DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 2"

Transcrição

1 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 2

2 DIREITO DO TRABALHO AULA 2 PRINCÍPIOS, CONCEITO E FONTES DO DIREITO DO TRABALO Prof. Antero Arantes Martins

3 PRIMEIRA PARTE PRINCÍPIOS

4 Princípios. Protetor. IRRENUNCIABILIDADE. Art. 444, CLT. PRIMAZIA DA REALIDADE NORMA MAIS FAVORÁVEL. Art. 7º, CF. CONDIÇÃO MAIS BENÉFICA. Art. 468, CLT. In dubio pro operario

5 Princípio Protetor Se as partes são desiguais é preciso que sejam tratadas de forma desigual em sentido contrário, a fim de encontrar a igualdade jurídica. Isonomia: Tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade Evidentemente que o Direito do Trabalho considera a proporção de subordinação jurídica, excluindo algumas regras protetivas dos altos empregados. Também na interpretação da manifestação de vontade de cada qual há que se considerar o grau de subordinação.

6 Princípio da Irrenunciabilidade de Direitos. Permitir que o empregado pudesse renunciar aos direitos que lhe são assegurados pelo ordenamento jurídico seria tornar inócuo todo o esforço protetivo. A condição de inferioridade do empregado na contratação não autoriza a validação de manifestações de vontade contrárias ao mínimo garantido no ordenamento jurídico. Art As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes.

7 Princípio da Irrenunciabilidade de Direitos. Existem, entretanto, exceções legais. Situações em que o empregado pode, por contrato individual, minorar a proteção legal. Exemplos: Art. 444 [...] Parágrafo único. A livre estipulação a que se refere o caput deste artigo aplica-se às hipóteses previstas no art. 611-A desta Consolidação, com a mesma eficácia legal e preponderância sobre os instrumentos coletivos, no caso de empregado portador de diploma de nível superior e que perceba salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. Art A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou (...) Art. 462, 1º - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado. Art. 469, 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados (...) e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, (...).

8 Princípio da Irrenunciabilidade de Direitos. As hipóteses, entretanto, como exceção que são, devem ser aplicadas restritivamente. Não há validade, assim, em cláusulas contratuais que tenha por objetivo restringir ou invalidar a aplicação das normas protetivas. Art. 9º - Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação.

9 Princípio da Verdade Material. O Contrato de trabalho é um contrato-realidade. Suas cláusulas são escritas no cotidiano do exercício do contrato. Esta realidade material prevalece sobre qualquer verdade formal. Assim não fosse, fácil seria, por via oblíqua, afastar a incidência das normas protetivas nas relações de emprego. Ex: Contrato de trabalho autônomo.

10 Princípio da Condição Mais Benéfica. Aplicável a um conflito de fatos, ou seja, de situações reais. Justamente por ser um contrato-realidade, as condições contratuais são estabelecidas no cotidiano, através do exercício do próprio contrato. Num conflito entre duas ou mais situações, prevalece a mais favorável. Art Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

11 Princípio da Norma Mais Favorável Aplicável a um conflito de normas, ou seja, quando forem aplicáveis à situação fática mais de um regramento jurídico. Torna relativa a pirâmide de Kelsen. É preciso que ambos sejam aplicáveis ao fato. Não se aplica quando a norma superior for proibitiva. Exceção quanto à flexibilização.

12 Princípio da Norma Mais Favorável. Cont. Interpretar os incisos do art. 7º da CF segundo o regramento contido no caput. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: Está claro, assim, que as normas de Direito do Trabalho garantem um mínimo de direito e não um máximo de direito, de sorte que normas futuras, ainda que inferiores, podem ampliar sua garantia sem se tornarem inválidas.

13 Princípio da Norma Mais Favorável. Cont. A flexibilização, como vimos, é a possibilidade de negociação coletiva in pejus, ou seja, piorando a condição prevista. Esta teoria colide frontalmente com o Princípio da Norma Mais Favorável e com o caput do art. 7º da CF retro transcrito. Logo, o instituto deveria ser interpretado sempre de forma restritiva e somente quando expressamente autorizado (art. 7º, VI, XIII e XIV, CF).

14 Princípio da Norma Mais Favorável. Cont. Art. 611-A da CLT, entretanto, caminha em sentido contrário. Explicita hipótese em que a negociação coletiva prevalece sobre a Lei (negociado sobre legislado), além de outras. O art. 611-B fixa em rol taxativo o que não pode ser negociado.

15 Princípios. Função. A função primordial dos Princípios é, sem dúvida, a de orientação do operador da ciência respectiva na utilização de seus institutos e instrumentos. No caso do direito, sua função é indicar as premissas de interpretação das normas jurídicas e sua aplicabilidade. No caso específico do Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, os Princípios têm, ainda, uma outra função importantíssima. Funcionam como verdadeiros FILTROS na aplicação de legislação extravagante, o que, infelizmente, é muitas vezes esquecido pelos operadores do direito.

16 Princípios. Função. Ainda que a Lei /2017 tenha alterado a redação do parágrafo único do art. 8º da CLT, a compatibilidade principiológica não deixará de ser verificada na aplicação do direito comum ao direito do trabalho, porque os princípios são fontes de orientação e aplicação do próprio sistema. A aplicação das regras de Direito Comum somente será admitida no Direito do Trabalho se houver omissão das normas trabalhistas e se o regramento que se pretende aplicar for compatível com os Princípios fundamentais do Direito do Trabalho. Não se perca de vista que o Direito Civil tem, na maioria das vezes, o pressuposto de igualdade entre as partes contratantes. Toda norma que tenha este pressuposto é inaplicável ao Direito do Trabalho por violação ao Princípio Protetor que enuncia a desigualdade entre os contratantes.

17 SEGUNDA PARTE CONCEITO

18 Conceito Ser humano é social. Vive em comunidade. Entretanto, mantém a sua individualidade. Resultado: Colidem as esferas de interesse a atuação. Estado organizado tem por finalidade emitir normas de regramento de conduta social visando evitar ou minimizar os efeitos destes conflitos comportamentais, criando a possibilidade de que sejam exigidos determinados comportamentos para determinadas situações de fato. O Direito, portanto, requer a existência de um fato, mas não qualquer fato, e sim um fato que tenha valor para a sociedade. A integração normativa deste valor ao fato é que cria o direito.

19 Direito do Trabalho. Conceito Maria Helena Diniz: Ordenação Heterônoma das relações sociais, baseada numa integração normativa de fatos e valores. O Professor. Amauri Mascaro Nascimento define: Direito do trabalho é o ramo da ciência do direito que tem por objeto as normas jurídicas que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse trabalho, sua estrutura e atividade. (AMAURI MASCARO DO NASCIMENTO, Curso de Direito do Trabalho, Editora Saraiva 18ª edição 2003, p. 170).

20 Direito do Trabalho. Conceito NORMA FATO VALOR

21 TERCEIRA PARTE FONTES

22 Direito do Trabalho. Fonte. Fonte: Metáfora: Onde surge o direito. Fonte material: Plano físico. Sociológica: Crescimento e concentração da produção industrial. Deslocamento da população para os grandes centros; Filosófica: Proteção à dignidade humana. Condição do trabalhador como condição inerente e indissociável da condição humana. Econômica: Pressão reivindicadora que a classe operária exerce sobre a classe patronal por melhoria nas condições de trabalho.

23 Direito do Trabalho. Fonte. Fontes formais: Plano jurídico Heterônomas: Legislativas: CF, Leis Complementares, Leis Ordinárias, Decretos Legislativos. Executivas: Decretos-Lei; Medidas Provisórias; Regulamentos do executivo (Decretos, Portarias, ordens de serviço, etc) Judiciárias: Sentenças normativas. Jurisprudência Empregador: Regimento interno imposto

24 Direito do Trabalho. Fonte. Fontes formais: Plano jurídico Autônomas: Convenção coletiva; Acordo Coletivo; Regimento interno discutido; Contrato Individual de Trabalho; Usos e costumes

25 QUARTA PARTE Características do Contrato de Trabalho.

26 Características do contrato de Trabalho. Bilateralidade: O contrato de trabalho é bilateral porque requer a manifestação de vontade das duas partes. Onerosidade: O contrato de trabalho é oneroso porque há obrigações para as duas partes. A principal obrigação do empregador é pagar salário (obrigação de dar). A principal obrigação do empregado é prestar serviços (obrigação de fazer). Comutatividade: O contrato de trabalho encerra obrigações opostas e equivalentes.

27 Características do contrato de Trabalho. Informalidade: O contrato de trabalho é informal, ou seja, não requer forma específica. Pode ser expresso ou tácito. Expresso: A manifestação de vontade é exteriorizada na forma escrita ou verbal. Tácito: A manifestação de vontade não é exteriorizada, sendo captada através da prática reiterada (hábito). Personalíssimo: O contrato de trabalho é personalíssimo na figura do empregado, que não pode se fazer substituir. Trato Sucessivo: Não se encerra com o cumprimento da obrigação. Renova-se no tempo

28

Lições preliminares Direito

Lições preliminares Direito Princípios... são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas, mas também por motivos de ordem prática de caráter operacional,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES 1º MOMENTO DO NOSSO ESTUDO: CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO; DIREITO COLETIVO DO TRABALHO CONCEITO SEGUNDO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 a 3

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 a 3 DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins AULAS 1 a 3 DIREITO DO TRABALHO AULA 1 HISTÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins Princípios... são verdades fundantes de um sistema

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO HISTÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins Princípios... são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 a 3

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 a 3 DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins AULAS 1 a 3 DIREITO DO TRABALHO AULA 1 HISTÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins Princípios... são verdades fundantes de um sistema

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 e 2

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 e 2 DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins AULAS 1 e 2 DIREITO DO TRABALHO AULA 1 HISTÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins Princípios... são verdades fundantes de um sistema

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PARTE GERAL. HISTÓRIA. PRINCÍPIOS. FONTES. CONCEITO. CARACTERÍSTICAS. CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO. Prof.

DIREITO DO TRABALHO PARTE GERAL. HISTÓRIA. PRINCÍPIOS. FONTES. CONCEITO. CARACTERÍSTICAS. CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO. Prof. DIREITO DO TRABALHO PARTE GERAL. HISTÓRIA. PRINCÍPIOS. FONTES. CONCEITO. CARACTERÍSTICAS. CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO. Prof. Antero Arantes Martins AULA 1 (Aulas 1 e 2 noturno) PARTE 1 HISTÓRIA. PRINCÍPIOS.

Leia mais

Direito do Trabalho. Fontes e Princípios do Direito do Trabalho. Professor Pedro Kuhn.

Direito do Trabalho. Fontes e Princípios do Direito do Trabalho. Professor Pedro Kuhn. Direito do Trabalho Fontes e Princípios do Direito do Trabalho Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito do Trabalho CONCEITO, FONTES E PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DO DIREITO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Fontes e princípios do Direito do Trabalho Prof. Hermes Cramacon 1. Fontes materiais - norma ainda não positivada. Momento pré-jurídico. Correntes de pensamento econômico, jurídico,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO Atualizado em 13/01/2016 PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIO PROTETOR Nas relações empregatícios sempre existe o conflito entre o detentor

Leia mais

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador.

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador. 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO a) MATERIAIS OU INFORMAIS São as fontes históricas. b) FORMAIS Há documentos. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo

Leia mais

FONTES DO DIREITO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO 2

FONTES DO DIREITO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO 2 FONTES DO DIREITO Fontes materiais referem-se aos fatores sociais, econômicos, políticos, filosóficos e históricos que deram origem ao Direito, DIREITO DO TRABALHO influenciando na criação das normas jurídicas;

Leia mais

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Leis Hierarquia das Normas Trabalhistas Princípio da Norma mais Favorável: Existindo duas ou mais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARTE GERAL. HISTÓRIA. PRINCÍPIOS. FONTES. CONCEITO. CARACTERÍSTICAS. CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO. Prof. Antero Arantes Martins AULAS 1, 2, 3 e 4 Princípios... são verdades

Leia mais

TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE. Mariá Guitti

TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE. Mariá Guitti TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE Mariá Guitti Í n d i c e 1. Contexto legal 2. O que é o trabalhador hiperssuficiente 3. Cargo de confiança x trabalhador hiperssuficiente 4. Críticas 5. Recomendações C o n

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES Todos esses nomes representam a mesma ideia. Esse princípio

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO

TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho é o ramo da Ciência do Direito composto pelo conjunto de normas que regulam, no âmbito individual e coletivo, a relação

Leia mais

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO Quando se trata do direito individual do trabalho, é importante saber que existe uma inegável desigualdade entre empregador e empregado: o empregador é hipersuficiente,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES Princípios Específicos do Direito do Trabalho 1- Princípio da Proteção, Protetor, da favorabilidade, da tutela, tuitivo ou corretor de desigualdades

Leia mais

PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO E FINALIDADE Os princípios do Direito do Trabalho são as ideias fundamentais e informadoras do ordenamento jurídico trabalhista. São o alicerce cientifico, as

Leia mais

Direito do Trabalho 1. Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade

Direito do Trabalho 1. Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Direito do Trabalho 1 Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Alteração do contrato individual de trabalho Tratando-se de um ajuste de trato sucessivo, é possível que as cláusulas

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Introdução: O Direito do Trabalho é um conjunto de normas que regula as relações de trabalho entre empregadores e empregados, estabelecendo seus recíprocos direitos

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 1 APRESENTAÇÃO Apresentação Pós lato sensu em direito e processo do trabalho. O que é? Porque fazer? O curso do Legale. Como alcançar os resultados

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 1 HISTÓRIA Princípios... são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas,

Leia mais

Reflexões sobre a Lei /17. Setembro de 2017

Reflexões sobre a Lei /17. Setembro de 2017 Reflexões sobre a Lei 13.429/17 Setembro de 2017 A Lei 13.429 de 31/03/2017 Reflexões Iniciais Necessidade de regulamentação e modernização trabalhista no Brasil. Súmula 331 Atividade-fim x atividade-meio

Leia mais

PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR E A LIBERDADE DE CONTRATAR Cesar Luiz Pasold Júnior

PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR E A LIBERDADE DE CONTRATAR Cesar Luiz Pasold Júnior PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR E A LIBERDADE DE CONTRATAR Cesar Luiz Pasold Júnior Interpretação clássica: hipossuficiente, ao extremo: - Irrelevância de formação; - Irrelevância de salário; - Irrelevância

Leia mais

1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO

1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO (AJAJ TRT da 19ª Região FCC 2014) 001 A relação objetiva evidenciada pelos fatos define a verdadeira relação jurídica estipulada pelos contratantes, ainda

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho Princípios do Direito do Trabalho. Parte III Prof. Cláudio Freitas 8- INALTERABILIDADE CONTRATUAL LESIVA CLT. Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só

Leia mais

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos)

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) 1 - Princípio protetor visa proteção ao empregado, parte hipossuficiente da relação jurídica laboral.

Leia mais

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula 1. Fontes materiais e formais. 2. Normas Jurídicas de Direito do Trabalho. Constituição, Leis, Atos do Poder Executivo, Sentença normativa, Convenções e Acordos Coletivos, Regulamentos de empresa, Disposições

Leia mais

CURSO INTEGRAL DE DIREITO DO TRABALHO PARA AFT Prof. Ricardo Resende Estudos Jurídicos Aplicados

CURSO INTEGRAL DE DIREITO DO TRABALHO PARA AFT Prof. Ricardo Resende Estudos Jurídicos Aplicados AULA 001 (Juiz do Trabalho TRT 6ª Região FCC 2013 Adaptada) Julgue a seguinte assertiva: 001 São princípios constitucionais aplicáveis ao Direito do Trabalho, entre outros, a dignidade humana, os valores

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho Princípios do Direito do Trabalho. Parte II Prof. Cláudio Freitas 5- IN DUBIO PRO OPERARIO Princípios do Direito do Trabalho (...) Infere-se que o objetivo da norma,

Leia mais

R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M

R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M A c o r d o s e C o n v e n ç õ e s C o l e t i v a s d e Tr a b a l h o D e s a f i o s e O p o r t u n i d a d e s C o m o f a z e r a n

Leia mais

Reforma. Trabalhista. Nelson Mannrich

Reforma. Trabalhista. Nelson Mannrich Reforma Trabalhista Nelson Mannrich INTRODUÇÃO 1. Resgatando a autonomia da vontade 2. Desburocratizando as relações de trabalho 3. Reduzindo o custo do trabalho 4. Introduzindo a cidadania do trabalhador

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Fontes formais autônomas: elaboradas pelos próprios interessados em aplicá-las. (grupos sociais = sindicatos)

DIREITO DO TRABALHO. Fontes formais autônomas: elaboradas pelos próprios interessados em aplicá-las. (grupos sociais = sindicatos) DIREITO DO TRABALHO FONTES DO DIREITO DO TRABALHO: MATERIAIS: FORMAIS: Fontes formais autônomas: elaboradas pelos próprios interessados em aplicá-las. (grupos sociais = sindicatos) Convenções coletivas

Leia mais

FONTE. Fontes materiais DIREITO DO TRABALHO 24/02/2016 FONTES E PRINCÍPIOS MATERIAL

FONTE. Fontes materiais DIREITO DO TRABALHO 24/02/2016 FONTES E PRINCÍPIOS MATERIAL FONTES E PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO Msc. Roseniura Santos CLT - Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista

Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista Profa.Dra. Silvia Bertani silviabertani@gmail.com www.silviabertani.wordpress.com O contrato caracterizase pela vontade das partes e o equilíbrio entre os contratantes,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Contrato de Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Contrato de Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Contrato de Trabalho Prof. Hermes Cramacon 1. Conceito - Art. 442 da CLT É o acordo tácito ou expresso correspondente à relação de emprego. 2. Características I- Contrato de direito

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO

MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO NOTA TÉCNICA N. 3, de 14 de maio de 2019 MEDIDA PROVISÓRIA N. 873, DE 1º DE MARÇO DE 2019. 1. Em 1º de março de 2019, o Presidente da República editou a MP n. 873 (Medida Provisória) que alterou dispositivos

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1

Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1 Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1 NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Introdução: O Direito do Trabalho tem por tendência histórica a busca da paz social, ou seja, dar soluções

Leia mais

Direito do Trabalho A Professora Simone Batista

Direito do Trabalho A Professora Simone Batista AULA: FONTES DO DIREITO DO TRABALHO FONTE = ( FONS) LATIM, NASCENTE, MANANCIAL. SENTIDO COMUM= Significa origem, procedência, nascente, mina manancial. SENTIDO JURÍDICO = FONTE sugere o meio de criação

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I: PRINCÍPIOS

DIREITO DO TRABALHO I: PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO I: PRINCÍPIOS P R O F. M S C R O S E N I U R A S A N T O S ATENÇÃO O ÍCONE IDENTIFICA AS ALTERAÇÕES DA LEI Nº 13.467/2017 1. CONCEITO E FUNÇÕES Podemos dizer que os princípios são o

Leia mais

Pós-Graduação On-Line Tema:

Pós-Graduação On-Line Tema: Pós-Graduação On-Line Tema: 1 Aula 03 Princípios Infraconstitucionais do Direito Individual do Trabalho Prof. Carlos Augusto Monteiro PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO Plá Rodrigues - destaca que no Direito Comum

Leia mais

FONTES E PRINCÍPIOS Fontes do Direito do Trabalho. Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas:

FONTES E PRINCÍPIOS Fontes do Direito do Trabalho. Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas: FONTES E PRINCÍPIOS 1.1. Fontes do Direito do Trabalho Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Heterônomas: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas: Fontes Autônomas: 1.2 Princípios Do Direito Do Trabalho

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Contratos de trabalho - noções preliminares Rita de Cássia Tenório Mendonça Vimos ao longo do tempo mencionando o contrato de trabalho e discorrendo sobre questões que lhe são relativas.

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1 S u m á r i o Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária CURSO INSS 2015 Aula 02 Legislação Previdenciária (Conteúdo, fontes, autonomia, aplicação das normas previdenciárias, vigência, hierarquia, interpretação e integração) LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA CONCEITO

Leia mais

CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO Sumário: 1.1 Natureza jurídica do direito do trabalho 1.2 Fontes do direito do trabalho 1.3 Princípios do direito do trabalho 1.4 Relação de trabalho

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO Sonia Soares Conceito Direito do Trabalho: "O Direito do Trabalho é ramo jurídico especializado,

Leia mais

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário.

3. Vale dizer que só e somente sindicatos poderão firmar convenções - de um lado um sindicato patronal e de outro um sindicato operário. BOLETIM SINDICAL 03 DE 2009 TEMA: Convenção coletiva de trabalho ENVIADO EM 24 de abril de 2009 1. Dando continuidade ao boletim sindical nº 002/2009 no qual abordamos as premissas básicas do processo

Leia mais

DIREITO CONTRATUAL DO TRABALHO

DIREITO CONTRATUAL DO TRABALHO DIREITO CONTRATUAL DO TRABALHO Como deve ser analisada a nova lei trabalhista com a sua reforma na prática? Paralelo da lei antiga e nova Aspectos legais e teóricos Modelos de contratos E Muito mais! GLEIBE

Leia mais

Princípios do Direito do Trabalho

Princípios do Direito do Trabalho 1 PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO Conceito: Princípios são proposições básicas fundamentais, são os mandamentos basilares do sistema jurídico. Dividem-se em: 1) princípios gerais do Direito 2) princípios

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO

CONTRATO DE TRABALHO DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO O Direito Individual do Trabalho é a parte do Direito do Trabalho que estuda o contrato individual do trabalho e as regras legais ou normativas a ele aplicáveis. Aqui temos:

Leia mais

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO DIREITO MATERIAL DO TRABALHO 1. Teoria Geral do Direito do Trabalho 1.1 Definição 1.2 Divisão 1.3 Fontes a) Material b) Formal DE OLHO NA REFORMA!!! Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça

Leia mais

Noções de Direito Administrativo e Constitucional

Noções de Direito Administrativo e Constitucional Considerações iniciais Considera-se Direito como um sistema normativo do qual são extraídos imperativos de conduta. Embora seja único e indivisível, a subdivisão se torna uma prática importante para o

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 LEI 13.467/2017 - PRINCIPAIS ASPECTOS A Reforma Trabalhista altera mais de 100 artigos da CLT. Esta lei traz importantes mudanças que objetivam aprimorar as relações

Leia mais

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves de Trabalho Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. CONTRATO DE TRABALHO... 3 1. Caracterizando o contrato de trabalho... 3 1.1 Conceito e características... 3 1.2 Elementos essenciais do contrato

Leia mais

TRABALHO EM DOMINGO E FERIADOS

TRABALHO EM DOMINGO E FERIADOS CONSIDERANDO QUE AS EMPRESAS DE TI NÃO SE ENCONTRAM ELENCADAS DENTRE AS ATIVIDADES AUTORIZADAS PARA FUNCIONAMENTO EM DOMINGOS, ESTAS NECESSITAM DE PRÉVIA AUTORIZAÇÃO POR PARTE MINISTÉRIO DO TRABALHO, CONFORME

Leia mais

RELAÇÃO DE TRABALHO.

RELAÇÃO DE TRABALHO. RELAÇÃO DE TRABALHO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. RELAÇÕES DE TRABALHO...5 Estágio... 5 Conceito de Estágio... 5 Requisitos Formais da Relação de Estágio...6 Matrícula e frequência...7 Requisitos Materiais

Leia mais

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização:

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização: As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral Temas : 1 Horas Extras; 2 Intervalos Interjornadas; 3 Intervalos de Refeição e ou Repouso; 4 Substituição e Acúmulo de

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. ALTERAÇÃO OBJETIVA DO CONTRATO DE TRABALHO e PARALIZAÇÕES DO CONTRATO. Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO. ALTERAÇÃO OBJETIVA DO CONTRATO DE TRABALHO e PARALIZAÇÕES DO CONTRATO. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO ALTERAÇÃO OBJETIVA DO CONTRATO DE TRABALHO e PARALIZAÇÕES DO CONTRATO Prof. Antero Arantes Martins PRIMEIRA PARTE ALTERAÇÕES OBJETIVAS DO CONTRATO DE TRABALHO. Alterações objetivas

Leia mais

PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PARECER DAS NORMAS COLETIVAS E DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL Com o advento da Lei nº. 13.467/2017, que introduziu no ordenamento jurídico nacional a malfadada Reforma Trabalhista, foram substancialmente alteradas

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre normas) Vigência Interpretação (existência de norma) Integração (ausência

Leia mais

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Da Extinção do Contrato. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Da Extinção do Contrato Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE As normas elaboradas pelo Poder Constituinte Originário são colocadas acima de todas as outras manifestações de direito. A própria Constituição Federal determina um procedimento

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 7

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 7 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 7 DIREITO DO TRABALHO TRABALHADORES NÃO EMPREGADOS Trabalhador não empregado. Introdução. Trabalhadores não empregados devem ser estudados,

Leia mais

DEMANDA COMPLEMENTAR DE SERVIÇOS": FATORES IMPREVISÍVEIS OU,

DEMANDA COMPLEMENTAR DE SERVIÇOS: FATORES IMPREVISÍVEIS OU, LEI 13.429/2017 - ALTERA A LEI 6.019/74. PERMANECE UMA RELAÇÃO TRIANGULAR: TRABALHADOR AGÊNCIA TOMADOR. ANTES DEPOIS SUBSTITUIÇÃO TRANSITÓRIA DE PESSOAL PERMANENTE. PERMANECE IGUAL. ACRÉSCIMO EXTRAORDINÁRIO

Leia mais

UNIDADE III PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

UNIDADE III PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO UNIDADE III PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO 1) Generalidades Definição Princípios são os Elementos de Sustentação (Fundamentação) do Ordenamento Jurídico, elementos estes que lhe dão coerância interna.

Leia mais

DURAÇÃO DO TRABALHO III HORAS EXTRAORDINÁRIAS. Paula Freire Unimonte 2015

DURAÇÃO DO TRABALHO III HORAS EXTRAORDINÁRIAS. Paula Freire Unimonte 2015 DURAÇÃO DO TRABALHO III HORAS EXTRAORDINÁRIAS Paula Freire Unimonte 2015 Horas extraordinárias Jornada suplementar, trabalho suplementar, sobrejornada. Conceito: lapso temporal em que o empregado permanece

Leia mais

Indicações de bibliográficas: CLT. Leis e artigos importantes: OJ até 421 SÚMULAS TST até 444

Indicações de bibliográficas: CLT. Leis e artigos importantes: OJ até 421 SÚMULAS TST até 444 CURSO: OAB X EXAME - NOITE DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR: JULIANA MONTEIRO AULA 01 BLOCO: 01- MATÉRIA: INTRODUÇÃO (LEI TRABALHISTA NO TEMPO E ESPAÇO, FONTES, EMPREGADO). Indicações de bibliográficas:

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula 001-005 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO ONLINE DIREITO DO TRABALHO Alterações Objetivas do Contrato / Transferência / Paralização do Contrato Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Direito do Trabalho Aula: 01 Data: 14/01/2015 ANOTAÇÃO DE AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Direito do Trabalho Aula: 01 Data: 14/01/2015 ANOTAÇÃO DE AULA MATERIAL DE APOIO ANOTAÇÃO DE AULA EMENTA DA AULA 1. RELAÇÃO DE TRABALHO E RELAÇÃO DE EMPREGO. GUIA DE ESTUDO Relação de trabalho e relação de emprego 1-Introdução: Relação de trabalho representa: gênero

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho Instituições de Direito Público e Privado Parte XVI Contrato de Trabalho 1. Contrato de Trabalho Conceito ... contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, pelo qual uma pessoa física

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Duração, extinção, inexecução, sanções e responsabilidade Parte 2 Prof. Denis França o Se a extinção ocorrer com culpa do contratado (art. 80, 86 e 87):

Leia mais

Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet

Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet Reforma trabalhista e a contratação do médico Estêvão Mallet Professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Súmula 331 do TST III Não forma vínculo de emprego com

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Legislação da Comunicação e do Jornalismo. Prof. José Augusto Magni Dunck

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Legislação da Comunicação e do Jornalismo. Prof. José Augusto Magni Dunck PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Legislação da Comunicação e do Jornalismo Prof. José Augusto Magni Dunck Direitos trabalhistas do jornalista O que é direito do trabalho? Ramo da ciência jurídica

Leia mais

O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual o seu campo de aplicação?

O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual o seu campo de aplicação? DIREITO DO TRABALHO O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? 2 DIREITO DO TRABALHO: CONCEITO: Conjunto de princípios, regras e instituições

Leia mais

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora Organizadora Márcia Cristina de Moraes Siqueira Design Instrucional NT Editora Revisão Marcos Sugizaki Editoração Eletrônica Nathália Nunes Projeto Gráfico NT Editora Capa NT Editora Ilustração NT Editora

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (LEI /17) Maria Ervanis Brito

REFORMA TRABALHISTA (LEI /17) Maria Ervanis Brito Reforma Trabalhista REFORMA TRABALHISTA (LEI 13.467/17) Maria Ervanis Brito Auditora Fiscal do Trabalho Professora de Direito do Trabalho CONTEXTO DA REFORMA TRABALHISTA E A VISÃO DOS OPERADORES DO DIREITO

Leia mais

Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores. - Maio de D I E E S E / Rede Bancários

Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores. - Maio de D I E E S E / Rede Bancários Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores - Maio de 2018 - D I E E S E / Rede Bancários 1 2 A Reforma se fundamenta em reduzir a proteção institucional aos trabalhadores, por parte do Estado

Leia mais

TRABALHADOR AUTÔNOMO

TRABALHADOR AUTÔNOMO Página1 Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 09 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Ana Cristina Aquino Aula nº 09 TRABALHADOR AUTÔNOMO O trabalhador

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Maria Cláudia Santana Lima de Oliveira 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5º TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula.

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO (COD. ENEX 60139) ETAPA: 7ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL OUTUBRO DE 2011 NOTA TÉCNICA AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL A Lei 12.506/11, publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de outubro de 2011, amplia o aviso prévio dos atuais 30 dias para até 90 dias. Esta

Leia mais

31/05/2017 STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS

31/05/2017 STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS 1 1. (Analista Judiciário-Oficial de Justiça Avaliador/TRT 24ª/FCC/2017) No estudo da Teoria Geral do Direito do Trabalho é correto afirmar que na

Leia mais

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA 1 ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA Alexandre Ramos Ministro do Tribunal Superior do Trabalho 2 Lei 13.467 Âmbito das alterações: Direito Material do Trabalho Matriz liberal Direito Coletivo do Trabalho

Leia mais

ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO FUNDAMENTO Princípio da força obrigatória: o contrato é considerado lei entre as partes (pacta sunt servanda) e, desde que estipulado validamente, torna-se intangível

Leia mais

O papel do médico autônomo e o médico empregado (CLT) no SUS. Claudia Bezerra Batista Neves advogada do Sindimed/BA

O papel do médico autônomo e o médico empregado (CLT) no SUS. Claudia Bezerra Batista Neves advogada do Sindimed/BA O papel do médico autônomo e o médico empregado (CLT) no SUS Claudia Bezerra Batista Neves advogada do Sindimed/BA Sistema Único de Saúde SUS Institucionalização Constitucionalizada ( art. 197 a 200, CF)

Leia mais

A nova redação da Súmula 277 do TST e a integração das cláusulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas nos contratos de trabalho.

A nova redação da Súmula 277 do TST e a integração das cláusulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas nos contratos de trabalho. A nova redação da Súmula 277 do TST e a integração das cláusulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas nos contratos de trabalho. Convenção Coletiva de Trabalho É um ato jurídico pactuado

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de emprego. Alterações do contrato de emprego. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de emprego. Alterações do contrato de emprego. Prof. DIREITO DO TRABALHO Alteração, interrupção e suspensão do contrato de emprego Alterações do contrato de emprego. Prof. Cláudio Freitas - modalidades: objetivas e subjetivas. - inalterabilidade contratual

Leia mais

Seminário de Assuntos Contábeis de Caxias do Sul

Seminário de Assuntos Contábeis de Caxias do Sul Seminário de Assuntos Contábeis de Caxias do Sul AS NOVAS REGRAS DA TERCEIRIZAÇÃO TRABALHISTA Caxias do Sul, 18 de maio de 2017 Terceirização Fenômeno recente, com maior dimensão a partir da década de

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO Unidade 3. Empregados e Empregadores. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO Disciplina Direito do Trabalho I Prof. Amauri Cesar Alves 1. Empregado:

Leia mais

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos.

1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. 1) Julgue o item seguinte, a respeito dos contratos. Contrato é a convenção estabelecida entre duas ou mais pessoas para constituir, regular, anular ou extinguir, entre elas, uma relação jurídico-patrimonial.

Leia mais

APLICABILIDADE DA REFORMA TRABALHISTA NOS CONTRATOS DE TRABALHO

APLICABILIDADE DA REFORMA TRABALHISTA NOS CONTRATOS DE TRABALHO 1 APLICABILIDADE DA REFORMA TRABALHISTA NOS CONTRATOS DE TRABALHO 2 INTRODUÇÃO Desde a entrada em vigor da chamada Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) em 11.11.2017, muito se vem debatendo em relação

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios norteadores do Direito do Trabalho: 1.1 Princípio

Leia mais