluir um novo lançamento, basta acionar o botão incluir lançamentos, ( ). Em seguida, será exibida janela Lançamentos:

17 Financeiro 16 Detalhamento dos campos: Lançamento: Indica o número do lançamento, que é gerado pelo sistema. Este número pode ser utilizado para localizar o lançamento na função "Busca Lançamentos". Conta: Indica a conta onde deve ser efetuado o lançamento. O sistema sempre mostra o saldo ao lado das contas. Tipo de Lançamento: Indica o tipo de lançamento, que varia de acordo com o tipo de conta. O sistema já vem com alguns tipos de lançamentos pré-cadastrados, mas pode-se informar outros ou deletar os existentes. (Veja em Tabelas/ Tipos de Lançamento) Obs.: Pode-se criar novos tipos de lançamentos. Para isso, basta clicar no botão "Inclui" ( ). O sistema abrirá a tela de inclusão de novos tipos de lançamento:

18 17 Vida - Controle Financeiro Pessoal Ou se pode incluir, alterar e excluir pela opção de "Tabelas/Tipos de Lançamento" no Menu Principal. Centro de Custo : Indica o centro de custo para o lançamento. Assim é possível separar os diversos tipos de despesas e receitas para identificar através dos relatórios onde há maior ou menor gasto. Exemplos de centros de custo: habitação, alimentação, locomoção, impostos etc. Com isso, é possível saber o quanto se está gastando em cada grupo deste (Veja em Tabelas/ Centros de Custo). Pode-se incluir novos centros de custo clicando no botão "Inclui" ( ). O sistema abre a tela "Inclui novo Centro de Custo". Nela, além do centro de custo, pode-se incluir também todos os SubCentros de Custo. Sub-Centro de Custos: Indica o Sub-Centro de Custos (Opcional), podendo assim separar os centros de custo em mais categorias, as quais poderão ser separadas e analisadas nos relatórios do sistema.(veja em Tabelas/ Centros de Custo).

19 Financeiro Pode-se incluir novos sub-centro de custos clicando no botão "Inclui" ( "Inclui novo Sub-Centro de Custo". 18 ). O sistema abre a tela Descrição do Lançamento: Indica uma descrição para o lançamento para mais tarde se conseguir identificar o mesmo. Este campo é de livre digitação, mas se pode escolher uma descrição da lista, que é criada automaticamente com todas as descrições já informadas ao sistema. Data Lançamento: Indica quando foi efetuado o lançamento. Deve ser utilizado para indicar a data da compra ou data de venda. Em casos de contas do tipo "Cartão de Credito", é utilizado para calcular em que vencimento a compra será faturada. O sistema já traz como default a data que está selecionada no calendário da tela principal. Vencimento: Indica o vencimento do lançamento. O sistema já traz como default a data que está selecionada no calendário da tela principal. Em caso de contas do tipo "Cartão de Credito", o sistema informa a data de vencimento baseada na data de compra e dia de fechamento/ dia de vencimento indicado na conta. Valor: Indica o valor do lançamento. Tipo: Indica se o lançamento é um débito ou crédito. Quando se escolhe o tipo do lançamento, este campo é preenchido automaticamente. Por exemplo, se o tipo de lançamento for "Cheque", ele é preenchido com "Débito". Parcela de: Indica se o lançamento é parcelado (carnê, cheque pré, financiamentos etc.). Deve-se informar qual parcela você está lançando e a quantidade total de parcelas do carnê, por exemplo, se o carnê tem 12 parcelas, apenas se lança a primeira informando parcela 1 de 12. As demais, o sistema lança automaticamente. Situação: Indica a situação do lançamento, se já está pago ou não. O sistema traz como default NÃO, mas se pode mudar no caso de estar lançando algo que já foi pago. Data Pagamento: Indica a data efetiva do pagamento, que só deve ser informada quando a conta estiver paga. Valor Pago: Indica o valor efetivamente pago, que só é informado quando a conta estiver paga, lembrando que tanto a data quanto o valor pago podem ser diferentes do vencimento e valor do lançamento. Número Documento: Indica o número do documento, ex.: número do cheque. Se for um lançamento parcelado, o sistema vai enumerar os demais lançamentos sequencialmente a partir do primeiro (Opcional). Detalhes: Inica detalhes sobre o lançamento (Opcional). É um texto livre.

20 19 Vida - Controle Financeiro Pessoal Informações Complementares: ( )Permite se seja informado para o lançamento, quem é o cliente ou fornecedor, qual o banco/agencia/conta/numero do cheque ou numero do boleto que se refere o lançamento. o sistema abre a seguinte janela: O lançamento acima se refere a um: Indica se o lançamento está associado a um cliente ou fornecedor (opcional), Informa o tipo de associação do lançamento: Cliente ou Fornecedor. Este: Indica a associação em si, ou seja, o nome do formecedor ou cliente, que deve estar previamente cadastrado no menu "Agenda:Clientes/Contatos". Caso não estejá castrado, pode-se incluir clicando em Sendo um cheque: Espaço para informar o banco/agencia/conta e número do cheque. Sendo um Boleto: Espaço para informar o banco e número do boleto. Detalhamento das Funções: Inclui um novo lançamento. Exclui o lançamento que está posicionado. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no lançamento que está posicionado. Cancela a Inclusão ou alteração efetuada no lançamento que está posicionado. Abre a calculadora do sistema e retorna o valor calculado para o campo próximo a esta função. Abre as demais funções possíveis para o lançamento. São elas: Esta função abre uma tela para cadastramento de itens para este lançamento, onde por exemplo pode-se lançar todos os itens referentes ao lançamento separando por centro de custo e sub-centro

21 Financeiro 20 de custo. Pode ser utilizando também para cadastramento de listas de compra. Esta é a tela da lista: A lista permite incluir e excluir itens e mostra o total previsto. Gera na agenda de compromissos um lembrete para o pagamento do lançamento. Esta função abre a janela:

22 21 Vida - Controle Financeiro Pessoal Nesta tela pode-se definir o horário em que o sistema fará o lembrete e descrever alguns detalhes. Mostra demais parcelas para o lançamento. Abre a seguinte janela:

23 Financeiro 22 Nela pode -se ver todas as parcelas geradas pelo lançamento, podendo atualizar o valor e o vencimento, baseados no valor e vencimento do lançamento atual. Esta função duplica o lançamento que está posicionado, criando um novo. Isso para facilitar o cadastramento quando houver lançamentos muito parecidos. Após duplicado, ele mostra a mensagem acima e posiciona no novo lançamento. Imprime formulários como Emite Cheque, Lista de compra, Recibo e Boleto. Estes formulários podem ser criados e alterados na opção "Tabelas/ gerador de relatório". O formulário de recibo e Cheque, antes de imprimir vai abrir a seguinte janela:

24 23 Vida - Controle Financeiro Pessoal Pode-se modificar os dados e confirmar. Em seguida, dá-se a visualização do formulário: (Recibo) Cheque:

25 Financeiro 24 Em seguida, basta clicar no botão com o desenho de uma impressora. Para a impressão do cheque, destaque a folha do talão e regule a impressora para encaixa-la, coloque a folha de cabeça para baixo. Antes de imprimir na folha de cheque faça testes em papel branco para regular a posição, se necessario ajuste as margens na opção do menu "Tabelas/ gerador de relatório". Para Impresão de boleto, veja o captulo "Tabelas/Gerador de relatório" para saber como configuras o boleto bancario. Esta função é idêntica a "Imprime". Só que ela envia o formulário por . Ela utiliza o que está cadastrado no Cliente. Caso não tenha o cadastro, pode-se informar o e- antes de enviá-lo. (Veja Configuração/ Configuração de Conta de ). 3.3 Consultando / Alterando Alterando Lançamentos. : Mostra como alterar lançamentos em contas pré-cadastradas no sistema. Para alterar o lançamento, basta na tela principal acionar um duplo clique do mouse sobre o

26 25 Vida - Controle Financeiro Pessoal lançamento escolhido. Para localizar um lançamento, pode-se utilizar a opção de pesquisa (Veja Busta de Lançamentos). Em seguida, o sistema abre a tela de lançamentos, permitindo que sejam feitas as mudanças necessárias. Depois acione a função desejada. (Veja em Lançamentos). 3.4 Pagamento Pagamento de Lançamentos Para efetuar o pagamento de um lançamento, escolha primeiro aquele a ser pago. clique no campo "Clique Para:", ( ). O sistema abrirá a tela de pagamentos:

27 Financeiro 26 Informe a conta utilizada para pagamento. Esta opção apenas deve ser usada ao se utilizar recursos de uma conta para pagar lançamentos de uma outra conta. No exemplo, estou pagando uma conta pessoal "Condomínio" e vou usar uma das contas bancárias para efetuar o pagamento. Se, por exemplo, a conta fosse um cheque pré-datado, não se deve informar a conta. Deve-se deixá-la em branco para que o sistema dê baixa na própria conta. É o que chamamos de conciliação. Se você informar uma conta para utilizar seu recursos, informe também o tipo de lançamento. Informe a data de pagamento. O sistema trará a data do dia para facilitar, mas você pode alterar. Informe o valor pago. O sistema traz o valor do lançamento, mas pode ser alterado nos casos em que você não irá pagar o total da conta, por exemplo, quando você decide pagar apenas o mínimo da fatura de cartão de crédito. Informe o número do documento. Caso você esteja utilizando recursos de outra conta para pagamento, por exemplo o número do cheque. Se o pagamento for utilizar recursos de outra conta, o sistema pode fazer o lançamento já conciliado. Basta deixar selecionada a opção "Lançamento já conciliado". Por exemplo, ao se pagar um lançamento usando uma conta bancária, o lançamento desta conta já entrará como pago. Opção para incluir um novo lançamento, quando o valor do pagamento estiver diferente do valor previsto. No momento da baixa do pagamento, caso o sistema encontre uma diferença entre o valor pago e o valor previsto, mostra a mensagem:

28 27 Vida - Controle Financeiro Pessoal Confirmando Sim, o sistema cria um novo lançamento com a diferença. este lançamento pode ser associado a um outro centro de custo. Por exemplo se você esta efetuando o pagamento atrasado, o valor pago pode ser maior pois você não contava com o Juros, informando o valor pago maior, a diferença você pode lançar no centro de custo correspondente ao juros. Funções: Efetiva o pagamento, mudando a situação do lançamento para "Pago". Cancela um pagamento, caso você desista de pagar o lançamento, ou se você entrar um lançamento já pago pelo link "Pago". Você pode usar esta função para cancelar o pagamento. Volta para a lista sem efeturar o pagamento. 3.5 Pagamento Multiplo Pagamento Multiplos de Lançamentos

29 Financeiro 28 Para efetuar o pagamento multiplo de lançamentos, selecione a opção "Pagamento Multiplo", como isso fica ativo a forma de pagamento unico, após isso o sistema vai mostra o botão "Pagar Itens". Depois escolha os lançamentos a serem pagos clicando na coluna "Pagar" do lançamento correspondente, você pode escolher quantos lançamentos for necessario. Estes ficaram marcados: Se desistir de algum lançamento basta clicar novamente em "Pagar", para que o sistema desmarque o lançamento. Apos escolher os lançamentos, clique em "Pagar Itens".

30 29 Vida - Controle Financeiro Pessoal O sistema vai abrir a tela de pagamento, somando todos os lançamentos. Em seguida escolha a conta que sera utilizada para pagamento, o tipo de lançamento, a data e o numero de documento (opcional). e confirme o pagamento. No exemplo foi pago 3 contas com o mesmo cheque. 3.6 Conciliação Conciliação. Esta opção mostra todos os lançamentos pendentes até a data informada no calendário + 10 dias. As funções são as mesmas de Lançamentos Pendentes. A diferença é que esta opção só deve ser utilizada para contas bancárias e contas de cartão de crédito. Conciliação, na verdade, é a confirmação de pagamento de um lançamento na mesma conta. Por exemplo, quando se emite um cheque pré-datado, este fica pendente até se fazer o pagamento. Enquanto pendente, ele será somado como saldo previsto. Quando se faz a conciliação (Pagamento) deste cheque, este passa a ser somado como saldo real. O mesmo conceito deve ser usado para lançamentos em cartão de crédito. Por exemplo, ao se fazer uma compra, deve-se registrar um lançamento e deixá-lo pendente. É no recebimento da fatura do cartão que se faz a conciliação de todos os lançamentos da fatura. Com isso, o sistema cria um lançamento novo na conta de cartão chamado "Fatura Mensal", e este deve bater com o valor da fatura recebida. O primeiro passo é escolher a conta a ser conciliada, após informar a conta o sistema já lista abaixo todos os lançamentos pendentes, e o saldo desta conta:

31 Financeiro 30 Há duas formas de ser fazer a conciliação: Conciliação manual 1-clique no campo "Clique Para:", ( ). 2-na tela de pagamento apenas clicar em "Confirma Pagamento" Para se efetuar a conciliação, não deve ser informado nada no campo "Conta utilizada para pagamento", pois a conciliação é a confirmação que eu o lançamento na propria conta. Conciliação automatica (Importação de arquivos gerados pelos bancos, formato.ofx e.ofc) Em caso de contas bancarias, deve-se configurar na tela de conta os campos:

32 31 Vida - Controle Financeiro Pessoal Número Conta (Para Importação de Extrato) : Informar o número da conta bancaria, este número é consistido no momento da importação, isso para que não sejá importado um arquivo de uma conta diferente. Para que o sistema habilite a importação de extrato este campo deve estar preenchido. Diretorio Para Importar Extrato : Informe um diretorio para que você copie os arquivos de extrado. Assim sempre que você for fazer a importação o sistema já vai buscar o arquivo neste diretorio. Considera Limite no Saldo? (Para importação de Extrato) : Alguns bancos soma o Limite do cheque especial ao saldo, neste caso deve-se escolher este opção. Configurado estes campos no cadastro da conta, sempre que escolher a conta para conciliação, o sistema habilita o botão "Importa Extrato". Clicando nele o sistema abre a tela de importação:

33 Financeiro 32 O primeiro passo é clicar no botão "Abrir Arquivo com Extrato": Depois escolha o arquivo de extrato a ser importado: Após a escolha do arquivo, o sistema já faz uma conciliação, mostrando uma lista com todos os item do extrado, e já faz uma associação com os lançamentos feitos no sistema. Os items do extrato que não são encontrados serão incluidos após a confirmação. Neste processo o sistema também vai confirir o saldo da conta, se existir alguma divergencia, vai aparecer a mensagem: Abaixo veja a tela para conciliar os itens do extrato com os lançamentos do sistema:

34 33 Vida - Controle Financeiro Pessoal Na coluna "Lançamento Conciliado" o sistema procura os lançamentos e associa aos itens do extrato, caso não sejam encontrados pode-se informa-lo manualmente: Caso o lançamento realmente não estiver lançado no sistema, pode informa "Não encontrado", desta forma esta opção vai incluir o lançamento. Pode-se também não considerar um item, isso quando o mesmo já foi conciliado manualmente, para isso informa "Não Considerar". Após definir o lançamento, pode-se também alterar a "Descrição do Lançamento": Deve-se também confirmar o "Tipo de Lançamento":

35 Financeiro 34 As informarções "Centro de Custo" e "Sub-Centro de Custo" também podem ser informadas neste momento. Após confirmar todos os items, se tudo estiver OK, deve-se clicar em "Confirma Conciliação" Esta opção vai efetivar todos os items e ajustar o saldo da conta, se necessario. 3.7 Orçamento Previsto Orçamento Previsto. Esta opção permite que você informe uma previsão de gastos por centro de custos (Receitas e Despesas). Após informar as previsões o sistema mostra as diferenças entre previsto e realizado (Realizado é a soma dos lançamentos feitos por centro de custo). Também permite geração de gráficos e relatórios. Opção do Menu: Orçamento Previsto Padrão:

36 35 Vida - Controle Financeiro Pessoal A primeira etapa "Orçamento Previsto Padrão" você pode informar os valores previstos por centros de custo e Sub-Centro de custo. Nesta tela basta preencher as colunas "Valor Despesa" e "Valor Receita". (Usar o Valor Receita apenas quando o centro de custo for de "Créditos"). Informando o valor no Sub-Centro de Custo o sistema ja acumula o valor no Centro de Custo. Todos os valores informando são somados nas linhas de "Total Despesas/Receitas" e serão calculados no "Saldo Final". Todos os valores informados em "Orçamento Previsto Padrão" serão utilizados em todos os meses como sendo um valor default. Mas é possível definir um orçamento diferente para cada mês, veja a seguir em "Orçamento Por Mês". Nesta tela ainda você pode definir no campo "Avisar na inclusão de lançamentos quando o orçamento atingir x %" onde fará com que o sistema avise quando a soma dos lançamentos para o centros de custo ou sub-centros de custo estiver atingindo o percentual informado. Orçamento por Mês

37 Financeiro 36 Nesta etapa "Orçamento Previsto do Mês" você pode informar os valores previstos por centros de custo e Sub-Centro de custo para o mês definido no campo "Mês/Ano". Nesta tela também é possível visualizar as colunas "à confirmar" e "Realizado", sendo "à confirmar" a soma de todos os pagamentos pendentes para o centros de custo ou sub-centro de custo, no período do mês informado, e "Realizado" a soma dos lançamentos pagos. Entrando nesta tela o sistema informa a coluna "Previsto" com os valores informados no tela de "Orçamentos Previsto Padrão", sendo que você pode alterar esta coluna informado os valores previstos para o mês em específico. Todos os valores informando são somados nas linhas de "Total Previsto/A Confirmar/Realizado" e serão calculados na "Diferença entre Previsto e À Confirmar/Realizado". O sistema define core para as situações: Você pode Listar "Receitas" ou "Despesas" clicando em: Você pode listar apenas as centros de custos/sub-centros de custo que tenha valores, clicando em:

38 37 Vida - Controle Financeiro Pessoal Para encolher outro mês para analise basta informar no campo : O sistema conta ainda com as funções: Gera previsão baseado na no Orçamento Previsto Padrão: Esta opção altera os valores previstos conforme os valores do orçamento previsto padrão. Gera previsão baseado na previsão do mês anterior: Esta opção copia os valores previstos do mês anterior, desde que tenha-se informados os valores previstos no mês anterior. Gera previsão baseado nos lançamentos do mês anterior : Esta opção gera a previsão para todos os centros de custos/sub-centros de custos, baseando nos lançamentos pagos no mês anterior, utilizando esta opção, os valores previstos informados vão ser substituídos. Gráficos: Na tela de gráficos é possível visualizar informando o mês/ano, gráficos como "Despesas Previstas x Realizadas", "Receitas Previstas x Realizadas" e "Receitas x Despesas". Também é possível informar um Centro de Custo especifica para analise ou Todos. Para imprimir o gráfico gerado basta clicar no botão "Imprime". Exemplo do Gráfico de Despesas Previstas x Realizadas. Exemplo do Gráfico "Despesas x Receitas"

39 Financeiro 38 Relatórios: Nas opções de relatorios você pode informar o mês/ano para analise, um centro de custo ou Todos, Despesa ou Receitas e tem opção para listas apenas o centros de custos/sub-centros de custo que tenham valor. Opções de relatórios: "Previsto x Realizado Mês Informado + 5 Meses Anteriores". Mostra o valor previsto e realizado do mês informado, por centro de custo e detalhando os sub-centros de custo, mostrando o percentual entre previsto e realizado, e indicando com imagens quando existiu aumento ou queda. Mostra também os 5 meses anteriores ao mês informado.

40 39 Vida - Controle Financeiro Pessoal "Previsto x Realizado Mês Informado + 5 Próximos Meses". Mostra o valor previsto e realizado do mês informado, por centro de custo e detalhando os sub-centros de custo, mostrando o percentual entre previsto e realizado, e indicando com imagens quando existiu aumento ou queda. Mostra também os 5 próximos meses ao mês informado. "Estatística de Realizado Mês Informado + 11 meses Anteriores". O sistema gera o relatório totalizando por centro de custo e detalhando por sub-centros de custo, mostrando o percentual correspondente de cada centro de custo/sub-centro de custo em relação ao total. Mostrando também os 11 meses anteriores ao mês informado. "Estatística de Realizado Mês Informado + 11 Próximos meses ". O sistema gera o relatório totalizando por centro de custo e detalhando por sub-centros de custo, mostrando o percentual correspondente de cada centro de custo/sub-centro de custo em relação ao total. Mostrando também os 11 próximos meses ao mês informado. "Orçamento Previsto do Mês x Realizado no Mês ". O sistema gera o relatório mostrando os valores previstos do Mês, a confirmar e realizado por centro de custo e detalhando por sub-centro de custo, mostrando os percentuais entre Previsto x realizado e Previsto x À confirmar + Realizado.

41 Financeiro 40 "Orçamento Previsto Padrão x Realizado no Mês ".O sistema gera o relatório mostrando os valores previstos Padrão, a confirmar e realizado por centro de custo e detalhando por sub-centro de custo, mostrando os percentuais entre Previsto x realizado e Previsto x À confirmar + Realizado. 3.8 Busca de Lançamentos Faz uma perquisa nos lançamentos, utilizando-se de várias opções de filtro. Para fazer uma pesquisa, crique no botão "Pesquisa" Janela de pesquisa:

42 41 Vida - Controle Financeiro Pessoal Você pode escolher uma ou mais formas de busca, lembrando-se que aquelas em que você não informar nada, não serão consideradas. Por exemplo, você pode informar uma descricao tipo "Escola" e informar um período "01/01/2005" até "01/02/2005". Após acionar o botão "Executa pesquisa", o sistema trará todos os lançamentos com a descrição informada dentro do período escolhido. 3.9 Outras Funções Outras funções da tela principal do sistema. Calendário.

43 Financeiro 42 O calendário sempre posiciona a lista de lançamentos na data informada, sempre respeitando as opções escolhidas no menu. (Lançamentos Pendentes, Posição do Dias, Posição da semana, etc...). Quando modificado, a lista mudará de acordo com a data escolhida, e na parte superior você poderá ver a descrição da data escolhida: ou (para posição da semana) ou para posição do mês) Mostra lançamentos do Mês. Esta opção filtra apenas os lançamentos do mês informado no calendário. Esta opção não soma os saldos de meses anteriores, sendo assim os saldos das conta somente visualizam a soma dos lançamentos do mês. Situação e Tipo Estas opções fazem com que o sistema mostre na lista os lançamentos "Não Pagos" e "Pagos" se escolhida. e os lançamentos de "Crédito" e Debito" se escolhida. Mostra só Conta Esta opção faz com que o sistema somente mostre os lançamentos e saldos da conta informada. Ordem das Contas/ Filtro de Contas Nesta opção, você pode escolher a ordem para visualizar as contas por nome ou tipo, e também pode filtar as contas por tipo, pode por exemplo listar apenas as contas bancarias. Saldos das Contas

44 43 Vida - Controle Financeiro Pessoal Nesta lista, você visualiza o saldo real das consta, o saldo previsto (Real + todas as pendências até a data selecionada), limite (Limite do especial ou limite do cartão) e limite disponível (saldo previsto Limite). No caso de cartões de crédito, o valor disponível considera as compras parceladas. Calculadora Exibe a calculadora do sistema. Ajuste da lista de lançamentos: É possivel ajustar o tamanho dos campos da listagem de lançamento, Para ajustar o tamanho, clique entre os titulos dos campos, mantendo o botão do mouse clicado, arraste atá o ajuste necessario. Para mudar a posição Clique sobre o titulo do campo, mantendo o botão do mouse clicado, arraste até a posição desejada: Você pode também excluir e incluir campos na lista, para isso clique no botão que fica no inicio do cabeçalho da lista ( ) Ele abre a seguinte janela:

45 Financeiro 44 A lista "Campos Disponiveis", mostra os campos que não estão sendo listados, e a lista "Campos escolhidos para Listar" mostra os campo que estão configurados para aparecer na listagem. Basta clicar sobre a descrição do campo para passar de uma lista para a outra. Depois clicar em "Fechar" para que o sistema assuma a nova configuração. Quando fechar o sistema, toda a configuração é gravada, assim quando entrar novamente os campos já estaram formatados. Visualizar todos os campos do lançamento na lista de lançamentos. Ha um novo campo na lista de lançamentos, que mostra outros campos do lançamento que não estão na lista horizontal, ou seja os campos que não aparcem na lista serão mostrados quando clicar em no sinal "+" do campo Outros: " Desta Forma: "

46 45 Vida - Controle Financeiro Pessoal Opção na lista de lançamentos para mostrar as demais parcelas do lançamento. No novo campo da lista, "Demais", você pode ver as demais parcelas do lançamentos, basta clicar no sinal "+". Na lista das parcelas você pode entrar em cada parcela para editar (Duplo Clique sobre a parcela) ou até mesmo efetuar o pagamento ou cancelar o pagamento (clicando em ) Se o lançamento for por periodo (Mensal,Semestral, anual, etc), você verá os proximos lançamentos. Analise de contas Esta função faz uma analise mostrando detalhes de valores previstos para a contas. Para aciona-la, escolha a conta (ou todas na linha "total") e clique o link "Analise".

47 Financeiro 46 O sistema vai mostrar a seguinte tela: Mostrando os saldos detalhados (Debitos e Creditos), os dois graficos mostrando os valores previstos por dia e o Saldo previsto por dia. Impressão da Tela de Saldos

48 47 Vida - Controle Financeiro Pessoal Esta função monta um formulario para impressão, com a possição da tela principal, listando todos os lançamentos e as contas que estão sendo visualizadas. Para aciona-la, Clique no botão: Fica ao lado do botão "Pesquisa". O sistema gera um relatorio neste formato: 3.10 Gráficos Para se visualizar um gráfico, você conta com algumas opções como a conta para análise. Para a opção de graficos você pode escolher todas estas formas de Filtro:

49 Financeiro Apos escolher os parametros de filtro, clique em "gera Grafico": 48

50 49 Vida - Controle Financeiro Pessoal Funções da Tela do gerador de grafico: 1- , monta a imagem do gráfico e anexa ao a ser enviado. 2- Imprime, gera a impressão do gráfico. 3- Select, Utilizado para desmarcar as demais opções. 4- Gira, permite que você gire o gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e girando até a posição desejada para o gráfico. 5- Move, permite movimentar o gráfico na horizontal e na vertical, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar a posição desejada. 6 - Zoom, permite aumentar ou diminuir o tamanho do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 7- Prof., permite aumentar ou diminuir a profundidade do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 8-3D, define se o gráfico será visualizado em 3D ou em 2D. 9- Edita, permite a edição de todos os parâmetros de geração do gráfico. 10- Copia, permite a copia do gráfico para colar em qualquer outro tipo de programa (Word, Excel, Outlook, etc...). 11- Salva, permite a gravação do gráfico em vários tipos de formatos. 1- Adiciona Anotações, permite incluir anotações dentro do grafíco. 2- Aplica zoom por area, permite aplicar um zoom em uma area selecionada no grafíco, para selecionar clique na posição inicial com o mouse e solte o botão do mouse na posição final. 3- Movimenta o grafico, permite a movimentação horizontal e vertical do grafico. 4- Desenhas Linhas, permite desenhar linhas dentro do grafíco. 5- Mostra Detalhes, mostra janela com detalhes quando o cursor do mouse estiver parado na barra do grafico.

51 Financeiro 50 1-Cores, define se o grafico tera cores ou não. 2-Legenda, define se vai mostrar as legendas ou não. 3-Legenda Interna, define se vai mostrar a legenda interna no grafíco ou não. 4-Temas, permite a escolha de outros padrões de graficos. 1-Permite selecionar os gráficos, quando comparativos, você pode mudar as propriedades de cada um deles. 1-Permite a escolha de varios formatos de graficos. (barras, Pizza, linhas, etc..). 1- A pasta dados mostra planilhado os valores das barras dos graficos.

52 Vida - Controle Financeiro Pessoal Relatórios Para impressão de relatórios você conta com estas opções: Opções de Filtro: Escolha de conta (Se não for informada, o sistema entende todas). Escolha do centro de custo (Se não for informado, o sistema entende todos). Escolha do período (Se não informar, o sistema traz tudo). Escolha o tipo de período (Por vencimento ou data de pagamento). Escolha das situações dos lançamentos (não pago/pago ou crédito/débito). Escolha o formato do relatório (Vertical/Normal ou Horizontal/Paisagem). (Só utilizado nos tipos de relatório "Relação...") Você pode opcionalmente escolher uma associação (Cliente ou Fornecedor) e escolher o Cliente/Fornecedor associado. Assim, o relatório será gerado apenas" com os lançamentos desta associação. A opção "Mostra Detalhes" faz com que sejam listados no relatório os textos de detalhes informados nos lançamentos. (Só utilizado nos tipos de relatorio "Relação...")

53 Financeiro 52 A opção "Mostra Complementos" faz com que sejam listados no relatório os dados complementares do pagamento ou recebimento, ou seja no Banco/Agencia/Conta/Numero do Cheque/Numero do Boleto. Tipo de relatórios: "Relação de lançamentos por Conta". O sistema gera o relatório totalizando por contas, sem considerar saldo anterior, conforme abaixo: "Relação de lançamentos por Conta Considerando Saldo Anterior", o sistema gera o relatório totalizando por contas, mostrando o saldo anterior, e acumulando o mesmo no total, conforme abaixo:

54 53 Vida - Controle Financeiro Pessoal "Relação de lançamentos por Centro de Custo", o sistema gera o relatório totalizando por centro de custo, conforme abaixo: "Relação de lançamentos por Cliente/Fornecedor" Relatorios que separa e totaliza os lançamentos feito associados a clientes ou fornecedores:

55 Financeiro 54 "Fluxo de Caixa (Dia a Dia)". O sistema gera o relatório com os valores de débito e crédito dia a dia, conforme abaixo:

56 Vida - Controle Financeiro Pessoal Funções de Impressão / Exportação Detalhes sobre as funções existentes na tela de visualização de Relatórios: Quando você utilizar a opção para visualizar os relatórios, estará disponível uma barra superior com as opções: Existem três opções para visualizar o relatório (Mini, Zoom e Tamanho Tela): Você pode navegar nas páginas pelos seguintes botões: Você pode escolher uma impressora e configurá-la através desta opção: Clicando-se sobre a impressora, o sistema efetua a impressão do relatório: Clicando-se sobre o disquete, o sistema salva o relatório, podendo-se escolher vários formatos: Informe o nome do arquivo: Escolha o tipo de arquivo: Você pode utilizar esta opção para exportar os dados para outros sistemas, como o Excel, Word, Adobe etc Transferência entre Contas Utilizado para transferir valores de uma conta para outra. Clique no botão "Transfere" Esta opção deve ser utilizada para transferir valores de uma conta para outra.

57 Financeiro 56 Você define a conta Origem e a conta Destino. Informa também o tipo de lançamento que será informado na conta Origem e o tipo que será informado na conta Destino. Informará a Data de Operação, o Valor da Transferencia e o Número do Documento (Opcional). Se você quiser que os lançamentos já sejam incluídos na situação Paga, informe "Lançamento já conciliado". Após acionar o botão "Confirma Transferência", o sistema vai gerar dois lançamentos, conforme abaixo: Um dos lançamentos é de débito, outro de crédito Calculo de Juros Utilizado para calcular o valor de juros previsto para as contas bancarias que estão utilizando o limite de especial, também mostra o juros a ser pago em faturas de cartão de credito. Clique no botão "Juros" Apos isso o sistema abre uma janela com os juros previstos:

58 57 Vida - Controle Financeiro Pessoal O sistema gera automaticamente os lançamentos para estes valores, no mes subsequente e no dia informado no cadastro da conta, (dia de vencimento). O sistema calcula o juros do mes que esta posicionado no calendario, e gera os lançamentos para o mes seguinte Ajuste de Saldo Utilizado para alterar o saldo real de uma conta. Clique no botão "Ajusta Saldo" Esta opção corrige o saldo real de uma conta. Para isso, basta escolher a conta, informar um tipo de lançamento para a diferença e informar o novo saldo real da conta. Após acionar o botão "Confirma Ajuste de Saldo", o sistema incluirá um lançamento na conta com a diferença, conforme abaixo: Com isso, a conta ficará com o saldo real conforme informado. 4 Tabelas 4.1 Tipos de Lançamento Definição dos tipos de lançamentos para todos os tipos de conta. Opção do Menu: Nesta tela de cadastro, você tem uma busca por iniciais: Onde selecionanda a letra, ele mostra os tipos de lançamento com as mesmas iniciais, ou clicando em "..." é listado todos os tipos de lançamentos na lista da esquerda:

59 Tabelas 58 Clicando nos itens da lista você pode editá-lo nos campos à direita: Defina a descrição do tipo de lançamento: Defina se o tipo de lançamento será de crédito, débito ou livre escolha (Você define no momento do lançamento). Defina também a periodicidade, ou seja, se o tipo de lançamento for periódico, o sistema acatará ao período informado e criará os próximos lançamentos conforme definido. Por exemplo, se o tipo for bimestral, quando você fizer um lançamento, o sistema já pode gerar o próximo com um vencimento para dois meses.

60 59 Vida - Controle Financeiro Pessoal Para confirmar, deletar ou incluir um novo tipo de lançamento, use os botões: Na parte superior da definição dos campos, estão os tipos de contas, nas quais os tipos de lançamento serão associados: Basta clicar sobre um deles para listar e alterar os tipos de lançamentos para o tipo de conta informado. Você conta também com uma estatística que analisa o tipo de lançamento posicionado, num período escolhido, mostrando quantos lançamentos existem para este tipo de lançamento, qual o valor pendente e qual o valor já quitado. Mostra também um grafico com os últimos 12 meses de valores quitados para este tipo de lançamento. 4.2 Centros de Custo Definição para os Centros de Custo e Sub-Centros de Custo. Opção do Menu: Nesta tela de cadastro você tem uma busca por iniciais: Onde selecionando a letra ele mostra os centros de custo com as mesmas iniciais, ou clicando em "..." é listado todos os centros de custo na lista à esquerda:

61 Tabelas 60 Clicando nos itens da lista você pode editá-lo nos campos à direita: Define-se uma descrição para identificar o Centro de Custo: Define-se também todos o sub-centros de custos para o mesmo. Para isso conta-se com as opções "Incluir Item", "Excluir Item" e "Gravar Item".

62 61 Vida - Controle Financeiro Pessoal O Sub-Centro de custo é definido pela descrição informada. Também pode-se definir se o sub-centro de custo é o mais utilizado. Isso para facilitar no momento do lançamentos onde o sistema já vai trazer este sub-centro de custo mais utilizado, como default no lançamento. Para confirmar, deletar ou incluir um novo tipo de lançamento, use os botões: Você pode também definir um orçamento por centro de custo / sub-centro de custo, clicando no botão: Você conta também com uma estatística que analisa o centro de custo posicionado, num período escolhido, mostrando quantos lançamentos existem para este centro de custo, qual o valor pendente e qual o valor já quitado. Mostra também um gráfico com os últimos 12 meses de valores quitados para este centro de custo.

63 Tabelas Tipos de Características Define tipo de características para o cadastro de Clientes/Contatos. Opção do Menu: Nesta tela você cadastrará as características que deseja informar para os contatos. Esta é uma tela de configuração onde você informa a descrição da pergunta e o tipo de resposta.

64 63 Vida - Controle Financeiro Pessoal Você define a descrição da pergunta,... e o tipo de resposta, que pode ser: Se o tipo de resposta for "Campo de Escolha", você deve informar quais as opções de escolha.

65 Tabelas Características de produtos Define tipo de caracteristicas para o cadastro de produtos. Opção do Menu: Nesta tela você vai cadastrar as características que você que informar para os produtos. Esta é uma tela de configuração onde você informa a descrição da pergunta e o tipo de resposta. Cadastrando uma caracteristica, esta será solicitada no momento da inclusão de produtos nos pedidos. Você define a descrição da pergunta. e o tipo de resposta, que pode ser: Se o tipo de resposta for "Campo de Escolha", você deve informar quais as opção de escolha.

66 Vida - Controle Financeiro Pessoal Formularios do Sistema Permite a criação e alteração de formulários e relatórios gerados pelo sistema. Opção do Menu: O sistema já vem com alguns formularios pre-cadastrados.

67 Tabelas 66 Os formularios utiliza-se da base de dados para extrair informação, isso é feito atravez de comandos SQL.

68 67 Vida - Controle Financeiro Pessoal Pode criar até 10 comando SQL, em até 3 niveis.

69 Tabelas Boleto: Esta tela aparece quando o campo "Tipo de Origem de dados" for igual a "Boleto". Nesta tela você pode informar os dados bancarios para geração de boletos. Os boletos são gerados na tela de pedidos(vendas) ou lançamentos (CONTAS), referente as parcelas ou lançamentos. 68

70 69 Vida - Controle Financeiro Pessoal Funções: Edita o formulario, pemitindo mudanças de lay-out. Mostra como vai ficar a visualização do Formulario. Tela de Edição de formularios

71 Tabelas 4.6 Bancos Utilizada para definir as os Bancos utilizadas pelo sistema Para acessar este função, use a opção do menu "Tabelas", "bancos" Unidade: Define o Codigo e nome dos Bancos. 70

72 71 Vida - Controle Financeiro Pessoal 5 Agenda 5.1 Agenda de Compromissos Você tem três formas de visualizar a sua agenda de compromissos: Dia a Dia, Semana ou Mês. Dia a Dia: Nesta opção você pode visualizar seus compromissos do dia, na hora em que ocorrerão. Para incluir um compromisso, basta acionar um duplo clique na linha correspondente à hora em que você deseja lançar o compromisso. Para ver os detalhes do compromisso, basta acionar um duplo clique sobre o mesmo. Ao lado da lista de compromissos você conta com um calendário para navegação.

73 Agenda 72 Semana: Nesta opção você pode visualizar seus compromissos durante a semana, no dia em que eles vão ocorrer. O processo de incluir e visualizar detalhes do compromisso é o mesmo da opção Dia a Dia

74 73 Vida - Controle Financeiro Pessoal Mês: Nesta opção você pode visualizar seus compromissos durante o mês todo, no dia em que eles ocorrerão. O processo de incluir e visualizar detalhes do compromisso é o mesmo da opção Dia a Dia.

75 Agenda 74 Quando você inclui um compromisso você tem as seguintes informações que podem ser preenchidas: Se você utilizar a opção "Avisar em", o sistema vai abrir a janela abaixo como aviso para o compromisso, além de acionar um aviso sonoro.

76 75 Vida - Controle Financeiro Pessoal

77 Agenda Cadastro de Clientes / Contatos Cadastramento de Clientes/ Contatos e Fornecedores Opção do Menu: Na agenda de contato você pode cadastrar todos os seus clientes, contatos e fornecedores. Nesta opção você conta com um cadastro completo com telefone, e endereço. Pode também informar características do contato, as quais você pode configurar e associar o contato a grupos que você pode definir. Na parte superior você conta com duas formas de busca, pela opção de pesquisa ou pelas iniciais do nome, clicando-se na letra o sistema mostra na lista lateral os clientes com as iniciais da letra escolhida, ou clicando-se em "..." lista-se todos os clientes. A opção de "Pesquisa" conta com os seguintes filtros:

78 77 Vida - Controle Financeiro Pessoal Aqui você informa as opções de filtro desejadas e clica em "Executa Pesquisa". O sistema mostrará na lista lateral todos os clientes que se encaixam no filtro escolhido: Cadastramento: Inclusão, Alteração e Exclusão de Clientes: Para ver os dados completos do Cliente, basta clicar sobre o nome do mesmo, na lista à esquerda. Ao lado você vê todas as informações do contato. Estas estão divididas em cinco pastas: Na pasta "Dados" você tem as informações básicas do contato, como nome telefone, , endereço. Para alterar estas informações, basta digitar sobre as mesmas.

79 Agenda 78 Além de você contar com a opção "imprimie" e "envia ", estas opções permitem que seja gerado formularios para impressão (Cartas, Etiquetas) e possibilitando o envio dos mesmos por para o cliente. Na pasta "Outros Contatos", você pode incluir outros nomes, telefones e s referentes a este mesmo cliente:

80 79 Vida - Controle Financeiro Pessoal Na pasta "Características", o sistema vem configurado com as características abaixo, mas você pode definir as características que desejar, as quais poderá utilizar para filtrar e tirar relatórios do Clientes. Na pasta "Grupos" você define a quais grupos o cliente pertence. Ele pode fazer parte de mais de um grupo. Os Grupos você pode definir quantos quiser, e o mesmo poderá ser utilizado para filtrar os clientes e gerar relatórios. Na pasta "Mais Detalhes" você tem um campo para digitar um texto livre, onde você pode informar mais detalhes sobre o Cliente

81 Agenda 5.3 Grupo de Contatos Nesta tela você cria os grupos em que deseja separar seus contatos. Opção Menu: Utilize a lista à esquerda para posicionar o grupo, e o campo à direita para editá-lo. Você pode inclui ou excluir um grupo clicando nos botões. 80

82 81 Vida - Controle Financeiro Pessoal Nela também é possível enviar s para todos os contatos pertencentes ao grupo. Para mandar um para todos os contatos do grupo é só clicar no botão :" Manda Para Membros do Grupo ". 5.4 Relatórios de Compromissos Esta opção permite imprimir um relatório com os compromissos agendados no período informado. Opção do Menu: Para imprimir o relatório de compromissos, pode-se informar:

83 Agenda Você pode escolher um período e opcionalmento um Cliente/Contato, e gerar o relatório: 5.5 Relatório de Clientes / Contatos Esta opção permite imprimir um relatório de clientes/contatos. Opção do Menu: Para imprimir o relatório ou Etiquetas de clientes/contatos pode-se informar: 82

84 83 Vida - Controle Financeiro Pessoal Lembrando-se de que os filtros não informados não serão considerados na listagem. Este é o relatório gerado:

85 Agenda 84 Etiquetas: 5.6 Campanha (Mala Direta/Mailmarketing) Esta opção permite gerar cartas/etiquetas e enviar com formularios para uma lista de clientes. Opção do Menu: O primeir passo é incluir a campanha, definindo os campo:

86 85 Vida - Controle Financeiro Pessoal Funções: Indice alfabetico, lista as campanhas cujo nome inicia com a letra escolhida, ou todo quando escolhido a opção "...". Inclui uma nova campanha. Exclui a campanha que está posicionada. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada na campanha que está posicionada. Campos:

87 Agenda 86 Nome da Campanha: Informar um nome para a Campanha. Formulario (Carta/Etiqueta/ ): Definir o formuario, o qual será gerado para cada cliente da campanha, este formulario pode ser definido na tela de "Gerador de Relatorios" (Veja Menu Tabelas). Assunto (Quando Campanha via ): Informa a descrição do Assunto que se refere a campanha, este assunto será utilizado quando a campanha for enviada por . Forma de Seleção: Define a forma de selecionar o clientes para a campanha, podendo ser "Clientes/Contatos Cadastrados" ou "Clientes por Pedido" (Apenas clientes que já efetuaram uma compra). Texto Padrão: Texto padrao que pode fazer parte do formulario. Seleção de Clientes: Clique em "Seleciona Clientes" e informe os filtros que lhe forem convenientes:

88 87 Vida - Controle Financeiro Pessoal Apos executar a pesquisa, a lista de clientes será carregada com todos os clientes selecionados. Pode-se fazer esta seleção quantas vezes for necessario. Nos clientes selecionados, pode também definir clientes que não serão utilizados, basta-se mudar a situação para "Cancelado": Pode-se também exlcuir todos os clientes selecionados que ainda não foram enviados, basta-se clicar no botão "Excluir Não Enviados":

89 Agenda 88 Gerar Campanha Nesta opção você pode gerar a impressão do formulario para todos os clientes da campanha, ou informar uma quantidade de itens (Campo "Itens à Imprimir"). Idem para enviar o formulario por . 6 Ferramentas 6.1 Backup Gera cópia de segurança dos dados cadastrados no sistema. Opção do Menu: Deve ser usado para gerar uma cópia de segurança de todos os dados que você incluiu no sistema. Este arquivo deve ser gravado em disquete ou CD, devendo ser guardado em lugar seguro, pois são suas informações pessoais. É recomendável gravar uma cópia de segurança pelo menos uma vez por semana. Clique na opção do menu e escolha o local onde você vai gravar o arquivo:

90 89 Vida - Controle Financeiro Pessoal Depois clique em "Save". Em seguida o sistema iniciará a criação do arquivo de backup. Não mude o nome do arquivo. 6.2 Restore Restaura a cópia de segurança gerada pela opção de Backup. Opção do Menu: Deve ser usado para restaurar uma cópia de segurança gerada pela opção de backup do sistema. Clique na opção do menu e escolha o local onde está gravado o arquivo.

91 Ferramentas Escolha o arquivo e clique em "OPEN": 7 Suporte Nesta Opção você pode solicitar suporte para dividas sobre o sistema, via internet. Opção do Menu: Tela de suporte: 90

92 91 Vida - Controle Financeiro Pessoal Para utilizar o suporte é necessario que seu micro esteja conectado a internet. As respostas não são on-line, suas duvidas serão respondidas em até 24hora, pois isso descreva na pergunta o maximo de detalhes possiveis. 8 Novidades Versão 2.6 (Outras Funções) Ordem das Contas/ Filtro de Contas Nesta opção, você pode escolher a ordem para visualizar as contas por nome ou tipo, e também pode filtar as contas por tipo, pode por exemplo listar apenas as contas bancarias. (Calculo de Juros).

93 Novidades Versão Utilizado para calcular o valor de juros previsto para as contas bancarias que estão utilizando o limite de especial, também mostra o juros a ser pago em faturas de cartão de credito. Clique no botão "Juros" Apos isso o sistema abre uma janela com os juros previstos: O sistema gera automaticamente os lançamentos para estes valores, no mes subsequente e no dia informado no cadastro da conta, (dia de vencimento). O sistema calcula o juros do mes que esta posicionado no calendario, e gera os lançamentos para o mes seguinte. (Relatórios) Nova opção para filto no relatorio por sub-centros de custo: (Calculo de Juros de cartão) Nova função para calculo do juros de cartão de credito, criando no mês seguinte um lançamento com o calculo do juros (quando pagamento menor que o valor da fatura). (Contas)

94 93 Vida - Controle Financeiro Pessoal Nova Opção: Soma lançamentos desta conta no Saldo Total (Todas as Contas)? : Esta opção faz com que o saldo da conta não seja considarado na soma de todas as contas.pode ser utilizado para controlar contas do tipo "Investimento". Novo Tipo de Conta: "Investimentos" Como controlar contas de Investimento (Investimentos) O tipo de conta deve ser informado "Investimentos". O saldo inicial apenas deve ser informado quando você estiver iniciando o uso do sistema é já tiver um valor investivo, você pode fazer aplicações e resgates, para isso pode também utilizar a função de "Transferencia" para movimentar os valores de contas bancarias para contas de investimento. Você deve também lançar nestas contas os rendimentos e taxas (como IOF,CPMF, etc). (Outras Funções): Impressão da Tela de Saldos Esta função monta um formulario para impressão, com a possição da tela principal, listando todos os lançamentos e as contas que estão sendo visualizadas. Para aciona-la, Clique no botão: Fica ao lado do botão "Pesquisa". O sistema gera um relatorio neste formato:

95 Novidades Versão 2.6 (Correções): 1-Erro na atualização de demais parcelas, em algumas situações estava duplicando registros. 2-Correção de diferenças de saldo, referente a arredondamentos, geralmente de 1 centavo. 3-Erro na inclusão de usuarios, quando contas com mesmo nome. 4-Erro na soma do saldo disponivel. (Emissão de Boletos) (Apenas para o sistema Vendas). (Gerador de Relatorios). Boleto: Esta tela aparece quando o campo "Tipo de Origem de dados" for igual a "Boleto". Nesta tela você pode informar os dados bancarios para geração de boletos. Os boletos são gerados na tela de pedidos, referente as parcelas, para pedidos confirmados. 94

96 95 9 Vida - Controle Financeiro Pessoal Novidades Versão 2.7 Enter topic text here. 9.1 Campanha (Mala Direta/Mailmarketing) Esta opção permite gerar cartas/etiquetas e enviar com formularios para uma lista de clientes. Opção do Menu:

97 Novidades Versão 2.7 O primeir passo é incluir a campanha, definindo os campo: 96

98 97 Vida - Controle Financeiro Pessoal Funções: Indice alfabetico, lista as campanhas cujo nome inicia com a letra escolhida, ou todo quando escolhido a opção "...". Inclui uma nova campanha. Exclui a campanha que está posicionada. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada na campanha que está posicionada. Campos: Nome da Campanha: Informar um nome para a Campanha. Formulario (Carta/Etiqueta/ ): Definir o formuario, o qual será gerado para cada cliente da campanha, este formulario pode ser definido na tela de "Gerador de Relatorios" (Veja Menu Tabelas). Assunto (Quando Campanha via ): Informa a descrição do Assunto que se refere a campanha, este assunto será utilizado quando a campanha for enviada por . Forma de Seleção: Define a forma de selecionar o clientes para a campanha, podendo ser "Clientes/Contatos Cadastrados" ou "Clientes por Pedido" (Apenas clientes que já efetuaram uma compra). Texto Padrão: Texto padrao que pode fazer parte do formulario. Seleção de Clientes: Clique em "Seleciona Clientes" e informe os filtros que lhe forem convenientes:

99 Novidades Versão Apos executar a pesquisa, a lista de clientes será carregada com todos os clientes selecionados. Pode-se fazer esta seleção quantas vezes for necessario. Nos clientes selecionados, pode também definir clientes que não serão utilizados, basta-se mudar a situação para "Cancelado": Pode-se também exlcuir todos os clientes selecionados que ainda não foram enviados, basta-se clicar no botão "Excluir Não Enviados":

100 99 Vida - Controle Financeiro Pessoal Gerar Campanha Nesta opção você pode gerar a impressão do formulario para todos os clientes da campanha, ou informar uma quantidade de itens (Campo "Itens à Imprimir"). Idem para enviar o formulario por Suporte Nesta Opção você pode solicitar suporte para dividas sobre o sistema, via internet. Opção do Menu: Tela de suporte:

101 Novidades Versão Para utilizar o suporte é necessario que seu micro esteja conectado a internet. As respostas não são on-line, suas duvidas serão respondidas em até 24hora, pois isso descreva na pergunta o maximo de detalhes possiveis. 9.3 Novidades Versão 2.7 (Vendas) Criado Opção para incluir serviços nos pedidos: Itens(Produtos): produtos/serviços escolhidos para o pedido, com informações de preço, quantidade, desconto, e comissão.

102 101 Vida - Controle Financeiro Pessoal Campos: Escolha do Tipo: Inicialmente deve-se escolher entre Produtos ou Serviços Escolhendo Produtos: Código do Produto : Opção para buscar o produto pelo codigo, é opcional, você pode informa o produto direto no campo "Produto" também. Produto : Define o produto (veja Vendas/Produtos). Pode-se também incluir ou alterar o produto clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Escolhendo Serviços: O sistema muda os campos para: Código do Serviço : Opção para buscar o tipo de serviço pelo codigo, é opcional, você pode informa o serviço direto no campo "Serviço" também. Serviço : Define o tipo de serviço (veja Vendas/Serviços). Pode-se também incluir ou alterar o serviço clicando nos botões "Inclui" ou "Altera". Escolhendo Produtos: Caracteristicas do Produto: Estes são campos personalizados, onde você pode criar as caracteristicas mais apropriadas para o seu tipo de negocio. (Veja Tabela/Caracteristicas Produto). Escolhendo Serviços: O sistema muda os campos para: Detalhes do serviço: Texto livre para descrever o detalhes sobre o serviço. Criado Cadastro de serviços: Utilizada para incluir tipos de serviços. Para acessar este função, use a opção do menu "Vendas", "Serviços"

103 Novidades Versão Dados do Serviço: Informações basicas sobre o tipo de serviço, Nome, Codigo, Tipo, preço, etc. Funções:

104 103 Vida - Controle Financeiro Pessoal Faz a busca de serviços, com varias opções de filtragem. Indice alfabetico, lista os serviços cujo nome inicia com a letra escolhida, ou todo quando escolhido a opção "...". Inclui um novo serviços. Exclui o serviços que está posicionado. Confirma a Inclusão ou alteração efetuada no serviço que está posicionado. Campos: Nome do Serviço: Define o nome do tipo de serviço, use uma descrição que possa identifica-lo. Código do Serviço: Define um codigo para o tipo de serviço, codigo este que pode facilitar no momento de escolher o serviço na tela de pedidos. Preço de Custo: Informar o preço de custo, quando existir. Margem %: Informar a margem de lucro desejada para o serviço, isso apenas para serviços que tenha o campo "Preço de Custo" preenchido, pode-se deixar este campo em branco, neste caso ele é calcula-do automaticamente apos informar o "Custo Final do Serviço". Custo Final do Serviço: Informar o preço final para o serviço, se a "Margem %" for informada, o sistema calcula automaticamente o "Custo Final do Serviço" ou vice versa. Comissão: Não utilizado. Comissão vendedor: Informar a comissão que é paga ao vendedor, sobre o preço de venda do serviço. Caso não informar a comissão por serviço, pode-se informa este percentual no cadastro de vendedores (Veja Venda/Vendedores). Unidade: Define a unidade do serviço é cobrado, exemplo: Horas. Situação: Defina a situação atual do serviço, pode ser: Ok Suspenso Grupo: Define a que grupo pertence o serviço, utilizado para controle gerencial. Sub-Grupo: Define a que sub-grupo o pertence o serviço, utilizado para controle gerencial. Detalhes: Imagem e texto livre para descrição do serviço.

105 Novidades Versão Venda: Controle de vendas do serviço, grafico estatistico e números para analise. Novo campo para definir data base de calculo dos vencimentos nos pedidos: Forma Pagamento / Entrega e Totais: define as formas de pagamento, juros, despesas de cobrança, forma de entrega, custos com entrega, e total final do pedido. Data Base Venc. Parcelas: Define a data base de vencimento das parcelas, o sistema utilizara esta data para calcular os vencimentos das parcelas.

106 105 Vida - Controle Financeiro Pessoal Novo Formularios de pedido e cotação: Nova opção para personalização de formularios: Utilizada para definir as Personalizações para os formularios do sistema Para acessar este função, use a opção do menu "Tabelas", "Personaliza Formu.."

107 Novidades Versão Personalização de Formularios: Nesta tela você define os dados da empresa que serão impressos no cabeçalho dos formularios, define também como você que chamar os formularios de cotação e pedido, e também como será a assinatura dos formularios. Você pode por exemplo mudar o nome de "Cotação de Venda" para 'Orçamento de Venda". Nova opção para cadastro das unidades: Utilizada para definir as Unidades utilizadas nos produtos e serviços

108 107 Vida - Controle Financeiro Pessoal Para acessar este função, use a opção do menu "Tabelas", "Unidades" Unidade: Define o nome das unidades utilizadas nos produtos e serviços. Novas opção para configurar a forma de baixar o estoque por produto:

109 Novidades Versão Baixa do Estoque Venda quando?: Nesta opção você define em que momento do pedido de venda você quer que o sistema de baixa no estoque, pode ser: Inclui da Cotação : Vai baixar do estoque no momento que for incluido o produto na cotação de venda. Confirmar Pedido : Vai baixar do estoque somente quando o pedido for confirmado. Baixa do Estoque Compra quando?: Nesta opção você define em que momento do pedido de compra você quer que o sistema de some os itens no estoque, pode ser: Inclui da Cotação : Vai somar no estoque no momento que for incluido o produto na cotação de compra. Confirmar Pedido : Vai somar no estoque somente quando o pedido de compra for confirmado.

110 Vida - Controle Financeiro Pessoal Novidades Versão 2.7 (Contas) Agora na tela do lançamento existe uma nova opção "Informações Complementares" : Informações Complementares: ( )Permite se seja informado para o lançamento, quem é o cliente ou fornecedor, qual o banco/agencia/conta/numero do cheque ou numero do boleto que se refere o lançamento. o sistema abre a seguinte janela: O lançamento acima se refere a um: Indica se o lançamento está associado a um cliente ou fornecedor (opcional), Informa o tipo de associação do lançamento: Cliente ou Fornecedor. Este: Indica a associação em si, ou seja, o nome do formecedor ou cliente, que deve estar previamente cadastrado no menu "Agenda:Clientes/Contatos". Caso não estejá castrado, pode-se incluir clicando em Sendo um cheque: Espaço para informar o banco/agencia/conta e número do cheque. Sendo um Boleto: Espaço para informar o banco e número do boleto. Novas opções para impressão e envio de nos lançamentos: Imprime formulários como Emite Cheque, Lista de compra, Recibo e Boleto. Estes formulários podem ser criados e alterados na opção "Tabelas/ gerador de relatório". O formulário de recibo e Cheque, antes de imprimir vai abrir a seguinte janela:

111 Novidades Versão Pode-se modificar os dados e confirmar. Em seguida, dá-se a visualização do formulário: (Recibo) Cheque:

112 111 Vida - Controle Financeiro Pessoal Em seguida, basta clicar no botão com o desenho de uma impressora. Para a impressão do cheque, destaque a folha do talão e regule a impressora para encaixa-la, coloque a folha de cabeça para baixo. Antes de imprimir na folha de cheque faça testes em papel branco para regular a posição, se necessario ajuste as margens na opção do menu "Tabelas/ gerador de relatório". Para Impresão de boleto, veja o captulo "Tabelas/Gerador de relatório" para saber como configuras o boleto bancario. Relatorios de lançamentos por Conta, agora com o sub-total por conta, com detalhes de total de debito e total de credito:

113 Novidades Versão Nova Opção de Relatorio: "Relação de lançamentos por Cliente/Fornecedor" Relatorios que separa e totaliza os lançamentos feito associados a clientes ou fornecedores: Nova opção para os relatorios de Lançamentos: A opção "Mostra Complementos" faz com que sejam listados no relatório os dados complementares do pagamento ou recebimento, ou seja no Banco/Agencia/Conta/Número do Cheque/Número do

114 113 Vida - Controle Financeiro Pessoal Boleto. Relatorio de Fluxo de caixa, agora com totalização de debitos e creditos: 10 Novidades Versão 2.8 (Contas) 1- Correção da somatoria da fatura de cartão de credito, quando muda um lançamento de uma data para outra. Agora quando alterar a data do lançamento de uma compra do cartão de credito, os saldos das faturas afetadas serão ajustados corretamente. 2- Gravação do posicionamento e ajustes de tamanho, feitos nos campos da tela principal (Lista de lançamentos). Agora é possível ajustar o tamanho dos campos da listagem de lançamento, Para ajustar o tamanho, clique entre os títulos dos campos, mantendo o botão do mouse clicado, arraste até o ajuste necessário. Para mudar a posição Clique sobre o titulo do campo, mantendo o botão do mouse clicado, arraste até a posição desejada:

115 Novidades Versão 2.8 (Contas) 114 Você pode também excluir e incluir campos na lista, para isso clique no botão que fica no inicio do cabeçalho da lista ( ) Ele abre a seguinte janela: A lista "Campos Disponíveis", mostra os campos que não estão sendo listados, e a lista "Campos escolhidos para Listar" mostra os campo que estão configurados para aparecer na listagem. Basta clicar sobre a descrição do campo para passar de uma lista para a outra. Depois clicar em "Fechar" para que o sistema assuma a nova configuração. Quando fechar o sistema, toda a configuração é gravada, assim quando entrar novamente os campos já estarão formatados.

116 115 Vida - Controle Financeiro Pessoal 3- Possibilidade de visualizar todos os campos do lançamento na lista de lançamentos. Há um novo campo na lista de lançamentos, que mostra outros campos do lançamento que não estão na lista horizontal, ou seja os campos que não aparecem na lista serão mostrados quando clicar em no sinal "+" do campo Outros: " " Desta Forma: 4- Nova opção para incluir um novo lançamento, quando o valor do pagamento estiver diferente do valor previsto. No momento da baixa do pagamento, caso o sistema encontre uma diferença entre o valor pago e o valor previsto, mostra a mensagem: Confirmando Sim, o sistema cria um novo lançamento com a diferença. este lançamento pode ser associado a um outro centro de custo. Por exemplo se você esta efetuando o pagamento atrasado, o valor pago pode ser maior pois você não contava com o Juros, informando o valor pago maior, a diferença você pode lançar no centro de custo correspondente ao juros.

117 Novidades Versão 2.8 (Contas) Correções na tela de tarefas (Menu Agenda). - Correção na Ordem dos campos Inicio e termino da tarefa. - Correção da gravação da tarefa, que não estava ocorrendo. 6- Nova opção na lista de lançamentos para mostrar as demais parcelas do lançamento. No novo campo da lista, "Demais", você pode ver as demais parcelas do lançamento, basta clicar no sinal "+". Na lista das parcelas você pode entrar em cada parcela para editar (Duplo Clique sobre a parcela) ou até mesmo efetuar o pagamento ou cancelar o pagamento (clicando em ) Se o lançamento for por período (Mensal,Semestral, anual, etc), você verá os próximos lançamentos. 7- Correções Diversas. -Acesso para campanha quando criado usuários. -Acertos nas alterações de lançamentos parcelados. -Acerto do problema que ocorria quando mudar uma conta de um lançamento com parcelas, estavam duplicando lançamentos. -Relatórios de lançamentos quando exportava para PDF ou HTML não trazia os detalhes. -Aumentado o tamanho da impressão de gráficos. 11 Novidades Versão 2.9 (Contas) 1- Adequação do sistema para funcionar no ambiente WINDOWS VISTA Agora quando alterar a data do lançamento de uma compra do cartão de credito, os saldos das faturas afetadas serão ajustados corretamente. 2- Novo gerador de graficos financeiros

118 117 Vida - Controle Financeiro Pessoal Para a opção de graficos você pode escolher todas estas formas de Filtro:

119 Novidades Versão 2.9 (Contas) Apos escolher os parametros de filtro, clique em "gera Grafico": 118

120 119 Vida - Controle Financeiro Pessoal Funções da Tela do gerador de grafico: 1- , monta a imagem do gráfico e anexa ao a ser enviado. 2- Imprime, gera a impressão do gráfico. 3- Select, Utilizado para desmarcar as demais opções. 4- Gira, permite que você gire o gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e girando até a posição desejada para o gráfico. 5- Move, permite movimentar o gráfico na horizontal e na vertical, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar a posição desejada. 6 - Zoom, permite aumentar ou diminuir o tamanho do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 7- Prof., permite aumentar ou diminuir a profundidade do gráfico, após clicar nesta opção basta clicar no gráfico, (mantendo clicado o botão esquerdo do mouse) e movimentar o mouse até chegar ao tamanho desejado. 8-3D, define se o gráfico será visualizado em 3D ou em 2D. 9- Edita, permite a edição de todos os parâmetros de geração do gráfico. 10- Copia, permite a copia do gráfico para colar em qualquer outro tipo de programa (Word, Excel, Outlook, etc...). 11- Salva, permite a gravação do gráfico em vários tipos de formatos. 1- Adiciona Anotações, permite incluir anotações dentro do grafíco. 2- Aplica zoom por area, permite aplicar um zoom em uma area selecionada no grafíco, para selecionar clique na posição inicial com o mouse e solte o botão do mouse na posição final. 3- Movimenta o grafico, permite a movimentação horizontal e vertical do grafico. 4- Desenhas Linhas, permite desenhar linhas dentro do grafíco. 5- Mostra Detalhes, mostra janela com detalhes quando o cursor do mouse estiver parado na barra do grafico.

121 Novidades Versão 2.9 (Contas) Cores, define se o grafico tera cores ou não. 2-Legenda, define se vai mostrar as legendas ou não. 3-Legenda Interna, define se vai mostrar a legenda interna no grafíco ou não. 4-Temas, permite a escolha de outros padrões de graficos. 1-Permite selecionar os gráficos, quando comparativos, você pode mudar as propriedades de cada um deles. 1-Permite a escolha de varios formatos de graficos. (barras, Pizza, linhas, etc..). 1- A pasta dados mostra planilhado os valores das barras dos graficos. 3- Inclusão de campos "Parcelas e De Parcelas" no relatorio de lançantos. Agora no relatorio de "Lançamentos" o sistema vai mostrar a parcela e a quantidade de parcelas. 4- Bloqueio da alteração de lançamentos pagos, obrigando o cancelamento do pagamento para possibilitar a alteração. Agora não será permitido alterar um lançamento Pago, será necessario antes cancelas o pagamento para depois altera-lo, isso para preservar a integridade do sistema. 5- Na inclusão de lançamentos já vai trazer preenchido a conta, utilizando a conta selecionada na tela principal.

122 121 Vida - Controle Financeiro Pessoal Agora quando incluir um lançamento o sistema já traz preenchido a conta, de acondo com a conta posicionada na tela principal. 6- Correção dos relatorios para impressão de contas do tipo "Investimento". Agora as contas de Investimento também serão impressas nos relatorios de lançamentos. 12 Novidades Versão 3.0 (Contas) 1- Nova opção que permite definir se o sistema vai permitir ou não a alteração de lançamentos pagos. Preenchendo o item "Permite Editar Lançamentos Pagos" o sistema permite a edição de lançamentos que estiverem na situação pago. 3- Cadastro de Bancos. 4- Incluido mais opções de campos para a incluir na lista inicia. 5- Acerto no relatorio de lançamentos por cliente/fornecedor. 7- Novo Modulo de Orçamento Previsto. Orçamento Previsto. Esta opção permite que você informe uma previsão de gastos por centro de custos (Receitas e Despesas). Após informar as previsões o sistema mostra as diferenças entre previsto e realizado (Realizado é a soma dos lançamentos feitos por centro de custo). Também permite geração de gráficos e relatórios. Opção do Menu: Orçamento Previsto Padrão:

123 Novidades Versão 3.0 (Contas) 122 A primeira etapa "Orçamento Previsto Padrão" você pode informar os valores previstos por centros de custo e Sub-Centro de custo. Nesta tela basta preencher as colunas "Valor Despesa" e "Valor Receita". (Usar o Valor Receita apenas quando o centro de custo for de "Créditos"). Informando o valor no Sub-Centro de Custo o sistema ja acumula o valor no Centro de Custo. Todos os valores informando são somados nas linhas de "Total Despesas/Receitas" e serão calculados no "Saldo Final". Todos os valores informados em "Orçamento Previsto Padrão" serão utilizados em todos os meses como sendo um valor default. Mas é possível definir um orçamento diferente para cada mês, veja a seguir em "Orçamento Por Mês". Nesta tela ainda você pode definir no campo "Avisar na inclusão de lançamentos quando o orçamento atingir x %" onde fará com que o sistema avise quando a soma dos lançamentos para o centros de custo ou sub-centros de custo estiver atingindo o percentual informado. Orçamento por Mês

124 123 Vida - Controle Financeiro Pessoal Nesta etapa "Orçamento Previsto do Mês" você pode informar os valores previstos por centros de custo e Sub-Centro de custo para o mês definido no campo "Mês/Ano". Nesta tela também é possível visualizar as colunas "à confirmar" e "Realizado", sendo "à confirmar" a soma de todos os pagamentos pendentes para o centros de custo ou sub-centro de custo, no período do mês informado, e "Realizado" a soma dos lançamentos pagos. Entrando nesta tela o sistema informa a coluna "Previsto" com os valores informados no tela de "Orçamentos Previsto Padrão", sendo que você pode alterar esta coluna informado os valores previstos para o mês em específico. Todos os valores informando são somados nas linhas de "Total Previsto/A Confirmar/Realizado" e serão calculados na "Diferença entre Previsto e À Confirmar/Realizado". O sistema define core para as situações: Você pode Listar "Receitas" ou "Despesas" clicando em: Você pode listar apenas as centros de custos/sub-centros de custo que tenha valores, clicando em:

125 Novidades Versão 3.0 (Contas) 124 Para encolher outro mês para analise basta informar no campo : O sistema conta ainda com as funções: Gera previsão baseado na no Orçamento Previsto Padrão: Esta opção altera os valores previstos conforme os valores do orçamento previsto padrão. Gera previsão baseado na previsão do mês anterior: Esta opção copia os valores previstos do mês anterior, desde que tenha-se informados os valores previstos no mês anterior. Gera previsão baseado nos lançamentos do mês anterior : Esta opção gera a previsão para todos os centros de custos/sub-centros de custos, baseando nos lançamentos pagos no mês anterior, utilizando esta opção, os valores previstos informados vão ser substituídos. Gráficos: Na tela de gráficos é possível visualizar informando o mês/ano, gráficos como "Despesas Previstas x Realizadas", "Receitas Previstas x Realizadas" e "Receitas x Despesas". Também é possível informar um Centro de Custo especifica para analise ou Todos. Para imprimir o gráfico gerado basta clicar no botão "Imprime". Exemplo do Gráfico de Despesas Previstas x Realizadas. Exemplo do Gráfico "Despesas x Receitas"

126 125 Vida - Controle Financeiro Pessoal Relatórios: Nas opções de relatorios você pode informar o mês/ano para analise, um centro de custo ou Todos, Despesa ou Receitas e tem opção para listas apenas o centros de custos/sub-centros de custo que tenham valor. Opções de relatórios: "Previsto x Realizado Mês Informado + 5 Meses Anteriores". Mostra o valor previsto e realizado do mês informado, por centro de custo e detalhando os sub-centros de custo, mostrando o percentual entre previsto e realizado, e indicando com imagens quando existiu aumento ou queda. Mostra também os 5 meses anteriores ao mês informado.

127 Novidades Versão 3.0 (Contas) 126 "Previsto x Realizado Mês Informado + 5 Próximos Meses". Mostra o valor previsto e realizado do mês informado, por centro de custo e detalhando os sub-centros de custo, mostrando o percentual entre previsto e realizado, e indicando com imagens quando existiu aumento ou queda. Mostra também os 5 próximos meses ao mês informado. "Estatística de Realizado Mês Informado + 11 meses Anteriores". O sistema gera o relatório totalizando por centro de custo e detalhando por sub-centros de custo, mostrando o percentual correspondente de cada centro de custo/sub-centro de custo em relação ao total. Mostrando também os 11 meses anteriores ao mês informado. "Estatística de Realizado Mês Informado + 11 Próximos meses ". O sistema gera o relatório totalizando por centro de custo e detalhando por sub-centros de custo, mostrando o percentual correspondente de cada centro de custo/sub-centro de custo em relação ao total. Mostrando também os 11 próximos meses ao mês informado. "Orçamento Previsto do Mês x Realizado no Mês ". O sistema gera o relatório mostrando os valores previstos do Mês, a confirmar e realizado por centro de custo e detalhando por sub-centro de custo, mostrando os percentuais entre Previsto x realizado e Previsto x À confirmar + Realizado.

128 127 Vida - Controle Financeiro Pessoal "Orçamento Previsto Padrão x Realizado no Mês ".O sistema gera o relatório mostrando os valores previstos Padrão, a confirmar e realizado por centro de custo e detalhando por sub-centro de custo, mostrando os percentuais entre Previsto x realizado e Previsto x À confirmar + Realizado. 13 Novidades Versão 3.1 (Contas) 1- Opção para pagamento de varias contas. Pagamento Multiplos de Lançamentos Para efetuar o pagamento multiplo de lançamentos, selecione a opção "Pagamento Multiplo", como isso fica ativo a forma de pagamento unico, após isso o sistema vai mostra o botão "Pagar Itens". Depois escolha os lançamentos a serem pagos clicando na coluna "Pagar" do lançamento correspondente, você pode escolher quantos lançamentos for necessario. Estes ficaram marcados:

Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida em Mão - Controle Financeiro Para PALM" Editorial Brazil Informatica I Vida em Mãos - Controle Financeiro para PALM Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... Financeiro 2 Part II Novidades Versão 2.9 (Contas)

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Pessoal Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Pessoal Conteúdo Part I Novidades Versão 2.6 2 Part II Novidades Versão 2.7 5 1 Campanha...

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Pessoal Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Pessoal Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... Financeiro 2 Part II Novidades Versão

Leia mais

Conteudo. Conteúdo. Part I Novidades Versão 2.7 2. 3 Novidades Versão... 2.7 (Contas) 2006... Editorial Brazil

Conteudo. Conteúdo. Part I Novidades Versão 2.7 2. 3 Novidades Versão... 2.7 (Contas) 2006... Editorial Brazil Conteudo I Conteúdo Part I Novidades Versão 2.7 2 1 Suporte... 3 2 Novidades Versão... 2.7 (Vendas) 3 3 Novidades Versão... 2.7 (Contas) 12 2 Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro

Leia mais

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida - Controle Financeiro Pessoal Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida - Controle Financeiro Pessoal" Editorial Brazil Informatica I Vida - Controle Financeiro Pessoal Conteúdo Part I Novidades Versão 2.8 (Contas) 2 Part II Novidades Versão 2.9 (Contas)

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples)

Movimento. Financeiro. Bancário. Contas a Pagar. Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber. Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento Financeiro Contas a Pagar Lançamento de Contas a Pagar (simples) Contas a Receber Lançamento de Contas a Receber (simples) Movimento de Caixa Fechamento Caixa Bancos Apropriações de Centros de

Leia mais

Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro" Editorial Brazil Informatica I Venda - Gerenciamento de Vendas, Estoque, Clientes e Financeiro Conteúdo Part I Introdução

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Financeiro) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 LANÇAMENTO DE CONTAS

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

Treinamento de. Linx Pos

Treinamento de. Linx Pos Treinamento de caixa Linx Pos Será instalados no terminal da loja, o ícone, conforme imagem abaixo: Linx POS ÍNDICE Abertura de caixa e leitura X Lançamentos Cancelamento de itens Consulta preços no ato

Leia mais

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013

Relatório Gerencial. Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 2013 Relatório Gerencial Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação FUNDEPAG 17/01/2013 Sumário 1. Objetivo... 4 2. Seleção dos registros... 4 2.1 Seleção dos executores... 4 2.2 Parâmetros...

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

Manual do Sistema "Coelho - Sistema de Analise Loterica" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Coelho - Sistema de Analise Loterica Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Coelho - Sistema de Analise Loterica" Editorial Brazil Informatica I Coelho - Sistema de Analise Loterica Conteudo Part I Introdução 2 1 Coelho- Sistema... de Analise Loterica 2 Part

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática:

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática: SCPI 8.0 Novas funcionalidades A partir de agora o SCPI conta com algumas novas funcionalidades que valem a pena serem comentadas, e dar uma breve introdução de seu funcionamento. Entre elas podemos destacar:

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso

Carrera Pessoal 2015. Guia de uso Carrera Pessoal 2015 Guia de uso Bem vindo ao Carrera Pessoal 2015, o gerenciador financeiro ideal. Utilizando o Carrera Pessoal você poderá administrar com facilidade as suas finanças e/ou da sua família.

Leia mais

Gerenciamento de Estúdios de Tatuagem. MANUAL DO USUÁRIO (Versão do manual: 2009.a)

Gerenciamento de Estúdios de Tatuagem. MANUAL DO USUÁRIO (Versão do manual: 2009.a) Arttez Gerenciamento de Estúdios de Tatuagem. MANUAL DO USUÁRIO (Versão do manual: 2009.a) O Sistema Arttez. Arttez é o software de gerenciamento para estúdios de tatuagem que objetiva manter o controle

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost

Manual de Utilização do Sistema Financeiro Opções Disponíveis a partir da versão 8.0.40 do Sistema Micropost O Novo Gerenciador Financeiro Micropost é acessado através do botão "Gerenciador Financeiro" na tela principal do sistema (como mostra a figura 1). Caso o botão esteja desabilitado deve-se entrar nas configurações

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO MASTER VENDAS 1. CONCEITO Master Vendas não é somente um sistema, e sim, um novo conceito de gestão para sua empresa. Foi desenvolvido por profissionais de informática juntamente com

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz

Manual de Cobrança. Código Nome De Até 1 Jose da Silva a Jz 2 Ana Maria k Pz 3 Marcelo q zz Manual de Cobrança Cadastrando um Funcionário Entre no programa e no menu principal entre na opção: Cadastros / Cadastros de Funcionários e Acionador. Será apresentada a tela abaixo: Nesta tela deverão

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

FINANCEIRO Manual OPERACIONAL

FINANCEIRO Manual OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO HDIAS HAMILTON DIAS (31) 8829.9195 8540.8872 www.hdias.com.br hamilton-dias@ig.com.br FINANCEIRO Manual OPERACIONAL Pagina 2 de 14 ÍNDICE Receitas e Despesas... 3 Como Acessar... 3 Como

Leia mais

Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces

Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces Manual de instruções rápido para testar o sistema Graces Gerenciar um salão de beleza usando o sistema Graces é muito fácil! Eis alguns passos que poderão lhe ajudar a realizar os testes. Lembre-se que

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.07 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.07 Movimentações... 4 Movimentações de Caixa... 4 Entradas... 6 Recebimento em Dinheiro... 8 Recebimento em Cheque... 8 Troco... 15 Saídas... 17 Movimentações de Banco... 22

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Objetivos. Página - 2

Objetivos. Página - 2 Índice Índice... 1 Objetivos... 2 Configurações... 3 Cadastro de Bancos... 3 Plano de Contas... 3 Conta Corrente... 4 Instruções Bancárias... 6 Portadores Bancários... 7 Cadastro de Clientes... 8 Boletos...

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACERTO DE ESTOQUE...

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Beauty 9.4 Salão de Beleza

Beauty 9.4 Salão de Beleza Polyvan Informática e computação Gráfica Ltda. Email: polyvan@polyvanet.com.br Beauty 9.4 Salão de Beleza Objetivo: Controla serviços, comissões dos funcionários, débitos dos clientes, contas apagar controle

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO. Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br

SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO. Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO Curitiba PR www.softwar.com.br suporte@softwar.com.br Esta é a primeira tela, aonde o usuário irá colocar o código de acesso para utilizar o software. Se for a primeira vez

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

CPS FINANÇAS PESSOAIS MANUAL DO USUÁRIO

CPS FINANÇAS PESSOAIS MANUAL DO USUÁRIO APRESENTAÇÃO O CPS FINANÇAS PESSOAIS é um software desenvolvido para gerenciar a movimentação financeira de forma pessoal, rápida e simplificada fornecendo relatórios e demonstrativos. Este manual é parte

Leia mais

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO:

NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: NESSE MANUAL VÃO SER SOLUCIONADAS AS SEGUINTES DÚVIDAS DE USO: Sumário NA AGENDA COMO FAÇO PARA VER PACIENTES COM TRATAMENTO EM ABERTO MAIS SEM AGENDAMENTO?... 2 COMO FAÇO PARA PROCURAR UM PACIENTE E IMPRIMIR

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

Menu Notas Fiscais Entradas. Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros:

Menu Notas Fiscais Entradas. Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros: Menu Notas Fiscais Entradas (não é um manual) Sugestão de Compras: 1º passo: selecionar os critérios de pesquisa e filtros: Loja desejada. Fornecedor desejado (com marcas homologadas). Filtro para ignorar

Leia mais

Parte I CADASTRO DE SACADO

Parte I CADASTRO DE SACADO Sicoob Coopercred Módulo Cedente Manual do Usuário (versão 2) ÍNDICE Parte I Cadastro de Sacado... 1 Parte II Emissão de Títulos... 1 Emitindo título com registro... 2 Emitindo título sem registro... 3

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Resumo das funcionalidades

Resumo das funcionalidades Resumo das funcionalidades Menu MENU Dados Cadastrais Atualizar Cadastro Troca Senha Grupo Usuários Incluir Atualizar Funcionários Incluir Atualizar Atualizar Uso Diário Importar Instruções Processar Status

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

Agendamento de Produtos de Uso Contínuo

Agendamento de Produtos de Uso Contínuo Agendamento de Produtos de Uso Contínuo Os usuários do Call Center do ASAsys agora podem agendar ligações para os clientes de produtos de uso contínuo para oferecer o produto do cliente antes que ele acabe.

Leia mais

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA.

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA. 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Tesouro Direto... 4 3. Compra de títulos... 5 4. Venda de títulos... 12 5. Consultas... 19 5.1 Extrato... 19 5.2 Cestas de compra... 20 5.3 Cestas de venda... 21

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 2.1. COMPARTILHANDO O DIRETÓRIO DO APLICATIVO 3. INTERFACE DO APLICATIVO 3.1. ÁREA DO MENU 3.1.2. APLICANDO A CHAVE DE LICENÇA AO APLICATIVO 3.1.3 EFETUANDO

Leia mais

Tesouraria. Apresentação do Módulo Financeiro

Tesouraria. Apresentação do Módulo Financeiro Tesouraria Apresentação do Módulo Financeiro O módulo Financeiro do LegalManager consiste em três blocos principais: Contas a Receber, Contas a Pagar e Tesouraria. O módulo de Contas a Receber está diretamente

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS BRADESCO NO FINANCE 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pelo Bradesco... 3 Como gerar os arquivos de Remessa para o Banco pelo Finance... 14 Como enviar

Leia mais

Manual do Sistema "Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line" Editorial Brazil Informatica I Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS

SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE LOCAÇÃO IMOBILIÁRIA VERSÃO 7.0 LISTA DE ATUALIZAÇÕES NOVAS Todas as telas do sistema foram remodeladas para utilização da resolução de vídeo 1024 x 768, apresentando agora um

Leia mais

Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital

Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital Página 1 de 9 Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Ferramenta de controle financeiro das empresas cadastradas no Sigla Digital. Por essa ferramenta

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO Atualização: Novembro de 2012 Página: 1 SIA 7.5 - Sistema Integrado de Arrecadação ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EXERCÍCIO FIORILLI SOC CIVIL LTDA.-SOFTWARE SIA 7.5 - Sistema Integrado de Arrecadação Atualização:

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

Programa Salão de Beleza

Programa Salão de Beleza Polyvan Informática e Computação Gráfica Ltda. Email : polyvan@polyvanet.com.br MSN : polyvan@polyvanet.com.br Programa Salão de Beleza Objetivo : Controla serviços, comissões dos funcionários, débitos

Leia mais

O sistema possui 5 módulos para registros:

O sistema possui 5 módulos para registros: ÍNDICE 1 DESCRIÇÃO...4 2 ACESSO...6 3 DADOS CADASTRAIS...7 3.1 ATUALIZAR CADASTRO...7 3.2 TROCAR SENHA...8 4 GRUPO DE USUÁRIO...9 4.1 INCLUIR...9 4.2 ATUALIZAR...9 5 FUNCIONÁRIOS...10 5.1 INCLUIR...10

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

Os itens adicionados nesta lista serão retirados do estoque até que você os devolva.

Os itens adicionados nesta lista serão retirados do estoque até que você os devolva. Funções do Rackine. Será abordado aqui de forma simples e abreviada, as principais funções de cada tela do Rackine. Focando apenas em descrever o que cada parte do software faz. Para informações relativas

Leia mais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais

Operações de Caixa. Versão 2.0. Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Operações de Caixa Versão 2.0 Manual destinado à implantadores, técnicos do suporte e usuários finais Sumário Introdução... 3 Suprimento... 3 Sangria... 4 Abertura de Caixa... 6 Fechamento de Caixa...

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo V

Treinamento Sistema Condominium Módulo V Módulo V Prestação de Contas Condomínio> Prestação de Contas Em Prestação de Contas Serão impressos todos os relatórios que irão compor sua Pasta mensal. Estão disponíveis diversos modelos para balancete,

Leia mais