Alexandre Pinto Surmonte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alexandre Pinto Surmonte"

Transcrição

1 Dados Pessoais Nome: Idade: Situação Familiar: Alexandre Pinto Surmonte 46 anos Casado Sem filhos Formação Formado em Administração de Empresas com Pós Graduação em Análise de Sistemas e MBA em Gestão Comercial. Curso de Síndico Profissional na Gabor RH (Módulos I e II). Experiência Profissional Atuo na área de condomínios desde 2006 na região da grande São Paulo. Iniciei meu trabalho como membro do conselho e subsíndico no condomínio onde morava e como consultor em condomínios. Realizo projetos nos condomínios visando a redução das despesas, sustentabilidade e valorização do ambiente em geral e segurança.

2 Resumo Sabemos das grandes dificuldades enfrentadas por um condomínio, bem como por todo o processo interno de administração desta pequena comunidade: despesas altas questionadas, funcionários desatentos, rateios extras, entre outros. O trabalho de um Síndico é essencial, principalmente na administração de vários conflitos. Tradicionalmente, temos a figura do Síndico como aquele morador que, normalmente, questiona as decisões ou ainda, aquele que se dispõe a auxiliar o condomínio mediante sua boa vontade. Porém, nem sempre essa figura é bem sucedida, já que, na maioria das vezes, a pessoa que se dispõe a esse cargo tem outras atividades profissionais que, prioritariamente, se sobrepõem devido a sua essência. Assim, diante de um cenário tradicionalista, o condomínio fica, mesmo que involuntariamente, sem a devida atenção. Por isso, cada vez mais vem tendo destaque nos condomínios o Síndico Profissional. Com experiência e contatos profissionais nas diversas áreas de um condomínio e foco de atuação centralizado, o Sindico Profissional é, a cada dia, mais essencial a gestão deste empreendimento. Desta maneira, anexo a esta apresentação, um breve estudo sobre esse profissional e suas funções, aproveitando para encaminhar minha proposta de trabalho e qualificações para análise.

3 Breves considerações sobre a função do Síndico Profissional Para o exercício da função de Síndico Profissional, espera-se que o profissional reúna alguns conhecimentos, habilidades e atitudes, para uma administração eficaz. No que tange aos conhecimentos, destaco: Deter conhecimentos e particularidades do setor de condomínios; Conhecer a Legislação pertinente, a Convenção do Condomínio e seu Regulamento Interno; Conhecer as entidades representativas do setor e com elas manter o necessário relacionamento; Ter relações com empresas prestadoras de serviços de manutenção, de administradoras de condomínios e fornecedoras de insumos. Como habilidades, o Síndico Profissional deve: Exercer a administração interna do prédio, referente à vigilância, moralidade e segurança, planejando e orientando a execução de tarefas; Representar o condomínio em juízo ou fora dele, defendendo os interesses comuns; Aplicar as multas estabelecidas na lei, na convenção ou no regulamento interno; Administrar recursos materiais e financeiros; Prestar contas nas assembleias e para o conselho do condomínio; Responsabilizar-se por toda documentação contábil conforme os prazos estabelecidos na lei; Proceder à arrecadação das taxas do condomínio; Proceder à cobrança executiva contra os devedores; Escolher empresas para execução de serviços ou obras que interessem ao edifício, desde que aprovadas por assembleia e que atendam a ABNT 16: ou qualquer outra que venha substituí-la; Contratar o seguro contra incêndio; Convocar assembleia geral ordinária e extraordinária, comunicando, posteriormente, sobre o que foi deliberado; Praticar os atos de sua competência, conforme estabelecido no Código Civil, Convenção e Regulamento Condominial, bem como as pertinentes ao assunto; Diagnosticar problemas e propor soluções.

4 Algumas atitudes indispensáveis ao Sindico: Conduta ilibada; Responsável e coerente; Organizado; Dinâmico; Socializador; Empreendedor; Motivador; Delega competências e responsabilidades. É possível perceber o quanto se requer de um Síndico de Condomínio, de quem se espera uma boa administração.

5 Vantagens do Síndico Profissional A contratação de um Síndico Profissional tem se mostrado uma forte tendência do mercado imobiliário, exatamente pelas vantagens encontradas nesta opção de gerenciamento condominial. Por ser uma pessoa que não faz parte da família do condomínio, é visto pelos moradores como um prestador de serviços, fato que garante uma relação efetivamente profissional, da qual se pode exigir boa atuação e trabalho eficaz. Quando estes objetivos não são alcançados, a Assembleia dos Condôminos têm toda a liberdade e autoridade para rescindir o contrato, sem qualquer constrangimento, o que fatalmente ocorreria caso o síndico fosse um condômino morador. Outra vantagem obtida pela contratação do Síndico Profissional é a de que, geralmente, esse prestador de serviços pode conseguir negociar contratos mais vantajosos para o Condomínio pois, está mais bem preparado para discutir preços e condições com os fornecedores de serviços, produtos e mão-de-obra. Do mesmo modo, o Síndico Profissional trabalha como um verdadeiro administrador de empresas, sendo necessário planejar sua atuação, gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros do Condomínio e controlar passo a passo o desenrolar de todas a atividades colocadas sob a sua responsabilidade.

6 Proposta de Trabalho Diante do exposto, seguem as atividades que serão desenvolvidas para o condomínio: Convocar as assembleias dos condôminos; Representar ativa e passivamente o condomínio; Informar a todos da existência de processos judiciais ou administrativos; Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia; Vistoriar a conservação e a guarda das áreas comuns e zelar pela prestação dos serviços de interesse dos proprietários (Incluindo a ABNT :2014); Elaborar a planilha orçamentária a cada ano; Cobrar dos condôminos as cotas condominiais bem como impor e cobrar as multas devidas; Prestar contas a assembleia, anualmente e quando exigidas; Realizar o seguro da edificação; Atuar como responsável pela gestão do dia a dia e avaliação das práticas e políticas do condomínio assim como sua regularidade frente aos órgãos da Administração Pública; Realização de visitas periódicas para acompanhamento dos trabalhos do zelador, equipe de funcionários, despachar documentos á administradora e vistoriar as dependências do condomínio visando a solução de possíveis problemas; Assessorar na gestão dos recursos de forma dinâmica e eficiente de acordo com a demanda dos serviços. Serviços Adicionais: Sistema de Gerenciamento de Condomínios (módulo Básico) item oferecido sem custo como diferencial por este Síndico Profissional.