Exercícios de Telecomunicações I (TEC)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercícios de Telecomunicações I (TEC)"

Transcrição

1 Exercícios de Telecomunicações I (TEC)

2 Telecomunicações I Folha 1 - Sinais 1 - Calcule a transformada de Fourier de v(t) = Ae -t/t u(t). 2 - Calcule a transformada de Fourier dos sinais da figura. Desenhe a amplitude do espectro fazendo δ<<t. δ A δ 2A A -T T t -2T 2T t 3 - Represente o espectro do sinal: w(t) = cos(2π10t+π/6) + 3 sen 2π30t - 4 cos 2π35t. 4 - Calcule a transformada de Fourier de: Ae -t/t sen w c t. 5 - Calcule e represente graficamente o espectro de x(t) cos 2πf p t sabendo que: e que f p >>f m. 0 f < f m X(f) = 1 f / f m f m f f m 0 f > f m 6 - Calcule v(t) w(t) em que v(t) = e -t u(t) e w(t) = Π(t/2T).

3 Telecomunicações I Folha 2 Modulações de Amplitude 1 - Uma portadora representada por 10.cos(2π x 10 6 t)v é modulada em amplitude por um sinal modulador representado por 3.cos(2π x 10 3 t)v. Calcule: a) o índice de modulação b) as frequências das bandas laterais c) a amplitude das bandas laterais d) a percentagem da potência transmitida nas bandas laterais. 2 - Um emissor de AM emite um sinal com potência de 5kW e com um índice de modulação de 60%. Calcule a potência transmitida na portadora e em cada banda lateral. 3 - Um emissor de AM emite um sinal com uma potência 24kW quando modulado a 100% por uma sinusoide. Determine a potência do sinal quando: a) a portadora não é modulada b) a portadora é modulada a 60%, uma banda lateral é suprimida e a portadora é atenuada de 26dB. 4 - A corrente na antena de um emissor AM é de 8A quando só é transmitida a portadora, e passa a 8,93A quando a portadora é modulada por uma sinusoide. Calcule o indice de modulação. Calcule a corrente na antena quando a portadora for modulada a 80%. 5 - Um emissor radia 9kW quando a portadora não está modulada e 10,125kW quando está modulada por uma sinusoide. Se outra sinusóide modular simultaneamente a portadora com um indice de modulação de 0,4 qual será a potência radiada. 6 - Para o circuito dado A=10V, V 2 =5V e v a = 0 v e 0 2 v e + 4v e v e > 0 Calcule o índice de modulação máximo que se pode obter com este circuito sem causar distorção na envolvente de v o (t).

4 7 - Mostre que o sinal n v(t) = [cos(ω p t).cos(ω i t + θ i ) sen(ω p t).sen(ω i t + θ i )] i =1 é um sinal SSB-SC (w p >>w i ) a) trata-se de banda lateral superior ou inferior? b) escreva uma expressão para a banda lateral que falta. c) obtenha uma expressão para o sinal completo de DSB-SC. 8 - A fig. representa o modulador SSB de Weaver. Analise o seu funcionamento considerando X(t) = cos(2πf m t) e f m < W. 9 - a) A forma de onda v(t) = (1 + m.cos w m t)cosw p t, em que m é uma constante (m 1), é aplicada ao detector de envolvente da figura. Mostre que para a saída do desmodulador acompanhar a envolvente de v(t) é necessário, em qualquer instante t 0 : 1 RC w m sen w m t 0 m 1+ m cos w m t 0 b) Usando o resultado da alínea anterior mostrar que, se quisermos que o detector siga a envolvente, então m deve satisfazer a desigualdade: RC 1 m2 mω m

5 Detector de envolvente 10 - Quando um receptor superheterodino é sintonizado para 555kHz o seu oscilador local apresenta à entrada do misturador um sinal de 1010kHz. Qual é a frequência imagem? A antena está ligada ao misturador atraves de um circuito sintonizado com um Q de 40. Qual será o factor de rejeição para a frequência imagem? 11 - Calcule o factor de rejeição da frequência imagem para um receptor de dupla conversão que tem uma primeira frequência intermédia de 2MHz e uma segunda de 200kHz, o amplificador de RF tem um Q de 75 e está sintonizado para 30MHz Para a realização de um grupo primário de FDM (12 canais) procede-se do seguinte modo: i - filtra-se o sinal vocal ( Hz) ii - modula-se em SSB/SC (banda lateral superior) três canais pelas portadoras de 12kHz, 16kHz e 20kHz sucessivamente iii - repete-se o procedimento ii para mais três grupos de três canais iv - modula-se em SSB/SC (banda lateral inferior) os quatro subgrupos anteriores pelas portadoras de 120kHz, 108kHz, 96kHz e 84kHz sucessivamente Quais são as frequências máxima e mínima de cada um dos grupos finais?

6 Telecomunicações Folha 3 Modulações Angulares 1 - Para além do FM e do PM temos outros dois tipos de modulação exponencial, uma em que Ø(t) = k dx(t) / dt e outra em que f (t) = k t x( )d. Complete a tabela e calcule o valor máximo de Ø(t) e f (t) para os quatro tipos de modulação, quando x(t) = cos2πf m t. Ø(t) f (t) PM Ø. x(t) Ø / 2π dx(t) / dt Ø(t) - Fase t FM 2πf x( )d f x(t) f (t) - Frequência 2- Um sinal de 1MHz com amplitude de 3V é modulado em frequência por um sinal de 500Hz com amplitude de 1V. O desvio de frequência é de 1kHz. a) Se o nivel do sinal modulador passar a ser de 5V e a frequência de 2kHz escreva a expressão do novo sinal de FM. b) Determine a largura de banda do sinal modulado nas duas situações descritas. 3 - O desvio de frequência de 75kHz de um sinal FM é obtido com um sinal modulador sinusoidal de amplitude unitária. Suponha que a mesma portadora é modulada em FM por um outro sinal sinusoidal de valor eficaz igual a 80% do valor eficaz do primeiro sinal e de frequência 15kHz. O sinal de FM obtido é aplicado a um filtro passa-banda ideal de largura de banda B=(2ß+1)f m. Qual fracção da potência é deixada passar por este filtro. 4 - Suponha que a máxima largura de banda requerida por um sinal modulador arbitrário de frequência máxima 10kHz é Bt. a) Calcule a percentagem de Bt ocupada quando o sinal modulador é um sinal sinusoidal de amplitude unitária e f m =0.1, 1 e 5kHz respectivamente, sendo a modulação FM com f=30khz. b) Repita a alínea anterior para PM com ß PM =3. Compare os resultados.

7 5 - Considere um sistema FM em que f=75khz e f m =15kHz. Calcule a largura de banda de forma a incluir 95% da potência. n Jn(2) Jn(5) Jn(10) Um oscilador funcionando a 100MHz tem um condensador de 75pF no seu circuito de 7 - sintonia, em paralelo com um díodo varicap. Qual a variação de capacidade total que o varicap deve proporcionar de maneira a permitir um desvio de frequência máximo de 80kHz. O condensador variável com a tensão é um díodo inversamente polarizado cuja capacidade está relacionada com a tensão de polarização v. C o =200pF e L está ajustado para a ressonância a 5MHz quando uma tensão inversa fixa v=4v é aplicada ao condensador C v. A tensão moduladora é m(t) = sen2π.10 3 t. Se a amplitude de oscilação for 1V escreva uma expressão para a forma de onda de saída do oscilador. 8 - Projecte um sistema de Amstrong usando um oscilador a cristal de 500kHz, com flutuação máxima de frequência de ±30Hz, supondo que se pretende uma portadora de 97MHz com f=75khz. Tenha em conta que os multiplicadores só devem ser duplicadores ou triplicadores.

8 Telecomunicações Folha 4 - Ruído 1 - Considere o processo aleatório definido por y(t) = a + b cos(t), em que a e b são variáveis aleatórias independentes. A variável aleatória b tem distribuição N(0,2), e a é uniformemente distribuida em [0,2]. Qual é o valor médio do processo aleatório y(t)? Calcule o valor da função de autocorrelação Ry(Ë). O processo y(t) é estacionário? 2 - Ruído n(t) de banda limitada e valor médio nulo tem uma densidade espectral de potência Gn(f) = 10-6 V2/Hz na gama de frequências de -100 a 100KHz. a) Determine Rn(Ë). Para que espaçamento de Ë, n(t) e n(t+ë) são não correlacionados? b) Suponha que n(t) é gaussiano. Qual é a probabilidade, em qualquer instante t, de n(t) exceder 0.45V? e 0.9V? 3 - Z(t) = M(t) cos(wt + Ø). M(t) é um processo aleatório com E(M(t))=0 e E(M(t)2)=Mo. a) Se Ø=0 calcule E(Z(t)2). Z(t) é estacionário? b) Se Ø é uma variável aleatória independente tal que f(ø)=1/2 para - Ø mostre que E(Z(t)2) = E(M(t)2) E(cos2(wt+Ø)) = Mo/2. Z(t) é estacionário? 4 - Duas resistências R1 e R2 encontram-se ás temperaturas T1 e T2 respectivamente, e estão ligadas em série. Calcule a temperatura equivalente de ruído da combinação. 5 - Um gerador de ruído com um díodo de vazio apresenta Gv(f) = 2kRTo + eibr2, em que R é a resistência da fonte, e é a carga do electrão e Ib é a corrente contínua que atravessa o díodo. Obtenha uma expressão para a temperatura de ruído e calcule também o seu valor quando R=50 e Ib=20mA. 6 - Calcule a largura de banda equivalente de ruido do filtro H(w)2 = exp(-w2). 7 - Considere o circuito da figura. Mostre que a densidade espectral de potência de vo(t) é : Gv(f) = 10-8 V2/Hz com B = G/2 C 1+(f/B)2

9 8 - Uma antena tem uma temperatura de ruído Tant=10K e está ligada a um receptor com temperatura de ruído efectiva Te=140K. O ganho disponível a meio da banda do receptor é gao=1010 e, relativamente a esta frequência intermédia, a largura de banda de ruído é Bn=1.5*105Hz. Calcule a potência disponível do ruído de saída. 9 - Uma antena está apontada numa direcção tal que a sua temperatura de ruído é de 30K. Está ligada a um preamplificador com uma figura de ruído de 1.6dB e um ganho disponível de 30dB numa banda de 10MHz. a) Calcule a temperatura efectiva de ruído á entrada do preamplificador. b) Calcule a potência do ruído á saída do preamplificador Um tom de amplitude 2 Vrms e frequência 5.8 KHz modula em amplitude uma portadora de amplitude 5 Vrms, sendo transmitida a portadora e as bandas laterais. Sabendo que a densidade espectral de ruído à entrada do detector é 0.1 µw/hz, determine a relação sinal ruído à saída do detector. A largura de banda do receptor é 10 KHz e a amplitude da portadora á entrada do detector é 1 Vrms A relação sinal ruído à saída de um detector coerente é 25 db quando a entrada é um sinal SSB-AM. Se a entrada do detector passar a ser DSB-AM com m=100%, determine o aumento da potência total à entrada do detector para manter uma S/N à saída deste de 25 db Um transmissor de VHF radia um sinal DSB-AM com um índice de modulação de 45% e uma largura de banda de áudio de 15 KHz, produzindo uma S/N de 40 db à saída de um receptor que dista 3 Km do transmissor. Se o transmissor for comutado para FM, radiando a mesma potência total e com um desvio máximo de frequência de 60 KHz, determine a que distância se deve encontrar um receptor de FM para apresentar na saída uma S/N igual à do DSB-AM. Assuma que a densidade espectral de ruído à entrada dos receptores é a mesma e que a potência recebida decresce com o quadrado da distância ao transmissor Uma estação de radio transmite um sinal DSB - SC - AM com uma potência média de 1 KW. Se a transmissão passar para SSB-AM calcule a potência média emitida nos dois casos seguintes: a) receber a mesma potência de sinal à saída do receptor. b) ter a mesma S/N à saída do receptor Um tom de 7,5 KHz é o sinal modulador para dois sistemas, DSB-AM e FM, sendo a potência transmitida igual nos dois casos. O desvio máximo de frequência da portadora de FM é 60 KHz, e a amplitude do 1º par de riscas do espectro de FM é igual à amplitude das bandas laterais do sinal de DSB-AM transmitido. Assuma uma largura de banda de 7,5 KHz

10 para os receptores de AM e FM e determine o ganho em S/N que o receptor de FM apresenta. A densidade espectral de potência tem um valor constante e é a mesma em ambos os casos. 15. Para o processo aleatório definido por v(t) = 6e Xt calcular E[v(t)], R(t 1,t 2 ) e E[v 2 (t)]. 16 Seja o processo aleatório definido por v(t) = A.cos(ω o t + φ), onde A e φ são variáveis aleatórias independentes tendo φ uma fdp uniforme em [0, 2π]. Determinar E[v(t)], R v (t 1,t 2 ), E[v 2 (t)] e <v 2 (t)> e conclua sobre a estacionaridade e ergodicidade do processo. 17 Um processo aleatório apresenta uma função de autocorrelação R v (τ) = 16e -8τ2 +9. Faça o esboço da sua função densidade espectral de potência e determine o valor dc do sinal, a sua potência média e o valor rms. 18 Considere o circuito seguinte em que R e L são ideais (sem ruído) e a fonte de ruído gera ruído branco de densidade η. Sendo v(t) a tensão na resistência calcular G v (f), R v (τ) e E[v 2 (t)]. 19 O ruído térmico produzido por uma resistência de 10kW à temperatura ambiente, processo y(t), passa por um filtro passa baixo ideal com frequência de corte 2,5MHz a ganho unitário, após o que entra num rectificador de onda completa terminando num processo que designamos por z(t). Qual a média e o valor rms de z(t)? 20 Um sistema de transmissão analógico com a banda limitada a W = 5kHz e um emissor com potência S T =100mW é usado para transmitir sinais a longo de um canal sendo a relação (S/N) D à entrada do receptor de 46 db. Se alterarmos a largura de banda do canal conforme necessário, como deveríamos fazer variar a potência emitida se pretendêssemos usar o canal para (a) transmitir sinais de alta fidelidade e (b) transmitir voz com qualidade telefónica. 21 Um sinal com banda W = 5kHz é transmitido numa distância de 40km utilizando um cabo cuja atenuação é α = 3dB/km. O receptor utilizado possui uma temperatura de ruído equivalente à entrada T N = 10T o. (a) Determine a potência de emissão requerida para que (S/N) D = 60dB, (b) idem, quando a meia distância de transmissão se usa um repetidor com emissor e receptor iguais aos usados nas extremidades. 22 Determine a expressão corresponde à tensão v n2 (f) de uma série de duas resistências R 1 à temperatura T 1 e R 2 à temperatura T 2, em equilíbrio térmico. Verifique que se for T 1 = T 2 o ruído é o que estaria associado à resistência série das duas. 23 Repita para o caso das duas resistências se encontrarem em paralelo. Sugestão: trabalhe com a corrente de ruído e o problema é muito idêntico ao anterior.

11 24 Considere um circuito com impedância complexa e com ruído ligado a uma resistência também ruidosa. Mostre que, uma vez que as potências de ruído trocadas nos dois sentidos devem ser iguais para que as duas partes atinjam o equilíbrio térmico, isso significa que o ruído da reactância é o associado pela expressão normal à sua parte resistiva. 25 Um amplificador com ganho em potência G = 50dB e B N = 20kHz apresenta à saída uma potência de ruído N o = 80pW quando a temperatura de ruído à entrada é T S = T o. Calcule a temperatura equivalente de ruído do amplificador (T e ), o seu factor de ruído (F) e a potência à saída quando for T S = 2T o. 26 Quando a temperatura de ruído à entrada de um amplificador passa de T o para 2T o a temperatura de ruído à saída aumenta de 1/3. Determine T e e F. 27 Um sistema de recepção consiste num pré-amplificador (F = 3dB e G = 20dB), um cabo com atenuação L = 6dB à temperatura T o e um receptor com F = 13dB. (a) Determine o factor de ruído do sistema, (b) repita trocando a posição do pré-amplificador por forma a ficar entre o cabo e o receptor. 28 Calcule a distância máxima que poderá ser utilizada para efectuar comunicação em RF admitindo que: a Banda de transmissão é B = 200KHz, o factor de ruído do receptor é de 6dB, a potência emitida é de 1kW e as antenas apresentam ganhos G T = 20dB e G R =20dB e o comprimento de onda utilizado é 3cm, o ruído da antena possui uma temperatura equivalente T a = 50ºK e (S/N) D = 30dB. OBS: Algumas expressões importantes para estes cálculos. Nas expressões A e designa área eficaz de uma antena, G o ganho dessa antena, P potências, R e T em índice designam respectivamente receptor e emissor, r designa a distância entre antenas de emissão e recepção: 4πAe G = 2 λ AeR A PR = PT 2 r λ A segunda expressão é essencial neste caso e pode escrever-se de outra forma: Sendo agora a potência na recepção expressa em termos da potência emitida, dos ganhos das duas antenas utilizadas e da atenuação em espaço livre, dada por 4πAeR 4πAeT λ P R = PT = r λ λ π L fs 2 4πr = λ 2 PT. G L T fs et 2. G R.

12 Este último termo designa-se por atenuação em espaço livre que pode ser expressa em db do seguinte modo 4πr L fs = 20log10 λ Normalmente todas estas grandezas são expressas em db e nesse caso ficará P R = P T + G T + G R L fs Onde o uso de bold significa que a grandeza está expressa em db. 29 Um sistema de comunicação com as seguintes características P T = 10W W = 10kHz N o = 10-13W/Hz Atenuação do cabo de ligação = 1dB/km, Em que P T é a potência do emissor, W a frequência máxima do sinal modulador, N o a densidade espectral de potência do ruído efectivo à entrada do receptor. Calcule o comprimento máximo do cabo que se pode utilizar por forma a garantir que a relação SNR o à saída seja de 40 db, para os seguintes casos: (a) modulação SSB, (b) modulação AM com 100% de modulação e (c) FM com β = 2 e 8 e sem pré-ênfase.

b) o valor da corrente na antena quando a onda portadora for modulada a 10%.

b) o valor da corrente na antena quando a onda portadora for modulada a 10%. Exercícios de Telecomunicações Modulações 1 Modulações analógicas em amplitude (AM) 1 Uma onda portadora representada por v(t) p 7 = 10Cos(2π 10 t),volt, é modulada em amplitude por um sinal modulador

Leia mais

Lista de Exercícios GQ1

Lista de Exercícios GQ1 1 a QUESTÃO: Determine a Transformada Inversa de Fourier da função G(f) definida pelo espectro de amplitude e fase, mostrado na figura abaixo: 2 a QUESTÃO: Calcule a Transformadaa de Fourier do Sinal abaixo:

Leia mais

Segunda Lista de Exercícios

Segunda Lista de Exercícios UFCG Universidade Federal de Campina Grande CEEI Centro de Engenharia Elétrica e Informática DEE Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Princípios de Comunicações Professor: Wamberto José Lira

Leia mais

Teoria das Comunicações. Lista de Exercícios 2.1 Modulação em Amplitude (AM) Prof. André Noll Barreto

Teoria das Comunicações. Lista de Exercícios 2.1 Modulação em Amplitude (AM) Prof. André Noll Barreto Exercício 1 (4.2-1) Para cada um dos sinais abaixo: 1. m(t) = cos 1000π t 2. m(t) = 2cos 1000π t+cos 2000π t 3. m(t) = cos 1000π t sen 3000π t 4. m(t) = sinc (100π t) Lista de Exercícios 2.1 Modulação

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação

TE060 Princípios de Comunicação TE060 Princípios de Comunicação Sistemas de Modulação de Onda Contínua 9 de setembro de 2014 Modulação de Onda Contínua Modulação: alteração sistemática de alguma característica de um sinal, denominado

Leia mais

Lista de Exercícios A1

Lista de Exercícios A1 1 a QUESTÃO: A figura abaixo mostra simplificadamente um sistema de televisão inter-oceânico utilizando um satélite banda C como repetidor. O satélite tem órbita geoestacionária e está aproximadamente

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação

TE060 Princípios de Comunicação TE060 Princípios de Comunicação Sistemas de Modulação de Onda Contínua 27 de março de 2018 Modulação de Onda Contínua Modulação: alteração sistemática de alguma característica de um sinal, denominado portadora,

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação

TE060 Princípios de Comunicação TE060 Princípios de Comunicação Sistemas de Modulação de Onda Contínua 12 de maio de 2016 Modulação de Onda Contínua Modulação: alteração sistemática de alguma característica de um sinal, denominado portadora,

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova /2 (01/11/2011)

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova /2 (01/11/2011) Prova 011/ (01/11/011) Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste de quatro questões discursivas A prova terá a duração de h30 A prova pode ser feita a lápis ou caneta Não é permitida consulta a notas

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Princípios de Comunicações Aulas 27 e 28 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE) 1 4.1 Introdução

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação. Probabilidade. Probabilidade Condicional. Notes. Notes. Notes

TE060 Princípios de Comunicação. Probabilidade. Probabilidade Condicional. Notes. Notes. Notes TE060 Princípios de Comunicação Efeito do Ruído em Sistemas com Modulação de Onda Contínua 5 de novembro de 2013 Probabilidade Uma medida de probabilidade P é uma função que associa um número não negativo

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Fundaentos de Telecounicações Engª de Sisteas e Inforática EXERCÍCIOS DE APOIO SÉRIE I ) Considere o sinal AM s(t)=(+f(t))cos(πfct) e que a frequência da portadora fc=50

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores EEC3264 Telecomunicações I (TEC)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores EEC3264 Telecomunicações I (TEC) EEC3264 Telecomunicações I (TEC) Exame Final Parte - duração: h (sem consulta) 7 de Julho de 23 ATENÇÃO: RESOLVER APENAS 5 das 6 questões. A função de transferência de um circuito usado num sistema de

Leia mais

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova /2 (15/05/2014)

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova /2 (15/05/2014) Prova 014/ (15/05/014) Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste de três questões discursivas A prova terá a duração de h00 A prova pode ser feita a lápis ou caneta Não é permitida consulta a notas

Leia mais

EEC4262 Radiação e Propagação. Lista de Problemas

EEC4262 Radiação e Propagação. Lista de Problemas Lista de Problemas Parâmetros fundamentais das antenas 1) Uma antena isotrópica no espaço livre produz um campo eléctrico distante, a 100 m da antena, de 5 V/m. a) Calcule a densidade de potência radiada

Leia mais

Teoria das Comunicações Profs. André Noll Barreto / Judson Braga. Prova /2 (16/10/2014)

Teoria das Comunicações Profs. André Noll Barreto / Judson Braga. Prova /2 (16/10/2014) Prova 014/ (16/10/014) Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste de quatro questões discursivas A prova terá a duração de h00 A prova pode ser feita a lápis ou caneta Não é permitida consulta a notas

Leia mais

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO RUÍDO EM MODULAÇÕES ANALÓGICAS Evelio M. G. Fernández - 2011 Processo Aleatório (ou Estocástico): Função aleatória do tempo para modelar formas de onda desconhecidas. Processos

Leia mais

Modulação Analógica. Modulação AM (Amplitude Modulation)

Modulação Analógica. Modulação AM (Amplitude Modulation) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ Componente Curricular: Cabeamento estruturado Professora: Ramon Mayor Martins Aluno: João Pedro Menegali Salvan Bitencourt;

Leia mais

Duração do Teste: 2h.

Duração do Teste: 2h. Telecomunicações e Redes de Computadores Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Prof. João Pires 1º Teste, 2007/2008 30 de Abril de 2007 Nome: Número: Duração do Teste: 2h. A prova é composta por

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. EEC3264 Telecomunicações 1

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. EEC3264 Telecomunicações 1 Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores EEC3264 Telecomunicações 1 Primeira chamada Duração: 2h30min (sem consulta) 25 de Junho de 2001

Leia mais

Análise Espectral de Sinais {Fourier.doc} Representação de um Sinal: no Tempo e na Frequência

Análise Espectral de Sinais {Fourier.doc} Representação de um Sinal: no Tempo e na Frequência Prof V Vargas, IST Análise Espectral de Sinais 19/02/10, Pg 1/5 Análise Espectral de Sinais {Fourier.doc} Representação de um Sinal: no Tempo e na Frequência 1. Indique, justificando, se a seguinte afirmação

Leia mais

01 - ( ) Um sinal de SSB na freqüência de transmissão é obtido pelo emprego do método do deslocamento de fase.

01 - ( ) Um sinal de SSB na freqüência de transmissão é obtido pelo emprego do método do deslocamento de fase. TÉCNICAS DE FAIXAL LATERAL - SSB 1 QUESTIONÁRIO DA UNIDADE III ASSUNTO: Técnicas de Faixa Lateral - SSB. Nome: N o : Turma: Para cada período abaixo mencionado, analise seu conteúdo e marque F para uma

Leia mais

Modulação e Codificação

Modulação e Codificação INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação Engenharia de Telecomunicações e Informática Modulação e Codificação Ano Lectivo 2001/2002 2º

Leia mais

Laboratório de Fundamentos de Telecomunicações Guia no. 2. Modulação de Amplitude e de Frequência

Laboratório de Fundamentos de Telecomunicações Guia no. 2. Modulação de Amplitude e de Frequência Laboratório de Fundamentos de Telecomunicações Guia no. 2 Modulação de Amplitude e de Frequência Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Instituto Superior Técnico, Março 2016 Guia

Leia mais

Princípios de Comunicações Profs. André Noll Barreto

Princípios de Comunicações Profs. André Noll Barreto Prova 2 2015/2 (03/11/2015) Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste de quatro questões discursivas A prova terá a duração de 2h00 A prova pode ser feita a lápis ou caneta Não é permitida consulta

Leia mais

Fundamentos de Telecomunicações 2002/03

Fundamentos de Telecomunicações 2002/03 INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Número: Fundamentos de Telecomunicações 2002/03 EXAME Janeiro, 2003 Duração: 20 minutos Nome: Pretende contabilizar as notas dos testes? sim não Assinatura A resolução do exame

Leia mais

Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome:

Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: 3. DIMENSIONAMENTO Esta secção visa preparar os alunos para as experiências que irão realizar no laboratório. Todos os grupos terão de no início da sessão de laboratório

Leia mais

TE-060 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO Prof. Evelio M. G. Fernández LISTA DE EXERCÍCIOS N 3

TE-060 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO Prof. Evelio M. G. Fernández LISTA DE EXERCÍCIOS N 3 f(x) 3 1 1.- O sinal xt πt πt 1 cos 1 sin 1 TE-6 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO Prof. Evelio M. G. Fernández LISTA DE EXERCÍCIOS N 3 3 Volts, é amostrado e processado por um quantizador uniforme de 7 its, funcionando

Leia mais

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova /02

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova /02 Prova 2-2010/02 Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste em 6 questões discursivas. A prova terá a duração de 2h30. A prova pode ser feita a lápis ou caneta. Não é permitida consulta a notas de aula,

Leia mais

Modulação e Codificação

Modulação e Codificação INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação Engenharia de Telecomunicações e Informática Modulação e Codificação Ano Lectivo 001/00 º Semestre

Leia mais

SEL413 Telecomunicações. 1. Notação fasorial

SEL413 Telecomunicações. 1. Notação fasorial LISTA de exercícios da disciplina SEL413 Telecomunicações. A lista não está completa e mais exercícios serão adicionados no decorrer do semestre. Consulte o site do docente para verificar quais são os

Leia mais

04 - ( )Através da utilização de um modulador balanceado e uma rede defasadora de π/2 é possível obter um modulador de PM faixa estreita.

04 - ( )Através da utilização de um modulador balanceado e uma rede defasadora de π/2 é possível obter um modulador de PM faixa estreita. MODULAÇÃO EM FREQÜÊNCIA 1 QUESTIONÁRIO DA UNIDADE IV ASSUNTO: Modulação em Freqüência. Nome: N o : Turma: Para cada período abaixo mencionado, analise seu conteúdo e marque " F " para uma situação FALSA

Leia mais

3.1 Modulações binárias (ASK e PSK)

3.1 Modulações binárias (ASK e PSK) Modulações digitais 3 Modulações digitais lineares com detecção coerente 3.1 Modulações binárias (ASK e PSK) Detecção de modulações digitais al como na modulação analógica (AM e FM), também na modulação

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS 1. Num determinado sinal oriundo de um transdutor, observouse a presença de ruído de 100 Hz com a amplitude de 50 mvpp. O sinal de interesse pode apresentar

Leia mais

TE 060: PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PROF: EVELIO M. G. FERNÁNDEZ LISTA DE EXERCÍCIOS N O. 1

TE 060: PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PROF: EVELIO M. G. FERNÁNDEZ LISTA DE EXERCÍCIOS N O. 1 f(t) TE 060: PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PROF: EVELIO M. G. FERNÁNDEZ LISTA DE EXERCÍCIOS N O. Represente grafiamente os seguintes sinais: x t t A tri T y t t t A tri ret T T z t y t T z t y t z t y T t

Leia mais

angular, fase (PM) e frequência (FM)

angular, fase (PM) e frequência (FM) Modulação de Onda Contínua - Modulação angular, fase (PM) e frequência (FM) 11 de março de 2014 Modulação de Onda Contínua - Modulação angular, fase (PM) 1 Conteúdo 1 Introdução 2 Definições de PM e FM

Leia mais

Teoria das Comunicações

Teoria das Comunicações 1 - Introdução Enlace de um Sistema de Comunicação fonte mensagem transdutor Transmissor Modulador canal ruído receptor transdutor destino mensagem (estimada) sinal de entrada sinal com distorção sinal

Leia mais

EEC4164 Telecomunicações 2

EEC4164 Telecomunicações 2 Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores EEC4164 Telecomunicações (00/003) 1ª Parte Duração: 1 hora (sem consulta) 1ª chamada 4 de Janeiro de 003 1. a) Uma alternativa a PCM é a modulação

Leia mais

Exercícios de Sistemas de Telecontrolo

Exercícios de Sistemas de Telecontrolo Exercícios de Sistemas de Telecontrolo Exercícios sobre Sistemas de Aquisição de Dados 1. Considere um sistema de aquisição de dados centralizado com comutação de baixo nível. Utiliza-se um multiplexador

Leia mais

Lista de Exercícios A1

Lista de Exercícios A1 1 a QUESTÃO: A figura abaixo mostra simplificadamente um sistema de televisão inter-oceânico utilizando um satélite banda C como repetidor. O satélite tem órbita geoestacionária e está aproximadamente

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 31 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Demoduladores de amplitude (AM, DSB, SSB e ASK)

Demoduladores de amplitude (AM, DSB, SSB e ASK) Demoduladores de amplitude (AM, DSB, SSB e ASK) Objetivo dos Demoduladores: Obter (recuperar) o sinal modulante (informação) contido na portadora modulada, que após o misturador, normalmente foi convertida

Leia mais

Comunicações Digitais Prof. André Noll Barreto. Prova /1 (16/03/2017)

Comunicações Digitais Prof. André Noll Barreto. Prova /1 (16/03/2017) Comunicações Digitais Prova 0 017/1 (16/03/017) Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste de 4 (quatro) questões discursivas A prova terá a duração de h A prova pode ser feita a lápis ou caneta Não

Leia mais

Índice. 2 3º ano do curso de Engenharia Electrotécnica

Índice. 2 3º ano do curso de Engenharia Electrotécnica 3º ano do curso de Engenharia Electrotécnica Índice 1 Revisões de transformada de Fourier 3 Modulações analógicas em amplitude (AM) 4 3 Modulações exponenciais (modulação em frequência e em fase FM e PM)

Leia mais

ANALISADOR DE ESPECTROS

ANALISADOR DE ESPECTROS Sistemas de Medida em Radiofrequência ANALISADOR DE ESPECTROS Prof. Francisco Alegria Outubro de 2003 Analisador de Espectros Visualização e análise de um sinal no domínio da frequência. Determinação do

Leia mais

X(t) = A cos(2πf c t + Θ)

X(t) = A cos(2πf c t + Θ) Exercícios Extras de Comunicações Digitais. Seja um sinal aleatório X(t), estacionário no sentido restrito, dado por onde X(t) = A cos(πf c t + Θ) A é uma variável aleatória Gaussiana com média de 4Volts

Leia mais

Laboratório 3 Modulação Analógica em Frequência. Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome:

Laboratório 3 Modulação Analógica em Frequência. Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Aluno N : Nome: Data: Horário: Turma: Turno: Grupo: 3. DIMENSIONAMENTO Esta secção visa preparar os alunos para as experiências que irão realizar no laboratório. Todos os grupos terão de no início da sessão de laboratório

Leia mais

Modulação de Onda Contínua - Modulação de Amplitude - 1AM

Modulação de Onda Contínua - Modulação de Amplitude - 1AM Modulação de Onda Contínua - Modulação de Amplitude - AM 18 de fevereiro de 2014 Modulação de Onda Contínua - Modulação de Amplitude - 1AM Conteúdo 1 Introdução 2 Modulação AM DSB 3 Modulação AM DSB-SC

Leia mais

Meios de transmissão guiados

Meios de transmissão guiados Meios de transmissão uiados Pares simétricos - dois fios metálicos (cobre) isolados e entrelaçados usados na rede telefónica local, em LANs; larura de banda MHz (sem pupinização, i.e. cara); sujeitos a

Leia mais

Telecomunicações e Redes de Computadores Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. Prof. João Pires. 2º exame, 2007/ de Julho de 2008

Telecomunicações e Redes de Computadores Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. Prof. João Pires. 2º exame, 2007/ de Julho de 2008 Telecomunicações e Redes de Computadores Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Prof. João Pires º exame, 007/008 8 de Julho de 008 Nome: Número: Duração do Exame: h 30m. A prova é composta por três

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Modulação em Amplitude

Modulação em Amplitude Modulação em Amplitude Edmar José do Nascimento (Princípios de Comunicações) Universidade Federal do Vale do São Francisco Roteiro 1 Modulação AM DSB-SC 2 Modulação AM Tradicional 3 Modulação QAM 4 Modulação

Leia mais

Existem várias formas de modulação e demodulação. Nesta página, algumas das mais comuns para a demodulação e alguns circuitos também comuns.

Existem várias formas de modulação e demodulação. Nesta página, algumas das mais comuns para a demodulação e alguns circuitos também comuns. Introdução O processo básico das telecomunicações consiste em adicionar o sinal das informações que se deseja transmitir ao sinal de transmissão (portadora), ou seja, uma modulação. No receptor, deve ocorrer

Leia mais

ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1

ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1 ELE 1090 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES QUINTA EXPERIÊNCIA ROTEIRO EXPERIMENTAL CIRCUITOS SSB / COM 3 PARTE 1 OBJETIVOS: Examinar o circuito de anel balanceado como misturador e detector de AM. 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

APLICAÇÕES DOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS

APLICAÇÕES DOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS APLICAÇÕES DOS AMPLIFICADORES OPERACIONAIS Neste capítulo, o objetivo é o estudo das aplicações com os Amplificadores Operacionais realizando funções matemáticas. Como integração, diferenciação, logaritmo

Leia mais

Lista de Exercícios 05 Modulações Analógicas

Lista de Exercícios 05 Modulações Analógicas Lista de Exercícios 05 Modulações Analógicas 1) O que é modulação e por que é usada? 2) Qual a função de um MODEM? 3) Quais são os possíveis tipos de modulação existentes? Classifique-as e descreva basicamente

Leia mais

Exercícios de Telecomunicações 2

Exercícios de Telecomunicações 2 Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exercícios de Telecomunicações 2 (2004-2005) Sílvio A. Abrantes e Artur Moura Transmissão em banda-base 2.1. Um terminal gera 1250 caracteres/s,

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Modulação em Amplitude

Modulação em Amplitude Modulação em Amplitude Edmar José do Nascimento (Princípios de Comunicações) Universidade Federal do Vale do São Francisco Roteiro 1 Modulação AM DSB-SC 2 Modulação AM Tradicional 3 Modulação QAM 4 Modulação

Leia mais

Trabalho de Modulação de Frequência. Guia de procedimento

Trabalho de Modulação de Frequência. Guia de procedimento Trabalho de Modulação de Frequência Guia de procedimento Turma : Grupo : Data: / /2003 Nomes: Este guia contem o conjunto de experiências, observações e medidas a efectuar durante as aulas práticas laboratoriais.

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Comunicações

Introdução aos Sistemas de Comunicações aos Sistemas de Comunicações Edmar José do Nascimento () http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Roteiro 1 Sistemas de

Leia mais

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova 1 Gabarito

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova 1 Gabarito Prova Gabarito Questão (4 pontos) Um pulso é descrito por: g t = t e t / u t u t, a) Esboce o pulso. Este é um sinal de energia ou de potência? Qual sua energia/potência? (,7 ponto) b) Dado um trem periódico

Leia mais

01 - ( ) A informação ou sinal modulante está presente nas faixas laterais, modificando a amplitude e a freqüência destas componentes.

01 - ( ) A informação ou sinal modulante está presente nas faixas laterais, modificando a amplitude e a freqüência destas componentes. MODULAÇÃO EM AMPLITUDE 1 QUESTIONÁRIO DA UNIDADE II ASSUNTO: Modulação em Amplitude Nome: N o : Turma: Para cada período abaixo mencionado, analise seu conteúdo e marque F para uma situação FALSA ou V

Leia mais

Fundamentos de Telecomunicações

Fundamentos de Telecomunicações Fundamentos de Teleomuniações LERCI_FT 3/4: Modulações Analógias (AM / FM) Professor Vitor Barroso vab@isr.ist.utl.pt Modulações Analógias Modulação de amplitude Espetro, banda de transmissão, potênia

Leia mais

PRE29006 LISTA DE EXERCÍCIOS #

PRE29006 LISTA DE EXERCÍCIOS # INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ COORDENADORIA DE ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES PRE9006 LISTA DE EXERCÍCIOS #3 06. Exercícios. [, Exercício 7.] Seja A uma variável

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

UFSM-CTISM. Teoria da Comunicação Aula-6

UFSM-CTISM. Teoria da Comunicação Aula-6 UFSM-CTISM - DSB Teoria da Comunicação Aula-6 Professor: Andrei Piccinini Legg Santa Maria, 2012 - DSB Existem três modulações que são realizadas através do uso de uma portadora sinusoidal: em Amplitude

Leia mais

Sistemas de Comunicação Óptica

Sistemas de Comunicação Óptica Sistemas de Comunicação Óptica Problemas sobre Aspectos de Engenharia de Transmissão Óptica 1) Um fotodíodo PIN gera em média um par electrão-lacuna por cada três fotões incidentes. Assume-se que todos

Leia mais

Apresentação do Programa da Disciplina. Introdução aos sistemas de comunicação: principais modelos.

Apresentação do Programa da Disciplina. Introdução aos sistemas de comunicação: principais modelos. Professor: Edmar José do Nascimento Disciplina: PRNCÍPOS DE COMUNCAÇÃO Carga Horária: 60 hs Semestre: 2010.1 Pág. 1 de 5 EMENTA: Correlação e densidade espectral de potência. Princípio da amostragem. Transmissão

Leia mais

Introdução a Modulação

Introdução a Modulação Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações Introdução a Modulação Prof. Deise Monquelate Arndt Fontes: Princípios de Sistemas de

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação. Sistemas de Comunicação Digital Notes. Por quê Digital? Notes. Notes. Evelio M. G. Fernández. 5 de novembro de 2013

TE060 Princípios de Comunicação. Sistemas de Comunicação Digital Notes. Por quê Digital? Notes. Notes. Evelio M. G. Fernández. 5 de novembro de 2013 TE060 Princípios de Comunicação Modulação de Pulso 5 de novembro de 2013 Sistemas de Comunicação Digital Sistema digital no sentido de utilizar uma sequência de símbolos pertencentes a um conjunto finito

Leia mais

Transmissão sem distorção

Transmissão sem distorção Distorção do sinal durante a transmissão - 1 Transmissão sem distorção Fonte de informação x(t) Emissor Sinal transmitido s(t) Meio de transmissão Sinal recebido r(t) Receptor Saída da informação y(t)

Leia mais

Sinais e Sistemas. Luis Henrique Assumpção Lolis. 21 de fevereiro de Luis Henrique Assumpção Lolis Sinais e Sistemas 1

Sinais e Sistemas. Luis Henrique Assumpção Lolis. 21 de fevereiro de Luis Henrique Assumpção Lolis Sinais e Sistemas 1 Sinais e Sistemas Luis Henrique Assumpção Lolis 21 de fevereiro de 2014 Luis Henrique Assumpção Lolis Sinais e Sistemas 1 Conteúdo 1 Classificação de sinais 2 Algumas funções importantes 3 Transformada

Leia mais

MODULAÇÃO EM FASE E FREQUÊNCIA

MODULAÇÃO EM FASE E FREQUÊNCIA Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações MODULAÇÃO EM FASE E FREQUÊNCIA Prof. Deise Monquelate Arndt Fontes: Princípios de Sistemas

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

CET em Telecomunicações e Redes Telecomunicações. Lab 13 Antenas

CET em Telecomunicações e Redes Telecomunicações. Lab 13 Antenas CET em e Redes Objectivos Familiarização com o conceito de atenuação em espaço livre entre o transmissor e o receptor; variação do campo radiado com a distância; razão entre a directividade e ganho de

Leia mais

Trabalho de Comunicações Digitais. Guia de procedimento

Trabalho de Comunicações Digitais. Guia de procedimento Trabalho de Comunicações Digitais Guia de procedimento Turma : Grupo : Data: / /2005 Nomes: Este guia contem o conjunto de experiências e observações a efectuar durante as aulas práticas laboratoriais.

Leia mais

c) Se o valor da amplitude de v I for reduzido em 10%, quais são os novos valores máximo e médio de i B?

c) Se o valor da amplitude de v I for reduzido em 10%, quais são os novos valores máximo e médio de i B? Folha 4 Díodos. 1. Para cada um dos circuitos das figuras abaixo a entrada v I é sinusoidal com 10 V de amplitude e frequência 1kHz. Considerando os díodos ideais represente graficamente o sinal de saída

Leia mais

TE 060: PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PROF: EVELIO M. G. FERNÁNDEZ LISTA DE EXERCÍCIOS N O. 2

TE 060: PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PROF: EVELIO M. G. FERNÁNDEZ LISTA DE EXERCÍCIOS N O. 2 TE 6: PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PROF: EVELIO M G FERNÁNDEZ LISTA DE EXERCÍCIOS N O Um sinal AM onvenional é dado por sam t A kamt os t modulador m(t) é um tom senoidal, isto é, mt A os t quando o sinal

Leia mais

I-7 Digitalização e Reconstrução

I-7 Digitalização e Reconstrução I-7 Digitalização e Reconstrução (29 Novembro 2010) 1 Sumário 1. Teorema da Amostragem 1. Ritmo de Nyquist 2. Amostragem Ideal e Natural (análise no tempo e na frequência) 1. Sinais Passa Baixo 2. Sinais

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Nome: N o : Turma:

Nome: N o : Turma: MULTIPLEXAÇÃO E SINAL TELEGRÁFICO 1 QUESTIONÁRIO DA UNIDADE VI ASSUNTO: Multiplexação e Sinal Telegráfico Nome: ------------------------------------------------------------------------ N o : ------- Turma:

Leia mais

Meios de transmissão guiados

Meios de transmissão guiados Meios de transmissão uiados Pares simétricos - dois fios metálicos (cobre) isolados e entrelaçados: usados na rede telefónica local, em LANs; larura de banda MHz (sem pupinização, i.e. cara); sujeitos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA SÉRIE DE EXERCÍCIO #1 (1) DIODOS EM SÉRIE No circuito da figura a seguir

Leia mais

Antena receptora e Agregados Folha de exercícios nº 6

Antena receptora e Agregados Folha de exercícios nº 6 Antena receptora e Agregados Folha de exercícios nº 6 Antena receptora 1. Um dipolo de meio comprimento de onda está orientado segundo o eixo dos zz em meiolivre. A antena é iluminada por uma onda plana

Leia mais

Questionários de Telecomunicações

Questionários de Telecomunicações Questionários de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Questionário da Experiência N o 01 01 - Descreva o processo de medida de tensão utilizando o osciloscópio. 02 - Estabeleça uma relação entre

Leia mais

BETA TELECOM Consultores. Parte 2

BETA TELECOM Consultores. Parte 2 Parte 2 Esta é a segunda parte do artigo BT.466/01. Na primeira parte foram vistos os princípios básicos que definem o sistema de Espalhamento Espectral. Nesta parte serão detalhados os dois principais

Leia mais

Introdução a Modulação

Introdução a Modulação Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações Introdução a Modulação Fontes: Prof. Deise Monquelate Arndt Princípios de Sistemas de Telecomunicações,

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS

TRANSMISSÃO DE DADOS TRANSMISSÃO DE DADOS Aula 3: Transmissão Analógica Notas de aula do livro: FOROUZAN, B. A., Comunicação de Dados e Redes de Computadores, MCGraw Hill, 4ª edição Prof. Ulisses Cotta Cavalca

Leia mais

Sinais Elementares e Operações Básicas

Sinais Elementares e Operações Básicas Exper. 2 Sinais Elementares e Operações Básicas Objetivo Esta prática descreve como utilizar o Matlab para representar e manipular alguns sinais elementares: Estudar os sinais elementares de tempo contínuo

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Modulações digitais. Detecção não coerente de DPSK e MFSK. Probabilidades de erro.

Modulações digitais. Detecção não coerente de DPSK e MFSK. Probabilidades de erro. Modulações digitais 6 Detecção não coerente de DPSK e MFSK Proailidades de erro. Detecção não-coerente de FSK inário O sinal receido é r(t) = E cos(ω it + θ) + n(t ), em que θ é uma amostra de uma variável

Leia mais

Comunicações Digitais Prof. André Noll Barreto. Prova /2 (20/10/2016)

Comunicações Digitais Prof. André Noll Barreto. Prova /2 (20/10/2016) Prova 16/ (/1/16 Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste de quatro questões discursivas A prova terá a duração de h A prova pode ser feita a lápis ou caneta Não é permitida consulta a notas de aula,

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Instrumentação e Medidas Exame Escrito de 09 de Janeiro de 08 ATENÇÃO: As partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados PARTE I-A Medição Impedâncias Na figura da esquerda estão representadas

Leia mais

Lab 12 Modulação ASK, PSK e FSK

Lab 12 Modulação ASK, PSK e FSK Objectivos Analisar os sinais ASK, PSK e FSK em relação à largura de banda e espectro em frequência, com e sem utilização de filtro. Mostrar a vantagem de utilização deste tipo de modulação para circuitos

Leia mais

vam =Vp sen (2 π fp t) + (M / 2) Vp cos (2 π (fp - fm) t ) - (M / 2) Vp cos (2 π (fp+fm) t) portadora raia lateral inferior raia lateral superior

vam =Vp sen (2 π fp t) + (M / 2) Vp cos (2 π (fp - fm) t ) - (M / 2) Vp cos (2 π (fp+fm) t) portadora raia lateral inferior raia lateral superior Modulação AM 20 Definições: Modulação : variação de um parâmetro de uma onda portadora senoidal, de maneira linearmente proporcional ao valor instantâneo do sinal modulante ou informação. Portadora : Onda

Leia mais

Resolução dos exercícios propostos do livro texto referente a primeira etapa do curso Rodrigo César Pacheco

Resolução dos exercícios propostos do livro texto referente a primeira etapa do curso Rodrigo César Pacheco dos exercícios propostos do livro texto referente a primeira etapa do curso Rodrigo César Pacheco Exercícios do capítulo 1 (páginas 24 e 25) Questão 1.1 Uma fonte luminosa emite uma potência igual a 3mW.

Leia mais