Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência"

Transcrição

1 Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes Repartição de Competência

2 Espécies de competência e modos de repartição Quanto à natureza, as competência podem ser: Material-administrativa coisas) Legislativa (legislar) Tributária (tributar) (realizar

3 Espécies de competência e modos de repartição Competência Material: determina campos de atuação políticoadministrativa, de exercício das funções governamentais nãolegiferante

4 Espécies de competência e modos de repartição Competência Legislativa: é a prerrogativa de legislar sobre determinados temas. Competência Tributária: é a capacidade de prover os meios financeiros adequados à realização dos fins de cada ente federado. É a competência de tributar os contribuintes.

5 Espécies de competência e modos de repartição Quanto à forma, as competência podem ser: - Expressas (enumeradas, escritas) - Residuais (não escritas) - Implícitas (conforme a natureza)

6 Espécies de competência e modos de repartição - Competências Expressas (enumeradas, escritas) : são as atribuições expressamente conferidas aos entes federados.

7 Espécies de competência e modos de repartição - Competências Residuais ou remanescentes (não escritas): são as atribuições não especificamente atribuídas a nenhuma entidade federativa. Representam o eventual resíduo após a enumeração das competências de todos os integrantes da Federação.

8 Espécies de competência e modos de repartição -Competências Implícitas, resultantes, inerentes ou decorrentes: são as que derivam da própria natureza de cada ente federado, embora não textualmente previstas na Constituição. Se de âmbito geral pertencem à União, se de âmbito regional aos Estados e se de âmbito local aos Municípios.

9 Espécies de competência e modos de repartição Quanto à extensão, as competência podem ser: - Exclusivas (indelegáveis) - Privativas (delegáveis) - Comuns, cumulativas ou paralelas (todos a exercem) - Concorrentes (normas gerais) Suplementares normas específicas Supletiva - omissão

10 Espécies de competência e modos de repartição -Competências Exclusivas: são atribuídas a uma única entidade federada, sem a possibilidade de delegação a outrem nem competência suplementar.

11 Espécies de competência e modos de repartição -Competências Privativas: são conferidas a um único ente federado, porém é admitida a delegação a outrem.

12 Espécies de competência e modos de repartição -Competências Comuns, Cumulativas ou Paralelas: São destinadas a todas as entidades federadas, consideradas no mesmo nível hierárquico.

13 Espécies de competência e modos de repartição -Competências Concorrentes: são atribuídas ao ente central, que pode estabelecer as normas gerais sobre determinados temas, cabendo aos Estados (?) desdobrar tais dispositivos gerais de acordo com as peculiaridades regionais.

14 Espécies de competência e modos de repartição -Competências constituem Suplementares: desdobramento da competência concorrente, sendo conferidas aos Estados-membros que podem estabelecer dispositivos específicos sobe as normas gerais editadas pelo ente central.

15 Espécies de competência e modos de repartição -Competências Supletiva: também desdobrada da competência concorrente, confere aos Estados o poder de exercer de forma plena as atribuições conferidas ao ente central, enquanto este não editar as respectivas normas gerais. Umas vez editada a legislação federal, as normas gerais constantes da lei estadual perdem a eficácia no que lhe for contrário.

16 Espécies de competência e modos de repartição Quanto à origem, as competência podem ser: -Ordinária (do próprio ente) -Delegadas (recebidas de outros entes)

17 Espécies de competência e modos de repartição -Competências Ordinárias: conferidas no próprio texto são Constituição às entidades federadas. da - Competências delegadas: são atribuídas por um ente federado a outro, na forma e nos limites estabelecidos na Lei Maior.

18 Competência Tributária -As podem ser: Competências tributárias Exclusiva (indelegável) Comum (todos exercem) Residual (União)

19 Espécies de competência e modos de repartição a)as competências tributárias exclusivas são inerentes à cada Ente federado. b) As competências comuns dos Entes Federados, em matéria tributária, abrangem a instituição de taxas e de contribuições de melhoria. c) A competência tributária residual cabe à União.

20 Competências constitucionais dos Entes federados Competências comuns e concorrentes dos Entes Federadas: a) Competências materiais comuns: União, Estados, Distrito Federal e Municípios (art. 23 da Constituição). União, Estados e Municípios (art. 30, incs. VI, VII e IX da Constituição).

21 Competências constitucionais dos Entes federados b) Competências legislativas concorrentes União, Estados, Distrito Federal (Art. 24 da Constituição): normas gerais são editadas pela União. Municípios competência concorrente NÃO participam da

22 Competências constitucionais dos Entes federados Competência suplementar: desdobramento pelos Estados e o Distrito Federal das normas gerais editadas pela União. Competência supletiva: faculdade conferida aos Estados e ao Distrito Federal de legislarem plenamente enquanto a União não editar as normas gerais.

23 Competências constitucionais dos Entes federados c) Competência tributária comum: os Entes Federados, em matéria tributária, detêm competência comum para instituir taxas e contribuições de melhoria. Quanto às contribuições sociais, sua instituição é da competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios, objetiva custear a Previdência social, para cobertura de sistemas de previdência e assistência social de seus servidores, cobrada exclusivamente deles ( 1º do art. 149 da Constituição).

24 Competência da União na a) Materiais exclusivas (Art. 21 da CF). b) Legislativas privativas (Art. 22 da CF). c) Tributárias exclusivas (Arts. 147, 148, 149, 153, incs. I a VII, 154, inc. II da CF). d) Tributária residual (Art. 154, inc. I da CF).

25 Competência da União na Enumeradas nos artigo 21 e 22 da, que versam sobre duas espécies de competência: competência exclusiva da União competência privativa da União.

26 Competência da União na NOTA: Embora tenhamos a classificação doutrinária de chamar competência exclusiva a competência material executável somente pela União, e de competência privativa a competência legislativa, as bancas de concurso não são tão inflexíveis com isso. Diversas vezes colocam no enunciado: competência exclusiva exclusiva para legislar ou competência privativa para executar. Ou seja, fique atento, mas não marque incorreta uma questão de prova somente por este fato (principalmente se for CESPE).

27 Competência da União na Art. 21 trata de competência exclusiva da União: indelegável, Competência material (ADMINISTRATIVA) Não confundir com iniciativa exclusiva/reservada/privativa de lei

28 Competência da União na Principal característica da competência exclusiva é a indelegabilidade. Exemplo: não há possibilidade de que a União delegue competência aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para que esses entes federados celebrem um tratado internacional (CF, art. 21, I).

29 Competência da União na Art. 22 trata de competência privativa da União: Delegável competência LEGISLATIVA

30 Competência da União na REGRA: demais entes não podem editar leis para suprir a lacuna federal. EXCEÇÃO: União pode delegar por lei complementar Estados podem legislar plenamente sobre tais matérias? (só se a União delegar)

31 Competência da União na A delegação não poderá ser para que os Estados legislem plenamente sobre tais matérias, mas sim, tão-somente, sobre questões específicas no âmbito dessas matérias enunciadas pelos incisos do art. 22 da Carta Política e só se a União delegar.

32 Competência da União na Exemplificando: Compete privativamente à União legislar sobre Direito do Trabalho (CF, art. 22, I); portanto, a União poderá, por meio de lei complementar, autorizar os Estados e o Distrito Federal a legislar sobre tal ramo do Direito; porém, essa autorização não poderá ser para legislar plenamente sobre Direito do Trabalho, mas sim sobre questões específicas no âmbito dessa disciplina;

33 Competência da União na Exemplificando: Com a edição da Lei Complementar nº 103, de 14/07/2000, em que a União autorizou os Estados e o Distrito Federal a instituir o piso salarial, previsto no art. 7º, V, da, para as categorias de trabalhadores não organizadas em sindicato;

34 Competência da União na Assim, foi juridicamente correta a delegação da União, pois os Estados e o Distrito Federal foram, de fato, autorizados a legislar sobre uma questão específica no âmbito do Direito do Trabalho, qual seja, fixar o valor do piso salarial naquelas categorias de trabalhadores não organizadas em sindicato.

35 Competência da União na A delegação deve contemplar todos os estados e o DF,, sob pena de estabelecer-se uma desigualdade em termos legislativos entre os diferentes entes federativos.

36 Competência da União na Competências da União Art. 21 Art.22 Exclusiva da União Privativa da União Administrativa Legislativa Indelegável Delegável

37 Competência dos Estados Membros na A CF não enumerou taxativamente a competência dos Estados-membros, reservando a estes a chamada competência remanescente, ao prescrever que são reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição (CF, art. 25, 1º).

38 Competência dos Estados Membros na Competência remanescente dos Estados-membros, técnica clássica adotada originariamente pela Constituição norte-americana e por todas as Constituições brasileiras, desde a República, e que presumia o benefício e a preservação de autonomia desses em relação à União, uma vez que a regra é o governo dos Estados, a exceção do Governo Federal, pois o poder reservado ao governo local é mais extenso, por ser indefinido e decorrer da soberania do povo, enquanto o poder geral é limitado e se compõe de certo modo de exceções taxativas.

39 Competência dos Estados Membros na Então, podemos afirmar que nenhuma competência tenha sido expressamente outorgada pela CF Federal aos Estadosmembros?

40 Competência dos Estados Membros na ATENÇÃO: Em que pese a competência remanescente ou residual dos Estados/DF, existem para estes entes competências expressas no texto constitucional

41 Competência dos Estados Membros na O art. 25 da CF expressamente outorga aos Estados a competência para explorar os serviços de gás canalizado (CF, art. 25, 2º), bem assim para instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microregiões (CF, art. 25, 3º).

42 Competência dos Estados Membros na A vedação da MP para regulamentar o art. 25, º 2º foi inserida pela EC 05/95 e é importante observar o art. 246 que dispõe é vedado se regulamentar por MP qualquer artigo da CF modificado por EC entre 1º de janeiro de 95 (o que inclui a EC 05/95) até a EC 32/01, o que tornaria desnecessário o texto in fine do 2º,

43 Competência dos Estados Membros na a) Material exclusiva ( 2º e 3º do art. 25 da Lei Maior). b) Residual ( 1º do art. 25 da Lei Maior). c) Tributária exclusiva (Art. 155, incs. I a III da Lei Maior).

44 Competência do Distrito Federal na Ao Distrito Federal, em razão de ser vedada sua divisão em Municípios, foram atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios (CF, art. 32, 1º). Pode-se afirmar que todas as competências dos Estados-membros foram outorgadas ao Distrito Federal?

45 Competência do Distrito Federal na O DF, ao contrário dos Estados, não dispõe de competência para organizar e manter, no seu âmbito, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A competência para a organização e manutenção desses órgãos do DF pertence à União, por força do art. 21, incisos XIII e XIV da CF.

46 Competência dos Municípios na A competência dos Municípios está enumerada no art. 30 da Constituição Federal, destacando-se a competência para legislar sobre assuntos de interesse local (CF, art. 30, I).

47 Competência dos Municípios na Segundo orientação do STF, entre os assuntos de interesse local, de competência dos Municípios, destacamse: (a) a fixação de horário para o funcionamento do comércio local; (b) a fixação de regras relativas à segurança em instituições bancárias locais; (c) a exploração do serviço de funerária.

48 Competência dos Municípios na PODEMOS AFIRMAR QUE: Cabe ao Município, fixar o horário de funcionamento de agências bancárias localizadas na municipalidade?

49 Competência dos Municípios na Não cabe ao Município, mas sim à União, fixar o horário de funcionamento de agências bancárias localizadas na municipalidade, pois, nesse caso, predomina o interesse nacional, por envolver o funcionamento do sistema financeiro nacional.

50 Competência dos Municípios na a) Material exclusiva (Arts. 30, incs. III, IV, V, VIII da Constituição). b) Legislativa exclusiva (Art. 30, inc. I da Constituição). c) Legislativa suplementar (Art. 30, inc. II da Carta Política). d) Tributária exclusiva (Arts. 149-A e 156, incs. I a III da Carta Política).

51 Repartição de Competência na ATENÇÃO : Dar importância à leitura dos parágrafos únicos do art. 22 e 23, e os parágrafos do art. 24,, eles são cobrados literalmente,, em concurso. As competências expressas dos Estados (CF, art. 25, 2º e 3º)

52 Repartição de Competência na DICAS: Literalidade dos art. 21 ao 24 (União), 25 (Estados) e 30 (Municípios): Como as competências são instituídas de acordo com o critério da predominância do interesse, sempre que se usar o termo nacional ou internacional,, já sabemos que é competência da União.

53 Repartição de Competência na Como a União é o poder central da federação, responsável por uniformizar as medidas e evitar os conflitos entre os entes, será ela que irá estabelecer as diretrizes, critérios critérios, bases bases, normas gerais... (tente imaginar Macapá estabelecendo uma norma geral para ser cumprida em SP, RJ, RS... é inimaginável)

54 Repartição de Competência na Se a questão tocar em temas sensíveis Diretrizes, como atividade nuclear, guerra, índios, energia, telecomunicações mais uma vez estaremos diante de competência da União

55 Repartição de Competência na As competências federativas encontram-se basicamente em 4 art. da CF: 21,22,23 e 24.. Destes, o Município só participa de 1 rol de competências: administrativa comum. Competências

56 Repartição de Competência na Sempre que se deparar com uma com uma questão que traga compete à União, aos Estados, ao DF e aos Municípios, essa competência nunca poderá ser legislativa, apenas administrativa,, pois competência legislativa para o Município só ocorre na CF quando ele atua sozinho (CF, art. 30, I e II). Menos para o CESPE

57 Repartição de Competência na A A BANCA CESPE entende que os Municípios legislam concorrentemente, agregando o art. 30, II ao art. 24,, a FCC de vez em guando também aparece com uma dessa.

58 Repartição de Competência na A competência comum refere-se a temas coletivos, difusos... assim, caberá a todos os entes políticos unir forças para preservar florestas, fauna, combater a pobreza, zelar pela guarda da CF e o patrimônio público.

59 Repartição de Competência na Geralmente as coisas que são de competência comum entre os entes, estarão atreladas a legislação concorrentes,, vejamos a seguir:

60 Repartição de Competência na COMPETÊNCIA COMUM LEGISLAÇÃO CONCORRENTE LEGISLAR SOBRE: Geralmente as coisas que são de competência comum entre os entes, paisagístico; estarão atreladas a legislação concorrentes,, vejamos a seguir: Proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artísticos e cultural Proporcionar os meio de acesso à cultura, à educação e à ciência; Proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e Educação, cultura, ensino e desporto. Proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas Preservar as florestas, a fauna e a flora Responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidos, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico Florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição.

61 Repartição de Competência na A CF dispôs expressamente sobre alguns serviços que podem ser executados pelos entes de forma direta ou sob regime de delegação (concessão, permissão ou autorização).

62 Repartição de Competência na No entanto, pela literalidade da CF, os serviços ali expressos foram previstos da seguinte forma: União diretamente ou por autorização, permissão e concessão Municípios diretamente ou por permissão e concessão Estados diretamente ou apenas por concessão

63 Repartição de Competência na Podemos concluir que: se a questão cobrar Municípios e falar em autorização já está errada, pois pela literalidade Municípios = permissão ou concessão. Da mesma forma, se falar em Estados, tem que falar em concessão, senão está errado.

64 Repartição de Competência na PEGADINHAS: 1. Direitos: Existem 5 são de legislação concorrente, e 10 que são de legislação privativa da União gravem somente os 5 concorrentes: Tributário, Financeiro, Penitenciário, Econômico e Urbanístico Mnemônico: Tri Fi Penit EC Ur Privativos da União o que sobrou!

65 Repartição de Competência na PEGADINHAS: 2. Legislar sobre desapropriação = é privativo da União X Decretar a desapropriação = Poder Público (executivo) em geral, em especial o Municipal, que é o responsável pelo ordenamento urbano.

66 Repartição de Competência na PEGADINHAS: 3. Direito Processual - competência legislativa privativa da União (CF, art. 22, I), já que não está no Tri-Fi-Penit-Ec-Ur X Procedimentos em matéria processual - competência legislativa concorrente (CF, art. 24, XI) ou seja, observada as normas gerais da União, cada ente poderá estabelecer no seu âmbito, como serão os procedimentos a serem usados no andamento dos seus processos.

67 Repartição de Competência na PEGADINHAS: 4. Seguridade social = é o conjunto de Saúde + Previdência Social + Assistência Social= Esse conjunto, como um todo, é de competência legislativa privativa da União (CF, art. 22, XXIII) X Previdência Social, bem como a proteção e defesa da saúde = a legislação é concorrente, pois cada ente possui o seu regime próprio de previdência (CF, art. 24, XII) e proteger e defender a saúde é algo que merece união de forças dos entes políticos.

68 Repartição de Competência na PEGADINHAS: 5. Legislar sobre educação = competência concorrente X Legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional = privativa da União, até porque, tudo que tiver DIRETRIZES, BASES e NACIONAL, será competência da União

69 Repartição de Competência na JURISPRUDÊNCIA: Súmula vinculante nº 2: É inconstitucional a lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre sistemas de consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias. Isso porque segundo o art. 22, XX compete à UNIÃO legislar sobre os sistemas de consórcios e sorteios.

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Organização do Estado - II TIPOS DE COMPETÊNCIAS Competência exclusiva: Indelegável. Competência privativa: delegável Competência comum: União, Estados, DF e Municípios.

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL CONCEITO É a ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano,

Leia mais

Da repartição de competências

Da repartição de competências Da repartição de competências Conceito É a faculdade juridicamente atribuída a uma entidade.a Constituição estabelece a competência de cada um dos entes federativos. 1. PRINCÍPIO GERAL DA REPARTIÇÃO DE

Leia mais

Direito Ambiental. Competências Legislativa e Material. Professor Mateus Silveira.

Direito Ambiental. Competências Legislativa e Material.  Professor Mateus Silveira. Direito Ambiental Competências Legislativa e Material Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br direito ambiental COMPETÊNCIAS LEGISLATIVA E MATERIAL COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL: COMPETÊNCIA

Leia mais

Os limites da repartição regional e local de poderes dependem da natureza e do tipo de federação

Os limites da repartição regional e local de poderes dependem da natureza e do tipo de federação Da repartição de competências Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com www.rivero.pro.br Faculdade juridicamente atribuída a uma entidade, órgão ou agente do Poder Público para emitir decisões.

Leia mais

Profa. Me. Larissa Castro

Profa. Me. Larissa Castro Vedações constitucionais impostas à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios Profa. Me. Larissa Castro Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I -

Leia mais

Direito Constitucional TRE-PE

Direito Constitucional TRE-PE Direito Constitucional TRE-PE Prof. Giuliano Tamagno 1 BANCA - CESPE 2 SISTEMA DE GOVERNO Presidencialismo Parlamentarismo FORMA DE GOVERNO República Monarquia FORMA DE ESTADO Estado Unitário Confederação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Profª. Liz Rodrigues - Art. 18, CF/88: A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - União: "Entidade federal formada pela união das partes componentes, autônoma

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno ANALISTA 50 QUESTÕES BÁSICAS Português Inglês Rac. Lógico D. Constitucional D. Administrativo Sistema Financeiro Nacional

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O MEIO AMBIENTE Art. 225 CF Estabelece como direito fundamental um meio ambiente ecologicamente equilibrado. - Concepção antropocêntrica:

Leia mais

Direito Constitucional TRE-PE

Direito Constitucional TRE-PE Direito Constitucional TRE-PE Prof. Giuliano Tamagno CONCEITOS INICIAIS ORIGEM DO FEDERALISMO DIVISÃO DA AULA FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO INTERVENÇÃO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO

Leia mais

COMPETÊNCIA - ARTIGOS 21 a 33

COMPETÊNCIA - ARTIGOS 21 a 33 COMPETÊNCIA - ARTIGOS 21 a 33 A primeira informação que devemos procurar sobre a unidade que vamos agora trabalhar, para que se possa ter um bom entendimento, é aquela que nos deve dizer, da existência

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer)

PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer) Estabelece regras de segurança para a implantação e funcionamento de parques de diversão e estabelecimentos similares. DESPACHO:

Leia mais

COMPETÊNCIAS DA UNIÃO FEDERAL

COMPETÊNCIAS DA UNIÃO FEDERAL COMPETÊNCIAS DA UNIÃO FEDERAL A competência não legislativa, como o próprio nome ajuda a compreender, determina um campo de atuação político administrativa, tanto é que são também denominadas competências

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno 15 09 DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO- ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO COMPETÊNCIAS FEDERATIVAS

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO- ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO COMPETÊNCIAS FEDERATIVAS ORGANIZAÇÃO POLÍTICO- ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO COMPETÊNCIAS FEDERATIVAS COMPETENCIAS FEDERATIVAS Conceito Segundo Uadi Bulos, sao parcelas de poder atribuidas, pela soberania do Estado Federal,

Leia mais

Aula 8/16 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB

Aula 8/16 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO Aula 8/16 Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB INTRODUÇÃO Slide # 2 FORMA DE ESTADO (Art. 1º) Federação união indissolúvel Impossibilidade de secessão Composição

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Competências legislativas privativas da União: listadas no art. 22 da CF/88

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA Art. 18, 19, 20, 26, 27, 28, 32 e 33. Fábio Ramos FGV CGE/MA AUDITOR DO ESTADO 2014 1. X é Deputado Federal representando o Estado Z. Com problemas de saúde, sua

Leia mais

AULA 13. A repartição de atribuições ou competências entre as entidades federativas é essencial para se caracterizar um Estado Federal.

AULA 13. A repartição de atribuições ou competências entre as entidades federativas é essencial para se caracterizar um Estado Federal. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 13 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 13 Conteúdo da aula: Estado Federal Brasileiro (Sistema

Leia mais

Origem do Federalismo

Origem do Federalismo Origem do Federalismo As Colônias venceram a Guerra em 1776 1 Artigos da Confederação Tratado assinado em 1777 UNIÃO ESTADOS FEDERADOS Constituição dos Estados Unidos da América Convenção da Filadélfia

Leia mais

Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência

Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes Repartição de Competência Repartição de Competência na CF/88 Noções Básicas: Em 1988, a Assembleia Nacional Constituinte tinha numa das mãos

Leia mais

Organização do Estado

Organização do Estado Organização do Estado Forma de Estado: Federativa Forma de Estado: Federativa Forma composta ou complexa Pluralidade de poderes políticos internos Pluralidade de Constituições Autonomia política de cada

Leia mais

Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais

Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais RIBAS, L. C.; PROSDOCINI, R. de M. et BRAUER, A. L. Universidade Estadual Paulista Júlio de

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito A legislação de Trânsito na CRFB Professor: Leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito A LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA

Leia mais

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Prof. Giuliano Tamagno DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRE do Amapá/Técnico Judiciário/2011) O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o

Leia mais

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS 1 -Criação e a extinção dos Estados (art. 18, 3º e 4º, da CF) Incorporação (ou fusão); Subdivisão (ou

Leia mais

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 08 Exercícios 1 Tendo em vista o dispositivo no

Leia mais

1: FCC - AJ TRT2/2004-4: FCC - AJ TRT15/2013

1: FCC - AJ TRT2/2004-4: FCC - AJ TRT15/2013 Questão 1: FCC - AJ TRT2/2004 - Quanto à competência legislativa da União, é INCORRETO afirmar: a) No caso de coexistência de legislação concorrente, a federal exclui a estadual e a estadual exclui a municipal.

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Competências Prof. Thamiris Felizardo -Competência para legislar sobre o direito financeiro Competências Art. 24. Compete

Leia mais

Fernanda Marques Cornélio. Direito Tributário. 4ª edição revista e atualizada

Fernanda Marques Cornélio. Direito Tributário. 4ª edição revista e atualizada Fernanda Marques Cornélio 12 Direito Tributário 4ª edição revista e atualizada 2016 Capítulo 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Leia a Lei Arts. 7ª, 8º, CTN; Arts. 24, I e, 30, III, 147, 153, 4º, III, 154, I, 155,

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

introdução Direito Tributário

introdução Direito Tributário introdução Tributo: Conceito e Classificação. Sistema Constitucional Tributário Soberania Poder de Tributar Poder absoluto dentro de um território Soberania Poder de Tributar Poder de fato de exigir uma

Leia mais

08/12/2014. Constituição Federal. Ordem Social. Trabalho. Seguridade Social TÍTULO VIII - DA ORDEM SOCIAL. CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO GERAL (art.

08/12/2014. Constituição Federal. Ordem Social. Trabalho. Seguridade Social TÍTULO VIII - DA ORDEM SOCIAL. CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO GERAL (art. Constituição Federal TÍTULO VIII - DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO GERAL (art. 193) CAPÍTULO II - DA SEGURIDADE SOCIAL Seção I - Disposições Gerais (arts. 194 e 195) Seção II - Da Saúde (arts.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Da União Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA UNIÃO CAPÍTULO II DA UNIÃO Art. 20. São bens da União: # listagemexemplificativa I

Leia mais

COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL

COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL 1 COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL LEGISLATIVA MATERIAL Exclusiva (não delegável) Executiva (exclusiva) Estados Art. 25, 1º, 3º Municípios Art. 30, I União Art. 21, IX, XVIII, XIX, XX, XXIII Estados Art.

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS

AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS CONCEITO Segundo Marcelo Alexandrino, a Uniao e entidade federativa autonoma em relacao aos estadosmembros e municipios. E pessoa juridica de direito publico interno,

Leia mais

Questões fundamentadas da DIVISÃO DE COMPETÊNCIAS ART. 21 a 24 da CF

Questões fundamentadas da DIVISÃO DE COMPETÊNCIAS ART. 21 a 24 da CF APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila de 200 Questões Fundamentadas da Divisão de Competências Art. 21 a 24 da CF acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação......3 Questões......4

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

CURSO REGULAR DE DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSORES VICENTE PAULO E FREDERICO DIAS

CURSO REGULAR DE DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSORES VICENTE PAULO E FREDERICO DIAS AULA 7: REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS Na aula de hoje, estudaremos o tópico "repartição de competências", que nos dará conhecimento sobre como a Constituição Federal de 1988 partilhou as competências do Estado

Leia mais

2.1. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA, TRIBUTÁRIA E CAPACIDADE TRIBUTÁRIA

2.1. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA, TRIBUTÁRIA E CAPACIDADE TRIBUTÁRIA UNIDADE II: COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA ATIVA. 2.1. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA, TRIBUTÁRIA E CAPACIDADE TRIBUTÁRIA Competência legislativa: é a aptidão de que são dotadas as pessoas políticas para expedir regras

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL E CAPACITAÇÃO DE GESTORES INEA/DIGAT/GEGAM

LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL E CAPACITAÇÃO DE GESTORES INEA/DIGAT/GEGAM LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL E CAPACITAÇÃO DE GESTORES INEA/DIGAT/GEGAM INTRODUÇÃO A Gerência de Apoio à Gestão Ambiental Municipal (GEGAM) atua na articulação com os 92 municípios fluminenses para

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

Direito Ambiental Aula 3

Direito Ambiental Aula 3 Direito Ambiental Aula 3 O meio ambiente na CF/1988 O meio ambiente nos textos constitucionais de outros países Japão (1946), Polônia (1952), Tchecho-Eslováquia (1960), Bulgária (1971), Confederação Helvética

Leia mais

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: Constituição Federal Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis. 1º No âmbito da legislação

Leia mais

O meio ambiente na CF/1988. José Antônio Tietzmann e Silva - Todos os direitos reservados

O meio ambiente na CF/1988. José Antônio Tietzmann e Silva - Todos os direitos reservados O meio ambiente na CF/1988 Japão (1946), Polônia (1952), Tchecho-Eslováquia (1960), Bulgária (1971), Confederação Helvética (1971), Hungria (1972), Panamá (1972), Ioguslávia (1974), Grécia (1975), Cuba

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Organização do Estado Direito Constitucional

Organização do Estado Direito Constitucional RESUMO Organização do Estado Direito Constitucional 1 Índice Organização do Estado... 3 Fundamento... 3 Legislação... 3 Organização Político-Administrativa... 3 Autonomia dos Entes Federados... 3 Criação

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS E ADMINISTRATIVAS DOS ESTADOS-MEMBROS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 1-INTRODUÇÃO O Estado Brasileiro adota a forma republicana desde 1889, forma esta mantida

Leia mais

LODF QUESTÕES DE CONCURSO

LODF QUESTÕES DE CONCURSO QUESTÕES DE CONCURSO LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL 1. São objetivos prioritários do Distrito Federal, exceto: a. Assegurar ao cidadão o exercício dos direitos de iniciativa que lhe couberem, relativos

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Sumário 7 Sumário CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

Questão 01 ESAF/PGFN-Procurador da Fazenda Nacional/2015

Questão 01 ESAF/PGFN-Procurador da Fazenda Nacional/2015 Questão 01 ESAF/PGFN-Procurador da Fazenda Nacional/2015 Sobre a competência tributária prevista no CTN, assinale a opção incorreta. a) Os tributos cuja receita seja distribuída, no todo ou em parte, a

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS : Sentidos CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado COMPREENDENDO A TERMINOLOGIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sentido Objetivo Função Administrativa Hely Lopes: administração pública Foco

Leia mais

QUESTÕES REVISÃO. 2. No que se refere à administração pública direta e indireta, julgue os itens a seguir.

QUESTÕES REVISÃO. 2. No que se refere à administração pública direta e indireta, julgue os itens a seguir. QUESTÕES REVISÃO 1. Analise e responda: O modelo federativo de Estado adotado pelo Brasil se embasa na descentralização política e na soberania dos estados-membros, que possuem competência para se auto-organizarem

Leia mais

Preparação para atuação profissional em meio ambiente Simone Paschoal Nogueira

Preparação para atuação profissional em meio ambiente Simone Paschoal Nogueira Preparação para atuação profissional em meio ambiente Simone Paschoal Nogueira São Paulo, 1 de agosto de 2016 ROTEIRO Instituições e Atribuições do Estado Quem faz o que? Constituição Federal Competências

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Coleção Jacoby Fernandes de Direito Público CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL VOLUME 5 Área específica Direito Constitucional Áreas afins Atualizada até a EC nº 99/2017 Direito Constitucional

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 19 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 21 I. Introdução... 21 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 24 III.

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL FREDERICO AMADO. coleção SINOPSES para concursos. 5 a edição revista, ampliada e atualizada

DIREITO AMBIENTAL FREDERICO AMADO. coleção SINOPSES para concursos. 5 a edição revista, ampliada e atualizada FREDERICO AMADO DIREITO AMBIENTAL 5 a edição revista, ampliada e atualizada 2017 coleção SINOPSES para concursos Coordenação Leonardo de Medeiros Garcia 30 Sinopses p conc v30 -Amado-Dir Ambiental-5ed.indb

Leia mais

Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: MRE Prova: Oficial de Chancelaria 1) Na Federação brasileira, a União exerce certas competências legislativas

Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: MRE Prova: Oficial de Chancelaria 1) Na Federação brasileira, a União exerce certas competências legislativas Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: MRE Prova: Oficial de Chancelaria 1) Na Federação brasileira, a União exerce certas competências legislativas concorrentes com outros entes federativos, o que exige um nível

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15

SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15 SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO... 11 AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO... 13 AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15 AGRADECIMENTOS 3.ª EDIÇÃO... 17 AGRADECIMENTOS 2.ª EDIÇÃO... 19 AGRADECIMENTOS

Leia mais

COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA

COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 4 Limitações às Competências Tributárias...4 Classificação das Competências...6 2. IMPOSTOS DA UNIÃO...9 Imposto de Importação...9

Leia mais

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 31. Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta. (a) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. (b) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 4. Profª. Liz Rodrigues - Atribuições do Presidente da República: todas são privativas

Leia mais

CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Resolução Resolução Observe:

CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Resolução Resolução Observe: CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Depois das questões resolvidas estamos apresentando a lista da bateria de exercícios comentados, para que o estudante, a seu critério, os resolva antes de ver o gabarito e

Leia mais

PARECER JURÍDICO Nº 003/2012 SSCP/GSJ

PARECER JURÍDICO Nº 003/2012 SSCP/GSJ PARECER JURÍDICO Nº 003/2012 SSCP/GSJ Processo: 80/2012 Objeto: Projeto de Lei nº 00011/2012 Autor: Vereador Aguilar Ribeiro da Silva EMENTA: ENCAMINHA PROJETO DE LEI DENOMINA LOGRADOURO. Relatório O presente

Leia mais

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP Legislação Aplicada ao MPU e CNMP 2 Conteúdo 1. Ministério Público da União. 1.1. Lei Complementar nº 75/1993 (Lei Orgânica do Ministério Público da União). 1.2. Perfil constitucional do Ministério Público

Leia mais

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL - 1

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL - 1 Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO Ano/Turma: 3º Ano ( ) A ( ) B ( ) C Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /18 LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL - 1 LEI ORGÂNICA DO

Leia mais

COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL

COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foi o primeiro texto constitucional brasileiro a tratar do tema meio ambiente

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

Direito Ambiental. O meio ambiente na CF/1988. José Antônio Tietzmann e Silva - Todos os direitos reservados

Direito Ambiental. O meio ambiente na CF/1988. José Antônio Tietzmann e Silva - Todos os direitos reservados Direito Ambiental O meio ambiente na CF/1988 O meio ambiente nos textos constitucionais de outros países Japão (1946), Polônia (1952), Tchecho-Eslováquia (1960), Bulgária (1971), Confederação Helvética

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais

Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais ROTEIRO. Estado: finalidade/função histórica; razões de existência;. Estado federado: sistemas; descentralização; graus de descentralização; características;.

Leia mais

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CONSULPLAN 2017 TJ/MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção) Sobre a competência legislativa, assinale a alternativa correta: a) À

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 95/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 95/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 95/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição Sumário Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição 1 Afinal, o que é a Constituição? 3 1.1 Constitucionalismo 3 1.2 O neoconstitucionalismo 4 1.3 Jusnaturalismo X Positivismo X

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Poderes Administrativos Poder Normativo José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com Poder Regulamentar ou PODER REGULAMENTAR PODER REGULAMENTAR OU NORMATIVO PODER

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Sumário Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 17 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável...

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo... 1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)... 3 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Arts. 5º

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO TCE DIREITO ADMINISTRATIVO Organização Da Administração Pública Profª Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. CONCENTRAÇÃO X DESCONCENTRAÇÃO

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Dos Estados Federados (Art. 25 a 28) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS ESTADOS FEDERADOS Estados Membros

Leia mais

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários... 11 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 23 III.

Leia mais

COMPETÊNCIA NORMATIVA

COMPETÊNCIA NORMATIVA Turma e Ano: MASTER A -2015 Matéria / Aula: Direito Ambiental Competência normativa, administrativa, jurisidicional Professor: Marcelo Jungstedt Monitora: Kathleen Feitosa Aula 02 COMPETÊNCIA NORMATIVA

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL ESTADOS FEDERADOS. b) decreto.

DIREITO CONSTITUCIONAL ESTADOS FEDERADOS. b) decreto. DIREITO CONSTITUCIONAL ESTADOS FEDERADOS 1 - ESAF 2012 - Sobre a distribuição constitucional de bens da União e dos Estados, é incorreto afirmar que a) são do domínio dos Estados as águas superficiais

Leia mais

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA MANUAL DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO 2018 Cap. 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 29 Cabe esclarecer que não integram a Seguridade Social propriamente, mas fazem parte da

Leia mais

1.1 Fundamento constitucional

1.1 Fundamento constitucional CAPÍTULO I A Lei Orgânica Nacional do Ministério Público 1.1 Fundamento constitucional A Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (LONMP, doravante) encontra seu fundamento na própria CF que, no art.

Leia mais

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA Conceito É o conjunto ordenado de princípios, normas jurídicas e proposições prescritivas nãonormativas relacionadas à atividade financeira do Estado Finalidade disciplinar a atividade financeira exercida

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO. Segundo a sistemática constitucional, NÃO se trata de exceção ao princípio da separação de poderes a:

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO. Segundo a sistemática constitucional, NÃO se trata de exceção ao princípio da separação de poderes a: 11 PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO QUESTÃO 21 Segundo a sistemática constitucional, NÃO se trata de exceção ao princípio da separação de poderes a: a) possibilidade de adoção de medida provisória pelo Presidente

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Orçamento e Planejamento. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Orçamento e Planejamento. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Prof. Thamiris Felizardo A Lei no 4.320/64 corporificou o orçamento-programa ao estabelecer no seu Art. 2 Lei 4.320/64 A Lei do Orçamento conterá a discriminação

Leia mais

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS ROBERTO KURTZ PEREIRA MUNICÍPIO Posição do Município na Federação. A Constituição Federal de 1988, elevou o Município como ente federativo. Consagrou a autonomia

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS EXERCÍCIOS GABARITO 1. (CONSULPLAN 2017 TJ-MG Oficial de Apoio) Na elaboração do processo legislativo, os poderes nele envolvidos podem se

Leia mais