de Governança Municipal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "de Governança Municipal"

Transcrição

1 infrmativ 1 ª Edição utubro, 2009 Assessor Público promove Circuito de Governança Municipal 1º Circuito Assessor Público de Governança Municipal foi desenvolvido no dia 22 de outubro em Araçatuba e reuniu dezenas de representantes de prefeituras. Durante o encontro, participantes trocaram experiências sobre problemas de gestão municipal, conheceram detalhes de sistemas já em operação em centenas de municípios e receberam informações sobre novos trabalhos, como o Portal da Transparência Municipal (que vai atender as necessidades dos Administradores em cumprir nova exigência legal), o Inteligência Gerencial Pública e o Programa de Consultoria Arrecadamax. A palavra dos parceiros Agentes públicos que atuam há muitos anos na administração municipal participaram do Circuito e destacaram a amplitude dos sistemas oferecidos pelo grupo Assessor Público, que são aplicados em todas as áreas da administração. Falaram, também, sobre o Circuito e a necessidade de repetir o encontro com gestores públicos. Programa Arrecadamax Para cumprir planos de trabalho, os gestores públicos precisam de recursos. Nem todos sabem que é possível aumentar a arrecadação apenas com planejamento e ações coordenadas. Sistemas do Assessor Público, já em operação, são importantes ferramentas neste trabalho e municípios confirmam aumento da arrecadação. Inteligência Gerencial Pública Business Intelligence (BI) ou Inteligência Empresarial surgiu na década de 80 para acessar dados e filtrar informações em bancos de dados, criando oportunidades de negócios. Assessor Público criou o BI para o setor público, o revolucionário sistema Inteligência Gerencial Pública, com amplo banco de informações.

2 P 2 ISS nline contribui para redução da sonegação e aumento da arrecadação programa ISS nline, desenvovido pelo Asssessor Público, é uma importante ferramenta para redução da sonegação, refletindo positivamente no aumento da arrecadação. Durante o encontro com gestores municipais, Bruno G u e r r e i r o, da Área de Desenvolv i m e n t o, apresentou detalhes do p r o g r a m a ISS nline, que já está em operação em vários municípios. Segundo Guerreiro, o Programa ISS nline permite ao gestor público maior controle sobre a emissão de notas fiscais, o que reduz a sonegação. No entanto, não basta a simples instalação do programa. É necessária ação governamental para que tudo funcione perfeitamente e os objetivos sejam alcançados. Ao falar sobre o ISS n- Line, Guerreiro explicou que o sistema permite controle sobre a emissão de talonários Bruno Guerreiro do ISSQN como também permite a emissão de nota fiscal eletrônica. Esta é uma decisão do município, disse, salientando que os dois métodos podem ser operados simultaneamente para atender às necessidades de todos os contribuintes. Devemos respeitar as características de cada prestador de serviçoscontribuinte, acrescentou. No município de Lins, o programa informatizado já está em operação há alguns anos e os resultados são positivos, como atesta o fiscal de tributos Augusto César Franco Florentino, há 12 anos no município. Para ele, a justiça tributária é questão de cidadania. aumento na arrecadação, segundo Augusto César, é resultado da educação fiscal também facilitada pela utilização do programa ISS nline. Augusto César Franco Florentino e Carla Syoto (Lins) Programas específicos para cada setor Hevandro Ferreira Diretor de p e r a ç õ e s, H e v a n d r o Ferreira, falou sobre os vários programas desenvolvidos pelo Assessor Público e que se destinam a setores específicos da administração. Além disso, ele explicou que há conectividade e integração total entre os programas, o que resulta em banco de dados completo, facilitando a ação do gestor público. Ferreira falou mais especificamente sobre o Programa de Gestão de Receitas, importante ferramenta para o administrador público acompanhar a evolução das receitas e traçar planos estratégicos para execução de obras e serviços de acordo com a disponibilidade de caixa e os programas do Plano Plurianual PPA. A Lei de Responsabilidade Fiscal impõe sérias restrições aos gestores públicos, que devem estar atentos às receitas e despesas. Segundo ele, como os programas são interligados, todo este trabalho fica mais fácil.

3 Antecipamos soluções para problemas de gestão pública, garante diretor P 3 Roberto Alves Diretor de Negócios do Assessor Público, Roberto Alves, abriu o Circuito falando sobre o trabalho desenvolvido pela empresa ao longo de mais de 20 anos de atuação. Hoje estamos presentes em 443 municípios de 12 estados brasileiros e com ações internacionais em Angola e Peru, disse o executivo. crescimento da empresa com ampliação contínua de clientes é resultado do trabalho de pesquisa de seu quadro técnico, que antecipa soluções para problemas que podem surgir. Procuramos andar na frente, disse Roberto Alves. De forma direta e simplificada, Roberto Alves falou sobre os 22 sistemas (softwares) disponibilizados pelo Assessor Público e que contemplam todos os setores da administração pública em diferentes níveis. Segundo o diretor, o objetivo do Circuito Assessor Público é promover o encontro entre gestores municipais que trabalham com os sistemas da empresa ou similares para que possam expor suas experiências, preocupações e dificuldades e juntos buscarem soluções. Proveito de todos Para o executivo, os problemas de gestão dos municípios brasileiros são praticamente os mesmos, com raras exceções, devido às particularidades de determinada região. Por isso, para Roberto Alves, o que é bom em um município certamente será bem aproveitado em outro. Queremos, a partir do desenvolvimento dos Circuitos, criar uma rede de comunicação, com características colaborativas, entre gestores para troca de informações e experiências administrativas, acrescenta Roberto Alves. Produtos Durante o encontro de gestores municipais, Roberto Alves falou sobre os vários sistemas desenvolvidos pelo Assessor Público e as diversas aplicações nas administrações municipais. No entanto, reconheceu que muitos clientes não exploram todas as ferramentas disponíveis. Queremos estimular o uso dos sistemas já disponíveis, acrescentou, frisando como exemplo o Nota Fiscal n Line. Por meio deste sistema é possível aumentar a arrecadação do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) com a redução da sonegação. Há vários outros sistemas subutilizados, explicou Roberto Alves, que acrescentou Temos o sistema adequado a cada setor e situação, de fácil integração com outros sistemas. Esse é o nosso diferencial. Estrutura Sistema Integrado de Inteligência Gerencial Pública Sistema Integrado de Gestão Fiscal Sistema Integrado de Gestão Social Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão s softwares do Assessor Público estão instalados em milhares de terminais em centenas de cidades. Com isso, envolvem milhares de pessoas na operação, o que resulta no armazenamento de dados abrangendo elevado número de cidadãos. Como trabalhamos para aperfeiçoar o serviço público e a qualidade do atendimento à população, temos estrutura para garantir perfeito atendimento. São mais de 300 colaboradores estrategicamente instalados e prontos para atender qualquer eventualidade, finalizou Roberto Alves.

4 P 4 Aumentar a arrecadação é o maior desafio das administrações municipais s gestores públicos municipais, de um modo geral, ficam atentos apenas às maiores fontes de receita do município, como os repasses legais FPM (Fundo de Participação dos Municípios, pelo governo federal) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, pelo governo estadual) e os tributos próprios, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). No entanto, por meio de sistemas adequados, planejamento e ações efetivas, é possível aumentar a arrecadação de tributos e aumentar as fontes de receita. Esta é a proposta do Programa de Consultoria Arrecadamax, apresentado pelo Assessor Público no seu primeiro Circuito de Governança Municipal. programa foi apresentado pelo professor, consultor, advogado e Fernando Martins e José Márcio de liveira (Itajobi) especialista em marketing público, Nelson Eduardo Pereira da Costa. Números apresentados pelo consultor surpreenderam experientes gestores municipais, como municípios que têm mais de 60% de inadimplência nos tributos, enquanto outros chegaram a ter Nelson Eduardo Pereira da Costa menos de 10%. A comparação que mais surpreendeu foi um município que recebe R$ 280 por habitante na área da saúde enquanto outro, na mesma região, recebe menos de R$ 30. segredo de tudo está no planejamento e ações coordenadas, explica Nelson Eduardo, que defende a criação de Núcleos de Gestão Estratégica das Receitas (comitês) nas prefeituras para acompanhamento da arrecadação. Com as ferramentas adequadas e planejamento, estes núcleos podem r e v o l u c i o n a r a arrecadação municipal, disse o consultor, explicando que em um município da região, que criou uma central de gerenciamento de convênios conseguiu em dois anos mais recursos federais e estaduais do que os 70 anos de história da cidade. palestrante, no entanto, afirma com veemência que a boa comunicação com os públicos de cada campanha é indispensável para o sucesso de qualquer plano que necessita da mobilização popular, ou seja, o governante precisa dispor Wanderson Costas e Luiz Marcelo Samparras (Rancharia) de pessoal nas áreas da publicidade, do jornalismo e das relações públicas, sejam servidores, profissionais ou empresas contratadas. Segundo Nelson Eduardo, o Assessor Público tem sistemas e demais ferramentas necessárias para incremento da arrecadação, aliando ações políticas com amparo técnico. Mostramos que é possível aumentar a arrecadação usando as ferramentas adequadas e sem aumentar a carga tributária. Basta ter vontade política e ousadia para enfrentar desafios acrescentou o especialista. Emerson Gonzalez e Meire kida (Guaraçaí)

5 P 5 IPTU Em sua palestra, Nelson Eduardo mostrou que os municípios podem aumentar significativamente a arrecadação com ações simples e eficazes, envolvendo toda a comunidade. Ele sugere a separação do IPU (Imposto Predial Urbano) e ITU (Imposto Territorial Urbano) nos lançamentos contábeis, para facilitar o processo de análise. utra sugestão do especialista é que para a atualização do valor dos imóveis a população tenha ação participativa. Executivo organiza os encontros e em audiências públicas se discutem os valores dos imóveis, posteriormente ratificados pela Câmara. No caso dos impostos predial, territorial e rural, o governante pode aplicar fator redutor no valor de venda para efeito de lançamento e cobrança dos tributos, mas pode manter o valor real no caso do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Isso reflete na arrecadação, sem aumento de alíquota, mas aplicando a justiça tributária. ISSQN Assessor Público esclareceu vários comandos do seu programa Nota Fiscal n Line, disponível em várias Prefeituras, porém subutilizados na sua aplicação. Com este software, os municípios podem aumentar substancialmente a receita apenas com a racionalização da cobrança, reduzindo a sonegação fiscal. Temos exemplo de municípios que conseguiram triplicar a receita do ISSQN em três anos, utilizando sistemas apropriados para controle da prestação de serviços, disse o consultor Nelson Eduardo. Ederaldo de Guedes (Caiuá), José Nilton Barbin e Luis Carlos Cuiao(Tambaú) Ezequiel Ferreira e Dirceu Rosa (Bilac) - Nelson Eduardo Pereira da Costa Para o consultor, é fundamental estimular o cidadão a pedir nota fiscal, seja de serviço ou mercadoria. Isso contribui para o aumento da receita de impostos federais e municipais. IPVA Embora o IPVA seja um tributo estadual, segundo Nelson Eduardo é possível aumentar a receita, já que 50% são repassados aos municípios. É preciso conscientizar os cidadãos a licenciarem seus veículos na cidade onde moram. A evasão é maior em municípios paulistas próximos à divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, onde o IPVA é mais barato. Alguns municípios conseguiram aumentar a receita estimulando os cidadãos a cobrarem seus amigos e vizinhos que licenciavam em outro estado. CNVÊNIS Nelson Eduardo explica que os municípios podem aumentar a arrecadação por meio de convênios. Não basta o prefeito pedir ao deputado que apresente emendas. É preciso ter estrutura para apresentar projetos e cobrar a liberação. Isso torna-se mais fácil com um Núcleo Gestor Mazenildo Pereira e André dos Santos (Bento de Abreu) de Convênios, que deve atuar como suporte permanente ao governante, pesquisando e relatando as oportunidades presentes nos editais dos governos federal e estadual. gestor público deve estar atento a todas as fontes de recursos para seu município. Ele deve acreditar e investir para colher bons resultados, finalizou Nelson Eduardo Pereira da Costa.

6 P 6 Consultor destaca programas do Assessor Público Jornalista Antonio Crispim entrevista Paulo Azevedo consultor de gestão municipal Paulo Azevedo, que presta serviços para várias prefeituras, entre as quais Catanduva e Buritama, participou do 1º Circuito de Governança Municipal. Azevedo destacou a eficiência dos prog r a m a s desenvolvidos pelo Assessor Público e citou principalmente o Programa de Gestão de Saúde, um dos destaques da Prefeitura de Buritama. efetivo controle sobre o atendimento aos pacientes em Buritama é apontado como a principal causa pela excelente receita do município na área da saúde. Buritama é o município com a melhor receita per capita (repasse do Ministério da Saúde) na região. Segundo ele o programa é completo e permite, entre tantas funcionalidades, mais que simplesmente controlar o estoque das f a r m á c i a s, pois possibilita o seu gerenciamento para evitar faltas e desperdícios, além do controle detalhado sobre o atendimento dos pacientes, gerando relatórios de toda ordem e conferindo segurança à produção e faturamento. Para o consultor Paulo Azevedo, os programas do Assessor Público contribuem para maior eficiência da administração. Além disso, segundo ele, são importantes para garantir a quantidade e a qualidade do atendimento ao cidadão. Programas facilitam a gestão, diz representante de Caiuá A Prefeitura de Caiuá foi representada no 1º Circuito Assessor Público de Governança Municipal por Ederaldo de Mello e Régis da Silva Pereira. Segundo Mello, o município utiliza vários programas desenvolvidos pelo Assessor Público e a tendência é ampliar, já que os resultados alcançados são positivos. De acordo com Ederaldo de Mello, em Caiuá estão utilizando vários programas do Sistema Integrado de Gestão Fiscal (Contabilidade, Tesouraria, Recursos Humanos, Régis da Silva Pereira e Ederaldo de Guedes (Caiuá) Receita, Tributação) e do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Gestão Administrativa de Cemitérios). Na admin i s t r a ç ã o pública há aproximad a m e n t e 20 anos, E d e r a l d o de Mello explicou que os programas desenvolvidos pelo Assessor Público atendem necessidades específicas do município, independente do seu volume de serviço ou número de habitantes. Eles conseguem adequar os programas à nossa realidade, disse o representante de Caiuá. Auditor defende qualificação de pessoal das prefeituras auditor fiscal da Prefeitura de Auriflama, lair Bistafa, com 28 anos de experiência no serviço público municipal (antes trabalhou em Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá), defende melhor qualificação de funcionários das prefeituras para exploração de todos os recursos disponíveis nos p r o g r a m a s disponiblizados pelo Assessor Público. lair Bistafa (Auriflama) Segundo ele a Prefeitura de Auriflama trabalha com quase todos os programas do Sistema Integrado de Gestão Fiscal (Tributação, Receitas, Contabilidade, Pessoal, Compras, Almoxarifado, Patrimônio) e do Sistema Integrado de Gestão Social (Saúde e Educação) do Assessor Público. Bistafa afirmou que o aprimoramento da gestão resultou em aumento da arrecadação. Mesmo assim, ele acredita que o desempenho pode melhorar ainda mais com a qualificação de funcionários da Prefeitura e o melhor aproveitamento do potencial dos programas da empresa.

7 Circuito estimula debates sobre problemas comuns das administrações municipais Márcio Junqueira 1º Circuito Assessor Público de Governança Municipal foi criado para estimular a discussão de problemas comuns. s debates, com a participação de representantes de várias cidades, foram mediados por Márcio Junqueira, da Diretoria Adjunta, (que também foi o coordenador de protocolo). Presente ao encontro, o consultor jurídico Lucas Maquinioty respondeu várias perguntas e questionamentos, eliminando dúvidas formuladas pelos gestores. Dois assuntos predominaram nos debates do Circuito exatamente por serem comuns a todos os municípios: abastecimento de água e cobrança do ISSQN em obras. Quanto ao abastecimento de água, o maior questionamento foi sobre o corte do fornecimento do consumidor inadimplente. Há município em que a Justiça determina a imediata religação. Em outros, o Judiciário mantém o corte no fornecimento. s debatedores ficaram de trocar experiências por para que os municípios possam superar este problema. A orientação do consultor jurídico do Assessor Público Lucas Maquinioty foi no sentido de que os municípios definam suas ações em lei. Além, o representante de Lins adiantou que há norma jurídica que já prevê o corte. outro assunto que prevaleceu nas discussões foi quanto à cobrança do ISSQN em obras, envolvendo material e serviços prestados. Há orientação de que quando o produto é fabricado no local da obra, o material está sujeito ao imposto. No entanto, o Código Tributário do Município deve ser claro quanto aos itens Lucas Maquinioty P 7 da cobrança. Caso contrário o contribuinte pode recorrer e provocar a devolução do imposto cobrado irregularmente. Márcio Junqueira e Lucas Maquinioty conduziram as discussões de forma a esclarecer as dúvidas, inclusive sobre proposta de criação de uma rede de informação colaborativa por , com os gestores públicos estabelecendo uma nova fonte de consulta e troca de experiências. Conforme frisou Flávio Lamônica, do Escritório Regional de Planejamento de Araçatuba, (sempre interessado em medidas de qualidade na administração pública) único representante do governo estadual no encontro. Portal da Transparência A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que os governantes prestem contas periodicamente à população. Para cumprir a formalidade legal são publicados resumos dos balancetes e execução orçamentária, inclusive com realização de audiências públicas a cada quatro meses. Porém, a emenda constitucional 131 aprovada em maio vai além. Determina que os dados sejam disponibilizados para consulta popular em meio eletrônico (Internet), em tempo real. A Prefeitura de São Paulo já tem site onde o cidadão pode obter todas as informações, como funcionários, salários, despesas por secretarias e outros. s municípios têm prazo para se adequarem à legislação e também prestarem este serviço. Antecipando a solução, o gerente Márcio Ferraz apresentou o Portal da Transparência Municipal, desenvolvido pelo Assessor Público, como forma de evitar mais um problema futuro dos municípios. Segundo Márcio Ferraz, os clientes do Assessor Público já terão facilidades devido ao banco de dados existente. Programa Portal da Transparência Municipal é capaz de ler estes dados (os permitidos pela legislação) e disponibilizar para consulta. s prefeitos podem antecipar a prestação deste serviço e não deixar para que sucessores o façam, disse Roberto Alves, destacando que este é mais um programa voltado para o município, desenvolvido pelo Assessor Público como forma de antecipar soluções de problemas que podem surgir no futuro.

8 P 8 Programas de gerenciamento e de divulgação de atos mudam o perfil da administração pública municipal No encerramento do 1º Circuito Assessor Público de Governança Municipal o gerente Márcio Ferraz apresentou Márcio Ferraz dois programas que são novidades: o Inteligência Gerencial Pública (BI Business Intelligence) e o Portal da Transparência Municipal. São dois programas que podem revolucionar o perfil da administração pública municipal. Basta ter vontade política para fazer. Ao comentar os dois programas, o diretor do Assessor Público, Roberto Alves, disse que outras ferramentas podem ser incorporadas. Do gabinete o prefeito pode ver como está o movimento em cada Unidade Básica de Saúde, por exemplo, explicou Roberto Alves. BI (inteligência empresarial) foi um conceito que surgiu na década de 80. Por meio de programas de computador, empresas comparavam dados e extraíam informações a partir de um banco de dados. Com isso conseguiam planejar ações para conquista de clientes ou mesmo para abrir novos mercados e lançar produtos. programa desenvolvido pelo corpo técnico do Assessor Público, o Inteligência Gerencial Pública, como o nome já diz, é o primeiro voltado para o setor público. gerente Márcio Ferraz explicou que trata-se de um programa destinado ao uso do gestor ou alguém por ele habilitado, pois permite filtrar todas as informações disponíveis no banco de dados do servidor. Como todos os nossos programas são interligados e alimentam o mesmo banco, o gestor tem todas as informações em sua tela de computador em tempo real, disse Márcio Ferraz. Segundo Roberto Alves, executivo do grupo, pode se informar de atendimentos nas unidades de saúde, inclusive as consultas, prescrições, entrega dos medicamentos receitados e ainda falar com os pacientes minutos depois do atendimento. Pode se informar e conferir rotas dos veículos do município enquanto acontece sua circulação, saber quem faltou hoje ao trabalho, quanto está sendo a arrecadação no momento da consulta, quais os assuntos de maior demanda na sua agenda, enfim, qualquer detalhe que necessitar, o Sistema lhe fornecerá imediatamente. E sem precisar pedir a outras pessoas, o próprio gestor é quem pode verificar. É uma ferramenta indispensável para o gestor público atento, que não abre mão de saber tudo que está ocorrendo em sua administração, afirmou Roberto Alves. Inteligência Gerencial Pública também permite a leitura de outros bancos de dados, o que significa que o administrador pode dispor de informações detalhadas de qualquer sistema instalado na Prefeitura ou em outros ambientes.

Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI

Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI O Prof. Dr. Jorge de Souza Bispo realizou palestra de abertura do MBA Gestão Tributária da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO ESTADO - CGE

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO ESTADO - CGE GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO ESTADO - CGE Termo de Referência para Contratação de Serviço de Consultoria (Pessoa Jurídica) para Reestruturação do Portal da Transparência

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

CONCEITOS E INSTRUÇÕES. Índice

CONCEITOS E INSTRUÇÕES. Índice CONCEITOS E INSTRUÇÕES Índice 1. CONCEITOS... 2 1.1. O QUE É SERVIÇO?... 2 1.2. O QUE É CONSULTORIA?... 2 1.3. O QUE É ASSESSORIA?... 2 1.4. O QUE É SUPORTE TÉCNICO?... 2 1.5. QUAL A DIFERENÇA ENTRE SUPORTE

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Mensagem nº 3, de 2013. Canoas, 25 de janeiro de 2013. A Sua Excelência o Senhor Vereador Juares Carlos Hoy Presidente da Câmara Municipal de Canoas Canoas RS Senhor Presidente, Na forma da legislação

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Hoje, ter o próprio negócio é algo muito comum. Flexibilidade, possibilidade de aumentar a renda e instabilidade como funcionário são os principais motivos para se empreender. É

Leia mais

A necessidade de aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno nos Municípios como base para implantação do Sistema de Informação de Custos

A necessidade de aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno nos Municípios como base para implantação do Sistema de Informação de Custos A necessidade de aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno nos Municípios como base para implantação do Sistema de Informação de Custos Torres RS 9 de julho de 2015. Mário Kemphel da Rosa Mário Kemphel

Leia mais

EVENTOS. Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania

EVENTOS. Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania A União dos Vereadores do Estado de São Paulo UVESP, desde 1977 (há 38 anos) promove parceria com o Poder Legislativo para torná-lo cada vez mais forte, através de várias ações de capacitação e auxílio

Leia mais

Experiências Nacionais Bem Sucedidas com Gestão de Tributos Municipais Ênfase no IPTU

Experiências Nacionais Bem Sucedidas com Gestão de Tributos Municipais Ênfase no IPTU Experiências Nacionais Bem Sucedidas com Gestão de Tributos Municipais Ênfase no IPTU O Papel dos Tributos Imobiliários para o Fortalecimento dos Municípios Eduardo de Lima Caldas Instituto Pólis Marco

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Plano Municipal de Educação

Plano Municipal de Educação Plano Municipal de Educação Denise Carreira I Encontro Educação para uma Outra São Paulo 30 de novembro de 2007 O Plano Municipal de Educação e as reivindicações dos movimentos e organizações da cidade

Leia mais

A CONTABILIDADE E O AVANÇO DA TECNOLOGIA. http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadeetecnologia.htm

A CONTABILIDADE E O AVANÇO DA TECNOLOGIA. http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadeetecnologia.htm A CONTABILIDADE E O AVANÇO DA TECNOLOGIA Reinaldo Luiz Lunelli Texto do site: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadeetecnologia.htm Com o passar dos anos, a contabilidade tem sofrido

Leia mais

3601 - SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ADMINISTRAÇÃO DIRETA

3601 - SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ADMINISTRAÇÃO DIRETA 3601 - SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ADMINISTRAÇÃO DIRETA Legislação: Lei nº 15.506, de 31 de julho de 1991; Decreto nº 15.813, de 24 de abril de 1992; Lei nº 15.738, de

Leia mais

Apresentação e contextualização do novo modelo de prestação de contas

Apresentação e contextualização do novo modelo de prestação de contas Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Diretoria Financeira Coordenação-Geral de Contabilidade e Acompanhamento de Prestação de Contas Apresentação e contextualização do novo modelo de prestação

Leia mais

O Portal da Prefeitura de Assunção foi construído levando em conta: Livre acesso sem necessidade de cadastro prévio ou senha.

O Portal da Prefeitura de Assunção foi construído levando em conta: Livre acesso sem necessidade de cadastro prévio ou senha. Prefeitura Municipal de Assunção MANUAL PRÁTICO DE NAVEGAÇÃO APRESENTAÇÃO Este é o Manual de Navegação da Prefeitura Municipal da cidade de Assunção - PB. Tem linguagem simples e é ilustrado para que você,

Leia mais

Soluções de Tecnologia da Informação

Soluções de Tecnologia da Informação Soluções de Tecnologia da Informação Software Corporativo ERP ProdelExpress Diante da nossa ampla experiência como fornecedor de tecnologia, a PRODEL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO oferece aos seus clientes

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Alexandre Pinto Surmonte

Alexandre Pinto Surmonte Dados Pessoais Nome: Idade: Situação Familiar: Alexandre Pinto Surmonte 46 anos Casado Sem filhos Formação Formado em Administração de Empresas com Pós Graduação em Análise de Sistemas e MBA em Gestão

Leia mais

Agenda Nacional de Apoio à Gestão Municipal

Agenda Nacional de Apoio à Gestão Municipal SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SUBCHEFIA DE ASSUNTOS FEDERATIVOS Agenda Nacional de Apoio à Gestão Municipal Mapa de obras contratadas pela CEF, em andamento com recursos do Governo Federal 5.048

Leia mais

Planejamento Fiscal 2015 DM/SMF

Planejamento Fiscal 2015 DM/SMF Planejamento Fiscal 2015 DM/SMF PLANEJAMENTO FISCAL 2015 CAPITULO I APRESENTAÇÃO O Planejamento Fiscal do DM/SMF - Departamento de Impostos Mobiliários da Secretaria Municipal de Fazenda materializa-se

Leia mais

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA Em 22 e 23 de outubro de 2015, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano SEDU, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba COMEC,

Leia mais

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra TEXTO: FINANCIAMENTO (MECANISMOS E INSTRUMENTOS) Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir,

Leia mais

Quem somos? Nossa Missão:

Quem somos? Nossa Missão: Bem Vindos! Quem somos? A GEPC Consultoria Tributária é uma empresa especializada em consultoria para Farmácias e Drogarias com mais de 6 anos de mercado neste seguimento. Apoiando e atualizando nossos

Leia mais

PROJETO DE GESTÃO DE APOIO À SAÚDE

PROJETO DE GESTÃO DE APOIO À SAÚDE PROJETO DE GESTÃO DE APOIO À SAÚDE maio/2015 CONSULTORIA DE PROJETOS Consultoria nasceu com o objetivo de ajudar as Prefeituras a: Captarem recursos junto ao BID. Criarem e viabilizarem projetos de investimentos.

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Realizar pesquisas de satisfação da comunidade frente aos serviços prestados e torná-las públicas

Realizar pesquisas de satisfação da comunidade frente aos serviços prestados e torná-las públicas PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE GESTÃO PÚBLICA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS" Visão: Que em 2020 Santa Maria seja um município que preste Serviços de Qualidade a seus cidadãos, com base

Leia mais

CONTAS CONTROLADAS. Sede do TCU em Brasília R I S K M A N A G E M E N T R E V I E W 1 9 DIVULGAÇÃO

CONTAS CONTROLADAS. Sede do TCU em Brasília R I S K M A N A G E M E N T R E V I E W 1 9 DIVULGAÇÃO CONTAS CONTROLADAS TCU adota modelo de governança de TI no ambiente interno alinhando com seu plano estratégico para realizar o controle externo das contas da União com maior eficiência COMO ÓRGÃO RESPONsável

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO - ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING JURÍDICO Ari Lima É possível implantar um plano prático e funcional de marketing jurídico com ótimas chances

Leia mais

Conte com a gente e fique tranquilo.

Conte com a gente e fique tranquilo. Visão global e soluções adaptadas às suas necessidades. A melhor combinação de experiência e proximidade. USE O MENU ACIMA PARA NAVEGAR PELO DOCUMENTO NOSSA HISTÓRIA Fundada em 1988, em Mogi Mirim (SP),

Leia mais

Tributos em orçamentos

Tributos em orçamentos Tributos em orçamentos Autores: Camila de Carvalho Roldão Natália Garcia Figueiredo Resumo O orçamento é um dos serviços mais importantes a serem realizados antes de se iniciar um projeto. É através dele

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são palestras

Leia mais

A Lei 13.019/2014 O ponto de vista das organizações. Porto Velho, 02.12.2015

A Lei 13.019/2014 O ponto de vista das organizações. Porto Velho, 02.12.2015 A Lei 13.019/2014 O ponto de vista das organizações. Porto Velho, 02.12.2015 INTRODUÇÃO As organizações do Terceiro Setor vêm recebendo grande destaque nas políticas públicas. A autora Monica Bose realizou

Leia mais

Manual - Relatórios Gerenciais.

Manual - Relatórios Gerenciais. Manual - Relatórios Gerenciais. Perguntas que temos que responder quase que diariamente sobre: Vendas Financeiro Produção Emissão: 04/02/2014 Revisão: 28/05/2015 Revisado por: Juliana 1 Área de Vendas

Leia mais

Realizar pesquisas de satisfação da comunidade frente aos serviços prestados e torná-las públicas

Realizar pesquisas de satisfação da comunidade frente aos serviços prestados e torná-las públicas PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE GESTÃO PÚBLICA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS" Visão: Que em 2020 Santa Maria seja um município que preste Serviços de Qualidade a seus cidadãos, com base

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO. O Portal de Transparência do Estado do Rio de Janeiro possui:

MANUAL DE NAVEGAÇÃO. O Portal de Transparência do Estado do Rio de Janeiro possui: MANUAL DE NAVEGAÇÃO Este é o Manual de Navegação do Portal de Transparência do Estado do Rio de Janeiro. Foi elaborado para que você, cidadão, encontre as informações desejadas. Seu objetivo é facilitar

Leia mais

Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira

Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira Trabalhando em conjunto com os municípios pela melhoria da qualidade da educação pública brasileira CONHECENDO O FNDE O FNDE é uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação. Sua missão é prestar

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS

CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS O PREFEITO DE MANAUS LEI DELEGADA N 10, DE 31 DE JULHO DE 2013 (D.O.M. 31.07.2013 N. 3221 Ano XIV) DISPÕE sobre a estrutura organizacional da SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas Manual Índice 1. O programa 2. Os cursos 3. A adaptação dos conteúdos 4. O novo Convênio 5. O novo programa 6. Cronograma 7. Parcerias locais 8. Montagem das turmas 9. Definição dos cursos 10. Liberação

Leia mais

An independent member firm of

An independent member firm of Associada à An independent member firm of INTERNATIONAL LIMITED CÓDIGO DE ÉTICA Para a Controller, o Código de Ética é o instrumento que orienta e conduz a gestão e as ações da empresa, dos seus parceiros

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

As informações foram coletadas por meio de uma pesquisa aplicada aos profissionais que estiveram presentes no 6º Fórum de Gestão Fiscal e Sped.

As informações foram coletadas por meio de uma pesquisa aplicada aos profissionais que estiveram presentes no 6º Fórum de Gestão Fiscal e Sped. Panorama da área fiscal e tributária A área fiscal no Brasil recebe constantemente mudanças e atualizações ligadas aos processos de fiscalização, tributação, contribuição, regulamentação entre outros.

Leia mais

Ata da 8ª Reunião do CONFAZ-M/SC

Ata da 8ª Reunião do CONFAZ-M/SC Ata da 8ª Reunião do CONFAZ-M/SC Aos vinte e oito dias do mês de julho de dois mil e nove, reuniram-se no auditório da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC), na cidade de Florianópolis,

Leia mais

Excelência no Atendimento ao Cliente

Excelência no Atendimento ao Cliente Excelência no Atendimento ao Cliente Soluções para controlar os processos, a rentabilidade e a produtividade da empresa contábil Excelência no Atendimento ao Cliente Atender bem é a chave para toda empresa

Leia mais

PRO-SPB na Arena de Participação Social

PRO-SPB na Arena de Participação Social PRO-SPB na Arena de Participação Social Anderson Ramon Ferraz de Lucena¹, Jessica Almeida Peixinho 2 Colegiado de Engenharia da Computação 1 Colegiado de Engenharia Elétrica 2 Fundação Universidade Federal

Leia mais

Realizar pesquisas de satisfação da comunidade frente aos serviços prestados e torná-las públicas

Realizar pesquisas de satisfação da comunidade frente aos serviços prestados e torná-las públicas PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE GESTÃO PÚBLICA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS" Visão: Que em 2020 Santa Maria seja um município que preste Serviços de Qualidade a seus cidadãos, com base

Leia mais

A Sombra do Imposto. Propostas para um sistema de impostos mais simples e justo Simplifica Já

A Sombra do Imposto. Propostas para um sistema de impostos mais simples e justo Simplifica Já A Sombra do Imposto Propostas para um sistema de impostos mais simples e justo Simplifica Já Expediente A Sombra do Imposto Cartilha produzida pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Leia mais

MANTENEDOR E CONTADOR

MANTENEDOR E CONTADOR MANTENEDOR E CONTADOR No ano de 2000, Darci de Paula, Contador formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Ciências Contábeis e Pós graduado em MBA IFRS(Normas Internacionais de Contabilidade),

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º 171, DE 2012 (Do Sr. Carlos Bezerra)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º 171, DE 2012 (Do Sr. Carlos Bezerra) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N.º 171, DE 2012 (Do Sr. Carlos Bezerra) Modifica a Lista de Serviços anexa à Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, que dispõe sobre o Imposto

Leia mais

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são:

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são: 24/2010 1. Identificação do Contratante Nº termo de referência: TdR nº 24/2010 Plano de aquisições: Linha 173 Título: consultor para desenvolvimento e venda de produtos e serviços Convênio: ATN/ME-10541-BR

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Wagner Porto Ferreira, Awerik Carlesso, Patrício dos Santos Sante, Talis Valadão Turma: RV2 Exercícios do capitulo 2 da matéria de

Leia mais

Para aa Fornecedores. Rede de Obras. Serviço de Informações Oportunidades d de obras para comercial, marketing e vendas

Para aa Fornecedores. Rede de Obras. Serviço de Informações Oportunidades d de obras para comercial, marketing e vendas Para aa Fornecedores Rede de Obras Serviço de Informações Oportunidades d de obras para comercial, marketing e vendas Informações de acordo com a sua necessidade Com o objetivo de atender a sua empresa

Leia mais

A TOZZI ASSOCIADOS disponibiliza um extenso banco de dados com informações sobre o Terceiro Setor, a todos os participantes dos seus cursos.

A TOZZI ASSOCIADOS disponibiliza um extenso banco de dados com informações sobre o Terceiro Setor, a todos os participantes dos seus cursos. INTRODUÇÃO A TOZZI ASSOCIADOS disponibiliza um extenso banco de dados com informações sobre o Terceiro Setor, a todos os participantes dos seus cursos. O conteúdo deste banco de dados decorre de uma vasta

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

01. Câmara Municipal. 02. Secretaria Municipal de Governo. 03. Gabinete do Vice-Prefeito. 04. Procuradoria Geral do Município

01. Câmara Municipal. 02. Secretaria Municipal de Governo. 03. Gabinete do Vice-Prefeito. 04. Procuradoria Geral do Município Estrutura Administrativa e Principais 01. Câmara Municipal - Lei Orgânica do Município de Teresina, de 05 de abril de 1991. - Votar o Orçamento Anual e o Plano Plurianual, bem como autorizar abertura de

Leia mais

Transição de governo: Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas

Transição de governo: Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas Transição de governo: Desafios Jurídicos e Administrativos e Finanças Públicas TEMPO TOTAL : 3 h 180 MIN - Transição: Aspectos Gerais - exposição: 15 min - Desafios Jurídicos e Administrativos: 40 min

Leia mais

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Tecnologia da Informação IFTI1402 T25 A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS Marcelo Eustáquio dos Santos

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

CDSOFT GerConstrução O SOFWARE DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. CDSOFT Tecnologia

CDSOFT GerConstrução O SOFWARE DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. CDSOFT Tecnologia CDSOFT GerConstrução O SOFWARE DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. O GerConstrução é um software de Gestão Empresarial (ERP) especializado em soluções para processos e negócios da Indústria da Construção Civil.

Leia mais

Previsão Orçamentária

Previsão Orçamentária Previsão Orçamentária Planejamento e Qualidade Controlando os gastos de seu condomínio A previsão orçamentária é o instrumento mais importante na administração financeira e no planejamento de um empreendimento,

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

CNJ REDUZ PRESSÃO SOBRE TRIBUNAIS E JUÍZES EM 2.011

CNJ REDUZ PRESSÃO SOBRE TRIBUNAIS E JUÍZES EM 2.011 CNJ REDUZ PRESSÃO SOBRE TRIBUNAIS E JUÍZES EM 2.011 Mariana Ghirello Todo ano, o Conselho Nacional de Justiça se reúne com os presidentes dos Tribunais de Justiça para identificar as necessidades do Poder

Leia mais

Atividade de Verificação: Direito Tributário Capítulo 16

Atividade de Verificação: Direito Tributário Capítulo 16 1 Atividade de Verificação: Direito Tributário Capítulo 16 COTRIM, Gilberto Vieira. Direito e legislação: introdução ao direito. 16 a ed. São Paulo: Saraiva, 1994. p. 265-270 1. Qual o objetivo fundamental

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A Transferência de Recursos do OGU foi Simplificada. Conte com a parceria da CAIXA nos projetos do seu município.

A Transferência de Recursos do OGU foi Simplificada. Conte com a parceria da CAIXA nos projetos do seu município. A Transferência de Recursos do OGU foi Simplificada. Conte com a parceria da CAIXA nos projetos do seu município. As novas regras e o papel da CAIXA na transferência de recursos da União. A CAIXA na Transferência

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Gestão de Finanças Públicas

Gestão de Finanças Públicas APRESENTAÇÃO Desde a primeira edição deste livro mencionamos como os avanços no arcabouço institucional e instrumental de gestão financeira foram relevantes para que o governo brasileiro, efetivamente,

Leia mais

ENTENDENDO A PREFEITURA

ENTENDENDO A PREFEITURA EDUCAÇÃO FISCAL Sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do Tributo; Facilitar e estimular o cumprimento da obrigação tributária pelo cidadão; Incentivar a sociedade a acompanhar e fiscalizar

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SEMINÁRIO INTERNACIONAL Performance Budgeting: Orçamento por Resultados Mauro Ricardo Machado Costa Dezembro/2008 1 SEMINÁRIO INTERNACIONAL Performance Budgeting: Orçamento por Resultados PLANEJAMENTO

Leia mais

Parceria de sucesso para sua empresa

Parceria de sucesso para sua empresa Parceria de sucesso para sua empresa A Empresa O Grupo Espaço Solução atua no mercado de assessoria e consultoria empresarial há 14 anos, sempre realizando trabalhos extremamente profissionais, pautados

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

Cadastro de Fornecedores. de Bens e Serviços da Petrobras

Cadastro de Fornecedores. de Bens e Serviços da Petrobras Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras Objetivos do Cadastro de Fornecedores Legal: atender o decreto 2745 e preservar a Cia. em questões relacionadas ao mercado fornecedor; Empresarial:

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA O que é governança corporativa? Qual o motivo do crescente interesse pela governança corporativa? A quem interessa a governança corporativa? Trata-se de apenas mais um modismo? Francisco

Leia mais

SOFTWARE PROFIT 2011.

SOFTWARE PROFIT 2011. apresenta o SOFTWARE PROFIT 2011. GESTÃO COMERCIAL O software PROFIT é um programa direcionado ao gerenciamento integrando de empresas de pequeno e médio porte, compreendendo todo o processo de negócio,

Leia mais

MUNICÍPIO - UBATUBA PLANO PLURIANUAL 2014-2017 ANEXO I - Planejamento Orçamentário - PPA: Fontes de Financiamento dos Programas Governamentais

MUNICÍPIO - UBATUBA PLANO PLURIANUAL 2014-2017 ANEXO I - Planejamento Orçamentário - PPA: Fontes de Financiamento dos Programas Governamentais MUNICÍPIO - UBATUBA PLANO PLURIANUAL 2014-2017 ANEXO I - Planejamento Orçamentário - PPA: Fontes de Financiamento dos Programas Governamentais Valores em R$ mil % S/ 2014 2015 2016 2017 TOTAL TOTAL DIRETA

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RESULTADOS PESQUISA COM COMITÊS Definição e significado do PGQP para os comitês: Definições voltadas para ao Programa Significado do PGQP Qualificação das organizações

Leia mais

Desafios dos Novos Gestores Eleitos 2013/2016

Desafios dos Novos Gestores Eleitos 2013/2016 Desafios dos Novos Gestores Eleitos 2013/2016 Orçamento e Lei de Responsabilidade Fiscal Patrícia Sibely D Avelar Secretária Municipal de Fazenda de Lagoa Santa FORMAÇÃO Graduada em Ciência Contábeis.

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

www.redeadm.com.br Fortaleza-CE

www.redeadm.com.br Fortaleza-CE www.redeadm.com.br Fortaleza-CE 03 Conhecendo a RAH. Seu hotel, flat ou condomínio em ótimas mãos. Com a RAH Rede Administradora Hoteleira, você tem à sua disposição uma empresa que garante a melhor administração

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais