O impacto das lesões por esforços repetitivos/ distúrbios osteomusculares (LER/DORT) no processo de trabalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O impacto das lesões por esforços repetitivos/ distúrbios osteomusculares (LER/DORT) no processo de trabalho"

Transcrição

1 O impacto das lesões por esforços repetitivos/ distúrbios osteomusculares (LER/DORT) no processo de trabalho The impact of Repetitive Strain Injury/Work-Related Musculoskeletal Disorders (RSI/WRMSD) in the work process Catharina de Paula Oliveira Cavalcanti Soares 1 Cecilio Argolo Junior 2 RESUMO: As lesões por esforços repetitivos - LER e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho - DORT, determina umconjunto de sintomas que acometem principalmente os membros superiores.o objetivo deste artigo é conhecer o impacto dessa síndrome no processo de trabalho. Uma revisão da literatura foi realizada através das bases de dados MEDLINE via Pubmed e SciELO,entre os dias 10 a 22 de setembro de 2012, restringindo-se a pesquisa a artigos em português, inglês ou espanhol publicados nos últimos quinze anos. Com o diagnóstico das LER/DORT, o trabalhador apresenta indisposição em suas atividades laborais, as quais poderão levar consequentemente, a uma alteração da qualidade de vida. Descritores: LER/DORT; Doenças ocupacionais; Saúde do trabalhador. 1 INTRODUÇÃO Desde a Antiguidade existe menção sobre questões relacionadas a distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, cujos sintomas afetavam os membros superiores do indivíduo, inclusive, podem-se encontrar passagens sobre o tema, por exemplo, na obra de Hipócrates, Epidemia. 1 Outros relatos na literatura apontam que em 1717, Ramazini, já tinha conhecimento que os movimentos violentos e irregulares, bem como outras posturas inadequadas durante o trabalho provocavam sérios danos à máquina vital. 2 De igual forma, em 1891, Fritz De Quervain, associou a tenossinovite 1 Mestranda do Centro Universitário Cesmac; Programa de Mestrado Profissional em Pesquisa em Saúde, Rua Cônego Machado, 918, Farol , Maceió, AL, Brasil. Correspondência para <inacavalcanti@hotmail.com>. 2 Mestrando do Centro Universitário Cesmac; Programa de Mestrado Profissional em Pesquisa em Saúde, Rua Cônego Machado, 918, Farol , Maceió, AL, Brasil. Correspondência para <junior.argolo@ig.com.br>.

2 do polegar à atividade de lavar roupas e denominou essa patologia como entorse das lavadeiras. 2 Não obstante que somente durante a segunda metade do século XIX esse assunto passou a ganhar relevância científico-social, tanto por sua dimensão numérica como pelo papel social dos acometidos, ou mesmo pela disseminação entre os variados ramos de atividades. 3 Nos dias atuais, sabe-se a sigla LER designa as Lesões por Esforços Repetitivos, enquanto que os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são representados pelo vocábulo DORT. Estas patologias estão no rol das doenças ocupacionais mais polêmicas do país, haja vista muitos empregadores não entendem de se tratarem de problemas laborais. Neste sentido, para o Ministério da Saúde (2000) as LER/DORT são fenômenos relacionados ao trabalho, caracterizados por uma gama de sintomas que eclodem na incapacidade perante o exercício das atividades do empregado, podendo ser temporárias ou permanentes. A LER/DORT ocupa o primeiro lugar entre as doenças ocupacionais incidentes em todo o mundo, e é inserida no principal grupo de doenças relacionadas ao trabalho. Devido a grande incidência desses casos no Brasil e no mundo, se torna relevante analisar seus fatores desencadeantes e os principais entraves na saúde do trabalhador. 3,15 O objetivo em realizar essa pesquisa de revisãoda literatura, foi analisar os impactos que esses distúrbios provocam no homem, e por ser uma doença ocupacional, essas interferências em sua vida pessoal e profissional. 2 LER - Lesões por Esforços Repetitivos e DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho- Doença ocupacional Pode-se considerar, teoricamente, a LER/DORT como um fenômeno desencadeado por uma gama de fatores os quais contribuem para a manifestação da doença no trabalhador, dentre esses, citam-se: os fatores de natureza ergonômica, os de natureza organizacional e psicossocial e de natureza socioeconômica e cultural.

3 Amparados pela definição insculpida pelo próprio Ministério da Saúde (2000), muitos autores, dentre eles,codo (1998)e Marano(2003), aderem a tais significados para interpretarem a doença segundo suas próprias ópticas. 5,6 Emcima de suas concepções LER/DORT é uma desordem tendinosa de origem ocupacional que atinge os membros superiores, região escapular e pescoço pelo uso forçado e repetido de grupos musculares ou em conseqüências de uma postura forçada, 6 ou, é uma doença evidenciada em muitas categorias profissionais cujos sintomas podem aparecer em pessoas que exerçam distintas, mas, em decorrência dos movimentos repetitivos atingem os membros superiores do indivíduo. 5 Enquanto que para a Norma Técnica do INSS as LER são definidas, conforme a regulamentação do próprio diagnóstico da doença, sendo essas, Afecções que podem acometer tendões, sinóvias, músculos, nervos, fáscias, ligamentos, isolada ou associadamente, com ou sem degeneração de tecidos, atingindo principalmente, porém não somente, os membros superiores, região escapular e pescoço, de origem ocupacional, decorrente, de forma combinada ou não de: a) uso repetido de grupos musculares; b) uso forçado de grupos musculares e, c) manutenção de postura inadequada. O diagnóstico da LER é essencialmente clínico e baseia-se na história clínico-ocupacional, no exame físico detalhado, nos exames complementares, quando justificados, e na análise das condições de trabalho responsável pelo aparecimento da lesão. 7 De acordo comwunsch Filho (1995), desde 1987 a Previdência Social reconhece e registra LER/DORT como doenças ocupacionais. Tanto no Brasil, como em outros países, a doença é caracterizada como epidêmica. 4 Não existe, ainda, uma padronização mundial para as LER/DORT. Cada país tem a sua própria denominação para a doença em comento. O Brasil se utiliza da terminologia ora analisada para designar os quadros clínicos do sistema músculoesquelético adquiridos pelo trabalhador submetido a determinadas condições de trabalho. 8 Entretanto, cientificamente, vem sendo mais usual a utilização do termo WorkRelateadMusculoskeletalDisorders (WRMD), em tradução, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho(DORT). 8 Neste estudo optou-se por utilizar ambas terminologias, uma vez que se fez necessário elencar vários outros estudos, ora usando LER ora DORT ou as duas.

4 3 Impacto nas atividades laborais Partindo da questão central deste trabalho percebe-se a gravidade da doença e o seu reflexo na vida laboral do profissional, haja vista inúmeros levantamentos realizados acerca do assunto vêm mostrando a real dimensão do fenômeno enquanto doença-saúde. Para tanto, basta remeter-se às estatísticas mundiais e nacionais de custos e afastamentos temporários ou definitivos da força de trabalho, com diagnósticos de acometimentos de membros superiores. 11 Imperativo se faz mostrar que os diagnósticos da doença englobam desde sintomas músculo-esqueléticos inespecíficos até estágios variados de patologias bem definidas e já descritas nos compêndios de reumatologia e ortopedia. 11 As principais limitações da LER/DORT são atribuídas a diminuição da destreza das mãos, evidenciada na digitação, escrita, dificuldade na pega,manuseio de pequenos objetos como lápis,talheres e ainda em manter braços elevados. Para tanto um ambiente de trabalho favorável, associado a boas condições físicas e boa postura, com intervalos para descansar, têm maior probabilidade em manter-se livre dessas lesões Fatores desencadeantes e tratamento Falar sobre a distribuição do fenômeno saúde-doença e de seus fatores, condicionantes e determinantes, é, sobretudo, chamar atenção para a cronicidade e irreversibilidade que a patologia provoca no homem. Segundo a literatura não existe uma causa única, específica, para que ocorra a doença, pois são vários os fatores que podem desencadear em LER/DORT, dentre esses se podem citar: repetitividade de movimentos, esforço físico, trabalho muscular estático, vibração etc. Entretanto, o que vem colocando o assunto em discussão é: A dificuldade no diagnóstico e o fato de ser uma doença relacionada com a organização do trabalho têm gerado uma série de mal entendidos e preconceito em relação aos lesionados. 9 Muito embora, não pode ser negado, que muitas são as dificuldades que a doença desencadeia na vida profissional (e social) do trabalhador, dentre essas as humilhações e desprezos observados na relação com os médicos-peritos do INSS vem sendo o maior de todos. 10

5 Apesar de todo reconhecimento científico acerca da doença e, em particular, dos inúmeros fatores que podem ajudar no adoecimento do trabalhador existem muitas questões particulares que podem facilitar ou predispor o trabalhador ao desenvolvimento de LER/DORT. Isso não quer dizer que é possível descartar a relação existente entre a doença e o trabalho, significa apenas que alguns fatores estão associados a algumas condições patológicas sistêmicas, como o diabetes, situações reumáticas, hipertireoidismo,colagenoses vasculares, tuberculose e infecções. 2 Alguns estudos associam o surgimento e agravamento dessa síndrome a fatores biomecânicos, organização do trabalho, insatisfação no ambiente laboral e treinamentos inadequados. 11 É competência do fisioterapeuta do trabalho avaliar os riscos à saúde do trabalhador no ambiente nele inserido, além de ser o profissional designado a tratar os distúrbios da cinesia humana desencadeadores de alterações funcionais relacionadas ao trabalho, reabilitando o paciente a fim de sua reintegração social. 15 A observação no dia a dia do trabalho de profissionais de saúde, particularmente dos fisioterapeutas, que lidam diretamente no auxílio ao tratamento dos distúrbios osteomusculares, afirmam que pessoas portadoras desses distúrbios não tem bom prognóstico, mas sempre comparecem ao tratamento. É questionável esse raciocínio clínico, talvez o paciente retorne por sentir-se interagindo com a equipe profissional CONSIDERAÇÕES FINAIS Sabe-se que o trabalho ocupa um espaço de grande importância no processo vital e de desenvolvimento social do indivíduo. Após a revisão de literatura apresentada constata-se que quando o trabalhador é diagnosticado com LER/DORT muitas mudanças ocorrerão em seu dia a dia, as quais levarão consequentemente, a uma diminuição em sua qualidade de vida. A falta de apoio social aliada às dificuldades no diagnóstico/tratamento, bem como no auto-reconhecimento da doença comprometem a vida profissional do trabalhador. Assim, pode-se considerar relevante à revisão da literatura deste estudo que a LER/DORT majoritariamente acomete membros

6 superiores limitando o trabalhador em suas atividades, sabendo que algumas doenças crônicas podem predispor o paciente. Possui um prognóstico questionável e incapacidades algumas vezes irreversíveis, enfatizando a mudança em seu processo de trabalho e em sua qualidade de vida.

7 REFERÊNCIAS 1. Dembe, AE.(1994). Occupational and disease. How social factors affect the conception of work-related disorders. New Haven and London: Yale University Press. 2. Barbosa, MSA; Santos, RM.;Trezza, MCSF. (2007). A vida do trabalhador antes e após a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (DORT). Rev. Bras. Enferm.,Brasilia, 60(5): Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo de Investigação, Diagnóstico e Prevenção de Lesão por Esforços Repetitivos e Distúrbios Ostedomusculares Relacionados ao Trabalho. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde, jul., Wunsch Filho, V. (1997). Perfil Epidemiológico das Lesões por Esforços Repetitivos/Afecções Músculo-Esqueléticas no Brasil. Protocolo de Pesquisa. São Paulo. 5. Codo, FT. (1998). Ler diagnóstico, tratamento e prevenção: uma abordagem interdisciplinar. Petropólis: Vozes. 6. Marano, V P. Doenças Ocupacionais. São Paulo: LTr, Instrução Normativa do INSS nº 98. (2003).Norma Técnica sobre LER ou DORT. Brasília. 8. Kourinka, I.; Forcier, L. (1995). Work-related musculoskeletal disorders (WMSDs): a reference book for prevention. GreatBritain: Taylor & Francis. 9. Orso, PJ.et al. Reflexões Acerca das Lesões por Esforços Repetitivos e a Organização do Trabalho. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteca digital da Unicamp, dissertações e teses. 10. Garbin, AC; Neves, IR; Batista, RM.(1998). Etiologia do senso comum: as Lesões por Esforço Repetitivos na visão dos portadores. Cad. Psicol. Soc. Trab., São Paulo, v. 1, dez Santos Filho, SB; Barreto, SM. Algumas considerações metodológicas sobre os estudos epidemiológicos das Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Cad. Saúde Pública [online]. 1998, vol.14, n.3, pp ISSN X. 12. Augusto, VG et al. Um olhar sobre as LER/DORT no contexto clínico do fisioterapeuta.rev. bras. fisioter. [online]. 2008, vol.12, n.1, pp ISSN Helfenstein Jr., Milton. Fibromialgia, LER, entre outras confusões diagnósticas. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2006, vol.46, n.1, pp ISSN

8 14. Alcantara, M A; NUNES, Silveira G e FERREIRA, Santos C M;.Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho: o perfil dos trabalhadores em benefício previdenciário em Diamantina (MG, Brasil). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.8, pp ISSN CAETANO, Vanusa Caiafa; CRUZ, Danielle Teles da and LEITE, Isabel Cristina Gonçalves. Perfil dos pacientes e características do tratamento fisioterapêutico aplicado aos trabalhadores com LER/DORT em Juiz de Fora, MG.Fisioter. mov. (Impr.) [online]. 2010, vol.23, n.3, pp ISSN

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos LER/DORT Lesões por esforços repetitivos Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho podem envolver músculo, fáscia, tendão, sinóvia,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS LER/DORT NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

CARACTERIZAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS LER/DORT NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA CARACTERIZAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS LER/DORT NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA ALVES, Ana Caroline Marques¹ DE MORAES, Bruna Lorena Lacerda¹ FREIRE, Aléxia Carlos¹ PEDROSA, Ana Luiza de Paiva¹ DE ALENCAR, Jerônimo

Leia mais

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO LER / DORT DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO José Roberto Teixeira Outubro/2005 PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional histórico paralisia de mãos em trabalhador após esforço prolongado (Hipócrates,

Leia mais

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa SAÚDE DO TRABALHADOR - LER Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa Este trabalho tem por objetivo trazer mais conhecimento sobre uma patologia que aflige muitas pessoas atualmente

Leia mais

A eficiência da ginástica laboral para a prevenção de LER - Lesão por Esforço Repetitivo.

A eficiência da ginástica laboral para a prevenção de LER - Lesão por Esforço Repetitivo. A eficiência da ginástica laboral para a prevenção de LER - Lesão por Esforço Repetitivo. Alcides Barreto Neto 1 Dayana Priscila Maia Mejia 2 abneto_caf@hotmail.com Pós-graduação em Fisioterapia do Trabalho

Leia mais

Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica

Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica A L.E.R. é uma síndrome dolorosa e de incapacidade funcional, localizada nos membros superiores e inferiores, causada pelo uso deles em tarefas que implicam

Leia mais

H - LE L R E /D / OR O T

H - LE L R E /D / OR O T Histórico - LER/DORT Doenças Ocupacionais 1700 - Ramazzini - Pai da Medicina do trabalho - "doença dos escribas e notórios". 1920 - Doença das tecelãs (1920) 1965 - Doença das lavadeiras Década de 80 Universalização

Leia mais

EFETIVIDADE DA GINÁSTICA LABORAL NAS DOENÇAS OCUPACIONAIS E QUALIDADE DE VIDA: REVISÃO DE LITERATURA

EFETIVIDADE DA GINÁSTICA LABORAL NAS DOENÇAS OCUPACIONAIS E QUALIDADE DE VIDA: REVISÃO DE LITERATURA EFETIVIDADE DA GINÁSTICA LABORAL NAS DOENÇAS OCUPACIONAIS E QUALIDADE DE VIDA: REVISÃO DE LITERATURA GIOVANNA DE OLIVEIRA VECHIATO, 1 ANDOLFATO, KLEBER ROGÉRIO 2 RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar

Leia mais

Patologias osteomusculares e neurológicas relacionadas ao trabalho LER/DORT

Patologias osteomusculares e neurológicas relacionadas ao trabalho LER/DORT Patologias osteomusculares e neurológicas relacionadas ao trabalho LER/DORT LER/DORT LER - Lesões por esforços repetitivos DORT - Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho ATENÇÃO: NÃO É UMA

Leia mais

Capítulo 4 PONTOS FUNDAMENTAIS DA ABORDAGEM MÉDICA DOS DORT Estabelecimento do Médico Responsável, Formação da Equipe Assistencial e

Capítulo 4 PONTOS FUNDAMENTAIS DA ABORDAGEM MÉDICA DOS DORT Estabelecimento do Médico Responsável, Formação da Equipe Assistencial e ÍNDICE PARTE 1 17 Capítulo 1 ENTENDENDO OS MEMBROS SUPERIORES E A SOBRECARGA RELACIONADA AO TRABALHO 19 1.1 Estruturas Musculoesqueléticas de Interesse para Compreensão do Funcionamento dos Membros Superiores

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR Andrea Guedes da Silva Graduanda em Fisioterapia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Wuendel Corsino de Souza Mestre em

Leia mais

MEIO AMBIENTE LABORAL INSALUBRE COMO DESENCADEADOR DAS LER/DORT RESUMO

MEIO AMBIENTE LABORAL INSALUBRE COMO DESENCADEADOR DAS LER/DORT RESUMO MEIO AMBIENTE LABORAL INSALUBRE COMO DESENCADEADOR DAS LER/DORT RESUMO Na modernidade, a organização do trabalho tem privilegiado, sobretudo, o desempenho das empresas e sua capacidade de competir no mercado

Leia mais

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER)

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER) LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER) AUTORES LEANDRO FERRO BORGES THIAGO MATHEUS GOMES PACHECO GLAUCIA AVELINA DOS SANTOS MAGNA DE JESUS LEAL ANANDA LIMA HASSAN 1 - Que é LER? O termo LER refere-se a um

Leia mais

O impacto da organização do trabalho nas LER/DORT

O impacto da organização do trabalho nas LER/DORT 1 O impacto da organização do trabalho nas LER/DORT Sully Lorena da Matta Araújo 1 sully.araujo@gmail.com Dayana Priscila Maia Mejia 2 Pós-graduação em Fisioterapia do Trabalho Faculdade do Centro Oeste

Leia mais

LER/DORT ATENÇÃO: NÃO É UMA DOENÇA NÃO ESTÃO INCLUÍDOS NO CID 10 GRANDE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

LER/DORT ATENÇÃO: NÃO É UMA DOENÇA NÃO ESTÃO INCLUÍDOS NO CID 10 GRANDE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA LER/DORT Lesões por esforços repetitivos Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho podem envolver músculo, fáscia, tendão, sinóvia, articulação, nervos ATENÇÃO: NÃO É UMA DOENÇA NÃO ESTÃO INCLUÍDOS

Leia mais

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA Hoje em dia, vivemos mais tempo conectado ao mundo virtual do que ao mundo real. As novas tecnologias digitais,

Leia mais

Saúde do Trabalhador. Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC

Saúde do Trabalhador. Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC apresentam Saúde do Trabalhador Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC 1ª parte Ampliando conceitos... Da Medicina do Trabalho à Saúde

Leia mais

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA RESUMO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS GRAZIELE ALVES DIAS 1 LIA T. HOFFMANN 2 O Projeto de Ginástica Laboral Para os Servidores da Prefeitura Municipal

Leia mais

Barbara Correia Neves; Laura Motta Fernandes; Maysa Alahmar Bianchin; Bolsa de IC Faculdade de Medicina de S.J.Rio Preto

Barbara Correia Neves; Laura Motta Fernandes; Maysa Alahmar Bianchin; Bolsa de IC Faculdade de Medicina de S.J.Rio Preto Barbara Correia Neves; Laura Motta Fernandes; Maysa Alahmar Bianchin; Bolsa de IC Faculdade de Medicina de S.J.Rio Preto INTRODUÇÃO No campo dos cuidados da saúde, o trabalho de enfermagem, além de insalubre,

Leia mais

BANCÁRIO. conheça os seus direitos sobre a LER/DORT

BANCÁRIO. conheça os seus direitos sobre a LER/DORT BANCÁRIO conheça os seus direitos sobre a LER/DORT INTRODUÇÃO Todo bancário já ouviu falar em LER/DORT, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Leia mais

INCIDÊNCIA DOS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM FOTÓGRAFOS DA CIDADE DE TERESINA-PI

INCIDÊNCIA DOS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM FOTÓGRAFOS DA CIDADE DE TERESINA-PI INCIDÊNCIA DOS SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM FOTÓGRAFOS DA CIDADE DE TERESINAPI Diego Rodrigues Pessoa, Diego Pereira Barros ; Lívia Danyelle Viana Lima, Rosana Maria Nogueira Gonçalves Soares 3 ; Janaína

Leia mais

CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA

CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA EM LER/DORT Ana Isabel Buson * Mirian Sá * Sarah Tavares * Josenilda Malveira Cavalcanti **

Leia mais

Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções. Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria

Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções. Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria O QUE É LER? O QUE É DORT? LER Lesões por Esforço Repetitivo Entende-se

Leia mais

R e v i s t a C a m p o d o S a b e r I S S N P á g i n a Volume 4 - Número 6 - nov/dez de 2018

R e v i s t a C a m p o d o S a b e r I S S N P á g i n a Volume 4 - Número 6 - nov/dez de 2018 16 TEMPO DE PROFISSÃO E SINTOMAS MUSCULOESQUELÉTICOS NO FISIOTERAPEUTA Larissa Silva de Souza Raissa Bastos de Oliveira Vanessa Cristine do Nascimento Barbosa Patrick Alan de Souza Pfeiffer Elamara Marama

Leia mais

Lesão por esforço Repetitivo

Lesão por esforço Repetitivo Lesão por esforço Repetitivo Lesão por esforço repetitivo Inrodução A lesão por esforço repetitivo ( LER),são lesões nos sistemas músculo esquelético e nervoso por tarefas repetitivas, esforços vigorosos,

Leia mais

Autor(es) LYGIA ALMEIDA PRADO DE MORAES. Orientador(es) GISLAINE CECÍLIA DE OLIVEIRA CERVENY. Apoio Financeiro FAPIC/UNIMEP. 1.

Autor(es) LYGIA ALMEIDA PRADO DE MORAES. Orientador(es) GISLAINE CECÍLIA DE OLIVEIRA CERVENY. Apoio Financeiro FAPIC/UNIMEP. 1. 19 Congresso de Iniciação Científica EVOLUÇÃO CLÍNICO-FUNCIONAL DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE LER/DORT ATENDIDOS NO ESTÁGIO DA ÁREA DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA DA UNIMEP NO PERÍODO DE 2003 A 2009

Leia mais

Será a Justiça Fibromialgica? José Claudio dos Reis

Será a Justiça Fibromialgica? José Claudio dos Reis 2 Será a Justiça Fibromiálgica? Identificando pontos de sensibilidade Londrina 2017 3 Copyright by Será a Justiça Fibromialgica? Projeto Gráfico: Capa: Samuel de Castro Santana Revisão de Português: Francisco

Leia mais

Artigo original. Fisioterapia Brasil - Volume 14 - Número 1 - janeiro/fevereiro de 2013

Artigo original. Fisioterapia Brasil - Volume 14 - Número 1 - janeiro/fevereiro de 2013 33 Artigo original Prevalência das principais patologias consideradas doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Araçatuba/SP Prevalence of main

Leia mais

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM, BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO. EXEMPLOS FORMATO DE TALHERES E ESCOVAS

Leia mais

Patologias osteomusculares relacionadas ao trabalho LER/DORT

Patologias osteomusculares relacionadas ao trabalho LER/DORT Patologias osteomusculares relacionadas ao trabalho LER/DORT LER/DORT Ano Acidente de Acidente de Lesões por Perda Dermatoses Câncer Total trabalho trabalho com esforços auditiva ocupacionais ocupacional

Leia mais

Módulo 5 Riscos Ergonômicos

Módulo 5 Riscos Ergonômicos Módulo 5 Riscos Ergonômicos Introdução a Ergonomia A ergonomia ou engenharia humana é uma ciência relativamente recente que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho. A Organização Internacional

Leia mais

PROJETO FISIOTERAPIA DO TRABALHO

PROJETO FISIOTERAPIA DO TRABALHO PROJETO FISIOTERAPIA DO TRABALHO DE ALENCAR, Jerônimo Farias 1 DINIZ, Jorge Luiz Medeiros² CARDIA, Maria Claúdia Gatto 3 FREIRE, Mariana Pessoa Jacob de Miranda 4 RESUMO: As Lesões por Esforços Repetitivos

Leia mais

DENIZE DE LUCENA GOMES - Cursista 1, Turma E HEIDIANY MEDIM DA MOTA - Cursista 2, Turma E

DENIZE DE LUCENA GOMES - Cursista 1, Turma E HEIDIANY MEDIM DA MOTA - Cursista 2, Turma E CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde EXERCÍCIOS LABORATIVOS PARA TRABALHADORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE TEFÉ- AM. DENIZE DE LUCENA GOMES -

Leia mais

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES E ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA GINÁSTICA LABORAL: UMA PROPOSTA

Leia mais

Lesões por Esforços. Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Nos últimos anos os. trabalhadores e os sindicatos

Lesões por Esforços. Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Nos últimos anos os. trabalhadores e os sindicatos EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO 1 COMBATE A LER/ DORT PARA TER UM AMBIENTE DE TRABALHO SAÚDAVEL RepetitivosLER Lesões por Esforços Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho DORT Sérgio Butka Presidente

Leia mais

Biomarcadores: uma ferramenta preditiva para doenças ocupacionais

Biomarcadores: uma ferramenta preditiva para doenças ocupacionais Biomarcadores: uma ferramenta preditiva para doenças ocupacionais Rachel Novaes Gomes, PhD Pesquisadora Centro de Inovação SESI em Higiene Ocupacional-RJ Definição: A Higiene Ocupacional ou Industrial

Leia mais

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada Marcos Vinicios da Costa Serrador Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada DORT - Distúrbio Osteomusculares Relacionado ao Trabalho,

Leia mais

Lilian do Nascimento Silva

Lilian do Nascimento Silva CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ERGONÔMICA EM UM SETOR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM POÇOS DE CALDAS Lilian

Leia mais

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE BANCÁRIOS COM SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE BANCÁRIOS COM SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE BANCÁRIOS COM SINTOMAS OSTEOMUSCULARES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA AUDREY CABRAL FERREIRA DE OLIVEIRA, Argemiro Correia Santos Júnior. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE

Leia mais

VERIFICAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE QUEIXAS DE INCÕMODOS OSTEOMUSCULARES EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE PALMAS-PR.

VERIFICAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE QUEIXAS DE INCÕMODOS OSTEOMUSCULARES EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE PALMAS-PR. VERIFICAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE QUEIXAS DE INCÕMODOS OSTEOMUSCULARES EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE PALMAS-PR. SANDRA MARA DE FARIA CARVALHO MARTINS SILVIA APARECIDA OESTERREICH 2

Leia mais

Vigilância em Saúde do Trabalhador em frigoríficos

Vigilância em Saúde do Trabalhador em frigoríficos Vigilância em Saúde do Trabalhador em frigoríficos Vigilância em Saúde Cuidado em Saúde Responsabilidade do profissional de saúde Questões éticas (prevenção, precaução, proteção da saúde) Sigilo médico

Leia mais

AULA 7. Coluna vertebral LER / DORT

AULA 7. Coluna vertebral LER / DORT Universidade Ibirapuera Arquitetura e Urbanismo CONFORTO AMBIENTAL: ERGONOMIA E ANTROPOMETRIA 30.03.2015 AULA 7 Coluna vertebral LER / DORT Profª Mª Claudete Gebara J. Callegaro claudete.callegaro@ibirapuera.edu.br

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DOR EM TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.

AVALIAÇÃO DA DOR EM TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. AVALIAÇÃO DA DOR EM TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. José Felipe Costa da Silva 1, Marcelo Cardoso de Souza 2 Joyce Raquel Cândido de Medeiros 3, Juliana

Leia mais

PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS LER/DORT

PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS LER/DORT PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS LER/DORT REPETITIVE STRAIN INJURY/WORK-RELATED MUSCULOSKELETAL DISORDERS DIAGNOSIS PROTOCOL AND TREATMENT Rodolpho Repullo Junior Médico, especialista em Medicina

Leia mais

A importância da ergonomia como modelo de prevenção das LER/DORT

A importância da ergonomia como modelo de prevenção das LER/DORT FACULDADE FASERRA Pós Graduação em Fisioterapia do Trabalho Dália Raquel Vale Diniz A importância da ergonomia como modelo de prevenção das LER/DORT MANAUS-AM 2017 Dália Raquel Vale Diniz A importância

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Fisioterapia

Leia mais

Ergonomia. Giselle Sousa. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina)

Ergonomia. Giselle Sousa. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina) Ergonomia Giselle Sousa Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina) O que é Ergonomia? ERGOS = TRABALHO NOMOS = LEI, REGRA "Conjunto de conhecimentos científicos relativos

Leia mais

Incidência de dor em funcionárias do setor de Manutenção do Claretiano Centro Universitário

Incidência de dor em funcionárias do setor de Manutenção do Claretiano Centro Universitário 55 Incidência de dor em funcionárias do setor de Manutenção do Claretiano Centro Universitário Danielle da SILVEIRA 1 Matheus Raphael Guedes MORALES 2 Letícia FABBRI 3 Carmen Aparecida Malaguti BARROS

Leia mais

COMISSÃO DE ESPORTE PROJETO DE LEI Nº 6.083, DE 2009

COMISSÃO DE ESPORTE PROJETO DE LEI Nº 6.083, DE 2009 COMISSÃO DE ESPORTE PROJETO DE LEI Nº 6.083, DE 2009 Institui a obrigatoriedade de realização de ginástica laboral no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta. Autor:

Leia mais

INTRODUÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Departamento de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP

INTRODUÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR. Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Departamento de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP INTRODUÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR Profª Maria Dionísia do Amaral Dias Departamento de Saúde Pública Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Trabalho ATIVIDADE INTENCIONAL DO HOMEM PARA MODIFICAR A NATUREZA

Leia mais

A L.E.R. e as ferramentas de TIC s no trabalho

A L.E.R. e as ferramentas de TIC s no trabalho A L.E.R. e as ferramentas de TIC s no trabalho Esta revista tem por objetivo esclarecer dúvidas sobre Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R) no ambiente de trabalho; quais as suas causas, formas de prevenção,

Leia mais

12º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 29 de novembro de 2018 ERGONOMIA NO AMBIENTE BANCÁRIO: O SETOR DE CAIXAS EXECUTIVOS E O LER/DORT

12º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 29 de novembro de 2018 ERGONOMIA NO AMBIENTE BANCÁRIO: O SETOR DE CAIXAS EXECUTIVOS E O LER/DORT ERGONOMIA NO AMBIENTE BANCÁRIO: O SETOR DE CAIXAS EXECUTIVOS E O LER/DORT Leonardo Moises Kuczmarski de Oliveira 1 ; Amanda Viviane Muniz Rodrigues 2 1,2 Universidade de Uberaba lmbo.arq@gmail.com; amanda.muniz@ergosafety.com.br

Leia mais

Atividade ocupacional e dor no ombro: uma revisão da literatura dos fatores associados

Atividade ocupacional e dor no ombro: uma revisão da literatura dos fatores associados Ingrid Paula Gomes Ribeiro Borges Atividade ocupacional e dor no ombro: uma revisão da literatura dos fatores associados Belo Horizonte Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da

Leia mais

Determinantes do processo saúde-doença. Identificação de riscos à saúde. Claudia Witzel

Determinantes do processo saúde-doença. Identificação de riscos à saúde. Claudia Witzel Determinantes do processo saúde-doença. Identificação de riscos à saúde Claudia Witzel CONCEITOS DE SAÚDE E DOENÇA Saúde pode ser definida como ausência de doença Doença ausência de saúde... Saúde é um

Leia mais

Emanuelle Silva de Mélo¹; Thayla Amorim Santino¹; Vanessa da Nóbrega Dias¹; Rafaelly Martins Rodrigues¹; Claudia Holanda Moreira¹.

Emanuelle Silva de Mélo¹; Thayla Amorim Santino¹; Vanessa da Nóbrega Dias¹; Rafaelly Martins Rodrigues¹; Claudia Holanda Moreira¹. O CUIDADO POSTURAL: PROMOÇÃO DE SAÚDE COM OS TRABALHADORES DOS SETORES ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE PB Emanuelle Silva de Mélo¹; Thayla Amorim Santino¹;

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO.

TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO. TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA

Leia mais

BIOMECÂNICA OCUPACIONAL. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

BIOMECÂNICA OCUPACIONAL. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior BIOMECÂNICA OCUPACIONAL Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior BIOMECÂNICA OCUPACIONAL Biomecânica Ocupacional é a área da biomecânica que possui como objeto de estudo o universo organizacional, atendo-se

Leia mais

UTILIZAR OS CONHECIMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO, POIS, A PRÁTICA CLÍNICA É INDIVIDUAL

UTILIZAR OS CONHECIMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO, POIS, A PRÁTICA CLÍNICA É INDIVIDUAL UTILIZAR OS CONHECIMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO, POIS, A PRÁTICA CLÍNICA É INDIVIDUAL ESTUDO EM POPULAÇÕES HUMANAS da distribuição e dos determinantes dos fenômenos ou

Leia mais

LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO. Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira²

LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO. Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira² 576 LINFOMA MULTICÊNTRICO EM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER: RELATO DE CASO Lucas Lopes Faraci¹, Eustáquio Luiz Paiva de Oliveira² Resumo: A dor lombar caracteriza-se como um problema do aparelho musculoesquelético,

Leia mais

DORT EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL INTRODUÇÃO FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O APARECIMENTO DAS LER/DORT - MULTICAUSALIDADE

DORT EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL INTRODUÇÃO FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O APARECIMENTO DAS LER/DORT - MULTICAUSALIDADE EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO COMBATE A LER/ DORT PARA TER UM AMBIENTE DE TRABALHO SAÚDAVEL Sérgio Butka Presidente da Força Sindical do Paraná A legião de pessoas com Ler /Dort e outras doenças do trabalho

Leia mais

LER EPIDEMIA SILENCIOSA QUE CAUSA REFLEXOS NA SAÚDE DOS BANCÁRIOS

LER EPIDEMIA SILENCIOSA QUE CAUSA REFLEXOS NA SAÚDE DOS BANCÁRIOS LER EPIDEMIA SILENCIOSA QUE CAUSA REFLEXOS NA SAÚDE DOS BANCÁRIOS Gláucia Wasconcelos Silva Departamento de Engenharia de Produção / Universidade Federal da Paraíba - Cidade Universitária- CampusI-CasteloBranco-JoãoPessoa(PB)

Leia mais

Problemas músculo- esqueléticos relacionados com o trabalho

Problemas músculo- esqueléticos relacionados com o trabalho Problemas músculo- esqueléticos relacionados com o trabalho Fernando Gonçalves Amaral Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / UFRGS Distúrbios osteomusculares relacionados com o trabalho

Leia mais

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho O impacto da tecnologia no mercado de trabalho Tecnologia no mercado de trabalho Vivemos em uma era digital onde a sociedade atual passa por uma grande evolução tecnológica, sendo o computador uma das

Leia mais

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA Termo ergonomia Ergonomia Palavra de origem grega Ergo Trabalho LILIANE GRAÇA SANTANA CEREST-ES Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas

Leia mais

Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi

Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi Formação: - Técnica em Eletrônica; - Graduada em Engenharia de Produção; - Especialista em Engenharia

Leia mais

DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES E BENEFÍCIOS DA SEGURIDADE SOCIAL

DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES E BENEFÍCIOS DA SEGURIDADE SOCIAL 1 DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES E BENEFÍCIOS DA SEGURIDADE SOCIAL NO SETOR SAÚDE, BRASIL, 2009 Michelle Rodrigues Lima 1 RESUMO Este artigo trata de distúrbios osteomusculares e benefícios previdenciários

Leia mais

OCORRÊNCIA DE DOENÇAS ÓSTEO-ARTICULARES EM CIRURGIÕES DENTISTAS OCCURRENCE OF BONY ARTICULAR DISEASES IN DENTISTS

OCORRÊNCIA DE DOENÇAS ÓSTEO-ARTICULARES EM CIRURGIÕES DENTISTAS OCCURRENCE OF BONY ARTICULAR DISEASES IN DENTISTS ARTIGO DE PESQUISA / Research Article OCORRÊNCIA DE DOENÇAS ÓSTEO-ARTICULARES EM CIRURGIÕES DENTISTAS OCCURRENCE OF BONY ARTICULAR DISEASES IN DENTISTS José Roberto de Azevedo Salvador Filho 1 Marcos Antônio

Leia mais

AÇÃO COLETIVA PARA PREVENÇÃO DE RISCOS DE LER/DORT EM ADVOGADOS

AÇÃO COLETIVA PARA PREVENÇÃO DE RISCOS DE LER/DORT EM ADVOGADOS AÇÃO COLETIVA PARA PREVENÇÃO DE RISCOS DE LER/DORT EM ADVOGADOS INTRODUÇÃO EVELISE DIAS ANTUNES, CÉLIA REGINA ALVES DE ARAÚJO, GRACIÊ WEBER CHEMIN, Instituto Federal do Paraná e UNIANDRADE, Curitiba Paraná

Leia mais

LER A DOENÇA DO SÉCULO

LER A DOENÇA DO SÉCULO LER A DOENÇA DO SÉCULO Introdução Muitas vezes sofremos lesões que procedem de comportamentos cotidianos que não nos damos conta de ser danosos a nossa saúde até começarmos a sentir a dores que são ocasionadas

Leia mais

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Curso: Gestão Hospitalar Disciplina: Arquitetura Hospitalar ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Professora Ma. Tainá Menezes Belém/PA 2016 ERGONOMIA: Estudo entre homem e

Leia mais

O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças

O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças Saúde & Tecnologia O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças Os aparelhos digitais, fonte de informação e entretenimento, tem levado muitos usuários a permanecerem por longos períodos conectados

Leia mais

29 gestores que buscam sempre mais quantidade com qualidade, a pressão é inevitável. Trabalhadores com muitas horas de trabalho realizando atividades

29 gestores que buscam sempre mais quantidade com qualidade, a pressão é inevitável. Trabalhadores com muitas horas de trabalho realizando atividades 28 Pesquisa e Ação V4 N1: Maio de 2018 ISSN 2447-0627 PREVENÇÃO DE DOENÇA DO TRABALHO POR LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (LER) OU DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO (DORT) EM UMA PRODUÇÃO

Leia mais

Perícias em DORT Perícias em Dort maior.indd 1 26/02/ :51:47

Perícias em DORT Perícias em Dort maior.indd 1 26/02/ :51:47 Perícias em DORT 1ª Edição 2007 2ª Edição 2010 3ª Edição 2016 SÉRGIO ROBERTO FARACO Médico formado na Universidade Federal de Medicina de Minas Gerais, com especializações em Medicina do Trabalho, Ortopedia

Leia mais

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Palavras Gregas: ergon = trabalho, nomos = leis. tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Ergonomia É

Leia mais

A Saúde do Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais): Cuidados para a Prevenção de Possíveis Dort

A Saúde do Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais): Cuidados para a Prevenção de Possíveis Dort A Saúde do Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais): Cuidados para a Prevenção de Possíveis Dort Judith Vilas Boas Santiago 1 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Juliano Salomon

Leia mais

PERÍCIA MÉDICA EM LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS/DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO: DIAGNÓSTICO

PERÍCIA MÉDICA EM LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS/DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO: DIAGNÓSTICO 1 PERÍCIA MÉDICA EM LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS/DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO: DIAGNÓSTICO Francelly Gomes Souza Bites de Lima 1,Eugênio Venceslau de Lima 2 Amauri Pinto da Silva

Leia mais

Efeitos da Mobilização neural na reabilitação de portadores de bursite crônica ocupacional no ombro

Efeitos da Mobilização neural na reabilitação de portadores de bursite crônica ocupacional no ombro Efeitos da Mobilização neural na reabilitação de portadores de bursite crônica ocupacional no ombro João Dantas de Oliveira Filho 1, Vanessa Tatielly Oliveira da Silva 2, Rafaela Alves Dantas 3, Thiago

Leia mais

Questões assunto 10. 1) (ANAMT, 06/2008) Na adoção de padrões de conforto pela ergonomia, os percentis mais utilizados em Antropometria são:

Questões assunto 10. 1) (ANAMT, 06/2008) Na adoção de padrões de conforto pela ergonomia, os percentis mais utilizados em Antropometria são: Questões assunto 10 1) (ANAMT, 06/2008) Na adoção de padrões de conforto pela ergonomia, os percentis mais utilizados em Antropometria são: a) 5%, 50% e 95%; b) 5%, 95% e mediana; c) 95% e 50%; d) 5% e

Leia mais

AS DOENÇAS OCUPACIONAIS QUE ACOMETEM OS DOCENTES NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LABORAIS

AS DOENÇAS OCUPACIONAIS QUE ACOMETEM OS DOCENTES NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LABORAIS AS DOENÇAS OCUPACIONAIS QUE ACOMETEM OS DOCENTES NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LABORAIS Francisco das Chagas dos Santos 1 Lincoly Dantas Frazão 2 Lucas Cardoso dos Santos 3 João Pedro da Costa Soares de

Leia mais

As ações da ergonomia no processo produtivo. revisão da literatura. Diógenes de Oliveira Magalhães 1.

As ações da ergonomia no processo produtivo. revisão da literatura. Diógenes de Oliveira Magalhães 1. 2 1 As ações da ergonomia no processo produtivo Resumo revisão da literatura. Diógenes de Oliveira Magalhães 1 Mrdiogenes_fisio@yahoo.com.br Dayana Priscila Maia Mejia 2 Pós Graduação em Ergonomia Produtos

Leia mais

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM Fortaleza - CE 23 a 25 de Maio de 2016 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM APLICADO A UM PACIENTE COM AIDS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Mariane

Leia mais

O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa

O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa Prevenção das lesões músculo-esqueléticas (LME) O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa Os objectivos comunitários no âmbito da Estratégia de Lisboa prevêem a criação de empregos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DAPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGEHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DAPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGEHARIA DE PRODUÇÃO A-PDF MERGER DEMO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DAPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGEHARIA DE PRODUÇÃO ATENÁ TONIAL AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA, PERFIL

Leia mais

A INTERFACE DAS DOENÇAS MUSCULOESQUELÉTICAS FRENTE AO ENVELHECIMENTO HUMANO 1

A INTERFACE DAS DOENÇAS MUSCULOESQUELÉTICAS FRENTE AO ENVELHECIMENTO HUMANO 1 A INTERFACE DAS DOENÇAS MUSCULOESQUELÉTICAS FRENTE AO ENVELHECIMENTO HUMANO 1 Paula Betina Bock De Prass 2, Sabrina Azevedo Wagner Benetti 3, Wagner De Souza Oliveira 4. 1 Trabalho de pesquisa 2 Educadora

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS Dr. Bernardino Ramazzini escreveu um livro sobre doenças dos trabalhadores em Em 1908 o governo britânico considerou a cãimb

ASPECTOS HISTÓRICOS Dr. Bernardino Ramazzini escreveu um livro sobre doenças dos trabalhadores em Em 1908 o governo britânico considerou a cãimb LER - DORT ASPECTOS HISTÓRICOS Dr. Bernardino Ramazzini escreveu um livro sobre doenças dos trabalhadores em 1713. Em 1908 o governo britânico considerou a cãimbra do escrevente como uma doença indenizável.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE DOR LOMBAR DE ORIGEM OCUPACIONAL

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE DOR LOMBAR DE ORIGEM OCUPACIONAL A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE DOR LOMBAR DE ORIGEM OCUPACIONAL RESUMO EULER BOCHNIAK ANDRADE. 1.; ANDOLFATO, K.R 2. A lombalgia, é a maior causa isolada de transtorno de saúde relacionado

Leia mais

Edição n.º 32 Reduzir a exposição a Vibrações no Trabalho

Edição n.º 32 Reduzir a exposição a Vibrações no Trabalho Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 32 Reduzir a exposição a Vibrações no Trabalho janeiro de 2018 As vibrações podem afetar o conforto, reduzir o rendimento do trabalho e causar

Leia mais

CINESIOTERAPIA APLICADA À SAÚDE DO TRABALHADOR

CINESIOTERAPIA APLICADA À SAÚDE DO TRABALHADOR CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 CINESIOTERAPIA APLICADA À SAÚDE DO TRABALHADOR Ana Isabel Costa Buson Dayane Gomes Virgílio Jéssica de Oliveira Brandão Josenilda

Leia mais

Introdução à Saúde do Trabalhador

Introdução à Saúde do Trabalhador Introdução à Saúde do Trabalhador Papéis das equipes de Saúde do Trabalhador na atenção individual e coletiva Trabalho e usos do corpo Eventos e exposições potenciais de risco x possibilidades e capacidades

Leia mais

Lesão por esforços repetitivos (LER/DORT) em cirurgiões-dentistas da Clínica Odontológica da Polícia Militar de Pernambuco

Lesão por esforços repetitivos (LER/DORT) em cirurgiões-dentistas da Clínica Odontológica da Polícia Militar de Pernambuco Artigo Original / Original Article Lesão por esforços repetitivos (LER/DORT) em cirurgiões-dentistas da Clínica Odontológica da Polícia Militar de Pernambuco Repetitive strain injury (RSI/WMSD) in Pernambuco

Leia mais

Ginástica Laboral: Contribuição para Melhoria da Qualidade de Vida dos Funcionários

Ginástica Laboral: Contribuição para Melhoria da Qualidade de Vida dos Funcionários 1 Artigo de Revisão Ginástica Laboral: Contribuição para Melhoria da Qualidade de Vida dos Funcionários Gymnstics: Contribution to Quality Improvement of life of employees Danielly Barbosa Oliveira¹, Olivia

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE LESÕES OSTEOMUSCULARES. Palavras-chave: Ginástica laboral. Lesões Osteomusculares.

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE LESÕES OSTEOMUSCULARES. Palavras-chave: Ginástica laboral. Lesões Osteomusculares. A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE LESÕES OSTEOMUSCULARES Hadriele Germana Souza Leite Emanuel Nogueira da Silva Ericsson Martins Ferreira Niágara Vieira Soares Cunha Wellington Gomes Feitosa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JAISA LAGES DO ESPIRITO SANTO MIRANDA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JAISA LAGES DO ESPIRITO SANTO MIRANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JAISA LAGES DO ESPIRITO SANTO MIRANDA PROPOSTA DE GINÁSTICA LABORAL COMO PREVENÇÃO E DIMINUIÇÃO DO ABSENTEÍSMO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DO HRL CURITIBA 2014 JAISA LAGES DO

Leia mais

CONCEITOS DE EPIDEMIOLOGIA

CONCEITOS DE EPIDEMIOLOGIA CONCEITOS DE EPIDEMIOLOGIA Etimologicamente, o termo Epidemiologia deriva do grego (PEREIRA, 2013): Assim sendo, podemos afirmar que a Epidemiologia, em seu conceito mais simples, é o estudo sobre a população.

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DOS COSTUREIROS E SUA RELAÇÃO COM O VÍNCULO EMPREGATÍCIO

ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DOS COSTUREIROS E SUA RELAÇÃO COM O VÍNCULO EMPREGATÍCIO ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DOS COSTUREIROS E SUA RELAÇÃO COM O VÍNCULO EMPREGATÍCIO MÔNICA NEGRÃO GOMES NICK DORNELI DE CARVALHO RENATO MITSUNORI NISIHARA As exigências do trabalho na indústria de

Leia mais

SINTOMAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM MANICURES E PEDICURES WORK-RELATED SYMPTOMS OF MUSCULOSKELETAL IN MANICURES AND PEDICURES

SINTOMAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM MANICURES E PEDICURES WORK-RELATED SYMPTOMS OF MUSCULOSKELETAL IN MANICURES AND PEDICURES SINTOMAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM MANICURES E PEDICURES WORK-RELATED SYMPTOMS OF MUSCULOSKELETAL IN MANICURES AND PEDICURES Joanna Fonsêca Pereira 1 ; Josenia Costa Ribeiro 2, Patricia

Leia mais

PLANO DE CURSO PRÉ-REQUISITO:

PLANO DE CURSO PRÉ-REQUISITO: CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho CÓDIGO: Fisio 231 CH TOTAL: 60 horas PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

Como identificar as LER/DORT

Como identificar as LER/DORT O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)? São doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos,

Leia mais

PREVALÊNCIA DA DOR EM TRABALHADORES DA DIRETORIA DE SERVIÇOS DA FCT- UNESP

PREVALÊNCIA DA DOR EM TRABALHADORES DA DIRETORIA DE SERVIÇOS DA FCT- UNESP PREVALÊNCIA DA DOR EM TRABALHADORES DA DIRETORIA DE SERVIÇOS DA FCT- UNESP Amadeu Cavichiolli Prado 1 ; Giovana Rampazzo Teixeira 1 ; Raul Fragoso Neto 2 ; Robson Chacon Castoldi 2 ; Olga Cristina de Mello

Leia mais