2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo"

Transcrição

1 Administração Geral

2 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. é um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e serviços. a) Planejamento. b) Organização. c) Controle. d) Direção. e) Desempenho.

3 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. é um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e serviços. a) Planejamento. b) Organização. c) Controle. d) Direção. e) Desempenho.

4 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Funções organizacionais são tarefas especializadas que contribuem para a empresa realizar seus objetivos. Todas as empresas têm praticamente as mesmas funções, mesmo que às vezes elas estejam acumuladas em um só departamento. Abaixo estão descritas essas funções. Assinale a alternativa que não condiz com uma dessas funções. a) Produção. b) Marketing. c) Finanças. d) Recursos Humanos. e) Redes de internet.

5 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Funções organizacionais são tarefas especializadas que contribuem para a empresa realizar seus objetivos. Todas as empresas têm praticamente as mesmas funções, mesmo que às vezes elas estejam acumuladas em um só departamento. Abaixo estão descritas essas funções. Assinale a alternativa que não condiz com uma dessas funções. a) Produção. b) Marketing. c) Finanças. d) Recursos Humanos. e) Redes de internet.

6 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Ao conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo meio e fim denomina-se: a) Processo. b) Função. c) Cargo. d) Logística. e) Unidade de negócios.

7 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Ao conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo meio e fim denomina-se: a) Processo. b) Função. c) Cargo. d) Logística. e) Unidade de negócios.

8 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. é o plano mais importante da organização e define a alocação global de seus recursos. a) Planejamento estratégico. b) Planejamento tático. c) Planejamento operacional. d) Plano decontingências. e) Plano demídia.

9 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. é o plano mais importante da organização e define a alocação global de seus recursos. a) Planejamento estratégico. b) Planejamento tático. c) Planejamento operacional. d) Plano decontingências. e) Plano demídia.

10 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. indica uma das principais medidas de desempenho das organizações. a) Responsabilidade. b) Confiabilidade. c) Qualidade. d) Segurança. e) Produtividade.

11 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. indica uma das principais medidas de desempenho das organizações. a) Responsabilidade. b) Confiabilidade. c) Qualidade. d) Segurança. e) Produtividade.

12 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Dentro da Administração da Qualidade, o melhor que se pode fazer, o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação denomina-se: a) Especificações. b) Excelência. c) Conformidade. d) Adequação ao uso. e) Não conformidade.

13 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Dentro da Administração da Qualidade, o melhor que se pode fazer, o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação denomina-se: a) Especificações. b) Excelência. c) Conformidade. d) Adequação ao uso. e) Não conformidade.

14 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. O cliente é quem define a qualidade, não os engenheiros, nem o pessoal de marketing ou a alta administração. II. A qualidade de um produto ou serviço abrange todas as características de marketing, projeto, fabricação e manutenção do produto ou serviço que satisfazem às expectativas do cliente. III. A administração da qualidade total é problema de todos os departamentos e envolve todos os aspectos da operação da empresa a) Somente a afirmação I está correta. b) Somente a afirmação II está correta. c) Somente a afirmação IIIestá correta. d) Nenhuma das afirmações está correta. e) Todas as afirmações estão corretas.

15 2016/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. O cliente é quem define a qualidade, não os engenheiros, nem o pessoal de marketing ou a alta administração. II. A qualidade de um produto ou serviço abrange todas as características de marketing, projeto, fabricação e manutenção do produto ou serviço que satisfazem às expectativas do cliente. III. A administração da qualidade total é problema de todos os departamentos e envolve todos os aspectos da operação da empresa a) Somente a afirmação I está correta. b) Somente a afirmação II está correta. c) Somente a afirmação IIIestá correta. d) Nenhuma das afirmações está correta. e) Todas as afirmações estão corretas.

16 2016/IBFC/Emdec/Assistente Administrativo Jr O pilar da Administração que trata de definir objetivos, identificar formas de controle e definir processos determina-se: a) Planejamento. b) Organização. c) Direção. d) Controle.

17 2016/IBFC/Emdec/Assistente Administrativo Jr O pilar da Administração que trata de definir objetivos, identificar formas de controle e definir processos determina-se: a) Planejamento. b) Organização. c) Direção. d) Controle.

18 2016/IBFC/Emdec/Assistente Administrativo Jr Em Administração, utilizar da melhor forma todos os recursos disponíveis denomina-se: a) Eficácia. b) Eficiência. c) Desempenho. d) Gerenciamento.

19 2016/IBFC/Emdec/Assistente Administrativo Jr Em Administração, utilizar da melhor forma todos os recursos disponíveis denomina-se: a) Eficácia. b) Eficiência. c) Desempenho. d) Gerenciamento.

20 2015/IBFC/MGS/Administração A Escola Clássica tem um diferencial muito importante, pois corresponde ao primeiro estudo da Administração de forma estruturada. Este pioneirismo levou a situações interessantes, pois a Escola Clássica recebeu elogios e críticas de forma ampla, sem possibilitar, e receber, uma análise mais detalhada de cada situação. A Escola Clássica se constitui de duas teorias da Administração: A Teoria da Administração Científica e a Teoria do Processo Administrativo. Dentre os autores que contribuíram para a Administração Científica, aquele que consolidou a linha de montagem móvel e mecanizou o processo, além de implantar 8 horas de trabalho diários e a duplicação dos salários foi o que está na alternativa: a) Frederick Taylor. b) Henri Fayol. c) Henry Ford. d) Frederick Maslow.

21 2015/IBFC/MGS/Administração A Escola Clássica tem um diferencial muito importante, pois corresponde ao primeiro estudo da Administração de forma estruturada. Este pioneirismo levou a situações interessantes, pois a Escola Clássica recebeu elogios e críticas de forma ampla, sem possibilitar, e receber, uma análise mais detalhada de cada situação. A Escola Clássica se constitui de duas teorias da Administração: A Teoria da Administração Científica e a Teoria do Processo Administrativo. Dentre os autores que contribuíram para a Administração Científica, aquele que consolidou a linha de montagem móvel e mecanizou o processo, além de implantar 8 horas de trabalho diários e a duplicação dos salários foi o que está na alternativa: a) Frederick Taylor. b) Henri Fayol. c) Henry Ford. d) Frederick Maslow.

22 2015/IBFC/MGS/Administração Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir. Dentre as principais funções da Administração, é a metodologia administrativa que permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados - objetivos e metas - a serem alcançados pelas organizações e de delinear ações - estratégicas - para alcançar estes resultados, bem como estabelecer leis e normas - políticas - que servem de sustentação a esse procedimento administrativo. a) Planejamento. b) Organização. c) Direção. d) Controle.

23 2015/IBFC/MGS/Administração Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir. Dentre as principais funções da Administração, é a metodologia administrativa que permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados - objetivos e metas - a serem alcançados pelas organizações e de delinear ações - estratégicas - para alcançar estes resultados, bem como estabelecer leis e normas - políticas - que servem de sustentação a esse procedimento administrativo. a) Planejamento. b) Organização. c) Direção. d) Controle.

24 2015/IBFC/MGS/Administração Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir. A Administração conta com três níveis. O é o que consolida a interação entre os aspectos internos ou controláveis e os aspectos externos ou não controláveis das organizações. a) Nível Tático. b) Nível Estratégico. c) Nível Operacional. d) Nível Administrativo.

25 2015/IBFC/MGS/Administração Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir. A Administração conta com três níveis. O é o que consolida a interação entre os aspectos internos ou controláveis e os aspectos externos ou não controláveis das organizações. a) Nível Tático. b) Nível Estratégico. c) Nível Operacional. d) Nível Administrativo.

26 2015/IBFC/Docas - PB/Administrador Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Baseada nos estudos de a Administração é o processo de,, e o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações. a) Fayol, pesquisar, orçar, direcionar e cortar. b) Taylor, pesquisar, orçar, demonstrar e controlar. c) Fayol, planejar, organizar, dirigir e controlar d) Ford, planejar, organizar, disciplinar e cortar.

27 2015/IBFC/Docas - PB/Administrador Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Baseada nos estudos de a Administração é o processo de,, e o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações. a) Fayol, pesquisar, orçar, direcionar e cortar. b) Taylor, pesquisar, orçar, demonstrar e controlar. c) Fayol, planejar, organizar, dirigir e controlar d) Ford, planejar, organizar, disciplinar e cortar.

28 2015/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Leia a sentença e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. é o conceito de desempenho que envolve a comparação entre os objetivos propostos e os resultados alcançados. Mede o grau de alcance dos resultados. a) Eficiência. b) Produtividade. c) Eficácia. d) Flexibilidade. e) Fluxo Produtivo.

29 2015/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo Leia a sentença e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. é o conceito de desempenho que envolve a comparação entre os objetivos propostos e os resultados alcançados. Mede o grau de alcance dos resultados. a) Eficiência. b) Produtividade. c) Eficácia. d) Flexibilidade. e) Fluxo Produtivo.

30 2015/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo As sentenças abaixo discorrem sobre planejamento. Baseado no tema, analise-as, atribua valores verdadeiro ou falso e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo: ( ) Planejar é um processo de reflexão e tomada de decisão sobre o futuro. ( ) Planejar é definir objetivos ou resultados que devem seralcançados nofuturo. ( ) Durante o planejamento deve-se definir os meios que deverão possibilitar a realização dos resultados esperados, dentro de um espaço de tempo indefinido. a) V, V, F. b) F, F, V. c) V, F, V. d) F, V, F e) V, V, V.

31 2015/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo As sentenças abaixo discorrem sobre planejamento. Baseado no tema, analise-as, atribua valores verdadeiro ou falso e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo: ( ) Planejar é um processo de reflexão e tomada de decisão sobre o futuro. ( ) Planejar é definir objetivos ou resultados que devem seralcançados nofuturo. ( ) Durante o planejamento deve-se definir os meios que deverão possibilitar a realização dos resultados esperados, dentro de um espaço de tempo indefinido. a) V, V, F. b) F, F, V. c) V, F, V. d) F, V, F e) V, V, V.

32 2015/IBFC/CEP 28/Assistente Administrativo As sentenças abaixo discorrem sobre conceitos de eficiência e eficácia dentro das empresas. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta: I. A eficiência objetiva a ausência de desperdícios, o uso econômico de recursos e a produção de uma maior quantidade de resultados com cada vez menos recursos utilizados. II. A eficácia retrata a capacidade de realizar resultados, buscando o mais baixo grau de realização dos objetivos e de capacidade de resolver problemas. Estão corretas as afirmativas: a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) As afirmativas I e IIestão corretas d) Nenhuma afirmativa está correta

33 2015/IBFC/CEP 28/Assistente Administrativo As sentenças abaixo discorrem sobre conceitos de eficiência e eficácia dentro das empresas. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta: I. A eficiência objetiva a ausência de desperdícios, o uso econômico de recursos e a produção de uma maior quantidade de resultados com cada vez menos recursos utilizados. II. A eficácia retrata a capacidade de realizar resultados, buscando o mais baixo grau de realização dos objetivos e de capacidade de resolver problemas. Estão corretas as afirmativas: a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) As afirmativas I e IIestão corretas d) Nenhuma afirmativa está correta

34 2015/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo O processo de controle produz informações úteis que auxiliarão na tomada de decisões. Sobre o processo de controle dentro das empresas, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. Uma das finalidades do processo de controle é fornecer informações relevantes aos gestores que os auxiliarão no desempenho de suas atividades. II. O processo de comparação entre o que foi planejado e o que está sendo executado e a obtenção das correspondentes conclusões sobre o desempenho é também considerado processo de avaliação. III. A definição e conhecimento dos padrões permite a avaliação eficaz sobre o desempenho e a identificação das decisões corretas a serem tomadas. Estão corretas as afirmativas: a) Apenas as afirmativas I e IIestão corretas. b) Apenas as afirmativas I e IIIestão corretas. c) Apenas asafirmativas IIe IIIestão corretas. d) Todas asafirmativas estão corretas. e) Nenhuma afirmativa está correta.

35 2015/IBFC/EBSERH/Assistente Administrativo O processo de controle produz informações úteis que auxiliarão na tomada de decisões. Sobre o processo de controle dentro das empresas, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. Uma das finalidades do processo de controle é fornecer informações relevantes aos gestores que os auxiliarão no desempenho de suas atividades. II. O processo de comparação entre o que foi planejado e o que está sendo executado e a obtenção das correspondentes conclusões sobre o desempenho é também considerado processo de avaliação. III. A definição e conhecimento dos padrões permite a avaliação eficaz sobre o desempenho e a identificação das decisões corretas a serem tomadas. Estão corretas as afirmativas: a) Apenas as afirmativas I e IIestão corretas. b) Apenas as afirmativas I e IIIestão corretas. c) Apenas asafirmativas IIe IIIestão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas. e) Nenhuma afirmativa está correta.

36 2015/IBFC/CEP 28/Assistente Administrativo Dentre os principais processos administrativos, está o planejamento. Podemos dividi-lo em estratégico, operacional e tático. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo, atribua valores verdadeiro (V) ou falso (F), e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo: ( ) O planejamento estratégico define a, relação desejada da organização com seu ambiente. É o processo onde são definidos os objetivos. ( ) O planejamento operacional defini as atividades e recursos necessários para a realização dos objetivos. a) V, F. b) F, F c) F, V. d) V, V

37 2015/IBFC/CEP 28/Assistente Administrativo Dentre os principais processos administrativos, está o planejamento. Podemos dividi-lo em estratégico, operacional e tático. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo, atribua valores verdadeiro (V) ou falso (F), e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo: ( ) O planejamento estratégico define a, relação desejada da organização com seu ambiente. É o processo onde são definidos os objetivos. ( ) O planejamento operacional defini as atividades e recursos necessários para a realização dos objetivos. a) V, F. b) F, F c) F, V. d) V, V

38 2015/IBFC/CEP 28/Assistente Administrativo O processo de organização de uma empresa inclui a divisão do trabalho de uma maneira que facilite o ciclo produtivo e proporcione o alcance dos objetivos propostos. Sobre a departamentalização, e a divisão do trabalho presentes no processo de organização, leia as sentenças e assinale a alternativa correta: I. Critério de departamentalização é o princípio que direciona a divisão do trabalho em uma estrutura organizacional. II. Divisão do trabalho é o processo através do qual uma tarefa, é subdividida em partes e distribuída entre as pessoas e grupos dentro da organização Estão corretas as afirmativas: a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) As afirmativas I e IIestão corretas d) Nenhuma afirmativa está correta.

39 2015/IBFC/CEP 28/Assistente Administrativo O processo de organização de uma empresa inclui a divisão do trabalho de uma maneira que facilite o ciclo produtivo e proporcione o alcance dos objetivos propostos. Sobre a departamentalização, e a divisão do trabalho presentes no processo de organização, leia as sentenças e assinale a alternativa correta: I. Critério de departamentalização é o princípio que direciona a divisão do trabalho em uma estrutura organizacional. II. Divisão do trabalho é o processo através do qual uma tarefa, é subdividida em partes e distribuída entre as pessoas e grupos dentro da organização Estão corretas as afirmativas: a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) As afirmativas I e II estão corretas d) Nenhuma afirmativa está correta.

40 2015/IBFC/CEP 28/Assistente Administrativo Um plano é um registro de decisões que resultam de análises sobre algumas informações a respeito de alguma situação. Dentre os principais componentes de um plano estão os objetivos, os meios para realização dos objetivos e os meios de controle. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. Os objetivos são os resultados esperados. Eles não interferem nos cursos de ação do fluxo produtivo. Não interferem nas atividades cotidianas dentro das empresas. II. Os meios de controle são informações que proporcionam avaliar se os objetivos propostos estão sendo atingidos e se os cursos de ação estão apropriados para tal. Estão corretas asafirmativas: a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) As afirmativas I e IIestão corretas d) Nenhuma afirmativa está correta.

41 2015/IBFC/CEP 28/Assistente Administrativo Um plano é um registro de decisões que resultam de análises sobre algumas informações a respeito de alguma situação. Dentre os principais componentes de um plano estão os objetivos, os meios para realização dos objetivos e os meios de controle. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I. Os objetivos são os resultados esperados. Eles não interferem nos cursos de ação do fluxo produtivo. Não interferem nas atividades cotidianas dentro das empresas. II. Os meios de controle são informações que proporcionam avaliar se os objetivos propostos estão sendo atingidos e se os cursos de ação estão apropriados para tal. Estão corretas asafirmativas: a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) As afirmativas I e IIestão corretas d) Nenhuma afirmativa está correta.

42 2015/IBFC/CEP 28/Assistente Administrativo Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. é um gráfico que mostra uma seqüência de atividades dispostas ao longo do tempo. a) Fluxograma. b) Organograma. c) Hierarquia. d) Cronograma.

43 2015/IBFC/CEP 28/Assistente Administrativo Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. é um gráfico que mostra uma seqüência de atividades dispostas ao longo do tempo. a) Fluxograma. b) Organograma. c) Hierarquia. d) Cronograma.

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 1) IBFC - ADMINISTRADOR - DOCAS PB (2015) Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Baseada nos estudos de a Administração

Leia mais

CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof. FLÁVIO TOLEDO

CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof. FLÁVIO TOLEDO CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. FLÁVIO TOLEDO 1. Em Administração, utilizar da melhor forma todos os recursos disponíveis denomina-se: A) Eficácia. B) Eficiência. C) Desempenho. D) Gerenciamento. 2. A

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 14 QUESTÕES IBFC -

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 14 QUESTÕES IBFC - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 14 QUESTÕES IBFC - O inteiro teor desta apostila está sujeito à proteção de direitos autorais. Copyright 2016 Loja do Concurseiro. Todos os

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Ciências da Administração TCM Banca: IBFC Período 2011 2016 Sumário Administração Geral... 3 Administração Pública... 53 Administração de Materiais... 69 Gabarito... 71

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01 CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - LISTA 01 O inteiro teor desta apostila está sujeito à proteção de direitos autorais. Copyright 2016

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: IBFC. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: IBFC Período 2010 2016 1) IBFC - ANALISTA ADMINISTRATIVO - HMDCC (2015) Leia as afirmativas abaixo que discorrem sobre os sistemas de informações gerenciais,

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 01. (IBAMA/Analista Administrativo/2013/77) A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais?

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? a) Estratégico ou tático b) Estratégico ou gerencial

Leia mais

3. CONCEITOS IMPORTANTES

3. CONCEITOS IMPORTANTES 3. CONCEITOS IMPORTANTES As organizações realizam essas funções, adquirindo e usando recursos, para desenvolver fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL INTRODUÇÃO À TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO O que é Administração? Administração vem do latim Ad = direção ou tendência para algo. Minister = subordinação ou obediência

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01

ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS 1. Administração geral: conceitos básicos Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso e o insucesso das organizações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ciclo PDCA. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ciclo PDCA. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão da Qualidade Prof. Fábio Arruda O O teve origem na década de 1920, com Shewhart, nos Estados Unidos, mas tornou-se conhecido como ciclo de Deming a partir de 1950, no Japão.

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração Professor Bruno Eduardo www.brunoeduardo.com professor@brunoeduardo.com www.facebook.com/professorbrunoeduardo Conteúdo: Planejamento Estratégico. Processo Administrativo Planejamento; Organização; Direção;

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Organizacional dos Serviços de Enfermagem e Gerenciamento do Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos A administração e a enfermagem Administrar: é o processo

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Organização e Normas

Organização e Normas Organização e Normas Conteúdo Programático Histórico das organizações Precursores da Administração Estrutura das Empresas Uso dos métodos estatísticos como ferramenta analítica para os processos industriais

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil

Administração. Módulo 2 Assistente Administrativo. Prof. Edgard Lourenço Jr. Colégio Técnico PoliBrasil Administração Módulo 2 Assistente Administrativo Unidade I Introdução e Influência Histórica ADMINISTRAÇÃO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA Conceito O que significa administrar? A Administração (Ciência da Administração)

Leia mais

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EPA. Prof. Me. Wesley Vieira Borges

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EPA. Prof. Me. Wesley Vieira Borges EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO EPA 2016 Prof. Me. Wesley Vieira Borges MINI CURRÍCULO Mestre em Ciências Sociais e Humanidades - UEG - (2013). Especialista em Docência Universitária PUC GO, (2005).

Leia mais

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1 Prefácio, xi Parte I - Conceitos Básicos, 1 1 Organizações e Administração, 3 Objetivos, 3 1 Organizações, 3 2 Funções organizacionais, 5 3 Eficiência e eficácia, 7 4 Administração: definição, 8 5 Somos

Leia mais

Exercícios das AS- planejamento orçamentário e empresarial

Exercícios das AS- planejamento orçamentário e empresarial Exercícios das AS- planejamento orçamentário e empresarial Unidade I - Planejamento Estratégico Pergunta 1 Assinale a alternativa que melhor descreve o planejamento estratégico: a. Os dados são difíceis

Leia mais

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016 PROVA ADMINISTRAÇÃO Nome: Data: 12/07/2016 1) O estudo sobre motivação humana nas organizações é fundamentado em Teorias Motivacionais, que explicam o desempenho das pessoas em situação de trabalho. Sobre

Leia mais

Questões para Estudo - Alunos Rotinas Administrativas

Questões para Estudo - Alunos Rotinas Administrativas Questões - 1) Sobre os exemplos hipotéticos de práticas comuns nos processos organizacionais de um hospital publico, assinale a alternativa correta. a) Quando o setor de pronto atendimento desenvolve um

Leia mais

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA FILIPE S. MARTINS ROTEIRO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA HENRY FORD E A LINHA DE MONTAGEM HENRI FAYOL E A ESCOLA DO PROCESSO

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria clássica da Administração Período 2008 2016 1) FGV Analista Legislativo (SEN)-2008 Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Principios de Produção Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Princípios de Produção O propósito de um negócio é criar um cliente. (Peter

Leia mais

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... Sumário Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 1. Compreendendo o edital do concurso... 17 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 17 1.2. Como estudo essa disciplina?... 20 1.3.

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04/10/2012 Etec PROFa. MARIA CRISTINA MEDEIROS Código:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Normas Aplicáveis aos Servidores

Normas Aplicáveis aos Servidores Normas Aplicáveis aos Servidores Organização do Trabalho Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Normas Aplicáveis aos Servidores ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO A organização do trabalho envolve

Leia mais

O DESEMPENHO OPERACIONAL

O DESEMPENHO OPERACIONAL O DESEMPENHO OPERACIONAL TIPOS DE OBJETIVOS DE DESEMPENHO OPERACIONAL PREÇO BAIXO, ALTAS MARGENS OU AMBOS ENTREGA RÁPIDA CUSTO ENTREGA CONFIÁVEL VELOCIDADE CICLO RÁPIDO ALTA PRODUTIVIDADE TOTAL OPERAÇÕES

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Grupo 1 Administração Científica Grupo 2 Teoria Clássica Aula 5 09/06/2014 A evolução do conceito de ADMINISTRAÇÃO Idade Média (fim Império Romano até fins séc. XV): - Artesanato;

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

Administração. Controle Organizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Controle Organizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Controle Organizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX CONTROLE O controle é a última etapa do Processo Administrativo. Deve-se controlar para

Leia mais

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira

Evolução histórica da. Administração e. Administração. Empreendedorismo. . Administração e Empreendedorismo. Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira . Administração e Empreendedorismo Evolução histórica da Administração Professor Dr. Alexandre Silva de Oliveira 1 Temas abordados Aula 1 e 2: Conceito de administração Eficiência e eficácia As funções

Leia mais

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL. Prof. Carla Hammes ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL Prof. Carla Hammes Estudo de caso: Taylor faz uma pergunta ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ÊNFASE NAS TAREFAS Primeira guerra mundial (1914-18) Eficiência da operação militar americana

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 4. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 4. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Soluções Emergentes - Parte 4 Prof. Fábio Arruda ***Just In Time é um sistema de administração da produçãoque determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora

Leia mais

A importância dos resultados da CPA para a gestão Prof. Rogério Massaro Suriani

A importância dos resultados da CPA para a gestão Prof. Rogério Massaro Suriani A importância dos resultados da CPA para a gestão Prof. Rogério Massaro Suriani A importância dos resultados da CPA para a gestão Rogério Massaro Suriani Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP CPA Comissão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

O desafio da profissão da qualidade

O desafio da profissão da qualidade O desafio da profissão da Para todas as organizações, o desenvolvimento de produtos e serviços de alta é essencial. As consequências do fracasso são cada vez mais significativas no mundo de hoje de aumento

Leia mais

NBC TA 520 Procedimentos analíticos

NBC TA 520 Procedimentos analíticos NBC TA 520 Procedimentos analíticos Índice Item Introdução Alcance 1 Data de vigência 2 Objetivos 3 Definição 4 Requisitos Procedimentos analíticos substantivos 5 Procedimentos analíticos que auxiliam

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

Gestão de sistemas em energia:

Gestão de sistemas em energia: MESTRADO EM ENERGIA Gestão de sistemas em energia: - Planejamento da Operação - Projeto de sistemas de energia Prof. Manuel Jarufe manueljarufe@ceunes.ufes.br Disciplina: Gestão de sistemas em energia

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 Gerenciamento de projetos Conceito de Projeto Receita Federal Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO/BACHARELADO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO/BACHARELADO CURSO: ADMINISTRAÇÃO/BACHARELADO QUESTÃO 01 Para Henri Fayol, as funções do administrador no processo organizacional são: (a) planejar, informar, dirigir e orçar. (b) orçar, informar, planejar e coordenar.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Eficiência, Eficácia e Efetividade. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Eficiência, Eficácia e Efetividade. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Eficiência, Eficácia e Efetividade Prof.ª Karen Estefan Dutra Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade

Leia mais

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques

Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Vídeos Motivacionais do Prof Marcelo Marques Curta minha Fanpage Facebook.com/prof.marcelomarques Baixe o material da aula na Fanpage 19052014 MATERIAL AULA DE ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO Definições Características

Leia mais

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO DO PROJETO Gestão de Projetos de Infraestrutura Luciano Rodrigues de Souza GESTÃO DO TEMPO Começar um trabalho sem planejá-lo primeiro, ou seja, partir para o AGIR antes do PENSAR em como agir. Fazer atividades

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Administração. Visão Geral das Teorias Administrativas. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Visão Geral das Teorias Administrativas. Professor Rafael Ravazolo. Administração Visão Geral das Teorias Administrativas Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração VISÃO GERAL DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS A Administração possui dezenas de definições

Leia mais

02/06/2016. Nova Estrutura Organizacional Senac-RR

02/06/2016. Nova Estrutura Organizacional Senac-RR Nova Estrutura Organizacional Senac-RR 1 Administração Regional Administrações Regionais possuem jurisdição nas bases territoriais correspondentes e são compostas de: Órgão Deliberativo: Conselho Regional

Leia mais

Fundamentos de Excelência em Operações. EAD Aula 2 Leonardo Gomes

Fundamentos de Excelência em Operações. EAD Aula 2 Leonardo Gomes Fundamentos de Excelência em Operações EAD 0762 - Aula 2 Leonardo Gomes Trilogia dos Processos O que é um processo? Mapeamento de processos Tipos de processos produtivos Trilogia dos Processos O que é

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Agenda Definições Classificação dos sistemas Componentes Objetivos gerais e empresariais Dimensões Organização Abordagem de resolução de problemas Definição - SI Conjunto

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

PLANEJAMENTO DE AUDITORIA

PLANEJAMENTO DE AUDITORIA PLANEJAMENTO DE AUDITORIA ALCANCE Esta Norma trata da responsabilidade do auditor no planejamento da auditoria das demonstrações contábeis. Esta Norma está escrita no contexto de auditorias recorrentes.

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec CENTRO PAULA SOUZA Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Alguns pressupostos Organização: Interação entre duas ou mais pessoas para alcançar determinados objetivos Universalidade

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Por Carolina de Moura 1

Por Carolina de Moura 1 O desenvolvimento sistemático para a gestão de risco na empresa envolve um processo evolutivo. Nos últimos anos tenho testemunhado um forte interesse entre organizações, e as suas partes interessadas,

Leia mais

Análise e medição de desempenho

Análise e medição de desempenho Análise e medição de desempenho Apresenta sugestões de medição de desempenho, criação e acompanhamento de indicadores de performance Slide 1 Parte I Estabelecendo conceitos I 1. ESTABELECENDO CONCEITOS

Leia mais

Processo de Organização AS ORGANIZAÇÕES E A ADMINISTRAÇÃO MUNDO ATUAL. Profª. Maíra Barroso Pereira. Março de 2011

Processo de Organização AS ORGANIZAÇÕES E A ADMINISTRAÇÃO MUNDO ATUAL. Profª. Maíra Barroso Pereira. Março de 2011 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Farmácia Disciplina de Gestão Farmacêutica Processo de Organização Oi Pessoal, tudo bem?! Quais são as expectativas

Leia mais

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br https://wordpress.com/page/organizacaoegestaoempresarial.wordpress.com Funções Organizacionais https://wordpress.com/page/organizacaoegestaoempresarial.wordpress.com

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Eficiência e Eficácia

Eficiência e Eficácia Eficiência e Eficácia Desempenho das Organizações A eficiência é determinante da eficácia: caso haja recursos disponíveis, e estes forem utilizados corretamente, a probabilidade de atingir os objetivos

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Alunos: Peter Pereira, Gabriel Noronha, Priscilla Souza, Leonardo Batista, Renata Barreto e João Paulo Leal

Leia mais

A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação

A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação A importância estratégica do gerenciamento e mapeamento de processos. Plataforma da Informação Prazer, Vitor Mol 2012.2 Analista de Qualidade 2013 Diretor de Qualidade 2014 Presidente 2015 Presidente do

Leia mais

ROTEIRO O QUE SIGNIFICA QUALIDADE? SISTEMA DA QUALIDADE ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE EXCELÊNCIA ESPECIFICAÇÕES CONFORMIDADE COM AS ESPECIFICAÇÕES

ROTEIRO O QUE SIGNIFICA QUALIDADE? SISTEMA DA QUALIDADE ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE EXCELÊNCIA ESPECIFICAÇÕES CONFORMIDADE COM AS ESPECIFICAÇÕES FILIPE S. MARTINS ROTEIRO ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE O QUE SIGNIFICA QUALIDADE? EXCELÊNCIA ESPECIFICAÇÕES CONFORMIDADE COM AS ESPECIFICAÇÕES ADEQUAÇÃO AO USO ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE SISTEMA DA QUALIDADE

Leia mais

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762 Aula 14 Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Controle Total da Qualidade Os consumidores usam o preço e evidências EAD 762 físicas como as maiores pistas

Leia mais

Administração Mercadológica II

Administração Mercadológica II ADMINISTRAÇÃO Administração Mercadológica II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ APLICADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova: Administrador(a)

Leia mais

Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) AULA 01. Professor(a): Monique Neves

Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) AULA 01. Professor(a): Monique Neves Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) AULA 01 Todo o curso é protegido por direitos autorais, conforme Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras

Leia mais

Pense nisso... ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA. Evolução do Pensamento Estratégico 16/05/2011. Aula 08. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE

Pense nisso... ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA. Evolução do Pensamento Estratégico 16/05/2011. Aula 08. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE Notas de Aula Curso Gerência Comercial Aula 08 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA Professor Felipe Neri Evolução do Pensamento Estratégico A palavra estratégia é de

Leia mais

ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR

ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR ESCOLARIDADE: Curso de Graduação completo em Administração. HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Decreto nº 61.934 - de 22 de dezembro de 1967 dispõe sobre

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA O PLANEJAMENTO DAS EMPRESAS RESUMO O planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma ação desejada no futuro de maneira mais eficiente, eficaz

Leia mais

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais