1.(FCC/DPE-RR/Administrador/2015) O planejamento de curto prazo com tarefas e atividades específicas refere-se ao

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.(FCC/DPE-RR/Administrador/2015) O planejamento de curto prazo com tarefas e atividades específicas refere-se ao"

Transcrição

1 As provas do Concurso TRE-SP estão cada vez mais próximas. Por isso, você confere logo abaixo mais um teste especial para intensificar os seus estudos. Prepare-se com algumas questões da disciplina de Administração Pública, com gabaritos comentados pelo professor Carlos Xavier, que leciona no Estratégia Concursos. 1.(FCC/DPE-RR/Administrador/2015) O planejamento de curto prazo com tarefas e atividades específicas refere-se ao a) planejamento estratégico. b) planejamento setorial c) mapa estratégico. d) planejamento operacional. e) planejamento global. 2.(FCC/TRE-AP/Analista Judiciário Contabilidade/2015) As características do planejamento tático são: indica a participação de cada unidade no planejamento global, seu horizonte temporal é de médio prazo, e é definido por a) cada funcionário da empresa como contribuição ao planejamento operacional. b) equipes multidisciplinares que se apoiam em pesquisas de mercado. c) meio de indicadores de mercado, envolvendo clientes e concorrência. d) cada unidade organizacional como contribuição ao planejamento estratégico. e) todos os funcionários da empresa, indicando como cada tarefa deve ser feita. 3. (FCC/TRT15/Analista Judiciário - Odontologia/2015) Sobre as estruturas organizacionais, considere: I. O grupamento das atividades de uma entidade em órgãos é efetuado de acordo com critérios de departamentalização que, entre outros, podem ser: por produtos, por clientes ou por área geográfica.

2 II. Dentre as relações formais verificadas na estrutura organizacional de uma instituição, pode-se citar a autoridade de linha, ou seja, aquela exercida pelo chefe de um órgão diretamente sobre seus subordinados. III. A denominada estrutura matricial, descrita por Fayol, pressupõe, no primeiro nível de departamentalização, as funções de produção, comercialização, finanças e administração. Está correto o que consta APENAS em a) II e III. b) I e III. c) I e II. d) III. e) I. 4. (FCC/CNMP/Técnico do CNMP/2015) Sobre estrutura organizacional, é correto afirmar: a) O grau de descentralização é outra decisão importante no delineamento da estrutura; quanto mais centralização maior será a falta de coordenação e controle. b) A formalização, explicitada em manuais de organização que descrevem níveis de autoridades e responsabilidades dos vários departamentos, assegura que, na operação, não exista a estrutura informal. c) A unidade de comando, princípio da administração clássica, é aplicada em todos os tipos de estrutura quando feito processo de departamentalização. d) A definição precisa de direitos e obrigações dos membros da organização traduzidas em funções bem delineadas é uma característica de organizações mecanicistas. e) Um dos pontos a observar na estrutura é a amplitude de controle. Quanto menor a amplitude de controle, menor o número de níveis hierárquicos. 5.(FCC/TRF3/Analista Judiciário Biblioteconomia/2016) Quanto a seus atributos, os projetos a) carregam, em geral, pouco risco e incerteza. b) são não repetitivos e tendem a ter características únicas. c) independem de compromissos com resultados e/ou com custos predefinidos.

3 d) são geralmente responsabilidade de equipes permanentes de trabalho. e) são, quando de longa duração, imunes a interferências externas. 6. (FCC/TRT23/Analista Judiciário Biblioteconomia/2016) A definição: É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atingir seus objetivos. Refere-se a a) padrão. b) gerência de projetos. c) análise de conjuntura. d) planejamento de risco. e) plano. 7. (FCC/Eletrobrás-Eletrosul/Administrador de Empresas/2016) Suponha que a Eletrosul pretenda iniciar um processo de atualização de seu parque gerador, envolvendo a execução de projetos de construção civil. Como forma de gerenciar a execução do projeto, pretende adotar a metodologia Program Evaluation and Review Technique PERT, a qual a) propõe o gerenciamento dos custos, mas não do tempo de execução, partindo da premissa de que esta última dimensão é fortemente influenciada por fatores não gerenciáveis. b) calcula o tempo do projeto a partir da média ponderada de três estimativas de tempo das atividades: provável, pessimista e otimista. c) difere de outras metodologias similares em função da não utilização da variável randômica para distribuição de probabilidades. d) trabalha apenas com as variáveis controláveis do projeto, podendo, contudo, ser conjugada com a metodologia CPM, que é exclusiva para dimensionar as variáveis exógenas. e) calcula as variações de custo do projeto, com base em análises estatísticas de perdas e outras ineficiências, ponderadas com variáveis de gestão.

4 8.(FCC/TER-PB/AJAA/2015) A palavra motivação refere-se ao impulso que leva à ação, seja ele interno ou externo. Nesse sentido, em um ambiente de trabalho, pode-se identificar a motivação intrínseca dos colaboradores, bem como a motivação extrínseca, sendo esta última gerada, na maioria dos casos, por processos de: a)identificação das necessidades individuais e do grupo. b) interação e reconhecimento. c) reforço e punição. d) avaliação e capacitação. e)mapeamento e neutralização de comportamentos adversos. 9. (FCC/TER-AP/TJAA/2015) Herzberg e seus associados desenvolveram um modelo de motivação baseado em fatores motivacionais e de a) expectativa. b) autorrealização. c) manutenção. d) valência. e) reforço intermitente. 10.(FCC/TRE-RR/AJAA/2015) A cultura organizacional a)traz informações de satisfação e insatisfação dos empregados como: comunicação, reconhecimento, entre outros. b)é um aspecto secundário e temporário, que influencia as organizações. c)é importante para promover as mudanças necessárias, a partir do entendimento das crenças e valores que são facilmente identificáveis. d) não gera impacto no comportamento, na produtividade e nas expectativas dos empregados. e)exige ajustes aos padrões existentes em um processo de intervenção, evitando-se mudanças bruscas que possam gerar resistências.

5 11.(FCC/TRT3/AJAA/2015) Para entender a Cultura da Gestão de Pessoas é necessário conhecer e compreender a Cultura da Organização em que está inserida essa gestão. A tabela abaixo apresenta a tipologia de cultura corporativa e sua relação com as normas e procedimentos, segundo Charles B. Handy. Colun a Tipologia de Cultura Coluna Normas e procedimentos I Poder 1 Múltiplos, padronizados e rígidos II Papeis 2 Funcionais e flexíveis. III Tarefa 3 Poucos, valor do costume. IV Pessoa 4 Individualizados e de Equipes Está correta a correlação entre as colunas o que consta APENAS em a)i-2 - II-3 - III-1 - IV-4. b)i-4 - II-1 - III-3 - IV-2. c)i-1 - II-3 - III-4 - IV-2. d)i-3 - II-4 - III-2 - IV-1. e)i-3 - II-1 - III-2 - IV (FCC/TRT3/AJAA/2015) Sobre Gestão por Competências, considere: I. Pode ser analisada sob o prisma da competência técnica" e da competência interpessoal", onde somente a primeira assegura um desempenho adequado e de qualidade, uma vez que pode ser desenvolvida por meio de treinamentos específicos.

6 II. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito. III. Passou a compreender a relevância dos seus estudos às organizações a partir do entendimento das transformações de natureza produtiva e social que afetaram as economias em desenvolvimento durante a década de 1990, com a intensificação do fenômeno da Globalização. IV. Em se tratando de estratégia, refere-se à habilidade de uma organização em sustentar uma coordenação de recursos e capacidades de forma a alcançar suas metas. Está correto o que consta APENAS em a) I e II. b)i e III. c)iii e IV. d)ii e IV. e)i e IV GABARITO COMENTADO 1) GABARITO: D. O planejamento que é feito para as tarefas e atividades de curto prazo é o do nível operacional. Lembrando: o do nível mais elevado e que envolve a organização como um todo é o estratégico, enquanto seu desdobramento imediato é o tático. 2) GABARITO: D. O planejamento tático é definido no nível intermediário da organização, em suas áreas/funções/unidades organizacionais específicas. Ele é um desdobramento do planejamento estratégico, por isso deve contribuir para sua concretização. 3) GABARITO: C. Vamos ver cada um dos itens: I) Certo. Existem diferentes critérios de departamentalização, e os critérios mencionados são todos corretos. II) Certo. Um dos pontos importantes na estrutura é a autoridade em linha, corretamente descrita pela questão. III) Errado. Essa alternativa exige que você conhecesse também o princípio da autoridade única de Fayol (unidade de comando), que está relacionado com a

7 Teoria Clássica da Administração (assunto de Teoria Geral da Administração). Para este princípio não é possível haver dupla subordinação (como acontece na estrutura matricial). Esse é um item sem pé nem cabeça. 4) GABARITO: D. Vamos ver cada uma das alternativas: A) Errada. De fato, descentralização e centralização são elementos importantes a serem decididos. Apesar disso, quanto maior a centralização maior será a possibilidade de controle pelos níveis mais elevados da organização. B) Errada. Não tem sentido afirmar que a formalização assegura a inexistência de uma organização informal, pois ela sempre existirá em algum grau. C) Errada. Um exemplo onde o princípio não é aplicável é a departamentalização matricial. D) Certa. Está corretíssima, é isso mesmo! E) Errada. Na verdade, quanto menor a amplitude de controle, maior será a cadeia de comando, para um mesmo número de funcionários. 5) GABARITO: B. Os projetos são, em sua essência, atividades temporárias que geram resultados únicos, exclusivos. Vejamos cada alternativa: a) Errado. Projetos possuem riscos e incertezas. b) Certo. Trata-se da essência do projeto. c) Errado. Os resultados obtidos e custos estabelecidos em orçamento são base para o projeto, os compromissos precisam ser cumpridos. d) Errado. Como os projetos são temporários, suas equipes também serão. e) Errado. Os projetos sempre sofrerão interferências. 6) GABARITO: B. Questão simples e interpretativa. Quer apenas que você saiba que a aplicação de técnicas ao projeto é o gerenciamento de projetos. Nada demais aqui... 7) GABARITO: B. A Metodologia PERT é aquela calcula o tempo do projeto com base na média ponderada das três estimativas de tempo. Não confunda com a metodologia CPM, que utiliza a duração mais provável de cada atividade, sendo determinística sobre os prazos. 8) GABARITO: C. A motivação é considerada, nos dias de hoje, como um fenômeno intrínseco ao indivíduo. Apesar disso, também se discute a existência da chamada motivação extrínseca, que viria dos reforços e punições oferecidos como combustível para que o funcionário se motive ou

8 desmotive para determinado comportamento, o que é bem explicado pela Teoria do Reforço, de Skinner. 9) GABARITO: C. A Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, é baseada em dois fatores: fatores motivacionais (relacionados com a motivação para o trabalho), e os fatores higiênicos / extrínsecos / profiláticos / de manutenção (relacionados com a insatisfação ou não com o ambiente de trabalho). 10) GABARITO: E. Analisemos cada uma das alternativas, pensando na cultura organizacional: a) Errada. Tais elementos são ligados ao clima organizacional, e não à cultura. b) Errada. Cultura é um aspecto perene e importante para a organização. c) Errada. As crenças e valores não são facilmente identificadas. d) Errada. A cultura gera impacto no comportamento. e) Certa. A cultura exige ajustes aos padrões existentes (na própria cultura). 11) GABARITO: E. Questão objetiva. Você precisaria lembrar que: Cultura do poder = importância dos costumes em relação à autoridade e poucas normas padronizadas já que o importante é o resultado e não os meios utilizados; cultura dos papéis = burocracia, com normas padronizadas e rígidas; cultura da tarefa = normas baseadas nas tarefas e funções; cultura da pessoa = normas baseadas nas próprias pessoas e equipes. 12) GABARITO: D. Questão que busca sua interpretação sobre o conteúdo. Vejamos cada item: I. Errado. De fato, falar em "competência técnica"e "competência interpessoal" é possível. Trata-se de mais uma, dentre tantas classificações possíveis para as competências. Ainda assim, é preciso ter em mente que as competências podem ser desenvolvidas de forma geral. Não é possível dizer, por exemplo, que competências interpessoais não podem ser desenvolvidas por treinamentos específicos. Como o item afirma isso, está errado. II. Certo. O item define competências como os C-H-A necessários para se chegar a um objetivo. É o básico sobre o assunto. Está certo! III. Errado. O conceito de competências foi criado na década de 1970, sendo parte relevante dos estudos da organização desde então. Ainda assim, é importante lembrar que o conceito e sua importância se aprofundam a partir das mudanças da década de 1990 com o surgimento da era da informação. IV. Certo. Bastante interpretativo. Podemos dizer que a gestão por competências é o uso dos C-H-As para buscar atingir os objetivos e metas estratégicas da organização.

9

Administração Geral e Pública para concursos públicos

Administração Geral e Pública para concursos públicos Assunto da videoaula: Gestão de Projetos PERTxCPM PERT x CPM Desenvolver cronograma Técnicas Ferramentas Método do Caminho Crítico CPM PERT CPM Método do caminho crítico (CPM) / Critical Path Method (CPM):

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos.

Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos. Questão: 71899 Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos. Considere que, em determinada organização, um empregado venha, há muito tempo, demonstrando crescimento profissional

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT,

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, Balanced

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva Departamentalização Prof. Daciane de Oliveira Silva Definição (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (...) em unidades organizacionais.

Leia mais

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016

DIVISÃO DE ENSINO E PESQUISA DEP COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA COREME PROVA ADMINISTRAÇÃO. Nome: Data: 12/07/2016 PROVA ADMINISTRAÇÃO Nome: Data: 12/07/2016 1) O estudo sobre motivação humana nas organizações é fundamentado em Teorias Motivacionais, que explicam o desempenho das pessoas em situação de trabalho. Sobre

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 13 a 16

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 13 a 16 ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 13 a 16 Questões de concursos Auditor 2012 ESAF Receita Federal; Auditor 2012 ESAF Entre as opções apresentadas selecione a mais correta: A. No nível institucional o

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Estrutura em cinco configurações Núcleo Operacional Cúpula Estratégica Linha Intermediária Tecnoestrutura Assessoria

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... Sumário Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 1. Compreendendo o edital do concurso... 17 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 17 1.2. Como estudo essa disciplina?... 20 1.3.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: FCC 1. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM. Banca: FCC 1. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM Banca: FCC 1 Período 2010 2016 1 Em razão de não termos encontrado questões sobre o tema nos concursos do IBFC, incluímos questões da Fundação Carlos Chagas, no intuito

Leia mais

Direção da Ação Empresarial

Direção da Ação Empresarial Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial

Leia mais

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança A flecha invertida Introdução Um dos objetivos da gestão do desempenho é alinhar a gestão estratégica de pessoas, os objetivos organizacionais e as expectativas pessoais. Gerenciar o desempenho das pessoas

Leia mais

Sistemas de Medição de Desempenho

Sistemas de Medição de Desempenho Sistemas de Medição de Desempenho Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. Introdução Indicadores de Desempenho: resultados e tendência Produtividade e Eficiência Modelos de Sistemas de medição de Desempenho Sistema

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Organização, Sistemas e Métodos Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Conceitos Aula passada Departamentalização Tipos Vantagens e desvantagens

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização Organização, Sistemas e Métodos Aula 5 Departamentalização OSM Comunicação De Gerente Geral para Gerente de Divisão Nesta sexta-feira, por volta das 17 horas, o Cometa Halley estará visível nesta área.

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 4: Implementação e controle do planejamento estratégico 1 SEÇÃO 4.1 A ESTRUTURA E A CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2 Estrutura organizacional Especifica

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Estrutura organizacional (CESPE/TCU/AUDITOR/2008) Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

Delegação, centralização e descentralização

Delegação, centralização e descentralização Delegação, centralização e descentralização Amplitude de controle PROF. DACIANE DE O. SILVA DISCIPLINA- OSM Referência: REBOUÇAS, Djalma de Oliveira DELEGAÇÃO Definição : A Delegação pode ser definida

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

AULA Demonstrativa. Gestão Pública. Planejamento Estratégico Professor Marcelo Camacho. Aula Demonstrativa

AULA Demonstrativa. Gestão Pública. Planejamento Estratégico Professor Marcelo Camacho.  Aula Demonstrativa AULA Demonstrativa Gestão Pública Planejamento Estratégico Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Olá, pessoal! Estou aqui para

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... EDITAL SISTEMATIZADO... 19 1. Compreendendo o edital do concurso... 19 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 19 1.2. Como estudo esta disciplina?... 22 1.3. O que está no

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais

Unidade III. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli

Unidade III. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Unidade III Avaliação de Desempenho Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Os compromissos de desempenho Diferenças individuais Desenvolvimento individual na organização/satisfação Motivação relacionada

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Concurso: SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Aula 2 LEONARDO FERREIRA 1.Planejamento 2.Organização Processo Administrativo 3.Direção 4. Controle 2 O processo Organizacional(1) O planejamento, organização, direção

Leia mais

Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Sumário Unidade II 3. A organização como função administrativa 3.1 Conceitos básicos: a administração e o processo administrativo 3.2 A função organização

Leia mais

17/04/2017 ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA

17/04/2017 ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Livro: Gestão de Pessoas para Concursos Ed. Alumnus. 4ª edição. Autores Andréia Ribas e Cassiano Salim Noções

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

GABARITO COMENTADO - ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTOR T8 e T9

GABARITO COMENTADO - ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTOR T8 e T9 16. A respeito do processo de formulação estratégica indique a alternativa correta: a. A análise do macroambiente envolve questões como demografia, regulação e tecnologia b. As 5 forças de Porter consideram

Leia mais

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Michele Firmino Guimarães Vanessa Q. Rocha Centro Universitário do Norte (Uninorte) RESUMO Este trabalho vem mostrar o

Leia mais

REMUNERAÇÃO Remuneração Objetivo Atrair, Reter e Motivar eficazmente os colaboradores para a obtenção de vantagem competitiva. Objetivos da Remuneração Manter a equidade dos salários dos colaboradores;

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça - STJ. Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1. Língua Portuguesa. Noções de Direito Constitucional

Superior Tribunal de Justiça - STJ. Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1. Língua Portuguesa. Noções de Direito Constitucional Superior Tribunal de Justiça - STJ Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1 Língua Portuguesa 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2 Reconhecimento de tipos e gêneros

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 01- A evolução da formação do pensamento administrativo desenvolve o conhecimento a partir do estudo das abordagens e teorias correspondentes as diferentes concepções. As

Leia mais

Teorias sobre Motivação

Teorias sobre Motivação Teorias sobre Motivação 1 Hierarquia das Necessidades Maslow As necessidades humanas agrupam-se segundo uma hierarquia. Uma vez atendida, uma necessidade deixa de se fazer sentir (perde sua força motivadora)

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial Estrutura Organizacional SUMÁRIO 1. A grande vilã 2. A estrutura é uma estratégia 3. Condicionantes e componentes 4. Elementos definidores da estrutura

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

NOVAS QUESTÕES DE CONCURSO. 1 - Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TCE-RS Prova: Auditor Público Externo - Engenharia Civil - Conhecimentos Básicos

NOVAS QUESTÕES DE CONCURSO. 1 - Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TCE-RS Prova: Auditor Público Externo - Engenharia Civil - Conhecimentos Básicos NOVAS QUESTÕES DE CONCURSO PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 - Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TCE-RS Prova: Auditor Público Externo - Engenharia Civil - Conhecimentos Básicos Os princípios que regem a

Leia mais

Governadoria. Secretaria da Educação

Governadoria. Secretaria da Educação Fonte: http://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/12/23/estrutura-eestrategia-organizacional/ em 25 de agosto de 2013 MC CURSOS PROF. ROBERTO CÉSAR Estrutura e Estratégia Organizacional. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1

Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 Sumário Capítulo 1 Organização e o Processo Organizacional...1 1. O Conceito de Organização...1 2. O Conceito de Processo...2 3. O Conceito de Administração...3 4. O Processo Organizacional...3 4.1. Conceito

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS CAPÍTULO 02 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo As Mudanças e Transformações no Cenário Mundial. As Mudanças e Transformações na Função

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública AULA Demonstrativa Administração Pública Estrutura Organizacional Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Olá, pessoal! Estou aqui

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos Tipologia textual Ortografia oficial Acentuação gráfica... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 6 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Emprego das classes de palavras... 33 Emprego/correlação de tempos

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Motivação Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO Motivação CONTROLE OBJETIVO E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO As pessoas costumam dizer que a motivação

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

Sumário. parte um INTRODUÇÃO. parte dois COMPORTAMENTO E PROCESSOS INDIVIDUAIS. Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional...

Sumário. parte um INTRODUÇÃO. parte dois COMPORTAMENTO E PROCESSOS INDIVIDUAIS. Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional... Sumário parte um INTRODUÇÃO Capítulo 1 Introdução ao campo do comportamento organizacional... 3 BEM VINDO AO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL!... 4 o CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL... 4 Por

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSICÓLOGO / ÁREA ORGANIZACIONAL

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSICÓLOGO / ÁREA ORGANIZACIONAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSICÓLOGO / ÁREA ORGANIZACIONAL 26. A estruturação da unidade de treinamento depende do tamanho da empresa, de suas características, de seus produtos e serviços vendidos, de sua

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Tipologia textual... 4 Ortografia oficial... 5 Acentuação gráfica... 14 Emprego das classes de palavras... 16 Emprego/correlação de tempos e

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos.

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos. SIMULADO AULA 04 1. (FGV / IBGE / 2016) A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização.

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Direção Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado: dinamiza a empresa, faz as

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

Sumário. Prefácio, xv

Sumário. Prefácio, xv Sumário Prefácio, xv 1 Introdução, 1 1.1 Significado de Administração, 1 1.2 Caráter científico da Administração, 2 1.3 O papel da teoria na ciência, 4 1.4 Teorias da Administração, 7 1.5 Classificação

Leia mais

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Revisão de conteúdo Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho A educação e a utilização do conhecimento Vida em todas as suas manifestações A educação deve ser útil Arte da utilização do conhecimento Inteligências

Leia mais

Comentários sobre Questões e Gabarito Prova TRT Técnico 13/09/2015 Prova tipo 1

Comentários sobre Questões e Gabarito Prova TRT Técnico 13/09/2015 Prova tipo 1 Comentários sobre Questões e Gabarito Prova TRT Técnico 13/09/2015 Prova tipo 1 Pessoal, não acho que caiba recurso em qualquer questão. Elas foram muito bem elaboradas e não dão margem para recurso. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Hermano Perrelli e Gilson Teixeira Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Aula 3-Organização Estrutura Organizacional È a maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas(comunicação). 07:19 Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com 1 Funcionograma

Leia mais

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA O que é estrutura organizacional? A estrutura da organização pode influenciar atitudes e comportamentos;

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

Facebook.com/concursovirtual Gestão de pessoas Trabalho em equipe O que é um grupo? Grupo primário x Grupo Secundário Os grupos podem ser formais ou informais. Formais - designados pela organização. Criados

Leia mais

Processos e estruturas de. Organização. Capítulo 5. relações entre as pessoas e os recursos disponíveis

Processos e estruturas de. Organização. Capítulo 5. relações entre as pessoas e os recursos disponíveis Capítulo 5 Processos e estruturas de Organização Organização: processo de definir e estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis da empresa, tendo em vista os objectivos que esta se

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Administração e gestão de pessoas 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

Cap. I Sumário. Sumário

Cap. I Sumário. Sumário Cap. I CAPÍTULO I Noções Básicas de Administração... 17 1. Conceitos Básicos... 17 1.1. O que é Administração?... 17 1.2. O que é Administração Pública?... 18 1.3. O que são as organizações?... 19 1.4.

Leia mais

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Conteúdo do edital 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Seminário: Gestão e Competitividade na Indústria da Construção Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial Belo Horizonte, 13 de abril de 2012

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Organizações, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Material desenvolvido com base em: CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000. 1 Funções básicas 1. Realizar

Leia mais

Aula 00. Noções de Administração Aula 00 - Aula Demonstrativa. Noções de Administração Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho

Aula 00. Noções de Administração Aula 00 - Aula Demonstrativa. Noções de Administração Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho Aula 00 Noções de Administração Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com vocês o conteúdo

Leia mais

Cap. Sumário. Sumário

Cap. Sumário. Sumário Cap. Sumário Sumário CAPÍTULO I NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO... 15 1. Conceitos Básicos... 15 1.1. O que é Administração?... 15 1.2. O que é Administração Pública?... 16 1.3. O que são as organizações?...

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

* Expectativa e Instrumentalidade.

* Expectativa e Instrumentalidade. P á g i n a 1 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUCÃO A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, Governo e Administração Pública. 1.1 Conceitos. 1.2 Elementos. 2 Direito administrativo. 2.1 Conceito. 2.2 Objeto. 2.3 Fontes. 3 Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos,

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Amanda Cristina de CASTRO¹; Flávia Luzia da COSTA¹; Konrad Passos e SILVA¹; Marcelo Henrique Gomes

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA TRT s 07 PROVAS 43 QUESTÕES (2012 2010) A apostila contém provas de Administração Pública de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC), realizadas

Leia mais

Princípios da Organização do Trabalho

Princípios da Organização do Trabalho Princípios da Organização do Trabalho Pergunta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? A quem as pessoas/grupos vão

Leia mais

Motivação. Prof. Carlos Xavier Prof. Carlos Xavier facebook.com/professorcarlosxavier

Motivação. Prof. Carlos Xavier  Prof. Carlos Xavier facebook.com/professorcarlosxavier Motivação www. 1 Motivação. É o processo que move alguém em direção a algo, mediante uma ação. Possui três características intrínsecas: Intensidade: qual o esforço despendido; Direção: quais os objetivos

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Direção Processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado: dinamiza a empresa, faz as

Leia mais

Matéria Gestão de Remuneração e Sistemas de Recompensas

Matéria Gestão de Remuneração e Sistemas de Recompensas Sistemas de Recompensas Organizacionais Matéria: Gestão de Remuneração e Sistemas de Recompensas Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas Debora Miceli Versão: 3.0 Maio/2018 A Organização & Sistema

Leia mais