PROJETO INTEGRADO DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO PARA A SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO INTEGRADO DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO PARA A SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 16, 17 e 18 de abril de 2013 PROJETO INTEGRADO DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO PARA A SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Kênia da Cunha Martins Gracieli Gequelin Marina Junker Tomich Fugii Gabriela Lotta

2 2 Painel 37/141 Novos aportes na capacitação de servidores I PROJETO INTEGRADO DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO PARA A SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Kênia da Cunha Martins Gracieli Gequelin Marina Junker Tomich Fugii Gabriela Lotta RESUMO Após uma análise histórica dos Programas de Capacitação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz) observou-se que as demandas de capacitação nos temas de Gestão eram atendidas de forma pontual e desnivelada. Esse fato comprometia o alinhamento entre as áreas da Sefaz e o atingimento da missão da organização. Dessa forma, a Escola Fazendária do Estado de São Paulo e o Departamento de Planejamento e de Gestão elaboraram o Projeto de Capacitação em Gestão para alinhar a formação às diretrizes estratégicas da Sefaz. O programa é composto de três tipos de formação, vinculados às necessidades dos níveis hierárquicos da organização e ações a eles compatíveis: ciclo de palestras para sensibilização da alta e média gerência; curso de planejamento e gestão para a gerência de base; e cursos técnico-especializados para o corpo técnico. Todos os conteúdos foram desenvolvidos em reuniões coletivas com representantes das diversas coordenadorias para garantir que as demandas fossem contempladas na formação. Foram também desenvolvidas atividades de disseminação de conhecimento e informações alinhadas à formação para envolver os demais servidores.

3 3 1 INTRODUÇÃO A estrutura organizacional da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo é composta por cinco coordenadorias: a Coordenadoria da Administração Financeira (CAF), a Coordenadoria da Administração Tributária (CAT), a Coordenadoria de Entidades Descentralizadas e de Contratações Eletrônicas (CEDC), a Coordenadoria Geral da Administração (CGA) e a Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Modernização Fazendária (CPM). São integrantes da CPM: a Unidade de Coordenação de Programa (UCP), o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), o Departamento de Planejamento e Gestão (DPG) que atua no apoio da gestão da estratégia e do desenvolvimento institucional de todas as áreas da Secretaria da Fazenda e a Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp). A Escola é responsável pela capacitação dos servidores da Secretaria da Fazenda e atua de acordo com a Política de Desenvolvimento de Competências, instituída pela Resolução SF nº 29 de 19 de maio de 2008.

4 4

5 5 Além de abranger as coordenadorias, a Fazesp também realiza a capacitação dos servidores do Departamento de Controle e Avaliação DCA, que é responsável pelo acompanhamento, avaliação, auditoria e controle dos Órgãos do Poder Executivo Estadual, das assessorias do Gabinete do Secretário GS, e da SpPrev São Paulo Previdência, que é vinculada à Secretaria da Fazenda. Anualmente, a Fazesp gerencia o planejamento de capacitação, que é realizado juntamente com as diversas áreas da Secretaria por meio de um servidor/colaborador denominado gestor de capacitação. O gestor de capacitação é designado pelo seu superior imediato para atuar em colaboração à Escola no que diz respeito ao levantamento de lacunas de competências do seu departamento e também na execução dos cursos (discutindo com a Escola a organização do conteúdo que os cursos devem abordar). São três níveis de gestores de capacitação: setoriais, (que atuam nas coordenadorias e no GS), subsetoriais (que estão nas diretorias, abaixo das coordenadorias) e regionais (que estão nas 18 unidades da Secretaria da Fazenda distribuídas no Estado). Os gestores de capacitação setoriais sistematizam, em conjunto com os dirigentes, os desafios estratégicos de suas coordenadorias e áreas do GS. Esses desafios orientam o levantamento das competências necessárias ao desempenho com excelência das atividades específicas e ao atingimento dos resultados de cada uma das áreas. Nessa fase, cada gestor de capacitação setorial e subsetorial, num trabalho em conjunto com cada uma das equipes vinculadas à sua esfera de atuação, faz o levantamento dessas necessidades, especificando da melhor forma possível os aspectos de cada competência que precisa ser desenvolvida, incluindo, por exemplo, o nível de aprofundamento, a estimativa de tempo disponível para ser investido em cada necessidade e o quantitativo de pessoas a serem capacitadas. Aos gestores de capacitação regional, em particular, cabem duas frentes de atuação: primeiro, dimensionar as vagas em relação às demandas de capacitação propostas pelo gestor subsetorial a que se vincula, identificando, em conjunto com os dirigentes, os servidores que necessitam ter essas competências desenvolvidas; segundo, propor a inclusão de competências relativas à sua unidade regional que não foram elencadas pelo gestor subsetorial, mas que tenham sido identificadas no seu próprio processo de levantamento de necessidades junto às suas respectivas equipes.

6 6 Por fim, os gestores de capacitação setorial analisam as demandas de capacitação da sua coordenadoria e validam as demandas recebidas dos gestores de capacitação subsetoriais e regionais, encaminhando-as à Fazesp. Ao receber as demandas dos gestores de capacitação, a Escola propõe os eventos específicos que suprirão as lacunas de competências identificadas, o que resulta no Programa Anual de Capacitação. Essa metodologia, implantada na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo em 2008, proporcionou uma mudança significativa na aderência do planejamento da capacitação dos servidores a sua real necessidade de desenvolvimento de competências, vinculadas às atividades que eles efetivamente realizam, e tendo como parâmetro inicial os objetivos estratégicos da Instituição e os desafios das Coordenadorias. Isso permitiu que os eventos de capacitação voltados para competências técnicas e comportamentais fossem cada vez mais direcionados à necessidade específica de cada servidor, uma vez que o processo de planejamento considerava as competências e atividades de todos os servidores. No entanto, ao observar historicamente os programas de capacitação, foi possível perceber que os eventos relacionados à área de Gestão vinham atendendo a demandas pontuais, até em decorrência da própria metodologia acima descrita, o que gerava um desnivelamento entre as diversas Coordenadorias da Secretaria. Esse fato vinha comprometendo o alinhamento entre esses setores, o planejamento estratégico e o avanço teórico e operacional das práticas de Gestão na Secretaria da Fazenda. 2 OBJETIVO Analisando este contexto, tornou-se oportuna e necessária a formulação de um programa integrado de capacitação para os temas relacionados à área de gestão, que fosse estruturado e coerente com as diretrizes do planejamento estratégico e com os projetos de gestão da Secretaria da Fazenda, resultado de uma ação conjunta entre o DPG e a Fazesp.

7 7 3 METODOLOGIA A primeira atitude para corrigir o problema identificado foi a contratação de uma consultoria, cujo escopo previu três grandes ações: orientar a construção de um modelo integrado de capacitação, avaliar os resultados propondo melhorias e planejar e coordenar a publicação do material teórico produzido. O modelo de capacitação foi construído em formato pirâmide, prevendo 3 níveis diferentes de público-alvo para que pudessem ser atendidos pela capacitação de acordo com suas especificidades. No topo da pirâmide (nível 1), foi estruturado um ciclo de eventos de curta duração, em formato de palestras e com foco principal na conscientização sobre temas específicos de relevância, direcionado para a alta e a média gerência. Para o estrato intermediário (nível 2), a capacitação apresentou metodologias, conceitos e boas práticas, relativos aos principais tópicos de Gestão, direcionado para a gerência de base da organização. Abaixo, no nível 3, foram propostos cursos e treinamentos de conteúdo técnico/especializado, direcionados à capacitação do corpo operacional. Na base da pirâmide, se assentam as equipes com atividade tipicamente de apoio, que são atingidas de maneira indireta pela capacitação formal que a estrutura acima recebe (por meio da aprendizagem informal, como reuniões, acompanhamento do superior imediato, acesso a textos e vídeos).

8 8 Após a definição do modelo, foram organizadas reuniões e selecionados representantes de todas as áreas da Sefaz, tomando por definição que a estrutura final seria fruto de uma construção coletiva dos principais temas a serem abordados nas diversas formas e etapas de capacitação. Um dos aspectos mais importantes nesse momento do levantamento participativo foi o diagnóstico das ações de gestão já implantadas na Sefaz, com intuito de difundir para toda a instituição os avanços já alcançados por cada uma das áreas. Uma questão essencial desde o início foi a busca da coerência temporal na realização das ações, definindo-se um cronograma de eventos que permitisse uma internalização do conhecimento de forma lógica e gradual de forma que os capacitandos pudessem se desenvolver da melhor forma dentro dos temas enfocados. Um instrumento muito importante foi a criação de um portal na intranet da Sefaz, o Portal de Capacitação em Gestão, instrumento de base para a disseminação de conhecimento e informações alinhadas à formação, com objetivo de ser o meio privilegiado de divulgação para envolver todos os servidores, inclusive aqueles que não tenham sido formalmente atingidos por cursos/treinamentos específicos. Nesse portal, são divulgadas ações complementares à capacitação formal dos três níveis desenhados, como vídeos, entrevistas, artigos e textos; além de ser um canal para avaliação das ações pelos participantes e de discussão e de críticas sobre o projeto, disponível a todos os servidores da Secretaria. O projeto também recebeu uma identidade visual exclusiva, usada desde o portal, até as apostilas dos cursos, apresentações e divulgação de todas as ações inseridas no contexto, como entrevistas, vídeos e s.

9 9 Figura 1: página inicial do Portal de Capacitação em Gestão Figura 2: página de uma das palestras do Ciclo no Portal de Capacitação em Gestão O projeto ainda não foi inteiramente concluído, portanto a avaliação e o planejamento da publicação dos materiais teóricos produzidos ainda estão em fase de discussão e serão realizados até o final do ano de 2013.

10 10 Pretendemos sintetizar todo o conhecimento produzido nos eventos realizados nos 3 níveis, organizando a publicação do conteúdo, física e eletronicamente, a fim de reforçar a utilização da capacitação informal e de disseminar o conhecimento sobre assuntos de gestão a todos os servidores interessados no tema, e não somente àqueles que são público-alvo direto dos eventos formais. A avaliação tem o objetivo de contribuir para que esse projeto personalizado de capacitação em gestão se constitua num processo continuado de aperfeiçoamento de práticas de gestão na Secretaria da Fazenda. Para a avaliação estão previstas as seguintes atividades: planejamento e execução da metodologia de avaliação; consolidação do resultado da avaliação; reuniões para apresentação e discussão sobre o resultado e relatório final com as propostas de melhoria. 3.1 Nível 1 Para atender ao nível 1 foi organizado um Ciclo de Palestras, segundo as atividades abaixo listadas: Proposta inicial de temas relevantes para o ciclo de palestras: Após uma avaliação inicial por parte da equipe da Fazesp e de conversas com a consultoria externa contratada para o trabalho foram selecionados, inicialmente, 6 temas para as palestras, que passaram, em seguida, por aprovação de um grupo com representantes de todas as coordenadorias Foi proposto também que cada uma das palestras contasse com, pelo menos, 3 tipos de palestrantes: Representante da academia: profissional acadêmico que pudesse discorrer sobre a literatura contemporânea e quais os principais enfoques e debates a respeito de cada um dos temas; Representante de outro órgão público: representante de uma organização pública que avançou em experiências interessantes nas temáticas abordadas;

11 11 Representante da Sefaz: apresentar como a Sefaz tem abordado o tema, quais os avanços e limites produzidos pela organização em contraposição com a discussão teórica e de outras experiências Tema do mês Também foi sugerido que cada um dos temas fosse tratado não apenas no dia da palestra, mas como Tema do Mês, dentro do qual poderiam ser desenvolvidas diversas atividades de comunicação ou sensibilização na Secretaria envolvendo outros servidores para além dos participantes da palestra Reunião de grupo de trabalho para validação dos temas Foi organizada uma primeira reunião para discussão dos temas de palestras para validação coletiva. Esta reunião contou com participação de todas as coordenadorias e teve como objetivo validar as propostas iniciais e levantar possibilidades de enfoques para cada um dos temas. Foram, então, validadas as seguintes palestras: Tendências mundiais em gestão pública; Ética no serviço público; Transparência e controle social; Gestão do conhecimento e inovação; Relacionamento com o usuário; Gestão de pessoas Reuniões de grupos de trabalho temáticos Após coletar as sugestões iniciais feitas na primeira reunião com todas as coordenadorias, a consultora aprofundou cada um dos temas selecionados para subsidiar as reuniões seguintes. Para tanto, foram coletadas informações de outras experiências, palestras, cursos, seminários nacionais e internacionais que pudessem iluminar o que tem sido produzido e discutido nos campos em questão. Além de selecionar enfoques temáticos, foram levantados alguns nomes iniciais de possíveis palestrantes ou de experiências que pudessem ser apresentadas nas palestras.

12 12 Foram realizadas 6 reuniões de grupos de trabalho, com representantes de todas as coordenadorias e da SpPrev. As reuniões foram conduzidas baseadas no material preliminar preparado, sobre o qual os participantes deveriam dar sugestões, comentários e expor a posição da Sefaz com relação aos temas e abordagens. Ao todo, participaram das reuniões mais de 60 pessoas, cujas contribuições foram discutidas coletivamente e sistematizadas Organização das Palestras Com base nas propostas validadas coletivamente pelos participantes, foram encaminhadas as atividades para organização das palestras, que envolveram, principalmente: Contato com palestrantes; Reuniões específicas para detalhamento das ementas com representantes da organização; Preparação de material para Tema do Mês ; Reuniões com os palestrantes; Checagem do material elaborado pelos palestrantes; Atividades de comunicação e sensibilização em torno das palestras Detalhamento dos Temas Abaixo apresentamos uma síntese das discussões feitas pelos grupos de trabalho em torno de cada um dos temas selecionados Tendências mundiais em gestão pública A proposta deste tema foi abordar os debates relativos à gestão pública na contemporaneidade, considerando quais os caminhos apontados tanto pela academia como por experiências concretas que consigam avançar e superar problemas históricos da gestão pública para construir políticas públicas com efetividade. Neste sentido, foram pensados alguns temas a serem abordados pelos palestrantes:

13 13 História das mudanças da gestão pública: abordar a mudança que levou à reforma gerencial e, atualmente, a um modelo baseado em gestão orientada para resultados (GEOR) e apontar quais são as tendências para o futuro; Experiências nacionais e internacionais em gestão orientada para resultados: experiências que conseguiram, de fato, adotar uma gestão voltada a resultados, levantando como a transição pode ser feita, quais foram os impactos da transição, seus obstáculos e potenciais. Incluir, nestas experiências (considerando a realidade da Sefaz): gestão estratégica, gestão por processos, gestão de custos e orçamento público, gestão das entidades descentralizadas; Posicionamento do Governo do Estado de SP quanto às tendências em gestão pública e a gestão orientada para resultados: qual o posicionamento do governo de SP quanto a estas tendências e quais as medidas que estão sendo adotadas atualmente e em qual modelo estas tendências apontam. Palestrantes: Acadêmico: Prof. Frederico Lustosa (UFF): história da gestão pública, nova gestão pública, gestão orientada para resultados. Experiências nacionais e internacionais: Fatima Cartaxo (BID): tendências nacionais e internacionais na gestão pública; Cibele Franzese (Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo): experiências do Estado de São Paulo na gestão orientada para resultados. Experiência Sefaz: Evandro Freire (CPM): a adoção da gestão estratégica na Sefaz. Ações Mobilizadoras para Tema do Mês: Vídeo entrevista, divulgada no Portal de capacitação em Gestão, com o Dr. Michael Di Francesco (Australia and New Zealand School of

14 14 Government ANZSOG), especialista em Administração Financeira Pública e Consultor de Assuntos Fiscais no FMI (Fundo Monetário Internacional) Ética no Serviço Público A proposta deste tema foi discutir a dimensão da ética aplicada ao serviço público e à atuação do servidor público, considerando ética como uma motivação e um valor inerente à atuação dentro da gestão pública. Além do aspecto filosófico dessa discussão, a proposta foi levantar instrumentos para a gestão da ética no serviço público, considerando experiências relacionadas aos conselhos de ética, código de ética, etc. Para tanto, foram selecionados como temas: Motivação no serviço público: como as especificidades do serviço público (olhar coletivo, pacto social, democracia, relação técnicos e políticos, sentido social, etc.) impactam na ética do servir ao público. Entre essas dimensões foram abrangidos: diferença entre Estado, Governo e Sociedade; sentido social ou sentido público; transformação social; conduta no serviço público: o que é ética no serviço público e como deve ser a postura dos servidores para agir com ética; dimensões importantes: respeito à hierarquia, obrigações, deveres e direitos do servidor público, comprometimento com o trabalho, accountability e transparência na ação dos servidores; ética comportamental; relação entre regras e ética; gestão da ética no serviço público: quais os instrumentos usados pelas organizações públicas para gerirem a ética, como: código de ética, comitê de ética, etc. Palestrantes: Acadêmico: Alipio Casali (USP): ética aplicada ao serviço público. Experiência de outro órgão público: Teresa Villac Pinheiro Barki (AGU): gestão da ética na Advocacia Geral da União.

15 15 Experiência Sefaz: Florêncio dos Santos Penteado Sobrinho (membro do Comitê de Ética da Sefaz e Ouvidor): como funciona o comitê, quais os principais problemas relacionados à ética na secretaria, papel dos valores do planejamento estratégico, etc. Ações Mobilizadoras para Tema do Mês: Divulgação por dos valores da Sefaz previstos no planejamento estratégico e de trechos do código de ética da Sefaz a todos os servidores da Secretaria Transparência e Controle Social A proposta deste tema foi apresentar as discussões recentes sobre transparência e controle social nas organizações públicas, abordando sua importância no contexto democrático, tendências e instrumentos que vêm sendo utilizados para promover a transparência. Entre os temas abordados estão: Gestão da transparência: história da transparência e do controle social, considerando os vários instrumentos que foram construídos nos últimos anos para as organizações públicas, como Constituição Federal, LRF, Lei de Acesso à Informação e a legislação ainda em fase de discussão (Lei de Qualidade Fiscal e Lei de Contabilidade Pública seguindo padrões internacionais); Os portais da transparência, as corregedorias, o papel dos órgãos de controle, transparência, controle e democracia: o papel da transparência e do controle como promotor da democracia e inerentes a um contexto democrático; Transparência como ferramenta de gestão: como a transparência pode ser usada para melhorar a própria gestão das organizações. Palestrantes (debate no formato talk-show, com discussões gerais sobre todos os temas): Acadêmico: Eurico de Santi (FGV).

16 16 Experiências de outros órgãos públicos: Nivaldo Germano (CGU Controladoria Geral da União); Claudio Abramo (ONG Transparência Brasil); Gustavo Ungaro (CGA Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo). Experiência Sefaz: Leandro Pampado (CAT); Roberto Yamazaki (CAF). Ação mobilizadora para Tema do Mês: Vídeo entrevista, divulgada no Portal de capacitação em Gestão, com Ieda Pimenta Bernardes, Diretora do Departamento de Gestão do SAESP (Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo) Gestão do Conhecimento e Inovação A proposta deste tema foi debater as principais tendências em gestão do conhecimento e inovação buscando promover organizações que aprendem, gerenciam sua história e conseguem promover a criatividade em seus funcionários. Para tanto, foram abordados os temas: Gestão do conhecimento e o futuro da organização: pensar como as organizações podem planejar e gerenciar seu futuro, especialmente a entrada e saída de servidores, a partir da gestão de conhecimento e, ao mesmo tempo, conseguir promover uma troca positiva de conhecimento e trabalho entre as diferentes gerações da organização; Ferramentas para gestão do conhecimento e inovação: quais as ferramentas possíveis para promover a gestão do conhecimento e a inovação nas organizações, como elas funcionam e podem ser utilizadas; Organizações inovadoras: como promover uma organização que incentiva a criatividade e a inovação e como fomentar a criatividade nos processos.

17 17 Palestrantes (debate no formato talk-show, com discussões gerais sobre todos os temas): Acadêmicos: Rose Mary Juliano Longo (TransK); Sonia Wada Tomimori (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento). Experiências de outros órgãos públicos: Marcelo Yamada (Promon Engenharia); Willian Ramalho (Sabesp). Experiências Sefaz: Fernanda Pagan Rivaroli (CEDC); Fábio Assunção Bagnolesi (DPG); Vanderlei Machado Vieira (CAT); Mauricio Barutti de Oliveira (CAT) Relacionamento com o Usuário A proposta deste tema foi apresentar as tendências recentes para promover o relacionamento das organizações públicas com o usuário, como forma de garantir acesso aos serviços, às informações, à participação nos processos de decisão e à resolução de suas necessidades com qualidade. Temas: Qualidade no atendimento: como os modelos de qualidade no atendimento promovem melhor prestação de serviços ao público; Relacionamento com usuário: canais de atendimento, governo eletrônico, centrais de atendimento integrado, ouvidorias, serviços de informação aos cidadãos. Palestrantes: Acadêmico: José Carlos Vaz (USP-EACH): desafios e tendências no atendimento e relacionamento com usuário de serviços públicos. Experiências de outros órgãos públicos: Daniel Annenberg (Detran/SP): experiências de implantação e reestruturação de serviços de atendimento ao cidadão.

18 18 Experiência Sefaz: Leandro Pampado (CAT): Programa de Melhoria do Atendimento da Sefaz/SP; Florêncio dos Santos Penteado Sobrinho (Ouvidoria Sefaz/SP): o papel do Serviço de Informação ao Cidadão e da Ouvidoria no relacionamento com usuários Tendências em Gestão de Pessoas A proposta deste tema será apresentar as principais tendências recentes de gestão de pessoas em organizações públicas, considerando o alinhamento entre gestão de pessoas e o planejamento estratégico e o potencial da gestão de pessoas para promover as organizações. Temas: Gestão estratégica: o papel da gestão de pessoas na promoção da gestão estratégica e o alinhamento entre a gestão de pessoas e a estratégia organizacional para alcance de resultados; Papel da liderança na gestão de pessoas e na melhoria da gestão organizacional; Comportamento: como fomentar um ambiente motivador e como considerar o comportamento em um serviço público (remetendo à discussão de ética); Gestão da Capacitação: importância da capacitação na gestão estratégica e no alcance de resultados organizacionais e o papel das áreas de formação das organizações. A palestra acontecerá no dia 09 de maio de Por isso, ainda não foram confirmados os nomes de todos os palestrantes. 3.2 Nível 2 A construção do plano de trabalho dos cursos voltados a metodologias, conceitos e boas práticas em gestão, cujo público-alvo é a gerência de base, foi desenvolvida por meio de reuniões com representantes de todas as coordenadorias, para que a proposta pudesse contemplar as necessidades da Secretaria.

19 19 Na primeira reunião foi apresentada uma avaliação das ações já realizadas no tema de gestão, em especial os cursos passados e as demandas solicitadas à Fazesp. A partir dessa apresentação, foram propostos os seguintes blocos temáticos que deveriam ser contemplados pelos cursos: Gestão estratégica; Planejamento estratégico; Gestão de processos; Gestão de pessoas; Gestão do conhecimento. Nesta proposta temática, foi decidido que deveria ser elaborado apenas um curso integrando os diversos temas relacionados à gestão estratégica, para que eles pudessem ser olhados de forma integrada e inter-relacionada. Além disso, foi decidido que o curso deveria trabalhar os conceitos, sua aplicação em outras organizações e como a Secretaria da Fazenda tem trabalhado com estes elementos. Assim, deve contemplar a realidade da organização e as escolhas estratégicas e metodológicas elaboradas por ela. Também foi sugerido que tivesse como resultado a construção de uma agenda de melhorias ou sugestões para a estratégia organizacional, elaborada pelos participantes ao final do curso. Com relação à carga horária, foi decidido que o curso deveria ser ministrado em 5 períodos de 4 horas cada, totalizando 20 horas aula. Com base nestes temas e no material já trabalhado anteriormente pelos cursos da Fazesp, a consultora elaborou uma proposta de conteúdo que contemplasse as demandas da Secretaria, aliando-as ao que tem sido abordado na academia e em outros cursos de formação de gestores. A proposta revisada foi apresentada novamente aos representantes das coordenadorias que, com sugestões de algumas alterações, fecharam a proposta temática, bem como alguns elementos que deveriam ser considerados no curso e que serão detalhados em seguida. Por fim, foram sugeridos nomes de palestrantes, devendo a consultoria contemplar as seguintes atividades: Contato com docentes; Reuniões específicas para detalhamento das demandas com os docentes;

20 20 Acompanhamento da elaboração de material didático pelos docentes; Validação do material didático Detalhamento dos Temas e da Metodologia Abaixo apresentamos uma síntese das discussões feitas nas reuniões com os representantes das coordenadorias a respeito dos temas para o curso. Tema 1: Gestão Estratégica Carga horária: 1,5 hora Este é o tema introdutório do curso e tem como objetivo homogeneizar os conceitos dos participantes a respeito da gestão estratégica de organizações públicas. A proposta deste tema é apresentar o conceito da gestão estratégica, considerando como a organização pode pensar no alinhamento dos diversos componentes de gestão voltando-os à gestão da estratégia organizacional. Entre os componentes considerados estão: Estratégia; Processos; Pessoas; TI; Arquitetura organizacional; Conhecimento. Tema 2: Planejamento Estratégico Carga horária: 2,5 horas A proposta deste tema é discutir o planejamento estratégico como um dos componentes da gestão estratégica, sendo aquele que busca propor uma visão de futuro à organização e os passos necessários para seu alcance. Neste sentido, a discussão de planejamento estratégico deve contemplar os seguintes enfoques:

21 21 Formulação (metodologias como BSC, GesPública, Cadeia de Valor, PPA e metodologia adotada na Secretaria da Fazenda); Implementação (como se implementa, barreiras à implementação, gestão da implementação); Monitoramento (função do monitoramento, instrumentos de monitoramento indicadores, metodologias de monitoramento BSC). Tema 3: Gestão de Processos Carga horária: 4 horas A proposta deste tema é discutir como se dá a gestão de processos em uma organização, considerando que os processos fazem parte da rotina organizacional e são responsáveis pelos resultados e entregas que a organização realiza. Na medida em que este curso é introdutório e não instrumental, a abordagem não será das metodologias de desenho e redesenho de processos, mas sim de seus conceitos, de como entendêlos na gestão estratégica e como garantir que eles contribuam para o alcance dos resultados com qualidade. Os temas propostos são, portanto: Papel dos processos nas organizações; TI e processos; Qualidade dos processos e qualidade da organização (eficiência, eficácia e efetividade); Inovação nos processos. Tema 4: Gestão de Pessoas Carga horária: 4 horas Este tema tem como objetivo abordar os principais elementos da gestão de pessoas que contribuam para a gestão estratégica das organizações. A ideia é introduzir conceitos de gestão de pessoas e algumas metodologias que possam contribuir para um olhar mais estratégico da gestão de pessoas nas organizações. O objetivo é introduzir estes conceitos e não trata-los de forma operacional ou prática. Principais conceitos e metodologias a serem abordadas:

22 22 Gestão estratégica de pessoas (olhar para a GP como um processo e como parte da gestão estratégica, considerando os pontos críticos para a Instituição); Gestão de e por competências; Papel da capacitação; Papel das lideranças e compromissos das equipes; Avaliação de pessoas; Sucessão; Motivação. Tema 5: Gestão do Conhecimento Carga horária: 4 horas A proposta deste tema é apresentar alguns conceitos de gestão do conhecimento considerando-a como um dos componentes da gestão estratégica, ou seja, analisar como a gestão do conhecimento contribui para o alcance da estratégia organizacional. Novamente, neste tema não serão aprofundadas as metodologias ou ferramentas de gestão do conhecimento, mas seus principais conceitos e contribuições para os resultados da organização. Temas a serem abordados: Ciclo de gestão do conhecimento; Conhecimentos críticos nas organizações; Alinhamento da gestão do conhecimento aos processos e à gestão de pessoas; Ferramentas para gestão do conhecimento (Wiki, Benchmarking e Sharepoint, entre outras); Gestão do conhecimento e inovação. Atividade Final: Agenda de Propostas para Gestão Estratégica da Sefaz Carga horária: 4 horas Esta atividade final tem como objetivo propor uma agenda de melhorias para a gestão estratégica da Sefaz. É realizada por meio da metodologia de World Café, em que os participantes se dividem em mesas temáticas (a partir dos temas do curso) e propõem melhorias para cada um dos temas do curso.

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

"A experiência da implantação do PMO na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia" Marta Gaino Coordenadora PMO

A experiência da implantação do PMO na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia Marta Gaino Coordenadora PMO "A experiência da implantação do PMO na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia" Marta Gaino Coordenadora PMO Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia A Sefaz/BA é um órgão da Administração Pública Direta

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Controle de Versões Autor da Solicitação: Subseção de Governança de TIC Email:dtic.governanca@trt3.jus.br Ramal: 7966 Versão Data Notas da Revisão 1 03.02.2015 Versão atualizada de acordo com os novos

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa Esta iniciativa busca a modernização e a ampliação das ações e dos instrumentos de Comunicação para atender às necessidades de divulgação e alinhamento de informações

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES Marcia Regiane Miranda Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes marcia.sme@pmmc.com.br

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 Objeto da contratação Consultor sênior Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 04 meses Data limite para envio

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico A decisão pela realização do Planejamento Estratégico no HC surgiu da Administração, que entendeu como urgente formalizar o planejamento institucional. Coordenado pela Superintendência

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL Versão 2.0 Setembro de 2014 Agosto de 2008 Índice ÍNDICE...2 1. CONTEXTO...3 2. VISÃO, ESCOPO E ATIVIDADES DESTE PROJETO...5

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS O processo de avaliação institucional foi desenvolvido pela comunidade acadêmica da Faculdade Atenas, com o intuito

Leia mais

ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA

ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA Boletim Informativo Edição 01 19 de Março de 2012 ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA Controladoria-Geral da União Implementação da Lei de Acesso a Informação A Lei de Acesso à Informação (LAI) representa mais

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

Implantação do Sistema de Divulgação de Melhores Práticas de Gestão na Administração Pública

Implantação do Sistema de Divulgação de Melhores Práticas de Gestão na Administração Pública Ministério do Planejamento, Orçamento e Programa 0792 GESTÃO PÚBLICA EMPREENDEDORA Objetivo Promover a transformação da gestão pública para ampliar os resultados para o cidadão e reduzir custos. Indicador(es)

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa O Poder Judiciário tem-se conscientizado, cada vez mais, de que se faz necessária uma resposta para a sociedade que exige uma prestação jurisdicional mais célere e

Leia mais

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA APRESENTAÇÃO A CARTA DE SERVIÇOS atende a uma indicação do Programa Nacional de Gestão Pública, aderido pela Prefeitura do Município de Porto Velho, cujo programa é coordenado pela Secretaria Municipal

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Oficina Cebes POLÍTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Oficina Cebes POLÍTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL RELATÓRIO Oficina Cebes POLÍTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL 20 de dezembro de 2007 MERLIN COPACABANA HOTEL Av. Princesa Isabel, 392 Copacabana - Rio de Janeiro/RJ No dia 20 de dezembro de 2007, o

Leia mais

Política Nacional de Participação Social

Política Nacional de Participação Social Política Nacional de Participação Social Apresentação Esta cartilha é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República para difundir os conceitos e diretrizes da participação social estabelecidos

Leia mais

ANEXO 15: NECESSIDADES DE CONHECER DA COORDENAÇÃO GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (CGDEP)

ANEXO 15: NECESSIDADES DE CONHECER DA COORDENAÇÃO GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (CGDEP) ANEXO 15: NECESSIDADES DE CONHECER DA COORDENAÇÃO GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (CGDEP) Referentes ao Planejamento Estratégico EIXO 1 - GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Objetivo

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

Gestão Por Competências nas IFES

Gestão Por Competências nas IFES Goiânia 22 de Novembro de 2012 Gestão Por Competências nas IFES Anielson Barbosa da Silva anielson@uol.com.br A G E N D A 1 Desafios da Gestão de Pessoas nas IFES. 2 3 Bases Legais da Gestão de Pessoas

Leia mais

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MECANISMOS PARA GOVERNANÇA DE T.I. IMPLEMENTAÇÃO DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MECANISMOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O CICLO DA GOVERNANÇA DE TI O Ciclo da Governança de T.I. ALINHAMENTO

Leia mais

educação ambiental: estamos caminhando... EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTAMOS CAMINHANDO...

educação ambiental: estamos caminhando... EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTAMOS CAMINHANDO... EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTAMOS CAMINHANDO... RAQUEL DA SILVA PEREIRA raquelspereira@uol.com.br universidade municipal de são caetano do sul O livro escrito pelos professores e pesquisadores José Carlos Barbieri

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

PDTI UFLA: Plano Diretor de Tecnologia da Informação Segundo Modelo de Referência da SLTI/MPOG

PDTI UFLA: Plano Diretor de Tecnologia da Informação Segundo Modelo de Referência da SLTI/MPOG PDTI UFLA: Plano Diretor de Tecnologia da Informação Segundo Modelo de Referência da SLTI/MPOG Forplad Regional Sudeste 22 de Maio de 2013 Erasmo Evangelista de Oliveira erasmo@dgti.ufla.br Diretor de

Leia mais

Módulo 2: Fase de Diagnóstico: Avaliando o uso e a gestão da TI

Módulo 2: Fase de Diagnóstico: Avaliando o uso e a gestão da TI ENAP Diretoria de Desenvolvimento Gerencial Coordenação Geral de Educação a Distância Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) Conteúdo para impressão Módulo 2: Fase de Diagnóstico:

Leia mais

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS Atendendo a solicitação do CNMP, o presente documento organiza os resultados

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO TRT DA 10ª REGIÃO NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA

A EXPERIÊNCIA DO TRT DA 10ª REGIÃO NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA A EXPERIÊNCIA DO TRT DA 10ª REGIÃO NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA Fabiana Alves de Souza dos Santos Diretora de Gestão Estratégica do TRT 10 1/29 O TRT da 10ª Região Criado em 1982 32 Varas do Trabalho

Leia mais

Núcleo Estadual GesPública RS

Núcleo Estadual GesPública RS Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA Núcleo Estadual GesPública RS Contexto do GESPÚBLICA no MINISTÉRIO Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão G E S P Ú B L I C A Conselho

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2008/2011. Fórum das Agências Reguladoras Intercâmbio Interno de Experiências em Planejamento e Gestão Abril/2009.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2008/2011. Fórum das Agências Reguladoras Intercâmbio Interno de Experiências em Planejamento e Gestão Abril/2009. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2008/2011 Fórum das Agências Reguladoras Intercâmbio Interno de Experiências em Planejamento e Gestão Abril/2009. Premissas para a Construção do Planejamento Estratégico Início

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR PRODUTO Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 14/09/2012-16:47:15 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 1734 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA/JURÍDICA CONSULTOR POR

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA e AÇÕES DO PACTO Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Oportunidades Iguais. Respeito às Diferenças.

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Oportunidades Iguais. Respeito às Diferenças. 1 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Oportunidades Iguais. Respeito às Diferenças. Guia de orientações para a elaboração do Plano

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE 1- Introdução: contextualização a iniciativa O curso

Leia mais

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO OPERAÇÃO EM REDE

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO OPERAÇÃO EM REDE OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO OPERAÇÃO EM REDE OUVIDORIA PÚBLICA Canal de escuta que tem como foco a aproximação do cidadão com o poder público visando a garantia de direitos e promoção da cidadania.

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas

FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas FACULDADE DE TECNOLOGIA RUBENS LARA Análise e Desenvolvimento de Sistemas Trabalho de Conclusão de Curso Regulamento (2013/01) Professor Responsável: Ms. Gerson Prando Santos, 17 de março de 2013. Versão

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

Liziane Castilhos de Oliveira Freitas Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão Escritório de Soluções em Comportamento Organizacional

Liziane Castilhos de Oliveira Freitas Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão Escritório de Soluções em Comportamento Organizacional CASO PRÁTICO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE TALENTOS: COMO A GESTÃO DA CULTURA, DO CLIMA E DAS COMPETÊNCIAS CONTRIBUI PARA UM AMBIENTE PROPÍCIO À RETENÇÃO DE TALENTOS CASO PRÁTICO: COMPORTAMENTO

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Unidade de Projetos de Termo de Referência para elaboração e desenvolvimento de Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Agosto de 2009 Elaborado em: 4/8/2009 Elaborado por: Apex-Brasil

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes EJEF, atenta aos objetivos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJMG e às novas diretrizes para formação de servidores

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007

Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007 Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007 Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Ministério do Planejamento Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) Termo de Referência para contratação de Gestor de Projetos Pleno 14 de Agosto de 2015 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROJETOS PLENO O presente

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MISSÃO DO CURSO A concepção do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está alinhada a essas novas demandas

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Modelo de Referência. Plano Diretor de Tecnologia da Informação PDTI 2010

Modelo de Referência. Plano Diretor de Tecnologia da Informação PDTI 2010 Modelo de Referência Plano Diretor de Tecnologia da Informação PDTI 2010 Versão 1.0 Premissas do modelo 1. Este modelo foi extraído do material didático do curso Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia

Leia mais

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são:

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são: 24/2010 1. Identificação do Contratante Nº termo de referência: TdR nº 24/2010 Plano de aquisições: Linha 173 Título: consultor para desenvolvimento e venda de produtos e serviços Convênio: ATN/ME-10541-BR

Leia mais

PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA

PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA PROJETO SETORIAL DO POLO DE TI&C DE SÃO CAETANO DO SUL E REGIÃO TERMO DE REFERÊNCIA Prestação de Serviços em Assessoria e Consultoria Tributária para as empresas do Arranjo Produtivo Local. 1. OBJETIVO

Leia mais

Plano de Ação 2015: Objetivos estratégicos, Indicadores, Metas e Projetos priorizados

Plano de Ação 2015: Objetivos estratégicos, Indicadores, Metas e Projetos priorizados E77p Espírito Santo. Tribunal de Contas do Estado. Plano de Ação 2015: Objetivos estratégicos, Indicadores, Metas e Projetos priorizados / Tribunal de Contas do Estado. Vitória/ES: TCEES, 2015. 13p. 1.Tribunal

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

Principais dificuldades

Principais dificuldades Principais dificuldades A maior dificuldade apontada pelas organizações contábeis pesquisadas foi receber informações dos clientes com qualidade e prazo. Apenas 16% delas indicaram problemas com a aderência

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS

AGENDA DE CURSOS E EVENTOS AGENDA DE S E EVENTOS 2015 AGENDA DE S E EVENTOS 2015 CATEGORIAS DE S Introdução à Governança Primeiro passo dentro da Governança Corporativa, os cursos de Introdução à Governança fornecem uma visão de

Leia mais