Problemas de Física Estatística e Termodinâmica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Problemas de Física Estatística e Termodinâmica"

Transcrição

1 1 Problemas de Física Estatística e Termodinâmica Todas as grandezas físicas se supõem expressas no Sistema Internacional de Unidades. 1. Uma variável aleatória y pode tomar valores no conjunto {1,2,3,4,5} com as probabilidades dadas por p(y) = y/c. (a) Determine C. (b) Determine o valor médio de y, y. (c) Determine o valor médio da função g(y) = y Uma variável aleatória real x tem uma distribuição de probabilidade dada por f(x) = Ae 5x2. Determine A, x, x Uma variável aleatória real x tem uma distribuição de probabilidade dada por f(x) = Ae x2 +2x. Determine A, x, x Num gás com N 0 molećulas, o número de molećulas qua ainda não colidiram ao fim do tempo t é dado por N(t) = Ae βt. (a) Qual a probabilidade de uma molécula sofrer uma colisão entre t e t + dt? (b) Determine A. (c) Qual a fracção de moléculas que colidem entre t e t + dt? (d) Determine o tempo médio ao fim do qual uma molécula sofre uma colisão. 5. Represente o movimento, no espaço-fase, de uma partícula livre unidimensional. 6. Represente a trajectória, no espaço-fase, de oscilador harmónico simples unidimensional. Calcule o número de estados do oscilador com energia: inferior a E; entre E e E + de. 7. Um sistema A troca energia com o meio (A ). O conjunto está isolado. (a) Maximize probabilidade de o subsistema ter energia E e daí defina a igualdade de temperaturas. (b) No equilíbrio, qual a probabilidade de o subsistema se encontrar num certo estado r? (c) Qual a probabilidade de uma molécula num gás ideal ter velocidade entre v e v + d v? (d) Calcule a densidade de estados para uma partícula livre numa caixa em 3 dimensões espaciais. Daí obtenha a densidade de probabilidade da energia da partícula. (e) Calcule a energia cinética média de uma molécula no gás ideal.

2 2 8. Recorde a definição de função de partição. Determine: (a) a função de partição de um gás ideal; (b) a pressão de um gás ideal usando a função de partição. (c) a entropia do gás ideal à temperatura T; (d) a flutuação quadrática média da energia do gás ideal. 9. Derive a lei das atmosferas para um gás no campo gravítico constante. Considerando as massas moleculares de O 2, N 2, CO 2, discuta a concentração desses gases em função da altura. Que altitudes seria necessário atingir para haver uma variação significativa da concentração? A lei ainda seria válida? 10. Escreva a função de partição, Z, de um paramagnete (spin 1/2) num campo magnético externo, à temperatura T. (a) Determine a energia livre F. (b) Determine a magnetização. Relacione-a com uma derivada de Z. 11. Calcule a energia média de um oscilador harmónico simples bidimensional à temperatura T. Determine o tamanho médio do oscilador, x 2 + y 2. Obtenha a função de partição. 12. Repita o problema anterior para o caso de o oscilador ser anisotrópico. 13. Considere o conjunto {1,2,3,4,5}. Quantos subconjuntos de 3 elementos se pode fazer? 14. Uma variável aleatória y toma os valores 1 ou 1 com a mesma probabilidade. Calcule i=1,100 y i, ( ) 2 i=1,100 y i. 15. Mostre que as flutuações de uma grandeza física extensiva, f, se tornam menos importantes quanto maior for o sistema. 16. Considere o diferencial da energia de = pdv + T ds. (a) Defina a energia de Helmoltz, F. (b) Determine as (primeiras) derivadas parciais de F. (c) Iguale as segundas derivadas parciais cruzadas de F, obtendo assim uma relação de Maxwell. (d) Repita as duas alíneas anteriores para as funções H = E + pv e G = E TS + pv. Estude as secções 5.5 e 5.6 do livro de Reif.

3 3 17. Estime a velocidade de uma molécula do ar à temperatura ambiente. 18. Um oscilador harmónico simples unidimensional tem níveis de energia ǫ n = (h ) hω, segundo a teoria quântica. Cada estado do oscilador é caracterizado pelo valor de n (= 0, 1, 2,...). (a) Escreva a função de partição do oscilador. Calcule-a. (b) Escreva a expressão da energia média do oscilador. (c) Relacionando-a com uma derivada da função de partição, calcule a energia média do oscilador. (d) Determine o calor específico c = E / T. 19. O átomo de hidrogénio tem estados caracterizados por 3 números quânticos orbitais: n, l, m. (a) O átomo de hidrogénio tem um estado fundamental (com n = 1) e 4 estados com n = 2. Calcule o quociente entre as probabilidades de encontrar n = 2 e n = 1. Para que temperaturas esse quociente fica apreciável? (b) Caracterizando os estados do átomo de hidrogénio por números quânticos (n, l, m), escreva a função de partição. (c) Escreva a expressão da energia média do átomo de hidrogénio à temperatura T. (d) E o spin? Foi esquecido? 20. Considere um conjunto formado por dois sistemas independentes. Designe por r um microestado do sistema 1 e s um microestado do sistema 2. (a) Escreva a função de partição do conjunto e mostre que é o produto das funções de partição individuais. (b) Relacione a energia livre F do conjunto com as energias livres individuais. (c) Relacione a entropia do conjunto com as entropias individuais. 21. Considere um conjunto de 3 spins 1/2. O momento magnético m de cada um pode ser ±µ. A energia total do sistema é µb no campo magnético de intensidade B. Suponha que o spin 1 é o (sub)sistema e que os spins 2 e 3 são o reservatório. (a) Se o subsistema estiver no estado +µ quanto microestados são acessíveis ao conjunto? (b) Se o subsistema estiver no estado µ quantos microestados são acessíveis ao conjunto? 22. Considere um conjunto de N spins 1/2 onde N 1. Há um campo magnético de intensidade B. O momento magnético de cada spin, ao longo do eixo do campo, pode ser ±µ. Suponha que n spins estão com momento +µ.

4 4 (a) Quantos microestados existem assim? Designe esse número de microestados por Ω(n). (b) Escreva a entropia S(n). Supondo n 1, faça uma aproximação baseada na fórmula de Stirling. (c) Escreva a energia em função de n, ou seja, E(n). (d) Calcule a temperatura pela definição 1 T = S E. (e) Discuta o sinal da temperatura que obteve: existem temperaturas negativas?! 23. Considere a reacção química entre gases: CO 2 + H 2 CO + H 2 O. A reacção ocorre à temperatura T numa caixa de volume V. (a) A reacção é acompanhada de absorção ou de libertação calor? (b) Escreva a energia livre, F, do sistema constituido pelos 4 gases. (c) Escreva a variação de F quando se dá a reacção química entre uma molécula de CO 2 e outra de H 2. (d) Considerando a situação de equilíbrio, ou seja, que F = 0, obtenha a relação entre as quantidades das várias substâncias. (e) Determine a constante de equilíbrio. Como varia com a temperatura? 24. Considere a lei dos gases ideais pv = NkT e ainda o facto de a energia ser dada por E = 3 2 NkT. Suponha que expande o volume de V 1 para V 2 sem permitir que haja troca de calor com o ambiente. (a) Como vão variar a energia, a temperatura e a pressão (qualitativamente)? (b) Escreva a variação de energia pensando no trabalho. (c) Escreva a variação de energia pensando na variação da temperatura. (d) Usando a lei dos gases, relacione a variação do volume com a variação da temperatura. Calcule a variação da temperatura. (e) Calcule a pressão enquanto o volume variava. 25. Considere a lei dos gases ideais pv = N kt. Num gráfico, trace linhas p(v ) para uma temperatura alta e para uma temperatura baixa. (a) Suponha que expande o gás a temperatura constante desde o volume V 1 até volume V 2. Represente essa transformação no gráfico. Quanto foi o calor e quanto foi o trabalho? (b) Suponha que expande o volume de V 2 para V 3 sem permitir que haja calor (como no problema anterior). Represente no gráfico.

5 5 (c) Suponha que reduz o volume de V 3 para V 4 a temperatura constante. Represente no gráfico. (d) Suponha que reduz o volume de V 4 para V 1 (que era o inicial) sem permitir que haja calor. Represente no gráfico. (e) Este ciclo chama-se ciclo de Carnot. Como se determina o trabalho total através do gráfico? 26. Considere um gás ideal clássico numa caixa com certo volume e temperatura. (a) Calcule o potencial químico. [Sugestão : utilize µ = F/ N] (b) Calcule a energia de Gibbs G. 27. Considere a reacção química entre gases: 3H 2 + N 2 2NH 3 dentro de uma caixa de volume V. (a) Quando se atingir o equilíbrio, qual a relação entre os potenciais químicos dos gases? (b) Substitua as expressões dos potenciais químicos pelo resultado obtido no problema 26. (c) Escreva a expressão da constante de equilíbrio nesta aproximação. 28. Considere um gás a uma temperatura T 1. Ele encontra-se num recipiente com um êmbolo móvel que mantém a pressão constante. Suponha que o gás é colocado em contacto com um termostato à temperatura T 2 > T 1. (a) Relacione as variações de volume e temperatura do gás. (b) Calcule a variação de energia, calor e trabalho até ser atingida a temperatura T 2. (c) Considerando o diferencial da energia, calcule o diferencial da entropia. (d) Integre de modo a obter a variação da entropia. (e) Calcule a variação da energia livre F a partir do seu diferencial. (f) Calcule a variação da energia livre de Gibbs G. 29. Para calcular a função de partição de um líquido, suponha que o líquido é como um gás de N moléculas que se movimentam num volume Nv o, onde v 0 é o volume por molécula, e cada uma tem energia potencial constante η, negativa, devido à interacção com as outras. (a) Escreva o Hamiltoniano de uma mo lécula do líquido.

6 6 (b) Calcule a função de partição de uma molécula, z, supondo que ela se move num volume Nv o. (c) Escreva a função de partição do líquido e a energia livre F. (d) Determine o potencial químico e a entropia. 30. Os resultados do problema anterior podem ser usados para estudar a fusão. Considere que tem N l moléculas de líquido e N g moléculas de gás. Considere agora a função de partição de um gás. (a) Escreva os resultados do problema 29 para o gás. (b) Igualando os potenciais químicos do gás e do líquido, obtenha a pressão de vapor em equilíbrio. (c) Calcule a diferença de entropias, por molécula, entre o líquido e o gás. (d) Considerando que gás e líquido estão em equilíbrio (alínea (a)), obtenha o calor de fusão por molécula. (e) Estime o valor do calor de fusão para a água, sabendo que no ponto de fusão p = 1atm, T =373,15K, etc. 31. Um pêndulo tem comprimento L e massa m e a sua posição é dada pelo ângulo θ com a vertical. Calcule a média de θ 2 à temperatura T. 32. Para um circuito RLC em série: (a) Escreva a equação diferencial da corrente no circuito e da carga no condensador. (b) Faça uma analogia entre este sistema e o oscilador harmónico simples. (c) Com base na analogia, calcule 1 2 LI2 à temperatura T. 33. Escreva a expressão da função de partição para um sistema de bosões e para um sistema de fermiôes independentes. Mostre que a ocupação n i do estado i é dada por n i = F/ ǫ i, onde F é a energia livre. 34. Considere que tem duas partículas e existem 3 estados quânticos (estado 1, 2 e 3). (a) Escreva a função de partição supondo que as partículas são distinguíveis obedecendo à estatística clássica de Boltzman. (b) Repita supondo que são indistinguíveis. (c) Escreva a função de partição supondo que as partículas são dois bosões idênticos. (d) Escreva a função de partição supondo que as partículas são dois fermiões idênticos. (e) Calcule o número de ocupação do estado 1 em cada caso.

7 7 35. Considere um conjunto de fermiões independentes com potencial químico µ. (a) Escreva a função de partição e determine a entropia. (b) Expresse a entropia à custa das ocupações dos estados a uma partícula. 36. Repita o exercício anterior para a estatística de Planck (bosões não conservados). 37. Uma partícula numa caixa cúbica de lado L tem estados quânticos que se caracterizam por 3 números quânticos, (n, m, l), que tomam valores inteiros naturais. A energia do estado (n, m, l) é dada por E (n,m,l) = h2 π 2 2mL 2 ( n 2 + m 2 + l 2). A partícula pode ser fermião ou bosão. (a) Calcule a pressão da partícula num estado (n, m, l). (b) Escreva, para um gás, a ocupação média de cada estado (n, m, l). (c) Escreva a pressão de um gás de partículas. (d) Relacione a pressão com a energia do gás. 38. Repita o problema anterior supondo que tem fotões numa caixa. Qual a relação entre a pressão e a energia? 39. Considere orbitais hidrogenóides para um atomo de hélio. (a) Escreva alguns termos da função de partição interna. (b) Determine a ocupação média do estado 2s com spin +1/ Suponha que os estados acessıveis a uma partícula têm energia n hω, onde n = 1, 2, 3,... (a) Escreva alguns termos da função de partição de dois bosões. (b) Escreva alguns termos da função de partição de dois fermiões.

Mecânica Estatística - Exercícios do EUF Professor: Gabriel T. Landi

Mecânica Estatística - Exercícios do EUF Professor: Gabriel T. Landi Mecânica Estatística - Exercícios do EUF Professor: Gabriel T. Landi (2016-2) Sólido cristalino Num modelo para um sólido cristalino podemos supor que os N átomos sejam equivalentes a 3N osciladores harmônicos

Leia mais

Exame de Ingresso na Pós-graduação

Exame de Ingresso na Pós-graduação Exame de Ingresso na Pós-graduação Instituto de Física - UFF Profissional - 09 de Junho de 009 Resolva 6 (seis) questões, com pelo menos uma questão de cada uma das seções. A duração da prova é de 3 (três)

Leia mais

Física Estatística. Introdução. Vitor Oguri

Física Estatística. Introdução. Vitor Oguri Física Estatística Introdução Vitor Oguri Departamento de Física Nuclear e Altas Energias (DFNAE) Instituto de Física Armando Dias Tavares (IFADT) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 20 de

Leia mais

Segunda série de exercícios Mecânica Estatística - IFUSP - 23/8/2010

Segunda série de exercícios Mecânica Estatística - IFUSP - 23/8/2010 Segunda série de exercícios Mecânica Estatística - IFUSP - 23/8/2010 1- Obtenha uma expressão para o volume de uma hiperesfera de raio R num espaço de d dimensões. Utilize esta expressão para calcular

Leia mais

Física Estatística. Entropia de Boltzmann. Vitor Oguri

Física Estatística. Entropia de Boltzmann. Vitor Oguri Física Estatística Vitor Oguri Departamento de Física Nuclear e Altas Energias (DFNAE) Instituto de Física Armando Dias Tavares (IFADT) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 23 de abril de 2018

Leia mais

O que é um transição de fase?

O que é um transição de fase? Transição de Fase O que é um transição de fase? Fases são estados macroscópicos específicos da Matéria em equilíbrio termodinâmico. Exemplo: estado sólido, líquido ou gasoso. Transição de fase é uma transformação

Leia mais

ÍNDICE. INTRODUÇÃO À FÍSICA ESTATÍSTICA xiii 1 PASSEIO ALEATÓRIO 1

ÍNDICE. INTRODUÇÃO À FÍSICA ESTATÍSTICA xiii 1 PASSEIO ALEATÓRIO 1 ÍNDICE INTRODUÇÃO À FÍSICA ESTATÍSTICA xiii 1 PASSEIO ALEATÓRIO 1 1.1 Probabilidades: definições elementares 3 1.2 Variáveis aleatórias e funções de distribuição 5 1.3 Passeio aleatório simples 9 1.3.1

Leia mais

Física estatística MEFT, IST. Statistical thinking will one day be as necessary for efficient citizenship as the ability to read and write.

Física estatística MEFT, IST. Statistical thinking will one day be as necessary for efficient citizenship as the ability to read and write. Física estatística Gases ideais nas estatísticas quânticas: conjunto microcanónico MEFT, IST Statistical thinking will one day be as necessary for efficient citizenship as the ability to read and write.

Leia mais

Instituto de Física - UFF Profissional - 11 de Dezembro de 2009 Resolva 6 (seis) questões, com pelo menos uma questão de cada uma das

Instituto de Física - UFF Profissional - 11 de Dezembro de 2009 Resolva 6 (seis) questões, com pelo menos uma questão de cada uma das Exame de Ingresso na Pós-graduação Instituto de Física - UFF Profissional - 11 de Dezembro de 009 Resolva 6 (seis) questões, com pelo menos uma questão de cada uma das seções. A duração da prova é de 3

Leia mais

Física II FEP 112 ( ) 1º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães

Física II FEP 112 ( ) 1º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães Física II FEP 11 (4300110) 1º Semestre de 01 Instituto de Física - Universidade de São Paulo Professor: Valdir Guimarães E-mail: valdir.guimaraes@usp.br Fone: 3091-7104(05) Aula 1 Temperatura e Teoria

Leia mais

Representação grande

Representação grande Capítulo 5 Representação grande canônica 5.1 Introdução Distribuição de probabilidades Vimos no Capítulo 1 que um sistema constituído por partículas que interagem por meio de forças conservativas em contato

Leia mais

Física Estatística ??? Representação macroscópica. Representação microscópica. sistema U (S, V, N) S (U, V, N)

Física Estatística ??? Representação macroscópica. Representação microscópica. sistema U (S, V, N) S (U, V, N) Física Estatística sistema Representação macroscópica U (S, V, N) S (U, V, N) Representação microscópica??? Física Estatística - Prof. Paulo Suzuki 1 Física Estatística Formalismo microcanônico S (U, V,

Leia mais

F ısica Estat ıstica Mecˆanica Estat ıstica Cl assica

F ısica Estat ıstica Mecˆanica Estat ıstica Cl assica UFPel O método estatístico: a teoria de ensemble Um exemplo simples Espaço amostral (ensemble) Lançamento de 2 dados (1, 1) (2, 1) (3, 1) (4, 1) (5, 1) (6, 1) (1, 2) (2, 2) (3, 2) (4, 2) (5, 2) (6, 2)

Leia mais

BC 0303: Fenômenos Térmicos 2 a Lista de Exercícios

BC 0303: Fenômenos Térmicos 2 a Lista de Exercícios BC 33: Fenômenos Térmicos a Lista de Exercícios ** Onde for necessário adote a constante universal dos gases R = 8,3 J/mol K e o número de Avogadro N A = 6,. 3 ** Caminho Livre Médio. Em um dado experimento,

Leia mais

Gases reais. ρ(γ) = ρ(q 1,q 2,...,q 3N,p 1,p 2,...,p 3N ) (1)

Gases reais. ρ(γ) = ρ(q 1,q 2,...,q 3N,p 1,p 2,...,p 3N ) (1) Capítulo 7 Gases reais 1 Distribuição canônica Diferentemente do que foi feito nos capítulos anteriores vamos considerar agora sistemas de partículas interagentes. Por exemplo, um gás composto de N moléculas

Leia mais

2 Semestre/2017 Parte II - Ciclo Profissional

2 Semestre/2017 Parte II - Ciclo Profissional MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA Campus Ministro Petrônio Portella. Bairro Ininga CEP 64.49-55. Teresina PI FONE/FAX:

Leia mais

= 6, mol de moléculas de um gás possui aproximadamente 6, moléculas deste gás, ou seja, seiscentos e dois sextilhões de moléculas;

= 6, mol de moléculas de um gás possui aproximadamente 6, moléculas deste gás, ou seja, seiscentos e dois sextilhões de moléculas; TEORIA CINÉTICA DOS GASES PROF. LEANDRO NECKEL NÚMERO DE AVOGADRO Mol é a quantidade de substância de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 quilograma

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia. Aula Interlúdio molecular

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia. Aula Interlúdio molecular Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Aula Interlúdio molecular Energia Interna somatório de energias (cinética + potencial) Energia cinética relacionada

Leia mais

Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF

Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF 1º Semestre/01 Parte 1 04/10/011 Instruções: NÃO ESCREVA O SEU NOME NA PROVA. Ela deverá ser identificada apenas através do código (EUFxxx). Esta prova

Leia mais

Ensemble Grande Canônico

Ensemble Grande Canônico UFABC - NANHT3036-15SA - Mecânica Estatística Curso 017. Prof. Germán Lugones CAPÍTULO 5 Ensemble Grande Canônico 1 Sistema em contato com um reservatório Vamos procurar um ensemble que seja apropriado

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE ESTRUTURA DA MATÉRIA

NOTAS DE AULAS DE ESTRUTURA DA MATÉRIA NOTAS DE AULAS DE ESTRUTURA DA MATÉRIA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 12 ESTATÍSTICA QUÂNTICA Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 12 ESTATÍSTICA QUÂNTICA ÍNDICE 12-1- Introdução 12.2- Indistinguibilidade

Leia mais

Exame Unificado EUF. 1º Semestre/2013 Parte 1 16/10/2012

Exame Unificado EUF. 1º Semestre/2013 Parte 1 16/10/2012 Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF 1º Semestre/2013 Parte 1 16/10/2012 Instruções: NÃO ESCREVA O SEU NOME NA PROVA. Ela deverá ser identificada apenas através do código (EUFxxx). Esta prova

Leia mais

Física estatística. Fotões e a radiação do corpo negro MEFT, IST

Física estatística. Fotões e a radiação do corpo negro MEFT, IST Física estatística Fotões e a radiação do corpo negro MEFT, IST A scientific truth does not triumph by convincing its opponents and making them see the light, but rather because its opponents eventually

Leia mais

FIS-14 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela

FIS-14 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela FIS-14 Mecânica I Ronaldo Rodrigues Pela Objetivos Visão geral: Termodinâmica e Mecânica Velocidade rms Equipartição da Energia e calor específico Origem microscópica da distribuição de Maxwell-Boltzmann

Leia mais

6/Mar/2013 Aula 7 Entropia Variação da entropia em processos reversíveis Entropia e os gases ideais

6/Mar/2013 Aula 7 Entropia Variação da entropia em processos reversíveis Entropia e os gases ideais 6/Mar/01 Aula 7 Entropia ariação da entropia em processos reversíveis Entropia e os gases ideais Entropia no ciclo de Carnot e em qualquer ciclo reversível ariação da entropia em processos irreversíveis

Leia mais

Conjunto canónico MEFT, IST. Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one Albert Einstein

Conjunto canónico MEFT, IST. Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one Albert Einstein Física estatística Conjunto canónico MEFT, IST Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one Albert Einstein Necessidade do conjunto canónico Fizémos o conjunto microcanónico, que descreve

Leia mais

Exame Unificado EUF. para o primeiro semestre de 2014 Parte 1 15/10/2013

Exame Unificado EUF. para o primeiro semestre de 2014 Parte 1 15/10/2013 Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF para o primeiro semestre de 2014 Parte 1 15/10/2013 Instruções: NÃO ESCREVA O SEU NOME NA PROVA. Ela deverá ser identificada apenas através do código (EUFxxx).

Leia mais

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Exercícios Sugeridos (14 de novembro de 2008) A numeração corresponde ao Livro Texto. 16.19 Um balão de ar quente

Leia mais

Capacidade térmica de sólidos

Capacidade térmica de sólidos Capítulo 5 Capacidade térmica de sólidos 1 Relação de dispersão As excitações elementares num sólido correspondem a ondas elásticas. Para exemplificar, considere uma cadeia de N átomos ligados por molas

Leia mais

Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF

Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF º Semestre/01 Parte 1 4/04/01 Instruções: NÃO ESCREVA O SEU NOME NA PROVA. Ela deverá ser identificada apenas através do código (EUFxxx). Esta prova constitui

Leia mais

Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior Engenharia de Materiais

Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior Engenharia de Materiais EN2815 Termodinâmica Estatística de Materiais Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior Engenharia de Materiais Para um N (número de partículas) fixo, uma equação de estado genérica, para vários gases,

Leia mais

Termodinâmica e Estrutura da Matéria 2013/14

Termodinâmica e Estrutura da Matéria 2013/14 Termodinâmica e Estrutura da Matéria 213/14 (LMAC, MEFT, MEBiom) Responsável: João P Bizarro Práticas: Eduardo Castro e ítor Cardoso Departamento de Física, Instituto Superior Técnico Resolução de exercícios

Leia mais

Fenômenos Térmicos : segundo conjunto de problemas. Velocidade quadrática média, livre caminho médio, distribuição de velocidades.

Fenômenos Térmicos : segundo conjunto de problemas. Velocidade quadrática média, livre caminho médio, distribuição de velocidades. Fenômenos Térmicos - 2014: segundo conjunto de problemas Velocidade quadrática média, livre caminho médio, distribuição de velocidades. 1. Num período de 1.00 s, 5.00 10 23 moléculas de nitrogênio atingem

Leia mais

Problemas - Segunda parte

Problemas - Segunda parte Capítulo 18 Problemas - Segunda parte 18.1 Capacidade calorífica pela eqüipartição 1. Considere um sólido monoatômico, em que a força intramolecular é do tipo harmônica. Mostre que a capacidade calorífica

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Journal Club Teoria do funcional da densidade A energia do estado fundamental é um funcional

Leia mais

Teoria Cinética dos Gases

Teoria Cinética dos Gases CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II Teoria Cinética dos Gases Prof. Bruno Farias Introdução Termodinâmica é o estudo das transformações

Leia mais

2 bt2 20 o C. O calor trocado pelo sistema é, fazendo a = 5,4 cal/g.k, b = 0,0024 cal/g.k 2, c = 0, cal.k/g, dt, T 2. = 230,2kcal.

2 bt2 20 o C. O calor trocado pelo sistema é, fazendo a = 5,4 cal/g.k, b = 0,0024 cal/g.k 2, c = 0, cal.k/g, dt, T 2. = 230,2kcal. FÍSICA - LISTA 4 Termodinâmica 1. Uma substância possui calor específico dado por c = a+bt, em cal/g., com a = 0,1 cal/g., b = 0,005 cal/g. 2. Calcule o calor trocado por 100 g dessa substância se a temperatura

Leia mais

Física estatística. A distribuição de equiĺıbrio de um gás rarefeito: conjunto microcanónico e o método da distribuição mais provável MEFT, IST

Física estatística. A distribuição de equiĺıbrio de um gás rarefeito: conjunto microcanónico e o método da distribuição mais provável MEFT, IST Física estatística A distribuição de equiĺıbrio de um gás rarefeito: conjunto microcanónico e o método da distribuição mais provável MEFT, IST A realidade nem sempre é provável Jorge Luis Borges Equiĺıbrio

Leia mais

Dedução da termodinâmica no conjunto microcanónico MEFT, IST. Areyoureallysurethatafloorcan talsobeaceiling? M. C. Escher

Dedução da termodinâmica no conjunto microcanónico MEFT, IST. Areyoureallysurethatafloorcan talsobeaceiling? M. C. Escher Física estatística Dedução da termodinâmica no conjunto microcanónico MEFT, IST Areyoureallysurethatafloorcan talsobeaceiling? M. C. Escher Dedução da termodinâmica Definimos a entropia no conjunto microcanónico

Leia mais

A teoria Cinética dos Gases

A teoria Cinética dos Gases CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II A teoria Cinética dos Gases Prof. Bruno Farias Gases Um gás é formado de átomos (isolados

Leia mais

Formalismo microcanônico ( ensemble microcanônico) Formalismo canônico ( ensemble canônico)

Formalismo microcanônico ( ensemble microcanônico) Formalismo canônico ( ensemble canônico) Formalismo microcanônico ( ensemble microcanônico) sist(j) estado j f j = Ω j Ω Formalismo canônico ( ensemble canônico) reservatório de temperatura tot res sistema f j = Ω res+sist(j) Ω tot sist(j) Física

Leia mais

EUF. Exame Unificado

EUF. Exame Unificado EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física Para o primeiro semestre de 017 04 de outubro de 016 Parte 1 Instruções Não escreva seu nome na prova. Ela deverá ser identificada apenas através do código.

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Journal Club Teoria do funcional da densidade A energia do estado fundamental é um funcional

Leia mais

EXAME DE INGRESSO. Parte 1

EXAME DE INGRESSO. Parte 1 EXAME DE INGRESSO 2 Semestre/2007 Parte 1 17/04/2007 Instruções Verifique se a folha de respostas que você recebeu corresponde ao código que identifica o seu nome na lista afixada na porta de entrada da

Leia mais

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785

Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 Mecânica I (FIS-14) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá Sala 2602A-1 Ramal 5785 rrpela@ita.br www.ief.ita.br/~rrpela Mecânica Mecânica: estuda o estado de movimento (ou repouso) de corpos sujeitos à ação

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais 4 Termodinâmica Física II Ferreira 1 ÍNDICE 1. Conceitos Fundamentais; 2. Sistemas Termodinâmicos; 3. Leis da

Leia mais

11/Mar/2016 Aula 7 Entropia Variação da entropia em processos reversíveis Entropia e os gases ideais

11/Mar/2016 Aula 7 Entropia Variação da entropia em processos reversíveis Entropia e os gases ideais 11/Mar/016 Aula 7 Entropia ariação da entropia em processos reversíveis Entropia e os gases ideais Entropia no ciclo de Carnot e em qualquer ciclo reversível ariação da entropia em processos irreversíveis

Leia mais

19.2 Número de Avogadro mol número de átomos em uma amostra de 12g do carbono-12. Num mol de qualquer substância existem

19.2 Número de Avogadro mol número de átomos em uma amostra de 12g do carbono-12. Num mol de qualquer substância existem Cap. 19 Um gás consiste em átomos que preenchem o volume de seu recipiente. As variáveis volume, pressão e temperatura, são conseqüências do movimento dos átomos. Volume resultado da liberdade dos átomos;

Leia mais

Terceira série de exercícios Mecânica Estatística - IFUSP - 13/9/ ensemble canônico -

Terceira série de exercícios Mecânica Estatística - IFUSP - 13/9/ ensemble canônico - Terceira série de exercícios Mecânica Estatística - IFUSP - 3/9/00 - ensemble canônico - We consider especially ensembles of systems in which the index (or logarithm) of probability of phase is a linear

Leia mais

2.1 Breve história da termodinâmica

2.1 Breve história da termodinâmica 2.1 Breve história da termodinâmica TERMODINÂMICA calor força, movimento No início, estudava os processos que permitiam converter calor em trabalho (força e movimento). 2.1 Breve história da termodinâmica

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Teoria Cinética do Gases

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Teoria Cinética do Gases Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Teoria Cinética do Gases Introdução A descrição de um gás por inteiro (descrição macroscópica) pode ser feito estabelecendo as grandezas macroscópicas que caracterizam

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Linguagem da Termodinâmica

Linguagem da Termodinâmica Linguagem da Termodinâmica Sistemas macroscópicos contêm um grande número de partículas constituintes (átomos, moléculas, iões,...) N A = 6, 022 10 23 Em Termodinâmica, Princípios e Leis são independentes

Leia mais

Termodinâmica e Estrutura da Matéria

Termodinâmica e Estrutura da Matéria e Estrutura da Matéria A 1ª Lei da Parte 2 J. Seixas 1ª Lei da Processos não Imaginemos um processo que leva do estado 1 ao estado 2 através do caminho C. Nesse caso 0 C 2 1ª Lei da Processos não Imaginemos

Leia mais

Exame Unificado EUF. 2 Semestre/2010 Parte 1 27/04/2010

Exame Unificado EUF. 2 Semestre/2010 Parte 1 27/04/2010 Exame Unificado das ós-graduações em Física EUF 2 Semestre/2010 arte 1 27/04/2010 Instruções: NÃO ESCREVA O SEU NOME NA ROVA. Ela deverá ser identificada apenas através do código (EUFxxx). Esta prova constitui

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHT3013 Nome da disciplina: Física Térmica

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHT3013 Nome da disciplina: Física Térmica Caracterização da disciplina Código da NHT3013 Nome da disciplina: Física Térmica disciplina: Créditos (T-P-I): (4-0 - 4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Câmpus: SA Código da Turma: Turno: Quadrimestre:

Leia mais

EUF. Exame Unificado

EUF. Exame Unificado EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física Para o segundo semestre de 2015 14 de abril 2015 Parte 1 Instruções ˆ Não escreva seu nome na prova. Ela deverá ser identificada apenas através do código

Leia mais

Física estatística. Teoria cinética dos gases MEFT, IST

Física estatística. Teoria cinética dos gases MEFT, IST Física estatística Teoria cinética dos gases MEFT, IST Life is a series of collisions with the future; it is not the sum of what we have been, but what we yearn to be. Jose Ortega y Gasset (1883-1955)

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 5 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER Edição de junho de 2014 CAPÍTULO 5 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER ÍNDICE 5.1- Introdução 5.2- Equação

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER Edição de agosto de 2011 CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER ÍNDICE 6.1- Introdução 6.2- Equação

Leia mais

25/Fev/2015 Aula 2. 20/Fev/2015 Aula 1

25/Fev/2015 Aula 2. 20/Fev/2015 Aula 1 /Fe/15 Aula 1 Temperatura e a Lei Zero da Termodinâmica Sistema Termodinâmico Termómetros e Escalas de Temperatura Descrição macroscópica dos gases ideais Equação dos gases ideais 5/Fe/15 Aula Teoria Cinética

Leia mais

Sistemas de Bose ideais MEFT, IST

Sistemas de Bose ideais MEFT, IST Física estatística Sistemas de Bose ideais MEFT, IST It is a miracle that curiosity survives formal education. Albert Einstein (1879 1955) Gás de Bose ideal Já sabemos que PV kt = log (z, V, T )= X p log

Leia mais

EUF. Exame Unificado

EUF. Exame Unificado EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física Para o primeiro semestre de 2016 14 de outubro de 2015 Parte 1 Instruções ˆ Não escreva seu nome na prova. Ela deverá ser identificada apenas através do

Leia mais

Física estatística. Termodinâmica: potenciais termodinâmicos e a 3 a lei MEFT, IST

Física estatística. Termodinâmica: potenciais termodinâmicos e a 3 a lei MEFT, IST Física estatística Termodinâmica: potenciais termodinâmicos e a 3 a lei MEFT, IST Fourth Law of Thermodynamics: If the probability of success is not almost one, then it is damn near zero. David Ellis A

Leia mais

O Ensemble Grande Canônico

O Ensemble Grande Canônico Capítulo 6 O Ensemble Grande Canônico Vimos nos capítulos anteriores que sistemas ergódicos isolados pertencem ao ensemble microcanônico. Quando tais sistemas trocam energia com um reservatório térmico

Leia mais

20/Mar/2015 Aula 9. 18/Mar/ Aula 8

20/Mar/2015 Aula 9. 18/Mar/ Aula 8 18/Mar/2015 - Aula 8 Diagramas TS Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica; formulações de Clausius e de Kelvin-Planck Segunda Lei da Termodinâmica e reversibilidade Gases reais (não-ideais) Equação de

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER Edição de janeiro de 2010 CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER ÍNDICE 6.1- Introdução 6.2- Equação

Leia mais

2 bt2 20 o C. O calor trocado pelo sistema é, fazendo a = 5,4 cal/g.k, b = 0,0024 cal/g.k 2, c = 0, cal.k/g, dt, T 2. = 230,2kcal.

2 bt2 20 o C. O calor trocado pelo sistema é, fazendo a = 5,4 cal/g.k, b = 0,0024 cal/g.k 2, c = 0, cal.k/g, dt, T 2. = 230,2kcal. FÍSICA BÁSICA II - LISTA 3 Termodinâmica 1. Uma substância possui calor específico dado por c = a+bt, em cal/g., com a = 0,1 cal/g., b = 0,005 cal/g. 2. Calcule o calor trocado por 100 g dessa substância

Leia mais

QFL1343 FÍSICO- QUÍMICA III 2019

QFL1343 FÍSICO- QUÍMICA III 2019 QFL1343 FÍSICO- QUÍMICA III 2019 Química I n t e g r a l 1 a lista de exercícios 1. Para a amônia, a 25,0 o C, calcule a) a velocidade mais provável das moléculas; b) a velocidade média das moléculas;

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física

Universidade de São Paulo Instituto de Física Universidade de São Paulo Instituto de Física FEP - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico º Semestre de 009 Sexta Lista de Exercícios a. Lei da Termodinâmica e Teoria Cinética dos Gases ) Uma máquina

Leia mais

Processo Seletivo PPGFSC/UFSC segundo semestre de Nome do Candidato:

Processo Seletivo PPGFSC/UFSC segundo semestre de Nome do Candidato: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Exercício Escolar 1 - Solução

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Exercício Escolar 1 - Solução FIS 715 Mecânica Estatística - 016.1 - Lista de Exercícios 1 1 CENRO DE CIÊNCIAS EXAAS E DA NAUREZA DEPARAMENO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Exercício Escolar 1 - Solução Questão 1: Pistão em uma

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605B - Bacharelado em Física de Materiais. Ênfase. Disciplina A - Física Estatística

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1605B - Bacharelado em Física de Materiais. Ênfase. Disciplina A - Física Estatística Curso 1605B - Bacharelado em Física de Materiais Ênfase Identificação Disciplina 0004515A - Física Estatística Docente(s) Andre Luiz Malvezzi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de

Leia mais

Teoria cinética dos gases MEFT, IST

Teoria cinética dos gases MEFT, IST Física estatística Teoria cinética dos gases MEFT, IST Life is a series of collisions with the future; it is not the sum of what we have been, but what we yearn to be. Jose Ortega y Gasset (1883-1955)

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2. prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2. prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2 prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016 1. Julgue os itens: verdadeiro ou falso. ( ) A lei de Stevin é válida para qualquer

Leia mais

Exame Unificado EUF. 2º Semestre/2013 Parte 1 23/04/2013

Exame Unificado EUF. 2º Semestre/2013 Parte 1 23/04/2013 Exame Unificado das Pós-graduações em Física EUF º Semestre/013 Parte 1 3/04/013 Instruções: NÃO ESCREVA O SEU NOME NA PROVA. Ela deverá ser identificada apenas através do código (EUFxxx). Esta prova constitui

Leia mais

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei:

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei: Lei Zero da Termodinâmica 4300259 Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA Se dois sistema estão em equilíbrio térmico com um terceiro sistema, então eles também estão em equilíbrio entre si. Alguns

Leia mais

Fichas de electromagnetismo

Fichas de electromagnetismo Capítulo 3 Fichas de electromagnetismo básico Electrostática - Noções básicas 1. Enuncie as principais diferenças e semelhanças entre a lei da a atracção gravitacional e a lei da interacção eléctrica.

Leia mais

Segunda Lei da Termodinâmica

Segunda Lei da Termodinâmica Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Segunda Lei da Termodinâmica Espontaneidade das reações químicas Entropia Terceira Lei da Termodinâmica Primeira Lei da Termodinâmica Estabelece que as transformações

Leia mais

Vapor d água e seus efeitos termodinâmicos. Energia livre de Gibbs e Helmholtz Equação de Clausius Clapeyron

Vapor d água e seus efeitos termodinâmicos. Energia livre de Gibbs e Helmholtz Equação de Clausius Clapeyron Vapor d água e seus efeitos termodinâmicos Energia livre de Gibbs e Helmholtz Equação de Clausius Clapeyron Funções Termodinâmicas e condições de equilíbrio Em estados de equilíbrio todas as transformações

Leia mais

EUF. Exame Unificado

EUF. Exame Unificado EUF Exame Unificado das Pós-graduações em Física Para o segundo semestre de 206 05 de abril de 206 Parte Instruções Não escreva seu nome na prova. Ela deverá ser identificada apenas através do código (EUFxxx).

Leia mais

Equações-chave FUNDAMENTOS. Seção A. Seção E. Seção F. Seção G. mv 2. E c E P. mgh. Energia total energia cinética energia potencial, ou E E c.

Equações-chave FUNDAMENTOS. Seção A. Seção E. Seção F. Seção G. mv 2. E c E P. mgh. Energia total energia cinética energia potencial, ou E E c. Equações-chave FUNDAMENTOS Seção A 3 A energia cinética de uma partícula de massa m relaciona-se com sua velocidade v, por: E c mv 2 4 Um corpo de massa m que está a uma altura h da Terra tem energia potencial

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER ÍNDICE 6.1- Introdução 6.2- Equação

Leia mais

Física Moderna I Aula 03. Marcelo G Munhoz Pelletron, sala 245, ramal 6940

Física Moderna I Aula 03. Marcelo G Munhoz Pelletron, sala 245, ramal 6940 Física Moderna I Aula 03 Marcelo G Munhoz Pelletron, sala 245, ramal 6940 munhoz@if.usp.br 1 Radiação Térmica Ondas eletromagnéticas emitidas por todos os objetos com temperatura acima do zero absoluto

Leia mais

PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA FÍSICA/QUÍMICA

PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA FÍSICA/QUÍMICA PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS PROGRAMA DA PROVA ESPECÍFICA FÍSICA/QUÍMICA 2012 Componente de Física 1. Mecânica da Partícula 1.1 Cinemática e dinâmica da partícula em movimento

Leia mais

Os Ensembles Caps. 4, 5, 7 do Salinas

Os Ensembles Caps. 4, 5, 7 do Salinas Os Ensembles Caps. 4, 5, 7 do Salinas ensemble = conjunto, coleção de sistemas em condições idênticas ao sistema que queremos estudar FFI319 - Física Estatística 20 27 de Setembro p. 1 Microcanônico Micro-estados

Leia mais

Exame de Ingresso Unificado IFUSP IFSC IFGW IFT

Exame de Ingresso Unificado IFUSP IFSC IFGW IFT Instruções Exame de Ingresso Unificado das Pós-graduações em Física IFUSP IFSC IFGW IFT 1 Semestre/2008 Parte 1 16/10/2007 Verifique se o caderno de respostas que você recebeu corresponde ao código que

Leia mais

4. Propriedades dos gases experimentos e modelo microscópico simples para a temperatura

4. Propriedades dos gases experimentos e modelo microscópico simples para a temperatura PV T = nr, onde R é um número (a constante dos gases). Repare que esta é uma lei universal para qualquer gás em pressão e temperatura próxima da atmosférica: não aparece nenhuma dependência de características

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE DE SCHRÖDINGER Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 6 MECÂNICA QUÂNTICA DE SCHRÖDINGER ÍNDICE 6.1- Introdução

Leia mais

ELEMENTOS DE TERMODINÂMICA

ELEMENTOS DE TERMODINÂMICA ELEMENTOS DE TERMODINÂMICA TERMODINÂMICA ESCALAS DE TEMPERATURA Estuda as relações entre grandezas como a temperatura, a pressão, o volume, o calor e a energia interna Reparar na necessidade de definir

Leia mais

2. No instante t = 0, o estado físico de uma partícula livre em uma dimensão é descrito pela seguinte função de onda:

2. No instante t = 0, o estado físico de uma partícula livre em uma dimensão é descrito pela seguinte função de onda: Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Física Exame de Seleção - Data: 03/08/2011 Nome do Candidato: Nível: Mestrado Doutorado 1. No cálculo da

Leia mais

Aula: 28 Temática: Efeito da Temperatura na Velocidade de Reação

Aula: 28 Temática: Efeito da Temperatura na Velocidade de Reação Aula: 28 Temática: Efeito da Temperatura na Velocidade de Reação Em grande parte das reações, as constantes de velocidade aumentam com o aumento da temperatura. Vamos analisar esta dependência. A teoria

Leia mais

Termodinâmica Aplicada. (PF: comunicar eventuais erros para Exercícios 6

Termodinâmica Aplicada. (PF: comunicar eventuais erros para Exercícios 6 Termodinâmica Aplicada (PF: comunicar eventuais erros para pmmiranda@fc.ul.pt) Exercícios 6 1. Um mole de um gás de van der Waals sofre uma expansão isotérmica (à temperatura ) entre um volume inicial

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE ESTRUTURA DA MATÉRIA

NOTAS DE AULAS DE ESTRUTURA DA MATÉRIA NOTAS DE AULAS DE ESTRUTURA DA MATÉRIA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 11 MOLÉCULAS Primeira Edição junho de 2005 CAPÍTULO 11 MOLÉCULAS ÍNDICE 11-1- Introdução 11.2- Ligação por Tunelamento e a Molécula

Leia mais

As bases da Dinâmica Molecular - 9

As bases da Dinâmica Molecular - 9 As bases da Dinâmica Molecular - 9 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Termostato de Berendsen [J. Chem. Phys. 81, 3684 (1984)] Não simula o sistema em contato com um banho térmico (temperatura

Leia mais

Resolução das questões objetivas* da 1ª e da 2ª Prova de Física II Unificada do Período UFRJ

Resolução das questões objetivas* da 1ª e da 2ª Prova de Física II Unificada do Período UFRJ Resolução das questões objetivas* da ª e da ª Prova de Física II Unificada do Período 0.-UFRJ *Assuntos: Termodinâmica, Hidrodinâmica e Hidrostática. Resolução: João Batista F. Sousa Filho (Graduando Engenharia

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 LISTA DE EXERCÍCIOS Esta lista trata de vários conceitos associados ao movimento harmônico simples (MHS). Tais conceitos são abordados no capítulo 3 do livro-texto: Moysés Nussenzveig, Curso de Física

Leia mais

Exame de Ingresso Unificado IFUSP IFSC IFGW IFT CCNH

Exame de Ingresso Unificado IFUSP IFSC IFGW IFT CCNH Exame de Ingresso Unificado das Pós-graduações em Física IFUSP IFSC IFGW IFT CCNH Semestre/008 Parte 1 15/04/008 Instruções NÃO ESCREVA O SEU NOME NA PROVA. Ela deverá ser identificada apenas através do

Leia mais

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0 EN 010 1. Uma pequena esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento L = 0,4m, que tem sua outra extremidade presa ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0, quando o fio faz um

Leia mais

Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior Engenharia de Materiais

Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior Engenharia de Materiais EN2815 Termodinâmica Estatística de Materiais Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior Engenharia de Materiais APRESENTAÇÃO Características gerais EN2815 Termodinâmica Estatística de Materiais TPI: 4-0-4

Leia mais