Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Halliday Fundamentos de Física Volume 2"

Transcrição

1 Halliday Fundamentos de Física Volume 2

2 O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense, Método, E.P.U. e Forense Universitária O GEN-IO GEN Informação Online é o repositório de material suplementar dos livros dessas editoras

3 Capítulo 20 Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

4 20.2 Processos Irreversíveis e Entropia Postulado da Entropia: Todos os processos irreversíveis em um sistema fechado são acompanhados por um aumento da entropia. As variações de energia em um sistema fechado não estabelecem a direção de processos irreversíveis. Por exemplo: você ficaria muito surpreso se colocasse as mãos em torno de uma xícara de café quente e suas mãos ficassem mais frias e a xícara mais quente. Esse não é, obviamente, o sentido correto da transferência de energia, mas a energia total do sistema fechado (mão + xícara de café) seria conservada da mesma forma.

5 20.3 Variação de Entropia: Processos Irreversíveis onde Q é a energia absorvida ou cedida como calor pelo sistema durante o processo, e T é a temperatura do sistema em kelvins.

6 20.3 Variação de Entropia: Processos Reversíveis Para determinar a variação de entropia em um processo irreversível que ocorre em um sistema fechado, substituímos o processo por qualquer outro processo reversível que tenha os mesmos estados inicial e final e calculamos a variação de entropia para esse processo reversível.

7 20.3 Variação de Entropia: A Entropia Como uma Função de Estado Suponha que um gás ideal seja submetido a um processo reversível através de uma série de pequenos passos, com o gás em equilíbrio no final de cada passo. Para cada pequeno passo, a energia absorvida ou cedida pelo gás na forma de calor é dq, o trabalho realizado pelo gás é dw e a variação da energia interna é de int. Temos: Como o processo é reversível, dw = p dv e de int = nc V dt. Assim, De acordo com a lei dos gases ideais, temos: Integrando, obtemos: Finalmente, Assim, a variação de entropia S entre os estados inicial e final de um gás ideal depende apenas das propriedades dos estados inicial e final; S não depende do modo como o gás passa do estado inicial para o estado final.

8 Exemplo: Variação de Entropia

9 Exemplo: Variação de Entropia na Expansão Livre de um Gás Suponha que 1,0 mol de nitrogênio seja confinado no lado esquerdo do recipiente da figura ao lado. A válvula é aberta, dobrando o volume do gás. Qual é a variação da entropia do gás nesse processo irreversível? Trate o gás como sendo ideal. Cálculos De acordo com a Tabela 19-4, a energia Q adicionada ao gás na forma de calor quando ele se expande isotermicamente à temperatura T de um volume inicial V i para um volume final V f é em que n é o número de mols do gás. A variação de entropia durante esse processo reversível no qual a temperatura é mantida constante é

10 20.4 A Segunda Lei da Termodinâmica Se um processo ocorre em um sistema fechado, a entropia aumenta se o processo for irreversível e permanece constante se o processo for reversível. O sinal de desigualdade se aplica a processos irreversíveis e o sinal de igualdade a processos reversíveis. A equação só se aplica a sistemas fechados.

11 20.4 A Segunda Lei da Termodinâmica: A Força Associada à Entropia Para compreender por que a borracha resiste a ser esticada, considere a primeira lei da termodinâmica: Como S = Q/T, a primeira lei pode ser escrita na forma A força exercida pelo elástico tem módulo F, aponta no sentido contrário ao do aumento do comprimento e realiza um trabalho dw = F dx durante o aumento de comprimento dx. Se a dilatação total do elástico não é muito grande, podemos supor que a variação de da energia interna do elástico é desprezível. Nesse caso,

12 20.5 Entropia no Mundo Real: A Máquina de Carnot A Fig. 20-9a mostra que, quando colocamos o cilindro em contato com a fonte quente à temperatura T Q, uma quantidade de calor Q Q é transferida da fonte quente para a substância de trabalho enquanto o gás sofre uma expansão isotérmica do volume V a para o volume V b. Analogamente, quando a substância de trabalho é posta em contato com a fonte fria, à temperatura T F, uma quantidade de calor Q F é transferida da substância de trabalho para a fonte fria enquanto o gás sofre uma compressão isotérmica do volume V c para o volume V d (Fig. 20-9b).

13 20.5 Entropia no Mundo Real: A Máquina de Carnot Calor: Variação de Entropia: Eficiência:

14 20.5 Entropia no Mundo Real: Máquinas Perfeitas As máquinas reais, nas quais os processos que formam o ciclo da máquina não são reversíveis, têm uma eficiência menor que as máquinas perfeitas. Só seria possível trabalhar com uma eficiência de 100% (ou seja, com ε = 1) se T F = 0 ou se T Q, que são condições impossíveis de serem atingidas na prática.

15 20.5 Entropia no Mundo Real: A Máquina de Stirling As duas isotermas do ciclo da máquina de Stirling não são ligadas por processos adiabáticos, como na máquina de Carnot, mas por processos a volume constante. Para aumentar reversivelmente a temperatura de um gás a volume constante de T F para T Q (processo da na figura), é preciso transferir energia na forma de calor para a substância de trabalho a partir de uma fonte cuja temperatura possa variar suavemente entre esses limites. Além disso, uma transferência no sentido inverso é necessária para executar o processo bc. Assim, transferências reversíveis de calor (e variações correspondentes de entropia) ocorrem nos quatro processos que formam o ciclo da máquina de Stirling e não apenas em dois processos, como na máquina de Carnot. A eficiência de uma máquina de Stirling ideal é menor que a de uma máquina de Carnot operando entre as mesmas fontes. A eficiência das máquinas de Stirling reais é ainda menor.

16 Exemplo: Máquina de Carnot

17 Exemplo: Máquina Impossível

18 20.6 Entropia no Mundo Real: Refrigeradores Na figura ao lado, as duas setas horizontais representam uma substância de trabalho que opera ciclicamente. Uma energia Q F é transferida em forma de calor da fonte fria, que está à temperatura T F, para a substância de trabalho; uma energia Q Q é transferida em forma de calor da substância de trabalho para a fonte quente, que está à temperatura T Q. Um trabalho W é realizado sobre o refrigerador (na verdade, sobre a substância de trabalho) pelo ambiente. Essa máquina é equivalente a uma máquina de Carnot operando no sentido inverso e, por essa razão, é chamada de refrigerador de Carnot. Uma medida da eficiência de um refrigerador é K, o coeficiente de desempenho:

19 20.6 Entropia no Mundo Real: Refrigeradores A variação de entropia da fonte fria é Q /T F e a variação de entropia da fonte quente é + Q /T Q. Assim, a variação líquida de entropia para o sistema como um todo é Como T Q > T F, o lado direito da equação é negativo e, portanto, a variação líquida da entropia por ciclo para o sistema fechado refrigerador + fontes também é negativo. Como essa diminuição de entropia viola a segunda lei da termodinâmica, não existe um refrigerador perfeito (uma geladeira só funciona se estiver ligada na tomada).

20 20.7 A Eficiência de Máquinas Térmicas Reais Vamos supor que exista uma máquina X que possua uma eficiência ε X maior que ε C, a eficiência de Carnot. Quando a máquina X é acoplada a um refrigerador de Carnot, podemos ajustar os tempos do refrigerador de Carnot para que o trabalho necessário para acionar o refrigerador seja igual ao trabalho fornecido pela máquina X. Nessas condições, não existe nenhum trabalho (externo) associado à combinação máquina X + refrigerador, que tomamos como sendo nosso sistema. Assim,, onde a plica indica a máquina X. Nesse caso,, o que nos dá Isso mostra que o efeito da máquina X e do refrigerador de Carnot trabalhando em conjunto é transferir uma energia Q na forma de calor de uma fonte fria para uma fonte quente sem realizar trabalho. Assim, a combinação age como um refrigerador perfeito, cuja existência constitui uma violação da segunda lei da termodinâmica.

21 20.8 Uma Visão Estatística da Entropia A Tabela 20-1 mostra as sete configurações possíveis de seis moléculas iguais, que estão situadas do lado esquerdo ou do lado direito de uma caixa. Os dois lados têm volumes iguais e as moléculas têm probabilidades iguais de estar em um lado ou no outro da caixa. Cada configuração é identificada por um número romano. Na configuração I, por exemplo, as seis moléculas estão no lado esquerdo da caixa (n 1 = 6) e não há nenhuma molécula no lado direito (n 2 = 0). Os diferentes arranjos de moléculas são chamados de microestados. A hipótese fundamental da mecânica estatística é a de que todos os microestados são igualmente prováveis No caso mais geral de N moléculas, o número de microestados associados a uma dada configuração (conhecido como a multiplicidade da configuração) é dado por

22 Exemplo: Microestados e Multiplicidade

23 20.8 Uma Visão Estatística da Entropia: Probabilidade e Entropia onde S é a entropia de uma configuração de um gás e W é a multiplicidade dessa configuração. A probabilidade de que dois eventos independentes aconteçam é igual ao produto das probabilidades; entretanto, como S e W estão relacionadas por uma função logarítmica, a entropia total de dois sistemas independentes é a soma das entropias individuais. Quando o valor de W é grande demais para usarmos uma calculadora, podemos calcular a entropia recorrendo à aproximação de Stirling:

24 Exemplo: Variação da Entropia Se n mols de um gás ideal passam a ocupar o dobro do volume em uma expansão livre, o aumento de entropia do estado inicial i para o estado final f é S f S i = nr ln 2. Mostre que esse resultado está correto usando os métodos da mecânica estatística. Cálculos Como as moléculas estão em um recipiente fechado, podemos calcular a multiplicidade W dos microestados usando a equação na qual N é o número de moléculas do gás. Inicialmente, com todas as moléculas no lado esquerdo do recipiente, a configuração (n 1, n 2 ) é (N, 0) e Como Temos: A variação de entropia do estado inicial para o estado final é, portanto, como queríamos demonstrar. Com as moléculas distribuídas por todo o volume, a configuração (n 1, n 2 ) é (N/2, N/2) e As entropias inicial e final são

Segunda Lei da Termodinâmica, Entropia e Máquinas Térmicas Biblografia: Halliday, Resnick e Walker, vol 2, cap20 8 a Ed, vol2

Segunda Lei da Termodinâmica, Entropia e Máquinas Térmicas Biblografia: Halliday, Resnick e Walker, vol 2, cap20 8 a Ed, vol2 Segunda Lei da Termodinâmica, Entropia e Máquinas Térmicas Biblografia: Halliday, Resnick e Walker, vol 2, cap20 8 a Ed, vol2 O tempo tem um sentido, que é aquele no qual envelhecemos.! Na natureza, os

Leia mais

Cap. 20 A Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

Cap. 20 A Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica Cap. 20 A Entropia e a Segunda Lei da Processos Irreversíveis e Entropia; Variação de Entropia; A Segunda Lei da ; Entropia no Mundo Real: Máquinas Térmicas; Entropia no Mundo Real: Refrigeradores; Eficiência

Leia mais

2ª Lei da Termodinâmica Máquinas Térmicas Refrigeradores

2ª Lei da Termodinâmica Máquinas Térmicas Refrigeradores 2ª Lei da Termodinâmica Máquinas Térmicas 2 a Lei da Termodinâmica 2 a Lei da Termodinâmica O que determina o sentido de certos fenômenos da natureza? Exemplo: Sistema organizado Sistema desorganizado

Leia mais

Aula 6 A 2a lei da termodinâmica Física II UNICAMP 2012

Aula 6 A 2a lei da termodinâmica Física II UNICAMP 2012 Aula 6 A 2a lei da termodinâmica Física II UNICAMP 2012 http://en.wikipedia.org/wiki/steam_car Caldeira de carro a vapor de 1924. Populares até a década de 1930, perderam prestígio com a popularização

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais 4 Termodinâmica Física II Ferreira 1 ÍNDICE 1. Conceitos Fundamentais; 2. Sistemas Termodinâmicos; 3. Leis da

Leia mais

Máquinas Térmicas, Segunda Lei e o Motor de Carnot

Máquinas Térmicas, Segunda Lei e o Motor de Carnot Máquinas Térmicas, Segunda Lei e o Motor de Carnot Revisando S = f i dq T = Q T Segunda Lei: ΔS>0 Para um processo espontâneo (irreversível) em um sistema fechado. Para processos reversíveis em um sistema

Leia mais

Capítulo 10 Segunda Lei da Termodinâmica. Obs: a existência do moto perpétuo de 1ª. Espécie, criaria energia, violando a 1ª. Lei.

Capítulo 10 Segunda Lei da Termodinâmica. Obs: a existência do moto perpétuo de 1ª. Espécie, criaria energia, violando a 1ª. Lei. Capítulo 10 Segunda Lei da Termodinâmica É muito comum e popular enunciar a 2ª Lei dizendo simplesmente que calor não pode ser totalmente transformado em trabalho. Está errado. Podemos fazer uma expansão

Leia mais

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica ENTRO DE IÊNIAS E TENOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE AADÊMIA DE TENOLOGIA DE ALIMENTOS DISIPLINA: FÍSIA II Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica Prof. Bruno Farias Sentido de um processo termodinâmico

Leia mais

Duas ilustrações do teorema de Carnot

Duas ilustrações do teorema de Carnot Duas ilustrações do teorema de Carnot 1 mol de um gás ideal monoatômico executa o ciclo: C V = 3R 2 p 2p 0 2 3 T 1 = T 0 (= p 0 V 0 /R) T 2 = 2T 0 C p = 5R 2 p 0 1 V 0 4 2V 0 Q in : Q 12 + Q 23 V T 3

Leia mais

O que será cobrado na P3

O que será cobrado na P3 O que será cobrado na P3 1. Cap 19: Temperatura, Calor e a 1ª Lei da Termodinâmica i. TODAS 2. Cap 20: A Teoria Cinética dos Gases i. (20.1) Uma nova maneira de Olhar para os Gases ii. (20.2) O número

Leia mais

Questão 1. Assinale com um x na lacuna V se julgar que a afirmativa é verdadeira e na lacuna F se julgar que é falsa. [2,0]

Questão 1. Assinale com um x na lacuna V se julgar que a afirmativa é verdadeira e na lacuna F se julgar que é falsa. [2,0] Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Exatas Departamento de Física FIS966 Física Prof. Anderson Coser Gaudio Prova 3/3 Nome: Assinatura: Matrícula UFES: Semestre: 3/ Curso: Física

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Termodinâmica. Processos reversíveis e Irreversíveis

Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Termodinâmica. Processos reversíveis e Irreversíveis Processos reversíveis e Irreversíveis Um processo reversível é definido como um processo que pode ser invertida sem deixar nenhum vestígio no ambiente. Ou seja, tanto o sistema e o ambiente são devolvidos

Leia mais

Físico-Química I. Profa. Dra. Carla Dalmolin Luísa Rosenstock Völtz. Máquinas Térmicas. Segunda Lei da Termodinâmica. Ciclo de Carnot.

Físico-Química I. Profa. Dra. Carla Dalmolin Luísa Rosenstock Völtz. Máquinas Térmicas. Segunda Lei da Termodinâmica. Ciclo de Carnot. Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Luísa Rosenstock Völtz Máquinas Térmicas Segunda Lei da Termodinâmica Ciclo de Carnot Refrigeração Máquina Térmica Uma máquina térmica converte parte da energia

Leia mais

Entropia e Segunda Lei

Entropia e Segunda Lei Entropia e Segunda Lei BC0205 Roosevelt Droppa Jr. roosevelt.droppa@ufabc.edu.br Entropia e Segunda Lei Sentido de um processo Desordem no processo Conceito de entropia Entropia em proc. reversíveis e

Leia mais

UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 10: Segunda lei da Termodinâmica Máquinas térmicas

UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 10: Segunda lei da Termodinâmica Máquinas térmicas UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones Aula 10: Segunda lei da Termodinâmica Máquinas térmicas Segunda lei da termodinâmica Na aula passada definimos a variação de entropia para um processo reversível

Leia mais

Termodinâmica II. Tecnologia e Processos

Termodinâmica II. Tecnologia e Processos Termodinâmica II Tecnologia e Processos Geral Estudadas nos gases Propriedades termodinâmicas A temperatura (T) A pressão (P) O volume (V) A densidade ( ) = m / V O calor específico a volume constante

Leia mais

Entropia e Segunda Lei da termodinâmica

Entropia e Segunda Lei da termodinâmica Entropia e Segunda Lei da termodinâmica Todas as Leis física estudadas até agora são leis de conservação : energia, momento linear, momento angular, etc Segunda Lei da Termodinâmica (inequação) O calor

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 3

Halliday Fundamentos de Física Volume 3 Halliday Fundamentos de Física Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Lista 2-2 a Lei da Termodinâmica MPEF, UFRJ, 2018/1

Lista 2-2 a Lei da Termodinâmica MPEF, UFRJ, 2018/1 Lista 2-2 a Lei da Termodinâmica MPEF, UFRJ, 2018/1 Questão 1. Uma máquina térmica utiliza o calor fornecido por uma fonte para realizar trabalho. Nos motores de automóvel a mistura gasolina-ar atua como

Leia mais

Capítulo 3 A Segunda Lei da Termodinâmica

Capítulo 3 A Segunda Lei da Termodinâmica Capítulo 3 A Segunda Lei da Termodinâmica 3.1 Enunciados da Lei 3.2 Máquinas Térmicas 3.3 Escalas de Temperaturas Termodinâmicas 3.4 Entropia 3.5 Variações da Entropia de um Gás Ideal 3.6 A Terceira Lei

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Aula 4 A 2ª Lei da Termodinâmica

Aula 4 A 2ª Lei da Termodinâmica Universidade Federal do ABC P O S M E C Aula 4 A 2ª Lei da Termodinâmica MEC202 As Leis da Termodinâmica As leis da termodinâmica são postulados básicos aplicáveis a qualquer sistema que envolva a transferência

Leia mais

Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos)

Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos) Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Disciplina: Física II-A (FIT122) 2018.2 Data: 03/10/2018 Segunda Prova - Questões objetivas (0,7 pontos) 1. Um cilindro fechado por um êmbolo

Leia mais

GABARITO - QUESTÕES DE MULTIPLA ESCOLHA

GABARITO - QUESTÕES DE MULTIPLA ESCOLHA Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas P2 Termodinâmica Básica Nome: Curso: RA: Turma: Data: Instruções Leia as questões antes de respondê-las. A interpretação da questão faz parte da avaliação. É

Leia mais

Termodinâmica. Prof.: POMPEU

Termodinâmica. Prof.: POMPEU 1. DEFINIÇÃO A estuda a relação entre calor e trabalho que um sistema (por exemplo, um gás) troca com o meio exterior. 2. ENERGIA INTERNA (U) É a soma das várias formas de energia das moléculas que constituem

Leia mais

TERMODINÂMICA 3 INTRODUÇÃO AO 2º PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA

TERMODINÂMICA 3 INTRODUÇÃO AO 2º PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA 3 INRODUÇÃO AO º PRINCÍPIO DA ERMODINÂMICA 3. O ciclo de Carnot (84). ERMODINÂMICA Investigou os princípios que governam a transformação de energia térmica, calor em energia mecânica, trabalho. Baseou

Leia mais

2º Lei da Termodinâmica. Introdução Enunciado da 2º lei Rendimento de uma máquina térmica Ciclo de Carnot

2º Lei da Termodinâmica. Introdução Enunciado da 2º lei Rendimento de uma máquina térmica Ciclo de Carnot 2º Lei da Termodinâmica Introdução Enunciado da 2º lei Rendimento de uma máquina térmica Ciclo de Carnot Introdução Chamamos, genericamente, de máquina a qualquer dispositivo que tenha por finalidade transferir

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Eletromagnetismo Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC

Leia mais

Teoria Cinética dos Gases

Teoria Cinética dos Gases CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II Teoria Cinética dos Gases Prof. Bruno Farias Introdução Termodinâmica é o estudo das transformações

Leia mais

Aula 9: Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

Aula 9: Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones Aula 9: Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica Sadi Carnot [1796-1832] R. Clausius [1822-1888] W. Thomson (Lord Kelvin) [1824-1907] Quando um saco de pipocas

Leia mais

Aula 7 A entropia e a sua interpretação microscópica Física II UNICAMP 2012

Aula 7 A entropia e a sua interpretação microscópica Física II UNICAMP 2012 Aula 7 A entropia e a sua interpretação microscópica Física II UNICAMP 2012 O teorema de Clausius Se uma máquina irreversível (I ) opera entre as temperaturas T 1 e T 2 vimos que o seu rendimento é sempre

Leia mais

Introdução. Exergia ou Disponibilidade máximo trabalho útil que pode ser obtido de um sistema em um determinado estado e em um ambiente especificado.

Introdução. Exergia ou Disponibilidade máximo trabalho útil que pode ser obtido de um sistema em um determinado estado e em um ambiente especificado. Exergia Introdução 1ª Lei da Termodinâmica conservação da energia (energia não pode ser criada nem destruída). Serve como ferramenta para contabilizar a energia durante um processo 2ª Lei da Termodinâmica

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei:

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei: Lei Zero da Termodinâmica 4300259 Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA Se dois sistema estão em equilíbrio térmico com um terceiro sistema, então eles também estão em equilíbrio entre si. Alguns

Leia mais

Uma caneca de café quente não fica mais quente se for colocada numa sala fria

Uma caneca de café quente não fica mais quente se for colocada numa sala fria SUMÁRIO Focámos, nos capítulos anteriores, a nossa atenção na Primeira Lei da Termodinâmica, que nos diz que a energia é conservada durante um processo. Neste capítulo abordaremos a Segunda Lei da Termodinâmica,

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 19 ENTROPIA. Professor Ricardo Fagundes

FÍSICA MÓDULO 19 ENTROPIA. Professor Ricardo Fagundes FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO 19 ENTROPIA ENTROPIA, UMA BREVE ANÁLISE MICROSCÓPICA A figura abaixo mostra como duas moléculas podem se organizar um uma região de volume total V, com uma fresta.

Leia mais

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica CAPÍTULO 20 Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica 20-1 ENTROPIA Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 20.01 Conhecer a segunda lei da termodinâmica: Se um processo

Leia mais

UFABC - BC0205 -Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. AULA 12 Uma visão estatística da entropia

UFABC - BC0205 -Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. AULA 12 Uma visão estatística da entropia UFABC - BC0205 -Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones AULA 12 Uma visão estatística da entropia Em aulas anteriores vimos que as propriedades macroscópicas dos gases podem ser explicadas em termos do

Leia mais

ESTUDOS DOS GASES. * Um dos estados físicos da matéria, com mais energia.

ESTUDOS DOS GASES. * Um dos estados físicos da matéria, com mais energia. ESTUDOS DOS GASES O QUE É UM GÁS??? * Um dos estados físicos da matéria, com mais energia. * Não possui forma nem volume definido. * Apresenta uma estrutura desorganizada. * É considerado um fluido por

Leia mais

(d) F < P a, F = P b, F < P c, P a < P c. (e) F = P a, F > P b, F < P c, P a < P c. Não é possível determinar com os dados do enunciado.

(d) F < P a, F = P b, F < P c, P a < P c. (e) F = P a, F > P b, F < P c, P a < P c. Não é possível determinar com os dados do enunciado. Seção 1. Universidade Federal do io de Janeiro Instituto de Física Física II 017.1 Prova 1: 4/04/017 Versão: A 5. A gura abaixo mostra três recipientes com a mesma área da base e contendo o mesmo uido

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 3

Halliday Fundamentos de Física Volume 3 Halliday Fundamentos de Física Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

P 1 V 1 = nrt 1. Diagramas P x V Gases ideais. Estado 1. T 1 n o de moles. Equação de estado. Como as variáveis de estado se relacionam?

P 1 V 1 = nrt 1. Diagramas P x V Gases ideais. Estado 1. T 1 n o de moles. Equação de estado. Como as variáveis de estado se relacionam? Diagramas P x V Gases ideais Estado 1 P 1 1 Como as variáveis de estado se relacionam? V 1 T 1 n o de moles Equação de estado P 1 V 1 = nrt 1 Constante dos gases R = 8,31 J/mol.K = 2 cal/mol.k Processo

Leia mais

UFABC - BC Fenômenos Térmicos - Prof. Germán Lugones. AULA 11 Segunda lei da Termodinâmica - Máquinas térmicas

UFABC - BC Fenômenos Térmicos - Prof. Germán Lugones. AULA 11 Segunda lei da Termodinâmica - Máquinas térmicas UFABC - BC0205 - Fenômenos Térmicos - Prof. Germán Lugones AULA 11 Segunda lei da Termodinâmica - Máquinas térmicas Segunda lei da termodinâmica Na aula passada definimos a variação de entropia para um

Leia mais

Ensino da 2ª Lei da Termodinâmica

Ensino da 2ª Lei da Termodinâmica Ensino da 2ª Lei da Termodinâmica Carlos Eduardo Aguiar Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Instituto de Física - UFRJ PEF-UFRJ, agosto de 2017 Baseado na dissertação de mestrado de Marcos Moura

Leia mais

A) 2,5 B) 4 C) 5 D) 7,5 E) 10

A) 2,5 B) 4 C) 5 D) 7,5 E) 10 1-Uma massa gasosa, inicialmente num estado A, sofre duas transformações sucessivas e passa para um estado C. A partir do estado A esse gás sofre uma transformação isobárica e passa para o estado B. A

Leia mais

O sistema A é posto em contato térmico com T até atingir o equilíbrio térmico.

O sistema A é posto em contato térmico com T até atingir o equilíbrio térmico. TERMODINÂMICA 18 TEMPERATURA, CALOR E PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA 18.2 TEMPERATURA Temperatura é uma das sete grandezas fundamentais do SI. Escala Kelvin (graduada em kelvins, K). Limite inferior de

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM TERMODINÂMICA INTRODUÇÃO Um gás, contido num cilindro provido de êmbolo, ao ser aquecido age com uma força F sobre

Leia mais

Termodinâmica 13. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Termodinâmica 13. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Termodinâmica 13 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Nicolas Léonard Sadi Carnot (1796 1832) 1824: observações de Carnot Trabalho pode ser produzido a partir de fontes de calor (calor ainda

Leia mais

Instruções. Leia as questões antes de respondê-las. A interpretação da questão faz parte da avaliação.

Instruções. Leia as questões antes de respondê-las. A interpretação da questão faz parte da avaliação. Nome: Curso: RA: Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Campus Indianópolis SUB Termodinâmica Básica Turma: Data: Instruções Leia as questões antes de respondê-las. A interpretação da questão faz

Leia mais

Questão 04) Questão 01)

Questão 04) Questão 01) Questão 01) O valor da temperatura de uma amostra de gás perfeito é consequência: a) da radiação emitida por suas moléculas. b) da energia potencial total de suas moléculas. c) da energia potencial média

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Segunda Lei da Termodinâmica

Segunda Lei da Termodinâmica Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Segunda Lei da Termodinâmica Espontaneidade das reações químicas Entropia Terceira Lei da Termodinâmica Primeira Lei da Termodinâmica Estabelece que as transformações

Leia mais

DO GAS IDEAL. W = Fdx = P Adx = PdV. P a. Assim, se imaginarmos o gás expandindo-se de um volume V 1 até um volume V 2, o trabalho total realizado é:

DO GAS IDEAL. W = Fdx = P Adx = PdV. P a. Assim, se imaginarmos o gás expandindo-se de um volume V 1 até um volume V 2, o trabalho total realizado é: 65 TERMODINÂMICA DO GAS IDEAL 4 4. Introdução Consideremos um gás ideal contido num cilindro com pistão como mostrado na Fig. 4.. Mediante a movimentação de êmbolo, é possível comprimir ou expandir tal

Leia mais

Lista de exercícios LOB1019 Física 2

Lista de exercícios LOB1019 Física 2 Lista de exercícios 02 1. Tão rapidamente a Terra foi formada, o calor liberado pelo decaimento de elementos radioativos elevaram a sua temperatura média interna de 300 para 3000K (valor atual). Supondo

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Eletromagnetismo Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC

Leia mais

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis 15/Mar/017 Aula 6 Ciclos termodinâmicos reversíveis Diagrama P e eficiência do Ciclo de Carnot Ciclo de Otto (motores a gasolina): processos e eficiência Ciclo de Diesel: processos, eficiência e trabalho

Leia mais

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis

Reservatório a alta temperatura T H. Ciclos reversíveis 9/Mar/016 Aula 6 Ciclos termodinâmicos reversíveis Diagrama P e eficiência do Ciclo de Carnot Ciclo de Otto (motores a gasolina): processos e eficiência Ciclo de Diesel: processos, eficiência e trabalho

Leia mais

Máquinas térmicas. Máquina térmica Dispositivo que converte calor em energia mecânica (trabalho) Reservatório a alta temperatura T H

Máquinas térmicas. Máquina térmica Dispositivo que converte calor em energia mecânica (trabalho) Reservatório a alta temperatura T H 9/Mar/208 ula 5 Segunda lei da termodinâmica Máquinas térmicas; eficiência. Formulação de Kelvin Máquinas frigoríficas (e bombas de calor): princípio de funcionamento e eficiência Formulação de lausius

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Temperatura e Calor. Leis da Termodinâmica

Temperatura e Calor. Leis da Termodinâmica Temperatura e Calor Leis da Termodinâmica Temperatura O conceito de temperatura está intuitivamente ligado a ideia de quente e frio. Para se medir a temperatura, é necessário uma escala. Para determinar

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

27/Fev/2013 Aula 5 Segunda lei da termodinâmica Máquinas térmicas; eficiência. Formulação de Kelvin

27/Fev/2013 Aula 5 Segunda lei da termodinâmica Máquinas térmicas; eficiência. Formulação de Kelvin 7/Fev/03 ula 5 Segunda lei da termodinâmica Máquinas térmicas; eficiência. Formulação de Kelvin Máquinas frigoríficas (e bombas de calor): princípio de funcionamento e eficiência Formulação de lausius

Leia mais

PME 3344 Termodinâmica Aplicada

PME 3344 Termodinâmica Aplicada PME 3344 Termodinâmica Aplicada 2 a Lei da Termodinâmica v. 2.2 Introdução A 1ª lei da termodinâmica não estabelece restrições no sentido da interação de calor ou trabalho. De nossa experiência sabemos

Leia mais

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica

Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Lista de Exercícios 9 Teoria cinética dos gases, Primeira e Segunda leis da Termodinâmica Exercícios Sugeridos (14 de novembro de 2008) A numeração corresponde ao Livro Texto. 16.19 Um balão de ar quente

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2. prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2. prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista 1 Física 2 prof. Daniela Szilard 23 de maio de 2016 1. Julgue os itens: verdadeiro ou falso. ( ) A lei de Stevin é válida para qualquer

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. Segunda Lei da Termodinâmica. v. 1.0

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. Segunda Lei da Termodinâmica. v. 1.0 Termodinâmica Segunda Lei da Termodinâmica 1 v. 1.0 Introdução Leis da termodinâmica são a expressão matemática de observações da processos da natureza. Lei Zero - Equilíbrio Térmico 1a Lei - Relaciona

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

A Segunda Lei da Termodinâmica

A Segunda Lei da Termodinâmica A Segunda Lei da ermodinâmica -Evitar desperdícios - Conservar energia - A Energia total do Universo não muda! A 1ª Lei não conta a história toda! 2ª Lei trata da possibilidade ou impossibilidade de se

Leia mais

Enunciados da Segunda lei da Termodinâmica. Enunciado de Kelvin e Planck ( referente a motor térmico)

Enunciados da Segunda lei da Termodinâmica. Enunciado de Kelvin e Planck ( referente a motor térmico) Enunciados da Segunda lei da ermodinâmica Enunciado de Kelvin e Planck ( referente a motor térmico) " É impossível a um motor térmico operar trocando calor com uma única fonte de calor Universidade " Santa

Leia mais

Física do Calor. Entropia e Segunda Lei II

Física do Calor. Entropia e Segunda Lei II 4300159 Física do Calor Entropia e Segunda Lei II C A = C B = C A B f f A > B ds = dq rev S A = R dq rev = C A R f A d = C ln f A < 0 S B = R dq rev = C B R f B d = C ln f B > 0 S sis = S A + S B = C ln

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Eletromagnetismo Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC

Leia mais

EM34F Termodinâmica A

EM34F Termodinâmica A EM34F Termodinâmica A Prof. Dr. André Damiani Rocha arocha@utfpr.edu.br 2 Direção dos Processos E experiência mostra que existe uma direção definida para os processos espontâneos: Caso A Um objeto a uma

Leia mais

= AT Lei de Stefan-Boltzmann

= AT Lei de Stefan-Boltzmann Radiação transporte de energia sob a forma de ondas electromagnéticas. No vazio, a propagação dá-se à velocidade da luz. A radiação térmica, emitida por um sólido ou líquido em virtude da sua temperatura

Leia mais

Disciplina : Termodinâmica. Aula 16 Entropia

Disciplina : Termodinâmica. Aula 16 Entropia Disciplina : Termodinâmica Aula 16 Entropia Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Introdução A segunda lei leva à definição de uma nova propriedade chamada entropia. Essa propriedade é um tanto abstrata,

Leia mais

Programa da cadeira Termodinâmica e Teoria Cinética

Programa da cadeira Termodinâmica e Teoria Cinética Programa da cadeira Termodinâmica e Teoria Cinética Cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Instrumentação e Electrónica Ano lectivo 2004-05, 2º semestre Docentes: Prof. Dr. Mikhail Benilov (aulas teóricas,

Leia mais

Física estatística. Termodinâmica: a segunda lei MEFT, IST

Física estatística. Termodinâmica: a segunda lei MEFT, IST Física estatística Termodinâmica: a segunda lei MEFT, IST You should call it entropy, because nobody knows what entropy really is, so in a debate you will always have the advantage von Neumann A segunda

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 3

Halliday Fundamentos de Física Volume 3 Halliday Fundamentos de Física Volume 3 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

20/Mar/2015 Aula 9. 18/Mar/ Aula 8

20/Mar/2015 Aula 9. 18/Mar/ Aula 8 18/Mar/2015 - Aula 8 Diagramas TS Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica; formulações de Clausius e de Kelvin-Planck Segunda Lei da Termodinâmica e reversibilidade Gases reais (não-ideais) Equação de

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

2/Mar/2016 Aula 4. 26/Fev/2016 Aula 3

2/Mar/2016 Aula 4. 26/Fev/2016 Aula 3 6/Fev/016 Aula 3 Calor e Primeira Lei da Termodinâmica Calor e energia térmica Capacidade calorífica e calor específico Calor latente Diagrama de fases para a água Primeira Lei da Termodinâmica Trabalho

Leia mais

Problemas - Segunda parte

Problemas - Segunda parte Capítulo 18 Problemas - Segunda parte 18.1 Capacidade calorífica pela eqüipartição 1. Considere um sólido monoatômico, em que a força intramolecular é do tipo harmônica. Mostre que a capacidade calorífica

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Ex: Ciclo de Carnot para um gás ideal

Ex: Ciclo de Carnot para um gás ideal Ciclo de Carnot ransformação reversível cíclica de um sistema termodinâmico, durante a qual o sistema: i) Sofre uma expansão isotérmica à temp. durante a qual flui calor para o sistema; ii) Sofre um arrefecimento

Leia mais

Física II FEP º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães

Física II FEP º Semestre de Instituto de Física - Universidade de São Paulo. Professor: Valdir Guimarães Física II FEP 112 2º Semestre de 2012 Instituto de Física - Universidade de São Paulo Professor: Valdir Guimarães E-mail: valdir.guimaraes@usp.br Fone: 3091-7104 Aula 3 Irreversibilidade e Segunda Lei

Leia mais

4/Mar/2015 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos

4/Mar/2015 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos 4/Mar/05 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos Transformações termodinâmicas e gases ideais Tipos de transformações

Leia mais

Processos Irreversíveis

Processos Irreversíveis Processos Irreversíveis Objeto solto de uma altura h v = 0 2gh Objeto lançado com velocidade V em superfície com atrito V V = 0 O que há de comum em todos os fenômenos irreversíveis? Movimentos organizados

Leia mais

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica II. Entropia e Temperatura. Marcos Moura & Carlos Eduardo Aguiar

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica II. Entropia e Temperatura. Marcos Moura & Carlos Eduardo Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Entropia

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

FUNÇÕES DE ESTADO TERMODINÂMICAS: ENTALPIA E ENERGIA LIVRE Parte 2

FUNÇÕES DE ESTADO TERMODINÂMICAS: ENTALPIA E ENERGIA LIVRE Parte 2 FUNÇÕES DE ESTADO TERMODINÂMICAS: ENTALPIA E ENERGIA LIVRE Parte 2 [texto baseado nas seções 3.5, 3.6 e 3.9 de Physical Chemistry, P. Atkins e J. de Paula, Freeman 2006] As energias livres de Helmholtz

Leia mais

Máquinas térmicas, refrigeradores e 2 a lei da Termodinâmica

Máquinas térmicas, refrigeradores e 2 a lei da Termodinâmica Máquinas térmicas, refrigeradores e 2 a lei da Termodinâmica Processos irreversíveis. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot 2 a lei da Termodinâmica: enunciado de Kelvin-Planck. Refrigeradores. 2 a lei da

Leia mais

2ª Lei da Termodinâmica. Prof. Matheus Fontanelle Pereira

2ª Lei da Termodinâmica. Prof. Matheus Fontanelle Pereira 2ª Lei da Termodinâmica Prof. Matheus Fontanelle Pereira Introdução Trabalho poderia ser obtido. Oportunidades de gerar trabalho Qual é o máximo valor teórico do trabalho que poderia ser obtido? Quais

Leia mais

Plano de Aulas. Física. Módulo 12 Gases e termodinâmica

Plano de Aulas. Física. Módulo 12 Gases e termodinâmica Plano de Aulas Física Módulo 1 Gases e termodinâmica Resolução dos exercícios propostos Exercícios dos conceitos 16 CAPÍTULO 1 1 a) Utilizando a lei de Boyle no processo isotérmico, temos: p A 3 V A 5

Leia mais

Física do Calor. Primeira Lei da Termodinâmica

Física do Calor. Primeira Lei da Termodinâmica 4300159 Física do Calor Primeira Lei da Termodinâmica Um processo termodinâmico consiste em uma transformação que leve o sistema de um estado de equilíbrio inicial a um estado de equilíbrio final. Um processo

Leia mais

Capítulo 4: Análise de Sistemas - 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica

Capítulo 4: Análise de Sistemas - 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica Capítulo 4: Análise de Sistemas - 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica A segunda lei da termodinâmica Máquinas térmicas e bombas de calor Ciclos reversíveis Ciclo de Carnot A segunda lei da termodinâmica O que

Leia mais

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica III. Entropia e Pressão. Marcos Moura & Carlos Eduardo Aguiar

Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica III. Entropia e Pressão. Marcos Moura & Carlos Eduardo Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Entropia

Leia mais

Primeira Lei da Termodinâmica

Primeira Lei da Termodinâmica Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Primeira Lei da Termodinâmica Definição de energia, calor e trabalho Trabalho de expansão Trocas térmicas Entalpia Termodinâmica Estudo das transformações de

Leia mais

Física do Calor. Entropia II

Física do Calor. Entropia II 4300159 Física do Calor Entropia II Entropia, Processos Reversíveis e Irreversíveis Os processos naturais são irreversíveis. Apenas processos idealizados que ocorrem na condição de quase equilíbrio (processos

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Teoria Cinética do Gases

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Teoria Cinética do Gases Universidade Federal do ampa UNIAMA Teoria inética do Gases 7.alores específicos molares de um gás ideal A quantidade de gás ideal é medida pelo número de moles n, em vez da massa m O gás é submetido

Leia mais