DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 a 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 a 3"

Transcrição

1 DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins AULAS 1 a 3

2 DIREITO DO TRABALHO AULA 1 HISTÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins

3 Princípios... são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas, mas também por motivos de ordem prática de caráter operacional, isto é, como pressupostos exigidos pelas necessidades da pesquisa e da práxis. (Reale, Miguel. Lições preliminares de Direito. 22ª ed. São Paulo: Saraiva, 1995, p )

4 Princípios Em nossa cultura jurídica, há uma tendência em relegar os Princípios a um segundo plano, como fonte subsidiária do direito, elegendo a norma jurídica como fonte primária: Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela (...) e outros princípios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, (...)

5 Princípios Se os Princípios são verdades fundamentais que sustentam este ramo de ciência (Direito do Trabalho), evidente que estas verdades não podem ser confrontadas por normas legais ou contratuais. Daí se concluir que os Princípios devem ser as fontes primárias do Direito do Trabalho e, por conseqüência, fundamental é o seu estudo.

6 Princípios O maior Princípio do Direito do Trabalho é o Princípio Protetor que enuncia: Nas relações de trabalho subordinado o empregado é hipossuficiente e precisa de proteção. Esta é uma verdade. Resta saber se esta verdade é evidente ou foi empiricamente constatada. Para tanto, veremos alguns dados históricos:

7 Dados Históricos 1ª Fase: Causas do surgimento: Revolução Francesa. Liberdade, igualdade e fraternidade. Não intervenção. Liberdade e igualdade ao contratar. Revolução Industrial: Novo modelo de relação de trabalho. Surge o denominado Capitalismo Selvagem. Visa-se o lucro. Piora gradativa das condições da classe proletariada: Desemprego; Baixos salários; utilização da mão-de-obra feminina e infantil; acidentes de trabalho, extensas jornadas.

8 Dados Históricos 1ª Fase: Causas do surgimento: Primeira reação: Grêmios Manifesto Comunista (1848) Enciclica Rerum Novarum (1891) Retratam a chamada questão social que resulta da não intervenção do Estado Liberal nestas relações.

9 Dados Históricos 2ª Fase: Surgimento: Estado intervém através da edição de leis que limitam a liberdade de contratar. Reação ao comunismo proposto por Marx (1848) e aos apelos da Igreja (1891). Primeiras Leis: Legislação Industrial Dificuldade de classificação doutrinária deste contrato nos moldes da Lei Civil (compra e venda, locação, mandato, etc). Necessidade de destacar do Direito Civil.

10 Dados Históricos 3ª Fase: Consolidação: Proliferação de legislação específica no campo do trabalho e no campo previdenciário. Constitucionalismo Trabalhista: México (1.917) e Alemanha (1.919) Criação da OIT (1.919) Grande interesse para o Brasil: Carta del lavoro (Itália, 1.927). CLT (1.943) Constituição Federal (1.988).

11 Dados Históricos 4ª Fase: Mudança de paradigmas 1.980: Alteração do pensamento político Mundial. EUA e Inglaterra. Neoliberalismo. URSS: Fim do regime (e da ameaça) comunista. Globalização. Circulação de capital. Busca de condições mais favoráveis à produção. Revolução Tecnológica: Desemprego estrutural. Enfraquecimento dos Sindicatos. Flexibilização.

12 Quadro Geral Estado Liberal Pensamento Liberalismo Político Estado do Bem Estar Social Estado Neoliberal (em transição) Intervencionismo Neoliberalismo Pensamento Capitalismo Capitalismo Globalização Econômico Selvagem Social Pressuposto Igualdade Desigualdade Igualdade Coletiva Instrumento Contrato Lei Contrato Coletivo

13 Brasil. Situação jurídica atual. A CF vigente estabelece : A pessoa humana no centro da ordem jurídica; A primazia do valor do trabalho em seus fundamentos. Vejamos:

14 Introdução Art. 1º (Fundamentos da República Art. 3º Fundamentos Políticos Art. 5º Garantias Individuais Art. 7º Garantias Trabalhistas Art. 170 Fundamentos da ordem Econômica. Art. 193 Fundamentos da ordem Social Garantias Individuais Dignidade da pessoa (A pessoa como Centro da ordem Jurídica) Garantias processuais Liberdade Isonomia Boa-fé Devido processo legal

15 Introdução. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: [...] IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: [...] III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

16 Introdução. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: Art A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: [...] III - função social da propriedade; [...] VII - redução das desigualdades regionais e sociais; VIII - busca do pleno emprego; Art A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.

17 Brasil. Situação jurídica atual. Estas são as diretrizes constitucionais básicas da sociedade brasileira. O art. 7º da CF é considerado cláusula pétrea, não suscetível de alteração via emenda. Assim, ainda que os ares do neoliberalismo soprem para o nosso país, não é possível a alteração do modelo intervencionista vigente sem a promulgação de nova Constituição. Ademais, o Brasil é signatário do Pacto de San José, a Convenção Interamericana de Direitos Humanos que estabelece que os regimes jurídicos são sempre progressivos em relação aos direitos humanos concedidos aos cidadãos dos países signatários.

18 DIREITO DO TRABALHO AULA 2 PRINCÍPIOS, CONCEITO E FONTES DO DIREITO DO TRABALO Prof. Antero Arantes Martins

19 PRIMEIRA PARTE PRINCÍPIOS

20 Princípios. Protetor. IRRENUNCIABILIDADE. Art. 444, CLT. PRIMAZIA DA REALIDADE NORMA MAIS FAVORÁVEL. Art. 7º, CF. CONDIÇÃO MAIS BENÉFICA. Art. 468, CLT. In dubio pro operario

21 Princípio Protetor Se as partes são desiguais é preciso que sejam tratadas de forma desigual em sentido contrário, a fim de encontrar a igualdade jurídica. Isonomia: Tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade Evidentemente que o Direito do Trabalho considera a proporção de subordinação jurídica, excluindo algumas regras protetivas dos altos empregados. Também na interpretação da manifestação de vontade de cada qual há que se considerar o grau de subordinação.

22 Princípio da Irrenunciabilidade de Direitos. Permitir que o empregado pudesse renunciar aos direitos que lhe são assegurados pelo ordenamento jurídico seria tornar inócuo todo o esforço protetivo. A condição de inferioridade do empregado na contratação não autoriza a validação de manifestações de vontade contrárias ao mínimo garantido no ordenamento jurídico. Art As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes.

23 Princípio da Irrenunciabilidade de Direitos. Existem, entretanto, exceções legais. Situações em que o empregado pode, por contrato individual, minorar a proteção legal. Exemplos: Art. 444 [...] Parágrafo único. A livre estipulação a que se refere o caput deste artigo aplica-se às hipóteses previstas no art. 611-A desta Consolidação, com a mesma eficácia legal e preponderância sobre os instrumentos coletivos, no caso de empregado portador de diploma de nível superior e que perceba salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. Art A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou (...) Art. 462, 1º - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado. Art. 469, 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados (...) e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, (...).

24 Princípio da Irrenunciabilidade de Direitos. As hipóteses, entretanto, como exceção que são, devem ser aplicadas restritivamente. Não há validade, assim, em cláusulas contratuais que tenha por objetivo restringir ou invalidar a aplicação das normas protetivas. Art. 9º - Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação.

25 Princípio da Verdade Material. O Contrato de trabalho é um contrato-realidade. Suas cláusulas são escritas no cotidiano do exercício do contrato. Esta realidade material prevalece sobre qualquer verdade formal. Assim não fosse, fácil seria, por via oblíqua, afastar a incidência das normas protetivas nas relações de emprego. Ex: Contrato de trabalho autônomo.

26 Princípio da Condição Mais Benéfica. Aplicável a um conflito de fatos, ou seja, de situações reais. Justamente por ser um contrato-realidade, as condições contratuais são estabelecidas no cotidiano, através do exercício do próprio contrato. Num conflito entre duas ou mais situações, prevalece a mais favorável. Art Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

27 Princípio da Norma Mais Favorável Aplicável a um conflito de normas, ou seja, quando forem aplicáveis à situação fática mais de um regramento jurídico. Torna relativa a pirâmide de Kelsen. É preciso que ambos sejam aplicáveis ao fato. Não se aplica quando a norma superior for proibitiva. Exceção quanto à flexibilização.

28 Princípio da Norma Mais Favorável. Cont. Interpretar os incisos do art. 7º da CF segundo o regramento contido no caput. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: Está claro, assim, que as normas de Direito do Trabalho garantem um mínimo de direito e não um máximo de direito, de sorte que normas futuras, ainda que inferiores, podem ampliar sua garantia sem se tornarem inválidas.

29 Princípio da Norma Mais Favorável. Cont. A flexibilização, como vimos, é a possibilidade de negociação coletiva in pejus, ou seja, piorando a condição prevista. Esta teoria colide frontalmente com o Princípio da Norma Mais Favorável e com o caput do art. 7º da CF retro transcrito. Logo, o instituto deveria ser interpretado sempre de forma restritiva e somente quando expressamente autorizado (art. 7º, VI, XIII e XIV, CF).

30 Princípio da Norma Mais Favorável. Cont. Art. 611-A da CLT, entretanto, caminha em sentido contrário. Explicita hipótese em que a negociação coletiva prevalece sobre a Lei (negociado sobre legislado), além de outras. O art. 611-B fixa em rol taxativo o que não pode ser negociado.

31 Princípios. Função. A função primordial dos Princípios é, sem dúvida, a de orientação do operador da ciência respectiva na utilização de seus institutos e instrumentos. No caso do direito, sua função é indicar as premissas de interpretação das normas jurídicas e sua aplicabilidade. No caso específico do Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, os Princípios têm, ainda, uma outra função importantíssima. Funcionam como verdadeiros FILTROS na aplicação de legislação extravagante, o que, infelizmente, é muitas vezes esquecido pelos operadores do direito.

32 Princípios. Função. Ainda que a Lei /2017 tenha alterado a redação do parágrafo único do art. 8º da CLT, a compatibilidade principiológica não deixará de ser verificada na aplicação do direito comum ao direito do trabalho, porque os princípios são fontes de orientação e aplicação do próprio sistema. A aplicação das regras de Direito Comum somente será admitida no Direito do Trabalho se houver omissão das normas trabalhistas e se o regramento que se pretende aplicar for compatível com os Princípios fundamentais do Direito do Trabalho. Não se perca de vista que o Direito Civil tem, na maioria das vezes, o pressuposto de igualdade entre as partes contratantes. Toda norma que tenha este pressuposto é inaplicável ao Direito do Trabalho por violação ao Princípio Protetor que enuncia a desigualdade entre os contratantes.

33 SEGUNDA PARTE CONCEITO

34 Conceito Ser humano é social. Vive em comunidade. Entretanto, mantém a sua individualidade. Resultado: Colidem as esferas de interesse a atuação. Estado organizado tem por finalidade emitir normas de regramento de conduta social visando evitar ou minimizar os efeitos destes conflitos comportamentais, criando a possibilidade de que sejam exigidos determinados comportamentos para determinadas situações de fato. O Direito, portanto, requer a existência de um fato, mas não qualquer fato, e sim um fato que tenha valor para a sociedade. A integração normativa deste valor ao fato é que cria o direito.

35 Direito do Trabalho. Conceito NORMA FATO VALOR

36 Direito do Trabalho. Conceito Maria Helena Diniz: Ordenação Heterônoma das relações sociais, baseada numa integração normativa de fatos e valores. O Professor. Amauri Mascaro Nascimento define: Direito do trabalho é o ramo da ciência do direito que tem por objeto as normas jurídicas que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse trabalho, sua estrutura e atividade. (AMAURI MASCARO DO NASCIMENTO, Curso de Direito do Trabalho, Editora Saraiva 18ª edição 2003, p. 170).

37 TERCEIRA PARTE FONTES

38 Direito do Trabalho. Fonte. Fonte: Metáfora: Onde surge o direito. Fonte material: Plano físico. Sociológica: Crescimento e concentração da produção industrial. Deslocamento da população para os grandes centros; Filosófica: Proteção à dignidade humana. Condição do trabalhador como condição inerente e indissociável da condição humana. Econômica: Pressão reivindicadora que a classe operária exerce sobre a classe patronal por melhoria nas condições de trabalho.

39 Direito do Trabalho. Fonte. Fontes formais: Plano jurídico Heterônomas: Legislativas: CF, Leis Complementares, Leis Ordinárias, Decretos Legislativos. Executivas: Decretos-Lei; Medidas Provisórias; Regulamentos do executivo (Decretos, Portarias, ordens de serviço, etc) Judiciárias: Sentenças normativas. Jurisprudência Empregador: Regimento interno imposto

40 Direito do Trabalho. Fonte. Fontes formais: Plano jurídico Autônomas: Convenção coletiva; Acordo Coletivo; Regimento interno discutido; Contrato Individual de Trabalho; Usos e costumes

41 DIREITO DO TRABALHO AULA 3 CARATERÍSTICAS DO DIREITO DO TRABALHO. CARACTERÍSCITAS DO DONTRATO DE TRBALHO. CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO Prof. Antero Arantes Martins

42 PRIMEIRA PARTE Características do Direito do Trabalho.

43 Direito do Trabalho. Autonomia Verifica-se a autonomia em determinado ramo da ciência jurídica por três aspectos: a) Legislativa: Tem legislação própria e diferenciada dos demais, como ocorre com o Direito do Trabalho (CLT e Leis extravagantes); b) Doutrinária: Tem vasta bibliografia específica relativa ao Direito do Trabalho, tratado em obras exclusiva, que não se confundem com outros ramos do direito; c) Didática: Tem cadeira própria em todas as faculdades de Direito do País;

44 Direito do Trabalho. Teorias. A doutrina anticontratualista encontra suas fontes no forte intervencionismo Estatal. Este intervencionismo modificou a estrutura política, a economia liberal e determinou a decadência do contrato. A teoria da relação de trabalho surgiu na Alemanha e na França, ligadas à idéia de inserção, engajamento do trabalhador pela empresa. A relação de trabalho seria o ato-condição ou ato-realidade, na qual a efetiva prestação de serviços, tendo o empregado aderido à empresa, fixaria esta relação, independentemente da vontade das partes em constituí-la, e suas condições.

45 Direito do Trabalho. Teorias. A maioria da doutrina nacional e estrangeira adota a corrente contratualista. É importante ressaltar que a liberdade existe, pois o empregado pode optar por trabalhar para este ou para aquele empregador. Se esta não existisse, o empregador teria o poder de coativamente impor que o empregado lhe prestasse serviços, então voltaríamos à escravidão. A liberdade, portanto, existe, ainda que mínima. A legislação brasileira adotou a teoria mista, igualando a Relação de trabalho e o contrato de trabalho, aprimorando este conceito para dizer que o contrato de trabalho é um contrato-realidade e nulas são quaisquer cláusulas que visem desvirtuar a aplicação do ordenamento jurídico (art. 9º, CLT).

46 SEGUNDA PARTE Características do Contrato de Trabalho.

47 Características do contrato de Trabalho. Bilateralidade: O contrato de trabalho é bilateral porque requer a manifestação de vontade das duas partes. Onerosidade: O contrato de trabalho é oneroso porque há obrigações para as duas partes. A principal obrigação do empregador é pagar salário (obrigação de dar). A principal obrigação do empregado é prestar serviços (obrigação de fazer). Comutatividade: O contrato de trabalho encerra obrigações opostas e equivalentes.

48 Características do contrato de Trabalho. Informalidade: O contrato de trabalho é informal, ou seja, não requer forma específica. Pode ser expresso ou tácito. Expresso: A manifestação de vontade é exteriorizada na forma escrita ou verbal. Tácito: A manifestação de vontade não é exteriorizada, sendo captada através da prática reiterada (hábito). Personalíssimo: O contrato de trabalho é personalíssimo na figura do empregado, que não pode se fazer substituir. Trato Sucessivo: Não se encerra com o cumprimento da obrigação. Renova-se no tempo

49 TERCEIRA PARTE Contrato de Trabalho por prazo determinado.

50 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Introdução. O Direito do Trabalho reconhece, como regra, o contrato de trabalho por prazo indeterminado. Tal reconhecimento deriva do Princípio da Continuidade do contrato de trabalho, que tem por fundamento: (1) a presunção de que ao empregado interessa manter o emprego e, por conseqüência, a sua fonte de renda e subsistência e; (2) a conclusão de que a atividade empresarial é permanente e carece da mão-de-obra que, assim, está inserida na sua própria razão existencial.

51 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Introdução. Quando do surgimento das relações de trabalho, a regra era o contrato por prazo determinado. Naquela situação histórica, os contratos por prazo indeterminado não poderiam ser unilateralmente rompidos (não existia aviso prévio). A necessidade da bilateralidade para o rompimento do contrato de trabalho escravizava as duas partes, que permaneciam vinculadas entre si indefinidamente. A aparição do instituto do aviso prévio veio na esteira do fundamento de liberdade do Estado Liberal e visava propiciar tal liberdade também aos contratantes.

52 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Hipóteses CLT. São três hipóteses clássicas para a contratação a termo: Art. 443: º - O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando: a) de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo; b) de atividades empresariais de caráter transitório; c) de contrato de experiência.

53 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Hipóteses CLT. A) Serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo: Trata-se de hipótese clássica e presente no cotidiano das relações de trabalho. Está ligada à transitoriedade do trabalho a ser executado pelo empregado na empresa. Exemplos: Substituição temporária de mão-deobra permanente, acréscimo extraordinário de serviços, realização de obra certa, etc.

54 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Hipóteses CLT. B) de atividades empresariais de caráter transitório : Trata-se de hipótese de menor ocorrência no cotidiano das relações de trabalho. Está ligada à transitoriedade da própria atividade empresarial e não do empregado. A atividade da empresa é que é passageira. Exemplos: participação em feiras e eventos, empresas comerciais sazonais (de estação), criação de empresa para realizar um empreendimento específico, etc.

55 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Hipóteses CLT. C) Contrato de Experiência: Trata-se de hipótese mais comum no cotidiano das relações de trabalho. Tem cabimento em qualquer ramo de atividade. Há que se ter atenção: A experiência, por óbvio, visa experimentar o trabalhador, nas suas qualidades profissionais, quer centrais (trabalho em si), quer nas secundárias (pontualidade, caráter, etc). Empregado que já seja conhecido da empresa não pode ser contratado a título de experiência. Também o empregador está sob experiência no que tange ao cumprimento de suas obrigações patronais, ambiente de trabalho, etc.

56 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Outras hipóteses. Há situações que são especialíssimas e que, por esta razão, são previstas em legislações específicas. É o caso, por exemplo, dos artistas (Lei 6.533/78) e dos atletas profissionais (Lei 6.354/76). O passar do tempo leva ao aprimoramento de suas habilidades e maior projeção no mercado de trabalho. O contrato por prazo indeterminado, nestes casos, seria prejudicial ao trabalhador. A regra, portanto, é de contrato por prazo determinado para que possam, de quando em quando, rediscutir todas as base contratuais com seu empregador

57 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Outras hipóteses. Safra: Previsto no art. 14 da Lei 5.889/73 (trabalho rural), que é fixado pela existência de um evento futuro, certo e de previsão aproximada (término da safra). Pode ser fixado para qualquer das fases (plantio, colheita, etc). Obra certa: Previsto na Lei 2.959/56. O empregador deve ser construtor. O termo também é fixado pela existência de um evento futuro, certo e de previsão aproximada (término da obra).

58 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Outras hipóteses. Contrato Provisório. Lei 9.601/98 Uma outra modalidade de contratação a termo foi instituída pela Lei epigrafada, mais ampla e flexível do que aquelas previstas na CLT (art. 443, 2º da CLT). Requisitos: Estabelecida mediante negociação coletiva; Destinada a aumentar o número de empregados.

59 Contrato detrabalho porprazo determinado. Término. Termo x condição Termo: Evento futuro e certo; Condição: Evento futuro e incerto. Não pode ser firmado contrato por condição, apenas por termo. Modalidades de termo: Termo certo: Data. Aspecto cronológico. Termo incerto: Ocorrência de um fato futuro, certo e de previsibilidade estimada, mas sem data certa (safra, término da obra, etc).

60 Contrato detrabalho porprazo determinado. Prazos e prorrogações. Para as hipóteses das alíneas a e b do art. 443, 2º, o prazo máximo é de dois anos. Para a hipótese da alínea c do mesmo artigo (contrato de experiência), o prazo máximo é de 90 dias. Não confundir 90 dias com 03 meses, que é o prazo do contrato de trabalho temporário (Lei 6.019/74) a ser estudado oportunamente.

61 Contrato detrabalho porprazo determinado. Prazos e prorrogações. Por regra geral, o contrato de trabalho pode ser prorrogado apenas uma única vez e, ainda assim, desde que a soma dos dois períodos não ultrapasse o prazo máximo previsto para a hipótese. Ex: Contrato de experiência: 45 dias, prorrogados por mais 45 dias. Transforma-se em contrato por prazo indeterminado se houver mais de uma prorrogação e/ou se a soma ultrapassar o prazo máximo legal. Exceção: Contrato provisório. A Lei 9.601/98 autoriza sucessivas prorrogações.

62 Contrato detrabalho porprazo determinado. Prazos e prorrogações. Também se transforma em contrato por prazo indeterminado se houver celebração de novo contrato por prazo determinado em período inferior a seis meses do término do contrato anterior. Nesta hipótese, o segundo contrato é, automaticamente, considerado por prazo indeterminado. Esta regra não é absoluta. A fixação de prazo incerto (safra, por exemplo), permite que nova ocorrência motivadora da contratação ocorra antes dos 06 meses. A continuidade do contrato de trabalho após o termo previamente fixado importa em convolação do contrato para prazo indeterminado.

63 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Forma e prova. O contrato de trabalho é informal, ou seja, não exige forma específica. Assim o é, também, com o contrato por prazo determinado. Exceções: Artista profissional, Atleta profissional, Trabalho temporário e contrato provisório, cujas respectivas leis exigem contrato escrito. Embora a forma escrita não seja exigível nas demais hipóteses, é do empregador o ônus da prova da contratação a termo, eis que fato modificativo de direito. A jurisprudência tem consolidado entendimento no sentido de que o contrato de experiência deve ser escrito ou que tal condição seja anotada na CTPS do empregado.

64 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Efeitos. A extinção do contrato de trabalho no seu termo é um fato natural, contratual, e não representa, assim, dispensa do empregado (se a iniciativa for do empregador) e nem pedido de demissão (se a iniciativa for do empregado). Nesta situação, o empregado terá direito à percepção do saldo de salário, 13º salário (integral e/ou proporcional, conforme o caso), férias (idem) com 1/3 e levantamento do FGTS. Não há cabimento para aviso prévio posto que a rescisão era conhecida, e nem para indenização de 40% sobre o FGTS (já que não se trata de dispensa).

65 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Efeitos. A extinção antecipada do termo final obriga as partes ao pagamento de uma indenização equivalente a metade do tempo faltante (art. 479, CLT). Os contratos podem ter a chamada cláusula assecuratória de rescisão antecipada. Neste caso, a indenização acima é indevida, mas a parte que rescindir o contrato antes do termo deve conceder aviso prévio à parte contrária.

66 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Efeitos. A extinção antecipada por parte do empregado produz os efeitos do pedido de demissão. Terá direito ao 13º salário (vencido e/ou proporcional), férias (idem) com abono de 1/3. Terá, entretanto, que pagar a indenização do art. 479 ou conceder aviso prévio (se o contrato contiver cláusula assecuratória). Não levantará o FGTS.

67 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Efeitos. A extinção antecipada por parte do empregador produz efeitos diversos. O empregado terá direito ao 13º salário (vencido e/ou proporcional), férias (idem) com abono de 1/3, além da indenização do art. 479 ou do aviso prévio (se o contrato contiver cláusula assecuratória). Levantará o FGTS com 40%. No contrato provisório, a Lei 9.601/98 prevê, ainda, uma indenização em caso de rescisão antecipada, a ser negociada coletivamente.

68 Contrato de Trabalho por prazo determinado. Suspensão. Efeitos. De regra as causas suspensivas e interruptivas do contrato de trabalho, de regra, não operam seus efeitos nos contratos a termo. Assim, a ocorrência do termo previamente ajustado põe fim ao contrato de trabalho ainda que suspenso ou interrompido. O art. 472, 2º da CLT prevê, entretanto, que se assim acordarem as partes, o termo pode ficar prorrogado, pelo tempo restante, para o término da causa suspensiva ou interruptiva.

69

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 2

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 2 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 2 DIREITO DO TRABALHO AULA 2 PRINCÍPIOS, CONCEITO E FONTES DO DIREITO DO TRABALO Prof. Antero Arantes Martins PRIMEIRA PARTE PRINCÍPIOS Princípios.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 1 HISTÓRIA Princípios... são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas,

Leia mais

Lições preliminares Direito

Lições preliminares Direito Princípios... são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas, mas também por motivos de ordem prática de caráter operacional,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 1 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 1 APRESENTAÇÃO Apresentação Pós lato sensu em direito e processo do trabalho. O que é? Porque fazer? O curso do Legale. Como alcançar os resultados

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PARTE GERAL. HISTÓRIA. PRINCÍPIOS. FONTES. CONCEITO. CARACTERÍSTICAS. CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO. Prof. Antero Arantes Martins AULAS 1, 2, 3 e 4 Princípios... são verdades

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO HISTÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins Princípios... são verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 a 3

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 a 3 DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins AULAS 1 a 3 DIREITO DO TRABALHO AULA 1 HISTÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins Princípios... são verdades fundantes de um sistema

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 e 2

DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins. AULAS 1 e 2 DIREITO DO TRABALHO MÓDULO I - PARTE GERAL. Prof. Antero Arantes Martins AULAS 1 e 2 DIREITO DO TRABALHO AULA 1 HISTÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins Princípios... são verdades fundantes de um sistema

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PARTE GERAL. HISTÓRIA. PRINCÍPIOS. FONTES. CONCEITO. CARACTERÍSTICAS. CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO. Prof.

DIREITO DO TRABALHO PARTE GERAL. HISTÓRIA. PRINCÍPIOS. FONTES. CONCEITO. CARACTERÍSTICAS. CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO. Prof. DIREITO DO TRABALHO PARTE GERAL. HISTÓRIA. PRINCÍPIOS. FONTES. CONCEITO. CARACTERÍSTICAS. CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO. Prof. Antero Arantes Martins AULA 1 (Aulas 1 e 2 noturno) PARTE 1 HISTÓRIA. PRINCÍPIOS.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES 1º MOMENTO DO NOSSO ESTUDO: CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO: DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO; DIREITO COLETIVO DO TRABALHO CONCEITO SEGUNDO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 6

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 6 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 6 DIREITO DO TRABALHO EMPREGADOS COM LEGISLAÇÃO PRÓPRIA E CONTRATO A PRAZO PRIMEIRA PARTE EMPREGADOS. LEIS ESPECIAIS Empregado Atípicos. Considerações

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aulas 6 e 7

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aulas 6 e 7 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aulas 6 e 7 DIREITO DO TRABALHO EMPREGADOS COM LEGISLAÇÃO PRÓPRIA E CONTRATO A PRAZO PRIMEIRA PARTE EMPREGADOS. LEIS ESPECIAIS Empregado Atípicos.

Leia mais

1. Hipóteses válidas de pactuação do contrato por prazo determinado

1. Hipóteses válidas de pactuação do contrato por prazo determinado 1 1. Hipóteses válidas de pactuação do contrato por prazo determinado Como consequência do princípio da continuidade da relação de emprego, o contrato de trabalho deve ser ajustado por prazo indeterminado

Leia mais

Contrato de Trabalho Prazo Indeterminado e Prazo Determinado. Prof.ª Rosana Abbud

Contrato de Trabalho Prazo Indeterminado e Prazo Determinado. Prof.ª Rosana Abbud Contrato de Trabalho Prazo Indeterminado e Prazo Determinado Prof.ª Rosana Abbud Contrato de Trabalho Contrato É o acordo de vontades, seja ele tácito ou expresso, por meio do qual as partes contratantes

Leia mais

Direito do Trabalho. Fontes e Princípios do Direito do Trabalho. Professor Pedro Kuhn.

Direito do Trabalho. Fontes e Princípios do Direito do Trabalho. Professor Pedro Kuhn. Direito do Trabalho Fontes e Princípios do Direito do Trabalho Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito do Trabalho CONCEITO, FONTES E PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DO DIREITO

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO Atualizado em 13/01/2016 PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIO PROTETOR Nas relações empregatícios sempre existe o conflito entre o detentor

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Fontes e princípios do Direito do Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Fontes e princípios do Direito do Trabalho Prof. Hermes Cramacon 1. Fontes materiais - norma ainda não positivada. Momento pré-jurídico. Correntes de pensamento econômico, jurídico,

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Introdução: O Direito do Trabalho é um conjunto de normas que regula as relações de trabalho entre empregadores e empregados, estabelecendo seus recíprocos direitos

Leia mais

PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO E FINALIDADE Os princípios do Direito do Trabalho são as ideias fundamentais e informadoras do ordenamento jurídico trabalhista. São o alicerce cientifico, as

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho Instituições de Direito Público e Privado Parte XVI Contrato de Trabalho 1. Contrato de Trabalho Conceito ... contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, pelo qual uma pessoa física

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO

CONTRATO DE TRABALHO CONTRATO DE TRABALHO CONCEITO Contrato é acordo tácito ou expresso mediante o qual ajustam as partes pactuantes direitos e obrigações recíprocas. Pode ser definido o contrato empregatício como o acordo

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista

Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista Profa.Dra. Silvia Bertani silviabertani@gmail.com www.silviabertani.wordpress.com O contrato caracterizase pela vontade das partes e o equilíbrio entre os contratantes,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 4

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Antero Arantes Martins. On line Aula 4 DIREITO DO TRABALHO Prof. Antero Arantes Martins On line Aula 4 Interpretação da norma jurídica. Conceito. PARTE 1 INTEGRAÇÃO DA NORMA JURÍDICA Integração da norma jurídica É pressuposto de funcionamento

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Contrato de Trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Contrato de Trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Contrato de Trabalho Prof. Hermes Cramacon 1. Conceito - Art. 442 da CLT É o acordo tácito ou expresso correspondente à relação de emprego. 2. Características I- Contrato de direito

Leia mais

FONTES DO DIREITO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO 2

FONTES DO DIREITO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO FONTES FORMAIS DO DIREITO DO TRABALHO 2 FONTES DO DIREITO Fontes materiais referem-se aos fatores sociais, econômicos, políticos, filosóficos e históricos que deram origem ao Direito, DIREITO DO TRABALHO influenciando na criação das normas jurídicas;

Leia mais

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador.

PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo legislador. 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Fontes do Direito do Trabalho PONTO 2: Princípios 1. FONTES DO a) MATERIAIS OU INFORMAIS São as fontes históricas. b) FORMAIS Há documentos. b.1) HETERÔNOMAS dispostas pelo

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO

TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO DE DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho é o ramo da Ciência do Direito composto pelo conjunto de normas que regulam, no âmbito individual e coletivo, a relação

Leia mais

PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR E A LIBERDADE DE CONTRATAR Cesar Luiz Pasold Júnior

PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR E A LIBERDADE DE CONTRATAR Cesar Luiz Pasold Júnior PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR E A LIBERDADE DE CONTRATAR Cesar Luiz Pasold Júnior Interpretação clássica: hipossuficiente, ao extremo: - Irrelevância de formação; - Irrelevância de salário; - Irrelevância

Leia mais

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima RESCISÕES TRABALHISTAS Por Olavo Pinto Lima Conceitos introdutórios Contrato de Trabalho e suas espécies Espécies de contratos de emprego 1 - Por prazo indeterminado É a forma padrão e comum de contrato.

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios norteadores do Direito do Trabalho: 1.1 Princípio

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1 S u m á r i o Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Por decisão do empregador: dispensa do empregado (resilição) Por decisão do empregado: demissão (resilição), dispensa indireta Por iniciativa de ambos: acordo (distrato)

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES LEI 13.467/2017 MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Visão Geral Departamento Sindical - DESIN - Considerações Iniciais - Relações Coletivas de Trabalho LEI 13.467/17 Modernização

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SIT Nº 114, DE DOU DE REP. DOU DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA SIT Nº 114, DE DOU DE REP. DOU DE INSTRUÇÃO NORMATIVA SIT Nº 114, DE 05.11.2014 - DOU DE 12.11.2014 - REP. DOU DE 18.11.2014 Estabelece diretrizes e disciplina a fiscalização do trabalho temporário regido pela Lei nº 6.019, de 03 de janeiro

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTRATOS DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO Edvaldo Nunes Da Silva Filho (*)

CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTRATOS DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO Edvaldo Nunes Da Silva Filho (*) 120 CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CONTRATOS DE TRABALHO POR TEMPO DETERMINADO Edvaldo Nunes Da Silva Filho (*) OBJETIVO: Este estudo tece considerações acerca dos contratos de trabalho por tempo determinado,

Leia mais

1. Fontes Materiais do Direito do Trabalho:

1. Fontes Materiais do Direito do Trabalho: 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Fontes Materiais do Direito do Trabalho PONTO 2: Fontes Formais do Direito do Trabalho PONTO 3: Princípios 1. Fontes Materiais do Direito do Trabalho: Na idade média começaram

Leia mais

TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE. Mariá Guitti

TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE. Mariá Guitti TRABALHADOR HIPERSSUFICIENTE Mariá Guitti Í n d i c e 1. Contexto legal 2. O que é o trabalhador hiperssuficiente 3. Cargo de confiança x trabalhador hiperssuficiente 4. Críticas 5. Recomendações C o n

Leia mais

Pós-Graduação On-Line Tema:

Pós-Graduação On-Line Tema: Pós-Graduação On-Line Tema: 1 Aula 03 Princípios Infraconstitucionais do Direito Individual do Trabalho Prof. Carlos Augusto Monteiro PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO Plá Rodrigues - destaca que no Direito Comum

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca

DIREITO DO TRABALHO. Prof. Guilherme de Luca DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista : formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 7 Prof. Guilherme de Luca - CLASSIFICAÇÃO - O contrato individual de trabalho

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 Nas relações de emprego por prazo indeterminado, quando

Leia mais

1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO

1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIOS E FONTES DO DIREITO DO TRABALHO (AJAJ TRT da 19ª Região FCC 2014) 001 A relação objetiva evidenciada pelos fatos define a verdadeira relação jurídica estipulada pelos contratantes, ainda

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 093/2014

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 093/2014 DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA ADM 207/2014-14/11/2014 BOLETIM 093/2014 Trabalho temporário tem novas normas de fiscalização definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Por meio da norma em

Leia mais

O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual o seu campo de aplicação?

O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual o seu campo de aplicação? DIREITO DO TRABALHO O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? 2 DIREITO DO TRABALHO: CONCEITO: Conjunto de princípios, regras e instituições

Leia mais

Direito do Trabalho 1. Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade

Direito do Trabalho 1. Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Direito do Trabalho 1 Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Alteração do contrato individual de trabalho Tratando-se de um ajuste de trato sucessivo, é possível que as cláusulas

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO Orientador Empresarial Trabalho Temporário-Fiscalização AFT-Revogação dos Arts. 6º ao 14 da Instrução Normativa nº 03

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO AVISO PRÉVIO Aviso a ser concedido com antecedência mínima de 30 dias em relação à data de extinção do contrato de trabalho (aviso prévio trabalhado), sob pena de ser devida indenização do período correspondente

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato.

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Os temas centrais desta aula são: o início de uma relação de emprego, as possíveis

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

DIREITO do TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista Contratos por prazo determinado. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO do TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista Contratos por prazo determinado. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO do TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista Contratos por prazo determinado. Parte II Prof. Cláudio Freitas - Outros dispositivos e diplomas normativos 1) CLT, Art. 428. Contrato de aprendizagem

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Cargo de confiança 1) A determinação do empregador para que

Leia mais

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115 SUMÁRIO Apresentação 13 Capítulo I - A Relevância Social, Econômica e Cultural da Relação de Emprego 15 1. Introdução. 15 Capítulo II ~ A Formação da Relação de Emprego 19 1. Natureza jurídica... 19 1.1.

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Rescisão com justa causa, sem justa causa e indireta Profa. Silvia Bertani CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO término do vínculo do emprego com a extinção das obrigações para

Leia mais

DIREITO TRABALHO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA PROFESSORA EVELIN POYARES

DIREITO TRABALHO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA PROFESSORA EVELIN POYARES DIREITO TRABALHO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA PROFESSORA EVELIN POYARES Análise de Tema: Contrato de Experiência O contrato de experiência tem por objetivo dar condições de mútuo conhecimento. Neste período

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia DIREITO DO TRABALHO Professora: Dulcinéia CONTRATO DE TRABALHO Por prazo Indeterminado: Art. 452 CLT - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas (Aula 3) Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Alteração do contrato 1. Complete a frase: A mudança

Leia mais

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL OUTUBRO DE 2011 NOTA TÉCNICA AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL A Lei 12.506/11, publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de outubro de 2011, amplia o aviso prévio dos atuais 30 dias para até 90 dias. Esta

Leia mais

Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores. - Maio de D I E E S E / Rede Bancários

Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores. - Maio de D I E E S E / Rede Bancários Análise sobre o impacto da Reforma nos trabalhadores - Maio de 2018 - D I E E S E / Rede Bancários 1 2 A Reforma se fundamenta em reduzir a proteção institucional aos trabalhadores, por parte do Estado

Leia mais

CURSO INTEGRAL DE DIREITO DO TRABALHO PARA AFT Prof. Ricardo Resende Estudos Jurídicos Aplicados

CURSO INTEGRAL DE DIREITO DO TRABALHO PARA AFT Prof. Ricardo Resende Estudos Jurídicos Aplicados AULA 001 (Juiz do Trabalho TRT 6ª Região FCC 2013 Adaptada) Julgue a seguinte assertiva: 001 São princípios constitucionais aplicáveis ao Direito do Trabalho, entre outros, a dignidade humana, os valores

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. ALTERAÇÃO OBJETIVA DO CONTRATO DE TRABALHO e PARALIZAÇÕES DO CONTRATO. Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO. ALTERAÇÃO OBJETIVA DO CONTRATO DE TRABALHO e PARALIZAÇÕES DO CONTRATO. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO ALTERAÇÃO OBJETIVA DO CONTRATO DE TRABALHO e PARALIZAÇÕES DO CONTRATO Prof. Antero Arantes Martins PRIMEIRA PARTE ALTERAÇÕES OBJETIVAS DO CONTRATO DE TRABALHO. Alterações objetivas

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos O Contrato de Safra é um Contrato por Prazo Determinado

Orientações Consultoria De Segmentos O Contrato de Safra é um Contrato por Prazo Determinado O 16/06/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 5 6. Referências... 6

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/01 DISCIPLINA: DIREITO DO II PROFESSOR: FRANCISCA JEANE PEREIRA DA SILVA MARTINS TURMAS: 8

Leia mais

TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA

TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA TABELA DE ALTERAÇÕES REFORMA TRABALHISTA COMO É Período de 1 ano para compensação; As horas de banco não sofrem acréscimo; Podem haver períodos e situações diferentes de compensação em convenção coletiva;

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III Prof. Cláudio Freitas A NOVA LEI 6.019/74 - Modificações pela Lei 13.429/2017 e Lei 13.467/017 (Reforma Trabalhista).

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Ética e Legislação Profissional Assunto: Legislação Trabalhista/Construção Civil Prof.

Leia mais

Indicações de bibliográficas: CLT. Leis e artigos importantes: OJ até 421 SÚMULAS TST até 444

Indicações de bibliográficas: CLT. Leis e artigos importantes: OJ até 421 SÚMULAS TST até 444 CURSO: OAB X EXAME - NOITE DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR: JULIANA MONTEIRO AULA 01 BLOCO: 01- MATÉRIA: INTRODUÇÃO (LEI TRABALHISTA NO TEMPO E ESPAÇO, FONTES, EMPREGADO). Indicações de bibliográficas:

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 S UMÁRIO Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve histórico

Leia mais

Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1

Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1 Legislação Social Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1 NOÇÕES GERAIS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Introdução: O Direito do Trabalho tem por tendência histórica a busca da paz social, ou seja, dar soluções

Leia mais

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador

Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Normas Trabalhistas/ Relação de Trabalho e Emprego/ Empregado e Empregador Hierarquia das Leis Hierarquia das Normas Trabalhistas Princípio da Norma mais Favorável: Existindo duas ou mais

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 2) TEMA: CONTRATO DE TRABALHO TRABALHO INTERMITENTE ARTIGO 443 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA 2) TEMA: CONTRATO DE TRABALHO TRABALHO INTERMITENTE ARTIGO 443 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO 1 REFORMA TRABALHISTA 2) TEMA: CONTRATO DE TRABALHO TRABALHO INTERMITENTE ARTIGO 443 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO ARTIGO 452-A CONTRATO DE TRABALHO INTERMITENTE REDAÇÃO ANTERIOR NOVA REDAÇÃO Art. 443

Leia mais

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos www.fagnersandes.com.br Preparando você para o sucesso! Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos Regulamentado pela Lei Complementar n. 150/15, empregado doméstico é aquele que presta serviços

Leia mais

FONTE. Fontes materiais DIREITO DO TRABALHO 24/02/2016 FONTES E PRINCÍPIOS MATERIAL

FONTE. Fontes materiais DIREITO DO TRABALHO 24/02/2016 FONTES E PRINCÍPIOS MATERIAL FONTES E PRINCÍPIOS DIREITO DO TRABALHO Msc. Roseniura Santos CLT - Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme

Leia mais

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos)

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) 1 - Princípio protetor visa proteção ao empregado, parte hipossuficiente da relação jurídica laboral.

Leia mais

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO, PROTETOR, DA FAVORABILIDADE, DA TUTELA, TUITIVO OU CORRETOR DE DESIGUALDADES Todos esses nomes representam a mesma ideia. Esse princípio

Leia mais

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017**

reforma trabalhista. lei nº /2017* lei nº /2017** reforma trabalhista. lei nº 13.429/2017* lei nº 13.467/2017** principais mudanças. trabalho temporário...3 terceirização...4 relações de trabalho...5 trabalho intermitente, teletrabalho (home office) férias...6

Leia mais

Reforma. Trabalhista. Nelson Mannrich

Reforma. Trabalhista. Nelson Mannrich Reforma Trabalhista Nelson Mannrich INTRODUÇÃO 1. Resgatando a autonomia da vontade 2. Desburocratizando as relações de trabalho 3. Reduzindo o custo do trabalho 4. Introduzindo a cidadania do trabalhador

Leia mais

DESPEDIDA EM MASSA NO BRASIL:

DESPEDIDA EM MASSA NO BRASIL: ROBERTO CARNEIRO FILHO DESPEDIDA EM MASSA NO BRASIL: análise teórica e jurisprudencial Belo Horizonte 2016 SUMÁRIO RESUMO... LOCALIZAÇÃO CIENTÍFICA DO TEMA... INTRODUÇÃO...1 CAPÍTULO 1 BREVE HISTÓRICO

Leia mais

R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M

R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M A c o r d o s e C o n v e n ç õ e s C o l e t i v a s d e Tr a b a l h o D e s a f i o s e O p o r t u n i d a d e s C o m o f a z e r a n

Leia mais

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DO DIREITO DO TRABALHO Quando se trata do direito individual do trabalho, é importante saber que existe uma inegável desigualdade entre empregador e empregado: o empregador é hipersuficiente,

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Direito do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Direito do Trabalho Princípios do Direito do Trabalho. Parte II Prof. Cláudio Freitas 5- IN DUBIO PRO OPERARIO Princípios do Direito do Trabalho (...) Infere-se que o objetivo da norma,

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO

CONTRATO DE TRABALHO DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO O Direito Individual do Trabalho é a parte do Direito do Trabalho que estuda o contrato individual do trabalho e as regras legais ou normativas a ele aplicáveis. Aqui temos:

Leia mais

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO Trabalho temporário Cooperativas de trabalho Conforme a Lei 13.429/2017 2ª edição 2017 CAPÍTULO 1 TERCEIRIZAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA 1.1 CONCEITO E

Leia mais

OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º

OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º A nossa constituição equiparou o trabalhador urbano ao rural ao definir que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TST Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TST www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TST? Ementa FCC Reforma Trabalhista Noções de Direito do Trabalho: Dos princípios e fontes do

Leia mais

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS.

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS. Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS leandro.cezimbra@fiergs.org.br JORNADA A jornada de trabalho é de 8 horas diárias, acrescida de mais duas horas extras diárias (art. 59), mediante acordo

Leia mais

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 6787/16 na versão apresentada pelo relator, deputado

Leia mais

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho do empregado:

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho do empregado: Questão: 53452 Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho do empregado: 1) Ausência em face de doença por três dias; 2) Ato de improbidade; 3) Ausência em virtude de nascimento do filho;

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Direitos Trabalhistas que Surgem com o. Acidente do Trabalho. Professor: Dr.

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Direitos Trabalhistas que Surgem com o. Acidente do Trabalho. Professor: Dr. LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Direitos Trabalhistas que Surgem com o Professor: Dr. Rogério Martir Acidente do Trabalho Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo

Leia mais

Nº de fevereiro de 2014.

Nº de fevereiro de 2014. Nº 49 14 de fevereiro de 2014. AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL LEI 12.506/2011 Atento à reiterada jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, e às recomendações expedidas pelo Ministério do

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 LEI 13.467/2017 - PRINCIPAIS ASPECTOS A Reforma Trabalhista altera mais de 100 artigos da CLT. Esta lei traz importantes mudanças que objetivam aprimorar as relações

Leia mais

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

Principais Alterações da Reforma Trabalhista Principais Alterações da Reforma Trabalhista Tema Trabalhista Banco de Horas Contribuição Sindical Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho Danos Morais CLT Vigente NOVAS REGRAS - Mudanças com a Lei

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro

Direitos e Garantias Fundamentais. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Direitos e Garantias Fundamentais Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro Dúvida Direitos humanos e Direitos fundamentais são sinônimos? Direitos humanos X Direitos fundamentais:

Leia mais

TRABALHADOR AUTÔNOMO

TRABALHADOR AUTÔNOMO Página1 Curso/Disciplina: Reforma Trabalhista (Direito e Processo do Trabalho) Objetivo Aula: 09 Professor(a): Rogério Renzetti Monitor(a): Ana Cristina Aquino Aula nº 09 TRABALHADOR AUTÔNOMO O trabalhador

Leia mais