Teoria da Justiça. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teoria da Justiça. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com"

Transcrição

1 Teoria da Justiça Prof. Fábio Shecaira fabioshecaira.wikispaces.com

2

3

4

5 Conceitos básicos de filosofia política Filosofia política: estuda como o governo deve deliberar e agir. Obs: Anarquismo

6 Robert Paul Wolff

7 Conceitos básicos Governo = instituições públicas através das quais a autoridade política é exercida (executivo, legislativo, judiciário, polícia, exército etc.) Obs: Feminismo Injustiças também são cometidas no ambiente privado

8 Conceitos básicos Dois tipos de crenças suscitadas em debates políticos: 1. Crenças sobre os efeitos reais de diferentes políticas 2. Crenças sobre a correção de diferentes políticas

9 Conceitos básicos A filosofia política se envolve principalmente com questões do segundo tipo. Mas esses assuntos não são subjetivos?

10 Conceitos básicos Equilíbrio reflexivo Tentativa de harmonizar nossas crenças polí-ticas gerais com nossas crenças políticas so-bre casos específicos (reais ou imaginários)

11 Conceitos básicos João: Abortos são imorais, a menos que a gestante corra risco imediato de vida. Maria: O aborto é imoral mesmo quando a gravidez resulta de ato violento, como estupro? J: Ainda que o estupro seja condenável, o direito do feto à vida é mais importante do que o fato de que a vida do feto tem origem em um ato violento.

12 Conceitos básicos M: Bom, imagine que você tenha sido sequestrado e sedado, e que tenha acordado ao lado de um famoso violinista. Seus rins estão filtrando o sangue dele. Você pode separar-se, mas isso o mataria. Para salvá-lo precisa manter-se conectado até que um doador apareça, o que pode levar meses. Acha que pode abandonar o violinista?

13 Conceitos básicos J: Acho que sim. M: Então, sendo coerente, você deveria admitir que o aborto é permitido em caso de estupro.

14

15 Conceitos básicos A filosofia política trata de como o governo deve deliberar e agir. Ex: Deve o governo aumentar o imposto sobre a herança? Deve o governo submeter essa questão à votação no Congresso Nacional?

16 Conceitos básicos Uma opinião comum é que o governo deve deliberar de forma democrática e agir de forma justa.

17 Conceitos básicos Deliberar de forma democrática é usar um procedimento decisório que dê voz a todas as pessoas interessadas. Agir de forma justa é dar a cada um o que é seu.

18 Conceitos básicos Os dois ideais podem entrar em conflito: Ex: Como lidar com uma decisão injusta tomada democraticamente?

19 Conceitos básicos Interessa-nos, aqui, o ideal da justiça. Em particular: Como deve o governo lidar com a desigualdade social?

20 Conceitos básicos Obs: direita e esquerda Política econômica e social Bons costumes

21 Conceitos básicos A desigualdade social tem causas diversas: (a) Discriminação deliberada (b) Diferenças sociais fortuitas pré-existentes (c) Diferenças quanto ao talento dos indivíduos (d) Diferenças quanto ao esforço dos indivíduos

22 Próxima aula: Utilitarismo Leitura obrigatória: Gargarella, cap 1, pp Pergunta: 1. Quais são as virtudes e os vícios do utilitarismo?

23 Aula 1 Revisão Filosofia política: estuda como o governo deve deliberar e agir. Este curso discute como deve agir o governo justo (diante da desigualdade social). Direita e esquerda. Subjetividade. Equilíbrio reflexivo.

24

25 J. Bentham ( ) J. S. Mill ( )

26 Utilitarismo Toda teoria política se pronuncia sobre duas coisas: 1. O que é bom. (liberdade, igualdade, felicidade, família, amizade, conhecimento, religião etc.) 2. Como se deve lidar com o que é bom.

27 Utilitarismo Quanto a 1: Teorias monistas vs. teorias pluralistas. Obs: Teorias pluralistas podem ou não estabelecer rankings.

28 Utilitarismo Toda teoria ética se pronuncia sobre duas coisas: 1. O que é bom. 2. Como se deve lidar com o que é bom.

29 Utilitarismo Quanto a 2: Teorias consequencialistas vs. teorias nãoconsequencialistas (absolutistas, deontológicas)

30 Utilitarismo Teorias consequencialistas: deve-se maximizar o que é bom.

31 Utilitarismo Teorias não-consequencialistas: deve-se honrar o que é bom. (O que nem sempre significa maximizá-lo.)

32 Utilitarismo Exemplos: Deve-se permitir a tortura de um criminoso para obter informações que salvariam vidas? Um governo que atribui valor à liberdade deve permitir a ascensão de um partido político fundamentalista?

33 Utilitarismo Utilitarismo: teoria consequencialista e monista que diz que o governo deve maximizar a felicidade geral. J. Bentham ( ): felicidade=prazer Hoje: felicidade=satisfação de preferências lúcidas

34 Utilitarismo Virtudes do utilitarismo: 1. Propõe um cálculo relativamente objetivo para determinar como o governo deve agir. Obs: utilidade real vs. utilidade estimada

35 Utilitarismo 2. É igualitário: a felicidade de cada pessoa tem o mesmo valor. 3. É altruista: exige sacrifício de interesses pessoais.

36 Utilitarismo Críticas ao utilitarismo: 1. Frieza: pessoas são tratadas como fatores num cálculo matemático. 2. Não dá a devida importância a direitos. 3. Promove também preferências caras e ofensivas.

37 Utilitarismo Obs: Direitos - interesses que merecem proteção especial Tipos: 1. políticos e cívicos (de primeira geração); 2. sociais e econômicos (de segunda geração); 3. coletivos (terceira geração).

38 Utilitarismo Uma resposta: Utilitarismo de regras - o cálculo de consequências não deve ser usado antes de cada ação. Às vezes seguir regras é a melhor maneira de promover a felicidade geral. [Caso do médico. Caso da tortura.]

39 Utilitarismo Mill: Não quero dizer que a promoção da felicidade é o objetivo de toda ação. Há muitas ações virtuosas em que se sacrifica a felicidade no caso particular. Mas as ações desse tipo ainda estão justificadas porque é possível mostrar que, de modo geral, mais felicidade existirá no mundo se forem cultivados sentimentos que tornarão as pessoas, em certas circunstâncias, insensíveis à questão da felicidade.

40 Utilitarismo Uma dúvida persiste: O governo que age com base na regra mais útil age pela razão certa?

41 Aula 2 Revisão - Utilitarismo: teoria monista e consequencialista que defende a maximização da felicidade geral - Virtudes: objetividade, imparcialidade, altruísmo - Defeitos: frieza, menosprezo de direitos, inclusão de preferência caras e ofensivas

42 Próxima aula: John Rawls, contratualismo, liberalismo. Leitura obrigatória: Gargarella, pp Perguntas: 1. Quais são e como se relacionam os dois princípios de justiça de Rawls? 2. A posição original diz respeito a um contrato social histórico, real? 3. Rawls é socialista?

43 Rawls, contratualismo, liberalismo Contratualismo é o tipo de teoria que tenta resolver questões políticas perguntando: Com que solução concordaram (ou concordariam) os cidadãos em geral? Compatível com o utilitarismo?

44 Rawls, contratualismo etc. Dois usos históricos da estratégia contratualista: - Justificação do Estado. - Defesa de uma concepção específica do governo justo.

45 Rawls, contratualismo etc.

46 Rawls, contratualismo etc. O Estado está justificado se resulta de um acordo capaz de evitar os males da sociedade pré-política. Constante temor e risco de morte violenta, e a vida do homem é solitária, pobre, sórdida, brutal e curta. (Hobbes, )

47 Rawls, contratualismo etc. Crítica célebre: o acordo nunca existiu. Estados surgem sem contrato formal. E mesmo que houvesse um contrato original, ele não é renovado regularmente...

48 Rawls, contratualismo etc. Respostas contratualistas possíveis: (a) Acordos podem ser feitos ou mantidos tacitamente. (b) O acordo é hipotético. (Os cidadãos não aceitariam o Estado, para evitar a anarquia?)

49 Rawls, contratualismo etc. O acordo hipotético pode ser mais ou menos idealizado. Contrastem : - O que os cidadãos atuais aceitariam, caso consultados? - O que os cidadãos aceitariam caso consultados em condições ideais de deliberação?

50 John Rawls ( )

51 Rawls, contratualismo etc. Rawls não pretende justificar o Estado contra o anarquismo, mas defender uma certa concepção de justiça.

52 Rawls, contratualismo etc. Contrato hipotético de Rawls: Com que concordariam as pessoas se elas deliberassem em condições de plena igualdade? (sem posições privilegiadas na negociação)

53 Rawls, contratualismo etc. A posição original. O contrato é firmado entre indivíduos racionais e ambiciosos (como nós). (almejam direitos e liberdades básicas, riqueza, ocupações respeitáveis etc.)

54 Rawls, contratualismo etc. Mas para garantir igualdade, os indivíduos deliberam sob o véu da ignorância. Desconhecem seu status social, seus talen-tos, sua raça, seu gênero, suas opiniões políticas e religiosas.

55 Rawls, contratualismo etc. É de se esperar que os contratantes pensem de acordo com a regra maximin. (1) 8: 5: 1 (2) 7: 6: 2 (3) 6: 4: 4 (Por que não 4:4:4?)

56 Rawls, contratualismo etc. Dois princípios: 1) P. da liberdade: todos têm igual direito a um conjunto de liberdades básicas invioláveis (direito ao voto, liberdade de expressão e associação, direito de ir e vir etc.)

57 Rawls, contratualismo etc. 2) P. da diferença: diferenças sociais e econômicas existirão, mas deverão: - Ser razoavelmente vantajosas para todos - Vincular-se a empregos e cargos acessíveis a todos.

58 Rawls, contratualismo etc. Esclarecimentos: PL tem prioridade em relação a PD (embora também dependa de PD). PD não trata apenas de acessibilidade formal. (todos devem ter as mesmas oportunidades culturais e educacionais)

59 Rawls, contratualismo etc. 5 tipos de regime: - Capitalismo laissez-faire: viola PD (e tende a violar PL). - Capitalismo de bem-estar social: não institui políticas eficazes para satisfazer PD (permite a sobrevivência de classes margi-nalizadas e dependentes de assistência).

60 Rawls, contratualismo etc. - Democracia possuidora de propriedade : satisfaz PL e PD. - Socialismo de estado: não satisfaz PL. - Socialismo democrático: satisfaz PL e PD.

61 Aula 3 Revisão Contratualismo Com que concordaram ou concordariam os cidadãos? Rawls Com que concordariam os cidadãos caso deliberassem sob o véu da ignorância? Dois princípios: PL + PD PD: elemento esquerdista na teoria de Rawls

62 Rawls, contratualismo etc. PD: diferenças sociais e econômicas existirão, mas deverão: - Ser razoavelmente vantajosas para todos - Vincular-se a empregos e cargos acessíveis a todos.

63 Rawls, contratualismo etc. Não basta prover serviços públicos básicos, pleno emprego, erradicar a miséria é preciso impedir que uma parcela pequena da população controle a economia e, indiretamente, a política.

64 Próxima aula: Críticas libertárias a Rawls (Robert Nozick) Texto: Gargarella, Cap. 2 Perguntas: 1. Faz sentido distinguir entre liberalismo de esquerda e liberalismo de direita? 2. Como é que Nozick argumenta contra PD? 3. Quais são os princípios da justiça de Nozick?

65 Críticas libertárias a Rawls Uma Teoria da Justiça é uma obra poderosa, profunda, sutil, abrangente e sistemática, que não tem igual pelo menos desde os escritos de John Stuart Mill... Filósofos políticos têm de trabalhar com a teoria de Rawls ou explicar por que não o fazem. (Nozick, Anarquia, Estado e Utopia)

66 Robert Nozick ( )

67 Críticas libertárias a Rawls Resumo da posição de Nozick Estado mínimo: fornece segurança, protege a propriedade e faz cumprir contratos. (Direitos de segunda e terceira geração não são promovidos pelo Estado.)

68 Críticas libertárias a Rawls Nozick não usa argumentos conservadores comuns: O mercado livre é o melhor meio para gerar riqueza; a redistribuição gera tensão social; burocracia gera corrupção etc. Nozick quer mostrar que a intervenção nas atividades econômicas dos indivíduos é intrinsecamente injusta.

69 Críticas libertárias a Rawls A argumentação de Nozick Parte negativa (por que Rawls está errado) Parte positiva (qual é a teoria da justiça correta)

70 Críticas libertárias a Rawls Rawls recapitulação: 1) PL : todos têm igual direito a um conjunto de liberdades básicas invioláveis 2) PD: diferenças sociais e econômicas existirão, mas deverão: - Ser razoavelmente vantajosas para todos - Vincular-se a empregos e cargos acessíveis a todos.

71 Contra PD, parte 1. Não é permitido obrigar um indivíduo saudável a sacrificar sua saúde para beneficiar um indivíduo doente. A saúde é tão fortuita quanto o talento. Logo, Não deve ser permitido obrigar um indivíduo a sacrificar os frutos do seu talento.

72 Contra PD, parte 2. Não é permitido obrigar alguém a financiar a cirurgia cosmética de um indivíduo que tem dificuldade para casar-se. O indivíduo requer ajuda para competir no mercado matrimonial da mesma forma que o pobre requer ajuda para competir no mercado profissional. Logo, Não é permitido obrigar alguém a financiar os estudos de um indivíduo pobre que tem dificuldade para obter emprego.

73 Críticas libertárias a Rawls Parte positiva: a teoria da justiça de Nozick Tem-se um direito absoluto sobre a riqueza desde que ela seja (i) justamente adquirida e (ii) justamente transferida.

74 Críticas libertárias a Rawls (i) Justiça na transferência de riqueza. É justa toda transferência consensual entre adultos. Caso Chamberlain.

75 Críticas libertárias a Rawls (ii) Justiça na aquisição de riqueza. Locke: Toda pessoa pode se apropriar de um recurso desde que deixe quantidade suficiente de recursos de qualidade equivalente para os demais. Nozick (ou o que Locke queria dizer): Toda pessoa pode se apropriar de recursos naturais desde que não prejudique ninguém.

76 Críticas libertárias a Rawls Se a desigualdade social resulta de aquisições e transferências justas, então o governo não deve retificá-la. A desigualdade social, em si, não é injusta. Tudo depende da sua história.

77 Críticas libertárias a Rawls Críticas a Nozick Críticas a (i): 1.Quem transfere consensualmente consente com o acúmulo de riqueza e todas a suas consequências? 2. Transações capitalistas são sempre voluntárias? (Caso do trabalhador empobrecido. Nozick retruca com o caso do casamento)

78 Críticas libertárias a Rawls Críticas a (ii): 1. Ninguém é prejudicado quando um particular adquire os meios de produção? 2. É correta a ética do quem chega primeiro, aproveita primeiro? E se outros fossem capazes de produzir mais riqueza com o bem? 3. Por que supor que, a princípio, a riqueza natural não tem dono?

79 Aula 4 Revisão - Nozick defende a liberdade econômica dos indivíduos - Parte negativa da defesa: analogias contra PD - Parte positiva : dois princípios de justiça, sobre a aquisição e a transferência de bens - Críticas a Nozick

80 Contra PD, parte 1. Não é permitido obrigar um indivíduo saudável a sacrificar sua saúde para beneficiar um indivíduo doente. A saúde é tão fortuita quanto o talento. Logo, Não deve ser permitido obrigar um indivíduo a sacrificar os frutos do seu talento.

81 Contra PD, parte 1. Rawls pensa que o governo pode obrigar um indivíduo a sacrificar os frutos do seu talento A saúde é tão fortuita quanto o talento Logo, Rawls teria que aceitar que o governo pode obrigar um indivíduo saudável a sacrificar sua saúde pelo bem de um doente

82 Próxima aula: Críticas igualitárias a Rawls Leitura: Gargarella, cap. 3, pp Perguntas: 1. Rawls faz mal em definir a desigualdade social como desigualdade quanto à posse de bens primários? 2. Será que Rawls exige menos dos cidadãos mais favorecidos do que poderia exigir?

83 G.A. Cohen Amartya Sen Ronald Dworkin

84 Críticas igualitárias a Rawls A desigualdade social tem causas diversas: (a) Discriminação deliberada (b) Diferenças sociais fortuitas pré-existentes (c) Diferenças quanto ao talento dos indivíduos (d) Diferenças quanto ao esforço dos indivíduos

85 Críticas igualitárias a Rawls Rawls 1) PL : todos têm igual direito a um conjunto de liberdades básicas invioláveis 2) PD: diferenças sociais e econômicas existirão, mas deverão: - Ser razoavelmente vantajosas para todos - Vincular-se a empregos e cargos acessíveis a todos

86 Críticas igualitárias a Rawls Algumas ideias por trás de PL e PD: 1. Diferenças sociais derivadas da sorte exigem controle. (Segundo Dworkin, PD não realiza o controle de maneira adequada)

87 Críticas igualitárias a Rawls 2. Diferenças sociais são definidas em termos de bens primários (Sen prefere capacidades básicas ) 3. A desigualdade é permissível desde que beneficie os menos favorecidos. (Segundo Cohen, os mais afortunados têm responsabilidades maiores)

88 Críticas igualitárias a Rawls Duas críticas de Dworkin. 1. PD não evita diferenças sociais baseadas em alguns fatores moralmente arbitrárias. Ex: indivíduos ricos que sofrem de graves problemas de saúde (têm mais, mas precisam de mais).

89 Críticas igualitárias a Rawls 2. PD recomenda a retificação de diferenças sociais entre indivíduos com diferentes graus de ambição. Ex: duas pessoas começam a vida com recursos semelhantes; uma trabalha duro e a outra privilegia o lazer e gostos caros.

90 Críticas igualitárias a Rawls Duas críticas de Cohen. 1. PD (1ª parte) permite a desigualdade social desde que necessária para o benefício dos menos favorecidos. Mas, do ponto de vista dos mais favorecidos, a desigualdade não é necessária.

91 Crianças devem ficar com seus pais É necessário pagar o sequestrador para recuperar a criança Logo, Os pais da criança devem pagar o sequestrador =/= Crianças devem ficar com seus pais É necessário que me paguem para que eu devolva a criança Logo, Os pais da criança devem me pagar

92 Desigualdades são justas quando necessárias para beneficiar os menos favorecidos É necessário manter o imposto relativamente baixo para garantir que os ricos continuem a investir, o que beneficia os menos favorecidos Logo, É justo manter o imposto relativamente baixo =/= Desigualdades são justas quando necessárias para beneficiar os menos favorecidos É necessário manter o meu imposto relativamente baixo para garantir que eu continue a investir, o que beneficia os menos favorecidos Logo, É justo manter o meu imposto relativamente baixo

93 Críticas igualitárias a Rawls O argumento é suspeito quando formulado na primeira pessoa. O rico que usa esse argumento não age de acordo com PD...

94 Críticas igualitárias a Rawls (Duas críticas de Cohen...) 2. Justiça não é o único ideal político relevante. Há também o ideal da comunidade ou solidariedade...

95 Aula 5 Revisão Três ideias Rawlsianas: - Diferenças sociais derivadas de fatores fortuitos exigem controle. - Diferenças sociais são definidas em termos de bens primários - A desigualdade é permissível desde que beneficie os menos favorecidos.

96 Próxima aula: Feminismo Leitura: Kymlicka, cap. 7, pp e pp Perguntas: 1. Procure exemplos de discriminação de gênero escondidos por trás da retórica igualitária das sociedades liberais. 2. O que significa dizer que o pessoal é político? 3. A filosofia política de Rawls é uma filosofia muito masculina?

97 Feminismo As mulheres, por toda parte, estão submeti-das a uma condição de subordinação. Tendemos a ignorar isso em sociedades liberais. O feminismo pretende identificar as ocorrências de subordinação e combatê-las.

98

99 Feminismo A filosofia política não é abertamente sexista como foi no passado. Mas talvez adote uma perspectiva muito masculina.

100 Feminismo Três críticas feministas à filosofia política dominante (Rawls e cia.) 1. Discriminação apesar da pretensa neutralidade quanto ao gênero

101 Feminismo Mulheres têm direito a concorrer a cargos públicos e privados. Mas as condições de acesso são definidas com base na perspectiva masculina. (ex: horário de trabalho integral)

102 A fisiologia dos homens define a maioria dos esportes, suas necessidades definem a cobertura dos seguros de automóveis e de saúde, sua biografias projetadas para o social definem as expectativas de local de trabalho e padrões bem-sucedidos de carreira, suas perspectivas e interesses definem a qualidade no trabalho acadêmico, suas experiências definem o mérito, sua objetificação da vida define a arte, seu serviço militar define a cidadania, sua presença define a família... sua imagem define Deus e seus órgão genitais definem o sexo.

103

104 Feminismo Essa crítica mostra que PD precisa ser revisto? PD: diferenças sociais e econômicas existirão, mas deverão: - Ser razoavelmente vantajosas para todos - Vincular-se a empregos e cargos acessíveis a todos

105 Feminismo 2. Público e privado

106 Feminismo Griswold vs. Connecticut (1965) Declarou inconstitucional uma lei do século XIX que proibia o uso contraceptivos. Direito à privacidade dos casais.

107 Feminismo Os escrúpulos liberais contra a interferência na vida privada levam-nos a ignorar injustiças domésticas. O pessoal é político!

108 Feminismo 3. Ética da justiça vs. ética do cuidado. Homens e mulheres pensam diferentemente sobre questões morais. Homens Regras, imparcialidade, racionalidade. Mulheres Compaixão, pessoalidade, intuição.

109 Feminismo Lawrence Kohlberg: Meninos resolvem conflitos morais recor-rendo a regras universais; meninas enfatizam diálogo, negociação, convencimento. [Exemplo: Dilema de Heinz.]

110

111 Feminismo Duas reações feministas interessantes: a) A diferença é um produto cultural a ser combatido. Mulheres seguem a ética do cuidado porque não têm oportunidade de desenvolver outras capacidades intelectuais.

112 Feminismo b) A diferença é natural e a ética do cuidado deve ser valorizada. (Gilligan)

113 Próxima aula: Marxismo analítico Leitura: Gargarella, cap. 4. Perguntas: 1.Qual é a diferença entre o marxismo analítico e o marxismo clássico? 2. O que é alienação? O que é exploração?

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6).

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Leitura: Rachels, Cap. 10. Perguntas: 1. É deontológica a ética kantiana? 2. São diferentes as duas versões do imperativo categórico? 3. Qual é a função do sistema

Leia mais

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6).

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Leitura: Rachels, Cap. 10. Perguntas: 1. Por que é deontológica a ética kantiana? 2. São diferentes as duas versões do imperativo categórico? 3. Qual é a função

Leia mais

Próxima aula: Ética IV - O contrato social (ponto 7) Leitura: Rachels, cap Críton de Platão

Próxima aula: Ética IV - O contrato social (ponto 7) Leitura: Rachels, cap Críton de Platão Próxima aula: Ética IV - O contrato social (ponto 7) Leitura: Rachels, cap. 11 + Críton de Platão Perguntas: 1. Para Hobbes os homens são maus no estado de natureza? 2. Como é que a teoria do contrato

Leia mais

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6).

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Leitura: Rachels, Cap. 10. Perguntas: 1. É deontológica a ética kantiana? 2. São diferentes as duas versões do imperativo categórico? 3. Qual é a função do sistema

Leia mais

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6).

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Leitura: Rachels, Cap. 10. Perguntas: 1. É deontológica a ética kantiana? 2. São diferentes as duas versões do imperativo categórico? 3. Qual é a função do sistema

Leia mais

Próxima aula: Filosofia política I (introdução).

Próxima aula: Filosofia política I (introdução). Próxima aula: Filosofia política I (introdução). Leitura: Nagel, Cap. 8. Perguntas: 1. A desigualdade social é sempre injusta? 2. Quando é que o governo deve retificá-la? 3. Justiça e democracia podem

Leia mais

Filosofia Geral. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com

Filosofia Geral. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com Filosofia Geral Prof. Fábio Shecaira fabioperin@direito.ufrj.br fabioshecaira.wikispaces.com Introdução Questões da aula de hoje: O que é a filosofia? Qual é a sua utilidade? Qual é o seu método? Introdução

Leia mais

Influências em John Rawls

Influências em John Rawls Filosofia social Questão fundamental Quais os princípios da justiça distributiva ou justiça social? Quais os princípios para determinar (descobrir e selecionar) como distribuir apropriadamente os bens

Leia mais

Pobreza e Desigualdade de Renda

Pobreza e Desigualdade de Renda C H A P T E R 20 Pobreza e Desigualdade de Renda Economics P R I N C I P L E S O F N. Gregory Mankiw Tradução e adaptação dos slides de Ron Cronovich 2009 South-Western, a part of Cengage Learning, all

Leia mais

Justiça. Universidade Federal de Santa Catarina. From the SelectedWorks of Sergio Da Silva. Sergio Da Silva, University of Brasilia

Justiça. Universidade Federal de Santa Catarina. From the SelectedWorks of Sergio Da Silva. Sergio Da Silva, University of Brasilia Universidade Federal de Santa Catarina From the SelectedWorks of Sergio Da Silva 2000 Justiça Sergio Da Silva, University of Brasilia Available at: https://works.bepress.com/sergiodasilva/70/ Justiça Fonte:

Leia mais

Cotações. Prova Escrita de Filosofia. 10.º Ano de Escolaridade Março de Duração da prova: 90 minutos. 3 Páginas

Cotações. Prova Escrita de Filosofia. 10.º Ano de Escolaridade Março de Duração da prova: 90 minutos. 3 Páginas Prova Escrita de Filosofia Versão A 10.º Ano de Escolaridade Março de 2016 Duração da prova: 90 minutos 3 Páginas Leia atentamente o enunciado Para cada resposta, identifique o grupo e o item. Apresente

Leia mais

Filosofia Geral. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com

Filosofia Geral. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com Filosofia Geral Prof. Fábio Shecaira fabioperin@direito.ufrj.br fabioshecaira.wikispaces.com Introdução Questões da aula de hoje: O que é a filosofia? Qual é a sua utilidade? Qual é o seu método? Quais

Leia mais

Filosofia Geral. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com

Filosofia Geral. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com Filosofia Geral Prof. Fábio Shecaira fabioperin@direito.ufrj.br fabioshecaira.wikispaces.com Introdução Questões da aula de hoje: O que é a filosofia? Qual é a sua utilidade? Qual é o seu método? Introdução

Leia mais

Introdução à Ética, Moral e Virtude

Introdução à Ética, Moral e Virtude Introdução à Ética, Moral e Virtude 1 Ano do Ensino Médio -3 Trimestre Professor: Me. Phil. Fabio Goulart fabiogt@filosofiahoje.com http://www.filosofiahoje.com/- http:// youtube.com/filosofiahoje https://www.facebook.com/filosofiahoje

Leia mais

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes Aires Almeida JUSTIÇA

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes Aires Almeida JUSTIÇA Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes Aires Almeida JUSTIÇA Outubro de 2009 Jus@ça retribu@va É, em geral, o que se faz ou se procura fazer nos tribunais Aplicar penas (cas@go) Compensar danos (reparação)

Leia mais

Desenvolvimento como liberdade

Desenvolvimento como liberdade Desenvolvimento como Liberdade PET - Economia - UnB 02 de julho de 2013 Amartya Kumar Sen Amartya Sen 03 de novembro de 1933: nasceu em Santiniketan, atual Bangladesh. 1959: PhD Trinity College, Cambridge

Leia mais

O que é ser liberal?

O que é ser liberal? O que é ser liberal? 40ª edição do IMIL na Sala de Aula 16 de setembro de 2014 PUC-RS Vítor Wilher Macroeconomista www.vitorwilher.com macroeconomia@vitorwilher.com 1 A única liberdade que mereça esse

Leia mais

Uma perspetiva contemporânea acerca da justiça

Uma perspetiva contemporânea acerca da justiça Uma perspetiva contemporânea acerca da justiça A justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é em relação aos sistemas de pensamento. John Rawls A conceção de justiça como equidade

Leia mais

Próxima aula: Marxismo analítico

Próxima aula: Marxismo analítico Próxima aula: Marxismo analítico Leitura: Gargarella, cap. 4. Perguntas: 1.Qual é a diferença entre o marxismo analítico e o marxismo clássico? 2. O que é alienação? O que é exploração? Marxismo analítico

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Filosofia e Ciências Sociais Seminário de Ética e Filosofia Política Por Leonardo Couto

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Filosofia e Ciências Sociais Seminário de Ética e Filosofia Política Por Leonardo Couto Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Filosofia e Ciências Sociais Seminário de Ética e Filosofia Política Por Leonardo Couto Notas sobre os Liberais John Rawls, Ronald Dworkin A finalidade

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 20/Setembro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 20/Setembro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 20/Setembro/2017 FEA USP Ética Aula 20/09/2017 Utilitarismo Egoísmo Ético Referência Leitura sobre Utilitarismo GIANNETTI, E. F. Vícios privados, benefícios públicos.

Leia mais

DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: ENRIQUE MARCATTO DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 3ª SÉRIE/EM TURMA: Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

Tradução da 6a. edição norte-americana

Tradução da 6a. edição norte-americana N. Gregory Mankiw Introdução à Economia Tradução da 6a. edição norte-americana 20 Desigualdade de renda e pobreza 2013 Cengage Learning. All Rights Reserved. May not be copied, scanned, or duplicated,

Leia mais

dignidade participação Direitos fundamentais Santé direitos de igualdade solidariedade liberdade individual

dignidade participação Direitos fundamentais Santé direitos de igualdade solidariedade liberdade individual liberdade individual participação dignidade direitos de igualdade solidariedade Direitos fundamentais Santé A Bélgica é um Estado de direito democrático que garante a cada um os respeito O Estado garante

Leia mais

Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau Jean-Jacques Rousseau 1712-1778 Da servidão à liberdade Temas centrais da filosofia política rousseauniana O contrato social. O surgimento da propriedade privada. A passagem do estado de natureza para

Leia mais

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente:

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente: Informação - Prova de Exame a Nível de Escola Filosofia (de acordo com Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, retificado pela Declaração de Retificação n.º 10/2008, de 7 de março, alterado pela Lei n.º

Leia mais

JUSTIÇA E EQUIDADE EM JOHN RAWLS

JUSTIÇA E EQUIDADE EM JOHN RAWLS JUSTIÇA E EQUIDADE EM JOHN RAWLS John Rawls (1921-2002) viveu no século XX e passou sua vida na busca da construção de uma teoria da justiça que fosse capaz de conjugar os dois principais valores morais

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL (conclusão)

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL (conclusão) INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL (conclusão) 25 DE FEVEREIRO DE 2013 (6ª aula) Sumário da Aula Anterior: Egoísmo ético: definição, pontos fortes e fragilidades. Utilitarismo. O Princípio da Utilidade. Utilitarismo

Leia mais

DATA: VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO:

DATA: VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: ENRIQUE MARCATTO DATA: VALOR: 20 pontos NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 3ª EM TURMA: Nº: I N S T R U Ç Õ E S 1. Esta atividade contém

Leia mais

JOHN RAWLS A TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE (LIBERALISMO SOCIAL)

JOHN RAWLS A TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE (LIBERALISMO SOCIAL) JOHN RAWLS A TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE (LIBERALISMO SOCIAL) (Usados excertos de: Filosofia 10º Ano, Luís Rodrigues, Plátano Editora, 2009 e John Rawls, Uma Teoria da Justiça, Ed. Presença, Lisboa,

Leia mais

Conceito de Justiça TEORIAS SOBRE A JUSTIÇA JUSTIÇA RETRIBUTIVA 1ª TEORIA. Características da justiça retributiva 13/08/2013

Conceito de Justiça TEORIAS SOBRE A JUSTIÇA JUSTIÇA RETRIBUTIVA 1ª TEORIA. Características da justiça retributiva 13/08/2013 Conceito de Justiça TEORIAS SOBRE A JUSTIÇA Justiça: Princípio moral que estabelece o direito como um ideal e exige sua aplicabilidade e seu acatamento. Por extensão, virtude moral que consiste no reconhecimento

Leia mais

0 Campus: São Bernardo do Campo Código da Sala: Turma: A/B Turno: Diurno Quadrimestre: 1º Ano: 2017

0 Campus: São Bernardo do Campo Código da Sala: Turma: A/B Turno: Diurno Quadrimestre: 1º Ano: 2017 Código da disciplina: Caracterização da disciplina BHP0001-15 Nome da disciplina: Ética e Justiça Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Campus: São Bernardo do Campo Código

Leia mais

Utilitarismo no no contexto ENEM. 3º Ano do Ensino Médio INTENSIVO ENEM PROFESSOR UILSON FERNANDES

Utilitarismo no no contexto ENEM. 3º Ano do Ensino Médio INTENSIVO ENEM PROFESSOR UILSON FERNANDES Utilitarismo no no contexto ENEM. 3º Ano do Ensino Médio INTENSIVO ENEM PROFESSOR UILSON FERNANDES UTILITARISMO Enquanto corrente propriamente ética, o utilitarismo nasceu no século XIX na Inglaterra,

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 13/Setembro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 13/Setembro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 13/Setembro/2017 FEA USP Ética Aula 13/09/2017 A ética das virtudes em Aristóteles Referência CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8

Leia mais

P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL

P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL P L A N I F I CA ÇÃ O ANUAL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: FILOSOFIA DISCIPLINA: FILOSOFIA CURSO: CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS ANO: 10º - ANO LETIVO: 2017/2018 MANUAL: REFLEXÕES

Leia mais

Debates na Sociologia. 1. Qual é a natureza da ação social? 2. Qual é a natureza da ordem social? 3. Qual é a dinâmica da mudança social?

Debates na Sociologia. 1. Qual é a natureza da ação social? 2. Qual é a natureza da ordem social? 3. Qual é a dinâmica da mudança social? Debates na Sociologia 1. Qual é a natureza da ação social? - Componentes racionais e não-racionais; 2. Qual é a natureza da ordem social? - Coação versus adesão normativa; 3. Qual é a dinâmica da mudança

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Introduzir o estudante ao pensamento crítico filosófico por meio de reflexões sobre o seu próprio cotidiano. Apresentar

Leia mais

Ética como formadora de caráter pessoal e profissional. Kelin Valeirão IFISP/UFPel

Ética como formadora de caráter pessoal e profissional. Kelin Valeirão IFISP/UFPel Ética como formadora de caráter pessoal e profissional Kelin Valeirão IFISP/UFPel Ética é o conjunto de valores e princípios que nós usamos para decidir as três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso?

Leia mais

Finanças Públicas. Setor Público e Bem Estar - Função bem estar social - Escolha Social - Papel do Setor Público. Cap.

Finanças Públicas. Setor Público e Bem Estar - Função bem estar social - Escolha Social - Papel do Setor Público. Cap. Finanças Públicas Setor Público e Bem Estar - Função bem estar social - Escolha Social - Papel do Setor Público Cap. 4 - STIGLITZ 1. PAPEL DO SETOR PÚBLICO Intervenção do governo devido: Falhas de mercado

Leia mais

Ética e política: ações afirmativas Profª Me. Érica Rios

Ética e política: ações afirmativas Profª Me. Érica Rios Ética e política: ações afirmativas Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br ÉTICA COMO BEM VIVER A ética deve servir para autoconhecimento e melhora de si mesmo(a), não para julgar e punir outrem

Leia mais

A POSIÇÃO ORIGINAL NA TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE DE JOHN RAWLS. Adriano Ribeiro Caldas

A POSIÇÃO ORIGINAL NA TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE DE JOHN RAWLS. Adriano Ribeiro Caldas 1 A POSIÇÃO ORIGINAL NA TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE DE JOHN RAWLS Adriano Ribeiro Caldas Resumo: O pluralismo de doutrinas religiosas, morais, filosóficas e éticas que marca uma sociedade democrática

Leia mais

PRINCÍPIOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS Fábio Konder Comparato. I Introdução

PRINCÍPIOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS Fábio Konder Comparato. I Introdução 1 A felicidade PRINCÍPIOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS Fábio Konder Comparato I Introdução Objetivo supremo da vida humana: aquele que escolhemos por si mesmo, não como meio de alcançar outros fins. A felicidade

Leia mais

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E 1 Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA MESTRADO / DOUTORADO 1 SEMESTRE DE 2014 Prof. Samuel Meira Brasil Jr.

FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA MESTRADO / DOUTORADO 1 SEMESTRE DE 2014 Prof. Samuel Meira Brasil Jr. FACULDADE DE DIREITO DE VITÓRIA MESTRADO / DOUTORADO 1 SEMESTRE DE 2014 Prof. Samuel Meira Brasil Jr. DISCIPLINA: AS TEORIAS DA JUSTIÇA E A PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL Metodologia:

Leia mais

Ética, direito e política. O homem é um animal político (Aristóteles)

Ética, direito e política. O homem é um animal político (Aristóteles) Ética, direito e política O homem é um animal político (Aristóteles) Homem Ser social - necessita do outro para se construir como pessoa Viver com os outros é: Uma necessidade Uma realidade Um desafio:

Leia mais

Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber. Prof. Robson Vieira 1º ano

Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber. Prof. Robson Vieira 1º ano Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber Prof. Robson Vieira 1º ano Karl Marx Karl Marx Fazia uma critica radical ao capitalismo; Suas teorias foram além das obras e das universidades; Ativista do movimento

Leia mais

Profª Karina Oliveira Bezerra Aula 05 Unidade 1, capítulo 5: p. 63 Unidade 8, capítulo 5: p. 455 Filme: Germinal

Profª Karina Oliveira Bezerra Aula 05 Unidade 1, capítulo 5: p. 63 Unidade 8, capítulo 5: p. 455 Filme: Germinal Profª Karina Oliveira Bezerra Aula 05 Unidade 1, capítulo 5: p. 63 Unidade 8, capítulo 5: p. 455 Filme: Germinal No século XIX, em decorrência do otimismo trazido pelas idéias de progresso (positivismo),

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 014 / 015 PLANIFICAÇÃO de Filosofia 10º ANO Gestão Temporal do Programa UNIDADE CONTEÚDO LETIVOS I Módulo inicial II A acção humana e os valores 1.

Leia mais

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 27 de outubro de 2015) No caso específico da disciplina de FILOSOFIA, do 10º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível do

Leia mais

A Posição Original de Rawls

A Posição Original de Rawls A Posição Original de Rawls Edezio Muniz de Oliveira Mestrando em Filosofia Universidade do Vale do Rio dos Sinos Resumo A Posição Original é um artifício criado por John Rawls que possui como finalidade

Leia mais

Ética nas Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim Juliana Bittar 09/Agosto/2017 FEA USP

Ética nas Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim Juliana Bittar 09/Agosto/2017 FEA USP Ética nas Organizações EAD 791 Prof. Juliana Bittar 09/Agosto/2017 FEA USP Ética nas Organizações Aula de Hoje 1) Ética: primeiras reflexões Atitude Filosófica e Reflexão Filosófica Os campos da Filosofia

Leia mais

Filosofia e Política

Filosofia e Política Filosofia e Política Aristóteles e Platão Aristóteles Política deve evitar a injustiça e permitir aos cidadãos serem virtuosos e felizes. Não há cidadania quando o povo não pode acessar as instituições

Leia mais

Justiça Equitativa e Autonomia Política em John Rawls

Justiça Equitativa e Autonomia Política em John Rawls Justiça Equitativa e Autonomia Política em John Rawls XI Salão de Iniciação Científica PUCRS Bolsista Apresentador: Iuri Hummes Specht 1, Thadeu Weber 2 (orientador) 1 Faculdade de Filosofia, PUCRS, 2

Leia mais

Lacunas 1) Lacuna própria: espaço vazio no sistema 2) Lacunas impróprias: originam-se da comparação do sistema real x ideal

Lacunas 1) Lacuna própria: espaço vazio no sistema 2) Lacunas impróprias: originam-se da comparação do sistema real x ideal BOBBIO Lacunas 1) Lacuna própria: espaço vazio no sistema 2) Lacunas impróprias: originam-se da comparação do sistema real x ideal 1a) Heterointegração - busca-se alternativa em ordenamento diverso (direito

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA. Profº Ney Jansen Sociologia

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA. Profº Ney Jansen Sociologia CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA Profº Ney Jansen Sociologia Ao problematizar a relação entre indivíduo e sociedade, no final do século XIX a sociologia deu três matrizes de respostas a essa questão: I-A sociedade

Leia mais

AGRUPAMENTDE ESCOLAS DE CARVALHOS. Planificação Filo sofia 10º ano. Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia?

AGRUPAMENTDE ESCOLAS DE CARVALHOS. Planificação Filo sofia 10º ano. Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia? Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia? 1. O que é a filosofia? 1.1 O problema da definição. A origem etimológica. A filosofia como atitude interrogativa Problemas/áreas da filosofia 1.2

Leia mais

Sinopse de Filosofia A necessidade da fundamentação da moral. Análise comparativa entre duas perspectivas filosóficas.

Sinopse de Filosofia A necessidade da fundamentação da moral. Análise comparativa entre duas perspectivas filosóficas. Sinopse de Filosofia A necessidade da fundamentação da moral. Análise comparativa entre duas perspectivas filosóficas. Elaborado por Francisco Cubal Em especial, para www.resumos.tk A necessidade da fundamentação

Leia mais

Disciplina de Mestrado: Políticas Públicas

Disciplina de Mestrado: Políticas Públicas Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2012 Disciplina de Mestrado: Políticas Públicas Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras Available at: https://works.bepress.com/eloi/243/

Leia mais

LÓGICA JURÍDICA E A NOVA RETÓRICA

LÓGICA JURÍDICA E A NOVA RETÓRICA LÓGICA JURÍDICA E A NOVA RETÓRICA RENÉ DESCATES (1596-1650) HANS KELSEN (1881-1973) Kelsen pregava uma objetividade ao ordenamento jurídico, a tal ponto que o juiz, ao prolatar uma sentença, por exemplo,

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 714/2.ª Fase 7 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado.

EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Não é permitido o uso de corretor. Deve riscar aquilo que pretende que não seja classificado. EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Filosofia 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 714/2.ª Fase 7 Páginas Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância:

Leia mais

Pesquisa sobre guerras culturais - 26 de março

Pesquisa sobre guerras culturais - 26 de março Pesquisa sobre guerras culturais - 26 de março Pesquisa realizada na manifestação do dia 26 de março de 2017 sobre identidades políticas, guerras culturais e posicionamento frente a debates atuais sobre

Leia mais

Objetividade e diálogo de culturas. A professora M. Clara Gomes

Objetividade e diálogo de culturas. A professora M. Clara Gomes Objetividade e diálogo de culturas A professora M. Clara Gomes A questão dos critérios valorativos levanta o problema da natureza dos juízos morais. O Subjetivismo moral é teoria que defende que os juízos

Leia mais

Justiça distributiva em Saúde:

Justiça distributiva em Saúde: Justiça distributiva em Saúde: dimensão Ética M. Patrão Neves 1. Justiça: dificuldade de definição Não é fácil definir a justiça, sendo impossível formular mais do que uma definição (geral) formal (abstrata)

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Nível de Ensino: Secundário Áreas/Disciplina: Filosofia Ano: 10.º Curso: Básico Científico-Humanístico x Profissional Planificação Período Sequências/Temas /Módulos

Leia mais

Capítulo 32 BEM-ESTAR

Capítulo 32 BEM-ESTAR Varian, H. Microeconomia. Princípios Básicos. Editora Campus (7ª edição), 2003. Capítulo 32 BEM-ESTAR Curso de Microeconomia I Profa. Valéria Pero 2 Análise de Bem-estar A eficiência de Pareto é um objetivo

Leia mais

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA 1 O que são direitos humanos? Em que se fundamentam? Por que fundamentá-los? http://farm3.static.flickr.com 2 Direitos Humanos São aqueles direitos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TEORIA DO CONHECIMENTO E FILOSOFIA DA CIÊNCIA III 1º Semestre de 2009 Disciplina Optativa Destinada: alunos de Filosofia e de outros departamentos Código: FLF0445 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof.

Leia mais

Planificação Anual - Disciplina Filosofia 10º Ano /2018

Planificação Anual - Disciplina Filosofia 10º Ano /2018 Planificação Anual - Disciplina Filosofia 10º Ano - 2017/2018 OBJECTIVOS GERAIS DO PROGRAMA DE FILOSOFIA 10º ANO Domínio cognitivo - Apropriar-se progressivamente da especificidade da filosofia Reconhecer

Leia mais

O KANT DE JOHN RAWLS: APROPRIAÇÕES DA MORAL KANTIANA NA JUSTIÇA COMO EQUIDADE

O KANT DE JOHN RAWLS: APROPRIAÇÕES DA MORAL KANTIANA NA JUSTIÇA COMO EQUIDADE O KANT DE JOHN RAWLS: APROPRIAÇÕES DA MORAL KANTIANA NA JUSTIÇA COMO EQUIDADE Danilo de Oliveira Caretta Orientador: Prof. Dr. Aguinaldo Pavão RESUMO Neste trabalho, pretendo expor algumas das apropriações

Leia mais

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13 Índice 1. Competências essenciais do aluno... 4 2. Como estudar filosofia... 5 3. Como ler, analisar e explicar um texto filosófico... 7 4. Como preparar-se para um teste... 10 5. Como desenvolver um trabalho

Leia mais

O FEMINISMO DE CATHRINE MACKINNON DESEJO E PODER

O FEMINISMO DE CATHRINE MACKINNON DESEJO E PODER O FEMINISMO DE CATHRINE MACKINNON DESEJO E PODER FEMINISMO E MARXISMO TRABAHO (valor) MARXISMO SEXUALIDADE (desejo) FEMINISMO Ambos prejudicados nas relações sociais. Feminismo e marxismo como teorias

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO 10.º/11.º anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 714/10 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 1.ª FASE PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA VERSÃO

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Planificação de Filosofia 10º Ano 2018/2019 MÓDULOS CONTEÚDOS Nº de aulas de 45 I. ABORDAGEM INTRODUTÓRIA À FILOSOFIA E AO FILOSOFAR

Leia mais

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios

Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios Dos Direitos Individuais (I) Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE SÃO DIREITOS INDIVIDUAIS? Direitos fundamentais do indivíduo (pessoa física ou jurídica), garantindo-lhe iniciativa autônoma

Leia mais

A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao:

A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao: A Constituição A Constituição é onde se encontra o conjunto das normas (Leis) relativas ao: -Poder Político e à Organização dos Estados; -Leis fundamentais dos diversos países. A Constituição Constituição

Leia mais

Teoria Realista das Relações Internacionais (I)

Teoria Realista das Relações Internacionais (I) Teoria Realista das Relações Internacionais (I) Janina Onuki janonuki@usp.br BRI 009 Teorias Clássicas das Relações Internacionais 25 de agosto de 2016 Realismo nas RI Pressuposto central visão pessimista

Leia mais

Finanças Públicas. Setor Público e Bem Estar - Função bem estar social - Escolha Social - Papel do Setor Público

Finanças Públicas. Setor Público e Bem Estar - Função bem estar social - Escolha Social - Papel do Setor Público Finanças Públicas Setor Público e Bem Estar - Função bem estar social - Escolha Social - Papel do Setor Público 1. PAPEL DO SETOR PÚBLICO Intervenção do governo devido: Falhas de mercado Redistribuição

Leia mais

Informação-Exame Final Nível de Escola para N.E.E. Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro Prova de Filosofia 10º e 11.º Anos de Escolaridade Prova 225 2015 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

LIBERALISMO E LIBERTARISMO: DISTRIBUIÇÃO E IGUALDADE

LIBERALISMO E LIBERTARISMO: DISTRIBUIÇÃO E IGUALDADE LIBERALISMO E LIBERTARISMO: DISTRIBUIÇÃO E IGUALDADE Daniela Grillo de Azevedo 1 Resumo: Em 1964 Ayn Rand estabelece algumas bases que influenciarão as futuras teorias libertárias. John Rawls em 1971 muda

Leia mais

LIBERALISMO ECONÔMICO Sec. XVIII. Adam Smith

LIBERALISMO ECONÔMICO Sec. XVIII. Adam Smith LIBERALISMO ECONÔMICO Sec. XVIII Adam Smith Princípios do Estado Liberal: Individualismo; Liberdade; Propriedade Privada; O poder não deveria estar centrado no Estado, principalmente no que dizia respeito

Leia mais

Introdução Maquiavel, O Príncipe

Introdução Maquiavel, O Príncipe Introdução Tão grande é a distância entre como se vive e como deveria viver-se que, quem prefere ao que se faz aquilo que deveria fazer-se, caminha mais para a ruína do que para a salvação. Maquiavel,

Leia mais

Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais

Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais Aula 2 - Direitos Civis, Políticos e Sociais Cidadania moderna (contexto); Crise do Absolutismo; Desintegração do sistema feudal; Surgimento do Estado de Direito (liberalismo); Democracia Representativa

Leia mais

Perfil de Aprendizagens Específicas e Respetivos Descritores de Desempenho. (ponto 2, do artigo 20, da portaria nº226-a/2018)

Perfil de Aprendizagens Específicas e Respetivos Descritores de Desempenho. (ponto 2, do artigo 20, da portaria nº226-a/2018) Disciplina: Filosofia Ano: 10º Ano Dimensões das áreas de competência 1 Áreas de competência do PASEO 2 Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Testes. Instrumentos de avaliação

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

Pontos sobre o surgimento e evolução do Estado moderno. Luiz Carlos Bresser-Pereira

Pontos sobre o surgimento e evolução do Estado moderno. Luiz Carlos Bresser-Pereira Pontos sobre o surgimento e evolução do Estado moderno Luiz Carlos Bresser-Pereira Notas para o curso de Teoria do Estado, do Mestrado Profissional em Gestão Pública da EAESP, 23 de agosto de 2010; revisto

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência

Informação-Prova de Equivalência à Frequência Informação-Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário Prova de Equivalência à Frequência de CIÊNCIA POLÍTICA-código307 (tem como referência o quadro III do Desp.Norm.nº6-A/2015) Ano letivo 2014/2015

Leia mais

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 2

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 2 EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO 10.º/11.º anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 714/10 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 1.ª FASE PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA VERSÃO

Leia mais

Filosofia 2016 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Filosofia 2016 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Filosofia 2016 Prova 161 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Leia mais

Profª. Ms. Ana Claudia Duarte Pinheiro

Profª. Ms. Ana Claudia Duarte Pinheiro 1 Profª. Ms. Ana Claudia Duarte Pinheiro Bom dia. Agradeço o convite feito pela Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD. É muito honroso tratar, junto à Universidade, de um tema tão polêmico; certamente não

Leia mais

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas TEMAS ATUAIS DE DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PROF. HELENA DE SOUZA ROCHA Igualdade e Não discriminação Igualdade = conceito antigo, que pode

Leia mais

Grupo I Para cada uma das questões que se seguem assinala a opção correta

Grupo I Para cada uma das questões que se seguem assinala a opção correta Grupo I Para cada uma das questões que se seguem assinala a opção correta 1. A filosofia é: a) Um conjunto de opiniões importantes. b) Um estudo da mente humana. c) Uma atividade que se baseia no uso crítico

Leia mais

Afro-descendentes no Brasil: combate à pobreza e políticas de ação afirmativa como estratégias de superação das desigualdades de gênero e

Afro-descendentes no Brasil: combate à pobreza e políticas de ação afirmativa como estratégias de superação das desigualdades de gênero e Afro-descendentes no Brasil: combate à pobreza e políticas de ação afirmativa como estratégias de superação das desigualdades de gênero e étnico/raciais Debate nacional sobre a implantação das políticas

Leia mais

Disciplina Engenharia e Sociedade

Disciplina Engenharia e Sociedade Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia Civil Disciplina Engenharia e Sociedade Material de Apoio Oitavo Período EPD097 TURMA E Engenharia Civil Primeiro

Leia mais

Elaboração de um dicionário de termos filosóficos.

Elaboração de um dicionário de termos filosóficos. PR NTR - bordagem introdutória à filosofia e ao filosofar O que é a filosofia?.aracterizar a filosofia como uma atividade conceptual crítica. s questões da filosofia.larificar a natureza dos problemas

Leia mais

Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade,

Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, DIMENSÕES DO PODER Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de determinada

Leia mais

Comportamento Ético. Aula 9- Camara/Assembleia/TRT 29/07/2018

Comportamento Ético. Aula 9- Camara/Assembleia/TRT 29/07/2018 Ética - Prof. Alex Diniz Ética Necessária para viver em sociedade Do grego ethos: costumes, hábitos, tradições de um povo Moral: Do latim mores, "relativo aos costumes". Moral Comportamento Situação +

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais