Comunicação Empresarial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicação Empresarial"

Transcrição

1 Comunicação Empresarial Prof. Esp. Washington Sales

2 Resumo dos Assuntos Conceituando a Comunicação; Processo de Comunicação; Elementos da Comunicação; Falhas e Barreiras da Comunicação; O que é Comunicação Empresarial; Comunicação Interna nas empresas:

3 Conceituando a Comunicação; O que é Comunicação para você??

4 Conceituando a Comunicação; A palavra vem do latim COMMUNICARE tornar comum, repertory, participaro mesmo que comungar. Dicionário Aurélio por em contato ou relação, ligar, unir, manter entendimento. Comunicação é o ato de tornar comum uma mensagem através de códigos verbais ou não-verbais. Comunicação e/ou Informação; Informar é colocar a pessoas a par dos acontecimentos; Comunicar é oportunizar que as pessoas se relacionem entre si. (VILLAFÃNE, 1999) A comunicação pode ser: Verbal Oral - ordens, pedidos, conversas, comunicações telefônicas, entre outras. Escrita - cartas, telegramas, cartazes, livros, jornais, entre outras. Não-Verbal - mímica, posturas,modo de vestir, olhar. Comunicação... É mais do que simplesmente transmitir um significado, a mensagem precisa ser compreendida. A comunicação precisa incluir a transferência e a compreensão de mensagem. Robbins e Dubrin Comportamento Organizacional

5

6 Falhas e Barreiras da Comunicação: Filtragem Julgamento de Valor Sobrecarga de Informação Defesa Linguagem Medo

7 Processo de Comunicação: Alguns elementos são fundamentais para que se produza comunicação. 1. Emissor; 2. Canal; 3. Mensagem; 4. Receptor; 5. Resposta. Elementos da Comunicação: Fonte (Transmissor): É o emissor ou comunicador que inicia a comunicação através da comunicação de um pensamento. A mensagem É o produto físico codificado pelo emissor. Elementos da Comunicação: A mensagem é afetada pelo código ou grupo de símbolos que usamos para transmitir o significado. Cada mensagem precisa ter um conteúdo e um código para ser transmitida. Codificação: para que a mensagem seja transmitida ela precisa ser codificada, ou seja, seus símbolos devem ser traduzidos em uma forma que possa ser transmita adequadamente através do canal escolhido. Canal: é o veículo ou mídia pela qual a mensagem é encaminhada. O canal é o portador da mensagem e é selecionado pelo emissor.

8

9 Elementos da comunicação: Receptor (destino): é o sujeito a quem a mensagem se dirige. Por ser um como pode ser vários a receber a mensagem. A mensagem deve ser elaborada tendo-se em mente a experiência passada do receptor (conhecimentos, valores, crenças, etc). Decodificação: para que a mensagem seja recebida seus símbolos devem ser traduzidos para que possam ser compreendidos pelo receptor. Ruído: refere-se aos fatores que podem distorcer uma mensagem. OBS: Ele pode ocorrer em qualquer etapa do processo da comunicação. Resposta (Feedback): o elo do processo de comunicação é Resposta. Quando a fonte de comunicação decodifica a mensagem que foi codificada e se a mensagem é devolvida, temos a Retroação ou resposta. No fundo, a resposta é a reação do destinatário à mensagem enviada.

10 Entendendo!!! EMISSOR Codificação Mensagem Canal Feedback Ruído Decodificação Resposta RECEPTOR Processo estrutural de Comunicação Washington Sales

11 O que é Comunicação Empresarial? Resumidamente, comunicação empresarial é o processo conjunto de métodos, técnicas, recursos, meios, etc. pelo qual a empresa se dirige ao público interno (seus funcionários) e ai público externo (seus consumidores). Compreende um conjunto de atividades e ações, usadas de forma estratégica, Juarez Bahia para reforçar a imagem de uma empresa. Junto aos seus públicos de interesse. Quem são os interessados na Comunicação empresarial?? Objetivos da Comunicação Empresarial: Ocupa-se de fortalecer a credibilidade de todas as informações que emite; Obter noticiário favorável na imprensa de forma não distorcida; Abrir e manter canais de comunicação; Obter bons negócios; Favorecer a imagem pessoal da diretoria e gerência. Comunicação Interna e Externa: A comunicação interna e a comunicação externa são os tipos de ações mais importantes na estratégia da empresa. Podem ser exercidas simultânea ou paralelamente, esteja a empresa dedicada à industria, ao comércio ou o serviço.

12 Entendendo... Empresa Público Interno Público Externo Sociedade

13 Comunicação Interna: É a ferramenta que vai permitir que a administração torne comuns as mensagens destinadas a motivar, estimular, considerar, promover, premiar e agrupar os integrantes de uma organização. A gestão e seu conjunto de valores, missão e visão de futuro proporcionam as condições para que a comunicação empresarial atue com eficácia (NASSAR) Público interno O público interno não deve ser deixado de lado. Mesmo porque, ele entra em contato com o cliente. Não importa a posição que ocupe: o empregado deve saber o que se passa dentro da empresa Ela serve para transmitir aos funcionários mudanças operacionais e estratégicas feitas na empresa, informações administrativas, ações da empresa e participações da companhia no mercado. CANAL DE COMUNICAÇÃO Interna... São diversos os meios que as empresas podem utilizar para implantar seu sistema de comunicação para os funcionários. Os mais utilizados são jornais, revistas, informativos, intranet e vídeos.

14 Exemplos...

15 Comunicação escrita Na era do fax, computador e internet são inúmeras as maneiras das pessoas se comunicarem de forma rápida e prática, para qualquer canto do mundo. Tal como falar, escrever é um recurso que precisa ser aprendido, e ambos, estão intimamente ligados, pois são atividades que trabalham com a palavra. Técnicas para Escrever Passos de Planejamento: Defina o propósito de sua comunicação escrita; Analise seu público-alvo; Isole e refine seu objetivo final; Planeje sua Redação, Comunicação escrita Redigir: Dicas Organizando idéias: Escolha do assunto, Lista de idéias, Plano, Esboço. Estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão. Para escrever bem Saiba o que você quer dizer antes de começar, planeje; Não use frases e parágrafos muito extensos; Evite abreviações; Procure não repetir a mesma palavra, troque-a por sinônimos. Não use rimas e palavras de difícil entendimento;

16 Para escrever bem Seja direto, claro e simples e não fuja do tema proposto; Prefira palavras curtas e familiares; Prefira verbos ativos, evite os passivos; Use estilo conversacional, escreva do modo que você falaria; Coloque pessoas nas suas sentenças, evite o impessoal. Tipos de comunicação escrita Carta pessoal; Carta social; Carta empresarial; Proposta comercial; Redação Técnica; Requerimento; . Carta pessoal - Essa carta, bilhete ou recado é trocada entre parentes e amigos. Sua característica mais importante é a informação: é necessário que o remetente consiga ser entendido. Local e data, saudação e assinatura são elementos obrigatórios para garantia das identificações necessárias, todo o resto é livre. Carta social- É aquela trocada entre pessoas amigas, mas sem grande intimidade, principalmente para apresentar felicitações ou pêsames, e fazer convites e comunicados. Telegrama- É empregado para envio de mensagens curtas de maneira rápida. Cuidados... Muita atenção ao papel não está amassado, a letra manuscrita é legível. Muita atenção ao escrever nomes, cargos e títulos! Devem estar sempre corretos, sobretudo quando envolve ego. O ideal é ligar e conferir os dados.

17 Texto claro, conciso e profissional... Observe se realmente escreve o que quer comunicar: Leia com atenção: livros, jornais e revistas.... Logo, releia-o e coloque-se no lugar do outro para ver se está claro... A percepção é a realidade.

18 Comunicação oral...o modo de FALAR é essencial na Comunicação... Você sabe como são as característica de seu modo de falar? Ao falar, você o faz com riqueza e rigor de vocabulário, com objetividade, boa entonação, nitidez e timbre agradável de voz? Teste... Você sabe se comunicar??? Comunicação oral... A comunicação ajuda na hora de vender ideias, projetos e produtos....é bom lembrar que na comunicação verbal, assim como na escrita, a fluidez do vocabulário advém da leitura... Saber ouvir... Explorar o ouvir, o poder da voz e das pausas silenciosas é um auto-aprendizado pela sensibilidade que amplia a força da comunicação, da mensagem, do sentido. Lembre que o silêncio é mais forte do que a voz ou palavra. A voz, o tom e o tempo... Um bom exercício é ouvir atentamente as vozes das pessoas...por exemplo: o volume: qual o grau de energia ou intensidade? A dicção é boa, as palavras são compreensíveis... A pessoa fala muito rápido, come letras... etc! Ajuste o tom à personalidade. Volume: Força da voz Tonalidade: Harmonia de sons Timbre: Qualidade distinta da voz em relação à altura ou volume e à intensidade ou energia Ênfase: Entonação Dicção: Maneira de articular os sons. A voz revela! Ser sincero é muito importante. A falta de sinceridade pode ser percebida por muito sinais. Estar atento ao que o outro fala ( e não focado em si mesmo) é fundamental.

19 O que evitar em uma conversa: Parcialidade e julgamentos pessoais; Rodeios; A centralização ou Egocentrismo; Tratamento informal; Falsa intimidade; O achismo ; Omissão; Ambigüidade. Falhas de Comunicação...

20 Comunicação Pessoal e Linguagem Corporal... O modo de olhar, andar, sentar e ficar em pé revela muito de sua personalidade e de seu profissionalismo.... Vale a pena ficar atento à postura e à linguagem que ela manifesta, ainda que inconscientemente.... Portanto para ser convincente é preciso ser natural A linguagem corporal afasta ou atrai o outro. A postura projeta respeito, medo, insegurança ou poder. Uma palavra importante nesse tema é sensibilidade. Sensibilidade de observar as pequenas mensagens enviadas pelo outro... O que são as linguagens corporais?? São vários sinais como gestos, posturas, expressões que, se não devem ser generalizadas, também não podem ser desprezados. A linguagem do corpo nos contatos cotidianos... Proximidades; distância do adequada entre interlocutor. Postura; Muita atenção Inclinação: Sorriso; Gestos que criam barreiras;cuidados com braços, pernas, corpo retraído, mãos nos bolsos.

21 O conhecimento das formas não verbais de comunicação serve para converter o encontro com outra pessoa em uma experiência interessante. A figura mostra um conjunto de gestos que expressam avaliação crítica. O principal é o da mão no rosto, com o indicador levantando a bochecha e outro dedo tampando a boca enquanto o polegar sustenta o queixo. Quando o adulto diz uma mentira, o cérebro ordena à mão que tampe a boca para bloquear a saída das palavras falsas, tira a mão da boca e o resultado é um gesto tocando o nariz.

22 Outra posição conhecida é a dos braços cruzados com os polegares para cima. É um sinal duplo pois os braços indicam uma atitude defensiva ou negativa, enquanto que os polegares representam uma atitude de superioridade.

23

24 Falando em público... Pré - requisitos do palestrante; Conhecer o tema; Preparar a apresentação, lembrando que a linguagem simples e direta gera maior empatia; Chegar em tempo hábil; Antes do início da fala, respirar fundo e olhar calmamente todo o espaço para dominá-lo; Criar empatia com a platéia logo no início; Iniciar com uma breve mensagem contendo o objetivo da palestra; Ter a habilidade de transmitir em frase curta a mensagem; Usar recursos diferenciados; Enfatizar relevância do tema com dados e pesquisas; Projetar a voz de acordo com tamanho do ambiente; Ser franco e honesto; Não tente ser engraçadinho. Em Discursos e Apresentações

25 Certo ou errado?

26 DICAS: Planeje sua fala. Evite modismos e palavras estrangeiras. Não omita letras (R e S). Olhe para a platéia. Exercite a voz (gargarejos) Esteja desprovido de contatos (caneta, papel). Use o diafragma. Não grite e não leia o slide. Tome água (hidrate-se).

27 Gerenciamento de Conflitos nas empresas... Primeiro passo: identificar o tipo de conflito Quando você estiver envolvido num conflito, é preciso estar consciente se o conflito é impessoal ou pessoal. É difícil separá-los e mais difícil ainda olhar honestamente para si mesmo. Segundo passo: Concentrar-se em questões mais importantes Uma pessoa tem controle sobre si mesma e não sobre a outra O passo mais eficaz é perguntar: O que é melhor para empresa? Terceiro passo: Trabalhar para prevenir a personalização Os conflitos tornam-se pessoais quando são mal administrados desde o início. Nessas situações, a cumplicidade, a cooperação e a objetividade ficam difíceis. O desfio está em evitar que a situação atinja esse nível. Quarto passo: Encontrar pontos em Comum É possível encontrar pontos em comum em todo conflito. Depois, partir para as prioridades de cada um, fazendo concessões nos pontos em que isso é possível, priorizando os interesses da empresa.

28 Bibliografias...

29 Washington Sales do Monte Twitter:WsalesConsultor Fone: (84) Obrigado a Todos...

Acerte no discurso e dê o seu recado

Acerte no discurso e dê o seu recado Acerte no discurso e dê o seu recado Escolher as palavras certas e falar com clareza. Aprender a escutar e entender o que as outras pessoas dizem. Estar atento aos gestos, aos movimentos e às expressões

Leia mais

O Processo de Comunicação

O Processo de Comunicação O Processo de Comunicação Sendo o homem um ser social, relaciona-se de modo interdependente com os indivíduos do grupo em que vive. A convivência realiza-se pela comunicação, que pode ser gestual, oral

Leia mais

Agora vamos assistir a uma apresentação da Profª. Ms. Eliana Nagamini sobre os Gêneros Textuais Técnico-profissionais. Ao final desta unidade

Agora vamos assistir a uma apresentação da Profª. Ms. Eliana Nagamini sobre os Gêneros Textuais Técnico-profissionais. Ao final desta unidade Agora vamos assistir a uma apresentação da Profª. Ms. Eliana Nagamini sobre os Gêneros Textuais Técnico-profissionais. Ao final desta unidade espera-se que você reconheça os tipos de correspondências comerciais

Leia mais

Apresentações Orais - Dicas para melhorar -

Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior Outubro de 2013 O Discurso do Rei (George VI) 2 Tópicos da Apresentação Comunicação verbal e não verbal Recursos audiovisuais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Aluno: REGINALDO VEZARO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC. Aluno: REGINALDO VEZARO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO UNIVERSIDADE DO CONTESTADO UnC Aluno: REGINALDO VEZARO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO CAÇADOR 2007 INTRODUÇÃO Se a principal preocupação da administração estratégica está na tentativa de projetar

Leia mais

Comunicação é... A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA QUALIDADE NO TRABALHO. Você se comunica bem?

Comunicação é... A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA QUALIDADE NO TRABALHO. Você se comunica bem? GERÊNCIA -FLÁVIA NUNES A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DA QUALIDADE NO TRABALHO Comunicação é... Você se comunica bem? "Nossa capacidade de comunicação não é medida pela forma como dizemos as coisas, mas

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Política de Comunicação Corporativa

Política de Comunicação Corporativa Assistência de Comunicação Institucional Julho de 2012 Introdução Nesta Política de Comunicação estão apresentados os fundamentos da estratégia de comunicação da Celesc Holding e das suas subsidiárias

Leia mais

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 5

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 5 COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 5 Índice 1. Elementos e Funções da Comunicação...3 1.1. Importância da Comunicação... 3 1.2. As Fases do Processo de Comunicação... 3 1.2.1. A pulsação vital... 3 1.2.2. A interação...

Leia mais

Técnicas de Negociação. Seminários em Gestão de Novos Empreendimentos

Técnicas de Negociação. Seminários em Gestão de Novos Empreendimentos www.robsonrodrigues.com.br Seminários em Gestão de Novos Empreendimentos Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Administração Habilitação em Marketing 8a. Fase Semestre 2009/1 Prof. Adm. Marco

Leia mais

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar

Leia mais

Gestão do Conhecimento. É possível gerenciar o conhecimento? Gestão do Conhecimento 21/2/2011

Gestão do Conhecimento. É possível gerenciar o conhecimento? Gestão do Conhecimento 21/2/2011 Gestão do Conhecimento Conceitos de Gestão do Conhecimento Prof. Luiz A. Nascimento É possível gerenciar o conhecimento? A princípio não é possível gerenciar o conhecimento pois o conhecimento está na

Leia mais

Unidade I. Comunicação Empresarial. Profª. Cleide de Freitas

Unidade I. Comunicação Empresarial. Profª. Cleide de Freitas Unidade I Comunicação Empresarial Profª. Cleide de Freitas O que é comunicar? Tornar comum, compartilhar Todas as atividades humanas envolvem comunicação ato vital Comunicação Verbal (falada e escrita)

Leia mais

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista

PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014. Nathalia Fagundes Jornalista PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE INSTITUCIONAL 2013-2014 Nathalia Fagundes Jornalista O presente material apresenta os trabalhos realizados através da Prestação

Leia mais

PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA

PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA PIM III Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: O aluno deverá escolher uma empresa de qualquer porte ou segmento e, com base no cenário desta

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro Pressuposto n Preciso conhecer/compreender o fenômeno para poder intervir eficazmente nele. LINGUAGEM Quatro habilidades: Ouvir Falar Ler Escrever n Recebemos: Ouvir

Leia mais

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. Professora Leatrice Ferraz leaferraz@gmail.com

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO. Professora Leatrice Ferraz leaferraz@gmail.com LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO Professora Leatrice Ferraz leaferraz@gmail.com A COMUNICAÇÃO HUMANA A COMUNICAÇÃO HUMANA COMUNICAR vem do latim communicare, que significa participar, fazer, saber, tornar comum.

Leia mais

Gerenciamento das Comunicações em Projetos. Parte 09. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento das Comunicações em Projetos. Parte 09. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento das Comunicações em Projetos Parte 09 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES. Angela Jamal. agosto/2013

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES. Angela Jamal. agosto/2013 NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES Angela Jamal agosto/2013 Recorremos a um texto, quando temos alguma pretensão comunicativa e a queremos expressar (...) dessa forma, todo texto é a

Leia mais

Profª. Daniela Menezes

Profª. Daniela Menezes Unidade IV MIX DE MARKETING Profª. Daniela Menezes Comunicação (promoção) Mais do que ter uma idéia e desenvolver um produto com qualidade superior, é preciso comunicar a seus clientes que o produto e/ou

Leia mais

O que é Comunicação?

O que é Comunicação? A Importância da O que é Comunicação? É transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma ou mais pessoas para outra, ou outras. A comunicação se estabelece quando o emissor leva a mensagem até o receptor

Leia mais

ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS FERNANDO ROBERTO MARTINS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP MARÇO/2007

ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS FERNANDO ROBERTO MARTINS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP MARÇO/2007 ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS FERNANDO ROBERTO MARTINS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA INSTITUTO DE BIOLOGIA UNICAMP MARÇO/2007 ATIVIDADES NECESSÁRIAS DA CIÊNCIA OBSERVAR DESCREVER EXPLICAR TESTAR COMUNICAR

Leia mais

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos /05/20 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos Prof. Carlos Faria (adaptação) 20 O QUE É SISTEMA? Grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado e que trabalham

Leia mais

Curso de Atendimento Personalizado e Call Center. Referencial Pedagógico

Curso de Atendimento Personalizado e Call Center. Referencial Pedagógico Curso de Atendimento Personalizado e Call Center Referencial Pedagógico 1. Competências Globais e Específicas Desenvolver competências gerais e específicas no âmbito do Atendimento ao Público, ao nível

Leia mais

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

QUALIDADE NO ATENDIMENTO Ana Cristina Furtado Sobrinho aninhafurtado@gmail.com OS OBJETIVOS DA AULA Apresentar a importância do atendimento ao cidadão no contexto do exercício da função pública; Apresentar ferramentas de uso prático

Leia mais

Edgard Pedreira de Cerqueira Neto, PhD, PMP

Edgard Pedreira de Cerqueira Neto, PhD, PMP Bem-vindo ao nosso trabalho inteiramente gratuito de coaching! O tema desta sessão é: O Método 5A de coaching desenvolvido por Edgard Pedreira de Cerqueira Neto Edgard Pedreira de Cerqueira Neto, PhD,

Leia mais

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação O Cartaz Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação Visual O Cartaz Imagem a imagem informa, divulga, apela... No nosso dia-a-dia estamos constantemente

Leia mais

Gestão do Conhecimento. Conceito de Ba. Conceito de Ba 26/3/2011. Prof. Luiz A. Nascimento

Gestão do Conhecimento. Conceito de Ba. Conceito de Ba 26/3/2011. Prof. Luiz A. Nascimento Gestão do Conhecimento Prof. Luiz A. Nascimento No processo de Gestão de Conhecimento em uma empresa deve haver um espaço para criação e compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores. Ba é um

Leia mais

DIRETRIZES PARA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AO USUÁRIO

DIRETRIZES PARA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AO USUÁRIO III Seminário Internacional PROMOTEO Porto Alegre (RS) 21 e 22 de JANEIRO de 2003 DIRETRIZES PARA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AO USUÁRIO Flávia Audrá Cutolo Organização internacional que agrega os agentes vinculados

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Referências: CHIAVENATO

Leia mais

Gerenciamento da Comunicação 1

Gerenciamento da Comunicação 1 O que é um projeto? Gestão Projetos TI (PMBOK) Prof. Raquel Silveira Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo criar um produto ou serviço único. Esse empreendimento tem metas estabelecidas

Leia mais

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal

Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Conteúdos: Língua, Linguagens e códigos Linguagem verbal e não verbal Habilidades: Reconhecer a leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações Valorizar a

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA Unidade II METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik Recursos para o planejamento das aulas Resolução de problemas. Portadores numéricos. Lúdico: Jogos,

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL DO TRT DA 13ª REGIÃO

RELATÓRIO DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL DO TRT DA 13ª REGIÃO RELATÓRIO DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL DO TRT DA 13ª REGIÃO A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, através da Assessoria de Gestão Estratégica AGE, realizou em consonância

Leia mais

GUIA PARA MELHORIA CURRICULAR

GUIA PARA MELHORIA CURRICULAR GUIA PARA MELHORIA CURRICULAR Apresentamos abaixo algumas sugestões, com propósito de melhorar e ressaltar suas qualidades e experiências, e com isso conseguir aumentar as chances de alcançar seus objetivos.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DE NOVA ODESSA Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

A sociologia e o espaço urbano. Por: Eugénio Brás

A sociologia e o espaço urbano. Por: Eugénio Brás A sociologia e o espaço urbano Por: Eugénio Brás Planeamento Participativo (PP) Cultura Urbana Etnografia aplicada Os custos potenciais Tempo Recursos Ideologia Política O PP precisa de uma metodologia:

Leia mais

Faculdade Pitágoras de Imperatriz CST em Gestão de Recursos Humanos Negociação e Gestão de Conflitos. Importância da comunicação na negociação

Faculdade Pitágoras de Imperatriz CST em Gestão de Recursos Humanos Negociação e Gestão de Conflitos. Importância da comunicação na negociação Faculdade Pitágoras de Imperatriz CST em Gestão de Recursos Humanos Negociação e Gestão de Conflitos Importância da comunicação na negociação Comunicação Uma boa comunicação é fundamental para um bom negociador

Leia mais

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais A interface está presente nos ambientes virtuais e nas mídias utilizadas em cursos EAD

Leia mais

Plano de Aula Integrado com Hipermídia

Plano de Aula Integrado com Hipermídia Plano de Aula Integrado com Hipermídia Sumário Estrutura Curricular Dados da Aula Duração das atividades Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Estratégias e recursos da aula Recursos

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina FEUP MIEIG & MIEM Ano letivo 2013/14 Disciplina: Gestão da Qualidade Total Apresentação da disciplina (v1 em 2 de setembro) José A. Faria, jfaria@fe.up.pt Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto,

Leia mais

O QUE É O PICTURETEL 550

O QUE É O PICTURETEL 550 O QUE É O PICTURETEL 550 O PictureTel 550 é um conjunto hardware/software que aproveita as potencialidades da linha RDIS e que permite, por exemplo: Estabelecer comunicações telefónicas e de videoconferência

Leia mais

Na educação a distância, você tem autonomia de estudo, isto é, VOCÊ faz sua programação, estabelece seu ritmo de estudo.

Na educação a distância, você tem autonomia de estudo, isto é, VOCÊ faz sua programação, estabelece seu ritmo de estudo. Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e no mundo, uma alternativa aos cursos presenciais.

Leia mais

Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Modelo de Excelência em Gestão Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Conceitos Fundamentais Os Fundamentos da Excelência em Gestão expressam conceitos que

Leia mais

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação.

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. GESTÃO COMERCIAL Entidade Proponente: IEL/NR Minas Gerais e SEBRAE Minas Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. OBJETIVOS Geral: Apresentar abordagens integradas

Leia mais

Os 18 maiores segredos da Produção de textos que vão ajudar seus artigos a virarem destaque na internet. VIVER DE BLOG Página 1

Os 18 maiores segredos da Produção de textos que vão ajudar seus artigos a virarem destaque na internet. VIVER DE BLOG Página 1 Os 18 maiores segredos da Produção de textos que vão ajudar seus artigos a virarem destaque na internet VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Você está preparado para escrever artigos memoráveis? Artigos que

Leia mais

Visão, Missão, Valores e Objectivos. Gestão Estratégica.

Visão, Missão, Valores e Objectivos. Gestão Estratégica. Visão, Missão, Valores e Objectivos. Gestão Estratégica. Baseado no Livro Administração Pública: Modernização, Qualidade e Inovação de Carlos Carapeto e Fátima Fonseca Neste contexto, há quem afirme que

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento de Conflitos

Gestão de Projetos. Gerenciamento de Conflitos Gestão de Projetos Gerenciamento de Conflitos O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo. Winston Churchill (primeiro ministro britânico durante

Leia mais

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA

LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA LEYA BIKES CARTA- CONVITE LICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONSULTORIA 1. OBJETO 1.1. A LEYA BIKES S.A realizará licitação para a prestação dos serviços de Consultoria em Comunicação, levando em conta

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS EM RECURSOS HUMANOS UNIDADE 01 O PROCESSO DE APRESENTAÇÃO

TÓPICOS ESPECIAIS EM RECURSOS HUMANOS UNIDADE 01 O PROCESSO DE APRESENTAÇÃO TÓPICOS ESPECIAIS EM RECURSOS HUMANOS UNIDADE 01 O PROCESSO DE APRESENTAÇÃO OBJETIVOS Identificar princípios básicos das apresentações. Preparar os Alunos para a exposição dos seus trabalhos de conclusão

Leia mais

5. Avaliação de Fatores Influenciadores na Escolha de um Negócio

5. Avaliação de Fatores Influenciadores na Escolha de um Negócio 5. Avaliação de Fatores Influenciadores na Escolha de um Negócio Conteúdo 1. Conceito de oportunidade 2. Visão geral do Processo de Avaliação dos Fatores Influenciadores 1. Identificando oportunidades

Leia mais

AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO

AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO AULA : DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO COMO PENSAR O TEXTO? Muitas pessoas costumam dizer que tem ideias, mas não conseguem passá-las para o papel. Temos a capacidade de questionar e podemos repensar, reestruturar

Leia mais

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS AULA 12 1 Professora Ms Karen Reis 2012 JOGOS DIGITAIS Simuladores de Empresas HISTÓRICO DE DADOS Front End (Input) Resultado Fontes Primárias Catálogos Transacionais

Leia mais

Comunicação dos resultados de um trabalho científico: 1. Comunicação de resultados em congressos 1.2. Cartaz/poster

Comunicação dos resultados de um trabalho científico: 1. Comunicação de resultados em congressos 1.2. Cartaz/poster Comunicação dos resultados de um trabalho científico: 1. Comunicação de resultados em congressos 1.2. Cartaz/poster CARTAZES CIENTÍFICOS NUMA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL Formatos de publicação Um poster

Leia mais

Você ACREDITA na Oportunidade de negócio MARY KAY?

Você ACREDITA na Oportunidade de negócio MARY KAY? Você ACREDITA na Oportunidade de negócio MARY KAY? Para desenvolver o seu negócio, VOCÊ deve se preparar e treinar!!! TUDO começa quando VOCÊ toma a decisão! Não tenha medo de conversar com as pessoas

Leia mais

«A condução econômica» na formação e nos exames de condutores. IMTT, Lisboa, 20 de maio de 2009

«A condução econômica» na formação e nos exames de condutores. IMTT, Lisboa, 20 de maio de 2009 «A condução econômica» na formação e nos exames de condutores IMTT, Lisboa, 20 de maio de 2009 Conteúdo 1. O que é a condução econômica? 2. Quais são os benefícios potenciais? 3. Quais países usam a condução

Leia mais

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PRINCIPAIS ELEMENTOS A primeira necessidade? Comunicar-se. COMUNICAÇÃO É o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar

Leia mais

Projeto de Aplicações WEB WEB I

Projeto de Aplicações WEB WEB I Projeto de Aplicações WEB I Aula 01 I A beleza está nos olhos do usuario! É um mundo grande (enorme)... Mas quem está realmente nele? Assegurar que satisfaçam os usuários. Tudo começa com um bom Planejamento.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano EXT. E. E. PROFESSOR PEDRO SUMMERHAUZER EM QUINTANA Código: Município: Quintana Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução Canais de distribuição Gestão da distribuição Prof. Marco Arbex Introdução Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor; Se o produto não está disponível na prateleira,

Leia mais

Modelo de negócios CANVAS

Modelo de negócios CANVAS Modelo de negócios CANVAS Introdução O GUIA EMPRESA traz para quem está com muitas dúvidas sobre como gerir o seu negócio, ou mesmo entender como é sua organização, uma explicação geral sobre o modelo

Leia mais

13 soluções para melhorar a comunicação

13 soluções para melhorar a comunicação 13 soluções para melhorar a comunicação Anna Carolina Rodrigues Você S/A A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam

Leia mais

4.2.2 Filtrando Macro filtro

4.2.2 Filtrando Macro filtro MACRO FILTRO A: A história O exercício de Macro Filtro é um exercício curto, mas constitui um passo muito importante que liga a geração da idéia de projeto à decisão final sobre a idéia de negócio mais

Leia mais

COMUNICAÇÃO AMBIENTAL - UMA NOVA DIMENSÃO PARA PROMOVER PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COMUNICAÇÃO AMBIENTAL - UMA NOVA DIMENSÃO PARA PROMOVER PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMUNICAÇÃO AMBIENTAL - UMA NOVA DIMENSÃO PARA PROMOVER PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lucina Risério Cortez (*) Analista de Comunicação Social da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Sabesp.

Leia mais

Técnicas de Apresentação. Agostini, V. ; Akabane, A.T ; Fernandes, E.L ; Forner, V ; Lima, B.V.S ; Mascarenhas, R. ; Mizobushi, W.

Técnicas de Apresentação. Agostini, V. ; Akabane, A.T ; Fernandes, E.L ; Forner, V ; Lima, B.V.S ; Mascarenhas, R. ; Mizobushi, W. Técnicas de Apresentação Agostini, V. ; Akabane, A.T ; Fernandes, E.L ; Forner, V ; Lima, B.V.S ; Mascarenhas, R. ; Mizobushi, W.H ; Roteiro Técnicas para seminário Capacidade de fazer uma apresentação

Leia mais

Dicas de Redação para nota 1000 no ENEM

Dicas de Redação para nota 1000 no ENEM ENEM Dicas de Redação para nota 1000 no ENEM Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova - Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia e releia a proposta e os

Leia mais

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA OBJETIVO DA AULA AULA 4 A ESCRITA PARTE 1 A ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO: ESTILO E VARIEDADE NO DISCURSO. O DISCURSO CIENTÍFICO: O

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Treinamento Custo ou investimento?

Leia mais

Meios de comunicação

Meios de comunicação Meios de comunicação Meio de comunicação, como o próprio nome informa, é algo que serve de intermediário para levar uma mensagem entre duas partes que se comunicam. Ex: telefone, carta. Meios de comunicação

Leia mais

Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Saúde Bucal. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola de Técnica Dr.

Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Saúde Bucal. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola de Técnica Dr. Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Saúde Bucal FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola de Técnica Dr. Gualter Nunes Administração de Serviços em Saúde Bucal Dr. Flávio Pavanelli CROSP 71347

Leia mais

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio SIG USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs eletrônicos Tecnologias

Leia mais

Não jogue esse impresso em vias públicas.

Não jogue esse impresso em vias públicas. Não jogue esse impresso em vias públicas. A MODA É DEIXAR A SUA LOJA MAIS ATRATIVA! Programação abril 2015 Eventos Sebrae-SP Responde - gratuitos 5S 10/04 (sexta), das 14h às 16h Sessão de perguntas e

Leia mais

Treinamento Físico e Técnico para Futebol

Treinamento Físico e Técnico para Futebol Método ANALÍTICO O método analítico onsiste em ensinar destrezas motoras por partes para, posteriormente, uni-las. Desvantagens do método Analítico Treinamento Físico e Técnico para Futebol Como característica

Leia mais

Dia de Levar Nossos Filhos e Filhas ao Trabalho

Dia de Levar Nossos Filhos e Filhas ao Trabalho Dia de Levar Nossos Filhos e Filhas ao Trabalho "Criar Oportunidade: 20 Anos de Educação, Empoderamento, Experiência." Nível Secundário Pacote de Atividades Diretrizes do Programa "Dia de Levar Nossos

Leia mais

A Herança de Paulo Freire

A Herança de Paulo Freire A Herança de Paulo Freire Cinco Princípios-Chave que definem a visão Freiriana de Educação Musical. Eles são: Primeiro Princípio 1. Educação Musical é um Diálogo Alunos e professores apresentam um problema

Leia mais

Sistemas de Informação para Bibliotecas

Sistemas de Informação para Bibliotecas Sistemas de Informação para Bibliotecas Notas de Apoio ao Tópico 1 Henrique S. Mamede 1 Antes de mais nada: O QUE É MESMO INFORMAÇÃO?? Dados Informação Conhecimento Sabedoria 2 Dados São tipicamente voltados

Leia mais

Caderno de Aprendizagem

Caderno de Aprendizagem Caderno de Aprendizagem Módulo I Unidade 7 Nome tutor data de entrega / / Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Professor(a) Cursista, Após uma quinzena de estudos e

Leia mais

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles.

Comunicação. Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Comunicação Troca de informações: envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Processo fundamental nas organizações; Envolve ambiente interno e externo; Mão-dupla: sucesso depende de

Leia mais

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Manual do Processo de Planejamento da UFSC 2010 Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Apresentação Este documento descreve o processo de planejamento que vem sendo implantado na Universidade Federal

Leia mais

Conhecendo o Aluno com Deficiência Física

Conhecendo o Aluno com Deficiência Física I - [FICHA DE AVALIAÇÃO SOBRE O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA] Usar letra de forma É importante considerarmos que o aluno com deficiência física da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro possui características

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

Júlio Furtado

Júlio Furtado Avaliação de competências: da teoria à prática Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br www.juliofurtado.com.br 1 As desaprendizagens necessárias O que é Mediar a aprendizagem? É colocar-se, intencionalmente,

Leia mais

Processo da Entrevista e Coleta de Dados (Semiologia e Semiotécnica)

Processo da Entrevista e Coleta de Dados (Semiologia e Semiotécnica) FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO CIÊNCIAS DA SAÚDE - ICS CURSO DE ENFERMAGEM Processo da Entrevista e Coleta de Dados (Semiologia e Semiotécnica) Profª. Alyne Nogueira AGOSTO, 2012 PROCESSO DE ENFERMAGEM

Leia mais

A Análise SWOT (FOFA)

A Análise SWOT (FOFA) A Análise SWOT (FOFA) Diagnóstico estratégico que permite estabelecer relação entre os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças no ambiente organizacional SWOT e FOFA Strenght Weakness Forças Oportunidades

Leia mais

Concurso da Prefeitura da São Paulo Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação

Concurso da Prefeitura da São Paulo Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura da São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Modulo 8 Atendimento e Venda. Atendimento e Venda. Diana Almeida nº 21311

Modulo 8 Atendimento e Venda. Atendimento e Venda. Diana Almeida nº 21311 Atendimento e Venda Diana Almeida nº 21311 1 Índice 1. Identidade corporativa Valores e formas de atuar Imagem da empresa O atendimento e a imagem da empresa 2. Atendimento Competências do atendedor Empatia

Leia mais

A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO UM FATOR ESTRATÉGICO PARA A EFICÁCIA DAS ATIVIDADES DA ORGANIZAÇÃO RESUMO

A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO UM FATOR ESTRATÉGICO PARA A EFICÁCIA DAS ATIVIDADES DA ORGANIZAÇÃO RESUMO A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO UM FATOR ESTRATÉGICO PARA A EFICÁCIA DAS ATIVIDADES DA ORGANIZAÇÃO Ana Maria da Silva Discente de Administração Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS Encontro Científico

Leia mais

Instruções para o preenchimento do Formulário 13

Instruções para o preenchimento do Formulário 13 Instruções para o preenchimento do Formulário 13 O Formulário 13 tem como finalidade a comunicação de vínculos profissionais do farmacêutico, mas que não sejam como farmacêutico responsável técnico (RT),

Leia mais

A importância da Comunicação na Negociação

A importância da Comunicação na Negociação Nem sempre o que se pretende falar é o que de fato é falado. E pior, nem sempre o que é falado é o que de fato é entendido. Anônimo. A importância da Comunicação na Negociação - A habilidade de entender

Leia mais

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LAGOA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PR 281 KM 20 - LAGOA FONE: 41-3674-1053 e-mail : colegioestadualdelagoa@gmail.com Prêmio Viva Leitura Categoria Escola Pública Projeto: Leitura

Leia mais

Desenvolvendo Habilidades Empreendedoras

Desenvolvendo Habilidades Empreendedoras Desenvolvendo Habilidades Empreendedoras Prof. Dr. José Dornelas www.planodenegocios.com.br Bem-vindo à versão de demonstração do curso Desenvolvendo Habilidades Empreendedoras! Vocêpoderá conferir alguns

Leia mais

Comunicações Organizacionais

Comunicações Organizacionais Comunicações Organizacionais Ideia geral Estabelecer diálogos entre diversos níveis hierárquicos a fim de promover o bom funcionamento organizacional. Objetivos Explicitar o que são comunicações organizacionais.

Leia mais

A prova é constituída por duas partes, prova escrita e prova oral, a ter lugar em datas distintas.

A prova é constituída por duas partes, prova escrita e prova oral, a ter lugar em datas distintas. 2015/2016 ANO DE ESCOLARIDADE: 9º ANO DURAÇÃO DA PROVA ESCRITA: 90 minutos TOLERÂNCIA: 00 minutos DURAÇÃO DA PROVA ORAL: ± 15 MINUTOS INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 3.º CICLO - 1.ª e 2.ª

Leia mais

COMUNICAÇÃO. É a capacidade de transmitir uma informação com certeza de que o outro lado entenda a mensagem.

COMUNICAÇÃO. É a capacidade de transmitir uma informação com certeza de que o outro lado entenda a mensagem. NÚCLEO COMUM DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (DPP) AULA 08 E 09: COMUNICAÇÃO, ELABORAÇÃO E ACEITAÇÃO DE CRÍTICAS Disciplina do Curso Superior em Design de Interiores da UNAES/Anhanguera Educacional

Leia mais

Compreendendo a notícia e a reportagem

Compreendendo a notícia e a reportagem A leitura, para ser considerada como tal, precisa ser compreendida. Não basta decodificar as palavras sem entender o que elas querem dizer. Para existir compreensão de um texto no seu todo, é preciso que

Leia mais

Live Marketing: Experiências ao Vivo para Estabelecer Envolvimento Relevante com os Consumidores MANUAL DO CURSO ESPM

Live Marketing: Experiências ao Vivo para Estabelecer Envolvimento Relevante com os Consumidores MANUAL DO CURSO ESPM Live Marketing: Experiências ao Vivo para Estabelecer Envolvimento Relevante com os Consumidores MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento:

Leia mais