QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARTE I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARTE I"

Transcrição

1 QUESTÕES COMENTADAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARTE I Olá pessoal, tudo em paz? amos apresentar a vocês nessas aulas, um pequeno resumo com questões comentadas, que servirá de modelo na resolução de outras questões parecidas ou que tenham o mesmo princípio lógico de formulação. Precisamos dominar cada principio ou estrutura lógica nessas questões, pois esses princípios lógicos são muito freqüentes em provas. Questões formadas pelos conectivos: Se premissa A, então premissa B e ou premissa A, ou premissa B. 1. (ESA) Se era viajou, nem Camile nem Carla foram ao casamento. Se Carla não foi ao casamento, anderléia viajou. Se anderléia viajou, o navio afundou. Ora, o navio não afundou. Logo: A) era não viajou e Carla não foi ao casamento. B) Camile e Carla não foram ao casamento. C) Carla não foi ao casamento e anderléia não viajou. D) Carla não foi ao casamento ou anderléia viajou. E) era e anderléia não viajaram. Comentários: a primeira preocupação deve ser dispor todas as proposições, na mesma seqüência do enunciado. Logo, temos que: 1ª - Se era viajou, nem Camile nem Carla foram ao casamento. 2ª - Se Carla não foi ao casamento, anderléia viajou. 3ª - Se anderléia viajou, o navio afundou. Ora, o navio não afundou. Observe que o ponto que vai servir como referencial para resolver a questão é: o navio não afundou, isso porque é uma premissa incondicional. Como a questão é muito fácil nem precisamos fazer qualquer esquema de demonstração. amos apenas comparar as proposições com o nosso referencial. Procurando nas proposições observamos que: Se o navio não afundou, comparando com a 3ª, então anderléia não viajou. Se anderléia não viajou, comparando com a 2ª, então Carla foi ao casamento. Se Carla foi ao casamento, comparando com a 1ª, então era não viajou. Comparando agora as conclusões obtidas com as alternativas, notamos que a resposta encontra-se na opção E. era e anderléia não viajaram. Para esse tipo de questão que apresenta: Se premissa A, então premissa B, podemos fazer um quadro resumo usando as regras estabelecidas pela lógica matemática:

2 Quadro-Resumo: Se premissa A, então premissa B Se A () Se A () A () A () ou () B () B () ou () Se B () Se B () Nesse quadro vemos um resumo de todas as possibilidades para relacionar premissas em problemas do tipo: Se premissa A, então premissa B. 2. (Prova TCU/1999) Se Beraldo briga com Beatriz, então Beatriz briga com Bia. Se Beatriz briga com Bia, então Bia vai ao bar. Se Bia vai ao bar, então Beto briga com Bia. Ora, Beto não briga com Bia. Logo: A) Bia não vai ao bar e Beatriz briga com Bia. B) Bia vai ao bar e Beatriz briga com Bia. C) Beatriz não briga com Bia e Beraldo não briga com Beatriz. D) Beatriz briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz. E) Beatriz não briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz. Comentários: seguindo o mesmo raciocínio da questão anterior, vamos inicialmente, dispor todas as proposições: 1ª - Se Beraldo briga com Beatriz, então Beatriz briga com Bia. 2ª - Se Beatriz briga com Bia, então Bia vai ao bar. 3ª - Se Bia vai ao bar, então Beto briga com Bia. Ora, Beto não briga com Bia. Note que a premissa incondicional que vai servir como referencia para resolver o problema é: Beto não briga com Bia. Só nos resta agora comparar as proposições com o nosso referencial. Procurando nas proposições observamos que: Se Beto não briga com Bia, comparando com a 3ª, então Bia não vai ao bar. Se Bia não vai ao bar, comparando com a 2ª, então Beatriz não briga com Bia. Se Beatriz não briga com Bia, comparando com a 1ª, Beraldo não briga com Beatriz. Observando as opções, concluímos que a resposta correta é a opção C. Beatriz não briga com Bia e Beraldo não briga com Beatriz.

3 3. (Prova TCU/1999) Se lávia é filha de ernanda, então Ana não é filha de Alice. Ou Ana é filha de Alice, ou Ênia é filha de Elisa. Se Paula não é filha de Paulete, então lávia é filha de ernanda. Ora, nem Ênia é filha de Elisa nem Inês é filha de Isa. A) Paula é filha de Paulete e lávia é filha de ernanda. B) Paula é filha de Paulete e Ana é filha de Alice. C) Paula não é filha de Paulete e Ana é filha de Alice. D) Ênia é filha de Elisa ou lávia é filha de ernanda. E) Se Ana é filha de Alice, lávia é filha de ernanda. Comentários: Transcrevendo as proposições do enunciado, temos que: Se lávia é filha de ernanda, então Ana não é filha de Alice. Ou Ana é filha de Alice, ou Ênia é filha de Elisa. Se Paula não é filha de Paulete, então lávia é filha de ernanda. Ora, nem Ênia é filha de Elisa nem Inês é filha de Isa. Notamos que a nossa premissa incondicional é: nem Ênia é filha de Elisa nem Inês é filha de Isa. Todavia identificamos na estrutura da questão, a presença de uma nova formação. Observe a estrutura presente na segunda proposição: ou Ana é filha de Alice ou Ênia é filha de Elisa. Trata-se da estrutura ou premissa A, ou premissa B. O que caracteriza uma distinção em relação à questão anterior. Agora vamos comparar as proposições com o nosso referencial, nem Ênia é filha de Elisa nem Inês é filha de Isa. Procurando nas proposições observamos que: 1ª - Se lávia é filha de ernanda, então Ana não é filha de Alice. 2ª - Ou Ana é filha de Alice, ou Ênia é filha de Elisa. 3ª - Se Paula não é filha de Paulete, então lávia é filha de ernanda. Se nem Ênia é filha de Elisa nem Inês é filha de Isa. Comparando com a 2ª, vemos que se Ênia não é filha de Elisa, então Ana é filha de Alice. Ana é filha de Alice. Comparando com a 1ª, vemos que se Ana é filha de Alice, então lávia não é filha de ernanda. lávia não é filha de ernanda. Comparando com a 3ª, vemos que se lávia não é filha de ernanda, então Paula é filha de Paulete. Com essas conclusões podemos ver que a opção correta é a letra D. Paula é filha de Paulete e Ana é filha de Alice. Para analisar essa nova formação, podemos seguir o que está disposto no quadroresumo abaixo:

4 Quadro-Resumo: Ou premissa A, ou premissa B () () () () ou () () ou () () () () Nesse quadro vemos um resumo de todas as possibilidades para relacionar premissas em problemas do tipo: Ou premissa A, ou premissa B. 4. (ESA) Ricardo, Rogério e Renato são irmãos. Um deles é médico, outro é professor, e o outro é músico. Sabe-se que: I- ou Ricardo é médico, ou Renato é médico; II- ou Ricardo é professor, ou Rogério é músico; III- ou Renato é músico, ou Rogério é músico; I- ou Rogério é professor, ou Renato é professor. Portanto, as profissões de Ricardo, Rogério e Renato são respectivamente: A) professor, médico, músico. B) médico, professor, músico. C) professor, músico, médico. D) músico, médico, professor. E) médico, músico, professor. Comentários: Observe que nessa questão não foi dado o referencial, aquela informação que é a verdade do enunciado e ponto de partida para a resolução do problema. Neste caso, teremos que escolher uma premissa para ser esse ponto de partida. ejamos: 1ª - ou Ricardo é médico, ou Renato é médico. 2ª - ou Ricardo é professor, ou Rogério é músico.

5 3ª - ou Renato é músico, ou Rogério é músico. 4ª - ou Rogério é professor, ou Renato é professor. Note que todas as proposições são do tipo ou (premissa A), ou (premissa B). É lógico que se a premissa de partida é falsa, então a de chegada é verdadeira. amos, a título de sugestão, dizer que Renato é professor. Daí, teremos: Ora, Renato é professor! Colocando ou nas sentenças de baixo para cima, ficamos com o quadro descrito abaixo. 1ª - ou Ricardo é médico, ou Renato é médico. 2ª - ou Ricardo é professor, ou Rogério é músico. 3ª - ou Renato é músico, ou Rogério é músico. 4ª - ou Rogério é professor, ou Renato é professor. Agora podemos dizer que: Ricardo é médico; Rogério é músico; e Renato é professor, portanto a resposta é a opção e. Claro que poderíamos ter escolhido outra hipótese, que por sua vez, poderia falhar ou solucionar o problema. Como a hipótese que escolhemos não apresentou qualquer incompatibilidade (nenhuma conclusão entrando em choque com outra) entre as sentenças, ela solucionou o problema. Grande abraço a todos e a todas! Bom estudo, sucesso, e principalmente muita realização e felicidade que é o alvo principal da nossa busca.

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. MÓDULO I PARTE 2: Lógica Proposicional

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. MÓDULO I PARTE 2: Lógica Proposicional Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Lógica Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter MÓDULO I PARTE 2: Lógica Proposicional 1 OPERAÇÕES LÓGICAS SOBRE PROPOSIÇÕES Os conectivos lógicos são responsáveis

Leia mais

EXAME ANALÍTICO. Questão 1: Na tabela seguinte os números foram colocados nas células obedecendo a um determinado

EXAME ANALÍTICO. Questão 1: Na tabela seguinte os números foram colocados nas células obedecendo a um determinado EXAME ANALÍTICO Questão 1: Na tabela seguinte os números foram colocados nas células obedecendo a um determinado padrão. 16 34 27 x 13 19 28 42 29 15 55 66 Seguindo esse padrão, o número x deve ser tal

Leia mais

P) = φ, então (Z P) = φ P) = φ, então Z = ou P = φ e) Se (Z P) = P, então Z = φ

P) = φ, então (Z P) = φ P) = φ, então Z = ou P = φ e) Se (Z P) = P, então Z = φ EXERCÍCIOS 01. (TTN) Se é verdade que Alguns A são R e que Nenhum G é R, então é necessariamente verdadeiro que: a) algum A não é G d) algum G é A b) algum A é G e) nenhum G é A c) nenhum A é G 02. (TTN)

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 Aula demonstrativa Apresentação... Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 1 Apresentação Olá pessoal! Saiu o edital para o TJ-SP. A banca organizadora é a VUNESP e esta é a aula demonstrativa

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/26 3 - INDUÇÃO E RECURSÃO 3.1) Indução Matemática 3.2)

Leia mais

Alex Lira. Olá, pessoal!!!

Alex Lira. Olá, pessoal!!! Olá, pessoal!!! Seguem abaixo os meus comentários das questões de Lógica que foram cobradas na prova para o cargo de Agente da Polícia Federal, elaborada pelo Cespe, realizada no último final de semana.

Leia mais

Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes. Unidade I:

Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes. Unidade I: Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes Unidade I: 0 Unidade: Proposições Logicamente Equivalentes Nesta unidade, veremos a partir de nossos estudos em tabelas-verdade as proposições logicamente

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO P/ CONCURSOS. Prof. Arthur Lima

RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO P/ CONCURSOS. Prof. Arthur Lima 1. FCC TRF/3ª 2016) Amanda, Brenda e Carmen são médica, engenheira e biblioteconomista, não necessariamente nessa ordem. Comparando a altura das três, a biblioteconomista, que é a melhor amiga de Brenda,

Leia mais

Coordenação Prof. Aurimenes Alves. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva

Coordenação Prof. Aurimenes Alves. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva @ LÓGICA - 2 Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva 1) Proposição recíproca de p q : q p 2) Proposição contrária de p q: ~ p 3) Proposição contra positiva de p q: ~ p ex. Determinar:

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO PARA AFRFB PROFESSOR: GUILHERME NEVES

RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO PARA AFRFB PROFESSOR: GUILHERME NEVES Aula 1 Parte 2 Lógica de Argumentação... 2 Relação das questões comentadas nesta aula... 20 Gabaritos.... 23 Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Lógica de Argumentação 01. (ANVISA 2010/CETRO)

Leia mais

Raciocínio Lógico I. Solução. Primeiramente vamos listar todos os números de dois algarismos que são múltiplos de 7 ou 13.

Raciocínio Lógico I. Solução. Primeiramente vamos listar todos os números de dois algarismos que são múltiplos de 7 ou 13. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 1 Prof. Bruno Holanda Aula 3 Raciocínio Lógico I O estudo da Lógica é essencial para os alunos que desejam participar de olimpíadas de matemática.

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO AULA DEMONSTRATIVA RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 Aula Conteúdo

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO BAIANO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR IBES CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: LÓGICA MATEMÁTICA PROFESSOR: ATAUALPA MAGNO FERRAZ DE NOVAES PRIMEIRO SEMESTRE DE 2006 Prezados Alunos, sejam bem-vindos

Leia mais

Com base nesse conteúdo, planejei o curso da seguinte maneira: Aula Conteúdo Data. Aula 00 Demonstrativa. Já disponível

Com base nesse conteúdo, planejei o curso da seguinte maneira: Aula Conteúdo Data. Aula 00 Demonstrativa. Já disponível Raciocínio Lógico p/ POLITEC-MT agrega alguns assuntos da matemática básica estudada no ensino médio. Vamos dar uma olhada no conteúdo: RACIOCÍNIO LÓGICO 1. Estruturas lógicas. 2. Lógica sentencial ou

Leia mais

Vamos iniciar, nesta aula, a revisão do nosso. Vamos, inicialmente, escolher nossas incógnitas: x = número de homens. y = número de mulheres.

Vamos iniciar, nesta aula, a revisão do nosso. Vamos, inicialmente, escolher nossas incógnitas: x = número de homens. y = número de mulheres. A UA UL LA Revisão I Introdução Vamos iniciar, nesta aula, a revisão do nosso curso do 2º grau. Ela será feita em forma de exemplos que vão abordar de novo os principais conteúdos. Para aproveitar bem

Leia mais

Aula 21 Máximos e mínimos relativos.

Aula 21 Máximos e mínimos relativos. Aula 21 Objetivo Utilizar o conceito de derivada para determinar pontos de máximo e mínimo relativos de funções. Quando olhamos uma montanha, identificamos facilmente os picos da montanha e os fundos dos

Leia mais

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem?

Prova TCE/SP Resolvida Raciocínio Lógico e Matemático Agente da Fiscalização. Prof. Thiago Cardoso. Olá, Alunos, tudo bem? Olá, Alunos, tudo bem? A prova do TCE/SP 2017 foi dentro do esperado, um pouco acima do nível de dificuldade padrão da Vunesp, porém, nada do outro mundo. Nesse arquivo, estamos corrigindo a prova de.

Leia mais

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves.

PROVA RESOLVIDA TJ/SP RACIOCÍNIO LÓGICO. Professor Guilherme Neves. TJ/SP - 2017 RACIOCÍNIO LÓGICO Professor Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Guilherme Neves 1 91. Uma negação lógica para a afirmação João é rico, ou Maria

Leia mais

IME, UFF 4 de novembro de 2013

IME, UFF 4 de novembro de 2013 Lógica IME, UFF 4 de novembro de 2013 Sumário e ferramentas Considere o seguinte texto, da aritmética dos números naturais. Teorema: Todo número inteiro positivo maior que 1 tem um fator primo. Prova:

Leia mais

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas.

Bases Matemáticas. Como o Conhecimento Matemático é Construído. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. Definições Axiomas. 1 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2012-9-21 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Construído 2 Definições Axiomas Demonstrações Teoremas Demonstração: prova de que um

Leia mais

Fundamentos da Computação 1. Introdução a Argumentos

Fundamentos da Computação 1. Introdução a Argumentos Fundamentos da Computação 1 Introdução a s Se você tem um senha atualizada, então você pode entrar na rede Você tem uma senha atualizada Se você tem um senha atualizada, então você pode entrar na rede

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Agente da Polícia Federal 2018 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Agente da Polícia Federal 2018 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Agente Polícia Federal 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES... 10 Página

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Tributário ISS Gramado 2019 Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Tributário ISS Gramado 2019 Professor: Alex Lira Concurso: Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Tributário ISS GRAMADO 2019 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3 LISTA DE QUESTÕES...

Leia mais

Aula 4: Consequência Lógica e Equivalência Lógica

Aula 4: Consequência Lógica e Equivalência Lógica Lógica para Computação Segundo Semestre, 2014 Aula 4: Consequência Lógica e Equivalência Lógica DAINF-UTFPR Prof. Ricardo Dutra da Silva Definição 4.1. Em lógica proposicional dizemos que uma fórmula B

Leia mais

Um pouco de história. Ariane Piovezan Entringer. Geometria Euclidiana Plana - Introdução

Um pouco de história. Ariane Piovezan Entringer. Geometria Euclidiana Plana - Introdução Geometria Euclidiana Plana - Um pouco de história Prof a. Introdução Daremos início ao estudo axiomático da geometria estudada no ensino fundamental e médio, a Geometria Euclidiana Plana. Faremos uso do

Leia mais

NÚMEROS INTEIROS E CRIPTOGRAFIA UFRJ

NÚMEROS INTEIROS E CRIPTOGRAFIA UFRJ NÚMEROS INTEIROS E CRIPTOGRAFIA UFRJ GABARITO LISTA 6: ALGORITMO CHINÊS DO RESTO 1. Ver gabarito das questões do livro. 2. Aplique o Algoritmo de Fermat para encontrar 999367 = 911 1097. Como 911 e 1097

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Aula Demonstrativa Apresentação... 2 Resolução da prova de RLQ do concurso PECFAZ 2013/ESAF... 4 Relação das questões comentadas... 17 Gabaritos... 20 www.pontodosconcursos.com.br 1 Apresentação

Leia mais

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Sistemas de inequações. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau. Sistemas de inequações. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Inequações Produto e Quociente de Primeiro Grau Sistemas de inequações Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 5

Leia mais

Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional MA12 Matemática Discreta Avaliação - GABARITO AV 3 - MA 12 13 de julho de 2013 1. (2,0) Seja (a n ) uma progressão

Leia mais

Lógica Texto 11. Texto 11. Tautologias. 1 Comportamento de um enunciado 2. 2 Classificação dos enunciados Exercícios...

Lógica Texto 11. Texto 11. Tautologias. 1 Comportamento de um enunciado 2. 2 Classificação dos enunciados Exercícios... Lógica para Ciência da Computação I Lógica Matemática Texto 11 Tautologias Sumário 1 Comportamento de um enunciado 2 1.1 Observações................................ 4 2 Classificação dos enunciados 4 2.1

Leia mais

Aula 00. Matemática Financeira para ISS-Cuiabá. Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Matemática Financeira para ISS-Cuiabá. Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Matemática Financeira Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Matemática Financeira Apresentação... 3 Modelos de questões resolvidas FGV... 4 Relação

Leia mais

LÓGICA - 2. ~ q. Argumentos Regras de inferência. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva. 1) Proposição recíproca de p q :

LÓGICA - 2. ~ q. Argumentos Regras de inferência. Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva. 1) Proposição recíproca de p q : LÓGICA - 2 Proposições: 1) Recíproca 2) Contrária 3) Contra positiva 1) Proposição recíproca de p q : q p 2) Proposição contrária de p q : ~ p 3) Proposição contra positiva de p q : ~ p ex. Determinar:

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 3

Lógica Proposicional Parte 3 Lógica Proposicional Parte 3 Nesta aula, vamos mostrar como usar os conhecimentos sobre regras de inferência para descobrir (ou inferir) novas proposições a partir de proposições dadas. Ilustraremos esse

Leia mais

Referências e materiais complementares desse tópico

Referências e materiais complementares desse tópico Notas de aula: Análise de Algoritmos Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC Profa. Carla Negri Lintzmayer Conceitos matemáticos e técnicas de prova (Última atualização:

Leia mais

RESUMO TEÓRICO PRIMEIRA AULA

RESUMO TEÓRICO PRIMEIRA AULA ESTRUTURAS, DIAGRAMAS E LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO TÓPICO 1 RESUMO TEÓRICO PRIMEIRA AULA Como qualquer linguagem, a Matemática utiliza os seus termos - palavras ou símbolos - e as suas proposições - combinações

Leia mais

Exemplos: Os números 12, 18 e 30 têm conjuntos de divisores respectivamente iguais a:

Exemplos: Os números 12, 18 e 30 têm conjuntos de divisores respectivamente iguais a: Lista de atividades sobre MDC. Nesta aula, definiremos e estudaremos métodos para calcular o máximo divisor comum e o mıınimo múltiplo comum de números naturais, bem como algumas de suas propri edades.

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Questões Comentadas de Raciocínio Lógico p/ INSS - Técnico do Seguro Social

Livro Eletrônico Aula 00 Questões Comentadas de Raciocínio Lógico p/ INSS - Técnico do Seguro Social Livro Eletrônico Aula 00 Questões Comentadas de Raciocínio Lógico p/ INSS - Técnico do Seguro Social - 2016 Professor: Marcos Piñon AULA 00: Demonstrativa Raciocínio Lógico p/ INSS Observação importante:

Leia mais

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes. Nono Ano do Ensino Funcamental

Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau. Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes. Nono Ano do Ensino Funcamental Material Teórico - Módulo Equações do Segundo Grau Equações de Segundo Grau: outros resultados importantes Nono Ano do Ensino Funcamental Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio

Leia mais

Prog A B C A e B A e C B e C A,B e C Nenhum Pref

Prog A B C A e B A e C B e C A,B e C Nenhum Pref Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 2 Lógica II Quando lemos um problema de matemática imediatamente podemos ver que ele está dividido em duas partes:

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ INMETRO - Técnico (Cargos 7, 8 e 10)

Livro Eletrônico Aula 00 Matemática p/ INMETRO - Técnico (Cargos 7, 8 e 10) Livro Eletrônico Aula Matemática p/ INMETRO - Técnico (Cargos 7, 8 e 1) Professor: Arthur Lima !! AULA (demonstrativa) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 1 2. Edital e cronograma do curso 2 3. Resolução de

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT 131 - Introdução à Álgebra 2017 1 a Lista de Exercícios Tópico: Algumas questões de Lógica 1. Considere que, em

Leia mais

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E a Solução da prova da fase OBMEP 0 Nível QUESTÃO ALTERNATIVA E Como Ana contribuiu com reais e Aurora com 68 reais, os três livros juntos custaram + 68 = reais; desse modo, cada livro custou = reais, que

Leia mais

RESPOSTAS DA LISTA 5 (alguns estão com a resolução ou o resumo da resolução):

RESPOSTAS DA LISTA 5 (alguns estão com a resolução ou o resumo da resolução): Lista de Matemática Básica I - RESPOSTAS) RESPOSTAS DA LISTA alguns estão com a resolução ou o resumo da resolução): Resposta: < < < < < 8 Justificativa: observe que Também observe que: e são simétricos;

Leia mais

1. Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa

1. Princípio da não-contradição: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa Raciocínio Lógico Lógica estuda as formas ou estruturas do pensamento, isto é, seu propósito é estudar e estabelecer propriedades das relações formais entre as proposições. DEFINIÇÃO: Proposição: conjunto

Leia mais

MÓDULO RACIOCÍNIO LÓGICO CONCURSOS

MÓDULO RACIOCÍNIO LÓGICO CONCURSOS MÓDULO RACIOCÍNIO LÓGICO CONCURSOS Prof.(A) RUBÃO SOARES 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 5) BICONDICIONAL Bicondicional é a composta em que as componentes

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Analítico para FUNPRESP. Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Analítico para FUNPRESP. Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Analítico para FUNPRESP Apresentação... 3 Modelos de questões resolvidas Raciocínio

Leia mais

Soluções Simulado OBMEP 2017 Nível 1 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. = 7 cm. Logo, ela parou na marca de = 13 cm.

Soluções Simulado OBMEP 2017 Nível 1 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. = 7 cm. Logo, ela parou na marca de = 13 cm. Soluções Simulado OBMEP 2017 Nível 1 6º e 7º anos do Ensino Fundamental 1. ALTERNATIVA C Alvimar recebeu de troco 5,00 3,50 = 1,50 reais. Dividindo 1,50 por 0,25, obtemos o número de moedas de 25 centavos

Leia mais

Respostas Aula 1 (POTI) = Produtos Notáveis

Respostas Aula 1 (POTI) = Produtos Notáveis Respostas Aula 1 (POTI) = Produtos Notáveis 01. CPM 010. Alternativa B. (a b) +(a+b) a (a+b) (a b) (a+b) = a ab+b +a +ab+b a b a +ab+b a +b = ab+b = b b (a+b) = b a+b 0. Ora: (x + xy + y ) = (x + y) =

Leia mais

Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1

Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1 Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N1 Ciclo 1 Em 2017 o Planejamento Acadêmico do Programa OBMEP na Escola prevê a realização de atividades avaliativas em forma de listas de questões. A cada ciclo

Leia mais

TEM ALTERNATIVA CORRETA!!!! CERTAMENTE A BANCA EXAMINADORA DARÁ COMO RESPOSTA CERTA LETRA (E). SERIA A MENOS ERRADA POR ELIMINAÇÃO.

TEM ALTERNATIVA CORRETA!!!! CERTAMENTE A BANCA EXAMINADORA DARÁ COMO RESPOSTA CERTA LETRA (E). SERIA A MENOS ERRADA POR ELIMINAÇÃO. Prezados concursandos!!! Muita paz e saúde para todos!!! Passemos aos comentários da prova de Raciocínio Lógico Quantitativo propostas pela CESGRANRIO no último concurso para o IBGE, no dia 10/01/010.

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 4

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 4 Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 4 1 Apresentação Olá, pessoal Tudo bem com vocês? Finalmente saiu o edital do TCM/RJ Para quem ainda não me conhece, meu nome

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Modelos de questões comentadas CESPE-UnB... 3 Relação das questões comentadas... 12 Gabaritos... 13 1 Olá, pessoal. Como vocês já sabem, saiu o edital para o concurso do TCE-SC. Esta é a aula demonstrativa

Leia mais

Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 04 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Julgue os itens a seguir: A seguinte argumentação é inválida. Premissa 1: Todo funcionário que sabe lidar

Leia mais

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Josimar Padilha EDITAL: RACIOCÍNIO LÓGICO E QUANTITATIVO: 1. Lógica e raciocínio lógico: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico. 2. Proposições:

Leia mais

Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N3 Ciclo 1

Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N3 Ciclo 1 Lista de Questões OBMEP NA ESCOLA Grupo N3 Ciclo 1 Em 2017 o Planejamento Acadêmico do Programa OBMEP na Escola prevê a realização de atividades avaliativas em forma de listas de questões. A cada ciclo

Leia mais

MATRIZES - PARTE Mais exemplos Multiplicação de duas matrizes AULA 26

MATRIZES - PARTE Mais exemplos Multiplicação de duas matrizes AULA 26 AULA 26 MATRIZES - PARTE 2 26. Mais exemplos Nesta aula, veremos mais dois algoritmos envolvendo matrizes. O primeiro deles calcula a matriz resultante da multiplicação de duas matrizes e utiliza três

Leia mais

1 Congruências e aritmética modular

1 Congruências e aritmética modular 1 Congruências e aritmética modular Vamos considerar alguns exemplos de problemas sobre números inteiros como motivação para o que se segue. 1. O que podemos dizer sobre a imagem da função f : Z Z, f(x)

Leia mais

Questões comentadas de Raciocínio Lógico

Questões comentadas de Raciocínio Lógico 1 APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 500 Acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br CONTEÚDO Correlacionamento de dados Proposições Silogismo Encontrando o culpado Álgebra Seqüências Psicotécnicos

Leia mais

Introdução à Lógica Matemática

Introdução à Lógica Matemática Introdução à Lógica Matemática Disciplina fundamental sobre a qual se fundamenta a Matemática Uma linguagem matemática Paradoxos 1) Paradoxo do mentiroso (A) Esta frase é falsa. A sentença (A) é verdadeira

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO PARA AFRFB PROFESSOR: GUILHERME NEVES. Módulo de um número real... 2 Equações modulares... 5

RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO PARA AFRFB PROFESSOR: GUILHERME NEVES. Módulo de um número real... 2 Equações modulares... 5 Aula 6 Parte 3 Módulo de um número real... Equações modulares... 5 Prof. Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Módulo de um número real Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Nesta terceira parte da

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Lógico para INSS Apresentação... 3 Modelos de Questões Comentadas - CESPE... 4

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Professores: Brunno Lima, Guilherme Neves

Livro Eletrônico. Aula 00. Professores: Brunno Lima, Guilherme Neves Livro Eletrônico 00 Matemática I p/ LIQUIGÁS (Ajudante de Carga e Descarga I) Com Videoaulas Pós-Edital Professores: Lima, Lima, 00 Apresentação do curso... 2! Metodologia do Curso... 3! Conteúdo programático

Leia mais

MAT146 - Cálculo I - Esboço de Gráficos. Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira

MAT146 - Cálculo I - Esboço de Gráficos. Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Nas aulas anteriores, estudamos várias ferramentas (Teste da Derivada Primeira, Teste da Derivada Segunda, Existência de Pontos Críticos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Nível 1 - POTI Aula 1 - Combinatória Exercícios: 1. Maria inventou uma brincadeira. Digitou alguns algarismos na primeira linha de uma folha. Depois, no segunda linha, fez

Leia mais

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira

Matéria: Raciocínio Lógico Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Concurso: Auditor Fiscal da SEFAZ-SC Professor: Alex Lira Prova comentada: Auditor Fiscal SEFAZ-SC 2018 Raciocínio Lógico SUMÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PREVISTO NO EDITAL... 3 QUESTÕES COMENTADAS... 3

Leia mais

Material Teórico - Módulo Função Quadrática. Funcão Quadrática: Exercícios. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo Função Quadrática. Funcão Quadrática: Exercícios. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo Função Quadrática Funcão Quadrática: Eercícios Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Eercícios f() Eemplo

Leia mais

FCC TRF/3ª 2016) RESOLUÇÃO:

FCC TRF/3ª 2016) RESOLUÇÃO: Para ajudar aos candidatos a estudar para o primeiro concurso da Artesp, FOLHA DIRIGIDA oferece mais um teste de matemática. As questões foram elaboradas pelo professor de Matemática e Raciocínio Lógico,

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/81 1 - LÓGICA E MÉTODOS DE PROVA 1.1) Lógica Proposicional

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 3

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 3 Aula demonstrativa Apresentação... 2 Modelos de questões resolvidas IBFC... 3 www.pontodosconcursos.com.br 1 Apresentação Olá, pessoal Tudo bem com vocês? Em breve teremos o concurso do TCM/RJ e sabemos

Leia mais

Apresentação do curso

Apresentação do curso Folha 1 Matemática Básica Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Apresentação do curso Parte 1 Parte 1 Matemática Básica 1 Parte 1 Matemática Básica

Leia mais

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico Matemática Discreta e Raciocínio Lógico 51. (ABC) A negação de o gato mia e o rato chia é: (A) o gato não mia e o rato não chia; (B) o gato mia ou o rato chia; (C) o gato não mia ou o rato não chia; (D)

Leia mais

Raciocínio lógico matemático

Raciocínio lógico matemático Raciocínio lógico matemático Unidade 2: Introdução à lógica Seção 2.1: O que é a lógica? 1 Lógica Parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral e das operações intelectuais que visam determinar

Leia mais

Universidade do Algarve

Universidade do Algarve Universidade do Algarve Campeonato de Matemática SUB14 2005/2006 Problema 4 Os sacos de batatas Temos 4 sacos de batatas e pesamos todos os pares possíveis que se podem formar com esses sacos. Depois de

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 2

Lógica Proposicional Parte 2 Lógica Proposicional Parte 2 Como vimos na aula passada, podemos usar os operadores lógicos para combinar afirmações criando, assim, novas afirmações. Com o que vimos, já podemos combinar afirmações conhecidas

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO TABELA VERDADE

RACIOCÍNIO LÓGICO TABELA VERDADE RACIOCÍNIO LÓGICO TABELA VERDADE Olá galera! Sou o Richard Falconi, Fundador do Já Passei e Professor da Disciplina de Raciocínio Lógico. Estou disponibilizando para vocês um conteúdo sobre TABELAS VERDADE,

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro.

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro. RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma proposição é uma sentença fechada que possui sentido completo e à qual se pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso. Qual das sentenças apresentadas abaixo se trata de

Leia mais

Simulado Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Simulado Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Simulado Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Se S = (P Q) (P R), então a última coluna da tabela-verdade de S conterá, de cima para baixo e na ordem em que aparecem,

Leia mais

Aula 1: Introdução ao curso

Aula 1: Introdução ao curso Aula 1: Introdução ao curso MCTA027-17 - Teoria dos Grafos Profa. Carla Negri Lintzmayer carla.negri@ufabc.edu.br Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC 1 Grafos Grafos

Leia mais

Método das Tabelas para Validade Petrucio Viana

Método das Tabelas para Validade Petrucio Viana GAN00166: Lógica para Ciência da Computação Texto da Aula 8 Método das Tabelas para Validade Petrucio Viana Departamento de Análise, IME UFF Sumário 1 Simbolização de argumentos 1 1.1 Observação................................

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO Raciocínio lógico: resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequencias (com números, com figuras, de palavras). Raciocínio lógico-matemático: proposições,

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Negação de proposições quantificadas Relação das questões comentadas Gabaritos...

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Negação de proposições quantificadas Relação das questões comentadas Gabaritos... Aula demonstrativa Apresentação... 2 Negação de proposições quantificadas... 10 Relação das questões comentadas... 14 Gabaritos... 15 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Esta é a aula demonstrativa

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de Matemática e Raciocínio Lógico da provas para o cargo de Auditor de Tributos de Goiânia

Leia mais

Definição 1.1 : Uma árvore é um grafo simples conexo e sem ciclos.

Definição 1.1 : Uma árvore é um grafo simples conexo e sem ciclos. 1 Árvores Definição 1.1 : Uma árvore é um grafo simples conexo e sem ciclos. Um grafo simples sem ciclos mas não conexo (em que cada componente conexa é portanto uma árvore) chama-se uma floresta. Numa

Leia mais

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha

RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO. Prof. Josimar Padilha RACIOCÍNIO LOGICO- MATEMÁTICO Prof. Josimar Padilha Um jogo é constituído de um tabuleiro com 4 filas (colunas) numeradas de 1 a 4 da esquerda para direita e de 12 pedras 4 de cor amarela, 4 de cor verde

Leia mais

70 Tons de. Raciocínio. Lógico

70 Tons de. Raciocínio. Lógico 70 Tons de Raciocínio Lógico BRDE 2015 Qual operação lógica descreve a tabela verdade da função Z abaixo cujo operandos são A e B? Considere que V significa Verdadeiro, e F, Falso. A B Z F F V F V V V

Leia mais

QUESTÃO 3 (ALTERNATIVA A) Como já foram colocados 1500 baldes na caixa, faltam 500 baldes para enchê-la. O enunciado diz que 2000

QUESTÃO 3 (ALTERNATIVA A) Como já foram colocados 1500 baldes na caixa, faltam 500 baldes para enchê-la. O enunciado diz que 2000 1 QUESTÃO 1 Como Mário correu 8 = 1 6 + 2 km em sentido horário e a pista tem 6 km, então ele deu 1 volta completa e ficou a 2 km do ponto de partida no sentido horário. Do mesmo modo, João correu 15 =

Leia mais

III Números reais - módulo e raízes Módulo ou valor absoluto Definição e exemplos... 17

III Números reais - módulo e raízes Módulo ou valor absoluto Definição e exemplos... 17 UFF/GMA - Matemática Básica I - Parte III Notas de aula - Marlene - 010-16 Sumário III Números reais - módulo e raízes 17 3.1 Módulo valor absoluto...................................... 17 3.1.1 Definição

Leia mais

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1

OBMEP 2010 Soluções da prova da 2ª Fase Nível 2. Questão 1 Questão a) Para saber o número que deve dizer ao matemágico, Joãozinho deve fazer quatro contas: ª conta: multiplicar o número no cartão escolhido por 2; 2ª conta: somar 3 ao resultado da primeira conta;

Leia mais

2. Se A e B são acontecimentos incompatíveis, a sua interseção é o conjunto vazio, pelo que

2. Se A e B são acontecimentos incompatíveis, a sua interseção é o conjunto vazio, pelo que reparar o Exame 0 06 Matemática ágina 6. nalisemos cada opção: : e não são contrários pois a sua união não é o espaço amostral. Há, ainda, bolas pretas. : e não são contrários pois a sua união não é o

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Analítico para TCU. Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Analítico para TCU. Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Analítico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Analítico para TCU Apresentação... 3 Modelos de questões resolvidas Raciocínio

Leia mais

Nível 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 6 de junho de 2017

Nível 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 6 de junho de 2017 Nível 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 6 de junho de 2017 1 QUESTÃO 1 ALTERNATIVA A Observamos na primeira balança que o objeto tem o mesmo peso que a soma dos pesos de e. Consequentemente,

Leia mais

Apresente suas soluções de forma clara, indicando, em cada caso, o raciocínio que conduziu à resposta.

Apresente suas soluções de forma clara, indicando, em cada caso, o raciocínio que conduziu à resposta. OBMEP na Escola 201 Polo CPII Campus Niterói Professor Fábio Vinícius Lista das Tarefas de Casa do Encontro 1 da 2ª semana do Ciclo 1 Nível 3 Encontros de Aritmética Conteúdo: Paridades, sistema decimal,

Leia mais

Elementos de Matemática Finita ( ) Exercícios resolvidos

Elementos de Matemática Finita ( ) Exercícios resolvidos Elementos de Matemática Finita (016-017 Exercícios resolvidos Ficha 7-1. ( ( 30 10 0 10. Ficha 7 -. 4 10 ( 4 10. Ficha 7-3. A resposta à primeira pergunta é (5 3 ( 5 6. A probabilidade de acertar exactamente

Leia mais

As permutações. Nesta aula você estudará um tipo muito comum. Nossa aula

As permutações. Nesta aula você estudará um tipo muito comum. Nossa aula A UA UL LA As permutações Introdução Nesta aula você estudará um tipo muito comum de problemas de contagem, que está relacionado com as várias formas de organizar ou arrumar os elementos de um conjunto.

Leia mais

n. 16 DEMONSTRAÇÃO CONDICIONAL E DEMONSTRAÇÃO INDIRETA ou DEMONSTRAÇÃO POR ABSURDO DEMONSTRAÇÃO CONDICIONAL

n. 16 DEMONSTRAÇÃO CONDICIONAL E DEMONSTRAÇÃO INDIRETA ou DEMONSTRAÇÃO POR ABSURDO DEMONSTRAÇÃO CONDICIONAL n. 16 DEMONSTRAÇÃO CONDICIONAL E DEMONSTRAÇÃO INDIRETA ou DEMONSTRAÇÃO POR ABSURDO DEMONSTRAÇÃO CONDICIONAL Para demonstrar a validade de um argumento podemos utilizar outro método, conhecido como Demonstração

Leia mais

Exercício 2: Considere a seguinte sequência de números:

Exercício 2: Considere a seguinte sequência de números: Fenômenos periódicos Nos próximos exercícios ilustramos como o resto de uma divisão pode ser utilizado na resolução de problemas que envolvem fenômenos periódicos. Exercício 1: Pedro caminha ao redor de

Leia mais

Raciocínio Lógico. Object 1

Raciocínio Lógico. Object 1 Object 1 Raciocínio Lógico 01- Numa fábrica de brinquedos, 90 funcionários trabalham no setor de carros, 120 trabalham no setor de bonecas, 70 trabalham no setor de jogos; 40 trabalham tanto no setor de

Leia mais

O gráfico da função constante é uma reta paralela ao eixo dos x passando pelo ponto (0, c). A imagem é o conjunto Im = {c}.

O gráfico da função constante é uma reta paralela ao eixo dos x passando pelo ponto (0, c). A imagem é o conjunto Im = {c}. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA Funções do 1 o Grau Prof.:

Leia mais

Aprendendo. Raciocínio. Lógico

Aprendendo. Raciocínio. Lógico Aprendendo Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico Equivalência de Proposições Compostas Duas proposições são consideradas EQUIVALENTES entre si, quando elas transmitem a mesma ideia. De forma prática, dizemos

Leia mais