DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO"

Transcrição

1 DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO Sonia Soares

2 Conceito Direito do Trabalho: "O Direito do Trabalho é ramo jurídico especializado, que regula certo tipo de relação laborativa na sociedade contemporânea. Seu estudo deve iniciar-se pela apresentação de suas características essenciais, permitindo ao analista uma imediata visualização de seus contornos próprios mais destacados. (Maurício Godinho Delgado) "Pode ser definido como o ramo do Direito que regula as relações de emprego e outras situações semelhantes. (Gustavo Filipe Barbosa Garcia)

3 Denominação utilizada pela OIT, por diversas Constituições. Sem prejuízo de outras: Direito Social, Direito Operário, Direito Industrial, Direito Laboral

4 O DIREITO DO TRABALHO DIVIDE-SE EM: Direito Individual do Trabalho: complexo de princípios, regras e institutos jurídicos que regulam, no tocante às pessoas e matérias envolvidas, a relação empregatícia de trabalho, além de outras relações laborativas normalmente especificadas. (Godinho) Direito Coletivo do Trabalho conjunto de normas que consideram empregados e empregadores coletivamente reunidos, principalmente na forma de entidades sindicais (Cesarino Jr.)

5 PRINCÍPIOS: CONCEITO: linhas diretrizes que informam algumas normas e inspiram diretamente ou indiretamente uma série de soluções, pelo que podem servir para promover e embasar a aprovação de novas normas, orientar a interpretação das existentes e resolver os casos não previstos. (PLÁ RODRIGUEZ ) verdades gerais, fundamentais e vinculantes, emanadas da consciência social, sobre a organização jurídica de uma comunidade, reconhecidas como normas jurídicas dotadas de vigência, validez e obrigatoriedade (LIMA)

6 FUNÇÕES: 1) informadora: inspiram o legislador, servindo de fundamento para o ordenamento jurídico; 1) normativa: atuam como fonte supletiva, no caso de ausência de Iei art.8º CLT. São meios de integração de direito; e 1) interpretativa: operam como critério orientador intérprete.

7 CLT: Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por eqüidade e outros princípios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público.

8 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS GERAIS : IMPORTANTES PARA O ESTUDO DOS PRINCÍPIOS BASILARES DO DIREITO DO TRABALHO Ausência de uniformidade na doutrina 1) Dignidade da Pessoa Humana (art.1º., III) 2) Os valores sociais do trabalho (art.1º., IV) 3) Valorização do trabalho humano (caput art.170) 4) Justiça social (caput art. 170) 5) Busca do pleno emprego (VIII, art. 170)

9 PRINCÍPIOS DE DIREITO DO TRABALHO Controvérsia doutrinária na enumeração Importante contribuição para o tema - Américo Plá Rodriguez Princípios de Direito do Trabalho obra clássica Posteriormente outros doutrinadores foram apresentando enumeração diversa Não será adotado neste estudo nenhum autor em específico

10 1) Princípio Protetor: Origem histórica, necessidade de intervenção do Estado como reação aos abusos cometidos no liberalismo/exploração do trabalhador Basilar Resulta de normas imperativas de ordem pública/compensar uma presumida desigualdade econômica Constitucionalização do princípio =CF/88 art. 7º. melhoria da condição social ; proteção despedida Tão vasto em seu conteúdo que se manifesta em 3 dimensões distintas Plá Rodriguez:

11 a) norma mais favorável havendo duas ou mais normas sobre a mesma matéria, adotar-se-á mais vantajosa para o trabalhador = objetivo compensar a inferioridade jurídica que há entre os sujeitos da relação; b) condição mais benéfica Plá Rodriguez a regra da condição mais benéfica pressupõe a existência de uma situação concreta, anteriormente reconhecida, e determina que ela deve ser respeitada, na medida em que seja mais favorável ao trabalhador que a nova norma aplicável - art.468 CLT. Súmula 51 TST: I - As cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento. II - Havendo a coexistência de dois regulamentos da empresa, a opção do empregado por um deles tem efeito jurídico de renúncia às regras do sistema do outro. (ex-oj nº 163 da SBDI-1 - inserida em )

12 c) in dubio, pro operario : entre duas ou mais interpretações, optar pela mais favorável ao trabalhador, desde que não se trate de matéria probatória. O princípio do in dubio pro operario é de natureza exclusivamente hermenêutica + na atualidade art.423 CC: Art Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente.

13 2) Princípio da Irrenunciabilidade/Princípio da Indisponibilidade de Direitos: Discussão acadêmica e acalorada sobre qual nome utilizar. DISTINÇÃO: Renúncia: ato unilateral da parte, através do qual ela se despoja de um direito de que é titular, sem correspondente concessão pela parte beneficiada pela renúncia. (José Cairo Jr.) Transação é ato bilateral, pelo qual se acertam direitos e obrigações entre as parte acordantes, mediante concessões recíprocas, envolvendo questões fáticas ou jurídicas duvidosas. (José Cairo Jr.)

14 I. Americo Plá Rodriguez: Irrenunciabilidade: entendia haver acordo unânime quanto sua vigência e importância, podendo haver diferença quanto ao seu alcance. Alguns o baseiam em outro princípio mais profundo, o da indisponibilidade, o relacionam com o caráter imperativo das normas trabalhistas, normas de ordem pública. II. Godinho: Indisponibilidade: inata aos direitos trabalhistas; renúncia é ato unilateral e sob o enfoque do princípio em estudo, interfere em atos bilaterais de disposição de direitos (transação). Não serão válidas a renúncia ou a transação que importam em prejuízo ao trabalhador.

15 III. Luciano Martinez: Diferença entre renunciar ou transacionar direitos e renunciar ou transacionar créditos correspondentes aos direitos. Créditos trabalhistas quando finda a relação de emprego não tem a mesma proteção jurídica conferida aos direitos trabalhistas na vigência do contrato de trabalho. 3) Princípio da Verdade Real ou da Primazia da Realidade: em matéria trabalhista, importa o que ocorre na prática mais do que o que as partes pactuaram, em forma mais ou menos solene ou expressa, ou o que se insere em documentos, formulários e instrumentos de contrato. Especial destaque PEJOTIZAÇÃO

16 Art.9º. CLT Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação. Súmulas 12 TST Súmula nº 12 do TST-CARTEIRA PROFISSIONAL (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e As anotações apostas pelo empregador na carteira profissional do empregado não geram presunção "juris et de jure", mas apenas "juris tantum".

17 4) Princípio da Continuidade da Relação de Emprego: Objetiva atribuir a relação de emprego a mais ampla duração; o contrato de trabalho é um contrato de trato sucessivo A CR/88: recepcionou o princípio, reconhecendo no artigo 7º, item I, como direito social dos trabalhadores urbanos e rurais, a "relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos". Súmula nº 212 TST:O ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.

18 5) Princípio da Razoabilidade: Agir segundo a razão; O intérprete deve decidir nos limites do razoável e deve interpretar o comportamento dentro do que normalmente acontece; Aplica-se em todos os ramos do direito, mas na processualística do trabalho ganha relevo m virtude da condição de subordinação de uma das partes perante a outra no contrato; Através da razoabilidade chega-se com mas facilidade às situações reais (p.141 Francisco Meton Marques de Lima).; PLÁ RODRIGUEZ foi o pioneiro da inserção do princípio da razoabilidade no elenco dos princípios especiais do Direito do Trabalho

19 6) Princípio da Boa-Fé: Plá Rodriguez esclareceu que a boa-fé que deve vigorar como princípio no contrato de trabalho é a boa-félealdade, ou seja, a que se refere a um comportamento e não a uma simples convicção. Aplica-se em todos os subsistemas de direito CC Art Os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração. Art Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.

20 FONTES Conceito: expressão metafórica para designar a origem das normas jurídicas Godinho estruturas de poder de onde emergem as normas princípios e regras que disciplinam os efeitos decorrentes dos fatos e atos jurídicos. Luciano Martinez Importância: exigibilidade de determinada conduta que decorre da existência de um comando normativo

21 Classificação: a) Materiais = ligadas ao conteúdo que pode se relacionar a fatos sociais, políticos, filosóficos e econômicos que ensejam o nascimento das formais / regra jurídica b) Formais = exteriorização do direito e podem ser: b.1.) Heterônomas emanadas do Poder Público, terceiros (Constituição, leis, decretos, sentença normativa etc) b.2.) Autônomas ou profissionais elaboradas pelos próprios interessados/destinatários das normas (convenção coletiva, acordos coletivos, usos e costumes) Situações particularizadas: Regulamento Interno, Jurisprudência etc

22 FONTES HETERÔNOMAS: CONSTITUIÇÃO FEDERAL CR artigo 22, I: Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho; CR artigos 7º, 8º, 9º, 10 e 11, 170 caput, VIII, 193 Lei Complementar: destinadas a complementar normas constitucionais, estão taxativamente previstas (artigos 7º, I; 14, 9º; 18, 2º, 3º e 4º; 21, IV; 22, parágrafo único; 23, parágrafo único; 25, 3º; 59, II e parágrafo único; 61; 69, entre outros, da Constituição Federal).

23 Lei Ordinária: trata-se das leis cujo o processo de elaboração, tramitação e aprovação é ordinário, nos termos do artigo 61 Lei Delegada: equiparada a lei ordinária. A competência para a sua elaboração é do Presidente da República, desde que haja pedido e delegação expressa do Congresso Nacional art. 68 CF Decreto Legislativo: se destinam a regulamentar as leis. Medidas Provisórias: reservada ao Presidente da República e se destina a matérias que sejam consideradas de relevância ou urgência art. 62 CR Regulamentos do Poder Executivo = críticas nas oportunidades em que legisla

24 TRATADOS E CONVENÇÕES INTERNACIONAIS Para ter eficácia depende de decreto legislativo, competência Congresso Nacional: CR Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional; SENTENÇA NORMATIVA Decisão proferida pelo TRT ou TST em dissídios coletivos

25 Súmulas vinculantes Emenda Constitucional n. 45/04 introduziu na Constituição Federal a possibilidade da criação das súmulas vinculantes pelo STF (art. 103-A, CF/88). O que diferencia das outras súmulas é por não ter apenas um caráter orientador, mas obrigatório. Art. 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

26 FONTES AUTÔNOMAS DO DIREITO DO TRABALHO: CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO E ACORDO COLETIVO DE TRABALHO CR : Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:... XXVI - reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho". CLT: Art Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho. 1º É facultado aos Sindicatos representativos de categorias profissionais celebrar Acordos Coletivos com uma ou mais empresas da correspondente categoria econômica, que estipulem condições de trabalho, aplicáveis no âmbito da emprêsa ou das acordantes respectivas relações de trabalho.

27 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO CLT Art As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes. CC Art A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Discussão doutrinária sobre ser ou não fonte de direito, não subsiste:

28 Com o reconhecimento da função social do contrato CC = limitação/regramento contratual de ordem pública, o contrato deve ser, necessariamente, analisado e interpretado de acordo com o contexto social = tem fundamento constitucional = intimamente ligado à dignidade da pessoa humana O pacta sunt servanda perdeu força com a limitação da função social do contrato. Logo, não há mais razão para criticar a admissibilidade do Contrato Individual de Trabalho como fonte de direito

29 USOS E COSTUMES Segundo Godinho: Uso pratica habitual adotada no contexto de uma relação jurídica específica, envolvendo as específicas partes componentes dessa relação e produzindo efeitos exclusivamente no delimitado âmbito dessas mesmas partes. Não é norma jurídica, caráter de simples cláusula tacitamente ajustada entre as partes. Costume prática habitual adotada em contexto mais amplo de certa empresa, categoria, região, firmando um modelo ou critério de conduta geral, impessoal, aplicável ad futurum a todos os trabalhadores integrados no mesmo tipo de contexto. São normas jurísicas.

30 SITUAÇÕES PARTICULARIZADAS: Regulamento de Empresa: conjunto de regras sobre condições de trabalho. Podem ser: unilaterais bilaterais Discussão doutrinária: caráter contratual ou normativo e se é fonte de Direito ou não. Aparência de regra jurídica: gerais, abstratos e impessoais Para a doutrina sendo unilateral = heterônoma; Se bilateral = autônoma

31 Jurisprudência: Sistema jurídico: romano-germânico 1) Tradicional e dominante = não ser fonte 2) Moderna = papel criador do direito = direito do trabalho com especial relevo reforma Judiciário EC 45/2004, Lei /2014 Doutrina: conjunto de apreensões e leituras sistematizadas da ordem jurídica pelos juristas e estudioso do Direito em geral, que informam a compreensão do sistema jurídico e de seus ramos, institutos e diplomas normativos, auxiliando o processo de aplicação concreta do Direito. Godinho Não é admitida como fonte de direito

32 BIBLIOGRAFIA: Barros, Alice Monteiro. Curso de Direito do Trabalho. LTr.10ª. Edição Cairo Jr., José. Curso de Direito do Trabalho. Editora Jus Podivm. 11ª Edição Delgado, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. LTr. 16ª. Edição Garcia, Gustavo Felipe Barbosa. Manual de Direito do Trabalho. Editora Gen/Método. 8ª. Edição Jorge Neto, Francisco Ferreira. Cavalcante, Jouberto de Quadros Pessoa. Direito do Trabalho. Atlas. 8ª. Edição. Lima, Francisco Meton Marques de Lima. Princípios de Direito do Trabalho na Lei e na Jurisprudência. LTr Martinez, Luciano. Curso de Direito do Trabalho. Ed.Saraiva. 4ª Edição Resende. Ricardo, Direito do Trabalho Esquematizado. Editora Gen/Método. 3ª. Edição Rodriguez, Américo Plá. Princípios de Direito do Trabalho. LTr/Edusp.1993

DIREITO DO TRABALHO CONCEITO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO CONCEITO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO Sonia Soares O Direito do Trabalho nasceu no mundo capitalista e liberal, tendo sido lenta e demorada sua evolução

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO CONCEITO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO CONCEITO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO Sonia Soares Conceito Direito do Trabalho: "conjunto de princípios, normas e instituições, aplicáveis à relação de

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES 1º MOMENTO DO NOSSO ESTUDO: CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO; DIREITO COLETIVO DO TRABALHO CONCEITO SEGUNDO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO CONCEITO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO CONCEITO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO FONTES DIREITO DO TRABALHO Sonia Soares O Direito do Trabalho nasceu no mundo capitalista e liberal, tendo sido lenta e demorada sua evolução

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO Atualizado em 13/01/2016 PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIO PROTETOR Nas relações empregatícios sempre existe o conflito entre o detentor

Leia mais

FONTES DO DIREITO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO 2

FONTES DO DIREITO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO 2 FONTES DO DIREITO Fontes materiais referem-se aos fatores sociais, econômicos, políticos, filosóficos e históricos que deram origem ao Direito, DIREITO DO TRABALHO influenciando na criação das normas jurídicas;

Leia mais

PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO E FINALIDADE Os princípios do Direito do Trabalho são as ideias fundamentais e informadoras do ordenamento jurídico trabalhista. São o alicerce cientifico, as

Leia mais

CURSO INTEGRAL DE DIREITO DO TRABALHO PARA AFT Prof. Ricardo Resende Estudos Jurídicos Aplicados

CURSO INTEGRAL DE DIREITO DO TRABALHO PARA AFT Prof. Ricardo Resende Estudos Jurídicos Aplicados AULA 001 (Juiz do Trabalho TRT 6ª Região FCC 2013 Adaptada) Julgue a seguinte assertiva: 001 São princípios constitucionais aplicáveis ao Direito do Trabalho, entre outros, a dignidade humana, os valores

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Fontes e princípios do Direito do Trabalho Prof. Hermes Cramacon 1. Fontes materiais - norma ainda não positivada. Momento pré-jurídico. Correntes de pensamento econômico, jurídico,

Leia mais

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador.

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador. 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO a) MATERIAIS OU INFORMAIS São as fontes históricas. b) FORMAIS Há documentos. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Fontes formais autônomas: elaboradas pelos próprios interessados em aplicá-las. (grupos sociais = sindicatos)

DIREITO DO TRABALHO. Fontes formais autônomas: elaboradas pelos próprios interessados em aplicá-las. (grupos sociais = sindicatos) DIREITO DO TRABALHO FONTES DO DIREITO DO TRABALHO: MATERIAIS: FORMAIS: Fontes formais autônomas: elaboradas pelos próprios interessados em aplicá-las. (grupos sociais = sindicatos) Convenções coletivas

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO

TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho é o ramo da Ciência do Direito composto pelo conjunto de normas que regulam, no âmbito individual e coletivo, a relação

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 2

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 2 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 2 DIREITO DO TRABALHO AULA 2 PRINCÍPIOS, CONCEITO E FONTES DO DIREITO DO TRABALO Prof. Antero Arantes Martins PRIMEIRA PARTE PRINCÍPIOS Princípios.

Leia mais

Direito do Trabalho A Professora Simone Batista

Direito do Trabalho A Professora Simone Batista AULA: FONTES DO DIREITO DO TRABALHO FONTE = ( FONS) LATIM, NASCENTE, MANANCIAL. SENTIDO COMUM= Significa origem, procedência, nascente, mina manancial. SENTIDO JURÍDICO = FONTE sugere o meio de criação

Leia mais

Direito do Trabalho. Fontes e Princípios do Direito do Trabalho. Professor Pedro Kuhn.

Direito do Trabalho. Fontes e Princípios do Direito do Trabalho. Professor Pedro Kuhn. Direito do Trabalho Fontes e Princípios do Direito do Trabalho Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito do Trabalho CONCEITO, FONTES E PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DO DIREITO

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre normas) Vigência Interpretação (existência de norma) Integração (ausência

Leia mais

FONTE. Fontes materiais DIREITO DO TRABALHO 24/02/2016 FONTES E PRINCÍPIOS MATERIAL

FONTE. Fontes materiais DIREITO DO TRABALHO 24/02/2016 FONTES E PRINCÍPIOS MATERIAL FONTES E PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO Msc. Roseniura Santos CLT - Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme

Leia mais

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO Quando se trata do direito individual do trabalho, é importante saber que existe uma inegável desigualdade entre empregador e empregado: o empregador é hipersuficiente,

Leia mais

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO 1. ORDENAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA O que é ordenamento jurídico? O ordenamento jurídico compõe-se de fontes normativas, que são os meios de revelação das normas jurídicas impetrantes. 2. FONTES DO DIREITO

Leia mais

1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO

1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO (AJAJ TRT da 19ª Região FCC 2014) 001 A relação objetiva evidenciada pelos fatos define a verdadeira relação jurídica estipulada pelos contratantes, ainda

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES DIREITO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES Princípios Específicos do Direito do Trabalho 1- Princípio da Proteção, Protetor, da favorabilidade, da tutela, tuitivo ou corretor de desigualdades

Leia mais

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS

Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Hugo Goes Direito Previdenciário Módulo 02 Aula 001-005 Direito Previdenciário para o Concurso do INSS Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre

Leia mais

Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes. Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal

Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes. Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal Direito Processual Penal Conceito, Finalidade, Características, Fontes Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal Doutrina referência para a nossa aula: Guilherme NUCCI - Código de Processo

Leia mais

Rodada #1. Direito do Trabalho

Rodada #1. Direito do Trabalho Rodada #1 Direito do Trabalho Professora Elisa Pinheiro Assuntos da Rodada Direito do Trabalho 1. Princípios e fontes do direito do trabalho. 2 Direitos constitucionais dos trabalhadores (Art. 7º da Constituição

Leia mais

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES (ITENS 1.1 E 1.2 DO EDITAL) Doutrina referência para esta aula: Guilherme NUCCI Código de Processo Penal

Leia mais

Aula 01. Direito do Trabalho. Direito do Trabalho DOS PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO Professor: Roberto Conceição

Aula 01. Direito do Trabalho. Direito do Trabalho DOS PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO Professor: Roberto Conceição Aula 01 Direito do Trabalho DOS PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO Professor: Roberto Conceição www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 01 Dos Princípios e Fontes do Direito do Trabalho Olá candidato,

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Introdução: O Direito do Trabalho é um conjunto de normas que regula as relações de trabalho entre empregadores e empregados, estabelecendo seus recíprocos direitos

Leia mais

Pós-Graduação On-Line Tema:

Pós-Graduação On-Line Tema: Pós-Graduação On-Line Tema: 1 Aula 03 Princípios Infraconstitucionais do Direito Individual do Trabalho Prof. Carlos Augusto Monteiro PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO Plá Rodrigues - destaca que no Direito Comum

Leia mais

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula 1. Fontes materiais e formais. 2. Normas Jurídicas de Direito do Trabalho. Constituição, Leis, Atos do Poder Executivo, Sentença normativa, Convenções e Acordos Coletivos, Regulamentos de empresa, Disposições

Leia mais

FONTES E PRINCÍPIOS Fontes do Direito do Trabalho. Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas:

FONTES E PRINCÍPIOS Fontes do Direito do Trabalho. Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas: FONTES E PRINCÍPIOS 1.1. Fontes do Direito do Trabalho Fontes Materiais: Fontes Formais: Fontes Heterônomas: Fontes Autônomas: Fontes Heterônomas: Fontes Autônomas: 1.2 Princípios Do Direito Do Trabalho

Leia mais

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES Todos esses nomes representam a mesma ideia. Esse princípio

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO. 1ª Edição DEZ 2012

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO. 1ª Edição DEZ 2012 RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO 280 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Renata Tiveron Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição DEZ 2012 TODOS

Leia mais

Rodada #1. Direito do Trabalho

Rodada #1. Direito do Trabalho Rodada #1 Direito do Trabalho Professora Elisa Pinheiro Assuntos da Rodada Direito do Trabalho Princípios e fontes do Direito do Trabalho. Hierarquia das fontes do Direito do Trabalho. Direitos constitucionais

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 120. 1. Fontes do Direito Administrativo As fontes do

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Fundamentos e Evolução Histórica - Intervenção do Estado Regulamentação das normas trabalhistas (impostos) - Conciliação Mediação Arbitragem (Estado) Início do Direito Processual

Leia mais

CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO Sumário: 1.1 Natureza jurídica do direito do trabalho 1.2 Fontes do direito do trabalho 1.3 Princípios do direito do trabalho 1.4 Relação de trabalho

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais

Teoria Geral dos Contratos Empresariais Teoria Geral dos Contratos Empresariais AULA 3. PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO CONTRATUAL. INTERPRETAÇÃO DOS CONTRATOS EMPRESARIAIS. CONTRATOS TÍPICOS E ATÍPICOS, UNILATERAIS, BILATERAIS E PLURILATERAIS,

Leia mais

A necessidade de proteção e efetividade aos direitos humanos, em sede internacional, possibilitou o surgimento de uma disciplina autônoma ao Direito

A necessidade de proteção e efetividade aos direitos humanos, em sede internacional, possibilitou o surgimento de uma disciplina autônoma ao Direito Profa. Andrea Wild A necessidade de proteção e efetividade aos direitos humanos, em sede internacional, possibilitou o surgimento de uma disciplina autônoma ao Direito Internacional Público, com denominação

Leia mais

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Contrato de Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves de Trabalho Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. CONTRATO DE TRABALHO... 3 1. Caracterizando o contrato de trabalho... 3 1.1 Conceito e características... 3 1.2 Elementos essenciais do contrato

Leia mais

Rodada #1. Direito do Trabalho

Rodada #1. Direito do Trabalho Rodada #1 Direito do Trabalho Professora Elisa Pinheiro Assuntos da Rodada Direito do Trabalho 1. Princípios e fontes do direito do trabalho. 2 Direitos constitucionais dos trabalhadores (Art. 7º da Constituição

Leia mais

PRINCÍPIOS DE DIREITO DO TRABALHO

PRINCÍPIOS DE DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DE DIREITO DO TRABALHO DEFINIÇÃO: Linhas diretrizes que informam algumas normas e inspiram direta e indiretamente uma série de soluções; Normas fundamentais e informadoras da organização jurídica

Leia mais

Rodada #1 Direito do Trabalho

Rodada #1 Direito do Trabalho Rodada #1 Direito do Trabalho Professora Elisa Pinheiro Assuntos da Rodada DIREITO DO TRABALHO: 1 Princípios e fontes do direito do trabalho. 2 Direitos constitucionais dos trabalhadores (artigo 7º da

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho Profª. Eliane Conde As alterações das cláusulas do Contrato de Trabalho são as modificações das cláusulas primeiras pactuadas,

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. 39 e 40 de 2016 do TST. Conforme a Lei / ª edição Revista e atualizada

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. 39 e 40 de 2016 do TST. Conforme a Lei / ª edição Revista e atualizada Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho 39 e 40 de 2016 do TST Conforme a Lei 13.467/2017 3ª edição Revista e atualizada 2017 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DO CPC DE 2015 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Prof. Ronaldo Lima dos Santos Prof. Dr. Faculdade Direito USP Procurador do Ministério Público do Trabalho

Prof. Ronaldo Lima dos Santos Prof. Dr. Faculdade Direito USP Procurador do Ministério Público do Trabalho Prof. Ronaldo Lima dos Santos Prof. Dr. Faculdade Direito USP Procurador do Ministério Público do Trabalho François Geny: a distinção entre dois tipos básicos de fontes, fontes materiais e fontes formais,

Leia mais

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST 2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 Garcia-Novo CPC e Processo do

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO Integração das normas jurídicas Ativismo Judiciário

DIREITO DO TRABALHO Integração das normas jurídicas Ativismo Judiciário DIREITO DO TRABALHO Integração das normas jurídicas Ativismo Judiciário Sonia Soares CONCEITO DIREITO DO TRABALHO = conjunto de princípios, regras e instituições atinentes à relação de trabalho subordinado

Leia mais

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO. 1ª Edição JUN 2013

RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO. 1ª Edição JUN 2013 RENATA TIVERON NOÇÕES DE DIREITO DO TRABALHO 174 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Renata Tiveron Coordenação e Organização: Mariane dos Reis 1ª Edição JUN 2013 TODOS

Leia mais

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Leis Hierarquia das Normas Trabalhistas Princípio da Norma mais Favorável: Existindo duas ou mais

Leia mais

Legislação Previdenciária. Professor Reynaldo Oliveira

Legislação Previdenciária. Professor Reynaldo Oliveira Legislação Previdenciária. Professor Reynaldo Oliveira E-mail: r.l.oliveira@bol.com.br Direito Público (regula a relação do Estado com os particulares) X Direito Privado (regula a relação entre os particulares).

Leia mais

TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos

TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos TST não pode contrariar normas ao definir ultratividade de acordos Por Gustavo Filipe Barbosa Garcia Há intenso debate a respeito da integração dos direitos previstos em instrumentos normativos coletivos

Leia mais

02/02/2016 DIREITO DO TRABALHO. Natureza do Direito do Trabalho:

02/02/2016 DIREITO DO TRABALHO. Natureza do Direito do Trabalho: DIREITO DO TRABALHO Msc. Roseniura Santos 2 DIREITO DO TRABALHO: CONCEITO: Conjunto de princípios, regras e instituições atinentes à relação de trabalho subordinado e situações análogas, visando assegurar

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária CURSO INSS 2015 Aula 02 Legislação Previdenciária (Conteúdo, fontes, autonomia, aplicação das normas previdenciárias, vigência, hierarquia, interpretação e integração) LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA CONCEITO

Leia mais

Noções de Direito Administrativo e Constitucional

Noções de Direito Administrativo e Constitucional Considerações iniciais Considera-se Direito como um sistema normativo do qual são extraídos imperativos de conduta. Embora seja único e indivisível, a subdivisão se torna uma prática importante para o

Leia mais

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO DIREITO MATERIAL DO TRABALHO 1. Teoria Geral do Direito do Trabalho 1.1 Definição 1.2 Divisão 1.3 Fontes a) Material b) Formal DE OLHO NA REFORMA!!! Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça

Leia mais

NOTA DE ABERTURA À SEGUNDA EDIÇÃO 17. INTRODUÇÃO 19 Maria Manuel Leitão Marques 21

NOTA DE ABERTURA À SEGUNDA EDIÇÃO 17. INTRODUÇÃO 19 Maria Manuel Leitão Marques 21 SIGLAS 15 NOTA DE ABERTURA À SEGUNDA EDIÇÃO 17 INTRODUÇÃO 19 Maria Manuel Leitão Marques 21 O mercado e a economia de mercado 21 O Direito, o mercado e a concorrência 22 Saber Direito para entender o mercado

Leia mais

Regular a vida humana em sociedade, estabelecendo, para esse fim, normas de conduta, que devem ser observadas pelas pessoas.

Regular a vida humana em sociedade, estabelecendo, para esse fim, normas de conduta, que devem ser observadas pelas pessoas. TEORIA DO DIREITO Conceito Celso, no Direito Romano Arte do bom e do equitativo. Miguel Reale Vinculação bilateral atributiva da conduta para a realização ordenada dos valores de convivência. Direito é

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Súmula Vinculante Prof. Alexandre Demidoff SÚMULA VINCULANTE: -> necessidade de harmonização de entendimentos -> implementação de celeridade processual

Leia mais

31/05/2017 STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS

31/05/2017 STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS STEVÃO GANDH DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIOS 1 1. (Analista Judiciário-Oficial de Justiça Avaliador/TRT 24ª/FCC/2017) No estudo da Teoria Geral do Direito do Trabalho é correto afirmar que na

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO LEITURA COMPLEMENTAR PROFESSORA EVELIN POAYRES

DIREITO DO TRABALHO LEITURA COMPLEMENTAR PROFESSORA EVELIN POAYRES DIREITO DO TRABALHO LEITURA COMPLEMENTAR PROFESSORA EVELIN POAYRES FONTES DO DIREITO DO TRABALHO 1. Classificação das fontes: a) material b) formais. 2. Fonte material: é a pressão exercida pelos trabalhadores

Leia mais

IUS RESUMOS. Princípios do Direito do Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Princípios do Direito do Trabalho. Organizado por: Samille Lima Alves Princípios do Direito do Trabalho Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO... 3 1. Conceito e funções dos princípios... 3 2. Princípios Gerais do Direito do Trabalho...

Leia mais

Professor: Rogerio Neiva Contatos: Blog:

Professor: Rogerio Neiva Contatos: Blog: Professor: Rogerio Neiva Contatos: - rogerio@tuctor.com - Twitter: @rogerioneiva - Blog: www.concursospublicos.pro.br Princípios e fontes do direito do trabalho. Renúncia e transação. = Evolução das relações

Leia mais

Direito do Trabalho. Henrique Correia QUESTÕES 1. FONTES. Direito do Trabalho 387

Direito do Trabalho. Henrique Correia QUESTÕES 1. FONTES. Direito do Trabalho 387 Direito do Trabalho 387 Direito do Trabalho Henrique Correia QUESTÕES 1. FONTES 01. (FCC Analista Judiciário Área Judiciária TRT 16/2014) No tocante as fontes do Direito do Trabalho considere: I. As fontes

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 113/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

UNIDADE III PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

UNIDADE III PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO UNIDADE III PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO 1) Generalidades Definição Princípios são os Elementos de Sustentação (Fundamentação) do Ordenamento Jurídico, elementos estes que lhe dão coerância interna.

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/01 DISCIPLINA: DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMA: 8º DM / EN

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1ª Questão Assinale a alternativa incorreta. Entre as características do Direito do Trabalho, a doutrina nacional, notadamente Alice Monteiro de Barros, aponta: a) O caráter cosmopolita,

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO Aula 06 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais Geração x Dimensões Documentos Históricos

Leia mais

Professor: Rogerio Neiva Contatos: -Blog:

Professor: Rogerio Neiva Contatos: -Blog: Professor: Rogerio Neiva Contatos: -rogerio@tuctor.com -Twitter: @rogerioneiva -Blog: www.concursospublicos.pro.br Princípios e fontes do direito do trabalho. Renúncia e transação. = Evolução das relações

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Convenções coletivas. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Convenções coletivas. Parte I Prof. Cláudio Freitas CRFB/88. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria

Leia mais

Danielle de Mello Basso

Danielle de Mello Basso Mestranda em Direito da Sociedade da Informação. Advogada Especialista em Direito do Trabalho. Conferencista pela OAB/SP e AASP. Professora substituta da FMU e Universidade São Judas. Professora convidada

Leia mais

As oportunidades para os concursos dos Tribunais Regionais do Trabalho são diversas!

As oportunidades para os concursos dos Tribunais Regionais do Trabalho são diversas! Olá Pessoal, As oportunidades para os concursos dos Tribunais Regionais do Trabalho são diversas! Estamos aguardando concurso para o TRT da 1ª Região (Rio), TRT da 7ª Região (Ceará), TRT da 6ª Região (Pernambuco),

Leia mais

Fontes Materiais Anteriores às Fontes Formais Não possuem observância obrigatória

Fontes Materiais Anteriores às Fontes Formais Não possuem observância obrigatória 1 SUMÁRIO 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 3 1.1 Fontes Materiais... 3 1.2. Fontes Formais... 3 1.2.1 Fontes Formais Autônomas... 4 1.2.2 Fontes Formais Heterônomas... 7 1.2.3 Hierarquia das Fontes Formais...

Leia mais

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA Conceito É o conjunto ordenado de princípios, normas jurídicas e proposições prescritivas nãonormativas relacionadas à atividade financeira do Estado Finalidade disciplinar a atividade financeira exercida

Leia mais

As oportunidades para os concursos dos Tribunais Regionais do Trabalho são diversas!

As oportunidades para os concursos dos Tribunais Regionais do Trabalho são diversas! Olá Pessoal, As oportunidades para os concursos dos Tribunais Regionais do Trabalho são diversas! Estamos aguardando concurso para o TRT da 1ª Região (Rio), TRT da 7ª Região (Ceará), TRT da 6ª Região (Pernambuco),

Leia mais

CONCEITO FINALIDADE CARACTERÍSTICAS FONTES DO PROCESSO

CONCEITO FINALIDADE CARACTERÍSTICAS FONTES DO PROCESSO CONCEITO FINALIDADE CARACTERÍSTICAS FONTES DO PROCESSO Conceito, Finalidade, Características, Fontes Doutrina referência para a nossa aula: Guilherme NUCCI Código de Processo Penal Comentado. Norberto

Leia mais

=> Autarquias. => Fundações Públicas. => Sociedades de Economia Mista. => Empresas Públicas

=> Autarquias. => Fundações Públicas. => Sociedades de Economia Mista. => Empresas Públicas => Direta Administração Pública => Indireta => Autarquias => Fundações Públicas => Sociedades de Economia Mista => Empresas Públicas => Ocupante de cargo efetivo Servidor Público => Ocupante de cargo em

Leia mais

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB)... 4 Introdução...4 Vigência da Lei...4 2. APLICAÇÃO E

Leia mais

ROGÉRIO RENZETTI. Direito do Trabalho. Teoria e questões práticas SÉRIE PROVAS & CONCURSOS. 4ª Edição Revista, atualizada e ampliada

ROGÉRIO RENZETTI. Direito do Trabalho. Teoria e questões práticas SÉRIE PROVAS & CONCURSOS. 4ª Edição Revista, atualizada e ampliada ROGÉRIO RENZETTI Direito do Trabalho SÉRIE PROVAS & CONCURSOS Teoria e questões práticas 4ª Edição Revista, atualizada e ampliada Capítulo 1 Introdução ao Direito do Trabalho 1.1. Conceito e denominação

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA: Direito Tributário. Tributos. Conceitos e limitações ao poder de tributar. Competência e Legislação Tributária. Interpretação e integração da norma tributária. I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos

Aula de Direito Civil IV. Teoria Geral dos Contratos Aula de Direito Civil IV Teoria Geral dos Contratos 1 Interpretação dos Contratos PLT Conceito e extensão O contrato origina-se de ato volitivo e por isso requer sempre uma interpretação, uma vez que nem

Leia mais

Lições preliminares Direito

Lições preliminares Direito Princípios... são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas, mas também por motivos de ordem prática de caráter operacional,

Leia mais

Aula nº 06 (Introdução ao Estudo do Direito Constitucional) TRATADOS INTERNACIONAIS

Aula nº 06 (Introdução ao Estudo do Direito Constitucional) TRATADOS INTERNACIONAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Introdução ao Estudo do Direito Constitucional Aula 05 Professor(a): Luís Alberto Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 06 (Introdução

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO I: PRINCÍPIOS

DIREITO DO TRABALHO I: PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO I: PRINCÍPIOS P R O F. M S C R O S E N I U R A S A N T O S ATENÇÃO O ÍCONE IDENTIFICA AS ALTERAÇÕES DA LEI Nº 13.467/2017 1. CONCEITO E FUNÇÕES Podemos dizer que os princípios são o

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 8

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Direito Coletivo do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Direito Coletivo do Trabalho Prof. Hermes Cramacon Conceito: complexo de institutos, princípios e regras jurídicas que regulam as relações laborais de empregados e empregadores e outros

Leia mais

Aula Demonstrativa. Noções de Direito do Trabalho Aula Demonstrativa Professora Déborah Paiva. Profª Déborah Paiva 1

Aula Demonstrativa. Noções de Direito do Trabalho Aula Demonstrativa Professora Déborah Paiva.  Profª Déborah Paiva 1 Aula Demonstrativa Noções de Direito do Trabalho Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Profª Déborah Paiva 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá Pessoal, Sou a professora Déborah Paiva! É com grande

Leia mais

Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aulas dia 27 de abril de 2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Professor: Pós-Doutor Marco Antônio César Villatore (Titular do Doutorado em Direito

Leia mais

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro Unidade I Instituições de Direito Público e Privado Profª. Joseane Cauduro Estrutura da Disciplina Unidade I Conceitos Gerais de Direito O Direito e suas divisões, orientações e a Lei jurídica Unidade

Leia mais

Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1

Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1 Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1 NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Introdução: O Direito do Trabalho tem por tendência histórica a busca da paz social, ou seja, dar soluções

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Maria Cláudia Santana Lima de Oliveira 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito do Trabalho 1.4 SÉRIE: 5º TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Tribunais Regionais do Trabalho e Juízes do Trabalho. Profª. Liz Rodrigues - A Justiça do Trabalho é uma justiça federal especializada, composta pelo

Leia mais

1 CONCEITO DE DIREITO PENAL

1 CONCEITO DE DIREITO PENAL RESUMO DA AULA DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL PARTE 01 1 CONCEITO DE DIREITO PENAL; 2 FONTES DO DIREITO PENAL; 3 LEI PENAL; 4 INTERPRETAÇÃO DA LEI PENAL; 5 APLICAÇÃO DA LEI PENAL; 6 QUESTÕES COMENTADAS.

Leia mais

Direito do Trabalho AULA 00. Professora Elisa Pinheiro. Direito do Trabalho

Direito do Trabalho AULA 00. Professora Elisa Pinheiro.  Direito do Trabalho AULA 00 Direito do Trabalho Professora Elisa Pinheiro www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor(a). Elisa Pinheiro 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Sumário 1. Apresentação...03 2.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista : formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 7 Prof. Guilherme de Luca - CLASSIFICAÇÃO - O contrato individual de trabalho

Leia mais

CAPÍTULO 8: FONTES DO DIREITO. Aulas 09 e 10

CAPÍTULO 8: FONTES DO DIREITO. Aulas 09 e 10 CAPÍTULO 8: FONTES DO DIREITO Aulas 09 e 10 FONTES DO DIREITO Fonte: origem, nascedouro; Fontes a partir das quais o direito nasce, surge, manifesta-se. materiais DIREITO formais históricas FONTES DO DIREITO:

Leia mais