A turma do Saci e as aventuras no. Sítio do pica-pau amarelo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A turma do Saci e as aventuras no. Sítio do pica-pau amarelo"

Transcrição

1 Relatório de Grupo 1º Semestre/2015 Turma: Jardim/Maternal tarde Professora: Jéssica Oliveira Professora Auxiliar: Elizabeth Fontes Coordenação Pedagógica: Lucy Ramos Torres COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: LUCY RAMOS TORRES A turma do Saci e as aventuras no Sítio do pica-pau amarelo O primeiro dia de aula na escola de alguma maneira marca nossa vida, é um dia que vamos sempre lembrar e contar como foi para as outras pessoas. Esse dia tão esperado que carrega muita ansiedade e uma porção de sentimentos, curiosidades e também dúvidas, como serão meus amigos, minha professora, a sala onde vou estar todos os dias e o espaço da escola. Pensando em tudo isso a turma foi recebida com um abraço de forma bem acolhedora para que se sentissem a vontade para brincar, descobrir e aprender de maneira natural e feliz. As crianças foram se adaptando de forma gradual ao espaço da escola, brincando no parque, explorando brinquedos e técnicas de atividades. Segundo Velasco (1996) o brincar tem um papel significativo no desenvolvimento infantil, representa o desejo e colabora com o surgimento das nossas expressões psicomotoras de maneira harmoniosa e prazerosa. O grupo foi se tornando amigo, companheiro e acolhedor, as crianças foram aprendendo com as diferenças e características uns dos outros e a conviver em grupo de forma harmoniosa e companheira.

2 O semestre foi passando, os vínculos de amizade se fortalecendo e o grupo se tornando muito curioso e com vontade em fazer descobertas. Um dos momentos mais importante e significativo para o grupo como um todo é o momento da roda diária. Esse é um momento coordenado pela professora onde organizamos nosso dia com o auxilio de plaquinhas que possuem fotos do grupo em momentos da própria rotina diária, o que ajuda as crianças a realizar uma leitura visual e se situarem sobre os acontecimentos durante todo o dia, momento importante também para seguimento do projeto, todo dia uma leitura é realizada, um brinquedo ou jogo é apresentado envolvendo a turma, e crianças contribuem ativamente deste momento, elas podem trazer livros, opinar e expor pensamentos e ideias que muitas vezes contribuem com o desenvolvimento do projeto, para Derdyk (2003), Os educadores são os porta-vozes de uma visão de mundo, transmissores de comportamentos, interferindo direta e ativamente na construção de seres individuais e sociais. (DERDYK, 2003, p. 15)

3 Durante uma roda de leitura uma criança do grupo trouxe alguns livros sobre o folclore que contavam lendas dos personagens, suas características e hábitos. Ao ler uma das histórias a luz da sala se apagou e foi assim que descobrimos um interesse em comum, algo que entusiasmou a turma toda. Será que o Saci estava fazendo traquinagem com a nossa turma? Esse moleque é mesmo levado a turma acabou de conhecê-lo e ele já estava aprontando dentro da nossa sala. Música do folclore brasileiro O Saci. Saci-pererê de uma perna só Conheço você das histórias da vovó Cachimbo na boca soltando fumaça Você é uma graça! (Armazém do folclore) Desde esse momento não paramos mais, fomos pesquisar sobre o Saci, procuramos histórias nos livros da biblioteca, informações e filmes sobre ele. A cada descoberta gostávamos mais do Saci e percebemos que brincar de Saci era muito divertido. Segundo Batista e Amorim (2008) além da magia existente no resgate das brincadeiras folclóricas, existe a diversão e contribuição afetiva repleta de significados para aqueles que praticam, como também para aqueles que ensinam como meio de preservar e resgatar a cultura dos alunos. Em uma destas pesquisas descobrimos que ele nasce nos gomos do bambu, gosta de se esconder no meio do bambuzal e até aprendemos a pegar Saci, diz a lenda que se você jogar uma peneira em um redemoinho em dia de vento, colocar uma garrafa em baixo e tampa-la bem forte você terá um Saci e com ele muita sorte, porque o Saci é mágico, o gorrinho vermelho em sua cabeça tem poderes mágicos. Então ficamos conhecidos como A turma do Saci e fomos convidados para ir até um sítio pregar uma peça em um Saci que estava aprontando por ali, ele quebrava os ovos da galinha, derramava a água dos animais e embaraçava a crina do cavalo. Foi só jogar a peneira perto do bambuzal que pegamos o Saci.

4 Este dia no sítio do Mario foi tão divertido que resolvemos virar Saci por um dia e brincar de pular em uma perna só, se esconder e fazer traquinagens com as pessoas. Segundo o RCNEI (1998) as possibilidades de brincar devem respeitar a integridade da criança e serem diversificadas com materiais, espaços e possibilidades, a fim de desenvolver movimentos e experiências corporais durante a atividade de brincar.

5 Em todas as histórias que encontrávamos o Saci ele morava em uma mata no Sítio do Pica-pau amarelo, então nós fomos descobrir como era o Sítio do Pica-pau amarelo e quais os outros personagens que também moravam neste sítio. A turma do Saci gostou tanto de assistir o sítio do pica-pau amarelo e conhecer a Cuca, Iara, Curupira, Rabicó, tia Anastásia, Pedrinho e muitos outros que resolvemos viajar para o Sítio do Pica-pau amarelo para brincar, e assim construímos uma maquete e começamos a fazer um livro com os personagens do sítio cheio de histórias, desenhos, técnicas e materiais. Para Silva (2002), não se pode atentar somente para o produto final, ou seja, o desenho e obra já prontos, é importante para a criança todo o processo de criação, todas as ações e acontecimentos capazes de acontecer durante o desenho. Durante a atividade gráfica imaginam e criam situações de jogos simbólicos e interagem com os materiais. Durante esse semestre a turma do Saci realizou atividades com diferentes materiais e técnicas como: pintura com diferentes tintas, massinhas, canetinhas, texturas, pinceis grossos e finos, papeis com diferentes tamanhos, pinturas em diferentes posições sempre com novas possibilidades, tornando os momentos significativos, onde cada criança tivesse

6 a oportunidade de vivenciar, sentir e explorar do seu jeito, com a sua individualidade, para Derdyk (2003) existem varias formas de atividades onde o desenho pode se manifestar, com a possibilidade de vários caminhos o desenho não possui uma única definição, não é somente o manejo do lápis sobre uma superfície, mas carregado de significados é um meio de conhecimento, expressão e comunicação. O trabalho também se apoiou em recursos pedagógicos como: jogos, cartazes, brinquedos e livros, para desenvolver os conteúdos programáticos previstos segundo o RCNI (1998), respeitando a faixa etária das crianças e o ritmo individual de cada um, como a oralidade, coordenação motora fina e grossa, jogo simbólico, noções espaciais e temporais, seriação e socialização.

7 Muitas das histórias que ouvimos durante o semestre sobre o Saci falavam que ele gostava de aprontar e fazer traquinagens principalmente na cozinha quebrando os ovos, azedando o leite, trocando o sal pelo açúcar e queimando as receitas. E isso tudo por que ele adora doce, então nossa turma foi para cozinha uma vez por semana para chamar o Saci e conhecer as comidas do Sítio do Pica-pau amarelo. Foi uma diversão, nós aprendemos a cozinhar e comemos um monte de coisas gostosas. Bolo de milho Ingredientes: - 2 latas de milho verde sem o caldo - ¾ de xícara de chá de óleo - 2 xicaras de chá de açúcar - 4 ovos - 1 ½ xícara de chá de farinha de trigo - 1 colher de sopa de fermento em pó Modo de preparo: No liquidificador bata o milho, o óleo, os avos e o açúcar. Depois despeje numa tigela e acrescente a farinha de trigo e o fermento. Colocar a massa em uma forma untada e enfarinhada.

8 A turma do Saci se divertiu tanto brincando de forma lúdica de estar no sítio do Picapau amarelo com os personagens que decidiu construir uma casa bem grande para toda turma conseguir entrar. Todos juntos nós fizemos as paredes, telhado e a pintura. Ficou linda nossa casa do Sítio do pica-pau amarelo e brincar com ela foi como estar no sítio do pica-pau amarelo com o Saci, Cuca, Iara, Curupira, Pedrinho, Narizinho, tia Anastácia... A turma do Saci viajou, construiu, explorou e se divertiu muito, foram tantas brincadeiras, tantas vivências e aprendizados que o tempo passou muito rápido para essa turma, foi como viajar em um rodamoinho de Saci, tão divertido e que gira tão depressa, que basta você piscar e já chegou ao destino final. REFERÊNCIAS BRASIL. MEC SEF. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: conhecimento de mundo. Volume 3, BATISTA. Elise Helena de Morais Batista. AMORIM. Andréa Rodrigues de. As brincadeiras folclóricas na educação física infantil: Influências no desenvolvimento afetivo-social. In: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, ed. especial, p , jul Acessado em: 13 de junho de DERDYK. Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 2006.

9 PIAGET, J. Psicologia da inteligência. Rio de janeiro: Zahar, SILVA. Silvia Maria Cintra da. A constituição social do desenho da criança. São Paulo: Mercado de Letras, VELASCO, Casilda Gonçalves. Brincar, o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

Turma do Maternal A no sítio do Seo Lobato.

Turma do Maternal A no sítio do Seo Lobato. Turma: Maternal A Professora: Jéssica Oliveira Professora auxiliar: Juliana Pertilli Coordenadora: Lucy Ramos Torres Relatório de grupo 1º semestre/2017 Turma do Maternal A no sítio do Seo Lobato. E então

Leia mais

Minhas Receitas. BOLOS no POTE. Aline Santos

Minhas Receitas. BOLOS no POTE. Aline Santos Minhas Receitas BOLOS no POTE Aline Santos Olá minha amiga! Obrigada por acessar esse meu Caderninho de Receitas. Nele eu separei para você, 3 das minhas receitas preferidas, com as quais eu vendo meus

Leia mais

Relatório de grupo 1º semestre/2018

Relatório de grupo 1º semestre/2018 Turma: Maternal A Professora: Jéssica Oliveira Professora auxiliar: Maria Rita Terrazan Coordenadora: Lucy Ramos Torres Relatório de grupo 1º semestre/2018 MATERNAL A E O COCÔ DE PASSARINHO Chegou a tão

Leia mais

O CIRCO CHEGOU NO MATERNAL A.

O CIRCO CHEGOU NO MATERNAL A. RELATÓRIO DE GRUPO 2º Semestre/2016 Turma: Maternal Professora: Jéssica Oliveira Professora auxiliar: Juliana Pertilli Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres O CIRCO CHEGOU NO MATERNAL A. E é chegada

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL BUENO BRANDÃO PROJETO INTERDISCIPLINAR - 1 ANO- AGOSTO / 2010 PROFESSORA: NEUSA APARECIDA VIANA BERNARDES

ESCOLA ESTADUAL BUENO BRANDÃO PROJETO INTERDISCIPLINAR - 1 ANO- AGOSTO / 2010 PROFESSORA: NEUSA APARECIDA VIANA BERNARDES ESCOLA ESTADUAL BUENO BRANDÃO PROJETO INTERDISCIPLINAR - 1 ANO- AGOSTO / 2010 PROFESSORA: NEUSA APARECIDA VIANA BERNARDES 1-TEMA: FOLCLORE BRASILEIRO O FOLCLORE É O SABER TRADICIONAL DE UM POVO, OU SEJA,

Leia mais

4 alimentos importantes para a saúde infantil

4 alimentos importantes para a saúde infantil 4 alimentos importantes para a saúde infantil Enviado por DA REDAÇÃO 07-Out-2015 PQN - O Portal da Comunicação Amantes de fast-foods, hambúrgueres, frituras e doces, a criançada dá trabalho quando o assunto

Leia mais

Livro de receitas do 2o ano B

Livro de receitas do 2o ano B Livro de receitas do 2o ano B Suco de casca de abacaxi Ingredientes: Cascas de um abacaxi grande Folhas de hortelã a gosto e gelo Modo de preparo: 1- Deixe as cascas do abacaxi de molho em água Filtrada

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CARLA JAMILLE C. DE ARAÚJO Mestranda em Educação, UFBA, jamillecarla@hotmail.com REFERENCIAL CURRICULAR

Leia mais

DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Camila de Lima Neves.(UEPB) camila.lima.18@hotmail.com.br Margareth Maria de Melo, orientadora, UEPB, margarethmmelo@yahoo.com.br

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 11/08/2012 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA Iama dos Santos Souza Faculdades Integradas de Patos FIP Email: iamasantossouza@hotmail.com INTRODUÇÃO A organização do espaço é um

Leia mais

GEOGRAFIA 3º. Meu bairro

GEOGRAFIA 3º. Meu bairro 3º ANO 11 M/T 28/ago/12 GEOGRAFIA 3º Meu bairro Eu me chamo Natália. Quando era pequena, morava num bairro só de casas. O lugar era tão calmo que nós podíamos brincar no meio da rua. Parecia uma cidade

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

REALIZAÇÃO DO TRABALHO

REALIZAÇÃO DO TRABALHO PROJETO DE LEITURA Não basta ter uma biblioteca para a formação de uma comunidade leitora. É preciso, sobretudo, um plano de ação que se preocupe com as práticas de incentivo à leitura. Nós criamos estratégias

Leia mais

Newsletter do Clube de Nutrição Nº 4 Janeiro de 2015

Newsletter do Clube de Nutrição Nº 4 Janeiro de 2015 Newsletter do Clube de Nutrição Nº 4 Janeiro de 2015 Nesta Edição Um pouco de história 1 Atividades pelo Clube 1 Receita do mês 2 Dicas 2 Curiosidade 2 Suplemento 3 Um pouco de história Dia de Reis 6 de

Leia mais

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS 3 Anos Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / Momentos de Avaliação A Educadora de Infância O Encarregado de Educação 1º Período / / 2º Período / / 3º Período / / Código de

Leia mais

Poro e Pesto. A receita de hoje é uma boa alternativa para quem já está aproveitando o tempo mais friozinho: creme de ervilha com alho e pesto!

Poro e Pesto. A receita de hoje é uma boa alternativa para quem já está aproveitando o tempo mais friozinho: creme de ervilha com alho e pesto! Creme de Ervilha Poro e Pesto Com Alho A receita de hoje é uma boa alternativa para quem já está aproveitando o tempo mais friozinho: creme de ervilha com alho e pesto! 1) 2 colheres de sopa de suco de

Leia mais

Page Content: 10 Receitas de bolos simples e fáceis Ana Luiza Tudisco Todos os direitos reservados.

Page Content: 10 Receitas de bolos simples e fáceis Ana Luiza Tudisco Todos os direitos reservados. Page Content: 10 Receitas de bolos simples e fáceis Ana Luiza Tudisco Todos os direitos reservados. Page Content: Bolo de 1 Fubá 2 Chocolate 3 Cenoura 4 Laranja 5 Trigo 6 Banana 7 Mandioca 8 Maçã 9 Caneca

Leia mais

Aprender a comer bem

Aprender a comer bem Aprender a comer bem 3 Todos os dias os Cufitas vão para escola aprender coisas novas. Aprender a ler, a escrever e no recreio brincam com os amigos. Um dia no recreio, encontraram o João a chorar e perguntaram-lhe:

Leia mais

O uso de jogos didáticos como instrumento motivador para o ensino de química: o jogo Banco Atômico Químico Ana Beatriz Francelino Jota Universidade

O uso de jogos didáticos como instrumento motivador para o ensino de química: o jogo Banco Atômico Químico Ana Beatriz Francelino Jota Universidade O uso de jogos didáticos como instrumento motivador para o ensino de química: o jogo Banco Atômico Químico Ana Beatriz Francelino Jota Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Para quem ele

Leia mais

Receita de Bolo Cremoso de Laranja

Receita de Bolo Cremoso de Laranja Receita de Bolo Cremoso de Laranja Tarde fria em São Paulo e prenúncio de noite de inverno com cara de inverno. Nada melhor do que um bolo quentinho para um chá especial, bem quente para aquecer a noite.

Leia mais

Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos.

Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos. Nível 1 5 a e 6 a séries do Ensino Fundamental 2ª FASE - 8 de outubro de 2005 Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nome do(a) aluno(a): Assinatura do(a) aluno(a): Parabéns pelo seu desempenho na

Leia mais

AVEIA. As fibras também melhoram o trânsito intestinal, evitando constipação, e estão associadas à diminuição do risco de câncer de cólon.

AVEIA. As fibras também melhoram o trânsito intestinal, evitando constipação, e estão associadas à diminuição do risco de câncer de cólon. AVEIA Propriedades da Aveia: A aveia é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Estudos mostram

Leia mais

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas.

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas. COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO JOSÉ REIS-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2014 PROFESSORA: Patricia Fermino Antonio SÉRIE: 7 º ANO TURMAS: C e D Áreas Artísticas: ( X ) Artes Visuais (

Leia mais

Projecto ATL 2010 / 2011

Projecto ATL 2010 / 2011 Projecto ATL 2010 / 2011 Coordenação: Monitores: Auxiliar: Isabel Torres Margarida Rocha, Marina Almeida, João Freitas, Rute Fernandes Isabel Almeida Nos primeiros anos de vida, o ser humano forma a sua

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM.

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM. 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA VERÔNICA DOS SANTOS LEAL WWW.COLEGIOJULIAVERONICA.WEBNODE.COM.BR BRINCANDO E APRENDENDO COM SUCATA WILSON FEITOSA LOPES GESTOR

Leia mais

Alcaparras para Carpaccio

Alcaparras para Carpaccio Molho de Mostarda Alcaparras para Carpaccio e Carpaccio é um aperitivo delicioso e normalmente a gente só come em restaurantes. O que pouca gente sabe, é que alguns açougues vendem o carpaccio, mas só

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA NA ESCOLA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA NA ESCOLA RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA NA ESCOLA CAMPINA GRANDE DO SUL PARANÁ - 2015 RELATÓRIO DE ATIVIDADES SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO Nossa escola iniciou o tema

Leia mais

BOLO DE MAÇÃ COM CASCA INGREDIENTES

BOLO DE MAÇÃ COM CASCA INGREDIENTES BOLO DE MAÇÃ COM CASCA INGREDIENTES 3 ovos 1 xícaras (chá) de óleo 2 xícaras (chá) de açúcar 2 maçãs com casca 2 xícaras (chá) farinha de trigo 1 colher fermento (sopa) pó 2 colheres (sopa) de açúcar 1

Leia mais

Projeto de Férias Armazém do Folclore

Projeto de Férias Armazém do Folclore Projeto de Férias Armazém do Folclore Nome: 4º ano: Corpo Cérebro Coração Alma As aulas estão chegando ao fim e as férias já estão aí, aproveite e equilibre as quatro partes que te constituem! Ficar em

Leia mais

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio

Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Resolução de problemas, diversificar para estimular diferentes habilidades de raciocínio Ler e buscar informações... Segundo Smole & Diniz, em qualquer área do conhecimento, a leitura deve possibilitar

Leia mais

Bolo simples Ingredientes

Bolo simples Ingredientes Bolo simples Ingredientes 2 xícaras de açúcar 3 xícaras de farinha de trigo 4 colheres de margarina 3 ovos 1 e 1/2 xícara de leite de vaca 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó Bolo simples Modo

Leia mais

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE

AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE AVALIAÇÃO 2º BIMESTRE ALUNO: DATA: / / TURMA: AVALIAÇÃO 1. Leia o texto. Querida Elza, Vamos brincar amanhã, depois da escola? Vai ser divertido! Um beijo, Marina Quem escreveu o bilhete? Marina. Para

Leia mais

PLANEJAMENTO (Receita)

PLANEJAMENTO (Receita) PLANEJAMENTO (Receita) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin Diferentes portadores de textos: Receita Competências Linguagem oral, produção textual, observação, criatividade. Objetivo Geral

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS DE IDADE

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS DE IDADE 1 BERNADETE LOURDES DE SOUSA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 2 ANOS DE IDADE SINOP 2010 2 BERNADETE LOURDES DE SOUSA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Leia mais

Receita de Geleia de Morango Caseira

Receita de Geleia de Morango Caseira Receita de Geleia de Morango Caseira A receita de hoje já é esperada por alguns leitores aqui do 2N4S, pois postamos a prévia no Instagram e também na Fan Page do blog há algumas semanas. Hoje vai finalmente

Leia mais

Diário Gráfico. Ficha de Atividade 5. O que é o Diário Gráfico

Diário Gráfico. Ficha de Atividade 5. O que é o Diário Gráfico Diário Gráfico A presente proposta de trabalho integra-se no Projeto Mochila Verde, implementado pela Agência Municipal de Energia e Ambiente - Lisboa E-Nova e a Câmara Municipal de Lisboa, que pretende

Leia mais

Palavras-chave: Inclusão. Educação infantil. Projetos de linguagens.

Palavras-chave: Inclusão. Educação infantil. Projetos de linguagens. O PENSAMENTO DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS INVENTIVAS COM PROJETOS DE LINGUAGENS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL CREMAÇÃO / BELÉM - PA Edith Gonçalves Costa Kelry Leão Oliveira

Leia mais

Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade.

Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade. Lição N o 4 Solubilidade Objectivos de Aprendizagem No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade. Material de apoio necessário para completar a lição: 4 copos 1 colherinha

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Helena Vieira Cruz INTRODUÇÃO Os ganhos decorrentes das experiências vividas pelas crianças em creches e pré-escolas dependem diretamente

Leia mais

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Habilidades: Reconhecer a leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações Valorizar a

Leia mais

O Grande Rabanete visita os Amiguinhos da horta do CIEM

O Grande Rabanete visita os Amiguinhos da horta do CIEM CADERNO PEDAGÓGICO O Grande Rabanete visita os Amiguinhos da horta do CIEM Meu Nome é: Nível 2 ( Grupo de 04 anos) Zé Rabanete é muito curioso e vive passeando pelas hortas a procura de amiguinhos legumes

Leia mais

PLANEJAMENTO (Música) Música: A CUCA TE PEGA Imaginação, oralidade, desinibição, produção textual e criatividade. Competências

PLANEJAMENTO (Música) Música: A CUCA TE PEGA Imaginação, oralidade, desinibição, produção textual e criatividade. Competências PLANEJAMENTO (Música) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia Música: A CUCA TE PEGA Imaginação, oralidade, desinibição, produção textual e criatividade. Competências Objetivo Geral Estimular a criatividade

Leia mais

a) O que o menino está fazendo? b) O que as crianças estão segurando em suas mãos? c) Em sua opinião, por que eles estão vestidos dessa maneira?

a) O que o menino está fazendo? b) O que as crianças estão segurando em suas mãos? c) Em sua opinião, por que eles estão vestidos dessa maneira? UNIDADE: Festa Junina / Brasil SITUAÇÃO DE USO Conhecimento sobre festas juninas brasileiras. MARCADORES Cultura; Religião; Culinária. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Compreender textos orais e escritos

Leia mais

A leitura inspira, transforma e abre horizontes

A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura é uma janela voltada para o infinito de descobertas e compreensão sobre o mundo. A formação do leitor se dá de forma contínua: a toda hora nascem

Leia mais

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO 1 A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: Físico-motor, intelectual, afetivo, emocional e social, ou seja, desde

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro Pressuposto n Preciso conhecer/compreender o fenômeno para poder intervir eficazmente nele. LINGUAGEM Quatro habilidades: Ouvir Falar Ler Escrever n Recebemos: Ouvir

Leia mais

Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de forma a que dois países vizinhos não partilhem a mesma cor?

Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de forma a que dois países vizinhos não partilhem a mesma cor? MAPA DAS QUATRO CORES Um dos mais famosos problemas em Matemática, relacionado com gráfico e regiões, é o problema do mapa das quatro cores. Serão suficientes quatro cores para pintar um mapa plano de

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE

PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA BIBLIOTECA ITINERANTE LIVRO VIAJANTE "Viajar pela leitura sem rumo sem direção só para viver aventura que é ter um livro nas mãos" 1. 1. APRESENTAÇÃO O Projeto de Incentivo

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL MESTRE ZECA AMÂNCIO (60 anos de tradição)

ESCOLA ESTADUAL MESTRE ZECA AMÂNCIO (60 anos de tradição) ESCOLA ESTADUAL MESTRE ZECA AMÂNCIO (60 anos de tradição) 1- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA Nome do Estabelecimento: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio Tipologia: RO35C4 Endereço: Rua Irmãos de Caux, s/nº -

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias Colégio Nossa Senhora da Piedade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais - ince

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais - ince UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais - ince Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação - PGTIAE Disciplina:

Leia mais

Projeto Clube Descobrir e Aprender com as brincadeiras

Projeto Clube Descobrir e Aprender com as brincadeiras Projeto Clube Descobrir e Aprender com as brincadeiras Atividade de Enriquecimento Curricular Docente: Carla Sofia Nunes Pote de Oliveira EB1/PE da Nazaré [2015/2016] Índice INTRODUÇÃO... 2 CARATERIZAÇÃO

Leia mais

Bolos Veganos da Vovó

Bolos Veganos da Vovó ESCOLA DE Confeitaria Vegana por Kamila Farias MÓDULO: Bolos Veganos da Vovó E-BOOK VERSÃO GRATUITA ESCOLA DE Confeitaria Vegana Olá, aqui é Kamila......e esta é a Escola de Confeitaria Vegana. Desde 2016

Leia mais

N º 1-9 DE SETEMBRO CONTEÚDO DA AULA: - Sanduíche de pepino com hortelã - Suco de abacaxi, maçã e gengibre. - Sanduíche de salpicão

N º 1-9 DE SETEMBRO CONTEÚDO DA AULA: - Sanduíche de pepino com hortelã - Suco de abacaxi, maçã e gengibre. - Sanduíche de salpicão N º 1-9 DE SETEMBRO CONTEÚDO DA AULA: - Sanduíche de salpicão - Sanduíche de pepino com hortelã - Suco de abacaxi, maçã e gengibre - Refrigerante integral - Caldo de abóbora com gengibre - Sopa creme de

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ABERTA DE PASSO FUNDO PROJETO FÓRUM PERMANENTE DE PASSO FUNDO POR UMA CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ABERTA DE PASSO FUNDO PROJETO FÓRUM PERMANENTE DE PASSO FUNDO POR UMA CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ESCOLA ABERTA DE PASSO FUNDO PROJETO FÓRUM PERMANENTE DE PASSO FUNDO POR UMA CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR AGOSTO/2005 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Escola: Escola

Leia mais

PROJETO ALFABETIZANDO JÁ! 3º ANO

PROJETO ALFABETIZANDO JÁ! 3º ANO A Galinha Ruiva Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela encontrou umas espigas de milho e pensou que se o semeasse e quando estivesse maduro, pronto para colher,

Leia mais

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO PEQUENOS GIGANTES EM DEFESA DA NATUREZA PROJETO AGRINHO 2011

SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO PEQUENOS GIGANTES EM DEFESA DA NATUREZA PROJETO AGRINHO 2011 SABER E ATUAR PARA MELHORAR O MUNDO PEQUENOS GIGANTES EM DEFESA DA NATUREZA PROJETO AGRINHO 2011 No dia 01 de setembro aconteceu a festa de encerramento do PROJETO AGRINHO 2011, cujo tema trabalhado foi

Leia mais

Um pedaço de mim. Thais Nascimento NF: IV E UEMG

Um pedaço de mim. Thais Nascimento NF: IV E UEMG Um pedaço de mim Thais Nascimento NF: IV E UEMG INTRODUÇÃO Tudo começa em uma aula de Educação Física, no 4º período de Pedagogia, na Faculdade de Educação (UEMG). A professora Darsoni rapidamente lança

Leia mais

Aula 01: Grandezas Físicas; Sistemas de Unidades; Vetores

Aula 01: Grandezas Físicas; Sistemas de Unidades; Vetores Aula 01: Grandezas Físicas; Sistemas de Unidades; Vetores Tópico 01: Grandezas Físicas - Introdução Caro aluno, quantas vezes você já ouviu alguém falar que Física e Matemática é tudo a mesma coisa? Que

Leia mais

TARDE 2ª SÉRIE EF. Língua Portuguesa. 2ª Série Ensino Fundamental Tarde. Nome do aluno: 1. Você é: 2. Idade: Para uso do aplicador.

TARDE 2ª SÉRIE EF. Língua Portuguesa. 2ª Série Ensino Fundamental Tarde. Nome do aluno: 1. Você é: 2. Idade: Para uso do aplicador. Língua Portuguesa 2ª Série Ensino Fundamental Tarde TARDE Nome do aluno: 1. Você é: 2. Idade: 2ª SÉRIE EF Para uso do aplicador Nome da escola: Turma: Mês de aniversário do aluno: Quando você começou a

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar:

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar: Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: 1- Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 A CRIAÇÃO DO MUNDO Versículos para decorar: 2 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

AS Cinco RECEITAS MAIS GOSTOSAS DE Docinhos. para enrolar e adoçar o seu dia

AS Cinco RECEITAS MAIS GOSTOSAS DE Docinhos. para enrolar e adoçar o seu dia AS Cinco RECEITAS MAIS GOSTOSAS DE Docinhos para enrolar e adoçar o seu dia CARLA MAIA, mãe da Mila e idealizadora do site Menu BACANA, um espaço de compartilhamento de um montão de receitinhas especialmente

Leia mais

Dicas de como contornar a crise (e até sair dela)

Dicas de como contornar a crise (e até sair dela) Dicas de como contornar a crise (e até sair dela) Em tempos de crise, economia é essencial. Todas as empresas buscam uma redução enorme dos seus custos e despesas. Também fazem uma análise criteriosa dos

Leia mais

Viajando pelo Folclore Brasileiro. E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto. Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos.

Viajando pelo Folclore Brasileiro. E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto. Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos. Viajando pelo Folclore Brasileiro E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos Realização: Foco do Projeto Ampliar o repertório do grupo quanto ao tema folclore.

Leia mais

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de"como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora decomo Educar Meu Filho? (Publifolha) ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de"como Educar Meu Filho?" (Publifolha) Bullying não é nada disso Além de banalizar o conceito, o que mais conseguimos ao abusar desse termo? Alarmar os pais Há muita

Leia mais

Eixo 4: Práticas pedagógicas, culturas infantis e produção cultural. OS MENINOS E O TAMBOR Relato de Prática. Resumo

Eixo 4: Práticas pedagógicas, culturas infantis e produção cultural. OS MENINOS E O TAMBOR Relato de Prática. Resumo Eixo 4: Práticas pedagógicas, culturas infantis e produção cultural OS MENINOS E O TAMBOR Relato de Prática Resumo VITTORETTO, Rosangela Teyo LOURENÇO, Marlene Ap. Este trabalho conta como uma turma de

Leia mais

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LAGOA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PR 281 KM 20 - LAGOA FONE: 41-3674-1053 e-mail : colegioestadualdelagoa@gmail.com Prêmio Viva Leitura Categoria Escola Pública Projeto: Leitura

Leia mais

Catálogo 2011. Jogos de Mesa

Catálogo 2011. Jogos de Mesa Catálogo 2011 Jogos de Mesa Cartas do Ecoponto Divertido jogo de cartas cujo objectivo didáctico é transmitir a técnica de classificar e separar os resíduos, promovendo também o espírito de equipa. Objectivo

Leia mais

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola.

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. Departamento Pedagógico Seção de Educação Infantil AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. A avaliação só nos propiciará condições para obtenção de uma melhor qualidade de vida se tiver assentada sobre

Leia mais

Queijo Mussarela 200 g Creme de leite 200 ml. Molho pronto 60 g Chocolate 250 ml. Queijo Mussarela 200 g Queijo Mussarela 200 g

Queijo Mussarela 200 g Creme de leite 200 ml. Molho pronto 60 g Chocolate 250 ml. Queijo Mussarela 200 g Queijo Mussarela 200 g MASSA RICA (para 5 pizzas de 280 g Ø 35 cm e 2 pizzas de 230 g médio) Trigo (Medalha de ouro) 1 Kg Óleo de milho 50 ml Ovos 3 unidade (Caipira ou Vermelho) Leite Integral 480 ml Sal 25 g Açúcar cristalizado

Leia mais

FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira)

FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira) FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira) FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira) 1) Onde começa e onde termina o Hospital? As pessoas estão cultivando a doença em uma série de situações. Apesar da doença

Leia mais

Bolo de Banana de Liquidificador Rápido

Bolo de Banana de Liquidificador Rápido Bolo de Banana de Liquidificador Rápido Tempo de preparo: 30 Min Rendimento: 10 Porções Receita de Bolo de Banana de Liquidificador Rápido Bolos fazem parte do nosso dia dia, na alimentação, é uma maneira

Leia mais

JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS. Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) www.professorpacoca.com.br

JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS. Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) www.professorpacoca.com.br JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) www.professorpacoca.com.br APRESENTAÇÃO Membro do LEL Laboratório de Estudos do Lazer UNESP/ Rio Claro e do World Leisure Organization.

Leia mais

- Desenvolver o interesse pelas diversas práticas esportivas e suas formas formais e não formais de forma lúdica;

- Desenvolver o interesse pelas diversas práticas esportivas e suas formas formais e não formais de forma lúdica; Métodos Objetivos Gerais - Desenvolver atividades esportivas compatíveis com a faixa etária, habilidade motora, interesses, necessidades, e capacidades para o desenvolvimento o integral da criança e adolescente;

Leia mais

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você Olá, amiguinho, Como é bom estarmos juntos novamente! Neste trimestre, teremos muitas novidades para você. Você descobrirá, lendo as primeiras histórias desta revista, que Deus nos deu um livro muito especial

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PAOLA RATOLA DE AZEVEDO. Plano de aula

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PAOLA RATOLA DE AZEVEDO. Plano de aula UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PAOLA RATOLA DE AZEVEDO Plano de aula Setembro 2012 PAOLA RATOLA DE AZEVEDO Plano de aula Plano de aula apresentado à Faculdade de Educação da Universidade

Leia mais

Elaborado por Undime Goiás http://go.undime.org.br

Elaborado por Undime Goiás http://go.undime.org.br http://basenacionalcomum.mec.gov.br Neste portal, você pode conhecer a proposta de BNC que foi elaborada por 116 especialistas de 35 IES de nosso país Pode também interagir com o documento preliminar da

Leia mais

Torta de frango com queijo cremoso

Torta de frango com queijo cremoso Torta de frango com queijo cremoso - 1kg de peito de frango com osso - 1 litro de água para o cozimento do frango - 3 cubos de caldo de galinha - 2 colheres (sopa) de óleo - 1 cebola - 2 dentes de alho

Leia mais

Direitos Autorais. Conteúdo. Este Ebook pode ser distribuído livremente, porém não pode ser modificado e comercializado. Todos os Direitos Reservados

Direitos Autorais. Conteúdo. Este Ebook pode ser distribuído livremente, porém não pode ser modificado e comercializado. Todos os Direitos Reservados Conteúdo 1) Café da manhã rápido... 2 2) Omelete de frango... 2 3) Panqueca Hiper Rápida... 3 4) Mexidão Hiper Protéico de Peru... 4 5) Omelete de Atum... 4 6) Panqueca Hiper Protéica... 5 7) Panqueca

Leia mais

EDUCADORAS DEBORA E KATIA

EDUCADORAS DEBORA E KATIA EDUCADORAS DEBORA E KATIA FÉRIAS ESCOLARES 2011 Como é gostoso aprender cada dia mais, conhecer professores e novos amigos... Mas, quando chega às férias, tudo se torna bem mais gostoso, podemos dormir

Leia mais

Brigadeiros GOURMET. Novas Receitas

Brigadeiros GOURMET. Novas Receitas Brigadeiros GOURMET Novas Receitas Brigadeiro de Kinder Bueno Branco 20 doces R$1,08 R$3,00 72 horas Brigadeiro de Kinder Bueno Branco IngredientEs 1 lata de leite condensado 1 gema peneirada 1 colher

Leia mais

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo Atividades Boas situações de Aprendizagens Livro Didático Currículo oficial de São Paulo LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES Enfoque fragmentado, centrado na transmissão

Leia mais

TÉCNICA VOCAL, EDUCAÇÃO MUSICAL E LUDICIDADE

TÉCNICA VOCAL, EDUCAÇÃO MUSICAL E LUDICIDADE TÉCNICA VOCAL, EDUCAÇÃO MUSICAL E LUDICIDADE Helena Yaedu Gimenes 1 RESUMO: Esta comunicação é realizada com base em uma pesquisa que objetivou analisar se o aprendizado de aspectos técnicos de respiração

Leia mais

Uma brincadeira de bola chamada Ordem

Uma brincadeira de bola chamada Ordem Lição 2 Uma brincadeira de bola chamada Ordem Ruth Rocha Dá pra fazer de turma ou até sozinho. Bata a bola na parede e jogue de volta, quem deixar a bola cair sai fora. Ordem! Seu lugar! Enquanto bate

Leia mais

Instituto Brincante Programa Desafios Impaes 2009 Projeto A Arte do Brincante para Educadores Maio 2009

Instituto Brincante Programa Desafios Impaes 2009 Projeto A Arte do Brincante para Educadores Maio 2009 Instituto Brincante Programa Desafios Impaes 2009 Projeto A Arte do Brincante para Educadores Maio 2009 Módulo: Contos e Histórias Tradicionais Ministrante: Cristiane Velasco Os módulos são compostos por

Leia mais

COLÉGIO CASSIANO RICARDO

COLÉGIO CASSIANO RICARDO Índice CURSO DE CULINÁRIA COLÉGIO CASSIANO RICARDO 1º semestre - 2013 Receitas 1 Arroz doce cremoso 2 Frango cremoso 3 Bolo de laranja simples 4 Mousse de maracujá fácil 5 Escondidinho de carne moída 6

Leia mais

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS

CHUVA DE IDEIAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE Plano das PRÁTICAS quanto a ORGANIZAÇÃO do TEMPO, do ESPAÇO, dos MATERIAIS e do agrupamento de CRIANÇAS. NOME DA ATIVIDADE: Referencia da imagem: Pedagogia e Afeto https://www.facebook.com/pedagogiaeafeto/

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA Unidade II METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik Recursos para o planejamento das aulas Resolução de problemas. Portadores numéricos. Lúdico: Jogos,

Leia mais

COMUNICAÇÃO VISUAl NOMES VISUAIS MEU SINAL. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.

COMUNICAÇÃO VISUAl NOMES VISUAIS MEU SINAL. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com. COMUNICAÇÃO VISUAl NOMES VISUAIS MEU SINAL h e l o i r e u m e u m i n h a 9 MEU SINAL s u e l i 10 e l a *Ilustração: IESDE Brasil S.A. 11 MEU SINAL j e f f e r s o n 12 e l e *Ilustração: IESDE Brasil

Leia mais

Bolo de laranja. Ingredientes: 1 laranja. 2 ovos. 2 xícaras de açúcar. 1 xíca ra de óleo. 2 xícaras de farinha. 1 colher de sopa de fermento

Bolo de laranja. Ingredientes: 1 laranja. 2 ovos. 2 xícaras de açúcar. 1 xíca ra de óleo. 2 xícaras de farinha. 1 colher de sopa de fermento Receitas Deliciosas Bolo de laranja Ingredientes: 1 laranja 2 ovos 2 xícaras de açúcar 1 xíca ra de óleo 2 xícaras de farinha 1 colher de sopa de fermento 1 laranja picada com a casca 1 colher de leite

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Desencarnação morte apenas do corpo

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Desencarnação morte apenas do corpo Plano de Aula 26 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim Educadora: Priscila e Camila Dia: 05/10/2015 Horário: 20h as 21h Título: Desencarnação morte

Leia mais

SEMEC Lendo e Escrevendo

SEMEC Lendo e Escrevendo SEMEC Lendo e PREFEITURA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLA MUNICIPAL REGINA PIO GONÇALVES TURMA: 4 e 5 ANOS TURNO: MATUTINO PROFESSORA: ELIANE CAMPELO SISTEMA

Leia mais

Bolo Red Velvet com Candy Cane (Veludo Vermelho com Bengalinhas)

Bolo Red Velvet com Candy Cane (Veludo Vermelho com Bengalinhas) Bolo Red Velvet com Candy Cane (Veludo Vermelho com Bengalinhas) Fiz esse bolo para o Natal lá em casa e mesmo que o próximo natal esteja bem longe, queria deixar essa inspiração pra vocês A inspiração

Leia mais

Cozinha experimental de Soja RECEITAS

Cozinha experimental de Soja RECEITAS Cozinha experimental de Soja RECEITAS Curau de Milho Verde e Bebida de Soja Sorvete de Chocolate Arroz Doce com Bebida de Soja Bolo Saboroso Vitamina de Morango e de Banana Realização Apoio Curau de Milho

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Agrupamento de Escolas de Azeitão Agrupamento de Escolas de Azeitão Avaliação Educação Pré-Escolar 2015-2016 1º Período Departamento Pré-Escolar INTRODUÇÃO Após a avaliação das 118 crianças, que integram os dois jardins de infância da

Leia mais