c) Se o valor da amplitude de v I for reduzido em 10%, quais são os novos valores máximo e médio de i B?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "c) Se o valor da amplitude de v I for reduzido em 10%, quais são os novos valores máximo e médio de i B?"

Transcrição

1 Folha 4 Díodos. 1. Para cada um dos circuitos das figuras abaixo a entrada v I é sinusoidal com 10 V de amplitude e frequência 1kHz. Considerando os díodos ideais represente graficamente o sinal de saída v O. Determine os seus valores extremos (positivo e negativo). 2. O circuito representado na figura é um modelo para um carregador de baterias. Neste circuito, v I é uma sinusóide com 10 V de amplitude, D 1 e D 2 são díodos ideais, I é uma fonte de corrente de 100 ma, e B é uma bateria de 4.5 V. a) Represente graficamente o sinal de corrente da bateria, i B. b) Qual é o seu valor máximo? E o seu valor médio?

2 c) Se o valor da amplitude de v I for reduzido em 10%, quais são os novos valores máximo e médio de i B? 3. Considerando que o díodo nos circuitos das figuras é ideal, utilize o teorema de Thévenin para simplificar os circuitos e assim calcular os valores das correntes e tensões assinaladas. 4. Pretende carregar a bateria de 12 V com o circuito da figura, de tal forma que a bateria seja carregada pelo R sinal sinusoidal v S com uma corrente de valor médio de 100 ma durante 20% do tempo. Considere o díodo ideal. a) Qual é o valor pico a pico da tensão sinusoidal que deve utilizar? b) E o valor da resistência? c) Qual é a corrente de pico do díodo? d) Qual é o valor máximo da tensão inversa do díodo? e) Se as resistências poderem ser especificadas com apenas um algarismo significativo, assim como a amplitude da tensão, qual é a configuração de circuito que escolheria para garantir a corrente de carga especificada? Nessas condições: f) Durante que fracção de tempo passa corrente pelo díodo? g) Qual é o valor médio da corrente do díodo? h) Qual é o valor de pico da corrente do díodo? i) Qual é o valor máximo da tensão inversa do díodo? 5. Um díodo, para o qual n = 1, tem uma corrente de 5 ma para uma queda de tensão na junção de 0.7 V. a) Qual é o valor da sua corrente de saturação, I S? b) Que corrente passará pelo díodo se a tensão na junção aumentar para 0.71 V? e se aumentar para 0.8 V? se baixar para 0.69 V? e para 0.6 V? c) Que variação na tensão de junção fará aumentar a corrente do díodo de um factor de 10? 6. O circuito da figura da esquerda utiliza três díodos idênticos com n = 1 e I S = A. a) Calcule o valor da corrente I necessária para obter um valor de saída V O = 2V. b) Se uma corrente de 1 ma for solicitada ao circuito por uma carga ligada à saída, qual é a variação na tensão de saída? 7. Os díodos do circuito da direita são idênticos, conduzindo 10 ma a 0.7 V e 100 ma a 0.8 V. Determine o valor de R para o qual V = 80 mv.

3 8. Um engenheiro, notando que para os díodos a tensão da junção é relativamente independente da corrente, considera utilizar um díodo grande para obter uma tensão de valor baixo e relativamente constante. Possui um díodo de potência, que tem uma corrente nominal de 10 A a 0.8 V, e n = 2. Se polarizar este díodo com uma corrente que varia entre 0.5 ma e 1.5 ma, qual é a variação da tensão da junção que irá obter? Que variação adicional de tensão se espera se a temperatura variar de 25 C? 9. Como alternativa ao circuito do problema anterior, o engenheiro propõe-se utilizar um espelho de corrente para copiar a corrente que tem disponível e polarizar com as duas corrente iguais dois díodos de áreas de junção diferentes, e utilizar a diferença de tensão da junção dos díodos como a sua tensão constante. Assim, aplicam-se correntes idênticas a dois díodos com diferentes áreas de junção e medem-se as respectivas quedas de tensão. Para a tensão de junção de 0.7 V um dos díodos disponíveis conduz uma corrente de 0.1 ma, enquanto o outro conduz 1 A. Para correntes idênticas aplicadas a ambos, numa gama de 0.5 ma a 1.5 ma, qual é a gama de diferenças de tensão resultante? Qual é o efeito de uma variação na temperatura de 25 C? Considere n = Um díodo de 1mA (isto é, um díodo com i D = 1 ma para v D = 0.7 V) está ligado em série com uma resistência de 200 a uma alimentação de 1 V. a) Faça uma estimativa aproximada da corrente do díodo. b) Se o díodo for caracterizado por n = 2, estime o valor para a corrente de forma mais exacta utilizando um método iterativo. 11. Considere o circuito rectificador de meia onda com R = 1 k e o díodo modelado com V D0 = 0.65 V e r D = 20. Se a tensão v S for uma sinusóide com 10 V de amplitude faça um esboço detalhado da tensão de saída do circuito. 12. Repita o problema 3 considerando que os díodos têm o modelo equivalente da queda de potencial constante (V D = 0.7V). 13. No circuito da figura, I é uma corrente dc e v S é um sinal sinusoidal. Os condensadores C 1 e C 2 são bastante grandes. Utilize o modelo de sinais fracos do díodo para mostrar que: nv v v nv IR Seja R s = 1 k e n = 2. Com v s = 10 mv calcule v o para I = 1 ma, 0.1 ma e 1 μa. Para que valor de I se torna v o igual a metade de v s? Note que este circuito funciona como um atenuador de sinal com o factor de atenuação controlado pelo valor I da fonte de corrente dc. 14. No circuito da figura, I é uma corrente dc e v i é um sinal sinusoidal de fraca amplitude (menos de 10 mv) e frequência de 100 khz. Representando o díodo pela sua resistência para sinais fracos r d, resistência esta que é função de I, calcule a tensão

4 sinusoidal de saída v o, e obtenha uma expressão para o desvio de fase (phase shift) entre v i e v o. Determine o valor de I que origina um desvio de fase de 45, e a gama de desvios de fase obtida quando I varia de 0.1 a 10 vezes esse valor. Considere n = Considere o circuito regulador de tensão da figura quando a saída fornece uma corrente I L a uma carga. a) Se o valor de I L for suficientemente pequeno para que a correspondente variação na tensão de saída V o seja tal que permite a utilização do modelo para sinais fracos do díodo, mostre que // Este valor é designado por factor de regulação da carga e é normalmente expresso em mv/ma. b) Se o valor de R for seleccionado tal que na ausência de carga a tensão do díodo é de 0.7 V e a corrente do díodo é I D, mostre que o factor de regulação passa a ser Seleccione o menor valor possível para I D que resulte numa regulação de carga 5 mv/ma. Considere n = 2. Se V + for 10 V, qual deve ser o valor de R? Especifique também o díodo necessário. c) Generalize a expressão deduzida em (b) para o caso de m díodos ligados em série e uma resistência R calculada para obter V o = 0.7 mv quando o circuito não tem carga. 16. Pretende-se utilizar um regulador de tensão, constituído por dois díodos em série alimentados por uma fonte de corrente, para substituir uma pilha de zinco-carbono de tensão nominal 1.5 V. A corrente de carga do regulador varia de 2 ma a 7 ma. Estão disponíveis fontes de corrente constantes de 5 ma, 10 ma, e 15 ma. Qual delas escolheria para alimentar o regulador (escolha a que providenciar um melhor factor de regulação da carga)? Que variação na tensão de saída se obteria para a gama total de variação da corrente de carga? Considere que os díodos têm n = Um Zener de 9.1 V apresenta a sua tensão nominal para uma corrente de teste de 28 ma. Com esta corrente a resistência incremental está especificada como sendo de 5 Ω. Calcule a tensão V Z0 do modelo do Zener. Calcule a tensão do Zener para as correntes de 10 ma e 100 ma. 18. É necessário desenhar um regulador paralelo (shunt regulator) para fornecer uma tensão regulada de cerca de 10 V. O díodo Zener disponível, o díodo 1N4740, de 10V, 1 W, está especificado como tendo uma queda de tensão de 10 V com uma corrente de 25 ma. Com esta corrente r Z = 7. A tensão disponível tem um valor nominal de 20 V, mas oscila de 25%. O regulador deve fornecer uma corrente de carga de 0 ma a 20 ma. Projecte o circuito para funcionar com uma corrente de Zener mínima de 5 ma. a) Determine V z0. b) Determine o valor de R. c) Qual é a variação em V O, expressa em percentagem, correspondente a uma variação de 25% em V S? d) Calcule o factor de regulação da carga. De que percentagem varia V O quando o circuito passa da condição sem carga até à carga máxima?

5 e) Qual é a corrente máxima que o Zener terá de suportar? Qual é a potência dissipada pelo Zener? 19. Considere o circuito rectificador de meia onda da figura, mas com o díodo invertido. Seja v S uma sinusóide com uma amplitude de 15 V, e R = 1.5 k. Utilize o modelo da queda de potencial constante com V D = 0.7 V. a) Faça um esboço da característica de transferência. b) Faça um esboço de v O. c) Calcule o valor médio de v O. d) Calcule a corrente de pico do díodo. e) Calcule a tensão inversa máxima (PIV, peak inverse voltage) do díodo. 20. Utilizando o modelo exponencial do díodo, mostre que, para v S e v O ambos positivos, o circuito da figura do problema anterior tem a característica de transferência vo vs vd nvt ln vo R com v D a tensão do díodo quando i D = 1 ma, v S e v O em volts e R em k. 21. Um rectificador de onda completa, com uma resistência de carga de 1 k, funciona alimentado por uma tensão de 120 V (rms) e 60 Hz de frequência que passa através de um transformador de 5 para 1 com tomada no ponto médio do secundário. Utiliza dois díodos de silício que podem ser modelados com uma queda de potencial de 0.7 V para todas as correntes. Qual é a tensão de pico da saída rectificada? Cada díodo conduz durante que fracção do ciclo? Qual é a tensão de saída média? Qual é a corrente média na carga? 22. Considere o ampop da figura ideal, à excepção das tensões de saturação da saída de ±12 V. Suponha que o díodo, quando em condução, tem uma queda de potencial constante de 0.7 V. Obtenha v _, v O e v A para v I igual a: +1 V; +2 V; 1 V; 2 V. Calcule também o valor médio da saída quando v I é uma onda quadrada simétrica com uma frequência de 1 khz, 5 V de amplitude e valor médio Considere o ampop da figura ideal, à excepção das tensões de saturação da saída de ±12 V. Suponha que o díodo, quando em condução, tem uma queda de potencial constante de 0.7 V. Obtenha v _, v A e v O para v I igual a: (a) +1 V; (b) +2 V; (c) 1 V; (d) 2 V. 24. Faça um esboço da característica de transferência dos circuitos das figuras abaixo. Os díodos podem ser modelados com V D0 = 0.65 V e r D = 20 Ω.

6 25. Repita o problema anterior para os dois circuitos (a) e (b) ligados da seguinte forma: ligam-se os dois terminais de entrada e ligam-se os dois terminais de saída. 26. Faça um esboço detalhado da característica de transferência do circuito para 20 V v I +20 V. Considere que os díodos podem ser representados por um modelo linear por troços com V D0 = 0.65 V e r D = 20 Ω. Considerando que a tensão de Zener especificada (8.2 V) é medida à corrente de 10 ma e que r Z = 20 Ω, utilize para o Zener um modelo linear por troços. 27. Desenhe circuitos limitadores usando somente díodos e resistências de 10 kω para obter um sinal de saída com tensões limitadas a: 0.7 V e tensões superiores; 2.1 V e tensões superiores; ±1.4 V. Considere que cada díodo tem uma queda de potencial constante de 0.7 V quando em condução. 28. Desenhe um limitador de dois níveis, com níveis nominais de limitação de ±3 V, utilizando uma resistência, dois díodos e duas alimentações. A carga deste limitador é uma resistência de 1 kω. Os díodos podem ser modelados por uma queda de potencial de 0.5 V e uma resistência consistente com uma condução de 10 ma a 0.7 V. Na região não limitada o ganho em tensão do circuito deve ser no mínimo 0.95 V/V. Faça um esboço da tensão de saída. Calcule o valor da saída para entradas de ±10 V.

7 Soluções da folha 4: 1. (a) 10 V e 0 V; (b) 0 V e 10 V; (c) 0 V; (d) 10 V e 0 V; (e) 10 V e 10 V; (f) 10 V e 0 V; (g) 0 V e 10 V; (h) 0 V; (i) 10 V e 5 V; (j) 10 V e 5 V; (k) 1 V e 9 V 2. (b) 100 ma; 35 ma (c) 100 ma; 33.3 ma 3. (a) ma; 4.5 V (b) 0 A; 2 V 4. (a) V (b) 3.75 Ω (c) 0.75 A (d) V (e) 30 V e 3 Ω (f) 20.5% (g) 136 ma (h) 1 A (i) 27 V 5. (a) 3.46x10 15 A (b) 7.46 ma; ma; 3.35 ma; µa (c) mv 6. (a) 3.81 ma (b) 22.8 mv Ω mv; 50 mv V ± 2.75 mv 10. (a) 1.5 ma (b) 1.42 ma (a) ma; 3.98 V (b) 0 A; 2 V mv; mv; mv; 50 µa µa; 84.3º a 5.71º 15. (b) 930 Ω; díodo de 10 ma (a 0.7V) (c) ma; 49 mv V; 9.46 V 18. (a) V (b) 205 Ω (c) ±1.65% (d) 6.77 V/A; 1.35% (e) 71.6 ma; mw 19. (c) 4.43 V (d) 9.5 ma (e) 15 V V; 48.7%; V; ma 22. v O médio = 5 V 23. (a) 0 V; 0.7 V; 0 V; (b) 0 V; 0.7 V; 0 V; (c) 0 V; 1.7 V; 1 V; (d) 0 V; 2.7 V; 2 V ±4.9 V

1) Para os circuitos mostrados na figura abaixo (diodo ideal), encontre os valores de tensões e correntes indicados.

1) Para os circuitos mostrados na figura abaixo (diodo ideal), encontre os valores de tensões e correntes indicados. 1) Para os circuitos mostrados na figura abaixo (diodo ideal), encontre os valores de tensões e correntes indicados. 2) Um regulador de tensão paralelo (Shunt) utiliza um diodo zener cuja tensão é 5,1

Leia mais

Folha 5 Transístores bipolares.

Folha 5 Transístores bipolares. Folha 5 Transístores bipolares. 1. Considere um transístor npn que possui uma queda de potencial base emissor de 0.76 V quando a corrente de colector é de 10 ma. Que corrente conduzirá com v BE = 0.70

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA COLECTÂNEA DE EXERCÍCIOS DE ELECTRÓNICA II (Para apoio às Aulas Práticas Exercícios retirados do livro Microelectronics Circuits Sedra/Smith)

Leia mais

Retificadores (ENG ) Lista de Exercícios de Dispositivos Eletrônicos

Retificadores (ENG ) Lista de Exercícios de Dispositivos Eletrônicos Retificadores (ENG - 20301) Lista de Exercícios de Dispositivos Eletrônicos 01) Descreva com suas palavras o significado da palavra ideal aplicada a um dispositivo ou sistema. 02) Qual é a principal diferença

Leia mais

PARTE II - Circuitos Resistivos Não-Lineares

PARTE II - Circuitos Resistivos Não-Lineares Problema 2.1 Amplificador não inversor PATE II ircuitos esistivos NãoLineares onsidere o amplificador da figura 2.1. A tensão, v in, na entrada do amplificador operacional (A.O.), que se supõe ideal, é

Leia mais

Colectânea de Problemas

Colectânea de Problemas Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Electrónica Mestrado em Engenharia Física Tecnológica (MEFT) Mestrado em Engenharia Biomédica (MEBiom) Colectânea de Problemas 1 Teoria dos Circuitos 2 Circuitos com

Leia mais

Série de Exercícios sobre Díodos (2ª parte)

Série de Exercícios sobre Díodos (2ª parte) Disciplina : Electrónica Série de Exercícios sobre Díodos (2ª parte) Objectivo: Pretende-se nesta disciplina, dotar os alunos de conhecimentos na área da análise e projecto de circuitos electrónicos. Ref:

Leia mais

Montagens Básicas com Díodos

Montagens Básicas com Díodos Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar Departamento de Engenharia Electrotécnica ELECTRÓNICA I Trabalho Prático N.º 2 Montagens Básicas com Díodos Efectuado pelos alunos:

Leia mais

Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops).

Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops). Folha 3 Amplificadores operacionais (ampops). 1. Os fios de ligação aos terminais de saída de um transdutor captam um ruído de interferência com frequência de 60 Hz e 1 V de amplitude. O sinal de saída

Leia mais

ELETRÔNICA ANALÓGICA CEL099. Prof. Pedro S. Almeida

ELETRÔNICA ANALÓGICA CEL099. Prof. Pedro S. Almeida ELETRÔNICA ANALÓGICA CEL099 Prof. Pedro S. Almeida pedro.almeida@ufjf.edu.br Circuitos de Aplicação de Diodos 2 Conteúdo Circuitos Retificadores Retificador de Meia-Onda Retificador de Onda-Completa a

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ELECTRÓNICA GERAL

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ELECTRÓNICA GERAL UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ELECTRÓNICA GERAL 3º TRABALHO DE LABORATÓRIO DÍODO João Beirante 1º Parte do Trabalho de Laboratório 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

ELECTRÓNICA I. Métodos básicos de análise de circuitos - 1ª Parte. Guia de Montagem do Trabalho Prático

ELECTRÓNICA I. Métodos básicos de análise de circuitos - 1ª Parte. Guia de Montagem do Trabalho Prático Escola de Engenharia Dep. Electrónica Industrial 1/14 ELECTRÓNICA I circuitos - 1ª Parte Guia de Montagem do Trabalho Prático OBJECTIVO Familiarização com os métodos básicos de análise de circuitos: Lei

Leia mais

Eletrônica I PSI3321. Aula Matéria Cap./página 1ª 16/02

Eletrônica I PSI3321. Aula Matéria Cap./página 1ª 16/02 iodo deal Aula 5 P/EPUP Aula Matéria Cap./página 1ª 16/02 2ª 19/02 3ª 23/02 4ª 26/02 5ª 01/03 6ª 04/03 7ª 08/03 8ª 11/03 9ª 15/03 10ª 18/03 P/EPUP Eletrônica P3321 Programação para a Primeira Prova ntrodução,

Leia mais

Trabalho prático nº 3 de Electrónica 2009/2010

Trabalho prático nº 3 de Electrónica 2009/2010 Trabalho prático nº 3 de Electrónica 2009/2010 Título: Amplificador operacional. ConFiguração não inversora (seguidor de tensão). Sensor de temperatura. Sumário Utilizar se á o circuito do trabalho prático

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA INSTITUTO POLITÉNIO DE SETÚBAL ESOLA SUPEIO DE TENOLOGIA OLETÂNEA DE EXEÍIOS DE ELETÓNIA II (Para apoio às Aulas Práticas Exercícios retirados do livro Microelectronics ircuits Sedra/Smith) Setembro 2002

Leia mais

Trabalho prático nº 5 de Electrónica 2009/2010

Trabalho prático nº 5 de Electrónica 2009/2010 Trabalho prático nº 5 de Electrónica 29/21 Título: Circuito amplificador com um transístor em montagem de emissor comum (com e sem degenerescência do emissor). Sumário Proceder se á à montagem de um circuito

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBL ESCOL SUPEIO DE TECNOLOGI COLECTÂNE DE EXECÍCIOS DE ELECTÓNIC II (Para apoio às ulas Práticas Exercícios retirados do livro Microelectronics Circuits Sedra/Smith) Setembro

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II

Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Curso Técnico em Eletroeletrônica Eletrônica Analógica II Aula 01 Revisão: Diodos Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 DIODOS 2 DIODOS DIODO SEMICONDUTOR O diodo é um dispositivo de dois terminais

Leia mais

INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA

INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA Caracteristicas-dos-diodos -1-22. 30 Curso Técnico em Eletrotécnica Características dos diodos Diodos semicondutores

Leia mais

Aula 5 O Modelo para Pequenos Sinais O Diodo real na região de ruptura reversa. Prof. AC.Seabra-PSI/EPUSP

Aula 5 O Modelo para Pequenos Sinais O Diodo real na região de ruptura reversa. Prof. AC.Seabra-PSI/EPUSP Aula 5 O Modelo para Pequenos Sinais O Diodo real na região de ruptura reversa Prof. AC.Seabra-PSI/EPUSP 2013 88 88 PSI 2223 Introdução à Eletrônica Programação para a Primeira Prova Prof. AC.Seabra-PSI/EPUSP

Leia mais

Condutividade: maior que a dos isolantes, menor que a dos condutores Germânio Ge : inicialmente Silício Si : actualmente: mais abundante e mais fácil

Condutividade: maior que a dos isolantes, menor que a dos condutores Germânio Ge : inicialmente Silício Si : actualmente: mais abundante e mais fácil Díodo ideal Circuitos Electrónicos Básicos Elementos da coluna IV da Tabela Periódica. Semicondutores Condutividade: maior que a dos isolantes, menor que a dos condutores Germânio Ge : inicialmente Silício

Leia mais

5) No circuito abaixo, determine a potência gerada pela bateria de 5 V.

5) No circuito abaixo, determine a potência gerada pela bateria de 5 V. ) Determine Vab (i7 é desconhecido). V = 0V ab ) Obtenha os circuitos equivalentes de Thévenin e Norton do seguinte circuito. R.: 3) Determine a resistência equivalente R ab vista dos terminais ab do circuito

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR Escola Superior de Tecnologia de Tomar Departamento de Engenharia Electrotécnica Electrónica I 2007-2008 Exame Duração: 2:00 Horas Data: 31-01-2008 Importante: Todas as respostas

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Informática Disciplina Sistemas de Instrumentação Engenharia de Sistemas e 1 Ano Curso Ano º Semestre Informática º Lectivo Aulas Teórico-Práticas Ficha de Trabalho N.º3 005/006 Título Condicionamento

Leia mais

ELETRÔNICA I. Apostila de Laboratório. Prof. Francisco Rubens M. Ribeiro

ELETRÔNICA I. Apostila de Laboratório. Prof. Francisco Rubens M. Ribeiro ELETRÔNICA I Apostila de Laboratório Prof. Francisco Rubens M. Ribeiro L E E UERJ 1996 Prática 01 - Diodo de Silício 1 - Objetivo: Levantamento da característica estática VxI do diodo de Si, com o auxílio

Leia mais

Circuito 1 Circuito 2 I SA

Circuito 1 Circuito 2 I SA ES238 Eletrônica Geral I 1ř semestre de 2006 11/out/2006 RECUPERAÇÃO Para os transistores bipolares, I sat =1 10 12 A, V T = 25mV, V A = 100V. 1. Dispondo de um transformador com saída de 15 V de pico

Leia mais

Trabalho prático nº 4 de Electrónica 2008/2009

Trabalho prático nº 4 de Electrónica 2008/2009 Trabalho prático nº 4 de Electrónica 2008/2009 Título: Circuito amplificador com um transístor em montagem de emissor comum (com e sem degenerescência do emissor). Sumário Proceder se á à montagem de um

Leia mais

CET - Electromedicina. Eletrónica. Capítulo 2 Díodos. António Roque - Ano lectivo 2012/2013 CET - Electromedicina

CET - Electromedicina. Eletrónica. Capítulo 2 Díodos. António Roque - Ano lectivo 2012/2013 CET - Electromedicina CET - Electromedicina Eletrónica Capítulo 2 Díodos António Roque - Ano lectivo 1 António Roque - Ano lectivo 2 Um díodo é um dispositivo capaz de permitir a passagem de corrente num sentido e impedir no

Leia mais

INTRODUÇÃO 3.1. O DIODO IDEAL DIODOS

INTRODUÇÃO 3.1. O DIODO IDEAL DIODOS INTRODUÇÃO O diodo é o elemento de circuito não linear mais simples. Já foi implementado em válvulas de efeito termo-iônico, mas hoje é feito de junções PN semicondutoras. A aplicação mais comum é em circuitos

Leia mais

Estudo de Circuitos com Díodos

Estudo de Circuitos com Díodos Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Biomédica 1.º Ano, 2.º Semestre 2004/2005 Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Electrónica Relatório do trabalho de

Leia mais

Aula. Retificadores trifásicos. Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência

Aula. Retificadores trifásicos. Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência Aula Retificadores trifásicos Prof. Alexandre Akira Kida, Msc., Eng. Eletrônica de Potência 1 Plano de aula Retificadores trifásicos não controlados de meia onda Retificadores trifásicos controlados de

Leia mais

Diodos e Introdução a Circuitos com Diodos

Diodos e Introdução a Circuitos com Diodos AULA 04 Diodos e Introdução a Circuitos com Diodos Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T1 018 Conteúdo Curva Característica do Diodo Reta de Carga e Ponto Quiescente (Q) Circuitos Retificadores

Leia mais

Escola Secundária com 3 o Ciclo do Ensino Básico de Adolfo Portela, Águeda

Escola Secundária com 3 o Ciclo do Ensino Básico de Adolfo Portela, Águeda Escola Secundária com 3 o Ciclo do Ensino Básico de Adolfo Portela, Águeda Módulo 4 - Apontamentos sobre fontes de alimentação Prof. Eduardo Martins Janeiro de 2010 Conteúdo I Fontes de alimentação 3 1

Leia mais

Electrotecnia. Exercícios

Electrotecnia. Exercícios Electrotecnia Exercícios (72 Exercícios) Rui Antunes Ano Lectivo 2010/2011 1 - Considere o circuito da placa EB-101 constituído pelas resistências R11 a R14. a) Obtenha o valor das resistências R11 a R14,

Leia mais

ELETRONICA ANALÓGICA By W. L. Miranda. Fontes de alimentação CA/CC.

ELETRONICA ANALÓGICA By W. L. Miranda. Fontes de alimentação CA/CC. ELETRONICA ANALÓGICA By W. L. Miranda Fontes de alimentação CA/CC. 1 - Considerações de projeto: a) 1º Caso: Isolamento entre rede domiciliar CA e a carga. Neste caso, a fase, o neutro ou o aterramento

Leia mais

Exemplo 4.1 (pag.245)

Exemplo 4.1 (pag.245) Exemplo 4.1 (pag.245) Considere um processo tecnológico com min =0,4 μm, t ox =8nm, μ n =450 cm 2 /V.s, e V t =0,7 V. a) Determine C ox e k n. b) Para um MOSFET com W/=8 μm/0,8 μm, determine os valores

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE)

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) Concurso Público - NÍVEL SUPERIOR CARGO: Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico Classe: Tecnologista Junior Padrão I TEMA: CADERNO DE PROVAS

Leia mais

Fundamentos de Electrónica Laboratório

Fundamentos de Electrónica Laboratório Fundamentos de Electrónica Laboratório Díodo de Junção Semicondutor Regime Estacionário IST-2013/2014 2º Semestre Objectivos Com este trabalho pretendem atingir-se dois objectivos: a. Determinar experimentalmente

Leia mais

Eletrônica 1 - Lista 8 - Resolução

Eletrônica 1 - Lista 8 - Resolução Eletrônica 1 - Lista 8 - Resolução 1 Circuito em questão: 10 kω 10V 60Hz I z Z 1 10 kω R 2 1.1 Semi-ciclo positivo Redesenhando circuito para valores positivos de : 10 kω Z 1 I z 10 kω R 2 Nesse caso,

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia

Escola Superior de Tecnologia Escola Superior de Tecnologia Departamento de Engenharia Electrotécnica Electrónica I 1º Trabalho de Laboratório Características V-I do díodo de silício, do díodo Zener e do díodo emissor de luz - LED

Leia mais

Díodo Zener. Para funcionar com polarização inversa. Modelo mais simples assume r z =0. Electrónica 1

Díodo Zener. Para funcionar com polarização inversa. Modelo mais simples assume r z =0. Electrónica 1 Díodo Zener Para funcionar com polarização inversa. Modelo mais simples assume r z =0 exemplo como é que calcula I, I Z e I L? Díodo Zener Ef.Zener(V z 7V) Especificações: corrente

Leia mais

Fundamentos de Electrónica Laboratório

Fundamentos de Electrónica Laboratório Fundamentos de Electrónica Laboratório Díodo de Junção Semicondutor Regime dinâmico IST-2013/2014 2º Semestre Objectivo om este trabalho pretendem atingir-se três objectivos: a. Observar experimentalmente

Leia mais

Cursos de Engenharia Electrotécnica e Engª de Electrónica e Computadores. Electrónica I

Cursos de Engenharia Electrotécnica e Engª de Electrónica e Computadores. Electrónica I Cursos de Engenharia Electrotécnica e Engª de Electrónica e Computadores Electrónica I 2º Trabalho de Laboratório Estudo de circuitos com díodos Março de 2003 2º Trabalho de Laboratório Estudo de circuitos

Leia mais

Programa de engenharia biomédica

Programa de engenharia biomédica Programa de engenharia biomédica princípios de instrumentação biomédica COB 781 Conteúdo 2 - Elementos básicos de circuito e suas associações...1 2.1 - Resistores lineares e invariantes...1 2.1.1 - Curto

Leia mais

/LFHQFLDWXUDHP(QJHQKDULDGH 6LVWHPDVH&RPSXWDGRUHV,QVWUXPHQWDomRH0HGLGDV

/LFHQFLDWXUDHP(QJHQKDULDGH 6LVWHPDVH&RPSXWDGRUHV,QVWUXPHQWDomRH0HGLGDV 81,9(6,'$'('$0$'(,$ ([HUFtFLRVDUHVROYHUQDDXOD Considere a função YW representada na figura. (Exercício adaptado do Prob. 1 de [1]). )LJXUD. Oscilograma com uma tensão rectangular. Determine: D Os valores

Leia mais

REGULADOR A DIODO ZENER

REGULADOR A DIODO ZENER NAESTA00-3SA FUNDAMENTOS DE ELETRÔNICA LABORATÓRIO Prof. Rodrigo Reina Muñoz REGULADOR A DIODO ZENER. OBJETIVOS Após completar estas atividades de laboratório, você deverá ser capaz de observar o funcionamento

Leia mais

OUTROS. Vz C2. 4- O circuito da fig. 2 realiza um multivibrador astável:

OUTROS. Vz C2. 4- O circuito da fig. 2 realiza um multivibrador astável: PP / 0 OS O circuito da fig. realiza um multivibrador astável: (,0) Calcule para que o circuito oscile em 0kHz. Considere C=nF e Vz=V. Vcc=5V IC 555 5 Vz C C=0,0nF fig AMPLIFICADO OPEACIONAL PP / 00 (,5)

Leia mais

Aula 22. Semicondutores Diodos e Diodo Zenner

Aula 22. Semicondutores Diodos e Diodo Zenner Aula 22 Semicondutores Diodos e Diodo Zenner Junção PN Ao acoplar semicondutores extrínsecos do tipo P e do tipo N, criamos a junção PN, atribuída aos diodos. Imediatamente a esta "união" é formada uma

Leia mais

Prof. Rogério Eletrônica Geral 1

Prof. Rogério Eletrônica Geral 1 Prof. Rogério Eletrônica Geral 1 Apostila 3 Continuação de Diodos III - CIRCUITOS COM DIODOS 1 - Sinal senoídal Um dos sinais elétricos alternados mais comuns é o senoídal. O sinal senoídal pode ser representado

Leia mais

Capítulo 2 Aplicações do Diodo

Capítulo 2 Aplicações do Diodo Capítulo 2 Aplicações do Diodo Prof. Eng. Leandro Aureliano da Silva Agenda Resistor Limitador de Corrente Análise por Reta de Carga Aproximações para o Diodo Configurações Série de Diodos com Entradas

Leia mais

Trabalho prático nº 2 de Electrónica 2009/2010

Trabalho prático nº 2 de Electrónica 2009/2010 Trabalho prático nº 2 de Electrónica 2009/2010 Título: Amplificador operacional. Configuração inversora. Sumário Proceder se á à montagem de circuitos simples com amplificadores operacionais (ampops) em

Leia mais

Electrónica II Amplificadores de Potência

Electrónica II Amplificadores de Potência Introdução Os amplificadores são normalmente compostos por vários andares em cascata: entrada e intermédios operam com pequenos sinais. ao andar de saída é solicitada uma potência suficientemente elevada

Leia mais

Guia de Aulas Práticas de Eletrônica Analógica e Digital AULA PRÁTICA 05 CIRCUITOS A DIODOS. 1. OBJETIVOS: Estudar diversas aplicações para os diodos

Guia de Aulas Práticas de Eletrônica Analógica e Digital AULA PRÁTICA 05 CIRCUITOS A DIODOS. 1. OBJETIVOS: Estudar diversas aplicações para os diodos AULA PRÁTICA 05 CIRCUITOS A DIODOS 1. OBJETIVOS: Estudar diversas aplicações para os diodos 2. PRÉ-REQUISITOS: Capítulo 2 do livro texto. 3. RESUMO TEÓRICO: O diodo, apesar de ser o dispositivo semicondutor

Leia mais

DIODO ZENER Conceitos de Regulação de Tensão, Análise da Curva do Diodo Zener

DIODO ZENER Conceitos de Regulação de Tensão, Análise da Curva do Diodo Zener DIODO ZENER Conceitos de Regulação de Tensão, Análise da Curva do Diodo Zener OBJETIVOS: Analisar o funcionamento de um diodo zener; entender o conceito de regulação de tensão. INTRODUÇÃO TEÓRICA O diodo

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADORES TRIFÁSICOS NÃO-CONTROLADOS Professor Eduardo Moreira Vicente Sumário 1. Introdução 2. Retificadores trifásicos de meia-onda

Leia mais

Lista de Exercícios Amplificadores Operacionais

Lista de Exercícios Amplificadores Operacionais Lista de Exercícios Amplificadores Operacionais Para solução dos exercícios, suponha o amplificador operacional ideal e a alimentação simétrica de 12V. 1- Para os circuitos abaixo, diga qual configuração

Leia mais

/LFHQFLDWXUDHP(QJHQKDULDGH 6LVWHPDVH&RPSXWDGRUHV,QVWUXPHQWDomRH0HGLGDV

/LFHQFLDWXUDHP(QJHQKDULDGH 6LVWHPDVH&RPSXWDGRUHV,QVWUXPHQWDomRH0HGLGDV ([HUFtFLRVDUHVROYHUQDDXOD Um conjunto de receptores é alimentado por sistema trifásico e simétrico. Nas fases 1 e 2 estão instalados dois amperímetros que indicam respectivamente A e 8 A. Para a medição

Leia mais

ELETRÔNICA I 2312A PROF. ALCEU FERREIRA ALVES 3ª LISTA DE EXERCÍCIOS CIRCUITOS COM DIODOS 15/09/2008

ELETRÔNICA I 2312A PROF. ALCEU FERREIRA ALVES 3ª LISTA DE EXERCÍCIOS CIRCUITOS COM DIODOS 15/09/2008 ELETRÔNIA I 2312A PROF. ALEU FERREIRA ALVES 3ª LISTA DE EXERÍIOS IRUITOS OM DIODOS 15/09/2008 * Para resolução da lista, considerar diodos ideais e tensão de rede 115V, exceto quando especificado contrário.

Leia mais

ELETRÔNICA PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

ELETRÔNICA PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL ELETRÔNICA PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br UBERABA MG 2º SEMESTRE 2009 MULTIPLICADOR DE TENSÃO Um multiplicador de tensão é formado pôr dois ou

Leia mais

ELT313 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA I ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO N O 1 DIODOS SEMICONDUTORES

ELT313 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA I ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO N O 1 DIODOS SEMICONDUTORES ELT313 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA I ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO N O 1 DIODOS SEMICONDUTORES OBJETIVOS Testar diodos utilizando multímetro digital. Desenhar a curva característica tensão vs.

Leia mais

EN 2719 Dispositivos Eletrônicos AULA 05. Aplicações do Diodo. Prof. Rodrigo Reina Muñoz T1 2018

EN 2719 Dispositivos Eletrônicos AULA 05. Aplicações do Diodo. Prof. Rodrigo Reina Muñoz T1 2018 AULA 05 Aplicações do Diodo Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br T1 2018 Conteúdo Diodo Zener Portas Lógicas: AND e OR ( E e OU ) Multiplicadores de Tensão Limitadores (Ceifadores) Grampeadores

Leia mais

Circuitos Elétricos I EEL420

Circuitos Elétricos I EEL420 Universidade Federal do Rio de Janeiro Circuitos Elétricos I EEL420 Conteúdo 2 - Elementos básicos de circuito e suas associações...1 2.1 - Resistores lineares e invariantes...1 2.1.1 - Curto circuito...2

Leia mais

Instrumentação e Medidas

Instrumentação e Medidas Instrumentação e Medidas Exame Escrito de 09 de Janeiro de 08 ATENÇÃO: As partes I e II devem ser resolvidas em cadernos separados PARTE I-A Medição Impedâncias Na figura da esquerda estão representadas

Leia mais

Sistemas de Accionamento Electromecânico

Sistemas de Accionamento Electromecânico Sistemas de Accionamento Electromecânico Exercícios Teórico-práticos (Transformadores de potência) 3.º Ano, 1.º Semestre 2007-2008 1. Desenhe o diagrama vectorial de um transformador monofásico em carga,

Leia mais

- Eletrônica Analógica 1 - Capítulo 1: Diodos

- Eletrônica Analógica 1 - Capítulo 1: Diodos - Eletrônica Analógica 1 - Capítulo 1: Diodos Sumário Parte 1: teoria de diodos Parte 2: Circuitos com diodos - O diodo ideal - Física dos semicondutores - Resistência e modelos equivalentes - Capacitância

Leia mais

Eletrônica 1 - Lista 7 - Resolução

Eletrônica 1 - Lista 7 - Resolução D 3 D 2 Eletrônica 1 - Lista 7 - Resolução 1 Fonte DC não regulada Dados da questão: 1.1 Retificador Tensão na carga = 20 V Corrente na carga = 500 ma Fator de ripple 1.5% Para um fator de ripple bom precisamos

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ELECTRÓNICA GERAL

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA ELECTRÓNICA GERAL UNIVERSIDDE LUSÓFON DE HUMNIDDES E TENOLOGIS LIENITUR EM ENGENHRI ELETROTÉNI ELETRÓNI GERL º TRLHO DE LORTÓRIO Montagens básicas com mpops e características não ideais dos mpops João eirante 1. Introdução

Leia mais

Eletrônica de Potência Lista de Exercícios Sobre Retificadores a Diodos LISTA DE EXERCÍCIOS II

Eletrônica de Potência Lista de Exercícios Sobre Retificadores a Diodos LISTA DE EXERCÍCIOS II LISTA DE EXERCÍCIOS II OBS: A QUALIDADE E APRESENTAÇÂO SERÃO CONSIDERADOS DATA DE ENTREGA 29/04/2016 1-) No circuito abaixo, determine: a) A corrente média no diodo; b) A tensão média na carga; c) A tensão

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA EFA110F15-C/00

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA EFA110F15-C/00 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 606124 A 03/10/13 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 8 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

Eletrônica Geral Curso Técnico de Automação Industrial Lista 4 Análise de circuitos a diodos c.a.

Eletrônica Geral Curso Técnico de Automação Industrial Lista 4 Análise de circuitos a diodos c.a. Eletrônica Geral Curso Técnico de Automação Industrial Lista 4 Análise de circuitos a diodos c.a. 1. A Figura abaixo apresenta o oscilograma da forma de onda de tensão em um determinado nó de um circuito

Leia mais

Introdução à Eletrônica PSI2223

Introdução à Eletrônica PSI2223 Introdução à Eletrônica PSI2223 Aula 5 O material a seguir complementa o livro texto, Microeletrônica 5ª Edição de. Este material não é um substituto para o livro texto, portanto você deve seguir em paralelo

Leia mais

3 e I x = 0,2I E (considere inicialmente = ). (b) Recalcule I E (somente) para o caso do transistor apresentar = 100.

3 e I x = 0,2I E (considere inicialmente = ). (b) Recalcule I E (somente) para o caso do transistor apresentar = 100. 1) (271099) Para o circuito mostrado na figura abaixo, encontre as tensões indicadas no circuito para (a) = + (b) = 100 (c) = 10. 2) (271099) (a) Projete R C e R B para o circuito mostrado na figura abaixo

Leia mais

Introdução à Eletrônica PSI2223

Introdução à Eletrônica PSI2223 Introdução à Eletrônica PSI2223 Aula 1 Dr. Antonio Carlos Seabra Professor Titular Dep. Engenharia de Sistemas Eletrônicos Escola Politécnica da USP 2011 2 Introdução à Eletrônica PSI2223 -Esta disciplina

Leia mais

Departamento de Engenharia Electrotécnica. Curso de Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação

Departamento de Engenharia Electrotécnica. Curso de Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação Curso de Engenharia de utomação, Controlo e Instrumentação Laboratório nº 4 de Complementos de Electrónica Estudo de mplificadores Área de Electrónica Fevereiro/2005 1. Estudo das características de amplificadores.

Leia mais

Teoria dos Circuitos e Fundamentos da Electrónica

Teoria dos Circuitos e Fundamentos da Electrónica Instituto Superior Técnico Teoria dos Circuitos e Fundamentos da Electrónica 2º Semestre 2009/2010 1º Ano Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica Baseado nas aulas e nas apresentações de TCFE de 2010,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ARNULPHO MATTOS

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ARNULPHO MATTOS ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO e CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA NOME DOS ALUNOS: 1º 2º 3º 4º 5º 6º ELETRÔNICA ANALÓGICA - DIODOS SEMICONDUTORES 1. Associe as informações das colunas I, II, III e IV referentes

Leia mais

ELECTRÓNICA GERAL FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR

ELECTRÓNICA GERAL FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR ELECTRÓNICA GERAL 1º TRABALHO DE LABORATÓRIO FILTROS ACTIVOS E OSCILADORES 1º SEMESTRE 2015/2016 JOSÉ GERALD E PEDRO VITOR AGOSTO 2015 Sessão 1 Secções Biquadráticas com 3 Amplificadores Operacionais 1.1

Leia mais

Diodo de Junção - 2 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 1 Boylestad Cap. 3 Malvino

Diodo de Junção - 2 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 1 Boylestad Cap. 3 Malvino iodo de Junção - 2 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 1 Boylestad Cap. 3 Malvino MOELOS E IOOS Notas de Aula SEL 313 Circuitos Eletrônicos 1 1o. Sem/2016 Prof. Manoel iodo Real : Modelo e Análise O diodo real apresenta

Leia mais

Introdução Diodo dispositivo semicondutor de dois terminais com resposta V-I (tensão/corrente) não linear (dependente da polaridade!

Introdução Diodo dispositivo semicondutor de dois terminais com resposta V-I (tensão/corrente) não linear (dependente da polaridade! Agenda Diodo Introdução Materiais semicondutores, estrutura atômica, bandas de energia Dopagem Materiais extrínsecos Junção PN Polarização de diodos Curva característica Modelo ideal e modelos aproximados

Leia mais

Circuitos com díodos: exercícios. CESDig & CEletro 2018/19 - Elect. Fundamentals Floyd & Buchla Pearson Education. Trustees of Boston University

Circuitos com díodos: exercícios. CESDig & CEletro 2018/19 - Elect. Fundamentals Floyd & Buchla Pearson Education. Trustees of Boston University Circuitos com díodos: exercícios 1 Circuitos com díodos Até agora foram estudados circuitos lineares. Contudo, há várias funções que só podem ser desempenhadas por elementos/circuitos nãolineares. Os exemplos

Leia mais

Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 01/01/13 Inicial Faria

Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 01/01/13 Inicial Faria Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 603250 A 01/01/13 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 7 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

Diodo de Junção - 7 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 2 Boylestad Cap. 4 Malvino

Diodo de Junção - 7 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 2 Boylestad Cap. 4 Malvino Diodo de Junção - 7 Cap. 3 Sedra/Smith Cap. 2 Boylestad Cap. 4 Malvino Limitadores, Grampeadores e Dobradores de Tensão Notas de Aula SEL 313 Circuitos Eletrônicos 1 1o. Sem/2016 Prof. Manoel Circuitos

Leia mais

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018 Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais & Circuitos e Eletrónica Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações

Leia mais

O Amplificador Operacional 741. p. 2/2

O Amplificador Operacional 741. p. 2/2 p. 1/2 Resumo O Amplificador Operacional 741 Circuito de Polarização e circuito de protecção contra curto-circuito O andar de Entrada O Segundo andar e andar de Saída Polarização do 741 Análise de pequeno

Leia mais

Disciplina de Eletrónica I

Disciplina de Eletrónica I Disciplina de Eletrónica I Prof. Dr. Baldo Luque Universidade Federal do Acre bluque@gmail.com Julho 2016 Prof. Dr. Baldo Luque (UFAC) 1 semestre de 2016 Julho 2016 1 / 70 Plano de Aula 1 Diodos 2 Transistores

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA EXERCÍCIOS FILTROS 1. Num determinado sinal oriundo de um transdutor, observouse a presença de ruído de 100 Hz com a amplitude de 50 mvpp. O sinal de interesse pode apresentar

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica COB781. Módulo 2

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica COB781. Módulo 2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Princípios de Instrumentação Biomédica COB781 Módulo 2 Thévenin Norton Helmholtz Mayer Ohm Galvani Conteúdo 2 - Elementos básicos de circuito e suas associações...1

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI - EPUSP PSI 322 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS PROJETO DO CURSO MULTÍMETRO DIGITAL MICROCONTROLADO

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA110F05-B/01

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA110F05-B/01 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 604501 A 13/02/14 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

Segunda Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica - PSI 2306

Segunda Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica - PSI 2306 Segunda Lista-Aula - Disciplina : Eletrônica - PSI 2306 Assunto : Transcondutância e modelos -híbrido e T aplicados ao cálculo do ganho de tensão em amplificadores simples com TBJ s. Exercício 1 Sabendo-se

Leia mais

Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014)

Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014) Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014) 1) Dado o circuito abaixo, determinar : a) O ângulo de condução de corrente no diodo; b) A corrente média na carga; c) A corrente eficaz na carga;

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA. Trabalho de Laboratório AMPLIFICADOR DIFERENCIAL

INSTRUMENTAÇÃO ELECTRÓNICA. Trabalho de Laboratório AMPLIFICADOR DIFERENCIAL INSTUMENTAÇÃO ELECTÓNICA Trabalho de Laboratório AMPLIFICADO DIFEENCIAL INTODUÇÃO: Um amplificador diferencial é essencialmente um circuito constituído por um amplificador operacional de elevado ganho

Leia mais

MONTAGEM Consultar o datasheet do 324 para certificar-se da alimentação do AO

MONTAGEM Consultar o datasheet do 324 para certificar-se da alimentação do AO ROTEIRO 03 - AmpOp Malha Fechada Equipe: Data: / / 16 Objetivos: Visto -Verificar o funcionamento da configuração do AO na configuração inversora e não inversora. Pré-requisitos: 1)Amplificadores Operacionais

Leia mais

EFA110F10-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 18/05/07 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F10-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 18/05/07 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 606273 A 18/05/07 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 7 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

Electrónica Fundamental 10º ano

Electrónica Fundamental 10º ano Planificação Anual 2016/2017 Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Electrónica Fundamental 10º ano 1 MÓDULO 1: Noções Básicas de Electricidade 24 aulas de 45 = 18h Datas:

Leia mais

ENG Problema #1 Data de devolução:

ENG Problema #1 Data de devolução: ENG1403 2012.1 Problema #1 Data de devolução: 05.03.2012 Um engenheiro eletricista fez o projeto de instalação elétrica para um chuveiro elétrico em duas residências, A e B. Ambos os chuveiros dissipam

Leia mais

Conversores Estáticos

Conversores Estáticos Conversores Estáticos Circuitos Retificadores Monofásicos 08/03/2009 www.corradi.junior.nom.br Sinal Senoidal Os circuitos eletrônicos podem trabalhar com tensões e correntes continuas e alternadas. Um

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Retificadores. Prof. Clóvis Antônio Petry.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Retificadores. Prof. Clóvis Antônio Petry. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Retificadores Aplicações dos diodos Parte 3 e Diodo Zener Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis, maio de

Leia mais

TESTE ELETRÔNICA Prof: Sergio de Oliveira Trindade. Aluno:...

TESTE ELETRÔNICA Prof: Sergio de Oliveira Trindade. Aluno:... TESTE ELETRÔNICA Prof: Sergio de Oliveira Trindade Data:... Aluno:... 1 - O que é barreira de potencial e qual o seu valor para os diodos de silício e germânio? 2 - O que acontece com os portadores majoritários

Leia mais

Guia de Laboratório de Electrónica II. Amplificadores Operacionais

Guia de Laboratório de Electrónica II. Amplificadores Operacionais Instituto Superior Técnico Departamento de Engenharia electrotécnica e de Computadores Secção de Electrónica Guia de Laboratório de Electrónica II Amplificadores Operacionais (º trabalho) Grupo Nº Número

Leia mais