DIREITO DO TRABALHO PROF. MARCIA ALVES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO DO TRABALHO PROF. MARCIA ALVES"

Transcrição

1 DIREITO DO TRABALHO PROF. MARCIA ALVES

2 DIREITO DO TRABALHO É o Ramo da Ciência Jurídica que regula a relação de emprego (trabalho subordinado =pico) e as situações conexas (domésbcos, avulsos, temporários e pequenos empreiteiros), bem como a aplicação das medidas de proteção ao trabalhador.

3 PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABLAHO a) Princípio da proteção: in dúbio pro operário, princípio da condição mais benéfica, princípio da aplicação da norma mais favorável b) Princípio da Irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas; c) Princípio da primazia da realidade; d) Princípio da cononuidade da relação empregaqcia; e) Princípio da IrreduObilidade do salário...

4 Sujeitos do Contrato de Trabalho- Empregado (art. 3º CLT) e Empregador (art. 2º CLT). NOÇÕES DE EMPREGADO: Art. 3º - Considera- se empregado toda pessoa Vsica que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Parágrafo único - Não haverá disonções relaovas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual. ATENÇÃO: A doutrina e jurisprudência tem o entendimento hoje de que são 5 requisitos, e não mais 4 (requisitos cumulaovos)

5 . Trabalho por pessoa Vsica; Pessoalidade: o contrato de trabalho é infungível com relação à figura do empregado. Intuito Persone. Onerosidade: Subordinação: a subordinação do art. 3º é a subordinação jurídica, ou seja, é a necessidade ou obrigatoriedade do empregado seguir as ordens ou determinações do empregador. Não- eventualidade.

6 CAPACIDADE PARA SER EMPREGADO Quanto à idade mínima para ser empregado, segundo a CF, temos o seguinte: É absolutamente incapaz para o trabalho o menor de 16 anos, salvo a idade mínima de 14 na condição de aprendiz. Dos 16 aos 18 anos poderá ser empregado com autorização do responsável legal, esta podendo configurar- se com a própria autorização manifestada para que ele obovesse carteira de trabalho. CLT- Art É lícito ao menor firmar recibo pelo pagamento dos salários. Tratando- se, porém, de rescisão do contrato de trabalho, é vedado ao menor de 18 (dezoito) anos dar, sem assistência dos seus responsáveis legais, quitação ao empregador pelo recebimento da indenização que lhe for devida. A parbr do 18 anos, é plena a capacidade trabalhista.

7 . NOÇÕES DE EMPREGADOR art. 2º CLT É a pessoa Vsica ou jurídica que assume os riscos da aovidade econômica, admite, dirige e assalaria a prestação pessoal de serviços. A família e a massa falida podem assumir as condições de empregador.

8 Sucessão de empregadores: art. 10 e 448 da CLT Art Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados. Art A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respecbvos empregados.

9 CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO Acordo de vontades, tácito ou expresso, pelo qual uma pessoa Vsica coloca seus serviços à disposição de outro, e presta seus serviços na forma do art. 3º da CLT. O contrato de trabalho é informal, expresso (escrito ou verbal) ou tácito. Prazo: presunção de ter sido firmado por prazo indeterminado.

10 . Art Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego. Parágrafo único - Qualquer que seja o ramo de abvidade da sociedade cooperabva, não existe vínculo empregalcio entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços daquela. (Incluído pela Lei nº 8.949, de ) Art O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. 1º - Considera- se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscelvel de previsão aproximada. (Parágrafo único renumerado pelo Decreto- lei nº 229, de ) 2º - O contrato por prazo determinado só será válido em se tratando: (Incluído pelo Decreto- lei nº 229, de ) a) de serviço cuja natureza ou transitoriedade jusbfique a predeterminação do prazo; (Incluída pelo Decreto- lei nº 229, de ) b) de abvidades empresariais de caráter transitório; (Incluída pelo Decreto- lei nº 229, de ) c) de contrato de experiência. (Incluída pelo Decreto- lei nº 229, de )

11 SALÁRIO: é pagamento realizado diretamente pelo empregador para o empregado como retribuição pelo seu trabalho. Não compreende as gorgetas que não são pagas pelo empregador. Não integram o salário: - pagamentos de natureza previdenciária; - direitos Intelectuais; - parocipação nos lucros; - graoficações não habituais.

12 . Remuneração: salário + gorgetas Indenizações Embora não conste do contrato de trabalho por tratar- se de valor imprevisível e variável, poderá ser considerado como integrante do valor da maior parte das verbas devidas pelo empregado, inclusive para previdência social.

13 Modos de pagamento do salário: por unidade de tempo: considera- se o tempo que o empregado está a disposição do empregador, independente da produção. por produção: calcula- se o resultado, sem considerar o tempo despendido. Ex. pagamento por comissão ou unidade produzida. Deve ser assegurado o mínimo exigido pela C.F. por tarefa: misto dos dois anteriores. Ex: se houver cumprido a tarefa antes do horário pode ser dispensado, ou pode haver acréscimo no pagamento da tarefa se ultrapassada determinada quanbdade por dia.

14 Normas de proteção ao salário: irreduobilidade; inalterabilidade, salvo mútuo consenomento e sem prejuízo ao empregado; intangibilidade e descontos: art. 462 da CLT; não poderá ser descontado, a não ser nos termos da lei. impenhorabilidade, salvo para pagamento de prestação alimenqcia; fixação do valor do salário: nula esopulação de valor menor ao salário mínimo; contratação livre, com respeito as normas, acordos e convenções;

15 Isonomia salarial Os requisitos para a equiparação salarial são: a) mesma função; b) mesmo empregador; c) mesma localidade; d) diferença de tempo da função não superior a 2 anos; e) mesma produbvidade; f) mesma perfeição técnica. * não se aplica às empresas com Pessoal organizado em quadro de carreira.

16 JORNADA DE TRABALHO: Art. 4º CLT - Considera- se como de serviço efeovo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada. A regra geral da jornada de trabalho está no art. 7º, XIII: XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coleova de trabalho; (vide Decreto- Lei nº 5.452, de 1943)

17 Horas extras: ConsOtuição Federal: a jornada máxima é de 44 horas semanais. O excedente é considerado hora extra e deverá ser remunerada com o acréscimo de no mínimo 50% (art. 7º ); não podem ultrapassar 2 h diárias salvo em caso de atendimento à necessidade absoluta do serviço (comunicação ao Ministério do Trabalho em 10 dias); Compensação de horas extras: Compensação semanal. Lei 9601/98= Banco de Horas limites art. 59, par. 2º e 3º da CLT. Horas in i,nere: são aquelas gastas com o deslocamento do empregado de sua residência até o trabalho. Serão remuneradas somente quando não houver transporte público ou tratar- se de local de divcil acesso, e o empregador fornecer a condução.

18 Intervalos na Jornada de Trabalho: a) Dentro da jornada: - jornadas superiores à 6 horas de trabalho: intervalo de 1 à 2 hs; - superiores à 4 e inferiores à 6 horas: intervalo de 15 min; - entre as jornadas: entre o término de uma jornada de trabalho e o início de outra, deve- se manter um intervalo de 11 horas; - digitadores, daológrafos e outros: a cada hora de trabalho intervalo de 10 min.

19 Repouso Semanal Remunerado É um lapso de tempo de pelo menos 24 horas consecubvas, onde o empregado terá uma folga, durante a semana (a cada módulo de 7 dias). CF/88 art. 7º, XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; Atenção: há entendimento jurisprudencial de que ao menos 1 vez ao mês seja no domingo(não é sumulado) Ainda: a folga deve ser dada a cada módulo de 7 dias, não necessariamente no mesmo dia da semana sempre.

20 Horas em sobreaviso: A Lei considera como hora de serviço aquela em que o empregado está à disposição do empregado, aguardando ordens (art. 4º CLT). A remuneração dessas horas é matéria controversa nos Tribunais, mas a corrente moderada prega o pagamento de 1/3 das horas

21 Adicional por trabalho noturno: Trabalho noturno é aquele executado entre 22 hs de um dia até as 5hs do dia seguinte. A hora noturna, por ficção legal, possui 52 min e 30 segundos. O pagamento dessas horas é feito com acréscimo de 20% sobre o valor da hora diurna, ainda que exista regime de revezamento.

22 . SÚMULA N. 213 É DEVIDO O ADICIONAL DE SERVIÇO NOTURNO, AINDA QUE SUJEITO O EMPREGADO AO REGIME DE REVEZAMENTO. SÚMULA 60 CUMPRIDA INTEGRALMENTE A JORNADA NO PERÍODO NOTURNO E PRORROGADA ESTA, DEVIDO É TAMBÉM O ADICIONAL QUANTO ÀS HORAS PRORROGADAS.

23 Adicional de insalubridade: Art. 189 e sgts CLT É devido pelo trabalho realizado em aovidades que atentem contra a saúde humana, acima dos limites toleráveis. Pode ser de 10%, 20% ou 40% sobre o salário mínimo, dependendo do grau mínimo, médio ou máximo. É obrigatório o fornecimento de EPIs pelas empresas; se estes eliminarem a insalubridade, cessa a obrigatoriedade do pagamento. ## NR 15 = regula aovidades e operações insalubres.

24 Adicional de Periculosidade: Art. 193 e sgts da CLT São perigosas as aovidades que implicam contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado (art. 193 da CLT). Também reconhecida no setor de energia elétrica. O adicional de 30% sobre o salário básico com exceção dos eletricitários (30% sobre o efebvamente recebido). ## NR 16 = regula aovidades e operações perigosas.

25 . NÃO É DEVIDO O ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE, DE FORMA CUMULATIVA.

26 GraBficação Natalina : É devida em todos os casos, exceto na demissão com justa causa. Corresponde a 1/12 da remuneração devida em dezembro. Pagamento em duas parcelas: a primeira entre fevereiro e novembro, e a segunda, até 20 de dezembro.

27 FÉRIAS: A cada 12 meses (período aquisiovo), o empregado adquire direito ao gozo de férias. Estas deverão ser concedidas nos 12 meses subseqüentes (período concessivo). Se não forem concedidas, deverão ser pagas em dobro. O período devido é de 30 dias corridos, com as exceções previstas no art. 130 da CLT. Deverá ser paga com adicional de 1/3, previsto consotucionalmente.

28 EXTINÇÃO DO CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO Despedida arbitrária ou sem justa causa: É devida indenização compensatória (previsão art. 7, I, da CF), no valor de 40% do que foi depositado a Qtulo de FGTS. Pela Lei Complementar 110/01, o empregador deve recolher ainda uma contribuição social de 10%.

29 Rescisão indireta: O empregado poderá considerar rescindido o contrato de trabalho quando o empregador der justa causa para tanto. São elas (art. 483 da CLT): Exigências de serviços superiores às forças do empregado, proibidos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato; Rigor excessivo no tratamento do empregado; Exposição a perigo manifesto de mal considerável; Descumprimento pelo empregador das obrigações do contrato; PráBca de ato lesivo à honra e boa- fama do empregado ou de pessoa de sua família; Ofensas ysicas, salvo em caso de legíbma defesa; Redução do trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importâncias dos salários.

30 . Despedida por justa causa (art. 482 CLT): O Brasil adota o princípio da estrita legalidade no sistema da justa causa. Requisitos para a caracterização da justa causa: a) ato de improbidade; b) incontinência de conduta ou mau procedimento; c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço; d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena; e) desídia no desempenho das respectivas funções; f) embriaguez habitual ou em serviço;

31 g) violação de segredo da empresa; h) ato de indisciplina ou de insubordinação; i) abandono de emprego; j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem; l) prática constante de jogos de azar. Parágrafo único - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional. (Incluído pelo Decreto-lei nº 3, de )

32 . Pedido de demissão: Ato unilateral na qual o empregado avisa ao empregador que resolveu exonguir a relação de emprego. PraOcando o empregado justa causa durante o cumprimento do aviso prévio, a rescisão poderá ser regulada por esta úloma.

33 SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Suspensão: É a situação onde o contrato de trabalho e seus efeitos ficam totalmente inoperantes, paralisados. Em regra, o empregado não presta serviços, o empregador não paga salários e o afastamento não conta como tempo de serviço.

34 . Casos de suspensão: Auxílio- doença após o 15 dia; Aposentadoria por invalidez, enquanto durar a invalidez; Encargos públicos (vereador, prefeito, juiz classista, etc.); Representante sindical eleito; Suspensão disciplinar; Greve, sem salários; Força maior;

35 . Suspensão durante inquérito para apuração de falta grave, no caso do estável; Acidente de trabalho após o 15 dia. Neste caso conta- se o tempo do afastamento como tempo de serviço para efeito de indenização e estabilidade. São devidos os depósitos do FGTS; Serviço militar obrigatório. Neste caso também conta- se o tempo do afastamento como tempo de serviço para efeito de indenização e estabilidade. São devidos os depósitos do FGTS; ParBcipação em curso ou programa de qualificação profissional; Eleição para diretor de S/A.

36 . Interrupção: Também há paralisação provisória, mas apenas parcial. Em regra é devido o salário e o período de afastamento é contado como tempo de serviço, embora não haja prestação do trabalho. Casos de interrupção: Férias; Repouso semanal remunerado; Feriados;

37 . Doação de sangue, por 1 dia, em cada 12 meses de trabalho; Alistamento ou transferência eleitoral, até dois dias; Exigências do serviço militar obrigatório; Exame vesbbular para ingresso em estabelecimento de ensino superior; O tempo que se fizer necessário, quando Bver que comparecer a juízo; Jurado; Parte em processo trabalhista, quando necessário;

38 . Nojo, até dois dias, ou nove dias, para professor; Gala, por até três dias, ou nove dias, para professor; Licença- paternidade, por cinco dias, na primeira semana;

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia

DIREITO DO TRABALHO. Professora: Dulcinéia DIREITO DO TRABALHO Professora: Dulcinéia CONTRATO DE TRABALHO Por prazo Indeterminado: Art. 452 CLT - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Cessação do contrato de emprego Extinção do contrato de emprego: modalidades Prof. Cláudio Freitas Extinção do contrato de emprego: modalidades - Justa causa: sistema taxativo. Artigo

Leia mais

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Por decisão do empregador: dispensa do empregado (resilição) Por decisão do empregado: demissão (resilição), dispensa indireta Por iniciativa de ambos: acordo (distrato)

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XVI Contrato de Trabalho Instituições de Direito Público e Privado Parte XVI Contrato de Trabalho 1. Contrato de Trabalho Conceito ... contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, pelo qual uma pessoa física

Leia mais

O contrato de trabalho

O contrato de trabalho Contrato de trabalho Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani O contrato de trabalho Contrato de trabalho: uma definição O contrato individual de trabalho é o acordo ou ajuste de vontades, pelo qual

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA

DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA Profa. Dra. Silvia Bertani silviabertani@gmail.com Esta produção é de apoio à disciplina Direito Empresarial e Trabalhista e não tem o objetivo de ser um material de referência

Leia mais

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho

Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho E OUTROS TEMAS Suspensão Não há pagamento de salário Exemplo: Acidente de trabalho e serviço militar: suspenso o contrato de trabalho. Paga-se

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Profa. Dra. Silvia Bertani

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Profa. Dra. Silvia Bertani LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Profa. Dra. Silvia Bertani silviabertani@gmail.com acordo ou ajuste de vontades, pelo qual as pessoas, empregado e empregador, se relacionam no direito do trabalho. Através

Leia mais

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta.

ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. ESAF 2010: Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta. a) O adiantamento da gratificação natalina deve ser pago no mesmo mês para todos os empregados da empresa,

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Rescisão com justa causa, sem justa causa e indireta Profa. Silvia Bertani CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO término do vínculo do emprego com a extinção das obrigações para

Leia mais

O que estudamos aula passada

O que estudamos aula passada O que estudamos aula passada Cessação, suspensão e interrupção dos contratos de trabalho Rescisão Contratual As formas de extinção do Contrato de Trabalho Pedido de demissão Dispensa sem justa causa Dispensa

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Término do contrato de trabalho. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Término do contrato de trabalho Prof. Hermes Cramacon Resilição do contrato de trabalho Uma ou ambas as partes resolvem, sem justo motivo, romper o pacto laboral. Dispensa sem justa

Leia mais

MEDIDAS DISCIPLINARES CSD

MEDIDAS DISCIPLINARES CSD MEDIDAS DISCIPLINARES CSD Contrato de Trabalho Definição: contrato de trabalho é o acordo firmado entre empregado e empregador. Finalidade: o contrato de trabalho é o ato jurídico que cria a relação de

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Direito do Trabalho Capítulo 2 Princípios de Direito do Trabalho Trabalho...1 S u m á r i o Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios norteadores do Direito do Trabalho: 1.1 Princípio

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1

S UMÁRIO. Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 S UMÁRIO Capítulo 1 Direito do Trabalho... 1 1. Trabalho...1 1.1. Origem da palavra...1 1.2. Definição... 1 1.3. Conceito... 2 1.4. Característica...2 1.5. Divisão... 2 1.6. Fundamento...3 1.7. Breve histórico

Leia mais

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V. Prof. Cláudio Freitas DIREITO do TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte V Prof. Cláudio Freitas - Extinção contratual e seus efeitos - Extinção contrato prazo determinado Art. 6º. Durante os contratos previstos

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? Direito do Trabalho Conjunto

Leia mais

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima

RESCISÕES TRABALHISTAS. Por Olavo Pinto Lima RESCISÕES TRABALHISTAS Por Olavo Pinto Lima Conceitos introdutórios Contrato de Trabalho e suas espécies Espécies de contratos de emprego 1 - Por prazo indeterminado É a forma padrão e comum de contrato.

Leia mais

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani

Legislação Social e Trabalhista. Profa. Silvia Bertani Legislação Social e Trabalhista Legislação Social e Trabalhista O que é o Direito do Trabalho? Quais são os seus fundamentos? Qual a sua função? Qual o seu campo de aplicação? Direito do Trabalho Conjunto

Leia mais

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115

Capítulo IH - Sujeitos da Relação de Emprego 115 SUMÁRIO Apresentação 13 Capítulo I - A Relevância Social, Econômica e Cultural da Relação de Emprego 15 1. Introdução. 15 Capítulo II ~ A Formação da Relação de Emprego 19 1. Natureza jurídica... 19 1.1.

Leia mais

2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos

2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos DIREITO DO TRABALHO 2014 FGV PROCEMPA - Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos 1 - Para que a empresa possa receber o profissional com o perfil adequado, existe o recurso do contrato de

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista Contrato de trabalho e de emprego: formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 8 Prof. Guilherme de Luca - TÉRMINO DO

Leia mais

DECRETO , DE 13 DE MARÇO DE 1974

DECRETO , DE 13 DE MARÇO DE 1974 DECRETO 73.841, DE 13 DE MARÇO DE 1974 Regulamenta a Lei 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 81,

Leia mais

EMPREGADO ART. 3º DA CLT. - Pessoalidade - Não eventual - Onerosidade - Subordinação Jurídica APRENDIZ ART. 428 DA CLT

EMPREGADO ART. 3º DA CLT. - Pessoalidade - Não eventual - Onerosidade - Subordinação Jurídica APRENDIZ ART. 428 DA CLT EMPREGADO ART. 3º DA CLT - Pessoalidade - Não eventual - Onerosidade - Subordinação Jurídica APRENDIZ ART. 428 DA CLT - de 14 até 24 anos com formação técnico profissional - Prazo máximo de 2 anos de contrato

Leia mais

EMPREGADO (ART. 3) EMPREGADOR (ART. 2) Lei /16 Proíbe revista íntima do empregador em funcionários e clientes.

EMPREGADO (ART. 3) EMPREGADOR (ART. 2) Lei /16 Proíbe revista íntima do empregador em funcionários e clientes. EMPREGADO (ART. 3) Art. 6: Trabalho em casa é igual ao realizado na empresa. A) Pessoalidade B) Subordinação C) Não-eventual D) Onerosidade EMPREGADOR (ART. 2) Aquele que assume os riscos do negócio. *Empresas

Leia mais

EMPREGADO Art. 3 da CLT

EMPREGADO Art. 3 da CLT EMPREGADO Art. 3 Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica. Pessoa Física. APRENDIZ Art. 428 De 14 até 24 anos com formação técnico profissional; Prazo máximo de 2 anos de contrato;

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas (Aula 3) Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Alteração do contrato 1. Complete a frase: A mudança

Leia mais

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 1974.

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 1974. DECRETO Nº 73.841, DE 13 DE MARÇO DE 1974. Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o

Leia mais

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário.

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. DECRETO Nº 73.841, DE 13 DE MARÇO DE 1974. Regulamenta a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o

Leia mais

EMPREGADO Art. 3 da CLT Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica;

EMPREGADO Art. 3 da CLT Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica; EMPREGADO Art. 3 Pessoalidade; Não eventual; Onerosidade; Subordinação Jurídica; APRENDIZ Art. 428 De 14 até 24 anos com formação técnico profissional; Prazo máximo de 2 anos de contrato; Prazo e idade

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho?

empregado e dispensá-lo do trabalho no período, o empregador indenizará o empregado. Quando ocorre a extinção de contrato de trabalho? Quando ocorre a extinção de contrato de Quando houver a cessação definitiva do vínculo empregatício. Quais as hipóteses de extinção do contrato de por iniciativa do empregado ou do empregador; por culpa

Leia mais

Suspensão e Interrupção do Contrato de. Trabalho. Direito do. Trabalho

Suspensão e Interrupção do Contrato de. Trabalho. Direito do. Trabalho Direito do Trabalho Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho Suspensão e Interrupção A Suspensão e interrupção do contrato de trabalho são circunstâncias criadas pela lei que sustam, paralisam,

Leia mais

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO FUNDAMENTOS Como um dos princípios do Direito do Trabalho, a continuidade da relação de emprego reflete-se no ordenamento jurídico, entre outros, por meio

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE LEGISLAÇÃO AULA 4 DIREITO DO TRABALHO 1ª Parte Profa.: Ivna Cavalcanti Feliciano COMPETÊNCIAS DO MÓDULO > DIREITO DO TRABALHO - CONHECER OS CUSTOS

Leia mais

Novos tipos de contrato de trabalho:

Novos tipos de contrato de trabalho: A lei nº. 13.467/17 entrou em vigor no dia 11 de novembro, para melhor auxiliá-los preparamos uma breve síntese sobre as principais mudanças que afetarão as empresas e os trabalhadores. Horas extras: Não

Leia mais

BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018

BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018 BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018 Ideia e dinâmica do encontro Dúvidas em comum Troca de experiências Fontes do Direito do Trabalho Princípios - irrenunciabilidade -

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 CAPÍTULO 1 Direito Individual do Trabalho Introdução... 25 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 25 1.1.1 Teoria do Direito Público... 26 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17 Coleção Sinopses para Concursos... 15 Guia de leitura da Coleção... 17 Capítulo 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 19 1 Conceito... 19 2 Classificação... 19 2.1 Fontes materiais... 19 2.2 Fontes formais...

Leia mais

DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO

DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO Índice 1. Jornada de trabalho...3 2. Formas de Prorrogação da Jornada de Trabalho...4 3. Horas Extras no Caso de Força Maior...5 4. Trabalho Noturno...6

Leia mais

SUMARIO. 1. Considerações iniciais Definições subjetivistas Definições objetivistas Definições mistas 30

SUMARIO. 1. Considerações iniciais Definições subjetivistas Definições objetivistas Definições mistas 30 SUMARIO NOTA À 4ª EDIÇÃO, 15 CAPÍTULO J - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO DO TRABALHO 1. Considerações iniciais 17 2. Evolução do direito do trabalho 2.1 Na Europa 17 2.2 No Brasil 19 3. As tendências do

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO ABREVIATURAS TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 19

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO ABREVIATURAS TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 19 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 ABREVIATURAS... 17 CAPÍTULO 1 TEORIA GERAL DO DIREITO DO TRABALHO... 19 1. Formação histórica...19 2. Definição do Direito do Trabalho...20 3. Fontes do Direito...20 3.1.

Leia mais

Sumário. Lista de Abreviaturas... 19

Sumário. Lista de Abreviaturas... 19 Sumário Lista de Abreviaturas... 19 CAPÍTULO 1 Direito Individual do Trabalho Introdução... 21 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 21 1.1.1 Teoria do Direito Público... 22 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho.

Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho. Enviado por zé geraldo, sex, 02/25/2011-23:14 O contrato de trabalho traduz uma relação continuativa, de trato sucessivo ou de débito continuado. As três

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato.

Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Resumo Aula-tema 03: Admissão de Empregado. Alteração nas Condições de Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato. Os temas centrais desta aula são: o início de uma relação de emprego, as possíveis

Leia mais

Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática

Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática Relembrar - SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO - CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO - REMUNERAÇÃO E SALÁRIO - DA DURAÇÃO DA HORA DO TRABALHO - CÁLCULO

Leia mais

Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Extinção do Contrato Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. SUMÁRIO Dispensa sem justa causa Dispensa por justa causa Rescisão indireta

Leia mais

24/02/2015 GP II 1. Tópicos

24/02/2015 GP II 1. Tópicos Tópicos pg 1. Tipos de Contrato 2 2. Prazo Indeterminado 3 3. Prazo Determinado 4 4. Contrato de Experiência 5 5. Itens do Contrato de Trabalho 6 6. Remuneração 7 7. Descontos: INSS 9 8. Descontos: IRRF

Leia mais

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos www.fagnersandes.com.br Preparando você para o sucesso! Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos Regulamentado pela Lei Complementar n. 150/15, empregado doméstico é aquele que presta serviços

Leia mais

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS...11 APRESENTAÇÃO...13 HISTÓRICO...15 EMPREGADO DOMÉSTICO...29 EMPREGADOR...51

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS...11 APRESENTAÇÃO...13 HISTÓRICO...15 EMPREGADO DOMÉSTICO...29 EMPREGADOR...51 5 SUMÁRIO AGRADECIMENTOS...11 APRESENTAÇÃO...13 CAPÍTULO 1 HISTÓRICO...15 1.1. Contextualização Global... 15 1.2. Evolução Legislativa sobre a matéria no Brasil... 16 1.3. Direito Internacional... 20 1.4.

Leia mais

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017 COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA Agosto de 2017 O que é a Reforma Trabalhista? Mudanças na Contratação Mudanças no dia a dia Mudanças na Rescisão INTRODUÇÃO: O QUE É A REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 CAPÍTULO 1 DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO INTRODUÇÃO... 25 1.1 Natureza Jurídica do Direito do Trabalho... 25 1.1.1 Teoria do Direito Público... 26 1.1.2 Teoria do Direito

Leia mais

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud

Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud Direito do Trabalho p/ TRT-CE www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr COMO ESTUDAR DIREITO DO TRABALHO P/ TRT-CE? REFORMA TRABALHISTA? 1 Princípios e fontes do direito do trabalho. 8.4 Culpa recíproca.

Leia mais

Empregado (artigo 3º da CLT)

Empregado (artigo 3º da CLT) DIREITO DO TRABALHO Professores: Luiz Henrique Menegon Dutra e Fabrício Aita Ivo 1. Empregado Relação de emprego é firmada por contrato de trabalho e assinatura na Carteira, com o preenchimento dos requisitos

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. Graciane Saliba

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. Graciane Saliba DIREITO DO TRABALHO II Profa. Graciane Saliba - Apresentação do site - Apresentação do plano de ensino e temas que serão tratados - Horários de aula - Trabalhos em sala e em equipe - Ausência e chamadas

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Aula 8 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA (art.483, CLT) Atos faltosos praticados pelo empregado

Leia mais

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS

DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS Dra. Elane Alves Assessora Jurídica da FEGACS Leis Municipais Lei Orgânica dos Municípios Estatuto dos Servidores Públicos Municipais PCCS - Plano de Carreira

Leia mais

1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória?

1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória? CADERNO DE EXERCÍCIOS 1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória? 2) Vale transporte pago em dinheiro, vale refeição pago em dinheiro, concessão de

Leia mais

EMPREGADO DOMÉSTICO. Professor Leandro Antunes

EMPREGADO DOMÉSTICO. Professor Leandro Antunes EMPREGADO DOMÉSTICO Professor Leandro Antunes BREVE HISTÓRICO LEI 5.859/72 DECRETO 71.885/73 LEI 10.208/01 LEI 11.324/06 A LEI COMPLEMENTAR 150/15 A EMENDA CONSTITUCIONAL N.º 72/2013 EMENDA CONSTITUCIONAL

Leia mais

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G...

TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA... (NR)... Art. 223-G... TEXTO DOS PONTOS ACORDADOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE CONSTARÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA Jornada 12 x 36: Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação e em legislação específica, é facultado

Leia mais

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO Introdução Nos termos do art. 2o da CLT, o empregador é quem admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Podemos observar que o empregador dirige o empregado, pois

Leia mais

Sumário. Capítulo 4 Renúncia e Transação. Capítulo 5 Das Comissões de Conciliação Prévia (CCP)

Sumário. Capítulo 4 Renúncia e Transação. Capítulo 5 Das Comissões de Conciliação Prévia (CCP) Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito do Trabalho 1.1. Conceito e denominação 1.2. Característica 1.3. Divisão 1.4. Natureza 1.5. Autonomia 1.6. Evolução no Brasil Capítulo 2 Princípios do Direito do

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 009 DISPOSIÇÕES GERAIS... 010 Conceito de empregador... 010 Conceito de empregado... 010 Direitos do empregado... 011 Comissão de representatividade... 014 Organograma da comissão

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 17 Coleção Sinopses para Concursos... 15 Guia de leitura da Coleção... 17 Capítulo 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 19 1. Conceito... 19 2. Classificação... 19 2.1. Fontes materiais... 19 2.2. Fontes formais...

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO. JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins DSR S Descanso Semanal Remunerado. Historicamente o descanso semanal tem origem religiosa.

Leia mais

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensa

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensa Direito do Trabalho Modalidades de dispensa 1 Pedido de demissão Dispensa sem justa causa Dispensa por justa causa Rescisão indireta por culpa do empregador 2 Pedido de Demissão Pedido de demissão: ato

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO TRABALHO PROFª CARLA ROMAR

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO TRABALHO PROFª CARLA ROMAR XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO TRABALHO PROFª CARLA ROMAR Características da relação de emprego 1 2 3 4 PESSOALIDADE NÃO EVENTUALIDADE REMUNERAÇÃO SUBORDINAÇÃO Sujeitos da relação de emprego EMPREGADO

Leia mais

0.1I3l: OSl:In8. OH1'V8'Vl:I.1 00

0.1I3l: OSl:In8. OH1'V8'Vl:I.1 00 S~OG - 'V'S S\f1J.V Vl::JOJ.I03 OlnVd oys OH1'V8'Vl:I.1 00 0.1I3l:110 30 OSl:In8 STJ00099788 2013 by Editora Atlas S.A. As cinco primeiras edições foram publicadas pela Editora Dialética; 6.ed.2014;7.ed.2015

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista : formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 9 Prof. Guilherme de Luca - RESCISÃO INDIRETA ART. 483 DA CLT - RESCISÃO

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Prof. Leandro Alencar

CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Prof. Leandro Alencar CONSIDERAÇÕES INICIAIS Prof. Leandro Alencar BANCA EXAMINADORA (FCC) Famosa nas provas dos TRT s. Questões de múltipla escolha. Letra da lei. DICAS DE ESTUDOS Leitura da lei seca. Resoluções de questões.

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO. Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO. Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos Trabalho Temporário: Lei nº 6.019/74, com alterações da Lei nº 13.429/17 (Lei da Terceirização), alterada posteriormente pela

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 Principais Pontos 1) Negociação Coletiva tem prevalência sobre a lei quando, entre outros temas, dispuser sobre: jornada de trabalho Banco de Horas anual Intervalos Intrajornada

Leia mais

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador

JUSTA CAUSA ARTIGO 482, CLT RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO II. Atos faltosos praticados pelo empregador Aula 8 Hipóteses. Justa causa. Rescisão indireta. Culpa recíproca. FACEBOOK: MARIA INÊS GERARDO SITE: mariainesgerardo.com.br RESOLUÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO JUSTA CAUSA (art.482, CLT) RESCISÃO INDIRETA

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 008 DISPOSIÇÕES GERAIS... 009 Conceito de empregador... 009 Conceito de empregado... 009 Direitos do empregado... 010 ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO TRABALHO... 014 Assédio moral no trabalho...

Leia mais

Jornada de trabalho LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

Jornada de trabalho LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Jornada de trabalho 1 A jornada de trabalho normal será o espaço de tempo durante o qual o empregado deverá prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador, com habitualidade, executadas as horas

Leia mais

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensas

Direito do Trabalho. Modalidades de dispensas Direito do Trabalho Modalidades de dispensas 1 É bastante conveniente que as situações que ensejam a justa causa possam ser provadas. Além disso, no tocante às penalidades (advertências, suspensão e mesmo

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Como funciona a nova forma de demissão. Lei /2017. Sindiquímicos sindiquimicos.org.br

REFORMA TRABALHISTA. Como funciona a nova forma de demissão. Lei /2017. Sindiquímicos sindiquimicos.org.br REFORMA TRABALHISTA Lei 13.467/2017 Como funciona a nova forma de demissão SEM JUSTA CAUSA 8 Antes e com a reforma: as regras não mudam n O empregado tem direito ao pagamento da multa de 40% do saldo do

Leia mais

SALÁRIOS E ADICIONAIS

SALÁRIOS E ADICIONAIS SALÁRIOS E ADICIONAIS Salário Valor do salário Salário Minimo é o pagamento realizado diretamente pelo empregador ao empregado, como retribuição pelo seu trabalho A estipulação do valor do salário hoje,

Leia mais

CAPÍTULO 1 DIREITO DO TRABALHO

CAPÍTULO 1 DIREITO DO TRABALHO SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO DO TRABALHO... 1 1. Trabalho... 1 1.1. Origem da palavra... 1 1.2. Definição... 1 2. Direito do Trabalho... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Característica... 2 2.3. Divisão... 2 2.4.

Leia mais

TESTE DIREITO DO TRABALHO. 1- Acerca dos princípios que informam o Direito do Trabalho, pode-se afirmar que:

TESTE DIREITO DO TRABALHO. 1- Acerca dos princípios que informam o Direito do Trabalho, pode-se afirmar que: TESTE DIREITO DO TRABALHO 1- Acerca dos princípios que informam o Direito do Trabalho, pode-se afirmar que: (A) A irrenunciabilidade de direitos não é um princípio absoluto. (B) É ilícita a redução dos

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II. Professor Doutor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II. Professor Doutor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 13 Planejamento Trabalhista Empresarial - II Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 10 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA

DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA DISPENSA COM JUSTA CAUSA E RESCISÃO INDIRETA 1 Dispensa com justa causa Classificação modalidades de rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, em virtude da prática de falta grave

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 E-Social O que é? Sistema de coleta de informação das relações trabalhistas. O sistema entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, para empresas com faturamento

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO Material de Estudo Legislação: art. 2º, 3º, 6º e 7º, 62, 428-433 da CLT; 7º, XXXII e parágrafo único, da CRFB/88; Lei n.º 5.859/1972

Leia mais

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO...

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... Capítulo 1 FONTES DO DIREITO DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Classificação... 23 2.1. Fontes materiais... 23 2.2. Fontes formais... 24 2.2.1. Fontes Formais Heterônomas... 25 2.2.2. Fontes Formais

Leia mais

JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL

JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL JUNIOR DI OLIVEIRA ANALISANDO O EDITAL Noções de Direito do Trabalho Analista Judiciário Área Administrativa Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. Dos direitos constitucionais dos trabalhadores

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 009 DISPOSIÇÕES GERAIS... 010 Conceito de empregador... 010 Conceito de empregado... 010 Direitos do empregado... 011 Comissão de representatividade... 014 Organograma da comissão

Leia mais

QUESTÕES. Professor Leandro Antunes

QUESTÕES. Professor Leandro Antunes QUESTÕES Professor Leandro Antunes 1) Numa determinada empresa, na composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), destacam-se: João, presidente; Pedro, vicepresidente; Matheus, representante

Leia mais

OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º

OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º OS DIREITOS DOS TRABALHADORES NA CONSTITUIÇÃO- ARTIGO 7º A nossa constituição equiparou o trabalhador urbano ao rural ao definir que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Direitos Sociais dos trabalhadores. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Direitos Sociais dos trabalhadores. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Direitos Sociais dos trabalhadores. Parte III. Prof. Cláudio Freitas XXVI - reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho; XXVII - proteção em

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp

REFORMA TRABALHISTA. Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp REFORMA TRABALHISTA Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp Lei nº 13.467/2017 Medida Provisória nº 808/2017 I - JORNADA DE TRABALHO a) Tempo considerado à disposição

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B fernandob.adv@gmail.com (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;

Leia mais

RENATO ARIAS SANTISO REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17

RENATO ARIAS SANTISO REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17 REFORMA TRABALHISTA DIREITO MATERIAL INDIVIDUAL E COLETIVO LEI 13467/17 E MP 808/17 RESCISÃO CONTRATUAL HOMOLOGAÇÃO ART. 477 Não obrigatoriedade. Entrega de documentos - Para os códigos de saque 01, 02,

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução ao Direito do Trabalho 1. Capítulo 2 Princípios do Direito do Trabalho 3. ou inderrogabilidade)...

Sumário. Capítulo 1 Introdução ao Direito do Trabalho 1. Capítulo 2 Princípios do Direito do Trabalho 3. ou inderrogabilidade)... Capítulo 1 Introdução ao Direito do Trabalho 1 1.1. Conceito e denominação... 1 1.2. Característica... 1 1.3. Divisão... 2 1.4. Natureza... 2 1.5. Autonomia... 2 1.6. Evolução no Brasil... 2 Capítulo 2

Leia mais

Folha de Pagamento. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento 20/05/2011

Folha de Pagamento. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento 20/05/2011 O inc. I do Art 225 do Decreto 3.048 de 6 de maio de 1999, aprovou: Art.225. A empresa é também obrigada a: Preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu

Leia mais