Módulo 5 Riscos Ergonômicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 5 Riscos Ergonômicos"

Transcrição

1 Módulo 5 Riscos Ergonômicos

2 Introdução a Ergonomia A ergonomia ou engenharia humana é uma ciência relativamente recente que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define a ergonomia como a "aplicação das ciências biológicas humanas em conjunto com os recursos e técnicas da engenharia para alcançar o ajustamento mútuo, ideal entre o homem e seu trabalho, e cujos resultados se medem em termos de eficiência humana e bem estar no trabalho". Em todo o mundo os Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho DORT conhecidos no Brasil principalmente como Lesões por Esforços Repetitivos LER vêm crescendo na últimas décadas, sendo hoje no Brasil a doença mais notificada junto a Previdência Social em 2001, 33,8% das doenças do trabalho registradas foram de LER/DORT. A instrução Normativa nº 98 de 05/12/2003, do Instituto Nacional da Previdência Social conceitua DORT como uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, tais como: dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer membros inferiores. Entidades neuro-ortopédicas definidas como tenossinovites, sinovites, compressões de nervos periféricos, síndromes miofaciais podem ser identificadas ou não.

3 O Que é Ergonomia? Os objetivos práticos da ergonomia são a segurança, a satisfação e o bem-estar dos trabalhadores em seu relacionamento com os sistemas produtivos. A eficiência virá como resultado, mas não deverá ser o objetivo principal isoladamente, a busca de eficiência poderia significar sacrifício e sofrimento do trabalhador, algo contraditório aos objetivos da ergonomia. A segurança e o bem-estar já são preocupações normais de projetistas, engenheiros, desenhistas industriais, gerentes e administradores de empresas. A diferença é que a ergonomia trata desses assuntos cientificamente, tendo acumulado conhecimentos e metodologias para interferir, tanto durante o projeto quanto durante a operação, com a razoável certeza de produzir resultados satisfatórios. Para realizar seus objetivos, a ergonomia estuda diversos aspectos do comportamento humano na produção, além de outros fatores importantes para o projeto de sistemas de trabalho

4 O Que São os Riscos Ergonômicos? São considerados riscos ergonômicos: esforço físico; levantamento de peso; postura inadequada; controle rígido de produtividade; situação de estresse; trabalhos em período noturno; jornada de trabalho prolongada; monotonia e repetitividade; imposição de rotina intensa, etc. Os riscos ergonômicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e no estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna etc. Medidas de controle Para evitar que estes riscos comprometam as atividades e a saúde do trabalhador é necessário um ajuste entre as condições de trabalho e o homem, sob os aspectos de praticidade, conforto físico e psíquico por meio de: melhoria no processo de trabalho, melhores condições no local de trabalho, modernização de máquinas e equipamentos. melhoria no relacionamento entre as pessoas, alteração no ritmo de trabalho, ferramentas adequadas, postura adequadas etc.

5 Riscos Ergonômicos Visão Geral O homem, considerando as características físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais do trabalhador, o sexo, a idade, o treinamento e a motivação; A máquina, levando em conta todas as ajudas materiais que o homem utiliza em sua atividade produtiva, englobando os equipamentos, ferramentas e utensílios, mobiliário e instalações; O ambiente, considerando as características do meio físico que envolve o homem durante o trabalho, como temperatura, ruídos, vibrações, iluminação, cores, gases e outros; A informação, levando em conta a conjugação dos elementos acima citados no sistema produtivo, para estudar aspectos como horários, turnos de trabalho e formação de equipes; As conseqüências do trabalho, considerando as atividades de controle, como tarefas de inspeção, estudos dos erros e acidentes, além de gastos energéticos, fadiga e estresse. São medidas preventivas contra riscos ergonômicos o estudo e a análise do ambiente, para proporcionar um máximo de conforto e segurança, observando a legislação específica da NR-17.

6 Qual a Diferença entre LER e DORT? L.E.R: Lesões por Esforços Repetitivos. D.O.R.T: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. A primeira denominação adotada no Brasil foi tenossinovite ocupacional pela portaria nº de 06/08/87. LER foi definida através de uma Norma Técnica editada em 1993 que definiu LER como afecções que podem acometer tendões, sinóvias, músculos, nervos, fáscias, ligamentos, isolada ou associadamente, com ou sem degeneração dos tecidos, atingindo principalmente, porém não somente os membros superiores, região escapular e pescoço, de origem ocupacional decorrente de forma combinada ou não de: uso repetido de grupos musculares; uso forçado de grupos musculares e manutenção de postura inadequada. O nome LER tornou-se inadequado porque o termo lesão apontava para um dano bioquímico, celular ou tecidual que em grande parte dos casos não podia ser demonstrado. A Previdência Social adotou o termo DORT em Em 05/12/2003 o Instituto Nacional de Seguro Social aprovou a Instrução Normativa nº 98 sobre LER / DORT definindo as patologias e a norma técnica de avaliação da capacidade laborativa.

7 Riscos Ergonômicos - Programa de Prevenção e Acompanhamento de LER/DORT A NR 17 apresenta um quadro mínimo de recomendações para controle das situações de risco e propõe ações para diagnóstico, encaminhamento, reabilitação e readaptação ao trabalho dos empregados acometidos pelas Lesões por Esforços Repetitivos. O programa poderá ser implantado pelo SESMT e Cipeiros treinados para ficarem aptos a informar, orientar, monitorar e estimular todos os empregados para a adoção de atitudes preventivas em relação às LER. Compete ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador. A ergonomia propõe realizar a análise com base na avaliação da atividade real do trabalhador envolvendo observações, estudo de comportamento, análise do discurso do trabalhador, assim como medições do ambiente e do posto de trabalho. As medidas de controle a serem adotadas envolvem: dimensionamento adequado do posto de trabalho, ferramentas e equipamentos, condições ambientais, organização do trabalho e os fatores psicossociais.

8 Riscos Ergonômicos - Diagnóstico O diagnóstico das LER/DORT é essencialmente clínico e baseia-se na história clinico ocupacional do paciente. O diagnóstico depende de exame físico detalhado, de exames complementares (quando justificados) e da análise das condições de trabalho. As Lesões por Esforços Repetitivos podem comprometer a capacidade de realizar movimentos e o grau de limitação varia segundo o estágio em que a doença se encontra. No entanto, a adoção de medidas preventivas e/ou corretivas aliadas a um diagnóstico precoce oferece bons prognósticos de cura. Os sintomas mais freqüentes das LER/DORT são dores, dormências e diminuição da força muscular. As manifestações da LER/DORT, variam de paciente para paciente. Nem todos apresentam, sintomas visíveis das lesões. Quando apresentar qualquer sintoma sugestivo de LER/DORT, o empregado deverá procurar orientação médica. Atitudes e medidas preventivas são o melhor meio para evitar a doença.

9 Riscos Ergonômicos Doenças Relacionadas Exemplos de ocorrências que podem ser relacionadas às LER/DORT: Tenossinovite: inflamação do tecido que reveste os tendões; Tendinite: inflamações nos tendões; Epicondilite: inflamação das estruturas do cotovelo; Bursite: inflamação das bursas bolsas localizadas entre os ossos e os tendões das articulações dos ombros; Miosites: inflamação dos músculos; Síndrome do túnel do carpo: compressão do nervo mediano na região do punho; Síndrome cervicobraquial: compressão de nervos da coluna cervical; Síndrome do desfiladeiro torácico: compressão de nervos e vasos da região do plexo; Síndrome do ombro doloroso: compressão dos nervos e vasos da região do ombro.

10 Riscos Ergonômicos Fatores de Risco Fatores de Risco Para identificar e abordar as causas das LER/DORT é necessário considerar vários aspectos do ambiente de trabalho. Um ambiente seguro e saudável é responsabilidade do empregador e deve contar com a colaboração dos empregados. Fatores psicossociais, incluindo o stress na situação de trabalho e o clima organizacional da empresa podem influenciar a eficácia das medidas preventivas. Fatores Ligados à Organização do Trabalho Concentração de trabalhos repetitivos e monótonos; Obrigatoriedade de manter ritmo acelerado de trabalho para garantir a produtividade; Excesso de horas trabalhadas; Ausência de pausas, onde cabíveis, durante a jornada de trabalho. Fatores Ligados ao Ambiente de Trabalho Mobiliário e equipamentos inadequados (terminais, teclados, máquinas, mesas cadeiras etc.), que obrigam a adoção de posturas incorretas do corpo durante a jornada de trabalho; Condições ambientais impróprias iluminação, temperatura, ruído e vibrações, entre outras.

11 Riscos Ergonômicos Fatores Psicossociais Fatores Psicossociais O stress de uma forma geral, inclusive na situação de trabalho, e conflitos no relacionamento profissional. Fatores Diversos Devido à diversidade de fatores que causam as LER, uma estratégia de prevenção eficiente deve conter também, além da análise e melhoria das condições de trabalho, recomendações sobre atividades externas que exijam movimentos repetitivos. Medidas Preventivas Para prevenir é preciso conhecer. Prevenção significa abordar as causas das LER, na sua fonte: analisar o ambiente e a organização do trabalho e adotar medidas que possam eliminar ou reduzir a influência desses fatores sobre a saúde.

12 Riscos Ergonômicos Fatores Ligados ao Ambiente do Trabalho Os locais de trabalho devem ser planejados de forma a assegurar aos empregados condições adequadas de conforto e segurança; Aspectos relacionados à umidade, calor, ventilação, ruído e iluminação devem obedecer padrões legais; O mobiliário e os equipamentos devem proporcionar ao empregado condições de boa postura, visualização e operação, atendendo aos seguintes requisitos: Cadeiras e Assentos A altura dos assentos é determinada pelas características físicas dos usuários e da superfície de trabalho (mesas ou bancadas). Sempre que a superfície de trabalho for fixa, os assentos deverão ser mecanismos para ajuste de altura. Reguláveis ou fixos, todos deverão ter encostos para a proteção da região lombar. Quando necessário ou solicitado pelo empregado, a empresa deverá fornecer apoios para os pés, preferencialmente ajustáveis de superfície antiderrapante;

13 Riscos ergonômicos Fatores Ligados ao Ambiente do Trabalho Mesas ou Bancadas: Sua altura dependerá da espessura do tampo, da tarefa a ser realizada e do equipamento utilizado; Devem permitir postura confortável aos membros superiores, sem interferir no espaço necessário à acomodação das pernas; Deverá ser ampla o bastante para conter os equipamentos de modo a garantir a realização de tarefas e permitir o apoio de mãos e braços; Objetos e equipamentos de uso freqüente devem ficar em áreas de fácil acesso, para serem alcançados com os cotovelos junto ao corpo e, os de menor uso, com os braços estendidos.

14 Riscos ergonômicos Fatores Ligados ao Ambiente do Trabalho Computadores: Na seleção de novos equipamentos e de novas tecnologia, deve-se observar as normas de saúde e segurança, avaliando sempre os impactos sobre a saúde do empregado. Os programas de computador devem ser desenhados para diminuir o trabalho repetitivo e minimizar as tensões. Estas condições devem ser seriamente observadas quando os programas forem adquiridos de terceiros. A assistência ao usuário deve ser assegurada através de treinamento formal para a operação dos sistemas ou por meio de pessoal especializado. Os monitores deverão ser móveis; o porta documentos deve ser compatível com as dimensões e o tipo do material utilizado, para facilitar a visualização e legibilidade. Teclados e monitores devem ter manutenção periódica para controle de regulagem e brilho.

15 Riscos Ergonômicos Medidas Preventivas Fatores Ligados à Organização do Trabalho Um sistema de trabalho efetivo deve ter como objetivo satisfazer os requisitos técnicos, organizacionais e empresariais, bem como as necessidades sociais e pessoais dos indivíduos que trabalham nesse sistema. O desempenho profissional varia de um indivíduo para o outro e num mesmo empregado em diferentes momentos. O ritmo e a carga de trabalho devem levar em conta estas particularidades, não podendo basear-se exclusivamente na capacidade de máquinas e equipamentos. Recomendações às Chefias Instituir pausas durante a jornada, onde cabíveis, para repouso e relaxamento muscular, sem que haja aumento do ritmo de trabalho no reinicio da atividade; Evitar prolongamento da jornada de trabalho nas tarefas que exijam esforços, repetitivos de forma continuada; Incorporar uma variedade de tarefas na mesma função: quando possível, deve-se mesclar tarefas repetitivas com carga estática a outras não repetitivas, para redução da fadiga muscular; O retorno às atividades que demandem esforços repetitivos deverá ser gradual depois de férias, ausências prolongadas e nas fases de readaptação.

16 Riscos Ergonômicos Fatores Individuais e Psicossociais Fatores Individuais Os empregados devem ser esclarecidos sobre fatores de risco, como: acúmulo de atividades; sobrecarga das articulações (por posição viciosas); posturas inadequadas etc. Fatores Psicossociais Deve-se estabelecer um ambiente de trabalho agradável, evitando-se pressão por produção para reduzir os fatores de stress nas situações de trabalho. A sua participação nas discussões sobre o ambiente e a organização do trabalho é essencial para o programa de prevenção da LER.

17 Riscos Ergonômicos Avaliação Médica O empregado deve passar por avaliação médica periódica, de acordo com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Na ocorrência de acidente do trabalho ou diagnóstico firmado de LER, deverá ser emitida a CAT Comunicação de Acidente do Trabalho. Posturas Uma postura correta aumenta a eficiência e reduz os riscos de acidentes. A postura correta não significa uma única posição rígida, ela compreende o posicionamento relaxado e natural do corpo, permitindo liberdade e variação de movimentos.

18 Riscos Ergonômicos - Exercícios Exercícios de Alongamento e Relaxamento As atividades administrativas induzem ao sedentarismo. A maior parte dos trabalhos é feita sentada, podendo levar a uma postura inadequada ao exigir o uso repetido e forçado de grupos musculares. A realização de exercícios de alongamento e relaxamento contribuem para evitar e reduzir a tensão e a fadiga muscular, aumentam a flexibilidade e melhoram a circulação sangüínea. Procure realizar estes exercícios nos momentos de pausa, respeitando seu físico.

19 Exercício Indique se é Verdadeiro ou Falso: 1. ( ) São considerados riscos ergonômicos: esforço físico; levantamento de peso; postura inadequada; controle rígido de produtividade; situação de estresse etc. 2. ( ) O stress de uma forma geral, inclusive na situação de trabalho, e conflitos no relacionamento profissional nada tem a ver com riscos ergonômicos. 3. ( ) Na ocorrência de acidente do trabalho ou diagnóstico firmado de LER, não deverá ser emitida a CAT Comunicação de Acidente do Trabalho. 4. ( ) D.O.R.T significa: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. 5. ( ) Evitar prolongamento da jornada de trabalho nas tarefas que exijam esforços, repetitivos de forma continuada é uma boa prática para se evitar a ocorrência de doenças originadas de problemas ergonômicos como a LER. 6. ( ) A realização de exercícios de alongamento e relaxamento contribuem para evitar e reduzir a tensão e a fadiga muscular, aumentam a flexibilidade e melhoram a circulação sangüínea. 7. ( ) A NR 19 trata dos riscos ergonômicos. 8. ( ) Os sintomas mais freqüentes das LER/DORT são: dores, dormências e paralisia. Muscular. 9. ( ) São exemplos de ocorrências que podem ser relacionadas às LER/DORT: Tenossinovite, Tendinite, Epicondilite e Bursite.

20 Resposta do Exercício Indique se é Verdadeiro ou Falso: 1. ( V ) São considerados riscos ergonômicos: esforço físico; levantamento de peso; postura inadequada; controle rígido de produtividade; situação de estresse etc. 2. ( F ) O stress de uma forma geral, inclusive na situação de trabalho, e conflitos no relacionamento profissional nada tem a ver com riscos ergonômicos. (tem sim) 3. ( F ) Na ocorrência de acidente do trabalho ou diagnóstico firmado de LER, não deverá ser emitida a CAT Comunicação de Acidente do Trabalho. (deverá ser emitida a CAT) 4. ( V ) D.O.R.T significa: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. 5. ( V ) Evitar prolongamento da jornada de trabalho nas tarefas que exijam esforços, repetitivos de forma continuada é uma boa prática para se evitar a ocorrência de doenças originadas de problemas ergonômicos como a LER. 6. ( V ) A realização de exercícios de alongamento e relaxamento contribuem para evitar e reduzir a tensão e a fadiga muscular, aumentam a flexibilidade e melhoram a circulação sangüínea. 7. ( F ) A NR 19 trata dos riscos ergonômicos. (NR17) 8. ( F ) Os sintomas mais freqüentes das LER/DORT são: dores, dormências e paralisia (diminuição da força muscular) muscular. 9. ( V ) São exemplos de ocorrências que podem ser relacionadas às LER/DORT: Tenossinovite, Tendinite, Epicondilite e Bursite.

21 Exercício Leia a Norma Regulamentadora NR 17 e: 1) Identifique todos os aspectos que podem gerar LER e são tratados na NR 17; 2) Onde, na NR17, houver critérios especificados que devem ser atendidos indique ao lado do aspecto identificado. Uma resposta orientativa deste exercício se encontra nos materiais complementares do curso, tente fazer o exercício e depois confira sua resposta com as respostas do arquivo EXERCICIOS_DOS_MODULOS_1A9

22 Fim do Módulo 5

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr

Ergonomia. Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Profa. Dra. Soraya Ferreira Habr Ergonomia Palavras Gregas: ergon = trabalho, nomos = leis. tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Ergonomia É

Leia mais

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Exigência Legal Norma Regulamentadora nº 17 NR 17 Portaria MTPS nº 3.751, de 23 de novembro de 1990 17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho

Leia mais

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos LER/DORT Lesões por esforços repetitivos Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho podem envolver músculo, fáscia, tendão, sinóvia,

Leia mais

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA Hoje em dia, vivemos mais tempo conectado ao mundo virtual do que ao mundo real. As novas tecnologias digitais,

Leia mais

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM, BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO. EXEMPLOS FORMATO DE TALHERES E ESCOVAS

Leia mais

H - LE L R E /D / OR O T

H - LE L R E /D / OR O T Histórico - LER/DORT Doenças Ocupacionais 1700 - Ramazzini - Pai da Medicina do trabalho - "doença dos escribas e notórios". 1920 - Doença das tecelãs (1920) 1965 - Doença das lavadeiras Década de 80 Universalização

Leia mais

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA Termo ergonomia Ergonomia Palavra de origem grega Ergo Trabalho LILIANE GRAÇA SANTANA CEREST-ES Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas

Leia mais

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho ERGONOMIA Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho CONCEITO DE ERGONOMIA ERGONOMIA ERGO (Trabalho) + NOMOS (Leis) ERGONOMIA É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento

Leia mais

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Higiene do Trabalho pode ser definida

Leia mais

Questões assunto 10. 1) (ANAMT, 06/2008) Na adoção de padrões de conforto pela ergonomia, os percentis mais utilizados em Antropometria são:

Questões assunto 10. 1) (ANAMT, 06/2008) Na adoção de padrões de conforto pela ergonomia, os percentis mais utilizados em Antropometria são: Questões assunto 10 1) (ANAMT, 06/2008) Na adoção de padrões de conforto pela ergonomia, os percentis mais utilizados em Antropometria são: a) 5%, 50% e 95%; b) 5%, 95% e mediana; c) 95% e 50%; d) 5% e

Leia mais

Como identificar as LER/DORT

Como identificar as LER/DORT O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)? São doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos,

Leia mais

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ANEXO III

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO ANEXO III ANEXO III RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS O mobiliário deve estar de acordo com as informações contidas nas determinações da Norma Regulamentadora 17, que estabelece: 17.4.2. Nas atividades que envolvam leitura

Leia mais

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER)

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER) LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (LER) AUTORES LEANDRO FERRO BORGES THIAGO MATHEUS GOMES PACHECO GLAUCIA AVELINA DOS SANTOS MAGNA DE JESUS LEAL ANANDA LIMA HASSAN 1 - Que é LER? O termo LER refere-se a um

Leia mais

DORT EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL INTRODUÇÃO FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O APARECIMENTO DAS LER/DORT - MULTICAUSALIDADE

DORT EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL INTRODUÇÃO FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O APARECIMENTO DAS LER/DORT - MULTICAUSALIDADE EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO COMBATE A LER/ DORT PARA TER UM AMBIENTE DE TRABALHO SAÚDAVEL Sérgio Butka Presidente da Força Sindical do Paraná A legião de pessoas com Ler /Dort e outras doenças do trabalho

Leia mais

Saúde do Trabalhador. Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC

Saúde do Trabalhador. Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC apresentam Saúde do Trabalhador Fabrício Augusto Menegon Doutor em Saúde Pública FSP/USP Professor do Departamento de Saúde Pública - UFSC 1ª parte Ampliando conceitos... Da Medicina do Trabalho à Saúde

Leia mais

Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica

Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica Sintomas Patológicos na Sociedade Tecnológica A L.E.R. é uma síndrome dolorosa e de incapacidade funcional, localizada nos membros superiores e inferiores, causada pelo uso deles em tarefas que implicam

Leia mais

Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17

Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17 Norma Regulamentadora nº 17 - A famosa NR 17 Tudo que se diz respeito à ergonomia e conforto ao trabalho está respaldado na portaria nº 3.751, de 23 de novembro de 1990, Norma Regulamentadora nº 17 - Ergonomia,

Leia mais

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Curso: Gestão Hospitalar Disciplina: Arquitetura Hospitalar ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Professora Ma. Tainá Menezes Belém/PA 2016 ERGONOMIA: Estudo entre homem e

Leia mais

Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT

Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT Ergonomia para Professores, com cuidados preventivos para LER/DORT Fernanda Ferreira Fagundes Maria de Fátima Alves de Oliveira 2016 Referências ASSUNÇÃO, A. A.; VILELA, L. V. Lesões Por Esforços Repetitivos:

Leia mais

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa SAÚDE DO TRABALHADOR - LER Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa Este trabalho tem por objetivo trazer mais conhecimento sobre uma patologia que aflige muitas pessoas atualmente

Leia mais

1 BOLETIM TÉCNICO N.01 ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO

1 BOLETIM TÉCNICO N.01 ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO 1 BOLETIM TÉCNICO N.01 ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO A Ergonomia é a adaptação do trabalho as características psicofisiológicas do trabalhador. São problemas comuns de Ergonomia: 1. Mobiliário administrativo

Leia mais

Lesões por Esforços. Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Nos últimos anos os. trabalhadores e os sindicatos

Lesões por Esforços. Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Nos últimos anos os. trabalhadores e os sindicatos EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO 1 COMBATE A LER/ DORT PARA TER UM AMBIENTE DE TRABALHO SAÚDAVEL RepetitivosLER Lesões por Esforços Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho DORT Sérgio Butka Presidente

Leia mais

LER/DORT ATENÇÃO: NÃO É UMA DOENÇA NÃO ESTÃO INCLUÍDOS NO CID 10 GRANDE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

LER/DORT ATENÇÃO: NÃO É UMA DOENÇA NÃO ESTÃO INCLUÍDOS NO CID 10 GRANDE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA LER/DORT Lesões por esforços repetitivos Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho podem envolver músculo, fáscia, tendão, sinóvia, articulação, nervos ATENÇÃO: NÃO É UMA DOENÇA NÃO ESTÃO INCLUÍDOS

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BRUSQUE

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BRUSQUE LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BRUSQUE ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Blumenau, 08 de Junho de 2016. SUMÁRIO

Leia mais

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO

DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO LER / DORT DIAGNÓSTICO SINDRÔMICO José Roberto Teixeira Outubro/2005 PÓLO SAÚDE, Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional histórico paralisia de mãos em trabalhador após esforço prolongado (Hipócrates,

Leia mais

Ergonomia. para. Escritórios

Ergonomia. para. Escritórios Ergonomia para Escritórios Manual de Segurança sobre Ergonomia para Escritórios Objetivos Abrangência Público Alvo Este Manual irá permitir a você: entender melhor os elementos básicos da Ergonomia para

Leia mais

A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho

A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho A Importância da Ergonomia nas Relações de Trabalho Jaques Sherique Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho 2º vice-presidente do CREA-RJ Secretário da SOBES Presidente da ABPA-SP sherique@gbl.com.br

Leia mais

Lesão por esforço repetitivo

Lesão por esforço repetitivo Lesão por esforço repetitivo Impactos da utilização dos recursos tecnológicos na saúde Daniele da Silva Barbosa e Janaína Conceição Rodrigues É cada vez maior o número de pacientes diagnosticados com lesões

Leia mais

Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia

Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia ERGONOMIA A ergonomia é a busca da relação ideal entre indivíduo e ambiente de trabalho. Ela visa proporcionar um ambiente de trabalho perfeitamente

Leia mais

ERGONOMIA NORMA REGULAMENTADORA 17

ERGONOMIA NORMA REGULAMENTADORA 17 ERGONOMIA NORMA REGULAMENTADORA 17 A Norma Regulamentadora 17 relativa à Ergonomia visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas

Leia mais

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças

Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Computadores e Sociedade Aula IX: Doenças Elverton Fazzion 2017/01 Doença profissional x Doença do trabalho Doença profissional assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar

Leia mais

Capítulo 4 PONTOS FUNDAMENTAIS DA ABORDAGEM MÉDICA DOS DORT Estabelecimento do Médico Responsável, Formação da Equipe Assistencial e

Capítulo 4 PONTOS FUNDAMENTAIS DA ABORDAGEM MÉDICA DOS DORT Estabelecimento do Médico Responsável, Formação da Equipe Assistencial e ÍNDICE PARTE 1 17 Capítulo 1 ENTENDENDO OS MEMBROS SUPERIORES E A SOBRECARGA RELACIONADA AO TRABALHO 19 1.1 Estruturas Musculoesqueléticas de Interesse para Compreensão do Funcionamento dos Membros Superiores

Leia mais

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA RESUMO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS GRAZIELE ALVES DIAS 1 LIA T. HOFFMANN 2 O Projeto de Ginástica Laboral Para os Servidores da Prefeitura Municipal

Leia mais

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada Marcos Vinicios da Costa Serrador Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada DORT - Distúrbio Osteomusculares Relacionado ao Trabalho,

Leia mais

Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

Lesão por Esforço Repetitivo (LER) Lesão por Esforço Repetitivo (LER) O que é Lesão por esforço repetitivo? Sinônimos: ler, l.e.r., lesão traumática cumulativa Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada

Leia mais

Lilian do Nascimento Silva

Lilian do Nascimento Silva CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ERGONÔMICA EM UM SETOR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM POÇOS DE CALDAS Lilian

Leia mais

Jornada de Saúde Ocupacional da Serra Catarinense. LAGES, 25 e 26 de setembro de 2015

Jornada de Saúde Ocupacional da Serra Catarinense. LAGES, 25 e 26 de setembro de 2015 Jornada de Saúde Ocupacional da Serra Catarinense LAGES, 25 e 26 de setembro de 2015 Ergonomia na Atualidade História 1700 Brenardino Ramazzini livro De Morbis Artificum. 1857 Wojciech Jastrzebowski cita

Leia mais

Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi

Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi Não-Ergonomia: organização do trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador. Engª. Cristiane Galassi Formação: - Técnica em Eletrônica; - Graduada em Engenharia de Produção; - Especialista em Engenharia

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL. Distribuição Interna CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CONSCIÊNCIA CORPORAL Distribuição Interna ÍNDICE Apresentação 3 O que é Lesão por esforço repetitivo (LER)? 4 Prevenção 5 Dicas para evitar lesões 6 Exercícios 8 Ginástica Laboral

Leia mais

ERGONOMIA AULA FLORIANÓPOLIS

ERGONOMIA AULA FLORIANÓPOLIS ERGONOMIA AULA FLORIANÓPOLIS 15.10.2016 Ergonomia na Atualidade História 1700 Brenardino Ramazzini livro De Morbis Artificum. 1857 Wojciech Jastrzebowski cita o termo Ergonomia. 1912 - Taylor Princípios

Leia mais

Seminário Sudeste da ANAMT 23 a 25 de Abril de 2015 Vitória ES.

Seminário Sudeste da ANAMT 23 a 25 de Abril de 2015 Vitória ES. Seminário Sudeste da ANAMT 23 a 25 de Abril de 2015 Vitória ES. Trabalho em Frigoríficos Implementação da NR 36 e Repercussões na Saúde dos Trabalhadores. Trabalhadores de frigoríficos defendem boicote

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO REITORIA

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO REITORIA LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO REITORIA ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau, 28 de Abril de 2015. SUMÁRIO 1 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções. Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria

Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções. Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria Legislação sobre doenças como LER/DORT e suas prevenções Marco Aurélio Barbosa Catalano Assessor Jurídico Assessoria Jurídica - Reitoria O QUE É LER? O QUE É DORT? LER Lesões por Esforço Repetitivo Entende-se

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho. SST Março de 2018

12 Meses 12 Temas. Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho. SST Março de 2018 12 Meses 12 Temas Posições Ergonómicas nos Postos de Trabalho SST Março de 2018 Ergonomia. O que é? Estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA 17

NORMA REGULAMENTADORA 17 NORMA REGULAMENTADORA 17 De acordo com a resolução da última Plenária Nacional da FENASPS, sobre jornada de trabalho, cumprimento das 30 horas, orientamos os Sindicatos Estaduais a reivindicarem junto

Leia mais

Causas da LER em jovens. Uso indevido da tecnologia. Como prevenir?

Causas da LER em jovens. Uso indevido da tecnologia. Como prevenir? Causas da LER em jovens. Uso indevido da tecnologia. Como prevenir? Com o avanço crescente da tecnologia da informação e comunicação, com o evento da internet e do mundo virtual ocorreram mudanças na sociedade,

Leia mais

equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho Para avaliar a adaptação das condições de

equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho Para avaliar a adaptação das condições de Em anexo a NR 17 falando sobre ergonomia e seu anexo II para as maiores vítimas de descaso do empregador quanto a saúde dos funcionários: O operador de telemarketing. NR 17 - ERGONOMIA Publicação D.O.U.

Leia mais

MAPEAMENTO ERGONÔMICO DO TRABALHO SILVEIRA SORVETE LTDA - FILIAL

MAPEAMENTO ERGONÔMICO DO TRABALHO SILVEIRA SORVETE LTDA - FILIAL MAPEAMENTO ERGONÔMICO DO TRABALHO SILVEIRA SORVETE LTDA - FILIAL 10/2016 Mapeamento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...02 2. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA...03 3. OBJETIVOS...03 4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS...04

Leia mais

Patologias osteomusculares e neurológicas relacionadas ao trabalho LER/DORT

Patologias osteomusculares e neurológicas relacionadas ao trabalho LER/DORT Patologias osteomusculares e neurológicas relacionadas ao trabalho LER/DORT LER/DORT LER - Lesões por esforços repetitivos DORT - Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho ATENÇÃO: NÃO É UMA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR Andrea Guedes da Silva Graduanda em Fisioterapia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Wuendel Corsino de Souza Mestre em

Leia mais

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO SILVEIRA SORVETE LTDA - MATRIZ

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO SILVEIRA SORVETE LTDA - MATRIZ Serviço de Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho Laboratório de análises e patologia clínica Av. Ayrão, 518 Centro Fone: 3622-6116 / 3622-2012 Manaus / Amazonas sasmet@sasmet.com.br fisio@sasmet.com.br

Leia mais

MAPEAMENTO ERGONÔMICO LOIO SORVETES LTDA (ME) - MATRIZ

MAPEAMENTO ERGONÔMICO LOIO SORVETES LTDA (ME) - MATRIZ MAPEAMENTO ERGONÔMICO LOIO SORVETES LTDA (ME) - MATRIZ 10/2016 Mapeamento Ergonômico do Trabalho Data: 01/10/2016 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...02 2. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA...03 3. OBJETIVOS...03

Leia mais

MEMBROS SUPERIORES. Apostila 15

MEMBROS SUPERIORES. Apostila 15 MEMBROS SUPERIORES Apostila 15 LESÕES POR TRAUMA CUMULATIVO (LTC) LESÕES POR EFORÇOS REPETITIVOS (LER) EUA - MAIOR CAUSA DE DISPENSAS MÉDICO - OCUPACIONAIS. OCORREM POR SOMATÓRIA DE ESFORÇOS E TRAUMAS

Leia mais

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO Conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo

Leia mais

MAPEAMENTO ERGONÔMICO PALMIRA DE FIGUEIREDO LOIO

MAPEAMENTO ERGONÔMICO PALMIRA DE FIGUEIREDO LOIO Serviço de Assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho Laboratório de análises e patologia clínica Av. Ayrão, 518 Centro Fone: 3622-6116 / 3622-2012 Manaus / Amazonas sasmet@sasmet.com.br fisio@sasmet.com.br

Leia mais

ENGENHARIA DE SEGURANÇA

ENGENHARIA DE SEGURANÇA ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DE SEGURANÇA P R O F ª K A R E N W R O B E L S T R A

Leia mais

ERGONOMIA Notas de Aula - Graduação

ERGONOMIA Notas de Aula - Graduação ERGONOMIA Notas de Aula - Graduação Análise Ergonômica do Trabalho - AET Ponto 02 Mario S. Ferreira Agosto, 2012 CONCEITUAÇÃO Análise Ergonômica do Trabalho Desdobramentos e consequências físicas e psicofisiológicas

Leia mais

BANCÁRIO. conheça os seus direitos sobre a LER/DORT

BANCÁRIO. conheça os seus direitos sobre a LER/DORT BANCÁRIO conheça os seus direitos sobre a LER/DORT INTRODUÇÃO Todo bancário já ouviu falar em LER/DORT, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Leia mais

MAPEAMENTO ERGONÔMICO DO TRABALHO ABREU LOIO SORVETES FILIAL II (PONTA NEGRA)

MAPEAMENTO ERGONÔMICO DO TRABALHO ABREU LOIO SORVETES FILIAL II (PONTA NEGRA) MAPEAMENTO ERGONÔMICO DO TRABALHO ABREU LOIO SORVETES FILIAL II (PONTA NEGRA) 10/2016 MAPEAMENTO ERGONÔMICO DO TRABALHO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...02 2. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA...03 3. OBJETIVOS...03

Leia mais

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho O impacto da tecnologia no mercado de trabalho Tecnologia no mercado de trabalho Vivemos em uma era digital onde a sociedade atual passa por uma grande evolução tecnológica, sendo o computador uma das

Leia mais

ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO

ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO ERGONOMIA APLICADA AO TRABALHO HISTÓRICO A ergonomia nasce da constatação de que o Homem não é uma máquina, pois: - ele não é um dispositivo mecânico; - ele não transforma energia como uma máquina a vapor;

Leia mais

Ergonomia: Sinais/sintomas (demanda)

Ergonomia: Sinais/sintomas (demanda) Ergonomia: Sinais/sintomas (demanda) I - Alta incidência de afastamentos ao trabalho (doenças ou acidentes); II- Grande rotatividade de funcionários; III- Necessidade de melhoria de desempenho e produtividade

Leia mais

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia. Aula 204 EPIs e Mapas de Risco Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia Aula 204 EPIs e Mapas de Risco EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL De acordo com a NR-6 da Portaria Número 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério

Leia mais

Saúde no âmbito da Educação no Trabalho. L.E.R. e as Tecnologias Digitais

Saúde no âmbito da Educação no Trabalho. L.E.R. e as Tecnologias Digitais Saúde no âmbito da Educação no Trabalho L.E.R. e as Tecnologias Digitais O QUE É L.E.R. Lesão do esforço repetitivo, D.O.R.T.(Distúrbio OsteomuscuIares Relacionados ao Trabalho),e tantas outras denominações,

Leia mais

Disciplina de Saúde do Trabalho

Disciplina de Saúde do Trabalho Disciplina de Saúde do Trabalho Angelica dos Santos Vianna 10 e 11 fevereiro 2011 NORMAS REGULAMENTADORAS Ministério Trabalho e Emprego - CLT Aprovadas pela Portaria 3214 de 08/06/1978 33 NR Revogadas

Leia mais

PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994

PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 PORTARIA N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e CONSIDERANDO o disposto nos artigos 155 e 200, item VI, da Consolidação das

Leia mais

Você conhece alguém que não tem celular ou que, de alguma forma, seja em casa ou no trabalho, que não faça uso de alguma ferramenta multimídia?

Você conhece alguém que não tem celular ou que, de alguma forma, seja em casa ou no trabalho, que não faça uso de alguma ferramenta multimídia? Dor por Lesão Você conhece alguém que não tem celular ou que, de alguma forma, seja em casa ou no trabalho, que não faça uso de alguma ferramenta multimídia? Provavelmente, não. Também, não é para menos:

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS BLUMENAU ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Blumenau, 10 de Fevereiro de 2015.

Leia mais

Higiene e segurança no trabalho

Higiene e segurança no trabalho Higiene e segurança no trabalho Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com / Site: www.veniciopaulo.com O que é Ergonomia? Ergonomia é um termo que deriva do grego ergon, que

Leia mais

Vigilância em Saúde do Trabalhador em frigoríficos

Vigilância em Saúde do Trabalhador em frigoríficos Vigilância em Saúde do Trabalhador em frigoríficos Vigilância em Saúde Cuidado em Saúde Responsabilidade do profissional de saúde Questões éticas (prevenção, precaução, proteção da saúde) Sigilo médico

Leia mais

Mapa de Risco da Empresa :

Mapa de Risco da Empresa : Mapa de Risco da Empresa : Questionário auxiliar para elaboração do Mapa de Riscos Objetivos: A - O objetivo deste questionário é de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE NR-17- ERGONOMIA

SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE NR-17- ERGONOMIA Zelãene dos Santos SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE NR-17- ERGONOMIA O termo ergonomia é derivado das palavras ergon(trabalho) e nomos(regras). Resumidamente, pode-se dizer que a ergonomia se aplica

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS RIO DO SUL UNIDADE URBANA

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS RIO DO SUL UNIDADE URBANA LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS RIO DO SUL UNIDADE URBANA ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau, 22 de Abril

Leia mais

Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO)

Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) Ergonomia Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano. Objetivo da Ergonomia Adaptar

Leia mais

Mapa de Risco da Empresa :

Mapa de Risco da Empresa : Mapa de Risco da Empresa : Questionário auxiliar para elaboração do Mapa de Riscos Objetivos: A - O objetivo deste questionário é de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da

Leia mais

A L.E.R. e as ferramentas de TIC s no trabalho

A L.E.R. e as ferramentas de TIC s no trabalho A L.E.R. e as ferramentas de TIC s no trabalho Esta revista tem por objetivo esclarecer dúvidas sobre Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R) no ambiente de trabalho; quais as suas causas, formas de prevenção,

Leia mais

Acidente do Trabalho e CAT. V Fórum de Medicina do Trabalho do CFM

Acidente do Trabalho e CAT. V Fórum de Medicina do Trabalho do CFM V Fórum de Medicina do Trabalho do CFM 1 Acidente do Trabalho Nexo Causal CAT 2 3 Primeira Geração: Acidente tipo Nexo Risco Dano 4 Primeira Geração: Acidente tipo 5 Nexo Risco Dano 6 Segunda e terceira

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 3.751, DE 23 DE NOVEMBRO DE 1990 (DOU de 26/11/90 Seção 1 22.576 e 22.577) atribuições, O MINISTRO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA

Leia mais

O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa

O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa Prevenção das lesões músculo-esqueléticas (LME) O problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa Os objectivos comunitários no âmbito da Estratégia de Lisboa prevêem a criação de empregos

Leia mais

BIOMECÂNICA OCUPACIONAL. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

BIOMECÂNICA OCUPACIONAL. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior BIOMECÂNICA OCUPACIONAL Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior BIOMECÂNICA OCUPACIONAL Biomecânica Ocupacional é a área da biomecânica que possui como objeto de estudo o universo organizacional, atendo-se

Leia mais

TRABALHO PESADO. Apostila 09

TRABALHO PESADO. Apostila 09 TRABALHO PESADO Apostila 09 Trabalho pesado: qualquer atividade que exige grande esforço físico e é caracterizada por um alto consumo de energia e grandes exigências do coração e dos pulmões. OBS: mecanização

Leia mais

INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC. Apresentação. Equipe

INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC. Apresentação. Equipe INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC Apresentação Dr. Lucas Bevervanço Medicina do Trabalho / Ergonomia Equipe Vanderléia Fischer

Leia mais

Bem estar e produtividade no trabalho

Bem estar e produtividade no trabalho Bem estar e produtividade no trabalho Camila Greco Müller dos Santos Fisioterapeuta Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Especialista em osteopatia, terapia manual e biomecânica clínica O bem-estar

Leia mais

Aspectos a serem considerados na modernização de salas de controle de centros de operação

Aspectos a serem considerados na modernização de salas de controle de centros de operação Salvador, 07 de agosto de 2007. Aspectos a serem considerados na modernização de salas de controle de centros de operação Autores: Assis Brasil R. de Macedo Junior Cristina L. P. Ferreira Travassos Hiram

Leia mais

Enfª Jeane A.G.Bronzatti COREN-SP. Nº23.219

Enfª Jeane A.G.Bronzatti COREN-SP. Nº23.219 Enfª Jeane A.G.Bronzatti COREN-SP. Nº23.219 Julho - 2010 Colabora dor Na análise da relação TRABALHO X SAÚDE = DOENÇA/ INCAPACITAÇÃO ERGONOMIA DEFINIÇÃO A Ergonomia pode ser definida como o estudo

Leia mais

O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças

O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças Saúde & Tecnologia O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças Os aparelhos digitais, fonte de informação e entretenimento, tem levado muitos usuários a permanecerem por longos períodos conectados

Leia mais

Lesão por esforço Repetitivo

Lesão por esforço Repetitivo Lesão por esforço Repetitivo Lesão por esforço repetitivo Inrodução A lesão por esforço repetitivo ( LER),são lesões nos sistemas músculo esquelético e nervoso por tarefas repetitivas, esforços vigorosos,

Leia mais

E r g o n o m i a. m e r i n c c e. u f s c. b r ERGONOMIA. Ergonomia

E r g o n o m i a. m e r i n c c e. u f s c. b r ERGONOMIA. Ergonomia ERGONOMIA m m e r i n o @ c c e. u f s c. b r Ergonomia Demanda de melhorias Trabalho humanizado pessoas - evolução exigências reivindicação por melhores condições de trabalho aporte da outras ciências

Leia mais

MAPEAMENTO ERGONÔMICO DO TRABALHO LOIO SORVETES LTDA (ME) - MATRIZ

MAPEAMENTO ERGONÔMICO DO TRABALHO LOIO SORVETES LTDA (ME) - MATRIZ MAPEAMENTO ERGONÔMICO DO TRABALHO LOIO SORVETES LTDA (ME) - MATRIZ 10/2015 Mapeamento Ergonômico do Trabalho Data: 01/10/2015 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...02 2. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA...03

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS LER/DORT NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

CARACTERIZAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS LER/DORT NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA CARACTERIZAÇÃO DIAGNÓSTICA DAS LER/DORT NA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA ALVES, Ana Caroline Marques¹ DE MORAES, Bruna Lorena Lacerda¹ FREIRE, Aléxia Carlos¹ PEDROSA, Ana Luiza de Paiva¹ DE ALENCAR, Jerônimo

Leia mais

ERGONOMIA AULA 11: FATORES HUMANOS

ERGONOMIA AULA 11: FATORES HUMANOS ERGONOMIA AULA 11: FATORES HUMANOS CARACTERÍSTICAS HUMANAS QUE INFLUEM NO DESEMPENHO Estudo do(a): ADAPTAÇÃO AO TRABALHO: TRANSFERÊNCIA DO REPOUSO À ATIVIDADE E TREINAMENTO MONOTONIA, FADIGA E MOTIVAÇÃO

Leia mais

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros 09/05/2014 a 10/05/2014

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 1. LEGISLAÇÃO SOBRE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO Para sabermos como é organizada a legislação sobre higiene e segurança do trabalho, é necessário que se entenda a forma

Leia mais

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) A AET visa: Prevenção de LER/DORT Diminuição do absenteísmo; Adequação à Lei 3751/90 - NR-17

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 22 - Riscos Ergonómicos. Equipamentos dotados de Visor Os equipamentos dotados de visor, na atualidade, como instrumentos de trabalho, fazem parte

Leia mais

CINESIOTERAPIA APLICADA À SAÚDE DO TRABALHADOR

CINESIOTERAPIA APLICADA À SAÚDE DO TRABALHADOR CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 CINESIOTERAPIA APLICADA À SAÚDE DO TRABALHADOR Ana Isabel Costa Buson Dayane Gomes Virgílio Jéssica de Oliveira Brandão Josenilda

Leia mais

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES E ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA GINÁSTICA LABORAL: UMA PROPOSTA

Leia mais

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA)

Riscos ambientais empresariais. 4.1 Programa de prevenção de acidentes (PPRA) Capítulo 4 Riscos ambientais empresariais Segundo o artigo 9.1.5 da Portaria n 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, considera-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS LUZERNA

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS LUZERNA LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO CÂMPUS LUZERNA ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 2155240 Blumenau, 11 de Agosto de 2015. SUMÁRIO

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais