EFEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO FRENTE A NULIDADE DO CONTRATO DE TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EFEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO FRENTE A NULIDADE DO CONTRATO DE TRABALHO"

Transcrição

1 1 EFEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO FRENTE A NULIDADE DO CONTRATO DE TRABALHO Patrícia Rabelo de Souza 1 Rogério Mendes Fernandes 2 RESUMO O presente trabalho tem o intuito de analisar o conceito, características e elementos essenciais do contrato de trabalho. Diferencia-lo do contrato comum tratado no código civil e tratar das causas de nulidade do mesmo. O contrato de trabalho rege a relação de emprego, prestação de serviços pactuado entre as partes. É imprescindível o conhecimento de seus elementos essenciais para que o contrato tenha validade no âmbito jurídico. Tal contrato pode ser tácito ou expresso. Há o acordo de vontades, ao estabelecer seu conteúdo, porém o mesmo deve possuir alguns requisitos necessários. A falta desses requisitos, tornam o contrato nulo com efeitos ex nunc. A nulidade pode ser total ou parcial e, ainda, absoluta ou relativa. O presente trabalho objetiva identificar quais são esses elementos e requisitos necessários que as partes devem obedecer, e os efeitos causados no caso de não serem cumpridos. Palavras-chave: Contrato de Trabalho, requisitos, validade. 1 Aluna do 10º período da turma Beta Noturno do Curso de Direito da Faculdade Atenas patriciarasouza@hotmail.com; 2 Professor (a): Mcs. Rogério Mendes Fernandes, professor da Faculdade Atenas e advogado atuante na Comarca de Paracatu MG. rogeriomendesf@uol.com.br.

2 2 1 INTRODUÇÃO Para que um negócio jurídico possa produzir efeito este deverá atender a certos requisitos. Estes requisitos constituem, especificamente, a análise de sua existência, validade e eficácia. O futuro trabalho discorrerá a respeito do contrato de trabalho, enfatizará o seu conceito, bem como será feito uma análise da legislação e doutrina relevantes sobre as nulidades do contrato de trabalho e os elementos essenciais do mesmo. A nulidade é a invalidação dos efeitos jurídicos de um ato em razão de defeitos ou vícios, que na maioria das vezes é causado pelas partes ao formular o contrato. Há elementos necessários para que um contrato de trabalho tenha validade e se torne eficaz, estão divididos em elementos essenciais, naturais e acidentais. A ausência de qualquer dos elementos citados determina a inexistência do negócio em questão, sendo assim, incapaz de gerar efeitos jurídicos. Os elementos concernentes a este plano do negócio jurídico configuram-se como seus pressupostos de existência, devendo para tanto, verificar no referido negócio, os elementos da vontade, objeto e por último, a forma. 1.1 PROBLEMA Quais são os efeitos da relação de emprego frente a nulidade de um contrato de trabalho? 1.2 HIPÓTESE DE ESTUDO O contrato de trabalho é considerado uma espécie de ato jurídico, em que deve ser observado alguns requisitos de validade para que possa surtir efeitos estabelecidos pelas partes ao formulá-lo. Na falta desses requisitos o ato pode ser declarado como inexistente, invalidado, ou ainda ser reconhecido como ineficaz. Um erro, um vício ou qualquer outro defeito que torne ineficaz o contrato de trabalho pode ser causa da nulidade do mesmo.

3 3 1.3 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Demonstrar os elementos essenciais, as causas e os vícios que fazem com que haja a nulidade do contrato de trabalho OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Demonstrar o conceito de contrato de trabalho; b) Apresentar os elementos necessários do contrato de trabalho; c) Identificar a nulidade do contrato de trabalho; d) Apresentar os efeitos da relação de emprego frente a nulidade do contrato de trabalho. 1.4 JUSTIFICATIVA Ao analisar as relações contratuais trabalhistas se vê a importância dos pressupostos essenciais do contrato de trabalho celebrado pelas partes. Pois apesar do contrato de trabalho ser gerado pela vontade das partes, existem elementos que são necessários para que este contrato tenha validade e eficácia. O futuro trabalho tem como objetivo analisar os vícios e causas que tornam o contrato de trabalho nulo, para que as partes na hora de celebrarem um contrato tenham ciência do que podem e do que não podem fazer, e dos atos que tornam o contrato invalido, nulo, sem efeito. Os requisitos de validade do negócio jurídico mostram-se como elementos caracterizadores dos pressupostos de existência do contrato, pois sem os requisitos necessários todos os atos praticados não terão efeito algum. 1.5 METODOLOGIA DO ESTUDO

4 4 A pesquisa a ser realizada classifica-se como descritiva e explicativa. Isso porque busca proporcionar maior compreensão sobre o tema abordado com o intuito de torná-lo mais explícito. Em relação ao procedimento optou-se por uma abordagem direta. E por fim, utilizar-se-á pesquisas bibliográficas, com análises de livros, artigos, teses e outros meios impressos e eletrônicos relacionados ao assunto. 1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO A monografia do presente trabalho será dividida em 4 capítulos, O primeiro capitulo consiste na Introdução do trabalho: Nulidades do Contrato de Trabalho que irá expor de forma prévia sobre o tema abordado. O segundo capítulo discorrerá a respeito do conceito de contrato de trabalho, trazendo também as características deste contrato. O terceiro capítulo tratará dos elementos essenciais do contrato de trabalho, analisando os requisitos de validade do mesmo. O quarto capítulo abordará sobre as nulidades do contrato de trabalho, onde serão abordados também os tipos de nulidades. E por fim, serão feitas as conclusões, as disposições finais a respeito do tema abordado.

5 5 2. CONCEITO DE CONTRATO DE TRABALHO O contrato de trabalho é conceituado como negócio jurídico expresso ou tácito, gerado pela vontade das partes, correspondente a prestação de serviço. Seu conceito está previsto no artigo 442 caput da CLT que diz: contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego. Resende (2015, p.253) conceitua contrato de trabalho como: acordo de vontade, seja ele tácito ou expresso, por meio do qual as partes contratantes ajustam direitos e obrigações. O reconhecimento dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa como um dos fundamentos do Estado Brasileiro, previsto no art. 1º, inciso IV da Constituição Federal, consagra o trabalho como um direito social e fundamental, onde o indivíduo se sente útil e respeitado e ainda sobre a liberdade de iniciativa que envolve tanto a liberdade de abrir uma empresa, comércio, como também a liberdade de contrato. O Princípio da Dignidade do Ser Humano nas relações trabalhistas protege o trabalhador para que ele não seja usado como um objeto na busca contínua por lucro e pelos interesses de capital. Sendo assim, o direito ao trabalho deve fornecer ao trabalhador a possibilidade de um trabalho digno e remunerado, e a assistência e proteção por parte do Estado. A Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada pela Assembléia Geral da ONU, em 1948, prevê direitos trabalhistas: Art. XXIII. Todo homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho, e à proteção contra o desemprego. Todo homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social. Art. XXV. Todo homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice, ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.

6 6 2.1 NATUREZA JURÍDICA Há duas teorias que explicam a natureza Jurídica do contrato de trabalho, são elas a teoria Contratualista e a Anticontratualista. A teoria contratualista entende que o vínculo entre empregador e empregado é um contrato, isto é, um acordo de vontades entre as partes interessadas, e de forma escrita. Amauri Mascaro Nascimento entende que a natureza jurídica do contrato de trabalho é contratualista, pois sua formação depende única e exclusivamente do ajuste e da manifestação de vontade das partes. Já a teoria anticontratualista nega a natureza contratual do vínculo entre empregado e empregador. Nessa teoria a condição de subordinação do empregado com o empregador demonstram o vínculo existente, podendo ser somente verbal. Alice Monteiro de Barros entende que prevalece no Brasil, como regra geral a forma livre de celebração do contrato, que pode assumir o caráter expresso (verbal ou escrito) ou tácito (art. 442 e 443 da CLT). O Art. 468 da CLT demostra a natureza contratual, que diz: Art Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia. Parágrafo único - Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança. 2.2 REQUISITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO O contrato de trabalho é o negócio jurídico que possui como requisitos ser de prestação pessoal, onerosa, subordinada e não eventual. a) Pessoal: O empregador contrata o empregado para que este lhe preste o serviço pessoalmente. Tem natureza intuitu personae que significa em razão da pessoa. b) Onerosa. Deve haver a remuneração ao empregado pelo serviço prestado.

7 7 c) Subordinada: A subordinação é o poder diretivo que o empregador possui sobre o empregado e do qual o empregado deve se submeter. Alice Monteiro de Barros explica que: Esse poder de comando do empregador não precisa ser exercido de forma constante, tampouco torna-se necessária a vigilância técnica contínua dos trabalhos efetuados, mesmo porque, em relação aos trabalhadores intelectuais, ela é difícil de ocorrer. O importante é que haja a possibilidade de o empregador dar ordens, comandar, dirigir e fiscalizar a atividade do empregado. Em linhas gerais, o que interessa é a possibilidade que assiste ao empregador de intervir na atividade do empregado. Por isso, nem sempre a subordinação jurídica se manifesta pela submissão a horário ou pelo controle direto do cumprimento de ordens. c) Não Eventual: O empregado deve prestar o serviço de forma contínua, permanente, e habitualmente. 2.3 CARACTERÍSTICAS DO CONTRATO DE TRABALHO De acordo com Mauricio Godinho Delgado o contrato de trabalho possui as seguintes características: Contrato de direito privado; sinalagmático; consensual; celebrado intuitu personae; de trato sucessivo; de atividade; oneroso; dotado de alteridade; e complexo. É um contrato de direito privado pois a prestação de serviço é de natureza privada, inclusive quando o Estado é o empregador. É um contrato sinalagmático pois gera um conjunto de direitos e obrigações para ambas as partes. Significa que tanto o empregador, quanto o empregado possui obrigações e deveres, tem a reciprocidade de prestações. Consensual pois o acordo de prestação do serviço pelas partes pode ser de forma expressa ou tácita, há o livre consentimento de ambas no contrato; Outra característica é a pessoalidade, o contrato intuitu personae, pois o empregado contratado não pode ser substituído por outro, ele mesmo deve prestar o serviço, é necessária a pessoalidade em relação ao empregado. É contrato de trato sucessivo, tendo em vista a continuidade da relação de emprego ou seja, a prestação contínua, não instantâneo, ainda que o contrato for por tempo determinado.

8 8 É um contrato de atividade, pois possui uma prestação de fazer, continuamente no tempo, diferente do contrato de resultado. Oneroso pois empregado e empregador têm deveres a cumprir, cada parte contribui para a realização de sacrifícios e concessão de vantagens econômicas. É dotado de alteridade porque o empregado não faz jus aos resultados do empreendimento, simplesmente recebe seu salário. Sendo assim de responsabilidade exclusiva do empregador os riscos da atividade. E por fim, é um contrato complexo pois pode vim acompanhado de contratos acessórios. Extinguindo-se o contrato principal, extingue-se também o contrato acessório.

9 9 3 ELEMENTOS ESSENCIAIS DO CONTRATO DE TRABALHO Para que um contrato tenha validade é essencial alguns requisitos caracterizadores da relação de emprego. Além dos requisitos de pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e subordinação, há também os elementos essenciais para validade do contrato de trabalho que estão previstos no art. 104 do Código Civil. Os princípios do in dubio pro misero, da norma mais benéfica e o princípio da norma mais favorável permitem a utilização dos elementos essenciais do código civil como elementos essenciais também do Contrato de Trabalho, tendo em vista, que estes princípios admitem que, existindo uma ou mais normas aplicáveis ao mesmo caso concreto, que seja utilizada para resolver conflitos desta a norma que se mostre mais favorável ao empregado. O Art. 104 do Código Civil diz que: Art A validade do negócio jurídico requer: I agente capaz; II- objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III- forma prescrita ou não defesa em lei. Não respeitando qualquer desses requisitos o contrato de trabalho não tem validade, se tornando nulo. O Direito do Trabalho por força do Art. 8º da CLT, obedece os mesmos requisitos utilizados no art. 104 do Código Civil para a celebração do Contrato de Trabalho: Art. 8.º, CLT - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por equidade e outros princípios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público. Parágrafo único. O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho, naquilo em que não for incompatível com os princípios fundamentais deste. 3.1 AGENTE CAPAZ

10 10 A capacidade trabalhista em relação ao empregador coincide com a capacidade civil, tendo ele que ter no mínimo 18 anos para os atos da vida trabalhista. Sendo, contudo, observadas nesse caso, as hipóteses de emancipação previstas no art. 5º, parágrafo único do Código civil. O Código Civil prevê em seu art. 5º, parágrafo Único, as seguintes hipóteses de emancipação: Art. 5º - A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil. Parágrafo único. Cessará, para os menores, a incapacidade: I - pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; II - pelo casamento; III - pelo exercício de emprego público efetivo; IV - pela colação de grau em curso de ensino superior; V - pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria. Sendo assim, o empregador para admitir empregado deve ter no mínimo 18 anos, ou ser emancipado, de acordo com o art. 5º do CC. Já em relação ao empregado, este por sua vez possui capacidade plena ou capacidade relativa para os atos da vida trabalhista. Atingirá a capacidade plena ao completar 18 anos de idade, e possui capacidade relativa entre os 16 e 18 anos, e a partir dos 14 no caso de aprendiz. No caso do empregado não é aplicada as hipóteses de emancipação previstas no Código civil, pois de acordo com o art. 403 da CLT é proibido qualquer trabalho a menores de 16 (dezesseis) anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 (quatorze) anos. Ou seja é vedado qualquer trabalho ao menor de 16 anos, sendo apenas admissível o Contrato de Aprendizagem, que deve ser feito por escrito e com prazo determinado conforme estabelece o artigo 428 da CLT. A respeito do trabalho do menor a competência para a resolução deste é da Vara da Infância e da Juventude. 3.2 OBJETO LÍCITO

11 11 O objeto do contrato de trabalho deve ser lícito, ou seja, não pode contrariar a lei, a moral e os bons costumes. De acordo com Alice Monteiro de Barros: Outro requisito ou elemento essencial de validade do contrato de trabalho é a licitude do objeto. Exige-se que a prestação de serviços esteja em consonância com a lei, com a ordem pública e com os bons costumes, independente de a atividade empresarial ser lícita ou ilícita. Se o objeto for ilícito, o contrato não produz nenhum efeito, sequer alusivo à retribuição pelos serviços prestados. A ignorância por parte do trabalhador do fim ilícito da atividade desenvolvida exclui a ilicitude do trabalho, sendo assim não poderia considerar o contrato de trabalho nulo. Ensina Sérgio Pinto Martins (2008, p.100) que: Dessa forma, se o empregado trabalha numa clínica de abortos, mas, não tem conhecimento dessa atividade da empresa, o fato de ser ilícita a atividade do empregador não contamina o empregado, que está de boa-fé, cumprindo com suas obrigações contratuais. Os contratos de trabalho com objeto ilícito não geram efeitos jurídicos, pois são nulos de pleno direito. A nulidade desse negócio jurídico possui efeitos retroativos, ex tunc, pois gerará efeitos desde a contratação até a declaração de nulidade judicial, ou seja, após ser declarado nulo, o pacto laboral não produz qualquer efeito. Há diferença entre o contrato de Trabalho Ilícito e o contrato de trabalho proibido. Sendo que o contrato de trabalho ilícito é aquele que compõe tipo penal, ou concorre para realização de conduta definida como crime. Já o Trabalho proibido é o trabalho irregular, vedado pela lei, mas que não se caracteriza como crime. Outra diferença é que o trabalho proibido gerará efeitos ex nunc, ou seja, da declaração de nulidade adiante. 3.3 FORMA PRESCRITA OU NÃO DEFESA EM LEI O contrato de trabalho não tem forma especial, ou seja a forma é livre. As partes podem celebrar o contrato sem formalidades, podendo ser celebrado de forma tácita ou verbalmente, exceto nos casos previstos em lei, em que pela seriedade do tipo do negócio a ser celebrado é exigível algumas formalidades para a validade do mesmo, como de acordo com o art. 443 da CLT, que diz que:

12 12 Art O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. O contrato de trabalho acordado de forma tácita ocorre quando o contrato é celebrado sem que sejam discutidas as suas cláusulas. Já no contrato celebrado de forma expressa o contrato pode ser verbal ou escrita. Há alguns contratos que necessariamente devem ser escritos, como por exemplo: Contrato de experiência, contrato de aprendiz, o contrato de atleta profissional de futebol e o contrato temporário. Alice Monteiro de Barros (2002, p.183) defende o tratamento diferenciado em face da prestação de serviços do jogador de futebol, tendo em vista que consiste em uma distribuição da jornada entre partidas, treinos e excursões. Sendo assim, podemos ver que tais elementos são necessários ao contrato de trabalho, sendo indispensáveis a realização do mesmo.

13 13 4. NULIDADES DO CONTRATO DE TRABALHO E EFEITOS O contrato de trabalho para ter validade deve obedecer aos requisitos do art. 104 do Código civil, caso não respeite esses requisitos o mesmo se torna nulo. Ato nulo é aquele em que há um vício, defeito que prejudica o negócio, fazendo com que o ato não tenha validade. Meireles (1997, p. 156) entende ato nulo como sendo: Ato nulo é o que nasce afetado de vício insanável por ausência ou defeito substancial em seus elementos constitutivos ou no procedimento formativo. A nulidade pode ser explícita ou virtual. É explícita quando a lei a comina expressamente, indicando os vícios que lhe dão origem; é virtual quando a invalidade decorre da infringência de princípios específicos do Direito Público, reconhecidos por interpretação das normas concernentes ao ato. Em qualquer destes casos, porém, o ato é ilegítimo ou ilegal e não produz qualquer efeito válido entre as partes, pela evidente razão de que não se pode adquirir direitos contra a lei. Segundo Reale (1977): são atos que carecem de validade formal ou vigência, por padecerem de um vício insanável que os compromete irremediavelmente, dada a preterição ou a violação de exigências que a lei declara essenciais. A maior característica do ato nulo é que o vício existente no contrato prejudica em todo as cláusulas do mesmo, não produzindo os efeitos que as partes acordaram e almejavam. Como já exposto no capítulo anterior, o contrato de trabalho deve possuir os elementos de agente capaz, objeto lícito, possível ou determinado e forma prescrita ou não defesa em lei para que o contrato seja considerável adequado e para que não se torne nulo, sem efeitos. A nulidade se dá por presunção legal e absoluta de vício, tendo em vista a natureza protetiva da relação de emprego. O artigo 168 do Código Civil dispõe sobre quem tem legitimidade para solicitar a nulidade do negócio jurídico: As nulidades dos artigos antecedentes podem ser alegadas por

14 TIPOS DE NULIDADES A nulidade do contrato pode ser total ou parcial. A Nulidade total é aquela em que o contrato possui um vício grave no elemento essencial do contrato, tornando todo o pacto nulo. É o contrato que possui um vício insanável, que torna todo o contrato inválido. Ex: Contrato de trabalho com menor de 16 anos para trabalhar de servente de pedreiro. O art. 403 da CLT dispõe que é vedado qualquer trabalho ao menor de 16 anos: Art. 403 da CLT é proibido qualquer trabalho a menores de 16 (dezesseis) anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 (quatorze) anos. Neste caso, o contrato será declarado nulo. Nulidade parcial é aquela que anula apenas a cláusula que possui o defeito ou o elemento viciado, mantendo o restante do contrato válido. Ou seja, é um defeito leve, passível de retificação, e que não altera o objetivo principal do contrato. 4.2 DIFERENÇA DE NULIDADE E ANULABILIDADE Nulidade é diferente da Anulabilidade, sendo que a nulidade é determinada nos casos em que o vício prejudica todo o contrato, quando falta algum requisito essencial do contrato, tais como agente capaz, objeto licito, possível, determinado ou determinável. Ao se falar em ato nulo, estamos falando da nulidade total do contrato de trabalho. As causas de nulidade estão previstas no art. 104 do Código civil que estabelece que: Art A validade do negócio jurídico requer: I agente capaz; II- objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III- forma prescrita ou não defesa em lei. Ricardo Resende, (2015, p. 263) aponta as seguintes características das nulidades Podem ser pronunciadas de oficio pelo juiz; não se convalida com o tempo; não podem ser supridas e o negócio ratificado pelas partes; produz efeitos ex tunc.

15 15 A anulabilidade é a nulidade relativa do contrato, ou seja, quando o contrato possui um vício que pode ser solucionado e que não interferirá no objetivo principal do contrato. A nulidade relativa do contrato se dará quando o contrato possuir algum vício que seja resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou por fraude contra credores, assim como também por incapacidade relativa do agente, como dispõe o artigo 171 do Código Civil: Art Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico: I- por incapacidade relativa do agente; II- por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores. Diferentemente da nulidade, a anulabilidade possui efeitos ex nunc, não pode ser pronunciada de oficio pelo juiz e podem ser supridas. 4.3 EFEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO FRENTE A NULIDADE DO CONTRATO DE TRABALHO O contrato de trabalho pode ser nulo ou anulável. O contrato nulo significa que o contrato é totalmente inválido, não podendo ser sanado, possuindo efeitos ex tunc. Já no contrato anulável o vício é considerado como leve, podendo ser sanado pelas partes, aproveitando no que possível os atos válidos, possui efeitos ex nunc. O efeito ex tunc significa que seus efeitos são retroativos à época da origem dos fatos a ele relacionados. Já os efeitos ex nunc expressão no latim que significa desde agora, os seus efeitos não retroagem, valendo somente a partir da data da decisão tomada, sendo preservados os efeitos do negócio até a declaração de nulidade. O direito do trabalho possui um sistema especial de nulidades, baseado em seus princípios e em seus fundamentos. Essa teoria trabalhista das nulidades diz que a sentença de nulidade só pode ser ex nunc, tendo em vista, que ela impedirá que o contrato continue produzindo

16 16 efeitos, mas não retroagirá, em razão de não ter como retornar o status quo ante em relação à prestação de serviços. O efeito ex tunc significa que seus efeitos são retroativos à época da origem dos fatos a ele relacionados, porém a prestação de serviços já foi realizada, não há como devolver ao trabalhador a energia despendida, havendo com que haja um desequilibro entre as partes. Se os efeitos retroagissem a época dos fatos haveria enriquecimento ilícito do empregador, e não se respeitaria o princípio do in dubio pro misero, que visa a proteção do empregado, devendo ser aplicada a tese mais favorável ao trabalhador, e também faria com que não houvesse a valorização e a busca por dignificar o trabalho do homem. Neste contesto, Ricardo Resende (2015, pag. 264) entende que no Direito do Trabalho a regra em relação às nulidades é a decretação da nulidade provocar efeitos ex nunc. Via de regra, se a irregularidade atingir interesse público, será amenizada a fim de conciliar todos os interesses tutelados, de acordo com a súmula 363 do TST, que diz: CONTRATO NULO. EFEITOS. A contratação de servidor público, após a CF/1988, sem prévia aprovação em concurso público, encontra óbice no respectivo art. 37, II e 2º, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestação pactuada, em relação ao número de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salário mínimo, e dos valores referentes aos depósitos do FGTS. A teoria especial trabalhista não será aplicada em casos de trabalho ilícito, neste caso, o contrato será nulo, sendo aplicado o efeito ex tunc. Já diante de uma hipótese de anulabilidade, a declaração de nulidade opera efeitos ex tunc, pois se fosse considerado efeito ex nunc só valeria dali em diante, quando o contrato não mais existiria. Ricardo Resende (2015, pag. 266) expõe que no Direito do Trabalho a regra seria inversa em relação ao direito comum: efeitos ex nunc para nulidades, efeitos ex tunc para as anulabilidade

17 17 CONSIDERAÇÕES FINAIS Pode-se concluir que o contrato de trabalho deve obedecer os requisitos presentes na CLT, e ao ser formulado devem ser analisados os elementos essenciais para a formulação do mesmo, tais como agente capaz, objeto lícito, possível e determinado, e forma prescrita ou não defesa em lei que estão previstos no código civil, tendo em vista, a aplicabilidade do princípio da norma mais favorável ao empregado. Demostra também que, ato nulo é aquele que possui vício insanável que prejudica todo o contrato, diferentemente da anulabilidade que invalida apenas parte do contrato, podendo ser sanado o vício e o contrato continuar causando efeito. Conclui-se ainda que, a nulidade do contrato de trabalho possui efeito ex tunc porém será reconhecido com ex nunc para resguardar os direitos do trabalhador e a anulabilidade possui efeitos ex nunc, porém será considerada a sentença com efeito ex tunc também visando a proteção do trabalhador, fazendo com que ao se realizar o contrato de trabalho devem ser respeitados os direitos do homem, sendo formulado de forma que não viole a dignidade da pessoa humana e que respeite os limites estabelecidos na Consolidação das leis trabalhistas.

18 18 REFERÊNCIAS BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 9ºed. São Paulo: LTr, BARROS, Alice Monteiro de. Contratos e regulamentações especiais de trabalho. São Paulo: LTr, BRASIL. Código Civil, Lei , de 10 de janeiro de a edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, Declaração Universal dos Direitos Humanos, ONU, DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho, 2 ed, São Paulo: LTR, DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, v.3: teoria das obrigações contratuais e extracontratuais. 18. ed. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho CLT MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 25. ed. São Paulo: Atlas, MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 22.ed. São Paulo, RT, RESENDE, Ricardo. Direito do Trabalho Esquematizado. 5. Ed. São Paulo, Método, 2015.

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves de Trabalho Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. CONTRATO DE TRABALHO... 3 1. Caracterizando o contrato de trabalho... 3 1.1 Conceito e características... 3 1.2 Elementos essenciais do contrato

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho Princípios do Direito do Trabalho. Parte III Prof. Cláudio Freitas 8- INALTERABILIDADE CONTRATUAL LESIVA CLT. Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES 1º MOMENTO DO NOSSO ESTUDO: CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO; DIREITO COLETIVO DO TRABALHO CONCEITO SEGUNDO

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO

CONTRATO DE TRABALHO CONTRATO DE TRABALHO CONCEITO Contrato é acordo tácito ou expresso mediante o qual ajustam as partes pactuantes direitos e obrigações recíprocas. Pode ser definido o contrato empregatício como o acordo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Contrato de Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Contrato de Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Contrato de Trabalho Prof. Hermes Cramacon 1. Conceito - Art. 442 da CLT É o acordo tácito ou expresso correspondente à relação de emprego. 2. Características I- Contrato de direito

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho Instituições de Direito Público e Privado Parte XVI Contrato de Trabalho 1. Contrato de Trabalho Conceito ... contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, pelo qual uma pessoa física

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO

CONTRATO DE TRABALHO DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO O Direito Individual do Trabalho é a parte do Direito do Trabalho que estuda o contrato individual do trabalho e as regras legais ou normativas a ele aplicáveis. Aqui temos:

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Introdução: O Direito do Trabalho é um conjunto de normas que regula as relações de trabalho entre empregadores e empregados, estabelecendo seus recíprocos direitos

Leia mais

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades.

Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 12 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Negócio Jurídico: Elementos; Planos; Teoria das Nulidades. 3. NEGÓCIO JURÍDICO: 3.4

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 19. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 19 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing:

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Uso Interno e Exclusivo dos Alunos do Curso de Gestão de Marketing da UNIFAI. A leitura deste não isenta a da bibliografia indicada. Bibliografia:

Leia mais

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Leis Hierarquia das Normas Trabalhistas Princípio da Norma mais Favorável: Existindo duas ou mais

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Fontes e princípios do Direito do Trabalho Prof. Hermes Cramacon 1. Fontes materiais - norma ainda não positivada. Momento pré-jurídico. Correntes de pensamento econômico, jurídico,

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Direito do Trabalho Aula: 01 Data: 14/01/2015 ANOTAÇÃO DE AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Direito do Trabalho Aula: 01 Data: 14/01/2015 ANOTAÇÃO DE AULA MATERIAL DE APOIO ANOTAÇÃO DE AULA EMENTA DA AULA 1. RELAÇÃO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO. GUIA DE ESTUDO Relação de trabalho e relação de emprego 1-Introdução: Relação de trabalho representa: gênero

Leia mais

Direito do Trabalho 1. Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade

Direito do Trabalho 1. Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Direito do Trabalho 1 Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Alteração do contrato individual de trabalho Tratando-se de um ajuste de trato sucessivo, é possível que as cláusulas

Leia mais

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico:

Aula 01. Para trabalhar esse tema é imprescindível que se conheçam os elementos do negócio jurídico: Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais/Direito Civil Aula: Defeitos dos Negócios Jurídicos Professor (a): Rafael da Motta Monitor (a): Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Defeitos dos Negócios

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Cargo de confiança 1) A determinação do empregador para que

Leia mais

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito

Quanto NULO ANULÁVEL A quem diz respeito 1 DIREITO CIVIL PONTO 1: Nulidades PONTO 2: Diferença entre Nulo e Anulável PONTO 3: Análise do Art. 166 do CC PONTO 4: Defeitos do Negócio Jurídico 1.NULIDADES Nulidades, a princípio, podem ser questionadas

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 2

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 2 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 2 DIREITO DO TRABALHO AULA 2 PRINCÍPIOS, CONCEITO E FONTES DO DIREITO DO TRABALO Prof. Antero Arantes Martins PRIMEIRA PARTE PRINCÍPIOS Princípios.

Leia mais

JUSTA CAUSA NO CONTRATO DE TRABALHO

JUSTA CAUSA NO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA NO CONTRATO DE TRABALHO Teoria e Prática! Justa causa como proceder? Como realizar uma dispensa? O que pedir em Juízo? Como evitar problemas trabalhistas? GLEIBE PRETTI Professor, advogado,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO Atualizado em 13/01/2016 PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIO PROTETOR Nas relações empregatícios sempre existe o conflito entre o detentor

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista : formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 7 Prof. Guilherme de Luca - CLASSIFICAÇÃO - O contrato individual de trabalho

Leia mais

Relativamente incapaz

Relativamente incapaz FIT/UNAMA Curso: Bacharelado em Direito Aula 05: Emancipação Disciplina: Teoria Geral do Direito Civil Professora Dra. Nazaré Rebelo E-mail: professoranazarerebelo@gmail.com EMANCIPAÇÃO Emancipação é a

Leia mais

FONTES DO DIREITO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO 2

FONTES DO DIREITO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO 2 FONTES DO DIREITO Fontes materiais referem-se aos fatores sociais, econômicos, políticos, filosóficos e históricos que deram origem ao Direito, DIREITO DO TRABALHO influenciando na criação das normas jurídicas;

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista

Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista Profa.Dra. Silvia Bertani silviabertani@gmail.com www.silviabertani.wordpress.com O contrato caracterizase pela vontade das partes e o equilíbrio entre os contratantes,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL PESSOA NATURAL Capacidade Jurídica 1 Conceito de pessoa natural Conceito de personalidade (jurídica ou civil) (patrimonial) (existencial) Conceito de capacidade 2 COMPREENDENDO A SISTEMÁTICA DO CÓDIGO

Leia mais

FONTES E PRINCÍPIOS Fontes do Direito do Trabalho. Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas:

FONTES E PRINCÍPIOS Fontes do Direito do Trabalho. Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas: FONTES E PRINCÍPIOS 1.1. Fontes do Direito do Trabalho Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Heterônomas: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas: Fontes Autônomas: 1.2 Princípios Do Direito Do Trabalho

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho Profª. Eliane Conde As alterações das cláusulas do Contrato de Trabalho são as modificações das cláusulas primeiras pactuadas,

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato.

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Os temas centrais desta aula são: o início de uma relação de emprego, as possíveis

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos

Instituições de Direito Público e Privado. Parte IV Fatos e Atos Jurídicos Instituições de Direito Público e Privado Parte IV Fatos e Atos Jurídicos 1. Fatos e Atos Jurídicos Classificações Fatos e Atos Jurídicos Ex facto oritur ius (o Direito nasce dos fatos). Fatos jurídicos

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES Todos esses nomes representam a mesma ideia. Esse princípio

Leia mais

Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista. Prof. Maria Cláudia Felten

Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista. Prof. Maria Cláudia Felten Um olhar sobre os contratos de trabalho após a Reforma Trabalhista Prof. Maria Cláudia Felten E-mail: mariaclaudia@feltenadvogados.com.br - ASPECTOS QUE DEVEM SER RESSALTADOS, ANTES DE ADENTRAR AO TEXTO

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos Atos Administrativos 1. DEFINIÇÃO Ato jurídico, segundo o art. 81 do CC, é todo ato lícito que possui por finalidade imediata adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Ato administrativo

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS - CURSO OJ PROFESSOR HOMERO. SUM-93 BANCÁRIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e

ROTEIRO DE ESTUDOS - CURSO OJ PROFESSOR HOMERO. SUM-93 BANCÁRIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e ROTEIRO DE ESTUDOS - CURSO OJ PROFESSOR HOMERO FEVEREIRO A JUNHO DE 2016 GRUPO ECONÔMICO SUM-93 BANCÁRIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Integra a remuneração do bancário a vantagem

Leia mais

Código Civil Lei , 10 de Janeiro de 2002

Código Civil Lei , 10 de Janeiro de 2002 Código Civil Lei 10.406, 10 de Janeiro de 2002 DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento

Leia mais

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS

DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS CLASSIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS: (a) unilaterais bilaterais e plurilaterais; (b) gratuitos e onerosos neutros e bifrontes; (c) inter vivos e mortis causa ; (d) principais e

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTRATOS DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO Edvaldo Nunes Da Silva Filho (*)

CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTRATOS DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO Edvaldo Nunes Da Silva Filho (*) 120 CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTRATOS DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO Edvaldo Nunes Da Silva Filho (*) OBJETIVO: Este estudo tece considerações acerca dos contratos de trabalho por tempo determinado,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro. Conceito: no contrato de seguro uma empresa especializada,

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo; Advogado; Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP; Especialista em Direito

Leia mais

Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Direito de Família Invalidade do Casamento Fernando Viana 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Invalidade do Casamento Casamento Nulo Art. 1.548. É nulo

Leia mais

UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO

UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO 1. Conceito de Terceirização é a transferência de atividades para fornecedores especializados. Assim, a Terceirização é uma relação Trilateral, abrangendo em um dos vértices

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Sonia Soares

DIREITO DO TRABALHO. Sonia Soares DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho. Autonomia. Contrato de Trabalho x Relação de trabalho. Teorias contratualista e anticontratualista. Contrato de Trabalho. Características. Contrato de trabalho

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão A INVALIDADE DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS As diferenças entre a nulidade, a anulabilidade

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE NULIDADES DO CONTRATO DE EMPREGO

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE NULIDADES DO CONTRATO DE EMPREGO QUESTÕES COMENTADAS SOBRE NULIDADES DO CONTRATO DE EMPREGO Algumas observações importantes sobre as provas: a) Para bem entender as questões é indispensável compreender o seu enunciado b) A própria questão

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Terceirização 1) Definição 2) Modalidades a) permanente ou temporária (nova lei 6.019/74

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

Direito do Trabalho. Das Relações Laborais: O Empregado Relação de trabalho e de emprego Relações de Tabalho Lato Sensu. Professor Rodrigo Galia

Direito do Trabalho. Das Relações Laborais: O Empregado Relação de trabalho e de emprego Relações de Tabalho Lato Sensu. Professor Rodrigo Galia Direito do Trabalho Das Relações Laborais: O Empregado Relação de trabalho e de emprego Relações de Tabalho Lato Sensu Professor Rodrigo Galia www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br direito

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL

PÓS-GRADUAÇÃO MBA - DIREITO IMOBILIÁRIO Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 20/03/2018 PRINCÍPIOS DO DIREITO NOTARIAL REGISTRAL 2º. PRINCÍPIO DA AUTENTICIDADE: A autenticidade traduz a ideia de presunção de veracidade, decorrente

Leia mais

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8 DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8 1. TERCEIRIZAÇÃO A terceirização constitui o fornecimento de atividade especializada e não o fornecimento de trabalhadores. É um instituto da ciência da administração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Duração, extinção, inexecução, sanções e responsabilidade Parte 2 Prof. Denis França o Se a extinção ocorrer com culpa do contratado (art. 80, 86 e 87):

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União LEI 8.666/1993 Art. 71. O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução

Leia mais

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115 SUMÁRIO Apresentação 13 Capítulo I - A Relevância Social, Econômica e Cultural da Relação de Emprego 15 1. Introdução. 15 Capítulo II ~ A Formação da Relação de Emprego 19 1. Natureza jurídica... 19 1.1.

Leia mais

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS

FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS FATOS E NEGOCIOS JURIDICOS (Questões extraídas da Disciplina Online) 1- Os fatos jurídicos "lato sensu" não dependem da vontade humana. 2- O ato ilícito gera a produção de direitos e deveres para ambas

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO NOS NEGÓCIOS, A EXPERIÊNCIA É UM INGRATO PROFESSOR: PRIMEIRO FAZ O EXAME E SÓS DEPOIS DÁD. George Gilder, consultor americano

TERCEIRIZAÇÃO NOS NEGÓCIOS, A EXPERIÊNCIA É UM INGRATO PROFESSOR: PRIMEIRO FAZ O EXAME E SÓS DEPOIS DÁD. George Gilder, consultor americano TERCEIRIZAÇÃO NOS NEGÓCIOS, A EXPERIÊNCIA É UM INGRATO PROFESSOR: PRIMEIRO FAZ O EXAME E SÓS DEPOIS DÁD A LIÇÃO ÃO George Gilder, consultor americano 19/05/2008 CJUR - Comitê Jurídico 1 SUMÁRIO CONTRATO

Leia mais

1 CONTRATO DE TRABALHO

1 CONTRATO DE TRABALHO 1 CONTRATO DE TRABALHO DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO O Direito Individual do Trabalho é a parte do Direito do Trabalho que estuda o contrato individual do trabalho e as regras legais ou normativas a ele

Leia mais

COMO ELABORAR CONTRATOS

COMO ELABORAR CONTRATOS COMO ELABORAR CONTRATOS PARTES Art. 104. A validade do negócio jurídico requer: I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III - forma prescrita ou não defesa em lei.

Leia mais

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Dos Contratos I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Dos Contratos I Prof. Marcio Pereira Conceito É o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação de interesses entre as partes,

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 3ª Turma GMAAB/pc/ct/dao

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 3ª Turma GMAAB/pc/ct/dao A C Ó R D Ã O 3ª Turma GMAAB/pc/ct/dao RECURSO DE REVISTA. VÍNCULO DE EMPREGO. FAXINEIRA. DUAS VEZES POR SEMANA. ÂMBITO COMERCIAL. Deve ser mantido o vínculo de emprego, nos termos do art. 3º da CLT. Embora

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de emprego. Alterações do contrato de emprego. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de emprego. Alterações do contrato de emprego. Prof. DIREITO DO TRABALHO Alteração, interrupção e suspensão do contrato de emprego Alterações do contrato de emprego. Prof. Cláudio Freitas - modalidades: objetivas e subjetivas. - inalterabilidade contratual

Leia mais

Direito Civil. Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DAS PESSOAS NATURAIS DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE INTRODUÇÃO Conforme

Leia mais

Invalidade do ato processual e o novo CPC

Invalidade do ato processual e o novo CPC Invalidade do ato processual e o novo CPC Invalidade do ato processual e o novo CPC. Antes de adentrarmos ao tema, preciso enfatizar que a doutrina é bastante controversa quanto à invalidade do ato processual.

Leia mais

TRABALHADOR AUTÔNOMO

TRABALHADOR AUTÔNOMO Página1 Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 09 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Ana Cristina Aquino Aula nº 09 TRABALHADOR AUTÔNOMO O trabalhador

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho Princípios do Direito do Trabalho. Parte II Prof. Cláudio Freitas 5- IN DUBIO PRO OPERARIO Princípios do Direito do Trabalho (...) Infere-se que o objetivo da norma,

Leia mais

II -UNIDADE. Direito II: Natureza Jurídica, Contrato de trabalho, características, estrutura, elementos, requisitos. Professora: Gilmara Carvalho.

II -UNIDADE. Direito II: Natureza Jurídica, Contrato de trabalho, características, estrutura, elementos, requisitos. Professora: Gilmara Carvalho. II -UNIDADE Direito II: Natureza Jurídica, Contrato de trabalho, características, estrutura, elementos, requisitos. Professora: Gilmara Carvalho. Natureza Jurídica do contrato de trabalho Teorias: anticontratualista

Leia mais

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público.

Na forma plúrima é feita por instrumento particular e instrumento público. PROFESSOR Kikunaga Aula 20.02.2019 Sistema jurídico Materialização sistema consensual (Advogado é dispensável, contudo pela lei é requisito) o poder de decisão é das partes sendo da forma livre ou prescrita

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? Direito do Trabalho Conjunto

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Os Fatos Jurídicos Administrativos são acontecimentos que produzem efeitos na área jurídica do direito administrativo. Os ATOS ADMINISTRATIVOS são manifestações de vontade que geram consequências jurídicas,

Leia mais

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Direito Civil Contratos Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. Definição Contrato é o acordo de duas ou mais vontades que visa à aquisição,

Leia mais

TODO EMPREGADO É TRABALHADOR, MAS NEM TODO TRABALHADOR É EMPREGADO!!!

TODO EMPREGADO É TRABALHADOR, MAS NEM TODO TRABALHADOR É EMPREGADO!!! RELAÇÃO DE EMPREGO CONCEITO A relação de emprego é uma espécie de relação de trabalho, que se baseia no nexo entre empregado e empregador, caracterizado pela prestação pessoal de serviços, de forma não

Leia mais

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO DIREITO MATERIAL DO TRABALHO 1. Teoria Geral do Direito do Trabalho 1.1 Definição 1.2 Divisão 1.3 Fontes a) Material b) Formal DE OLHO NA REFORMA!!! Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça

Leia mais

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal Departamento Pessoal ÍNDICE CAPÍTULO 1 RECRUTAMENTO...7 SELEÇÃO...10 ADMISSÃO...16 CAPÍTULO 2 CONTRATO DE TRABALHO...19 LIVRO OU FICHA DE REGISTRO DE EMPREGADOS...23 CARTEIRA DE TRABALHO...23 LIVRO DE

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? Direito do Trabalho Conjunto

Leia mais

Invalidade do ato administrativo na proposta do CPA

Invalidade do ato administrativo na proposta do CPA Fernanda Paula Oliveira Invalidade do ato administrativo na proposta do CPA O regime atual O regime atual Secção III, do Capítulo II do CPA Atos nulos e regime da nulidade (arts. 133.º e 134.º); Atos anuláveis

Leia mais

Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet

Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet Professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Súmula 331 do TST III Não forma vínculo de emprego com

Leia mais

Negociação Coletiva amplitude e limites. Gérson Marques

Negociação Coletiva amplitude e limites. Gérson Marques Negociação Coletiva amplitude e limites Gérson Marques Negociado sobre o legislado Significa Exceções Prevalência das Negociações coletivas (Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho) Condições de saúde

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão REQUISITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Classificação Os requisitos do negócio jurídico desdobram-se

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Profa. Dra. Silvia Bertani

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Profa. Dra. Silvia Bertani LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Profa. Dra. Silvia Bertani silviabertani@gmail.com acordo ou ajuste de vontades, pelo qual as pessoas, empregado e empregador, se relacionam no direito do trabalho. Através

Leia mais

Contratos Administrativos

Contratos Administrativos Contratos Administrativos Principais Características do Contrato Administrativo Cláusulas Exorbitantes Duração dos Contratos Extinção do Contrato Rescisão e Anulação RAD 2601 Direito Administrativo Professora

Leia mais

Reflexões sobre a Lei /17. Setembro de 2017

Reflexões sobre a Lei /17. Setembro de 2017 Reflexões sobre a Lei 13.429/17 Setembro de 2017 A Lei 13.429 de 31/03/2017 Reflexões Iniciais Necessidade de regulamentação e modernização trabalhista no Brasil. Súmula 331 Atividade-fim x atividade-meio

Leia mais

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Invalidade do Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Invalidade do Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

Período 5º PERÍODO. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente : Prof. Me. Leonardo de Oliveira Rezende.

Período 5º PERÍODO. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente : Prof. Me. Leonardo de Oliveira Rezende. Página 1 de 7 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DO TRABALHO I 086 Curso Graduação Período 5º PERÍODO Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente : Prof. Me. Leonardo de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Faculdade Mineira de Direito - Núcleo Barreiro

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Faculdade Mineira de Direito - Núcleo Barreiro PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Faculdade Mineira de Direito - Núcleo Barreiro Henrique Gustavo Guimaraes Jose Isaias Fonseca Rafael Moreira Campos Gomes Ronaldo José Santana ANÁLISE CASO

Leia mais

O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA E ALGUNS DESDOBRAMENTOS JURÍDICOS

O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA E ALGUNS DESDOBRAMENTOS JURÍDICOS 1 O CONTRATO DE EXPERIÊNCIA E ALGUNS DESDOBRAMENTOS JURÍDICOS SOUZA, E. F. de. Resumo: O contrato de experiência é modalidade de contrato de prazo determinado, que tem por finalidade experimentar a capacidade

Leia mais

TRABALHO DOMÉSTICO O REGIME JURÍDICO

TRABALHO DOMÉSTICO O REGIME JURÍDICO TRABALHO DOMÉSTICO O REGIME JURÍDICO O REGIME JURÍDICO DO CONTRATO DE SERVIÇO DOMÉSTICO ENCONTRA-SE REGULADO EM LEGISLAÇÃO ESPECIAL DL N.º 235/92, DE 24 DE OUTUBRO. O QUE É O CONTRATO DE SERVIÇO DOMÉSTICO?

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO. Projeto de Lei nº 7.448/2017 e Lei nº /2018 (Alterações na LINDB)

QUADRO COMPARATIVO. Projeto de Lei nº 7.448/2017 e Lei nº /2018 (Alterações na LINDB) QUADRO COMPARATIVO Projeto de Lei nº 7.448/2017 e Lei nº 13.655/2018 (Alterações na LINDB) PL 7.448/2017 LEI Nº 13.655/2018 Art. 1º O Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942 (Lei de Introdução às

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Hermes Cramacon Conceito: complexo de institutos, princípios e regras jurídicas que regulam as relações laborais de empregados e empregadores e outros

Leia mais

DIREITO TRABALHO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA PROFESSORA EVELIN POYARES

DIREITO TRABALHO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA PROFESSORA EVELIN POYARES DIREITO TRABALHO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA PROFESSORA EVELIN POYARES Análise de Tema: Contrato de Experiência O contrato de experiência tem por objetivo dar condições de mútuo conhecimento. Neste período

Leia mais

31/05/2017 STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS

31/05/2017 STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS 1 1. (Analista Judiciário-Oficial de Justiça Avaliador/TRT 24ª/FCC/2017) No estudo da Teoria Geral do Direito do Trabalho é correto afirmar que na

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 218, DE 2016

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 218, DE 2016 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 218, DE 2016 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho para instituir o contrato de trabalho intermitente. AUTORIA: Senador Ricardo Ferraço DESPACHO: À Comissão

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/09/2017). Obrigação de Fazer Obrigações. Tomar cuidado para não confundir as relações do Código de Defesa

Leia mais

DEMANDA COMPLEMENTAR DE SERVIÇOS": FATORES IMPREVISÍVEIS OU,

DEMANDA COMPLEMENTAR DE SERVIÇOS: FATORES IMPREVISÍVEIS OU, LEI 13.429/2017 - ALTERA A LEI 6.019/74. PERMANECE UMA RELAÇÃO TRIANGULAR: TRABALHADOR AGÊNCIA TOMADOR. ANTES DEPOIS SUBSTITUIÇÃO TRANSITÓRIA DE PESSOAL PERMANENTE. PERMANECE IGUAL. ACRÉSCIMO EXTRAORDINÁRIO

Leia mais

Ricardo Abreu & Advogados Associados

Ricardo Abreu & Advogados Associados I. DA TRANSFERÊNCIA 1. A transferência se caracteriza pelo deslocamento do empregado, de um estabelecimento ou empresa, para outro (a) do mesmo grupo, com mudança de seu domicílio (art. 469, da Consolidação

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais