Próxima aula: Ética IV - O contrato social (ponto 7) Leitura: Rachels, cap Críton de Platão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Próxima aula: Ética IV - O contrato social (ponto 7) Leitura: Rachels, cap Críton de Platão"

Transcrição

1 Próxima aula: Ética IV - O contrato social (ponto 7) Leitura: Rachels, cap Críton de Platão Perguntas: 1. Para Hobbes os homens são maus no estado de natureza? 2. Como é que a teoria do contrato social poderia ser usada para justificar a desobediência civil?

2 Thomas Hobbes

3 Ética IV O Contrato Social O estado de natureza é a situação em que todos competem agressivamente, sem regras sociais e sem governo.

4 ... constante temor e risco de morte violenta, e a vida do homem é solitária, pobre, sórdida, brutal e curta...

5 Ética IV O Contrato Social As pessoas não são más (não sentem prazer em fazer o mal), mas (a) seu altruísmo é limitado; (b) recursos são escassos; (c) têm as mesmas necessidades básicas; (d) têm mais ou menos as mesmas habilidades.

6 Ética IV O Contrato Social Solução de Hobbes: Um acordo geral com regras que limitem a violência, o roubo e a fraude. Um governo central também é necessário para coibir eventuais infrações.

7 Ética IV O Contrato Social Outra maneira de defender a ideia do contrato social Teoria dos jogos (ou teoria das decisões interativas) Rachels: Dilema do prisioneiro

8 Você confessa Você não confessa João confessa 5 anos cada João livre; você 10 anos João não confessa Você livre; João 10 anos Ambos 1 ano

9 Ética IV O Contrato Social O dilema representa toda situação em que: (i) nossos interesses não são afetados apenas pelas nossas escolhas e (ii) cooperando, cada um de nós se sairá melhor do que agindo de maneira individualista.

10 (1) Estranho não usa violência; você usa (3) Estranho usa violência; você também (2) Estranho não usa violência; você tampouco (4) Estranho usa violência; você não

11 Ética IV O Contrato Social A teoria do contrato social admite a desobediência civil. (ainda que isso não tenha sido reconhecido pelo próprio Hobbes)

12 Ética IV O Contrato Social Desobediência civil Está justificada para o indivíduo a quem são negados os benefícios do contrato social. Por outro lado, O indivíduo que viola as leis sem justificativa quebra o contrato e se torna punível.

13 Ética IV O Contrato Social Críticas à teoria do contrato social. 1. O contrato nunca foi firmado de fato. (Nem tacitamente?) 2. Animais não podem fazer parte, logo... não merecem proteção?

14 Críton Alguns argumentos de Críton: (i) Críton e os conspiradores não serão prejudicados; (ii) Sócrates será acolhido no exílio; (iii) os filhos de Sócrates ficarão desamparados.

15 Críton Resposta de Sócrates: (i) A desobediência prejudicaria ( aniquilaria ) a República. (ii) Sócrates tem uma dívida de gratidão com a República. (iii) Sócrates firmou um acordo com a República, pois não partiu de lá na maturidade.

16 Revisão Aula 7 > Hobbes e as condições de vida do estado de natureza: altruísmo limitado, escassez, necessidades e poderes similares > Teoria dos jogos > Desobediência civil e pena > Críticas ao contrato social

17 Próxima aula: Ética V A ética da virtude (ponto 8) Leitura: Rachels, Cap. 13 Perguntas: 1. O que é uma virtude? 2. As virtudes são as mesmas para todos?

18 Ética V A Ética da Virtude Teoria que não enfatiza princípios ou regras de conduta. Concentra-se nos traços do caráter, nas disposições que definem uma pessoa boa.

19 Ética V A Ética da Virtude 1. O que é uma virtude? Uma disposição habitualmente manifestada, louvável e reconhecida como boa pelo próprio agente.

20 Ética V A Ética da Virtude Uma disposição (a) habitualmente manifestada, (b) louvável (c) e reconhecida como boa pelo próprio agente.

21 Ética V A Ética da Virtude 2. Quais são as virtudes? [Ver lista da p. 178]

22 Ética V A Ética da Virtude Para Aristóteles, as virtudes são disposições que estão entre extremos. Por exemplo: covarde corajoso ---- imprudente mesquinho --- generoso --- pródigo passivo sereno irascível

23 Ética V A Ética da Virtude 3. São as mesmas para todos? Depende da virtude. Algumas variam de acordo com contexto e posição social. Por exemplo: virtudes públicas x virtudes privadas

24 Ética V A Ética da Virtude Vantagens e desvantagens da ética da virtude Mostra que pessoa boa não é simplesmente aquela que age de acordo com certas regras. Mostra que as pessoas não precisam ser sempre imparciais (amizade, lealdade são virtudes). Não dá orientações precisas sobre como lidar com questões éticas complexas.

25 Revisão > Ética da virtude: O que são virtudes? Quais são as virtudes? São as mesmas para todos? > Vantagens e desvantagens da ética da virtude

26 Próxima aula: Ética VI animais não humanos (ponto 9) Leitura: Dias, Cap. 9 Pergunta: Quais critérios já foram usados por filósofos para distinguir seres dignos de consideração moral daqueles que não são?

27 Animais não humanos Alguns critérios para a identificação de seres que merecem consideração moral: 1. Simetria Merecem consideração os seres que conseguem manter conosco relações de mútua compreensão.

28 Um cavalo adulto é muito mais racional, e interage muito mais, do que uma criança de um dia, uma semana ou mesmo um mês. pessoas cujo interesse está em jogo.

29 Animais não humanos 2. Pertencimento à coletividade Merecem consideração os seres que fazem parte do nosso círculo social (inclusive animais de estimação).

30 Animais não humanos 3. Vulnerabilidade ao prazer e à dor Nós devemos ter consideração por todos os seres capazes de sentir dor e prazer.

31 Um cavalo adulto é muito mais racional, e interage muito mais, do que uma criança de um dia, uma semana ou mesmo um mês. Mas e se fosse o contrário que importância isso teria? A questão não é podem eles raciocinar? A questão é podem eles sofrer?das pessoas cujo interesse está em jogo.

32 Animais não humanos 4. Funcionalidade Merece consideração todo ser que possa ser entendido como tendo um projeto de vida que pode ser realizado/frustrado. Obs: 4 abre espaço para consideração do meio ambiente!

33 Próxima aula: Filosofia política I introdução (ponto 10) Leitura: Nagel, Cap. 8 Perguntas: 1. A desigualdade social é sempre injusta? 2. Quais são as suas causas?

34

35 Filosofia política I: introdução Ética (filosofia moral): estuda como cada um de nós deve agir. Filosofia política: estuda como agentes públicos devem agir isto é, como o governo deve agir.

36 Filosofia política I Obs: Anarquismo?

37 Robert Paul Wolff

38 Filosofia política I Mais precisamente: A filosofia política estuda como o governo deve deliberar e agir. Ex: Deve o governo aumentar o imposto de renda? Deve o governo submeter essa questão ao Congresso Nacional?

39 Filosofia política I Uma opinião comum é que o governo deve (a) deliberar de forma democrática e (b) agir de forma justa.

40 Filosofia política I (a) significa usar um procedimento decisório que dê voz a todas as pessoas interessadas. (b) significa dar a cada um o que é seu.

41 Filosofia política I Os dois ideais (a) e (b) às vezes entram em conflito: Ex: Como lidar com uma decisão injusta tomada democraticamente?

42 Filosofia política I Interessa-nos, aqui, a teoria da justiça. Em particular: Como deve o governo lidar com a desigualdade social?

43

44 Filosofia política I A desigualdade social poder ter causas diversas: (a) Discriminação deliberada (b) Diferenças sociais fortuitas (c) Diferenças quanto ao talento dos indivíduos (d) Diferenças quanto ao esforço dos indivíduos

45 Filosofia política I Obs: direita e esquerda. Desigualdade social? Religiosidade, comportamento sexual, drogas?

46 Revisão > Filosofia política: estuda como governo deve deliberar e agir. > Teoria da democracia: estuda como o governo deve deliberar. > Teoria da justiça: estuda como o governo deve agir. > Desigualdade social e suas causas

47 Próxima aula: Filosofia política II - John Rawls (ponto 11) Leitura obrigatória: Gargarella, pp e Pergunta: Quais são e como se relacionam os dois princípios de justiça de Rawls?

48 John Rawls ( )

49 Filosofia política II Dois princípios de justiça: 1) Princípio da liberdade (PL) Todos têm igual direito a um conjunto de liberdades básicas invioláveis.

50 Filosofia política II 2) Princípio da diferença (PD) Diferenças sociais e econômicas poderão existir, desde que: > Razoavelmente vantajosas para todos > Vinculem-se a empregos e cargos acessíveis a todos

51 Filosofia política II Recapitulação crítica célebre à teoria do contrato social: o contrato nunca existiu.

52 Filosofia política II O contrato hipotético de Rawls: Que tipo de estado os cidadãos criariam caso se reunissem em condições ideais de deliberação?

53 Filosofia política II Condições ideais são aquelas em que ninguém tem maior poder de barganha.

54 Filosofia política II A posição original : > O contratantes são ambiciosos ( invejosos). Almejam liberdades, riqueza e ocupações dignas. > Deliberam sob o véu da ignorância. Desconhecem seu status social, talentos, raça, gênero, ligações políticas e religiosas

55 Filosofia política II 1) PL: Todos têm igual direito a um conjunto de liberdades básicas invioláveis

56 Filosofia política II É de se esperar que os contratantes pensem de acordo com a regra maximin. (1) 10: 8: 1 (2) 7: 6: 2 (3) 5: 4: 4 E se esta também fosse uma opção: 3:3:3?

57 Filosofia política II 2) PD: Diferenças sociais e econômicas poderão existir, desde que: > Razoavelmente vantajosas para todos > Vinculem-se a empregos e cargos acessíveis a todos.

58 Filosofia política II Obs: PL tem prioridade em relação a PD. (Embora o descumprimento de PD possa afetar a implementação de PL)

59 Revisão > Teoria da justiça de Rawls: Princípio da Liberdade, Princípio da Diferença > Contrato hipotético de Rawls: posição original, véu da ignorância, maximin

60 1) PL: todos têm igual direito a um conjunto de liberdades básicas invioláveis. 2) PD: diferenças sociais e econômicas poderão existir, desde que > Sejam razoavelmente vantajosas para todos, e > Vinculem-se a empregos e cargos acessíveis a todos.

61 Próxima aula: Filosofia política III Nozick (ponto 12) Leitura obrigatória: Gargarella, cap. 2 Perguntas: 1. Quais são os argumentos que Nozick lança contra PD? 2. Quais são os princípios da justiça de Nozick?

62 Robert Nozick ( )

63 Filosofia política III Nozick Nozick x Rawls > Parte negativa da obra de Nozick (por que Rawls está errado) > Parte positiva da obra de Nozick (qual é a teoria da justiça correta)

64 A desigualdade social poder ter causas diversas: (a) Discriminação deliberada (b) Diferenças sociais fortuitas (c) Diferenças quanto ao talento dos indivíduos (d) Diferenças quanto ao esforço dos indivíduos Obs: apenas a, b e c estão além do nosso controle.

65 Argumentos analógicos 1. Em S1 a maneira correta de agir é M. 2. S1 é análoga a S2 nos aspectos p, q, r... Logo, 3. Em S2 a maneira correta de agir é M.

66 S1: situação hipotética em que a sobrevivência do violinista depende do seu corpo S2: situação em que a sobrevivência de um feto gerado depois de estupro depende do seu corpo

67 1. Em S1 você tem permissão moral para desligarse do violinista. 2. S1 é análoga a S2, visto que, nas duas, a sobrevivência de outro veio a depender do seu corpo depois de um ato violento, sem o seu consentimento. Logo, 3. Em S2 você tem permissão moral para desligarse do feto.

68 S1: situação hipotética em que nós obrigamos um indivíduo saudável a sacrificar sua saúde em benefício de um indivíduo doente S2: situação em que nós obrigamos um indivíduo talentoso a ceder os frutos do seu talento em benefício dos outros

69 Contra PD, parte Em S1 não é permitido obrigar um indivíduo saudável a sacrificar sua saúde para beneficiar um doente. 2. S1 é análogo a S2, pois a saúde é tão fortuita quanto o talento. Logo, 3. Em S2 não é permitido obrigar um indivíduo a ceder os frutos do seu talento.

70 Filosofia política III Parte positiva: os princípios de Nozick Tem-se um direito absoluto sobre a riqueza desde que ela seja (i) justamente adquirida e (ii) justamente transferida. Obs: justiça caridade

71 Filosofia política III (i) Justiça na aquisição de riqueza.

72 Filosofia política III Locke: Toda pessoa pode se apropriar de um recurso desde que deixe quantidade suficiente de recursos de qualidade equivalente para os demais. Nozick (ou o que Locke queria dizer): Toda pessoa pode se apropriar de recursos desde que não prejudique ninguém.

73 Filosofia política III (ii) Justiça na transferência de riqueza. É justa toda transferência consensual entre adultos. Caso Chamberlain.

74 Filosofia política III Para Nozick, desigualdade social é justa desde que resulte de aquisições e transferências justas.

75 Revisão > Robert Nozick > Duas partes da teoria da justiça de Nozick: Parte negativa argumentos contra PD Parte positiva dois princípios de justiça: aquisição e transferência de riqueza

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6).

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Leitura: Rachels, Cap. 10. Perguntas: 1. É deontológica a ética kantiana? 2. São diferentes as duas versões do imperativo categórico? 3. Qual é a função do sistema

Leia mais

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6).

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Leitura: Rachels, Cap. 10. Perguntas: 1. É deontológica a ética kantiana? 2. São diferentes as duas versões do imperativo categórico? 3. Qual é a função do sistema

Leia mais

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6).

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Leitura: Rachels, Cap. 10. Perguntas: 1. É deontológica a ética kantiana? 2. São diferentes as duas versões do imperativo categórico? 3. Qual é a função do sistema

Leia mais

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6).

Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Próxima aula: Ética III Kant (ponto 6). Leitura: Rachels, Cap. 10. Perguntas: 1. Por que é deontológica a ética kantiana? 2. São diferentes as duas versões do imperativo categórico? 3. Qual é a função

Leia mais

Próxima aula: Filosofia política I (introdução).

Próxima aula: Filosofia política I (introdução). Próxima aula: Filosofia política I (introdução). Leitura: Nagel, Cap. 8. Perguntas: 1. A desigualdade social é sempre injusta? 2. Quando é que o governo deve retificá-la? 3. Justiça e democracia podem

Leia mais

Teoria da Justiça. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com

Teoria da Justiça. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com Teoria da Justiça Prof. Fábio Shecaira fabioshecaira.wikispaces.com Conceitos básicos de filosofia política Filosofia política: estuda como o governo deve deliberar e agir. Obs: Anarquismo Robert Paul

Leia mais

Uma perspetiva contemporânea acerca da justiça

Uma perspetiva contemporânea acerca da justiça Uma perspetiva contemporânea acerca da justiça A justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é em relação aos sistemas de pensamento. John Rawls A conceção de justiça como equidade

Leia mais

DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: ENRIQUE MARCATTO DATA DE ENTREGA 19/12/2016 VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 3ª SÉRIE/EM TURMA: Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

Introdução à Ética, Moral e Virtude

Introdução à Ética, Moral e Virtude Introdução à Ética, Moral e Virtude 1 Ano do Ensino Médio -3 Trimestre Professor: Me. Phil. Fabio Goulart fabiogt@filosofiahoje.com http://www.filosofiahoje.com/- http:// youtube.com/filosofiahoje https://www.facebook.com/filosofiahoje

Leia mais

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes Aires Almeida JUSTIÇA

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes Aires Almeida JUSTIÇA Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes Aires Almeida JUSTIÇA Outubro de 2009 Jus@ça retribu@va É, em geral, o que se faz ou se procura fazer nos tribunais Aplicar penas (cas@go) Compensar danos (reparação)

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

Ética e Conduta Humana. Aula 5

Ética e Conduta Humana. Aula 5 Ética e Conduta Humana Aula 5 Ética e Conduta Humana Você já pensou como você toma suas decisões? Você é mais emoção ou razão? Age impulsivamente ou é mais ponderado e analítico? Chama-se ética a parte

Leia mais

Prof. M.e Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges -

Prof. M.e Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges   - Thomas Hobbes 1588-1679 Prof. M.e Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges www.professorrenato.com - contato@professorrenato.com Jó 41 1. "Você consegue pescar com anzol o leviatã ou prender sua

Leia mais

Ética, direito e política. O homem é um animal político (Aristóteles)

Ética, direito e política. O homem é um animal político (Aristóteles) Ética, direito e política O homem é um animal político (Aristóteles) Homem Ser social - necessita do outro para se construir como pessoa Viver com os outros é: Uma necessidade Uma realidade Um desafio:

Leia mais

FILOSOFIA 7º ANO 2017

FILOSOFIA 7º ANO 2017 FILOSOFIA 7º ANO 2017 Como saber qual a ação é correta e qual não é? Escolhas Critérios 1. COMO OS OUTROS FAZEM? ÉTICA E MORAL O que é certo a ser feito? Há situações que envolvem situações amplas. Pode

Leia mais

Pobreza e Desigualdade de Renda

Pobreza e Desigualdade de Renda C H A P T E R 20 Pobreza e Desigualdade de Renda Economics P R I N C I P L E S O F N. Gregory Mankiw Tradução e adaptação dos slides de Ron Cronovich 2009 South-Western, a part of Cengage Learning, all

Leia mais

Thomas Hobbes Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges -

Thomas Hobbes Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges   - Thomas Hobbes 1588-1679 Prof. Me. Renato R. Borges facebook.com/prof.renato.borges www.professorrenato.com - contato@professorrenato.com Jó 41 1. "Você consegue pescar com anzol o leviatã ou prender sua

Leia mais

Locke e Bacon. Colégio Ser! 2.º Médio Filosofia Marilia Coltri

Locke e Bacon. Colégio Ser! 2.º Médio Filosofia Marilia Coltri Locke e Bacon Colégio Ser! 2.º Médio Filosofia Marilia Coltri John Locke Locke divide o poder do governo em três poderes, cada um dos quais origina um ramo de governo: o poder legislativo (que é o fundamental),

Leia mais

Influências em John Rawls

Influências em John Rawls Filosofia social Questão fundamental Quais os princípios da justiça distributiva ou justiça social? Quais os princípios para determinar (descobrir e selecionar) como distribuir apropriadamente os bens

Leia mais

Comportamento Ético. Aula 9- Camara/Assembleia/TRT 29/07/2018

Comportamento Ético. Aula 9- Camara/Assembleia/TRT 29/07/2018 Ética - Prof. Alex Diniz Ética Necessária para viver em sociedade Do grego ethos: costumes, hábitos, tradições de um povo Moral: Do latim mores, "relativo aos costumes". Moral Comportamento Situação +

Leia mais

Cotações. Prova Escrita de Filosofia. 10.º Ano de Escolaridade Março de Duração da prova: 90 minutos. 3 Páginas

Cotações. Prova Escrita de Filosofia. 10.º Ano de Escolaridade Março de Duração da prova: 90 minutos. 3 Páginas Prova Escrita de Filosofia Versão A 10.º Ano de Escolaridade Março de 2016 Duração da prova: 90 minutos 3 Páginas Leia atentamente o enunciado Para cada resposta, identifique o grupo e o item. Apresente

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 30/Agosto/2017 FEA USP Aula de Hoje 30/08 1) Origens da Ética (Sócrates, Aristóteles) 2) Razão, Necessidade, Desejo, Vontade 3) Ética e Psicanálise Referências CHAUÍ,

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 13/Setembro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 13/Setembro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 13/Setembro/2017 FEA USP Ética Aula 13/09/2017 A ética das virtudes em Aristóteles Referência CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8

Leia mais

O Contratualismo - Thomas Hobbes

O Contratualismo - Thomas Hobbes O Contratualismo - Thomas Hobbes 1. Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o estado de natureza descrito por Thomas Hobbes,

Leia mais

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 1

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 1 EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO 10.º/11.º anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 714/10 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 1.ª FASE PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA VERSÃO

Leia mais

Platão e Aristóteles. Conceito e contextos

Platão e Aristóteles. Conceito e contextos Platão e Aristóteles Conceito e contextos Conceito Antigo ou Clássico No conceito grego a política é a realização do Bem Comum. Este conceito permanece até nossos dias, mas como um ideal a ser alcançado.

Leia mais

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 2

EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO VERSÃO 2 EXAME NACIONAL PROVA DE INGRESSO 10.º/11.º anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 714/10 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 1.ª FASE PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA VERSÃO

Leia mais

Desenvolvimento como liberdade

Desenvolvimento como liberdade Desenvolvimento como Liberdade PET - Economia - UnB 02 de julho de 2013 Amartya Kumar Sen Amartya Sen 03 de novembro de 1933: nasceu em Santiniketan, atual Bangladesh. 1959: PhD Trinity College, Cambridge

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

Responsabilidade Profissional

Responsabilidade Profissional Responsabilidade Profissional Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Responsabilidade Profissional

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FILOSOFIA DO DIREITO (CÓD.: ENEX 60110) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I A ideia de que a finalidade da política não é o exercício do poder, mas a realização da justiça para o bem comum da cidade; A ideia de que o homem livre (e somente

Leia mais

A Posição Original de Rawls

A Posição Original de Rawls A Posição Original de Rawls Edezio Muniz de Oliveira Mestrando em Filosofia Universidade do Vale do Rio dos Sinos Resumo A Posição Original é um artifício criado por John Rawls que possui como finalidade

Leia mais

Lacunas 1) Lacuna própria: espaço vazio no sistema 2) Lacunas impróprias: originam-se da comparação do sistema real x ideal

Lacunas 1) Lacuna própria: espaço vazio no sistema 2) Lacunas impróprias: originam-se da comparação do sistema real x ideal BOBBIO Lacunas 1) Lacuna própria: espaço vazio no sistema 2) Lacunas impróprias: originam-se da comparação do sistema real x ideal 1a) Heterointegração - busca-se alternativa em ordenamento diverso (direito

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 25/Outubro/2017 FEA USP Ética Aula 25/10/2017 Deontologia Referências Sobre Deontologia CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8 Cap. 6.

Leia mais

Justiça Equitativa e Autonomia Política em John Rawls

Justiça Equitativa e Autonomia Política em John Rawls Justiça Equitativa e Autonomia Política em John Rawls XI Salão de Iniciação Científica PUCRS Bolsista Apresentador: Iuri Hummes Specht 1, Thadeu Weber 2 (orientador) 1 Faculdade de Filosofia, PUCRS, 2

Leia mais

Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças. as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE

Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças. as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE Conceituação do Laboratório da Criança LACRI - USP - Física; - Psicológica; - Negligência;

Leia mais

Ética como formadora de caráter pessoal e profissional. Kelin Valeirão IFISP/UFPel

Ética como formadora de caráter pessoal e profissional. Kelin Valeirão IFISP/UFPel Ética como formadora de caráter pessoal e profissional Kelin Valeirão IFISP/UFPel Ética é o conjunto de valores e princípios que nós usamos para decidir as três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso?

Leia mais

Sumário. Prefácio, xix

Sumário. Prefácio, xix Sumário Prefácio, xix INTRODUÇÃO, 1 1 Filosofia e o simbolismo da sabedoria, 1 2 Filosofia: entre reflexão e ação, 4 3 A urgência do pensar: a inserção contextual da filosofia na sociedade contemporânea,

Leia mais

Questão 1. Em relação às situações de exculpação, é incorreto afirmar:

Questão 1. Em relação às situações de exculpação, é incorreto afirmar: PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO PENAL P á g i n a 1 Questão 1. Em relação às situações de exculpação, é incorreto afirmar: a) O fato punível praticado sob coação irresistível é capaz de excluir

Leia mais

JUSTIÇA E EQUIDADE EM JOHN RAWLS

JUSTIÇA E EQUIDADE EM JOHN RAWLS JUSTIÇA E EQUIDADE EM JOHN RAWLS John Rawls (1921-2002) viveu no século XX e passou sua vida na busca da construção de uma teoria da justiça que fosse capaz de conjugar os dois principais valores morais

Leia mais

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2 Ética Profissional e Empresarial Aula 2 O Surgimento, a Origem! A ética é estudada, por grandes filósofos, desde a antiguidade! (IV A.C) Ética vem do Grego "ethos", que significa: costumes! Moral vem do

Leia mais

Conceito de Justiça TEORIAS SOBRE A JUSTIÇA JUSTIÇA RETRIBUTIVA 1ª TEORIA. Características da justiça retributiva 13/08/2013

Conceito de Justiça TEORIAS SOBRE A JUSTIÇA JUSTIÇA RETRIBUTIVA 1ª TEORIA. Características da justiça retributiva 13/08/2013 Conceito de Justiça TEORIAS SOBRE A JUSTIÇA Justiça: Princípio moral que estabelece o direito como um ideal e exige sua aplicabilidade e seu acatamento. Por extensão, virtude moral que consiste no reconhecimento

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Filosofia e Ciências Sociais Seminário de Ética e Filosofia Política Por Leonardo Couto

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Filosofia e Ciências Sociais Seminário de Ética e Filosofia Política Por Leonardo Couto Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Filosofia e Ciências Sociais Seminário de Ética e Filosofia Política Por Leonardo Couto Notas sobre os Liberais John Rawls, Ronald Dworkin A finalidade

Leia mais

Elaboração de um dicionário de termos filosóficos.

Elaboração de um dicionário de termos filosóficos. PR NTR - bordagem introdutória à filosofia e ao filosofar O que é a filosofia?.aracterizar a filosofia como uma atividade conceptual crítica. s questões da filosofia.larificar a natureza dos problemas

Leia mais

JOHN RAWLS A TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE (LIBERALISMO SOCIAL)

JOHN RAWLS A TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE (LIBERALISMO SOCIAL) JOHN RAWLS A TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE (LIBERALISMO SOCIAL) (Usados excertos de: Filosofia 10º Ano, Luís Rodrigues, Plátano Editora, 2009 e John Rawls, Uma Teoria da Justiça, Ed. Presença, Lisboa,

Leia mais

Teoria das Formas de Governo

Teoria das Formas de Governo Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas Disciplina: Governo Eletrônico Teoria das Formas de Governo Equipe 2 Biancca Nardelli Schenatz Nair

Leia mais

Um mundo em transformação.

Um mundo em transformação. Filosofia Moderna. Um mundo em transformação. O Príncipe Um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento humano, e que tem papel crucial na construção do conceito de Estado como

Leia mais

PLANO DE AULA. Resumo: Período da Filosofia Antiga : Socrático ou Antropológico

PLANO DE AULA. Resumo: Período da Filosofia Antiga : Socrático ou Antropológico PLANO DE AULA ÁREA: História da Filosofia antiga TEMA: O início do pensamento filosófico na Grécia Antiga HISTÓRIA DA FILOSOFIA: Antiga INTERDISCIPLINARIDADE: História TRANSVERSALIDADE: Ética DURAÇÃO:

Leia mais

A justiça como virtude e instituição social na organização da sociedade grega.

A justiça como virtude e instituição social na organização da sociedade grega. A justiça como virtude e instituição social na organização da sociedade grega. Colégio Cenecista Dr. José ferreira Professor Uilson Fernandes Fevereiro de 2016 A forma como os filósofos clássicos definem

Leia mais

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza?

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? O princípio básico da soberania popular, segundo Rousseau, é: a) o poder absoluto b) o poder do suserano c) a vontade de todos

Leia mais

Ciranda pela Educação/2018

Ciranda pela Educação/2018 25 de julho de 2018 -Suzano Ciranda pela Educação/2018 A implementação da Base Nacional Comum Curricular, o protagonismo da Educação Infantil e a participação dos Conselhos Municipais de Educação. Organização:

Leia mais

ÉTICA: DA ANTIGUIDADE À MODERNIDADE 2ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

ÉTICA: DA ANTIGUIDADE À MODERNIDADE 2ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP ÉTICA: DA ANTIGUIDADE À MODERNIDADE 2ªSÉRIE DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP O OBJETO DE ESTUDO DA ÉTICA Virtudes; Normas e valores morais; Conceitos de dever e lei; Conceitos

Leia mais

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral A intenção ética e a norma moral Ética e moral Questão orientadora: É agir em prol do bem pessoal? EGOÍSMO É agir em conformidade com a norma social? REGRAS SOCIAIS É agir em prol do bem comum? ALTRUÍSMO

Leia mais

ARISTÓTELES I) TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES

ARISTÓTELES I) TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. Todo exemplo citado em aula é, meramente,

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA Hannah Arendt DIREITO NATURAL Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros

Leia mais

Filosofia e Política

Filosofia e Política Filosofia e Política Aristóteles e Platão Aristóteles Política deve evitar a injustiça e permitir aos cidadãos serem virtuosos e felizes. Não há cidadania quando o povo não pode acessar as instituições

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

Cap. 2 - O BEM E A FELICIDADE. Ramiro Marques

Cap. 2 - O BEM E A FELICIDADE. Ramiro Marques Cap. 2 - O BEM E A FELICIDADE Ramiro Marques A maior parte das pessoas identificam o bem com a felicidade, mas têm opiniões diferentes sobre o que é a felicidade. Será que viver bem e fazer o bem é a mesma

Leia mais

( ポルトガル語版 ) [Versão Resumida]

( ポルトガル語版 ) [Versão Resumida] [Versão Resumida] ( ポルトガル語版 ) 2º Plano de Esclarecimento e Educação em Direitos Humanos da Cidade de Yao - Criar uma Cidade Amigável às Pessoas, Onde as Pessoas são Amigáveis - Março de 2016 Cidade de

Leia mais

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Nunca deixou nada escrito Patrono da Filosofia Sh As principais fontes: Platão, Xenofonte e Aristóteles Questões Antropológicas O início

Leia mais

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13 Índice 1. Competências essenciais do aluno... 4 2. Como estudar filosofia... 5 3. Como ler, analisar e explicar um texto filosófico... 7 4. Como preparar-se para um teste... 10 5. Como desenvolver um trabalho

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II Direito Penal Art. 130 e Seguintes II Constrangimento Ilegal Art. 146 do CP: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

Dignidade Humana e Justiça Social

Dignidade Humana e Justiça Social Dignidade Humana e Justiça Social Francisco José Vilas Bôas Neto Francisco José Vilas Bôas Neto Dignidade Humana e Justiça Social Belo Horizonte 2013 Lista de Siglas 1) CKTM Construtivismo Kantiano na

Leia mais

Justiça. Universidade Federal de Santa Catarina. From the SelectedWorks of Sergio Da Silva. Sergio Da Silva, University of Brasilia

Justiça. Universidade Federal de Santa Catarina. From the SelectedWorks of Sergio Da Silva. Sergio Da Silva, University of Brasilia Universidade Federal de Santa Catarina From the SelectedWorks of Sergio Da Silva 2000 Justiça Sergio Da Silva, University of Brasilia Available at: https://works.bepress.com/sergiodasilva/70/ Justiça Fonte:

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO EM LETRA MAIÚSCULA, FONTE GARAMOND 14, CENTRALIZADO, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES ENTRE LINHAS

TÍTULO DO TRABALHO EM LETRA MAIÚSCULA, FONTE GARAMOND 14, CENTRALIZADO, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES ENTRE LINHAS TÍTULO DO TRABALHO EM LETRA MAIÚSCULA, FONTE GARAMOND 14, CENTRALIZADO, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES ENTRE LINHAS Nome Completo do Autor Principal 1 ; Nome Completo 2 ; Nome Completo 3 Nome do orientador:

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL (conclusão)

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL (conclusão) INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL (conclusão) 25 DE FEVEREIRO DE 2013 (6ª aula) Sumário da Aula Anterior: Egoísmo ético: definição, pontos fortes e fragilidades. Utilitarismo. O Princípio da Utilidade. Utilitarismo

Leia mais

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização.

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização. Política Ciência política: Objeto de estudo: o poder político. Principal instituição moderna do poder político: o Estado-nação. Outras instituições políticas modernas: o executivo, o legislativo, os partidos

Leia mais

John Rawls, Uma teoria da Justiça (1971) - Resumo

John Rawls, Uma teoria da Justiça (1971) - Resumo Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Filosofia e Ciências Sociais Seminário de Ética e Filosofia Política Por Henrique Brum Moreira e Silva John Rawls, Uma teoria da Justiça (1971) - Resumo

Leia mais

Filosofia do Direito

Filosofia do Direito 1 Filosofia do Direito Grupo de estudo Revisão José Roberto Monteiro 21 de novembro de 2012 2 Matéria para a prova de 22/11/12 A Justiça em Aristóteles. Hugo Grócio. Immanuel Kant. Hans Kelsen 3 A Justiça

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA. Jurídico Spread Jurídico Spread Ago/2018 SUMÁRIO 1. CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA 2. OBJETIVO 3. NOSSOS VALORES 4. NOSSOS PRINCÍPIOS ÉTICOS 4.1. NAS RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO 05 4.1.2. Diversidade e Inclusão 4.1.3. Respeito

Leia mais

O Conhecimento. O que é o conhecimento? Teoria do Conhecimento

O Conhecimento. O que é o conhecimento? Teoria do Conhecimento O Conhecimento Serviço Social 02 de junho Prof.ª liane idigal O que é o conhecimento? De que adiantam o Instrumentos, Conhecimentos, Capacidades, e Habilidades, se não pudermos fazer uso deles? O conhecimento

Leia mais

[Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra]

[Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra] [Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra] Direito à Saúde A saúde é direito de todos e um dever do Estado, garantido por meio de políticas sociais e econômicas que tenham como objetivo: a redução

Leia mais

A POSIÇÃO ORIGINAL NA TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE DE JOHN RAWLS. Adriano Ribeiro Caldas

A POSIÇÃO ORIGINAL NA TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE DE JOHN RAWLS. Adriano Ribeiro Caldas 1 A POSIÇÃO ORIGINAL NA TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE DE JOHN RAWLS Adriano Ribeiro Caldas Resumo: O pluralismo de doutrinas religiosas, morais, filosóficas e éticas que marca uma sociedade democrática

Leia mais

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO Trabalho temporário Cooperativas de trabalho Conforme a Lei 13.429/2017 2ª edição 2017 CAPÍTULO 1 TERCEIRIZAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA 1.1 CONCEITO E

Leia mais

0 Campus: São Bernardo do Campo Código da Sala: Turma: A/B Turno: Diurno Quadrimestre: 1º Ano: 2017

0 Campus: São Bernardo do Campo Código da Sala: Turma: A/B Turno: Diurno Quadrimestre: 1º Ano: 2017 Código da disciplina: Caracterização da disciplina BHP0001-15 Nome da disciplina: Ética e Justiça Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Campus: São Bernardo do Campo Código

Leia mais

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett

Para uma Educação e Formação Social, Humana e Profissional dos alunos da Escola Secundária Almeida Garrett ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALMEIDA GARRETT DISCIPLINA: FORMAÇÃO CÍVICA 7.º E 8.º ANOS TEMAS A DESENVOLVER, OBJETIVOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO: 2015/16 Para uma Educação e Formação Social, Humana e

Leia mais

Ética e gestão organizacional Aula 01. Virgílio Oliveira UFJF FACC

Ética e gestão organizacional Aula 01. Virgílio Oliveira UFJF FACC Aula 01 Virgílio Oliveira UFJF FACC 1 2 Ética e moral...... são sinônimos?... trata-se da mesma coisa? 3 De modo corriqueiro, as palavras ética e moral são empregadas como sinônimos A honestidade é um

Leia mais

O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C A.C.)

O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C A.C.) O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C.427-347 A.C.) Em 399 a.c., o mentor de Platão, Sócrates, foi condenado à morte como Sócrates não havia deixado nada escrito, Platão assumiu a responsabilidade

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Nível de Ensino: Secundário Áreas/Disciplina: Filosofia Ano: 10.º Curso: Básico Científico-Humanístico x Profissional Planificação Período Sequências/Temas /Módulos

Leia mais

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO O que é procrastinar É o ato de postergar para amanhã; adiamento. Um estudo feito na Universidade do Colorado encontrou indícios de que procrastinação e

Leia mais

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei Ciência Política I Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito

Leia mais

Inteligência Artificial. Aula 2

Inteligência Artificial. Aula 2 Inteligência Artificial Aula 2 Retomada da aula passada O que é Inteligência Artificial Inteligência Artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem

Leia mais

Prova de Filosofia - Maquiavel e Thomas Hobbes

Prova de Filosofia - Maquiavel e Thomas Hobbes INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - CAMPUS BELO JARDIM Avaliação da Terceira Unidade 2 ano B, Disciplina: Filosofia II Prova Sobre os Pensamentos de Maquiavel e Hobbes Professor:

Leia mais

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO. Ivone Diniz Diretora Nacional Mary Kay. IvoneDiniz

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO. Ivone Diniz Diretora Nacional Mary Kay. IvoneDiniz PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO. Ivone Diniz Diretora Nacional Mary Kay IvoneDiniz O que é procrastinar É o ato de postergar para amanhã; adiamento. Um estudo feito na Universidade do Colorado

Leia mais

Disciplina de Mestrado: Políticas Públicas

Disciplina de Mestrado: Políticas Públicas Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2012 Disciplina de Mestrado: Políticas Públicas Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras Available at: https://works.bepress.com/eloi/243/

Leia mais

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente:

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente: Informação - Prova de Exame a Nível de Escola Filosofia (de acordo com Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, retificado pela Declaração de Retificação n.º 10/2008, de 7 de março, alterado pela Lei n.º

Leia mais

TEORIA DOS VALORES. Quais são os valores que você mais preza? Introdução

TEORIA DOS VALORES. Quais são os valores que você mais preza? Introdução TEORIA DOS VALORES Quais são os valores que você mais preza? Introdução Os filósofos tentaram determinar a boa conduta segundo dois princípios fundamentais: considerando alguns tipos de conduta bons em

Leia mais

2º Ciclo do Ensino Básico

2º Ciclo do Ensino Básico 2º Ciclo do Ensino Básico a cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade

Leia mais

Filosofia Geral. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com

Filosofia Geral. Prof. Fábio Shecaira. fabioshecaira.wikispaces.com Filosofia Geral Prof. Fábio Shecaira fabioperin@direito.ufrj.br fabioshecaira.wikispaces.com Introdução Questões da aula de hoje: O que é a filosofia? Qual é a sua utilidade? Qual é o seu método? Introdução

Leia mais

Deficiência Mental: Contribuições de uma perspectiva de justiça centrada nos funcionamentos.

Deficiência Mental: Contribuições de uma perspectiva de justiça centrada nos funcionamentos. Deficiência Mental: Contribuições de uma perspectiva de justiça centrada nos funcionamentos. Alexandre da Silva Costa Estudo que faz uma análise acerca das contribuições da perspectiva de justiça baseada

Leia mais

Perfil de Aprendizagens Específicas e Respetivos Descritores de Desempenho. (ponto 2, do artigo 20, da portaria nº226-a/2018)

Perfil de Aprendizagens Específicas e Respetivos Descritores de Desempenho. (ponto 2, do artigo 20, da portaria nº226-a/2018) Disciplina: Filosofia Ano: 10º Ano Dimensões das áreas de competência 1 Áreas de competência do PASEO 2 Descritores de desempenho de acordo com as aprendizagens essenciais 3 Testes. Instrumentos de avaliação

Leia mais

A filosofia Política. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba Abril de 2016

A filosofia Política. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba Abril de 2016 A filosofia Política Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba Abril de 2016 Os contratualistas Grupo de filósofos que tomaram a política como uma categoria autônoma, ou seja,

Leia mais

Unidade 04: Como nos relacionamos.

Unidade 04: Como nos relacionamos. FILOSOFIA 2º ANO (Revisão da AG II Etapa) Professor: Thiago Roque Conteúdos: Como nos relacionamos? (Poder e política). - Poder e autoridade (microfísica e macrofísica do poder em Foucault) - O pensamento

Leia mais

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas

Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas Proibição da Discriminação e Ações Afirmativas TEMAS ATUAIS DE DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PROF. HELENA DE SOUZA ROCHA Igualdade e Não discriminação Igualdade = conceito antigo, que pode

Leia mais

Componente Específica Filosofia (6100) 2014/2015

Componente Específica Filosofia (6100) 2014/2015 PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CAPACIDADES Componente Específica Filosofia (6100) 2014/2015 Decreto-Lei n.º 146/2013, de 22 de outubro Decreto Regulamentar n.º 7/2013, de 23 de outubro Código da

Leia mais

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia 1. Mitologia e Pré-socráticos 2. Sócrates, sofistas 3. Platão 4. Aristóteles 5. Epistemologia racionalismo e empirismo 6. Ética aristotélica

Leia mais

Redução da maioridade penal: justiça ou vingança? Camila Valle[1]

Redução da maioridade penal: justiça ou vingança? Camila Valle[1] Camila Valle[1] O objetivo da redução da maioridade penal é fazer com que o Direito Penal (e a justiça correspondente) seja aplicado aos que hoje são tutelados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente

Leia mais