EEC4164 Telecomunicações 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EEC4164 Telecomunicações 2"

Transcrição

1 Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores EEC4164 Telecomunicações (00/003) 1ª Parte Duração: 1 hora (sem consulta) 1ª chamada 4 de Janeiro de a) Uma alternativa a PCM é a modulação delta (DM). Descreva-a apresentando vantagens e inconvenientes. b) O que é e porque se usa ADM?. Que técnicas conhece para combater a interferência intersimbólica? Descreva cada uma delas resumidamente (deverá ser conciso mas de forma a ficar-se com uma ideia clara do que quer dizer). 3. Descreva o que é necessário fazer para se obter um sinal DPSK. Porque é que muitas vezes se usa em vez de PSK? Compare as duas modulações explicitamente em função da probabilidade de bit errado e da eficiência espectral. 4. Apresente razões para o uso frequente da modulação MSK e diga o que sabe sobre GMSK. Dê um ou mais exemplos de utilização prática de GMSK. 5. Considere a constelação da figura seguinte, em que os símbolos s i são equiprováveis. ψ (t) s 1 d s 1 d s 3 s 4 ψ 1 (t) a) Determine a energia média do sinal, <E>. b) Este sinal é um sinal de energia mínima? Porquê? c) Determine o valor exacto da probabilidade de símbolo errado em função das distâncias d 1 e d (distâncias genéricas) e da densidade espectral de potência N 0 do ruído gaussiano aditivo (AWGN). Confirme que, se d = d 1 = d e Es N0 1, obterá a conhecida expressão de P e associada a QPSK.

2 Faculdade de Engenharia da Universidade do porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores EEC4164 Telecomunicações ª Parte Duração 1 hora (sem consulta) 1ª Chamada Um sinal analógico caracterizado pela função densidade de probabilidade da figura seguinte, onde k é uma constante, é quantizado uniformemente. f(x) k 1 1 x a) Calcule a potência do sinal S x. b) Calcule o número mínimo de bits por amostra se quiser ter uma relação sinal ruído de quantização de pelo menos 3 db. Desenhe a característica entrada-saída do quantizador indicando os níveis de quantização e de decisão (Se não fez a alínea anterior considere S x = 0.4 W). c) Represente a característica de um quantizador não uniforme de 3 bits que melhorasse a relação sinal ruído de quantização relativamente a um quantizador uniforme também de 3 bits. Justifique. A sequência binária {0, 1, 0, 0, 1, 1, 0, 1} é aplicada na entrada de um codificador duobinário modificado. Admita que os valores iniciais dos vários registos são nulos. a) Apresente o diagrama de blocos do codificador e calcule a sequência de saída do mesmo, supondo que não se utiliza précodificação. b) Calcule novamente a sequência de saída no caso de se usar um précodificador. c) Na situação da alínea anterior (com précodificador) obteve-se na saída do amostrador do receptor a seguinte sequência ruidosa: {-0.5, 1., 0.8, -1.3,.5, -1.5, 0.3, -3.1}. Nestas condições estime a sequência binária na entrada do précodificador.

3 EEC4164 Telecomunicações ª Parte Duração 1 hora (sem consulta) 1ª Chamada Considere a constelação da figura seguinte, relativa a um sinal FSK binário, para a qual se tem E b /N o = 13 db e a correspondência dos bits é a indicada. A desmodulação é feita de forma coerente, o canal é do tipo AWGN e a probabilidade de ocorrência do bit 0 é P 0 = 4/5. ψ E =1 (1) d = 0.5 E =1 (0) ψ 1 a) Calcule a probabilidade de bit errado se as regiões de decisão forem delimitadas pela linha a tracejado que passa pela origem. Justifique convenientemente. b) Calcule a probabilidade de bit errado se agora as regiões de decisão forem delimitadas pela linha contínua. c) Obtenha o valor óptimo de d que minimiza a probabilidade de bit errado e calcule o valor correspondente dessa probabilidade. Nota: a função densidade de probabilidade gaussiana é dada por f X ( x) = ( x µ ) 1 exp X πσ σ X X, sendo µ X o valor médio e σ X a variância.

4 Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores EEC4164 Telecomunicações (00/003) 1ª Parte Duração: 1 hora (sem consulta) Exame de recurso 13 de Fevereiro de Considere o registo de deslocamento com feedback linear da figura seguinte, o qual gera uma sequência pseudo-aleatória de comprimento máximo. a) Caracterize o circuito através quer de um polinómio binário quer de um vector em octal. Qual o período da sequência PN gerada? b) Quantas sequências de comprimento máximo existem geradas por registos de 4 andares? Apresente os cálculos respectivos. c) Desenhe o circuito do baralhador baseado no gerador PN da figura. d) Acha que com o código de linha B1Q é conveniente usar um baralhador ou, pelo contrário, não vale a pena? Justifique.. Considere os dois impulsos da figura seguinte utilizados separadamente para transmissão através do mesmo canal AWGN. Admita que cada receptor está equipado do respectivo filtro adaptado. 5 v 1 (t) v (t) 1 t 1-1 t 10 t a) Determine o valor de t para que a relação sinal-ruído à entrada de cada decisor seja a mesma. b) Considere agora que o sinal v 1 (t) está associado ao bit 0 e que o sinal v (t) está associado ao bit 1. Esboce a resposta impulsional do filtro adaptado à sinalização binária com estes dois impulsos. 3. Um dado sistema de armazenamento de dados pode ser modelizado como um canal com ruído gaussiano branco aditivo (AWGN) cuja variância depende da entrada transmitida (isto é, armazenada). Em concreto o ruído possui a seguinte função densidade de probabilidade dependente da entrada binária x:

5 n 1 σ 1 e se x = 1 πσ1 pn ( ) = n 1 σ 0 e se x = 0 πσ 0 Considere que σ 1 = 31 σ 0 e que as entradas do canal são equiprováveis. a) Para qualquer das entradas a saída pode tomar um valor real qualquer. Esboce no mesmo gráfico as duas funções densidade de probabilidade (fdp) da saída, ou seja, represente a fdp de saída para x = 0 e a fdp de saída para x = 1. No gráfico indique também, qualitativamente, as regiões de decisão que considerar mais convenientes. b) Determine os limiares óptimos das regiões de decisão em função de e σ. Quais os valores 4 numéricos se σ 0 = 9,88 10 e σ 1 = 3, 06 10? σ 0 1 c) Calcule a probabilidade de erro admitindo que as variâncias do ruído são as da alínea anterior. É aceite uma resposta em termos da função Q com argumento numérico. 4. a) Apresente o diagrama de blocos de um receptor de BFSK não-coerente. b) Quando é que se justifica mais usar detecção coerente: para valores baixos ou elevados da relação Eb N? Justifique Um sinal MSK é dado por Eb Eb hπ s() t = cos π fct θ() t cos π fct θ(0) t T + = + ±. b Tb Tb a) Obtenha as expressões das funções-base e das componentes em quadratura s I (t) e s Q (t) no espaço de sinal correspondente. b) O sinal s(t) é representado no espaço de sinal pelo vector s = [ s T 1 s. Esboce as coordenadas s 1 e s correspondentes à sequência binária ] Nota: cos ( a+ b) = cos acosb senasenb.

6 EEC4164 Telecomunicações ª Parte Duração 1 hora (sem consulta) Recurso Considere uma transmissão em banda base de um sinal unipolar NRZ, com débito de 10 kbit/s, por um canal AWGN. Na entrada do decisor do receptor a energia média por bit vale 1,5 mj e a relação sinal ruído é 10 db. a) Calcule a probabilidade de erro mínima P e se os bits forem equiprováveis. b) Suponha agora que P e = 10 5 e considere uma cadeia de dez sistemas regenerativos idênticos. Estime a probabilidade de erro global da cadeia. c) Suponha agora que a informação transmitida é organizada em tramas de comprimento 10 bit. Para um dos sistemas da alínea anterior determine o número esperado de tramas erradas por minuto, se P e = Considere uma ligação digital via satélite, à frequência de 6 GHz, entre duas estações terrestres. O satélite encontra-se a uma distância l = km de cada uma das estações e opera como repetidor não regenerativo com um ganho total de 140 db. A atenuação no percurso entre cada estação e o satélite é dada por L db = 9,4 + 0log10 fghz + 0log10 lkm. A antena da estação receptora apresenta um ganho de 60 db e a densidade espectral de potência unilateral de ruído captado por esta estação vale No = 141, dbm/hz. A potência emitida pela estação emissora é de 110 dbm. Nas alíneas seguintes considere símbolos equiprováveis. a) Supondo que a modulação utilizada é DPSK (com detecção não coerente) e que se pretende uma probabilidade de bit errado de pelo menos 10 6, determine o valor máximo do débito binário do sinal modulador. b) Suponha agora que se usa modulação FSK com detecção coerente. Qual seria o valor da potência emitida para manter a probabilidade de bit errado da alínea anterior? c) Devido a um problema no satélite a amplitude de uma das portadoras do sinal FSK passa a metade da outra. Nestas condições obtenha a expressão para a probabilidade de bit errado em função de E b. N o

7 EEC4164 Telecomunicações ª Parte Duração 1 hora (sem consulta) Recurso Um sistema de difusão de áudio digital usa a modulação MR-8-QAM (constelação da figura), na qual se transmite em simultâneo dois streams MP3 com débitos de R bit/s (stream 1) e R bit/s (stream ). O stream de débito mais elevado está associado a uma das sub-constelações QPSK (da direita ou da esquerda) consoante o valor do símbolo do stream 1. Admita que todos os símbolos são equiprováveis e que as funções base ψ1e ψ possuem energia unitária. ψ d 5d 3d d 3d 5d ψ 1 a) Apresente um diagrama de blocos possível do modulador para a constelação MR-8-QAM, tendo como entradas as duas sequências binárias (com amplitudes 0 e 1 V) e como saída o sinal modulado numa portadora de frequência f c. Note que o mapeamento de símbolos nas sub-constelações QPSK deve minimizar a probabilidade de bit errado. b) Calcule a energia média por símbolo da constelação MR-8-QAM, E s, em função de d. c) No receptor, a taxa de bit errado P b é constantemente monitorizada para os dois streams. O descodificador MP3 usa o stream mais rápido se P b < 10 5 para esse stream, senão usa o outro se a sua probabilidade associada também for P b < Se nenhum dos streams verificar a condição para P b então a entrada do descodificador é desactivada. Apresente um gráfico que relacione o débito usado pelo descodificador em função de E N s o, sabendo que as probabilidades de símbolo errado dos streams 1 e são dadas aproximadamente por P 1 = Q E s 1 e No 1 Es E = s P Q, supondo >> 1. 9 No No A alínea seguinte destina-se apenas aos alunos de melhoria de classificação com nota não inferior a 14. d) Prove as probabilidades apresentadas na alínea anterior.

8

9

10

11

12

EEC4164 Telecomunicações 2

EEC4164 Telecomunicações 2 Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores EEC4164 Telecomunicações 2 (2001/2002) 1ª Parte Duração: 1 hora (sem consulta) 1ª chamada 4 de Janeiro de 2002 1. a) Mostre que a potência média

Leia mais

TE-060 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO Prof. Evelio M. G. Fernández LISTA DE EXERCÍCIOS N 3

TE-060 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO Prof. Evelio M. G. Fernández LISTA DE EXERCÍCIOS N 3 f(x) 3 1 1.- O sinal xt πt πt 1 cos 1 sin 1 TE-6 PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO Prof. Evelio M. G. Fernández LISTA DE EXERCÍCIOS N 3 3 Volts, é amostrado e processado por um quantizador uniforme de 7 its, funcionando

Leia mais

Exercícios de Telecomunicações 2

Exercícios de Telecomunicações 2 Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exercícios de Telecomunicações 2 (2004-2005) Sílvio A. Abrantes e Artur Moura Transmissão em banda-base 2.1. Um terminal gera 1250 caracteres/s,

Leia mais

EEC4164 Telecomunicações 2

EEC4164 Telecomunicações 2 Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores EEC4164 Telecomunicações (000/001) 1ª Parte Duração: 1 hora (sem consulta) 1ª chamada 5 de Janeiro de 001 1. O que é o efeito de abertura na

Leia mais

X(t) = A cos(2πf c t + Θ)

X(t) = A cos(2πf c t + Θ) Exercícios Extras de Comunicações Digitais. Seja um sinal aleatório X(t), estacionário no sentido restrito, dado por onde X(t) = A cos(πf c t + Θ) A é uma variável aleatória Gaussiana com média de 4Volts

Leia mais

Transmissão de impulsos em banda-base

Transmissão de impulsos em banda-base Transmissão de impulsos em banda-base Transmissão de impulsos através de um canal com ruído aditivo. Probabilidades de erro com detecção no ponto central Detecção de sinais binários em ruído gaussiano

Leia mais

II-6 Análise de Ruído e Capacidade de Canal

II-6 Análise de Ruído e Capacidade de Canal II-6 Análise de Ruído e Capacidade de Canal Comunicações ISEL - ADEETC - Comunicações 1 Sumário 1. Causa dos erros na transmissão Modelo AWGN (canal físico) Modelo BSC (canal discreto) Efeito do ruído

Leia mais

II-6 Análise de ruído e capacidade de canal

II-6 Análise de ruído e capacidade de canal II-6 Análise de ruído e capacidade de canal Comunicações ISEL - ADEETC - Comunicações 1 Sumário 1. Causa dos erros na transmissão Modelo AWGN e ISI Modelo BSC Efeito do ruído Relação sinal/ruído 2. Curvas

Leia mais

Duração do Teste: 2h.

Duração do Teste: 2h. Telecomunicações e Redes de Computadores Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial Prof. João Pires 1º Teste, 2007/2008 30 de Abril de 2007 Nome: Número: Duração do Teste: 2h. A prova é composta por

Leia mais

3.1 Modulações binárias (ASK e PSK)

3.1 Modulações binárias (ASK e PSK) Modulações digitais 3 Modulações digitais lineares com detecção coerente 3.1 Modulações binárias (ASK e PSK) Detecção de modulações digitais al como na modulação analógica (AM e FM), também na modulação

Leia mais

Modulações Digitais Binárias

Modulações Digitais Binárias GUIA DO 3 O TRABALHO DE LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES Modulações Digitais Binárias Ano Lectivo de 2015/16 Introdução Neste trabalho analisam-se alguns aspectos das modulações digitais binárias

Leia mais

Modulação e Codificação

Modulação e Codificação INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação Engenharia de Telecomunicações e Informática Modulação e Codificação Ano Lectivo 2001/2002 2º

Leia mais

Fundamentos de Telecomunicações 2002/03

Fundamentos de Telecomunicações 2002/03 INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Número: Fundamentos de Telecomunicações 2002/03 EXAME Janeiro, 2003 Duração: 20 minutos Nome: Pretende contabilizar as notas dos testes? sim não Assinatura A resolução do exame

Leia mais

Comunicações Digitais Prof. André Noll Barreto. Prova /1 (06/06/2016)

Comunicações Digitais Prof. André Noll Barreto. Prova /1 (06/06/2016) Prova 4 016/1 (06/06/016 Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste de 3 (três questões discursivas. A prova terá a duração de h A prova pode ser feita a lápis ou caneta Pode ser consultado qualquer

Leia mais

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova 3

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova 3 Prova 3 6/08/010 Aluno: Matrícula: Questão 1 ( pontos) Queremos transmitir a seguinte sequência de bits: 1001110010 Esboce o sinal transmitido para os seguintes esquemas (0, ponto cada): a) sinalização

Leia mais

Modulações digitais. Detecção não coerente de DPSK e MFSK. Probabilidades de erro.

Modulações digitais. Detecção não coerente de DPSK e MFSK. Probabilidades de erro. Modulações digitais 6 Detecção não coerente de DPSK e MFSK Proailidades de erro. Detecção não-coerente de FSK inário O sinal receido é r(t) = E cos(ω it + θ) + n(t ), em que θ é uma amostra de uma variável

Leia mais

Trabalho de Comunicações Digitais. Guia de procedimento

Trabalho de Comunicações Digitais. Guia de procedimento Trabalho de Comunicações Digitais Guia de procedimento Turma : Grupo : Data: / /2005 Nomes: Este guia contem o conjunto de experiências e observações a efectuar durante as aulas práticas laboratoriais.

Leia mais

1ª Série de Problemas

1ª Série de Problemas INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES 1ª Série de Problemas de Sistemas e Redes de Telecomunicações Ano Lectivo de 2007/2008 Abril 2008 1 Na resolução

Leia mais

4.1 Modulações binárias (FSK e MSK)

4.1 Modulações binárias (FSK e MSK) Modulações digitais 4 Modulações digitais não-lineares com detecção coerente 4. Modulações inárias (FSK e MSK) O espaço de sinal em FSK multifrequência (M-FSK) Em M-FSK a informação está contida na frequência

Leia mais

TE111 Comunicação Digital

TE111 Comunicação Digital TE111 Comunicação Digital Transmissão Digital Passa Banda 17 de setembro de 2013 Modulações Digitais Básicas ASK FSK PSK Representação Complexa de Sinais Passa-Faixa g(t) = g I (t) cos(2πf c t) g Q (t)

Leia mais

Comunicações Digitais Prof. André Noll Barreto Prova /2 (22/10/2013)

Comunicações Digitais Prof. André Noll Barreto Prova /2 (22/10/2013) Prova 013/ (/10/013) Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste de cinco questões discursivas A prova terá a duração de h30 A prova pode ser feita a lápis ou caneta Não é permitida consulta a notas

Leia mais

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 22: Modulações Digitais (Parte 2) Professor: Bruno Fontana da Silva 2014

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 22: Modulações Digitais (Parte 2) Professor: Bruno Fontana da Silva 2014 1 Princípios de Telecomunicações PRT60806 Aula 22: Modulações Digitais (Parte 2) Professor: Bruno Fontana da Silva 2014 Diagramas de Espaço de Sinais (Constelações) São representações dos M símbolos das

Leia mais

Análise de desempenho de um sistema de comunicação óptica

Análise de desempenho de um sistema de comunicação óptica INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES GUIA DO º TRABALHO DE LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES I Análise de desempenho de um sistema de comunicação

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação

TE060 Princípios de Comunicação TE060 Princípios de Comunicação Sistemas de Modulação Digital 29 de junho de 2016 Sistemas de Comunicação Digital Sistema digital no sentido de utilizar uma sequência de símbolos pertencentes a um conjunto

Leia mais

II-4 Transmissão passa-banda (banda canal) Modulações Digitais

II-4 Transmissão passa-banda (banda canal) Modulações Digitais II-4 Transmissão passa-banda (banda canal) Modulações Digitais Comunicações (17 de maio de 17) ISEL - ADEETC - Comunicações 1 Sumário 1. Transmissão em banda canal (passa-banda) Espetro típico. Modulações

Leia mais

Trabalho n o 3 Detecção de sinais em canais AWGN

Trabalho n o 3 Detecção de sinais em canais AWGN Telecomunicações 2 LEEC / FEUP Trabalho n o 3 Detecção de sinais em canais Conteúdo 1 Objectivos 1 2 Preliminares teóricos 1 3 Experiência 4 3.1 Detecção por amostragem............................. 4 3.2

Leia mais

COMUNICAÇÃO DIGITAL II

COMUNICAÇÃO DIGITAL II UBERABA MG 2º SEMESTRE 2008 COMUNICAÇÃO DIGITAL II AUTOR: ENG. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br MODULAÇÃO DIGITAL Transmissão dos dígitos binários através de um canal passa banda. O

Leia mais

Comunicação Digital Exercícios

Comunicação Digital Exercícios Comunicação Digital Exercícios Problema 1 Eficiência Espectral Deseja-se implementar um sistema de transmissão digital com taxa de transmissão de 9600 bits por segundo em um canal com faixa disponível

Leia mais

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS PREFÁCIO AGRADECIMENTOS

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS PREFÁCIO AGRADECIMENTOS ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE TABELAS PREFÁCIO AGRADECIMENTOS 1 O SISTEMA TELEFÓNICO 1.1 Introdução 1.2 Terminais telefónicos 1.3 Rede telefónica 1.4 Princípios de comutação telefónica 1.4.1 Introdução

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Comunicações

Introdução aos Sistemas de Comunicações aos Sistemas de Comunicações Edmar José do Nascimento () http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Roteiro 1 Sistemas de

Leia mais

II-4 Transmissão passabanda (banda canal)

II-4 Transmissão passabanda (banda canal) II-4 Transmissão passabanda (banda canal) (3 de Novembro de 1) 1 Sumário 1. Transmissão em banda canal (passa-banda) 1. Espectro típico. Modulações digitais 1. Binárias - ASK/OOK, PSK, FSK. M-árias - M-PSK

Leia mais

SUMÁRIO FUNDAMENTOS E VISÃO GERAL 19 CAPÍTULO 1 PROCESSOS ALEATÓRIOS 49

SUMÁRIO FUNDAMENTOS E VISÃO GERAL 19 CAPÍTULO 1 PROCESSOS ALEATÓRIOS 49 SUMÁRIO FUNDAMENTOS E VISÃO GERAL 19 1. O processo de comunicação 19 2. Principais recursos de comunicação 21 3. Fontes de informação 21 4. Redes de comunicação 27 5. Canais de comunicação 33 6. Processo

Leia mais

Transmissão de impulsos em banda-base

Transmissão de impulsos em banda-base ransmissão de impulsos em banda-base ransmissão de impulsos através de um canal com ruído aditivo.3 O filtro adaptado e o correlacionador ransmissão de sinais em canais banda-base Introdução Consideremos

Leia mais

Trabalho n o 2 Códigos de Linha

Trabalho n o 2 Códigos de Linha Telecomunicações 2 LEEC / FEUP Trabalho n o 2 Códigos de Linha Conteúdo 1 Objectivos 1 2 Preliminares teóricos 1 3 Experiência 2 3.1 Formas de onda.................................. 2 3.2 Densidades espectrais

Leia mais

Formatação de fonte. PCM ( Pulse Code Modulation )

Formatação de fonte. PCM ( Pulse Code Modulation ) Formatação de fonte PCM ( Pulse Code Modulation ) Elementos básicos de um sistema PCM A obtenção de um sinal PCM envolve três operações: 1. Amostragem. uantização (uniforme ou não-uniforme) 3. Codificação

Leia mais

Trabalho n o 4 Modulações Digitais Binárias

Trabalho n o 4 Modulações Digitais Binárias Telecomunicações 2 LEEC / FEUP Trabalho n o 4 Modulações Digitais Binárias Conteúdo Objectivos 2 Preliminares teóricos 3 Experiência 2 3. Formas de onda e densidades espectrais de potênciadeaskepsk.....

Leia mais

Modulação e Codificação

Modulação e Codificação INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação Engenharia de Telecomunicações e Informática Modulação e Codificação Ano Lectivo 001/00 º Semestre

Leia mais

UNIDADE II Aula 2 Modulação parte 6. Fonte: Irene Silva Farias e Edmar José do Nascimento

UNIDADE II Aula 2 Modulação parte 6. Fonte: Irene Silva Farias e Edmar José do Nascimento UNIDADE II Aula 2 Modulação parte 6 Fonte: Irene Silva Farias e Edmar José do Nascimento Modulação ASK (Amplitude Shift Keying) O sinal ASK pode ser produzido empregando-se os mesmos teoremas da modulação

Leia mais

EN2611 Comunicação Digital Lista de Exercícios Suplementares 2 2 quadrimestre 2012

EN2611 Comunicação Digital Lista de Exercícios Suplementares 2 2 quadrimestre 2012 EN6 Comunicação Digital Lista de Exercícios Suplementares outuro EN6 Comunicação Digital Lista de Exercícios Suplementares quadrimestre (LATHI, DING, 9, p 77) Seja p( t ) dado por πt sin T T ( ) = u (

Leia mais

Modulações digitais. Quadrature Amplitude Modulation (QAM) Detecção coerente e probabilidade de erro

Modulações digitais. Quadrature Amplitude Modulation (QAM) Detecção coerente e probabilidade de erro Modulações digitais 5 Quadrature Amplitude Modulation (QAM Detecção coerente e probabilidade de erro Quadrature Amplitude Modulation (QAM Sinal M-QAM: E0 E0 0 i( = icosπ c + isenπ c s t a f t b f t T T

Leia mais

Espalhamento Espectral

Espalhamento Espectral Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Espalhamento Espectral Exercícios Sílvio A. Arantes 2006 1. Um sistema de comunicações convencional (sem espalhamento de espectro) emprega modulação

Leia mais

Telecomunicações 2 LEEC / FEUP. Trabalho n o 5. 1 Objectivos 1. 2 Preliminares teóricos. 3.3 Estimativa das probabilidades de erro em 8-PSK...

Telecomunicações 2 LEEC / FEUP. Trabalho n o 5. 1 Objectivos 1. 2 Preliminares teóricos. 3.3 Estimativa das probabilidades de erro em 8-PSK... Telecomunicações LEEC / FEUP Trabalho n o 5 odulações Digitais não-binárias Conteúdo 1 Objectivos 1 Preliminares teóricos 1 3 Experiência 3 3.1 odulação 8-PSK................................. 3 3. Desmodulação

Leia mais

Compressão e Codificação de Dados. Primeiro Exame e Segundo Teste

Compressão e Codificação de Dados. Primeiro Exame e Segundo Teste Compressão e Codificação de Dados. Primeiro Exame e Segundo Teste Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, IST 7 de Janeiro de 2012 Nome: Número: NOTAS: Exame (3 horas): tudo. Segundo teste

Leia mais

Estação controladora envia mensagens a outras estações. Convidando-as a transmitir dados

Estação controladora envia mensagens a outras estações. Convidando-as a transmitir dados Varredura Estação controladora envia mensagens a outras estações Convidando-as a transmitir dados Estações ao serem consultadas podem transmitir dados Ordem das consultas-convites é estabelecida por uma

Leia mais

TP537 Transmissão Digital 1ª Avaliação 27/10/ :00h Prof. Dayan Adionel Guimarães. Aluno(a):

TP537 Transmissão Digital 1ª Avaliação 27/10/ :00h Prof. Dayan Adionel Guimarães. Aluno(a): TP537 Transmissão Digital ª Avaliação 7//4 8:h Prof. Dayan Adionel Guimarães ota: Aluno(a): ª questão (4 pontos) Prova com consulta ao livro texto, com duração de 3 horas. A interpretação é parte integrante

Leia mais

Transmissão de impulsos em banda-base

Transmissão de impulsos em banda-base Transmissão de impulsos em banda-base 1 Códigos de linha Sequências pseudo-aleatórias Baralhadores Baralhadores e sequências pseudo-aleatórias Os baralhadores ( scramblers ) precedem muitas vezes os codificadores

Leia mais

1 Modulação digital Noções básicas

1 Modulação digital Noções básicas 1 Modulação digital Noções básicas A modulação envolve operações sobre uma ou mais das três características de uma portadora (amplitude, fase, freqüência). Há três técnicas básicas de modulação para transformar

Leia mais

Transmissão em Banda de Base

Transmissão em Banda de Base GUIA DO 2 O TRABALHO DE LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES Transmissão em Banda de Base Ano Lectivo de 2015/16 Introdução Neste trabalho analisam-se alguns aspectos da transmissão em banda de base

Leia mais

Modulação Digital em Banda Passante

Modulação Digital em Banda Passante Modulação Digital em Banda Passante Luis Henrique Assumpção Lolis 27 de maio de 2014 Luis Henrique Assumpção Lolis Modulação Digital em Banda Passante 1 Conteúdo 1 Introdução - Modulação Digital em Banda

Leia mais

Análise de desempenho de um sistema de comunicação óptica

Análise de desempenho de um sistema de comunicação óptica INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO LICENCIATURA EM ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES GUIA DO º TRABALHO DE LABORATÓRIO DE SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES I Análise de desempenho de um sistema de comunicação

Leia mais

Apresentação... 1 Introdução... 1

Apresentação... 1 Introdução... 1 Apresentação O objetivo principal deste texto é servir como material básico para uma disciplina introdutória sobre sistemas de comunicações em um curso de Engenharia Elétrica. Ele tem abrangência limitada,

Leia mais

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 1 Princípios de Telecomunicações PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 Bloco de Comunicação Genérico Emissor sinais analógicos x sinais digitais Sinais

Leia mais

3.1) Diga o que é uma transmissão síncrona e uma transmissão assíncrona. 3.2) Qual a principal diferença entre codificação banda básica e modulação?

3.1) Diga o que é uma transmissão síncrona e uma transmissão assíncrona. 3.2) Qual a principal diferença entre codificação banda básica e modulação? 3 a. Lista Redes de Comunicações I pg. 1/5 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDES DE COMUNICAÇÕES 1 Prof. Flávio Alencar 3 a. LISTA (Assuntos: Dados, Sinais e Transmissão, Características do Meio,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Codificação de dados Aula 4 Informações (digitais ou analógicas) podem ser codificadas tanto em sinais analógicos como em sinais

Leia mais

Segundo Exame e Repescagem de Testes. Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, IST 25 de Janeiro de 2014

Segundo Exame e Repescagem de Testes. Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, IST 25 de Janeiro de 2014 Compressão e Codificação de Dados Segundo Exame e Repescagem de Testes Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, IST 25 de Janeiro de 201 Nome: Número: NOTAS: 1. Exame (3 horas): tudo. Primeiro

Leia mais

TE060 Princípios de Comunicação. Sistemas de Comunicação Digital Notes. Por quê Digital? Notes. Notes. Evelio M. G. Fernández. 5 de novembro de 2013

TE060 Princípios de Comunicação. Sistemas de Comunicação Digital Notes. Por quê Digital? Notes. Notes. Evelio M. G. Fernández. 5 de novembro de 2013 TE060 Princípios de Comunicação Modulação de Pulso 5 de novembro de 2013 Sistemas de Comunicação Digital Sistema digital no sentido de utilizar uma sequência de símbolos pertencentes a um conjunto finito

Leia mais

Lista de Exercícios GQ1

Lista de Exercícios GQ1 1 a QUESTÃO: Determine a Transformada Inversa de Fourier da função G(f) definida pelo espectro de amplitude e fase, mostrado na figura abaixo: 2 a QUESTÃO: Calcule a Transformadaa de Fourier do Sinal abaixo:

Leia mais

Comunicações Móveis (2016/01) Prof. André Noll Barreto. Prova 1 (25/04/2016)

Comunicações Móveis (2016/01) Prof. André Noll Barreto. Prova 1 (25/04/2016) Prova 1 (25/04/2016) Aluno: Matrícula: Questão 1 (4 pontos) Um engenheiro deve projetar uma rede para uma estrada, utilizando torres com 25m de altura e antenas omnidirecionais com ganho de 3dB e modems

Leia mais

Apresentação do Programa da Disciplina. Introdução aos sistemas de comunicação: principais modelos.

Apresentação do Programa da Disciplina. Introdução aos sistemas de comunicação: principais modelos. Professor: Edmar José do Nascimento Disciplina: PRNCÍPOS DE COMUNCAÇÃO Carga Horária: 60 hs Semestre: 2010.1 Pág. 1 de 5 EMENTA: Correlação e densidade espectral de potência. Princípio da amostragem. Transmissão

Leia mais

COM29008 LISTA DE EXERCÍCIOS #

COM29008 LISTA DE EXERCÍCIOS # INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ COORDENADORIA DE ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES COM29008 LISTA DE EXERCÍCIOS #1 2016.2 Exercícios 1. Verifique se os seguintes

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco TV Analógica e Digital Codificação de Fonte Prof. Márcio Lima E-mail:marcio.lima@poli.br 12.06.2014 Introdução A principal função de um sistema

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS

TRANSMISSÃO DE DADOS TRANSMISSÃO DE DADOS Aula 3: Transmissão Analógica Notas de aula do livro: FOROUZAN, B. A., Comunicação de Dados e Redes de Computadores, MCGraw Hill, 4ª edição Prof. Ulisses Cotta Cavalca

Leia mais

COM29008 LISTA DE EXERCÍCIOS #

COM29008 LISTA DE EXERCÍCIOS # INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ COORDENADORIA DE ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES COM98 LISTA DE EXERCÍCIOS # 8. Exercícios. [, 9.5] Um processo estocástico gaussiano,

Leia mais

SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES Ano lectivo de 2014/ o Semestre 2º Teste 8 de Junho de 2015

SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES Ano lectivo de 2014/ o Semestre 2º Teste 8 de Junho de 2015 SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES Ano lectivo de 2014/2015-2 o Semestre 2º Teste 8 de Junho de 2015 Nome:... Número:... Grupo I ( 2 + 1.5 + 1.5 val.) Considere uma ligação bidireccional em feixes hertzianos digitais,

Leia mais

Análise de Desempenho de Sistemas de Comunicações Digitais

Análise de Desempenho de Sistemas de Comunicações Digitais Análise de Desempenho de Sistemas de Comunicações Digitais Edmar José do Nascimento (Princípios de Comunicações) Universidade Federal do Vale do São Francisco Roteiro 1 Detecção Binária 2 Modulações Digitais

Leia mais

EEC4262 Radiação e Propagação. Lista de Problemas

EEC4262 Radiação e Propagação. Lista de Problemas Lista de Problemas Parâmetros fundamentais das antenas 1) Uma antena isotrópica no espaço livre produz um campo eléctrico distante, a 100 m da antena, de 5 V/m. a) Calcule a densidade de potência radiada

Leia mais

0.5 dbkm e coeficiente de dispersão cromática

0.5 dbkm e coeficiente de dispersão cromática Propagação e Radiação de Ondas Electromagnéticas Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Ano Lectivo 2015/2016, 2º Semestre 2º Teste, 23 de Maio de 2016 Notas 1) O teste tem a duração de

Leia mais

Modulações digitais. Apresentação das modulações digitais PSK, FSK, ASK e QAM

Modulações digitais. Apresentação das modulações digitais PSK, FSK, ASK e QAM Modulações digitais 2 Apresentação das modulações digitais PSK, FSK, ASK e QAM Modulações digitais ASK, PSK e FSK ASK FSK Atenuador ASK 1 FSK Oscilador binária 2 binária BPSK QPSK Esasamento de 27º Oscilador

Leia mais

MODULAÇÃO DIGITAL. Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações

MODULAÇÃO DIGITAL. Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações MODULAÇÃO DIGITAL Prof. Deise Monquelate Arndt Fontes: Princípios de Sistemas de Telecomunicações,

Leia mais

I-1 Sistemas de Comunicação Digital e Aplicações

I-1 Sistemas de Comunicação Digital e Aplicações I-1 Sistemas de Comunicação Digital e Aplicações Comunicações (11 de setembro de 2017) 1 Sumário 1. Sistema de Comunicação Digital (SCD) Diagrama de blocos e funcionalidades Indicadores R b, T b, BER e

Leia mais

EN2611 Comunicação Digital Lista de Exercícios Suplementares 3 2 quadrimestre 2012

EN2611 Comunicação Digital Lista de Exercícios Suplementares 3 2 quadrimestre 2012 EN6 Comunicação Digital Lista de Exercícios Suplementares 3 novemro EN6 Comunicação Digital Lista de Exercícios Suplementares 3 quadrimestre. (HSU, 3, p. 37) (,) Encontre a saída do filtro casado e determine

Leia mais

Exercícios de Sistemas de Telecontrolo

Exercícios de Sistemas de Telecontrolo Exercícios de Sistemas de Telecontrolo Exercícios sobre Sistemas de Aquisição de Dados 1. Considere um sistema de aquisição de dados centralizado com comutação de baixo nível. Utiliza-se um multiplexador

Leia mais

Telecomunicações e Redes de Computadores Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. Prof. João Pires. 2º exame, 2007/ de Julho de 2008

Telecomunicações e Redes de Computadores Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. Prof. João Pires. 2º exame, 2007/ de Julho de 2008 Telecomunicações e Redes de Computadores Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Prof. João Pires º exame, 007/008 8 de Julho de 008 Nome: Número: Duração do Exame: h 30m. A prova é composta por três

Leia mais

2 Modelos de Sinais para Sistemas DS-CDMA

2 Modelos de Sinais para Sistemas DS-CDMA 2 Modelos de Sinais para Sistemas DS-CDMA Dentre os modelos de sinais de sistemas de múltiplo acesso existem dois cenários de interesse que foram tratados em nosso trabalho: o enlace direto ou downlink,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Camada Física Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Setembro de 2011 1 / 32 Pilha TCP/IP A B M 1 Aplicação Aplicação M 1 Cab M T 1 Transporte Transporte

Leia mais

I-1 Introdução. Comunicações. ISEL - ADEETC - Comunicações

I-1 Introdução. Comunicações. ISEL - ADEETC - Comunicações I-1 Introdução Comunicações 1 Sumário 1. Sistema de Comunicação Digital (SCD) Diagrama de blocos e funcionalidades Indicadores R b, T b, BER e T err Meios de Transmissão Transmissão de sinal analógico

Leia mais

Problemas de Fundamentos de Telecomunicações 1ª Parte: Codificação de Fonte e Codificação de Canal

Problemas de Fundamentos de Telecomunicações 1ª Parte: Codificação de Fonte e Codificação de Canal Problemas de Fundamentos de Telecomunicações 1ª Parte: Codificação de Fonte e Codificação de Canal 1. Considere uma fonte com um alfabeto de 4 mensagens, de probabilidades 1/2, 1/4, 1/8 e 1/8. a) Qual

Leia mais

I-1 Introdução. Comunicações. (30 de setembro de 2016) ISEL - ADEETC - Comunicações

I-1 Introdução. Comunicações. (30 de setembro de 2016) ISEL - ADEETC - Comunicações I-1 Introdução Comunicações (30 de setembro de 2016) 1 Sumário 1. Sistema de Comunicação Digital (SCD) Diagrama de blocos e funcionalidades Indicadores R b, T b, BER e T err Duração de uma transmissão,

Leia mais

Demodulação e Detecção Passa-Faixa

Demodulação e Detecção Passa-Faixa Demodulação e Detecção Passa-Faixa Edmar José do Nascimento (Tópicos Avançados em Engenharia Elétrica I) http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado

Leia mais

Diagrama do olho PROJETO E AVALIAÇÃO SISTÊMICOS por Mônica de Lacerda Rocha - CPqD

Diagrama do olho PROJETO E AVALIAÇÃO SISTÊMICOS por Mônica de Lacerda Rocha - CPqD 1 A técnica de medida conhecida como diagrama de olho, feita no domínio do tempo, é uma ferramenta importante para se avaliar o desempenho de um sistema óptico digital, pois permite uma visualização da

Leia mais

ASK FSK PSK {ASK-FSK-PSK.doc} ASK

ASK FSK PSK {ASK-FSK-PSK.doc} ASK Prof V Vargas, IST ASK FSK PSK 19/02/10, Pg 1/5 ASK FSK PSK {ASK-FSK-PSK.doc} ASK 1. Considere que se pretende transmitir um trem de bits b(t) = 001010011010 por modulação digital de uma Admitindo que

Leia mais

b) o valor da corrente na antena quando a onda portadora for modulada a 10%.

b) o valor da corrente na antena quando a onda portadora for modulada a 10%. Exercícios de Telecomunicações Modulações 1 Modulações analógicas em amplitude (AM) 1 Uma onda portadora representada por v(t) p 7 = 10Cos(2π 10 t),volt, é modulada em amplitude por um sinal modulador

Leia mais

Modulações de Espectro Espalhado

Modulações de Espectro Espalhado Modulações de Espectro Espalhado Propriedades Gerador de sequência aleatória Sequência Direta (DSSS) Chirp (CSS) Salto de Frequência (FHSS) Salto de Tempo (THSS) Prof. Marlio Bonfim Técnicas de Modulação

Leia mais

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO RUÍDO EM MODULAÇÕES ANALÓGICAS Evelio M. G. Fernández - 2011 Processo Aleatório (ou Estocástico): Função aleatória do tempo para modelar formas de onda desconhecidas. Processos

Leia mais

Comunicações Digitais Prof. André Noll Barreto. Prova /2 (20/10/2016)

Comunicações Digitais Prof. André Noll Barreto. Prova /2 (20/10/2016) Prova 16/ (/1/16 Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste de quatro questões discursivas A prova terá a duração de h A prova pode ser feita a lápis ou caneta Não é permitida consulta a notas de aula,

Leia mais

Aula 22. Conversão Sigma-Delta (continuação)

Aula 22. Conversão Sigma-Delta (continuação) Aula 22 Conversão Sigma-Delta (continuação) A estrutura mostrada na figura A.22.1 é chamado modulador Sigma-Delta (Σ- ). Esta estrutura, além de ser mais simples, pode ser considerada como uma versão suavizada

Leia mais

EE210 Sistemas de Comunicação II 1ª Avaliação 06/09/ h30min Prof. Dayan Adionel Guimarães. Aluno(a): Matrícula.

EE210 Sistemas de Comunicação II 1ª Avaliação 06/09/ h30min Prof. Dayan Adionel Guimarães. Aluno(a): Matrícula. EE210 Sistemas de Comunicação II 1ª Avaliação 06/09/2018 15h30min Prof. Dayan Adionel Guimarães Nota T Nota P Aluno(a): Matrícula. Prova sem consulta, com duração de 100 minutos. A interpretação é parte

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES II Trabalho nº 2 Códigos de linha

TELECOMUNICAÇÕES II Trabalho nº 2 Códigos de linha TELECOMUNICAÇÕES II Trabalho nº 2 Códigos de linha Trabalho realizado por : Igor Terroso Fernando Pinto Oscar Patrício da Turma 4EEC08 Indice: Objectivo...3 Conceitos teóricos...4 O codigo de linha 2B1Q...6

Leia mais

Modulações Digitais. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Apontamentos sobre ADEETC

Modulações Digitais. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Apontamentos sobre ADEETC Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Área Departamental de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores ADEETC Apontamentos sobre Modulações Digitais Vítor Manuel de Oliveira Fialho

Leia mais

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL II PARA TELECOMUNICAÇÃO

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL II PARA TELECOMUNICAÇÃO FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL II PARA TELECOMUNICAÇÃO PROF. ENG. ESP. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br

Leia mais

MODULAÇÃO ASK, PSK, FSK E QAM

MODULAÇÃO ASK, PSK, FSK E QAM MODULAÇÃO ASK, PSK, FSK E QAM ÉCNICAS DE MODULAÇÃO PASSA-FAIXA Na transmissão da dados anda ase a sequencia serial de dados de entrada é representada na forma de uma onda discreta modulada por amplitude

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Princípios de Comunicações Aulas 27 e 28 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE) 1 4.1 Introdução

Leia mais

João Baptista Bayão Ribeiro MODULAÇÃO M-ÁRIA. 1ª Edição

João Baptista Bayão Ribeiro MODULAÇÃO M-ÁRIA. 1ª Edição João Baptista Bayão Ribeiro MODULAÇÃO M-ÁRIA 1ª Edição Rio de Janeiro J. B. Bayão 2014 2 Curriculum do Autor João Baptista Bayão Ribeiro é formado em Engenharia de Telecomunicações pela UFF (Universidade

Leia mais

Índice. 2 3º ano do curso de Engenharia Electrotécnica

Índice. 2 3º ano do curso de Engenharia Electrotécnica 3º ano do curso de Engenharia Electrotécnica Índice 1 Revisões de transformada de Fourier 3 Modulações analógicas em amplitude (AM) 4 3 Modulações exponenciais (modulação em frequência e em fase FM e PM)

Leia mais

Descodificação iterativa

Descodificação iterativa Sílvio A. Abrantes DEEC/FEUP 26 Descodificação iterativa 2 Descodificação de códigos LDPC por transferência de mensagens em grafos de Tanner Introdução Diagrama de blocos de um sistema genérico de codificação

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução uto de In nformá ática - UFR RGS Redes de Computadores Codificação de dados Aula 4 Informações (digitais ou analógicas) podem ser codificadas tanto em sinais analógicos como em sinais digitais.

Leia mais

04/03/2013. Transmissão de dados. Transmissão por rádio Frequência

04/03/2013. Transmissão de dados. Transmissão por rádio Frequência Transmissão de dados Transmissão por rádio Frequência 1 Fundamentos de Rádio freqüência Toda a transmissão e recepção de sinais no mundo wireless se baseia em Rádio Freqüência (RF). Esses sinais são então

Leia mais

CÓDIGOS CORRETORES DE ERROS

CÓDIGOS CORRETORES DE ERROS Informação sobre a Disciplina CÓDIGOS CORRETORES DE ERROS INTRODUÇÃO Evelio M. G. Fernández - 27 Quartas e Sextas feiras das 9:3 às 11:3 horas Professor: Evelio Martín García Fernández Gabinete 1, Tel:

Leia mais

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova /02

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto Prova /02 Prova 3 010/0 7/01/011 Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste em 4 questões discursivas. A prova terá a duração de h30. A prova pode ser feita a lápis ou caneta. Não é permitida consulta a notas

Leia mais