Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha"

Transcrição

1 Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha

2 Sumário Unidade II 3. A organização como função administrativa 3.1 Conceitos básicos: a administração e o processo administrativo 3.2 A função organização O processo de organização da organização 3.3 Estrutura organizacional Organograma e os níveis organizacionais Dimensões organizacionais

3 3. A organização como função administrativa 3.1 Conceitos básicos: a administração e o processo administrativo Passou a ser considerada como uma área do conhecimento somente a partir do início do século XX. Sua origem se perde na Antiguidade, uma vez que está associada ao processo de tomada de decisões envolvendo recursos e objetivos (Maximiano, 2007).

4 3. A organização como função administrativa Essa atividade esteve presente desde os primeiros agrupamentos humanos que resultaram da revolução agrícola (Maximiano, 2006), quando nossos ancestrais começaram a abandonar o caráter nômade e passaram a se fixar em áreas definidas.

5 3. A organização como função administrativa Destacamos a definição dada por Griffin (2007, p. 26) para o termo: A administração é um conjunto de atividades (entre elas, planejamento e tomada de decisão, organização, liderança e controle) direcionadas à utilização dos recursos (humanos, financeiros, materiais e de informação) de uma empresa para que ela atinja seus objetivos de modo eficiente e efetivo.

6 3. A organização como função administrativa Com relação ao ato de administrar, Henri Fayol descreveu-o, no início do século XX, como um processo dinâmico, composto de cinco funções interligadas e interdependentes: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar (Sobral e Peci, 2008). Passados, praticamente, 100 anos, não observamos alterações substanciais nessa proposição original. De significativo, ifi podemos citar apenas a junção das funções comandar e coordenar em uma única, mais afeita à abordagem atual de gestão de pessoas, que é dirigir.

7 3. A organização como função administrativa Embora apresentadas separadamente, as funções estão diretamente relacionadas e apresentam uma forte interdependência.

8 3.2 A função organização Entre as funções do administrador, a de organizar representa um dos maiores desafios, pois trata diretamente das ações efetivas que levam à consecução dos objetivos (ordem, coerência, uso e distribuição ib i dos recursos).

9 3.2.1 O processo de organização da organização No início do século XX, Henri Fayol apresentou uma visão abrangente da organização, avaliando e procurando a melhor maneira de organizá-la. Colocou a administração em uma posição central, quebrando o paradigma do taylorismo/fordismo, cujo foco estava direcionado quase exclusivamente para a produção.

10 Interatividade Entre as funções do administrador, qual delas representa um dos maiores desafios, pois trata diretamente das ações efetivas que levam à consecução dos objetivos? a) Planejar. b) Organizar. c) Dirigir. d) Controlar. e) Coordenar.

11 3.2.1 O processo de organização da organização Outra contribuição relevante na área administrativa veio de Max Weber, através de seu conceito de burocracia. Apesar de o termo ter adquirido uma conotação negativa, por causa da morosidade e ineficiência dos processos administrativos, na realidade ele significava exatamente o contrário. Para Weber, a burocracia é a organização eficiente por excelência e, para conseguir essa eficiência, ela explicava nos mínimos detalhes como as coisas deveriam ser feitas.

12 3.2.1 O processo de organização da organização A atividade de organização em si também é um processo de tomada de decisões. Como dividir o trabalho, atribuir responsabilidades e estabelecer mecanismos para a comunicação e a coordenação são decisões a serem tomadas.

13 3.3 Estrutura organizacional A estrutura organizacional se refere à forma como as atividades de uma entidade funções, tarefas, relações, interações, procedimentos etc. são ordenadas para permitir que os objetivos sejam alcançados. Segundo Sobral e Peci (2008), as estruturas organizacionais basicamente tentam minimizar ou controlar a influência das variações individuais sobre a organização, bem como minimizar as consequências indesejáveis da divisão do trabalho pressuposto inerente à existência das organizações.

14 3.3 Estrutura organizacional Para Daft (2008), existem três componentes-chave na definição da estrutura organizacional: 1. O que estipula as relações formais de subordinação. 2. O que identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos. 3. O que tenta assegurar uma efetiva comunicação, coordenação e integração de esforços entre todos os setores.

15 3.3.1 Organograma e os níveis organizacionais O organograma é uma representação visual e palpável das funções, dos departamentos e dos cargos da organização, assim como da forma como os níveis hierárquicos estratégico, tático e operacional estão definidos id (Sobral e Peci, 2008).

16 3.3.1 Organograma e os níveis organizacionais Mesmo de maneira simplificada, pode ser útil para a compreensão do funcionamento de uma empresa. Mesmo que a estrutura organizacional como um todo seja de responsabilidade direta da alta direção, dentro da esfera de competência de cada nível organizacional existe o dever de se estruturarem e organizarem as tarefas.

17 3.3.1 Organograma e os níveis organizacionais

18 3.3.2 Dimensões organizacionais Daft (2008) afirma que é fundamental para o processo de organização considerar as dimensões que descrevem as organizações, assim como os traços físicos e de personalidade descrevem as pessoas. Essas dimensões podem ser de dois tipos: estruturais que permitem descrever as características internas das organizações, criando condições de comparação entre empresas distintas e contextuais que caracterizam a organização como um todo a partir da identificação do ambiente organizacional que, por sua vez, modela as condições estruturais.

19 Dimensões estruturais Elas se referem às características internas de uma organização. Sobral e Peci (2008), Robbins e Decenzo (2004) e outros definem estes seis elementos estruturais: especialização do trabalho permite ganhos de eficiência; cadeia de comando trata da distribuição de autoridade e responsabilidade;

20 Dimensões estruturais amplitude de controle define o número de subordinados ideal sob responsabilidade de cada administrador; departamentalização agrupa as tarefas; grau de centralização diz respeito à tarefa de tomada de decisão; formalização das funções e tarefas da organização.

21 Interatividade As dimensões estruturais se referem às características internas de uma organização. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela incorreta com relação aos seis elementos mencionados. a) Especialização do trabalho permite ganhos de eficiência. b) Cadeia de comando trata da distribuição de autoridade e responsabilidade. c) Departamentalização separa as tarefas. d) Grau de centralização diz respeito à tarefa de tomada de decisão. e) Formalização das funções e tarefas da organização.

22 Dimensões estruturais Especialização do trabalho A busca por produtividade e eficiência é uma constante dentro das organizações. Qualquer empresa busca otimizar o uso de seus recursos através de alguma ação de divisão do trabalho. Uma das consequências de se dividirem as tarefas em atividades mais simples é a de oferecer aos trabalhadores a possibilidade de se especializarem na execução, o que resulta em ganho no rendimento individual e, consequentemente, no geral.

23 Dimensões estruturais Entretanto, o ganho não é infinito. A divisão do trabalho, ao separar drasticamente o ato de fazer do ato de pensar, resulta, conforme o pensamento marxista, em uma alienação do indivíduo (Codo, 1995). Quanto mais simplificada a atividade, maior é a tendência de monotonia e insatisfação e os resultados são contrários aos desejados.

24 Dimensões estruturais

25 Dimensões estruturais Cadeia de comando A especialização do trabalho tem outra consequência para as organizações. Além da necessidade de uma estrutura de funções especializadas, também é preciso especificar a linha de autoridade, ou seja, quem está subordinado a quem, formando a estrutura hierárquica. O conceito está diretamente associado ao princípio da unidade de comando, proposto por Fayol, segundo o qual cada subordinado deve ter um único superior imediato.

26 Dimensões estruturais

27 Dimensões estruturais Amplitude de controle Está relacionada à distribuição de autoridade e responsabilidade, derivada da capacidade de se gerir uma dada quantidade de pessoas. Se existem muitos subordinados, tem-se uma grande amplitude de controle, mas se forem poucos, a amplitude de controle é pequena. A ideia da amplitude de controle ideal, ou seja, a quantidade máxima de subordinados que possa ser gerenciada eficaz e eficientemente, variou significativamente ao longo dos anos.

28 Dimensões estruturais Velhas e novas organizações podem conviver no mesmo espaço, da mesma forma que as diversas abordagens administrativas são encontradas simultaneamente em qualquer sistema de gestão. Assim, é natural que existam também diversas maneiras de se enxergarem as organizações. Essas visões ou perspectivas nos dão uma ideia de como é seu funcionamento.

29 Dimensões estruturais Robbins e Decenzo (2004) afirmam que os primeiros estudiosos da administração apontavam não mais que seis trabalhadores, um número ínfimo perto do que se pratica atualmente. Sobral e Peci (2008) apontam, para organizações mais flexíveis e enxutas, um número que fica entre 30 e 40 subordinados. Entretanto, o assunto ainda é controverso, daí existirem variações entre as diversas empresas.

30 Dimensões estruturais Estudos realizados por esses autores apontam para os seguintes fatores definidores da amplitude ideal: complexidade do trabalho; competência, experiência e motivação das pessoas; sofisticação dos sistemas de informação e comunicação;

31 Dimensões estruturais similaridade das tarefas e das funções supervisionadas; disponibilidade e clareza das regras e procedimentos; interdependência ou interligação das tarefas; proximidade física dos subordinados; estabilidade ou instabilidade do ambiente externo; estilo de administração e cultura organizacional.

32 Interatividade Assinale abaixo a alternativa que não pode ser considerada como um dos fatores definidores da amplitude ideal. a) Complexidade do trabalho. b) Competência, experiência e motivação das pessoas. c) Sofisticação dos sistemas de informação e comunicação. d) Similaridade das tarefas e das funções supervisionadas. e) Indisponibilidade e imprecisão das regras e procedimentos.

33 Dimensões estruturais As organizações atuais tendem a utilizar amplitudes de controle maiores, o que acarreta a necessidade de delegar autoridade na expectativa de dinamizar as respostas às mudanças ambientais. Isso porque se torna inviável iá controlar e regular um número crescente de subordinados sem dar-lhes mais responsabilidade e poder de decisão.

34

35 Dimensões estruturais Departamentalização Os conceitos de cadeia de comando e amplitude de controle, anteriormente abordados, referem-se à forma como a autoridade é distribuída pelos diversos níveis hierárquicos. A essa distribuição é dado o nome de diferenciação vertical. De maneira correlata, pode-se efetuar um agrupamento de tarefas e de funcionários em unidades organizacionais ou departamentos. Esse agrupamento é conhecido por diferenciação horizontal ou departamentalização.

36 Dimensões estruturais Existem diversas formas de agrupamento possíveis, mas a maioria dos autores se restringe à existência de cinco modos ou tipos (Sobral e Peci, 2008; Robbins e Decenzo, 2004; Certo, 2003; Griffin, 2007 e outros): Departamentalização funcional Pessoas, recursos e atividades são agrupados de acordo com a função desempenhada. São exemplos os departamentos t de engenharia, produção, recursos humanos, finanças etc. É, possivelmente, a forma mais utilizada, por permitir otimizar o uso dos recursos.

37 Dimensões estruturais Departamentalização por produto Neste caso, cada linha de produto fica sob a responsabilidade de um administrador especialista. É utilizada principalmente quando existe uma significativa diversificação ifi de produtos/serviços que demandam pessoal, soluções ou tecnologias mais específicas.

38 Dimensões estruturais Departamentalização por cliente É indicada quando os clientes têm necessidades, características e problemas em comum. Encaixa-se nessa situação a maioria dos bancos, que segmentam sua atuação de maneira bastante t dirigida: i id varejo, para os clientes comuns; private, para as grandes fortunas; empresarial, para as empresas; setor público, para governos, repartições e autarquias.

39 Dimensões estruturais Departamentalização geográfica É conhecida também como departamentalização territorial. Baseiase em áreas geográficas, de acordo com os locais nos quais se realizam operações ou segundo a segmentação de mercados. É utilizada, principalmente, por empresas que operam em grandes e diversificadas áreas geográficas.

40 Dimensões estruturais Departamentalização por processo Utiliza como critério os principais processos da organização que demandam qualificações específicas. Uma indústria manufatureira típica pode utilizar essa configuração, de forma a aproveitar as diversas expertises envolvidas nos processos.

41 Dimensões estruturais Centralização e descentralização São decorrentes diretamente da situação do poder em relação aos níveis hierárquicos. Uma organização centralizada significa que as decisões estão concentradas no topo da organização, o que enfatiza a cadeia de comando. Já em uma organização descentralizada, as decisões acontecem de maneira distribuída ao longo dos níveis hierárquicos.

42 Dimensões estruturais Como as situações extremas decisões totalmente centralizadas ou descentralizadas resultariam em ineficiência, na prática utilizam-se posições intermediárias, que indicam o grau de centralização adotado, d ou seja, o mais adequado a cada condição específica.

43 Dimensões estruturais Historicamente, as decisões centralizadas eram mais utilizadas, indicando as preocupações rígidas com as noções de autoridade e controle. Atualmente, observa-se uma forte tendência para a descentralização, notadamente devido à necessidade de se agilizar e dinamizar o processo de decisão que, se focado em um número restrito de pessoas, se torna virtualmente it t impraticável.

44 Dimensões estruturais

45 Dimensões estruturais

46 Dimensões contextuais Dimensões contextuais Elas descrevem o ambiente da organização, ambiente este que influencia e dá forma às dimensões estruturais (Daft, 2008, p. 16). Em outras palavras, representam a influência dos aspectos ambientais (contexto) sobre as organizações.

47 Dimensões contextuais Segundo o mesmo autor, para a definição do projeto organizacional, precisam ser considerados os seguintes elementos (dimensões contextuais): tamanho; tecnologia; ambiente; objetivos e estratégia; cultura.

48 Interatividade Pessoas, recursos e atividades são agrupados de acordo com a função desempenhada. São exemplos os departamentos de engenharia, produção, recursos humanos, finanças etc. É, possivelmente, a forma mais utilizada, por permitir otimizar o uso dos recursos. Assinale abaixo a alternativa que contenha o tipo de departamentalização correspondente: a) Funcional. b) Por produto. c) Por cliente. d) Geográfica. e) Por processo.

49 ATÉ A PRÓXIMA!

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL UNIDADE : ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Andréia de Carvalho Andrade 2 1- Fundamentos de organização Em uma empresa tem-se

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Unidade II. Unidade II

Unidade II. Unidade II 3 A ORGANIZAÇÃO COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA No capítulo anterior abordamos a organização enquanto entidade social. Neste, trabalharemos com o termo significando uma das funções administrativas, ou seja,

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL AS ORGANIZAÇÕES: ESTRUTURA Estrutura: (latim) structūra: ação ou modo de edificar ou de construir, aquilo que se construiu Structum: reunir, juntar, arrumar

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA O que é estrutura organizacional? A estrutura da organização pode influenciar atitudes e comportamentos;

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT,

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, Balanced

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker)

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker) Apostila : Teoria Neoclássica da Administração Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados.

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Aula 3-Organização Estrutura Organizacional È a maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas(comunicação). 07:19 Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com 1 Funcionograma

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO TGA II TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Henri Fayol (1841-1925) TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Funções Básicas da Empresa Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa.

Leia mais

Funções de Administração

Funções de Administração Funções de Administração Organização A Língua Portuguesa, como outros idiomas, utiliza uma mesma palavra com diversos significados. Neste curso, você já viu ou ainda verá algumas palavras ou expressões

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Concurso: SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Aula 2 LEONARDO FERREIRA 1.Planejamento 2.Organização Processo Administrativo 3.Direção 4. Controle 2 O processo Organizacional(1) O planejamento, organização, direção

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração Introdução à Administração Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Abordagem

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Princípios da Organização do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Há seis elementos-chave ajudam um

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2. Prof. FábioArruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2. Prof. FábioArruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica da Administração Parte 2 Prof. FábioArruda FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Prever (Previsão) - Avaliação do futuro. Determinar antecipadamente

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Princípios da Organização do Trabalho

Princípios da Organização do Trabalho Princípios da Organização do Trabalho Pergunta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? A quem as pessoas/grupos vão

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Organização, Processo e Estruturas Paula Cruz 1 Organização Processo de estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis tendo em vista os objectivos que a empresa como um todo se propõe

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01

ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS 1. Administração geral: conceitos básicos Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso e o insucesso das organizações

Leia mais

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA RAFAEL BARBOSA ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA 01. (IBAMA/Analista Administrativo/2013/77) A tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Estrutura organizacional (CESPE/TCU/AUDITOR/2008) Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente

Leia mais

Administração de Empresas

Administração de Empresas Administração de Empresas -1- ÍNDICE Administração de Empresas CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO...07 PROCESSO ADMINISTRATIVO...08 FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO...09 COMPETÊNCIAS PARA A MÉDIA ADMINISTRAÇÃO...11

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 A empresa é uma organização. O mundo de hoje é uma sociedade composta de organizações. Organizações são constituídas de: Pessoas Recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, recursos financeiros,

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração. Aula 6 Abordagem Neoclássica

Introdução à Teoria Geral da Administração. Aula 6 Abordagem Neoclássica Introdução à Teoria Geral da Administração Aula 6 Abordagem Neoclássica Fayol II: o Resgate Teoria Clássica Henri Fayol Escreveu o livro no início do século XX Só foi reconhecido nos EUA após sua morte,

Leia mais

Conceito e tipos de estrutura organizacional

Conceito e tipos de estrutura organizacional Conceito e tipos de estrutura organizacional Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Neoclássica Professor: Roberto César CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO Taylor Administração Científica Organização Funcional Descentralização da Autoridade Fayol

Leia mais

Processo de Organização AS ORGANIZAÇÕES E A ADMINISTRAÇÃO MUNDO ATUAL. Profª. Maíra Barroso Pereira. Março de 2011

Processo de Organização AS ORGANIZAÇÕES E A ADMINISTRAÇÃO MUNDO ATUAL. Profª. Maíra Barroso Pereira. Março de 2011 Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Farmácia Disciplina de Gestão Farmacêutica Processo de Organização Oi Pessoal, tudo bem?! Quais são as expectativas

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades

Leia mais

(1) SIMON, H. Comportamento administrativo. 3 ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1979.

(1) SIMON, H. Comportamento administrativo. 3 ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1979. (1) SIMON, H. Comportamento administrativo. 3 ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1979. OBJETIVOS GERAL: Apresentar análises críticas de princípios administrativos (SIMON, 1979) ESPECÍFICOS: Ressaltar

Leia mais

NOCÕES DE ADMINISTRAÇÃO Prof. FLÁVIO TOLEDO ADMINISTRAÇÃO A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Vários autores definem de diversas maneiras

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial Estrutura Organizacional SUMÁRIO 1. A grande vilã 2. A estrutura é uma estratégia 3. Condicionantes e componentes 4. Elementos definidores da estrutura

Leia mais

Modelos configuracionistas. Maria José Chambel

Modelos configuracionistas. Maria José Chambel Modelos configuracionistas Maria José Chambel Configuracão estrutural Introduz o conceito de configuração como um conjunto de variáveis que se interrelacionam; isto é constelações de variáveis que se conjugam

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo Professor Flávio Toledo Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos.

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos. SIMULADO AULA 04 1. (FGV / IBGE / 2016) A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização.

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização Organização, Sistemas e Métodos Aula 5 Departamentalização OSM Comunicação De Gerente Geral para Gerente de Divisão Nesta sexta-feira, por volta das 17 horas, o Cometa Halley estará visível nesta área.

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar LIVRO Administração, teoria e prática no contexto brasileiro: Filipe Sobral e Alketa Peci (capítulos 1 e 2) Original: Profª Me. Elizete F. Montalvão Adaptado por Prof. Me.

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO TIPOS DE ORGANIZAÇÃO Organização Linear: mais simples e antiga, princípio de autoridade escalar 1. Autoridade linear ou única. 2. Linhas formais de comunicação. 3. Centralização das decisões. 4. Aspecto

Leia mais

Processos e estruturas de. Organização. Capítulo 5. relações entre as pessoas e os recursos disponíveis

Processos e estruturas de. Organização. Capítulo 5. relações entre as pessoas e os recursos disponíveis Capítulo 5 Processos e estruturas de Organização Organização: processo de definir e estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis da empresa, tendo em vista os objectivos que esta se

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2 Prof. Fábio Arruda 4- Amplitude Administrativa Significa o nº de subordinados que um administrador

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PARTE III SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Departamentalização É o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo

Leia mais

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento:

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: 1) O que é uma Organização? 2) Quais são os objetivos? 3) Quais são os seus diferentes níveis? 4) Como está estruturada uma organização? 5) Quais

Leia mais

2014 S1 Conteúdo do Disciplina Online UNIP Administração de Empresas Prof. Marcelo Kawakami

2014 S1 Conteúdo do Disciplina Online UNIP Administração de Empresas Prof. Marcelo Kawakami ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS 2014 S1 Conteúdo do Disciplina Online UNIP Administração de Empresas Prof. Marcelo Kawakami Sumário 0 Apresentação... 2 1 Organizando a Organização... 3 1.1 Organizando a Organização...

Leia mais

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

ROTEIRO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIOS FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA FILIPE S. MARTINS ROTEIRO BASES DA MODERNA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO FREDERICK TAYLOR E ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA HENRY FORD E A LINHA DE MONTAGEM HENRI FAYOL E A ESCOLA DO PROCESSO

Leia mais

Governadoria. Secretaria da Educação

Governadoria. Secretaria da Educação Fonte: http://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/12/23/estrutura-eestrategia-organizacional/ em 25 de agosto de 2013 MC CURSOS PROF. ROBERTO CÉSAR Estrutura e Estratégia Organizacional. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa Teorias das Organizações 1 Prof. Doutora Maria José Sousa 2 Abordagem Clássica Administração Científica Referência: Frederick Taylor (1903) Elemento Nuclear: A tarefa Termos mais utilizados Organização

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando

Leia mais

Organização da Aula. Contextualização. Principais Conceitos e Modelos de Gestão. Instrumentalização. Fundamentos da Administração.

Organização da Aula. Contextualização. Principais Conceitos e Modelos de Gestão. Instrumentalização. Fundamentos da Administração. Fundamentos da Administração Organização da Aula Aula 2 Modelos de Gestão Prof. Me. Daniel Francisco Rossi Contextualização Das funções concentradas em comando e controle, a partir dos modelos burocráticos

Leia mais

Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles, M.Sc.

Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles, M.Sc. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles,

Leia mais

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva Departamentalização Prof. Daciane de Oliveira Silva Definição (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (...) em unidades organizacionais.

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública AULA Demonstrativa Administração Pública Estrutura Organizacional Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Olá, pessoal! Estou aqui

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 3. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 3. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Parte 3 Prof.ª Karen Estefan Dutra Quinto tipo: Adhocracia Uma estrutura de forma flexível capaz de se ajustar a ambientes com mudanças aceleradas, apresenta

Leia mais

TEORIA BUROCRACIA. Profa. Dra. Rosângela F. Caldas

TEORIA BUROCRACIA. Profa. Dra. Rosângela F. Caldas TEORIA BUROCRACIA CONCEITO Trabalho baseado em papéis e documentos, movimentados em seqüência contínua entre as várias unidades componentes da estrutura organizacional DESENVOLVIMENTO Europa - Sec. XX

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS CAPÍTULO 02 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo As Mudanças e Transformações no Cenário Mundial. As Mudanças e Transformações na Função

Leia mais

Organização e Estrutura

Organização e Estrutura Aula 11 Organização e Estrutura Capítulo 6 Evolução da Escola Clássica Jéssica - jessica.costa.pereira@usp.br Contexto Séc. XX: necessidade das grandes empresas desenvolverem fórmulas para se organizar

Leia mais

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Estrutura e Estratégia Organizacional parte 5. Fatores que influenciam a estrutura. A definição da estrutura correta para uma determinada organização depende

Leia mais

Prof. Jairo Molina - Gestão em Petróleo e Gás. Entendendo a Administração. Prof. Jairo Molina

Prof. Jairo Molina - Gestão em Petróleo e Gás. Entendendo a Administração. Prof. Jairo Molina Entendendo a Administração Prof. Jairo Molina 1 Entendendo a Administração Metas principais: 1) Entender o significado da palavra administração. 2) A importância da administração para as diferentes organizações

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 1. (CESPE / ICMBIO / 2014) De acordo com Henri Fayol, planejamento, preparo, controle e execução são as funções universais da administração. 2. (CESPE / ICMBIO / 2014)

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

Fundamentos do Processo Administrativo: Organização

Fundamentos do Processo Administrativo: Organização Fundamentos do Processo Administrativo: Organização Unidade 4 Celina Martins Presidente 71 Sumário Introdução... 73 Objetivos... 74 Estrutura da Unidade... 74 Unidade 4: Tópico 1: Fundamentos de Organização...

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ Seleção de Estagiários do curso de Administração Prova: 28/04/2019 QUESTÕES OBJETIVAS

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ Seleção de Estagiários do curso de Administração Prova: 28/04/2019 QUESTÕES OBJETIVAS JUSTIÇA FEDERAL Seleção de Estagiários do curso de Administração Prova: 28/04/2019 QUESTÕES OBJETIVAS I Nas questões de 01 a 13 assinale a alternativa CORRETA: 1. Acerca das Teorias da Administração: a)

Leia mais

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01

CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES IBFC AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUESTÕES IBFC - LISTA 01 CONH. ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE ADMINISTRATIVO AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - LISTA 01 O inteiro teor desta apostila está sujeito à proteção de direitos autorais. Copyright 2016

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Profa Giselle Pavanelli 5ª Aula Como explicar a Teoria Comportamental? Contexto da Teoria Comportamental A organização como organismo vivo As Relações Humanas Hierarquia das Necessidades

Leia mais

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO Prof. Dr. Bernardo Meyer Departamento de Ciências da Administração - CAD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - A educação vive um processo

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO 01. (ESAF) Admitida à classificação dos planos em planos-fins e planos-meios. Os primeiros deverão dispor sobre: a) Os objetivos e metas desejadas. b) As políticas e diretrizes a serem observadas.

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 14 QUESTÕES IBFC -

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 14 QUESTÕES IBFC - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 14 QUESTÕES IBFC - O inteiro teor desta apostila está sujeito à proteção de direitos autorais. Copyright 2016 Loja do Concurseiro. Todos os

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra Terceiro tipo: Burocracia Profissional Estrutura achatada, linha intermediária estreita e uma assessoria de apoio

Leia mais

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

TEORIA DA CONTINGÊNCIA TEORIA DA CONTINGÊNCIA Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O que é Contingência Incerteza, eventualidade. Algo que pode ocorrer ou não a depender das circunstâncias. nome: evento ou situação

Leia mais

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná

UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2015 Candidato: inscrição - nome do candidato Opção: código - nome

Leia mais